encontro pedagÓgico extra- curricular com … · dificuldades de gestão pedagógica de atos de...

29
1 ENCONTRO PEDAGÓGICO EXTRA- ENCONTRO PEDAGÓGICO EXTRA- CURRICULAR COM PROFESSORES E CURRICULAR COM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO ESTADUAL DO FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ PARANÁ Tema do Encontro: Tema do Encontro: Dificuldades de gestão pedagógica de atos de indisciplina e Dificuldades de gestão pedagógica de atos de indisciplina e atos infracionais à luz do ECA; providências decorrentes que atos infracionais à luz do ECA; providências decorrentes que demandam o concurso dos pais, do Conselho Tutelar, da demandam o concurso dos pais, do Conselho Tutelar, da Patrulha Escolar, da Delegacia do Adolescente e, finalmente, Patrulha Escolar, da Delegacia do Adolescente e, finalmente, do Ministério Público do Ministério Público Não se trata de palestra, mas de discussão informal dos elementos do tema. Não se trata de palestra, mas de discussão informal dos elementos do tema.

Upload: phamtu

Post on 26-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

ENCONTRO PEDAGÓGICO EXTRA-ENCONTRO PEDAGÓGICO EXTRA-CURRICULAR COM PROFESSORES E CURRICULAR COM PROFESSORES E

FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO ESTADUAL DO FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁPARANÁ

Tema do Encontro:Tema do Encontro:

Dificuldades de gestão pedagógica de atos de indisciplina e Dificuldades de gestão pedagógica de atos de indisciplina e atos infracionais à luz do ECA; providências decorrentes que atos infracionais à luz do ECA; providências decorrentes que demandam o concurso dos pais, do Conselho Tutelar, da demandam o concurso dos pais, do Conselho Tutelar, da Patrulha Escolar, da Delegacia do Adolescente e, finalmente, Patrulha Escolar, da Delegacia do Adolescente e, finalmente, do Ministério Públicodo Ministério Público

Não se trata de palestra, mas de discussão informal dos elementos do tema. Não se trata de palestra, mas de discussão informal dos elementos do tema.

2

ObjetivoObjetivo::

Proporcionar esclarecimentos e orientações ao corpo Proporcionar esclarecimentos e orientações ao corpo docente e funcionários, visando facilitar a compreensão docente e funcionários, visando facilitar a compreensão acerca de conflitos cotidianos decorrentes de práticas de acerca de conflitos cotidianos decorrentes de práticas de atos de indisciplina e de atos infracionais por alunos, atos de indisciplina e de atos infracionais por alunos, dando encaminhamento pedagógico ou judicial dando encaminhamento pedagógico ou judicial pertinentes.pertinentes.

3

Resumo:Resumo:-Referências terminológicas-técnicas-Referências terminológicas-técnicas

-Principais atos de indisciplina-Principais atos de indisciplina

-Regime Escolar-Regime Escolar

-Principais atos infracionais:-Principais atos infracionais:

Contravenções e CrimesContravenções e Crimes

-Medidas sócio-educativas-Medidas sócio-educativas

-Responsabilidade dos pais-Responsabilidade dos pais

-Crimes praticados pelos pais-Crimes praticados pelos pais

-Sanções civis aplicadas aos pais-Sanções civis aplicadas aos pais

-Equipe multidisciplinar(Lei nº 15.075/06)-Equipe multidisciplinar(Lei nº 15.075/06)

-Encaminhamentos-Encaminhamentos

-Conclusão-Conclusão

4

Definições terminológicas-técnicas:Definições terminológicas-técnicas:

Disciplina:Disciplina: -regime de ordem que convém ao -regime de ordem que convém ao funcionamento funcionamento regular de uma regular de uma organização. É também relação de organização. É também relação de subordinação do aluno ao professor. subordinação do aluno ao professor.

Indisciplina:Indisciplina: é a negação da disciplina; representa é a negação da disciplina; representa desobediência e desrespeito.desobediência e desrespeito.

Infração:Infração: é o ato de infringir; é a violação de uma lei, é o ato de infringir; é a violação de uma lei, ordem ou preceito. ordem ou preceito.

Obs: No espaço escolar vamos lidar cotidianamente com Obs: No espaço escolar vamos lidar cotidianamente com estes termos técnicosestes termos técnicos

5

Ato infracional:Ato infracional: É a conduta descrita como crime É a conduta descrita como crime ou contravenção penal(art. 103 do ECA).ou contravenção penal(art. 103 do ECA).

