equipe granja de avós, brf de capinzal, comemora o dia dos .../upload/... · recebida na igreja...

24
1.276 - Sexta-feira, 19/08/2016 Impressão de jornais Telefone (49) 3289-4300 Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida é recebida na igreja matriz com grande fé e devoção E quipe Granja de Avós, brf de Capinzal, comemora o Dia dos Pais Pg 21

Upload: dinhanh

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1.276 - Sexta-feira, 19/08/2016

Impressão de jornaisTelefone (49) 3289-4300

Paróquia São Paulo Apóstolo de CapinzalImagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida é recebida na igreja matriz com grande fé e devoção

Equipe Granja de Avós, brf de Capinzal, comemora o Dia dos Pais

Pg 21

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

19/08/2016 02Recado da Comunidade

FOFOCA - O líder ou a possível liderança, deve levar em conta que para receber o respeito é fundamental respeitar. Em outras palavras, quem quer ser influente e de credibilidade, não deve dar ouvidos à falta de verdade, e sim, é necessário e preciso se colocar na neutralidade para saber tirar conclusões exatas, jamais precipitadas, acreditando em tudo o que lhe levam. Há umas três décadas, tinha um homem (...) que não gostava de dedo duro e detestava fofoca, portanto, é um bom exemplo a ser seguido por quem tem um objetivo, mas, para tanto, é bom praticar a humildade e o entendimento, consequentemente, é o melhor caminho para se chegar ao sucesso. Boato ou rumor, sábio é quem procura estar de bem com todos- mantendo-se acessível e jamais deixar predominar o rancor.

CALENDÁRIO ELEITORAL, terça-feira, 16/8/2016, data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, em que os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha. Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral na Internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda. AGOSTO – QUINTA-FEIRA, 18.8.2016, último dia para a Justiça Eleitoral enviar à publicação lista/edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligações. 2 Data a partir da qual os nomes de todos aqueles que constem do edital/lista de registros de candidatura publicado deverão ser incluídos nas pesquisas realizadas com a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado. AGOSTO – SEXTA-FEIRA, 26.8.2016 (37 dias antes), início do período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Tomará que não se tenha a perturbação do sossego público, ou seja, controlar os decibéis para fazer valer a Lei do Silêncio.

ESPAÇO - Instalar e fazer funcionar alto-falantes ou amplificadores de voz, em recinto aberto ou fechado, assim como em veículos seus, ou à sua disposição, em território nacional, com observância da legislação comum, isto no horário das 8h às 22h, não serão permitidos para uma distância inferior a 200 metros das sedes do Executivo Federal, dos Estados, Territórios e

respectivas Prefeituras Municipais; das Câmaras Legislativas Federais, Estaduais e Municipais; dos Tribunais Judiciais; dos hospitais e casas de saúde; das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento; dos quartéis e outros estabelecimentos militares. Será difícil serviço de sonorização no centro da cidade, pois fica muito próximo Fórum, Prefeitura, hospital, escolas, bibliotecas, igrejas, porém, esse problema inexiste com teatro, até porque não temos esse benefício à disposição.

ELEIÇÕES - Este Semanário ainda não trouxe quem serão os candidatos ao pleito eleitoral municipais, seja a prefeito, vice-prefeito ou vereador, até porque os pretendentes até na quinta-feira, 18 de Agosto estavam aguardando e mesmo estando no site eleitoral aguardando julgamento dos registros das candidaturas. Considera existente uma candidatura? Tecnicamente só existe um candidato depois que transita em julgado a decisão que determina o registro de sua candidatura. Este Semanário só vai trazer tais informações depois que for devidamente formalizada na justiça eleitoral, mesmo outras imprensas, meios de comunicação e ferramentas de interação terem trazido quem são os pretendentes. Não se trabalha com furo de reportagem neste momento, e sim, com formalidade.

VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DAS CORES DAS PLACAS DE VEÍCULOS? As placas fazem parte do sistema obrigatório de identificação dos veículos e suas cores representam a categoria do veículo. Além disso, a placa de identificação veicular é um documento, portanto, deve conter dispositivos para dificultar a sua falsificação ou produção clandestina. A partir de janeiro de 2016 as placas mudarão e passaram a serem padronizadas de acordo com as do Mercosul. As novas placas terão o fundo branco, com quatro letras e três números, utilizadas na maioria dos países devido ao contraste com a combinação alfanumérica, o que permite melhor visualização e leitura pela fiscalização eletrônica. Terá ainda uma margem azul superior, com o emblema do Mercosul à esquerda. O nome do país estará ao centro com a bandeira nacional à direita. Outros itens são: linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva. Enquanto essa mudança não chega, o Portal do Trânsito explica como funciona atualmente o sistema de identificação dos veículos e o que cada cor de placa representa no trânsito. PARTICULAR - Modelo mais comum, ela identifica os veículos particulares. Ela tem fundo cinza e letras pretas. ALUGUEL - São usadas em veículos que fazem transporte remunerado

tanto de carga quanto de passageiros, caso dos táxis, ônibus, vans, caminhões etc. A placa tem fundo vermelha e letras brancas. OFICIAL - Exclusiva para veículos de órgãos federal, estaduais e municipais como polícias, bombeiros e Forças Armadas, é muito parecida com a usada por particulares. Ela tem fundo branco com letras pretas. EXPERIÊNCIA/FABRICANTE - De fundo verde e letras brancas, essa placa é utilizada, normalmente por montadoras e oficinas, em veículos que estejam passando por testes. COLEÇÃO - Placa que identifica veículos com mais de 30 anos de fabricação, que fazem parte de coleção e possuem características originais em bom estado de conservação. A placa tem fundo preto e letras cinza. APRENDIZAGEM - Essa placa de fundo branco com letras vermelhas é utilizada por autoescolas e representa um aviso de condutores em aprendizagem. REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA - Utilizada por veículos de corpo consular, órgãos internacionais e embaixadas, com as iniciais do representante aparecendo na tarjeta da placa. A placa tem fundo azul e letras brancas. REPRESENTAÇÃO - Exclusiva para veículos oficiais dos três níveis de governo e das Forças Armadas. Ela tem fundo preto e letras douradas. No tópico: Legislação. Tags: categoria do veículo, cor de placa, placa de veículo. Publicado em 25 de março, 2015, Portal do Trânsito - por Mariana Czerwonka. Essa pesquisa e divulgação deve-se, para poder informar, já que tem uma questão sendo levada ao conhecimento por um parlamentar de Capinzal.

Compra-se!...Tábua, caibro, Brasilite. Fone: (49) 9104-1962.Oportunidade Emprego SINE Capinzal 10 vagas de operador de produção (que tenham interesse de crescimento na empresa01 vaga de auxiliar de vidraceiro01 vaga de auxiliar de marceneiro (jovem aprendiz)01 vaga de vendedor externo01 vaga de cozinheira01 vaga de ajudante de produção01 vaga de marceneiro02 vaga de operador de produção 01 vaga de auxiliar de marceneiro01 vaga de garçonete01 vaga de auxiliar de limpeza01 vaga de engenheiro civil01 auxiliar administrativo (com experiência escritório posto combustível)Email: [email protected] SINE está localizado na Casa do Cidadão, Avenida XV de Novembro, n°350, Centro.

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

Sexta-feira - 19/08/2016 03GeralDia da saúde preventiva

Na manhã de sábado, 13 de Agosto, tivemos, Aldo Azevedo, o prazer de fazer a carteira de hipertensão e do Diabete, pois fizemos exame na Rua Narciso Barison, quando a Med farma estava completando 18 anos de fundação em Capinzal. Pelo que se tem conhecimento, foram feitos mais de 150 exames realizados, sendo uma oportunidade disponibilizada pela farmácia na questão da saúde preventiva.

Aldo Azevedo e parte da equipe Med Farma (Leandro, Andrez e Ana).

Cientistas brasileiros descobrem barata que voa, tem veneno e pode matar

Cientistas brasileiros, identificaram uma barata “mutante” que está se reproduzindo de forma impressionante.

Trata-se da barata Blattodea mutation e o pior, elas são cosmopolitas, ou seja, vivem em qualquer lugar (não importa o ambiente, temperatura ou estação).

Elas foram identificadas inicialmente em 2009, na cidade de São Paulo e a nova “raça” já

se espalhou por diversos estados. Ao olhar, não tem como saber qual barata é a “normal” ou a que está se reproduzindo com mutação.

Cientistas também afirmaram que essa “nova geração” de baratas também possui veneno semelhante a de um escorpião.

Uma “picada” dessa barata pode levar o ser humano a ter uma convulsão e morrer. Cientistas agora tentam saber o que causou essa mutação.

Fonte: Portal Curió

Histórias reais: O sonho do intercâmbio no exteriorAcadêmicas Ana Paula Isoppo e Marina Cerávolo contam um pouco de suas experiências

Conhecer novas culturas, vivenciar experiências, valorizar o currículo ou até se familiarizar com uma nova língua. Motivos para fazer um intercâmbio não faltam, principalmente durante a vida acadêmico. Na Unesc, programas como o Mobilidade Acadêmica, proporcionam ao aluno a chance para agregar estas experiências ao currículo. Oportunidades que foram abraçadas pelas estudantes Ana Paula Isoppo e Marina Köche Nunes Cerávolo.

