entrevista - associação portuguesa dos …josé de matos, coordenador o Índice de produção na...

20
123 jul’19 Termolan BMI Portugal Entrevista I Rui Carreira - Gerente da Macolusa “A versatilidade da lã de rocha ROCTERM no sector da construção civil permite me- lhorar a segurança dos edifícios, privile- giar o conforto e a comodidade do con- sumidor final e, simultaneamente, reduzir o impacto no ambiente...(pág. 6) “O BMI EverGuard diferencia-se de outras soluções ao apresen- tar-se como um sistema comple- to, sendo constituído por uma membrana de poliolefina termo- plástica (TPO).” (pág. 7) “As principais áreas de negócio são sem dúvida os pavimentos/revesti- mentos e os sanitários.” “Podemos afirmar que a empresa ao longo dos anos teve uma evolução positiva, saudável e de consolidação no mercado, ano após ano.” (pág.4)

Upload: others

Post on 01-Jun-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

123

jul’19

Termolan BMI Portugal

Entrevista I Rui Carreira - Gerente da Macolusa

“A versatilidade da lã de rocha ROCTERM no sector da construção civil permite me-lhorar a segurança dos edifícios, privile-giar o conforto e a comodidade do con-sumidor final e, simultaneamente, reduzir o impacto no ambiente...” (pág. 6)

“O BMI EverGuard diferencia-se de outras soluções ao apresen-tar-se como um sistema comple-to, sendo constituído por uma membrana de poliolefina termo-plástica (TPO).” (pág. 7)

“As principais áreas de negócio são sem dúvida os pavimentos/revesti-mentos e os sanitários.” “Podemos afirmar que a empresa ao longo dos anos teve uma evolução positiva, saudável e de consolidação no mercado, ano após ano.” (pág.4)

Page 2: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

2

publicidade>

Page 3: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

3

editorial / sumário / dados da construção

Entrevista - Rui Carreira, Macolusa

Técnica - Termolan - BMI Portugal

Materiais/Equipamentos

José de Matos, Coordenador

O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação homóloga de 3,7% em abril. Os índices de emprego e de remunerações tiveram um crescimen-to de 2,9% e 6,0% (3,2% e 6,2% em março), respetivamente.

A CONCRETA regressa em no-vembro. Vamos à Feira!

O mercado da construção tem vindo a recuperar dinâmica e os últimos três anos, 2019 in-cluído, apresentam taxas de crescimento elevadas que nos fazem acreditar no regresso à normalidade.

Este ano, em especial, já te-mos milhares de projetos de nova construção no terreno e os números do licenciamento de novas habitações e de edi-fícios de escritórios, hotéis, re-sidências para idosos ou para estudantes não pára de subir.

Mas entretanto e durante o interregno da crise muita coi-sa mudou, nomeadamente as tecnologias, as exigências regulamentares, as soluções construtivas, os materiais e equipamentos, etc., e até o novo paradigma da sustenta-bilidade, a economia circular, começa a produzir a sua in-fluência.

Mercado forte e inovação são os grandes motores da trans-formação do sector e que conferem à Feira um papel in-substituível na disseminação da informação e do conheci-mento e as tornam num local privilegiado de networking e negócios.

A CONCRETA, feira dos mate-riais de construção, da constru-ção, da engenharia, da arquite-tura e do design, irá ter, através da revitalização da parceria entre a EXPONOR e a APCMC, um novo impulso, constituindo-se como o mais importante certame da grande região do oeste e no-roeste ibérico, que tem o Porto como referência.

Preparámos um vasto progra-ma de seminários técnicos e eventos, visitas profissionais organizadas com o apoio dos distribuidores e a oferta de con-dições inovadoras para novos expositores.

Marque já a sua presença.

Índices de Produção, Emprego e Remunerações na Construção - abril de 2019

Em abril, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 2,3%, valor idêntico ao observado no mês anterior. O preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, variações de 0,9% e de 4,4% face ao período homólogo.

Índice de Custos de Construção de Habitação Novaabril de 2019

>

>

Editorial

Dados da Construção (Fonte: INE)

> Sumário

04

0607

11

>

Índice de Produção na construçãoVariação homóloga - médias móVeis de 3 meses, % ajustada dos efeitos

de calendário e da sazonalidadeicchn, janeiro 2015 - abril de 2019 (100 = 2015)

PROPRIEDADE:Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

DIRETOR:Carlos Filipe Miranda Rosa

COORDENAÇÃO:José Manuel Franco de Matos

EDIÇÃO, REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E PUBLICIDADEAssociação do Comércio de Produtos e Equipamentos para a Construção

Praça Francisco Sá Carneiro, 219, 3º 4200-313 PortoTel.: 225 074 210 E-mail: [email protected]: www.apcmc.pt

Membro da APImprensa - Associação Portuguesa de Imprensa (nº 1006)

Publicação Bimestral10.000 Exemplares

> Ficha Técnica

editorial / sumário / dados da construção

Page 4: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

4

Sem esquecer a nossa grande aposta no nosso showroom que foi este ano totalmente renovado. Além desta renovação, sempre que novas coleções são lançadas atua-lizamos os nossos ambientes em Leiria e Pombal.

