ensino + 2°ed

4
ENSIN Edição n°02, mês maio de 2016 Alunos apresentam obras literárias p.2 Inscrições abertas para Enem 2016 p.2 Sucesso está de volta QUEM FOI JOSÉ LOPES RODRIGUES? p.3 Mortes, conspirações, paisa- gens de tirar o fôlego, diálogos afiados e mistérios são caracterís- ticas do fenômeno de audiência e de público. Game of Thrones ou também conhecida como guerra dos tronos está na sua sexta tem- porada. Nesta temporada terá dez episódios sendo exibidos to- dos os domingos às 22h, no canal da HBO. O jogo continua. Stannis re- almente morreu? Como está Bran Stark? Os Tyrell vão se vin- gar como? Qual o novo papel dos selvagens? E os caminhan- tes brancos?. A temporada inicia respondendo questões deixadas em dúvidas na temporada pas- sada, como o caso da Sansa e Theon que haviam sal- tado da mura- lha de Winterfell e sobreviveram à queda. Não apenas isso, Eles ganharam a companhia de Brienne e Podri- ck. Ver a guerreira de Tarth matar os serviçais de Ramsay Bolton cer- tamente foi um dos melhores mo- mentos da season premiere. Além disso, O reino contra a Coroa está completamente enfraquecido. O rei Tommen, menino sem iniciati- va alguma, deixou que fanáticos religiosos ditassem as regras. Alguns personagens estão de volta em uma “nova versão”. Um novo ator será Ned Stark jovem (foto). E Shae, Sibel Kekilli, tam- bém deve estar de volta, pois foi fotografada no set. Como ela está (definitivamen- te?) morta, a suspeita é de que a jovem pode voltar em uma cena de flashback, para revelar algum segredo sobre Tyrion e sobre seu pai, Tywin Lannister. HISTÓRIA A série ganhadora de diversos prêmios. A história é baseada nos livros de Georges R. R. Martin, “As Crônicas de Gelo e Fogo”, a pro- dução de sucesso mostra a luta pelo poder entre famílias no reino de Westeros. FUTURO Os produtores da série, Da- vid Benioff e D. B. Weiss, cogitam temporadas finais mais curtas. De acordo com o The Hollywoord Re- porter, os planos dos criadores são de sete episódios para a sétima e a oitava. Sendo que a oitava tem- porada é a última da série. Texto: Adlayanne Sousa e Matheus Henrique

Upload: paulo-ruan

Post on 30-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O jornal é produzido pelos alunos do Colégio Estadual Professor José Lopes Rodrigues. Com o apoio dos professores e coordenadores da instituição. Também, Paulo Ruan, o voluntário e criador do projeto.

TRANSCRIPT

Page 1: Ensino + 2°ed

ENSINEdição n°02, mês maio de 2016

Alunos apresentam

obras literárias p.2

Inscrições abertas para Enem 2016 p.2

Sucesso está de volta

QUEM FOI JOSÉ LOPES RODRIGUES? p.3

Mortes, conspirações, paisa-gens de tirar o fôlego, diálogos afiados e mistérios são caracterís-ticas do fenômeno de audiência e de público. Game of Thrones ou também conhecida como guerra dos tronos está na sua sexta tem-porada. Nesta temporada terá dez episódios sendo exibidos to-dos os domingos às 22h, no canal da HBO.

O jogo continua. Stannis re-almente morreu? Como está Bran Stark? Os Tyrell vão se vin-gar como? Qual o novo papel dos selvagens? E os caminhan-tes brancos?. A temporada inicia respondendo questões deixadas em dúvidas na temporada pas-

sada, como o caso da Sansa e Theon

que haviam sal-tado da mura-lha de Winterfell e sobreviveram à queda. Não apenas isso,

Eles ganharam a companhia de

Brienne e Podri-

ck. Ver a guerreira de Tarth matar os serviçais de Ramsay Bolton cer-tamente foi um dos melhores mo-mentos da season premiere. Além disso, O reino contra a Coroa está completamente enfraquecido. O rei Tommen, menino sem iniciati-va alguma, deixou que fanáticos religiosos ditassem as regras.

Alguns personagens estão de volta em uma “nova versão”. Um novo ator será Ned Stark jovem (foto). E Shae, Sibel Kekilli, tam-bém deve estar de volta, pois foi fotografada no set.