Crime:Crime: É toda violação de um bem jurídico protegido É toda violação de um bem jurídico protegido penalmente: vida, liberdade, patrimônio, honra, etc. É um penalmente: vida, liberdade, patrimônio, honra, etc. É um fato típico e antijurídico.fato típico e antijurídico.

Contravenção penal:Contravenção penal: É igualmente uma violação É igualmente uma violaçãode um bem jurídico, penalmente protegido, só quede um bem jurídico, penalmente protegido, só quede pequeno potencial ofensivo. de pequeno potencial ofensivo.

6

Principais atos de indisciplina:Principais atos de indisciplina:

-Inobservância de pontualidade e assiduidade;-Inobservância de pontualidade e assiduidade;

-Traje incompatível com o ambiente;-Traje incompatível com o ambiente;

-Posse e uso de adereços e equipamentos -Posse e uso de adereços e equipamentos impróprios;impróprios;

-Incivilidade e hostilidade no trato cotidiano -Incivilidade e hostilidade no trato cotidiano escolar;escolar;

-Desatenção e perturbação em atividade escolar;-Desatenção e perturbação em atividade escolar;

7

REGIMENTO ESCOLAR:REGIMENTO ESCOLAR:

Ao bom funcionamento da Escola convencionou-se Ao bom funcionamento da Escola convencionou-se estabelecer um regime de ordem para toda a estabelecer um regime de ordem para toda a Comunidade escolar, que denominamos Regimento Comunidade escolar, que denominamos Regimento Escolar. Escolar.

O Regimento Escolar do CEP é composto de cinco títulos:O Regimento Escolar do CEP é composto de cinco títulos:

8

O Título IV trata dos deveres, vedações e sanções aos alunos:O Título IV trata dos deveres, vedações e sanções aos alunos:O art. 329 prevê 18 deveres.O art. 329 prevê 18 deveres.O art. 330 prevê 20 proibições ou vedações.O art. 330 prevê 20 proibições ou vedações.

O art. 331 prevê 5 sanções:O art. 331 prevê 5 sanções:

I – Advertência verbal;I – Advertência verbal;

II – Advertência por escrito;II – Advertência por escrito;

III – Reparação de danos;III – Reparação de danos;

IV – Afastamento temporário da sala;IV – Afastamento temporário da sala;

V – Encaminhamento do relato da transgressão ao Conselho V – Encaminhamento do relato da transgressão ao Conselho Escolar, ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público.Escolar, ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público.

9

Principais atos infracionais por alunosPrincipais atos infracionais por alunos

01 – Contravenções (LCP):01 – Contravenções (LCP):

-Art. 19 – porte de arma branca (ps. 15d/6m/m)-Art. 19 – porte de arma branca (ps. 15d/6m/m)

-Art. 21 – vias de fato (ps. 15d/3m/m)-Art. 21 – vias de fato (ps. 15d/3m/m)

-Art. 40 – provocação de tumulto em solenidade (ps. -Art. 40 – provocação de tumulto em solenidade (ps. 15d/6m/m)15d/6m/m)

10

Principais atos infracionais por alunosPrincipais atos infracionais por alunos

-Art. 42 – perturbação do trabalho ou sossego, com -Art. 42 – perturbação do trabalho ou sossego, com gritarias ou algazarra (ps. 15d/3m) gritarias ou algazarra (ps. 15d/3m)

-Art. 61 – importunação ofensiva ao pudor (m)-Art. 61 – importunação ofensiva ao pudor (m)

-Art. 62 – apresentar-se embriagado (ps. 15d/3m/m)-Art. 62 – apresentar-se embriagado (ps. 15d/3m/m)

-Art. 65 – molestar alguém ou perturbar, por acinte a -Art. 65 – molestar alguém ou perturbar, por acinte a tranqüilidade (ps. 15d/2m/m) tranqüilidade (ps. 15d/2m/m)

11

02 –02 – CrimesCrimes (CP e Legislações extravagantes):(CP e Legislações extravagantes):-Art. 129 – -Art. 129 – Lesão corporalLesão corporal (det. 3m/1a) (det. 3m/1a)-Art. 138 – -Art. 138 – CalúniaCalúnia – imputar falsamente fato definido – imputar falsamente fato definido

como crime (det. 6m/2a/m)como crime (det. 6m/2a/m)-Art. 139 – -Art. 139 – DifamaçãoDifamação – imputar fato ofensivo a sua – imputar fato ofensivo a sua

reputação (det. 3m/1a/m) reputação (det. 3m/1a/m)-Art. 140 – -Art. 140 – InjúriaInjúria – ofender a dignidade ou decoro – ofender a dignidade ou decoro

-Honra-Honra é o conjunto de atributos morais, físicos, é o conjunto de atributos morais, físicos, intelectuais e demais dotes do cidadão, que o fazem intelectuais e demais dotes do cidadão, que o fazem merecedor de apreço no convívio social.merecedor de apreço no convívio social.