Pretendemos diferenciarmo-nos na gama de produtos que comerciali-zamos para satisfazer nichos de mercado.

Quais são atualmente os maiores desafios deste sector?

O sector, nos últimos anos, tem-se dirigido para a unificação, ou seja, superfícies comercias de grande dimensão que abarcam múltiplos ramos do sector, tornando-se con-venientes numa sociedade onde o tempo aparenta escassear. Por outro lado, as margens reduziram--se muito, pois a concorrência no nosso sector é muito agressiva.

A fim de nos adaptarmos a estas tendências, diversificámos a nos-sa exposição, apresentando aos clientes segmentos de produtos económicos, nunca descurando a qualidade, e reforçamos a nossa aposta em produtos de gama mais alta para angariar outras cotas de mercado.

Que objetivos e perspetivas tem a macolusa para o futuro?

Continuar a desenvolver uma ati-vidade sustentável, aumentando a competitividade e nesse sentido o volume de vendas, sem nunca descurar o melhoramento e qua-lidade dos nossos serviços bem como a responsabilidade ambien-tal transversal a todos os sectores.

Macolusa - Materiais de Construção, SAÁrea Industrial e Comercial do Vale Sepal2415-444 LeiriaTel.: 244 817 790; Fax: 244 817 799E-mail: [email protected]: www.macolusa.pt

quirimos um novo espaço para um melhor armazenamento dos produtos.

Podemos afirmar que a empre-sa ao longo dos anos teve uma evolução positiva, saudável e de consolidação no mercado, ano após ano.

motivados pela constante procura por produtos pre-mium, Quais as grandes áreas de negócio da macolusa e Que marcas representam?

As principais áreas de negócio são sem dúvida os pavimentos/revestimentos e os sanitários.

Ao longo do nosso percurso pro-curamos fazer parcerias com os melhores fornecedores deste ramo de atividade e orgulhamo--nos de representar as melhores marcas: Roca - Love Tiles - Mar-gres - Sanindusa - Revigres - Cin-ca - Recer - Grohe - Weber - Ke-racoll - Oli - Dominó - Sanitana.

como é Que se podem diferen-ciar da concorrência e captar mais valor?

Investindo na relação com o cliente, o que significa aumentar a nossa utilidade junto do mes-mo através de um apoio perso-nalizado na venda e pós-venda.

presente no mercado há mais de 20 anos, como tem sido a evolu-ção da macolusa e Que balanço faz da sua atividade?

A Macolusa iniciou a sua atividade em janeiro de 1996 com uma evo-lução assente na sustentabilidade e competitividade. Em 2003 abriu loja com 1500 m² de showroom entre Pombal e Coimbra, junto ao IC2.

Em 2012, com a crise instalada, a empresa que era gerida por Álva-ro Carreira e filhos passou a per-tencer a um dos filhos, Rui Carrei-ra. Daí até à data a empresa não parou de crescer: em 2017 ad-

Rui Carreira I Gerente da Macolusa

entrevista>

Page 5: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

5

publicidade>

Page 6: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

6

>

Os altos padrões dos produtos ROCTERM garantem, assim, to-das as exigências de arquitetu-ra, engenharia, funcionalidade e bem-estar para as mais variadas soluções construtivas, indepen-dentemente dos seus graus de complexidade.

Termolan - Isolamentos Termo-Acústicos, SAAv. de Poldrães, 10, Apartado 114796-908 Vila das AvesTel.: 252 820 080Fax: 252 820 089E-mail: [email protected]: www.termolan.pt

dos produtos com todos os cui-dados ambientais (dispõe de certificações ambientais ISO 9001 e ISO 14001, bem como da Declaração Ambiental de Produ-to - DAP) originam um produto que se encontra intrinsecamente relacionado com os paradigmas de eficiência energética no sec-tor da construção civil, seja em construção nova ou na reabilita-ção de edifícios.

Principais vantagens da utiliza-ção da lã de rocha ROCTERM:

• Produto incombustível - EURO-CLASSE A1;

• Excelentes prestações de isola-mento térmico;

• Excelentes prestações de iso-lamento acústico: produto que

concilia massa volúmica e absor-ção acústica;

• Estabilidade dimensional: pro-duto que não dobra nem se des-faz, garantindo a inexistência de pontes térmicas ao longo dos anos, após a sua aplicação;

• Excelente comportamento face à água, pois não é hidrófila e tem capilaridade nula, o que permite garantir que sejam mantidas to-das as suas propriedades mecâ-nicas, térmicas e acústicas; Face à natureza da sua estrutura aber-ta, é um produto que apresenta uma forte permeabilidade ao vapor de água, não provocando efeitos perversos de condensa-ção no isolante;

• Produto inerte e que respeita o meio ambiente.

A Termolan, SA, empresa pioneira em isolamentos termo-acústicos em Portugal desde 1975, tem como missão o fabrico de lã de rocha para isolamento térmico, acústico e de proteção ao fogo.

A versatilidade da lã de rocha ROCTERM no sector da constru-ção civil permite melhorar a segu-rança dos edifícios, privilegiar o conforto e a comodidade do con-sumidor final e, simultaneamente, reduzir o impacto no ambiente, au-mentando a sustentabilidade eco-nómica de um projeto, através da sua aplicação nos seus elementos constituintes, nomeadamente em coberturas, fachadas, partições interiores (verticais e horizontais), pavimentos, entre outros.

Portanto, todas estas caracterís-ticas, acopladas a uma conceção

Lã de Rocha ROCTERM: A excelência em produtos de isolamento I Termolan

técnica

Page 7: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

7

técnica>

> EverGuard TPO: Impermeabilização para Coberturas I BMI Portugal

nece uma impermeabilização de nível superior;

• A resistência a produtos e com-postos químicos agressivos, que protege o investimento em vários ambientes industriais;

• A qualidade inovadora e sustentá-vel da construção, que elimina plas-tificantes e HFC (derivados fluo-rados com efeito de estufa), para além de ajudar a diminuir os custos energéticos graças à melhoria do rendimento térmico;

• Os instaladores com certificação BMI RoofPro, com acesso a inú-meros acessórios compatíveis, que reduzem os custos e os incómodos dos períodos de inatividade, ao tor-narem a instalação mais rápida e fácil.

BMI PortugalEstrada Nacional 361-12565-594 Outeiro da Cabeça - Torres VedrasTel.: 261 920 000; Fax: 261 920 001E-mail: [email protected]: www.bmigroup.com/pt

membrana de poliolefina termo-plástica (TPO) complementada com uma camada de isolamento BMI, uma barreira pára-vapor de alto desempenho, fixações ho-mologadas e uma ampla gama de acessórios. Esta solução com vantagens a nível de rapidez de instalação, resistência e durabi-lidade, proporciona ainda uma superfície altamente refletiva que potencia a poupança energética.

Todos estes benefícios de prote-ção e de durabilidade tornam o sistema ideal para inúmeros tipos de edifícios e coberturas, como aeroportos, recintos desportivos, edifícios comerciais, escolas e universidades, hospitais e postos de saúde, indústrias, comércios e armazéns.

A BMI Portugal disponibiliza o pro-duto como uma solução integrada para os clientes finais e os insta-ladores. Para além das certifica-ções industriais, homologações e três níveis de garantia (conforme as necessidades), os instaladores podem ainda usufruir do progra-ma de formação BMI RoofPro,

que lhes assegura estarem certi-ficados para instalar EverGuard, ou seja, que os transforma em especialistas na construção des-te tipo de coberturas de elevada especialização e que exigem proficiência: é que se a cobertura costuma representar apenas 4% do custo de construção, é res-ponsável por 75% dos custos que derivam de reclamações.

caraterísticas do sistemaHá um motivo para este produto se chamar EverGuard. A camada TPO, particularmente resistente e fiável, cria uma das cobertu-ras mais duradoras e robustas do mercado, desenvolvida nos centros de investigação do grupo para proteger o investimento, os ativos e as pessoas. Estas são algumas das vantagens do sis-tema:

• As suas soldaduras especial-mente sólidas, que resistem às intempéries durante mais tempo;

• O desempenho face à pressão do vento, que exige menos fixa-ções por metro quadrados e for-

Acaba de chegar a Portugal o sis-tema BMI EverGuard TPO, uma solução de impermeabilização tecnologicamente avançada para coberturas planas que se distin-gue pelo seu elevado nível de durabilidade e fiabilidade, que a tornam indicada para aplicações profissionais em edifícios de utili-zação exigente.

O BMI EverGuard diferencia-se de outras soluções ao apresen-tar-se como um sistema com-pleto, sendo constituído por uma

Page 8: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

8

>

> Obrigações Fiscaisagosto / 2019 setembro / 2019

www.portaldasfinancas.gov.pt

até ao dia 12- IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (JUN.19)- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega de declarações (JUL.19)- IRS - declaração mensal de remunerações AT (JUL.19)

até ao dia 16- IVA - declaração periódica - periodicidade trimestral (2.º TRIM.19)- IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em JUL.19

até ao dia 20- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (JUL.19)- SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (JUL.19)- FUNDO DE COMPENSAÇÃO - pagamento (JUL.19) - IRC/IRS - retenções na fonte (JUL.19)- SELO - pagamento do relativo a JUL.19- IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral- IVA - declaração periódica - pequenos retalhistas (2.º TRIM.19)

até ao dia 31- IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em AGO.19- IMI/2018 - pagamento da 2.ª prestação

até ao dia 10- IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (JUL.19)- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega de declarações (AGO.19)- IRS - declaração mensal de remunerações AT (AGO.19)

até ao dia 16- IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em AGO.19

até ao dia 20- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (AGO.19)- SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (AGO.19)- FUNDO DE COMPENSAÇÃO - pagamento (AGO.19) - IRC/IRS - retenções na fonte (AGO.19)- SELO - pagamento do relativo a AGO.19- IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral- IRS / 2019 - 2.º pagamento por conta

até ao dia 30- IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em SET.19- IRC / 2019 - 2.º pagamento por conta- IRC / 2019 - 2.º pagamento adicional por conta da derrama estadual- AIMI - pagamento do relativo a 2019

execução de estruturas de apoio à zona balnear na fajã dos vimesPublicado em: DR Série II, nº 113 de 14 de Junho de 2019Emissor: Município de Calheta São JorgePreço Base do Concurso: 250.212,26 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 20 de Julho de 2019

