conflito oriente médio

30
Conflitos no Oriente Médio

Upload: carla-picoli

Post on 12-Dec-2015

14 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

História

TRANSCRIPT

Page 1: Conflito Oriente Médio

Conflitos no Oriente Médio

Page 2: Conflito Oriente Médio

Guerra árabe-israelense

Foi a primeira de uma série de guerras, entre o Estado de Israel e seus vizinhos estados árabes, a partir da declaração de independência de Israel. A guerra foi declarada pelos estados árabes, que haviam rejeitado o Plano da ONU de Partição da Palestina segundo o qual seria criado um estado árabe e um estado judeu na Palestina. A guerra teve início em 15 de maio de 1948, com o fim do Mandato Britânico na Palestina, quando já estava em curso uma guerra civil na Palestina, desde 1947. O cenário principal da guerra foi o antigo território do Mandato, mas também incluiu, durante um curto período, a península do Sinai e o sul do Líbano. O conflito terminou com os acordos do armistício israelo-árabe de 1949 e vários cessar-fogo, entre fevereiro e julho de 1949.

Page 3: Conflito Oriente Médio
Page 4: Conflito Oriente Médio
Page 5: Conflito Oriente Médio
Page 6: Conflito Oriente Médio
Page 7: Conflito Oriente Médio
Page 8: Conflito Oriente Médio

Guerra do Suez

A Guerra do Suez, também conhecida como Segunda Guerra Israelo-Árabe ou Crise de Suez, teve início em outubro de 1956, quando Israel, com o apoio da França e Reino Unido, que utilizavam o canal para ter acesso ao comércio oriental, declarou guerra ao Egito. O Egito, numa atitude unilateral de combate ao colonialismo anglo-francês, tinha nacionalizado o canal de Suez e fechado o porto de Eilat, o que ameaçava os projetos de Israel de irrigação do deserto do Negev e cortava o seu único contato com o mar Vermelho no golfo de Aqaba. Em contrapartida, Israel conquistou a península do Sinai e controlou o Golfo de Aqaba, reabrindo o porto de Eilat.No desenrolar do conflito, os egípcios foram derrotados, mas os Estados Unidos da América e a União Soviética interferiram, e em 1959 obrigaram os três países a retirarem-se dos territórios ocupados sob a supervisão das tropas das Nações Unidas.

Page 9: Conflito Oriente Médio

Canal de Suez

Page 10: Conflito Oriente Médio

Guerra dos Seis Dias

Page 11: Conflito Oriente Médio

Em 5 de junho de 1967, deu-se início à Guerra dos Seis Dias. Conflito armado pelos israelenses, com o apoio dos EUA, atacaram o Egito, a Síria e a Jordânia. Depois da vitória, os israelenses anexaram-se à península do Sinai, faixa de Gaza, Cisjordânia e colinas da Golam Anos depois do conflito árabe-israelense, o Egito voltou a ocupar o deserto do Sinai.

Page 12: Conflito Oriente Médio

Em 1967, adiantando um ataque iminente do Egito e da Jordânia, Israel surpreendeu as nações aliadas, lançando um ataque preventivo e arrasador à força aérea egípcia. Em 5 de junho, ao amanhecer, a força aérea israelense (FAI), fez um ataque coordenado às principais bases aéreas do Egito, destruindo todos os seus aviões no solo e inutilizando as pistas, marcando o início da Guerra dos Seis Dias.

Page 13: Conflito Oriente Médio

No período da guerra, a FAI, destruiu 350 aviões árabes e perdeu 31. O exército Egípcio tinha 7 divisões e cerca de 950 carros de combate.O exército israelense montou a Operação Lençol Vermelho, fazendo um ataque-relâmpago.

Page 14: Conflito Oriente Médio

Em 8 de junho, os israelenses fizeram uma armadilha, destruindo60 tanques, 100 caminhões e 300 veículos. Para reabrir o estreito de Tiran, foi enviado um grupo de combate para o sul da península, a fim de encontrar com as forças para-quedistas que saltavam em Sharma-el-Sheikh, não teve luta porque a guarnição egípcia havia se retirado. Dificilmente na história militar, ocorreu uma vitória tão ampla e que foi conquistada em tão pouco tempo, foram apenas 4 dias para derrotar um grande exército com 7 divisões.

Page 15: Conflito Oriente Médio
Page 16: Conflito Oriente Médio
Page 17: Conflito Oriente Médio
Page 18: Conflito Oriente Médio
Page 19: Conflito Oriente Médio
Page 20: Conflito Oriente Médio
Page 21: Conflito Oriente Médio
Page 22: Conflito Oriente Médio
Page 23: Conflito Oriente Médio
Page 24: Conflito Oriente Médio

Muro da segregação

Page 25: Conflito Oriente Médio

O Muro da Cisjordânia é uma muralha que separa Israel da Cisjordânia, cuja construção está sendo realizada pelo Governo israelense. Uma pequena parte do muro (cerca 20%) coincide com a antiga Linha Verde; os 80% restantes situam-se em território cisjordaniano, onde adentra até 22 km, em alguns lugares, para incluir colonatos de Israel densamente povoados.

Page 26: Conflito Oriente Médio

O Muro consiste numa rede de vedações com trincheiras rodeadas por uma área de exclusão média de 60m (90%) e por paredes de concreto de até 8 metros de altura. Sua maior extensão está na Cisjordânia, acompanhando, em parte, as fronteiras definidas no Armístico árabo-israelense de 1949 ou Linha Verde, que separava Israel e a Jordânia.

Page 27: Conflito Oriente Médio

Agora, o muro marca os limites da Cisjordânia. Quando estiver terminado, aproximadamente 10% do território da Cisjordânia, Incluída Jerusalém Ocidental, estará isolado pela barreira e conectado a Israel.

Page 28: Conflito Oriente Médio

A muralha começou a ser construída em 2002, durante o governo do Primeiro ministro israelense, Ariel Sharon, para evitar a infiltração de terroristas suicidas palestinos em Israel. A iniciativa suscitou críticas da comunidade internacional, que considera o muro como um símbolo de segregação. O tribunal Internacional de Justiça de Haia o declarou ilegalem 2004 , pois a barreira corta terras palestinas e isola cerca de 450.000 pessoas. Segundo dados de Abril de 2006, a extensão total da barreira, definida pelo governo israelense é de 721 km, dos quais 58,04% estão construídos, 8,96% em construção e 33% por construir.

Page 29: Conflito Oriente Médio

Atentados de 11 de Setembro

Page 30: Conflito Oriente Médio

Na manhã deste dia, quatro aviões comerciais foram sequestrados, sendo que dois deles colidiram contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Um terceiro avião, o American Airlines Flight 77, foi direcionado pelos sequestradores para uma colisão contra o Pentágono, no condado de Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, que atingiria o Capitólio, o United Airlines Flight 93, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia.