escola experimenta novo ensino médio

20
Morre o ex-vereador Mário Wink Escola experimenta Novo Ensino Médio FOLHA POPULAR ANO 36 | Nº 3.547 R$ 3,00 SÁBADO 2 DE OUTUBRO DE 2021 www.folhapopular.info Escola Estadual passa por adaptação e implantação do modelo. Direção enxerga desafios porque educandários não têm estrutura suficiente nem material humano. WESTFÁLIA TEUTÔNIA Atividades dos Bombeiros Voluntários são regulamentadas por lei REGIÃO Postes de madeira precisarão ser trocados IMIGRANTE Político é afastado do cargo de secretário COLINAS Em 12 anos de projeto, Hospital Ouro Branco já distribuiu quase 8 mil mudas de árvores a cada nascimento na maternida- de da casa de saúde. A família Andrade, de Paverama, tem o Araçá Vermelho há 10 anos como símbolo da chegada de Marlon. Vereadores sugerem distribuição de absorventes TEUTÔNIA REGIÃO MAÍSA FLORES

Upload: others

Post on 18-Jul-2022

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Escola experimenta Novo Ensino Médio

Morre oex-vereadorMário Wink

Escola experimentaNovo Ensino Médio

FOLH

A P

OP

ULA

R

ANO 36 | Nº 3.547 R$ 3,00

SÁBADO2 DE OUTUBRO DE 2021

www.folhapopular.info

Escola Estadual passa por adaptação e implantação domodelo. Direção enxerga desafios porque educandários nãotêm estrutura suficiente nem material humano.

WESTFÁLIA

TEUTÔNIA

Atividades dosBombeirosVoluntários sãoregulamentadaspor leiREGIÃO

Postes demadeiraprecisarãoser trocadosIMIGRANTE

Político éafastado docargo desecretárioCOLINAS

Em 12 anos de projeto, Hospital OuroBranco já distribuiu quase 8 mil mudas deárvores a cada nascimento na maternida-de da casa de saúde. A família Andrade, dePaverama, tem o Araçá Vermelho há 10anos como símbolo da chegada de Marlon.

Vereadores sugeremdistribuição de absorventesTEUTÔNIA

REGIÃO

MAÍSA FLORES

Page 2: Escola experimenta Novo Ensino Médio

NOTÍCIASSÁBADO, 2 de OUTUBRO de 20212 FOLHA POPULAR

REGIÃO

Os artigos assinados são deinteira responsabilidade de seusautores e não traduzemnecessariamente a opinião dojornal nem a do editor.

SÓCIOS-DIRETORES:Nanci Brune, Sílvio Brune e Lucas Leandro Brune

SEDE:Rua Senhor dos Passos, 441Bairro Languiru - Teutônia/RSCaixa Postal 13CEP: 95890-000Telefone (51) 3762-2440

JORNALISTA RESPONSÁVELE EDITOR:Lucas Leandro BruneJornalista Profi ssional Diplomado(Reg. Prof. MT/DRT-RS Nº 14333)

PROPRIEDADE:Folha de Teutônia - Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda.CNPJ - 90240235/0001-43Registro no Ofício de Registro Civil, Pessoas Jurídicas,Títulos e Documentos de Estrela, Nº 01/87.Fundada em 01º de maio de 1985 por:Valdir Inácio Schardong (em memória) e Deolí Gräff

REDAÇÃO:[email protected]

PUBLICIDADE E HOMENAGENS:[email protected]

EDITORA - ADJUNTA:Paloma GriesangJornalista Profi ssional Diplomada(Reg. Prof. MTB/RS Nº 19248)

PAOLA POSSENATTO

D esde 2009 é assim. Acada nascimento noHospital Ouro Branco,mãe e bebê recebem

uma muda de árvore. O projetosocial chamado Crianças e Árvo-res Crescem Juntas, em 12 anos,distribuiu cerca de 7.980 mudas.Ou seja, aproximadamente,7.980 novas vidas humanas. Asespécies são fornecidas pela Co-operativa Certel.

Em 2011, no dia 29 de janeiro,em nossa página três, noticiamoso projeto. Após 10 anos, no mês desetembro, revivemos a iniciativaem um de nossos programas derádio. Recebemos diversos conta-tos de famílias que geraram umfilho e receberam, também, umavida vegetal. Entre elas, a famíliaAndrade, de Paverama.

Os pais Lucas Jovani de Andra-de e Nildete Marques de Andradeviveram a emoção do nascimento

do primeiro filho no dia 13 desetembro de 2011. Marlon Mar-ques de Andrade, hoje com 10anos, consegue entender o signifi-cado da árvore que recebeu quan-do nasceu. O Araçá Vermelho estáplantado no pátio da casa da famí-lia. “Toda vez que olhamos paraela, lembramos o dia em que co-nhecemos nosso filho. É um marcoem nossas vidas”, destaca o pai.

Com aproximadamente 3 me-tros e 70 centímetros, o vegetalpassou por desafios e transforma-ções próprios da passagem dotempo; semelhante ao que ocorrecom o crescimento de uma vidahumana. “Para uma boa educaçãoe, posteriormente, boa vida, temosque semear uma semente sadia eforte, regada de atenção e carinho.Para uma árvore saudável, temosque zelar por ela, remover as ervasdaninhas e investir em um ambi-ente limpo. O amor aos filhos émaior, mas as proximidades de

cuidados são reais e fáceis de se-rem notadas”, detalha.

Além de Marlon, a família An-drade tem a pequena Ana Clara,que nasceu no dia 6 de dezembrode 2019. Na oportunidade, Lucase Nildete ganharam uma Pitan-gueira. No entanto, em razão daépoca do ano, a árvore não resistiuao intenso calor.

Lucas comenta que o nascimen-to de Marlon e Ana Clara ressigni-ficou a vida do casal e atribuiusentido para coisas simples, antespouco valorizadas. “Viver é umaprendizado constante, mas, comcerteza, depois que nascem os fi-lhos, tudo ganha novo valor.Aprendemos a olhar com atençãopara coisas pequenas e preciosas.Explicar para uma criança a impor-tância de plantar uma árvore, porexemplo, não tem preço. O cuidadoe o respeito com os animais e coma natureza são valores que quere-mos passar”, ressalta.

Projeto do Hospital Ouro Branco, de Teutônia, distribuimudas de árvores para cada nascimento na casa de saúde

O QUE AS ÁRVORESPODEM NOS ENSINAR

De acordo com Carlos Solano, autor do livroNossas Árvores – O Resgate do Sagrado, somostodos componentes da vida. No entanto, a existênciahumana ficou banalizada pela pressa, pela pratici-dade e pelo cansaço generalizado. A reconexão coma natureza, conforme Solano, poderá lapidar algunssentimentos e trazer de volta à humanidade algumanobreza perdida. A seguir, veja o que o autor contou.

DIV

ULG

AÇÃ

O

CARLOS SOLANO

ACEITAÇÃO – ADAPTAÇÃO“A aceitação da vida como ela é. E ponto. As

árvores interagem com o clima que se apresenta, seexpressam ou se recolhem em função da propostade cada tempo. O que isso nos diz? Precisamos, comohumanidade, aprender a dialogar com a vida e acocriar com ela. O nosso tempo atual pede introspec-ção, reflexão, mudança e revisão de valores”.

“O nascimento da folha, da flor, do fruto e aentrega da semente marcam o ciclo e o mistério dotempo e, assim, as árvores ensinam que tudo na vidatem sua hora para acontecer. Uma macieira sabedisso e não luta contra. Espera pacientemente ooutono ir embora para poder fazer suas folhasdespontarem. Aguarda a seca passar para se refas-telar com a chuva”.

PACIÊNCIA

PERSISTÊNCIA“Persistência vem de enraizamento. Raízes pro-

fundas sustentam qualquer tempestade. Após asquedas de galhos, ou mesmo após as podas, asárvores costumam rebrotar ainda com mais força eseguir o crescimento”.

“Quando as torres gêmeas caíram em Nova York,uma pereira de 40 anos foi o último ser vivo a serretirado dos destroços. Parecia morta, mas um mêsdepois começou a apresentar folhas novas e setornou símbolo de renascimento e renovação paraa cidade. O ciclo das estações expresso nas árvoresensina que tudo muda sempre e que só é duradouroo que se renova”.

RESILIÊNCIA

Uma única árvore não forma uma floresta. Sóexistimos em rede. Não é possível para uma árvore,por exemplo, sobreviver sem os elementos naturais.Nós, humanos, também não sobreviveremos isola-dos do meio que nos sustenta. Essa é a teia da vida”,finaliza Solano.

SENSO DE COOPERAÇÃO

MAÍSA FLORES

Família Andrade com os filhos em frente ao Araçá Vermelho

Page 3: Escola experimenta Novo Ensino Médio

NOTÍCIAS SÁBADO, 2 de OUTUBRO de 2021 3FOLHA POPULAR

COLINAS

Justiça determina e Município cumpreafastamento do secretário de Obras

LUCIANA BRUNE

A 2ª Vara Judicial da Comarcade Estrela determinou, naterça-feira (28/9), o afasta-mento de Odilo Antônio da

Costa da função de secretário deObras do município de Colinas. Odespacho da liminar foi realizado pelajuíza Caren Letícia Castro Pereira e jáenviado para cumprimento pelo ofici-al de Justiça, que deverá fazer a inti-mação ao réu e à Prefeitura.

A justificativa para o afastamentopor meio de tutela de urgência é ga-rantir a efetividade da instrução pro-batória e da verdade substancialquando ao julgamento do processoaté o trânsito em julgado da ação.

A mesma é concedida quando apetição for instruída com prova docu-mental suficiente dos fatos constituti-vos e o réu não apresentar provacapaz de gerar dúvida razoável. Cons-ta que foram juntados vídeos e áudioscom a petição inicial através dos quais

seria possível aferir as denúncias e ainsatisfação de diversos servidores.

A origem é uma ação civil públicapor atos de improbidade administra-tiva ajuizada pelo Ministério Públicocontra Odilo Antônio da Costa e San-dro Ranieri Herrmann. Teria chegadoao MP a informação de que os servi-dores público do parque de obrasestariam sendo constantemente hu-milhados pelo secretário, através deameaças e pressão psicológica, alémde ordenar tarefas periculosas sem ouso de EPI’s. Os denunciantes dizemque teriam levado ao prefeito Sandroas informações e que ele não teriatomado atitude.

Além das reclamações atinentes àpersonalidade e ao trato com os ser-vidores, há existência de indícios deatos de improbidade, pois teria existi-do uso de maquinário público embenefício de terceiros, com relatos deque máquinas estariam sendo usadasna troca de futuros votos.

A denúncia chegou ao MinistérioPúblico em 2019, teve processo arqui-vado, e em agosto a ação foi ajuizadapelo promotor Daniel Cozza Bruno. Naépoca, o MP solicitou a abertura deuma sindicância para apuração dos

fatos. Foi feita a sindicância. Mais tardealguns servidores retornaram dizendoque os fatos se repetiam, o que geroua decisão de instaurar o inquérito civil,que provocou uma longa investigaçãoe resultou no ajuizamento.

AS DENÚNCIAS

A notificação da decisão foi recebi-da pelo prefeito Sandro Herrmann pore-mail. “Aguardamos oficialmente paracumprir a ordem judicial e já estáafastado a partir de hoje (ontem). Va-mos aguardar os recursos que estãosendo feitos”, afirmou.

Odilo da Costa foi afastado ontem,mas sem prejuízo salarial. “Então, nãovou voltar para a Câmara. Quanto arecorrer, sim. A verdade tem que pre-valecer; vai ter novidades”, afirmou.

CONTINUIDADELUCIANA BRUNE / ARQUIVO FP

Odilo Antônio da Costa

Page 4: Escola experimenta Novo Ensino Médio

NOTÍCIASSÁBADO, 2 de OUTUBRO de 20214 FOLHA POPULAR

[email protected]

Luto na políticaA morte do ex-vereador Mário Wink enlutou

a política de Teutônia e da região nesta quinta-feira. Lembro de posições convictas e firmes deleao longo da trajetória. Até os mais fervorosos ad-versários o respeitavam. Atuou de forma bastan-te combativa, especialmente enquanto oposição.

Turismo de EventosTeutônia tem um potencial incrível neste

segmento. Festa de Maio, Carros Antigos, Teu-tofrangofest, Sonho de Natal, encontros de co-rais, entre outros eventos de entidades e comu-nidades. E tem o esporte, que atrai visitantesde outras cidades. Skate Downhill, Copa Teutô-nia, Juventus, i10, ASTF, ciclismo e tantas ou-tras iniciativas. Como Teutônia tem cuidado dadivulgação desses eventos e do incentivo paracapturar mais turistas para eles?

Jogo políticoRecebo mensagens de diferentes correntes

políticas. Cada qual colocando mais pimentanos olhos do adversário. São denúncias sobreatitudes pessoais, casos que estariam ou estãono Ministério Público, obras do passado, econo-mia no presente, decisões passadas e atuaiscom impactos futuros. Teve até denúncia de áu-dio para alertar blitze. Tá fervendo e recém são9 meses de mandato. Há outros 39 pela frente.