Região AutónomA dos AçoRes

reQualificação e modernização do entreposto frigorífico das lajes das flores, ilha das floresPublicado em: DR Série II, nº 114 de 17 de Junho de 2019Emissor: Lotaçor - Serviço de Lotas dos Açores, SAPreço Base do Concurso: 400.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 27 de Julho de 2019

Região AutónomA dos AçoRes

construção do pavilhão municipal inclusivo de cortesPublicado em: DR Série II, nº 113 de 14 de Junho de 2019Emissor: Município de LeiriaPreço Base do Concurso: 40.753,62 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 21 de Julho de 2019

LeiRiA

reQualificação do espaço público - rua eng.º ferreira de mesQui-ta, travessa do cais, rua 1.º de maio e praça das tíliasPublicado em: DR Série II, nº 120 de 26 de Junho de 2019Emissor: Município do EntroncamentoPreço Base do Concurso: 1.291.370,67 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 01 de Agosto de 2019

sAntARém

reQualificação e modernização da escola de monfortePublicado em: DR Série II, nº 111 de 11 de Junho de 2019Emissor: Município de MonfortePreço Base do Concurso: 4.161.968,08 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 23 de Julho de 2019

PoRtALegRe

construção pavilhão municipal de olival - solcPublicado em: DR Série II, nº 113 de 14 de Junho de 2019Emissor: Município de Vila Nova de GaiaPreço Base do Concurso: 1.350.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 01 de Agosto de 2019

PoRto

reabilitação dos edifícios da 3.ª divisão da psp - benficaPublicado em: DR Série II, nº 120 de 26 de Junho de 2019Emissor: Secretária-geral do Ministério da Administração InternaPreço Base do Concurso: 1.675.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 26 de Julho de 2019

LisboA

reQualificação do entreposto frigorífico da horta, ilha do faialPublicado em: DR Série II, nº 121 de 27 de Junho de 2019Emissor: Lotaçor - Serviço de Lotas dos Açores, SAPreço Base do Concurso: 3.500.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 06 de Agosto de 2019

Região AutónomA dos AçoRes

concursos públicos / obrigações fiscais>

Page 9: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

9

publicidade>

Page 10: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

10

>

Page 11: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

11

>

A Saint-Gobain Weber Portugal está online com a sua nova pá-gina e um domínio dedicado!

O novo site da weber - pt.weber - é agora a resposta para todas as suas questões. Serve um pú-blico mais abrangente e é orien-tado por projetos ou atividades.

A nova abordagem comunica-cional ao mercado é este ano um desafio proposto pela em-presa. Após uma nova edição do Guia Weber 2019, o Grupo abraçou este desafio também no mundo digital.

Um site com a habitual informa-ção técnica, detalhes de aplica-ção, mas também complemen-tado por projetos, situações de obra e as soluções adequadas a cada uma. Acresce ainda uma nova panóplia de serviços.

A partir de agora é mais fácil saber, por exemplo, “como exe-cutar ou renovar a sua casa de banho”. Segue uma lógica de situações com as quais se pode deparar, as tarefas que terá que executar, os produtos a utilizar e a sua aplicação. Pode ainda descarregar toda a informação técnica associada e até desco-brir onde pode adquirir os pro-dutos. Na área das fachadas pode inclusive encontrar uma equipa de especialistas que lhe podem fazer a aplicação.

Pretende-se que este canal seja o preferido por todos os clientes, em contínua evolução de solu-ções e serviços.

Já sabe, se acaba em weber, é a original! www.pt.weber

Saint-Gobain Weber Portugal, SAZona Industrial de Taboeira3800-055 Aveiro Tel.: 234 101 010Fax: 234 301 148E-mail: [email protected]: www.pt.weber

materiais/equipamentos>>

Nova página e um domínio dedicadoSaint-Gobain Weber

> Prateleira de Schlüter®-shelf I Schlüter®-Systems

Para muitas das suas áreas de aplicação, a Schlüter®-Systems desenvolveu novas soluções, que tornam a colocação de cerâmica ainda mais segura e atraente.

Com a nova prateleira de Schlüter®-shelf com um design inteligente, Schlüter-Systems apresenta um porta objetos prático para todos os ambien-tes onde está ou será coloca-da a cerâmica. Está disponível em três modelos diferentes, com design Floral e Curve em aço inoxidável escovado, bem como no acabamento Trendline em alumínio de alta qualidade.

As prateleiras podem ser integra-das na parede durante o processo de instalação da cerâmica ou po-dem ser instaladas com as asas de fixação de apenas 2 mm de espessura nas juntas existentes na parede. Schlüter®-SHELF é adequado para paredes com ce-râmica, especialmente em chuvei-ros e cozinhas.

Schlüter®-SystemsAveiro Business CenterRua da Igreja, 79N.ª Sr.ª de Fátima3810-744 AveiroTel.: 234 720 020; Fax: 234 240 937E-mail: [email protected]: www.schluter.pt

Page 12: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

12

> materiais/equipamentos>

> Instant Remover: novidade revolucionária para o instalador profissional I FILA

o preenchimento das juntas sem danificá-las.

