escola bÍblica dominical - 1º trimestre / 2013 - … · escola bÍblica dominical - 1º trimestre...

3
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS - ELIAS E ELISEU UM MINISTÉRIO DE PODER PARA TODA A IGREJA LIÇÃO 8 - O LEGADO DE ELIAS A - MAPA DIDÁTICO DA AULA B - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁGINA 56 DA REVISTA CPAD- MESTRE I - CARACTERÍSTICAS PARA VOCAÇÃO DIVINA 1. CHAMADA 1.1.Chamada Universal para Salvação Deus faz um convite aos pecadores para o estado de graça e salvação, por meio da pregação do evangelho de Cristo. É uma chamada celestial, é universal, tem resultados universais, nos que se salvam ou nos que se perdem. Essa chamada harmoniza-se com o propósito divino no tocante a cada pessoa, portanto, esta chamada também é de ordem pessoal.(Rm 8:28-39) 1.2. Chamada Individual ao Serviço Deus também convida alguém para realizar algum serviço ou ofício especial, como no caso do apostolado, da pregação missionária, do sacerdócio, do ensino ou para alguma outra ocupação específica sempre com um propósito (Rm 1:1). A partir de um chamado a pessoa terá que se expressar e se desenvolver espiritualmente (1 Co 7:20-24) 2. UNÇÃO Do ponto de vista espiritual a "unção" significa que a presença permanente do Espírito Santo está com o crente . É uma operação espiritual dada diretamente por Yahweh que em algumas vezes se materializa pelo derramamento do óleo de azeite sobre o escolhido (1 Sm 16:1-13; Lc 4:16-22). 3. FORMAÇÃO É a formatação de um caráter moral, ético, social e espiritual de um ser, de modo a acumular experiências e provisão de meios para bem desempenhar a sua chamada, a sua vocação. Em sua maioria da vezes esta formação dar-se-á através de uma pessoa referencial, com suas respectivas atitudes e procedimentos, comparados aos valores absolutos de Deus exarados na Bíblia Sagrada. (1 Sm 3:1;19-21; Rm 5:1-5). 4. CAPACITAÇÃO A capacitação espiritual não se embasa nas capacidades naturais do homem, nos terrenos físico, moral e intelectual. Esta capacitação se refere as realizações, segundo a vontade de Deus, daquele que foi

Upload: dongoc

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2013 - … · ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS ... pelo derramamento do óleo de azeite

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD

LIÇÕES BÍBLICAS - ELIAS E ELISEU

UM MINISTÉRIO DE PODER PARA TODA A IGREJA

LIÇÃO 8 - O LEGADO DE ELIAS

A - MAPA DIDÁTICO DA AULA

B - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁGINA 56 DA REVISTA CPAD- MESTRE

I - CARACTERÍSTICAS PARA VOCAÇÃO DIVINA

1. CHAMADA

1.1.Chamada Universal para Salvação

Deus faz um convite aos pecadores para o estado de graça e salvação, por meio da pregação do evangelho de Cristo. É uma chamada celestial, é universal, tem resultados universais, nos que se salvam ou nos que se perdem. Essa chamada harmoniza-se com o propósito divino no tocante a cada pessoa, portanto, esta chamada também é de ordem pessoal.(Rm 8:28-39)

1.2. Chamada Individual ao Serviço

Deus também convida alguém para realizar algum serviço ou ofício especial, como no caso do apostolado, da pregação missionária, do sacerdócio, do ensino ou para alguma outra ocupação específica sempre com um propósito (Rm 1:1). A partir de um chamado a pessoa terá que se expressar e se desenvolver espiritualmente (1 Co 7:20-24)

2. UNÇÃO

Do ponto de vista espiritual a "unção" significa que a presença permanente do Espírito Santo está com o crente . É uma operação espiritual dada diretamente por Yahweh que em algumas vezes se materializa pelo derramamento do óleo de azeite sobre o escolhido (1 Sm 16:1-13; Lc 4:16-22).

3. FORMAÇÃO

É a formatação de um caráter moral, ético, social e espiritual de um ser, de modo a acumular experiências e provisão de meios para bem desempenhar a sua chamada, a sua vocação. Em sua maioria da vezes esta formação dar-se-á através de uma pessoa referencial, com suas respectivas atitudes e procedimentos, comparados aos valores absolutos de Deus exarados na Bíblia Sagrada. (1 Sm 3:1;19-21; Rm 5:1-5).

4. CAPACITAÇÃO

A capacitação espiritual não se embasa nas capacidades naturais do homem, nos terrenos físico, moral e intelectual. Esta capacitação se refere as realizações, segundo a vontade de Deus, daquele que foi

Page 2: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2013 - … · ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS ... pelo derramamento do óleo de azeite

chamado, ungido e formado para o desempenho de sua vocação. É na capacitação que o chamado de Deus é confirmado perante os olhos das outras pessoas. (2 Co 12:11-12;.Mc 16:14-18)

II - A VOCAÇÃO DIVINA DE ELISEU

1. CHAMADO

A chamada de Eliseu foi uma expressão da soberania do Senhor Yahweh que agora buscava um sucessor para Elias para dar continuidade a um ministério que havia sido levantado para destruir o culto a Baal entranhado no povo israelita.(1 Rs 19:15-17),

Algumas importantes características do chamado de Eliseu foram:

1.1 Disponibilidade.

Eliseu não recusou e se mostrou disponível ao chamado divino.(1 Rs 19.20). Se o Senhor chamar devemos nos dispor a atender o Senhor (Is 6:8)

1.2 Renúncia.

Eliseu tinha um trabalho e amava muito a sua família, mas completamente certo do chamado divino se desfez dos bois e equipamentos e absorveu a ideia que sua missão agora era outra (1 Rs 20-21).