Assinar fichasOs políticos que pretendem concorrer a al-

gum cargo eletivo em 2022 terão que – obriga-toriamente – estar filiados a um partido políticoaté 2/4/22, exatamente 6 meses antes do pleito.Ricardo Wagner estava programado para se fili-ar ao PTB na noite de ontem e já assumiria a co-ordenação regional do partido. Wagner nova-mente pretende concorrer a deputado federal.

RAPIDINHAS:1) O vereador de Estrela, João Agostinho

Braun (PP), prepara-se para concorrer a depu-tado estadual.

2) Em uma cidade há cobranças em nível judi-cial alegando que servidores das Obras trabalhamem dias de chuva. Em outra, rolam vídeos de jogode carta e gente descansando nos dias de chuva.

3) Segue firme e forte o debate entre oposi-tores e situacionistas.

4) Lei da Gestão Democrática nas escolas muni-cipais de Teutônia poderia ser revista com a pro-posição de nova lei? Haveria eleição dos diretores?Como seriam os votos dos vereadores hoje?

5) Vitória dos Bombeiros Voluntários nestasemana com a aprovação da lei que regulamen-ta o serviço em nível estadual.

6) Todos cometemos pequenas corrupções e de-pois criticamos os políticos. Desviar quebra-mola éum pequeno exemplo. Ah, se andássemos na veloci-dade correta, nem precisaria dessa lombada.

TEUTÔNIA LUTO

PALOMA GRIESANG

F aleceu na manhã destaquinta-feira (30/9), aos77 anos, o ex-vereadorde Teutônia, Mário Wink.

Ele lutava contra um câncer depróstata há alguns anos. Na ma-drugada da quinta-feira, passoumal e foi levado com falta de ar aoHospital Ouro Branco, onde fale-ceu por volta das 11h30.

Filiado ao MDB, posterior-mente PMDB, Wink foi vereadorde Teutônia em seis oportunida-des, de 1983 a 2008. No ano de2000, Wink presidiu o Legislati-vo. Em 2001, ficou como primei-ro suplente, mas assumiu emparte do mandato, enquanto Már-cio Vogel ocupou secretaria nogoverno de Ricardo Brönstrup.

O velório ocorreu na Comuni-dade Evangélica Luterana São Lu-cas, de Linha Wink. O enterro foirealizado às 10h de ontem(1º/10) – Dia Nacional do Verea-dor, instituído pela Lei Federal nº7.212, de 11 de julho de 1984.Mário Wink deixa enlutados aesposa Araci; os filhos Vanusa,Neusa, Sandra, Nestor e André;noras, genros e seis netos.

O Município de Teutônia in-formou que decretou luto oficialpor três dias. O Poder Legislati-vo postou homenagem na pági-na oficial da Câmara noFacebook.

Ex-vereadores relembrarama trajetória e a convivênciacom Wink. Ricardo Jasper, foicolega de bancada de Winkentre 1997 e 2004, destacouque ele era uma personalidadesingular. “Pela sua atuaçãodentro do partido e como vere-ador junto à comunidade. Umexcelente companheiro, sem-pre aberto ao debate, à cons-trução coletiva de soluçõespara as comunidades”, opina.

Jasper afirma que ele foi umbom companheiro na Câmara eum grande líder dentro do parti-do. “Nas campanhas que fizemosjuntos era um cara que puxava acarroça, como se diz. Era um dosgrandes puxadores dos projetosque trabalhamos juntos”, pontua.

ABERTO AO DEBATE E ÀCONSTRUÇÃO COLETIVA

Mário Wink foi vereador em Teutônia de 1983 a2008 e partiu aos 77 anos, após lutar contra o câncer

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Ariberto Magedanz (PP), foiadversário e companheiro deWink na política e na Câmara.Considera que ele foi uma gran-de liderança na história de Teu-tônia. “Jeito ímpar, jeito singular

de fazer política”, avalia. Afirmaque na grande maioria das vezessua contribuição foi fazendooposição. “Sua contribuição foiatravés da crítica construtiva. Váem paz, amigo Mário”, afirma.

JEITO ÍMPAR

O ex-vereador e ex-vice-pre-feito de Teutônia, Valdir Oliveirado Amaral “Dirinho”, que por anofez campanhas ao lado de Wink,destaca que ele era um vereadormuito ativo e que deixa um lega-do. “Um grande amigo meu, fize-mos campanhas juntos. Teutôniaperde um grande líder político.Deixo meus sinceros sentimen-tos a toda família”, destaca.

Ex-colega de Câmara e departido, Ronald Olando Gold-meyer "Golias", lembra que Má-rio Wink foi seu companheiro delutas durante quatro mandatosna Câmara de Vereadores. “Nun-ca desistia de seus propósitos,sempre em favor da comunida-de teutoniense. Foi um compa-nheiro leal da política deTeutônia”, opina.

O vereador Márcio CristianoVogel, colega de Wink na Câmarae no MDB, opina que Teutôniaperde um dos grandes ícones elíderes da política. “Mario Winksempre foi uma pessoa muitobatalhadora, justa, humilde esempre preocupado com as cau-sas da nossa população teutoni-ense”, considera.

Lembra que sempre teve bomrelacionamento com Wink e queforam companheiros de campanhapor diversas vezes. “Recordo dahistórica campanha política de1996, em que tanto eu como oMário Wink tivemos uma expressi-va e histórica votação para verea-dor para aquela época, comparadaao número de eleitores”, relembra.

TEUTÔNIA PERDE UM ÍCONE

Danilo Rückert, ex-vereadorpelo MDB e colega de 1989 a1992, afirma que Wink era umgrande guerreiro e um amigoacima de tudo. “Um emedebistadoente e que vai fazer muitafalta para o partido e para oscompanheiros. Meus grandes

sentimentos pelo falecimentodele”, declara.

Evandro Biondo, outro colega deWink na Câmara e no MDB, avaliaque ele foi uma grande liderançaque auxiliou muito no crescimentodo município. “Pessoa de personali-dade e companheiro”, pontua.

DEIXA UM LEGADO

FARÁ FALTA

Page 5: Escola experimenta Novo Ensino Médio

NOTÍCIAS SÁBADO, 2 de OUTUBRO de 2021 5FOLHA POPULAR

[email protected]

ConstânciaEm tempos de redes sociais e posicionamen-

to virtual, palavras enfatizadas e repetidas atodo momento são constância, posicionamentoe autoridade.

Para obter reconhecimento social nas redes aconstância é parte do processo. De fato, para serreconhecido em uma carreira, é preciso cons-truir credibilidade, que pode ser tida como si-nônimo da expressão autoridade.

Se a constância nas redes sociais é determi-nante para o resultado, o mundo virtual e pre-sencial tem suas semelhanças. Já viu de pertosucesso sem esforço contínuo? Já observou re-sultado na dieta de emagrecimento sem deter-minação nos hábitos diários?

Pois então, na vida precisamos de constânciaem muitas coisas. Além das mais óbvias e commais constância divulgadas, a motivação e a auto-gestão das emoções são elementos cada vez maisvalorizados no mundo do trabalho.

Tem pessoas que precisam de constantes“guinchos” para puxar sua energia ao alto por-que falta constância no equilíbrio emocional.Um aumento, elogios, uma ideia nova aceita, umdesafio diário, algo que crie uma nova motiva-ção. Muitas destas pessoas acabam abandonan-do o óbvio que deveria acontecer pela ausênciadesta força externa.

Tem pessoas e pessoas. Algumas possuem umaenergia muito forte, capaz de arrastar turmas intei-ras, para cima ou para baixo. Eis a questão: o que éapresentado como solução pode virar um proble-mão. O desafio é manter a constância.

Nas empresas, quando o trabalho é em equipeou quando pessoas simplesmente se relacionam ouconvivem nos mesmos ambientes, manter o bomrelacionamento, com constância, é desafiador.

Poucos são aqueles que se automotivam, orga-nizam e conseguem controlar o ímpeto de comconstância reclamar ou se vitimizar. Poucos sãoaqueles que não precisam de alguém para lhe gui-ar num dos pontos mais importantes quando sefala da vida: a gestão das emoções.

Lembrando que pensamentos provocamsentimentos, que geram ações e reações e in-terferem no bem-estar.

Se constância é sinônimo de resultados e suces-so no virtual é também na vida presencial. Cabe adecisão individual de escolher no que vai ser cons-tante. Votos de que seja na energia positiva.

O Município de Teutônia torna pública a sus-pensão do Pregão Presencial N.º 012/2021, dotipo menor preço item, para prestação de serviçosde mão de obra mecânica, auto elétrica e ar-condicionado, para manutenção de equipamen-tos, máquinas pesadas, ônibus, micro-ônibus eveículos utilitários multimarcas do Município deTeutônia, com fornecimento de peças de reposi-ção e acessórios originais/genuínos, em virtudeda necessidade de alterações no Edital. Este serárepublicado com uma nova data para abertura docertame. Maiores informações poderão ser obti-das junto ao Setor de Licitações da Prefeitura,pelo telefone (51) 3762-7747 e ainda pelo [email protected].

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL

DE TEUTÔNIA

SUSPENSÃO DO PREGÃOPRESENCIAL Nº 012/2021

Teutônia, 1º de outubro de 2021Celso Aloísio Forneck

Prefeito Municipal

O Município de Teutônia comunica que efetu-ará licitação, na modalidade de Pregão Presenci-al, do tipo menor preço por Lote, para aquisiçãode acessórios e tecidos, alegorias, peças emMDF, papais noéis, duendes, bonecos de neve,camisetas, serviços de costura de trajes, e elocação de iluminação natalina, para a programa-ção de final de ano - Natal. A data para a sessãopública de recebimento de propostas e disputa delances será 15 de outubro de 2021, às 14h. Oedital encontra-se disponível no site www.portal-decompraspublicas.com.br. Maiores informaçõespoderão ser obtidas junto ao Setor de Licitaçõesda Prefeitura, pelo telefone (51) 3762-7747 eainda pelo e-mail [email protected].

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL

DE TEUTÔNIA

AVISO DO PREGÃOPRESENCIAL N.º 20/2021

Teutônia, 1º de outubro de 2021Celso Aloísio Forneck

Prefeito Municipal

O ex-prefeito de Teutônia,Renato Airton Altmann, diz terboas memórias de Mário Wink.“Era uma pessoa que vivia, res-pirava e gostava muito da políti-ca”, destaca. Salienta que Winkera trabalhador e dedicado napolítica e na vida pessoal – umapessoa muito correta. “Sempreteve uma personalidade muitoforte e também muito corajosana defesa de suas posições, noque acreditava, na Câmara deVereadores”, comenta.

Lembra que tinha um ótimorelacionamento com Wink. “Elesempre foi muito leal nas mi-nhas duas caminhadas para pre-feito. Ele foi muito corretocomigo. Ótimas lembranças esinto muito pela perda”, declara.

TRABALHADOR,COM PERSONALIDADE

O ex-prefeito de Teutônia,Jonatan Brönstrup, opina queMário Wink foi um grande líder.“Empresário, político, agricultorque sempre teve uma grandeparticipação comunitária”, des-taca. Ele lembra que Wink oconhecia desde criança e foi umdos principais incentivadores doingresso do seu pai na políticapara concorrer a prefeito em1996. “Tinha uma relação deamizade e respeito mesmo já

estando em alguns momentosem lados opostos em pleitoseleitorais”, afirma.

Brönstrup relembra a últimavisita que recebeu de Wink, nogabinete do prefeito. “Trouxe al-guns amigos da Alemanha no ga-binete e sempre tinha muitoentusiasmo quando falava de Teu-tônia. Ele amava a nossa cidade.Registro os meus sinceros senti-mentos de condolências com seusamigos e familiares”, conta.

RESPEITO E AMIZADE

O ex-prefeito Ricardo Brönstrupdiz que Wink foi uma referênciapara ele. Foi Wink que, em 1992, oincentivou a se envolver na política.“Sempre tive no Mário uma referên-cia de um homem simples, um po-lítico que, com certeza, vai deixarsaudade e muitas marcas”, afirma.

Brönstrup conta que Wink vi-sitou seu gabinete de prefeitovárias vezes, sempre trazendodemandas coletivas. “Principal-mente na área da saúde, ele eradefensor das pessoas que maisnecessitavam ajuda”, reforça.

Ele conclui dizendo que Teutô-nia, a política e o MDB perdem umgrande líder. “Muitas vezes foi maucompreendido, mas ele brigava pe-la boa política. Ele me estimuloumuito, devo muito a ele”, reconhece.

PERDA DE UMGRANDE LÍDER

O atual prefeito de Teutônia, Cel-so Aloísio Forneck, destaca que Winkfoi um político e cidadão atuante nacomunidade. “Principalmente peloposicionamento claro na defesa desuas ideias e convicções. Sem dúvi-das, deixará a sua marca e legado nahistória deste município”, avalia.