Instant Remover é ainda ideal para a limpeza de placas de ce-râmica de grande formato, tanto para remover o reboco da arga-massa na parte da frente como para limpar a parte de trás do ladrilho antes da instalação, ga-rantindo aderência perfeita sem enxaguar. O produto é ideal para a limpeza de ferramentas após utilização.

O desempenho do Instant Re-mover é extraordinariamente ele-vado: com apenas um recipiente de 750 ml é possível limpar uma média de 60 m² de placas em formato médio (60x60) e o seu desempenho aumenta com o au-mento do tamanho do material.

FILA España Industria Química, SLCtra. N-340, km 948 12592 Chilches (CS) EspañaTelm.: +34 964 590 101Fax: +34 964 583 265 Site: www.filasolutions.com

duos de cimento ao mesmo tempo da colocação das juntas, sem ter que voltar à obra.

O Instant Remover permite a lim-peza de resíduos frescos de jun-tas, revolucionando a forma de trabalho do instalador profissional: facilita a tarefa, economiza tempo, permite entregar um trabalho per-feito, completo, sem resíduos, res-peitando o material e as juntas. Em suma, permite entregar um reves-

A FILA apresenta novidades destinadas a revolucionar o tra-balho diário do instalador pro-fissional. O Instant Remover é uma solução instantânea para utilizar em juntas frescas, per-mitindo ao instalador profissio-nal alcançar resultados perfei-tos em pouco tempo. Até agora era necessário esperar pelo dia seguinte para terminar a tarefa. Com o Instant Remover, é pos-sível realizar a limpeza de resí-

timento no mesmo dia, cumprin-do na perfeição os regulamentos internacionais mais importantes.

Instant Remover, produto único no mercado e cuja fórmula está patenteada, incorpora a nova tecnologia “Rapid Dry” com ação de secagem ultrarrápida. Não cria espuma, não há necessida-de de enxaguar, não estraga o alumínio ou aço inoxidável, não liberta gases tóxicos e respeita

> SECILTEK, a nova marca de soluções de construção I Secil

decorativos. Para renovação ou obra nova em decorações modernas ou tradicionais.

b-repara, reparação de betãoSolução para as várias fases da repa-ração de betão, quer estrutural quer estética.

isodur, reboco térmicoO sistema ISODUR é o líder de mer-cado neste segmento. Alia a resistên-cia mecânica e a performance térmi-ca à versatilidade de acabamentos e facilidade de aplicação.

isovit, sistemas eticsOs sistemas ETICS da gama ISOVIT são soluções completas e certificadas para o isolamento térmico e acústico dos edifícios. Melhor conforto interior, mais eficiência energética.

A secilteK está a dar forma à nova cidade com estas soluções, entre muitas outras.

Secil, SAAvenida Eng.º Duarte Pacheco, 19 - 7º1070-100 LisboaTel.: 217 927 100E-mail: [email protected]: www.seciltek.com

A Secil acaba de lançar SECIL-TEK, a nova marca portuguesa de soluções de construção cuja oferta foi pensada para que seja simples de entender, completa, competitiva e adequada às ele-vadas exigências técnicas do mercado.

Cada uma das gamas de produ-tos terá uma submarca que tor-nará mais clara a comunicação e a sua segmentação.

Assim, a nova oferta SECILTEK é composta por 13 gamas de

produtos, das quais se destacam:

adhere, colagem de cerâmicosNovas soluções de elevado desem-penho. Para cada necessidade espe-cífica, uma solução adequada. Por-que os cimentos cola não são todos iguais.

redur, revestimentosA gama REDUR é um sistema cons-trutivo de excelência para fachadas, paredes e tetos. Alia revestimento ao acabamento final.

reabilita, reabilitação e renovação

A gama REABILITA responde a todas as exigências da reabilita-ção. Soluções à base de cal hi-dráulica natural, ligante exclusivo SECILTEK, para um desempenho e durabilidade superiores.

hidrostop, impermeabilizaçõesGama de impermeabilizações ci-mentícias e elásticas com diferen-tes aplicações, tais como piscinas, terraços e coberturas de edifícios.

micro art, microcimentoSinónimo de inovação, cor e textu-ra na execução de revestimentos

Page 13: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

13

materiais/equipamentos>>

vas disponibilizadas pelo Grupo Preceram e complementar os sistemas em placas de gesso da Gyptec Ibérica.

Volcalis - Isolamentos Minerais, SAZona Industrial de Bustos, Azurveira 3770-011 Bustos - AveiroTel.: 234 751 533E-mail: [email protected]: www.volcalis.pt

> Lã mineral Volcalis, isolamento eficiente, seguro e acessível I Volcalis

A lã mineral Volcalis é fabrica-da em Portugal com produtos naturais. Volcalis contribui para o conforto e eficiência térmica e acústica dos edifícios. É um isolamento resistente ao fogo, de fácil aplicação e manuseamento, por ser altamente compressível simplifica o transporte, o corte e a instalação.

A lã mineral Volcalis está dis-ponível em 3 diferentes gamas: “EASY”, “COMFORT” e “ALPHA”, e é fornecida em rolo ou em painel, com ou sem revestimento.

