entenda a norma brasileira sobre segurança · pdf filepara a adequação e...

4

Click here to load reader

Upload: vunhan

Post on 06-Feb-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ENTENDA A NORMA BRASILEIRA SOBRE SEGURANÇA · PDF filepara a adequação e evitar problemas com a fiscalização. O que é a norma NR 12? Ainda segundo o relatório, no período entre

ENTENDA A NORMA BRASILEIRA SOBRE SEGURANÇA

NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS E

SEUS IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A segurança do trabalhador na construção civil é fundamental para um ambiente produtivo no canteiro de obra. Este setor é nacionalmente caracterizado por apresentar um elevado índice de acidentes de trabalho no Brasil e de acordo com a estratégia nacional para redução dos acidentes do trabalho 2015/2016 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no ano de 2013, foram notificados mais de 717.000 acidentes e doenças ocasionadas pelo trabalho, que resultaram em 2.797 óbitos.

A distribuição dos acidentes do trabalho pelos setores econômicos demonstra que a Construção Civil está entre os que têm grande impacto tanto em relação à mortalidade quanto à incapacidade permanente relacionadas aos acidentes.

Esses números mostram a urgência de buscar o aumento da segurança no trabalho, com ações relacionadas ao manuseio de máquinas e equipamentos. Aí está a importância da Norma Regulamentadora NR12!

A Norma Regulamentadora 12 define as referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores que lidam com máquinas e equipamentos. Entre os métodos de controle a serem adotados está a definição de protocolos e fluxos de trabalho em todas as fases de sua operação e manutenção. O não cumprimento da norma pode acarretar em aplicação de multas de até 50 vezes o valor de referência do equipamento e uma mesma máquina pode receber várias notificações. Por isso, sua empresa deve ficar atenta para a adequação e evitar problemas com a fiscalização.

O que é a norma NR 12?

Ainda segundo o relatório, no período entre 2011 e 2013, excluindo os acidentes de trajeto, ocorreram 221.843 acidentes

envolvendo máquinas e equipamentos, resultando em 601 óbitos, 13.724 amputações e 41.993 fraturas.

www.sienge.com.br

Vinculos

24.38

17.81

17.51

16.76

13.54

254.333

2.453.188

3.330.802

456.838

441.420

4.84

5.74

7.03

5.50

4.85

Taxa de Mortalidade

(por 100 mil)

Taxa de Invalidez

Permanente(por 10 mil)

Indústria Extrativa

TransporteArmazenagem e Correios

Fabricação De produtos minerais (não metálicos)

Serviço deUtilidade Pública

Construção

Setor

Page 2: ENTENDA A NORMA BRASILEIRA SOBRE SEGURANÇA · PDF filepara a adequação e evitar problemas com a fiscalização. O que é a norma NR 12? Ainda segundo o relatório, no período entre

Aumentar a segurança do trabalhador

Promover melhorias das condições de trabalho em máquinas e equipamentos de uso geral

Garantir que as máquinas e equipamentos trabalhem em segurança ou não ofereçam risco ao trabalhador

Agora que você já sabe o que é a NR 12, quais são os seus objetivos e a sua importância, confira os principais pontos abordados pela norma:

Objetivos principais da NR 12:

Marcos importantes sobre a NR12 ao longo do tempo

20162015201320101978

A organização do canteiro de obras deve levar em conta a NR12, tanto na instalação principal quanto na organização dos equipamentos, de maneira que o fluxo de operações não apresente cruzamentos e conflitos.

A norma define que as principais vias de circulação no local de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,20m de largura. As áreas de circulação devem ser pintadas de amarelo, se houver circulação de pessoas e máquinas de transporte de cargas e empilhadeiras. Devem ser pintadas de branco, se forem faixas para demarcar passadiços, passarelas e corredores pelos quais circulam exclusivamente pessoas.

As áreas de circulação e armazenamento de insumos e os espaços em torno de máquinas devem ser mantidos de forma que os trabalhadores se movimentem com segurança, evitando assim, que ocorram transporte e movimentação aérea de materiais sobre a equipe.

1 Arranjo físico e instalações

Última atualização publicada pela Portaria Nº 509

de 29 de abril de 2016.

Primeira publicação da NR12 em junho

de 1978 pela Portaria GM Nº

3.214

Atualização no contexto da NR12

publicada pela Portaria SIT Nº 197.

As portarias Nº 857 e Nº 211 alteraram capítulos do corpo

da norma.