Forneck enxerga perdas grandesquando partem pessoas que contri-buíram muito e de forma positivacom a história do município. “Apartir de agora, não estará maisentre nós, mas deixou sua contri-buição, sua marca na evolução deTeutônia, e na política, sobre a im-portância de defendermos com res-peito e convicção aquilo queacreditamos”, reforça.

DEFENDER OQUE ACREDITA

O presidente da Câmara de Vere-adores de Teutônia, Diego Tenn Pass,lembra que desde de que ouve falarsobre política, em seus 35 anos devida, escuta o nome de Mário Wink.Ele afirma que Wink é uma marca doLegislativo de Teutônia. “Ele fez comque muitas pessoas, pelo menos, re-plicassem isso de falar de Câmara deVereadores, isso, com certeza, é mui-to importante”, considera.

Ele avalia que a participação deWink em tantas legislaturas era resul-tado de sua estratégia política. “É umlegado bastante importante que eledeixa, uma figura política sempremuito presente, um nome que fica nahistória de Teutônia”, destaca.

Ele lembra que Wink era muitoenvolvido e estava sempre em meioà comunidade. “Ele foi um precursor.E soube se moldar dentro da meta-morfose que acontece na política.Teve muita habilidade e inteligênciapara estar sempre conseguindo umavaga no Legislativo”, avalia.

UMA MARCA DOLEGISLATIVO

Page 6: Escola experimenta Novo Ensino Médio

SÁBADO, 2 de OUTUBRO de 20216 FOLHA POPULAR

Câmara homenageiaCTG Porteira dos PampasA Câmara de Vereadores de Teutônia entre-

gou homenagem ao CTG Porteira dos Pampas, doBairro Canabarro nesta terça-feira (28/9). A ho-menagem foi proposta pela Mesa Diretora. Aindadeverá ser homenageado o CCT Querência Ama-da. A intenção é valorizar o resgate da cultura tra-dicionalista por parte das entidades. Naterça-feira passada (21/9), o Legislativo já haviahomenageado o CTG Rincão das Coxilhas.

1

da redaçãoFP DIGITAL Baixe o app e leia a

FP DigitalTodas as nossas plataformasem um único lugar

CHARGE

PALOMA GRIESANG

[email protected]

O rádio que temia a inovaçãoPoucos sabem que o rádio, tão presente

em nossas vidas, é resultado da bem concebi-da estratégia criada pela Radio Corporationof America (RCA) para manter o domínio dascomunicações nos Estados Unidos. Movimen-to que se iniciou com a fundação da NationalBroadcasting Company (NBC), em 1926.

O sistema disseminou-se por todos os luga-res, desde que dispusessem energia elétrica –ou bateria. Até em nossa humilde casa na Pra-ça das Carretas, em Bagé, reinava um rádio. Oaparelho de baquelite preto enchia-se de vidaà noite, quando minha avó virava a chave, odial iluminava-se e o som cobria a cozinha demagia tecnológica. Então, quieta, a famíliamergulhava no imaginário das radionovelas.

A instabilidade do sinal e os chiadoseram “normais” para os seduzidos pelo ini-maginável. Mas a verdade escondida aomundo era outra. Em 1940, a tecnologia su-perior da frequência modulada (FM) eramantida sob cadeado para não ameaçar oconsagrado Rádio AM. Por temor de o novoengolir o nem tão velho, o “truste rádio” im-pediu o avanço. Mantidos sob ignorânciatotal, os radiouvintes consideravam nor-mais o vai e vem do som, a chiadeira e a fal-ta de sinal. Ou seja, o precário tornou-separte inevitável da tecnologia.

NOVIDADE. A metade da década de 1960apresentou outra novidade. E tinha um quêde ficção científica, pois levava o cinema paradentro de casa – as privilegiadas. Havia umaem nosso bairro e os gentis proprietárioscompartilhavam alguns momentos mágicoscom a vizinhança. E foi com assombro que,pela janela encantada, viajei em Perdidos noEspaço, vibrei com o Ringue 12 e espantei-mecom o primeiro homem na lua. O deslumbra-mento não encobre o fato de a televisão terchegado com um atraso superior a 10 anosem minha cidade. São Paulo recebera a TVTupi em outubro de 1950, presente do “barãoda mídia”, Assis Chateaubriand.

Considerada uma “revolução moderna”, atelevisão tem como precursor John Baird, in-ventor que apresentou a traquitana em Lon-dres, em 1926. Mas a estreia ocorreu só naFeira Mundial de Nova Iorque, em 1939. Ahonra de apresentá-la coube a David Sarnoff,presidente da RCA. E ele não deixou por me-nos: referiu-se como criador e ignorou osverdadeiros inventores.

Passados os anos, a nova mídia não substi-tuiu os meios mais antigos – rádio, jornal, li-vro. Mas abriu caminhos para um mundo comum pé (ou a cabeça) na ficção.

Os monopólios continuam incólumes e,como Cronos, devorando quaisquer filhosque lhes ameacem com perigos imprevistocontidos em Inovações.

A batalha atual pela comunicação e infor-mação (formação) de nosso dia a dia ocorreno campo chamado Internet. Por ora, nãomais NBC, mas Google e Facebook – aindaque indutores – mantêm abertas as vias pelasquais navegamos com liberdade aparente.

Amanhã, como bem cantou Chico Buarque,será outro dia.

Entrega das medalhasNo dia 23 de outubro ocorre a cerimônia de

premiação da Olimpíada Nacional de EficiênciaEnergética. O evento será online e transmitidapelo YouTube. O evento será apresentado pelo

cantor Carlinhos Brown. Na oportunidade, o alu-no da Escola Estadual de Ensino Médio de Coli-nas, Pedro Henrique Gomes Nilson, receberáoficialmente a sua medalha de ouro.

2

Page 7: Escola experimenta Novo Ensino Médio

NOTÍCIAS SÁBADO, 2 de OUTUBRO de 2021 7FOLHA POPULAR

TEUTÔNIA NA TRIBUNA

Vereadores sugerem a distribuiçãode absorventes nas escolasFalta de acesso a item básico de higiene tira meninas da escola e impacta no processo de aprendizagem

Seis projetos de lei são aprovados

A Câmara de Vereadores de Teutônia reali-zou sessão ordinária nesta terça-feira (28/9). Empauta, quatro projetos de lei do Executivo e doisprojetos de lei do Legislativo. Todos foramaprovados por unanimidade. Confira as matériasque deram entrada na pauta de votação:

Projeto de Lei nº 139/2021, de autoria doExecutivo, dispõe sobre as diretrizes para aelaboração e a execução da Lei Orçamentáriade 2022.

Projeto de Lei nº 152/2021, de autoria doExecutivo, dispõe sobre a municipalização daEscola de Educação Infantil Mundo Encantado.O projeto autoriza o Município a repassar subven-ção à então mantenedora da escola para cobriros custos da rescisão dos profissionais queatuavam no educandário, no valor de R$ 250 mil.Também trata do repasse dos bens móveis e nãopatrimoniais da escola ao Município.

Projeto de Lei nº 153/2021, de autoria doExecutivo, autoriza a abertura de Crédito Adici-onal Especial no valor de R$ 1.035.000,00.Alocarecursos para a Saúde oriundos do Ministério daSaúde. Cadastra novas dotações orçamentáriaspara a Educação, para promover eventos nata-linos nas escolas. E para a Secretaria de Juven-tude, Cultura, Esporte e Lazer, o crédito serádestinado para a construção de uma rua cobertano Bairro Languiru.

Projeto de Lei nº 154/2021, de autoria doExecutivo, autoriza a abertura de Crédito Adicio-nal Suplementar no valor de R$ 931.668,40. Asuplementação orçamentária será utilizada noGabinete do Prefeito para pagamento dos hono-rários sucumbenciais, relativos ao REFIS, aosadvogados do Município; na Câmara de Verea-dores o crédito adicional será destinado ao paga-mento de passagens e despesas com locomoção;na Secretaria de Obras, Viação e Transportes,para manutenção das estradas e vias municipais;na Secretaria da Educação, para pagamento deeventos natalinos e subvenções sociais; na Se-cretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazerpara promover eventos natalinos, já na Secretariada Saúde a suplementação servirá para alocarrecursos federais no orçamento.

Projeto de Lei Legislativo nº 18/2021, deautoria do vereador Vitor Ernesto Krabbe (PDT),concede título de cidadão teutoniense ao depu-tado Ronaldo Zülke, pelos relevantes serviçosprestados ao município. Foi responsável porarticular a lei que deu a Teutônia o título deCapital Nacional do Canto Coral.

Projeto de Lei Legislativo nº 28/2021, deautoria da vereadora Neide Jaqueline Schwarz(PDT), proíbe adoção de animais por aquelesque forem condenados pelo crime de maus-tratos de animais.

A próxima sessão da Câmara de Vereadoresde Teutônia ocorre na próxima terça-feira (5/10),no plenário do Legislativo, a partir das 18h30.

NOTÍCIAS DA CÂMARA DEVEREADORES DE TEUTÔNIA

PALOMA GRIESANG

“P obreza menstrual”é o termo usadopara abordar aproblemática soci-

al de mulheres que não têm aces-so a um item básico de higiene:absorventes. O problema se tor-na ainda maior quando focamosnas adolescentes em situação devulnerabilidade. Isso porque, ofato de não terem acesso ao pro-duto, impacta na educação, poisfaz com que elas faltem às aulas.

O debate foi trazido à tribunada Câmara de Vereadores deTeutônia na terça-feira (28/9)pelos vereadores Evandro Bion-do (MDB) e Vitor Krabbe (PDT)– ambos são professores. Biondosugeriu que as secretarias de

Saúde e de Educação estudem apossibilidade de distribuir absor-ventes gratuitamente nas escolaspúblicas. Ele explicou que a de-manda surgiu a partir de umaconversa com a filha, que fez umtrabalho sobre o tema na escola.“É um tema polêmico, mas muitodebatido nas escolas. Precisamosdar voz a estes jovens. Apesar deser um tabu, é preciso debatereste tema, porque é algo naturalda vida da mulher”, opina.

Conforme dados trazidos porBiondo, 22% das meninas de 12a 14 anos no Brasil não têmacesso a absorventes. “Os índi-ces mostram que uma entre qua-tro garotas já disseram que nãovão à aula por não terem acessoa esse material, e às vezes por

terem vergonha de falar. Mas éum assunto público e precisa-mos falar”, reforça.

Vitor Krabbe (PDT) contouque foi procurado por uma alu-na que trouxe a mesma suges-tão. Informou que já entrou emcontato com a vice-prefeita Ali-ne Röhrig Kohl e a subsecretáriade Assistência Social, CláudiaRöhrig, e uma reunião foi mar-cada para tratar do assunto.Ressaltou que pretende levar aaluna que sugeriu a temáticajunto ao encontro. Segundo ele,assim pretende incentivar aspessoas a buscarem soluções.“Os cidadãos estarão vendo queeles podem fazer algo, que nãoprecisam esperar apenas pornós”, destaca.

PRESERVAÇÃODO PATRIMÔNIO

Outros assuntos e sugestõestambém foram trazidos à tribuna.Márcio Vogel ressaltou sua indi-cação pedindo que o Municípioestude a possibilidade de revita-lizar os três prédios que abriga-ram as subprefeituras dosdistritos de Canabarro, Languirue Teutônia, quando o municípioainda pertencia a Estrela.

Destacou que o prédio de Lan-guiru abrigou a primeira prefei-tura e o Centro Cultural 25 deJulho, e o de Canabarro, a primei-ra Câmara de Vereadores. Lem-brou que são prédios que fazemparte da história de Teutônia.“Nos chegam reivindicações pe-dindo para que este patrimônioseja preservado”, reforçou.

A Folha Popular publicoureportagem sobre o tema no dia20 de agosto, com ênfase aoprédio de Languiru.

Valdir Griebeler (PSDB) falousobre a questão do Marco Civildo Saneamento Básico. Lembrouque a forma com que a lei foiescrita poderia inviabilizar aexistência das associações deágua na concessão e distribuiçãode água no município. Mas, infor-mou que, após reunião em Porto

Alegre, foi recebido retorno deque as associações devem serincluídas nesta lei, possibilitan-do que participem das conces-sões. “É importante continuaracompanhando a questão, paraque realmente, no projeto de leiestadual, na redação final sejarealmente incluído”, pontua.

MARCO CIVIL DO SANEAMENTO

Os vereadores de oposição Hé-lio Brandão (PTB), Claudiomir deSouza (PSL) e Cleudori Paniz(PSD) voltaram a questionar opronunciamento da secretária deEducação, Fabiana Lampert, nasemana passada.

A secretária citou os referidosvereadores em sua explanação,cobrando o posicionamento delessobre o projeto da gestão demo-crática das escolas em 2018. Os

vereadores afirmam que se senti-ram atacados e intimidados. Ques-tionam também porque nãopuderam fazer perguntas à secre-tária durante o pronunciamento.

