escola associada: programa de direção de · pdf filenível do...

5
Escola associada: PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS 2016 JANEIRO > JULHO PORTO www.aese.pt/pde

Upload: hadan

Post on 01-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Escola associada: PROGRAMA DE DIREÇÃO DE · PDF filenível do exercício da minha ... a primeira Escola de ... dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes

Escola associada:

PROGRAMA DE DIREÇÃO DE EMPRESAS

2016JANEIRO > JULHOPORTO

www.aese.pt/pde

Page 2: Escola associada: PROGRAMA DE DIREÇÃO DE · PDF filenível do exercício da minha ... a primeira Escola de ... dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes

O PDE atinge este ano a sua sexagésima edição, destacando-se como o Programa mais vezes realizado na AESE, num modelo muito experimentado.

Ao longo de mais de três décadas, o PDE tem-se mantido fiel a uma perspetiva de Direção Geral, abordando as cinco grandes áreas de governo das organizações – estratégia, operações, finanças, política comercial e comportamento humano –, sempre com o cuidado de adotar as oportunas atualizações e melhorias.

Os nossos participantes procedem de uma multiplicidade de setores de atividade e de uma grande diversidade de empresas. O facto de a média etária rondar os 40 anos, costuma traduzir e assegurar uma adequada maturidade profissional, proporcionando uma valiosa permuta de experiências e perceções, indubitavelmente uma das riquezas

do Programa. A análise de casos reais alimenta um viveiro de ideias do qual as pessoas extraem aplicações –não poucas vezes no curto prazo– para as próprias organizações de onde procedem.

A interação dos participantes nos diversos momentos do Programa, sem esquecer a ida ao IESE-Madrid, permite que se gere um grato ambiente de convívio, consolidando amizades que com frequência perduram após a conclusão do PDE.

Os nossos Alumni vão-nos reiterando a grata recordação de tudo o que puderam viver no Programa, firmando-nos nesta missão.

Espero ter despertado o seu interesse. Mas como o PDE é muito mais do que se pode dizer em tão poucas linhas, terei todo o gosto em tentar responder aos esclarecimentos que entender oportunos.

João Martins da Cunha Diretor do PDE [email protected]

OBJETIVOSDO PROGRAMA

O PDE é uma formação ímpar, graças ao desenvolvimento de competências de gestão, permitindo aos participantes:………………………………………………………Adquirir uma perspetiva integrada da empresa, melhorando a sua eficácia como gestor, através da discussão de 100 casos e da aprendizagem pelo testemunho de gestores relevantes nos mercados nacional e internacional;………………………………………………………Aperfeiçoar a capacidade de análise e resolução de problema complexos e uma melhor utilização das ferramentas de gestão;………………………………………………………Confrontar, na interação com os outros participantes, as suas práticas de gestão e desenvolver planos rigorosos e realistas para a obtenção de melhores resultados na organização;………………………………………………………Desenvolver uma melhor compreensão da própria organização, no confronto com estratégias e modelos de negócio.

O PDE foi preparado para gestores com mais de 5 anos de experiência de direção, empresários e gestores de PME’s com um ritmo profissional exigente.

Page 3: Escola associada: PROGRAMA DE DIREÇÃO DE · PDF filenível do exercício da minha ... a primeira Escola de ... dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes

O PDE perspetiva a atividade diretiva abordando cinco áreas de governo consensualmente consideradas de especial relevância.

ESTRUTURADO PROGRAMA

………………………………POLÍTICA DE EMPRESA• Relação entre estratégia,

organização e configuração institucional da empresa;

• Análise e diagnóstico da situação estratégica da empresa;

• Critérios para a diversificação do portfolio de negócios das organizações;

• Internacionalização: possíveis abordagens e fontes de valor associadas;

• Preparação de Planos de Negócio.

………………………………POLÍTICA COMERCIAL E MARKETING• Conhecimento dos clientes

ou potenciais clientes e da concorrência;

• Desenvolvimento de uma estratégia e estabelecimento de políticas comerciais;

• Variáveis do marketing mix, para a elaboração de planos comerciais diferenciados.

………………………………ECONOMIA, FINANÇAS, CONTROLO E CONTABILIDADE• Contabilidade Financeira;• Análise e diagnóstico financeiro; • Gestão do circulante e do

financiamento a curto prazo;• Estudo de investimentos e do

estabelecimento de políticas financeiras a longo prazo;

• Avaliação de Empresas; Operações de Fusão e Aquisição;

• Obtenção, análise e utilização de dados quantificáveis na empresa.

………………………………FATOR HUMANO NA ORGANIZAÇÃO E ÉTICA • Análise das motivações humanas;• Comunicação: competências

e atitudes;• Liderança;• Estrutura e cultura das organizações;• Responsabilidade social e ética no

processo de decisão.………………………………OPERAÇÕES, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO• Materialização da Promessa

aos Clientes;• Processos, fluxos e Capacidades;

Ferramentas de Melhoria Contínua;• Gestão de Projetos;• Gestão da cadeia de abastecimento;• Gestão do Serviço;• Gestão do Risco Operacional;• Gestão da Inovação.

Criado e utilizado na Harvard Business School, o Método do Caso é um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha que permite a cada participante desenvolver as suas competências analíticas, favorecendo a decisão prudente.

A ARTE DE GERIR A INCERTEZA

A par do estudo de casos e troca de ideias entre profissionais, procuramos motivar também um espírito competitivo na análise de um plano de negócios em que os participantes são levados a fazer o papel de investidores e, deste modo, a assumir os riscos do lançamento de novos projetos e negócios.

ESTUDO INDIVIDUALLeitura de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.

