entrevista com joaquim leite presidente da junta admite ... · ano xxiv — n.º 482 w quinzenal w...

16
notícias de gaia 29.07.2010 ANO XXIV — N.º 482 QUINZENAL 29 DE JULHO DE 2010 DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA 0,25 EUROS Líder de Santa Marinha revela, em exclusivo ao NG, que pondera colocar um ponto final na vida de autarca, a cerca de três anos de concluir o último mandato com maioria na freguesia Entrevista com Joaquim Leite Presidente da junta admite sair em Agosto Via de Canelas com nome do ex- presidente Heitor Carvalheiras Maria João Mendes brilha no Festival de Jazz de Montreux pág. 2 pág. 3 Menos jovens de Vilar de Andorinho visitam Viseu pág. 4 Hotel Yeatman vai abrir portas no próximo mês de Agosto pág. 14

Upload: dinhtuyen

Post on 17-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

notícias de gaia29.07.2010

ANO XXIV — N.º 482 w QUINZENAL w 29 DE JULHO DE 2010 w DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA w 0,25 EUROS

Líder de Santa Marinha revela, em exclusivo ao NG, que ponderacolocar um ponto final na vida de autarca, a cerca de três anos deconcluir o último mandato com maioria na freguesia

Entrevista com Joaquim Leite

Presidenteda junta

admite sairem Agosto

Via deCanelas comnome do ex-presidente

HeitorCarvalheiras

Maria JoãoMendesbrilha no

Festival deJazz de

Montreuxpág. 2 pág. 3

Menosjovens deVilar de

AndorinhovisitamViseu

pág. 4

HotelYeatman vaiabrir portasno próximo

mês deAgosto

pág. 14

notícias de gaia29.07.2010

pág. 2

ficha técnica

Nº de Registo: I.C.S. 111060sede, redacção,administraçãoav. república, 1711 s/l esq.tras.

4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6

fax: 223 700 [email protected]

noticiasdegaia.wordpress.comtiragem média: 5000 exemplares

entidade proprietária e

editor: pressing -empresa jornalística comunicação

e imagem, unipessoal [email protected]

departamento comercial:Lídia Oliveira

fotocomposição: pressing

director: Paulo Jorge [email protected]

directores honorários:Fernando Sousa eProf. Artur Villares

chefe redacção:Tânia Tavares CP [email protected]

redacção:Jorge Freitas (CE 202)Luís Morais Ferreira (CP 7349)

estagiária: Ana Rita Oliveira,Andreia Rocha, Patrícia Correia,Claudia Lopes

colaboradores:Ademar Costa; André Soares;Ariana Ferreira; Carlos FilipeRodrigues (CR 362); CelesteDomingues; Cláudia Oliveira;Cristina Silva; Danyel Guerra (CP803); Elisete Marques; ErmelindaMendes; Humberto Pinho daSilva; Isabel Andrade Monteiro;Joaquim Oliveira; Jorge Amaral;José Barreto; José DuarteAmaral; Leonardo Júnior; LúciaPereira (CP 6958); ManuelCarvalho; Manuel Barbedo; MariaGraça Almeida; Mário Frota; MartaPereira; Miguel Ângelo Luis; NilceCosta; Nuno Filipe; Olga Pinto;Paulo Tavares; Raul Martins;Vasco Silva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos deopinião são responsabilidade de

quem os assina

No passado dia 15 de Julho, a jovemgaiense Maria João Mendes disputou afinalíssima do prestigiante concurso"Shure Montreux Jazz Voice Competition",integrado no famoso festival de Jazz deMontreux, na Suíça. O júri, liderado pelofamoso trompetista e lendário músico jazzamericano Quincy Jones, entregou oprémio com palavras de reconhecimentosobre as extraordinárias qualidades vocaise sentido musical desta jovem cantoraportuguesa, aspirando um promissor egrandioso futuro para Maria João Mendes.

Maria João foi a primeira portuguesana história deste concurso (consideradoo mais importante do mundo para jovenstalentos do jazz vocal) a ser seleccionadae a ganhar um dos três prémios na grande

Gaiense ganha reconhecimentono Festival de Jazz de Montreux

‘4 por 4’ lançam 'Frágil'

final.De 75 cantoras de 25 países do mundo,

Maria João Mendes foi escolhida para fazerparte de um selecto grupo de novecantoras para disputar as semifinais (14

de Jazz de Montreux e um vale no valor de2.000• oferecido pela famosa marca demicrofones Shure.

Maria João Mendes é mais um caso deum jovem talento nacional reconhecidoalém fronteiras.

Desde 2007 vive na Holanda onde, noano de 2009, ganhou o 1.º prémio noimportante concurso holandês "NederlandsJazz Vocalisten Concours" e o prémio"Your World Port Prize" criado pelo altocomissariado do Porto Marítimo deRoterdão. Ainda em 2009, Maria Joãorecebeu das mãos do ministro da Culturaholandês uma bolsa de mérito pelasqualidades artísticas.

Nesse mesmo ano conclui o Mestradoem "Jazz/Brazillian voice studies and vo-cal performing" no Conservatório demúsica de Roterdão - Codarts.

Em Portugal frequentou o Curso deCanto Jazz na Esmae - Escola Superior deMúsicas e das Artes do Espectáculo doPorto onde conclui o bacharelato em 2007.

Estudou canto Jazz com aincomparável Sheila Jordan nos EstadosUnidos. Jay Clayton, David Linx, FayClaasen e Connie de Jong foram tambémprofessores. No panorama do jazzportuguês Fátima Serro foi a primeiraprofessora de canto jazz.

Desde 2009, entre concertos naHolanda e Bélgica com grandes nomes docircuito do jazz europeu, Maria João temestado a trabalhar para o primeiro álbumque será lançado em breve.

'Frágil' é o single acabado de lançar pela bandapop rock ‘4 por 4’, tema que dá o nome ao primeiroálbum de originais. O grupo, formado por trêselementos, é oriundo do Porto e este trabalho, que écomposto por 12 faixas em português, é o resultadoda paixão dos ‘4 por 4’ pela música.

Com Carla Monteiro na voz e no piano, HélderSoares no baixo e Salex na guitarra, 'Frágil' revela asfragilidades do Homem e as várias experiênciasemocionais, nomeadamente a procura por si mesmo.

A banda já começou a divulgação do álbum pelaslojas FNAC de todo o país. Na próxima sexta-feira os‘4 por 4’ vão estar na FNAC do Marshopping e nomês de Agosto, dia 28, participaram no Festival deGondomar.

de Julho) e as finais (15 de Julho), quetiveram lugar no luxuoso Montreux Palace.

A cantora portuguesa ganhou o 3.ºprémio. Ganhou também um cheque novalor de 2.000CHF oferecido pelo festival

notícias de gaia29.07.2010

pág. 3

" M u i t oemocionado" surgiuo ex-presidente daCâmara Municipalde Gaia, lado-a-ladocom o actual edil,para a aberturaoficial da via com opróprio nome. Estetroço, próximo da ro-tunda de acesso àA29, fica emCanelas.

Bem perto dazona industrial, estaartéria vai serviressencialmente osque se dirigem àsvárias empresaslocalizadas na zona,mas também parauma fácil

ConcursoUnited in

Sound já temfinalistas

Doze novas bandas mostram talento empalco na Serra do Pilar

Estão encontrados os finalistas da terceiraedição do "United in Sound - Concurso de MúsicaModerna de Vila Nova de Gaia", cujas actuaçõesdecorrerão entre 29 de Julho e 7 de Agosto, nasprimeiras partes dos concertos do festival "Rockàs Sextas", na Serra do Pilar (entrada gratuita).

Os 12 apurados são: Hyphen (Gaia), Meu OutroTanto (Gondomar), Tulipa (Gaia), Bisonte

Heitor Carvalheiras dánome a via de Canelas

deslocação da população para fora ou dentro dafreguesia.

Esta é "uma cerimónia simples", confessouLuís Filipe Menezes, mas devida, até porque aplanificação desta obra surge ainda no decorrerda liderança socialista. Ao autarca coube apenasaproveitar o projecto e negociar com o Estado aconstrução do troço com dinheiros públicos.

