escatologia estudo 10 o milênio e interpretações

8
O MILÊNIO E O MILÊNIO E INTERPRETAÇÕES INTERPRETAÇÕES REV. JOÃO RICARDO FERREIRA DEFRANÇA. IGREJA PRESBITERIANA DE RIACHÃO DO IGREJA PRESBITERIANA DE RIACHÃO DO JACUÍPE – BA JACUÍPE – BA ESTUDOS EM ESCATOLOGIA ESTUDOS EM ESCATOLOGIA ESTUDO 10 – ESCATOLOGIA GERAL – VOLTA DE ESTUDO 10 – ESCATOLOGIA GERAL – VOLTA DE JESUS JESUS

Upload: joao-ricardo-de-franca

Post on 15-Apr-2017

87 views

Category:

Spiritual


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Escatologia  estudo 10    o milênio e interpretações

O MILÊNIO E O MILÊNIO E INTERPRETAÇÕES INTERPRETAÇÕES

REV. JOÃO RICARDO FERREIRA DEFRANÇA.

IGREJA PRESBITERIANA DE RIACHÃO DO IGREJA PRESBITERIANA DE RIACHÃO DO JACUÍPE – BAJACUÍPE – BA

ESTUDOS EM ESCATOLOGIA ESTUDOS EM ESCATOLOGIA

ESTUDO 10 – ESCATOLOGIA GERAL – VOLTA ESTUDO 10 – ESCATOLOGIA GERAL – VOLTA DE JESUS DE JESUS

Page 2: Escatologia  estudo 10    o milênio e interpretações

INTRODUÇÃO:

•A questão do Milênio é um problema hermenêutico que tem perdurado durante muito tempo em debate.•E o texto responsável por essa questão é Apocalipse 20.1-10.

Page 3: Escatologia  estudo 10    o milênio e interpretações

I – OS SISTEMAS ESCATOLÓGICOS E O MILÊNIO

1. O Pré-milenismo ensina que haverá um reino milenar, futuro e literal sobre a face da terra e que este começará quando Cristo voltar. O pré – indica que Cristo voltará antes que o reino do milênio seja estabelecido.

2. O Amilenismo ensina que não haverá, literalmente, um reino milenar. O Prefixo a – indica uma simples negação.

3. O Pós-milenismo ensina que Cristo voltará depois (pós) que o reino de mil anos terminar.

Page 4: Escatologia  estudo 10    o milênio e interpretações

II – DEFINIÇÕES EM CADA SISTEMA

•2.1 – O Pré-Milenismo e a sua Interpretação de Apocalipse 20.Precisamos considerar as interpretações oferecidas pela corrente pré-milenista do capítulo 20 do Livro de Apocalipse, podemos sumarizar a posição Pré-milenista como segue: Quatro grandes ações –

Page 5: Escatologia  estudo 10    o milênio e interpretações

As Quatro Ações • 1 – A prisão de Satanás por mil anos (vs.1-3)• 2 – O Reinado com Cristo, de todos os santos do céu, durante mil anos (vs.4-6)• 3 – A última tentativa desesperada de Satanás para obter o domínio do mundo, sua derrota e condenação final (vs. 7-10)• 4 – Por fim, o Julgamento final dos ímpios mortos (11-15)

Page 6: Escatologia  estudo 10    o milênio e interpretações

PÓS-MILENISMO• Advoga também um milênio literal. A diferença é que a volta de Jesus será após o milênio. Ensina que o Evangelho será pregado a todas as nações, e elas se converterão. O poder transformador do Evangelho derrotará o mal e implantará o Reino de Justiça. Os santos então possuirão a terra. Ao final do milênio, Satanás tentará recuperar a lealdade dos homens. Então Jesus voltará e realizará o juízo final.•Não há como conciliar o pós-milenismo com II Tessalonicenses 2 e Apocalipse 20.•  

Page 7: Escatologia  estudo 10    o milênio e interpretações

AMILENISMOInterpreta o milênio simbolicamente. Não crê, portanto, num reino terreno e político de Jesus durante mil anos. Baseiam-se no seguinte: Jesus não mencionou nenhum reino milenar. Seu sermão escatológico passa da narrativa dos sinais diretamente para a narrativa de sua volta e realização do juízo final.  As epístolas também não mencionam um reino de mil anos. Falam da volta de Jesus e em seguida do juízo final. O livro do Apocalipse usa linguagem simbólica ou alegórica. O único texto que cita o reino milenar de Cristo é Apoc. 20. Não há sentido em interpretá-lo literalmente se o livro foi escrito em linguagem simbólica. Cria-se uma grande dificuldade hermenêutica.

Page 8: Escatologia  estudo 10    o milênio e interpretações

AMILENISMOO reino de Jesus não é de natureza terrena, mas espiritual. (João 18:36, Lucas 17:21) O reino de Jesus já começou (Marcos 1:15, Mat 28:18). Iniciou-se com o seu ministério, sua morte e ressurreição, e com o derramamento do Espírito Santo. Suplantou o Império Romano, e se consumará com a volta de Cristo (Livro do Apocalipse).  Satanás está amarrado, ou seja, impedido de atuar e manifestar-se com todo o seu poder, pela atuação do Espírito Santo e da igreja. (II Tes 2:7, 3). Quando vier a grande apostasia, os homens endurecerão seus corações contra o Espírito Santo. Satanás então se manifestará com todo o seu poder usando o “homem da iniqüidade” (II Tes 2:3-10). Jesus voltará e o destruirá facilmente com seu grande poder (“sopro de sua boca” v. 8). Satanás e seus anjos serão para sempre atormentados no inferno (Apoc 20:10).