Volcalis vem aumentar a vas-ta gama de soluções construti-

> KIT RUBI® TC-125 I Rubi

A RUBI® Portugal acaba de lançar no mercado o novo KIT RUBI® TC-125, fazendo parte do sistema SLAB para lâmina de cerâmica e peças de grande formato, incluindo todos os ele-mentos necessários para fazer um corte suave e preciso.

este Kit é composto por: • Cortador circular TC-125;

• 3 guias SLIM CUTTER de 110 cm, cada um. (para o bom fun-cionamento do TC-125, é ne-cessário, o uso destas guias);

• 2 ventosas de fixação para su-perfícies rugosas (RM);

• 1 disco de diamante TCR-125 para corte a seco (compatível

com o corte a húmido) de grés porcelânico (o disco TCR não é adequado para corte a 45º);

• 2 grampos para fixação adicio-nal do guia SLIM. - conjunto de ferramentas. - Saco têxtil prático para transportar as guias e caixa rígida para o cortador TC-125.

O KIT RUBI® TC-125 permite um corte preciso graças ao sistema de guias SLIM SYSTEM, equi-pado com um patim deslizante feito de aço carbono, com rola-mentos radiais de aço inoxidá-vel ajustáveis. Ideal para corte a seco e a húmido, pois possui um duplo sistema de redução e controlo de poeira. O cortador circular TC-125 é bastante er-gonómico, com cabeça de corte ajustável em altura, permitindo igualmente cortes a 45º.

Lusarubi, Lda Estrada de Coselhas, Lote 21/22, R/c Dto 3030-125 Coimbra E-mail: [email protected] Site: www.rubi.com/pt

Page 14: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

14

materiais/equipamentos>

> Impermeabilizações Refletantes Cool Roof I Soprema

buto de uma cobertura branca na preservação da frescura do edifí-cio. As restantes cores de reves-timento estarão compreendidas entre estes dois valores.

vantagens do cool roof:

• Redução do efeito de ilha de ca-lor urbano.

• Redução de gases de efeito es-tufa.

• Redução do smog e melhoria da qualidade do ar.

• Aumento da vida útil dos revesti-mentos de coberturas.

• Redução da carga térmica de instalações em coberturas.

Soprema, SAZona Ind. de Alpiarça - Rua A, Lote 4 B2090-242 AlpiarçaTel.: 243 240 020E-mail: [email protected]

ta o COOL ROOF, um novo tipo de cobertura que reflecte o calor do sol devolvendo-o ao ar. Desta forma, o COOL ROOF obtém uma cobertura mais fria que transmi-te muito menos calor ao edifício. Um sistema construtivo que ofe-rece benefícios em sistemas de certificação e avaliação de con-ceção sustentável tipo LEED® ou BREEAM®.

A Soprema apresenta uma gama de produtos impermea-bilizantes de alto índice de refletância que respondem à abordagem de desenvolvimen-to sustentável da empresa e ao uso de estratégias para a sus-tentabilidade na construção. A Soprema, empresa pioneira no desenvolvimento sustentável há mais de 25 anos, apresen-

o Que é a refletância?

A refletância mede a quantidade de energia refletida por deter-minada superfície em relação à quantidade de luz projetada sobre a mesma. Por exemplo, o valor de refletância da cor preta é praticamente nulo, enquanto que o valor da cor branca é quase 100. Facto que explica o contri-

> Esteira de absorção MultitexMewa

De forma mais rápida, mais limpa, mais segura e mais con-fortável - é assim que se fazem trabalhos de reparação e manu-tenção com a esteira de reten-ção de óleo Multitex. A empresa alemã Mewa disponibiliza esta esteira têxtil ultra-absorvente com sistema de reutilização: a Mewa entrega as esteiras, re-colhe-as para lavagem e manu-tenção e devolve-as atempada-mente. Isto é eficiente e amigo do ambiente. Os cárteres do óleo exigem es-paço e não são fáceis de mano-brar nem de limpar - a não ser que sejam de tecido e se cha-mem Multitex. Neste caso tudo é fácil: a esteira de retenção de óleo em formato de toalha arru-ma-se em pouco espaço, é fácil de transportar, flexível na utili-zação e a lavagem é feita pela Mewa. A repetida reutilização da

esteira de 60x90 cm está garan-tida, já que é extremamente ab-sorvente. A superfície transporta o líquido imediatamente para o interior, onde um não-tecido es-pecial o distribui uniformemen-te e o armazena durante muito tempo. A superfície da esteira fica praticamente seca. Desta forma a Mewa Multitex protege as máquinas, o local de trabalho e o chão de forma eficaz contra sujidade e líquidos perigosos. As esteiras usadas são coloca-das no Mewa SaCon. Este con-tentor de segurança sob rodas, com fecho hermético, guarda as esteiras utilizadas de forma se-gura e em pouco espaço.

A Mewa trata de tudo o resto: a recolha segura e conforme a lei das esteiras usadas dentro do Mewa SaCon, a lavagem e manutenção ecológicas, assim como a devolução atempada das esteiras.

Mewa Textil-ServiceTel.: 220 404 598 Site: www.mewa.pt

> Portaro® RC2Vicaima

corativos) ou Lacdor (acabamen-tos com cor RAL).

