espaço não formal e sua contribuição na educação formal e ... · fundamental, médio ou...

10
Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación 1 ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1529 Espaço Não Formal e Sua Contribuição Na Educação Formal e Continuada: Uma Experiência Bem Sucedida No Brasil. ALMEIDA, P.C.T; BRITTO FILHO, J.D; NUNES, W.V.

Upload: truongdang

Post on 30-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación

1

ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1529

Espaço Não Formal e Sua Contribuição Na Educação Formal e Continuada: Uma Experiência Bem Sucedida

No Brasil.

ALMEIDA, P.C.T; BRITTO FILHO, J.D; NUNES, W.V.

Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación

2

ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1529

Espaço Não Formal e Sua Contribuição Na Educação Formal e Continuada: Uma Experiência Bem Sucedida No Brasil.

ALMEIDA, P.C.T (1) ; BRITTO FILHO, J.D (2; 3) ; NUNES, W.V.(1)

1) I.F.R.J. – Nilópolis, - BRASIL; 2) CEDERJ – Paracambi / UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, – BRASIL; 3) MCTI-CETEM – Centro de Tecnologia Mineral – Ilha do Fundão – RJ-BRASIL

E-mails: [email protected]

[email protected]

[email protected]

RESUMO:

O Espaço da Ciência de Paracambi (ECP) é dedicado à divulgação científica, um projeto de sentido amplo que busca apresentar, para a comunidade, a ciência e a tecnologia de uma maneira criativa e lúdica, fazendo com que a informação científica torne-se mais popular. Este Espaço é uma unidade ligada a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Paracambi - R.J. Possui como objetivos a difusão do conhecimento científico, transformando o saber especializado em bem comum, com a promoção da inclusão social, despertando a população de um modo geral (público leigo, estudantes e professores) para os processos e princípios da Ciência com a exposição de experimentos, com visitação orientada, exposição itinerante, organização de oficinas de produção de experimentos científicos por alunos do ensino fundamental, médio ou superior e suporte educacional aos educadores (professores) onde os mesmos tenham a oportunidade de colocar em pauta a importância da educação científica para a vida dos alunos. Segundo (OLIVEIRA E MOURA, 2005), os Espaços Não Formais estimulam a aprendizagem dos alunos estreitam as amizades e motivam novos saberes.

PALAVRAS CHAVE: Espaços Não Formais; Educação; Divulgação Científica, Popularização da Ciência e Tecnologia; Políticas Públicas para Educação, Fomento Governamental.

INTRODUÇÃO:

O Espaço da Ciência de Paracambi (ECP) é dedicado à divulgação científica, em um projeto de sentido amplo que busca apresentar, para a comunidade, a ciência e a

Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación

3

ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1529

tecnologia de uma maneira criativa e lúdica, fazendo com que a informação científica torne-se mais popular.

“Espaço da Ciência” é um programa da Fundação CECIERJ – Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo a implantação de centros de ciências e planetários nos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Uma ação de política de estado trans governamental de interiorização de centros de ciências inovadora no Brasil, que busca promover a difusão e popularização da ciência e tecnologia para o público em geral, mas é especialmente voltada para os estudantes e professores das redes escolares regionais.

Nesse espaço, um misto de museu e centro de ciências, cuja concepção envolveu diversos setores dos poderes federal, estadual e municipal, cujo o planejamento e instalação envolveu uma parceria com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social (Governo Federal), através de um convênio estabelecido com a Prefeitura Municipal de Paracambi (Governo Municipal) , o Setor de Divulgação Científica da Fundação CECIERJ (Governo do Estado do Rio de Janeiro). Além disso, há o aporte financeiro recebido por projetos específicos para feiras e eventos que tem sido contemplados desde 2009 e anos seguintes através de editais do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa (Agencia de fomento do governo federal), onde verbas tem sido usadas para complementar e ampliar o leque de atividades de cunho científico e cultural, além de ajudar a manter as exposições e equipamentos interativos existentes e oferecidos aos visitante, assim como contribuir para a melhoria do ensino formal de ciências ao servir de apoio aos professores como local para suas atividades didáticas em ambiente extra classe.

