entendendo energia - womin.org.za · camiões-cisterna levam a gasolina ou o diesel das refinarias...

16
Entendendo energia

Upload: phungdiep

Post on 11-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Entendendo

energia

EditoraWoMin – Aliança Africana para Questões de Género e ExtractivismoPostnet Suite 16, Private Bag X4, Braamfontein, 2017, Johannesburg, South AfricaTelefone: +27 (11) 339-1024Email: [email protected]

Este livreto foi publicado em Outubro de 2016

Utilização livreEste é um recurso de livre acesso sem direitos autorais. As organizações são convidadas a fazer uso destes recursos desde que citem a WoMin como fonte.

AgradecimentosA WoMin agradece aos seguintes financiadores e parceiros: Both Ends, Bread for the World, Fundação Ford e Fundação Open Society.

Texto e desenvolvimento de conteúdo: Muna Lakhani, Samantha Hargreaves e Liziwe McDaidRevisores: Muna Lakhani e Samantha HargreavesCoordenação do projecto: Jayshree Pather e Karen HurtEditora: Karen HurtTradução: Erika MendesRevisão linguística: Ruben MannaDesign e ilustrações: Sally WhinesFotografia: Todas as fotografias são da Wikipedia à excepção da fotografia da capa, que é cortesia de Ashden, Azuri Technologies.

Missão principalA missão principal da WoMin é:

• apoiar a construção de movimentos de mulheres que desafiem o extractivismo destrutivo

• propor alternativas de desenvolvimento que dêem resposta à maioria das necessidades das mulheres Africanas.

A nossa abordagemA nossa abordagem para fazer a mudança acontecer inclui:

• educação política

• pesquisa participativa

• campanhas lideradas por mulheres e conduzidas pela base

• construção de movimentos de mulheres e alianças

• solidariedade.

O nosso focoAs nossas áreas focais são:

• energia de combustíveis fósseis e justiça climática

• extractivismo, militarização e violência contra as mulheres

• direitos das mulheres, consentimento e tomada de decisões sócioeconómicas democratizada.

A WoMin é uma aliança Africana para questões de

género e extractivismo. Trabalhamos com mais de 50

aliados em 14 países da África Ocidental, Oriental e Austral.

1

O que é energia?

Precisamos de compreender o que é energia para nos organizarmos e empreendermos acções em prol do tipo de energia que queremos e necessitamos.

Esperamos que este livreto traga informação nova. Esperamos também que possa usá-lo em discussões e para a organização da sua comunidade no sentido de conseguir um sistema energético que:

• seja justo e equitativo

• seja controlado por todos nós e não apenas por alguns

• não sobrecarregue as mulheres

• não destrua o nosso meio ambiente

• proteja o planeta.

Este livreto trata de: • o que é energia

• onde vamos buscar a energia

• energias renováveis e não renováveis

• o que é electricidade

• como a energia é transportada

• os custos financeiros, humanos e ambientais da energia.

1

2

Energia são muitas coisas

Energia é a força que o nosso corpo utiliza para andar, praticar desporto, cozinhar e plantar alimentos. Usamos a energia dos animais para nos ajudar a lavrar a terra ou a carregar algo. Tanto humanos como animais necessitam de alimento que lhes dê a energia que precisam para realizar estas actividades.

Energia são também os materiais que usamos, como a parafina, a madeira, e o calor do sol para gerar luz ou cozinhar. Usamos petróleo e diesel para alimentar os geradores, motorizadas ou autocarros que nos ajudam no dia-a-dia.

Electricidade é um tipo de energia que torna a vida muito mais fácil. Ao premir apenas um botão, frigoríficos, fogões e outras máquinas começam a funcionar. Mas a maioria das pessoas do planeta não tem electricidade em sua casa.

Esta tabela mostra exemplos de necessidades de energia e onde vamos buscá-la quando não temos electricidade.

Há lugares nos quais é muito importante ter electricidade a tempo inteiro. Estamos a falar de hospitais onde existem bancos de sangue para emergências dos pacientes, equipamento médico e equipamentos para suporte à vida que devem estar sempre a funcionar.

