encarte: jogos universitários 2014

4
Esporte e integração no pódio da PUC “O balanço é extremamente positivo, pois conseguimos várias coisas por meio do evento. Para nós, foi uma experiência bem-sucedida e é um evento que veio para ficar!” Márcia de Alencar, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis “A universidade retoma e redescobre a importância do esporte em seu projeto formativo e vive dias de intensa integração dos estudantes entre si, com seus professores, com a gestão, com momentos de alegria, amizade, compa- nheirismo e respeito.” Wolmir Amado, reitor da PUC Goiás “A universidade está cumprindo seu papel ao oferecer também para seus alunos a prática esportiva educacional.” Prof. João Eduardo Batista, coordenador técnico dos Jogos Universitários “Com certeza, já podemos ver o retorno importante - a integração dos alunos – uma forma de conviver e um trabalho coletivo muito grande, com o movimento estudantil trabalhando em conjunto com a PUC.” Michel Magul, coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE)

Upload: puc-goias

Post on 20-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Esporte e integração no pódio da PUC Goiás

TRANSCRIPT

Page 1: Encarte: Jogos Universitários 2014

Esporte e integraçãono pódio da PUC

“O balanço é extremamente positivo, pois conseguimos

várias coisas por meio do evento. Para nós, foi uma experiência

bem-sucedida e é um evento que veio para ficar!”

Márcia de Alencar, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis

“A universidade retoma e redescobre a importância do esporte em seu projeto

formativo e vive dias de intensa integração dos

estudantes entre si, com seus professores, com a

gestão, com momentos de alegria, amizade, compa-

nheirismo e respeito.”Wolmir Amado, reitor da PUC Goiás

“A universidade está cumprindo seu papel

ao oferecer também para seus alunos a prática

esportiva educacional.”Prof. João Eduardo Batista, coordenador técnico dos

Jogos Universitários

“Com certeza, já podemos ver o retorno importante - a

integração dos alunos – uma forma de conviver e

um trabalho coletivo muito grande, com o movimento estudantil trabalhando em

conjunto com a PUC.”Michel Magul, coordenador do

Diretório Central dos Estudantes (DCE)

Page 2: Encarte: Jogos Universitários 2014

Concentração e companheirismo antes do último jogo

Jogos Universitários gera expectativa de novas edições

Integração! Essa foi a palavra de ordem nos quatro dias em que a PUC Goiás realizou a pri-meira edição dos Jogos Universitários, no Câmpus 2, no Jd. Mariliza. O evento, realizado de 1º a 4 de maio, envolveu cerca de 850 alunos que se di-vidiram em diferentes modalidades. Jovens que corriam de um lado para outro, alguns que se ins-creveram em duas ou mais categorias tentavam conciliar os esportes com a rotina de estudos.

Os donos da casa, alunos do curso de Edu-cação Física, eram os favoritos, afinal essa era a “praia” deles. Mas já na abertura a empolgação da Atlética de Engenharia Elétrica mostrou que eles não estavam pra brincadeira, dentro do Gi-

Por Geovane Gomes

SUPER CAMPEÕES1º Direito: 2762º Educação Física: 1913º Engenharia Civil: 153

násio Rio Vermelho, le-varam o título de torcida mais animada. A torcida batizada de Blackout fez barulho nos quatro dias de jogos. Para a alu-na Alexandrina Alves, o grupo formado por pou-cos atletas se esforçou na participação. “Somos um curso pequeno perto dos demais, mas mui-to unidos e demonstramos isso dentro e fora de campo”, garantiu ela.

Mas o resultado veio em campo, na prática. A turma do curso de Direito, Atlética Primata, mostrou que não enten-de apenas de embate em tribunais. Com 276 pontos conquistados, a equipe foi a grande vencedora dos Jogos Universitários da PUC Goiás. Seguidos da Educação Física e En-genharia Civil, segundo e terceiro lugar respectivamente.

“A Jornada Mundial da Juven-tude tem sua continuidade com os Jogos Universitários”, esta foi a definição do reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, para o even-

to que envolveu toda a instituição. Integrar os jovens e fazer deste um momento de laços en-tre os alunos, alguns que nunca tinham entrado no Câmpus onde as atividades foram desenvol-vidas.

Toda a movimentação dos Jogos Universi-tários foi uma iniciativa do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a universidade abraçou a ideia. “Tivemos um saldo muito positivo do evento e desse investimento da universidade no esporte, a PUC nos deu um voto de confiança”, disse o coordenador do DCE, Michel Magul.

Depois de quatro dias com os olhos voltados para o esporte, não restam dúvidas de que novas edições estão por vir. “Para nós, foi uma experi-ência bem-sucedida e é um evento que veio para ficar”, é o que afirmou a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Márcia de Alencar.