O presidente da Casa, DiegoTenn Pass (PDT), opinou que todaação causa uma reação, e afirmounão ser dono das palavras de to-dos que falam na tribuna, pois sãotodos adultos e responsáveis peloque dizem.

OPOSIÇÃO X SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Debates foram trazidos à tribuna na sessão desta terça-feira (28/9)

REPRODUÇÃO

Page 8: Escola experimenta Novo Ensino Médio

NOTÍCIASSÁBADO, 2 de OUTUBRO de 20218 FOLHA POPULAR

WESTFÁLIA NOVO ENSINO MÉDIO

Escola-piloto experimenta novo modelo

MultivacinaçãoHoje, sábado (2/10), a Sala de Vacinas da

Unidade Básica de Saúde estará aberta paraa Campanha de Multivacinação. Serão apli-cadas vacinas de rotina para todas as idades,atualizando a Caderneta de Vacinação. Oatendimento será das 7h30 às 11h30 e das13 às 17h.

Valorização da VidaEm virtude do tempo instável, a ação da

Campanha Municipal de Valorização da Vida,alusiva ao Setembro Amarelo e prevista paraquarta-feira (29/9), foi transferida. A mobiliza-ção será na próxima quarta-feira (6/10), comsaída às 17 horas da Unidade Básica de Saúde.

Faça a segunda doseA procura pela segunda dose da vacina

contra a Covid-19 baixou. Por isso, a Secre-taria de Saúde faz um pedido especial paraque a comunidade complete o esquemavacinal, uma vez que, do contrário, a preven-ção desejada não será atingida. A equipe desaúde está agendando a segunda dose.Compareça quando for chamado!

Dose de reforçoIdosos com 70 anos de idade ou mais

devem fazer a dose de reforço (terceira dose)contra a Covid-19. A vacinação será agenda-da pelo Posto de Saúde, pois é necessárioobservar o intervalo de 6 meses depois daaplicação da segunda dose. Por isso, aguar-de o contato por telefone para vir ao Postode Saúde para se vacinar. Para mais infor-mações, ligue (51) 3762-4312.

Contra o mosquito da dengueCom a chegada das estações mais quen-

tes, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti,bem como de outros insetos e parasitas, émais intensa. Por isso, a Administração Muni-cipal de Westfália solicita que os proprietáriosde terrenos baldios providenciem a limpeza oquanto antes. A partir de 15 de outubro, umanova vistoria será realizada na cidade.

A pandemia da Covid-19 não acabouA Administração Municipal de Westfália

reforça que a prevenção ao Coronavírus deveser mantida e redobrada: saia de casa apenasquando necessário e, quando sair, o uso damáscara de proteção é obrigatório - que saiaapenas um por família; higienize sempre bemas mãos e com frequência; mantenha o distan-ciamento adequado; não participe e promovaaglomerações. É hora de pensar no coletivo eunir forças para combater a Covid-19.

NOTÍCIAS DA PREFEITURAMUNICIPAL DE WESTFÁLIA

PALOMA GRIESANG

O Novo Ensino Médiotem data para começarem todas as escolas:2022. Porém, antes

disso, algumas escolas já experi-mentam o modelo. Em 2018, ogoverno do Estado selecionou300 escolas-piloto na rede esta-dual que receberam recursos pa-ra implantar o novo modelo, efuncionarem como um teste.

Na região do G7, a Escola Es-tadual de Westfália e a EscolaEstadual Gomes Freire de Andra-de, de Teutônia, são escolas-pilo-to que já utilizam o Novo EnsinoMédio. Na escola de Westfália, oinício foi em 2019, quando foramrealizadas diversas formações.

Em 2020, o novo modelo inicioucom o 1º Ano e, agora, já é reali-zado também com o 2º.

O diretor Gilmar Grünewalddiz que a escola ainda está emprocesso de implantação, aindamais considerando o período depandemia que ocorreu. “Achoque não avançamos tanto. Fica-ram formações para trás e aquestão de se adaptar às novastecnologias. Mas para nossa es-cola foi tranquilo, praticamentetodos os alunos conectados emaula remota”, explica.

Quanto ao processo de mudan-ça para o novo modelo, ele consi-dera que é desafiador. “Por maisque o Novo Ensino Médio queirapuxar para o lado técnico, prepa-

ração para o trabalho, as escolasnão têm estrutura suficiente nemmaterial humano”, avalia.

Conforme Grünewald, aindanão é possível fazer uma avalia-ção completa, pois o 3º Ano aindasegue o modelo antigo. Há disci-plinas novas e algumas das tradi-cionais diminuem a quantidadede aulas até o final do 3º Ano. “Agente vê ainda com cautela essamudança. Professores manifesta-ram alguma preocupação comconteúdos que ficaram pelo cami-nho”, destaca.

O diretor salienta que, naprática, não se sabe se vão conse-guir atrair o aluno a gostar donovo modelo. “Por isso, todo pro-cesso ainda é muito novo”, opina.

PRINCIPAIS DESAFIOSDe acordo com o diretor da escola de Westfália,

um dos principais desafios encontrados foi justa-mente o das formações para esta nova forma deensino. “Faltando mais conhecimento e domínio decertos componentes”, considera. Outros desafiosnotados foram a adaptação à nova carga horária ea estrutura das escolas para oferecer, por exemplo,oficinas práticas, espaços físicos e outros.

E OS ALUNOS?Talvez os mais interessados no

que o Novo Ensino Médio tem aoferecer sejam os alunos. Grü-newald considera que ainda faltaum pouco de base até mesmo paraos professores, pois ainda não hálivros didáticos com a nova matrizcurricular, que chegarão apenas noano que vem. Por isso, os alunossentem essa dificuldade e não per-cebem o real retorno da mudança.Porém, de acordo com a opinião dealguns alunos com os quais conver-sou, eles “acham que vai ser bomcom o passar do tempo”.

Na EEEM Westfália, o Novo Ensino Médio já é aplicado ao 1º e ao 2º Ano

FOTOS PALOMA GRIESANG

GILMAR GRÜNEWALD

ANUNCIE NA FOLHA

AQUI SEMPRETEM ESPAÇORESERVADOPARA ASUA MARCA

Page 9: Escola experimenta Novo Ensino Médio

NOTÍCIAS SÁBADO, 2 de OUTUBRO de 2021 9FOLHA POPULAR

POÇO DAS ANTAS PARA AS MULHERES

Ação de Conscientização do Outubro Rosa é hoje

DA REDAÇÃO

O mês de outubro iniciou nesta sexta-feira (1/10),e já começam as programações alusivas ao OutubroRosa. Nesse sábado (2/10), Poço das Antas terá umaação de conscientização sobre a saúde da mulher. Oevento é promovido pela Administração Municipal,por meio da Secretaria da Saúde.

Um dos objetivos principais é chamar a aten-ção para a importância da prevenção e diagnósti-co precoce do câncer de mama. A ação será noauditório da Prefeitura Municipal de Poço dasAntas, com início às 13h30.

A programação é voltada a todas as mulheresdo município. Não é necessário efetuar inscrição.É obrigatório o uso de máscara.

● Palestra: "A importância da prevenção e doautocuidado", com Rejane Radavelli Hinnah;

● Relato de vivência sobre oncologia, comCélia Lurdes Koerbes;

● Caminhada orientada pelo Município comatividade física, sob coordenação daprofissional Roberta Kunzler Schneider.

DIVULGAÇÃO

Conecte SUSPara a retomada de diversas atividades está

sendo necessário realizar a apresentação do com-provante de vacinação contra a Covid-19. Para quenão seja necessário transportar o documento físico,em papel, baixe o App Conecte SUS na loja deaplicativos do seu celular. Faça o login com ocadastro da conta Gov.br e tenha acesso às suasinformações sobre a vacina. O sistema é seguro edesenvolvido pelo Ministério da Saúde de acordocom a Lei Geral de Proteção de Dados, preservandoassim a sua privacidade.

AgendamentosA Secretaria Municipal de Saúde de Poço das

Antas comunica que as consultas eletivas com osmédicos clínicos gerais da Unidade Básica de Saúde(UBS) estão ocorrendo mediante agendamentoprévio. Se enquadram nessa situação os seguintesatendimentos: reconsultas, solicitação e apresenta-ção de exames, renovação de receitas, pacientesacamados e com cuidados especiais. Para essestipos de consultas, pacientes podem fazer o agen-damento de forma presencial, junto à UBS, ou entrarem contato pelos números: (51) 99917-6911 -WhatsApp ou (51) 3773-1231. Para além das con-sultas agendadas, a Secretaria de Saúde destinaráos primeiros horários da manhã e da tarde aospacientes que necessitarem de atendimento imedi-atos em casos de doença.

NOTÍCIAS DA PREFEITURAMUNICIPAL DE POÇO DAS ANTAS

COLINAS

Ideias para requalificar praças

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Colinas, emparceria com o curso deArquitetura e Urbanismo daUnivates, por meio do Escri-

tório Modelo de Arquitetura e Urba-nismo (EMAU), promove o “Concursode Ideias para Praças para a Cidade-Jardim”. O objetivo do concurso é de-senvolver um estudo de intervençãourbana, visando requalificar três pra-ças da cidade para a melhoria da qua-lidade de vida da comunidade,promoção do turismo e dos potenciaisde desenvolvimento econômico sus-tentável no município.

A proposta do concurso é selecio-nar as melhores ideias para requali-ficação de três praças no município:a Praça da Entrada, a Praça dos Pás-saros e a Praça ZooVegetal. A apre-sentação deve contemplar uma

proposta geral, com um maior desen-volvimento em um dos locais, seleci-onado por cada equipe, para o qualdeve ser indicado materialidade, mo-biliário e vegetação.

Podem participar os estudantesdo curso de Arquitetura e Urbanismoda Univates e egressos recém-forma-dos. Também podem ser formadasequipes mistas, com a participação deestudantes e recém-formados de ou-tros cursos de graduação da Univatesou de outras instituições que fazemparte do Consórcio das Universida-des Comunitárias Gaúchas (Comung).

As propostas podem ser enviadasaté o dia 18 de outubro e as melhoresreceberão uma premiação em dinhei-ro, sendo destinado R$2.500,00 emprêmios, além dos certificados. O edi-tal com todas as informações estádisponível em: www.colinasrs.com.br.

Três praças participam da proposta, entre elas a praça da entrada

REPRODUÇÃO FACEBOOK

Page 10: Escola experimenta Novo Ensino Médio

NOTÍCIASSÁBADO, 2 de OUTUBRO de 202110 FOLHA POPULAR

IMIGRANTE PRAZO DE 18 MESES

Lei obriga concessionáriasa trocar postes de madeira

LUCIANA BRUNE

O s vereadores de Imigranteaprovaram na terça-feira(28/9) o Projeto de Lei Le-gislativo nº 5/2021, de au-

toria do vereador Jairo Pott (PSDB),que obriga as empresas e as concessi-onárias que fornecem energia elétri-ca, telefonia fixa, internet, televisão acabo ou outro serviço por meio derede elétrica, a substituir os postes demadeira e a retirar a fiação excedentee sem uso que tenham instalado.

O projeto vem com a finalidade degarantir a segurança das pessoas,acabar com a poluição visual do ema-ranhado de fios (muitos em desuso)

existentes nos postes e evitar a reite-rada falta de energia elétrica ocasio-nada por queda de postes podres.

Ao apresentar o projeto na tribuna,Pott destacou as constantes cortes deenergia elétrica quando chove ou temum pouco de vento. “A maioria dospostes de madeira estão podres e oca-sionam prejuízos aos moradores daárea urbana e rural. Geram perda deleite e morte de aves. Nos dias de vento,galhos de árvores interferem nas redeselétricas, tudo porque não é feita a podapreventiva”, complementou.

O vereador diz que as concessioná-rias são empresas lucrativas e que nãose justifica, em pleno 2021, ainda ter

redes de energia elétrica com postesde madeira. “Existem fios soltos e malinstalados que praticamente tocam osolo e não respeitam uma altura míni-ma que permita a passagem de máqui-nas e caminhões, colocando em riscoa vida das pessoas”, afirmou.

O projeto foi aprovado por unani-midade e agora as empresas terãoprazo de 18 meses para fazer a trocados postes de madeira por concretoarmado ou material substituto den-tro da área urbana e dois anos naárea rural.

Também precisam colocar os fios auma altura mínima de 5,40 metros e ésua responsabilidade a poda preventi-

va de galhos e copa de árvores queestejam oferecendo riscos e danifican-do as redes, respeitada a prévia licençaambiental e comunicação ao municí-pio, salvo serviços emergenciais.

Em caso de descumprimento, seráencaminhada notificação para sanara irregularidade no prazo de 90 dias,prorrogável por igual período medi-ante justificativa da empresa e a crité-rio da autoridade competente, e, pos-terior, aplicada multa de 75 URMs,recolhidos aos cofres municipais naprimeira autuação e 150 URMs emcaso de reincidência. A multa nãoretira a obrigação de fazer as adapta-ções previstas.

