entrevista exclusiva: frances mcdormand · rede de bicicletas instalada até março p...

16
11.01.2018 Quinta-feira PORTUGAL Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3052. Jornal diário gratuito. ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND FALÁMOS COM A ESTRELA DE “TRÊS CARTAZES À BEIRA DA ESTRADA” ARTE&LAZER • 12 E 13 Rede com bicicletas partilhadas quase pronta Câmara Municipal de Lisboa espera ter o projeto concluído até março. Já foram comprados três mil passes para a Gira. CIDADES • 02 ATUALIDADE • 04 Farmácias querem aumentar as margens Associação avança que o setor perdeu 600 milhões de euros desde 2012. De então até 2017, mais do que triplicou o número de farmácias em insolvência, deixando uma em cada cinco em risco de fechar as portas. Gestores devem mais explicações sobre água Regulador da água e resíduos entende que, uma vez por ano, clientes deviam ser informados de aspetos relevantes. ATUALIDADE • 06 Missão cumprida em dia memorável Sporting venceu (2-1) Cova da Piedade, já depois de Caldas e Desp. Aves terem feito história na Taça de Portugal. DESPORTO • 08 Meghan faz sucesso no primeiro evento do ano A futura princesa acompanhou Harry na visita a uma estação de rádio e deu sinais de se estar a adaptar bem. FAMA&TV • 14 PUB © DR

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

11.01.2018 Quinta-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3052. Jornal diário gratuito.

ENTREVISTA EXCLUSIVA:FRANCES MCDORMAND

FALÁMOS COM A ESTRELA DE “TRÊSCARTAZES À BEIRA DA ESTRADA”

ARTE&LAZER • 12 E 13

Rede com bicicletaspartilhadas quase prontaCâmara Municipal de Lisboa espera tero projeto concluído até março. Já foramcomprados três mil passes para a Gira.

CIDADES • 02

ATUALIDADE • 04

Farmácias queremaumentar as margensAssociação avança que o setorperdeu 600milhões de euros desde 2012. De então até 2017,mais do quetriplicou onúmerode farmácias em insolvência, deixandouma emcada cinco em risco de fecharas portas.

Gestores devem maisexplicações sobre águaRegulador da água e resíduos entendeque, uma vez por ano, clientes deviamser informados de aspetos relevantes.

ATUALIDADE • 06

Missão cumpridaem dia memorávelSporting venceu (2-1) Cova da Piedade,já depois de Caldas e Desp. Aves teremfeito história na Taça de Portugal.

DESPORTO • 08

Meghan faz sucesso noprimeiro evento do anoA futura princesa acompanhou Harryna visita a uma estação de rádio e deusinais de se estar a adaptar bem.

FAMA&TV • 14

PUB

© DR

Page 2: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

Já nada justifica que conti-nuemos a aceitar a vendade cerveja, água, ou qual-

queroutro tipo de bebida emcopos de plástico, cujo fim éo lixo indiferenciado, que nãose aproveita, nemse valoriza.Já não é aceitável encararmoscomnormalidade que algumaszonas da cidade fiquem inunda-das commilhares de copos deplástico no chão, prejudicando aqualidade de vida dosmoradoresdesses bairros e obrigando a umacrescido esforço de limpeza. Etambémnãoépossível dizer-seque não existemalternativas.Os festivais demúsica jámostra-ramque épossível a substituiçãodeste tipo de copos poroutrosreutilizáveis, permitindo queo espaçopúblico fiquemenosdegradadono final de umevento,de uma tarde, ou de noite de di-versão. Hoje, osmunicípios nãotêmas competências adequadaspara limitarou condicionaraforma comoas bebidas sãoservidas. Omecanismoque aCâmaraMunicipal de Lisboa temusadopassa por limitarhoráriosde venda dos estabelecimentos,no caso de não asseguraremalimpeza do espaçopúblico,masé pouco eficaz e semganhosambientais, uma vez que nãoassegura a substituição dousode copos de plástico não reutili-záveis. Está na hora doGovernoproibir, ou penalizar fortemente,a utilização destes copos e, si-multaneamente, apoiar alternati-vas comoos copos reutilizáveis,recorrendoporexemplo ao FundoAmbiental, de forma a facilitaro seu usogeneralizado.Mantera situação atual não beneficianinguémeprejudica todos.Prejudica a qualidade de vidanas cidades, prejudica o ambien-te e prejudica, também, a ima-gemdas cervejeiras, cujamarcasurge impressa emcada copo.Nomomento emqueoGovernoanalisa a fiscalidade verde,são determinantesmedidasque ponham fimaocopodeplástico não reutilizável.

Guerraaocopodeplásticonãoreutilizável

OPINIÃO

DUARTE CORDEIROVice-Presidenteda Câmara de Lisboa

CIDADES 11.01.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt02

Até21defevereiroestáabertoocon-cursoparaaGrandeMarcha2018queeste ano homenageia Vasco Santana.Acomposiçãovencedoraseráinterpre-tada por todos os participantes nasMarchas Populares das Festas de Lis-

boa’18.SegundoaCâmaradeLisboa,ecomomandaatradição,acomposiçãovencerora(letraemúsica)«seráinter-pretada por todas as marchas partici-pantes, quer nas exibições do AlticeArenaquer no desfile naavenida».

Aberto o concurso Grande Marchade Lisboa 2018 até 21 de fevereiro

Pelos Santos... marchar, marchar

© TIAGO SOUSA DIAS/CM

SANTOS POPULARES

REDAÇÃ[email protected]

Rede de bicicletasinstalada até março

Perante os deputados das Co-missões Permanentes de Fi-nançaseTransportesdaAs-sembleiaMunicipaldeLisboa,

na passada terça-feira à noite, MiguelGaspar apontou que o objetivo do mu-nicípio é implementar «o plano origi-nal»daredeGira«nofinaldo1ºtrimes-tre». No total, o sistema será compos-topor140estaçõese1410bicicletas.Das140 estações, 92 ficarão localizadas noplanaltocentraldacidade,27naBaixaefrenteribeirinha,15noParquedasNa-ções e seis no eixo entre as avenidasFontes Pereira de Melo e da Liberda-de. Ainda segundo o vereador da Mo-bilidade e Segurança da Câmara Mu-nicipal de Lisboa(CML), jáestão aserfeitas«obrasemTelheiras,noMarquêse na Av. da Liberdade» para a coloca-çãodemaisestações,comoobjetivodeligar «o planalto até Beléme Algés».

200kmde rede ciclávelNo que toca à rede ciclável da capitalalfacinha,MiguelGaspardeixouocom-

Instalação da rede de bicicletas partilhadas da capital deve estar concluída no «finaldo 1º trimestre» deste ano, anunciou o vereador da Mobilidade e Segurança da CML.

promissode«chegaraos200quilóme-tros neste mandato», sendo que atual-mente a cidade conta com «80 quiló-metros» de ciclovias jáinstaladas.

