encontro de cavaleiros e amazonas: 20 anos · na cidade. durante a visita, cantaram as canções...

16
CianoMagentaAmareloPreto Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 2010, Ano 10, nº 223 - R$ 2,00 www.rodeiodojardim.com.br Os Passaportes da XVIII Festa do Peão e 6º Jardim Rodeo Show estarão a venda a partir do dia 1º de maio, na Padaria Jardinense, para os 3 dias de Festa, por 40 reais, até dia 10 de julho. A partir do dia 11 de julho 45 reais. Fique atento e aproveite! Encontro de Cavaleiros e Amazonas: 20 anos A tradição que não pode acabar! Páginas 2 e 3 Colégio Agrícola realiza semana “Paulo Freire” e abre inscrições para 2º Semestre Caderno 2 Polícia Militar desmantela ponto de venda de drogas Caderno 4 Campeonato no Brejão em homenagem a Elizario Moretto reúne equipes de toda a região Caderno 2 Vacinação contra H1N1 continua mesmo para quem perdeu o prazo Caderno 4 Escolinha e Veteranos participam de Torneio no Santa Cruz Caderno 2 Coral Jardinense “Afinando o Tom” apresenta-se no SINDINAPI Caderno 2

Upload: hadan

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CianoMagentaAmareloPreto

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 2010, Ano 10, nº 223 - R$ 2,00

www.rodeiodojardim.com.br

Os Passaportes da XVIII Festa do Peão e 6º Jardim Rodeo Show estarão a vendaa partir do dia 1º de maio, na Padaria Jardinense, para os 3 dias de Festa, por 40 reais,

até dia 10 de julho. A partir do dia 11 de julho 45 reais. Fique atento e aproveite!

Encontro de Cavaleiros e Amazonas: 20 anosA tradição que não pode acabar! Páginas 2 e 3

Colégio Agrícola realizasemana “Paulo Freire” e abreinscrições para 2º Semestre

Caderno 2

Polícia Militar desmantelaponto de venda de drogas

Caderno 4

Campeonato no Brejão emhomenagem a Elizario Morettoreúne equipes de toda a região

Caderno 2

Vacinaçãocontra H1N1

continua mesmopara quem

perdeu o prazoCaderno 4

Escolinha eVeteranos

participam deTorneio noSanta Cruz

Caderno 2

Coral Jardinense “Afinando o Tom”apresenta-se no SINDINAPI

Caderno 2

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 20102

Diretores: Maycon Martelli e Mônica Monferdini de Oliveira

Editor Chefe: Maycon MartelliCel.: (19) 9727-7000

Email/MSN: [email protected]

Jornalista Responsável: Vinícius Vitor AlvarengaMTB - 33.923

Designer Gráfico/Diagramação: Messias Eli GambaCNPJ: 11.640.730/0001-73 - email: [email protected]

Revisão: Teresa Honório Batista

Reportagens e Fotos: Helen Martelli, Luiz FernandoOliveira da Silva, Maycon Martelli, Mônica Monferdini deOliveira, Narciso Batista Neto e Vinícius Vitor Alvarenga

Circulação: Santo Antônio do Jardim, Espírito Santo do Pinhal,Andradas, São João da Boa Vista e Águas da Prata.

Desde 12 de fevereiro de 2001ACONTECE é uma publicação de Jornal O Jardinense Ltda ME

Redação: Rua Antônio Augusto Pezotti, 72ASanto Antônio do Jardim • São Paulo

CEP: 13995-000 • Telefone: (19) 3654-1576 • (19) 9631-1877CNPJ: 04.302.426/0001-50 • Inscr. Estadual: Isento

e-mail: [email protected]

Produzido e editado por

[email protected]© Copyright 2007-2010 - MK Assessoria e Planejamento de Empresas Ltda. Todos os direitos reservados

Este jornal não se responsabiliza pelos artigos assinados por nossos colaboradores, poisestes podem expressar apenas suas opiniões pessoais. Os produtos e serviços veiculados em

anúncios publicitários são de inteira responsabilidade dos respectivos anunciantes.

COMUNIDADEXX Encontro de Cavaleiros e Amazonas reúne

milhares de participantes e público recordeA 20ª edição do Encontro

de Cavaleiros e Amazonas deSanto Antônio do Jardim maisuma vez firmou que a cidadedetém a maior e melhor festade cavaleiros da região.

Uma realização da Prefei-tura Municipal de Santo An-tônio do Jardim, com organi-zação da Comissão Organiza-dora e Gui do Breno Eventos,a festa aconteceu nos dias 23,24 e 25 de abril, na praça cen-tral da cidade.

O evento teve início nasexta-feira, dia 23, comshow em praça pública dadupla Lucas & Kauan.

A dupla animou a noitede sexta-feira, com um ex-celente repertório que agra-dou a todos.

O show da sexta-feira, queteve início na edição do anopassado, cada vez mais seconsolida no gosto do público,que já neste dia lotou as pro-ximidades do palco.

No sábado, dia 24, foi a vezde subir ao palco a dupla Liu& Léu, uma das mais famo-sas e tradicionais duplas doBrasil, e dupla pioneira doevento, que apresentou-se naprimeira edição da festa, noano de 1986.

Antes do show, Liu & Léuforam recepcionados na fa-zenda do senhor Pedro RoqueScanavachi, que foi o princi-pal responsável pelo show dadupla na primeira edição doevento. Na residência do se-nhor Pedro Scanavachi os ir-mãos tiveram um bate papodescontraído com o anfitriãoe seus familiares, lembrandoa primeira vez que estiveramna cidade. Durante a visita,cantaram as canções preferi-das da família, como “Ipê Flo-rido”, “Sementinha” e outras.A visita contou com a presen-ça do prefeito Luiz ClaudioTrincha e Guilherme Luiz Te-odoro, que entregaram ao se-nhor Pedro Scanavachi umquadro em homenagem aos 20anos de Festa, com uma fotode jornal da época, onde Pe-dro aparece junto de Liu &Leu em cima do palco impro-visado sobre a carroceria deum caminhão. O prefeito LuizClaudio enalteceu a iniciativado senhor Pedro à época, sema qual não teria sido iniciadaessa maravilhosa tradição quehoje se tornou o Encontro de

Cavaleiros de Santo Antôniodo Jardim.

Já no palco, diante do pú-blico de milhares de pessoas,que lotou o espaço, Liu & Léuencantaram a todos com aexperiência e talento dos ar-tistas veteranos.

Após o show, paciente-mente recepcionaram fãs quebuscavam fotos e autógrafos.

Em seguida apresentou-se a Banda Vaca Brava,outro nome já tradicional naFesta e admirado na região,que fez a galera agitar atéa madrugada.

Tocando sucessos de vá-rios artistas, agradaram atodos os gostos e animaramtodo o público.

No domingo, dia 25, as ati-vidades já tiveram início logopela manhã.

A partir das 10 horas teveinício o 6º “Chega Compa-dre”, tradicional almoço nabarraca central da festa, queatraiu centenas de pessoaspara se deliciarem.

Às 13 horas teve início otradicional e incomparávelDesfile de Cavaleiros, com apresença de comitivas de di-versas cidades da região e atéde localidades mais distantes,como Santa Rita do PassaQuatro, São Bernardo doCampo, Valinhos, Pedreira,Campinas e outras.

O público, estimado pelaPolícia Militar em mais de 20mil pessoas, encantou-se comos mais de 2 mil cavaleiros eamazonas que desfilaram, exi-bindo seus belíssimos animais.

Cavalos, burros, mulas,bois, charretes, carros-de-boi, garantiram o brilhantis-mo da festa.

Helinho Scanavachi e acomitiva de muares de Andra-das, compareceram com des-taque, com uma tropa de mu-las soltas amadrinhadas, emo-cionando os admiradores dacultura cabocla. Um dos ani-mais de Helinho, aparelhadocom todos os aparatos dosantigos tropeiros, trazia tam-bém uma faixa em homena-gem a seu saudoso tio Eras-mo Scanavachi, que, em de-zembro do ano passado fale-ceu em um trágico acidente deautomóvel, quando se dirigia àcidade de Aparecida.

Alguns animais adestradosfizeram belíssimas apresenta-

ções, conquistando aplausosdo público presente.

A narração ficou a cargode Palito e Fábio Rodrigo,além, é claro, do veteranoJosé Carlos da Silva (Patão),que faz a locução desde a pri-meira edição do evento.

A Comissão Organizado-ra, sempre atuante, garantiuque o desfile acontecesse namais perfeita ordem e orga-nização, sem contratempos eem um espetáculo que só re-cebeu elogios, tanto dos par-ticipantes quanto de quem

estava assistindo.O momento de maior emo-

ção foi, no término do Desfile,quando a Comissão Organiza-dora reuniu-se diante do pal-co e, ao som de uma belíssi-ma preleção do locutor FábioRodrigo, homenagearam o sau-

doso amigo Leandro Custódio,o popular Gibi, falecido numtrágico acidente de caminhãoem meados do ano passado.

O prefeito Luiz ClaudioTrincha, vice-prefeito GilmarPezoti e Guilherme Luiz Teo-doro, em nome da Comissão

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 2010 3COMUNIDADE20ª edição da Festa evidencia que esta é

uma Tradição que não pode acabar!

Organizadora, entregaramaos familiares de Leandrodois quadros com a últimacamisa da Comissão, em umahomenagem que emocionou atodos. Um banner com a fotode Leandro foi aberto na la-

teral do palco, levando osmembros da Comissão e fa-miliares às lágrimas de sau-dade do querido amigo.

