escola estadual presidente vargas · web viewcomparar o uso e funções da arte no cotidiano,...

15
ATIVIDADE PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR Turma: 2°ano F Turno: Matutino Disciplina: Arte Professor: Marcos Marin Período para realização: 25 de maio a 05 de junho Prazo de entrega: 05/06/2020 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES E/OU CONTEÚDO - Arte Neoclássica; Comparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte, observando influências culturais de gêneros e etnias. (EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas. (EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais. METODOLOGIA Atividades previstas: - Após pesquisar sobre as características do Neoclassicismo e leitura da obra: A Morte de Marat, responder um questionário e fazer uma produção de releitura através de criações autorais com desenho ou fotografia de cena. O aluno poderá fazer parte da releitura se colocando no lugar do personagem Marat, bem como toda a produção de figurino e cena, batendo foto para registro que deverá ser enviada para análise e pontuação. Tirar foto e enviar por e-mail para o professor poder avaliar. SUGESTÃO DE SITE/VÍDEO https://bit.ly/2VFuxr9 - Neoclassicismo. https://bit.ly/2SaLjft - Artigo “Pinturas de Jacques-Louis David: A construção de imagens sobre a antiguidade e suas leituras”. https://bit.ly/2y0LXoZ - Análise da obra A Morte de Marat. AVALIAÇÃO/ VALOR DA ATIVIDADE A avaliação ocorrerá de maneira contínua nas dimensões, formativa e somativa, considerando os aspectos quantitativos e qualitativos em

Upload: others

Post on 28-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

ATIVIDADE PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR

Turma: 2°ano F Turno: MatutinoDisciplina: ArteProfessor: Marcos MarinPeríodo para realização: 25 de maio a 05 de junho Prazo de entrega: 05/06/2020COMPETÊNCIAS E HABILIDADES E/OU CONTEÚDO- Arte Neoclássica;

Comparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte, observando influências culturais de gêneros e etnias.

(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.

(EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

METODOLOGIA

Atividades previstas: - Após pesquisar sobre as características do Neoclassicismo e leitura da obra: A Morte de Marat, responder um questionário e fazer uma produção de releitura através de criações autorais com desenho ou fotografia de cena. O aluno poderá fazer parte da releitura se colocando no lugar do personagem Marat, bem como toda a produção de figurino e cena, batendo foto para registro que deverá ser enviada para análise e pontuação.

Tirar foto e enviar por e-mail para o professor poder avaliar.

SUGESTÃO DE SITE/VÍDEO https://bit.ly/2VFuxr9 - Neoclassicismo.https://bit.ly/2SaLjft - Artigo “Pinturas de Jacques-Louis David: A construção de imagenssobre a antiguidade e suas leituras”.https://bit.ly/2y0LXoZ - Análise da obra A Morte de Marat.AVALIAÇÃO/ VALOR DA ATIVIDADEA avaliação ocorrerá de maneira contínua nas dimensões, formativa e somativa, considerando os aspectos quantitativos e qualitativos em relação ao conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades e competências. A composição da nota bimestral dar-se-á, proporcionalmente ao total de 10,0 pontos. avaliação deverá considerar as respostas corretas. O valor será de 0 a 10 pontos.

CONTATO DO PROFESSOR:E-mail ou outras mídias para devolutiva da APC 5 ao professor:

[email protected] ;

Whatsapp: 67 99653-9587 ; Google Classroom.

Page 2: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

NeoclassicismoO Neoclassicismo (novo classicismo) representa um movimento artístico e cultural que envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura.Surgiu no século XVIII na Europa se espalhando pelo mundo, permanecendo até meados do século XIX.

Recebe esse nome uma vez que esteve baseado nos ideais clássicos. Trata-se de um movimento de oposição aos exagero, rebuscamento e complexidades do Barroco.

Ele surge após a Revolução Francesa (1789), o início da Revolução Industrial e no contexto do Iluminismo chamado de “Era da Razão”.