LUCI

AN

A B

RU

NE

JAIRO POTT

CÂMARA DE VEREADORES

Projetos prioritários para 2022 foram apresentadosLUCIANA BRUNE

Na noite de terça-feira (28/9), antese após a sessão ordinária da Câmara deVereadores de Imigrante, ocorreramvários momentos de diálogo e de audiên-cias de prestação de contas. A contadoraDenise Ritter Pozzebom fez a apresenta-ção das despesas e receitas do últimoquadrimestre (maio a agosto de 2021).

Trazendo cálculos e projeções, De-nise destacou números positivos, acimado previsto nos últimos dois meses, oque permite reestimar o orçamento deR$ 25,6 para R$ 28,7 milhões. A proje-ção positiva também possível para opróximo ano, a partir da estimativa decrescimento de 3,13% no retorno doICMS. A projeção é de R$b 30,7 milhões.

O secretário de Administração,Charles Porsche, interagiu com osvereadores na discussão das açõespropostas para 2022, que constam no

Projeto de Lei nº 046, que está baixa-do para análise, e deve ser votado nopróximo encontro.

Charles falou das principais açõesque estão previstas para 2022, cominvestimento em sistema de videomo-nitoramento (R$ 180 mil), pavimenta-ção de ruas municipais (R$ 550 mil),construção ou duplicação de ponte (R$200 mil), ampliação e adequação deprédio da educação, ampliação de cre-che municipal, construção de quadracoberta de esportes, construção deginásio em Daltro Filho, ampliação econstrução de caminhódromo, comprade área para centro administrativo econstrução de berçário, investimentosem infraestrutura turística e embele-zamento da cidade, dentre outras.

A secretária de Saúde, Jóice Cristi-na Horst, prestou contas de númerosda sua Secretaria.

Na tribuna, o vereador Tiago Caio(PP) destacou a confirmação deemenda parlamentar no valor de R$250 mil por meio do deputado Covat-ti Filho “Covatinho” (PP), para pavi-mentação urbana. Junto com oExecutivo, ficou definida a Rua MadreIsabel, de Daltro Filho, onde está

localizado o necrotério e a escolainfantil.

Caio disse que a conquista é fruto dotrabalho da bancada e de sua ida a Brasí-lia junto com o prefeito Germano Ste-vens. “Estamos cumprindo com nossocompromisso, de buscar recursos paracontinuar o desenvolvimento”, ressaltou.

PAVIMENTAÇÃO EM DALTRO FILHO

Foi aprovado também o Projetode Lei nº 049/2021, que autoriza acontratação em regime temporárioe de interesse público de até seisprofessores com carga horária de 22horas semanais e um monitor edu-cacional com carga horária de 40horas semanais.

Os professores atuarão nas sériesiniciais nas Escolas Municipais deEnsino Fundamental. A necessidadede contratação de profissionais visa

suprir as vagas que a demanda dasinstituições escolares de Imigranterequer atualmente, diante do plane-jamento de retomar as atividades doturno integral nas EMEFs em outu-bro. Assim, busca amenizar o impac-to das lacunas de aprendizagemdecorrentes da pandemia. Já a vagade monitor surge a partir da exone-ração de colaboradora que estava noquadro efetivo para dedicar-se aoutras atividades profissionais.

CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES E MONITOR

O próximo encontro da Câmara deVereadores será na terça-feira (5/10),a partir das 19h. Ficou baixado o Pro-jeto de Lei nº 047/2021, que dispõesobre o Regime de Previdência Com-plementar no âmbito do município. Éuma necessidade apontada pela Emen-da Constitucional nº 103, de 12 de

novembro de 2019, que delegou aosmunicípios a obrigatoriedade de im-plantação da Previdência Complemen-tar aos futuros servidores públicos.

Também deve entrar na pauta devotação o Projeto de Lei nº 046, a Leide Diretrizes Orçamentárias (LDO)para o ano de 2022.

PRÓXIMA SESSÃO

Prestação de contas e apresentação das metas para 2022

LUCIANA BRUNE

Page 11: Escola experimenta Novo Ensino Médio

NOTÍCIAS 11SÁBADO, 2 de OUTUBRO de 2021FOLHA POPULAR

ESTADO APROVADA POR UNANIMIDADE

Corporações de Bombeiros Voluntáriostêm atividade regulamentada por lei

MAÍSA FLORES

A Assembleia Legislati-va do Rio Grande doSul aprovou, por una-nimidade, o projeto

de lei que reconhece oficialmen-te as corporações dos bombei-ros voluntários no Estado.

Na prática, o projeto reco-nhece definitivamente, em ní-vel governamental, umserviço que já existe desde oséculo XIX no Brasil. No RioGrande do Sul, a atividade estáininterrupta desde 1977 coma criação da corporação vo-luntária de Nova Prata.

A aprovação ocorreu naterça-feira (28/9), e agora, oprojeto deve ir para a sançãodo governador Eduardo Leite.

Em Teutônia, os Bombei-ros Voluntários atuam desdeos anos 2000. Eles tambémprestam serviços em Pavera-ma, Fazenda Vilanova, West-fália, Poço das Antas e dãosuporte em ocorrências mai-ores na região. “Para nós, dosBombeiros Voluntários, fica-rá na história. Esta regula-mentação é importante paramanter o convênio com asprefeituras e nos deixa commais responsabilidade nosatendimentos”, destaca o pre-

sidente da corporação teutoni-ense, Genir Pithan.

Imigrante e Colinas tam-bém possuem corporação.Estão unidos nas ocorrênciasdesde o ano de 2011. A Imicolpossui 12 bombeiros voluntá-rios e mais seis que estão emformação. Após a intimaçãopara a regulamentação, a co-mandante da corporação, Ca-roline Hauschild, diz queficaram apreensivos. “Foiuma preocupação muitogrande quando saiu a ordempor parte dos bombeiros mi-litares da regulamentaçãoporque inviabilizava o nossoserviço. Chegou a se pensarem fechar a corporação porconta disso”.

A presidente da corpora-ção, Cláudia Machado, expli-ca que na Europa há paísesque tem bombeiros voluntá-rios e o sistema funcionabem. “As pessoas ajudam,colaboram. E só em umaemergência que tu sabe aimportância deles [bombei-ros voluntários]. Então aaprovação dessa lei realmen-te veio para nos deixar tran-quilos em relação a todaestrutura e dar continuidadeao trabalho”, acrescenta.

REGULAMENTAÇÃO GERA POSSIBILIDADESA comandante do Imicol

explica que, com a regulamen-tação, já se estuda a possibili-dade de construir uma escolaou uma academia para treina-mento dos bombeiros. “Hoje agente já conta com o apoio daVolunterSul, que tem os ins-trutores que são conhecidosem nível internacional. A gen-te passa por todo o procedi-mento, desde a avaliaçãomédica, psicológica, odontoló-gica, todos os treinamentos,igual ao Corpo de BombeirosMilitares”, salienta.

Ela lembra que, na horada emergência, não importase os atendimento vem dos

militares, ou dos voluntários.“Saber que tem uma corpora-ção na tua cidade que chegarrápido para te atender deforma profissional e rápida,conta muito na hora do aten-dimento”, comenta.

O deputado estadual El-ton Weber (PSB) deu inicia-tiva ao projeto de leiaprovado na Assembleia. Otexto regulamenta o art. 128da Constituição Estadual de1989 na parte que possibilitaos municípios organizaremserviços civis e auxiliares decombate ao fogo, de preven-ções de incêndios e de ativi-dades de defesa civil.

Corporações de bombeirosvoluntários são unidadescompostas por pessoal civil,que presta serviço voluntário asuas comunidades. Algumas,com efetivo mínimoremunerado ou pessoal cedidopela prefeitura para, porexemplo, garantir motorista decaminhão ou equipamentosmaiores, sempre na sede. Asunidades têm atendimento 24h,combatem incêndio, atendemacidentes de trânsito, realizamresgate em área de difícilacesso, atendem casos de malsúbito, busca aquática e outrasações. Espalhados em torno de60 cidades gaúchas, são cercade 1300 bombeiros voluntáriosno estado, atualmente.

Atualmente, são mais de 1300 bombeiros voluntários noEstado que celebraram a aprovação da lei

DIVULGAÇÃO

Page 12: Escola experimenta Novo Ensino Médio

NOTÍCIASSÁBADO, 2 de OUTUBRO de 202112 FOLHA POPULAR

ESTRELA OBRA ENTREGUE APÓS 7 ANOS

Justiça do Trabalhoestá em nova sede

[email protected]

Permita-seEnquanto o romantismoVai sendo deixado de ladoEu tenho a plenitude certezaQue nasci no tempo errado

Enquanto o amorVai caindo no esquecimentoEu tenho a plenitude certezaQue amar é coisa de outro tempo

De outro momentoOnde havia sentimentoDe outra vidaMais bela e florida

O amor nos tempos atuaisSe tornou uma flor murchaUma rosa sem vidaUm girassol sem cor

Que eu posso afirmarQue o amor se tornouUm jardim de flores mortasOnde as pessoas procuram por respostas

E que no final dizemQue o amor é questão de sorteOu que amar é algoQue é somente para os fortes

Mas eu discordoEu não penso assimPois eu acredito que o amorÉ simplesmente para quem se permite amar

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULMUNICÍPIO DE IMIGRANTE

PROCESSO SELEÇÃOESTAGIÁRIOS PARA 2021

EXTRATO DE EDITAL

Imigrante, 30 de setembro de 2021Germano StevensPrefeito Municipal

- EDITAL Nº 164/2021- Processo de Sele-ção para Estágio remunerado (PSE 15), comduas vagas e cadastro reserva, para estu-dante do Ensino Médio, estudante do EnsinoMédio na modalidade Normal (Magistério),aluno de Curso Técnico ou aluno de CursoSuperior em qualquer Licenciatura, com osvalores das bolsas-auxílio mensais variandoentre R$ 800,00 a R$ 1.000,00 (Lei Municipalnº 1.965/2014) e carga horária de 30 h/sema-nais. O Edital e seus Anexos poderão serobtidos no site www.imigrante-rs.com.br, nomenu Concursos, link 2021, inscrições pre-senciais de 01 a 15/10/2021, das 8 às 11h edas 13h30 às 16h30, na Secretaria Municipalde Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Av.Dr. Ito João Snell, 840, Centro – Imigrante/RS.Informações: fone (51) 3754-1130 (51) ou3754-1100 ramal 32, e, e-mail: [email protected].

O município de Westfália torna público queno dia 19/10/2021, às 9h, realizará Licitação, namodalidade de Pregão Presencial, tipo menorpreço, para contratação de empresa(s) paraprestação de serviços de horas máquinas ecaminhões. O Edital encontra-se disponível nosite www.portaldecompraspublicas.com.br. Mai-ores informações poderão ser obtidas no Setorde Licitações da Prefeitura, sito à Rua LeopoldoFiegenbaum, 488, pelo fone (51) 3762-4553 oupelo e-mail [email protected].

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2021

Westfália, 1º de outubro de 2021Joacir Antônio Docena

Prefeito

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL

DE WESTFÁLIA

Prédio construído ao lado da antiga Polar também abrigará a 21ª Zona Eleitoral

DA REDAÇÃO

A nova sede do Foro Trabalhista de Estrelafoi inaugurada no fim da manhã de quinta-feira (30/9), na Rua Pinheiro Machado, aolado da antiga Polar, próximo à praça e à

Prefeitura, no Centro. A cerimônia contou com apresença da presidente do Tribunal Regional doTrabalho da 4ª Região (TRT4), desembargadoraCarmen Izabel Centena Gonzalez.

A obra iniciou em março de 2014, paralisou em2015 com 40% concluído por dificuldades da cons-trutora, em função da crise econômica. Após licita-ção em 2017, a retomada só ocorreu em dezembrode 2018 e está pronta desde março de 2020. O atoinaugural foi adiado em função da pandemia.

A desembargadora Carmen Izabel CentenaGonzalez, vê o projeto como evolução para acidade que avança em diversas áreas e acompanhaas necessidades dos novos tempos. “É muito con-fortável, vai atender os jurisdicionados, os traba-lhadores e os empregadores de Estrela, esperamosfazer um bom trabalho a serviço da comunidade,porque o que nós fazemos é isso, servir ao públi-co”, relata a presidente do TRT-RS.

Para o vice-prefeito, João Carlos Schäfer, serparceiro é o papel do poder público municipal, comoa doação da área para a construção. “Estamos hojealcançando mais uma conquista. A casa é linda e umespaço para conciliar os interesses do trabalho e docapital. O Executivo vai estar à disposição do Judiciá-rio, pois é ele que faz a conciliação”, comentou.

O presidente da subseção de Estrela da Ordemdos Advogados do Brasil (OAB), Rafael Godinho,cumprimentou a todos pela obra. “Precisamosagradecer pelo esforço da comunidade. A região écooperativa e a população, quando traça um obje-tivo, move-se com todas as forças”, aponta.

