escola bahiana de medicina e saÚde pÚblica – ebmsp · os diferentes sistemas de saúde, a...

12

Upload: trankhuong

Post on 14-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA – EBMSP

PROCESSO SELETIVO 2013.2CURSO DE MEDICINA - SEGUNDA FASE

Este Caderno de Provas contém uma Prova de Redação e uma Prova Discursiva com quinze questões de Ciências da Natureza e de Matemática.

Antes de iniciar as Provas, confira a sequência das páginas e da numeração das questões do seu Caderno de Provas. Se identificar qualquer equívoco, informe-o imediatamente ao aplicador de provas.

Para responder corretamente às questões, utilize caneta esferográfica de tinta azul ou preta, e leia cuidadosamente as orientações constantes neste Caderno de Provas e em cada questão.

As respostas das questões discursivas deverão ser transcritas de forma clara e legível, na folha de respostas própria, respeitando a sequência numérica em que estão apresentadas e o espaço reservado para cada uma.

Assine no espaço próprio da folha de respostas e da folha de redação. Folhas de respostas e de redação identificadas fora deste espaço não serão avaliadas, sendo atribuída nota zero.

O tempo total para realização das Provas é de 4h 30min, sendo o tempo de permanência mínima do candidato em sala de duas horas.

A saída da sala com o Caderno de Provas só será permitida ao final do horário estabelecido para a realização das provas, ou seja, depois de decorridas as quatro horas e trinta minutos do início efetivo das provas.

Ao concluir suas Provas, sinalize para o aplicador de provas e aguarde para entregar as folhas de respostas.

EBMSP - Curso de Medicina - 2ª Fase - Processo Seletivo Formativo 2013.2 - Prova de Redação 1

Instrução

PROVA DE REDAÇÃO

Tema da Redação

II.A Medicina passa por transformações constantes que afetam a qualidade de vida do médico e sua saúde emocional, com forte

impacto no exercício da profissão. O desenvolvimento de novos recursos diagnósticos, as parcerias com laboratórios farmacêuticos, os diferentes sistemas de saúde, a presença crescente das megacorporações, o excesso e as más condições de trabalho e a baixa remuneração abalam a estrutura emocional do médico.

“Todos os profissionais, de todas as áreas, têm a preocupação de não errar. Mas a sensação de tragédia que o erro pode causar é muito mais presente na vida médica, não importa qual seja a especialidade. É constante”, diz Mirko Babic, oftalmologista colaborador do serviço de glaucoma do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP.

Mas o que fazer para preparar o profissional médico a lidar com questões tão caras ao exercício da sua profissão? Uma medida que tem surtido resultados satisfatórios na melhoria das condições de trabalho e da satisfação profissional é a inclusão da dimensão psicológica na formação do estudante de Medicina.

(AZMAN, Sérgio. Saúde emocional do médico. Disponível em: <http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/viewFile/20/23>. Acesso em: 26 abr. 2013.)

I.“Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão suas doenças.”

(HIPÓCRATES. Frase. Disponível em:<http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/viewFile/20/23>. Acesso em: 26 abr. 2013.)

A partir da leitura e análise da mensagem de Hipócrates (I) e das ideias de Sérgio Azman (II) e, após uma reflexão sobre as mudanças de paradigmas da construção ideológica do profissional de Medicina na contemporaneidade, que exige uma consciência do bem-estar de forma integral, ou seja, uma compreensão do homem de forma holística, produza um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se quanto à necessidade de o médico valorizar o “cuidar de si” para que possa cuidar com mais responsabilidade do outro, na condição de paciente.

• Leia, com atenção, o tema proposto e elabore a sua Redação, contendo entre quinze e trinta linhas, não ultrapassando os limites da Folha de Redação.• Redação com menos de sete linhas não será avaliada.• Escreva a sua Redação no espaço reservado ao rascunho e transcreva seu texto na Folha de

Redação, usando caneta de tinta azul ou preta.• Se desejar, coloque um título para a sua Redação.• Evite utilizar letra de forma, se assim o fizer, destaque as letras maiúsculas.

