enredo - mkmouse - Índice grande ditador - 1940.pdfestamos fora das trevas, indo em direção à...

30
The Great Dictator (br / pt : O Grande Ditador) é um filme estadunidense de 1940, do gênero comédia dramática e sátira crítica, dirigido por Charles Chaplin . Foi lançado em 15 de outubro de 1940 e satiriza o nazismo , o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini . Foi o primeiro filme falado de Chaplin também. Na ocasião de seu lançamento, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na Segunda Guerra Mundial. Enredo O filme começa durante a Primeira Guerra Mundial . Chaplin é um cadete do exército da nação fictícia da Tomânia e tenta salvar um soldado chamado Schultz (Reginald Gardiner ). O personagem de Chaplin perde a memória quando o avião dos dois colide com uma árvore . Schultz escapa das ferragens, e Chaplin passa seus próximos vinte anos no hospital , enquanto muitas mudanças acontecem em Tomânia: Adenoid Hynkel (também interpretado por Chaplin), agora o grande ditador da Tomânia, perseguia judeus com a ajuda dos ministros Garbitsch (Henry Daniell ) e Herring (Billy Gilbert ). O barbeiro judeu e Hannah no filme

Upload: nguyenkiet

Post on 17-May-2018

215 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

The Great Dictator (br / pt: O Grande Ditador) é um filme estadunidense de 1940, do gênerocomédia dramática e sátira crítica, dirigido por Charles Chaplin.

Foi lançado em 15 de outubro de 1940 e satiriza o nazismo, o fascismo e seus maiorespropagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini.

Foi o primeiro filme falado de Chaplin também.

Na ocasião de seu lançamento, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na SegundaGuerra Mundial.

EnredoO filme começa durante a Primeira Guerra Mundial.

Chaplin é um cadete do exército da nação fictícia da Tomânia e tenta salvar um soldadochamado Schultz (Reginald Gardiner).

O personagem de Chaplin perde a memória quando o avião dos dois colide com uma árvore.Schultz escapa das ferragens, e Chaplin passa seus próximos vinte anos no hospital, enquantomuitas mudanças acontecem em Tomânia:

Adenoid Hynkel (também interpretado por Chaplin), agora o grande ditador da Tomânia,perseguia judeus com a ajuda dos ministros Garbitsch (Henry Daniell) e Herring (Billy Gilbert).

O barbeiro judeu e Hannah no filme

Page 2: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Tomânia

Cena clássica em que Charlie brinca com o Globo

Curado, mas ainda com amnésia, Chaplin retorna à sua barbearia no gueto judeu, ainda semsaber da situação política da Tomânia.

O barbeiro fica chocado quando tropas de choque quebram a janela de sua loja.

Encontra, depois, um amor, Hannah, uma linda moradora do gueto.

Enquanto isso, Schultz, que recebeu várias promoções nesses vinte anos,Schultz reconhece obarbeiro e dá ordens às tropas de deixá-lo em paz.

Hynkel tenta diminuir a repressão aos judeus quando tem oportunidade de obter empréstimocom um banqueiro judeu.

Obcecado com o poder, Hynkel aspira à dominação mundial.

Numa cena clássica Hynkel brinca com um globo inflável, para acidentalmente estourá-lo nofinal.

Eventualmente, o empresário judeu recusa o acordo, e Hynkel reinstaura a perseguição aosjudeus.

Schultz é contra a invasão ao gueto que Hynkel está planejando.

O ditador manda o general para um campo de concentração.

Schultz foge para o gueto e começa a planejar junto com os outros moradores do lugar umaforma de tirar Adenoide Hynkel do poder.

No fim, ambos (Schultz e seu amigo barbeiro) são presos.

Tomânia

Page 3: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Napaloni e Hynkel

Hynkel disputa com Benzino Napaloni (Jack Oakie), ditador de Bactéria, a primazia nainvasão de Osterlich, que é o primeiro passo para o ditador interpretado por Chaplin conquistar omundo.

Napaloni visita Hynkel em Tomânia para ambos discutirem um tratado para que nenhum dospaíses invada Osterlich, uma vez que Napaloni posicionara suas tropas na fronteira com aquele país.

Depois de diversas tentativas dos dois ditadores mostrarem sua superioridade, elesculminam em uma divertida discussão sobre um tratado de paz (que inclui guerra de comida) entreos dois líderes.

