escola superior do porto guia do estudante esep...

36
Escola Superior de Enfermagem do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20 @EnfermagemPorto

Upload: others

Post on 01-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Escola Superior de Enfermagem do Porto

Guia do Estudante ESEP 2019/20

@EnfermagemPorto

Page 2: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,
Page 3: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Caro(a) estudante,

Bem-vindo à ESEP!

Depois de vários anos de trabalho e dedicação à vida escolar, chegou a hora de iniciar uma nova etapa, com a entrada no ensino superior.

É certo que as virtudes individuais que garantiram o seu sucesso anterior não poderão deixar de pautar o presente e o futuro, mas, é igualmente certo, que se chega a esta nova fase com vontade de recons-truir, diariamente, um mundo mais justo, mais so-lidário, mais sustentável. Enfim, mais significativo.

Na ESEP queremos o mesmo, construir uma Enfer-magem mais significativa para as pessoas. Quer isto dizer que visamos, na nossa prática diária, a apren-dizagem de uma profissão ao serviço dos cidadãos, focada nas suas necessidades e problemas.

Sabemos, ainda, pelos resultados obtidos ano após ano, que ser admitido na ESEP é, para todos os que chegam, a concretização de um desejo, traduzido no mérito individual de ter conseguido ser o escolhido entre mais de 1.000 candidatos. Se a felicidade é o estado de alma que marca o

quotidiano dos que agora chegam, importa saber que, para a ESEP, é um orgulho recebê-lo(a).

Foi com o propósito de facilitar a integração dos estudantes na ESEP, e na comunidade que lhe dá corpo, que o Conselho Pedagógico da Escola organizou, para a integração dos novos estudan-tes, a Semana Zero, dinamizando um conjunto de atividades que pretendem dar a conhecer os aspetos específicos do curso que irá frequentar, a experiência dos estudantes que frequentam ou frequentaram o curso, os serviços prestados e os recursos existentes.

Inicia-se agora uma relação que, esperamos, se prolongue muito para além da Licenciatura que agora começa.

Espero, assim, que este ano seja, para si, o início de uma vida académica gratificante e que leve, a partir do primeiro dia, com brio, a ESEP para a vida.

Saudações académicas,

Luís Carvalho Presidente

Page 4: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Vamos construir uma enfermagem mais significativa para as pessoas.

Page 5: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

HistóriaA ESEP é uma instituição de ensino superior po-litécnico não integrada, dedicada ao ensino da enfermagem pré e pós-graduada.

Em funcionamento desde 1 de Janeiro de 2007 surge da fusão de três instituições de ensino su-perior público da enfermagem no Porto: as Esco-las Superiores de Enfermagem de D. Ana Guedes, Cidade do Porto e São João.

A origem remota da ESEP, ao serviço do ensino da enfermagem, remonta a 15 de Junho de 1896, quando se cria o Curso de Enfermeiros do Hos-pital Geral de Santo António, uma das primeiras escolas de enfermagem do país. É este o dia oficial da ESEP.

MissãoA ESEP tem por missão proporcionar ciclos de estudos, bem como outros programas de forma-ção, orientados para o desenvolvimento de com-petências no domínio da Enfermagem.

Paralelamente, a ESEP tem também por missão promover investigação e programas de desen-volvimento geradores, quer de novo conheci-mento disciplinar, quer de inovação em saúde. Neste sentido, na procura da máxima efectivi-dade na sua acção, a ESEP promove estrategi-camente a sua articulação com outras organiza-ções e redes nacionais e internacionais.

FactosA Escola Superior de Enfermagem do Porto é uma das mais antigas escolas superiores de Enferma-gem do país.

ANGLE-RIGHT Medalha Grau de Ouro por Serviços Distintos, atribuída pelo Ministério da Saúde;ANGLE-RIGHT Fundadora de um dos doze centros mundiais de investigação, acreditados pelo International Council of Nurses (ICN), em Sistemas de Informa-ção em Enfermagem: CIDESI;ANGLE-RIGHT Primeira escola de enfermagem do país no ranking de excelência na publicação Scimago;Escola de enfermagem do país com mais estu-dantes de mestrado (56% do total de estudantes de mestrado do Norte de Portugal);ANGLE-RIGHT Promotora de mais de 200 eventos científicos os últimos 10 anos, com condições especiais para estudantes;ANGLE-RIGHT Instituição privilegiada de recrutamento de diplomados por instituições de saúde estrangei-ras, organizando, anualmente, a maior feira de emprego em Enfermagem do país;ANGLE-RIGHT Mais de 30 destinos ERASMUS+, em mais de 10 países;ANGLE-RIGHT Mais de 15 laboratórios especializados;ANGLE-RIGHT Mais de 20 projetos de I&D;ANGLE-RIGHT Mais de 1.700 estudantes.

A nossa Escola

Page 6: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

O coração ESEP é inspirado no coração branco, símbolo internacional da Enfermagem.