Também foi aberto umbanner com os nomes dospioneiros da organização

do evento, a primeira co-missão, que há 20 anosdeu início a Tradição doDesfile de Cavaleiros deSanto Antônio do Jardim.

O prefeito Luiz Claudiofalou ao público no encerra-

mento do Desfile, agrade-cendo a presença da popu-lação e enaltecendo a gran-diosidade das festas jardinen-ses, que proporcionam diver-são ao povo, cultivam a cul-tura e ainda beneficiam o

comércio local, quando foiaplaudido por todos.

O vice-prefeito Gilmar Pe-zoti também agradeceu agrande presença de jardinen-ses e visitantes, em maisesse evento de sucesso.

Ampla praça de alimenta-ção, barraca central em estru-tura adequada, grades de pro-teção para o público, banhei-ros químicos e seguranças pro-fissionais e capacitados, ga-rantiram a tranquilidade e se-gurança dos jardinenses e vi-sitantes que prestigiaram a20ª edição desta que se tor-nou a maior festa cultural epopular de Santo Antônio doJardim e região.

Representantes do comér-cio local dizem ter sido am-plamente beneficiados, poisa vendagem nos três diasda festa, principalmente nodomingo, representou umaumento muito acima doque é vendido em qualqueroutra época. Por toda a ci-dade as ruas estavam lota-das de gente consumindonos estabelecimentos jardi-nenses, garantindo a rendaao comércio da cidade.

Após o desfile, apresentou-se a dupla Regis & Rian, ce-dida pela Secretaria de Cultu-ra do Estado de São Paulo,através do apoio do deputadoBarros Munhoz. A dupla tocouaté cair a noite, agitando opúblico com os maiores suces-sos do sertanejo universitário.

O show de encerramentoda Festa ficou a cargo da du-pla Pedro & Nando, já comsucesso conhecido na região,que agitaram as milhares depessoas num excelente show,que contou com um amplo re-pertório de sucessos própriose dos artistas que encabeçamas paradas de sucesso das rá-dios mais ouvidas.

O evento cresce a cadaano, deixando todos cada vezmais satisfeitos com a grandi-osidade do espetáculo.

O Encontro de Cavaleirose Amazonas de Santo Antô-nio do Jardim completa 20anos consolidado como umafesta de sucesso, que atraidesde crianças até idosos,num ambiente que agrada atodos os públicos. É, sem dú-vida, uma tradição que nãopode acabar!

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 20104 SOCIAIS

TAMBÉM PARABENIZAMOS OS ANIVERSARIANTES:

No dia 20, o casal Antônio Morales (popular Biscoito)e Rosana Morales completou 25 anos de casados.

Receberam os parabéns de seus filhos André e Andersone de todos os seus amigos. Felicidades!

A lindinha AnaBeatriz Sulato

completa 3 aninhosem 24 de abril, os

quais foramcomemorados com

muita festa no dia 18.Parabéns felicidades,alegria e muito amor,com beijos dos paisJocasta e Silvio edemais familiares.

28/04 - JOÃO DE LIMA28/04 - ROSANGELA MASSONI ALVES

02/05 - JOSÉ OSCAR MATIELLO02/05 - KÁTIA FULIARO DE OLIVEIRA

04/05 - CARLOS ALBERTO DA SILVA PEDRO04/05 - JOSIMARA DE CÁSSIA VIEIRA

05/05 - ELISABETE DE CÁSSIA BORGES DE MENEZES13/05 - MABY GUSMÃO

14/05 - JOSÉ LUIZ LATARINI15/05 - MARIA CRISTINA DA SILVA PURCINO

A gatíssima Thais Fava Medeiros festejaseu aniversário no dia 11 de maio. Seuspais, familiares e amigos lhe desejammuitas felicidades. Parabéns, Thais!

No dia 03 de maio, Maísa Felette vai apagaras velinhas, recebendo os parabéns de seus

pais Luiz Antônio e Luiza, seu namoradoRafael, sua irmã Iara e todo pessoal do Cras

e Espaço Amigo. Parabéns!

A linda MárciaDonizeti Lino festejouseu aniversário no dia27. Recebeu abraçoscarinhosos de seusfamiliares e amigos,

que lhe desejamfelicidades!

No dia 02 de maio, a querida TeresaHonório Batista faz aniversário. Recebeos parabéns com muito carinho de seuesposo Narciso, familiares, amigos do

Conselho Tutelar, Assistência Social e, emespecial, da equipe do ACONTECE.

Felicidades, Dona Terezinha!

Dupla comemoração: dia 02 de maio Maria ReginaMonferdini de Oliveira faz aniversário e no dia 12de maio Beatriz Monferdini de Oliveira completamais um ano de vida. Recebem os parabéns de Luiz

Carlos, Mônica, Douglas, dona Lucila, demaisfamiliares e amigos. Felicidades!

Caderno 2

CianoMagentaAmareloPreto

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 2010, Ano 10, nº 223

Bullying escolar no Brasil: intolerância com asdiferenças interfere na saúde e na qualidade de vida

Bullying é palavra inglesa, querdizer “usar o poder ou a força paraintimidar, excluir, implicar, humilhar,não dar atenção, fazer pouco caso eperseguir os outros”. O que diferen-cia uma antiga “zoada” do atualbullying é a intenção daquele queprovoca um colega: magoar repeti-damente e por muito tempo outrem.No bullying sempre existe uma claradiferença entre o mais forte e o maisfraco, que tem dificuldade de que-brar a relação desigual de poder.

O tema é tão atual e preocupanteque a violência no ambiente escolarfoi alvo de uma pesquisa inédita noBrasil, feita pela organização não-governamental Plan, que envolveumais de 5 mil estudantes. Por meiode entrevistas e formação de gruposfocais com alunos, professores, pais,responsáveis e gestores escolares,em 25 escolas públicas e particula-res, nas cinco regiões do país, a pes-quisa Bullying no ambiente escolarconcluiu que a maior incidência demaus tratos nas relações entre estu-dantes está na faixa etária de 11 a15 anos, especialmente na sexta sé-rie do ensino fundamental.

Outro dado relevante é que obullying é mais comum nas regiõesSudeste e Centro-Oeste, mas inde-pende do sexo, raça ou classe soci-al. Também foi identificado que osmeninos se envolvem com maior fre-quência nas situações de bullying queas meninas, contudo, estas se sen-tem mais tristes, chateadas e ame-drontadas que eles.

Uma ocorrência das mais comuns,nas salas de aula, está ligada aos ape-lidos. Nada passa despercebido: ore-lhas em abano, obesidade, estrabismo,cabeça grande, pernas tortas, gaguei-ra, nariz proeminente e até deficiênci-as físicas. Os nomes e sobrenomestambém não são poupados e servemde objeto de críticas e rimas. A situa-ção piora quando os gracejos, críticase chacotas se fazem acompanhar deameaças. Caso o agredido verbalmenteconte ao professor ou aos pais poderásofrer represálias de toda sorte, atémesmo agressões físicas.

Crianças e adolescentes que pas-sam por tal tipo de constrangimentosofrem muito e, quase sempre, ospais ficam sem entender a causa daaversão repentina que os filhos to-mam pela escola, com pedidos cons-tantes para que possam faltar às au-las. Existem relatos comoventes, fei-tos por especialistas no tema, de jo-vens que não tiveram forças sufici-entes para resolver o problema, e,muito menos, coragem para buscarajuda, quer seja dos pais, dos profes-sores ou da direção da escola.

“Crianças com orelhas em aba-no são alvo de piadas e chacotas naescola e não passam despercebidaspelos colegas em lugar nenhum. Vi-ver a infância sendo chamado de‘Dumbo’, ‘açucareiro’, ‘morcego’,‘fusca de portas abertas’ e de mui-tos outros apelidos pejorativos podefazer muito mal para a auto-estimadesses pequenos. Pais e educadoresprecisam estar sempre atentos, paraque os ofendidos sejam poupados doconstrangimento ininterrupto, queprejudica o desempenho escolar,compromete a auto-estima e o rela-cionamento, em casa e na escola,destas crianças”, defende o cirurgiãoplástico Ruben Penteado, diretor doCentro de Medicina Integrada.

A orelha em abano é um distúr-bio caracterizado pelo aumento do

Uma ocorrência das mais comuns, nas salas de aula, está ligada aos apelidos. Nada passa despercebido: orelhas em abano,obesidade,estrabismo, cabeça grande, pernas tortas, gagueira, nariz proeminente e até mesmo deficiências físicas

ângulo entre o órgão e o crânio. Amedida padrão de espaçamento dasorelhas varia entre 30 e 45 graus, ouseja, um espaço de até dois centíme-tros de abertura visto de trás. Noentanto, pode ocorrer o apagamentoda dobra mais externa - chamada deanti-hélice - o que produz uma aber-tura maior da parte superior. “Cercade 5% das pessoas apresentam aanomalia, que ocorre mais freqüen-

As pesquisas realizadas em todoo mundo nos dão conta de que esta-mos diante de um dos maiores pro-blemas de saúde pública já enfrenta-dos: a obesidade na infância e naadolescência. O problema já ultrapas-sou grupos populacionais anterior-mente definidos, saiu das cidades ealcançou o campo, deixou os bairrossocialmente privilegiados e invadiu asfavelas, deixou para trás o Ocidente

crianças obesas, podendo inclusivedificultar mudanças em seus estilosde vida, como fazer dietas ou prati-car atividades físicas.