Na Assembleia Municipal de terça--feira foram vários os pedidos de umbalanço da rede Gira, implementadaemsetembro,equecontavaháummês

com43estaçõesdistribuídasporalgu-mas das principais artérias da cidade,bem como 409 bicicletas disponíveisnas freguesias de Alvalade, AvenidasNovas e Parque das Nações. Em res-posta,overeadorresponsávelpelaMo-bilidadeafirmouquejáforamvendidos«três mil passes» paraaGira.

Objetivo final: uma rede Gira composta por 140 estações e 1410 bicicletas

©PED

ROFE

RREIRA

LISBOA

EM DEZ SEGUNDOS

DEBATE

António Saraivaconvidado do CdPOClubedosPensadores iniciaoseuciclodedebatesde2018comarece-çãoaAntónioSaraiva, líderdaConfe-deraçãoEmpresarialdePortugal,dia15dejaneiro,segunda-feira,pelas21h30,noHotelHolidayInn,emGaia.

MOBILDADE

Lei para Ubere afins para breveAleiquevai regularplataformascomooUbereCabifyestá«paramuitobreve»,depoisde játeremsidoouvi-dosos intervenientesdiretos,disseontemHérlderAmaral (CDS),dacomissãoparlamentardeEconomia.

PORTO

Apreendidos3kg de haxixeAPSPdoPortoapreendeumaisdetrêsquilosdehaxixeduranteumabuscadomiciliária juntodobairrodoRegado,Porto.Segundoaquelaautori-dade,na operação foramdetidosainda umhomemeumamulher.

Page 3: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

PUB

Page 4: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

ATUALIDADE 11.01.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt04

© DR

QuatroestabelecimentoscarismáticosdacidadedeLisboa,dazonadaAvenidadaRepública, receberamontemasprimeirasplacas identificativasLojascomHistória.

DINAMIZAR O COMÉRCIO LOCAL

As Áreas Metropolitanas do Por-to e Lisboavão apresentar ao Gover-no uma«contraproposta» relativaaoprocesso de descentralização, nomea-damente na área dos transportes,querendo assumir a bilhética, anun-ciaram ontem os seus presidentesapós uma reunião em Vila Nova deGaia. A criação de um cartão único,permitindo ao utente deslocar-se paraqualquer cidade dentro da área me-tropolitana de forma «simples, aces-sível, eficaz e transparente», é umadas propostas em cima da mesa.

Municípios comsugestões para adescentralização

EM DEZSEGUNDOS

“TESTE DO PEZINHO”

Natalidadedecresce trêsanos depoisPelomenos86 180 criançasnasceramem2017,menos1397doque em2016, umadiminuição que ocorre após trêsanos consecutivos do aumentode nascimentos, segundoos“testes dopezinho” realizados,que cobremaquase totalidadede nascimentos.

SOCIEDADE

Uso terapêuticoda canábis nasmãos do PCPTal comooCDS, oPSDvai votarcontra os dois projetos de lei doBEedoPAN sobre usode caná-bis para efeitos terapêuticos,que hoje serão discutidos noParlamento. ComoPS a favor,embora os seus deputadostenham liberdade de voto, seráoPCPa tera palavra decisiva.

OBRIGAÇÕES DO TESOURO

Taxa de juromais baixa para4000 milhõesPortugal emitiu ontemObriga-ções doTesouro a 10 anos novalorde4000milhões de euroscoma taxa de juro (2,137%)mais baixa de sempre numa sin-dicância e umaprocura quatrovezes superior à oferta. Os jurosda dívida portuguesa desceramontemadois, cinco e dez anos.

Presidente da República nãofalou da recondução de JoanaMarques Vidal comoPGR

«Até aomomento emque tiver deexercer omeu poderconstitucio-nal, o temanão existe»

ÁREAS METROPOLITANAS

JOÃ[email protected]

Risco de falência em21% das farmácias

AAssociação Nacional deFarmácias (ANF) querqueo Governo reveja as mar-gens de lucro autorizadas

parao setore que autorize outros ser-viços, como cuidados de enfermageme nutrição. A entidade relembra queforam acordadas em fevereiro de2017 várias medidas de apoio ao se-tor, mas a sua aplicação está a ser«muito lenta».

Na prática, o que a ANF pretendeé que sejarepostaasituação antes dopedido de ajuda à Troika. No âmbitodo resgate financeiro, o Estado redu-ziu as margens das farmácias de 20%para 17% a 17,5%. O que deveria tersido umamedidapontual que permi-tiria ao erário público poupar 50 mi-lhões de euros prolongou-se no tem-po, com um impacto de 600 milhõesnas contas das farmácias.

Só que, entretanto, os estabeleci-mentos continuaramateras mesmasdespesas, explica o presidente daANF à Agência Lusa. Daí que, alémde querer o corte nas margens revis-to, a ANF também defenda altera-ções no regime de turnos e a regula-mentação de descontos nos medica-mentos. Tudo para contrariar a de-bilidade financeira das farmácias.

Número de insolvências mais do que triplicou em cinco anos. Setor defendeque só o fim do corte nas margens, decidido em 2012, pode reverter a situação.

Segundo o Centro de Estudos deAvaliação em Saúde (CEFAR), o nú-mero de farmácias em insolvênciamais do que triplicou em cinco anos,passando de 241 em 2012 (8,3% do to-talde 2943) para630 em2017 (21,4%).E se o número de estabelecimentosinsolventes aumentou254%, tambémas penhoras dispararam (+130%),passando aabranger7,3% das farmá-cias e não 2,1%. Portalegre (32,6%),Guarda (28,8%), Santarém (28,6%),

Setúbal (28,4%) e Lisboa (27,1%) sãoos distritos mais afetados.

Mais profissionais de saúdeO ministro da Saúde prometeu queserá lançado «dentro de dias» o con-curso para os médicos recém-espe-cialistas que acabaramhámeses o in-ternato. Segundo Adalberto CamposFernandes, cercade milprofissionaisde saúde foramrecrutados desde ou-tubro para o inverno.

Farmácias querem prestar outros cuidados, como nutrição e enfermagem

©123RF

SAÚDE

Page 5: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

PUB

ATUALIDADE11.01.2018 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 05

EM DEZ SEGUNDOS

INCÊNDIOS FLORESTAIS

Autarcas contralei das matasDepoisdeosAutarcasSocial-Demo-cratas (ASD) teremconsideradoum«absurdo»aameaçadoGovernodereterverbasàsautarquiasquenãosubstituamosproprietáriosna lim-pezade terrenos, defendendoacoo-peraçãoemvezdapenalização,tambémossocialistascontestaramuma«lei impossível decumprir».

© PEDRO CATARINO

ORÇAMENTO 2017

‘Almofada’ commenos um terçoOGovernogastou até novembrocerca de um terço da ‘almofadafinanceira’ de quase970milhõesde euros definida noOrçamentodoEstadopara 2017 (OE2017),segundo contas divulgadas ontempela UnidadeTécnica deApoioOrçamental (UTAO).

EDUCAÇÃO

Professoresvão ponderarações de lutaOSindicato Independente deProfessores e Educadores (SIPE)está disponível para discutir for-mas de luta conjuntas comosoutros sindicatos, depois de tersaído da reunião noMinistérioda Educação comumapropostaque classifica como«grandedesilusão». Foi a Fenprofquemsugeriu o «eventual desenvolvi-mento de formas de luta con-vergentes».