Page 7: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Descrição da simbologiaCruz Pátea de Azul e Cruz da Ordem de Malta Verde: Representam, respetivamente, a Escola Dona Ana Guedes, a mais antiga das escolas de enfermagem (1896) e a Escola de São João (1954), em cujo em-blema figura a cruz da Ordem de Malta. Lampari-na: Representa a Enfermagem. Livro de Púrpura: Representa o ensino, a aprendizagem e a Escola Superior de Enfermagem da Cidade do Porto. Co-ração: Representa o rei Pedro IV que doou o seu coração à cidade do Porto, estando este deposi-tado na Igreja da Lapa. Representa ainda o desejo de fazer bem e de bem assistir aos doentes que são confiados aos enfermeiros. Coroa: Representa o rei Pedro IV e ainda a excelência, realeza e impor-tância da profissão. O conjunto (coração e coroa) simboliza a cidade do Porto, onde se situa a ESEP.

Descrição da simbologiaA simbologia integra 2 elementos: Logótipo: cons-tituído por três elementos que se reúnem em tor-no de um círculo, formando um coração estilizado. O coração é inspirado no coração branco - símbolo internacional da Enfermagem. O coração está, ain-da, ligado à história do Porto aludindo à doação do coração de D. Pedro IV à cidade. Os três elementos representam as três escolas que deram origem à ESEP e o círculo central simboliza o olho humano, a visão e a procura do futuro. Assinatura: Na assi-natura sobressai o acrónimo ESEP, secundado pela denominação Escola Superior de Enfermagem do Porto em que se destacam as palavras Enferma-gem e Porto. O tom verde-azulado utilizado, que deriva do verde que representa o município do Porto, simboliza o equilíbrio, a harmonia, a prote-ção, a calma, o brilho e a liderança.

A nossa Marca

Heráldica

Logótipo

Page 8: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,
Page 9: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Sites ESEP

A ESEP centraliza toda a informação institucional num único site:www.esenf.pt

Dada a grande quantidade de informação pro-duzida diariamente, criamos microsites especia-lizados:

link Microsite em inglês: www.esenf.pt/en

link Microsite de candidaturas e cursos:www.esenf.pt/acesso

Brevemente, teremos novos microsites disponíveis.

Serviços online

A ESEP tem, atualmente, três plataformas princi-pais para utilização dos estudantes:

link Plataforma de acesso a horários e notas: http://portal.esenf.pt

link Plataforma integrada de acesso a serviços adicionais de apoio ao estudantehttp://sigai.esenf.pt

link Plataforma de acesso a conteúdos pedagógi-cos das aulas: http://moodle.esenf.pt

link Submissão de requerimentos diversos: www.esenf.pt/esepdigital/

A ESEP nas redes sociaisHashtag: #EnfermagemPorto #SouEsep #ESEP

www.fb.com/enfermagemporto@EnfermagemPortoESEP Enfermagem PortoDimensão: 13.646 seguidoresObjetivo: Partilha de notícias relacionadas com a ESEP nomeadamente relacionadas com ensino superior, enfermagem e saúde.

www.linkedin.com/enfermagemportoEscola Superior Enfermagem do PortoDimensão: 3.768 seguidoresObjetivo: Partilha de notícias relacionadas com investigação produzida pela ESEP e ofertas de trabalho na área da enfermagem.

www.twitter.com/EnfermagemPorto@EnfermagemPortoDimensão: 280 seguidoresObjetivo: Rede internacional publicada em inglês. Partilha de notícias relacionadas com investiga-ção, eventos e notícias ESEP.

www.instagram.com/enfermagemporto/@EnfermagemPortoDimensão: 1.402 seguidoresObjetivo: Rede informal de teasing a estudantes e comunidade ESEP.

Na web

Page 10: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Colocados CNA: 257Outros colocados: 61Candidatos CNA: 1.001Candidatos com ESEP na 1.ª opção: 383Nota último colocado 1.ª Fase: 142,8Posição no ranking nacional do ensino superior: 4ª (149% do índice de excelência)

Caracterização (2018/19): Género: 85% Feminino Proveniência: 65% PortoIdade média dos estudantes do CLE: 19 anosBolsas de estudo atribuídas: 622

Dados sumários de candidaturas ao CLE 2019/20

Page 11: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,
Page 12: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,
Page 13: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

O plano de estudos estrutura-se em dois biénios, o primeiro integrando unidades curriculares teó-ricas e o segundo unidades curriculares de ensino clínico e estágio, num total de 240 créditos (ECTS).As unidades curriculares são semestrais e consti-tuídas por aulas teóricas, seminários, aulas teó-rico-práticas, práticas laboratoriais, orientação tutorial, ensino clínico e estágio.

Aos créditos atribuídos a cada unidade curricular corresponde o número de horas que é considera-do como o total de trabalho despendido pelo es-tudante. O número de horas de contacto, em cada unidade curricular, refere-se às horas presenciais em sala de aula.

Todas as unidades curriculares estão sujeitas a avaliação que pode ser contínua, periódica ou final (regulamento geral do regime de avaliação, frequência e inscrição do curso de licenciatura em enfermagem).

No fim de cada semestre existe uma época de exame final que compreende o exame normal.No fim do ano letivo há uma época de exame de recurso e especial. Para a realização de cada um destes, o estudante tem que apresentar requeri-mento até 72 horas após a afixação do resultado da prova de exame.

Na classificação final de cada unidade curricular considera-se aprovado o estudante que tenha obtido nota igual ou superior a dez valores.

Aos estudantes do curso é exigida a aquisição das competências estabelecidas pela Ordem dos En-fermeiros para o enfermeiro de cuidados gerais. A conclusão da Licenciatura em Enfermagem habi-lita ao exercício de funções de Enfermeiro, após atribuição do respectivo título profissional pela Ordem dos Enfermeiros.