Como ela está (definitivamen-te?) morta, a suspeita é de que a jovem pode voltar em uma cena de flashback, para revelar algum

segredo sobre Tyrion e sobre seu pai, Tywin Lannister.HISTÓRIA

A série ganhadora de diversos prêmios. A história é baseada nos livros de Georges R. R. Martin, “As Crônicas de Gelo e Fogo”, a pro-dução de sucesso mostra a luta pelo poder entre famílias no reino de Westeros. FUTURO

Os produtores da série, Da-vid Benioff e D. B. Weiss, cogitam temporadas finais mais curtas. De acordo com o The Hollywoord Re-porter, os planos dos criadores são de sete episódios para a sétima e a oitava. Sendo que a oitava tem-porada é a última da série.

Texto: Adlayanne Sousa e Matheus Henrique

Page 2: Ensino + 2°ed

ENSIN 2Curtas educativas

Os alunos do matutino e vespertino reali-zam apresentações literárias. Realismo, Pré Modernismo e Modernismo serão algumas das escolas literárias propostas para rea-lizar o trabalho. As apresentações estão marcadas para a última semana de maio. Segundo a realizadora do projeto, a profes-sora Ronilda explica o motivo dessas apresen-tações. “O objetivo é despertar o interesse pela leitura, melhorar a interpretação dos alunos e ajuda-los a tirar boas no-tas no ENEM e em vestibulares com o conhecimento adquirido nos tra-balhos”, destaca a professora de Língua Portuguesa, Ronilda Spindola.

No dia 27 de abril, os alunos do 2° ano do Colégio Estadual Profes-sor José Lopes Rodrigues fizeram ex-

posições de garrafas térmicas produzidos pelos estudantes. Segundo o professor de Física, Bruno Rafael, o objetivo do trabalho é levar aos alunos a compreensão das três maneiras de calor que são condução, convecção e irradiação.

Além disso, os alunos aprenderam na prática o funcio-namento da garrafa e seus processos de temperatura.

Editorial A história não é simplesmente

uma coisa do passado. Ela preci-sa ser contada e refletida no pre-sente para não errar ou acertar no futuro. A história é um único momento que você pode via-jar sem nenhum dinheiro, assim, despertando curiosidade do ser humano para saber sobre algum acontecimento naquele ano ou local ou daquela pessoa.

Nesta segunda edição, o jor-nal Ensino+ destaca o resgate da memória do nosso Colégio Esta-dual Professor José Lopes que há 35 anos “respira” conhecimento e leva educação para todos. Du-rante a reportagem não foi en-contrado nenhum arquivo histó-rico sobre a instituição, com isso, peçamos valorização da história deste local por meio do desen-volvimento de algum projeto. Leia e descubra por que o nome José Lopes Rodrigues? Garanto que você vai gostar.

Expediente

Colégio Estadual Professor José Lopes Rodrigues

DireçãoÉrica Cruvinel

Professora Profª Cleonice Gomes de Aquino

Alunos repórteresLethícia Borges Werik Andrade

Gilmar Junio Patrick Guilherme

João Vithor Amanda Vitória

Adlayanne Sousa Sthefanny Cristinny

Raquel Lemes Julya Stefany

Matheus HenriqueIsadora Gabriela

Coordenadora Jovem do FuturoValéria Marcela Brasil

DiagramaçãoPaulo Ruan Moura Decaris

VoluntárioPaulo Ruan Moura Decaris

Projeto desenvolvido pelos alunos do colégio juntamente com a direção e

coordenação da instituição.

No dia 18 de março, os alunos e professores do colégio apresen-taram uma mostra sobre a dengue. O objetivo era alertar os alunos, conscientizar a população. Também, os alunos fizeram cartazes expli-cando a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti. Além disso, os alunos cobraram do governo investimentos no saneamento básico e mais campanha para redução da contaminação das pessoas pelo mosquito da dengue.

“O trabalho com consciência, solidariedade transforma a nossa sociedade.”