Exemplos de fontes de energia Como utilizamos a fonte de energia

Fruta, vegetais, grãos, entre outros alimentos e água

energia para fazer coisas

Animais, como bois e cavalos (que também necessitam de alimento que lhes dê energia)

trabalho agrícola e transporte

Carvão, madeira, estrume de vaca e de camelo, gás natural, combustíveis líquidos (como querosene e parafina)

energia térmica para cozinhar e manter-nos aquecidos

Gás natural energia para manter as coisas frias, como os frigoríficos, e para cozinhar

Combustíveis líquidos lâmpadas que nos dão luz.

Vento usado para bombear água do solo através de moinhos de vento

3

digestor de biogás

resíduos de cozinha

estrume animal

resíduos sanitários

aparas de plantas

gás metano é produzido

gás metano usado na cozinha e para

aquecimento

Fontes de energia

Toda a energia se enquadra em um de dois tipos de fontes de energia: não renováveis ou renováveis.

Energias não renováveisO petróleo, o carvão e o gás natural são combustíveis fósseis que foram criados muito lentamente durante milhões de anos a partir de plantas, árvores e animais que morreram e se tornaram parte da terra. Dizemos que são não renováveis porque não podemos começar a criá-las novamente. Uma vez esgotadas, acabaram.

Energias renováveis A energia que vem do sol é algo a que chamamos de recurso renovável. Podemos utilizar a energia térmica do sol todos os dias que não se esgotará. As árvores podem ser um recurso renovável desde que plantemos mais árvores ao longo dos anos para que as matas naturais continuem a crescer. Fontes de energias renováveis não se esgotam.

Exemplos de energias renováveis Podemos transformar resíduos humanos, animais e vegetais em energia. Colocam-se os resíduos num digestor de biogás. Este produz gás metano que por sua vez podemos utilizar para cozinhar ou para aquecimento.

Podemos usar a energia do sol, do vento e da água (ondas oceânicas e rios) para girar turbinas. As turbinas a girar produzem electricidade.

Energia, mudanças climáticas e empregoCausamos poluição ao meio ambiente ao queimar combustíveis fósseis. A queima de combustíveis fósseis causa também emissões de carbono.

As emissões de carbono são a principal razão pela qual o clima está a mudar. Um exemplo são as pessoas em muitas regiões de África que enfrentam secas por períodos de tempo cada vez mais longos. Contudo, sabemos que se pararmos a mineração e o uso de combustíveis fósseis muitas pessoas perderão os seus empregos. Decisões em torno da questão de energia são, muitas vezes, complicadas.

As energias renováveis são um tipo de energia que não contribui para as mudanças climáticas. Podemos criar novos empregos em fábricas, parques ou projectos de energias renováveis. Por exemplo, as pessoas podem ir trabalhar para companhias que fabricam painéis solares, ou peças das turbinas eólicas. Estes são os empregos que queremos.

Quando argumentamos que os governos devem investir em energias renováveis, devemos mostrar que muitos novos empregos podem ser criados no sector de energia e outros, como transportes públicos e manufactura.

4

Electricidade

Nas regiões urbanas de algumas partes de África, as pessoas usam energia eléctrica (electricidade) nos seus fogões, frigoríficos, televisões e aparelhos de rádio. A electricidade mantém os telefones celulares carregados e os computadores a funcionar. A electricidade é usada para manter as baterias químicas dos veículos com carga para que os carros e autocarros arranquem quando são ligados. Os comboios usam electricidade para se manterem em movimento ao longo da ferrovia.

Como se produz electricidade?A electricidade pode ser gerada por meio de diversas fontes de energia, tanto renováveis como não renováveis.

• Usamos o carvão como fonte de energia para produzir electricidade. O carvão, ao ser queimado numa central energética, aquece a água. A água transforma-se em vapor. O vapor faz girar a turbina. A turbina é uma máquina que usa o vapor para produzir electricidade. Os electrões fluem pelos cabos eléctricos para onde a energia eléctrica é necessária, por exemplo quando liga o interruptor de uma luz eléctrica.

• Energia nuclear, gás natural ou óleos combustíveis também transformam a água em vapor para gerar electricidade.

• O calor do sol direccionado para espelhos também pode ser usado para aquecer água, transformá-la em vapor e gerar electricidade.

• O vento e a água podem ser usados para girar turbinas e gerar electricidade. Aqui utilizamos a força das ondas do mar ou das correntes produzidas ao abrir a comporta de uma barragem, ou parte do fluxo de um rio, para girar turbinas e gerar electricidade.