Características do Neoclassicismo Valorização do passado histórico Influência da arte clássica (greco-romana) Baseado nos ideais iluministas Oposição ao Barroco e ao Rococó Temas mitológicos e cotidianos Racionalismo, academicismo e idealismo Harmonia e beleza estética Simplicidade e equilíbrio das formas Uso da Proporção e da clareza Imitação da natureza

Arquitetura Neoclassicista

Page 3: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

Panteão de Paris, França

A arquitetura neoclássica foi fundamentada nos ideais clássicos e nas construções erigidas durante o período do Renascimento.

O "Panteão de Paris" é um dos maiores exemplos da arquitetura desse período localizada na França. Além dele, o "Portão do Brandemburgo", em Berlim, demostra a forte presença desse estilo em outros países europeus.

Literatura NeoclassicistaO principal movimento literário alinhado aos ideais neoclassicistas foi o Arcadismo.

A literatura nesse período é revelada pela simplicidade na linguagem. Isso acontece através do uso de um vocabulário simples, bem como pela escolha dos temas associados ao cotidiano, à natureza e à mitologia.

Pintura Neoclassicista

Page 4: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

Retrato de Mrs. Serizy, Jacques-Louis David

A pintura apresenta diversas características desse período, o qual buscava a pureza e a harmonia das formas.

Inspirados na artes greco-romana e renascentista, o realismo, o racionalismo das obras e o equilíbrio das cores foram essenciais para disseminar esse estilo nas artes plásticas.

Merecem destaque os pintores neoclássicos franceses: Jacques-Louis David (1748-1825) e Jean Auguste Dominique Ingres (1780-1867).

Escultura Neoclassicista

Eros e Psiquê, Antonio Canova

A Escultura Neoclássica vem unir diversos elementos baseados na escultura clássica, donde o uso do mármore é sua mais forte característica.

Busca-se a harmonia das proporções e das formas com a exploração de temas relacionados a mitologia e personagens heroicos.

Roma foi o grande e importante centro irradiador desse estilo com destaque para o escultor italiano: Antonio Canova (1757-1822).

Page 5: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

Neoclassicismo Brasileiro

Interior da Casa França-Brasil, Rio de Janeiro

No Brasil, o Neoclassicismo começa no século XIX. Ainda que não tenha tido tanta representatividade no país, alguns monumentos, artes plásticas e obras literárias demostram sua influência.

A Casa França-Brasil é um dos exemplos arquitetônicos do desenvolvimento desse estilo no país. Os pintores europeus que estiveram no Brasil durante esse período apresentam obras com características neoclássicas, a saber: Rugendas (1802-1858), Taunay (1755-1830) e Debret (1768-1848).

Na literatura, o arcadismo no Brasil teve como marco inicial a publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa (1729-1789), em 1768.

Além dele destacam-se os escritores: Santa Rita Durão (1722-1784), Basílio da Gama (1741-1795) e Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810).

Análise da obra: "A Morte de Marat" de Jacques - Louis DavidJacques Louis David, discípulo de Vien (diretor da Academia), aperfeiçoou a sua linguagem clássica durante uma prolongada estadia em Roma, entre 1774 e 1780. De volta à França, o pintor estabeleceu fortes ligações, com os líderes políticos da Revolução Francesa, o que lhe permitiu assumir um papel de relevo sobre a produção artística nesse país. Revolucionário não só ao nível político mas também enquanto artista, David assinala, através de uma suas obras pioneiras, "O Juramento dos Horácios" (1784), o fim do estilo rococó (representado por Fragonard) e a ascensão da estética neoclássica.

O quadro "A Morte de Marat" representa um acontecimento emblemático da Revolução Francesa (o assassinato de um dos seus chefes políticos), denunciando em simultâneo as divergências e os conflitos internos que rodearam o processo revolucionário e que só foram solucionadas com a ascensão de Napoleão Bonaparte. Jean-Paul Marat, amigo pessoal de David, tinha uma doença

