erisipela e linfangite

2
ERISIPELA E LINFANGITE O tratamento dessas doenças pode ser feito em casa ou com internação hospitalar, tudo depende do grau de acometimento do membro e também do quadro sistêmico do paciente. Diagnóstico : O diagnóstico é feito basicamente através do exame clínico, isto é, o médico faz o diagnóstico através dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Exames de sangue não são obrigatórios, porém podem ser solicitados para a avaliação do comprometimento geral do paciente e também podem ser úteis para acompanhar sua evolução. Nenhum exame específico da circulação é necessário nesses casos. Tratamentos : O tratamento dessas doenças pode ser feito em casa ou com internação hospitalar, tudo depende do grau de acometimento do membro e também do quadro sistêmico do paciente. São utilizados antibióticos, analgésicos, além de outras medicações auxiliares. Recomenda-se também repouso com as pernas elevadas, manter limpeza adequada da área acometida e tratamento das lesões que serviram de entrada para a infecção (como as micoses, por exemplo).

Upload: angiologiarecif

Post on 24-Jul-2015

230 views

Category:

Health & Medicine


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Erisipela e linfangite

ERISIPELA E LINFANGITE

O tratamento dessas doenças pode ser feito em casa ou com internaçãohospitalar, tudo depende do grau de acometimento do membro e também doquadro sistêmico do paciente.

Diagnóstico :

O diagnóstico é feito basicamente através do exame clínico, isto é, o médico faz odiagnóstico através dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Examesde sangue não são obrigatórios, porém podem ser solicitados para a avaliação docomprometimento geral do paciente e também podem ser úteis para acompanharsua evolução. Nenhum exame específico da circulação é necessário nessescasos.

Tratamentos :

O tratamento dessas doenças pode ser feito em casa ou com internaçãohospitalar, tudo depende do grau de acometimento do membro e também doquadro sistêmico do paciente. São utilizados antibióticos, analgésicos, além deoutras medicações auxiliares. Recomenda-se também repouso com as pernaselevadas, manter limpeza adequada da área acometida e tratamento das lesõesque serviram de entrada para a infecção (como as micoses, por exemplo).

Page 2: Erisipela e linfangite

Complicações :

Casos mais graves e também aqueles que não são tratados a tempo ouadequadamente podem evoluir com abscessos, ulcerações (feridas) e danosteciduais extensos e graves.

A seqüela mais comum da erisipela é o linfedema, que pode ocorrer após umúnico episódio infeccioso. O linfedema é um edema persistente e duro, semhiperemia, que ocorre após a melhora do quadro infeccioso e se localizaprincipalmente em perna, tornozelo e pé.

Prevenção :

É importante que pacientes que já tiveram um episódio de erisipela ou linfangiteevitem a recorrência do quadro. A prevenção das crises repetidas é feita atravésdo combate às micoses interdigitais, higiene dos pés e tratamento de pequenostraumatismos e infecções da pele, além do uso de meias elásticas e repouso compernas elevadas sempre que possível. Uma vez instalada, o paciente deveprocurar orientação imediata de um especialista.

Ver mais em :- http://www.angiologiarecife.com.br/erisipelaelifangite.html