• Podemos também usar a luz do sol para provocar uma reacção química que faz fluir os electrões pelos cabos sem necessidade de uma turbina.

carvão

vapor gira a turbina

turbina alimenta o gerador

gerador turbina gerador

turbina

águavento gira as pás de rotor

água

painéis solares bateria

controlador de carga

O que é electricidade?A energia eléctrica, chamada de electricidade, é o fluxo de partículas minúsculas chamadas de electrões através de metais como o cobre, que são chamados de

condutores. O fluxo destas partículas é chamado de corrente eléctrica.

Podemos iniciar e interromper o fluxo de electrões ao premir um interruptor. Quando desligamos o interruptor, a corrente eléctrica é interrompida. O que quer que esteja a utilizar a electricidade irá parar de funcionar.

A electricidade tem que ser transformada em outra forma de energia quando queremos armazená-la. Por exemplo, a pilha de uma lanterna eléctrica armazena energia eléctrica. Ao ligá-la, os electrões fluem e a energia eléctrica transforma-se em energia luminosa.

5

Transportar energia A maior parte da energia tem de ser transportada do local de produção para onde é necessária.

O petróleo é extraído da terra e transportado em grandes navios petroleiros pelos oceanos até às refinarias de petróleo. Refinarias são fábricas onde o petróleo é transformado em gasolina, diesel e gás. Camiões-cisterna levam a gasolina ou o diesel das refinarias para os postos de gasolina onde os compramos.

O gás natural é transportado por uma rede de gasodutos de onde é retirado do solo até onde é necessário. O gás natural também pode ser comprimido (para um espaço menor) e armazenado em grandes depósitos ou cilindros menores. Estes reservatórios são então transportados para onde existe demanda.

Uma vez produzida, a electricidade das centrais de energia tem que chegar até às pessoas que a utilizarão. As nossas cidades, vilas e zonas rurais são atravessadas por linhas de alta tensão que levam a electricidade de onde é produzida para onde ela é necessária: fábricas, casas, hospitais e empresas. Os postes que se dispõem por todo o lado a carregar fios e cabos que conectam as cidades e as habitações fazem parte da rede nacional de electricidade de um país.

Pensando sobre electricidadeGrandes redes eléctricas levam electricidade dos grandes projectos de geração de energia até onde a electricidade é necessária. Isto não é muito eficiente porque energia eléctrica é perdida pelo caminho. A geração e transmissão de electricidade por meio de combustíveis fósseis em grande escala consome enormes quantidades de água e energia. Produz dióxido de carbono e outros tipos de poluição que causam mudanças climáticas e outros danos para as pessoas e o planeta. O dióxido de carbono aumenta a temperatura da terra para níveis nos quais as pessoas, os animais e as plantas não serão capazes de sobreviver.

Mini redesA electricidade pode ser transportada de forma melhor e com menos desperdício se pequenas centrais de geração de electricidade forem construídas mais perto de onde a electricidade é necessária. Os usuários podem estar conectados a uma rede, chamada de mini rede. Os governos centrais, geralmente, detêm as redes nacionais de electricidade. Mas mini redes e centrais de energia locais podem ser detidas, geridas e mantidas por uma comunidade local. Com o passar do tempo, à medida que mais energia é necessária, as mini redes poderão conectar-se umas às outras e à rede nacional.

• São necessários cerca de 138 litros de água doce para produzir 100 unidades de electricidade com carvão.

• Isto produz 100 kg de dióxido de carbono, que provoca mudanças climáticas como secas, cheias, maior incidência de malária e tuberculose.

• Na África Subsaariana, 28 das 100 unidades de electricidade são perdidas ao longo dos cabos que ligam a central eléctrica às casas das pessoas.

extracção de petróleo

petroleiro

refinaria de petróleo

camião-cisterna gasoduto

central de energia

linhas de alta tensão

habitações em vilas e

cidades

i

6

Fornecimento estávelQuando temos apenas uma grande central eléctrica e surge algum problema, todas as pessoas de todos os lugares são afectadas. Não há energia. Mas se tivermos muitas centrais descentralizadas e ocorrer um problema com alguma delas, apenas uma pequena área ficará sem energia. As restantes centrais eléctricas continuarão a gerar electricidade.