Amigos portugueses, italianos, espanhóis, britânicos...

Aluna de Direito, Ana Paula sempre teve o desejo de fazer intercâmbio. E, em janeiro 2014, viajou para a Universidade de Coimbra, em Portugal, buscando adquirir experiências, enriquecimento pessoal e profissional. “São inúmeras as boas experiências e conhecimentos adquiridos durante a viagem. O conhecimento acumulado nesta troca cultural é impressionante.

Morei em residência com oito estudantes italianos e espanhóis, além de ainda fazer vários amigos britânicos, as circunstâncias me fizeram aprender um pouco mais outras línguas e o que aprendi no curso de Direito foi bem interessante, pois estudar outro ordenamento jurídico enriqueceu a minha formação”, contou a acadêmica.

Para Ana Paula, o intercâmbio, além das experiências, gerou um processo de amadurecimento, uma vez que é necessário enfrentar muitos desafios longe dos familiares e encarar a adaptação com o desconhecido.

Com as crianças no Hospital!

Já Marina, aluna de Medicina, está realizando seu intercâmbio no Hospital Garcia de Orta, em Portugal, e, como Ana Paula, sempre desejou estudar fora do pais. “Sempre foi um desejo. Quando descobri que teria

a oportunidade na décima fase, comecei a me preparar e correr atrás dos documentos para conseguir”, contou.

Durante a viagem, Marina está se atualizando e adquirindo novas experiências, dentro e fora da sua área de estudo. “Aqui no hospital, todas as manhãs, tem reunião com todos os pediatras da instituição para discutir os casos das crianças. Além disso, estou fazendo novas amizades, conhecendo outras culturas, novas culinárias, aprendendo um pouco mais desta nova língua e aprendendo um pouco mais sobre a história do Brasil com Portugal”, destacou a acadêmica.

Têm oportunidades abertas

Como as acadêmicas Ana e Marina, quem sempre sonhou em vivenciar o intercâmbio, tem a oportunidade. A Unesc oferece diversos programas

que possibilitam ao aluno sonhar mais alto em sua experiência acadêmica. No momento, a Universidade está com inscrições abertas para os cursos de Artes Visuais, Psicologia, Pedagogia, Direito, Ciências Econômicas e Engenharia Mecânica – são duas vagas cada. Para realizar a inscrição, o acadêmico deve estar cursando a segunda fase ou superior do seu curso e passar pelo processo seletivo, que é feito pelas médias gerais no histórico do acadêmico. As inscrições para o processo são realizadas na Coordenadoria de Relações Internacionais, na sala 1 do Bloco do Estudante. Mais informações pelo e-mail [email protected] e telefone 3431.2660.

Assessoria de Imprensa / Setor de Comunicação Integrada

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

19/08/2016 04GeralR$ 3,3 milhões foram repassados pela UHE Machadinho a título de compensação financeira em maio

A Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes repassou no

mês de julho de 2016 aproximadamente R$ 3,3 milhões a título de compensação financeira. Os valores repassados foram divididos entre o governo federal, governos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e municípios lindeiros.

Em Santa Catarina os municípios contemplados receberam um total de R$ 638,6 mil. E o repasse para as cidades lindeiras ao reservatório foi dividido entre Anita Garibaldi que recebeu aproximadamente R$ 40,8 mil; Campos Novos, R$ 40,2 mil; Capinzal, R$ 94,3 mil; Celso Ramos, R$ 108,8 mil; Piratuba, R$ 165,7 mil e Zortéa, R$ 149,4 mil.

Já no Rio Grande do Sul o total repassado compreende o valor de R$ 698,7 mil. Sendo que o montante destinado às cidades lindeiras foi dividido entre Barracão, que recebeu aproximadamente R$ 150,2 mil; Machadinho, R$ 358,4 mil; Maximiliano de Almeida, R$ 112,9 mil e Pinhal da Serra, R$ 42,4 mil.

O montante repassado através da Compensação Financeira beneficia também o governo Federal e Estadual. No mês de julho a esfera federal recebeu R$ 668,7 mil. Já o Governo de Santa Catarina recebeu R$ 638,6 mil e o Governo do Rio Grande do Sul recebeu R$ 698,7 mil. Desde que entrou em operação, no ano de 2002, a Usina Hidrelétrica Machadinho já repassou mais de R$ 316,1 milhões.

A compensação financeira é relativa à indenização dos estados, do governo federal e dos municípios, pelo resultado da utilização de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica. As cidades lindeiras são as maiores beneficiárias da compensação financeira, pois recebem mensalmente da Usina Hidrelétrica Machadinho um valor que contribui para o seu desenvolvimento. Para obter mais informações sobre a Usina Hidrelétrica Machadinho acesse: www.machadinho.com.br.

Andressa Reina / Assessoria de Comunicação Consórcio Itá

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

Sexta-feira - 19/08/2016 05CapinzalNoiva Linda prepara desfile para ExpoFestas e Eventos 2016 !Nesse final de semana acontece em Joaçaba o maior evento de festas do Meio oeste de Santa Catarina!

Toda a beleza, encanto e magia dos vestidos de noivas e festas será uma das grandes atrações da Loja Noiva Linda na ExpoFestas e Eventos 2016, que acontecerá no Pavilhão Frei Bruno em Joaçaba de 19 a 21 de agosto.

A loja que possui mais de 25 anos de existência se prepara para mostrar nas passarelas da feira, um verdadeiro

show de tendências, moda e estilo. Com o objetivo de apresentar a

nova coleção de trajes para noivos, formandas e convidados, a Loja Noiva Linda está preparando um belíssimo desfile no sábado (20) às 20h. “Sabemos que escolher o vestido de noiva ou de formatura não é nada fácil. Por isso preparamos um desfile com muitas novidades, tendências e

coleções de vestidos de noivas e festas 2017, com propostas para as mais românticas e clássicas, até as mais modernas e ousadas.” completa Janete, proprietária da loja.

Participe e confira essas e outras surpresas que a Noiva Linda preparou para você!

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

19/08/2016 06Geral / Ato Oficial

VENDE-SE Apartamento no centro com 97 m² de área interna, com três quartos, suíte, cozinha com pia sob medida, dois banheiros, sala, cozinha, lavanderia, sacada com churrasqueira, vaga privativa de garagem. Edifício Beethoven, Rua Ernesto Hachmann, centro, Capinzal. Contato: Tel. 9935.1000. Preço com desconto.

ALUGA-SE Apartamento grande no centro de Capinzal com 3 quartos, suíte, sala, cozinha, lavanderia, sacada com churrasqueira, dois banheiros, garagem privativa coberta, salão festas, condomínio com baixo valor com gás incluso. Tel. 3555.5610 à tarde.

Deputada Luciane quer regulamentar situação de bibliotecários nas escolas de SC Lei federal determina a criação de uma biblioteca em cada escola do país até 2020, mas cargo não é regulamentado na rede estadual catarinense. Professores catarinenses tem sido deslocados de função e retirados de sala de aula

A deputada Luciane Carminatti (PT) protocolou esta semana na Assembleia Legislativa de SC (ALESC) o projeto de lei que regulamenta o cargo de bibliotecário nas escolas da rede estadual catarinense. Segundo a parlamentar, a demanda partiu de profissionais e estudantes da área, gestores, diretores e professores que são deslocados do cargo.

– Temos uma lei federal que determina a criação de uma biblioteca em cada escola do país até 2020, mas a regulamentação do profissional que cuidará destes espaços na rede estadual deverá partir do

Legislativo catarinense. Como o Estado não contrata bibliotecários, professores acabam sendo deslocados em tempo integral para as bibliotecas, mesmo tendo sido contratados para funções diferentes – explica a deputada Luciane.

O Projeto de Lei Complementar 013.1 acrescentará o cargo de bibliotecário à chamada Lei dos ACTs,

aprovada em Santa Catarina no ano passado, e é uma exigência antiga do setor. O debate em Santa Catarina ocorre desde 2006, quando o CRB 14 e a Associação Catarinense de Bibliotecários levaram até o plenário da ALESC milhares de assinaturas cobrando que a função fosse regulamentada.

O profissional selecionado para o cargo deverá ser graduado na área e estar inscrito no Conselho Regional de Biblioteconomia de SC (CRB 14), como determina a legislação federal.

– O cenário que temos hoje em SC é o de profissionais sem espaço para atuar por falta de regulamentação; professores que querem dar aula, mas são desviados de suas funções originais; e estudantes diretamente prejudicados pela falta de um responsável gabaritado para aquele cargo – lamenta a parlamentar.