As dificuldades impostas pelaobesidade podem coexistir, na vidade muitas delas, embora crianças eadolescentes obesos se sintam relu-tantes em discutir o assunto com pais,professores ou profissionais de saú-de envolvidos em seus tratamentos.

nheiro com palavras que fazem alusãoao excesso de peso. As escolas têmobrigação de desenvolver um trabalhopreventivo com os alunos, mostrando-lhes, não uma vez, mas constantemente,que deve haver respeito entre os alu-nos”, alerta Ellen Paiva.

Pesquisas têm documentado al-terações comportamentais até entãodesconhecidas como influenciadas pelaobesidade. “Há indícios de que a obe-sidade na população infanto-juvenil estárelacionada também ao comprometi-mento da performance escolar, à mai-or vulnerabilidade para os transtornosalimentares do tipo bulimia e aos com-portamentos de risco como tabagismo,alcoolismo, atividade sexual prematu-ra e práticas nutricionais erradas”, des-taca a endocrinologista.

“Além de lutar contra o incômo-do de uma visão deficiente ou dupla,os estrábicos - cerca de 4% da popu-lação mundial - ainda precisam supe-rar o preconceito”, diz o oftalmologis-ta Virgilio Centurion, diretor do IMO,Instituto de Moléstias Oculares.

O estrabismo é a perda do posi-cionamento normal dos olhos, conhe-cida popularmente como 'vesguice',que faz com que apenas um olho ouambos sejam desviados para dentro(esotropia), para fora (exotropia),para cima ou para baixo (hipertro-pia). “O desvio pode se apresentarde três formas: constante (perma-nentemente observado), intermiten-te (quando os olhos estão a maiorparte do tempo alinhados e o desviose dá eventualmente, em momentosde cansaço ou em locais muito ilu-minados) e latente (o distúrbio só émesmo perceptível após a realizaçãode testes específicos). Em todos oscasos, são comuns o relato de paci-entes que sofrem com o emprego determos ofensivos como ‘vesguinho’,‘cegueta’, ‘quatro olho’, ‘zaroio’...”,conta o oftalmologista.

Para combater o preconceito e obullying, Centurion lembra que é pre-ciso esclarecer os mitos sobre a do-ença, como aquele que diz que umapessoa é capaz de ficar estrábica, seentortar o olho de propósito ou se forsurpreendida por uma rajada de ven-to. “O problema, na maioria dos ca-sos, é hereditário e se manifesta nainfância, em decorrência de um de-sequilíbrio nos músculos que movi-mentam os olhos. Pode ser provoca-do por parto prematuro, doenças con-gênitas, elevado grau de hipermetro-pia, atraso no desenvolvimento neu-ropsicomotor, dentre outros fatoresgenéticos. Quando o estrabismo éadquirido na fase adulta, as causasmais comuns para essa alteraçãoocular são traumatismos cranianos,acidente vascular cerebral (derra-me), infecções cerebrais (como me-ningite), diabetes e disfunções da ti-reóide”, informa o diretor do IMO.

Os pais precisam ficar atentos aqualquer alteração de humor dos fi-lhos e às queixas, veladas ou explíci-tas, que eles façam da escola, duran-te o tratamento. “Em caso de proble-mas, os pais devem buscar ajuda pormeio do serviço de orientação educa-cional e psicológica da instituição deensino porque todas as crianças eadolescentes têm direito a ambientesescolares onde existam alegria, ami-zade, solidariedade e respeito às ca-racterísticas individuais de cada umdeles”, defende Virgilio Centurion.

Para mais informações e contato:www.medintegrada.com.br ;

www.imo.com.br ; www.citen.com.br

temente em meninas. Trata-se de umamalformação hereditária, em geral,com vários casos na mesma família etodos parecidos”, diz Penteado.

O problema, detectado já no nas-cimento, incomoda primeiro os pais.Alguns, inclusive, acabam submeten-do o filho à “tortura” de ficar, dia enoite, com uma touca ou esparadra-pos colados à cabeça. Segundo osespecialistas, isto não resolve nada,já que a orelha possui estrutura elás-tica. Mesmo depois de muito tempodobrada em um sentido, ao ser solta,ela volta à posição natural.

A cirurgia para correção de defor-midades do órgão costuma ser reali-zada entre os 7 e 14 anos. Apesar dapossibilidade do órgão crescer até os10 anos de vida, a criança já pode fa-zer a operação antes dessa idade.

e se alastrou pelo Oriente.“As consequências da obesidade

infantil incluem um risco aumentadopara a maioria das doenças crônicas,sendo mais frequentes: asma, esteato-se hepática ou fígado gorduroso, sín-drome da apnéia do sono e diabetes. Alongo prazo, estão a maior incidênciade doenças cardiovasculares, váriostipos de cânceres, doenças músculo-esqueléticas e doenças da vesícula bi-liar”, afirma a endocrinologista EllenSimone Paiva, diretora do Citen, Cen-tro Integrado de Terapia Nutricional.

Apesar de muitas vezes não serperceptível, a obesidade infantil afe-ta a auto-estima e a sociabilidade dapopulação infanto-juvenil. A endocri-nologista destaca algumas variáveispsicossociais que podem afetar ne-gativamente a qualidade de vida das

Conheça estes problemas:(1) Dificuldade de enfrentarem go-

zações e brincadeiras de seus colegasrelacionadas ao seu peso corporal, o quecausa estresse psicológico intenso, pio-ra da auto-estima e piora da sua auto-avaliação da imagem corporal;

(2) Isolamento social, reduçãoconsiderável da capacidade de fazeramigos e de aproveitar as oportuni-dades de praticar atividade física emgrupos, com o consequente aumentodo consumo de alimentos;

(3) Depressão, que pode ocorrercomo causa ou consequência da obe-sidade na infância e adolescência.

“Quando se associa obesidadeinfantil com o bullying, o intuito doagressor é satirizar determinadascaracterísticas da outra pessoa. Umexemplo comum é apelidar o compa-

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 20102 CULTURADICAS DE LEITURA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL “DR. CÁSSIO RIBEIRO PORTO”

Por Branca [email protected]

Todo sábado, à partir das

17h30, Forró no Bar do Jorge

e Amarilda (Bar do Zé Elias)

Vende-se jogos de Playstation 2APENAS R$ 4,00

Temos todosos jogos que você quiser

Cel: (19) 9171.1454email: [email protected]

GR

AN

DE

S O

FER

TAS

TO

DO

S O

S D

IAS

A Etec "Dr. Carolino daMotta e Silva", o conhecidoColégio Agrícola de Espíri-to Santo do Pinhal, realizoudurante o mês abril, a come-moração de seus 75 anosoferecendo Cursos Técni-cos Gratuitos de Qualidade.

E agora vem anunciar aSemana Paulo Freire, que serárealizada de 03 a 07 de maio,em homenagem a este educa-dor importância mundial. Nes-

sa semana haverá eventospara estimular os estudos etrabalhos tecnológicos. A Es-cola estará aberta ao públicopara que este possa acompa-nhar os trabalhos dos alunos.

Hoje o Colégio Agríco-la conta com os seguintesCursos Técnicos Gratui-tos: Administração, Agro-pecuária Integrado ao En-sino Médio, Cafeicultura,Contabi l idade , Ens ino

Médio, Informática, In-f o r m á t i c a p / I n t e r n e t(Web Design), Logística eMeio Ambiente.

Para o 2º Semestre de2010, inicia-se o Vestibulinho,com o período de inscriçõesde 30 de abril a 21 de maio.

Serão oferecidos osseguintes Cursos

Técnicos Gratuitos:Administração - 40 vagas - Noite

Logística - 40 vagas - NoiteMeio Ambiente - 40 vagas- TardeAs inscrições serão realiza-das pela internet nos siteswww.etepinhal.com.br ou

www.vestibulinhoetec.com.br.

Maiores informações nosite www.etepinhal.com.br

ou pelos telefones(19) 3651-1229 e(19) 3651-5386.

Alice no País das Maravilhas - Lewis CarrollAproveitando o remake

(refilmagem) de Alice nosPaís das Maravilhas (Alice inWonderland), na versão doexcêntrico diretor Tim Burtonque teve sua estreia nacionaldia 23 de abril, a dica de leitu-ra “da vez” é o livro “Alice noPaís das Maravilhas”. É a obramais conhecida do professorde matemática inglês CharlesLutwidge Dodgson, sob o

pseudônimo de Lewis Carroll,que a publicou a 4 de julho de1865, o que porventura, ape-sar da data, ainda é um doslivros mais lidos no mundo in-teiro. É quase impossível deacreditar que uma pessoa nun-ca tenha desfrutado de um dosmelhores livros que já li, con-siderado também por concei-tuados críticos literários.

O impressionante daobra é que se uma crian-ça, adolescente ou um

adulto ler, todos vão ler umahistoria para sua faixa etá-ria, sem erros.