O Curso de Licenciatura em Enfermagem permite a candidatura ao 2.º ciclo de estudos (Mestrado).

Mais informações sobre o curso em: www.esenf.pt/acesso/licenciatura-em-enfermagem

Filipe Pereira - Prof. Doutor Coordenador de Curso

Curso de Licenciatura em Enfermagem

Page 14: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

O calendário letivoCada ano escolar compreende dois semestres, cujo calendário é fixado anualmente por Despa-cho do Presidente. Para o ano letivo 2019/2020 o Calendário Escolar foi fixado através do Despa-cho n.º 2019/10, de 19 de fevereiro.

Períodos letivosANGLE-RIGHT Início das atividades do 1.º semestre 11/09/2019 2.º, 3.º, 4.º ano do CLE, Cursos de Mestrado, de Pós-licenciatura e Pós-graduações

19/09/2019(1) 1.º ano do CLE

ANGLE-RIGHT Início das atividades do 2.º semestre10/02/2020 CLE, Cursos de Mestrado, de Pós-licencia-tura e Pós-graduações

ANGLE-RIGHT Época de frequências e exame normal15/01/2020 a 07/02/2020 CLE - 1 º semestre27/01/2020 a 07/02/2020 Cursos de Mestrado, de Pós-licenciatura e Pós-graduações - 1.º semestre16/06/2020 a 02/07/2020 CLE - 2.º semestre29/06/2020 a 10/07/2020 Cursos de Mestrado, de Pós-licenciatura e Pós-graduações - 2.º semestre

ANGLE-RIGHT Época de recurso e melhoria de nota03/07/2020 a 28/07/2020 CLE13/07/2020 a 24/07/2020 Cursos de Mestrado, de Pós-licenciatura e Pós-graduações

ANGLE-RIGHT Época de exame especial03/09/2020 a 11/09/2020 | CLE, Cursos de Mestrado, de Pós-licenciatura e Pós-graduações

Períodos não letivos16/09/2019 a 18/09/2019 Integração dos novos estu-dantes do CLE23/12/2019 a 03/01/2020 Férias do Natal24/02/2020 e 25.02.2020 Pausa de Carnaval 06/04/2020 a 13/04/2020 Férias da Páscoa ANGLE-RIGHT Pausas letivasPara o CLE04/05/2019 a 08/05/2019 Semana académica 27/05/2019 a 29/05/2019 Encontro Nacional de Estu-dantes de Enfermagem

ANGLE-RIGHT Dia sem atividades letivas18/09/2019 Abertura do ano letivo15/06/2020 Dia ESEP 29/07/2020 Encerramento do ano letivo

Page 15: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Erasmus +O Programa Erasmus+ é a maior iniciativa de in-tercâmbio de estudantes em todo o mundo, na qual já participaram mais de um milhão de estu-dantes. Este programa encontra-se aberto a todas as universidades de acolhimento.

Todos os estudantes do ensino superior podem participar no programa Erasmus+, através da celebração de um acordo prévio entre as ins-tituições envolvidas. Podem candidatar-se ao programa Erasmus+ os estudantes matriculados do 2.º ao 4.º ano do CLE, até março de cada ano letivo anterior.

Os estudantes poderão candidatar-se às vagas disponíveis nos acordos bilaterias das suas ins-tituições de origem. Os estudantes dos cursos de mestrado (2.º ciclo) poderão também candidatar--se à mobilidade.

As unidades curriculares realizadas no âmbito da mobilidade deverão ser creditadas de acordo com o respetivo plano de estudos da ESEP, total-mente em ECTS.

Mobilidade Vasco da GamaO Programa Vasco da Gama é uma iniciativa de intercâmbio de estudantes entre escolas do En-sino Superior Politécnico.

O período de mobilidade, semestral ou anual, pode ser realizado em qualquer nstituição su-perior politécnica nacional.

Poderão participar no Programa todos os estu-dantes do ensino superior que tenham concluí-do o 2.º ano, mediante estabelecimento de um acordo prévio entre as instituições envolvidas. A mobilidade está condicionada à aprovação do plano de estudos definido pela escola de ori-gem e pela escola de acolhimento.

A mobilidade nacional e internacional

Gabinete de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Institucional - GAMII

Henriqueta Figueiredo - Prof. DoutorCoordenador

Mais informações em:www.esenf.pt > Estudar na ESEP > MobilidadeTelefone/ext.: 225 073 500 / [email protected]

Page 16: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

As bolsas de estudoPrazos de CandidaturaEntre o dia 25 de junho de 2019 e o dia 30 de setembro de 2019;Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro de 2019 e 31 de maio de 2020, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do reque-rimento e o fim do período letivo ou do estágio.