Gabriel Rosa / Jornalista Credito Luis Gustavo Debiasi - Agencia AL

Acadêmicos de Odontologia doam kits de higiene bucal ao HUST

Os acadêmicos da 1ª fase do curso de Odontologia, da Unoesc Joaçaba, participaram do trote solidário, na tarde desta quarta-feira (10). A atividade consistiu na doação de kits de higiene bucal ao Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), que serão destinados pela assistente social Samara Leorato aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação, desenvolvida pelo programa de Apoio Psicológico, também oportunizou aos acadêmicos conhecerem as dependências do hospital universitário,

espaço em que desenvolverão disciplinas práticas ao longo do curso.

Durante a visita, a supervisora pedagógica do HUST, professora Maria Esther Traverso, apresentou aos acadêmicos os setores do hospital, como Oncologia, Emergência e Pediatria. A professora responsável pela supervisão dos programas de extensão do curso de Odontologia, Grasieli de Oliveira Ramos, e o representante do Centro Acadêmico, Jéferson Martins, também acompanharam as visitas.

Na última semana, o programa de Apoio Psicológico, juntamente com o HUST, promoveu o trote solidário no

curso de Medicina. Na oportunidade os acadêmicos da 1ª fase do curso doaram fraldas infantis e geriátricas ao hospital, que também serão destinadas aos pacientes do SUS.

Link notícia: http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/academicos-de-odontologia-doam-kits-de-higiene-bucal-ao-hust

Jessica Dayane Novello / Jornalista - Assessoria de Imprensa / Coordenadoria Geral de Marketing e Comunicação

Trote solidário desenvolvido no curso de

Odontologia;

Acadêmicos doaram kits de higiene bucal.

Estudantes conheceram os diversos setores do HUST;

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

Sexta-feira - 19/08/2016 07Geral Sicredi é o agente financeiro com maior volume de financiamentos do PronafA homenagem dada pelo BNDES acontece pelo 3º ano consecutivo

O Sicredi foi homenageado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o Fórum de Apresentação sobre as Condições dos Programas Agropecuários do Governo Federal para o Ano Agrícola 2016/2017, realizado no dia 27 de julho. A instituição financeira cooperativa foi reconhecida, pela terceira vez consecutiva, como o agente financeiro com o maior volume de operações de investimento contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no ano agrícola 2015/2016.

No período, o Sicredi liberou, para todo o Brasil, 11.099 operações que totalizaram mais de R$ 567 milhões. Atualmente, o Pronaf representa 47% da carteira de BNDES. Por meio das Cooperativas filiadas, o Sicredi atua como um grande incentivador do produtor rural, liberando recursos de crédito rural e direcionados.

ESTRATÉGIAS PARA O PLANO SAFRA 2016/2017FOCO NA AGRICULTURA FAMILIAR NO RS E SC

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o Sicredi tem à disposição de seus associados R$ 6,10 bilhões em crédito rural para o Plano Safra 2016/2017, representando 7,9% a mais sobre o ciclo anterior (2015/2016), com estimativa de realizar mais de

130 mil operações. Desse total, R$ 4,85 bilhões vão para custeio, comercialização e investimento em linhas do Pronaf, do Pronamp, e voltadas aos demais produtores. O restante, R$ 1,25 bilhão, será direcionado a operações com o BNDES aos mercados gaúcho e catarinense.

No fechamento do ciclo anterior (Safra 2015/2016), o Sicredi no RS e em SC totalizou mais de R$ 4,62 bilhões em crédito, provenientes de 120 mil operações realizadas de financiamentos. “O Sicredi se posiciona como parceiro de seus associados com a missão de entender suas necessidades e apoiar o financiamento da produção para um crescimento sustentável”, pondera o diretor executivo do Sicredi RS/SC, Gerson Seefeld.

Ao todo no Brasil, o Sistema Sicredi tem disponibilizado R$ 10,6 bilhões em crédito rural para o novo ciclo Plano Safra 2016/2017, projetando atingir 185 mil operações, entre custeio e investimento sendo que, até o momento (de janeiro a julho de 2016), já foram liberados mais de R$ 272 mil, em 6.504 operações de crédito rural.

No fechamento consolidado nacional do ciclo Safra anterior (2015/2016), o Sistema Sicredi liberou mais de R$ 8,2 bilhões com 150 mil operações efetivadas, sendo que, 70% das operações realizadas foram direcionados ao segmento da Agricultura e Agroindústria Familiar.

Atualmente, a carteira nacional de Crédito Rural do

Sicredi é de, aproximadamente, R$ 14,1 bilhões. Deste montante, cerca de 57% (R$ 8,1 bilhões) são direcionados para custeio, comercialização e investimento, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e aos demais produtores. Dos outros R$ 6 bilhões, 43% são liberados em operações com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados e 1.500 pontos de atendimentos,

em 20 estados do País*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 121 Cooperativas de Crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins,

Pará, Rondônia, Goiás, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia.

Sicredi RS/SC - Reúne 42 cooperativas e 653 pontos de atendimento: 579 no RS e 74 em SC, atingiu até junho R$ 30,41 bilhões em ativos, registrando crescimento de 17,7% sobre igual período de 2015. Até o momento, somamos 1.666.185 associados. O patrimônio líquido ficou acima dos R$ 4,38 bilhões, representando uma evolução de 19,5% sobre o ano passado. Os depósitos totais cresceram 20,4%, somando mais de R$ 17,95 bilhões No RS, o Sicredi é a única instituição financeira em 113 municípios e em 3 município de SC.

A nova Lei da IntegraçãoO produtor rural e a agroindústria passam

agora a ter uma legislação nacional para tratar da relação de parceria. A Lei 13.288, aprovada neste ano, define as diretrizes que estabelecem condições, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores rurais integrados e indústrias integradoras. Essa relação, chamada de integração ou parceria, é quando o produtor rural repassa a matéria-prima para as agroindústrias que processam e transformam em produto final.

Foram cerca de 10 anos desenhando seu formato, atuando no Congresso Nacional pela sua aprovação. Na Câmara dos Deputados, atuei na condição de relator do Projeto 6459/2013 da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS). No senado a relatoria foi do também catarinense, senador Dário Berger (PMDB). Nosso trabalho resultou na aprovação do projeto que se transformou na Lei 13.288, a primeira sancionada pelo presidente interino Michel Temer, em 16 de maio de 2016. A partir da sanção, ela passou a regular a relação nas parcerias agrícolas em todas as áreas que se desenvolve a integração no país.

Quando se fala em integração, deve-se considerar, por exemplo, os setores como da avicultura, suinocultura, grãos, horticultura, fruticultura e florestas. São inúmeras as frentes de produção que dependem deste sistema de parceria e, onde existir a relação de integração, estará a Lei a fazer-se cumprir, com direitos e deveres para ambos.

Com a Lei, determina-se a interlocução entre produtor e a agroindústria integradora. De um lado os produtores produzindo com qualidade e sanidade e, de outro, as empresas permitindo condições de trabalho e retorno de renda para os produtores.

A Lei foi criada para tratar ponto a ponto sobre os custos de produção, bem como a utilização de equipamentos, tecnologias empregadas, preços dos produtos, renda dos produtores. Também o cumprimento das questões ambientais que vigoram na Lei 12.651/2012, a duração dos contratos, enfim, regulamenta uma relação em que, até o presente, cada um fazia do seu jeito.

Chamo a atenção para dois pontos importantes do projeto garantem a formalização das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) e do Fórum Nacional de Integração (Foniagro).

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

19/08/2016 08Geral

Assine O TEMPO – um jornal de fato e receba em casa ou no trabalho. Para tanto, ligue (49) 3555-4515. Valor da assinatura R$ 10,00 mensal. O TEMPO – um jornal de fato há 26 anos ajudando a escrever a história de nossa terra e de nossa gente em nível de regionais.

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

Sexta-feira - 19/08/2016 09Negócios

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

19/08/2016 10PolíticaSecretário de Educação, Cultura e Esporte de Capinzal fez uso da Tribuna

Presta esclarecimentos sobre a Fundação Municipal de Esportes, atendendo convocação proposta por Vereadores

A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato com base no direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação, registrou a sessão extraordinária do Poder Legislativo de Capinzal, realizada na quinta-feira, 11 de Agosto, às 10h, na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, sob a presidência por Enio José Paggi (DEM). Fez uso da Tribuna o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Israel Boniek Gonçalves, que prestou esclarecimentos relacionados à Secretaria de que é titular e à realização de eventos esportivos de responsabilidade da Fundação Municipal de Esportes, em razão de convocação proposta pelos vereadores Valdelir Francisco de Souza (Jegue), Alcidir Afonso Coronetti e Antonio Carlos Mantovani (todos do PMDB).

Na data de 31 de Maio, do ano em curso, os mesmos Vereadores fizeram um Pedido de Informação requerendo o comparecimento do então superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Cicero Antonio Souza Silva (popular Coronel) para prestar esclarecimentos aos parlamentares, devido a não realização de campeonatos de interesse da comunidade. Esclarecer dúvidas quanto as finanças da Fundação e tornar público as atividades realizadas pela mesma, frente a sua gestão.