Uma vez assinado o tratado e com Napaloni fora do caminho, Hynkel inicia a invasão.Hannah, que tinha fugido para Osterlich com os moradores da pensão onde vivia no gueto emTomânia, mais uma vez se encontra encurralada pelo regime de Hynkel.

Schultz e o barbeiro escapam do campo de concentração usando uniformes de soldados.Guardas confundem o barbeiro com o ditador Hynkel (com quem ele se parece muito).

Ao mesmo tempo, Hynkel é preso pelos seus próprios soldados que acreditam que se tratado barbeiro fugindo do campo de concentração.

O barbeiro, que havia assumido a identidade de Hynkel para não ser preso, é levado para acapital da Tomânia para um discurso de vitória.

Tal discurso é o total oposto das ideias anti-semitas de Hynkel, expondo as ideiasdemocráticas há muito na cabeça do barbeiro.

Hannah ouve a voz do barbeiro no rádio, e fica surpresa quando ele se dirige a ela:

Hannah, está me ouvindo?Tomânia

Onde quer que esteja, olhe para cima!

Olhe para cima, Hannah!

Page 4: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

As nuvens estão subindo, o Sol está abrindo caminho!

Estamos fora das trevas, indo em direção à luz!

Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerãoa ganância, o ódio e a brutalidade. Olhe, Hannah!.

Desfile militar

O filme termina com Hannah olhando para cima, com um sorriso no rosto.

ElementosOsterlich

Trata-se de uma paródia à Áustria do período da Segunda Guerra Mundial.

O nome da Áustria, em alemão, é Österreich, gerando uma referência direta.

Osterlich é retratado na obra como uma nação pacífica, que acolhe os judeusrefugiados do regime nazista da Tomânia.

Porém é um país frágil, assediado tanto pela Tomânia como pela outra potênciamilitar da história, Bactéria.

Tomânia

É caricatura da Alemanha nazista.

No filme, Tomânia fora derrotada na Primeira Guerra Mundial, e durante os anosseguintes se reergueria internamente como uma nova potência industrial e militar.

No momento retratado no filme, Tomânia era governada pelo ditador Hinkel (umaparódia escrachada de Adolf Hitler, interpretada pelo próprio Chaplin); e Garbitsch era uma sátirade Joseph Goebbels, político alemão, ministro da propaganda nazista e criador da solução final.

Page 5: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Herring representava o marechal Hermann Goring, comandante do exército alemão.

A Tomânia possuía uma máquina militar capaz de conquistar seus países vizinhos.

Bactéria

Trata-se de uma sátira à Itália fascista do período da Segunda Guerra Mundial.

No filme, Bactéria é governada pelo ditador Benzino Napaloni (uma espalhafatosa ebem humorada paródia de Benito Mussolini), e encontra-se como uma das maiores potênciasmilitares da Europa, rivalizando com Tomânia. [1] [2]

O filme

Cena do filme

Adenóide Hynkel e Benzino Napaloni são paródias a Adolf Hitler e Benito Mussolini,respectivamente.

O nome de Napaloni é também uma vaga referência a Napoleão Bonaparte.

A terra de Osterlich referencia a Áustria, cujo nome em alemão é Österreich.

Paulette Goddard, que faz a personagem Hannah, era esposa de Chaplin.

No momento em que o Barbeiro Judeu faz a barba do careca e faz toda aquela coreografiatoca a 5ª dança húngara de Brahms.

A famosa cena em que Adenóide Hynkel dança com o globo terrestre foi usada na aberturada telenovela O Dono do Mundo, de Gilberto Braga, em 1991.

A música ouvida na cena onde Hynkel dança com o globo é da ópera Lohengrin, de RichardWagner.

Page 6: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

O discurso

Cena do discurso final

Ao final do filme, o personagem de Chaplin dá um belo discurso[3] falando de direitoshumanos no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Segue:

"Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício.

Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja.

Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentio... negros... brancos.

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros.

Os seres humanos são assim.

Queremos viver pela felicidade dos outros, não pela miséria dos outros.

Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros?

Neste mundo há espaço para todos.

A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela.

A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.

Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Page 7: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade.

Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura.

Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais.

A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem... um apelo àfraternidade universal... à união de todos nós.

Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhõesde desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura sereshumanos e encarcera inocentes.

Aos que me podem ouvir eu digo:

“Não desespereis!

