entrevista de emprego é uma simples avaliação - by max gehringer.pdf

1
Entrevista de emprego é uma avaliação simples, não uma série de armadilhas Aproveitando a consulta de uma ouvinte, vou voltar a um tema recorrente: as entrevistas de emprego. A nossa ouvinte diz que não consegue ir bem em entrevistas, porque vacila nas respostas. Depois, na rua ou em casa, repassando mentalmente as perguntas que foram feitas, a nossa ouvinte formula respostas maravilhosas. E aí, se sente pior ainda, por não ter falado o que sabia e podia. Para muitos candidatos, e principalmente os mais jovens, a entrevista se assemelha a um interrogatório policial, em que cada pergunta precisa ter uma resposta exata. A matemática funciona assim, mas a entrevista não. Qualquer pergunta pode ter várias respostas, todas certas. O problema é que essa ansiedade em querer saber de antemão a resposta correta e perfeita, acaba gerando medo. E aí, na hora da entrevista, o medo acumulado gera o famoso branco, aquela sensação horrível de ficar olhando para o entrevistador sem saber o que dizer, como se ele tivesse perguntado qual é a circunferência da lua em milímetros. Não por acaso, candidatos confiantes sempre levam vantagem em entrevistas. Por isso, para os ansiosos, o mais importante é passar bem pela primeira questão, que não varia muito: "fale um pouco sobre você", ou "por que você quer trabalhar conosco", ou algo parecido. Mas é, exatamente aí, na largada, que os ansiosos se perdem. Ou aceleram demais, falando o que não deveriam, ou puxam o freio de mão, não falando o que poderiam. A melhor solução é estudar a empresa. Obter números e fatos sobre ela, através do site ou de informações de amigos. A primeira resposta deve ser curta, positiva e confiante. Por exemplo, "quero fazer parte de uma empresa que cresceu 28% no ano passado". Superado esse primeiro obstáculo, o medo irá desaparecendo, e as perguntas seguintes já parecerão o que realmente são: uma avaliação simples, e não uma série de armadilhas. Max Gehringer, para CBN.

Upload: alexandro-souza

Post on 06-Nov-2015

6 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

  • Entrevistadeempregoumaavaliaosimples,noumasriedearmadilhas

    Aproveitandoaconsultadeumaouvinte,vouvoltaraumtemarecorrente:asentrevistasdeemprego.Anossaouvintedizquenoconsegueirbemementrevistas,porquevacilanasrespostas.Depois,naruaouemcasa,repassandomentalmenteasperguntasqueforamfeitas,anossaouvinteformularespostasmaravilhosas.Ea,sesentepiorainda,pornoterfaladooquesabiaepodia.

    Paramuitoscandidatos,eprincipalmenteosmaisjovens,aentrevistaseassemelhaauminterrogatriopolicial,emquecadaperguntaprecisaterumarespostaexata.Amatemticafuncionaassim,masaentrevistano.Qualquerperguntapodetervriasrespostas,todascertas.Oproblemaqueessaansiedadeemquerersaberdeantemoarespostacorretaeperfeita,acabagerandomedo.Ea,nahoradaentrevista,omedoacumuladogeraofamosobranco,aquelasensaohorrveldeficarolhandoparaoentrevistadorsemsaberoquedizer,comoseeletivesseperguntadoqualacircunfernciadaluaemmilmetros.

    Noporacaso,candidatosconfiantessemprelevamvantagemementrevistas.Porisso,paraosansiosos,omaisimportantepassarbempelaprimeiraquesto,quenovariamuito:"faleumpoucosobrevoc",ou"porquevocquertrabalharconosco",oualgoparecido.Mas,exatamentea,nalargada,queosansiososseperdem.Ouaceleramdemais,falandooquenodeveriam,oupuxamofreiodemo,nofalandooquepoderiam.

    Amelhorsoluoestudaraempresa.Obternmerosefatossobreela,atravsdositeoudeinformaesdeamigos.

    Aprimeirarespostadevesercurta,positivaeconfiante.Porexemplo,"querofazerpartedeumaempresaquecresceu28%noanopassado".Superadoesseprimeiroobstculo,omedoirdesaparecendo,easperguntasseguintesjparecerooquerealmenteso:umaavaliaosimples,enoumasriedearmadilhas.

    MaxGehringer,paraCBN.