Masculino100 metros rasos: Direito / Sávio Matozinho: 12”2 200 metros rasos : Direito / Sávio Matozinho: 25”41.500 metros: Educação / Lucas Kaynan: 4’39”005.000 metros: Educação Física / Lucas Kaynan: 17’15”7Revezamento 4x100: Engenharia Civil / Lucas/Mateu/Luiz/Roberto: 51”9Salto em distância: Engenharia Civil / Roberto Viana: 5,74 metros Salto em altura: Engenharia Civil / Lucas de M. Velo: 1,65mArremesso de peso: Comunicação / André de Paiva: 8,87 metrosLançamento de Dardo: Ciências Aeronáuticas / Jean Paulo: 36, 20 metros

Feminino 100 metros rasos: Letras / Anastácia Thamiris: 13”8200 metros rasos: Letras / Anastácia Thamiris: 29”7800 metros: Educação Física / Mayara Cristina: 2’58’’53.000 metros: Engenharia Ambiental / Margarida Martins: 13’53”3Revezamento 4x100: Educação Física / Joria/ Mabia / Maiara / Jéssica: 1’05”1Salto em Distância : Educação Física /Joria Thaís: 4,66 metrosSalto em Altura: Direito / Milena Louise: 1,25mArremesso de Peso: Direito / Milena Louise: 7,30 metrosArremesso de Dardo: Direito / Milena Louise: 15,39 metros

ATLETISMO

Masculino50m Livre: Física / Paulo Sezardo: 25”6650m Peito: Física / Paulo Sezardo: 35”8550m Borboleta: Economia/Fonoaudiologia / Felipe Rios: 25”4850m Costas: Educação Física /João Maria Alencastro: 32”81100m livre: Economia / Fonoaudiologia / Felipe Rios: 54”12Revezamento 4x50 Livre: Ciências Aeronáuticas: 1’54”92Revezamento 4x50 Medley: Ciências Aeronáuticas: 2’21”84

Feminino50m Livre: Economia / Fonoaudiologia / Aline Faggion: 47”4450m Borboleta: Psicologia / Leticia Machado: 37”4750m peito: Psicologia / Letícia Machado: 42”150m Costas: Direito / Juliene Alves: 49”64100m Livre: Direito / Lara Luiza: 1’37”384x50 Livre : Direito: 2’46”83

NATAÇÃO

RESULTADO FINAL

Reitor ergue a taça na abertura dos jogos

Page 3: Encarte: Jogos Universitários 2014

Torcidas integraram participantesNas quadras, além do baru-

lho da bola em campo, havia um outro som durante os quatro dias dos jogos: os gritos e batuques das torcidas organizadas. Ligadas às atléticas, elas foram uma das atra-ções da primeira edição dos Jogos Universitários.

A integração, citada pelo reitor como saldo positivo dos jogos, era visível nas quadras e fora delas. Foi a torcida organizada do curso de Psicologia, batizada de Psicótica, que uniu os alunos Renan Vinícius, do próprio curso, e o colega Ar-thur Penido, da Engenharia Meca-trônica. “Enquanto não jogo, aju-dou na torcida eles. No dia a dia não sobra tempo para conviver, mas aqui podemos aproveitar mais”, garante Ar-thur. “Eu acho que a integração é o saldo mais positivo. Conseguimos montar times para todas as modalidades”, afirmou Renan.

E mesmo para aqueles que ainda disputavam nas quadras, a amizade falava mais perto. O cli-

ma entre os finalistas da peteca do time Britadei-ra, da Engenharia Civil, e Sucata, da Engenharia Mecatrônica, era de leveza. Em busca da meda-lha de ouro, cada um deu o melhor de si, mas o resultado principal era a amizade. “Estamos tran-quilos, porque somos todos amigos”, garantiu

Roberto Kolling, da Mecatrônica, que levou o segundo lugar. O time Britadeira foi o campeão e garan-tiu o favoritismo.

A professora do curso de Educação Física, Márcia Cristina, que participou da organização dos jogos de peteca, afirmou que as atléticas participaram dos jogos com responsabilidade e respeito. “Eles se preparam para estar aqui e aceitaram com coragem e respeito os desafios”.