Alice nos País das Mara-vilhas é uma das mais célebresobras do gênero literário sur-realismo, sendo considerada aobra clássica da literatura in-glesa. O livro conta a históriade uma menina chamada Ali-ce, que cai numa toca de coe-lho que a transporta para umlugar fantástico, povoado porcriaturas peculiares e antropo-

mórficas, revelando uma ló-gica do absurdo, caracterís-tica dos sonhos. Este estárepleto de alusões satíricasdirigidas tanto aos amigoscomo aos inimigos de Car-roll, de paródias a poemaspopulares infantis inglesesensinados no século XIX etambém de referências lin-guísticas e matemáticas, fre-quentemente através deenigmas, que contribuírampara a sua popularidade. É

assim uma obra de difícilinterpretação, pois contémdois livros num só texto: umpara crianças e outro paraadultos.“Alice e o Gato se encon-tram numa encruzilhada. Ali-ce pergunta:- Qual caminho devo seguir?- Isso depende! Pra ondevocê quer ir?- Não sei!...- Ora, então qualquer cami-nho serve!”

Colégio Agrícola realiza semana “PauloFreire” e abre inscrições para 2º Semestre

Abertas inscrições para Cursos Gratuitos à distânciapara concluintes do Ensino Médio

A Prefeitura Municipale o e-Tec Brasil/Mec deSão João da Boa Vista co-municam aos interessadosabertura de Edital de Pro-cesso Seletivo para Técni-cos Subseqüentes, na mo-dalidade Ensino à Distân-cia, do Pólo e-Tec de SãoJoão da Boa Vista.

O Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecno-

logia de São Paulo, por meioda Coordenadoria de Pro-cesso Seletivo da Pró-rei-toria de Ensino, de acordocom as disposições da le-gislação em vigor, tornapúblico a abertura das ins-crições para o ProcessoSeletivo para ingresso nosegundo semes t re de2010, no período de 10 a25 de maio de 2010, para

o primeiro módulo/ano, arealizar-se no Pólo e-Tecde São João da Boa Vista,em parceria com a Prefei-tura Municipal.

Serão oferecidos os cur-sos de Administração (50vagas), e Informática paraInternet (50 vagas). Pré-requisitos para realizar ainscrição: Conclusão doEnsino Médio.

O Edital Completo e a ins-crição para o processo seleti-vo poderão ser acessados di-retamente na Internet pelapágina http://www.fatgestao.org.br/home/.

Maiores informaçõesainda na Secretaria do Ins-tituto Federal de Educaçãode São João da Boa Vistaou na Secretaria da EscolaProf. Hugo Sarmento.

Theatro Avenida recebe espetáculo “Mágico por Acaso”No próximo dia 8 de maio,

sábado, o Theatro Avenida, deEspírito Santo do Pinhal, serápalco de mais um evento cul-tural gratuito. A partir das 19horas, o grupo Teatro de LaPlaza apresentará o espetácu-lo “Mágico por Acaso”.

A peça tem classifica-ção indicativa livre e dura-ção de 50 minutos.

Os convites, limitados àcapacidade de público doTheatro Avenida, estarão àdisposição da população emgeral, na bilheteria do Thea-tro, a partir das 17h30. Asportas serão fechadas ao iní-

cio do espetáculo teatral.O espetáculo é uma singe-

la homenagem aos diferentestipos de ilusionistas da história

e aos seus truques caracterís-ticos. Mágica, teatro de bone-cos e animação robótica aju-dam a compor esta surpreen-

dente e divertida experiência.Este espetáculo faz parte

da programação do CircuitoCultural Paulista, uma reali-zação da Secretaria de Es-tado da Cultura em parceriacom a Prefeitura Municipalde Espírito Santo do Pinhal/Departamento de Cultura eTurismo e AATA - Associa-ção Amigos do Theatro Ave-nida, com co-produção daAssociação Paulista dosAmigos da Arte - APAA.”

Informações pelos tele-fones: (19) 3651-2970 (comRosa) ou (19) 3651-7294(com Carla).

No último dia 17, sábado,o Coral Jardinense “Afi-nando o Tom” realizou maisuma belíssima apresenta-ção. Dessa vez o Coralapresentou-se em EspíritoSanto do Pinhal, na sede do

Coral Jardinense “Afinando o Tom”apresenta-se no SINDINAPI

SINDINAPI - Sindicato Na-cional dos Aposentados, Pen-sionistas e Idosos.

Na platéia, aposentadosde toda a região encanta-ram-se com o Coral “Afi-nando o Tom”.

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 2010 3ESPORTES

Os eventos esportivos de Santo Antônio do Jardim têm apoioe incentivo do Banco Bradesco

Campeonato no Brejão em homenagem aElizario Moretto reúne equipes de toda a região

Confira a programação das próximas rodadas:1º de Maio - Chave A

13h50 - Macuco x Curtidos no Álcool15h30 - Catarelli x Salmazo

08 de Maio - Chave B13h50 - Refracon x Beira Rio

15h30 - Rio Branco/Casa de Carnes São João x Óleo

15 de Maio - Chave A13h50 - LJM Café x Macuco

15h30 - Curtidos no Álcool x Catarelli

22 de Maio - Chave B13h50 - Rio Branco/Casa de Carnes São João x Beira Rio

15h30 - Refracon x Fava

29 de Maio - Chave A13h50 - LJM Café x Salmazo15h30 - Macuco x Catarelli

05 de Junho - Chave B13h50 - Óleo x Fava

15h30 - Refracon x Rio Branco/Casa de Carnes São João

12 de Junho - Chave A13h50 - Salmazo x Macuco

15h30 - LJM Café x Curtidos no Álcool

19 de Junho - Chave B13h50 - Óleo x Refracon15h30 - Beira Rio x Fava

Quartas De Final26 de Junho

13h50 - Jogo 1 - 1° Classif. da Chave A x 4° Classif da Chave B15h30 - Jogo 2 - 2° Classif. da Chave A x 3° Classificado da Chave B

03 de Julho13h50 - Jogo 3 - 1º Classif. Chave B x 4º Classif. da Chave A

15h30 - Jogo 4 - 2º Classif. da Chave B x 3º Classif. da Chave A

Semi-Final10 de Julho

13h50 - Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 315h30 - Vencedor do Jogo 2 x Vencedor do Jogo 4

17 de Julho13h50 - Disputa do 3° Lugar

15h30 - Disputa da Final

Teve início no dia 17, sába-do, o 1º Campeonato de Futebolde Campo no Bairro do Brejãoem homenagem ao senhor Eli-zario Moretto. Elizario, junto comseus irmãos e amigos, foi um dosfundadores da renomada equi-pe de Futebol do Brejão F.C.

O campeonato tem 10equipes participantes (Catare-lli, Rio Branco/Casa de CarneSão João, LJM Café, Fava,Salmazo, Beira Rio, Curtidosno Álcool, Óleo, Macuco eRefracon) e é organizado pela

equipe do Salmazo F.C., comtotal apoio da Prefeitura Mu-nicipal e do Departamento deEsportes, Cultura e Turismode Santo Antônio do Jardim.

As partidas acontecem aossábados, no período da tarde.A primeira rodada ficou assimdefinida: Salmazo 5 x 2 Curti-dos no Álcool e Catarelli (SJBVista) 1 x 4 LJM Café.

Já na segunda rodada, dia24, jogaram: Rio Branco/Casade Carnes São João 1 x 3 Favae Óleo 0 x 1 Beira-Rio.

Curtidos no Álcool Salmazo LJM Café

Fava Beira-Rio

Escolinha e Veteranos disputam Torneio deFutebol no Campo do Santa Cruz

Neste próximo sábado,1º de maio, a partir das08h30, a Escolinha Muni-cipal de Futebol - Catego-rias Sub-10, Sub-12 e Sub-14 estará participando deum Torneio de Futebol, noCampo do Scanavachi,

Bairro Santa Cruz, quandoenfrentará as equipes daEscolinha Municipal de Ibi-tiúra de Minas (MG).

No domingo, 2 de maio,será a vez da equipe dos Ve-teranos Jardinenses enfrentaros Veteranos do Moretti.

Veja a programação:1º de Maio

08h30 - Sub-11 - E.M. S. A. Jardim x E.M. Ibitiúra de Minas09h30 - Sub-13 - E.M. S. A. Jardim x E.M. Ibitiúra de Minas10h30 - Sub-15 - E.M. S. A. Jardim x E.M. Ibitiúra de Minas

2 de Maio08h30 - Veteranos Jardinenses x Veteranos Moretti.

Equipe Sub-11 da E.M. Santo Antônio do Jardim Veteranos Jardinenses

Maratonistas jardinenses participam deprova em Americana

No último domingo, 25,Santo Antônio do Jardim es-teve presente na 30ª Mini-Maratona do Trabalhador -

to Elias Filho (popular Chita) -que já representa o municípiohá algum tempo - e Eraldo Do-nizetti dos Santos - que pelaprimeira vez representou omunicípio. Agora são dois atle-tas que, através do Departa-mento de Esportes, levarão onome de Santo Antônio do Jar-dim pelas várias cidades da re-gião e fora dela.

A prova de Americana tevepercurso de 10km e contou

com 300 participantes. Osatletas jardinenses obtive-ram a seguinte classificação:Benedito Elias Filho (Chita)- 39º na classificação geral,com tempo de 42’20’’ e Eral-do Donizetti dos Santos - 47°na classificação geral, comtempo de 44’17’’.

A próxima participaçãodos atletas jardinenses será nacidade de Casa Branca, no dia16 de maio, domingo.Prova “Geraldo Rodrigues de

Oliveira”, na cidade de Ame-ricana. O município foi repre-sentado pelos atletas Benedi-

Santo Antônio do Jardim, 15 de abril de 20104 SOCIAIS

No último fim de semanaaconteceu a inauguração damais nova opção para jardi-nenses e visitantes que procu-ram um lanche no capricho:Gordo Lanches.