Quanto a Escolinha de HANDEBOL, está em plena atividade; SEGUNDO TEMPO é um projeto do Governo Federal, consequentemente, não é um plano municipal, sendo que a Escola Mater Dolorum foi contemplada, porém, essa iniciativa não existe mais em Capinzal. O Segundo Tempo era mantido com verba do Governo Federal que disponibilizava os profissionais, dava material e suporte para o

pleno funcionamento. O projeto AD FUTSAL

tinha uma parceria com um time de futebol de Joaçaba, o qual deixou de existir, no entanto, está em evidência a AGN, com a mesma oportunidade de prática esportiva. O projeto de TÊNIS DE MESA existiu durante um ano no loteamento Colina, sendo que vinha um professor de Videira para dar aulas aos alunos do bairro São Cristóvão. Quanto ao GENOMA COLORADO, podendo receber apoio, mas é projeto de cunho um tanto particular (assistencial), cabendo quem está à frente da Fundação decidir se vai ou não ter auxílio, portanto, Israel não tem informação se foi ou não solicitado algum tipo de suporte para tanto.

Projeto XADREZ está ocorrendo as aulas com professor de Capinzal e não mais vindo de Lacerdópolis (profissional bem capacitado), até porque não tem vaga, e sim, foi solicitado que viesse a desenvolver um trabalho inicial e não teve condições de continuar vindo a prestar seus serviços. Quanto ao campeonato de Xadrez, está agendado para o mês de Novembro, a ser realizado depois do Jogos Escolares de Capinzal (JECAP).

Os INTERBAIRROS não foram realizados em 2015, inclusive, buscou saber os motivos, a princípio a justificativa era a reforma da quadra do ginásio de esportes. Como Israel assumiu a superintendência há um pouco mais de um mês, sendo uma autonomia muito grande pelo que rege o Estatuto, fez parte de um acordo da Prefeitura e tal Departamento, na tentativa de reduzir os gastos- a não realização do mencionado campeonato neste ano.

O CAMPEONATO DE VERÃO DE FUTSAL deixou de existir, sendo substituído, sendo a COPA DE FUTSAL, com edições realizadas em 2015 e 2016, o que significa a visão e a proposta que tinha a Fundação. O projeto os MELHORES DA

COPA CAPINZAL DE FUTEBOL DE CAMPO e da BOCHA, como não foi realizado, não tem como agora desenvolver. Em 2015, dos dois campeonatos de futebol de campo foi realizado só um deles; em 2016 por motivo de contensão de gastos foi optado por não se fazer.

Israel tomou algumas providências ao assumir a superintendência, sendo que por sugestão de alguns Vereadores para que fosse destinado recursos para a realização do Campeonato, sendo feita a licitação da arbitragem que custará R$ 12 mil, feita com recursos próprios da Prefeitura, sem contar com a devolução de recursos da Câmara, consequentemente, será realizado o evento.

O Secretário destacou que as escolinhas ofertadas pela Fundação Municipal de Esportes desenvolve as mais diversas categorias de atividades envolvendo aproximadamente 860 crianças e adolescentes. E o trabalho que vem sendo feito atualmente são com as escolinhas de voleibol (no ginásio Municipal de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli), futsal (ginásio Dileto Bertaiolli, da Vila 7 de Julho, loteamentos Lar Imóveis e Parizzotto), handebol – xadrez (Dileto Bertaiolli), karatê (Dileto Bertaiolli e no Parizzotto), bocha ocorrendo no Dileto Bertaiolli, Haecon-do (Dileto Bertaiolli, localidade da Vila União e no loteamento Parizzotto) e aulas de capoeira que estão sendo realizadas no Dileto Bertaiolli, na Vila 7 de Julho e na Escola São Cristóvão.

Além disto a Fundação Municipal de Esportes em convênio com a Diretoria de Transportes, hoje oferta os passes para as crianças e adolescentes se deslocarem até os locais de treinamentos.

Israel apresentou um cronograma de todas as atividades que foram desenvolvidas, destacando que a Fundação no período de 2013 a 2016 ofereceu escolinhas em

várias modalidades, sendo importante pensar no esporte como fomentação da base. Informou que a Fundação participou dos eventos da Fesporte nas modalidades de handebol, futsal, futebol de campo, bocha, Jesc, Olesc, Joguinhos dos Jasc.

Muitos dos projetos que foram citados, não existiam na Fundação, sendo que dentro do regimento, no tocante liderança, a superintendência com sua comissão, tem um olhar especifico para fomentar o esporte. Os olhares podem ser diferenciados, podendo investir mais para poder fomentar o esporte de base, inclusive, para o amador, porém, Israel acha que a Fundação deve contribuir com todos eles, exceto quando se tem uma política de contensão de gastos.

Em relação a realização do Campeonato de Futebol de Campo, existe a necessidade de reduzir os gastos para a administração pública, apesar de certa resistência de adeptos de outras atividades esportivas, o futebol é o mais popular dos esportes. A realização deste campeonato deve ser revisto, levando em conta os eventos desenvolvidos em outros municípios, com mais envolvimento das equipes, das comunidades, do poder público e até da iniciativa privada. O que não pode é se perder esses campeonatos e a efetivação desses trabalhos.

Lembrou Israel, as medidas que foram tomadas visam contensão de gastos, já que a Fundação dispõem de recursos ordinários, não existem fundos ou convênios, ou seja, são valores próprios do Município.

Apesar de ter o direcionamento da Câmara de Vereadores na devolução de recursos para serem investidos, a pressão aconteceu, sendo um trabalho louvável, porém, dentro do processo administrativo, a partir do ano de 2000 os campeonatos amadores passaram a serem realizados com os times quase com dependência total da administração pública para custear a arbitragem e outros mais. Israel acredita e acha, a exemplo dos demais educadores, que o caminho certo do Brasil é ensino integral, sendo que o educando fica o dia todo na escola, onde envolve também a parte esportiva.

Diante do diálogo e do bom senso, foi discutida a ideia de criar o CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE, c o n s e q u e n t e m e n t e , existindo o mesmo, o tema do campeonato de futebol

de campo estaria sendo debatido na Fundação Municipal de Esportes e não na Câmara de Vereadores. Israel não sabe o porquê não foi criado o Conselho, mas, é preciso criar o projeto para tanto e envolver as pessoas nessa questão. Israel se propôs em declarar empenho, pois tem interesse na criação do Conselho Municipal de Esporte, o que poderá enriquecer o debate e as ações a serem definidas, no melhor direcionamento dos investimentos.

Quanto ao mudar o ESTATUTO DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES, criar um fundo para obter recursos e a criação do Conselho Municipal de Esportes, Israel pretende iniciar um estudo e a possibilidade para tanto. “Se tem um problema que é preciso ser resolvido em Capinzal é a questão da gestão de nossos ginásios de esportes, porque há anos, o uso que vem sendo feito são indiscriminados. Não são feitos de forma coerente, não existe um regulamento de quanto custa, não se tem um conhecimento quanto é que a pessoa está usufruindo ganha naquele espaço, pois o município pode estar perdendo ao invés de ganhar. Tem queixas de uso de drogas nos locais, enfim, de má gestão”, assim respondeu Israel. Prossegue Israel, dando méritos ao ex-superintendente, ao tentar regulamentar essa questão, mas disse não ser uma matéria simples. “Se hoje os nossos ginásios tivessem um projeto de sustentabilidade, a exemplo da Escola Municipal Viver e Conhecer, estaríamos com a situação diferente, e com certeza, sobraria dinheiro para comprar materiais esportivos. Foram se dando benefícios, fazendo vistas grossas dentro de um processo histórico, o que ganha fundamento e acaba dificultando a mudança. Com a criação de um conselho será possível direcionar e notificar para uma mudança tão esperada

e necessária”, assim Israel levou ao conhecimento o que os Vereadores, certamente não tinham essa informação pelo que nossa Reportagem pode perceber.

Nas considerações finais, Israel disse ser capinzalense há pouco tempo, sendo há sete anos que está em Capinzal, sendo que as vezes ouvia coisas acerca- histórico da Fundação que não eram boas, com certo paternalismo e forma de lidar com a mesma. Sempre ouviu as críticas, de todos os momentos. Quando assumiu a função, definiu o tipo de papel a ser desenvolvido, para que possa estar auxiliando nisso, porém, é preciso ouvir as pessoas, até por não ser um cidadão envolvido diretamente com o esporte, apesar de ter conhecimento e por gostar do desporto. Israel vem se inteirando do senário em Capinzal, apresentando muitos problemas, porque a Fundação muitas vezes não desfrutou de bom crédito, má prestação de serviços e financeira em executar o trabalho. “Agente sabe que a autonomia vem com sua responsabilidade, portanto, hoje quem assina o cheque da Fundação sou eu, e devemos saber que aquilo está sendo destinado da melhor forma”, destacou Israel. Prossegue ele, está sendo revisto algumas coisas, para que o Município seja no mínimo parceiro dos eventos realizados. Quem passou pela Fundação prestou um grande serviço, mas reconhece que a Fundação poderia ter mais crédito com a comunidade, inclusive, com os grandes interessados que praticam esporte, e não desmerece o trabalho de quem passou por lá, fazendo o possível e até o impossível, sendo reconhecido e não reconhecido. Esse reconhecimento não fez louvável como um todo na comunidade, até porque a Fundação merece um olhar diferenciado pela importância que tem no Município.