1.3 Serviço.

O chamado de Eliseu nos ensina que para servimos ao Senhor é preciso ter disposição, humildade para o aprendizado e para a prática, com o uso absoluto de referenciais. Eliseu exerceu o seu chamado aprendendo com, e servindo a Elias. É ampla a demonstração desta metodologia de preparação dos homens de Deus para o seu ministério na Bíblia: Josué foi preparado por Deus servindo Moisés (Êx 24.13; 33.11; Nm 11.28; Js 1.1); Samuel serviu a Eli (I Sm 2.11; 3.1); Timóteo servia a Paulo, a quem ele chama de filho (I Co 4.17; I Tm 1.2,18; II Tm 1.2; 3.14)

2. UNÇÃO

A Chamada de Eliseu foi feita através de Elias e a unção de Deus sobre Eliseu se materializou quando o profeta do fogo lançou sobre ele o manto consagrando esta chamada de Deus. Pode ter parecido um ato simbólico, mas que nos tempos antigos significava a transferência de poder e autoridade espiritual. (1 Rs 19.19).

3. FORMAÇÃO

Eliseu recebe a chamada e a unção do Senhor, porém, não estava pronto para a obra de Deus. Deveria agora passar por uma sólida formação em seu caráter, em sua vida moral, social e espiritual. Eliseu entendeu isto rapidamente e se colocou a disposição para servir a Elias, o homem de Deus (1 Rs 19:21). Eliseu se tornou o servo mais fiel e o menor aprendiz espiritual de Elias andando com ele para onde Elias ia observando o seu procedimento, servindo em tudo ao profeta do fogo. ( 2 Rs 2:1-7; 2 Rs 3:11).

4. CAPACITAÇÃO

Eliseu ao andar com Elias percebeu que o chamado, a unção e a formação não eram suficientes para desempenhar o ministério e então necessitava da confirmação de sua capacitação e assim pediu com humildade uma porção dobrada da unção de Elias, algo muito difícil, mas foi contemplado com esta benção e após Elias ser arrebatado num redemoinho por um carro e cavalos de fogo; Eliseu com o manto de Elias que havia sido deixado, feriu as águas do Jordão e passou em seco pelo leito do rio. (1 Rs 2:9-14). Devido a este fato, Eliseu não precisou alardear que era o escolhido do Senhor para suceder Elias, o próprio povo o reconheceu com sucessor do profeta do fogo.(2 Rs 2:15-18)

III - LEGADO DE ELIAS

Elias é um homem de incomensuráveis virtudes espirituais tais como: Fé (fogo do céu desceu para queimar o holocausto), Oração (Elias falava com Deus e Deus falava com Elias na caverna, no deserto, no monte), amor a Deus (Elias tinha zelo pelas coisas de Deus) e também virtudes morais nas quais podemos destacar, sua coragem (Elias enfrentou os profetas de Baal), integridade (Elias confrontou as injustiças do rei Acabe cometidas contra Nabote) e por fim sua incondicional obediência a Yahweh (Elias foi a fonte de Querite para ser alimentado por corvos, foi até a viúva de Sarepta, enfrentou os profetas de Baal, ungiu o seu sucessor,etc). Todos os eventos descritos em 1 Rs 17-21, testificam claramente que este homem é verdadeiramente um homem de Deus.

Page 3: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2013 - … · ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS ... pelo derramamento do óleo de azeite

IV - CONCLUSÃO

Infelizmente, em nossos dias temos homens que não foram chamados por Yahweh que maculam o reino de Deus e distorcem as Doutrinas Divinas registradas na Bíblia Sagrada. Segundo a vontade destes homens, consagram a si e a outros homens como ministros do Senhor segundo seus próprios escusos interesses.

Não possuem vocação divina, através de um chamado, da unção, da formação e da capacitação que consagra o homem como um homem de Deus. Um caso desta estirpe exarada na Bíblia é o de um homem chamado Mica que construiu uma casa de deuses, consagrou um de seus filhos como sacerdote, e posteriormente consagrou um levita como sacerdote, sendo que este queria apenas dinheiro, roupa e sustento para servir a Mica e não tinha compromisso em servir ao Senhor dos Exércitos (Jz 17:1-13)

A história do reino de Deus é construída e consolidada por homens que se colocam a disposição do Senhor Yahweh, renunciam aos seus próprios interesses pessoais e tem como foco em sua vida o de servir ao Senhor dos Exércitos com amor e dedicação. E dentre tantos outros personagens da Bíblia Elias e Eliseu guardaram estes predicados, agradaram e alegraram a Deus. Façamos o mesmo!