oriente médio novo

30
 ق ر ش ل ا  ط س و ا  

Upload: daniela-reck

Post on 16-Jul-2015

163 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 1/30

 

اوسط الشرق  

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 2/30

 

Localizado na porção oeste do continente asiático.Conhecida como Ásia Ocidental, a região quecompreende o Oriente Médio possui 6,8 milhões dequilômetros quadrados, com uma população estimadaem 260 milhões de habitantes.

É composta pelos países: Arábia Saudita, Bahrein,Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel,

Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã,Qatar, Síria e Turquia.

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 3/30

 

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 4/30

 

 A economia dos países que compõem oOriente Médio está vinculadadiretamente com a extração e o refinodo petróleo. Às vezes, essa épraticamente a única fonte de receitapara determinados países. Como a

região é constituída basicamente pordesertos com climas adversos,impróprio para agricultura, a maiorriqueza que eles possuem é, semdúvida, o petróleo. Dentre as diversas

 jazidas de petróleo do Oriente Médio, aconcentração maior do recurso está noGolfo Pérsico e na Mesopotâmia, osquais juntos possuem cerca de 60% detoda reserva do planeta.

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 5/30

 

Dentre os países do OrienteMédio, os maiores produtoresde petróleo são ArábiaSaudita, Irã, Iraque, Kuwait,Emirados Árabes Unidos,Catar e Bahrain.

 A imensa reserva de petróleoexistente no subcontinente,aliada a outros fatores decaráter econômico e político,favoreceram a criação da Opep(Organização dos PaísesExportadores de Petróleo), em1960, que é considerada umdos maiores cartéis do mundo.

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 6/30

 

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 7/30

 

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 8/30

  A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) foi criada em 1960 e sua sede fica em Viena, na Áustria. Sua principal finalidade éimpedir que os preços do petróleo no mercado internacional sejam fixadossegundo os interesses das grandes potências, onde estão sediadas asmaiores empresas petrolíferas. Essa política provocou a alta dos preços do petróleo nos anos 70. Desdeentão, muitos países passaram a explorar suas reservas e, em função desseaumento na concorrência, o preço do barril de petróleo está em baixa. Hoje, há conflitos de interesse entre os membros da OPEP cujo poder estádiminuindo. Dois países se desligaram da organização nos anos 90,Equador e Gabão. Os membros da organização são, em sua maioria países árabes do Oriente

 Médio (Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Catar e Emirados ÁrabesUnidos) e da África do Norte (Líbia Argélia). Fazem parte da OPEP fora domundo árabe, Indonésia, Nigéria e Venezuela. 

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 9/30

A instabilidade política característica éagravada pelo crescimento dofundamentalismo islâmico que prega o fimdo Estado Laico e das relações com oocidente. O Irã exemplifica essa situação:Estado teocrático, considera o ocidentedecadente e responsável pelo afastamentodos valores religiosos. Seu governo cerceiameios de comunicação e refuta as exigências

internacionais de respeito aos direitoshumanos, à liberdade de imprensa e aocontrole da energia nuclear.

Política

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 10/30

   A paisagem climática e botânicado Oriente Médio é desoladora,

 pois cerca de 90% de seuterritório é dominado por climas

do tipo árido e semi-árido. Parase ter ideia da hostilidadenatural da região, basta lembrarque os desertos ocupam cerca de

70% do território do Irã e do Afeganistão e 90% da ArábiaSaudita.

Características:

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 11/30

 O clima do Oriente Médio éárido e semiárido, o queproporciona o predomínio deuma paisagem vegetalmarcada pela presença deespécies xerófilas (nas áreasde clima árido), ou de estepese pradarias (nas áreas declima semiárido). Apenaspequenas faixas de terra, naporção litorânea, apresentamclimas um pouco maisúmidos, onde há presença deformações vegetaisarbustivas.

Clima & Vegetação.

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 12/30

O quadro vegetal é caracterizado pelo domínio das espéciesxerófilas (que vivem em lugares secos) nas áreas áridas e das

estepes nas áreas semiáridas, como a Turquia e a planície daMesopotâmia.

Nas áreas desérticas, as adversidades do meio natural não sãomarcadas somente pela escassez de chuvas, mas também pelas

 variações diárias de temperatura, que chegam a oscilar de 50°C

durante o dia a 0°C à noite. As concentrações populacionaisestabeleceram-se basicamente nos raros oásis (pontos de contatodo lençol freático ou águas subterrâneas com a superfície). Sãoexemplos clássicos a cidade de Damasco, na Síria, e a de Riad, na Arábia Saudita.

Os domínios de climas úmidos restringem-se às áreas litorâneas,destacando-se, a oeste, a ocorrência de clima e vegetaçãotipicamente mediterrâneos.