Israel fazendo uso da Tribuna prestando esclarecimentos aos parlamentares sobre as ações e

serviços prestados pela Fundação Municipal de Esportes de Capinzal.

Kelvis Borges (PP), Alcedir Afonso Coronetti, secretário e superintende Israel, Jegue, Mantovani, Cimara Moreira Baú (PMDB) e Enio Paggi, sendo que não marcaram

presença devido a outros compromissos os vereadores Carlos Adriano Zocoli (PSDB), Senair Bressan (PMDB) e Amarildo Pedro Fachin (PMDB).

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

Sexta-feira - 19/08/2016 11GeralParóquia São Paulo Apóstolo de CapinzalImagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida é recebida na igreja matriz com grande fé e devoção

As Dioceses do Brasil acolhem a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, para tanto, o Bispo local deverá entrar em contato com a Secretaria Jubilar do Santuário Nacional de Aparecida.

Quanto a Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal, recebeu a Imagem no final da tarde e início do anoitecer de sexta-feira, 13 de Agosto, numa recepção com fogos de artifícios, salva de palmas, sorrisos, satisfação e muita fé pelos seus devotos. A imagem veio da Paróquia de Erval Velho, sendo deslocada de carro, tendo a condução do pároco Frei Emerson José Orane e demais acompanhantes. Em seguida foi celebrada a santa missa e posteriormente começou a carreata nas cidades coirmãs, Capinzal e Ouro.

De 13 a 27 de Agosto a Imagem vai percorrer e poder ser vistas nas capelas capinzalenses, ourenses, também em parte dos territórios de Campos Novos e Zortéa, previsto num roteiro para tanto.

MOTIVAÇÃO - A seguir fonte: Santuário Nacional Aparecida

Isabel, ao saudar Maria, sabia que por trás de um simples acolhimento daquela que era sua prima havia uma magnífica obra de redenção entre os homens.

Nossa Senhora Aparecida vem até nós por meio de sua Imagem Peregrina como mulher de serviço, e sua simples presença nos leva a perceber a importância da vontade de Deus.

A visita de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número superior a 10 milhões de

peregrinos ao ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida.

A comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da Salvação.

BREVE HISTÓRICO - No ano de 1931 foi realizada a primeira visita da Imagem à cidade do Rio de Janeiro, na época Capital Federal do Brasil. Essa visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro ocorreu por ocasião de sua proclamação como “Rainha e Padroeira do Brasil”. Mais de um milhão de pessoas lá se reuniram para receber a ilustre visita.

Desde então ocorreram inúmeras peregrinações, especialmente com o missionário redentorista Pe. Vítor Coelho de Almeida. No ano de 2004, por ocasião do centenário de sua Coroação, a Imagem Peregrina percorreu várias arquidioceses, dioceses e paróquias do nosso imenso Brasil e também no exterior.

Nossa Senhora, sempre fiel aos princípios de seu Filho, continua presente em nossa história, indo ao encontro dos que clamam por amor, justiça e paz.

O TEMPO – um jornal de fato que tem seus familiares devotos de Nossa Senhora Aparecida, registra esse momento

inédito em Capinzal, ainda é feito um testemunho de graça alcançada.

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

19/08/2016 12Negócios

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

Sexta-feira - 19/08/2016 13Negócios

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

19/08/2016 14GeralÉ BOM SABER...A PRÓXIMA GRANDE REVOLUÇÃO

Em silêncio, a avó observava o comportamento dos netos de três e quatro anos, em frente ao notebook do pai. De onde se encontrava, podia ver as mãozinhas agindo nas teclas. Percebeu, surpreendida, a maneira calma com que o menino ensinava a menorzinha a encontrar, na Internet, o desenho animado que desejava assistir. Como um bom professor, indicava o que devia fazer, mas deixava que ela acionasse as teclas, na busca do que queria. E os dedinhos dela iam testando rapidamente o caminho do seu desejo, até conseguir. Então, voltou-se para o irmão e disse: Obrigada, Pedrinho. É fácil, já descobri como faz. Você pode ir embora que agora eu consigo sozinha...

Verificando a rapidez da aprendizagem e a desenvoltura da pequena, a avó ficou a pensar nas próprias limitações com algumas das tecnologias atuais. Lembrou das dificuldades para descobrir as teclas certas, de memorizar as ações, de responder um e-mail, enviar uma mensagem.

Impressionante, concluiu, como

é fácil para os pequenos absorver as novidades, adaptar-se, utilizar a tecnologia disponível. Pousou os olhos na revista que tinha ao colo e retornou à leitura do artigo A próxima grande revolução não será tecnológica… E foi lendo: Ela será moral, e liderada pelos humanos em evolução, que estão atualmente em nossos lares, em nossos colos!

Esta geração de humanos está bem diferente. Estão muito rápidos na sua cognição. Mais profundos na sua forma de traduzir o mundo e os sentimentos. E sua noção de ética e moral está mais refinada.

* * *De fato, hoje vemos, com frequência,

cenas de grande respeito e, de maneira espontânea, entre crianças. O carinho demonstrado com os animais, as plantas, os doentes nos deixa admirados. E esses pequenos de mente desperta, que aprendem e apreendem tudo ao seu redor, tirarão o real proveito da ciência e da tecnologia. São almas que trazem, em si mesmos, os elementos para a transformação, para a verdadeira revolução que se fará na Terra, em benefício de todos. Revolução moral, na qual a ética que eles trazem vigorosa se espalhará, anulando a hipocrisia humana vigente.

Precisamos nos questionar que pais somos nós, como estamos educando

essas almas que nos chegam aos braços, pela bondade do Pai Celestial.

Que sejamos capazes de dar o suporte necessário e muito amor a esta geração, pois seremos nós os responsáveis pelo tom e dom que elas usarão nessa revolução!

Pais e mães, valorizemos a confiança do Celeste Criador, que nos entregou filhos Seus, possivelmente aptos a transformar o cenário da Terra. Por isso mesmo, desde o berço, precisamos lhes oferecer exemplos do bem, de amor, de respeito, para que não se desviem da rota prevista. Conduzi-los para a escola, oferecer-lhes a instrução preciosa, deixar que se expressem na arte, nas ciências, no esporte.

No entanto, acima de tudo, que não nos esqueçamos de lhes ensinar a pronunciar o nome de Deus com unção; a elevar o pensamento em prece; a dialogar com o Pai e Criador.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo A próxima grande revolução não será tecnológica, por Ligia Zotini Mazurkiewicz.

Boa Semana HPaim

Dúvidas ou sugestões - converse conosco:[email protected]

PRESIDENTE DA ABPA PARTICIPA DO 11° SIMPÓSIO TÉCNICO DA ACAV

São Paulo, 17 de agosto de 2016 – O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, participou ontem da solenidade de abertura do 11° Simpósio Técnico da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), em Florianópolis (SC).

Reunindo lideranças, empresários e profissionais dos vários elos da avicultura catarinense - entre eles, o presidente da ACAV, José Luís Ribas, o diretor-executivo da entidade catarinense, Ricardo Gouvea, o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, Enori Barbieri, e outros - o encontro debateu desafios técnicos para o setor produtivo estadual e nacional.

Em sua fala, o presidente da ABPA destacou a situação conjuntural atual do país e do setor, ao mesmo tempo em que exaltou o papel social e econômico desenvolvido pela cadeia produtiva, destacando números relativos ao desempenho das exportações, da produção nacional e outros

pontos. Segundo Turra, um dos motivos para a

liderança mundial da avicultura brasileira nas exportações e em sua capacidade competitiva é resultado do desenvolvimento técnico empregado nos vários elos da cadeia agroindustrial.

“Em meio a este momento delicado para o setor, continuamos expandindo nossa participação internacional graças, também, à qualidade de nossos produtos e ao status sanitário de nosso setor. Neste contexto, o desenvolvimento técnico tem papel-chave, sendo um dos grandes responsáveis pela credibilidade brasileira no mercado internacional. Hoje, não temos dificuldades em manter mercados, e os que abrem suas portas para o Brasil buscam ampliar suas compras. Por este motivo, iniciativas como esta da ACAV são fundamentais, fomentando a difusão de conhecimento entre os profissionais do setor”, explica Turra.

A programação do 11° Simpósio Técnico da ACAV segue até o dia 19 de agosto, na capital catarinense. Saiba mais pelo site www.sindicarne.org.br.

Crédito foto: Júnior DuarteJornalista Paulo Cezar Abrahão PratesAssessor Dr. Francisco Turra/ABPA.

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

Sexta-feira - 19/08/2016 15Colunistas

O Reitor da Uniarp e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, prestigiou a entrega do Prêmio Dakir Polidoro aos profissionais destacados da comunicação.

