ergonomia social - casos de estudo

3
onde palavras-chave Tema Links Contexto Projecto Impacto 826NYC Brooklyn, USA workshops, escrita, super-heróis, voluntariado Serviço de apoio e atelier superherosupplies.com Inicialmente pensado como um espaço de reunião (trabalho e convívio) para escritores e centro de explicações e ajuda para crianças com dificuldades na escola. Foi, depois, adaptado, devido às condições do espaço que adoptaram. A entrada, uma loja de artigos de super-herói, funciona como atractivo que leva as pessoas a entrarem. Por detrás do balcão há uma passagem que dá para o verdadeiro propósito do projecto - uma sala / atelier de escrita criativa e explicações para crianças. O imaginário criado reduz não só o estigma associado a “espaços de apoio” como também motiva os tutores a voluntariarem-se mais facilmente. Na parte de trás, funciona um espaço de impressão - os artigos das crianças são frequentemente publicados. A loja garante a sustentabilidade do espaço. Há actualmente oito espaços 826 espalhados pelos US (alguns sob o disfarce de lojas de piratas, monstros ou outros). Por ano, dão apoio a mais de 24,000 estudantes por ano e são publicados mais de 850 projectos lá produzidos. Contam com mais de 5,000 voluntários.

Upload: margarida-mouta

Post on 25-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Margarida Mouta, 46832

TRANSCRIPT

Page 1: Ergonomia Social - casos de estudo

onde

palavras-chave

Tema

Links

Contexto

Projecto

Impacto

826NYCBrooklyn, USA

workshops, escrita, super-heróis, voluntariado

Serviço de apoio e atelier

superherosupplies.com

Inicialmente pensado como um espaço de reunião (trabalho e convívio) para escritores e centro de explicações e ajuda para crianças com dificuldades na escola. Foi, depois, adaptado, devido às condições do espaço que adoptaram.A entrada, uma loja de artigos de super-herói, funciona como atractivo que leva as pessoas a entrarem. Por detrás do balcão há uma passagem que dá para o verdadeiro propósito do projecto - uma sala / atelier de escrita criativa e explicações para crianças. O imaginário criado reduz não só o estigma associado a “espaços de apoio” como também motiva os tutores a voluntariarem-se mais facilmente. Na parte de trás, funciona um espaço de impressão - os artigos das crianças são frequentemente publicados. A loja garante a sustentabilidade do espaço.

Há actualmente oito espaços 826 espalhados pelos US (alguns sob o disfarce de lojas de piratas, monstros ou outros). Por ano, dão apoio a mais de 24,000 estudantes por ano e são publicados mais de 850 projectos lá produzidos. Contam com mais de 5,000 voluntários.

Page 2: Ergonomia Social - casos de estudo

onde

palavras-chave

tema

links

promotores

contexto

projecto

impacto

+artThe Chelsea Project

New York, Chelsea, USA

Arte, comunidade, museu

Museu aberto co-participativo

moreart.org/projects/art-creates-community

Chelsea Art Museum

Num contexto onde existem só quase exclusivamente galerias de arte, surgiu a ideia de o adaptar a um espaço de museu aberto, na tentativa de promover a cultura acessível à comunidade e não apenas às elites

Consiste numa série de instalações públicas projectadas para estimular a criatividade e inspirar os seus habitantes. Decorrem, paralelamente, outros projectos - workshops que incentivam as pessoas a participarem activamente no museu; ou o projecto o Art Creates Community, que encoraja a cooperação entre artistas locais e jovens (alterando a relação professor-aluno para uma relação de parceria, o que torna a experiência mais enriquecedora para as duas partes).

Cultura acessível a todos, comunidade activa, visão positiva do espaço

Page 3: Ergonomia Social - casos de estudo

onde

palavras-chave

tema

links

promotores

contexto

projecto

impacto

peekaboo!Paris, França

Crianças, experiência, aprendizagem

Atelier experimental de aprendizagem

associationpeekaboo.blogspot.com

Les 3 Ours

Espaço de aprendizagem através da experiência, reforço da ligação entre pais e filhos

Peekaboo! é um colectivo de artistas e educadores reunidos para oferecer às crianças um ambiente que lhes permita explorar materiais e técnicas de pesquisa, invenção, criar e brincar. Visa a promoção da descoberta e auto-descoberta nos domínios estético, emocional, social e científico.

Benefícios essencialmente ao nível do desenvolvimento criativo das crianças; reforço da ligação entre pais e filhos através de experiências criativas