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 13/30

 

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 14/30

O relevo do Oriente Médio é formado predominantemente porplanaltos, limitados por importantes conjuntos montanhosos.Entre os planaltos, destacam-se o da Anatólia, na Turquia, o doIrã e o da Arábia. Já as planícies do Oriente Médio restringem-se às áreaslitorâneas, espremidas entre o litoral e os conjuntosmontanhosos. No interior, destaca-se apenas a planície daMesopotâmia, que se estende da Síria ao golfo Pérsico. Essahistórica planície, em sua maior parte localizada no Iraque,situa-se entre os dois mais importantes rios da região, o Eufrates(2.760 km) e o Tigre (1.950 km). Ambos nascem em terras daTurquia e desembocam no golfo Pérsico pelo Chat-el-Arab, canalformado pela confluência dos dois rios.

O RELEVO E A HIDROGRAFIA 

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 15/30

Os conflitos gerados pela presença do petróleono Oriente Médio extrapolam os limites de suaocorrência (na Mesopotâmia e no golfo Pérsico).0 canal de Suez, por exemplo, foi alvo deacirrada disputa bélica entre Egito e Israel, poisseu domínio implicava deter grande forçapolítica na região. Isso acontecia por conta daimportância desse canal para o escoamento dopetróleo, direcionado principalmente à Europa eaos Estados Unidos.Transportar o petróleo destinado à Europa pelocanal de Suez diminuía consideravelmente arota, que seria contornar a África. Hoje, ao quetudo indica, esse canal passou definitivamenteao controle egípcio e já não tem a mesmaimportância de outrora, pois os superpetroleirosfabricados nas últimas décadas compensam,pelo volume que transportam, a extensa viagempela costa africana.

O canal de Suez

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 16/30

Essa calmaria em relação ao canal, no entanto, pode não ser eterna,pois os movimentos de defesa do meio ambiente vêm questionandocada vez mais a presença desses petroleiros nos mares. Essa posição

é justificada pelos constantes desastres ecológicos ocasionados portais embarcações, que chegam a transportar mais de 400 mil toneladasde petróleo (uma série de acidentes tem provocado vazamentos cujostranstornos e prejuízos ao meio ambiente são incalculáveis). 

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 17/30

 

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 18/30

A população do Oriente Médio é superior a 210 milhões de habitantes, sendoos países mais populosos o Irã e a Turquia, que juntos abrigam cerca de 112milhões de indivíduos, ou seja, mais da metade da população regional.Há vários países com uma pequena população, como as nações localizadas junto ao golfo Pérsico - Catar, Bahrain, Emirados Árabes Unidos e Kuwait,que, reunidas, possuem população inferior a 5 milhões de habitantes, ou seja,menos de um terço da população da Grande São Paulo.Os grupos étnicos mais numerosos da região são os árabes (40%),concentrados, principalmente, na Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados

 Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã e Síria; osturcos, encontrados basicamente na Turquia e no Chipre; e os iranianos oupersas, no Irã.

 A estrutura etária é caracterizada pela extrema juventude da população, poiscerca de 40% dos habitantes têm entre 0 e 14 anos de idade. Essa juventude éreflexo da alta natalidade, que oscila em torno de 4%, e da baixa esperança de

 vida, que é de aproximadamente 60 anos na maioria dos países. Ocrescimento vegetativo supera, em muitas nações, a casa dos 3% ao ano.

População do Oriente Médio

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 19/30

 

 A religião dominante é a muçulmana, islâmica ou

maometana, adotada por mais de 70% da populaçãoregional. Essa religião constitui a grande força deunidade entre os povos, particularmente no mundoárabe e iraniano.

Há também no Oriente Médio grande número decristãos, como na Turquia e no Líbano, e de judeus,concentrados em Israel.

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 20/30

O Oriente Médio é o berço do judaísmo, do cristianismo e doislamismo. 0 islamismo, a religião que mais se expande nomundo, foi fundado no século VII por Maomé, árabe nascido emMeca (atualmente, em território da Arábia Saudita). Divide-seem duas seitas principais, a sunita e a xiita.Essa religião, que tem como divindade Alá e grande profetaMaomé, apoia-se no Corão, livro sagrado que define os seusprincípios básicos. Esses princípios são muitas vezes utilizadospelos dirigentes dos países islâmicos como importantes códigos,o que acaba transformando a religião num poderoso instrumentopolítico.

Os indivíduos ou grupos que lutam pela fusão dos preceitosreligiosos aos do Estado são denominados fundamentalistasislâmicos. A ação dos fundamentalistas se faz sentir com maiorintensidade nos países governados pelos muçulmanos xiitas.

O Islamismo

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 21/30

 

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 22/30

A posição das grandes potências nos conflitos regionaissempre foi baseada no apoio à tecnologia bélica local e

 venda de sofisticadas armas aos seus aliados. Talposição fomentou conflitos e transformou o Oriente

Médio num dos maiores mercados de armas no século XX, do qual nem o Brasil deixou de participar. Umaquestão difícil era escolher os aliados, pois o quadropolítico regional tem sido extremamente confuso e

instável. Tal precariedade política provocou sériosproblemas para as grandes potências.