A nova lanchonete, sob di-reção de Vandoildo Martelli, opopular Gordo, está localizada

Gordo Lanches: a mais nova opção para comerbem em Santo Antônio do Jardim

na Praça Siqueira Campos, emfrente a Trevi-Car veículos.

Gordo Lanches oferece umcompleto cardápio com osmais deliciosos sanduíches,feitos com hambúrgueres, lom-bo, contra-filé, filé de frango,calabresa e outros, agradan-do os mais diversos paladares.

A qualidade já é conheci-da, pois Gordo, ou Vandãocomo também é conhecido, éfamoso na cidade por prepa-rar os melhores lanches ondetrabalhava. Agora Vando abreseu próprio negócio para aten-der os clientes e amigos.

No fim de semana da inau-

guração a nova lanchonete jáficou lotada todos os dias, de-monstrando a preferência pelosapetitosos lanches do Gordo.

Gordo Lanches atenderátodos os dias da semana, con-tando também com serviço deentrega, pelo telefone (19)3654.1685. Peça já o seu!

Edson é destaque naExpoguaçu 2010

Um dos melhores showsda Expoguaçu 2010, o can-tor Edson garantiu o agito danoite do sábado, 17, quandolotou o recinto da antiga ce-râmica Martini. Com as can-ções do seu novo álbum e al-gumas das consagradas da

época da dupla Edson & Hu-dson, o cantor deu umaamostra do sucesso que pro-mete ser sua apresentaçãona XVIII Festa do Peão e 6ºJardim Rodeo Show, quandosobe ao palco no dia 06 deagosto. É esperar e conferir!

Gui do Breno, Edson e Celso Souza (Sâmor Promoções)

Especial Dia das Mães

CianoMagentaAmareloPreto

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 2010, Ano 10, nº 223

As mais antigas celebrações doDia das Mães remontam às come-morações primaveris da Grécia An-tiga, em honra de Rhea, mulher deCronos e Mãe dos Deuses. EmRoma, as festas comemorativas doDia da Mãe eram dedicadas a Cy-bele, a Mãe dos Deuses romanos,e as cerimônias em sua homenagemcomeçaram por volta de 250 anosantes do nascimento de Cristo.

Durante o século XVII, a Ingla-terra celebrava no 4º Domingo deQuaresma (40 dias antes da Páscoa)um dia chamado “Domingo da Mãe”,que pretendia homenagear todas asmães inglesas. Neste período, a mai-or parte da classe baixa inglesa tra-balhava longe de casa e vivia com ospatrões. No Domingo da Mãe, osservos tinham um dia de folga e eramencorajados a regressar a casa epassar esse dia com a sua mãe.

À medida que o Cristianismo seespalhou pela Europa passou a ho-menagear-se a “Igreja Mãe” - a for-ça espiritual que lhes dava vida e osprotegia do mal. Ao longo dos tem-pos a festa da Igreja foi-se confun-dindo com a celebração do Domin-go da Mãe. As pessoas começarama homenagear tanto as suas mãescomo a Igreja.

Nos Estados Unidos, a come-moração de um dia dedicado àsmães foi sugerida pela primeira vezem 1872 por Julia Ward Howe ealgumas apoiantes, que se uniram

História do dia das Mãescontra a crueldade da guerra e luta-vam, principalmente, por um diadedicado à paz.

A maioria das fontes é unânimeacerca da idéia da criação de umDia das Mães. A idéia partiu de AnnaJarvis, que em 1904, quando a sua

mãe morreu, chamou a atenção naigreja de Grafton para um dia espe-cialmente dedicado a todas as mães.Três anos depois, a 10 de Maio de1907, foi celebrado o primeiro Dia

das Mães, na igreja de Grafton, reu-nindo praticamente família e amigos.Nessa ocasião, a Sra. Jarvis envioupara a igreja 500 cravos brancos,que deviam ser usados por todos, eque simbolizavam as virtudes da ma-ternidade. Ao longo dos anos en-

viou mais de 10.000 cravos para aigreja de Grafton - encarnados paraas mães ainda vivas e brancos paraas já desaparecidas - e que são hojeconsiderados mundialmente com

símbolos de pureza, força e resis-tência das mães.

Segundo Anna Jarvis seria ob-jetivo deste dia tomarmos novasmedidas para um pensamento maisativo sobre as nossas mães. Atra-vés de palavras, presentes, atos

de afeto e de todas as maneiraspossíveis deveríamos proporci-onar-lhe prazer e trazer felicida-de ao seu coração todos os dias,mantendo sempre na lembrança

o Dia das Mães.Face à aceitação geral, a Sra.

Jarvis e os seus apoiantes começa-ram a escrever a pessoas influen-tes, como ministros, homens denegócios e políticos com o intuitode estabelecer um Dia das Mãesa nível nacional, o que daria àsmães o justo estatuto de suporteda família e da nação.

A campanha foi de tal forma bemsucedida que em 1911 era celebra-do em praticamente todos os esta-dos. Em 1914, o Presidente Woo-drow Wilson declarou oficialmentee a nível nacional o 2º Domingo deMaio como o Dia das Mães.

Hoje em dia, muitos de nós ce-lebram o Dia das Mães com poucoconhecimento de como tudo come-çou. No entanto, podemos identifi-car-nos com o respeito, o amor e ahonra demonstrados por Anna Jar-vis há 106 anos atrás.

Apesar de ter passado mais deum século, o amor que foi oficial-mente reconhecido em 1907 é omesmo amor que é celebrado hojee, à nossa maneira, podemos fazerdeste um dia muito especial.

E é o que fazem praticamentetodos os países, apesar de cada umescolher diferentes datas ao longodo ano para homenagear aquela quenos põe no mundo.

Atualmente o Dia das Mães é no2º Domingo de Maio, em homena-gem a Maria, Mãe de Cristo.

Apesar de passado mais de um século, o dia das Mães, oficialmente reconhecido em 1907, tem o mesmo amor com que é celebrado hoje

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 20102 ESPECIAL

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 2010 3ESPECIAL

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 20104 ESPECIAL Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 20104

Caderno 4

CianoMagentaAmareloPreto

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 2010, Ano 10, nº 223

Polícia Militar desmantela ponto de venda de drogasAcusados foram surpreendidos com 50 papelotes de cocaína, prontos para serem comercializados

No último domingo, 25, porvolta das 16h30, o 2º TenenteFilipe Adiranha Matheus, Sar-gento Arbeli, Cabos Lobo eCasagrande, Soldados Henri-que, Alessandro e Everaldo,receberam informes de queem uma residência na RuaCapitão Horácio de SouzaLeite, Centro, onde resideR.V.M.J., suspeito de ser tra-ficante de drogas, estariaocorrendo a venda de subs-tâncias entorpecentes. Dian-te das denúncias, os policiaisse postaram nas imediaçõesda residência, com o escopode abordarem as pessoas queporventura se dirigissem aoreferido imóvel.

Decorridos poucos minu-tos, os PM´s visualizaram oindivíduo posteriormente iden-tificado como J.G.G.O.L. aden-trando à casa suspeita, onde

permaneceu pouquíssimo tem-po. Quando saiu, foi abordadona esquina pelo Sargento Ar-beli e cabo Lobo, ocasião emque o mesmo tentou se des-vencilhar de um papelote decocaína, jogando-o sobre acalçada. J. admitiu que a dro-ga lhe pertencia, bem comodisse que havia se dirigidoàquela residência para cheiraro entorpecente, porém, nãorevelou de quem o adquiriu,apenas narrou que havia pagoR$ 10,00 pela substância apre-endida. Pouco depois, os poli-ciais avistaram V.S.L., queparou no portão da mesmacasa e, logo após, foi aborda-do duas casas abaixo pelosPoliciais Henrique e Alessan-dro, os quais apreenderam emseu bolso um papelote de co-caína, semelhante ao primei-ro, que V. alegou ter compra-

do de uma pessoa que estavana casa suspeita por R$10,00,mas não soube dizer quem.

Em face das referidas

apreensões de cocaína, o Te-nente Adiranha, Sargento Ar-beli e cabo Lobo comparece-ram na moradia, onde estavam

V.L.M.M., F.M. e N.S., osquais, a príncipio, não quise-ram autorizar a revista noscômodos da casa, todavia,chegou ao local R.V.M.J., oqual, após tomar ciência daDiligência Policial, permitiu aentrada no imóvel e indicou aestante da sala, onde foramapreendidos cinco saquinhosplásticos, contendo dez pa-pelotes de cocaína cada um,prontos para o comércio, to-talizando cinquenta unidades,que pesaram cerca de 18gramas em balança não ofi-cial, bem como exibiu a quan-tia de R$ 174,00 (cento esetenta e quatro reais), queestava com sua mãe.

R., seu irmão F. e a namo-rada N. disseram que as por-ções de cocaína apreendidaslhes pertenciam e se destina-vam ao próprio uso, negando,portanto, a prática de tráficode drogas. Quanto ao dinhei-ro, R. alegou que se tratavade fruto de seu trabalho emuma fazenda.

Diante dos fatos, o Tenen-te Adiranha proferiu voz deprisão a R., F. e N., sendo elesapresentados a autoridade po-licial, a qual, após investigar aspartes e formar convicção ju-rídica legal, ratificou voz deprisão anteriormente dada aosapresentados. Ajustando assuas condutas ao disposto nosartigos 33 e 35 da Lei 11343/2006, sendo R. e F. recomen-dados à Cadeia Pública de SãoJoão da Boa Vista e N. à De-legacia de Águas da Prata.