Page 6: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

de pele especialmente dolorosa que o obrigava a permanecer dentro de uma banheira durante o dia enquanto trabalhava. Um dia, Charlotte Corday entrou no aposento, tendo como pretexto a entrega de uma mensagem e assassinou-o, enterrando-lhe uma faca no peito.Para David, este quadro foi concebido como um monumento para um homem que foi simultaneamente herói, mártir e amigo. Embora dominada por uma forte emotividade, a obra deve também ser entendida a partir de um ponto de vista documental, enquanto testemunho e descrição da ação. Como em muitos outros trabalhos iniciais David, todos os objetos presentes na tela têm uma função concreta, tendo sido evitado qualquer detalhe ou alusão supérflua de forma a não prejudicar a clareza do tema. Desta forma, a composição é francamente encenada, de forma incluir todos os sinais e pistas para uma identificação e compreensão do acontecimento: a banheira, a faca, a carta, a ferida e o sangue.

À simplicidade e estaticidade da composição, dominada por fundo escuro liso que encerra a imagem, contrapõe-se o expressivo e vital tratamento da luz e da cor que revelam uma direta inspiração em algumas experiência pictóricas de temática religiosa dos pintores barrocos Caravaggio, Pietro da Cortona, Ribera e Zurbarán, pelos quais David nutria uma especial admiração. Uma fonte luminosa rasante ilumina a figura partir de um ponto alto, criando uma atmosfera mística acentuada pela vibração cromática do fundo. A utilização de tons frios e tendencialmente escuros permitiu realçar alguns pormenores dos corpo morto recorrendo a subtis e simbólicas manchas avermelhadas, contribuindo igualmente para destacar a caixa de madeira onde David inscreveu a sua dedicatória.

O sentido moralístico e didático desta pintura anuncia o carácter propagandístico dos trabalhos posteriores de David que, enquanto pintor favorito de Napoleão Bonaparte, se tornou um dos expoentes máximos da pintura histórico-patriótica oficial.

O quadro "A Morte de Marat" (com as dimensões de 165 por 128 centímetros) está exposto no Musée Royal des Beaux-Arts de Bruxelas.

Aspectos Importantes:

A luz: a luz de “A Morte de Marat” é bastante teatral. Enquanto o caixote, a cabeça e os braços de Marat estão bem iluminados, os detalhes mais sangrentos ficam nas sombras.

Marat: em vida, Marat era um homem radical e impetuoso. Além disso, sofria de uma doença de pele, que deformava as suas feições. Mas em “A Morte de Marat”, este é retratado jovem e belo, com uma expressão serena no rosto. A sua posição lembra a “Pietà”, de Miguel Ângelo, conduzindo a uma analogia com a iconografia cristã.

Os móveis: a simplicidade dos móveis e utensílios no quadro “A Morte de Marat” revelam um Marat de poucas posses, um homem do povo. O caixote com a dedicatória de David lembra uma lápide.

O assassinato: Marat é retratado neste quadro instantes após o seu assassinato, cometido pela jovem Charlotte Corday. Quase não há sangue em “A Morte de Marat”, apenas algumas gotas e a água da banheira, avermelhada. Jacques Louis David escolhe concentrar a atenção do observador no mártir, e não no crime em si.

A faca: deixada no chão, a faca é do mesmo tamanho da pena utilizada por Marat. Estes objectos contam a história do crime. Enquanto Charlotte utiliza uma arma, Marat luta com ideias.

Page 7: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

Os bilhetes: dois bilhetes aparecem em “A Morte de Marat”. Um está nas mãos de Marat, e é o suposto documento que lhe foi entregue pela assassina, Charlotte. Está escrito: "Il suffit que je sois bien malheureuse pour avoir droit a votre bienveillance". No outro bilhete, Marat faz uma doação a uma viúva de guerra. O autor procura retratar a generosidade de Marat.

A Morte de Marat. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. abstracaocoletiva.com.br

wikipedia (Imagens)

Page 8: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

Detalhe do bilhete de Charlotte Corday  "Il suffit que je sois bien malheureuse pour avoir droit a votre bienveillance".