JOÃ[email protected]

Exercitare avaliaracapacida-de de deteção, resposta ecoordenação das principaisentidades governamentais e

privadas do país perante um ataquecibernético emgrande escala. Foiesteo propósito que levou o Exército aor-ganizar e coordenar o Ciber Perseu2017, no final do ano passado.

Ao longo de quatro dias, naAcade-mia Militar, organismos do Estado,universidades e mais de 60 empresasprivadas foram testadas num cená-rio real simulado. O que permitiuidentificar procedimentos para aju-daracoordenarmelhorarespostadetodos os atores implicados na ciber-segurançado país, apurou o Destak.

Recorrendo aumadas plataformasde treino mais avançadas do merca-

do, o Exército levou a cabo uma pe-quena competição, ao longo de cincohoras, que permitiu selecionar os pe-ritosnacionaiscommaisconhecimen-tos e capacidades paralidar com ata-ques cibernéticos cada vez mais co-muns no mundo real.

Pagamentos facilitadosÉ jáamanhãque entraem vigor aDi-retiva dos Serviços de PagamentosRevista(ou PSD2 nasiglaem inglês),basicamente a forma como a Comis-são Europeiaquer revolucionar o sis-tema de pagamentos na UE. Se osconsumidores o permitirem, as no-vas regras vão permitir o acesso ge-neralizado por empresas e serviçosaos dados bancários dos seus clien-tes – poderá fazer uma compra dire-tamente no Facebook, por exemplo.No entanto, Portugal deverá trans-por a diretiva fora de tempo.

© DR

Exército ultimareação nacionala ciberataques

Prova determinou quais os peritosmais capacitados contra ataques informáticos

Exercício de quatro dias envolveu várias entidadespúblicas e mais de 60 empresas privadas.

SEGURANÇA INFORMÁTICA

Sabia que, nos testes PISA, os resultados das raparigas a leiturasão, em todos os países analisados, melhores do que os dos rapazes?(Rep. Checa, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda,Luxemburgo, Holanda, Polónia, Portugal e Suécia)

WWW.EDUCACAOEMEXAME.PT

Page 6: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

ATUALIDADE 11.01.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt06

PUB

te alertou que muitas entidades ges-toras (nomeadamente os pequenosmunicípios) poderão não suportar oscustos inerentes à prestação mensaldesta informação (cada fatura comduasfolhasemvez de umae maispes-soal para processar os dados), peloque a obrigação poderá ser anual.

Reciclagem em71%dos laresNo Dia Internacional do Obrigado,que hoje se assinala, aSociedade Pon-to Verde quis destacar o papel dosconsumidores e dos seus parceirosao longo dos últimos 20 anos, em queforamenviadas parareciclagemmaisde 7,5 milhões de toneladas de resí-duos de embalagens. Segundo avan-çouaempresaao Destak, «atualmen-te, 71% dos lares portugueses já fa-çamdiariamente aseparação domés-tica de embalagens usadas».

©PED

RONOEL

DALU

Z

Informação completasobre água e resíduosQualidade, perdas e quantidades não faturadas daágua, ou destino dos resíduos, são alguns dos dados.

Entidades gestoras deveriam revelaro que fazem com os resíduos

JOÃ[email protected]

Além dainformação sobre aqualidade da água, os con-sumidores devemteraces-so aoutras informações. É

o caso da quantidade de água não fa-turada ou das perdas, mas tambémdo peso das tarifas sociais, que po-dem ser atribuídas a famílias caren-ciadas. No que toca à gestão dos re-síduos, o destino deveráficarmais ex-plícito, ou seja, se são recuperados,enviados paraaterro ou incinerados.

É estaaposição daEntidade Regu-ladorados Serviços de Águas e Resí-duos (ERSAR). No entanto, ouvidoontemno Parlamento, o seupresiden-

CONSUMO

FINANÇAS

MAIS NOMUNDO

ESTADOS UNIDOS

Menina escapaàs enxurradasUmacriança de dois anos deidade foi ontem resgatada domarde destroços causadopelasenxurradas de lama que seseguirama uma forte tempes-tade que inundou áreas recente-mente ardidas no estadonorte--americanodaCalifórnia. Pelomenos 15 pessoasmorreram.

ANGOLA

Caiu o últimoDos SantosOpresidentedeAngola, JoãoLourenço, exonerou a adminis-traçãodoFundoSoberanodeAngola, presidida por JoséFilo-menodeSousadosSantos, oúltimo filhodoex-presidenteJoséEduardodosSantosqueainda tinha importantes respon-sabilidadesnahierarquia dopaís.

BREXIT

Buraco podeser de 15000M€Ocomissário europeu paraoOrçamento previu ontemumburaco entre 12milmilhões e 15milmilhões deeuros nas verbas comunitá-rias comoconsequência doBrexit, o que inevitavelmentelevará a umaumento contri-butivo dos restantes 27Esta-dos-membros.

Metade das receitas turísticas na-cionais em 2017 (ano em que aumen-taram 19,4%) foram arrecadadas emépoca baixa, o que demonstra que épossível ultrapassar o «mito dasazo-nalidade» turísticaem Portugal, afir-mou ontemasecretáriade Estado doTurismo. Falando em Fátima, AnaMendes Godinho destacou a impor-tânciado turismo religioso, uma«ten-dência que chegou para ficar».

Época baixaequivale a 50%da receita total

Secretária de Estado destacou opapel do turismo religioso no país

© PEDRO BRUTT PACHECO

TURISMO

Devido aos problemas como remo-delação do Portal das Finanças, quetem alternado entre aantigae anovaversão, o prazo paraaentregadade-claração periódica de IVA e da De-claração Mensal de Remunerações(DMR) foialargado emcinco dias, até15 de janeiro. Entretanto, foi ontempublicado em Diário da República odetreto que alarga o IRS Automáti-co a contribuintes com filhos.

Prazo alargadodevido a falhasna plataforma

Page 7: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

PUB

Page 8: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

DESPORTO 11.01.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt08

Antesdemais, totalhonesti-dade:gostodoestilodeSér-gioConceição,da frontali-

dade, sobretudocomo,salvoalgu-masexceções, trataos jornalistasde igualpara igual, comoparte inte-grantedoqueésertreinadordefu-tebolenãocomoumgrupodeti-posqueéprecisoaturar, amansan-docomumasquantaspatacoadasvaziasoueusarquandodá jeito.EéporgostardaformacomoSérgioConceiçãocomunicaqueacreditoquetalvezo limitesejamesmodi-zerqueumtreinadordeumaequi-paadversáriaécomoumbonecoqueofilhotemláemcasa.ÉcertoqueSérgioConceição jáseretratou.Dacomparação,nãoexatamentedoquepensa–edissonãotemdeofazer–oquemostraqueotécnicodoFCPorto jánãoéovendavaldeoutros tempos.E istoéumelogio.Masnãosepenseque istoéumex-clusivodePortugal, queàsvezes,eparticularmentenosúltimosmeses,pareceafontedetudooqueémaunocomportamentodosagentesdesportivos.Bastaolharpara Ingla-terraeparaaguerradepalavrasen-tre JoséMourinhoeAntonioConte,emque já foramutilizadasex-pressõescomo“palhaço”, “demên-ciasenil”, “homempequeno”ou“personalidadebaixa”.Escalpelizan-dotalguerra,queConte, treinadordoChelsea, jádissequesóvai ter-minarcomum“cara-a-cara”,per-guntamo-nosseporcá, aspalavrasnãopoderãoescalarpara termossemelhantes.Talveznão,espere-mosbemquenão.Mastalvezeste-janahoradeteralgumacalma.Cal-maareagirperanteresultadosne-gativos, calmaareagirfaceaumasupostamáarbitragem,calmanahoradeatacarcolegasdetrabalho.