Mais segurança energéticaSe dependermos completamente de uma fonte de energia e surgir algum problema com esta, teremos um enorme problema. Mas quando usamos diferentes fontes de energia para as nossas diferentes necessidades de energia, ficamos mais protegidos. Por exemplo, para cozinhar e aquecer uma casa, o gás é muito eficiente. Se o fornecimento de electricidade falhar, pode-se, ainda assim, cozinhar e ter uma casa aquecida.

Como as casas são desenhadasAs casas podem ser desenhadas e construídas de forma que sejam mais frescas no verão e mais quentes no inverno. Isto reduz o custo da energia e torna a vida mais fácil e mais produtiva.

Contabilizar todos os custos de energiaPagamos de forma diferente por algumas das fontes de energias não renováveis. As refinarias produzem poluição ao transformar petróleo ou carvão num produto refinado ou novo. As centrais eléctricas produzem poluição ao transformar petróleo ou carvão em electricidade. Isto provoca doenças às pessoas e prejudica o meio ambiente.

Diversos danosA poluição do ar, o envenenamento das águas e a degradação de terras que já não podem ser usadas para agricultura são alguns dos resultados da produção de energias não renováveis. Gases poluentes, como o dióxido de carbono, aceleram as mudanças climáticas. Isto causa inúmeros problemas nas nossas vidas. A água é um recurso escasso. Alguns tipos de energia consomem mais água para produzir electricidade que outros.

Quem paga?Quando os governos e empresas calculam o preço da energia, não incluem os custos que acabámos de mencionar. As doenças, a terra destruída para agricultura, e outros custos de poluição pesam em cima das pessoas que vivem perto das centrais energéticas ou minas. São as grandes indústrias quem mais beneficia e quem mais usa a electricidade.

Os governos contraem empréstimos com outros governos e bancos internacionais para construir grandes centrais eléctricas e assim atrair investimentos de indústrias e minas. Fazem promessas de oferecer electricidade barata. Mas esta electricidade só é barata porque não são contabilizados os custos totais de produção, e as centrais energéticas não arcam com eles. Estes custos são chamados de custos externos (como o custo da saúde ou das mudanças climáticas) e são extremamente altos: biliões de dólares norte-americanos.

As mulheres e raparigas que gerem os recursos naturais e tomam conta das suas famílias e comunidades são as que arcam com a maioria dos custos externos. Leia na caixa informativa um exemplo de custos externos.

Nos Estados Unidos da América, a Agência de Protecção Ambiental (EPA – Environmental Protection Agency) calculou, em 2013, que para cada US $1 gasto na redução da poluição do ar, US $25 foram poupados em custos de saúde.

Isto deveu-se à diminuição das mortes prematuras e de doenças respiratórias.

Informação do “Scientific Evidence of Health Effects from Coal Use in Energy Generation” por E. Burt, P. Orris e S. Buchanan (2013)

i

7

As nossas escolhas de energia

Aqui partilhamos informações sobre os custos e benefícios de diferentes fontes de energia para que possam reflectir e discutir à medida que se constrói a Campanha de Energia de Combustíveis Fósseis e Justiça Climática com outras mulheres das comunidades.

1 Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis, como o carvão, foram e continuam a ser a principal fonte de energia da indústria. São a principal fonte de energia de geradores de energia centralizados e de grande escala.

Petróleo e gás naturalO petróleo e o gás natural são encontrados em baixo da terra entre fissuras de rochas. As companhias fazem furos profundos para chegar até eles. O petróleo e o gás natural são bombeados lá debaixo com equipamento de extracção e armazenados em grandes depósitos até serem transportados. O gás natural é mais leve que o ar e é composto maioritariamente por um gás chamado metano. Metano é um componente químico simples composto por átomos de carbono e hidrogénio. É altamente inflamável.

CarvãoO carvão é uma rocha preta e dura. Há três tipos principais de carvão: antracite, betuminoso e lenhite. Antracite é o mais duro e o que contém mais conteúdo energético dos três. Lenhite é o que contém menos energia e o considerado de qualidade mais fraca entre os três. As 7 tabelas seguintes mostram como a nossa escolha de fontes energéticas pode resultar em nenhuns, alguns ou muitos benefícios para as pessoas e o ambiente.