Segundo o Sargento Arbe-li, essa prisão traz grande sa-tisfação às autoridades e àpopulação, pois já havia tem-po que a Polícia Militar vi-nha recebendo denúncias daocorrência de tráfico de dro-gas na localidade, porém aPM esperava o momentocerto para agir, o que aca-bou ocorrendo no último do-mingo. Segundo ele as inves-tigações e os trabalhos con-tinuam, visando tirar de cir-culação outros traficantesque agem no município.

PM´s encontram armas de fogo commorador da zona rural

No dia 16, sexta-feira, aPolícia Militar recebeu denún-cia anônima via 190 de que omenor E.L.S., estudante doEnsino Fundamental da EE“José Justino de Oliveira”, es-taria, no dia anterior de possede uma pistola 9mm no interi-or da escola.

O Sargento Arbelli e osSoldados Henrique e Alessan-dro dirigiram-se então à Esco-la para averiguações, quandoforam informados que o me-nor havia faltado às aulas da-quele dia. Após serem infor-mados de que o Conselho Tu-telar tinha conhecimento deseu endereço, os PM´s acio-naram os Conselheiros e,acompanhados por estes, diri-

giram-se até sua residência, nazona rural do município. Láchegando, falaram com L.J.S.,pai do menor, que permitiu aentrada em sua residência.Após buscas, os policiais lo-

calizaram uma espingardaBoito Calibre 36, uma espin-garda pica-pau sem marca esem numeração e um cartu-cho CBC calibre 36 intacto.

Indagado a respeito do ar-

mamento, L.J.S. disse queuma das armas seria de seupatrão, outra teria sido deixa-da na residência pelo antigomorador. Quanto à pistola9mm, esclareceu que se tra-tou de uma brincadeira comuma pedaço de cano de metalem formato de “L”.

Diante dos fatos, foi dadavoz de prisão a L.J.S., combase no artigo 12, da Lei10826/03 do Estatuto do De-sarmamento, e este apresen-tado ao Delegado de Plantão,que elaborou Boletim de Ocor-rência versando sobre porteirregular de arma de fogo deuso permitido.

L.J.S. foi liberado apóspagamento de fiança.

Indivíduo portando faca assusta vizinhosNo último dia 12, segun-

da-feira, a viatura compostapelos Policiais Militares Sér-gio e Meira, foi acionada via190 para atendimento deocorrência em que um indi-

víduo estaria de posse deuma faca, em uma das ruasdo Jardim Primavera.

Chegando ao local, os po-liciais depararam comJ.B.S. portando uma faca,

que foi imediatamente reti-rada do mesmo. Após bus-ca pessoal nada mais foiencontrado em seu poder.

O indivíduo apresentavaestar embriagado, falando coi-

sas sem nexo e foi deixado emrepouso em sua residência.

A faca, de 17cm de lâmi-na, cabo plástico de cor preta,marca Simonaggio, foi apre-endida pelos policiais.

Indivíduos são surpreendidosportando cocaína

No último dia 15, quinta-feira, os Policiais MilitaresSérgio e Meira, sob comandodo Sargento Arbeli, realizavamdiligências de saturação embares, visando o combate aouso e tráfico de drogas.

Ao realizar abordagem emum bar do centro da cidade, fo-ram encontrados vários frequen-tadores que são conhecidos dosmeios policiais, e, realizando vis-toria no interior do banheiro doestabelecimento, encontraramM.R.B. e J.B.S., sendo que J.

veio a dispensar um invólucro decor branca no chão. De imedia-to foram abordados e submeti-dos a busca pessoal, quandonada de ilícito foi encontrado,porém, ao verificar o objeto dis-pensado, constataram tratar-sede um pó branco, nos padrõesda droga cocaína.

Diante do exposto, M.R.B.e J.B.S., assim como a droga,foram apresentados a Delega-cia de Polícia de Espírito San-to do Pinhal. Após emissão doTCO, ambos foram liberados.

No dia 22, quinta-feira, ospoliciais militares Sérgio eHenrique, junto ao comandan-te do 1º GPPM, 1º SargentoPM Arbeli, realizavam diligên-cias pelo município, quando, aopassar pela Avenida da Sau-dade, nas proximidades doVelório Municipal, depararamcom um veículo GM Corsa,azul, da cidade de São Bernar-do do Campo (SP), com quatroindivíduos em seu interior, pos-teriormente identificados comoJ.C.B. de Santo Antônio do Jar-dim, T.L., A.R.M. e G.S.M, de

Policiais abordam indivíduoportando maconha

São Bernardo do Campo.Após realizarem busca

pessoal nos ocupantes, nadafoi encontrado, mas no assoa-lho do veículo encontraramuma porção de maconha.

Indagados pelos policiais,J.C.B. afirmou que a droga se-ria sua, sendo ele então apre-sentado ao Plantão Policialde Espírito Santo do Pinhal,onde o delegado Dr Alvimmandou emitir Termo Cir-cunstaciado de Ocorrência,versando sobre porte desubstância entorpecente.

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 20102 SAÚDE

R. José Justino de Oliveira, 140

Santo Antônio do Jardim - SP

Fone/Fax: (19) 3654-1610 / 3654-1535

www.wilsonfr.com.br

Wilson FrancischiniCRC-SP - 1SP 103.719/0-0

Vacinação contra H1N1 continua mesmopara quem perdeu o prazo

No ano passado o mundointeiro foi surpreendido a coma gripe Influenza A, causadapelo vírus H1N1. A doençaatingiu cerca de 210 paísese infectou 220 mil pessoas,sendo que 13% são brasi-leiros, em sua maioria mu-lheres grávidas. O outonode 2010 já começou, e énesta época de frio que adoença se propaga. Entre-tanto, neste ano estamospreparados para combater ovírus, graças à campanha deimunização contra o vírus.

A gripe A ainda é desco-nhecida entre os cientistas eespecialistas de todo mundo.Não existem dados concre-tos que determinem quemcorre riscos de desenvolvercomplicações mais sérias porcausa da doença. Entretan-

A quarta etapa da campa-nha também receberá gestan-tes, doentes crônicos de outrasfaixas etárias, crianças de seismeses a menores de dois anose jovens de 20 a 29 anos.

As pessoas que perderamo prazo para a vacinaçãocontra a gripe H1N1 aindapoderão ir aos postos até 7de maio. Assim, a quartaetapa da campanha, que foiiniciada nesta semana paraidosos com doenças crôni-cas, também receberá ges-tantes, doentes crônicos deoutras faixas etárias, crian-

ças de seis meses a meno-res de dois anos e jovens de20 a 29 anos.

"Estamos chegando a 40milhões de pessoas vacina-das, e o balanço é positivo.Há uma visão otimista deque o Brasil vai atingir ameta de vacinação", afir-mou o ministro da Saúde,José Gomes Temporão. Elereforçou que a vacina é gra-tuita, segura e a única cer-teza de proteção para a po-pulação que tem o maiorrisco de morrer ou ter asformas graves da doença.

A cobertura de jovens de20 a 29 anos ultrapassou ototal de 20 milhões de do-ses aplicadas (57% da metapara o grupo); as gestantes,1,76 milhões (59%); e osdoentes crônicos em todasas idades, 9,7 milhões(58%). Das metas atingidas,as crianças de seis meses amenores de 2 anos somam4,1 milhões de imunizados(94% da meta) e os traba-lhadores de saúde, 2,59 mi-lhões (100% da meta). Noano passado, dos 2.051 óbi-tos registrados, 1.539 (75%)ocorreram em pessoas comdoenças crônicas.

Entre as grávidas (189morreram, ao todo), a le-talidade foi 50% maior quena população geral. Adul-tos de 20 a 29 anos con-centraram 20% dos óbitos(416, no total). E as crian-ças menores de dois anostiveram a maior taxa de in-cidência da doença no anopassado (154 casos por100 mil habitantes).

Gripe comum - A mobiliza-ção contra a gripe H1N1 ocor-re em paralelo com a ação devacinação contra a gripe co-

H1N1 x GESTANTES

* Henrique Shinomata é médico ginecologista e obstetra, formado em Medicina pela Universidade SantaCasa de São Paulo. O especialista também é vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina deSeguro. Possui MBA Executivo Internacional em Ohio (EUA) e é mestre em Administração de Empresaspela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua tese baseou-se no tema “Retorno sobre o investimento de umprograma de atenção domiciliar em uma seguradora especializada em saúde”.

to, casos de pessoas que con-traíram a doença, demonstra-ram complicações sérias. Issoporque, uma simples gripepode se tornar em uma pneu-monia ou insuficiência respi-ratória, o que provocou o óbi-to de muitas gestantes.

Embora as grávidas sem-pre tenham sido mais susce-tíveis aos efeitos mais gra-ves das gripes de um modogeral, o vírus H1N1 está pro-vocando um número excep-cional de vítimas gestantes.As mesmas ficam com o sis-tema imunológico enfraque-cido devido à gestação e pre-cisam de mais atenção.

“Vimos quadruplicar a taxade internação entre grávidasdoentes em comparação coma população geral”, afirmamos pesquisadores do Centro de

Prevenção e Controle de Do-enças dos EUA.

É por esses e muitos ou-tros motivos, que as grávidasestão incluídas na campanhade vacinação do governo. Oprazo de vacinação para ges-tantes, crianças e portado-res de doenças crônicas foiprorrogado para até dia 21/05/2010. Todas as grávidas,independente do período degestação, devem se vaci-nar. As mulheres que en-gravidarem após o fim des-sa etapa poderão se imu-nizar nas fases seguintes.