Vamoslátercalma

OPINIÃO

LÍDIA PARALTAGOMESJornalista do semanário ‘Expresso’

JOÃ[email protected]

Duo dinâmico deixaPiedade na Cova

Não houve Taça no Bonfim,mas quem esteve em Se-túbal assistiu a um jogomais interessante do que

em teoriaseriade esperar. Não é quea competitividade das equipas da IILigapossaser consideradaumasur-presa, o problema esteve numa exi-bição aquém do esperado do Spor-ting nos primeiros 45 minutos.

Numaalturaem que vão entrar naequipa vários reforços, Bruno Césare Bryan Ruiz não aproveitaram paramarcar território e foi muito pelo queeles (não) fizeram que o CovadaPie-dade foi equilibrando apartidaaté aointervalo, dispondo mesmo das duasmelhores oportunidades, com rema-

Jesus recorreu à fórmula vista mais do que uma vez em jogos das Taças: deixouas estrelas a descansar e depois colocou-as a tempo de fazerem a diferença.

©MANUEL

DEALM

EIDA/LUSA

TAÇA DE PORTUGAL

tes aos ferros da baliza de Rui Patrí-cio aos 11’ e 39’.

Como só Doumbia e Podence iamdando sinais de inconformismo, Je-sus mexeu naequipalogo ao interva-lo. Como já fez outras vezes. E nova-mente para colocar os “motores” daequipa. Bruno Fernandes e Bas Dostnão demoraram a mostrar que sãode outro campeonato. O médio jogae faz jogar e não tem medo de atirarà baliza. Foi assim que fez o 1-0, coma bola a ressaltar ainda num defesacontrário.

TAÇADEPORTUGALQUARTOSDEFINAL

SPORTINGCOVA DA PIEDADE

Rui PatrícioRistovskiCoates

André PintoFábio Coentrão

BattagliaBryan Ruiz ‹

Bruno Fernandes, 46’ ›Bruno César ‹Bas Dost, 46’ ›

AcuñaPodence

Doumbia ‹João Palhinha, 86’ ›

21

Estádio do Bonfim, Setúbal

Bruno Ribeiro Jorge Jesus

JoyceAdilsonDaniel AlmeidaLima PereiraEvaldoSoares‹ Paulo Tavares› Rui Sampaio, 79’Robson‹ Wang Chu› Ballack, 55’‹ Hugo Firmino› Dieguinho, 82’Cleo

TREINADORES

Golos:Bruno Fernandes (54’), Cleo (58’, g.p.)e Bas Dost (78’)Disciplina:Cartões amarelos: Adilson (84’)

*após prolongamento **4-5 nos penáltis

Caldas* 3-2 FarenseRio Ave 4-4 Desp. Aves**

Cova da Piedade 1-2 Sporting*Moreirense 20h30 - Sport TV FCPorto

TAÇADEPORTUGALQUARTOS DE FINAL

Já o holandês mostrou todo o seuoportunismo, aproveitando um des-vio de Battaglianumcanto paramar-car o ponto. Pelo meio, de penálti, aequipa de Almada ainda marcou ojusto golo, mas desde que voltou a fi-car emdesvantagemnão foicapaz dealterar o desfecho da partida, muitopor faltade forçanas pernas – adife-rença de ritmo acentuou-se e muito.

Caldas contra AvesNos outros jogos do dia, o Caldas ca-rimbou um histórico apuramentoparaas meias-finais, depois de tereli-minado o Farense no prolongamen-to. A equipa do Campeonato de Por-tugal (3º escalão) vaiagoradefrontaro Desp. Aves, que esteve aperderpor3-1mas conseguiulevaro Rio Ave aospenáltis,eliminandoosvilacondenses.

Sérgio “mea culpa” Conceiçãoespera jogo difícil em Moreira

Devido ao valor do adversário e àscondições do Estádio ComendadorJoaquimde AlmeidaFreitas, nomea-damente do relvado, Sérgio Concei-ção está à espera de dificuldades navisitade hoje ao Moreirense. Daíquepeçaum FC Porto «pragmático e ob-

jetivo», preparado para a «disputadas primeiras e das segundas bolas».

O técnico aproveitou ainda paraacabar com a polémica das suas de-clarações sobre Rui Vitória, quandoo comparou aum boneco. «Nuncafoiminha intenção ofender ninguém.Treinador esclareceu “caso boneco”

©MOVENOTÍCIAS

Sou frontal. Falo de umaformaapai-xonada. O exemplo que eu dei foi me-nos feliz da minha parte.»

O treinador dos dragões falou ain-da sobre o mercado de inverno, la-mentando que seja tão longo: «deviaser só uma semana». Sobre a chega-dade reforços paraasuaequipa, «hásempre a possibilidade de ajustar,mas se vier é alguém para acrescen-tar e não só por vir».

Page 9: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

PUB

DESPORTO11.01.2018 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 09

EM DEZSEGUNDOS

BENFICA-SPORTING

Mais de 20 000€em multas comdérbi lisboetaO jogo entre Benfica e Sporting(1-1), disputado a 3 de janeiro,deu origemamais de 20mileuros emmultas. A fatiamaiorrecai sobre oBenfica, que teráde desembolsarum total de15643 euros. Já os leões terãode pagar5160 euros pela deto-naçãode20 engenhos pirotéc-nicos.

FUTEBOL EUROPEU

Real empatamas continuana Taça do ReiComasestrelasadescansar,incluindoCristianoRonaldo,oRealMadridnãofoiontemalémdeumempate(2-2)comoNumancia,valendo-lheavitóriana1ªmãoparaseapurarparaosquartosdefinaldaTaçadoRei.EmInglaterra,ChelseaeArsenal ficaram-sepelonulonas ‘meias’daTaçadaLiga.André Villas-Boas depressa garantiu

que ele e o copiloto estavam bem

©REU

TER

S

Loeb junta-seaos desistentese Carlos Sousaescapa por pouco

As dunas continuam a fazer dassuas no Dakar e ontem foi a vez deSebastien Loeb ser obrigado adesis-tir após um aparatoso acidente quedeixou o seu copiloto ferido. CarlosSousa ficou retido várias horas nomesmo local, mas conseguiu soltar--se e, à hora de fecho desta edição,tudo indicavaque terminaraaetapa.Loeb juntou-se no infortúnio aoutroscondutores experientes, como NaniRoma e Sam Sunderland, e aos por-tugueses André Villas-Boas e MárioPatrão, que ontem teve alta do hos-pital.