12

Obs: Obs: Calunia e difamaçãoCalunia e difamação atingem a honra objetiva da atingem a honra objetiva da vítima(reputação). vítima(reputação). A injúria ofende a honra subjetiva da vítima(fere A injúria ofende a honra subjetiva da vítima(fere a honra- dignidade e honra-decorro).a honra- dignidade e honra-decorro).

Honra subjetivaHonra subjetiva é o sentimento de cada um a é o sentimento de cada um a respeito de seus atributos físicos, intelectuais, morais respeito de seus atributos físicos, intelectuais, morais e demais dotes da pessoa humana. É aquilo que cada e demais dotes da pessoa humana. É aquilo que cada um pensa a respeito de si mesmo em relação a tais um pensa a respeito de si mesmo em relação a tais atributos. Divide-se em honra-dignidade e honra-atributos. Divide-se em honra-dignidade e honra-decoro.decoro.

13

-Honra-dignidade-Honra-dignidade é o conjunto de atributos morais é o conjunto de atributos morais do cidadão(chamar alguém de cafajeste ofende a do cidadão(chamar alguém de cafajeste ofende a honra-dignidade) e honra-dignidade) e honra-decorohonra-decoro que é conjunto de que é conjunto de atributos físicos e intelectuais da pessoa(se chamo atributos físicos e intelectuais da pessoa(se chamo de analfabeto ofendo a honra-decoro).de analfabeto ofendo a honra-decoro).

-Honra-objetiva-Honra-objetiva: é a reputação, aquilo que os outros : é a reputação, aquilo que os outros pensam a respeito do cidadão no tocante aos pensam a respeito do cidadão no tocante aos atributos físicos, intelectuais e morais. Enquanto atributos físicos, intelectuais e morais. Enquanto honra-subjetivahonra-subjetiva é sentimento que temos a respeito é sentimento que temos a respeito de nós mesmos, de nós mesmos, honra-objetivahonra-objetiva é o sentimento é o sentimento alheio incidindo sobre os nossos atributos.alheio incidindo sobre os nossos atributos.

14

Continuando os crimes:Continuando os crimes:

-Art. 147 – Ameaça, por palavras escrito ou gesto, de -Art. 147 – Ameaça, por palavras escrito ou gesto, de causar mal injusto e grave (det. 1m/6m/m)causar mal injusto e grave (det. 1m/6m/m)

-Art. 155 – Furto, subtrair coisa alheia móvel (.recl. -Art. 155 – Furto, subtrair coisa alheia móvel (.recl. 1a/4a/m)1a/4a/m)

-Art. 163 – Dano, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa -Art. 163 – Dano, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, contra patrimônio público (det. 6m/3a/m)alheia, contra patrimônio público (det. 6m/3a/m)

-Art. 233 – Ato obsceno – com conotação sexual (det. -Art. 233 – Ato obsceno – com conotação sexual (det. 3m/1a/m)3m/1a/m)

15

-Art. 250 – Incêndio, expondo a perigo a vida e patrimônio (recl. -Art. 250 – Incêndio, expondo a perigo a vida e patrimônio (recl. 3a/6a/m)3a/6a/m)

-Art. 297 – Falsificar documento público (recl. 2a/6a/m)-Art. 297 – Falsificar documento público (recl. 2a/6a/m)

-Art. 299 – Falsidade ideológica (recl. 1a/5a/m)-Art. 299 – Falsidade ideológica (recl. 1a/5a/m)

-Art. 304 – Uso de documento falso (recl. 1a/5a/m)-Art. 304 – Uso de documento falso (recl. 1a/5a/m)

-Art. 331 – Desacato – funcionário público na função (det. 6m/2a/m)-Art. 331 – Desacato – funcionário público na função (det. 6m/2a/m)

-Art. 65 da Lei nº 9.605/98 (Lei Ambiental) – Pichação (det. 3m/1a/m)-Art. 65 da Lei nº 9.605/98 (Lei Ambiental) – Pichação (det. 3m/1a/m)

16

Aos autores de atos infracionais aplicam-seAos autores de atos infracionais aplicam-se

medidas do art. 112, do ECA:medidas do art. 112, do ECA:

-Advertência;-Advertência;

-Obrigação de reparar o dano;-Obrigação de reparar o dano;

-Prestação de Serviços à Comunidade;-Prestação de Serviços à Comunidade;

-Liberdade Assistida;-Liberdade Assistida;

-Semi-liberdade;-Semi-liberdade;

-Internação.-Internação.