Para ser vacinado, é pre-ciso ir aos postos de vacina-ção levando documento deidentidade com foto. Não énecessário apresentar ates-tado médico comprovandogravidez ou doença crônica.

mum, direcionada apenas apessoas com mais de 60 anos.Nas regiões Norte e Sul, foi

iniciada no sábado (24/04) esegue até 7 de maio. Para oSudeste, Nordeste e Centro-

Oeste, o início foi adiado para8 de maio e segue até 21 domesmo mês.

/jornal_acontece

www.jornalaconteceonline.com.brHÁ 9 ANOS CONECTADO COM VOCÊ!

Jornal ACONTECE

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 2010 3GERAIS

PORTARIA Nº. 011 DE 04 DE FEVEREIRO DE 2.010 “Nomeia servidora pública comissionada como gestora do convêniocom a Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo.”O Prefeito Municipal de Santo Antônio do Jardim, Estado de SãoPaulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas;RESOLVE:Art.1º- Nomear a Srª Elisandra Trincha Barbosa, servidora públicamunicipal, diretora financeira comissionada, portadora da Cédulade Identidade RG. nº. 25.304.548-4, CPF nº. 256.209.808-04 e do CRCnº. 1SP239956/0-6, para exercer as funções de GESTORA, no con-vênio a ser firmado com a Secretaria de Economia e Planejamentodo Estado de São Paulo.Art. 2º. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Jardim,04 de fevereiro de 2.010.

Luiz Cláudio TrinchaPrefeito Municipal

Publicada na Secretaria do Paço Municipal, aos 04/02/2010.

TERMO DE HOMOLOGAÇÃODiante do julgamento classificatório feito pelo Srs. Membros da Comissão Permanente deLicitações - CPL, do Certame Licitatório, na modalidade Convite, sob Nº 14/10, objetivan-do a aquisição de pneus e câmaras de ar, tipo menor preço Item por Item, foram classificadas,homologadas e adjudicadas as seguintes empresas: Tonon Acessórios para Veículos e Trans-porte SOC LTDA ME, da cidade de Santo Antônio do Jardim - SP, no valor financeiro de R$43.550,00, e Centro Automotivo Jardinense LTDA, da Cidade de Santo Antônio do Jardim - SP,no valor financeiro de R$ 34.658,00, para pagamento em 15 dias após emissão de Nota Fiscal.

Santo Antônio do Jardim, 28 de Abril de 2010.

Luiz Claudio TrinchaPrefeito Municipal

Emprega São Paulo tem quase 400vagas de trabalho no setor de saúde

O Emprega São Paulo(www.emprega saopaulo.sp.gov.br) dispõe hoje de392 vagas no setor de saú-de em todo o Estado. Al-guns exemplos são de au-xiliar de enfermagem (138vagas), técnico em enfer-magem (122 vagas) e mé-dico (52 vagas). No total –

para todos os setores - o sis-tema conta hoje com 30.397vagas em todo Estado.

Para o secretário estadualdo Emprego e Relações doTrabalho, Pedro Rubez Jehá,o Emprega São Paulo é um ino-vador sistema de intermedia-ção de mão de obra. “O Em-prega São Paulo facilita o pro-

cesso de seleção para quemprecisa contratar e valoriza oprofissional que procura em-prego. Agora, com o georrefe-renciamento, o sistema aproxi-ma ainda mais o cidadão do seulocal de trabalho."

Os interessados podem secadastrar no site do EmpregaSão Paulo (www.emprega

saopaulo.sp.gov.br) ou pessoal-mente num Posto de Atendi-mento ao Trabalhador (PAT) -onde é necessário apresentarRG, CPF e carteira de trabalho.

Os endereços dos 207PATs em todo o Estado estãono site http://www.emprego.sp.gov.br/pat.pdf.

O Emprega São Paulo é

coordenado pela SecretariaEstadual do Emprego e Rela-ções do Trabalho (SERT).

Desde sua fase de teste,entre agosto e novembro de2008 até agora, já colocou nomercado mais de 213 miltrabalhadores e cerca de 2,4milhões de currículos foramcadastrados. Em março de2009 teve início o serviçode convocação por mensa-gem SMS. Até o momentoforam enviadas mais de530 mil mensagens. Asconvocações para entre-vistas de emprego tambémsão feitas por email.

Confira todas as oportuni-

dades na área de saúde, pormunicípio: http://www. empre-go. sp.gov.br/downloads/ou-tros/emprega/vagas_ saude280410.pdf

Veja as vagas disponíveishoje no Estado em todos ossetores, por município: http://www.emprego.sp.gov.br/do-wnloads/outros/emprega/vagas_estado280410.pdf

Visualize mapa que mostratodos os PATs existentes noEstado: http://maps.google.c o m . b r / m a p s / m s ? i e=UTF8&hl=pt-BR& msa=0&ms id=10424 0147924503906733.00 048 1eda51f8ed30cc9d&z=7

Governo anuncia programa de financiamentopara equipamentos e implementos agrícolas

O Governo do Estado deSão Paulo anunciou no últimodia 26, segunda-feira, durantea abertura da Agrishow 20101,o Pró-Implemento, que finan-ciará equipamentos e imple-mentos agrícolas a juro zero.A novidade é uma parceriacom o Banco do Brasil.

"É uma ação complemen-tar ao Pró-Trator, que finan-cia tratores de menos de 50

Parceria com Banco do Brasil financiará até R$ 35 mil por produtorcavalos a 120 cavalos. O pro-grama funciona nas mesmascondições: juro zero, prazos decinco anos e três anos de ca-rência. Agora, o produtor pau-lista pode ter o kit completo ajuro zero", afirmou o secretá-rio de Agricultura e Abasteci-mento, João Sampaio.

O Pró-Implemento financi-ará com um teto de R$ 35 milpor produtor implementos

como pulverizadores, subsola-dores, grades e arados, alémde equipamentos como resfri-adores de leite. O agente fi-nanceiro será o Banco do Bra-sil, com R$ 25 milhões vindosdos chamados R.Os (recursosobrigatórios), com taxas dejuros de 6,75% ao ano. Como convênio a ser celebrado,dentro de um mês, o produ-tor terá o juro subvenciona-do pelo Fundo de Expansãodo Agronegócio Paulista daSecretaria (Feap). Nesta pri-meira fase, são R$ 6 milhõespara a subvenção.

Os beneficiários são pe-

quenos e médios produtorespaulistas com renda bruta anu-al de até R$ 400 mil, sendoque 80% da sua renda devevir da atividade agropecuária.

O Pró-Implemento com-plementa o Pró-Trator e ain-da completa algumas outraslinhas de financiamento que oFeap desenvolve com juros de3% ao ano, como financiamen-to de máquinas de plantio dire-to, equipamentos para as diver-sas cadeias produtivas, comoirrigação, tanques de resfria-mento, secador de café e má-quinas e equipamentos comu-nitários para cooperativas.

NOTA DE AGRADECIMENTOA família de Benedito Gonçalves vem através desteagradecer a todos que apoiaram durante a suaenfermidade e confortaram no seu funeral, ocorrido nodia 16 de abril p.p., especialmente aos funcionários emédicos da Unidade Mista de Saúde “Farmacêutico Raulda Costa Câmara” e funcionários do pronto Atendimentodo Hospital “Francisco Rosas” de Espírito Santo do Pinhal.Agradecimento especial ao Dr. José Raul, que estevepresente em todos os momentos.Muito obrigado a todos.

Rita e família

Santo Antônio do Jardim, 30 de abril de 20104 VARIEDADESHoróscopoCruzadas

Culinária

Humor

ÁRIES - 21/03 a 20/04 - A semana inicia coma Lua crescente no signo de Libra, desfavore-cendo seu signo. Por esta razão os assuntosfamiliares poderão ser causa de desgaste epreocupações. Aprenda a ser paciente para nãotomar nenhuma decisão precipitadamente:neste período os erros são freqüentes, já queMercúrio está em retrogradação. As assinatu-ras de contratos, as parcerias e a conclusão denegócios irão requerer uma atenção redobra-da, pois haverá risco de cometer erros ou atémesmo de perder documentos e papeis. A LuaCheia intensifica as reações emocionais cau-sando irritações e explosões de raiva.

TOURO - 21/04 a 20/05 - O Sol transita emseu signo e Mercúrio, agora em retrograda-ção, está em alinhamento direto com o AstroRei, numa posição chamada de 'combusta'. Esteaspecto torna a mente impulsiva e acentua suanatural predisposição à teimosia. Por outrolado, seu regente ingressa na área que corres-ponde às finanças, facilitando parcerias pes-soais e profissionais e proporcionando óti-mos resultados. As viagens de negócios se-rão favorecidas. O dia mais tenso da semanaserá sem duvida a quarta-feira quando a Luacheia estará atiçando os ânimos, deixando atodos hiper-sensíveis. Pratique a paciência,que é uma grande virtude!

GÊMEOS - 21/05 a 20/06 - Vênus ingressaem seu signo e pode amenizar bastante a nega-tividade trazida pela retrogradação de seuregente, Mercúrio, que certamente será causade problemas na comunicação. Redobre o cui-dado em enviar e-mails e também ao fazer tran-sações comerciais, pois você poderá ser mal-sucedido. Na sexta-feira pode ocorrer umaviagem de negócios, onde poderão aparecerdificuldades. Evite marcar reuniões na quartae quinta-feira. A irritação e o mau humor serãotônica desde a Lua Cheia do dia 28. Procurepensar bastante antes de emitir suas opini-ões: você enfrentará oposições ao expor suasidéias. Faça exercícios de relaxamento no fi-nal do dia para se acalmar!