RALI DAKAR

umaameaçaatodos os desportos cu-jos jogos são sujeitos aapostae o nos-so dever é evitar a fraude por todosos meios que temos ao dispor», afir-mou o presidente do organismo.

Quinta distinção de RicardinhoFernando Gomes também fez ques-tão de dar os parabéns a Ricardinho,que viu o Futsal Planet elegê-lo pelaquintavez como o melhor jogador defutsal do Mundo. O dirigente desta-cou o «feito incomparável nahistóriadestamodalidadedesportiva,poisaca-ba de ultrapassar o ‘tetra’ do conhe-cido internacionalbrasileiro Falcão»,enaltecendo o «talento, trabalho e su-peração» do capitão da Seleção Na-cional. Aliás, Fernando Gomes dese-jouqueesteprémioseja«umbompre-núncio para o Campeonato da Euro-paque se avizinha» –disputa-se de 30de janeiro a 10 de fevereiro.

Ricardinho totalizou 917 votos dopainel de 211 eleitores, contra 508 doespanhol Carlos Ortiz Jiménez, seucompanheiro de equipa no Inter, e332 de Santiago Basile, ‘capitão’ daseleção argentina. O ítalo-brasileiroRodolfo Fortino, do Sporting, ficouno 7º lugar, com 180 pontos.

©FE

RNANDOFE

RREIRA

Campeonato de futsalcom deteção de fraudesFPF alarga parceria que visa monitorizar os jogos. Notícia foi adiantada no mesmodia em que o português Ricardinho voltou a ser eleito o melhor jogador do mundo.

Aos 32 anos, ‘apenas’ falta a Ricardinho um título com a Seleção Nacional

JOÃOMONIZComAgência Lusa

Desde o início deste ano quea Sportradar está a moni-torizar o campeonato na-cional de futsal, utilizando

umsistemade deteção de fraudesquevisa combater a viciação de resulta-dos no principal escalão destamoda-lidade.

A novidade foi ontem adiantadapelaFederação Portuguesade Fute-bol (FPF), que já tinha um protocolocomestaempresaparavigiaras com-petições não profissionais. «O com-bate à viciação de resultados conti-nuaaser umaprioridade daFPF. Sa-bemos que este fenómeno constitui

MODALIDADES

Page 10: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

ARTE&LAZER 11.01.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt10

©CARLO

SBARROSO/C

M

Dino Parque da Lourinhãabre portas em fevereiroO Parque dos Dinossauros da Lourinhã vai abrir portas dia 9 de fevereiro, tendocomo atração a exposição de fósseis e modelos à escala real de dinossauros.

Bilhetes para adultos: 12,5€; para crianças: 9,5€; e para escolas: 5€

REDAÇÃ[email protected]

Oanúncio foi feito ontematravés da página do DinoParquedaLourinhãnoFa-cebook,pelaempresaPar-

que dos Dinossauros da Lourinhã(PDL), que investiu 3,5 milhões de eu-rosnasuaconstruçãoequevaigeriroparque. O Dino Parque apresenta umjardimao arlivre de 10 hectares, ondeos visitantes podem ver 120 modelosde dinossauros em tamanho real, queprometemserasprincipaisatrações–entre eles, os maiores são o herbívorosaurópode‘lourinhasaurus’,umdinos-sauro de pescoço e cauda compridos,23 metros de altura e cinco toneladas

de peso; ou o herbívoro ‘diplodocus’,com mais de 20 metros, que viveramdurante o Jurássico Superior, há 150milhões de anos.

Terra “jurássica”Alguns dos 120 modelos são dinossau-ros cujos fósseis foram encontradosnaLourinhãe deram origem anovasespécies, como o carnívoro ‘torvos-saurus tanneri’ ou o ‘lourinhanosau-rus’, um‘terópode’ carnívoro, ao qualpertence o ninho de ovos e embriõesencontrados em 1997 na Lourinhã.

Além dos dinossauros, a partir de9 fevereiro, os visitantes terão tam-bémaoportunidade de assistir àpre-paração de fósseis por paleontólogosno laboratório, visitar o museu [ondefósseis de dinossauros encontradosna Lourinhã vão estar expostos] e ascrianças poderão participar em vá-rias atividades, desde descobertas,pesquisas, escavações de fósseis oupinturas de dinossauros.

ODinoParquedaLourinhãvaiseromaiormuseuaoarlivreemPortugaleumdos maiores parques temáticos dedinossaurosdaEuropa,quenoprimei-roanodeveráatrairpelomenos200milvisitantes, esperamos investidores.

PATRIMÓNIO

PUB

Page 11: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

ARTE&LAZER11.01.2018 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 11

Euseiqueestamosnoinverno,mas,pormaisquemeesforce,nãoaguento

tantofrio.Seráqueo ‘Ambiente’estázangadoconnosco?!Nosúltimosdiassãocadavezmaisasnotíciassobre incidentesextre-mosdemauTempo,unsdefrioex-cessivo,outrosdecalorexageradís-simo!Estoucadavezmaisconven-cidoqueéa irado ‘Ambiente’ sacu-dindo-nosaconsciência, alertando-nosparaoqueandamosafazercomonossoamadoplaneta!Aindaporcima, segundosei, nãoháaindanenhuma ‘base lunarAlfa’paraondepossamosretirar–nosconvenientementequandovivernaTerra fordesconfortável.Preparemo-nos,pois,paramais‘fenómenosdeTempoextremo’!Eseráqueosnossos ‘corações’vãoresistir?!Para já,osexemplosdesolidarieda-detêmdemonstradoquesim.Hummm,talvezumbomtemaparaaminhapróximaescritanoDestak.BomAno!Erespeitemosmaisoambiente!Tudodebompara2018!

Estáfriodemais,nãoestá?!

VOZESDA RÁDIOJOÃO PORTO (Joã[email protected])Segunda a sexta, das 2h às 5h

FRIDAYBOYZ HÁUMANOAADIANTARO FIMDE SEMANA!Há umanoque os FridayboyzJoséCoimbra eDJ Pedro Simõesabremo fim de semanamaiscedo na RFM! Às sextas, entreas 10 e as 11h damanhã, a RFMdá-te “emprimeiramão” asgrandesmúsicas de sábadoà noite. Convence o teu “boss”a inscrever a sua equipa no“MeuBoss é fixe” em rfm.sap.pte entra no fim de semana comumpéde dança no estúdio daRFM! Ouve os podcasts no siteda RFMeno itunes.

© DR

Apintura“OTerramotode1755”,deJoãoGlama(1708-1792),vaiserexibidaapartir de 18 de janeiro no Museu Na-cional de Arte Antiga (MNAA), apósum restauro desta obra sobre as con-sequências daquele histórico desastre

naturalemLisboa.Segundoa progra-maçãodomuseu,aobraseráapresen-tada nesse dia, às 18h, na Sala do TetoPintado, nasequênciade umarecenteintervençãoderestauro,queconduziuaumolhar renovado sobre estaobra.

