entrevista: descobrindo os segredos do livro diário da mãe-corvo

13
Entrevista DESCOBRINDO OS SEGREDOS DO LIVRO Diário da Mãe-Corvo

Upload: raquel-alves

Post on 22-Jan-2018

391 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo

Entrevista

DESCOBRINDO OS SEGREDOS DO LIVRODiário da Mãe-Corvo

Page 2: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo
Page 3: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo
Page 4: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo

Sumário

05-

quem foi edgar allan poe

13-

o poema o corvo

15-

a banda xandria

19-

considerações finais e referências

04-

Apresentação

?

Page 5: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo

p. 04

Page 6: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo

p. 05

?

Page 7: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo

p. 06

1º) A discussão sobre preconceitos e vivências...

Eu coloco em minhas obras, especialmente na construção de uma vivência de uma dada personagem, aquilo que realmente vivi, não com o intuito de que as pessoas tenham pena de mim, mas que vejam como a gente pode dar a volta por cima e encarar esses dilemas que insistentemente estão ainda presentes na nossa moderna sociedade.

O preconceito, discriminação e bullying podem ser repetitivos em muitas histórias, mas não deixa de ser um alerta para que nós não sejamos submissos a encará-lo como algo comum, normal. Jamais.!!! Na história, os dramas escolares vivenciados pela personagem fragilizada chamada Lindsay tem tudo a ver com os traumas de infância que ainda hoje me assombram.

O importante é você conseguir conscientizar as pessoas de que esse tipo de ação negativa, esse tipo de julgamento que se faz em relação a uma pessoa, as formas humilhantes pelas quais as pessoas são expostas, geram consequências grandes na vida de quem sofre esse tipo de "agressão".

Como eu sempre digo, nem todas as pessoas tem um psicológico bem trabalhado para aceitar. Aquelas que conseguem digerir, sobrevivem mais fortes, mais maduras para os futuros desafios. Aquelas que aceitam, que ficam sofrendo caladas, são as que

Page 8: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo

p. 07

2º) A origem do nome Mãe-Corvo:Na verdade, isso é um spoiler. Eu elaborei uma trilogia de poemas, para serem lançados a partir de 2017, chamada ALÉM DA ESCURIDÃO, e em um desses livros, existe uma personagem chamada Mãe-Corvo que nomeia o último livro chamado LÁGRIMAS DA MÃE-CORVO. Pensei nesse nome como uma espécie de divindade máxima das divindades que regem o meu mundo imaginativo.

Page 9: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo

3º) Meu mundo é regido por corvos. Muitos autores de histórias sobrenaturais e de terror utilizam a referência desse animal associado ao mal. Então porque a escolha dele nas minhas histórias, para o nome de meu blog?

Culpa de Edgar Allan Poe, por me introduzir no mundo sobrenatural e simbólico do corvo. Eu estou ciente dos significados do corvo relacionados ao bem e ao mal. O corvo é um yin-yang: é ligado simbolicamente aos sentimentos negativos, a morte, anunciador de mau agouro, portador do azar e descrito na Mitologia Nórdica como o “Mensageiro do Além”.

Contudo, o lado místico do corvo é o que me atraí. A sua beleza nas vestes negras, o seu poder mágico residente em mitologias indígenas e nórdicas, a inteligência, são esses tipos de aspectos que eu procuro evidenciar ao utilizar a simbologia desse animal em meus trabalhos literários.

p. 08

Page 10: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo
Page 11: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo

4º) Como consegui simplificar nos nomes, toda a história da Lady? Como penso em um título dos meus diários:

Não existe uma fórmula certa na escolha de um título em uma obra. Há momentos em que você elabora um escopo da história e depois quando ela está desenvolvida, vem em mente o título "definitivo". Outras vezes, eu imagino o título e escrevo a história envolta por aquele universo. E o pior ainda é quando o título e a obra estão em um círculo vicioso de mudanças.

Mas desde que me propus a fazer os diários virtuais, estou conseguindo captar de forma natural, o equilíbrio nas escolhas dos títulos de minhas obras em relação a história.

5º) O objeto mágico poderoso e que desperta desejos de diferentes pessoas é o ponto fundamental da história. Esse tal de "colar da ave negra da morte" é o culpado pelas tragédias da história. Então, qual é o personagem mais amaldiçoado em virtude do uso desse artefato místico?

O colar da ave negra da morte foi feito pela Lady Black Raven. Na história, ela é pertencente a uma tribo indígena chamada Haida (que realmente existe e é dividida nos clãs: corvos e águias) e dotada de poderes sobrenaturais, dentre eles, poderes ligados a necromancia, pelos quais utilizou-o na elaboração desse objeto, que seria capaz de ressuscitar a pessoa amada. Ela criou esse colar no intuito de resgatar a alma do homem que ela realmente amou e assim serem felizes.

Esse tipo de poder gerou intrigas e mortes. No decorrer da história, Brandon fará o uso desse colar para tentar ressuscitar sua esposa, a Cassie, numa tentativa falha, pois o seu verdadeiro amor é Lindsay. Então, para não revelar detalhes a mais da história, creio que a maldição do colar recaiu mais na personagem Lindsay.

Há certos segredos e conhecimentos que devem permanecer ocultos, pois quando revelados geram a ganância sem limites do coração humano. Talvez essa seja uma segunda lição importante a ser extraída desta história.

p. 10

Page 12: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo

p. 11

6º) A lição: o bem e mal que fazemos volta.

Acho que a lição mais valiosa que um escritor pode deixar, em meio a um mundo de caos e inversão de valores, é que por mais que o mundo seja cruel, que não haja justiça e que o mal pareça dominar uma boa parte do mundo, temos que permanecer crentes de que o BEM vai prevalecer, de que o AMOR vai continuar sendo o poder pelo qual, muitos ainda não aprenderam a buscar, mas aqueles que o buscaram verdadeiramente, jamais esquecerão do que é o verdadeiro poder.

Page 13: Entrevista: Descobrindo os segredos do livro Diário da Mãe-Corvo

p. 12