O sentido do existir do ECP – Paracambi é a difusão contínua do conhecimento científico, transformando o saber especializado em bem comum; catalisando a promoção da inclusão social, despertando a população de um modo geral (público leigo, estudantes e professores) para os processos e princípios da Ciência; a manutenção de exposição de experimentos, com visitação orientada; a exposição itinerante; a organização de oficina de produção de experimentos científicos por alunos do ensino fundamental, médio ou superior e a difusão da ciência, a qual considera uma dimensão subjetiva, que é o envolvimento emocional e mental das pessoas, uma dimensão social, que é a formação de cidadania, uma dimensão cultural, correspondendo ao estímulo à criatividade e uma dimensão ecológica, envolvendo a compreensão da unidade entre homem e natureza, Segundo (GASPAR – 2002), ““Na educação informal, não há lugar, horários ou currículos. Os conhecimentos são partilhados em meio a uma interação sociocultural que tem, como única condição necessária e suficiente, existir quem saiba e quem queira ou precise saber.” E esse é exatamente o sentido de existência do ECP. (Figuras 01; 02; 03; 04; 05; 06; 07 e 08).

Os diversos experimentos científicos de Física e Matemática, disponibilizados aos visitantes sob a supervisão e orientação de monitores previamente treinados, constituídos por estudantes dos cursos de Licenciaturas do CEDERJ Polo de Paracambi. Entre os ambientes existentes contamos com uma sala de Microscopia, com microscópios de luz, câmeras e televisores digitais que oferecem a alunos,

Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación

4

ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1529

professores, público visitante, a oportunidade de conhecer e manusear equipamento de pesquisa de excelente nível tecnológico.

Hoje, o agendamento de visitas das escolas interessadas conta com os diversos recursos (telefone, pessoalmente, por ofício, sítio institucional e correio eletrônico: Telefone: (21) 991138183 e Pessoalmente: Rua Sebastião de Lacerda, s/nº - CEP: 26.600-000, bairro da Fábrica – Paracambi – RJ – BRASIL (segunda a sexta-feira das 9:00H às 16:00H). Ainda contamos com um Sitio Institucional: http://www.espacocienciaspbi.com; Correio Eletrônico: [email protected]

OBJETIVOS: As atividades desenvolvidas pelo ECP têm como objetivo: · A popularização, promoção e divulgação da cultura científica, possibilitando uma maior aproximação às comunidades e a inovação de práticas pedagógicas e de aprendizagem, · Despertar o interesse da sociedade em geral para a Ciência, contribuindo para a educação científica dos jovens, especialmente dos estudantes dos ensinos fundamental e médio. Dessa forma procura promover a formação de futuros profissionais que poderão atuar no campo da Ciência e da Tecnologia.

· Dar suporte Educacional, oferecendo oficinas a educadores onde tenham a oportunidade de colocar em pauta a importância da educação científica para a vida dos alunos, estimulando a promoção de feiras de ciências nas escolas do Município de Paracambi. · Consolidar a missão da instituição na divulgação da ciência e tecnologia de forma interativa e inovadora.

METODOLOGIA: A metodologia usada foi a pesquisa de caráter descritivo e qualitativo envolvendo relatos de diversas atividades, tais como a apresentação de palestras, murais, exibições teatrais, mostras itinerantes, oficinas para professores da rede municipal de ensino, oficinas para alunos da rede municipal de ensino, oficinas abertas para a comunidade local, com temas sempre ligados a divulgação e popularização de Ciência e Tecnologia (Figuras 04, 06 e 08). Como descrito anteriormente, a sala de microscopia vem desenvolvendo, sob agendamento, as seguintes atividades: preparo de lâminas para observação em microscópio; observação e identificação de protozoários cultivados para esse fim; observar insetos e corpos muitos pequenos; conhecer as partes componentes e aprender como operar um microscópio de luz transmitida e refletida e lupa.

O Cineclube CEDERJ está em pleno funcionamento no ECP desde o mês de outubro de 2013, toda sexta-feira a partir das 18:00 horas, com apresentações do acervo disponibilizado pela Fundação CECIERJ e com alguns títulos doados pelo projeto VER

Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación

5

ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1529

CIÊNCIA, um acervo disponibilizado pelo MCTI – Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, órgão do governo Federal.