Foram "oito anos de muita dedicação e esforço"

os que passaram durante a gestão de HeitorCarvalhareiras, qualidades que os munícipes"reconhecem" ao ex-presidente. Esta é, por isso, ahomenagem que reflecte a "gratidão quanto ao seutrabalho de cidadania", salientou Filipe Menezes.

O edil fez questão de recordar que o trabalhopolítico não se pode imiscuir com a dedicação dosocialista, mas ainda assim reconhece quenaquele tempo "não havia tantos instrumentos

como os de hoje", aos quais se pode recorrer paraconcretizar projectos.

O homenageado mostrou-se grato pela atitudecamarária e confessou-se satisfeito com o trabalhoque prestou ao município, afirmando ter"consciência" que o que fez no concelho de VilaNova de Gaia "foi com muito suor e esforço".Carvalheiras terminou admitindo que durante osoito anos de liderança política gaiense "fiz aquiloque soube, que pude e que me deixaram fazer".

A autarquia tem vindo a homenagear todos osautarcas do pós 25 de Abril, baptizandoequipamentos e vias importantes do municípiocom os nomes dos anteriores presidentes decâmara.

Recorde-se que Heitor Carvalheiras liderou aautarquia entre 1990 e 1998, sob a égide do PartidoSocialista, sendo derrotado precisamente por LuísFilipe Menezes, cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP que se mantém até hoje.

(Gondomar), The Lazy Faithful (Gaia), The Control(Matosinhos), Old Gun (Gaia), Spread (Anadia),Comic Book (Gondomar), One Big Mob (Gaia),Raven Soul (Leiria) e Phama (Vila do Conde).

Este concurso tem como banda-madrinha osTrabalhadores do Comércio, cujo representantepreside o júri do evento, composto ainda por JoanaBrandão (jornalista e produtora de espectáculos)e Rui Barraca (do Pelouro da Cultura de Vila Novade Gaia). Os temas submetidos a concurso empalco terão de ser inéditos, com um tempo total deapresentação que não exceda os 20 minutos.

A edição deste ano do Concurso United in Sounddecorre na primeira parte dos concertos dasbandas já com estatuto que integram o FestivalRock às Sextas. Os espectáculos realizam-se nosdias 29, 30 e 31 de Julho e 5, 6 e 7 de Agosto, naSerra do Pilar.

PressingEmpresa jornalística deComunicação e Imagem223 700 574 | [email protected]

notícias de gaia29.07.2010

pág. 4

A Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho levou a efeito o habitual passeioanual para a terceira idade. Desta feita, a cidade de Viseu foi o destino escolhido.

A viagem teve lugar no último dia 21 e arrancou por volta das 7h00 junto aocemitério da freguesia. Ao todo participaram 630 pessoas, divididas por 12camionetas. Entre os presentes, destaque para o presidente da junta, ManuelMonteiro, a vereadora Mercês Ferreira e o padre Albino.

Todavia, foram mesmo os idosos as personagens principais do evento. Trata-se de um dia importante para os menos jovens vilarenses, até porque aqui seaproveita para colocar a conversa em dia, trocar experiência de vida e contar estóriascom muitos anos. Se a tudo isto juntarmos um recheado almoço e um salão paradar um pé de dança, então chegamos à conclusão que estão reunidas as condiçõesdevidas para se passar um dia diferente dos demais durante o ano.

Depois de realizada uma missa em Viseu, a Quinta dos Compadres acolheu acomitiva para almoço e convívio, que só terminou ao final da tarde. Pelo meiohouve dança, jogos de cartas e aproveitaram-se as muitas sombras, pois o solapertava.

A última paragem em Vilar de Andorinho aconteceu por volta das 22h30 e paratrás ficou todo um dia de confraternização e boa disposição.

Fernando Sousa

Menos jovens deVilar do Andorinho

visitam Viseu

NOTÍCIAS DE [email protected]

Há Festa no Caisdurante o Verão

Da ópera ao hip-hop, passando pelo fado e pelas danças andinas, évariadíssima a programação deste Verão, que começa já na próxima sexta-feira na zona ribeirinha de Gaia

A preservação das tradições e transmissão aos mais novos, bem comoa divulgação junto dos turistas e visitantes, é um dos princípios que temservido de base aos programas de "Animação da Beira-Rio", que o Pelouroda Cultura volta a lançar em 2010 e, mais uma vez, em estreita colaboraçãocom as colectividades de Gaia.

Nos últimos 10 dias do mês, entre 23 e 30, a vibrante frente ribeirinhaterá todos os dias um factor de interesse acrescido por via do "Há Festa noCais", programa de acesso gratuito que contempla desde folclore a músicapopular, passando pelo teatro/musical e pela dança, pela ópera, pelo hip-hop e pelas tradições dos Andes.

É, assim, uma semana inteira de animação de cariz cultural que conjugamanifestações de carácter popular com a expressão etnográfica e asvertentes eruditas.

PROGRAMA5ª feira | 29/07 | 21h45 | Musical "Música no Coração", com encenação deAna Luísa Soares Queirós / cenografia e figurinos de Cristina Soares eMaria de Fátima Araújo6ª feira | 30/07 | 21h45 | Concerto da Orquestra Ligeira Tuna Orfeão deGrijó

Camião tomba na EN222A EN222 voltou a ser palco de um aparatoso acidente, mas que desta vez não

causou vítimas mortais.Tudo aconteceu por volta das 9h00 do último dia 21, quando um camião que

transportava vidro tombou, passou o eixo da via e embateu em quatro viaturasque seguiam em sentido contrário.

Além dos dados materiais e do muito vidro espalhado na estrada, junto ao nóda A20 no sentido Gaia-Castelo de Pavia, lamentam-se os cinco feridos ligeiros,um deles uma senhora que teve de ser desencarcerada e assistida no Hospital deGaia.

A normalcirculação nazona só foirestabelecidaquase três horasdepois doincidente.

Ao local fo-r a mmobilizados 20bombeiros det r ê scorporações,apoiados poroito viaturas.

notícias de gaia29.07.2010

pág. 5

Campanha pretendeusensibilizar população idosapara os maus hábitos deconsumo e minimizar aprodução de resíduos nomomento da compra

Alertar para as diversas técnicas aque se recorre para incentivar o consumoe sensibilizar os consumidores para aforma como as suas decisões

Câmara e SUMA fazem"Contas à Vida"

influenciam o poder de compra e oambiente são os principais objectivosda nova Campanha "Contas à Vida",promovida pelo câmara municipal emparceria com a SUMA, que decorreuentre 1 a 9 de Julho.

O poder mobilizador da populaçãoé uma mais-valia que constituempráticas individuais e sociais de cidadaniaactiva e passiva. E estes são os factoresque levam os organizadores aprivilegiar esta população mais idosacomo alvo desta campanha,promovendo a redução na origem,como sejam, a compra de produtosavulso, a utilização de produtos nãodescartáveis, embalagens familiares ede recarga. Além destes, destaque parasesibilização do consumo sustentável,destacando a escolha de espaçoscomerciais próximos da residência, aopção por produtos da região e o

Numa altura que parece ser modafalar da crise, não a basta sentir, épreciso falar-se dela, que na bengalada crise muitos se apoiam para daremgolpes mais duros…Numa altura queo mundo parece nevoeiro chega omês de Junho, e com ele vemossantos populares e o Mundial…

Embalados pelo entusiasmo domomento, pelo cheiro do Verão, pelaobstinação de contrariar o caminhomais fácil (cruzar os braços), osTALHOS NOVOPRADOresolveram arregaçar as mangas elançar o convite:

É hora de festejar! Hora departilhar! De dar e receber!

O S. João, o mote inspirador ecom o TALHO NOVOPRADO

Câmara assina contratos de financiamento no valor de dez milhões deeuros no âmbito do ON.2-0 - o novo Norte

Investimento nacultura protocolado

O Centro Interpretativo do PatrimónioCultural do Lugar da Afurada, um conjuntode quatro novos projectos de carácterdesportivo e a reabilitação patrimonial doArquivo Municipal Sophia de Mello Breynerforam objecto de assinatura de protocolosde financiamento por parte da câmara mu-nicipal. Os investimentos surgem noâmbito do ON.2-0 - o novo Norte, que visaapoiar, com 42 milhões de euros, 90projectos culturais nortenhos com fundosestruturais da União Europeia.