Certificado por laboratórios acre-ditados independentes, o Portaro® Segurança RC2 EI45 AC45dB apresenta-se como uma solução de alta performance técnica, ga-rantindo num único produto, re-sistência à intrusão, excelente iso-lamento térmico (UD=1,17W/(m2.ºC)), elevada resistência ao fogo (45 minutos) e isolamento acústi-co (45dB). Caraterísticas que des-tacam da restante oferta do sector.

Pronto a instalar, este produto que incorpora porta, aro e aces-sórios de segurança numa peça única, responde às necessidades crescentes de uma construção mais sustentável, uma vez que para além de estar disponível com certificação FSC®, garante um reduzido coeficiente de trans-ferência térmica, o que contribui para a poupança energética e isolamento das habitações.

VicaimaApartado 93730-953 Vale do CambraTel.: 256 426 300; Fax: 256 426 301E-mail: [email protected] Site: www.vicaima.com/pt

Segurança, isolamento e susten-tabilidade são as características do Portaro® Segurança RC2 EI45 AC45dB da Vicaima, uma solu-ção técnica multi-performance indicada para a entrada de apar-tamentos ou de escritórios. Esta opção garante alta eficiência nos espaços e está também dispo-nível com a certificação FSC® - entidade que garante que as matérias-primas são provenien-tes de florestas geridas de forma responsável.

Disponível numa ampla gama de designs e revestimentos, o Portaro® Segurança RC2 EI45 AC45dB permite inspirar dife-rentes projetos de interiores, dos mais contemporâneos aos mais clássicos, e tem como opção di-ferentes tipos de revestimentos, tais como o Naturdor® (folha de madeira natural e com velatura), o Dekordor® (revestimentos de-

Page 15: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

15

>> materiais/equipamentos>>

Page 16: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

16

> materiais/equipamentos

> Ultracoutic Plus - solução com propriedades hidrófugas I Knauf Insulation

Para além das vantagens menciona-das, contribuem com créditos para os selos ambientais LEED, BREEAM e WELL, promovendo a sustentabili-dade e eficiência na construção de edifícios “verdes”, reduzindo o seu impacto ambiental.

Os produtos Ultracoustic são uma so-lução de isolamento termo-acústico de lã mineral, produzidos com maté-ria primas recicladas e naturais, com ECOSE Technology, um ligante de origem vegetal sem adição de formal-deídos, fenóis, acrílicos ou corantes. São produtos incombustíveis na sua reação ao fogo, com Euroclasse A1, e classificados como não hidrófilos, ou seja, não absorvem a humidade por capilaridade.

Knauf InsulationAvenida de la Marina, 54, Sant Boi de Llobregat08830 BarcelonaTel.: +34 379 65 08E-mail: [email protected]: www.knaufinsulation.pt

O Ultracoustic Plus é um híbrido Ultracoustic com as proprieda-des hidrorepelentes do Painel Plus (TP 138), com aplicações tanto em paredes interiores como em revestimento direto ou indireto, com lambda 0,035 e AFr 15.

Com duas soluções distintas, o Ultracoustic Plus P consiste num painel compacto para aplicação em sistemas de paredes com estruturas metálicas e paredes

de alvenaria, enquanto o Ultracoustic Plus R corresponde a um painel com-pacto térmico-acústico em rolo para paredes com estrutura metálica, que permite a redução de pontes térmicas e acústicas, bem como altos rendi-mentos na execução.

Testado em reconhecidos laborató-rios espanhóis, o Ultracoustic Plus melhora a prestação da solução clás-sica Ultracoustic em isolamentos de lã mineral de vidro, baixando o seu lambda a 0,035 W/m.K, o que me-

lhora substancialmente o conforto térmico.

As novas soluções da Knauf In-sulation não só alcançam, como superam as exigências legais, devido ao seu alto desempenho acústico. UltracousticPlus é um produto que respeita a qualidade de ar interior dos edifícios, qua-lidade reconhecida com o selo europeu mais restrito, o certificado Eurofins Gold.

Os Ultracoustic Plus P e Plus R contêm propriedades hidro-repe-lentes, ideais para isolar pelo inte-rior, permitem otimizar a sua logís-tica e são de fácil manuseamento, sendo agradáveis ao toque e de fácil instalação.

> Barbolux: Nova fórmula e nova embalagem I Barbot

e pode ser aplicado no interior e exterior sobre madeiras, metais, estuque, entre outras superfícies. O Barbolux Brilhante destina-se a acabamentos de alta qualidade, quer também no interior e exterior, na indústria de construção civil e metalomecânica sobre madei-ra ou ferro. Por fim, o Barbolux Acetinado destina-se à pintura de interiores na construção civil sem-pre que se deseja um brilho tipo “casca d’ovo” e a sua aplicação é indicada para madeiras, metais, estuque, entre outras superfícies.

Esta nova fórmula é fruto do tra-balho do departamento de Inves-tigação & Desenvolvimento da marca portuguesa de tintas e ver-nizes, que no próximo ano celebra 100 anos de história.

Tintas BarbotRua dos Borneiros, 4664410-295 Canelas - Vila Nova de GaiaTel.: 227 169 200; Fax: 227 169 212E-mail: [email protected]: www.barbot.pt

Além disso, outras características foram melhoradas, como a reten-ção do brilho, melhores tempos de secagem, o acabamento ignífugo, a durabilidade da cor e a facilidade de aplicação.