MasculinoEngenharia Civil / Bryan Newton C. F. Raimundo FemininoEconomia / Fonoaudiologia / Kerssia Preda Kamenach

XADREZ

Masculino: Direito

Feminino: Direito

BASQUETE

Masculino: Direito

Feminino: Educação Física

FUTEBOL

Masculino: Direito

Feminino: Direito

FUTSAL

Masculino: Direito

Feminino: Biomedicina

VÔLEI

Masculino: Engenharia Civil

Feminino: Direito

PETECA

Masculino: Direito / Eduardo Oliveira Felter

Feminino: Administração / Yasmine Aires P. Guimarães

TÊNIS

Masculino: Engenharia Civil

Feminino: Educação Física

HANDEBOL

RESULTADO FINAL

Torcida garantiu o ânimo dos atletas

Atleta realiza saltoJogadores de futebol em foto oficialProfessores do curso de Educação Física

Professora Márcia Alencar, responsável pela organização dos jogos

Page 4: Encarte: Jogos Universitários 2014

Ligas colocam em prática conhecimentoA primeira edição dos Jogos Uni-

versitários da PUC Goiás teve a par-ticipação especial de ligas acadêmi-cas formadas por alunos de vários cursos da graduação. No Câmpus II, localizado no Jardim Mariliza, alunos de vários cursos da área de saúde aproveitaram o evento para colocar em prática os conhecimen-tos adquiridos em sala de aula.

Entre os principais participan-tes estiveram os alunos do curso de Fisioterapia, participantes das Ligas de Fisioterapia e Saúde do Idoso e Fisioterapia Desportiva. Em espaço próprio, eles foram res-ponsáveis pelo atendimento dos atletas durante e após os jogos em caso de contusões ou lesões. Os atendimentos foram focados em alongamento, massoterapia des-portiva e pequenos curativos, além da aplicação de gelo nas lesões.

A estudante Pâmela Morgana Dias afirma que o evento tornou possível aplicar várias técnicas e exigiu agilidade. “Tivemos que atender logo para que o atleta possa voltar ao jogo, então é uma experiência bem prática”, garante ela, durante a bandagem do pu-nho de uma das competidoras.

Foi assim também com as inte-grantes das Ligas de Saúde Públi-ca e de Imunologia, formada por alunas de Psicologia e Biomedici-na. Elas passaram o segundo dia dos jogos dando orientação aos participantes sobre a importância da doação de sangue. Além disso,

“É a primeira vez que participo de algum evento esportivo. Eu gosto muito de praticar esportes. Quando vi que teriam os jogos eu não quis ficar parado!”Fernando Caiado, 17 anos, 3º período de Engenharia de Controle e Automação

“Só não me inscrevi em peteca! Sou diretor de esportes da Atlética de Comunicação e estou gostando bastante. Somos 50 inscritos aqui.

A integração que o evento possibilita é o mais importante.”

Artur Eduardo, 21 anos, 7º período de Jornalismo

“Um evento como esse nos motiva a participar de esportes e a continuar treinando ao longo do ano. É muito importante também porque faz com que pessoas de cursos que não tem atlética também participem. Faz o esporte ganhar espaço na universidade.”Karen Cristine, 22 anos, 10º período de Psicologia

“Esse é o primeiro passo. O evento só tem a melhorar a cada edição.

Espero que sempre aconteça. Se tiver mais, estamos dentro!”

Marcella Vellasco, 19 anos, 3º período de Direito

“É o primeiro evento esportivo que os alunos de Fono participam de forma organizada, com uma atlética. Também é a primeira vez que alguém do curso ganha uma medalha em um evento universitário esportivo.” Alline Faggion, 21 anos, 4º período de Fonoaudiologia

realizaram cadastro para o banco de sangue do Hemocentro de pos-síveis voluntários. “Encontramos aqui um público muito informa-do, mas que precisa de incentivos para concretizar a ação”, afirmou a aluna Gabriela Xavier, do 4º de Biomedicina.

Com uma bandagem na pan-turrilha esquerda, o acadêmico de Direito, Felipe de Paula, 21 anos, se dividiu entre os jogos do Futebol Society e de Futsal, defendendo a Atlética Primata. O esforço valeu a pena: faturou o primeiro lugar em ambas as modalidades. “Tive um problema muscular e o pessoal das ligas cuidou da minha lesão”, explica ele.

AprendizagemPara o reitor da universidade,

prof. Wolmir Amado, a atuação das ligas é uma novidade no ensi-no superior e traz para os acadêmi-cos a possibilidade de colocar em práticas habilidades aprendidas nos cursos e se aproximar da vida profissional. “A participação deles aqui também é uma prática cida-dã, que amplia a visão da própria profissão e também a do outro co-lega. Além disso, é uma prática in-tegradora e solidária”, explicou o professor, que também foi respon-sável pela entrega das medalhas dos campeões do dia. A participa-ção das ligas teve o apoio dos Cen-tros Acadêmicos dos cursos e do Diretório Central dos Estudantes.

Liga de Fisioterapia atuou nos bastidores dos jogos Alunos dos cursos de saúde incentivaram doação de sangue

União no Câmpus II Reitor premia um dos atletas