A jurisdição do Foro Trabalhista de Estrela tam-bém abrange os municípios de Bom Retiro do Sul,Colinas, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama,Poço das Antas, Teutônia e Westfália. Uma sala serácedida para a 21ª Zona Eleitoral, que atende Estrela,Colinas, Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova.

ESPAÇO ADEQUADO

O diretor do Foro Trabalhista de Estrela, RogérioDonizete Fernandes, avalia a estrutura como ade-quada para qualificar o atendimento da populaçãoe às condições de trabalho das equipes envolvidasem uma demanda real. “Trata-se de uma construçãoque agora é inaugurada, dez anos após conseguir-mos este terreno, e que só foi possível graças àdoação da área por parte da prefeitura”, frisou.

A segunda vara, inaugurada em 2013, operouno mesmo local da primeira vara trabalhista. “Asituação se complicou pois dobrou o número deoperações, pessoas trabalhando e sendo atendidas,em um mesmo espaço, que antes mesmo disso jánão dava conta da demanda”, explicou. “Agora, asituação com certeza será bem outra e o reflexopoderá ser percebido por todos.”

Também estiveram presentes: a juíza de DireitoCaren Letícia Castro Pereira, diretora do Foro daComarca de Estrela; os juízes federais Mauro Sba-raini e Clocemar Lemes Silva.

Com cerca de 2,6 mil metros quadrados de áreaconstruída, o novo prédio abrigará as duas Varas doTrabalho que funcionam no município. O edifícioconta com três pavimentos: um subsolo comestacionamento privativo, que inclui vagas especiais,e dois andares para uso do público. As dependênciaspossuem acessibilidade garantida, com elevadoresinternos e acesso direto ao térreo sem escadarias.

Foro do Trabalho foi inaugurado nesta semana

LUCAS LEANDRO BRUNE

Prédio também abrigará a 21ª Zona Eleitoral

DIVULGAÇÃO

Page 13: Escola experimenta Novo Ensino Médio

NOTÍCIAS 13SÁBADO, 2 de OUTUBRO de 2021FOLHA POPULAR

ESTRELA SAÚDE

Ponto de atendimento do IPEserá aberto para facilitar acesso

DA REDAÇÃO

O posto do Instituto de Previ-dência do Estado (IPE) deEstrela foi fechado em 2005,assim como ocorreu em ou-

tras dezenas de municípios em todo oEstado. Estrela será agora o primeiromunicípio do Vale do Taquari a contarcom central de atendimento do IpêSaúde. O termo de compromisso entreo IPE Saúde e a Prefeitura de Estrela,para adesão ao projeto “Facilitadores”,foi assinado em cerimônia na prefeitu-ra, na manhã desta quinta-feira (30/9),com a presença do diretor-presidentedo IPE, Júlio César Viero Ruivo.

Como justifica o nome, ele facilitaa criação de pontos do IPE, bem comoo acesso de usuários a informações eserviços. Em Estrela, são quase três

mil titulares e mais de 8,8 mil assisti-dos diretamente que serão beneficia-dos. O município se torna assim oprimeiro do Vale do Taquari a aderirao projeto, que beneficiará moradoresdas outras 35 cidades da região queainda não contam com o serviço.

O ponto de atendimento do IPEoperará junto à estrutura da UnidadeBásica de Saúde Central, no BairroOriental, no mesmo prédio onde fun-ciona a Secretaria Municipal de Saúde.O início das operações deve ocorrerem breve. “Mais uma grande e antigademanda da população que a atualgestão dá fim”, frisou o secretário deSaúde, Celso Kaplan, ressaltando aimportância desta ação, já que muitaspessoas reclamaram da dificuldade deacesso ao sistema.

Ruivo destacou a necessidade deatualização que o IPE passou nosúltimos anos. Ele destaca que o IPEse digitalizou. “Se percebeu que nãohavia mais a necessidade de contar-mos com postos, agências físicas doIPE, que perderam de certa forma afinalidade”, afirma. Porém, ao mes-

mo tempo, principalmente quandoda divisão do IPE em dois – o Previ-dência e o Saúde –, percebeu-se “oquanto ele ainda não estava prepa-rado para esta era, ou o quantoainda era necessário facilitar o aces-so dos usuários a estas informaçõesdigitais”, explicou.

Com a criação destes pontos, o IPEda capital busca descentralizar, trazê-lo mais ao interior. Durante essa tran-sição, que ainda pode levar algunsanos, o institui quer facilitar essacomunicação entre usuário e o IPE.

Ex-prefeito de Santiago por doismandatos, ele destacou a mobilização

da comunidade em torno da causa.“Aqui são tantas as entidades, institui-ções e outras lideranças da comunida-de representadas que vemos o quantoo IPE é importante para Estrela, regi-ão e seus servidores”, opina.

DESCENTRALIZAÇÃO

Assinatura do termo ocorreu nesta quinta

LUCIANA BRUNE

O prefeito Elmar Schneider ressaltouo alcance da parceria fechada. “Faz seisanos. Não são seis meses, mas sim maisde 70 meses que a população está distan-te deste atendimento”, avalia. Ele destacaque nenhuma obra é tão importante

quanto o atendimento ao ser humano.“Essa aproximação, essa integração dapopulação com o IPE também é funda-mental para esta obra, independente dequem seja a responsabilidade de realizá-la. Ninguém faz nada sozinho, mas aqui,

junto à comunidade, estamos em umbelo caminho coletivo”, expressou.

Além do diretor-presidente do IPE,Vieiro Ruivo, e do prefeito de Estrela,Elmar Schneider, participaram do ato opresidente da Câmara, Ernani de Castro,

vereadores, o secretário municipal deSaúde, Celso Kaplan e demais secretá-rios. Ainda lideranças comunitárias, alémdo chefe do Executivo de Bom Retiro doSul, Edmilson Busatto, outras autorida-des e convidados.

DEMANDA REGIONAL

Page 14: Escola experimenta Novo Ensino Médio

EMPREENDERSÁBADO, 2 de OUTUBRO de 202114 FOLHA POPULAR

LAJEADO REUNIÃO-ALMOÇO

O que importa parao consumidor daqui?

[email protected]

Use mais o pensamento flexívelAs gerações mais experientes costu-

mam usar mais o pensamento analítico,que busca a exatidão, e o usam para to-mar decisões baseadas em fatos e da-dos. Ele é mais simples de usar do queo pensamento flexível. Hoje se fala mui-to em flexibilidade nos negócios e, paraque isso se viabilize, são necessáriosprofissionais criativos, ou seja, que te-nham habilidades em usar mais o ladodireito do cérebro para desenvolver aaproximação com os novos desejos dosconsumidores.

Os computadores foram montadosusando o funcionamento do cérebro hu-mano como modelo. Segundo Melodinow(2018), autor do livro Elástico, america-no filho de sobreviventes do holocausto,que também escreveu para séries famo-sas como Mac Gyver e Jornada das Estre-las, nosso cérebro tem um arquivo dedados – nossos sentidos. Tem uma uni-dade de processamento para operar o“pensamento” sobre os dados (o córtexcerebral), uma memória funcional decurto prazo, em que mantemos os pensa-mentos ou palavras que estamos consi-derando no momento, e uma memóriade longo prazo para o conhecimento ouos procedimentos de rotina.

Computadores tradicionais sabemjogar xadrez melhor que os humanos,mas não sabem compor muito bem. Es-ta pode ser a diferença entre o pensa-mento analítico e maior poder dopensamento flexível em humanos, tãonecessário para manter as empresasem pé por meio da inovação.

A criatividade costuma ser empol-gante para quem possui as habilidadese também veia de empreendedor. As-pectos relacionados à diversidade degostos e necessidades dos consumido-res, que exigem que sejamos mais cria-tivos e receptivos ao novo, e quedesenvolvamos a capacidade de nãonos prendermos tanto ao convencio-nal, são essenciais para confiarmosmais na imaginação e na reflexão so-bre mudanças.

Hoje, gerar ideias, descobrir comooferecer novas soluções para um públi-co mais sensível, e considerar perspec-tivas de outros campos doconhecimento, é imprescindível.

Todos podemos inovar, a possibili-dade existe nas empresas e na vida decada um. Pequenas iniciativas ajudamas pessoas a desenvolver habilidadescriativas, e podem resultar em microinovações, e estas, muitas vezes, produ-zem grandes resultados.

Para se inspirar, pesquise em livrose na mídia histórias de sucesso, de pes-soas que saíram do nada e criaram so-luções importantes para o mundo sebeneficiar. Perca o medo do fracasso enão se envergonhe de usar mais o ladodireito do cérebro.

LUCIANA BRUNE

O que faz o consumidorescolher uma empresadentre outras? O que im-pacta nas suas escolhas?

Qual deve ser o foco dos empreende-dores que desejam conquistar osconsumidores da atualidade no Valedo Taquari? Estas curiosidades ins-tigaram o trabalho dos sócio-funda-dores da Morama Branding, PâmelaFaleiro e Pedro Carlessi. Por isso,realizaram um estudo sobre o com-portamento dos consumidores daregião. Parte dos resultados foramapresentados em reunião-almoçopromovida pela Acil, CDL Lajeado e

Sindilojas Vale do Taquari, nestaquinta-feira (30/9).

Os palestrantes concluíram queconsumidores da região priorizamempresas locais, desde que elas este-jam atentas às novas formas de acessoe comunicação e não releguem o aten-dimento de qualidade. “Para consumi-dor, a marca é a mesma, independentedo contato ter sido no ambiente virtu-al ou na loja física”, explicaram sobrea convergência entre o virtual e opresencial. Reforçaram que as redessociais e a comunicação por meiostecnológicos deve ser tratada comouma “filial da empresa”, com planeja-mento, organização, controles e resul-

tados. “O que não pode acontecer é omarketing perfeito no digital e a frus-tração no atendimento presencial”.

O atendimento de qualidade foium dos pontos mais citado na pes-quisa, mostrando-se fator determi-nante na decisão de compra e nafidelização dos clientes. O clientequer se sentir à vontade para deci-dir. “Embora seja um discurso anti-go, ele ainda se mostra relevante,pois o atendimento precisa de maisatenção. Em todos os momentos decontato com o cliente, é possível queas empresas mostrem o quantoaquela relação é importante paraelas”, explicou Pâmela.

O consumidor do Vale do Taquariestá disposto a fazer parte das marcasque crescem na região, mas suas ex-pectativas são elevadas, pois hoje to-dos têm acesso a muitas informações.O consumidor pesquisa antes de rea-

lizar suas compras. Para que o clientetenha acesso ao máximo de informa-ções, é fundamental que as empresasestejam nas plataformas digitais.

Para se diferenciar, as empresasdevem comprovar o que tem de

mais valioso. “Só ser daqui já nãobasta, as marcas precisam deixarclaro aos consumidores o porquêescolher o seu produto; isso estáligado à essência e aos valores daorganização.”

COMPRAR NO LOCAL

Segundo os especialistas, o“marketing boca a boca” segue comdestaque na influência da compra.O depoimento de um cliente satis-feito impacta outras pessoas. Naestratégia virtual, muitos influenci-adores têm feito este papel de apre-

sentar os produtos e suas vanta-gens. Todavia, os palestrantes aler-tam que é importante que as empre-sas deem voz aos clientes reais.

É preciso que haja coerênciaentre discurso e prática. O consu-midor quer ver as ações acontecen-

do para acreditar no discurso dasmarcas. A credibilidade do negóciodepende disso, pois ele tem muitoacesso à informação. Não bastafazer um bom marketing, é precisopraticar a essência dos valores quesão transmitidos.

RESULTADOS

Pâmela Faleiro e Pedro Carlessi apresentaram o estudo

LUCAS LEANDRO BRUNE

6 PONTOS DE DESTAQUE E CAMINHOS DE AÇÃO

1 2 3 4 5 6Físico e digital,com a mesmaatenção

Motivos clarospara escolher oque consumir

Informaçõesacessíveis,o tempo todo

Atendimentoqualificado eresiliente

Marketing bocaa boca, emqualquer meio

Ver para crer:discurso & ação

Page 15: Escola experimenta Novo Ensino Médio

EMPREENDER SÁBADO, 2 de OUTUBRO de 2021 15FOLHA POPULAR

Page 16: Escola experimenta Novo Ensino Médio

INCLUSIVE FOLHA POPULARSÁBADO, 2 de OUTUBRO de 202116

ESTRELA MULTIFEIRA

Salões do Turismoe da Inovação serãoas principais novidades

PAOLA POSSENATTO

Entretenimento, turismo, cultura e negóciosfazem parte da Estrela Multifeira 2021

Herança malditaNão nasci para ser grande, nem para

ter uma carreira ou uma oportunidadesequer. Nem para ser feliz ou viver até os80 anos. Estava predestinada ao fracasso,nada me salvaria.

Tudo começou quando meu avô foi paraguerra e matou muitas pessoas, e em umadessas matanças ele acabou com uma famí-lia inocente. A mãe dessa família sobreviveue veio até ele, caiu em prantos, vendo seumarido e filhos mortos. Com muita raivaperguntou porque tinha feito aquilo, eramapenas crianças e um bebezinho.