“O Terramoto de 1755” de Glamaexibida após restauro no MNAA

A famosa obra de JoãoGlama Ströberle

© DR

ARTE

REDAÇÃ[email protected]

Da Chick a caminhode Austin, Texas

TeresaSousaakaDaChickvairegressar ao South bySouthwest (SXSW), depoisde ter participado na edição

2017 do evento: a cantora de Call MeFoxyfoi um dos 570 nomes ontem di-vulgadospelaorganizaçãodoinfluen-tefestivaldemúsicatexanoparaaedi-çãodesteano,quedecorrede9a18demarço. De salientar aindaque em ou-tubropassado,numaprimeiralista, ti-nha sido já anunciada a presença deumaoutracantoraportuguesa,Débo-ra Umbelino, com o projeto Surma.

Um festival, uma cidadeO SXSW, que teve a primeira ediçãoem 1987, é um festival anual que ocu-pa praticamente toda a cidade deAustin, no estado norte-americanodo Texas, comconferências, debates,cinema, apresentações (‘pitching’) denovas empresas (‘startups’) e deze-nas de concertos emsimultâneo, parauma audiência que integra públicoanónimo, mas sobretudo figuras da

Cantora portuguesa vai atuar na edição deste ano do festival South by Southwest,influente festival de música que decorre em março em Austin, no Texas, EUA.

indústriacriativa, promotores, edito-res e agentes.

Nos anos mais recentes, PortugaltemmarcadopresençanoSXSW,comaparticipação individualde alguns ar-tistasembuscadeumarededecontac-tosparaconcertosedistribuiçãodisco-gráficainternacional,comoDavidFon-

seca, Holy Nothing, You Can’t WinCharlie Brown, Legendary Tigermanou Rita Redshoes, sendo que em 2016esteve presente no festival a platafor-ma‘online’WhyPortugal,criadacomouma montra do que se faz na músicanacional e que funciona como facilita-dorade contactos forade portas.

Da Chick editou em junho do ano passado o seu último EP, Call Me Foxy.

©DR

MÚSICA

LETRAS

Autobiografia deLynch este anoO livroRoom toDream, autobiogra-fia do realizadore artista visualnorte-americanoDavid Lynch, sairánomercadoportuguês no segundosemestre deste ano, revelou ontememcomunicado a editora Elsinore.

FESTIVAIS II

NOS Alive 2018com The KooksAbanda inglesa TheKooks foiacrescentada ontemaocartaz daedição2018do festival NOSAlive.Britânicos vão apresentarnoPas-seioMarítimodeAlgés TheBestof... So Farno dia 13 de julho.

FESTIVAIS I

Fleet Foxes emParedes de CouraOsaclamadosFleetFoxessãoamaisrecenteconfirmaçãonocartazdaediçãodesteanodofestival Voda-foneParedesdeCoura.Bandanorte--americanasobeaopalcominhotodia 16deagosto, umaquinta-feira.

EM DEZ SEGUNDOS

Page 12: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

«O que temos é umamulher em fúria»

Frances McDormand, alendária atriz que vivelonge dos holofotes e dosclichés dominantes deHollywood, voltaestase-

manacom um filme, Três Cartazesà Beira da Estrada, que fala da re-sistênciahumanaface ao poder ins-titucional do estado. Háumgrito noar, uma raiva, juntamente com al-guns cocktails molotov. A mulherfoi à luta. Ela não está interessadaem fazer reféns. A única coisa queexige é ação, justiça. Ficam as três(ou quatro) perguntas à senhoraque gostade criarmulheres no ecrãque sejamdonas do seudestino, ras-gos emformade serhumano que serecusam a pedir desculpa pelas li-ções que vão dando enquanto cami-nham neste mundo.

Frances, a sua personagemneste filme – a senhoraMil-dred, da localidade de Ebbing,no estado doMissouri – pare-cemesmo ser uma espéciede JohnWayne comdetermi-nação suficiente para cortar apaisagem aomeio. Como foi aexperiência de carregar essacarga de energia e revolução?Adorei usar o John Wayne comotalismã e ideal. Desde logo, porquesempre amei a maneira comoele andava. Era um homem muitoalto. Embora calçasse o número44, os pés dele mantinham-sedemasiado pequenos para otamanho daquele corpo. Erapor isso que aparecia sempre noecrã, em filmes de ação e muitomovimentados, a andar daquelamaneira – um andar tão queri-

JOHN-MIGUEL SACRAMENTO,em Hollywood

Apenas uma atriz neste mundo poderia ser a protagonista de “Três Cartazes à Beira da Estrada”, aclamado filmeque estreia hoje: Frances McDormand. Dias depois de ganhar o seu primeiro Globo de Ouro, eis a entrevista.

dinho e amaneirado. Para ele,aqueles passinhos dados com tantaelegância eram apenas ele a tentarmanter-se de pé, em cima de unspezinhos amorosos. Pelo menosfoi isso que li.

Nãosabiaque liabiografias. Éumgéneromuitoespecializado…Geralmente não leio biografias.Mas li esta do John Wayne. Li o li-vro num ápice, da capa à contra-ca-pa com uma voracidade que geral-

mente não me é suscitada porbiografias de atores. Isto para dizerque biografias de atores é algo que,de uma maneira geral, acho desin-teressante. Não foi o caso do JohnWayne. Gostei de saber mais sobreele. Achei interessante que tenha si-do ele mesmo a construir a imagemdo John Wayne. Havia, de nas-cença, um indivíduo nascido no es-tado do Iowa e chamado MarionMorrison. E, depois, havia tambémum John Wayne. O Marion sabiaque o público precisava de um JohnWayne. A história, os estúdios,as plateias, toda a gente andavaà procura de um John Wayne, a talimagem icónica do herói. Mas ele,o indivíduo, sabia que havia umagrande diferença entre o MarionMorrison e o John Wayne. Foraisto tudo, também adoro o facto deos pais dele terem dado à criança onome Marion. (risos) Por amor dedeus. Mas qual foi a ideia? (risos).

Comoéqueestamulherdo filmeconsegue, apesardasuavulne-rabilidade, ser tãocorajosa?Estava tudo no grande texto doguião escrito pelo Martin McDo-nagh. Mas também há isto a consi-derar: quando vamos ver a minhafilmografia encontramos ali umasérie de mulheres vitimizadas, em-bora, acho eu, o meu retrato delastenha acrescentado algo extra –precisamente porque eu sou estetipo de pessoa. No caso da mulherneste filme, há uma grande prendano centro da sua evolução. Sabe-mos que, mesmo que ela tenha sidotratada como vítima noutras fasese facetas da sua vida, desta vezfica claro que está ali para agir.Ninguém fica com dúvidas. Destavez ela está ali para tomar pro-

CINEMA

ARTE&LAZER 11.01.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt12

«Era importantenão fazer da Mildreduma pessoa dequem se gosta logoà primeira vista»

«Adorei usar o JohnWayne como talismãe ideal. Desde logo,sempre amei a formacomo ele andava»

Page 13: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

DRAMAHISTÓRICO‘AHORAMAIS NEGRA’FilmerealizadoporJoeWrightquerelataomomentohistóricoecríticoemque,contra tudoecontra todos,WinstonChurchillrecusaapazcomosNazisenãoabdicada lutapela liberdadeeindependência, semprecontraofascismodasforçasdeHitler.ComumbrilhanteGaryOldman.

