escola municipal odete rodrigues ferreira · que tem suas atividades voltadas para a comunidade,...

11
ANIMALS ACTIVITY! 1. Observe e preencha abaixo cada animal com o seu respectivo nome. Good Activity! Saudades! Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181 [email protected] “TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO” ACTIVITY 6º ano 1(yrr6isa), 2(7oqoqz3) e 3(ee2icxs) 14 à 18/9/2020 Name: Turma: Teacher: Zizi Lopes Date: GOAT LION SHEEP ZEBRA TOUCAN TURTLE GIRAFFE MONKEY HIPPO

Upload: others

Post on 17-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANIMALS

ACTIVITY!

1. Observe e preencha abaixo cada animal com o seu respectivo nome.

Good Activity! Saudades!

Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181

[email protected]

“TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO”

ACTIVITY 6º ano 1(yrr6isa), 2(7oqoqz3) e 3(ee2icxs) 14 à 18/9/2020

Name: Turma:

Teacher: Zizi Lopes Date:

GOAT LION SHEEP

ZEBRA TOUCAN TURTLE

GIRAFFE MONKEY HIPPO

Nessa aula iremos aprender sobre o patrimônio cultural e uma importante entidade cultural do município do nosso município.

PATRIMÔNIO CULTURAL

Cultura material e cultura imaterial são diferentes modalidades culturais que preveem a existência de elementos culturais fisicamente construídos e elementos culturais que não possuem uma criação física e material, respectivamente.

Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.

Diferença entre cultura material e cultura imaterial

A diferença entre esses dois modos de fazer-se cultura é simples e encontra-se nos próprios termos em questão: cultura material compreende os fazeres culturais que são vistos, são tocados e existem numa realidade material física. Cultura imaterial compreende tudo aquilo que faz parte de uma formação cultural, mas não existe fisicamente ou não existe enquanto uma realidade material presente o tempo todo, sendo “consumido” rapidamente.

Corporação Musical São José (São José da Lapa - MG)

Na perspectiva de preservação e fortalecimento da cultura de São José da Lapa, surgia em 1942 a Corporação Musical São José, criada por um grupo de amigos que gostavam de música. É uma entidade civil sem fins lucrativos, que tem suas atividades voltadas para a comunidade, fazendo parte do patrimônio imaterial de São José da Lapa, sendo hoje a mais antiga instituição cultural em funcionamento ininterrupto no município. A banda é motivo de orgulho para os moradores da cidade, já tendo participado de inúmeros eventos cívicos, religiosos e culturais no município e demais localidades onde sempre é requisitada para abrilhantar e engrandecer os eventos. A Corporação conta hoje com um grupo de 25 músicos, todas pessoas do município, que tem no sangue a história da banda e sentem orgulho de fazerem parte da Corporação Musical São José.

Encontro de Bandas em Bonfim /MG - Participação da Corporação Musical São José - 14/10/2018

Atividade: fazer uma lista de bens materiais (praças, parques) do seu bairro e do seu município.

https://www.youtube.com/watch?v=DXAAtMMjUks&ab_channel=SheldonV%C3%ADdeos

Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181

[email protected]

“TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO”

ATIVIDADE - 18- ARTE INTEGRADA - II TRIMESTRE

Nome: Turma: 601-02-03

Professor(a): Data:

Processos endotérmicos e exotérmicos

Os processos endotérmicos e exotérmicos estão presentes tanto em reações químicas quanto em mudanças de estados físicos. Várias reações químicas no nosso cotidiano ocorrem com perda e ganho de energia na forma de calor, pois a formação e a ruptura das ligações envolvem interação da energia com a matéria. Além das reações, isso também ocorre nas mudanças de estado físico. Processos exotérmicos Uma reação comum de combustão é a queima da madeira. Sabe-se que esse processo ocorre com liberação de energia na forma de calor e também de luz. Assim, essa reação é denominada exotérmica (o prefixo “exo” significa “para fora”), pois há liberação de calor. Um processo exotérmico que não é uma reação, mas, sim, uma mudança de estado de agregação, é a formação da neve. A água líquida se solidifica, formando a neve quando ocorre a liberação de calor. Processos endotérmicos As reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas de processos endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia. Já uma transformação de estado físico que é endotérmica é a evaporação da água líquida.