A portaria Nº 1.893 alterou capítulos

do corpo da norma e os anexos III e XI.

www.sienge.com.br

Page 3: ENTENDA A NORMA BRASILEIRA SOBRE SEGURANÇA · PDF filepara a adequação e evitar problemas com a fiscalização. O que é a norma NR 12? Ainda segundo o relatório, no período entre

Quanto aos dispositivos de partida, acionamento e parada, a NR12 estabelece que devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que possam ser acionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador.

Os comandos de partida ou acionamento das máquinas devem possuir dispositivos que impeçam seu funcionamento automático ao serem energizadas. Devendo-se utilizar um comando de partida ou parada depois da energização. Ressalta-se que o disjuntor não pode ser utilizado como dispositivo de parada.

Por exemplo, uma chave em uma empilhadeira não pode ser utilizada como dispositivo de parada ou acionamento, pois qualquer movimento involuntário do operador pode acionar ou desligar a máquina, causando risco para a integridade física do profissional e demais pessoas que estiverem por perto.

2 Dispositivos de partida, acionamento e parada

Projetar um sistema de segurança para determinada máquina, exige uma análise de riscos, prevista nas normas técnicas oficiais vigentes, que no caso do Brasil, é a NBR 14009. Deve estar sob a responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado, com registro no conselho de classe, devendo o profissional emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.

Apesar de se pensar logo nos riscos mecânicos em máquinas, vale lembrar que a análise de riscos não se limita somente a eles. É preciso considerar perigos adicionais (calor e fogo, choque elétrico, vibração e ruído, por exemplo) analisando componentes da máquina que possam ocasionar acidentes. A NBR 14009 apresenta um fluxograma para a elaboração de análise de riscos.

3 Sistemas de segurança

A falta de sinalização em uma obra é determinante para acidentes. A norma indica, quanto à identificação das máquinas e equipamentos, bem como às instalações em que se encontram, que elas devem possuir placas e avisos de segurança para advertir os colaboradores e terceiros sobre os riscos a que estão expostos. Além das instruções de operação e manutenção para garantir a integridade física e a saúde da equipe de obra.

A sinalização de segurança compreende a utilização de cores, símbolos, inscrições, sinais luminosos ou sonoros e deve ser adotada em todas as fases de utilização e vida útil das máquinas e equipamentos, em localização claramente visível no canteiro de obras.

Sempre que necessário, devem ser feitos sinais ativos de aviso ou de alerta, tais como sinais luminosos e sonoros intermitentes, indicando a iminência de um acontecimento perigoso, como a partida ou a velocidade excessiva de uma máquina, como uma grua automotante, por exemplo.

4 Sinalização

www.sienge.com.br

Page 4: ENTENDA A NORMA BRASILEIRA SOBRE SEGURANÇA · PDF filepara a adequação e evitar problemas com a fiscalização. O que é a norma NR 12? Ainda segundo o relatório, no período entre

A NR12 determina que as máquinas e equipamentos devem ser submetidos à manutenção preventiva e corretiva, na forma e periodicidade determinada pelo fabricante, conforme as normas técnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais.

Essas manutenções, corretivas e preventivas, devem ser registradas, estando disponíveis aos trabalhadores envolvidos na operação, manutenção e reparos, bem como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e a fiscalização do MTE, contendo os seguintes dados:

5 Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos

Cronograma de manutenção e intervenções realizadas.

Data da realização e serviço realizado

Peças reparadas ou substituídas

Condições de segurança do equipamento

Indicação conclusiva quanto às condições de segurança da máquina

Responsável pela execução das intervenções

Aqui fica evidente a importância da organização da gestão de ativos e patrimônio, com o apoio de uma solução tecnológica que traga, entre outras coisas, controle de localização, registro da utilização e programação das manutenções dos equipamentos.

A Norma estabelece que a operação, manutenção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem ser realizadas por colaboradores habilitados e autorizados para este fim.

A equipe de obra deve receber capacitação providenciada pelo gestor e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias para a prevenção de acidentes e doenças. A capacitação deve:

6 Capacitação e informação

www.sienge.com.br

Como você pode ver, a norma NR12 determina uma série de processos a serem realizados pelo gestor da obra e sua equipe para manter a segurança no trabalho com máquinas e equipamentos no canteiro de obras. Siga suas instruções e fuja das estatísticas de acidentes no trabalho!

Ocorrer antes que o colaborador assuma a sua função

Ser realizada pelo empregador, sem ônus para o trabalhador

Ter carga horária distribuída em, no máximo, oito horas diárias e realizada durante o horário normal de trabalho

Ter conteúdo programático conforme o estabelecido no Anexo II da Norma

Ser ministrada por trabalhadores qualificados para este fim, com supervisão de profissional legalmente habilitado