Condições de atribuição de bolsa de estudo a novos estudantes do ensino superiorConsidera-se elegível para efeitos de atribuição de bolsa de estudo, o estudante que, cumula-tivamente:a) Esteja matriculado numa instituição de ensi-

no superior e inscrito num curso; b) Seja português; nacional dos Estados mem-

bros da União Europeia; apátrida; titular do estatuto de refugiado político; estudante es-trangeiro proveniente de Estado com os quais hajam sido celebrados acordos de coopera-ção prevendo a aplicação de tais benefícios; e estudante estrangeiro proveniente de Esta-dos cuja lei, em igualdade de circunstâncias, conceda igual tratamento aos estudantes portugueses.

c) Não seja titular de um diploma técnico supe-rior profissional, do grau de licenciado ou su-perior e do grau de mestre ou superior, caso se encontrem inscritos num curso conducente à atribuição destes graus.

d) Esteja inscrito num mínimo de 30 ECTS. e) Tenha um rendimento per capita do agregado

familiar em que está integrado (soma do ren-dimento bruto, referente ao ano civil anterior ao da candidatura, a dividir pelo número de elementos do agregado familiar), calculado

nos termos do artigo 45.º, igual ou inferior a 16 vezes o indexante dos apoios sociais (IAS) em vigor no início do ano letivo (435,76€), acrescido do valor da propina máxima fixada para o 1.º ciclo de estudos do ensino supe-rior público, nos termos legais, no ano leti-vo 2018/2019 (€1.063,47). Logo, 16 x €435,76 + €1.063,47€ = €8.035,63

Se cumpre estas condições fale com o técnico de ação social para obter mais esclarecimentos.

Casos práticos Exemplo 1: Agregado de 4 pessoasMãe: vencimento mensal no ano de 2018 - €1.145,00Pai: vencimento mensal no ano de 2018 - €1.145,00

Inexistência de outros rendimentos a considerar:Rendimento bruto de 2018 = (€1.145,00 x 14) + (€1.145,00 x 14) = €16.030,00 + €16.030,00 = €32.060,00€32.060,00 / 4 = €8.015,00

Apesar de não estarem ainda considerados ren-dimentos de património mobiliário e imobiliá-rio, que poderão interferir no cálculo do rendi-mento per capita, existe a “probabilidade” de deferimento de candidatura. Neste exemplo, o somatório dos rendimentos anuais a dividir pelo número de elementos do agregado familiar é de €8015, ficando abaixo do per capita “limite” de €8035,63.

Exemplo 2: Agregado de 3 pessoas Se considerarmos o mesmo rendimento mensal do exemplo 1, mas num agregado de 3 pessoas, o candidato não reúne condições para ace-der a bolsa de estudo. Uma vez que, €1.145,00 x 14 = €16.030,00; €16.030,00 x 2 = €32.060,00; €32.060,00/3 = €10.686,66. Logo, €10.686,66 > €8.035,63

Page 17: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Contabilização do valor do património mobiliário Para efeitos da contabilização do valor do pa-trimónio mobiliário para o cálculo do rendimen-to consideram-se os seguintes escalões e respe-tivas taxas:

Escalões Taxas Valor

Até 10*IASAté

€4.357,60ESC00 0% €0,00

De mais de 10*IAS a 30*IAS

Entre €4.357,60 e €13.072,80

ESC10 10% €435,76

De mais de 30*IAS a 96*IAS

Entre €13.072,80

e €41.832,96ESC30 15% €1.960,92

Superior a 96*IAS

> €41.832,96 ESC96 20% €8.366,59

Informação útil de acesso ao ensino superior, leia as instruções que lhe foram enviadas por e-mail e que contêm as credenciais de acesso à página de requerimento da bolsa de estudo. O e-mail terá o assunto: “Notificação de receção de candi-datura ao acessoao ensino superior”.Se nunca concorreu à bolsa de estudo nem indicou que iria requerê-la no momento da candidatura, dirija-se aos Serviços de Ação Social (SAS) da ESEP.

Esta informação não dispensa a consulta do Regula-mento de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior: Despacho n.º 5404/2017 (2.ª série), de 21 de junho.

Nota: Além dos rendimentos de trabalho dependente, também são considerados para o cálculo do rendimento per capita, ren-dimentos empresariais e profissionais; de capitais; prediais; pensões; prestações sociais; apoios à habitação com caracter de regularidade, bolsas de formação, e património mobiliário à data de 31/12 do ano civil anterior ao da candidatura.

* Consideram-se património mobiliário todos os valores depo-sitados em contas bancárias, planos poupança reforma, certi-ficados do Tesouro, certificados de aforro, ações, obrigações, unidades de participação em fundos de investimento e outros valores mobiliários e instrumentos financeiros.

Apoio ao alojamento

A ESEP não dispõe do serviço de alojamento em residência, atribuindo um complemento de alo-jamento aos estudantes bolseiros deslocados, que comprovem esse encargo, por via de con-trato e recibo mensal, podendo este apoio atin-gir 40% do Indexante dos Apoios Sociais 2019 = 0,4 X 435,76 = €174,30.

Acesso a serviços de saúde e apoio psicológico

A ESEP presta apoio psicológico de nível 1 - identificação de situações de risco e/ou crise e procede à referenciação para outros serviços/profissionais de saúde e encaminhamento para as respostas sociais integradas, existentes no âmbito dos protocolos estabelecidos ou da rede de coesão social e territorial.

Page 18: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

O que é? O que pode fazer por ti?O provedor do Estudante aprecia as reclamações dirigidas pelos estudantes contra atos ou omissões dos órgãos da ESEP, podendo dirigir a estes as re-comendações que considerar adequadas.

Desenvolve a sua atividade em articulação com o Conselho Pedagógico, a Associação dos Estudantes e o serviço de Ação Social.

As comunicações ao provedor fazem-se por escri-to, em impresso existente para o efeito no site da ESEP e entregue pessoalmente ou enviado por cor-reio eletrónico ou postal.