ATIVIDADE:

1. Classifique as situações abaixo em transformações físicas ou em transformações químicas.

a) Fruta que escurece depois de cortada.

b) Produção de fios de cobre a partir de placas de cobre.

c) Esponja de aço enferrujada.

d) Água líquida congelada em uma estátua de gelo.

e) Preparo de um bolo de aniversário.

2. Qual das opções abaixo apresenta uma situação em que ocorre reação química?

a) A água líquida sofre evaporação.

b) Um copo de vidro cai da mesa e se quebra.

c) Limalha de ferro é separada por atração magnética de uma mistura heterogênea.

d) O leite é esquecido fora da geladeira e azeda.

Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira

Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181

[email protected] “TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO”

19ª ATIVIDADE - CLASSROM: 601 e 602: 3d2mfcg; 603: Srelpe5

Nome: Turma: 601,602,603

Professor(a): Eleonora Data: 14/09 a 18/09

CIÊNCIAS Matéria (Conteúdo): Transformação química -Continuação

Código da disciplina: a4suypz

Atividade:

1) Assistir o vídeo sobre Esporte coletivo e individual e faça uma breve pesquisa sobre tipos de esportes individuais

e coletivos. Boa pesquisa.

https://www.youtube.com/watch?v=LwlVirm-Fko

Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181

[email protected]

“TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO”

ATIVIDADE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome: Turma:6º, 7º, 8º E 9º ANOS Professor(a): Rogério Data:

CONTINUAÇÃO DO TEXTO: O QUE É O MITO? Presente de Grego: Tudo surgiu da parte lendária, real guerra de Tróia. Esta era uma antiga cidade da Ásia Menor que os gregos, por vários motivos, queriam destruir. Em uma tentativa, construíram um gigantesco cavalo de madeira o colocaram do lado de fora das muralhas da cidade. Dentro do cavalo esconderam-se alguns guerreiros. Os troianos, acreditando ser aquele um “presente” sagrado que traria proteção, levaram-no para Tróia. Ao anoitecer, os gregos saíram de dentro do cavalo e abriram os portões da cidade para o restante de seus guerreiros, que liquidaram quase todos os troianos e incendiaram toda a região.

Cavalo de Tróia

ATIVIDADES 1- Ao anoitecer o que os gregos fizeram? 2- Quando os troianos viram o cavalo do lado de fora da muralha o que eles fizeram? 3- O que havia dentro do cavalo? 4- O que os troianos achavam que fosse o cavalo? Olimpo, a casa dos deuses: O Olimpo é a montanha mais alta da Grécia. Tão alta, que vive coberta de nuvens. Ali vive Zeus, o deus dos deuses. Seis homens e seis mulheres. Os doze olímpicos não envelhecem nunca. Nem morrem. Sabe por quê? A comida e a bebida os conservam jovens para sempre e os torna imortais. Eles bebem néctar. É um liquido açucarado tirado das plantas. E saboreiam ambrosia – doce feito com ovos e leite cozidos em calda de açúcar. Deuses e deuses têm uma vida boa . Não estudam nem trabalham. Só se divertem. Ora praticam esporte, jogam bola, apostam corrida, andam a cavalo. Ora vão a festas. Cantam, dançam e paqueram. De vez em quando, participam de reuniões. Zeus se senta num trono de ouro. Eles, em torno da mesa. Ali decidem a sorte dos mortais. Depois do julgamento, enviam o bem ou o mal para fazer os homens respeitarem a lei divina. Os deuses são iguais aos seres humanos. Mentem, brigam, roubam e matam. Alguns são invejosos e mal-humorados. Por isso as assembleias do Olimpo nem sempre são tranquilas. Às vezes há confusão. Conheça os deuses do Olimpo.