Custo? Saúde e segurança?

Danos ambientais? Oportunidades de emprego/ meios de subsistência?

De que forma afecta as mulheres?

Novas centrais energéticas alimentadas a carvão são mais caras que as energias renováveis (no contexto Sul-africano, pelo menos).

Produzem toxinas que provocam doenças.

Produzem resíduos tóxicos que são venenosos para as pessoas e para a terra durante muitos, muitos anos. As toxinas causam cancro e outras doenças.

Desapropriam as pessoas das suas terras e recursos naturais com pouca ou nenhuma compensação.

Envenenam a água e a terra.

Poluem o ar.

Uns dos principais contribuintes para as mudanças climáticas. Estas têm tido impactos severos nas populações pobres e mulheres por toda África.

Oferecem trabalho perigoso e de fraca qualidade nas minas e plataformas de petróleo.

Oferecem emprego para trabalhadores técnicos enquanto a refinaria ou a central energética está em funcionamento.

Oferecem muito emprego de curto prazo para trabalhadores da construção civil que constroem as barragens, estradas, ferrovias e centrais energéticas.

Destroem os meios de subsistência das comunidades vizinhas.

Muito poucas oportunidades de emprego para mulheres excepto para as que tenham um curso universitário e estejam contratadas para uma posição técnica.

Elevados níveis de violência contra as mulheres na indústria e nas comunidades vizinhas.

As mulheres carregam o fardo dos custos externos.

Co

mb

ust

ívei

s fó

ssei

s

Chave das nossas escolhas

energéticas

nenhum benefício

alguns benefícios

muitos benefícios

7

2 Energia nuclear

O urânio é extraído e o minério de urânio refinado para produzir combustível nuclear. O combustível nuclear é usado para gerar electricidade. A energia nuclear é libertada de dentro de minúsculos átomos de urânio.

Embora a África do Sul seja o único país em África com uma central nuclear, o urânio é extraído em diversos países Africanos. O urânio é fornecido a centrais energéticas em outras partes do mundo. Mas são as pessoas em África que arcam com os custos ambientais e de saúde.

Centrais de energia nuclear são muito caras de construir. Quando estão em funcionamento, produzem resíduos radioactivos e tóxicos que devem ser armazenados com segurança para que não contaminem o solo ou o ar por mais de cem mil (100.000) anos.

Custo? Saúde e

segurança?Danos ambientais? Oportunidades de emprego/

meios de subsistência?De que forma afecta as mulheres?

É o tipo mais caro de energia e os custos estão a subir.

O seu funcionamento produz toxinas que causam doenças.

Produz resíduos tóxicos de longa duração que causam cancro e outras doenças, especialmente em mulheres e crianças.

Envenena a água.

O seu funcionamento polui o ar.

A extracção de urânio desapropria as comunidades das suas terras. A extracção de urânio envenena a terra.

Aumenta os impactos das mudanças climáticas quando medidos em relação ao tempo de vida total de uma central nuclear.

Oferece algum emprego altamente qualificado.

O treinamento é caro.

Devido aos resíduos tóxicos, a extracção de urânio ou os vazamentos acidentais na central nuclear causam uma constante perda de meios de subsistência baseados na terra.

No seu funcionamento normal, as centrais nucleares têm uma zona de exclusão ao seu redor onde ninguém pode viver. As pessoas perdem a sua terra e têm que ser reassentadas em outro lugar.

Muito poucas oportunidades de emprego para mulheres.

As mulheres carregam o fardo dos custos externos, como a intoxicação do solo e os cuidados com as pessoas doentes.

Ener

gia

nu

clea

r

8

Porque a energia nuclear é tão perigosa, inúmeros procedimentos dispendiosos têm de ser colocados em prática. Os governos devem ter agências para verificar a realização destes. A energia nuclear está muito relacionada e é muito utilizada pelas forças militares. Acidentes provocam a devastação das comunidades vizinhas que carregam os impactos ambientais e na saúde para sempre.

i

Chave das nossas escolhas

energéticas

nenhum benefício

alguns benefícios

muitos benefícios

9

3 Energia hídrica

A água em movimento é usada para gerar electricidade. É usada também como uma força energética por si só para fazer as máquinas trabalhar. A energia é chamada de energia hídrica.