Mantendo o carácter independente, imparcial e confidencial, a ação do provedor contempla, tam-bém, abordagens pessoais (entrevistas)para com-plemento ou clarificação de factos em análise.

A figura do Provedor do Estudante foi criada pela Lei 62/2007, de 10 de Setembro (Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior).

O Regulamento do Provedor do Estudante na ESEP foi publicado no DR, 2.ª série- n.º 126, 06 de Julho de 2010.

O Provedor do Estudante é um órgão indepen-dente, sem poder decisório, que tem por fun-ção a defesa e a promoção dos direitos e dos interesses dos estudantes (n.º 1, artigo 1.º do Regulamento do Provedor de Estudante ESEP).

O Provedor do estudante

O provedor pode ajudar: Área Académica Área administrativa Área Pedagógica Área de Ação social entre outros...

Mais informações em: [email protected]

Horário de Atendimento ESEP-Sede, Sala 2144ª feira - 14:30 às 16:30Em qualquer outro dia mediante marcação

Olga Cunha Rocha Costa Silva - Prof.ª coordena-dora aposentada da ESEPProvedor

Page 19: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,
Page 20: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

O movimento estudantil

São objetivos:Defender os direitos e interesses dos estudantes da ESEP;Promover a formação educativa, científica, cultural e recreativa;Fomentar o espírito de união, solidariedade e convívio dos estudantes;Contribuir para a melhoria das condições de estudo dos estudantes;Estabelecer contacto com outras Associações de Estudantes e organismos juvenis que contri-buam para o reforço da solidariedade, unidade e acção estudantil;

Estabelecer uma ligação do curso à realidade social, perspectivando uma maior abertura da ESEP.Todos os estudantes inscritos na Escola Supe-rior de Enfermagem do Porto são, por inerência, membros da AEESEnfP, sendo a mesma consti-tuída por três órgãos: a Mesa de Assembleia Geral, a Direção e o Concelho Fiscal.

Associação de Estudantes

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto (AEESEnfP) constituiu-se por escritura pública a 13 de Julho de 2007, com o intuito de representar os estudantes da ESEP. A AEESEnfP procura desenvolver um trabalho efectivo no acompanhamento dos estudantes no seu percurso na ESEP integrando-os na vida académica da instituição e da cidade do Porto.

Page 21: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,
Page 22: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

É esperado que tu e os teus colegas assumam um conjunto de comportamentos em caso de emergência de modo a salvaguardar a segurança de todos.

1. Ao ouvires o sinal de alarme prolongado, segue as instruções do teu professor.

2. Ao toque de evacuação (2.º toque de alarme), o professor deverá abrir a porta.

3. Não percas tempo a recolher o teu material escolar. Nunca voltes atrás.

4. Dirige-te às saídas, seguindo a sinalética de emergência.

5. Sai ordeiramente da sala, seguindo o colega da frente.

6. Não corras.

7. Caminha próximo à parede.

8. Se existir fumo usa um pano húmido, para tapar as vias respiratórias.

9. Se existir muito fumo, deves caminhar o mais próximo possível do chão.

10. Não pares junto à porta de saída da caixa de escadas. Estes acessos devem estar sempre livres.

11. Não obstruas as portas de saída de emergência. Estas devem estar sempre livres.

12. Dirige-te ao ponto de encontro e permanece neste até novas instruções.

13. O ponto de encontro da Sede da ESEP situa-se junto da entrada principal. É neste local que será efetuada a contagem dos ocupantes.

Lembra-te que em todo este processo deves manter a calma e seguir as instruções das equipas de segurança.

O plano de emergênciaSabias que a escola possui um plano de emergência?

Na sala de aula a coordenação da evacuação das turmas é feita pelo professor, nomeando um aluno para assumir o papel de chefe-de-fila. Este, deverá encaminhar os restantes colegas pelos caminhos mais rápidos e seguros até ao exterior. O professor assume o papel de cerra-fila, garantindo a evacuação completa da sala de aula. Caso ex-istam vítimas a socorrer, será este o responsável por socorre-las. Caso não comprometa a sua segurança, encerre portas e janelas.

Page 23: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Marcações e consultas

Marcar uma refeiçãoA marcação de refeição faz-se através do acesso individual ao SIGAI. Após a autenticação, deverá aceder, à ESEP Caffè. A marcação de refeições de-verá ser efectuada até às 10:00h do próprio dia. Fazer impressõesO cartão de identificação permite a utilização das várias impressoras disponíveis em regime self-service. (o preçário encontra-se disponível e os carrega-mentos de saldo são efetuados no Espaço Servi-ços a Clientes – Piso 7).

Requisitar um livroPara requisitar um livro, deverá recolhê-lo na sala de leitura e dirigir-se ao balcão de atendi-mento da Biblioteca, referindo o nome comple-to ou o número de leitor já atribuído.Cada estudante pode requisitar até 4 livros de cota verde, pelo prazo máximo de 3 dias, reno-váveis ou não consoante a procura. Para atra-sos na devolução dos livros tem a penalização de 0,50€ por dia e por cada livro. Utilizar o parque de estacionamentoA utilização dos parques de estacionamento está reservada aos estudantes com matrícula activa que tenham obtido uma bolsa de mérito em ano anterior, aos estudantes que integrem órgão de gestão da ESEP ou órgãos dirigentes da Associa-ção de Estudantes.Os utilizadores autorizados têm direito a aparcar em qualquer um dos parques da ESEP, Sede e Po-los, mediante pagamento de uma taxa de utiliza-ção, devendo para o efeito proceder ao registo do veículo junto dos Serviços de Secretariado.A utilização de motociclos e velocípedes não ca-rece de autorização prévia, devendo ser utiliza-dos os locais próprios para o efeito.