A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... daamargura de homens que temem o avanço do progresso humano.

Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povoarrebataram há de retornar ao povo.

E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

Soldados!

Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... quearregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos!

Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada,que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão!

Não sois máquina!

Homens é que sois!

E com o amor da humanidade em vossas almas!

Não odieis!

Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!

Soldados!

Não batalheis pela escravidão!

Lutai pela liberdade!

No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus estádentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, mas dos homens todos!

Está em vós!

Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criarfelicidade!

Page 8: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventuramaravilhosa.

Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós.

Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho,que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder.

Mas, só mistificam!

Não cumprem o que prometem.

Jamais o cumprirão!

Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo.

Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância,ao ódio e à prepotência.

Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam àventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

( segue o estrondoso aplauso da multidão ).

Então, dirige-se a Hannah :

Hannah, estás me ouvindo?

Onde te encontrares, levanta os olhos!

Vês, Hannah?

O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam!

Estamos saindo da treva para a luz!

Vamos entrando num mundo novo – um mundo melhor, em que os homens estarãoacima da cobiça, do ódio e da brutalidade.

Ergue os olhos, Hannah!

A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar.

Voa para o arco-íris, para a luz da esperança.

Ergue os olhos, Hannah!

Ergue os olhos!."

Page 10: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Directed by

Charles Chaplin – 1889 – 1977

Writing Credits

Charles Chaplin - (written by)

Cast (in credits order) verified as complete

Charles Chaplin - Hynkel - Dictator of Tomania - A Jewish Barber

Jack Oakie - 1903 – 1978 - Napaloni - Dictator of Bacteria

Page 12: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Billy Gilbert - 1894 – 1971 - Herring

Grace Hayle - 1888 – 1963 - Madame Napaloni

Page 13: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Carter DeHaven – 1886 – 1977 - Bacterian Ambassador (as Carter De Haven)

Paulette Goddard - 1910 – 1990 - Hannah

Page 14: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Maurice Moscovitch - 1871 – 1940 - Mr. Jaeckel (as Maurice Moscovich)

Emma Dunn - 1875 – 1966 - Mrs. Jaeckel

Bernard Gorcey - 1886 – 1955 - Mr. Mann

Page 15: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Chester Conklin - 1886 – 1971 - Barber's Customer

Hank Mann - 1888 – 1971 - Storm Trooper Stealing Fruit

Page 16: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Eddie Gribbon - 1890 – 1965 - Tomanian Storm Trooper

Rudolph Anders - 1902 – 1987 – Tomanian Commandant at Osterlich (as Robert O. Davis)

Page 18: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

George Lynn - 1906 – 1964 - Commander of Storm Troopers (as Peter Lynn)

Wheeler Dryden - 1892 – 1957 - Heinrich Schtick - Translator (voice)

Richard Alexander - 1902 - 1989 Mitomania Prison Guard in 1918 (uncredited)

Page 19: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Sig Arno - 1895 - 1975 Compact Parachute Inventor (uncredited)

William Arnold - Tomanian Officer (uncredited)

Page 20: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Don Brodie - 1904 – 2001 - Reporter from International Press (uncredited)

Hans Conried - 1917 – 1982 - Undetermined Role (uncredited)

Gino Corrado - 1893 – 1982 - Sculptor (uncredited)

Page 21: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

John Davidson - Hospital Superintendent (uncredited)

Max Davidson - 1875 – 1950 - Jewish Man (uncredited)

Lew Davis - 1884 – 1948 - Hospital Orderly (uncredited)

Page 22: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Bud Geary - 1898 – 1946 - Storm Trooper (uncredited)

Eddie Hart - Policeman (uncredited)

Leyland Hodgson - 1892 – 1949 - Big Bertha Gunnery Officer (uncredited)

Page 23: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

William Irving - 1893 – 1943 - Man Seated on Bed (uncredited)

Charles Irwin - 1887 -1969 - Banquet Butler (uncredited)

Ethelreda Leopold - 1914 – 1998 - Blonde Secretary (uncredited)

Page 24: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Torben Meyer - 1884 – 1975 - Bald Barbershop Customer (uncredited)

Jack Perrin - 1896 – 1967 - Jewish Man (uncredited)

Lucien Prival - 1901 – 1994 - Storm Trooper Officer (uncredited)

Page 25: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Cyril Ring - 1892 – 1967 - Officer Extra (uncredited)