Em Gaia, Marco António Costaapontou um investimento global de dezmilhões de euros e cuja assinaturadecorreu, no último dia 15, na Fundação deSerralves, onde esteve presente opresidente da CCDR-N, Carlos Lage.

"Gaia está a aproximar-se dos 150milhões de euros aprovados no âmbito doQREN", evidenciou Marco António Costa,antecipando os próximos quatro anos comoum ciclo que atingirá um "nível deinvestimento fortíssimo em equipamentos,reabilitação do património, intervenções devalorização do meio ambiente e de

desenvolvimento sustentável".

Aposta na culturaA candidatura do Centro Interpretativo

do Património Cultural do Lugar da Afuradaconsiste na instalação deste equipamentoem edifícios que serviram de armazém deaprestos de pesca a recuperar e a adaptara essa nova utilização. Uma iniciativa quese associa à reabilitação e requalificaçãourbanística do programa Polis. O novoespaço deverá recolher e tratar materiaisrelacionados com a pesca, assim comorecuperar tradições relacionadas com estaactividade.

Quanto à reabilitação patrimonial doantigo Tribunal de Gaia, que deu origemao Arquivo Municipal Sophia de MelloBreyner, chegou agora o momento doconcelho receber o incentivo referente aoinvestimento nesta obra, que ficouconcluída há mais de um ano.

Além dos investimentos de vertentedesportiva aqui englobados, estes sãodois importantes projectos para divulgar acultura que se faz em Vila Nova de Gaia.

cumprimento de uma lista decompras.

Como instrumentoscomplementares de sensibilização,foram distribuídos pendurantes eblocos de listas de compras deauxilio, assim como cartazes àsInstituições visadas. A campanha"Contas à Vida" abrangeu cerca de700 utentes de 20 instituições - lares,

centros de dia e de convívio - de Gaia.

Conduta cinco estrelas na estradaAlém desta última campanha, a

câmara e a SUMA organizaram outrainiciativa, nomeadamente asensibilização dos automobilistas paraas regras de civismo, segurançarodoviária e promoção da higienepública nas estradas.

"Código Cívico" foi o nome dacampanha, que contou com aparticipação dos Escuteiros de S. Félixda Marinha e decorreu nos postos deabastecimento e orla marítima deconcelho, onde se certificou e premiouos comportamentos de referência dosautomobilistas com sacos paracolocação de pequenos lixosproduzidos em viagem e palaselectrostáticas para protecção do inte-rior das viaturas contra os raios solares.

O S. João no NovoPradoenfeitado a rigor, viu-se na Ruado Padrão assar-se o porco…

No dia 23 de Junho, muitosforam aqueles que se juntaram anós. Com sorrisos no rostorecebiam as sandes que lhes eramoferecidas…elogiavam o pão, otempero, degustavam comaparente prazer e repetiam a dose.

Entre os comes e bebes,muita alegria, muita brincadeira euma enorme vontade de repetir omesmo ambiente…

Durante várias horas osTALHOS NOVOPRADOtornaram possível esquecermo-nos da crise.

E que bem que soube!Venha o próximo!

notícias de gaia29.07.2010

pág. 6

As Festas em honra de SantaMarinha decorreram no passado dia18 e mobilizaram milhares depessoas em Crestuma e SantaMarinha. Entre os presentesestiveram o vice-presidente dacâmara, Marco António Costa,acompanhado por José Ferreira eJoaquim Leite, respectivamente.

As duas marginais ribeirinhasviram passar a procissão, onde asmotivações de carácter religioso e acuriosidade turística foram notas dedestaque para as pessoas que seassociaram à efeméride em honrada padroeira destas duas freguesias.

Em Crestuma, e após acelebração da missa solene, amajestosa procissão percorreu asprincipais e acidentadas artérias dafreguesia e desceu até à margem do

Festas em honra de Santa MarinhaMilhares de pessoas estiveram presentes nas procissões deCrestuma e Santa Marinha

rio, onde foram exibidos os 18andores a toda a população, antesde regressar à igreja matriz.

Já em Santa Marinha, a procissãosaiu à rua ao final da tarde e cumpriuo habitual itinerário pelas estreitas eromânticas ruelas do CentroHistórico. À festa da virgem e mártirjuntaram-se os bombos dosMareantes do Rio Douro, queacabaram também eles porentusiasmar igualmente as centenasde turistas que nesta altura do anose passeiam pela beira-rio. Parafinalizar a festa, os 16 andoresregressaram à igreja paroquial.

O dia solarengo e as habituaisdiversões acabaram por fazer comque estas duas freguesiasestivessem em destaque neste mêsde Julho.

Fundada em 1978, a CROJAF iniciou aactividade no sector de tratamento de superfícies

plásticas.

Pioneira na galvanoplastia sobre a.b.s., tendocomo objectivo os factores qualidade e confiança

dos seus acabamentos, desenvolveu atecnologia que lhe permite ocupar uma posição

de relevo nesta área.

Metalização galvanoplastiaElectrodeposição

Rua Rei Ramiro 10204400-281 Vila Nova de GaiaTelf. (+351) 223 710 428Fax. (+351) 223 710 429www.crojaf.pt | [email protected]

Rua Domingos de Matos, 680 - 4400-120 VILA NOVA DE GAIA

Telef. e Fax: 22 781 19 24 | Email:

[email protected]

Direcção Técnica: Direcção Técnica: Direcção Técnica: Direcção Técnica: Direcção Técnica: Dra. Carla Maria Torrão Ferreira

Especialidades Farmacêuticas

Rua de Trás 157, R/c Esq. | 4400-328 Vila Nova de GaiaTelemóvel: 918 275 894 | Fax: 222 451 956

Instalações Sanitárias | Instalação casas de banhoAquecimento central

Rufos | Caleiras | ChapasPicheleiro e funileiro

Instalação e assistência técnica decaldeiras de gás e gasóleo

Regulação e controlo de sistemas de exaustão

notícias de gaia29.07.2010

pág. 7

Rua Elias Garcia 131 | Santa Marinha | 4430-091 VILA NOVA DE GAIATelefone: 220 933 310 | Email: [email protected]

Carlos Manuel Carvalho Monteiro

REPARAÇÕES GERAIS EM TODAS AS MARCAS DE AUTOMÓVEIS

Entrevista com o presidente da junta de Santa Marinha, Joaquim Leite

"Estou a pensar daqui amês já não ser presidente"Depois de três maiorias e ainda com o

fim do último mandato perspectivadoapenas para daqui a três anos, JoaquimLeite revela, em exclusivo ao NG, quepondera abandonar a vida autárquica jáem Agosto. Apesar de ainda não tertomado qualquer decisão, o presidenteda freguesia ribeirinha fala do trabalhofeito até aqui, da confiança que mantémna própria equipa e no PSD, mas, sementrar em pormenores, afirma que "hásempre coisas" que acontecem e "quetocam"…

Rua Cândido dos Reis, 416 - 4400-070 V. N. de Gaia * Telf. 22 371 87 76

O Maior Coleccionador deBalanças (do Mundo) e daElectrocerâmica do Candal

MANUEL CORREIAA N T I G U I D A D E S

Terceiro mandato e uma maioria ainda maisexpressiva. Como é que explica estesresultados?