Consultar as notasA consulta das faltas é realizada através do por-tal. Após autenticação, deverá aceder ao menu lateral esquerdo e selecionar a opção: ferramentas ANGLE-RIGHT consultar notas

Consultar as faltasA consulta das faltas é realizada através do por-tal. Após autenticação, no menu lateral esquer-do deve seleccionar a opção: ferramentas ANGLE-RIGHT faltas Consultar o e-mailOs estudantes da ESEP têm direito a uma conta de e-mail. O endereço de e-mail de cada estu-dante é constituído da seguinte forma: [email protected] (xxxx corresponde ao n.º do aluno). Por omissão as mensagens recebidas são automati-camente reencaminhadas para o e-mail pessoal de registo no SIGAI. site ANGLE-RIGHT serviços on-line ANGLE-RIGHT webmail

Consultar os apontamentos das aulasA documentação de apoio às aulas é disponibili-zada em: http://moodle.esenf.pt/

Registo de assiduidadeEm cada sala de aula a ESEP dispõe de um sis-tema de registo de presença. Poderá consultar o seu registo de assiduidade na opção "PERA":https://sigai.esenf.pt/

Page 24: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Gabinete de Acompanhamento do Estudante e Inserção na Vida Ativa GAEIVA

O GAEIVA foi criado com o objetivo de prestar apoio aos estudantes, através de medidas pro-motoras da adaptação ao ensino superior e do sucesso académico.Este gabinete tem como objetivos:ANGLE-RIGHT Desenvolver atividade de apoio psicológico de nível 1 - identificação de situações de risco e/ou crise, referenciação a outros profissionais da saúde e orientação para os recursos da comu-nidade;ANGLE-RIGHT Desenvolver iniciativas para a otimização das capacidades individuais e melhoria do rendi-mento escolar;ANGLE-RIGHT Sensibilizar para comportamentos de promo-ção da saúde e prevenção de comportamentos de risco;ANGLE-RIGHT Proporcionar aconselhamento na preparação para a entrada no mercado de trabalho;ANGLE-RIGHT Desenvolver ações centradas na preparação para a obtenção de emprego;ANGLE-RIGHT Apoiar tecnicamente os órgãos de gestão em matéria de ação social escolar.

Contacto:[email protected]

Page 25: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Gabinete de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Institucional GAMII

A Escola Superior de Enfermagem do Porto re-conhece que internacionalização é uma compo-nente chave para promover a qualidade dos seus projetos de ensino. A mobilidade internacional é um dos mecanismos mais bem-sucedidos na preparação dos estudantes para trabalhar e viver num mundo globalizado.Por este motivo, a ESEP criou o Gabinete de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Institucional (GAMII) e diversos programas de mobilidade internacional para que os seus estudantes possam beneficiar de oportunidades únicas, oferecendo ainda, uma dimensão internacional e multicultural aos estu-

dantes não-móveis, através do contato com alu-nos e docentes estrangeiros que escolhem a ESEP como entidade de acolhimento.A mobilidade de pessoal docente e não docente é um elemento fulcral da política de internacio-nalização da Escola Superior de Enfermagem do Porto e da sua estratégia de progresso de recur-sos humanos.

Contacto:[email protected]

Page 26: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

O Grupo Académico de Enfermagem do Porto (GAEP) foi criado a 19 de setembro de 2011 e, um ano depois, foi oficializado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).Este tem como objetivo proporcionar a qualquer estudante da ESEP, independentemente das suas crenças e ideologias, a oportunidade de pertencer a um grupo que prima pela integração, pelo convívio e, acima de tudo, pela preservação e disseminação da grande Tradição Académica do Porto.Há vários anos que, através de diversas ativida-des, jantares académicos, festas temáticas e ain-da ações de solidariedade e de intervenção na comunidade, o GAEP revela a sua essência. Des-ta forma, inevitavelmente, desenvolvem-se laços de amizade e solidariedade entre os membros, o que proporciona uma incessante boa-disposição e orgulho em pertencer a este grupo.

Contacto:[email protected]

Grupo Académico de Enfermagem do PortoGAEP

Page 27: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Núcleo Museológico

Na década de 90 um grupo de enfermeiros pro-fessores da Escola Superior de Enfermagem de São João, propôs à Direção a criação de um pe-queno espaço onde se pudesse concretizar esse desejo. No ano de 1993 a Direção da Escola solici-tou a concretização dessa intenção à Enfermeira Lourdes Santos e assim, surgiu um espaço onde foram reunidos: a história documental da Institui-ção, os materiais utilizados no desenvolvimento pedagógico do ensino teórico e prático da enfer-magem e algumas peças decorativas da Escola e do Lar (Álvares Cabral).Posteriormente, para dar continuidade a este projeto, foi designada uma equipa de trabalho, constituída por elementos de diferentes áreas de desempenho da Escola. Em virtude de terem sido identificadas novas peças, a referida equipa considerou a necessidade de ampliar e reformu-

lar a estrutura existente. Esta proposta foi aceite pelos órgãos diretivos e assim nasceu o “museu” que foi enriquecido com objetos relacionados com a prática de cuidados de enfermagem, dos serviços administrativos, das Tunas Académicas, da Associação de Estudantes, peças decorativas do lar (Dr. António Bernardino de Almeida) e ob-jetos oferecidos por professores e antigos alunos que após terem visitado o museu se interessaram pelo seu enriquecimento.Pretendeu-se, simultaneamente, anexar o ar-quivo inativo e criar condições para trabalho de pesquisa, nomeadamente aos estudantes com o objetivo de tornar a sala museu um espaço vivo.