TRABALHO DE GRUPOA riqueza deste passo reside no facto de cada um dos partici-pantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissio-nal. As diferentes abordagens são também uma excelente oportuni-dade para examinar os diferentes critérios de direção.

SESSÃO GERALNa sessão geral, com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anterio-res, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas e aos possíveis crité-rios de decisão.

Page 4: Escola associada: PROGRAMA DE DIREÇÃO DE · PDF filenível do exercício da minha ... a primeira Escola de ... dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes

“PDE permitiu-me identificar abordagens diferenciadoras e tendências de futuro ao nível do exercício da minha função, e, principalmente, ampliar e aprofundar o nível de conhecimentos sobre outras áreas da empresa.”

PAULO PEREIRADIRETOR DE CAPITAL HUMANO, SALSA JEANS

“O PDE é uma oportunidade para melhorar a nível pessoal e profissional e para tornar-nos mais aptos a aceitar novas desafios e novas responsabilidades.”

ALCINO MONTEIROGESTOR DE ÁREA, EDP DISTRIBUIÇÃO

“Para quem tem funções de Direção ter a visão articulada da floresta e das árvores que a compõem é muito importante e o PDE faz essa ligação de uma forma brilhante.”

JOSÉ BENTO DE SOUSACOORDENADOR DA REDE DE NEGÓCIO ESPECIALIZADO, BANCO POPULAR

“Antes de começar o Programa as minhas expectativas eram muito altas, mas depois do programa ter terminado posso garantir que foram largamente ultrapassadas.”

PALOMA CABAÑASDIRETORA DE RECURSOS HUMANOS, HUF

“Em função dos dirigentes que frequentam o PDE tenho a certeza absoluta que, gradualmente, se poderá operar uma grande revolução sob o ponto de vista metodológico e organizacional.”

DIOGO MATEUSPRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE POMBAL

AESE BUSINESS SCHOOL

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

ALUMNI AESE Uma rede de contactos que perdura

A AESE Business School, a primeira Escola de Direcção e Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma perspeti-va cristã do Homem e da Sociedade. O reconhe-cimento da sua atividade no mundo empresarial é resultado de princípios essenciais que tornam a AESE uma escola de negócios única: mais de

34 anos a ensinar com o Método do Caso incen-tivando a decisão prudencial e uma cultura de aprendizagem participativa e contínua alicerçada no humanismo, na ética e na responsabilidade social e corporativa. O espelho do sucesso da escola são os seus mais de 5.000 Alumni que, como dirigentes e líderes, contribuem ativamente para a sociedade portuguesa.

O conjunto de sessões no IESE, em Madrid, permite que cada participante conheça diferentes culturas organizacionais, novas formas de fazer e pensar os negócios e novos modos de abordar os problemas.Para além de abrir novos horizontes, o contacto com contextos empresariais paradigmáticos e as conferências dadas por professores do IESE, proporcionam aos participantes um enquadramento macroeconómico mais completo.

IESE #2 in Executive Education - The top 50 schools - 2014 Financial Times.IESE #6 in the World in Executive Education - Open Education - 2014 Financial Times.IESE #7 in the World in Executive Education Programs, 2013 Business Week.

Os participantes nos Programas de longa duração constituem o Agrupamento dos Alumni da AESE. A relação da Escola com os seus Alumni, e destes entre si, gera uma fonte inesgotável de conhecimento, experiência e contactos para o aperfeiçoamento profissional e pessoal de todos.

Para manter vivos os laços criados entre os participantes e destes com a Escola, o Agrupa-mento de Alumni promove atividades destina-das a manter os vínculos atualizados, nos mais diversos aspetos da vida empresarial e social, sendo de destacar as Sessões de Continuida-de de fim de tarde.

Page 5: Escola associada: PROGRAMA DE DIREÇÃO DE · PDF filenível do exercício da minha ... a primeira Escola de ... dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes

EMPRESAS PATROCINADORAS DA AESE:

AESE | LisboaCalçada de Palma de Baixo n.º 12, 1600-177 LisboaTlf. [+351] 217 221 530e-mail: [email protected]

AESE | PortoRua do Pinheiro Manso n.º 662, 1.12, 4100-411 PortoTlf. [+351] 226 108 025e-mail: [email protected] www.aese.pt/pde

INFORMAÇÕESPREÇO TOTAL: 13.000 euros + IVA Com a inscrição: 2.000 euros + IVAInício do Programa: 11.000 euros + IVAEarly bird de 5% até 31 de julho, com confirmação da taxa de inscrição.No custo do programa está incluído: documentação, material de apoio, catering e estacionamento no Porto Palácio Congress Hotel&SPA, viagem e hotel da ida ao IESE Madrid.

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença semanal dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios-dias.

No Porto, as sessões do PDE realizam-se no Porto Palácio Congress Hotel & Spa.

Gabinete de Admissões:Carlos FonsecaTlm. (+351) 933 071 973Tlf. (+351) 226 108 [email protected]

CALENDÁRIO 2016

* Dia completo.** Dias da semana diferentes dos habituais.*** Data prevista para viagem a Madrid.

61º PDE - PORTO [terça-feira à tarde e quarta de manhã]O programa desenvolve-se em cerca de 120 sessões ao longo de 24 semanas.

JANEIRO 26*FEVEREIRO 02/03 10/11** 16/17 23/24MARÇO 01/02 08/09 15/16 29/30ABRIL 05/06 12/13 19/20 26/27MAIO 03/04 09/10*** 17/18 24/25 31/JUNHO /01 07/08 14/15 21/22 28/29JULHO 05/06 12*

O PDE também se realiza em Lisboa. Para mais informações sobre a edição de Lisboa contacte:Júlia Côrte-RealTlm. (+351) 939 871 256Tlf. (+351) 217 221 [email protected]