Às vezes interrogo-me… Fui sempre umapessoa que, nos cargos que recebi, fiz por ser popu-lar, por ser uma pessoa responsável, por mesacrificar pelo povo e pelo cargo que, na verdade,assumi. Tive o privilégio de ser dos grandescorredores portugueses. Tive o privilégio de vestirduas grandes camisolas: F. C. do Porto e Benfica.Tive o privilégio de ser presidente da Associaçãode Ciclismo do Porto muitos anos. E também oprivilégio de representar o Sporting Clube deCoimbrões - onde tivemos grandes equipas -, noinício da carreira e depois como presidente;actualmente faço parte dos órgãos sociais da

assembleia-geral. Aliás, levei pela primeira vez oCoimbrões à Volta em Portugal de 1976. Por tudoisto, fui sempre uma pessoa popular. Assim,

quando passava pelo povo, era sempre saudadoe correspondia de forma simpática. Ainda hoje ofaço. Penso que foi um dos motivos que se fizeram

Rua Tenente Valadim 914,4400-324 VILA NOVA DE GAIATelef. 227 724 799Email: [email protected]

ROCHA CARVÃO | LINK | SMWELLIPSIS | SAUDADE | TRINITY

ANJOS PROTECTORESDISNEY

Toda uma variedade de artigoem prata

(ouro por encomenda)

notícias de gaia29.07.2010

pág. 8

Rua Barão do Corvo 10564400-038 VILA NOVA DE GAIATelef. 223 743 895

Coberturas •Fachadas •Impermeabilização•Interiores •Isolamento Térmico

•Reabilitação de Edifícios •Restauros•Revestimentos

Fax. 223 743 897www.rebau.com

[email protected]

reflectir nas minhas maioriasabsolutas, a última com perto de60%, numa freguesia de esquerda.Com certeza fica para a história estesresultados. Uma freguesia muito,muito difícil…

Esta terceira maioria é umreconhecimento do trabalho dosdois primeiros mandatos?

Penso que uma figura que secandidata a presidente de junta temde ter três predicados importantes:sentido de responsabilidade, sentidode sacrifício e sentido de humildade.Se tiver esses três predicados, devecandidatar-se a um posto público,difícil como é o de presidente de junta.Se não os tiver, que não apareça cáque não faz falta nenhuma! Eu tenhoesses três predicados. E quandocheguei aqui, vi que a gestão da juntade Santa Marinha não estava a seraquela que tem como predicado osentido de sacrifício e deresponsabilidade. Então, não foi poracaso que logo nos primeiros mesesse reduziram em despesas correntesem três mil euros. Isso reflectiu-senuma melhoria substancial na áreadas finanças, que permitiu fazermuitas coisas que na verdade fazemfalta ao povo da freguesia. Porexemplo: criámos um fundo demaneio que permite, no fim-de-semana, a uma mãe que não tenhadinheiro para aviar uma receita,comprar leite para uma criança, paraum idoso que necessite de um cabazpara se alimentar… Isto foi umas dascoisas importantes que se fez logo.As outras… claro que nós temos osubsídio que a câmara nos dá e quesabemos gerir bem para colaborarcom a câmara em obras que eramnecessárias, e estamos a fazer. Agoraestamos sem dinheiro, mas fizemosmuitas obras que contribuíram muitopara que as pessoas vissem que ovoto seria bem aplicado no presidentede junta que já estava há doismandatos. Outra coisa que, naverdade, me assiste é o predicado desacrifício. Quando alguém liga paraa junta com um problema, minutosdepois está lá o presidente a resolvê-lo com a assistente social. A resolverou a encaminhar para que se resolva.Claro que as empresas municipais,como a Águas de Gaia, Gaiurb eGaianima estão muito próximos dajunta e por isso atendem-nos eajudam-nos a solucionar os

problemas.

Entrou no último mandato. O quequer acabar?

Como já disse, nas minhaspassagens, e às vezes junto de algumcolega que me pergunta a idade,costumo dizer que a minha idade járepresenta mais 40% ou 50% do quena realidade é. Fui muito exploradofisicamente, tive de subir e descerserras, tive que pedalar no duro. Portudo isto, penso que, também, devosaber quando descansar. Como aminha idade da reforma seaproximou, já chegou… peçodesculpa aqui ao eleitorado, masestou a pensar muito seriamente paradaqui por um mês já não serpresidente de junta.

Mas isso é apenas umpensamento ou uma opção em con-creto?

É uma opção… No segundomandato fiz ver aos meus dirigentesdo partido e dirigentes concelhios quenão estava em condições de podercontinuar. Mas, como asnecessidades foram na verdadebastantes e expressivas, voltei a fazero sacrifício. No terceiro mandato fizsentir as mesmas ideias e isto não énovidade para ninguém. Eu nãopermitia. É certo que tenho pena dopovo… isto não me deixa bem. Dequalquer forma, tenho de pensarmuito bem no futuro da minha vida.Estou ciente que deixo uma marca edeixo também pessoas que sabemcomo se 'pedala' e que sabem comose tem de atender a todas ascarências dos mais necessitados.Disse sempre que quando deixassea junta de freguesia, ia deixar tudo oque era necessário para ofuncionamento dos nossosmunícipes. É certo que agora nãosabemos o que nos espera. Todosos dias ouvimos notícias que nosdeixam muito aflitos. E Santa Marinhaé uma freguesia que não se comparacom o resto das freguesias de VilaNova de Gaia.

Está magoado com algumacoisa?

Na altura saberei também fazera referência se fui bem interpretado,se houve pessoas que, com certeza,não foram capazes de acompanhara minha maneira de ser, a minhapujança. Depois irei fazer essas

distinções! É certo que há semprecoisas que tocam.

Acredita na sua equipa paracontinuar com seu projecto?

Acredito. Estou farto de o dizer, porexemplo, nos colóquios na ANAFRE,que um executivo de sete poderiamuito bem passar para cinco. E o decinco para três, era o suficiente. Ehaver mais incentivo para os dois queficam além do presidente, secretárioe tesoureiro. As pessoas não sesentem recompensadas para fazer

executivos que têm pessoasreformadas, que gostam de andar narua. Nós não temos sorte de terpessoas reformadas, todostrabalham. Os executivos não deviamter tantas pessoas. Deviam ter menose ter compensações pelo serviço queprestam aos munícipes.

Se, realmente, concretizar essasua ideia… termina a sua carreirapolítica?

Para mim, termina; nem nuncadevia ter começado. Nunca devia ter

Drogaria Couto

Rua Luís de Camões 526/304430-133 VILA NOVA DE GAIA

Telef. 223 795 135 | Fax. 220 995 300

Materiais de construçãoSanitáriosEléctricosFerragens

alguma coisa. Nãoposso, de maneiranenhuma, exigir mais.Exijo do tesoureiro, dasecretária, mas nãoposso exigir mais aosrestantes que não têmqualquer rentabilidade- vão tendo a senha depresença de quando sefaz, de oito em oito dias,as reuniões doexecutivo -, mas não éo suficiente parapodermos fazeralguma exigência. Seique há juntas que atésão felizes no seuexecutivo. Há

notícias de gaia29.07.2010

pág. 9

começado. Mas sinto-me muito bem pela auto-estima que o povo me transmite. Todos os diasquando saiu, todos os dias quando passo, seja umindivíduo do quadrante político que for, tem muitaestima por mim. E se vir alguém que na verdade

não está com uma cara que me satisfaça, soucapaz de me abeirar da pessoa e perguntar se é acor do partido que não lhe agrada e que não gosta.Faço por ter simpatia pelas pessoas. Faço porsatisfazer todos os pedidos que estejam ou não aonosso alcance. Mas a estima que nutrem por mimdeixa-me na verdade com uma satisfaçãotremenda por nunca ter sonhado ser presidente dejunta - foi um convite que o dr. Menezes me fez e oprofessor Duarte que me atirou para esta guerrilha.Sabe que já aí notei que tinha qualquer coisa deespecial para o povo me apoiar porque SantaMarinha é socialista, socialista, socialista. Quandouma junta de freguesia era socialista, eu ganheipelo PSD, o que era muito difícil. Agora também édifícil o PS ganhar, se está aqui o PSD. Naquelaaltura era realmente muito difícil o PSD ganhar aoPS. A auto-estima que o povo nutre por mim deixa-me satisfeito e continuarei a fazer tudo para o bemdo povo, mesmo deixando de ser presidente dejunta. Eu não deixarei de fazer tudo pelo povo. sevir que poderei ser útil para esta ou aquela pessoaque tenha necessidade. Há muita necessidadenesta freguesia…

Depreendo então que está zangado com opartido?

Não. Não estou zangado com o partido. O meupartido teve sempre um reconhecimento paracomigo que me deixa satisfeito. Nunca fuidiscriminado para isto ou para aquilo. Acho quedevia haver mais atenção pelas pessoas que se

sacrificam…

Se sair, sai satisfeito com o seu trabalho?Muito. Muito mesmo! Foi um trabalho que, na

verdade, não está terminado a 100%, mas espero

que dêem continuidade. Mas penso que tudo quesolicitei, tanto à câmara como às empresas que hápouco mencionei, o trabalho apareceu feito. Fuisempre do PSD. Não sou das pessoas que saltamcomo o vento. De que lado está o vento? Está decostas… Quando corria de bicicleta, se estivessede costas, corria com mais velocidade… A minhaorigem é PSD, serei sempre PSD, não tenhoalternativas. Todos os partidos têm boas e máspessoas. Todos os partidos têm pessoas quesabem compreender, uns mais do que outros, masa minha cor é sempre essa.