O evento se processou no ensejo de sessão da Câmara Municipal de Florianópolis, em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa.

De acordo com informações do próprio “site” da entidade, “Associação Catarinense de Imprensa foi fundada em 31 de julho de 1932, por um grupo de jornalistas e sob a

REITOR ADELCIO PRESTIGIA EVENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

liderança de Altino Flores, na sede da Liga Operária Catarinense, que funciona até hoje no mesmo prédio da rua Tiradentes, centro da Capital.

Altino Flores foi um dos mais cultos, corajosos e independentes jornalistas de seu tempo. Colaborou com o extinto jornal O Estado e, por doação de Victor Konder, virou seu proprietário.

Vendeu-o em 1946. A entidade teve uma atuação expressiva nos primeiros anos, mas acabou sendo atingida pela ditadura do Estado Novo. Retornou após a II Guerra Mundial e, na década de 1950 foi fundada a Associação dos Profissionais de Imprensa, semente que deu origem ao atual Sindicato dos Jornalistas.

Em 1º. de março de 1968, o jornalista Alírio Bossle criou a Casa do Jornalista, abrangendo os Sindicatos dos Jornalistas, dos Radialistas e a Associação dos Cronistas Esportivos.

No início do século, na gestão do presidente Osmar Teixeira, foram reformados os estatutos, com o retorno a denominação de Associação Catarinense de Imprensa, hoje presidida pelo jornalista Ademir Arnon”.

Igualmente, dispõe o Estatuto da entidade: “Art. 2º - A Associação Catarinense de Imprensa tem por princípio fundamental a plena liberdade de imprensa e por finalidade: a) orientar, defender, prestar assistência social, cultural e incentivar a solidariedade entre associados e os profissionais de comunicação social; b) promover a pesquisa e a divulgação de livros, revistas e jornais objetivando repassar o conhecimento aos estudantes das escolas públicas, universidades e outros seguimentos da sociedade”.

Adelcio é Diretor Regional do Meio Oeste da Associação.Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP)Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

O SOM DA POESIA Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completou 36 anos em 2016. Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br – http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br

Já falei, aqui no blog, da poesia de Júlio de Queiroz, que eu reputo o mais importante escritor contemporâneo de Santa Catarina e, quiçá, do Brasil. Exagero? É só ler a obra que ele deixou, para entender. Quando ouvi um CD com o qual ele me presenteou, há uns dois anos, com declamações dos seus poemas por ele mesmo, fiquei impressionado. A poesia dele, tão densa, tão bela, tão cheia de conteúdo, já havia me encantado, mas não sabia que ela ficaria ainda mais bonita, mais forte, mais lírica, declamada pelo próprio poeta. Foi um presente ímpar, espetacular. Gosto de todos os poemas, mas Minha Cidade, Paisagem com aceno, Um amor tão de leve merecem destaque. São belíssimos, são obras primas.

Então enviei, na época, mensagem a ele dizendo isso, e ele respondeu: “Meus Deus, amigo, não faça isso comigo.” Ora, meu grande amigo poeta, eu tinha que fazer, porque é a mais pura verdade. Como disse na resposta ao Júlio, a gente lê poesia boa, excelente, mas também se lê muita coisa fraquinha, hoje em dia, quando prolifera muita coisa que nem poesia é. De maneira que, quando descobrimos alguém que faz poesia de verdade, plena de essência, há que se dizer a todos que temos um poeta com P maiúsculo.

O CD é muito bom, o poeta está de parabéns por dar ainda mais vida aos seus já perfeitos poemas. Talento de poeta é isso. Talento inteiro, completo, verdadeiro. Esse CD é um bônus que Júlio de Queiroz nos deixa, além de toda a sua obra em gêneros como conto, poesia, ensaios, nos quais ele é mestre. Faz parte do grande legado que ele nos deixa, pois ele levou todo o seu talento, intelectualidade, sabedoria e carisma para o andar de cima, para tristeza de nós, seus amigos e seus leitores e para alegria da plêiade de poetas que já está por lá, como Drummond, Coralina, Quintana, Pessoa e tantos outros.

Que bom poder ter a voz do poeta na sua poesia viva, poder continuar a ouví-lo para tê-lo ainda mais perto de nós, agora que ela foi fazer poesia na eternidade, imortal que é e continuará sendo em nossos corações.

Faróis baixos Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

Desde oito de julho, os veículos são obrigados a trafegar com o farol baixo aceso nas rodovias brasileiras também durante o dia. E o descumprimento é considerado infração média, com a penalidade de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 85,13. E 3.000 motoristas já foram multados nas rodovias federais nos três primeiros dias pela Polícia Rodoviária.

Essa medida não é nova, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) recomendava o uso de faróis baixos desde 1998. Isso era feito para tornar os veículos mais visíveis. Acreditavam que is veículos modernos tem formas e cores que os fazem confundir com o ambiente, dificultando a visualização mesmo em condições de boa luminosidade.

Há aqueles acreditam em teorias de conspiração e pensam que a medida visa facilitar a atuação dos radares de velocidade. Obviamente, isso não faz muito sentido, já que os “radares” fixos utilizam sensores instalados na pista e os móveis usam ondas de rádio, o tradicional, ou láseres e o uso de faróis não ajuda nem atrapalha.

Em São Paulo, que é o estado mais organizado, a Polícia Rodoviária e as concessionárias das rodovias orientam os motoristas em praças de pedágio e mensagens em painéis eletrônicos desde a publicação da lei.

Não se pode ignorar que o Brasil apresenta uma taxa de 23,4 mortes no trânsito para cada cem mil habitantes, segundo estimativas divulgadas Organização Mundial de Saúde. Este é o quarto pior desempenho do continente americano atrás de Belize, República Dominicana e Venezuela, que é a campeã do continente com 45,1 mortes por cem mil habitantes. Segundo a OMS, o número de mortos nas estradas em todo o mundo pode chegar a 1 milhão por ano até 2030.

Mais de 90% de mortes no trânsito ocorrem em países que detêm 82% da população mundial, mas apenas 54% de veículos. Entre causas citadas estão a regulamentação inadequada, qualidade ruim das vias e dos veículos e aumento do número de carros. Os acidentes envolvendo veículos são a nona maior causa de morte no mundo para a faixa etária de 15 a 69 anos.

No Estado de São Paulo, que tem dados confiáveis, a Folha de S. Paulo, solicitou informações usando a Lei de Acesso à Informação, e verificou que metade das mortes nas estradas paulistas nos últimos três anos acontece em apenas 5% do total da malha rodoviária estadual.

São Paulo tem 22 mil km de estradas estaduais, mas os trechos mais fatais limitam-se a 1.082 km, onde morreram 3.111 das 6.222 vítimas registradas em 5.410 acidentes entre 2013 e 2015. Os números referem-se a acidentes que deixaram mortos no local em que aconteceram, incluindo as rodovias concedidas à iniciativa privada.

Embora essas rodovias concentrem dois terços do tráfego das rodovias paulistas, isso não pode ser usado como desculpa, antes como oportunidade para reduzir-se não só a quantidade mas a gravidade dos acidentes e agilidade do socorro. Lembro-me que na década de 1970, um país nórdico pendurava os carros destroçados em acidentes ao longo das rodovias, parece que funcionou!

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

19/08/2016 16Negócios

http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/ ou www.jornalotempo.com.br

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

Sexta-feira - 19/08/2016 17Negócios

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

19/08/2016 18GeralCurso de Direito promoverá ciclo de palestras e lançamento de livro nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (18), o curso de Direito da Unoesc Joaçaba promoverá palestras no auditório Jurídico, a partir das 19h40. Além de uma oportunidade para debater temas atuais da área, o momento será marcado pelo lançamento do livro “Responsabilidade Civil do Estado Constitucional por Omissão e a Efetividade dos Direitos Fundamentais”, de autoria do professor Hewerstton Humenhuk.

Às 20h30, Pery Saraiva Neto ministrará a palestra “Omissão na fiscalização ambiental e os princípios de prevenção e precaução: caso Samarco”. Após a explanação do professor, que é doutorando em Direito, a temática “Serviço público no Brasil em crise: alternativas para busca da eficiência”, será abordado pelo professor Noel Antonio Baratieri.

Ao término das palestras, o público poderá fazer perguntas, por meio de um debate que será promovido entre professores, palestrantes e demais presentes. Também haverá um momento para autógrafos. O evento é gratuito e aberto à comunidade.Link da notícia: http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/curso-de-direito-promovera-ciclo-de-palestras-e-lancamento-de-livro-nesta-q

Jessica Dayane Novello / Jornalista - Assessoria de Imprensa / Coordenadoria Geral de Marketing e Comunicação

Legenda: Professor Hewerstton Humenhuk lançará seu livro durante o evento.

Fórum e Instituto Chico Mendes avançam na reavaliação dos limites do Parque Nacional de São Joaquim

Mais um importante passo para a revisão da lei 13.273/2016, que altera os limites do Parque Nacional de São Joaquim, foi dado em reunião realizada em Brasília, nesta quarta-feira, 17.