Será anulada a Redação– redigida fora do tema proposto;– apresentada em forma de verso;– assinada fora do local apropriado ou com qualquer sinal que a identifique;– escrita a lápis, de forma ilegível, ou não articulada verbalmente;– redigida em folha que não seja a de Redação;– pré-fabricada, ou seja, que utilize texto padronizado, comum a vários candidatos;– redigida, apresentando cópia, parcial ou integral, dos textos desta prova.

EBMSP - Curso de Medicina - 2ª Fase - Processo Seletivo Formativo 2013.2 - Prova de Redação2

Rascunho da Redação

EBMSP - Curso de Medicina - 2ª Fase - Processo Seletivo Formativo 2013.2 - Prova Discursiva 3

PROVA DISCURSIVA

Responda a estas questões, de maneira clara e objetiva, indicando os cálculos, quando necessários, no espaço reservado para cada questão na Folha de Respostas. Utilize o espaço reservado neste caderno para rascunho.Instrução

Questões de 1 a 15

QUESTÃO 1 Com o avanço da ciência, vários novos medicamentos têm melhorado a qualidade de vida da população. Entretanto o uso

indiscriminado e abusivo de certos fármacos, muitos que não exigem receita médica, pode ter sérias consequências. Se ingeridas em excesso, essas substâncias – benéficas nas doses corretas – causam danos ao fígado, onde são metabolizadas, e podem provocar a destruição desse órgão.

A incidência de doenças hepáticas causadas por drogas ou toxinas tem aumentado bastante em vários países, inclusive no Brasil, e isso se deve principalmente ao abuso de bebidas alcoólicas, de drogas ilícitas e até de medicamentos.

MARQUES, P. E.; OLIVEIRA, A. G.; MENEZES, G. B. Quando o que cura passa a matar. São Paulo: SBPC, CiênciaHoje, v. 51, n. 302, abr 2013, p.18. Adaptado.

Em relação à fisiologia celular, apresente a organela, abundante no hepatócito, associada ao papel do fígado na “limpeza” do organismo, destacando o processo realizado.

QUESTÃO 2 O pâncreas desempenha tanto funções exócrinas como endócrinas, sendo por isso considerado uma glândula mista. A parte

endócrina do pâncreas é constituída por centenas de aglomerados celulares denominados ilhotas pancreáticas, ou ilhotas de Langerhans. Estas têm dois tipos celulares, células-beta – que constituem cerca de 70% de cada ilhota e produzem o hormônio insulina – e as células-alfa – responsáveis pela produção do hormônio glucagon.

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. 3.ed., São Paulo: Moderna, 2009. p. 624. Adaptado. Considerando o papel do glucagon na regulação da glicemia, explique a ação desse hormônio sobre o fígado em situação de jejum.

QUESTÃO 3 Desde a década de 50, é obrigatória, no Brasil, a adição de iodo ao sal de cozinha. A medida tem por objetivo o controle de

doenças associadas à carência desse elemento químico, especialmente o bócio, distúrbio responsável pelo mau funcionamento da tireoide. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, com base em estudos realizados no início dos anos 2000, decidiu diminuir o teor desse micronutriente adicionado ao sal de 35mg, em média, por quilo de sal, para 30mg, com o argumento de que os brasileiros estão consumindo iodo demais, uma vez que a ingestão média de sal do brasileiro é de 12g diárias, apesar do recomendado pela organização Mundial da Saúde, OMS, ser de 5g. Em excesso, o iodo pode levar à tireoidite de Hashimoto, doença autoimune associada ao hipotireoidismo.

CUMINALE, N. Nem de mais, nem de menos. Veja. São Paulo: Abril, ano 46, e. 2319, n. 18, 1 maio 2013, p. 94-95. Adaptado.

Considerando a informação do texto e sabendo que o iodo é adicionado ao sal sob a forma de iodato de potássio, KIO3(s), calcule a massa de iodato de potássio que deve ser adicionada a 1,0kg de sal para atingir o valor médio pretendido pela ANVISA, e escreva a equação química que representa a reação de neutralização utilizada para a obtenção do iodato de potássio, em meio aquoso.