Geração de electricidade através de energia hídricaA água flui directamente através de uma turbina que gera electricidade. Numa barragem de acumulação por bombagem, a electricidade extra é usada para bombear água para dentro da barragem. Quando há necessidade de electricidade, as comportas da barragem são abertas e a água flui através de uma turbina, gerando electricidade.

A energia hídrica pode ser gerada em menor escala colocando geradores de electricidade no rio em movimento. Isto causa menos danos ambientais. Pequenas barragens são úteis para armazenar água e gerar electricidade quando necessário.

Custo? Saúde e segurança? Danos ambientais? Oportunidades de emprego/ meios de subsistência?

De que forma afecta as mulheres?

As grandes barragens têm uma construção muito dispendiosa. Mas uma vez construídas, ao longo do tempo conseguem gerar electricidade a preços acessíveis.

Quando uma barragem fica assoreada, ou fica sem água devido à seca relacionada com as mudanças climáticas, a sua reconstrução pode ser um desperdício de dinheiro.

Barragens hídricas não produzem químicos tóxicos. Mas libertam grandes quantidades de metano para a atmosfera. Este gás é mais perigoso que o carbono.

Existe um risco de inundação para as comunidades a jusante se a parede da barragem se romper ou se houver uma descarga de água sem aviso.

Grandes porções de terra são perdidas devido às enchentes regulares para gerar electricidade.

As enchentes provocam o apodrecimento de árvores e vegetação. Isto gera mais gases que alteram o clima.

As barragens prejudicam os peixes e a vida animal devido às mudanças no fluxo normal do rio.

Oferecem emprego para pessoas com formação técnica.

Não há muito emprego criado no funcionamento da barragem. Mas existe muito emprego quando a barragem está a ser construída.

As barragens destroem os meios de subsistência das comunidades inundadas a montante e a jusante da barragem.

As pessoas são obrigadas a mudar-se para outro lugar.

Oportunidades de trabalho muito limitadas.

As mulheres carregam o fardo dos custos externos mencionados na tabela. Isto porque são elas que cultivam a maioria dos alimentos de subsistência nas famílias rurais.

ger

ada

po

r g

ran

des

bar

rag

ens

hid

roel

éctr

icas

Ener

gia

híd

rica

9

Nota: não estamos a falar de hidroeléctricas de pequena

escala. As de pequenas escala são mais sustentáveis.

Chave das nossas escolhas

energéticas

nenhum benefício

alguns benefícios

muitos benefícios

4 Energia geotérmica

A energia geotérmica vem do calor natural encontrado em certos lugares abaixo da superfície da terra. Quando existe energia geotérmica perto de reservas de água subterrânea, a água pode ser usada para gerar electricidade.

Custo? Saúde e segurança?

Danos ambientais? Oportunidades de emprego/ meios de subsistência?

De que forma afecta as mulheres?

Muito mais barata que os combustíveis fósseis e os custos não aumentarão no futuro.

Não provoca doenças e apresenta uma baixa taxa de acidentes.

Não danifica a terra.

Não polui o ar.

Oferece algum emprego altamente qualificado.

A formação profissional é cara.

Há muito poucas oportunidades de emprego excepto para quem tem formação técnica.

Ener

gia

geo

térm

ica

10

Chave das nossas escolhas

energéticas

nenhum benefício

alguns benefícios

muitos benefícios

11

5 Biomassa

A biomassa vem das plantas. Inclui a madeira das árvores, o etanol do milho e o biodiesel do óleo vegetal. Pode também incluir biogás. O biogás é gás metano produzido quando a biomassa (humana, vegetal e/ou resíduos animais) é mantida num recipiente hermético.

Nas áreas rurais (e durante centenas de anos) as pessoas têm usado resíduos animais e materiais vegetais para cozinhar, aquecer as suas casas e até para iluminação. Ao transformar resíduos animais e vegetais em biogás, este pode ser utilizado para cozinhar no lugar do gás fóssil.

O fumo proveniente da combustão da biomassa provoca doenças respiratórias que afectam principalmente mulheres e crianças. Isto acontece porque elas são as principais responsáveis pela preparação dos alimentos. Uma tecnologia eficiente em combustível pode reduzir esse risco. Quando utilizamos fogões que consomem menos lenha, como fogões foguete e caixas de feno, reduzimos bastante esse risco.