ÉRICA CRUVINEL

Palavra da diretora

Alunos contra o mosquito Aedes Aegypti

Textos: Gilmar Junio, Werik Andrade e Sthefanny Cristinny

Page 3: Ensino + 2°ed

ENSIN 3Colégio tem 35 anos de

história na educação

Inaugurado no dia 19 de feve-reiro de 1991, no Setor Tropical em Aparecida de Goiânia, o Colégio Estadual Professor José Lopes Ro-drigues atende toda a comuni-dade do Setor Garavelo e região. Atualmente, a instituição ensina crianças do ensino fundamental até a adolescência e adulto do ensino médio.

Mas, você já pensou, por que a instituição chama-se professor José Lopes Rodrigues?

O nome da instituição é uma homenagem ao José Lopes Rodri-gues (foto) que não foi somente um professor, mas também, po-eta, advogado e secretário da Academia Goiana de Letras. Ele nasceu em 1908 no antigo norte goiano, atual estado do Tocan-tins, na cidade Almas. Faleceu em 1990, aos 82 anos. José Lopes foi filho de Florindo Lopes dos Santos e Maria Rodrigues Pinheiro.

Segundo Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado, criador do projeto Escola – Em cada nome uma história - realizado pela Se-cretaria de Educação Cultura e

Esporte, o José Lopes Rodrigues trabalhou muito e tinha entusias-mo pela vida, pela educação e conhecimento.

José viajou com a sua família para Salvador, onde termi-nou o curso secundário, o ensino fundamen-tal na atualidade. Com dificuldade e origem humil-de, José e os pais voltaram para Almas, onde não con-seguiu concluir o ensino médio. Logo depois, José só terminou em 1936, no Colé-gio Lyceu da Cida-de de Goiás.

Na antiga capital de Goiás, José tornou-se professor, mas também era guar-da civil e segurança da cidade. Durante o trabalho, ele realizava leitura de livros.

Na década de 1940 veio para Goiânia para fazer o curso de Di-

reito, no mesmo ano foi diretor do Instituto de Educação de Goiás (IEG). Conheceu Sílvia Lourdes do Nascimento Rodrigues, contabi-lista, poeta, musicista e casou-se,

logo depois, teve duas filhas Dalila e Denise do Nas-

cimento. José Lopes Rodrigues foi pro-

fessor do curso de História da Arte na Escola de Be-las Artes da Uni-versidade Ca-tólica de Goiás, atualmente PUC Goiás. Também, colaborou por

anos para Revista de Educação de

Goiás. Foi secretário da Assembleia Legis-

lativa de Goiás, diretor do Departamento Estadu-

al de Cultura e Juiz do Tribunal Re-gional Eleitoral (TRE-GO).

Também, escreveu para a Re-vista Oeste e o jornal O popular colocando o pseudônimo (nome de guerra) Lord. Mas, em 1949 pu-

A Redação

O Instituto Nacional de Estu-dos e Pesquisas Educativas Anésio Teixeira (Inep) abriu as inscrições para o Enem 2016. Os alunos po-

dem se inscrever até o dia 20 de maio. As inscrições devem ser feitas pelo endereço enem.inep.gov.br. A taxa de inscrição será de 68 reais.O valor deve ser pago do dia 25 das lotéricas e bancos. As

provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. O local da re-alização das provas será divulga-do pela internet. Nesta edição, o enem terá 180 questões e a reda-ção. Então, corre e boa sorte!

Page 4: Ensino + 2°ed

3Flash

ENSIN 4Qual atividade externa da sala que é

interessante para o seu conhecimento?

“Uma aula interessante seria uma palestra sobre empregabilidade. Pois os jovens do

ensino médio estão acabando de ingressar no mercado de trabalho.”, Kaven Picinote, 2º A.

“Acharia interessante se tivesse aulas ou palestras sobre os perigos das drogas”. Bruno Alexander 2º D.

“ Poderiam dar aulas de reciclagem.Assim, aprendemos coisas novas e poupamos o meio

ambiente de uma boa parte do lixo descartado por nós mesmos.”, Anna Júlia Luz 3º C.

“Para ter uma aula bem bacana é importante você ter um professor que coloque desafios aos alunos.

Porém, um bom diálogo e criatividade proporcionam aos alunos ânimo!”, Karine Guimarães 3º B.

Repórteres: Lethícia Borges, Patrick Guilherme, Raquel Lemes de Moura e Julya Stefany.

“ Aulas sobre doenças sexualmente transmissíveis seriam bem interessantes,

para os jovens.”, Jordanny Oliveira 2º C