Investimento na acção social eeducação

Mesmo com a crise, a junta continua apatrocinar iniciativas como o passeio da terceiraidade ou das crianças que visitam a cidade deGuimarães. Este é um investimento essencial?

Penso que na educação fazemos questão defazer a visita ao Centro Histórico para a 3.ª classe,visitando todos os monumentos de interessepedagógico para esses alunos. Se me permite - ecomo sei que também são muito amigos destainstituição - falo na Serra do Pilar. Quero salientarque terminámos os quatro dias de visitas com umalmoço no quartel, juntamente com os militares.As crianças ficam sensibilizadas e a conhecer oque se passa no interior do quartel. Quando lhespergunto, eles dizem sempre que adoraram e quevão contar aos pais que estiveram a almoçar com

os militares. Quero também aqui agradecer, muitosensibilizados e muito empenhados - ao quartel,comandante e a todos os militares a oportunidadede os conhecer. E também pelo apoio que deram,já que este ano eles patrocinaram uma grande parte

dos almoços destas crianças.

É uma abertura deste regimento àcomunidade?

Exactamente. É uma abertura à comunidade,mas também ficámos muito sensibilizados pelaajuda que nos deram na confecção e no preço quenos fizeram. Foi realmente uma grande surpresa.Depois, falando ainda de educação, patrocinámostambém os passes de crianças carenciadas.Colocámos um autocarro, às 8h00, na avenidaDiogo Leite, para trazer as crianças à escola deSanta Marinha. Levámos a quarta classe a visitar oCentro Histórico de Guimarães, com direito àdescida de teleférico, ao comboio panorâmico naPenha. Isto é um investimento na educação, comotambém a verba para expediente e limpeza dasescolas.

E sobre acção social…Por outro lado, temos a acção social. Uma das

actividades mais importantes é o passeio daterceira idade. Podemos cortar muitas coisas, masesta não, pois é um dia muito importante para osidosos. Depois também temos a distribuição doscabazes e o almoço de Natal. A única coisa ondese pode cortar, e não se vai realizar, é o encontrode colectividades. Vamos subsidiar as três festasde Santa Marinha, Candal e Coimbrões, com doismil euros cada. Vamos também fazer a Festa daSerra do Pilar, com três ou quatro dias de diversão,onde pediremos aos artistas de Santa Marinha

Rua de Santa Bárbara, 120 | 4400-289 VILA NOVA DE GAIA | Telefone 223 758 570 / 1Telemovel 962 578 877 | Fax 223758572 | Email: [email protected] | www.maegansa.pt

Berçário * Creche * Jardim de Infância *Polivalente * Espaços Verdes

Aberto todo o ano das 7.30h às 20.00hexcepto 1ª quinzena de Agosto

notícias de gaia29.07.2010

pág. 10

R. Conselheiro Veloso Cruz 446,3º-D | 4400-092 Vila Nova de GaiaTelem.: 966 594 151 | 934 747 189 | Telef. 223 754 653

Comércio de Aço | Compra e Venda de Metais | DesmantelamentosIndustriais | Elaboração de processos legais de abate |

Fragmentação de Automóveis | Guilhotina | Oxicorte | Ponte deRecolha de Pneus | Quinagem | Recolha de veículos em fim de vida |

Valorização de residuos Metálicos

Miguel Santos

CALCIATORE, LDA. | marroquinaria - artigos de viagem bolsas - calçado - guarda-chuvas

Rua 28 de Janeiro, 350 A2 | 4400-335 Vila Nova de Gaia | Tel.223 744 795

actuações graciosas, pois temos o nosso som e opalco. Queremos que a santinha se sinta confortadacom esta festa, até porque o ano passado correutudo muito bem.

Está a decorrer a festa de Santa Marinha nabeira-rio…

Exactamente. Esta festa é pobrezinha.Colocámos barracas de farturas, pipocas e doces,mais dois carrosséis. Claro que tivemos o cuidadode solicitar os engenheiros que estão a fazer oteleférico para ver se nos davam uns lugarespróprios para não perturbar a obra.

O problema do desemprego também se temsentido na freguesia?

Há poucos meses, Santa Marinha tinha 1500desempregado; hoje estamos a caminho dos 4000.Isto tem sido preocupante. Todas as manhãs, ajunta recebe filas de desempregados para fazeras respectivas apresentações. Assim sendo,solicitámos às empresas da freguesia, por exemploao dr. Albino Jorge (pessoas excepcional e a quemagradeço nos ter atendido), no sentido de darprioridade aos desempregados de Santa Marinhae de forma a os receber no novo hotel.Conseguimos enviar para lá mais de 40 pessoas,apesar de termos tido o dissabor de muita gentenão ter aceite. Como já arrancou a construção deoutro hotel, estamos atentos ao desenvolvimentode Santa Marinha, com intuito de dar emprego àspessoas da freguesia.

Escarpa da Serra do Pilar

Ficou satisfeito com acordo assinado com oGoverno para resolver a questão da Escarpa daSerra do Pilar?

As pessoas têm que ser sensíveis. Na verdade,aquela gente não se encontra nas melhorescondições de segurança. A câmara fez um estudoe ele diz que há perigo. Por isso, é muitocomplicado se acontece alguma coisa má. Perantea sensibilidade do dr. Menezes para com estascoisas, a câmara sabe que as pessoas não foramculpadas ao edificar as suas casinhas. Admiro aspessoas que façam o seu espaço para não estarempendentes de ninguém, mas ao longo destes anosmuitos presidentes passaram pela câmara e estes,

mais a fiscalização queandou no terreno, é quesão os principaisculpados do queaconteceu. Claro queagora tem de haversensibilidade para re-solver o problema. Aspessoas vão ser ouvidasuma a uma, porque cadacaso é um caso.

Uma solução podiapassar pelorealojamento D. ManuelClemente?

Há espaços aquidisponíveis e a ideia dopresidente da câmara éas pessoas irem para lá.Mas tem de haversensibilidade e oGoverno colaborar coma autarquia. As pessoasque vão ser realojadastêm que passar a ter umahabitação condigna coma que tinham e nãopagarem mais do quepagam nos locais quevão ceder. Tem quehaver algum espírito deconsciência para ver que aquelas pessoas não fo-ram os únicas culpadas da situação que se arrastadesde os anos 60.

Há hipótese de as pessoas mudarem defreguesia?

Ainda não tive a oportunidade de falar com opresidente da câmara. Todavia, deixo aqui o alertapúblico: as pessoas podem passar para o que hádisponível no bairro D. Manuel Clemente; as outras,as que não correm tanto risco, com são os casosdas casas mais acima, deviam aguardar e acâmara ser rápida a construir na ilha da RuaHeliodoro Salgado habitação social. Seria umaobra interessante, ainda por cima no últimomandato do presidente da câmara.

E há projecto para esta ideia?Há o projecto para casas sociais. Mas ainda

não começou por problemas de verbas. Mas seriaimportante fazer estas habitações para as pessoasque moram na parte superior da escarpa.

Teleférico e Red Bull

O teleférico vai ser mais uma das imagens demarca da freguesia no futuro?

Vai ser algo importante para a freguesia e parao concelho. A obra está em fase adiantada e estavaprevisto que ela terminasse para a realização doRed Bull, que já não vai acontecer. Só é pena queo teleférico não vá mais longe, pois podia ter maispercurso, mas a ligação da cota alta à cota baixa jáé bom, até por questões turísticas. Ou seja, o

FUNERÁRIA HORA, LDA.