EBMSP - Curso de Medicina - 2ª Fase - Processo Seletivo Formativo 2013.2 - Prova Discursiva4

QUESTÃO 4 O funcionamento do organismo depende da regulação do íon potássio dentro e fora das células. Os níveis de concentração de íons K+ e Na+ nos meios intracelular e extracelular, respectivamente, criam uma diferença de potencial elétrico.

Sendo a espessura de uma membrana plasmática igual a 7nm, a permissividade elétrica da biomembrana igual a 8,85.10–11C2/Nm2 e o potencial de repouso da biomembrana igual a –70mV, determine a densidade superficial de carga da membrana.

QUESTÃO 5A hipertensão pode estar presente nos indivíduos que ingerem sal em excesso, nos diabéticos, nos sedentários, nos que ingerem bebidas alcoólicas e também atinge, com frequência, os fumantes.

Embora o número de fumantes no Brasil ainda seja elevado, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em parceria com a Universidade de Georgetown, passou de 31% para 16,8% entre 1985 e 2010.

Em uma comunidade, fez-se um estudo com um grupo de 120 pessoas, das quais 45% são fumantes, e verificou-se que, neste grupo, o número de fumantes que nunca tentaram deixar o vício ultrapassava o dobro do número de ex-fumantes em duas unidades e também que o número de pessoas que nunca fumaram é o triplo do número de fumantes que tentaram deixar o vício.

Com base nesses dados, calcule o percentual de ex-fumantes neste grupo.

QUESTÃO 6

Disponível em: < http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio3.asp>. Acesso em: 3 jun.2013

A partir da análise da figura I que representa um eletrocardiograma normal – registro da variação dos potenciais elétricos gerados pelas contrações do coração numa tira de papel – e da figura II que representa um ciclo cardíaco, determine a pulsação, isto é, a frequência angular do batimento cardíaco.

EBMSP - Curso de Medicina - 2ª Fase - Processo Seletivo Formativo 2013.2 - Prova Discursiva 5

QUESTÃO 7 Considerando que, em um adulto – ao realizar atividades normais – a velocidade média do sangue que flui através de uma aorta – de raio igual a 9mm – é igual a 0,33m/s e a pressão média do sangue na aorta é igual a 1,3.104Pa, determine a potência do coração desse adulto.

Os profissionais da saúde devem ter o máximo de atenção ao injetar na circulação sanguínea de um paciente qualquer tipo de líquido. O sangue é formado por elementos celulares e por uma solução aquosa de vários componentes, o plasma sanguíneo, que apresenta uma pressão osmótica bem definida e igual à pressão do líquido no interior das células sanguíneas. Portanto o líquido administrado na circulação de um paciente deve apresentar a mesma pressão osmótica do plasma sanguíneo, a exemplo do soro glicosado – solução aquosa de glicose, C6H12O6, a 5,3%(m/v) – e do soro fisiológico – solução aquosa de cloreto de sódio, NaCl, a 0,9%(m/v) –, para que não afete as células sanguíneas.

QUESTÃO 9

BROWN, T. L.; LEMAY JR, H. E.; BURSTEN, B. E.; BURDGE, J. R. Química a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, e. 9, 2005, p. 467. Adaptado.

Escreva um argumento que explique a diferença observada no formato da célula do glóbulo vermelho – que apresenta membrana semipermeável – quando exposta a soluções não isotônicas de diferentes concentrações, como mostra a figura.

QUESTÃO 8Considerando a informação do texto, determine a concentração em mol/l do soro glicosado e do soro fisiológico e a quantidade de matéria, em mol, das partículas de soluto presentes em 1,0l de cada uma das soluções, justificando a sua resposta.

Questões 8 e 9

EBMSP - Curso de Medicina - 2ª Fase - Processo Seletivo Formativo 2013.2 - Prova Discursiva6

QUESTÃO 10

A corrida, exercício de baixa ou moderada intensidade, tem importância fundamental no combate aos radicais livres.