© DR

FICÇÃOCIENTÍFICA‘MANDOWN - AGUERRA’NumaAmérica pós-apocalípti-ca, o ex-USmarine GabrielDrummerprocura desespera-damente o paradeiro do seufilho, acompanhado pelo seumelhor amigo e um sobrevi-vente. Um filme realizado porDitoMontiel e protagonizadopelo talentoso Shia LaBeouf.

© DR

TERROR‘47METROS DE TERROR’DuranteumaviagemaoMéxico,duas irmãsdecidemfazermer-gulhoparaobservartubarões,mastudocorremalquandoocaboqueprendea jauladeobser-vaçãoaobarcoseparteeambasficampresasnofundodooceanoa47metrosdeprofundidade.ComMandyMooreeClaireHolt.

© DR

OUTRAS ESTREIAS

vidências, fazer algo. E não vai olharpara trás. Era muito importante,por exemplo, não fazer dela umapessoa de quem se gosta logo à pri-meira vista. Não é fácil gostar dela.Não queríamos fazer dela uma figu-ra maternal. Não queríamos que eladefrontasse a povoação com um ardoce e maternal. Isto é uma mulherque está em guerra com quase todaa gente. Ora bem, isto é algo quenão vemos com frequência nas per-sonagens femininas. Geralmente háali momentos em que quase se pededesculpa. Desta vez não queríamosque ela andasse ali a pedir desculpa.Uma das minhas citações predile-

tas é uma frase de Red Auerbach,um lendário treinador de basquete:“Não há ação correta que exijaexplicação ou pedido de desculpa”.

Como é que vê estaMildredHayes por comparação àMargeGunderson do clássico Fargo?Encontra-se ali o espectrodamaternidade, em ambas…Não vejo grandes semelhanças.No Fargo ela vai ter um filho. Nestefilme o que temos é o oposto – comosabe, o grande imperativo é queuma mãe nunca deixe que um filhoseja morto. Mas estava também apensar no Blood Simple [aclamado

filme de estreia dos irmãos Coen].Os irmãos Coen fizeram umacena em que dou um pontapénos tomates de alguém. Era umadaquelas cenas que criava umapequena reação de escândalo naplateia. Era um choque. Ora bem,neste filme o realizador dá-me,não uma, mas duas cenas em queprego um bom pontapé nos toma-tes de alguém. Um dos poucospontos de confluência entre essasduas mulheres é este: conseguemrevelar o ‘zeitgeist’, a energia dostempos. O Fargo apareceu numaaltura em que as mulheres ameri-canas grávidas trabalhavam atéque chegasse o momento do par-to. Faziam parte do mercado detrabalho de uma maneira diferen-te. Não vestiam batas de grávidaporque não havia batas de grávidano local de trabalho. No caso des-te Três Cartazes à Beira da Estra-da, a situação é diferente. Nestefilme, a mulher não está apenasa perder a paciência. Não estáapenas zangada. Para situaçõesdesse tipo há cursos de ‘angermanagement’, sessões de terapiaque tentam curar o temperamen-to irritado. Neste novo filme amulher não está apenas irritada.O que temos é uma mulher em fú-ria. Ora bem, fúria é algo que per-tence ao universo da tragédia gre-ga. Eleva tudo a outro nível, comose a Mildred fosse uma auscul-tação ao mais recente espírito glo-bal. As grandes histórias do cine-ma têm sempre este lado. Deixamde ser apenas bons filmes e trans-formam-se em matéria de conver-sa. Mas, ainda sobre as diferençasentre as duas personagens – naúltima cena do Fargo a MargeGunderson é vista na cama conju-gal a dar miminhos ao marido.Está grávida e acabou de resolverum crime horrendo, provavel-mente o caso de massacre e homi-cídio mais difícil e de sucesso queela vai ter na vida. Mas o dia delaacaba com o marido a falar do selode correio que não ganhou o con-curso. Um selo de 2 cêntimos.

«Neste filme [tive]não uma, mas duascenas em que pregoum bom pontapé nostomates de alguém»

© FOTOS DR

ARTE&LAZER11.01.2018 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 13

«Neste filme,a mulher não estáapenas a perdera paciência. Não estáapenas zangada»

Page 14: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

NOVELAS‘ESSASMULHERES’Fernando prefe-re ir sozinho aocasamento deNicotamas, paramanterem asaparências e oacordo que têm,ele e Aurélia deverão ir juntos.Firmina ouve a conversa atrásda porta. Depois da discussão,Aurélia decide não ir ao casa-mento e pede a Fernando quearranje uma desculpa. Bela con-ta a seu pai que Leocádia querafastarAugusto deMila. Lemosdiz a Bela que está à disposiçãode Leocádia. CMTV, 19H07

EM DEZSEGUNDOS

RÁDIO

‘Café da Manhã’dirige a “Cais”Aequipa doprogramaCafédaManhã da RFM– compostaporMarianaAlvim, AntónioRaminhos, Nilton ePedro Fer-nande – foi a direção convidadada edição de janeiro de 2018da revistaCAIS, que já estáà venda nos locais habituais.

INTERNET

Maria Vieiracritica OprahMariaVieiravoltouestasemanaacausarpolémicanasredessociais.AatrizportuguesautilizouoFace-bookparacriticarOprahWinfreyeoseu jáfamosodiscursonosGlo-bosdeOuro:«Mulherzinhaopor-tunista»e«AMaiorHipócritadoAno»foramalgunsdos“mimos”.

POLÉMICA

WeinsteinagredidoHarveyWeinstein,produtorcinematográficocaídoemdes-graçadepoisdeváriasacusa-çõesdeassédiosexual, foiagredidoquarta-feiranumres-taurantenoArizona.OTMZdizqueWeistein levoudoismur-rosnacaraporpartedeumestranho,queaindaoinsultou.

FAMA&TV 11.01.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt14

NEGÓCIOS& TRAPOS

© DR

DAVID BECKHAMLenda viva do futebolmundial,ícone pop e empresário desucesso, ‘Becks’ anunciou estasemana o lançamento da suanova linha de belezamasculina,batizada comonome deHouse99, o resultado de uma parceriacom a L’Oréal.

© REUTERS

CRISTINA FERREIRAAquelaqueseráamaispopularapresentadoradatelevisãoportu-guesaanunciouumanovaparce-riacomaLaskasas,queserá res-ponsávelpelanovadecoraçãodaredaçãodarevistaCristina.

© RICARDO RUELLA

REDAÇÃ[email protected]

Foi napassadaterça-feiraqueo príncipe Harry e MeghanMarkle tiveram o primeiroevento público do ano. O ca-

sal, que vai dar o nó em maio, esteveem Brixton, sul de Londres, onde vi-sitaram os estúdios da Reprezent107.3 FM, umaestação de música‘un-derground’ que transmite 24 horas eé aúnicano Reino Unido cujaequipaé composta exclusivamente por pes-soas com menos de 25 anos de idade.