17

Responsabilidade dos pais:Responsabilidade dos pais:-Art. 229 da CF – os pais têm o dever de assistir, criar e -Art. 229 da CF – os pais têm o dever de assistir, criar e

educar os filhos menoreseducar os filhos menores

-Assistir-Assistir é estar junto, presente na vida do filho, dando- é estar junto, presente na vida do filho, dando-lhe alma, convalidando os seus atos da vida civillhe alma, convalidando os seus atos da vida civil

-Criar-Criar é dar todo substrato material para que se é dar todo substrato material para que se desenvolva com saúde física, mental, espiritual, moraldesenvolva com saúde física, mental, espiritual, moral

-Educar,-Educar, tem 2 sentidos: transmitir regras e valores tem 2 sentidos: transmitir regras e valores sociais para a prática da cidadania; e prover a sociais para a prática da cidadania; e prover a escolarização.escolarização.

18

Responsabilidade dos pais:Responsabilidade dos pais:

-Isto porque a educação abrange os processos -Isto porque a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (art. 1º da Lei nº manifestações culturais (art. 1º da Lei nº 9.394/96). A educação escolar se desenvolve, 9.394/96). A educação escolar se desenvolve, por meio do ensino, em instituições próprias.por meio do ensino, em instituições próprias.

19

Continuando responsabilidade dos pais:Continuando responsabilidade dos pais:

-Art. 1634 do CC – compete aos pais quanto a pessoa -Art. 1634 do CC – compete aos pais quanto a pessoa dos filhos menores de 18 anos, no exercício do dos filhos menores de 18 anos, no exercício do poder familiar:poder familiar:

I – dirigir-lhes a criação e educação;I – dirigir-lhes a criação e educação;

II – tê-los em sua companhia e guarda;II – tê-los em sua companhia e guarda;

VII – exigir que lhes prestem obediência, respeito e VII – exigir que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição.os serviços próprios de sua idade e condição.

20

-Art. 33 do ECA – -Art. 33 do ECA – Da Guarda:Da Guarda: a guarda obriga a a guarda obriga a prestação de assistência material, moral e prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente.educacional à criança ou adolescente.

O atributo da guarda é primeiramente dos pais, mas O atributo da guarda é primeiramente dos pais, mas pode ocorrer que, judicialmente, seja exercida por pode ocorrer que, judicialmente, seja exercida por uma outra pessoa, da família ou estranho. uma outra pessoa, da família ou estranho. Assistência material:Assistência material: substrato para o substrato para o desenvolvimentodesenvolvimento

Assistência moral:Assistência moral: princípios e valores de vida princípios e valores de vidaAssistência educacional: Escola e valoresAssistência educacional: Escola e valores

21

Papel da Escola em relação à guarda temporária Papel da Escola em relação à guarda temporária dos alunos:dos alunos:

-A Direção, os professores e funcionários assumem o -A Direção, os professores e funcionários assumem o papel de guardiãs dos alunos no tempo em que papel de guardiãs dos alunos no tempo em que estiverem na Escola.estiverem na Escola.-Portanto, a autoridade que têm os pais sobre os filhos -Portanto, a autoridade que têm os pais sobre os filhos e o dever que têm os filhos de obedecer, respeitar e e o dever que têm os filhos de obedecer, respeitar e realizar os trabalhos, realizar os trabalhos, agora pedagógicosagora pedagógicos, é transferida , é transferida à equipe pedagógica. à equipe pedagógica. -Cobrar do aluno obediência, respeito e execução de -Cobrar do aluno obediência, respeito e execução de todas as tarefas e trabalhos pedagógicos, ou até todas as tarefas e trabalhos pedagógicos, ou até restauração de um bem que danificou é dever do restauração de um bem que danificou é dever do professorprofessor..