Outras Versões

Charlotte Corday  - Paul Jacques Aimé Baudry (1860)

Page 9: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

A Morte de Marat - Joseph Roques

A Morte de Marat - Santiago Rebull

Page 10: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

ATIVIDADES/ EXERCÍCIOS - APC DE ARTE

ALUNO(A): ______________________________________________________Turma: 2º ano F

Prof. Marcos Marin

APÓS REALIZAR OS ESTUDOS DOS MATERIAIS E SITES SUGERIDOS RESPONDA AS QUESTÕES:

1 - A respeito do Neoclassicismo é correto afirmar que: (valor: 1,30)

a. enfrentou a reação protagonizada pelo Romantismo, que conferiu grande importância em seus trabalhos à moderação e à ordem, padrões ignorados pelos artistas neoclássicos.

b. as academias de belas artes, mantidas pelo governo, tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do estilo neoclássico ao ensinar a seus alunos as regras de composição e de beleza que rompiam com os padrões consagrados pela antiguidade Greco-romana.

c. a Revolução Francesa e a ascensão da burguesia formaram o cenário ideal para o fortalecimento da Arte neoclássica, fundamentada nos ideais de racionalidade do Iluminismo.

d. a Arte neoclássica vicejou durante o século XVIII, entrando em declínio com o início do governo de Napoleão Bonaparte, fortalecendo-se novamente apenas após a queda do imperador.

e. o neoclassicismo se baseia majoritariamente nos modelos legados pela arte renascentista.

2 - Sobre a obra em questão (valor: 1,30)

Sobre a obra em questão, considere as afirmativas:I. A pintura não tem relação com a política do seu período, tendo sido feita por um artista

em homenagem a um amigo.II. A pintura ironiza o protagonista, zombando de sua morte pouco heróica.III. A pintura associa o protagonista a um mártir, através do braço caído,  postura

iconográfica característica do Cristo morto.IV. A composição instável é característica desse estilo de pintura .

Page 11: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

Estão corretas:

a. I e III

b. I, III e IV

c. I, II e IV.

d. I e II.

e. Apenas III. 3 - Ainda sobre o quadro do exercício anterior: (valor: 1,30)

Marat foi um importante personagem na Revolução Francesa (1789). Seu assassinato teve várias representações. Uma delas foi o quadro de David "A Morte de Marat", um símbolo do movimento revolucionário e de grande importância para a história da arte. Em relação a essa obra, é correto afirmar que:

a. David ressaltou características da história pessoal de Marat, ou seja, um revolucionário de origem humilde e camponesa.

b. Marat foi retratado como um símbolo dos radicais girondinos, responsáveis pela expulsão dos montanheses da Convenção e execução de seus líderes.

c. David inaugurou a pintura histórica, mítica e heroica, apresentando a eternidade do personagem.

d. David retratou Marat de uma forma não épica, diferenciando sua obra do idealismo da arte acadêmica aristocrática.

e. David transformou Marat em personagem das tragédias gregas e sua morte em um ato romântico da revolução.

4 - Com a criação da Academia Imperial de Belas Artes por D. João VI, foram contratados artistas franceses, do Instituto de França, vanguarda na época. Ao chegarem ao Brasil, esses artistas instituíram uma escola que professava a estética artística denominada: (CESGRANRIO 2011) (valor: 1,30)

a.expressionista

b.gótica

c.barroca

d.impressionista

e.neoclássica

Page 12: Escola Estadual Presidente Vargas · Web viewComparar o uso e funções da arte no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discutindo sobre as estéticas das obras de arte,

5 -O neoclassicismo foi um movimento artístico, surgido na Europa por volta de 1750, durando até meados do século XIX. (UNICANTO) (valor: 1,30)

Este movimento teve como objetivo principal resgatar os valores estéticos e culturais das civilizações da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). A arte neoclássica era:

a.Voltada para a religião.

b.Voltada para a população de classe baixa.

c.Uma arte acadêmica.

d.Uma arte que buscava a fuga das regras.

e.Uma maneira de enxergar o mundo.

6- Faça uma releitura sobre a obra de Marat. Você poderá utilizar de desenho e pintar com lápis de cor, tinta, aplicação com colagens, etc, ou fazer uma performance como se fosse o personagem se vestindo e arrumando o cenário parecido com o da pintura para tirar uma foto para o registro e análise da atividade. (Valor: 3,5)