Contacto:[email protected]

Page 28: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Grupo Coral

O projeto Sing for Well being propõe a criação do Grupo Coral da Escola Superior de Enferma-gem do Porto e o seu desenvolvimento integra três domínios: Canto Coral, Musicoterapia e Mindfulness.Existe uma longa relação histórica do uso da música para a promoção da saúde e bem-estar. A evidência científica descreve inúmeros be-nefícios, quer da Musicoterapia, quer do can-to coral, tais como: melhoria da respiração, da postura, da energia, na redução da ansiedade e stress, da dor, de pensamentos e emoções negativas; na promoção do relaxamento, da confiança, da capacidade de expressão de emo-ções; melhoria das competências de interação e socialização.

Deste modo, o grupo coral tem como objetivos:Promover a participação dos elementos da co-munidade educativa na promoção da sua saúde e bem-estar.Promover nos elementos da comunidade edu-cativa as competências de comunicação, ex-pressão e de socialização.

Contacto:Enf.ª Sandra Pinto da [email protected]

Page 29: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

A ESEP sabe como é importante o bom acolhi-mento e uma boa integração na Escola e no En-sino Superior. Os estudantes serão contactados pelos colegas que se vão disponibilizar para ser mentores du-rante o seu percurso na Escola.

A mentoria tem como principais objetivos:• Organizar um sistema interpares, que permita

aos novos estudantes contar com o apoio de colegas há mais tempo na escola.

• Favorecer a autonomia e a tomada de cons-ciência das implicações do papel de “estudan-te do ensino superior”;

• Estimular, entre pares, e ao longo de todo o percurso académico, práticas salutares e so-lidárias de vivência no ensino superior, em todos os seus contextos;

• Promover a resolução de eventuais dificulda-des no processo de integração, desenvolven-

do-se sentimentos de bem-estar pessoal e de pertença ao seu contexto de formação, facili-tando a criação de uma rede interna de apoio académico e social;

• Contribuir para o desenvolvimento das com-petências relacionais, estimulando o enrique-cimento pessoal e curricular dos estudantes envolvidos e a promoção e desenvolvimento de redes de relações entre todos os partici-pantes;

• Promover dinâmicas de convívio e a partilha e intercâmbio cultural no quotidiano estudantil;

• Fomentar a construção de espaços de liber-dade e autonomia e de modos solidários de viver o Ensino Superior.

Contacto:[email protected]

Mentoria

Page 30: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

O Grupo ESEP Solidária resulta da iniciativa de um conjunto de docentes após um desafio lançado pelo Presidente da ESEP, em março de 2011 e, en-contra-se em atividade informal e voluntária des-de abril de 2011, no desenvolvimento de atividades e projetos de cariz solidário, tendo sido reconheci-do formalmente, através do Despacho Presidente n.º 2013/33, em 30 de julho de 2013.As atividades desenvolvidas têm por base as áreas de intervenção que lhe estão associadas, quer no âmbito da comunidade escolar em que está inseri-do, quer ainda em parcerias com diferentes grupos da comunidade.O desenvolvimento de estratégias para as ativi-dades e também para o envolvimento dos estu-dantes e de toda a comunidade escolar, visam dar resposta às necessidades das pessoas e das insti-tuições/organizações.

O Grupo ESEP Solidária tem como domínios de in-tervenção:ANGLE-RIGHT Apoio à Comunidade (campanhas de recolha de bens alimentares);ANGLE-RIGHT Realização campanhas de NatalANGLE-RIGHT Colaboração com a Associação de Apoio à Mater-nidade, Bebés São JoãoANGLE-RIGHT Colaboração com a CÁRITAS diocesana do Porto no peditório anual.ANGLE-RIGHT Colaboração com a Associação Criança e Vida (CEV):ANGLE-RIGHT Venda de bolachinhas no Natal;ANGLE-RIGHT Campanha de recolha de produtos de higiene e de consumo clínico a favor do Projeto Casa Fiz do Mundo, em S. Tomé.ANGLE-RIGHT Campanha de Doação de Medula Óssea, na ESEP. ANGLE-RIGHT Colaboração na Semana Solidária, da ESEP, com o objetivo de divulgar os diferentes grupos de volun-tariado e solidariedade, da comunidade.ANGLE-RIGHT Colaboração com a UC Empreendedorismo, facili-tando aos estudantes a concretização do seu pro-jeto de jovens empreendedores.

