energia hídrica

9

Click here to load reader

Upload: espa-cn-8

Post on 05-Jul-2015

15.818 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: energia hídrica

A Energia Hídrica é nem mais nem menos a energia que poderemos

obter através da água.

HYDRO é água…HIDROENERGIA ou ENERGIA HÍDRICA é a energia que obtemos da água em movimento…

Page 2: energia hídrica

Água existente na TERRA

97,5% Salgada

Mares e Oceanos

2.5%Doce

2/3Gelo e Neves Permanentes

1/3

Rios, Ribeiras e lençoisde água subterraneos ou

sob a forma humidade

Apenas este 1/3 está potencialmente disponível ao

Homem e aos outros organismos

Page 3: energia hídrica

Energia Hidrica• É a energia proveniente do movimento das águas doces.

• Quando chove nas montanhas a água junta-se e acumula-se nos rios e ribeiras que se deslocam para o mar.

• A energia é produzida aproveitando o potencial hidráulico que existe nos rios, usando desníveis naturais, como quedas de água, ou artificiais, como o desvio do curso original do rio.

• A energia hídrica tem como base a energia solar, uma vez que, é devido a este que ocorre o ciclo da água. O ciclo dá-se através da evaporação da água dos rios, lagos, mares e oceanos, pela radiação solar directa e pelos ventos. O vapor de água mistura-se com o ar atmosférico e sobe até formar as nuvens. Boa parte dessas nuvens é transportada pelos ventos até regiões de maior altitude. Através da chuva, a água é devolvida ao solo, passando a alimentar os rios nos seus fluxos descendentes.

O Ciclo da Água pode ser utilizado pelos humanos num determinado momento e num determinado lugar. Embora a água seja um recurso renovável, as quantidades disponíveis têm diminuído ao longo dos anos.

Page 4: energia hídrica

Durante centenas de anos o movimento da água foi usado nos moinhos. A passagem da água fazia mover lemes de madeira que estão ligados a uma mó (pedra granítica redonda muito pesada). Esta roda mói o milho transformando-o em farinha.

Actualmente a corrente da água é usada para produzir energia eléctrica.

Page 5: energia hídrica

• A produção de hidro-electricidade é feita através centrais hidroeléctricas, que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade, que puxam a água dos rios, fazendo como que um reservatório de água, interrompendo pontualmente o fluxo de água. Estas centrais, usam a energia da diferença de nível entre a albufeira e o rio, a jusante da central, que fazem rodar as turbinas e os respectivos geradores, gerando electricidade.

• Também esta energia tem sido aproveitada através da aplicação do que se designa pequenas centrais hídricas, as PCHs, que consistem na construção de pequenos açudes ou barragens, que desviam uma parte do caudal do rio, para lho devolver num local desnivelado (onde são instaladas as turbinas), produzindo assim

electricidade, que é depois distribuída pela rede eléctrica.

Page 6: energia hídrica

Vantagens e desvantagens•O facto de se utilizar um recurso renovável para a produção da energia já é uma vantagem.

•Esta fonte de energia é uma das fontes de energia mais limpas, é abundante,relativamenteeconómica e cria áreas de lazer, para pescas e desportos náuticos .

•A produção de hidro-electricidade, é dos processos mais eficientes e menos poluidores. Muitos dos efeitos são reversíveis, e a natureza, com a contribuição humana, acaba por encontrar novos equilíbrios

•Nas pequenas centrais hídricas, os inconvenientes para o ambiente, resumem-se praticamente à fase de construção. Passado pouco tempo da entrada em funcionamento, os impactos negativos não têm qualquer significado, em comparação com os benefícios.

• Porém, a construção de empreendimentos de grande dimensão, como as barragens, pode resultar em alguns impactos negativos no meio ambiente e no ecossistema fluvial pois geralmente exige a formação de grandes reservatórios de água. Estes problemas são devidos ao alagamento de grandesáreas, causando a morte de plantas e animais e o deslocamento de populações ribeirinhas.

Page 7: energia hídrica

EM PORTUGAL

Estas mini centrais podem ter diferentesclassificações consoante:

- potência

- altura de queda

-Capacidade de regularizar o caudal

(2 tipos)

Centrais a fio de água, mais comuns, (que não têmcapacidade de regularizar o caudal, pelo que o caudalutilizável é o caudal instantâneo do rio), podem ligar-seà rede ou contribuir para sistemas isolados como fontede alimentação local ou regional

Centrais com regularização, que possuem umaalbufeira que lhes permite adaptar o caudal afluente

A energia de origem hídrica é hoje a segunda maior fonte de electricidade no mundo.Actualmente, em Portugal cerca de 30% da electricidade consumida no País tem origem hídrica, sendo que o potencial de aproveitamento de energia hídrica está distribuído por todo o território nacional, com maior concentração no Norte e Centro do país.

Em Portugal a energia míni-hídrica está distribuído por todo o território nacional, com maior incidência no Norte eCentro do País

•CENTRAIS MINI HIDRICAS

Existem à mais de 100 anos para gerar electricidade podem variar de potência de 10 MWa 25 GigaWatts.

Page 8: energia hídrica

Actualmente, uma parte significativa da energia eléctrica consumida em Portugal tem origem hídrica.

No entanto, é preciso não esquecer que a produção deste tipo de energia está directamente dependente da chuva. Quando a precipitação é mais

abundante, a contribuição destas centrais atinge os 40%. Pelo contrário, nos anos mais secos, apenas 20% da energia total consumida provém dos

recursos hídricos.

"A água é o veículo da natureza." (Leonardo da Vinci)

Page 9: energia hídrica

Trabalho realizado por :Tiago SantosRenato do Carmo8º 1ª

Maio 2010

Bibliografia:

InternetEnciclopédia Wikipédia