Custo? Saúde e segurança?

Danos ambientais?

Oportunidades de emprego/ meios de subsistência?

De que forma afecta as mulheres?

Menos dispendiosa quando comparada com combustíveis fósseis ou outras fontes de energia.

O fumo (poluição do ar) provoca doenças a não ser que a biomassa seja queimada utilizando tecnologias sem fumo.

Quando os resíduos vegetais, humanos e animais (dejectos) são usados para produzir energia, é preciso garantir que isto é feito de forma higiénica.

A poluição do ar causada pela combustão da biomassa em casas que não usam tecnologias sem fumo é danosa.

A produção de energia da biomassa em pequena escala é apropriada para cooperativas e empresas muito pequenas. Isto fortalece os meios de subsistência locais.

As mulheres podem ter um papel central na produção de energia da biomassa em indústrias caseiras, cooperativas e residências.

Ao recolher combustível de biomassa tradicional, como a lenha, as mulheres frequentam áreas isoladas onde são vulneráveis à violência.

As mulheres e raparigas, muitas vezes, têm de gastar muito tempo a recolher lenha. Isto deixa-as com menos tempo para outras actividades.

Ener

gia

da

bio

mas

sa

seg

ura

qu

and

o c

on

tro

lad

a p

ela

com

un

idad

e em

peq

uen

a es

cala

A biomassa é uma fonte de energia renovável APENAS se as plantações alimentares não tiverem que ceder espaço a plantações de biocombustíveis de grande escala. Isto tem um impacto muito negativo na segurança alimentar. A madeira proveniente de grandes plantações que usurpam a terra e os recursos hídricos também não é uma fonte de energia sustentável.

11

Mulheres a recolher materiais vegetais para biocombustíveis

i

Chave das nossas escolhas

energéticas

nenhum benefício

alguns benefícios

muitos benefícios

6 Vento

A energia eólica é renovável. Pode ser usada para girar as pás do moinho e assim bombear água debaixo do solo. A energia eólica pode girar as pás de uma turbina eólica de geração de energia para produzir electricidade.

As turbinas eólicas podem ser pequenas, e ficar no topo de edifícios, e podem ser grandes, como os moinhos que vemos nos “parques de vento”, onde as pás têm cerca de 100 metros de comprimento. As comunidades podem pensar em diferentes formas de construir e utilizar as turbinas eólicas.

Custo? Saúde e segurança?

Danos ambientais?

Oportunidades de emprego/ meios de subsistência?

De que forma afecta as mulheres?

Muito mais barato que combustíveis fósseis. O custo não vai aumentar no futuro pois o vento é gratuito.

Custos muito reduzidos para as comunidades que detém e gerem os parques eólicos colectivamente.

A energia eólica é saudável e segura.

As comunidades devem garantir que as turbinas são instaladas em lugares onde as pessoas não serão feridas pelas suas pás.

Algum perigo para pássaros e morcegos, especialmente se mal localizadas. Nenhum outro dano.

Oferece emprego a pessoas com formação técnica.

Não oferece muito emprego na parte operacional.

Os custos de formação não são elevados.

Os parques eólicos oferecem mais oportunidades e benefícios locais quando são de propriedade colectiva das comunidades.

As mulheres podem motivar-se para oportunidades de emprego em indústrias que fabricam peças para as turbinas eólicas.

Iniciativas de propriedade local, controladas e geridas de forma colectiva oferecem um enorme potencial aos meios de subsistência. Mas não há muitos governos Africanos que apoiam isto e é necessário ter o apoio do governo.

Ener

gia

lica

q

uan

do

de

pro

pri

edad

e lo

cal e

co

ntr

ola

da

dem

ocr

atic

amen

te

12

Chave das nossas escolhas

energéticas

nenhum benefício

alguns benefícios

muitos benefícios

13

7 Energia solar

A energia do sol é renovável. Podemos usar a energia solar de diversas formas. Pode acessar www.womin.org.za para encontrar livretos que explicam como usar o sol para cozinhar, aquecer a água para lavagem, e manter os alimentos e produtos frescos refrigerados.