Meu avô respondeu que pensou se-rem inimigos, mas estava transtornadocom o que havia feito. Com muita raivano coração a mulher, esposa e mãe pra-guejou uma terrível maldição sobre ele.Ela era uma curandeira e tinha poderespara lançar maldições.

"- Nunca serás feliz!!! Vais viver mui-to para ver sua esposa e filhos morre-rem cedo. Ninguém passará dos trintaanos, você sofrerá.

Meu avô se ajoelhou e pediu perdão maso que houvera feito era imperdoável e elanão o perdoou e a maldição se concretizou.

Tudo aconteceu. Meu avô perdeu a es-posa, filhos, netos, todos ao chegar ostrinta anos, mas ele continuou vivo.

Enriquecera mas perdera a família. Ago-ra só restava eu, e ele veria minha morte.

Nem todo dinheiro do mundo mesalvaria.

Quem sabe no meu último momentosurgiria uma luz para quebrar a maldição...Quem sabe Deus permaneceria comigo.

Eu era a única a ter fé e pedia todos osdias a Deus para me proteger e pedia per-dão pelo que ele havia feito, mas a maldi-ção houvera levado meu irmão fazia doisanos e em uma semana eu seria a próxi-ma. Estava apavorada ...

Sem saber o que fazer fui até ao localdo massacre dos inocentes. Sentei e cho-rei pelas crianças, pelo pai e por aquelamãe que havia perdido tudo. Pus um bu-quê de flores no local e pude sentir todaangústia da pobre mulher.

Eu chorava inconsolavelmente até queuma moça passou e perguntou o que es-tava acontecendo. Eu disse que estavatriste com o que meu avô fizera ali duran-te a guerra, contei da maldição e o quantosentia pelo erro dele, eu estava sentindoa dor daquela mãe.

Ela me olhou diretamente nos olhos efalou: " - Você está perdoada, pois sentes aminha dor e não teme a morte. Vais viver,a maldição está quebrada. Nesse momentoela desapareceu com um belo sorriso emuma nuvem fantasmagórica junto de suafamília que ali havia falecido. Agora esta-vam em paz.

Meu telefone tocou e a empregada fa-lou: “- Seu avô acaba de falecer.”

A maldição se foi.

[email protected]

PAOLA POSSENATTO

A Estrela Multifeira seaproxima de sua 7ª edi-ção. Será a única grandeprogramação de negó-

cios, turismo, cultura e entreteni-mento do Vale do Taquari em 2021.Também é um dos poucos eventosa se realizar em âmbito estadualcom público de forma presencialneste ano, sendo um marco para aretomada econômica.

Na última edição, realizada em2019, mais de 200 expositoresestiveram presentes, somando cer-ca de R$ 10 milhões em volume denegócios e atingindo um público deaproximadamente 34 mil pessoas.Para este ano, há um incrementode 40% nos estandes e projeção deR$ 15 milhões em negócios. Emrelação ao público, a expectativa éreceber 50 mil pessoas.

Entre as novidades desta edição,destacam-se o Salão da Inovação eo Salão do Turismo. O Salão daInovação foi projetado para ser umavitrine que estimula o compartilha-mento da expertise e da competiti-vidade de um segmento especializa-

do. O espaço se abre para startupscomo uma oportunidade denetworking e inclusão no ecossiste-ma que une infraestrutura à capitalhumano e financeiro.

Composto por empresas de tec-nologia e outros estabelecimentoscujo público-alvo integra esse am-biente, o Salão da Inovação deveráampliar a visibilidade de produtos,serviços e projetos que atendemnecessidades do mercado. O espaçocontará com atividades técnicas,apresentações de cases, desafios deempreendedorismo e outras atra-ções que vão fomentar a inovação edespertar a criatividade.

De acordo com o secretário deDesenvolvimento, Inovação e Sus-tentabilidade de Estrela, RodrigoKich, o Salão da Inovação vai promo-ver “a disseminação desse novo con-ceito de mercado e estratégias jáutilizadas em grandes centros urba-nos, mas que, por vezes, ainda éembrionário no interior”.

Ele também destaca que a inova-ção é um tema transversal, que envol-ve todos os elos da economia, e quetrazê-lo para dentro da feira é uma

forma de aproximar as discussões edemonstrar o que tem sido feito equais os resultados já alcançados poresse segmento.

Já o Salão do Turismo foi proje-tado para aumentar o número devisitantes no Vale, atrair turistas eagências de diferentes regiões doestado e incentivar a estruturaçãode novos atrativos e destinos naregião. Com 31 estandes, o Salãoestará posicionado estrategicamen-te próximo ao Rio Taquari, no Porto.O espaço deve consolidar o Vale doTaquari como destino turístico.

O presidente da Associação dosMunicípios de Turismo da Regiãodos Vales (Amturvales), LeandroArenhart, revela que a entidade jásonhava há mais tempo com umaatividade neste formato. “Temosnotícias que comprovam o aumentoda procura por destinos de aventu-ra e natureza, como temos aqui”,pontua. O dirigente observa que àsvezes o empreendedor é acanhado,mas é a hora de se abrir, mostrar oque tem. “As coisas simples e peque-nas, quando bem organizadas, fa-zem a diferença”, assegura.

Nesta edição acontecerá o 1ºConcurso Leiteiro, destinado aprodutores de leite de Estrela. Aavaliação está sendo feita por umacomissão julgadora, diretamentenas propriedades, com critérios de

qualidade e produtividade. A di-vulgação dos vencedores será feitadurante a Feira, com a entrega depremiação, que contemplará oTrio Mais Produtivo, Vaca MaisProdutiva (período total), Vaca

Mais Produtiva (única ordenha),Novilha Mais Produtiva, Proprie-dade Destaque, Propriedade Des-taque Geral, além de homenagensàs propriedades, técnicos e empre-sas participantes.

MAIS NOVIDADES

● Happy Parque de Diversões● Shows com mais de 40 artistas regionais e

estaduais● Feira da Agroindústria Familiar● Exposição de animais: novilhas, ovelhas,

cabras, pássaros e outras aves ornamentais● Festival do Chucrute, com café colonial e

danças típicas● Off Aventura, com tirolesa e parede de

escalada● Exposição de motos e carros antigos

Opção de compra on-line, pelosite www.estrelamultifeira.com.br,a partir de 13 de outubro de 2021.

A Estrela Multifeira 2021 ocorrede 29 a 31 de outubro e de 5 a 7 denovembro, no Porto de Estrela. Oevento é uma realização da Câmara deIndústria, Comércio e Serviços (Cacis)de Estrela, em parceria com o Governode Estrela e a Câmara de Vereadores.

Page 17: Escola experimenta Novo Ensino Médio

SÁBADO, 2 de OUTUBRO de 2021 17FOLHA POPULAR INCLUSIVE

Rotary Club realizaplantio de mudas de Ipê

Soalheiro em luzPara um ser amargoNada que um perfume doce.Para uma árvore secaNada que uma sementeQue se transforma em raiz.Existência de cédulasHá um coraçãoDesprovido do poder.Os livros em poéticaOs soalheiros em luz.Sombras do prazerRequer viver num colapso.A faca que corta sobreA pressão que nos alimenta.No princípio do poetaA sensibilidade.A metáfora,Em forma de escrita.O livro nunca anda sozinho.Vinho tinto, pés salgadosPerfume ao romance do mar.Do pouco fazemos muito.O poema de quem lêO fundo dos olhos.Falar de amorOu como se deve amarPoderia falar de dor.Ou como sofrer ou chorarMas falarei sempre de nósSe a minha vaidade deixar.

Mediação e Gestão de Conflitos

Quantos conflitos e discussões você presenciadiariamente?

Quantas vezes esta situação tira a sua tranquilidade?As coisas poderiam ser mais simples?Nossa convidada do programa Mais Elas deste

sábado (2/10), Amanda Mafissoni Sulzbach, ga-rante que sim. É possível a mediação e gestão dosconflitos com foco na resolução e sem tantos es-tresses emocionais.

Sócia-proprietária da Mind On Consultoria eTreinamento, administradora com habilitação emrecursos humanos e coach, Amanda trabalha hámais de 10 anos na formação e desenvolvimento delideranças, equipes e gestão de recursos humanos.

Será uma oportunidade não apenas de melhoraras relações empresariais e os resultados dos negó-cios, mas também de impactar diretamente a quali-dade de vida através das relações mais próximas.

Participe do Mais Elas deste sábado pelo what-sapp 51 995 749 969, a partir das 13 horas, na Po-

pular, sintonizando 96.9 FM ou ouça ao vivo pelosite www.popular.fm.br ou pelas redes sociais.Agora você também pode nos assistir pelo youtubee facebook, no canal da Popular FM. Parceria deCogni Consultório de Psicologia, da médica pneu-mologista dra. Bárbara Fontes Macedo, do médicocirurgião vascular e endovascular dr. Ricardo Ce-chinatto, do osteopata Filipe Guerrero Gracia, deDelícias da Rose Doces e Salgados, Cristal Joias eÓtica e da Fruteira Bakibom.

AR

QU

IVO

PES

SOA

L

Amanda Mafissoni Sulzbach

TEUTÔNIA

DA REDAÇÃO

N o sábado (25/9), o Ro-tary Club de Teutôniarealizou uma ação alu-siva à Semana da Ár-

vore. A proposta surgiu por meiodo Rotary Internacional. “Umaação que ficasse marcada no fu-turo para as novas gerações”destaca o presidente do RotaryClub, Valdir Utzig. Cerca de 50mudas de Ipê foram plantadasnas vias públicas da cidade. Cadamuda representou um integrantedo Rotary Club e Interact, clubefiliado. “Preferimos plantar asmudas de Ipê pela beleza da ár-vore depois de grande”, explica.

FOTOS: GRASIELI NABINGER

O município de Westfália comunica querealizará Licitação, na modalidade de PregãoEletrônico, sistema registro de preços, tipomenor preço por item, para aquisição de mate-riais impressos/serviços gráficos. A data deencerramento das propostas e início doslances será 18/10/2021, às 8h, exclusivamenteno site www.portaldecompraspublicas.com.br,em que se encontra disponível o Edital. Maioresinformações poderão ser obtidas no Setor delicitações da Prefeitura, sito à Rua LeopoldoFiegenbaum, 488, pelo fone (51) 3762-4553 oupelo e-mail [email protected].

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 24/2021 –REGISTRO DE PREÇOS

Westfália, 1º de outubro de 2021Joacir Antônio Docena

Prefeito

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL

DE WESTFÁLIA

O Município de Teutônia/RS torna público aosinteressados a retificação da TP 08-02/2021, quetem por objeto a contratação de empresa especi-alizada para prestação de serviços de assessoriatécnico administrativa para captação de recursosfederais, alterando a descrição do item 4.1,letra j) para “prova de registro ou inscrição naentidade profissional competente”. A retificaçãoencontra-se disponível no site www.teutonia.rs.-gov.br. A data de abertura dos envelopes docu-mentação e proposta passa a ser dia 08 denovembro de 2021. Informações adicionaispoderão ser obtidas na Prefeitura Municipal deTeutônia/RS pelo telefone (51) 3762-7747.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL

DE TEUTÔNIA

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DETOMADA DE PREÇOS Nº 08-02/2021

Teutônia, 1º de outubro de 2021Celso Aloísio Forneck

Prefeito Municipal

Page 18: Escola experimenta Novo Ensino Médio

SÁBADO, 2 de OUTUBRO de 202118 FOLHA POPULAR

Page 19: Escola experimenta Novo Ensino Médio

SÁBADO, 2 de OUTUBRO de 2021 19FOLHA POPULAR ESPORTES

Entramos no “Túnel”de número 755, aperta-mos o botão retrocessopara voltarmos ao ano de1956 e relembrarmos umpouco do “Roberto Barth,um atleta do Ipiranga deVitor Graeff". Atualmenteresidindo em Estrela, elerelembra os bons temposdos domingos de futebolnaquela época. A maioria

dos jogos eram amistosose pegou aquele tempo detransportar atletas e tor-cedores na carroceria deum caminhão.

Era um atleta poliva-lente, pois começou comoatacante, mas acabou gos-tando de jogar como za-gueiro. Prestes a comple-tar 91 anos, tem nítidos,em sua mente, muitos lan-

ces e causos daquela mag-nífica época.

Veja na foto de 1956,ROBERTO BARTH com acamisa do seu Ipirangade Vitor Graeff, em poseespecial antes de um jo-go. Direto do "Túnel doTempo" há mais de 65anos. Fique de olho, umdia pode ser a sua foto asurgir aqui no Túnel.

Rudimar [email protected]

Roberto, um atleta de Vitor Graeff

Os comentáriosSobre a matéira do último Túnel do Tempo do

Hildo Siqueira, com o primeiro fardamento de Toca-fogo em 1981:1) Bom dia, valeu Rudimar, eu agradeço pela divulga-ção desta matéria do Tocafogo, pois realmente estefoi o primeiro fardamento desta equipe multicampeã.Abraços. (Paulo Wiebelling – Lajeado-RS).2) Muito obrigado por publicar a matéria, valeu a di-vulgação desta bela lembrança. Abraços. (Hildo Si-queira – Lajeado-RS).