Na oportunidade, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, Rômulo Mello, apresentou o histórico que levou à formulação da Lei, ao Fórum Parlamentar

C a t a r i n e n s e , coordenado pelo senador Dalirio Beber (PSDB-SC).

Na apresentação, Mello reconheceu a falha institucional anterior, na sobreposição de áreas no mapa e por

consequência, na reavaliação dos limites, e propôs um diálogo de consenso para avançar ainda mais no processo de conciliação entre os envolvidos. “Mantivemos a nova lei, e no ponto de vista macro, acredito que fechamos o acordo, agora temos que ter um estudo único, por parte de vocês, em relação ao polígono das microrregiões, e depois disso, colocaremos o pessoal em campo, para estudos e r e f i n a m e n t o s ” , anunciou o presidente do ICMBio.

Para o coordenador do Fórum, e demais parlamentares presentes, foi um avanço considerável.

“Tivemos um avanço considerável

em relação a outra audiência, realizada no dia 12 de julho, com a demanda principal superada, que era a sobreposição de áreas macros do mapa, graças a sensibilidade do ICMBio, e da admissão desses limites difusos. Hoje temos uma lei com coordenadas precisas, e estas sendo conhecidas por todos, vamos estabelecer os pontos de conflitos, que esperamos serem solucionadas através de consenso”, disse Dalirio.

O Fórum ficou de apresentar ao ICMBio uma única proposta, agregando territórios e compensando outros, das microrregiões, no dia 25 de agosto. Esse estudo deverá guiar o trabalho de campo,

que buscará críticas e correções.

Após esse trabalho in loco, uma nova reunião deve acontecer no dia 27 de setembro, com a conclusão do trabalho conjunto, que deverá subsidiar a operação da lei.

Presentes - Estiveram presentes na reunião, o senador Dário Berger, a deputada Carmen Zanotto, o deputado Valdir Colatto, a secretária executiva de Articulação Nacional de Santa Catarina, Lourdes Coradi Martini, representantes dos municípios envolvidos e assessores dos demais parlamentares que fazem parte do Fórum Parlamentar Catarinense.

Letícia Schlindwein

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

Sexta-feira - 19/08/2016 19Geral Semana do Campo Limpo Coocam tem atividades até está sexta-feiraRecolhimento de embalagens vazias e palestras são ações desenvolvidas no projeto.

A Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam iniciou na segunda-feira, 15 de agosto, a Semana do Campo Limpo, projeto que busca sensibilizar produtores rurais sobre a importância de dar o destino correto para embalagens vazias de agrotóxicos e que também faz o recolhimento destes materiais nas unidades da cooperativa em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Durante a segunda-feira, os produtores de Lebon Régis realizaram a entrega de embalagens. Já na terça-feira, os agricultores de Curitibanos participaram do programa, receberam orientações da equipe da Coocam e encaminharam corretamente as embalagens de agrotóxicos.

Palestras foram desenvolvidas no Centro Educacional Potencial nesta quarta-feira, a fim de proporcionar

conhecimento aos estudantes e formar agentes de transmissão das informações sobre a importância de preservar o meio ambiente. Para finalizar o cronograma da Semana do Campo Limpo, a Coocam realiza na sexta-feira, 19, o recebimento de embalagens na unidade de Barracão, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a coordenadora do projeto, Engenheira Agrônoma Ilsa Cristina Bilck, além do recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos nas unidades, a cooperativa desenvolveu palestras em escolas e com produtores para reforçar a necessidade de se realizar corretamente o transporte, uso e guarda de produtos fitossanitários e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), além dos cuidados no preparo e na aplicação dos produtos.

“Reforçar a necessidade de

adotar as medidas preventivas na aplicação e no uso de EPI’s é um de nossos objetivos, por isso, desenvolvemos as palestras. A cada ano, nosso trabalho é ainda maior e o produtor aguarda que a Coocam faça esse recolhimento nas unidades e assim, há o destino correto das embalagens de agrotóxicos. Tivemos um bom recebimento nas unidades de Lebon Régis e Curitibanos e a participação dos estudantes das palestras e vamos finalizar o projeto com uma palestra aos produtores rurais e trabalhadores na sede da Coocam, e com o recolhimento em Barracão”, ressaltou Cristina.

Um dos temas mais abordados nas palestras, foi a lavagem do EPI, que muitas vezes acontece de forma equivocada. “Nas palestras que realizamos, com as crianças, por exemplo, orientamos que eles repassem

para seus pais, que o EPI não deve ser lavado, apenas enxaguado. Muitas vezes, a pessoa esfrega o Equipamento, mas não pode, porque o material desgasta e perde a proteção. Então, é com orientações simples, que se obtém resultado e assim, se diminuem os casos de contaminação”, afirmou.

O uso de luvas e calçados apropriados, além da roupa protetora e máscara, são fundamentais no momento de aplicação de defensivos. “Vemos casos em que o aplicador não utiliza o EPI e quando utiliza, pode estar fazendo de maneira inadequada. A contaminação nos pés é muito grande, porque não se utilizam calçados adequados. Muitas vezes o aplicador está usando um calçado de coro que não é impermeável e se

contamina”.Sobre o recolhimento de

embalagens nas unidades da Coocam, Cristina Bilck reforça que a participação de produtores é expressiva e o recolhimento de embalagens deve se manter na média dos últimos anos. Em 2015, a Coocam recebeu 47 mil embalagens vazias de defensivos agrícolas durante a semana do Campo Limpo.

Dicas de como armazenar as embalagens vazias nas propriedades e os cuidados na tríplice lavagem do material foram repassadas aos produtores, com a finalidade de que todo o defensivo seja utilizado e o processo de retorno destas embalagens à reciclagem seja realizado com eficiência.

Felipe Götz

IFC Luzerna abre inscrições para 90 vagas gratuitas no Ensino Médio IntegradoCurso de Mecânica é a novidade no exame deste ano, que oferece ainda os técnicos em Automação Industrial e em Segurança do Trabalho

(17/08/16) LUZERNA – O Instituto Federal Catarinense (IFC) abriu nesta quarta-feira as inscrições para o Exame de Classificação 2017, que oferta, em todo o Estado, 2.080 vagas gratuitas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. No Campus Luzerna, são 90 oportunidades divididas entre as seguintes opções: Automação Industrial; Mecânica; e Segurança do Trabalho. Podem participar do processo seletivo aqueles que estão terminando ou já têm concluído o Ensino Fundamental.

As inscrições seguem até o dia 30 de setembro e devem ser feitas no site www.ingresso . i fc .edu .br. A taxa de inscrição é de R$ 10, porém, há a possibilidade de isenção desta taxa para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; para aqueles que tenham renda bruta de até meio salário-mínimo per capita; ou renda familiar bruta total de até três salários-mínimos.

A seleção acontece por meio de prova (com

30 questões de múltipla escolha), que será aplicada no dia 20 de novembro. Os aprovados iniciarão as aulas no primeiro semestre do ano que vem. Para saber mais detalhes da seleção, incluindo os cursos e vagas dos outros campi, confira o edital disponível no site já citado.

O Ensino Médio Integrado, também conhecido por Curso Técnico Integrado, acontece no período integral (manhã e tarde). Além de todas as disciplinas comuns do Ensino Médio, o aluno cursa, no próprio IFC, as aulas da formação profissionalizante. Assim, ao final de 3 anos, o estudante recebe também o título de Técnico em Automação Industrial; Mecânica ou Segurança do Trabalho.

Esta é a primeira vez que o IFC Campus Luzerna oferece o curso de Mecânica na forma integrada, passando a ampliar a oferta do ensino profissionalizante na região. O Ensino Médio Integrado do IFC destaca-se por inserir nos seus estudantes, desde o 1º

ano do curso, o mundo do ensino, da pesquisa e da extensão. Ofertada desde 2014, esta modalidade de ensino já coleciona histórias de sucesso no IFC Luzerna, com alunos medalhistas em diversas Olimpíadas do Conhecimento; estudantes atuantes em projetos de iniciação científica; apresentação de trabalhos acadêmicos em eventos, entre outros destaques.

A qualidade do corpo docente é outro diferencial da instituição. Um levantamento feito em março mostrou que dos 38 professores que atuam nos cursos profissionalizantes

do campus, 34 são pós-graduados – sendo 7 Doutores, 22 Mestres e 5 Especialistas.Sobre o IFC – O Instituto Federal Catarinense é um dos dois IFs presentes no Estado de Santa Catarina. Em Luzerna, está presente desde 2010. Além dos cursos técnicos integrados, o campus oferta os técnicos subsequentes em Automação Industrial e em Mecânica; e os cursos superiores de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica.Saiba mais: www.luzerna.ifc.edu.br ou (49) 3523-4300.

Wagner Lenhardt / Jornalista / Coordenação Especial de Comunicação (Cecom)

Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Ensino Médio Integrado do IFC destaca-se por inserir nos seus estudantes, desde o 1º ano do curso, o

mundo do ensino, da pesquisa e da extensão (Divulgação/IFC).