De acordo com o fundador da es-tação de rádio, avisitafoi umasuges-tão que partiu do lado de Meghan eHarry: «Nós não os convidámos, elesestabeleceramcontacto antes do Na-tal», disse Shane Carey à revista in-glesa Hello.

Contudo, o foco desta visita esteveno casal. No segundo evento públicojuntos, o neto darainhade Inglaterrae a sua noiva foram recebidos comsaudações e aplausos de fãs que espe-ravam pelo casal na rua. Além deHarry, também a atriz foi muito aca-rinhada pelos populares.

Simpáticaedesorrisofácil,Meghanfezquestãodecumprimentarasváriaspessoasquelheacenavam.Paraaoca-sião, a futura mulher de Harry esco-lheuumcasaconovalorde600€,comorefere a revista espanholaHola, o queindica mudanças rigorosas na formadevestir,masnãosó:Meghanjácum-preregrasdoprotocoloreal,entreelasa ausência das redes sociais, como asuacontade Instagram e Twitter.

Enfim,novasnormasqueobrigamàmudançadaquelaquea19demaiopas-saráaser umaprincesabritânica.

© REUTERS

Harry e Meghanno primeiroevento do ano

O casal do momento foi muito bem recebido por muitas pessoas em Brixton

Atriz norte-americana muito acarinhada por popularesque esperavam pelo futuro casal real britânico.

REALEZA

“THE PORTUGUESE –AMUSICAL COMEDY”«Aprimeiracomédiamusicalportuguesaeminglês,dirigidaaosmilharesdeturistasestran-geirosquevisitamopaís»conse-guiudoispatrocíniosdepeso:aCervejaSagreseaDeltaCafés.EstreiasábadonoCasinoLisboa.

«Somos todos seres humanos. En-tão,porqueéqueassociedadesemtodoomundoparecemtãodiferentes?Comoé que a civilização humana evoluiu? Ecomoéqueasociedadeirásernofutu-ro comaevolução datecnologiae o fe-

nómenodaglobalizaçãoainfluenciaranossa maneira de viver?». É a estascomplexasquestõesqueonovoprogra-maAnossahistóriacomMorganFree-mantentadarresposta.Estreiaa14dejaneiro no canal National Geographic.

Morgan Freeman no canal NationalGeographic com “A nossa história”

Popular ator americano de volta à TV

© DR

TELEVISÃO

Page 15: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

LISBOAHOJE08º MÍNIMA

15ºMÁXIMA

AMANHÃ05ºMÍNIMA

12ºMÁXIMA

TEMPO

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

LEITOR11.01.2018 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 15

PARTICIPE!

FICHATÉCNICAPropriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%);CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING IsabelRodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda DelgadoDIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz;Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo:Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos:Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, PaulaTavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail:[email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Admi-nistração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição:António Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; ImpressãoNacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 801.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

Tel.: 96 315 12 99 | 91 397 64 72

COMPRO

91 3972 99 | 9| 646 7297

RECHEIOS DE CASA: Loiças . Colecções Phillae . Serviços de Jantar . Chá Café . Peças de Decoração . Porcelanas Vista Alegre . Casquinhas . Estanhos Latões . Rendas Toalhas . LençóisE TAMBÉM… LIVROS: Dos CTT com Selos . Amigos do Livro . Circulo de Leitores . Europa América . Ediclube Alfa, Verbo Porto Editora . Seleções do Reader’s Digest . Enciclopédias Recentes. ROMANCES: Sabrinas: Júlias e Biancas BANDA DESENHADA: Astérix . Lucky-Luke . Tintim . Heróis Marvel . Capitão América . Homem Aranha OUTROS: CD’s . Filmes Blu-Ray . Discos VinilBrinquedos . Miniaturas de Carros . Aviões . Colecções de Moedas em Prata

ENTRE OUTRAS

PROFESSOR SECOCÉLEBRE MÉDIUM E VIDENTE

Se sofre e tem má sorte ou é alvo de invejascontacte o Professor Seco.

Especialista em casos de Amor, Família, Negócios, Mau-Olhado, Quebra de Feitiços. Faz Aproximação e Afastamento.

Não desespere, o seu problema tem solução!PAGAMENTO APÓS O RESULTADO

T.: 918 341 082 – 965 535 235Rio de Mouro – Junto à estação da CP

COMPROCOMPRORecheios de Casas

Antiguidades Velharias Coleccionismo Medalhas,etc

93 823 31 55 ARCA INTEMPORAL - Av. Praia da Vitória n.º 75c

DISCOS�

Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)Ex: 20.000€ a 96 meses =299€ /mês – total : 29.315,8€. TAN :9% e TAEG:11,1% S/seguro

Emprestimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente

EMPRÉSTIMOS���������� ������������������ �������� ������

����������!��"#�#"�$�!%��&'�!!�#�

MUL

TICR

EDIT

O

STIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS

CONSOLIDADO Reduza prestações até 60%

PUB

VilanagemEm2017, durantemeses e emsur-dina, os partidos discutiramalterações à lei do seu financia-mento, aprovada em2003. No finaldo ano, oCDS/PPeoPANpartirama loiça. Então tornaram-se públicosos acordos entre gente que rara-mente está de acordo. Ficou asaber-se que a rapaziada quereliminaro limite do financiamento,manter inalteradas as subvençõespúblicas e ser reembolsada do IVA

O Olimpismoe a paz no mundoACoreiadoNortevaiparticiparnosJogosOlímpicosdeInverno,naCoreiadoSul.OComitéOlímpicoInterna-cionaldeviaparticiparemconver-saçõesparaodesarmamentonuclearnorte-coreano. (...).Aimaginaçãodeveserpostaaoserviçodapaznomundo. (...)Nãohámedalhasolímpicasnumaguerranuclear.

ADEMAR COSTA

CARTAS DO LEITOR

em todas as despesas. FelizmenteoPresidente da República exerceuo veto político. O comportamentodessa gentalha é reles e temconsciên-cia disso (a única que têem).Quemnãodeve não teme, diz o ditado– as reuniões às escondidas dos jornal-istas e população evoca os bandosdemau feitores.

Os partidos temde ser transparentesnoque toca a ideias e práticas relati-vas às finanças, dando conhecimentoà naçãoque os paga. Todos os anos

os bens de primeira necessidadeaumentam. Contribuímos todos osdias para oPIB, IRS, IVA, e sustenta-mos os políticos e os roubos dos ban-queiros.

E ainda querem isentaros partidos?Porque nãodedicamas suas Raríssi-mas (salvo seja) concertações a traçarplanos exequíveis para a extinçãode necessidades básicas dopovo?Ou é fartarvilanagem?

ARISTÍDES TEIXEIRA

PORTOHOJE05ºMÍNIMA

13ºMÁXIMA

AMANHÃ03º MÍNIMA

13ºMÁXIMA

Page 16: ENTREVISTA EXCLUSIVA: FRANCES MCDORMAND · Rede de bicicletas instalada até março P eranteosdeputadosdasCo-missõesPermanentesdeFi- ... (Rep.Checa,Dinamarca,Espanha,Finlândia,França,Irlanda,

PUB