FuneraisTrasladações p/todo País e Estrangeiro

CremaçõesArtigos Religiosos

Serviço Permanente

SEDE: Coimbrões:

Telef. / Fax: 227 724 436Tml: 919 454 166RUA AUGUSTO GOMES, 72

4400-028 VILA NOVA DE GAIA

RESIDÊNCIA/ARMAZÉM:Rua Barão do Corvo, 67

4400-039 VILA NOVA DE GAIATelef. 223 704 245

FILIAL:Rua S. João, 89 - Canelas

Telef. 227 137 126

email: [email protected]

notícias de gaia29.07.2010

pág. 11

teleférico vai trazer ainda mais gente de fora a SantaMarinha e à beira-rio.

Foi uma perda considerável a não realizaçãodo Red Bull?

Acho que este tipo de evento é bom para oturismo. Mas penso que em altura de crise poupam-

estão todos de parabéns. De qualquer forma, oclube está sem condições para aqui estar. Pensoque o presidente da câmara e a junta devemcolaborar, apesar das más condições económicas.Apenas são precisos pequenos arranjos nosbalneários e penso que haverá colaboração paracom o clube, neste momento, mais representativo

as colectividades. Neste momento não podemos.E não é só o subsídio protocolado, como tambémos apoios pontuais que se pedem, como torneios,deslocações… Estas coisas são analisadas comogrande interesse e temos de colaborar de algumaforma. Mas com isto derrapa-se nas verbasdestinadas às colectividades. Até quando

se verbas que podem ser aplicadas noutras coisas.Ninguém morre por não haver o Red Bull um oudois anos.

O ano passado houve duas equipas dafreguesia na luta de subida à 2.ª Divisão. O Candalnão conseguiu, mas o Coimbrões passou a ser oclube melhor posicionado do concelho. Acha queisso também é importante para a Santa Marinha?

Sou um presidente de junta satisfeito.Infelizmente o Candal não subiu. Mas acho que osdois clubes deviam estar na mesma divisão, poruma questão de bairrismo e mesmo da bilheteira,quando se defrontam. Mas isso não aconteceu.Assim sendo, temos o Coimbrões na 2.ª Divisão. Éum clube histórico, de referência e onde tive hápouco uma reunião, onde se constatou que nadafoi perspectivando para alcançar tal feito, mas

de Gaia. Aliás, não tenho dúvida de que oCoimbrões levará com dignidade e bem longe onome de Gaia e de Santa Marinha. Também faleicom o dr. Albino Jorge e pedi-lhe para ver seajudava no patrocínio das camisolas com o nomedo hotel e ele não se colocou de parte.

Temas soltos na primeira pessoa

Colectividades"Somos uma freguesia excelente em termos

de colectividades. São muitas. Mas tivemos decortar 10% nos subsídios. Por exemplo, osBombeiros Voluntários de Coimbrões têm umapoio da junta e da câmara avultado. Mas é umainstituição de solidariedade e assim tem de ser.Como disse, foram cortados 10% aos subsídios,porque o ano passado foram 150 mil euros para

aguentamos isto? Não sei. Mas não quero ser eu ocoveiro…"

Cemitério"O cemitério foi sendo renovado e as pessoas

ficam admiradas com o local. Peço sempre aoscolaboradores para manterem o local o melhorpossível. Mas há um problema. Afurada não temcemitério e as pessoas que falecem vêm para cá.Espero que, em conjunto, se resolva isto junto dacâmara. Estamos a construir 120 ossários e já nãovejo espaço para ter mais 120. O cemitério munici-pal também que existir A câmara tem que parar epensar o que quer fazer. Aqui já não há quaseespaço para enterrar pessoas. Isto já foi dito aosresponsáveis da Afurada, pois o cemitério seriaum bem para a população local e devia serprioridade." Tânia Tavares

Rua Domingos de Matos, 407 a 4094400-121 Vila Nova de GaiaTelef. / Fax 22 781 01 96Telemóveis: 96 393 85 74 | 96 965 69 74

Rua Conselheiro Veloso Cruz 284 a 3084400-092 VILA NOVA DE GAIA

Telefs. 223 793 615 | 223 793 702 | Fax 223 706 519Telem. 919 798 081 | Email: [email protected]

R NovaGaiaValorlar, Med. Imob., Lda. * Lic. 5470 AMI

Lider Mundial em Serviços Imobiliários

Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 4424400-092 Vila Nova de Gaia, Portugalwww.remax.pt/novagaia

[email protected].: (+351) 223746650Fax: (+351) 223746659

NA COMPRA, VENDA,ARRENDAMENTO OU TRESPASSE

DO SEU IMÓVEL, CONFIE NUMAEQUIPA DE ESPECIALISTAS

notícias de gaia29.07.2010

pág. 12

O teleférico da beira-rio já está em adiantada fasede construção e tudo indica que deva ser inauguradoem Setembro. Os pilares de suporte e os cabos já sãovisíveis, faltando agora colocar as 14 cabines, cadauma com capacidade para oito pessoas.

Ao todo são 700 metros de percurso, com umdesnível de 65 metros, que liga a cota alta à cota baixado Centro Histórico. Um investimento 2,5 milhões deeuros, que não será suportado pelo município, porquea construção e exploração fica a cargo do promotorprivado que venceu o concurso.

Assim sendo, resta saber que preços serãopraticados na aquisição do trajecto entre o Cais deGaia e a Serra do Pilar. Se para os turistas esta seráuma valência relevante para se ter a percepção da belapaisagem que oferece o rio Douro, as caves do Vinhodo Porto e a baixa das cidades de Gaia e Porto, veremosse os residentes também aproveitam esta mais-valiapara acederem, por exemplo, à linha de Metro junto aoJardim do Morro.

Na certeza de que este projecto é de vitalimportância para a freguesia de Santa Marinha e parao concelho, resta saber se no futuro sairá da gaveta aintenção de se construir igual ligação entre a Serra doPilar e o Palácio de Cristal.

Teleférico pronto em Setembro

António Benjamim Pereira da FonteTÉCNICO OFICIAL DE CONTAS

CONTABILIDADE APOIO FISCALTELEMÓVEL 963 032 125

Av. da República, 333 - 1.º sala 4 * 4430-198 Vila Nova de GaiaTel. 22 375 75 51 Fax 22 374 50 10 Email: [email protected]

ILÍDIO MARINHO, LDA

Rua André Castro 211 | 4400-021 VILA NOVA DE GAIATelef. / Fax: 223 793 011 | Email: [email protected]

Transporte de Resíduos Industriais

OS PATRONOS DAS RUAS DE SANTA MARINHA

LUGAR DAS DEVESAS - RUA DE SERPA PINTOPrincipia na Rua do Conselheiro Veloso da Cruz,termina na Rua de Pinho Valente.Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto (1846-1900.) Nasceu na Freguesia de Tindais, Concelhode Cinfães. Filho do Dr. Alberto da Rocha Mirandade Figueiredo e de Carlota Cassilda Serpa Pinto.Iniciou a sua instrução na Baía, vindo a frequentaro Colégio Militar em 1858.Em 1863 alistou-se na Infantaria nº 7, sendopromovido a Alferes em 1864 e a Tenente em 1869.Participou como voluntário na expedição no Bonga,tendo então subido o curso no Rio Zambeze.Regressou à Metrópole, serviu em diversasguarnições e foi promovido a Capitão em 1876. Noano seguinte foi convidado a fazer parte,juntamente com Capelo e Ivens, na expediçãoportuguesa ao centro da África.Ele e os colegas chegaram a Luanda em Agosto de1877, mas, perante as dificuldades que encontraramna obtenção dos carregadores necessários, Serpa Pinto deslocou-se ao Zaire econseguiu contratar carregadores. Encontrou-se ali com Stanley, que terminara a suafamosa travessia do Continente com a descida daquele rio. Da troca de impressões quetiveram, o explorador português concluiu a inconveniência da tentativa de subir aquelepantanoso e torrencial curso de água, como estava projectado. Por isso a viagem seiniciou em Benguela, a 12 de Novembro. Os exploradores dirigiram-se a Quilengues eCaconda, a Belmonte, onde se encontraram com Silva Porto. Serpa Pinto não ficou pioraqui e continuou o seu trabalho.Quando já se sentia bastante doente foi acolhido pelo missionário francês Coillard, emLexuma. Na companhia deste, após uma excursão, às Cataratas de Victória Falls, ladeia

o deserto de Calari até Shoshog. Subiu depois até Pretória; dirigiu-se por Newcastte ePietermaritzbourg, a Durban, completando a travessia a 19 de Março.A expedição de Serpa Pinto, como as de Capelo e Ivens, produziram enormes resultadosde natureza moral e efectiva, além de haverem contribuído para o conhecimento dageografia africana, renovaram o prestígio internacional da Nação.Serpa Pinto foi ainda Governador-Civil de Cabo Verde (1894,) Ajudante-de-Campo doRei D. Carlos e Comendador das Ordens da Torre e da Espada de Avis e de Sant´Iago.Faleceu a 29 de Dezembro de 1900.Findou com o século XIX, mas o seu nome e todo o seu esforço que fez com prazer,jamais serão esquecidos!

notícias de gaia29.07.2010

pág. 13

Três dias de música. Três dias de festa e animaçãopela madrugada dentro, com uma paisagem de enchero olho. Assim decorreu, como esperado, a oitavaedição do Marés Vivas.