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 23/30

Caso clássico foi o Irã, escolhido pelos Estados Unidos, durante aGuerra Fria, para ser o guardião do golfo Pérsico. Esse país,dirigido na época pelo xá Reza Pahlevi, recebeu dos EstadosUnidos um arsenal bélico de tal porte que o transformou, empoucos anos, na maior força militar do golfo Pérsico. Nesseperíodo de hegemonia bélica, o todo-poderoso xá Reza Pahleviperdeu sustentação política e foi derrubado do poder pela

Revolução islâmica de 1979. Em seu lugar, foi colocado o aiatoláKhomeini, que se declarou inimigo número um dos EstadosUnidos e passou a ameaçar os demais aliados norte-americanosna região.

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 24/30

Do outro lado, o Iraque foi escolhido pela extinta União Soviéticacomo aliado, que lhe forneceu armas e tecnologia bélica.

Colocado em situação de relativa independência, o Iraqueacabou comprando armas de vários países e passou a dispor deconsiderável arsenal bélico. De posse desse material e sob ocomando de Saddam Hussein, o Iraque invadiu o Kuwait emagosto de 1990, dando início à Guerra do Golfo. Esse conflito se

arrastou até fevereiro de 1991, depois de as forças de coalizão,compostas de 28 países, imporem uma fragorosa derrota aoIraque. A ação militar das forças de coalizão, liderada pelosEstados Unidos, foi autorizada pela ONU.

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 25/30

O território do Líbano é de 10.400 km2 e suapopulação é de aproximadamente 3 milhões dehabitantes, dos quais 80% são libaneses, 12%são palestinos e 8% são de outrasnacionalidades, destacando-se os armênios, ossírios e os curdos. Calcula-se que cerca de 65%

da população é de muçulmanos e 35% decristãos, que há muito lutam pelo controlepolítico do país. Pelo pacto políticoestabelecido em 1943, após a independênciaem relação à França, ficou determinado que amaioria da Câmara (cerca de 55% dosrepresentantes) fosse composta por cristãos,que na época eram maioria no país.

 A QUESTÃO DO LÍBANO

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 26/30

Com o passar dos anos, o quadro populacional alterou-se, já queo crescimento da população muçulmana foi muito maior.Entretanto, os cristãos recusaram-se a alterar o quadro decomando político definido pelo pacto, o que gerou forte reaçãopor parte dos muçulmanos.

 A situação política, já instável, agravou-se com o crescimento dasconcentrações palestinas no Sul do país. Isso levou à divisão

territorial, pois os cristãos, apoiados por Israel, exigem aexpulsão dos palestinos do Líbano. Os muçulmanos, declarando-se aliados da OLP, defendem a permanência dos palestinos emterritório libanês. As divergências acabaram determinando aformação de milícias armadas por ambas as partes e,

consequentemente, a ocorrência de sangrentos conflitos. Oquadro complicou-se quando a Síria, alegando uma posturamoderadora, ocupou o Norte do país em 1976, e mais aindaquando Israel ocupou o Sul do Líbano em 1982, visandodesmantelar as forças militares da OLP na região.

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 27/30

 

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 28/30

Em 1989, com o apoio dos Estados Unidos, Rússia, França, ReinoUnido e principais países árabes, numa reunião na ArábiaSaudita, foi aprovada uma Carta de Reconciliação Nacional.Participaram das discussões as três principais facções militares

libanesas: Drusa, Amal (muçulmana) e Falange (cristã). Entre asintenções expressas na Carta, destacavam-se a determinação dese compor um governo comum, entre cristãos e muçulmanos, e odesarmamento das milícias no país. Após a Guerra do Golfo, em troca do apoio que deu às forças decoalizão, a Síria recebeu carta branca dos Estados Unidos para

dirigir o processo de unificação do Líbano. Para tanto, em 1991 foiassinado um tratado sírio-libanês, fortalecendo as relações entreos dois países, considerado pelos opositores uma autorizaçãopara que a Síria viesse a transformar o Líbano em seuprotetorado.Mesmo levando-se em conta o avanço das negociações entre ossírios e as milícias armadas, que em sua grande parte jádepuseram suas armas, o país ainda não está livre de conflitos ebombardeios internos. Isso deve-se sobretudo às frequentesinvestidas israelenses no Sul do país, em ataque às forçasguerrilheiras do Hezbollah (Partido de Deus).

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 29/30

 

 

5/14/2018 Oriente Médio novo - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/oriente-medio-novo 30/30

Um trabalho de :Lorenzo A. Ribas

Sheila Talgatti

 João Vitor F.