Podemos usar a energia do sol para gerar electricidade. A Energia Solar Concentrada (ESC) é uma tecnologia que usa espelhos para concentrar o calor do sol de maneira a ferver água e fazer vapor. O vapor gira uma turbina que gera electricidade. As centrais energéticas avançadas de ESC usam parte do calor do sol durante o dia para fazer um armazém de calor. À noite, a central usa o calor armazenado para fazer vapor que faz girar as turbinas.

A tecnologia solar fotovoltaica (fv) usa a energia luminosa do sol para provocar uma reacção química que gera electricidade. A energia solar fv existe em todos os tamanhos, de pequena a grande:

• luz solar portátil

• carregadores solares de bateria

• painéis solares nos telhados

• grandes parques solares que geram electricidade suficiente para milhares de casas.

Nas casas, a energia solar fv é muitas vezes usada com um acumulador de energia, como uma bateria. Durante o dia, parte da energia do sol é usada para carregar a bateria. Em seguida, a bateria produz electricidade que pode ser usada durante a noite.

Aviso: algumas baterias são feitas com químicos perigosos e podem ser prejudiciais. É necessário descobrir onde descartá-las sem envenenar a terra, a água ou o ar.

Custo? Saúde e segurança?

Danos ambientais?

Oportunidades de emprego/ meios de subsistência?

De que forma afecta as mulheres?

É cara para construir, mas depois os custos diminuem.

Uma vez construída, os custos de funcion-amento são baixos porque a energia do sol é gratuita.

É saudável e segura para as comunidades vizinhas. Existe um baixo risco de acidentes.

Melhorias na saúde das mulheres. A energia solar alivia as mulheres que teriam que recolher biomassa, como madeira, para cozinhar e aquecer água.

É necessária alguma água para arrefecer ou limpar os painéis, mas é uma quantidade muito reduzida quando comparada com a do carvão, por exemplo.

Apresenta muitas oportunidades de emprego pouco qualificado e também oportunidades para novas formações.

A formação não é cara.

A geração de energia solar funciona muito bem nos formatos de propriedade cooperativa e micro empresas.

Em algumas experiências na Índia, muitas pessoas foram removidas das suas terras para que grandes companhias pudessem construir grandes parques de energia solar. É por isto que opções de pequena escala e controladas localmente são melhores.

Bom potencial de entrada para cargos técnicos e para o sector industrial.

Existe um enorme potencial de benefício para as mulheres se os parques solares forem de propriedade e controlo de acordos cooperativistas.

Ener

gia

so

lar

co

m p

arti

cula

r fo

co n

aqu

elas

qu

e sã

o d

e p

rop

ried

ade

lo

cal e

dem

ocr

atic

amen

te c

on

tro

lad

as

A energia solar pode fornecer electricidade suficiente para uma casa. Pode produzir electricidade para alimentar a rede nacional de um país para indústria.

13

http://tdworld.com/overhead-distribution/electricity-distribution-and-power-challenges-create-investment-opportunities- 2015

Burt E., Orris P., Buchanan S. (2013) Scientific Evidence of Health Effects from Coal Use in Energy Generation – Health care Research Collaborative. University of Illinois at Chicago School of Public Health, Chicago, Illinois, USA

i

Chave das nossas escolhas

energéticas

nenhum benefício

alguns benefícios

muitos benefícios

Campanha de Energia de Combustíveis Fósseis e Justiça ClimáticaEsta série de livretos informativos sobre a energia complementa uma Campanha Regional de Energia de Combustíveis Fósseis e Justiça Climática liderada por mulheres e conduzida a partir da base. A campanha almeja construir um movimento de mulheres para provocar mudanças profundas na forma como a energia é produzida e distribuída pelos nossos países e por toda África.

O foco geográfico da WoMin para os anos 2016-2017 é o Uganda, Nigéria, República Democrática do Congo e África do Sul. A campanha incluirá mais países no fim de 2017.

Os livretosEsperamos que os livretos desta série ajudem as mulheres e as suas comunidades a lidar imediatamente com a escassez de energia. Quando utilizamos alguns dos simples métodos de energias renováveis destes livretos, aliviamos o fardo do trabalho sobre as mulheres. Enquanto isso, continuamos a organizar-nos para as grandes mudanças que queremos e necessitamos.