Tudo estava bem organizado para receber osfestivaleiros e a fasquia da organização era elevada. Aresponsabilidade de ser já o maior evento do génerono Norte do país assim o obrigava. E feitas as contas,o rescaldo não podia ser mais positivo: quase 70 milfoi o número de pessoas presentes no Cabedelo,entre os últimos dias 15 e 17.

Algo que faz com que alguma coisa tenha deser feita para dar resposta à crescente adesão. Sea ideia de se criar um espaço para campistas já éalgo há muito solicitado - tal como se fez este anono Super Book Super Rock -, o que dizer agorasobre o facto do recinto citadino ser parco para a

Música enche CabedeloMarés Vivas ultrapassou todas asexpectativas e, em três dias, juntou pertode 70 mil pessoas. Aumentar acapacidade do recinto é o objectivo para2011

realidade. Tudo isto num festival sem directostelevisivos e sem o dinheiro de patrocinadores emeventos equiparados realizados no Sul do país.

Música para (quase) todos os gostosDivididas em dois palcos, as bandas em cartaz

prometiam e tinham como nomes mais sonantes BenHarper, Placebo e Morcheeba. Todavia, nos três diasas melhores actuações acabaram por vir dos A SilentFilm (com um pôr do sol fantástico a pasmar Rob-ert Stevenson), Peaches (onde a artista canadiana

trocou várias vezes de roupa , andou entre as mãosdo público e lançou gemidos de arrepiar) e deus(que conquistaram totalmente o público).

Nota menos positivas para Editors, que sedespediu mais cedo, alegando problemas técnicos("choques eléctricos") e Ben Harper, longe dasmelodias que nos habituou, algo adormecido parafim de festa.

Entre os restantes, Goldfrapp, GNR, EdwardMaya, David Fonseca e Nikolaj Grandjean (no palcoprincipal) e Caim, João Só e Abandonados,

Azeitonas, André Indiana e Mónica Ferraz, Lobo eDR1VE cumpriram o exigido.

Em suma, houve música para quase todos osgostos. E o quase aparece aqui como causa dosalguns ecos que chegaram ao NG. Sons maisalternativos e outros mais pesados bem podemconviver com o que de bom a Portoeventos e acâmara têm trazido a Gaia através deste festivalao concelho.

Com expectativa, aguardamos pela edição2011.

Grupo Casa Cristão

Santa Marinha: Rua Cândido dos Reis, 264 - Tel. 223 751 814Avintes: Rua Escola Central, 537 - Tel. 227 820 351

Paços Brandão: Urbanização do Cerrado, Rua 15, n.º 53 - Tel. 227 447 695

Funerária de Avintes, Lda.

gru

po

@c

as

ac

rista

o.c

om

ww

w.c

as

ac

ris

tao

.co

m

808 10 50 60

Dr.ª Irene dos Santos S. Pereira de SousaProp. e Dir. Técnica

Rua Barão do Corvo, 918 | 4400-037 VILA NOVA DE GAIATel: 223 745 407 | Fax: 223 745 409 | [email protected]

notícias de gaia29.07.2010

pág. 14

Depois da primeira experiência do anopassado, o centro da cidade voltou a recebero 24 Horas de Karting. Organizado pelaGaianima, com a produção a ser daresponsabilidade do Kartódromo de Oiã,Movimento Sport Clube e Desporto Vivo, oevento desenrolou-se no passado fim-de-semana.

Na corrida participaram 28 equipas, quepercorreram o percurso que passava pelaAvenida da República, ruas das Camélias,14 de Outubro e Honório Tavares da Costa.Dois dias onde o desporto motorizadoesteve em destaque nesta pista urbanaimprovisada, com 991 metros de extensão.

Ao contrário do ano passado, este eventocontou com um menor número de público,até porque o calor que se fez sentirconvidava os veraneantes a refrescarem-senas praias. Todavia, mesmo assim foram

24 Horas de Karting volta a GaiaProva desenrolou-se no passado fim-de-semana, na freguesia deMafamude. Entre as 28 equipas participantes, a Pastelaria Nova Gaia foi aque mais se destacou

muitos os que assistiram de perto à corrida,para contentamento dos comerciantes dasredondezas. Menos satisfeitos estavammuitos dos moradores no local,impossibilitados de entrar e sair dasrespectivas habitações de carro, bem comofartos de ouvir o barulho dos karts que seprolongou pela madrugada dentro.

À margem disto, registo para aclassificação. Este ano a equipa daPastelaria Nova Gaia foi a grande vencedora,ficando ladeada no pódio pela Rádio NovaEra, em segundo, e pela Jopedois/Stúdio D,em terceiro.

A terminar, resta dizer que o 24 Horas deKarting em Gaia acabou com menos umaequipa em competição (por falta de pilotos)e com alguns acidentes que obrigaram a quecerca de quatro participantes recebessemtratamento médico.

Yeatman aposta na diferença parasustentabilidade do hotel. Todas asregiões vinícolas do país estãorepresentadas

Primeiro hotel de charme quase pronto

É já no próximo dia 7 de Agosto que vão entrarhóspedes no primeiro hotel de charme de VilaNova de Gaia, apenas 19 meses após o início daobra.

Chama-se The Yeatman Hotel & Wine Spa, temapenas 82 quartos, mas ocupa uma área de 26mil m2 mesmo no coração do Centro Histórico.Esta unidade hoteleira representa um investimentosuperior a 32,5 milhões de euros e vai dar lugar a106 postos de trabalho.

Para o director do primeiro hotel vínico, oobjectivo é transformar esta unidade "não só um

dos melhores do país, mas também umareferência de qualidade de Portugal em todo omundo". Segundo Adrian Bridge, o Yeatmanrepresenta "uma outra visão do que existe nomercado".

Naturalmente, este é um equipamento de luxo,mas a grande aposta é a variedade de vinhos quevão estar em "carta", representando o que demelhor existe no planeta. Muitas das áreastemáticas do equipamento vai ter como tema cen-tral os vinhos. Adrian Bidge assegura que "todasas regiões vinícolas do país estão representadas".

Outra particularidade diz respeito aos espaçosverdes que envolvem a unidade.

Este é o hotel citadino mais amigo do ambientedo mundo", explicou o director, lembrando que maisde metade da área são jardins.

notícias de gaia29.07.2010

pág. 15

Festa aoDivino

SalvadorO Divino Salvador, padroeiro da

freguesia de Valadares, que sevenera na sua capela junto à Praia,depois de se ter incorporado naprocissão da festa ao Senhor dosAflitos, regressou ao seu templo,onde vai ser festejado entre os dias6, 7 e 8 de Agosto, com Missa,procissão, música e leilão. A Fanfarrados Bombeiros à frente dasprocissões abre o cortejo religioso. APolicia colabora na regularização dotrânsito.

Manuel Carvalho

O Centro Cívico da Afurada foi palcodo primeiro Festival do Mar. O certame,levado a cado pela junta de freguesialocal, entre os dias 22 e 25 deste mês,teve como pratos principais a sardinhaassada e a caldeirada de peixe, semesquecer o tradional caldo verde.

Trata-se de um evento com oobjectivo de promover a vila piscatória,e que surge logo após ascomemorações do S. Pedro e o do Fes-tival Marés Vivas. Tudo para aproveitarmelhor o Verão e fazer com que cadavez mais pessoas possam classificar aAfurada como um dos locais de eleiçãodo concelho.