CÂNCER - 21/06 a 21/07 - A Lua do inicioda semana lhe será favorável, especialmentese você está envolvido em algum processo depesquisa ou investigação. No entanto, a par-tir da quarta-feira, é melhor você se concentrarem assuntos práticos que se relacionem comfinanças e investimentos. Aproveite, por exem-plo, para fazer seu Imposto de Renda e analisecom cuidado seu orçamento doméstico, pro-gramando despesas futuras. A Lua Cheia cos-tuma acirrar os ânimos e você poderá se sentirparticularmente afetado pelo aspecto, já que aLua rege seu signo natal. Procure não remoerassuntos já passados e digeridos, pois a re-trogradação de Mercúrio torna mais difícil oentendimento entre parceiros.

LEÃO - 22/07 a 22/08 - Com seu regente tran-sitando no signo de Touro, é possível que osassuntos relativos aos bens materiais ocupemseu pensamento. Podem surgir preocupaçõescom despesas excessivas e, por essa razão, man-tenha seu orçamento equilibrado. A presençade Marte em seu signo aumenta o perigo deirritação, especialmente a partir da quarta-fei-ra, dia da Lua cheia. Procure não se tornararrogante ao reivindicar atenção para seusproblemas pessoais: com calma e educaçãovocê conseguirá muito mais! Podem ocorrerpequenos mal-entendidos. Se for viajar, espe-re atrasos e até desvio de bagagens!

VIRGEM - 23/08 a 22/09 - Alguns aspectosplanetários parecem causar tensões no seucampo energético e isso causará algum con-tratempo em seu dia-a-dia. Porém, se você temnecessidade de colocar um ponto final em al-guma pendência financeira, talvez este sejarealmente o momento certo para fazê-lo, poisapesar das dificuldades, tudo acabará dandocerto! O período é adequado para firmar acor-dos e parcerias, sempre com o devido cuidadojá que seu regente, Mercúrio, se encontra emretrogradação. A Lua Cheia da quarta-feiraparece atiçar os ânimos tornando as pessoasmais suscetíveis às criticas: tome cuidado aoexpor suas opiniões. Use a diplomacia!

LIBRA - 23/09 a 22/10 - A presença de Satur-no em tránsito em seu signo redobra suas res-ponsabilidades colocando obstáculos em seucaminho. Por essa razão você precisa do do-bro de esforço para conseguir obter bons re-sultados de suas iniciativas. No entanto,Vênus, já ingressando em Gêmeos, favorece aárea da comunicação e pode lhe proporcionarbons contatos pessoais. Você terá energiasuficiente para superar as dificuldades, masnão deverá perder de vista seus objetivosprincipais. Não se deixe influenciar por pal-pites que serão frutos de uma critica excessivapor parte de seus interlocutores: continue fir-me em seus propósitos e alcançará suas metas.Evite viajar no final de semana.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11- A Lua transitaem seu signo iniciando a fase Cheia. Aprovei-te este momento para tomar aquelas decisõesque você acha inadiáveis e seja firme na pro-cura de soluções definitivas para suas pen-dências. A oposição da Lua com o Sol e Mer-cúrio indica dificuldades na exposição de suasidéias; por essa razão, evite marcar reuniõesimportantes nos próximos dias. Você se senti-rá muito irritado com eventuais criticas de seusinterlocutores. Na sexta feira e no final da se-mana, pode pintar uma viagem até mesmo aoexterior! No mais, faça exportes ao ar livre parareconstituir seu campo energético.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12 - Com Urano emconjunção com Júpiter, seu regente, no signo dePeixes, é melhor você redobrar sua atenção paranão cometer imprudências no campo financeiro.Este não é um bom momento para ingressar comprocessos na justiça. Por outro lado, algo jápendente poderá se solucionar de forma defini-tiva. Este astral é favorável para diversificar seusinvestimentos, porém evite correr riscos desne-cessários! A Lua entra em seu signo na sexta-feira indicando a possibilidade de concluir bonsnegócios e até mesmo de fazer alguma viagem aoexterior: prepare-se porém para sofrer com even-tuais atrasos e desvios de bagagens!

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01 - Seu signoestá sob a influência direta de Plutão, nosprimeiros graus do signo. Este planeta o aju-dará a encontrar novos paradigmas para nor-tear suas escolhas profissionais. Os aspectosplanetários desta semana serão favoráveis paraa conclusão de negócios, acordos e parcerias.No entanto, a Lua cheia pode expor suas fra-gilidades, que você gosta tanto de esconder!Aprenda a lidar com suas emoções sem tentarcontrolá-las: deixe o barco correr e a corrente-za o levará a bom porto. Algum problema desaúde, antigo e crônico irá causar muito incô-modo: procure novas terapias, mesmo alter-nativas. Por que não tentar algo novo?

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02 - Esta semana serábastante favorável para os aquarianos queterão a ocasião de resolver definitivamentependências na área financeira. Poderão surgirbons negócios e novas oportunidades pro-fissionais. No entanto, é importante que vocêcontinue alerta para não cometer enganos, jáque Netuno, nos últimos graus de seu signo,aumenta a distração! Marte, no signo de Leão,influencia principalmente os natos do segun-do decanato de Aquário que podem sofrer deirritação, física ou emocional. Para controlara impaciência, que pode ser causa até mesmode insônia, faça alguns exercícios de relaxa-mento no final do dia e redobre a paciênciapara superar as dificuldades do seu dia-a-dia.

PEIXES - 20/02 a 20/03 - O pisciano, especi-almente aquele do ultimo decanato do signo,está sob a influência direta da conjunção deUrano e Júpiter que pode indicar uma preocu-pação na área financeira: se tiver dividas ematraso, negocie e controle suas despesas! Airritação causada pelas dificuldades de seudia-a-dia aumenta a tensão diária e pode sercausa de doenças físicas: redobre o cuidadoao caminhar para não sofrer de entorses ou fra-turas causadas por distrações! Os eventuaisobstáculos serão superados com determina-ção e persistência. Pode surgir uma oportuni-dade inesperada que o surpreenderá: avaliebem qualquer convite antes de aceitá-lo!

Horizontal1. Agente de alergia4. Relativo à Biologia6. Correr, em Inglês

7. Caminhar11. Rondônia (sigla)

12. Banda de rock inglesa13. Caminho orlado de casas

15. Preso com arames17. Excipiente medicinal18. Ter grande aversão a

19. (?) Pacheco, compositor e violinista23. Ato de verificar se o terreno é fértil para plantação

25. Ministério da Administração Interna26. Secretaria Nacional da Informação27. Interpretou Aquiles no filme TRÓIA28. (?)-do-litoral, ave da Mata Atlântica

30. Antigos instrumentos musicais de estro

Vertical2. Tomar a cair

3. Dois metais (quim.)5. Cidade do Pará, praia de Tucunaré

8. Identificação pessoal que recebemos denossos pais ao nascermos

9. Doença transmitida pelo vírus HIV10. A (?) do Gelo, animação14. Que está sem companhia

16. Zona sem qualquer sinal de vida20. Pedaço de algo comestível

21. 501, em romanos22. (?) Casmurro, obra de Machado de Assis

23. (?) Ventura, filme com Jim Carrey24. Ligar, em inglês

25. Senhorita, em inglês29. Fileiras, renques

INGREDIENTES:2 bifes de boi (contra filé)

1 xícara de molho de tomatepronto (que contenha azeite

e manjericão)2 colheres de queijo

tipo catupiry2 azeitonas verdes

com caroço2 colheres de azeitonas

picadas1 fatia de queijocortado em tiras

1 fatia de presuntocortado em tiras

2 tomates secos em calda2 colheres de queijo

parmesão ralado(lascas grandes)

2 rodelas de tomatePitada de Manjericão

desidratado

Bife especial

MODO DE FAZER:Frite o bife como de costume; Após, deixar secar bem o

óleo; Em seguida, numa refratária ou prato que vá ao fornomontar da seguinte forma: Molho de tomate, Bife previamentefrito, Presunto cortado em tiras, Queijo cortado em tiras, Azei-tonas picadas, Queijo tipo catupiry, Rodela de tomate, Tomateseco em calda, Azeitonas com caroço, Salpicar manjericão de-sidratado, Salpicar queijo ralado por todo o prato; Após levarao forno para gratinar por cerca de 10 minutos.

No ônibusO sujeito entra num trem e

vai sentando ao lado de umasenhora idosa, quando esta oavisa:

- Cuidado com os ovos!

Nisto ele olha para o bancoe vê um pequeno embrulho:

- Desculpe, eu não sabiaque neste embrulho tinha ovos.

- E não tem! São pregos!

Bêbado noelevadorO bêbado entra no ele-

vador e se depara comuma mulher linda, bem ves-tida e cheirosa. Olha paraela, admirando todo o “ma-terial” e, sem constrangi-mento nenhum, solta o mai-or peido... A mulher semtitubear, solta o verbo:

- Seu porco! Imundo!Você não consegue segu-rar não?

- Não. Porque? A senhoraconsegue?

- Claro que sim!O bêbado então exclama:- Então segura esse...

Prrrrummmmmmm!