enredo - amigos do bom viver 2013

2
ENREDO 2013: Introdução Os Amigos do Bom Viver apresentam no carnaval de 2013 um sonho: ver todas as crianças vivendo a infância idealizada, desfrutando de um mundo mágico de brinquedos, fantasias e educação. Não se trata, portanto, de contar a história das crianças, dos brinquedos ou da educação. Queremos, de maneira lúdica, mostrar o que queremos para os nossos pequenos cidadãos. Lembrando Darcy Ribeiro, para quem a infância deveria ser prioridade... para cultivar a criança, não se pode medir esforços, afinal é algo que só pode ser feito em um momento da vida. Ninguém volta a ter 7, 8, 9 anos... se não fizermos algo pelas nossas crianças hoje, não poderemos fazer amanhã. Se pararmos para pensar, este sonho está em nosso nome. Afinal, o “bom viver” começa na infância. É nela que se constroem os pilares de uma vida saudável. É uma etapa da vida que deve ser respeitada. O tempo não espera e a infância não volta. Você também está convidado. Nesta noite de carnaval, volte no tempo. Dê asas à imaginação e venha viver nossos SONHOS DE CRIANÇA. Sinopse A vida que eu sonhei No tempo que eu era só Nada mais do que menino Menino pensando só No reino do amanhã Na deusa do amor maior Nas caminhadas sem pedras No rumo sem ter um nó (Todo menino é um rei – Nelson Rufino/Zé Luiz) Nasce mais um anjinho. Vem à luz gritando, num brado retumbante. É seu grito para o mundo, para ser ouvido pela vida. Não é apenas um choro de criança, é um grito de guerra de quem nasce para enfrentar um mundo cheio de desafios. Que não se perca, nas asas desse anjinho, a doçura dos caminhos da infância! Todo menino é um rei! E se a vida fosse um grande caminho e esta rua da infância fosse minha eu mandaria ladrilhar com pedrinhas de brilhante para a nossa criança passar e brincar: bolinha de gude, esconde-esconde, pião, pipa, ioiô, amarelinha e tantas brincadeiras que as crianças até hoje praticam e os adultos lembram com saudade. Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar! Na ciranda infantil, as

Upload: odinei-camacho

Post on 21-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Enredo - Amigos Do Bom Viver 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Enredo - Amigos Do Bom Viver 2013

ENREDO 2013:

IntroduçãoOs Amigos do Bom Viver apresentam no carnaval de 2013 um sonho: ver todas as crianças vivendo a infância idealizada, desfrutando de um mundo mágico de brinquedos, fantasias e educação. Não se trata, portanto, de contar a história das crianças, dos brinquedos ou da educação. Queremos, de maneira lúdica, mostrar o que queremos para os nossos pequenos cidadãos.

Lembrando Darcy Ribeiro, para quem a infância deveria ser prioridade... para cultivar a criança, não se pode medir esforços, afinal é algo que só pode ser feito em um momento da vida. Ninguém volta a ter 7, 8, 9 anos... se não fizermos algo pelas nossas crianças hoje, não poderemos fazer amanhã.

Se pararmos para pensar, este sonho está em nosso nome. Afinal, o “bom viver” começa na infância. É nela que se constroem os pilares de uma vida saudável. É uma etapa da vida que deve ser respeitada. O tempo não espera e a infância não volta.

Você também está convidado. Nesta noite de carnaval, volte no tempo. Dê asas à imaginação e venha viver nossos SONHOS DE CRIANÇA.

SinopseA vida que eu sonhei

No tempo que eu era sóNada mais do que menino

Menino pensando sóNo reino do amanhã

Na deusa do amor maiorNas caminhadas sem pedras

No rumo sem ter um nó(Todo menino é um rei – Nelson Rufino/Zé Luiz)

Nasce mais um anjinho. Vem à luz gritando, num brado retumbante. É seu grito para o mundo, para ser ouvido pela vida. Não é apenas um choro de criança, é um grito de guerra de quem nasce para enfrentar um mundo cheio de desafios. Que não se perca, nas asas desse anjinho, a doçura dos caminhos da infância!

Todo menino é um rei! E se a vida fosse um grande caminho e esta rua da infância fosse minha eu mandaria ladrilhar com pedrinhas de brilhante para a nossa criança passar e brincar: bolinha de gude, esconde-esconde, pião, pipa, ioiô, amarelinha e tantas brincadeiras que as crianças até hoje praticam e os adultos lembram com saudade. Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar! Na ciranda infantil, as cantigas que embalam os sonhos: o soldado a marchar, a dona aranha que sobe pela parede, os escravos de Jó. Como é carnaval, um verdadeiro “samba lê lê” relembrando os personagens das cantigas infantis.

Por falar em personagens, quantos são os que marcam a infância de nossos anjinhos? Inúmeros, incontáveis... do folclore e do imaginário, surgem criaturas fantásticas, desde assustadores bichos-papões até o peralta Saci Pererê. As histórias contadas através de gerações e gravadas na literatura, que muito ensinam e encantam: a Chapeuzinho Vermelho que ensina a não cair nas garras do mal; a Emília de Lobato, sabichona e curiosa em um mundo encantado; o Patinho Feio, que numa lição de superação e respeito às diferenças surpreende a todos tornando-se um lindo cisne.

No labirinto da vida, um verbo traduz o que de melhor podemos fazer pelo “bom viver” de uma criança: educar! É com este ato tão nobre de ensinar e aprender que imaginamos nossas crianças como um verdadeiro exército, com lanças feitas de lápis de cor, dando vazão à sua criatividade infantil.

Page 2: Enredo - Amigos Do Bom Viver 2013

É só “educar” e nossas crianças sonham em ser gigantes, como tantos “pequenos” que ganharam o mundo. Sonham em ser jovens atletas, como Daiane dos Santos; pequenos músicos, como Mozart e Beethoven; pintores precoces, como Pedro Américo. Mais do que isso, querem brilhar na arte da vida.

Se todos guardamos uma criança dentro de nós, eis o nosso sonho de menino... os direitos da criança já são lei. Queremos ver o Estatuto da Criança e do Adolescente cumprido, para que todos possam se formar cidadãos vivendo a magia da infância. Uma criança saudável e bem cuidada será um grande adulto, podendo voar alto e alcançar seus sonhos. E “menino sonha demais, menino sonha com coisas que a gente cresce e não vê jamais...”.

Willian TadeuAutor da sinopse do enredo