22

Crimes praticados pelos pais:Crimes praticados pelos pais:

-Maus-tratos(art. 136, do CP)-Maus-tratos(art. 136, do CP)

-Abandono material(art. 244 do CP)-Abandono material(art. 244 do CP)

-Abandono intelectual(art. 246 do CP)-Abandono intelectual(art. 246 do CP)

-Abandono moral(art. 247 do CP)-Abandono moral(art. 247 do CP)

23

Sanções civis aplicadas aos pais:Sanções civis aplicadas aos pais:

Perda ou suspensão do poder familiar, quando Perda ou suspensão do poder familiar, quando houver abuso da autoridade paterna, faltando houver abuso da autoridade paterna, faltando como os deveres, castigando imoderadamente, como os deveres, castigando imoderadamente, deixá-lo em abandono ou praticar atos contrários deixá-lo em abandono ou praticar atos contrários à moral e bons costumes (art. 1637/1638, do CPC, à moral e bons costumes (art. 1637/1638, do CPC, e art. 28 e ss, do ECA).e art. 28 e ss, do ECA).

24

Mediação de conflito pedagógica:Mediação de conflito pedagógica:

A Lei Estadual nº 15.075/06 estabeleceu a criação A Lei Estadual nº 15.075/06 estabeleceu a criação de equipes multidisciplinares, composta de de equipes multidisciplinares, composta de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, para psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, para todas as Escolas do Ensino Fundamental e Médio todas as Escolas do Ensino Fundamental e Médio do Estado, com vigência a partir de 01.01.07.do Estado, com vigência a partir de 01.01.07.

25

Encaminhamentos - situações que Encaminhamentos - situações que demandam:demandam:

01-Intervenção dos pais:01-Intervenção dos pais: -Sempre que haja conduta inadequada do filho -Sempre que haja conduta inadequada do filho e que importe em ato de indisciplina e e que importe em ato de indisciplina e reiterado ou ato infracionalreiterado ou ato infracional ..

Obs: Nenhum encaminhamento pedagógico Obs: Nenhum encaminhamento pedagógico ou judicial, em face de tais condutas ou judicial, em face de tais condutas poderão ser feitos na ausência ou poderão ser feitos na ausência ou conhecimento dos pais.conhecimento dos pais.

26

Encaminhamentos - situações que Encaminhamentos - situações que demandam:demandam:

02-Intervenção do Conselho Tutelar:02-Intervenção do Conselho Tutelar:-Quando os pais ou responsáveis se omitem -Quando os pais ou responsáveis se omitem quanto ao dever de assistir, criar ou educar o quanto ao dever de assistir, criar ou educar o filho, deixando-o sem assistência ou filho, deixando-o sem assistência ou representação;representação;-Nos casos do art. 56, do ECA, inciso I – maus -Nos casos do art. 56, do ECA, inciso I – maus tratos.tratos.-Os incisos II e III somente em casos -Os incisos II e III somente em casos extremados, pois que é tarefa da escola extremados, pois que é tarefa da escola gerenciar faltas, evasão e repetência.gerenciar faltas, evasão e repetência.

27

03-Intervenção da Delegacia do Adolescente:03-Intervenção da Delegacia do Adolescente:

Esgotados todos os esforços pedagógicos e diante Esgotados todos os esforços pedagógicos e diante de reiteração de atos de indisciplina que de reiteração de atos de indisciplina que transborde para ato infracional, ou ato transborde para ato infracional, ou ato infracional grave, encaminhar dossiê à DA, para infracional grave, encaminhar dossiê à DA, para instauração de BOC. instauração de BOC.

Obs: O aluno não poderá ser levado preso à DA, a Obs: O aluno não poderá ser levado preso à DA, a não ser, em situação gravíssima que justifique a não ser, em situação gravíssima que justifique a contenção, mas sempre com a presença dos pais.contenção, mas sempre com a presença dos pais.

28

04 -Intervenção do Ministério Público:04 -Intervenção do Ministério Público:

-Sempre que houver situações que não forem -Sempre que houver situações que não forem resolvidos pela Escola, pelos pais, pelo CT ou resolvidos pela Escola, pelos pais, pelo CT ou pela DA. pela DA.

Exemplo:Exemplo: pais que descumprem o dever de pais que descumprem o dever de propiciar escola ao filho ou é omisso ou é propiciar escola ao filho ou é omisso ou é negligente com a escolarização do filho (art. 246, negligente com a escolarização do filho (art. 246, do CP)do CP)

29

FIM