Monte Olimpo Zeus Hera Ares Poseidon Artemis Apolo

5- Por que os deuses são iguais aos seres humanos? 6- O que é Olimpo? 7- Por que os 12 olímpicos não envelhecem e nem morrem? Atenção!!! O aluno deverá fazer o exercício no verso ou em folha a parte, anexá-la a essa atividade para ser entregue na escola Vídeos aulas de ensino religioso:

https://centrodemidias.am.gov.br/ Facebook: https://facebook.com/centrodemidias Instagram: http://instagram.com/centrodemidias.am #cemeam #seducam

Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181

[email protected]

“TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO”

ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO Nº 19

Nome: Turma:601,602,603 Professor(a): ROSEMARY Data: 14/09/2020

Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181 [email protected]

“TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO”

GEOGRAFIA - ATIVIDADE: 19ª de 14/09 a 21/09

Nome: Turma: 6º ano

Professor(a): Jorge E. Ribeiro Data: IMPORTANTE! Queridos alunos! Vejam aqui como acessar as aulas remotas. CHAT - Blog da escola http:escolaodete.wordpress.com/você terá acesso para tirar suas dúvidas e também postar as atividades feitas. Além do chat, vocês também têm a opção de envio das atividades pela plataforma GOOGLE CLASSROOM digitando o código de cada turma. GEOGRAFIA/códigos: 601 (2pm4dnb) - 602 (Ivrwf3b) - 603 (ul677XO)

ATIVIDADE: EXERCÍCIO - PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA TERRA - código da habilidade - EF06GE03

TEXTO BÁSICO: LIVRO DE GEOGRAFIA - UNIDADE III - PERCURSO: 10 - Páginas: 78 a 82.

Caro aluno(a)! Com base nos conteúdos do livro, e ainda, nos conteúdos da atividade anterior; responda: 01 - QUAIS SÃO OS DOIS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA TERRA? 02 - COMO SE DÁ O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA? 03 - COMO SE DÁ O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DA TERRA? 04 - QUAL É O MOVIMENTO RESPONSÁVEL PELO SUCEDER DOS DIAS E DAS NOITES? 05 - QUAL É O MOVIMENTO RESPONSÁVEL PELO SUCEDER DAS ESTAÇÕES DO ANO? -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 06 - Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são considerados como os dois mais

importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências

principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente ...

MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA.

a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas.

b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites.

c) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano.

d) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

07 - A cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim, em 2008, teve início pontualmente às 9 horas de Brasília (20

horas na China), não decepcionou quem aguardava uma festa empolgante.

A Delegação Brasileira demonstrou muita alegria e descontração durante o desfile no Estádio Olímpico de Pequim,

chamado O Ninho de Pássaro, que foi comandado por Robert Scheidt. Texto adaptado de “O GLOBO - 2008”.

Diante da notícia acima, vemos que enquanto é dia no Brasil, é noite na China.

MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA. Este fato pode ser explicado pela seguinte razão:

a) A Terra gira ao redor de si mesma a cada 24horas e o Sol só consegue iluminar metade da Terra a cada rotação.

b) A Terra gira em torno do Sol, que só consegue iluminar a Terra a cada translação.

c) A Terra não gira e o Sol só consegue iluminá-la a cada 24horas, completando o movimento de translação.

d) A Terra não gira num grande movimento e sempre é dia e noite no mesmo lugar.

Boa atividade! Prof. Jorge.

Estarei disponível no chat para tirar dúvidas e se possível receber a atividade.

https://emodete9.wixsite.com/website

Código da turma no classroom: id2xdll

Os contatos entre indígenas e portugueses Os primeiros contatos entre indígenas e portugueses foram de estranheza e de certa admiração e respeito. Houve troca de sinais, presentes e informações. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a utilizar o escambo (troca). Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras. Esse comportamento violento seguiu-se por séculos, resultando no pequeno número de índios que temos hoje. A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considerada pelos europeus como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura europeia. Foi assim que, aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade. Canibalismo- Algumas tribos eram canibais como, por exemplo, os tupinambás que habitavam o litoral da região

sudeste do Brasil. A antropofagia era praticada, pois acreditavam que ao comerem carne humana do inimigo estariam incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos. Desta forma, não se alimentavam da carne de pessoas fracas ou covardes. A prática da antropofagia era feita em rituais. Escravidão indígena. O auge da escravidão indígena foi no período inicial da colonização, de 1540 e 1580.