CONCLUSÕES E IMPLICAÇÕES Este trabalho tem como principal objetivo descrever, documentar e divulgar o fruto dos trabalhos desenvolvidos ao longo de uma década no município de Paracambi, região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro – Brasil, em que desenvolvemos, implementamos e consolidamos práticas dos programas de governos das diversas esferas (Poder Municipal, Poder Estadual e Poder Federal) de tal forma que através das ações implementadas possibilitaram que fossemos contemplados por três vezes em Editais de programa de fomento governamental do MCTI repassado pelo CNPq, no qual com os recursos obtidos nos possibilitou melhorar as condições de logística nas feiras municipais de 2012, 2013 e 2014 sempre em parceria com o governo municipal da Prefeitura do Município de Paracambi, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. A responsabilidade dos profissionais envolvidos dentro da referida Secretaria Municipal tem possibilitado que os recursos financeiros e humanos disponibilizados gerem novos talentos tanto no tocante as ações de Ciência e Tecnologia como no Esporte em ato continuo e consonante. A abrangência primária é de fomentar o aprendizado e discussão em atividades transversais e complementares dos diversos segmentos sociais; de tal modo que venham a promover ações desde a compreensão dos princípios de geração e consumo de energia, preservação do meio ambiente, inovações tecnológicas e suas variantes no dia a dia desde o cidadão comum, assim como os profissionais especializados e governo local. Uma sociedade que possua mais informações torna-se menos dependente de apelos consumistas e antiecológicos tendo uma capacidade de promover bem estar social. O Espaço da Ciência de Paracambi está aberto para receber, diariamente, alunos das diversas escolas do município, de municípios das regiões Sul Fluminense, Baixada e público interessado.

O ECP já foi visitado, desde o início de nossa gestão (2009 – atual), por um público de professores, estudantes e comunidade em geral, com um crescimento progressivo no decorrer desses anos. Além das atividades regulares, também são promovidos eventos com exposições abertas para a comunidade em épocas pré-definidas, palestras com temas de interesse científico, realização de concursos sobre temas ligados à Ciência, exibição de mídias, peças teatrais, resultando em um retorno social de imensa importância para a região.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. OLIVEIRA, Cacilda Lages. MOURA, Dácio Guimarães. Projeto Trilhos Marinhos – uma abordagem de ambientes não formais de aprendizagem através da Metodologia de Projetos. Educ. Tecnol. Belo Horizonte, v.10,n.2,p.46-51, jul/dez.2005;

2. VICTORIANO, G. (2013). “Espaços não formais de ensino: contribuições de

professores de Ciências e Biologia em formação”. En: RIBEIRO; Job Antonio Garcia Ribeiro (organizador). – Bauru: UNESP/FC, 2013. p 9-11 86 p Espaços não formais: breves considerações.

Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación

6

ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1529

3. GASPAR, Alberto. A educação formal e a educação informal e Ciências

In: Massarani,Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima (orgs.).Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.

ANEXOS:

Figura 01 – Entrada do ECP com painel de acolhimento para fotos. Muito procurado pelos nossos pequenos “cientistas”.

Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación

7

ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1529

Figura 02 – Atividade do Clube de Xadrez com futuros exadristas sob treinamento do monitor (em pé).

Figura 03 – Participantes do Curso de Capacitação de Mediadores de Xadrez (2013), oferecido pelo ECP

Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación

8

ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1529

Figura 04 – Oficina “Brincando com a Ciência”, ministrada pelo Dr. Ronaldo de Almeida (MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins – RJ) para professores da Rede Municpal de Educação do Municipio de Paracambi – RJ.

Figura 05 – Dr. Ronaldo de Almeida (MAST – RJ)demonstrando de forma bem descontraída como é bom brincar com efeitos físicos

Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación

9

ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1529

Figura 06 – Oficina do projeto “Olhai para o Céu” ministrado por pesquisadores do ON – Observatório Nacional para alunos do ensino médio e professores

Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación

10

ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1529

Figura 07 – Salão de multi tarefas do ECP. Neste espaço pode-se observar os diverss experimentos ao fundo da sala.

Figura 08 – Sala multimídia, ambiente multiusuário onde ministra-se cursos, oficinas, palestras e sessoes de filmes para a comunidade.