Quanto à imagem da lata, o laran-ja continua a marcar a embalagem, no entanto num tom mais escuro do que a anterior. Por outro lado, o design apresenta-se mais clean,

O Barbolux da Barbot chegou recentemente ao mercado com uma fórmula mais eficaz. O lan-çamento da nova fórmula foi, ainda, a oportunidade perfeita para renovar a imagem renova-da da embalagem.

O esmalte sintético, para pintu-ras de interior e exterior, apre-senta-se mais eficaz, pois ofere-ce uma proteção anticorrosiva.

mantendo a linha do rebranding de imagem de outros produtos da marca portuguesa.

De salientar que o Barbolux está disponível em três soluções: o Barbolux Fosco, o Barbolux Bri-lhante e o Barbolux Acetinado. Todos eles são baseados em resinas alquídicas e pigmentos resistentes à luz. O Barbolux Fosco confere um brilho “mate”

Page 17: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

17

Page 18: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

18

materiais/equipamentos>>

> Rimless e fixações ocultas: quando o design traz soluções I Roca

gama as sanitas compactas BTW Rimless, de tanque alto e suspen-sa, bem como a convencional sa-nita suspensa Rimless. Na coleção Dama, está agora também disponí-vel a sanita suspensa Rimless, que acompanha as linhas neutras e puras desta coleção igualmente muito ver-sátil. Com um toque mais moderno e elegante, a coleção The Gap é agora ampliada com as opções de sanita Square de tanque baixo (também na versão BTW) e suspensa, todas elas Rimless. E como uma vantagem nunca vem só, as versões suspensas das sa-nitas e bidés Meridian, Dama e The GAP estão agora também disponí-veis com fixações ocultas: mais de-sign, mais higiene e maior facilidade de limpeza. A Roca junta tudo isto num design avançado, com soluções a pensar em si.

Roca, SAPonte da Madalena2416-905 Leiria Tel.: 244 720 000Fax: 244 722 373E-mail: [email protected]: www.roca.pt

As novidades da Roca para 2019 não param de surgir, e a marca continua a provar que a inovação e o design podem ser aplicados aos mais variados produtos para atingir, de forma eficaz, um determinado objetivo. E se o objetivo for conseguir ob-ter a melhor higiene possível nas sanitas, então a Roca responde com Rimless, um design avan-çado para sanitas, agora alarga-do a várias coleções: porque a higiene não escolhe estilos.

Estas sanitas foram concebidas com um formato otimizado e um

distribuidor específico para garantir uma distribuição uniforme da água, garantindo assim que a água alcan-ça todas as áreas da sanita. Aliás, a água chega mesmo a uma zona su-perior, muito próxima do rebordo, o que resulta num nível de higiene que ultrapassa largamente os níveis esta-belecidos pela norma europeia.

Se o objetivo for conseguir uma limpeza mais eficaz, rápida e fácil, as sanitas Rimless também são a resposta. O design fez com que as zonas habituais de acumulação de bactérias e sujidade fossem elimina-das, promovendo assim uma limpe-

za mais eficaz, mais fácil e mais rápida. E se o objetivo for poupar água, as sanitas Rimless também são a resposta certa, já que estão equipadas com um sistema de descarga eficiente, com duas ca-pacidades distintas, em função do modelo.

Em 2019, a Roca aplicou este de-sign otimizado às sanitas de várias coleções e criou novas soluções de sanitas Rimless para todos os que procuram mais higiene, agora disponíveis no mercado.

A coleção Meridian junta à sua

> AVALON: uma ferramenta de virtualização ao serviço da Arquitetura e Construção Reynaers

AVALON funciona como uma sala de reuniões onde se transforma, revê e avalia projetos. Tudo isto disponível para parceiros Rey-naers de todo o mundo, em Duffel (onde se situa o Reynaers Cam-pus), e mediante agendamento.

Reynaers Aluminium, SA Parque Industrial Manuel da MotaAv. Inf. D. Henrique, 17, Apartado 2343100-354 PombalTel.: 236 209 630; Fax: 236 219 435E-mail: [email protected]: www.reynaers.pt

cionamento advém da AVALON: a sala de realidade virtual do Rey-naers Campus, já está em pleno funcionamento desde 2017. No seu interior, é possível explorar futuros edifícios desde o seu interior, numa experiência de realidade virtual par-tilhada entre parceiros envolvidos no design, construção e até no pró-prio marketing do projeto. Em tem-

A Reynaers Aluminium é líder na inovação e desenvolvimento de sistemas em alumínio para Arquitetura, mas não só. Na Bélgica, onde a empresa está sedeada, já foi distinguida como “Factory of the Future” e inserida na shortlist de marcas pionei-ras em digitalização. Uma das grandes alavancas deste posi-

po real, é possível ajustar cores, materiais ou redimensionar com-ponentes do edifício, alterando radicalmente ou aprimorando o conceito e as soluções aplicadas. Tudo isto, apenas com um sim-ples comando na mão e uns ócu-los aparentemente simples, que permitem o contacto visual entre todos os parceiros.

Page 19: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação

19

Page 20: Entrevista - Associação Portuguesa dos …José de Matos, Coordenador O Índice de Produção na Construção acelerou 0,6 pontos percen-tuais (p.p.), para uma taxa de variação