A primeira “relação de trabalho” entre portugueses e índios brasileiros foi o escambo. Os portugueses ofereciam objetos (espelhos, apitos, cordas, facas e etc.) aos índios em troca do trabalho no corte e transporte de pau-brasil. Houve até um mercado de negócios com escravos indígenas. Comerciantes organizavam expedições de captura indígena para lucrar com a venda destes escravos aos senhores de engenho. Outra forma de obtenção de escravos indígenas era a guerra. Era muito comum a guerra entre tribos indígenas. Os portugueses aproveitaram esta rivalidade, faziam alianças com determinadas tribos e, em troca de apoio militar, recebiam índios adversários capturados como recompensa. Principais problemas e dificuldades da escravidão indígena no Brasil

- Os índios não aguentava o trabalho forçado nos engenhos, muitos indígenas resistiam tentando fugir para a mata; - os padres jesuítas que vieram catequizar os indígenas faziam oposição ao trabalho escravo indígena - Com o aumento do tráfico de escravos africanos, a coroa portuguesa começou a se opor à escravização indígena. - Muitos indígenas morreriam de doenças trazidas pelos colonos portugueses como: sarampo, varíola e gripe. A escravidão indígena acabou por causa das dificuldades apontadas acima e também do aumento da escravidão negra africana. Esta segunda era bem mais lucrativa aos comerciantes e também a cora portuguesa. Não houve também, como ocorreu com a indígena, uma forte oposição dos jesuítas ao trabalho escravo africano no Brasil. Oficialmente, a escravidão indígena só foi proibida em 1757 através de um decreto do Marques de Pombal. Religião Indígena - Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte. Principais etnias indígenas brasileiras na atualidade - Ticuna, Guarani, Caiagangue, Macuxi, Terena, Guajajara, Xavante, Ianomâmi, Pataxó, Potiguara. Fonte: FUNAI (Fundação Nacional do Índio).

. Atividades – Respostas segundo o texto

1. Como foram os primeiros contatos entre portugueses e indígenas?

2. Como era a visão europeia a respeito dos índios?

3. Como era a religião Indígena?

Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira

Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181 [email protected]

“TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO”

ATIVIDADE - HISTÓRIA

Nome: Turma: 601-602-603

Professor (a): DANIEL MARTINS Data:

Troca de peles

Há muitos anos e muitos anos, aconteceu um grande baile para o qual todos os bichos foram convidados. Não, a festa não foi no céu, foi em terra firme mesmo. Os animais estavam todos em polvorosa, menos um…

Tijubina, um lagarto-cinzento fêmea muito vaidoso e esperto, achando sua pele muito sem

graça para comparecer à ocasião tão importante, lagarteava sobre as pedras com olhos tristes.

Saindo de um arbusto, Carambôlo, um lagarto macho, bem-intencionado, de pele em tons

de verde bem alegre, quis saber o que se passava com Tijubina, sua velha conhecida.

– Estamos às vésperas do grande baile dos bichos e eu me sinto mal por não ter uma pele mais vistosa. Como posso ir nestes trajes? – disse Tijubina com voz de choro.

Sensibilizado, Carambôlo decidiu emprestar sua pele, para que a amiga pudesse ir bem

bonita à festa. Disse ele:

– Então, Tijubina, façamos assim: eu fico com a sua pele cinza e você vai com a minha, que é verde e reluzente. Mas, veja lá, depois do baile, desfazemos a troca!

Imediatamente, Tijubina mudou de humor! Dias depois, trocou de pele com Carambôlo e

entrou no salão toda verde e vaidosa.

Na saída, Carambôlo, no traje cinza, parou para esperar a amiga, que não apareceu. Bonzinho como ele só, pensou:

– Ela deve ter tido algum contratempo, indo embora mais cedo. Amanhã, ela aparece.

Mas Tijubina não veio no dia seguinte, nem no outro, nem no outro… E Carambôlo perdeu

as contas dos dias que passou esperando por sua antiga pele.

Hoje, ele é um lagarto-cinzento, que balança a cabeça o tempo todo, lamentando ter sido

passado para trás. Vai dizer que você nunca encontrou com ele? Revista “Ciência Hoje das Crianças”.

Questões:

1) Identifique o fato que motivou a história acima:

( ) o grande baile para os bichos. ( ) a troca de peles entre os lagartos. ( ) a insatisfação de um lagarto-cinzento fêmea com a sua pele.

Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181

[email protected] “TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO”

19ª ATIVIDADE DE LITERATURA

Nome: Turmas: 601/602/603

Professor(a): DÉBORA CRISTINA PERES DE SOUZA Data:

2) O que significa dizer que os animais, com exceção de um, estavam em polvorosa?

( ) Significa dizer que eles estavam agitados.

( ) Significa dizer que eles estavam surpresos.

( ) Significa dizer que eles estavam preocupados.

3) O narrador refere-se ao lagarto Tijubina no trecho:

( ) “muito vaidoso e esperto”.

( ) “bem-intencionado”.

( ) “de pele em tons de verde bem alegre”.

4) No fragmento “[…] Carambôlo decidiu emprestar sua pele, para que a amiga pudesse ir bem

bonita à festa.”, a parte destacada expressa:

( ) a condição do fato anterior.

( ) a finalidade do fato anterior.

( ) a consequência do fato anterior.

5) No segmento “Mas, veja lá, depois do baile, desfazemos a troca!”, Carambôlo:

( ) adverte Tijubina.

( ) ameaça Tijubina.

( ) aconselha Tijubina.

6) No período “Imediatamente, Tijubina mudou de humor!”, o vocábulo sublinhado exprime a

circunstância em que se deu a ação de Tijubina. Assinale-a:

( ) circunstância de lugar.

( ) circunstância de modo.

( ) circunstância de tempo.

7) Os travessões desempenham na história a função de:

( ) anunciar as falas dos personagens.

( ) marcar o início das falas dos personagens.

( ) indicar uma pausa nas falas dos personagens.

8) Aponte o adjetivo que pode ser usado para caracterizar a Tijubina, tendo em vista a sua

conduta no decorrer da história:

( ) corajosa.

( ) trapaceira.

( ) persistente.

É uma narração feita por alguém sobre a vida e obra de outra pessoa. Em geral, os dados biográficos

são ordenados cronologicamente, pois a ordem dos acontecimentos no tempo é indispensável.

Gênero : Biografia

Leia uma pequena biografia desta importante escritora.

Biografia de Ruth Rocha

Ruth Rocha (1931) é escritora brasileira, especializada em livros infantis. Foi eleita para a cadeira nº 38 da Academia Paulista de Letras. Seu livro “Marcelo, Marmelo, Martelo”, vendeu mais de 1 milhão de cópias

Ruth Rocha (1931) nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de

1931. Tem formação em sociologia e atuou na área de educação.

Escreveu para a Revista Cláudia, voltada para o público feminino. Escreveu também para a

revista Educação.

Influenciada pelo escritor Monteiro Lobato, iniciou a carreira de escritora em 1976, com o livro

“ Palavras Muitas Palavras”. Porém, sua obra mais famosa é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, com

tradução para diversas línguas. Mas sua escrita é rica também em conteúdos sociais, como por

exemplo, o livro “Uma História de Rabos Presos”, lançado no Congresso Nacional brasileiro,

em 1989. Em 1990, lançou na sede das Organizações das Nações Unidas o livro “Declaração

Universal dos Direitos Humanos Para Crianças.

Foi condecorada em 1998, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a

Comenda de Ordem do Ministério da Cultura. Ganhou quatro prêmios Jabuti, considerado de

grande valor para quem atua no ramo literário no Brasil, com destaque para o livro “Escrever e

Criar”, lançado em 2002.

Ruth Rocha foi escolhida para fazer parte do Pen Club-Associação Mundial dos

escritores, localizada no Rio de Janeiro.

Algumas de suas obras: Marcelo, Marmelo, Martelo, O Velho, O menino e o Burro, Viva

a Macacada, O Que é, O Q eu é? ... (http://www.e-biografias.net/ruth_rocha/

1. Compreendendo o texto:

a) Qual o nome da escritora?

b) Em que ano ela nasceu?

_ c) Quando começou a escrever?

2. Qual o livro mais conhecido de Ruth Rocha?

3. Quais foram às primeiras histórias publicadas pela autora?

Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181

[email protected] “TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO”

19ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

Nome: Turmas: 603

Professor(a): DÉBORA CRISTINA PERES DE SOUZA Data:

Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-

2181 [email protected]

“TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO”

ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS

DISCIPLINA: MATEMÁTICA GEOMETRIA / PROFESSORA: IONE DE SOUZA OLIVEIRA TURMA 6º anos