Tiny Sandford - 1894 – 1961 - Soldier in 1918 Tomainia (uncredited)

Hans Schumm - 1896 – 1990 - Soldier (uncredited)

Page 26: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Harry Semels - 1887 – 1946 - Jewish Fruit Stand Proprietor (uncredited)

Charles Sullivan - 1899 – 1972 - Prison Guard (uncredited)

Page 27: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Leo White - 1882 – 1948 - Hynkel's Barber (uncredited)

Harry Wilson - 1897 – 1978 - Soldier in Field (uncredited)

Leonard Walker - 1918 – 1951 - Conductor (uncredited)

Page 28: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Paul Weigel - 1867 – 1951 - Mr. Agar

Esther Michelson - 1898 – 1965 - Jewish Woman

Florence Wright - Blonde Secretary

Fred Aldrich - 1904 – 1979 - Soldier (uncredited)

Joe Bordeaux - 1886 – 1950 - Ghetto Extra (uncredited)

Francis Ernest Drake - Storm Trooper (uncredited)

Pat Flaherty - 1897 – 1970 - Friendly Storm Trooper (uncredited)

Sam Harris - Officer (uncredited)

Jules Michelson - Man in Ghetto (uncredited)

Bert Moorhouse - 1894 – 1954 - Hynkel's Staff Officer (uncredited)

Nellie V. Nichols - Jewish Woman (uncredited)

Manuel París - 1894 – 1959 - Dance Extra at Ball (uncredited)

Henry Roquemore - 1886 – 1943 - Soldier (uncredited)

Francesca Santoro - Aggie (uncredited)

Carl Voss - 1896 – 1947 - Officer (uncredited)

Produced by

Charles Chaplin ... producer (uncredited)

Carter DeHaven ... associate producer (uncredited)

Music by

Charles Chaplin ... (uncredited)

Meredith Willson ... (uncredited)

Cinematography by

Karl Struss ... director of photography

Roland Totheroh ... director of photography

Film Editing by

Willard Nico ... film editor

Harold Rice ... (uncredited)

Art Direction by

J. Russell Spencer

Page 29: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Set Decoration by

Edward G. Boyle ... (uncredited)

Makeup Department

Ed Voight ... makeup artist (uncredited)

Production Management

Alfred Reeves ... production manager (uncredited)

Second Unit Director or Assistant Director

Wheeler Dryden ... assistant director

Dan James ... assistant director

Robert Meltzer ... assistant director (as Bob Meltzer)

Alex Finlayson ... assistant director (uncredited)

Art Department

Ralph Hammeras ... special effects (uncredited)

Dick Fritsch ... assistant art director (uncredited)

Frank Veseley ... painter (uncredited)

Clem Widrig ... props (uncredited)

Sound Department

Glenn Rominger ... sound

Percy Townsend ... sound

Special Effects by

Ralph Hammeras ... special effects (uncredited)

Visual Effects by

Jack Cosgrove ... special photographic effects (uncredited)

Stunts

Buster Wiles ... stunts (uncredited)

Page 30: Enredo - Mkmouse - Índice Grande Ditador - 1940.pdfEstamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão

Camera and Electrical Department

Frank Testera ... chief electrician (uncredited)

William Wallace ... still photographer (uncredited)

Costume and Wardrobe Department

Wyn Ritchie ... costumer (uncredited)

Ted Tetrick ... costume supervisor (uncredited)

Music Department

Meredith Willson ... musical director

Carmen Dragon ... orchestrator (uncredited)

Louis Kaufman ... musician: violin (uncredited)

Al Kaye ... music librarian (uncredited)

Max Terr ... assistant musical director (uncredited) / orchestrator (uncredited)

Meredith Willson ... conductor (uncredited) / music arranger (uncredited)

Other crew Film Editing by

Henry Bergman ... general assistant (uncredited)

Rollin Brown ... laboratory contact (uncredited)

Kay Clement ... secretary (uncredited)

Evelyn Earle ... script clerk (uncredited)

Monroe Greenthal ... press representative (uncredited)

Moody ... dailies projectionist (uncredited)

Kathleen Pryor ... secretary (uncredited)

Gene Testera ... filing clerk (uncredited)

Carl Voss ... military advisor (uncredited)

Oscar Wright ... purchasing (uncredited)

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grande_Ditador