Resta dizer que pelo local passou oRancho Folclórico da Afurada eespectáculo de fados, servindo estescomo uma mais-valia para comprovar osucesso da pioneira iniciativa.

Festival do Mar na Afurada

´Aparthaid’ urbano

monólogosmunicipais

Pelo segundo anoconsecutivo decorreu amaratona de karting emGaia. 24 horas non stop.Começo por dizer que, noano passado, fui favorávelao evento. E nem mesmoa poluição sonora me fezmudar de opinião. Em2009, entenda-se…

Já este ano, a minhapaciência foi ao limite.Atingiu os píncaros darazoabilidade humana. Oscarrinhos só começaramos treinos no sábado, nofim da manhã. Porém, paraque nada faltasse à prova,a organização decidiuorganizar tudo no dia ante-rior. Sexta-feira.Precisamente no últimodia de uma semana longa

metros de largura passou a ser um desafio. Dasduas uma… ou se atravessava pela (altíssima)'ponte' com características arquitectónicasduvidosas… ou pela 'ponte'… dar a voltasignificaria andar quilómetros. A torre dasCamélias fica enjaulada durante a competiçãopseudo-profissional. Claro que a Gaianima tinhatudo controlado. Em qualquer caso, os moradorespoderiam ligar para um número começado por707… e a empresa assegurava o transporte depessoas… talvez de avião!

O barulho, esse, foi ensurdecedor, como dápara imaginar. E convidativo! Quem não gosta deestar às 4h00 a adormecer ao som dos gravesdécibeis dos kartings???

Eu sei que há eventos que trazem incómodospara os moradores. E, por isso, aceiteitranquilamente a primeira edição. Mas agorabasta! Primeiro porque a liberdade das pessoasnão é respeitada. As pessoas não podem acederàs próprias casas. Depois porque não gostei dever uma familiar de quase 78 anos ter de subirao andaime com aspecto de escadas, correndosérios riscos de cair. Mais: ninguém pode travara passagem dos moradores e dar comocontrapartida um 'free-pass'… muito menosquando ainda são os lesados a ter de perdertempo a ir buscar um documento que lhes dá odireito de ir para as próprias casas. Mas o quemais me irritou foi a altivez de algunsorganizadores que agem sempre como sefossem os senhores da sapiência…

Com uma Avenida da República tão grandeporque raio a prova tem de ser feita sempre nomesmo sítio???

Há imensas rotundas no miolo urbano dacidade. Há imensas curvas e contracurvas nomiolo urbano da cidade. Há mais e moradorescom paciência para os carrinhos!

Depois desta noite de barulho, gostava desaber que moral têm os agentes de autoridadepara exigir silêncio nas horas nocturnas… ou osdireitos não são iguais.

A única coisa boa do evento foi a assistência…bem menor do que em 2009. Pode ser que ossenhores da verdade repensem o evento… apaciência esgotou-se para muitos de nós… nós,os gaienses. Nós os que gostamos de potenciaro concelho. Nós, os que não somos mártires…

Tânia Tavares

na rua da minha habitação, que me dava direito aestacionar num parque público em vez da garagemdo prédio, que me dava direito a chegar a casa.

Claro que esses direitos adquiridos são osdanos colaterais de um evento que eu não pedi epara o qual ninguém sequer questionou osatormentados moradores da área envolvente à'pista'. É verdade… foi bom constatar que o pisoda 'prova' sofreu consideráveis melhorias, com umtapete novo…

Mas o melhor ainda estava para vir… paradelimitar o percurso dos 'carrinhos de choque' aorganização - essas 'mentes brilhantes' - colocougrades. Literalmente. De um momento para o outro,atravessar a rua 14 de Outubro que terá 4 ou 5

de trabalho. Precisamente no final do dia,momento que reservo - como muitos de nós -para relaxar e descomprimir. Engano puro!

A primeira paragem foi à entrada da Rua dasCamélias. Diz-me um senhor que não possopassar a barreira. E ainda não tinha o relógiochegado às 19. 'Estamos mal', pensei eu. Masna verdade ainda estávamos no início.

Solicitaram-me então a 'credencial' demoradora, o que me dava direito a estacionar'atrás do sol posto' e não na garagem de casa.Continuávamos mal. Eu não tinha. A tal credencialdeveria ter sido levantada na sede da Gaianima.Não acatei a 'ordem' da empresa municipal paralevantar um papel que me dava direito a passar

notícias de gaia29.07.2010

Já abriram as cortinas. Do outro lado, um mundo novosurgiu. Um mundo onde os sonhos se tornam realidade.Um mundo repleto de fantasia, cor, alegria e muitasactividades.

A Disney chegou à cidade do Porto e instalou-se noNorteShopping. Basta procurar o Mickey e os mais fiéisamigos e segui-los pela Linha do Horizonte Disney. Oresto é deixar a imaginação e a curiosidade fluir.

Mas esta não é uma loja qualquer. Esta é diferentedas que estamos habituados. Esta é uma loja do futuro. Oterceiro modelo no mundo a inaugurar, depois de LosAngeles e Madrid. É aqui que a Disney quer proporcionaros 'melhores 30 minutos do seu dia'. A miúdos e graúdos.

Nada foi deixado ao acaso. Na cerimónia de abertura,o primeiro convidado (nome que a Disney oferece aosvisitantes) vai abrir a porta para o reino da fantasia.Depois, siga pela brilhante Linha do Horizonte e desfrutede tudo aquilo que vai surgindo: as árvores que projectamanimações; o Espelho Mágico do Castelo das Princesascom a Branca de Neve, a Bela Adormecida, Cinderela, aBela e a Tiana como anfitriãs; a Explosão da Imaginação,com a Sininho e os vilões que as crianças vão ajudar abanir; e, finalmente, o Teatro. É aqui que a ilusão encaminhaos convidados. E é aqui que muitos sonhos vãodesabrochar. Estão preparadas inúmeras actividades parapôr em prática os sonhos das crianças. Para todas asidades. Gratuitas. Aulas de animação, leitura de contos,desenho das personagens favoritas, celebrações deaniversário, concursos de teatro, 'showtime'- onde osmiúdos aprendem a cantar e a dançar como os ídolos - eainda o Desfile da Imaginação - uma parada muito animadaque envolve os convidados (pais e crianças) e todo ostaff da Disney Store.

E no final do dia, todo o ambiente vai preparar osvisitantes para a despedida. A luz vai perdendo intensidade,a música vai baixando e até as estrelas vão aparecendo.Mas o importante é "não esquecer de continuar a acreditare sonhar… há um fantástico amanhã no final de cadadia!"

Para celebrar a abertura, a Disney Store vai doar 10%

Disney Store abre portas no Porto econvida miúdos e graúdos a entrar nomundo imaginário da Walt Disney

A chave do sonho…a um passo de si…

das vendas do dia à FundaçãoMake-A-Wish em Portugal,Espanha e Itália, bem como aoHospital das Crianças GreatStreet, no Reino Unido.

Porquê Portugal?A primeira Loja Disney abriu

em Lisboa em 2007. O sucesso eimpacto que teve junto dosportugueses deixou a empresaanimada e apostada em alargar aoutros pontos do país. E é isto queestá a acontecer no Porto. Porém,a Disney Store apresenta agoraum conceito novo, inovador e queaposta sobretudo nas tecnologiasinteractivas, envolvendo a famílianestas novas experiências.Distinta da loja do Colombo, nacapital.

A grande diferença entreestas três lojas e as que existemactualmente é a utilização dosmeios tecnológicos que "permitemcontar histórias magníficas deuma forma diferente", explicou odirector de marketing europeu,Jonathan Storey. Contos ehistórias que fazem parte doimaginário de milhares de pessoaspor todo o mundo, fãs da WaltDisney.

Porquê visitar a Disney Store?Esta é a grande questão colocadaa Storey. Porque "é umaexperiência única que envolvepessoas de todas as idades,aproximando-as daspersonagens favoritas da Disney.E para isso usam-se tecnologiase actividades de uma forma nuncaantes vista ou feita".

Os próximos locais a receber a Disney Store são Itáliae o Reino Unido.