Contacto:[email protected]

Grupo ESEP Solidária

Page 31: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

O Grupo de Fados de Enfermagem Porto (GFEP) foi fundado a 27 de Setembro de 2012, no seio da Escola Superior de Enfermagem Porto, onde é reconhecido como grupo oficial, representan-te da sua vida académica e estudantil.A 2 de Abril de 2018 o Grupo de Fados de En-fermagem Porto é apadrinhado pelo Literatus – Grupo de Fados da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, a 9 de Abril do mesmo ano, é batizado na Fonte dos Leões, sendo reco-nhecido pela Academia do Porto como um dos seus grupos de fados.

Desde a sua fundação, o Grupo de Fados de Enfer-magem Porto tem-se apresentado dentro e fora do meio académico e estudantil, de lés-a-lés do país e até mesmo além-fronteiras, movidos pelo gosto pela Canção e Guitarra de matriz Coimbrã, mas também pela criação e composição de novos cancioneiros, sempre com um espírito de aventu-ra, amizade e companheirismo à mistura.

Contacto:[email protected]

Grupo de Fados

Page 32: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

O Grupo de Teatro Enfermagem Porto (GTEnfP) for-mou-se em 2008 por iniciativa de um grupo de es-tudantes e professores da Escola Superior de Enfer-magem do Porto. Desde essa altura, o GTEnfP, tem integrado estudantes, ex-estudantes, enfermei-ros(as), professores da ESEP e, também, estudantes de outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais. Todos os anos, o grupo de teatro assume o compro-misso de participar na festa de Natal da ESEP e no Dia da Escola. Além disso, tem ainda participado no Festival Algálias a convite do Grupo Académico En-fermagem Porto, e no Dia Internacional dos Museus a convite do Grupo Museológico da ESEP.Para todos os que participam no Grupo de teatro, as vantagens são imensas, pois permitem:ANGLE-RIGHT Desenvolver competências de comunicação; ANGLE-RIGHT Promover atitude critico reflexiva face ao mundo que nos rodeia;ANGLE-RIGHT Promover estratégias de gestão de stresse face a apresentações em público; ANGLE-RIGHT Promover a divulgação do fenómeno teatral entre a comunidade escolar.

Contacto:[email protected]

Grupo Teatro

Page 33: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

Tuna Académica de Enfermagem do Porto

A Tuna Académica de Enfermagem do Porto (TAEP) teve origem na antecessora Tuna Académica de Enfermagem de São João. Em 2006, antecipando a fusão das três escolas públicas de enfermagem do Porto, a tuna recria-se como Tuna Académica de Enfermagem do Porto, abrindo uma nova pá-gina na sua história, mas sempre transportando em si sete anos de saber e tradição de várias ge-rações de tunos. Entre as inúmeras atuações, salientam-se as presenças no mundo televisivo, contanto com atuações em programas da RTP e do Porto Ca-nal, nomeadamente associadas às comemora-ções do dia internacional do enfermeiro. Com presença frequente em festivais e encontros de tunas, a TAEP mostra-se igualmente participa-

tiva em eventos comemorativos e de cariz so-lidário em parceria com diversas instituições e associações, divulgando o seu nome e espírito por todo o país. Uma das tradições de que mais nos orgulhamos e que transportamos da nossa antecessora é a organização do mítico FARDAS - Festival Acadé-mico Recordando Donzelas Amizades e Sere-natas, que se mantém como um dos mais em-blemáticos certames de tunas a nível nacional, devido à singular interação do público com as tunas presentes.

Contacto:[email protected]

Page 34: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

A Tuna Feminina de Enfermagem do Porto (TFEn-fP) foi originalmente fundada em janeiro de 2000, com a denominação de Tuna Feminina de Enfermagem de S. João, constituindo-se, assim, a primeira Tuna Feminina de Enfermagem do país. Ao longo dos anos esta foi acompanhando as transformações da instituição que representa, e adquiriu a atual denominação em 2007, tornan-do-se em 2011 a Tuna Feminina representativa da nova e alargada comunidade da Escola Superior de Enfermagem do Porto. A presença em Festivais de Tunas Femininas, En-contros de Tunas e muitas outras atividades tem sido constante ao longo de todos estes anos, re-

sultando daqui inúmeros sucessos e glórias. Atualmente, a Tuna conta com aproximadamente 30 elementos que se mantém ativos, e que, du-rante todo o ano se esforçam arduamente para levar este barco a bom porto. A música, o com-panheirismo, a animação e o espírito académico acompanham-nos em cada passo, esforçando--nos para orgulhar todo o trabalho feito até hoje, bem como a instituição à qual pertencemos, a Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Contacto:[email protected]

Tuna Feminina de Enfermagem do Porto

Page 35: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,
Page 36: Escola Superior do Porto Guia do Estudante ESEP 2019/20acesso.esenf.pt/wp-content/uploads/2019/09/2019-20-guia.pdf · 2019. 9. 17. · os que chegam, a concretização de um desejo,

www.esenf.pt

Enfermagem.Porto

ESEP SedeRua Dr. António Bernardino de Almeida 4200-072 Porto Telefones: 225 073 500 967 288 193/4 Fax: 225 096 337 E-mail: [email protected]

Polo Cidade do PortoRua Álvares Cabral, 384 4050-040 PortoTelefones: 223 391 600 Fax: 222 026 752E-mail: [email protected]

Polo Dona Ana GuedesRua Professor Álvaro Rodrigues 4100-040 PortoTelefones: 226 198 580 Fax: 226 183 786 E-mail: [email protected]