Sobre a matéria remember do Negão-Vilson Ca-breira, campeão pelo Esperança em 1995:3) Ele é e sempre vai ser um dos melhores que vi jo-gar. (Edinho da Rosa – Teutônia-RS).4) Grande Rudimar fico honrado em poder participardas tuas materias esportivas. Abraço. (Negão – VilsonCabreira – Teutônia-RS).5) Grande Negão. Jogava muito. Nessa final só fez doisgols e foi eleito o craque da final. Aprendi muito comsua ousadia, personalidade e alegria de jogar futebol.Parabéns meu irmão (Dito Cabreira – Teutônia-RS).

As velhas amizadesO pessoal que jogou

bola ou aqueles que aindatêm a oportunidade en-trar em campo, em algu-mas situações criamamizades que ficam parasempre. Pois no seu ani-versário de sete décadas,um ex-boleiro de Lajeadoviu a oportunidade dereunir, entre os convida-dos, companheiros vitori-osos da época de disputasno interno do Clube Tiro eCaça de Lajeado, dos anosde 1980 e 1990.

Em nome do Gremi-nho, recebeu uma placacom os seguintes dize-

res: "Se existe uma coisamelhor do que fazer no-vos amigos, é conservaros velhos". Veja na foto, àesquerda, o aniversari-ante LUIS CESAR GRÜN,recebendo a placa doJURA PRETTO em nomedos amigos do Greminho.

DIVULGAÇÃO

História do esporte:Edenílson na Seleção

O atual volante do Internacional foi convo-cado pelo técnico Tite para a disputa de trêsjogos nas eliminatórias para a Copa de 2022pela Seleção Brasileira. Ele iniciou no futebolvindo do amador e, por meio do irmão e atletaEdmar, foi contratado pelo Guarani de Venân-cio Aires. Nas poucas vezes que foi utilizadopelo então técnico Mazaroppi, despertou o in-teresse do Caxias, que o contratou para atuarno Gauchão. Considerado um dos melhoresvolantes do Gauchão de 2011, foi contratadopelo Corinthians, que na época tinha o técnicoTite. Neste momento, começou a mudar a suavida, pois na sequência ganhou o Brasileiro, aLibertadores e o Mundial pelo Timão. Apóspassar um período na Europa, Edenilson, ago-ra com 31 anos, chegou ao Internacional em2017. Com esta nova convocação, mantém asesperanças de talvez figurar no elenco da Co-pa do Mundo de 2022.

Sem pulo1) O piloto LEWIS HAMILTON atinge a mar-ca de 100 vitórias conquistadas em provasde Fórmula 1.2) LUCAS BRUNE meteu aquela "bucha" na vitó-ria do Cuecas na Copa Integração Soges CTC Sete.3) Seleção da ARGENTINA vence a Brasileirapor 2 a 1 e vai pra final do Mundial de Futsalem busca do bicampeonato.4) LUCIANO SIPPEL é o técnico do Ribeirense noMunicipal Copa 40 anos Sicredi de futebol sete.5) PEDRO meteu duas belas "cachas" na vi-tória do Estrelas do Futuro por 2 a 1 dianteo até então invicto SPC, na Soges.6) LUAN VEDOY meteu duas "buchas" na vi-tória do Atlético Celtic no municipal de fute-bol sete, Copa 40 anos Sicredi.7) ALÉCIO FEIL nos dá o privilégio de acom-panhar a nossa Sem Pulo de número 1.165.

51. 3762-2607

DIVULGAÇÃO

12:20

87%

Grupo Popular @FOLHAPOPULARTEUTONIA

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

REGIÃOCOPA INTEGRAÇÃO CTC / SETE / SOGES

Rodada doVeterano adiadapara segunda-feira

DA REDAÇÃO

A forte chuva do fim da tarde e noitedesta quinta-feira (30/9) motivou atransferência dos nove jogos da cate-goria Veterano da Copa Integração de

Minifutebol. Por isso, os atletas nascidos a partirde 35 anos – com quatro reforços de pelo menos33 anos – entrarão em campo na próxima se-gunda-feira (4/10), com os jogos da terceirarodada, divididos na Soges, no Tiro e Caça e noSete de Setembro.

3ª rodada – transferida para 4/10CTC – Lajeado19h15 Lendas do Movimento x Dinamite20h40 Sombras/Vem Gás x Coroas Mirim D21h30 Itschopa x Limitados/SombrasSete de Setembro – Lajeado19h15 Galácticos x Demonhos20h40 Firma x Cevaria21h30 Kitufo x AmnésiaSoges – Estrela19h15 Capitão América x Renegados20h40 Coroas C x Meketrefe21h30 Resenha x Borussia

COPA INTEGRAÇÃO CTC / SETE / SOGES – VETERANO

Torino lidera Máster com100% de aproveitamento

DA REDAÇÃO

Excepcionalmente nesta semana, a categoriaMáster da Copa Integração CTC / Sete de Setem-bro / Soges teve seus jogos disputados na quarta-feira (29/9). A chuva da tarde de terça-feira adiouos confrontos para o dia seguinte, conforme pre-visto no regulamento. O Torino venceu seu tercei-ro jogo, goleou e é o líder isolado. Os Cuecas eCoroas Mirim Velha Guarda dividem a segundaposição. A próxima rodada será terça-feira (5/10),no Clube Sete de Setembro, em Lajeado.

3ª rodada – 29/9 – CTC – Lajeado Fênix 2x4 Os Cuecas Dínamo 3x2 Renegados Torino 5x0 Coroas Mirim VGFolga: Super 104ª rodada – 5/10 – Sete – Lajeado19h15 Super 10 x Renegados20h40 Fênix x Coroas Mirim VG21h30 Dínamo x TorinoFolga: Os Cuecas

COPA INTEGRAÇÃO CTC / SETE / SOGES – MÁSTER

Equipes PGTorino 9Os Cuecas 6Coroas Mirim VG 6Dínamo 4Super 10 1Renegados 0Fênix 0

CLASSIFICAÇÃO MÁSTER

Page 20: Escola experimenta Novo Ensino Médio

TEUTÔNIA COPA SICREDI 40 ANOS

ESPORTES

SÁBA

DO

, 2 d

e O

UT

UBR

O d

e 20

21

Chuva influencianovamente

51. 3762-2607

LEIA MAIS

DE OLHO NA REGIÃO

Lucas Leandro Brune

Recebo mensagensde diferentes

correntes políticas. Em9 meses, cenário ferve

LEIA MAIS

PODER DAS PALAVRAS

Luciana Brune

Palavras enfatizadas erepetidas a todo momen-to são constância, posici-

onamento e autoridade

Perca o medo dofracasso e não se

envergonhe de usar maiso lado direito do cérebro

DESAFIO EMPRESARIAL

Rosane Jasper

LEIA MAIS

TABELÃOPOPULAR

3ª rodada – 3/10 – Titulares e AspirantesLocal JogosForquetinha Nacional x 7 de Setembro CapitãoEncantado Lago Azul x Rui BarbosaLinha 32 Cruzeiro x EstudiantesFolga: Sete de Setembro-AM

COPA INTEGRAÇÃO LAFA – FUTEBOL AMADOR

FinaisData Local Jogos3/10 Pic. Felipe Essig SER Cultural x Travesseirense10/10 Centro Travesseirense x SER Cultural

MUNICIPAL DE TRAVESSEIRO – 2020

4ª rodada – 3/10 – Linha Perau Nova Aliança x Guarani Brasil x Juventude Bragantino x Independente* Classificação: Guarani 9; Juventude 6; Independente e Bragantino 4; NovaAliança 2; Brasil 0.

MARQUES DE SOUZA – FUTEBOL SETE

DA REDAÇÃO

M ais uma vez, o climapode interferir na re-alização da 2ª rodada– adiada – da Copa

Sicredi 40 anos – Futebol Sete.Segundo a Metsul Meteorologia, aprevisão para domingo (3/10) éde uma frente fria passando peloRio Grande do Sul e deve choverda tarde para a noite. Em geral nãose espera grandes volumes, mas

não se descarta a possibilidade deum temporal isolado. Para a bolarolar, depende de diversos fatoresque influenciam a qualidade dosgramados. A organização do cam-peonato aguarda até hoje (2/10)ou no máximo 8h30 deste domin-go para confirmar ou transferir arodada programada.

Depois de três jogos, as equi-pes já conhecem seus adversáriose planejam estratégias para as

próximas disputas. É o caso doslíderes: União da Germano, daChave A; Saidera e Atlético Gaúc-ho/Celtic da Chave B.

O público que prestigiará arodada deste domingo deve apre-sentar comprovante vacinal. Aexigência foi decidida em reuniãodo Gabinete de Crise do Estadona quarta-feira (29/9). As altera-ções serão publicadas em decretoe válidas a partir de 1º de outubro.

2ª rodada – adiada – 3/10Campo 1 – Chave B15:00 Alto Taquari x Saidera16:00 Ribeirense/Levi F.C x Canabarrense/Mussamba17:00 Atlético Gaúcho/Celtic x Juventude

Campo 2 – Chave A15:00 Boa Vista x Atlético Gaúcho/Gurizedo e Meninedo16:00 Fluminense da Harmonia x Ouro Verde17:00 Canabarrense/Força Jovem x União da Germano

COPA SICREDI 40 ANOS – FUTEBOL SETE

Chave A PG J V E D GF GS SGUnião da Germano 7 3 2 1 0 9 4 5Atlético Gaúcho/Gurizedo e Meninedo 6 3 2 0 1 8 6 2Canabarrense/Força Jovem 6 3 2 0 1 4 2 2Fluminense da Harmonia 4 3 1 1 1 4 4 0Boa Vista 3 3 1 0 2 4 5 -1Ouro Verde 0 3 0 0 3 5 13 -8

Chave B PG J V E D GF GS SGSaidera 9 3 3 0 0 8 1 7Atlético Gaúcho/Celtic 9 3 3 0 0 7 3 4Alto Taquari 4 3 1 1 1 6 4 2Canabarrense/Mussamba 3 3 1 0 2 2 5 -3Juventude da Frank 1 3 0 1 2 1 4 -3Ribeirense/Levi F.C 0 3 0 0 3 3 10 -7

CLASSIFICAÇÃO

O atleta Luan (8), doAtlético Gaúcho/Celticfoi escolhido craque dojogo pela segunda vez

PAOLA POSSENATO

ESTRELA COPA SOGES

Equipes já traçam possível classificaçãoDA REDAÇÃO

Neste sábado (2/10), a bola voltaa rolar pela 8ª e 9ª rodada da CopaSoges de Futebol Sete. A primeira faseavança e se aproxima da definição. Ao

final desta etapa, as equipes jogarãoas semifinais das séries Ouro, Prata ouBronze, conforme a posição na tabela.

Na 1ª divisão, o Sokanelinhascontinua líder somando 17 pontos.

Já na Segundona, após derrota narodada passada, o SPC caiu parasegunda colocação. Ocupando seulugar, a equipe Interditados FT com18 pontos.

Os craques do dia 25 de setembro,foram Moisés Kich, do Saidera e naSegundona, Lucas Fortes Santos, doManguaça FC. Ambos receberam pre-miação dos parceiros da competição.

3/10 – Bom Retiro do Sul Amigos da Sacola x Meninos do Mila Bar do Chico/Plano Costa x Santo Antônio Santo Isidoro F.C. x Os Guri da 24 BRK Só Feras/Novilho Nobre x Mercenários

COPA RUDIBAR – FUTEBOL SETE

1ª Divisão8ª rodada – 2/10 – Campo 212h30 Sem Bronca x Diretoria FC13h40 Super 10 Original x Demonhos Jr.14h50 Super 10 FC x Limitados/Sombras16h Xtotz United FC x Nárnia FT17h10 Sokanelinhas x Saidera18h20 Brocadores x Tô Com Sede* Classificação – Sokanelinhas 17; Super 10 e Xtotz United 15; Brocadores13; Diretoria 12; Super 10 Original 10; Saidera e Sem Bronca 9;Limitados/Sombras 7; Demonhos Jr 6; Nárnia 4; Tô com Sede 1.

2ª Divisão9ª rodada – 2/10 – Campo 112h30 Estrelas do Futuro FC x Velha Guarda FT13h40 Tsunami FC x Os Kururus NC14h50 Dinos FC x SPC16h Meia Boca Juniors x Firma FC17h10 Interditados FT x Manguaça FC18h20 Cevaria FC x Fúria FC* Classificação – Interditados 18; SPC 17; Tsunami 16; Fúria e Firma 13; OsKururus NC 12; Cevaria 11; Só Resenha 9; Manguaça 8; Estrelas do Futuro 7;Dinos e Meia Boca Juniors 5; Velha Guarda -3.

COPA SOGES DE FUTEBOL SETE