Da análise do gráfico da aceleração em função do tempo, determine a velocidade escalar média desenvolvida por uma pessoa que inicia uma corrida a partir do repouso.

QUESTÃO 11Os antioxidantes são um dos grandes chamarizes das indústrias de cosméticos e suplementos alimentares, que alegam que essas substâncias têm a propriedade de combater os chamados radicais livres, que provocariam o envelhecimento.

Considere a embalagem de um determinado cosmético projetada com a forma de um cone reto representado na figura, de altura hcm e cuja base é uma elipse com eixos maior e menor medindo, em cm, 2a e 2b, respectivamente, e área dada por A = abπcm2.

Sendo VM = VN = 4√10cm e θ = 30º e supondo que a embalagem tenha capacidade para a (6√37π)ml, determine os valores de a e b.

EBMSP - Curso de Medicina - 2ª Fase - Processo Seletivo Formativo 2013.2 - Prova Discursiva 7

QUESTÃO 12

CAMPBELL, N.; REECE, J.B; Biologia. Tradução Anne D. Villela et al. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 434. Adaptado.

A figura ilustra os percentuais dos diferentes tipos de sequências de DNA no genoma humano.

Com base nessa informação e considerando os processos envolvidos na expressão gênica, justifique a diferença quantitativa entre sequências codificantes e íntrons, e por que, em humanos, o número de tipos de proteínas é superior ao número de genes que as codificam.

QUESTÃO 13

CHRISTIANSEN, J. Mapas por XNR Produtions. In: Scientific American Brasil, São Paulo: Duetto; Edição especial – melhores artigos de 2012, n.51, p.63. Adaptado.

O gráfico relaciona mudanças climáticas na biosfera, desde o cretáceo com projeções para um futuro distante.A partir da análise dos dados apresentados no gráfico, explique as repercussões do aumento da concentração de CO2 nos oceanos, com ênfase na vida marinha, em particular, nos moluscos e nos corais.

EBMSP - Curso de Medicina - 2ª Fase - Processo Seletivo Formativo 2013.2 - Prova Discursiva8

QUESTÃO 14 I. 10

5B + 42α → X + 1

0n

II. 21483Bi → 214

84Po + m

Os fenômenos relacionados às transformações que ocorrem no núcleo dos radionuclídeos têm aplicações práticas na esterilização de alimentos, no estudo de mecanismos de reações químicas, na obtenção de energia e, na Medicina, no diagnóstico e tratamento de doenças, dentre outras aplicações. A transmutação nuclear – transformação de um radionuclídeo em outro elemento químico pelo bombardeamento com uma partícula – representado pela equação nuclear I e a emissão de radiações α, b ou γ, esquematizada em II, são fenômenos que exemplificam as transformações nucleares.

Considerando a informação do texto e as equações que representam as reações nucleares, identifique o símbolo, o número atômico e o número de massa do elemento químico representado por X, na equação I, e o tipo de radiação emitida, representada por m, na equação II, justificando suas respostas.

QUESTÃO 15

Um receptor GPS é uma constelação de 27 satélites em órbita ao redor da Terra (24 em operação e três extras caso haja falha nos outros). Os vinte e quatro satélites em operação trafegam em torno da Terra em seis orbitas estáveis e predeterminadas com quatro satélites em cada órbita. Os satélites percorrem uma órbita completa a cada 12 horas, e cada satélite tem 28º de visualização sobre a Terra. Isso assegura que todo ponto da superfície terrestre, em qualquer instante, esteja visualizado por, pelo menos, quatro satélites, sendo que várias áreas da Terra são, por alguns momentos, visualizadas por até dez satélites.

Supondo que apenas doze satélites estivessem em operação e que fossem distribuídos de forma aleatória, dois deles em cada uma das seis órbitas, escreva uma expressão matemática que permita calcular o número máximo de formas distintas possíveis desta distribuição.

EBMSP - Curso de Medicina - 2ª Fase - Processo Seletivo Formativo 2013.2 - Prova Discursiva 9