Esta é a primeira vez que o IFC Campus Luzerna oferece o curso de Mecânica na forma integrada,

passando a ampliar a oferta do ensino profissionalizante na região (Divulgação/IFC).

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

19/08/2016 20Negócios

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

Sexta-feira - 19/08/2016 21GeralEquipe Granja de Avós, brf de Capinzal, comemora o Dia dos Pais

Equipe de profissionais da Granja de Avós brf de Capinzal, realiza um jantar à base de costelão, em comemoração à passagem do Dia dos Pais.

O evento foi um sucesso, pois contou com a participação expressiva dos profissionais e familiares.

O responsável pela unidade Moacir Baú, agradece o envolvimento, a colaboração e a participação de todos. Enfatiza que momentos como esses que oportunizam integração e lazer, fortalecem a harmonia, a felicidade e a coletividade na equipe.

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

19/08/2016 22Geral Poder Legislativo de CapinzalNo expediente do Vereador poucas solicitações, já na Palavra Livre registradas duas abstenções

A liberdade de imprensa é espécie do gênero liberdade de expressão e está afeta ao direito fundamental de informação, portanto, a Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato há 27 anos vem registrando as reuniões do Poder Legislativo de Capinzal, c o n s e q u e n t e m e n t e , fizemos a cobertura também da sessão plenária ordinária realizada na terça-feira, 16 de Agosto, na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, sob a presidência por Enio José Paggi (DEM).

Lida, aprovada e assinada a Ata nº 2.873, de 2016, referente à Sessão Plenária do dia 9/8/2016 e a Ata nº 2.874, de 2016, referente à Sessão Extraordinária do dia 11/8/2016.

Leitura dos ofícios expedidos e recebidos, também do parecer final da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, sobre o Projeto de Lei nº 17, de 2016, que dispõe

sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2017.

Deu entrada na Casa Legislativa: 1º Projeto de Lei nº 18, de 2016, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 580 mil, para reforço das dotações orçamentárias vinculadas ao orçamento da Prefeitura de Capinzal, com objetivo de continuar os trabalhos relacionados à Alimentação Escolar, ao Transporte Escolar e a Manutenção dos Ginásios Esportivos. 2º Projeto de Lei Complementar Legislativo nº 02, de 2016, de autoria do vereador Antonio Carlos Mantovani (PMDB), que altera dispositivos da Lei Municipal nº 1.293, de 12 de agosto de 1987, que institui o Código de Posturas do Município de Capinzal, Estado de Santa Catarina e revoga a Lei Complementar nº 94, de 24 de maio de 2006, que alterou a Lei Municipal nº 1.293, de 12 de agosto de 1987.

E m e n d a s

P a r l a m e n t a r e s Modificativas de números 003, 004 e 005 de 2016, de autoria do vereador Carlos Adriano Zocoli (PSDB) ao Projeto de Lei nº 17, de 2016, que dispõe sobre a LDO/2017. Obs: Os Projetos e as Emendas foram encaminhados as Comissões competentes para análise e Pareceres.

Aprovados: Projeto de Lei nº 16, de 2016, que institui o “Dia Municipal dos Surdos” a ser comemorado anualmente em 26 de setembro. Requerimento proposto pelo vereador Valdelir Francisco de Souza (Jegue / PMDB), endereçado à

Agência Banco do Brasil Capinzal, na pessoa do Sr. Fabio Vieira Neuenfeld.

O único vereador inscrito para fazer uso do Expediente dos Parlamentares, foi Valdelir / Indicações ao Poder Executivo: Solicitou que seja refeito o estacionamento, a exemplo da Rua XV de Novembro, em frente do Ginásio de Esportes; recuperação da guarita da Praça Achiles D’Agnolluzo e que seja solucionado o problema de escoamento das águas pluviais para dentro do pátio do Ginásio de Esportes Dileto Bertaiolli.

Pedido de Informação ao Poder Executivo: Requer informações sobre a criação do Conselho Municipal de Esportes.

Após os Vereadores terem cumprido a Ordem do Dia, sendo a formalidade propriamente dita, todos permaneceram no Expediente dos Parlamentares, porém, na PALAVRA LIVRE, talvez, por alguma dúvida, quem sabe, receio ou até certo medo da Legislação Eleitoral vigente, dois edis se abstiveram de fazer uso, os demais, sendo os outros sete se manifestaram. Na Palavra Livre teve vereadores querendo que volte as transmissões ao vivo das sessões da Câmara Municipal via Internet, apesar de que os internautas em tempo nas reuniões se resumia na média um pouco mais de 10, e nunca, pelo que sabe,

chegava a 30 acessos na normalidade, levando em conta uma população de mais de 20 mil habitantes, o número chega ser insignificante. Dá para perceber que uma parte é contra a transmissão e outra não se manifesta quanto a questão. Prova disto, em Julho foi votado e decidiram não fazer as transmissões das sessões da Câmara Municipal, então, pode caracterizar matéria vencida e não justifica a insistência.

Ao encerrar a reunião, ocorreu a convocação dos Vereadores para a sessão plenária no dia 23 de agosto, terça-feira, às 19 horas, na Câmara Municipal.

Obs: Texto jornalístico, visando levar a informação e o conhecimento.

Semana de recuperação para a suinocultura catarinensePrincipais agroindústrias reajustam remuneração paga ao produtor. Apesar da melhora, presidente da ACCS avalia que mercado ainda está em alerta

A terceira semana do mês de agosto é marcada pela recuperação de preço no mercado suinícola. Na segunda-feira, a Cooper Central Aurora, BRF e Pamplona anunciaram o reajuste de R$ 0,10 no preço pago ao produtor pelo quilo do suíno vivo. A JBS vai reajustar

o valor a partir desta quinta-feira (18). Há a expectativa de novas altas nas próximas semanas, fazendo com que o preço base do suíno atinja a casa dos R$ 3,50. “Essa medida é importante para que o produtor possa ver um futuro mais promissor na atividade”,

avalia o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi.

Desde o início do ano o preço base do suíno registrou consecutivas baixas, sendo que a desvalorização do quilo do animal vivo atingiu

R$ 0,30 na integração. O movimento de crise também refletiu no mercado independente, que chegou a fazer negócios na casa dos R$ 2,90. A reação no mercado independente foi meteórica nas duas últimas semanas, quando a bolsa catarinense saltou

dos R$ 3,08 para R$ 4,05 – fator que contribuiu para alavancar os preços no mercado independente nesta semana.

Apesar da melhora na remuneração, Losivanio diz que os custos de produção permanecem altos, minimizando a margem de lucro dos suinocultores. Desde o início do ano, o preço do milho está em elevação, sendo que a saca já foi comercializada a R$ 60 em algumas regiões do Estado. O presidente da ACCS lembra que quando o Governo Federal anunciou a isenção do Pis/Cofins na importação de milho dos países do Mercosul, o valor da saca do cereal reduziu R$ 5 no mercado interno. “Mas como o governo só falou e não tomou atitudes concretas, a saca do milho voltou ao patamar dos R$ 50”,

enfatiza o presidente da ACCS.

O valor da tonelada do farelo de soja é outro fator de descompasso na relação entre margem de lucro e custo de produção. Nos primeiros seis meses de 2016 o valor médio do produto foi de R$ 1.430,00 contra R$ 1.273,33 no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Com a inflação dos principais insumos para a produção da ração animal, Losivanio calcula que a o prejuízo médio atinge R$ 80 por suíno produzido no Estado. “Vai demorar para o produtor ter lucro na atividade. Ele pode começar a ter lucro a partir destes reajustes de preços, mas ao analisar o histórico, ele os produtores precisam recuperar o que perderam ao longo de 2016”.

E-mail: [email protected] O TEMPO - um jornal de fato Site: www.jornalotempo.com.br

Sexta-feira - 19/08/2016 23Cultura

VOLTANDO NO TEMPO “A memória é a consciência inserida no tempo”.

1989 – 2016 – são 27 anos de trabalho prestado.

As fotos são registros fotográfico da neve nos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro (SC), em 20 de Agosto de 1965, sendo uma das imagens a Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza.

Provérbios populares“Pelo dedo se conhece o gigante”.“A gente conhece o pau pela casca”.“Quem tem besta não compra cavalo”.“Quem dá o que lhe dão fica pidão”.“Quem dá o que tem a pedir vem”.“Missa e maré esperada ao pé”.Fonte: A Toca das Palavras

CANTINHO NO TEMPO

Mulher Eletricista - Por que a mulher não pode ser eletricista? Porque ela leva 9 meses para dar à luz!

FRASE: “Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.”. Frases Sábias: Pensador.

Datas comemorativas do Brasil: mês de Agosto

16 (Terça-feira) - Dia do Filósofo / Dia do Artista de Teatro / Dia Mundial da Fotografia / Dia do orgulho Lésbico/ 20 (Sábado) - Dia dos Maçons / 20 (Sábado) - Dia do Amigo / Dia do FolcloreFonte: Calendário Br.