empresa segue tendÊncia mundial e desenvolve casa ... · vive há seis anos em uma casa projetada...

3
1 CONSTRUÇÃO CIVIL SETEMBRO/2016 CASO DE SUCESSO EMPRESA SEGUE TENDÊNCIA MUNDIAL E DESENVOLVE CASA SUSTENTÁVEL COM BAIXO CUSTO Idealizada em 2014 e fundada em 2016, a Plantar Casas, empresa sediada em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, nasceu com uma visão estratégica bem fundamentada em projetos sustentáveis e ecologicamente corretos. Entre eles uma casa modular inovadora, com uma série de recursos: eficiência energética por meio da captação de energia solar, telhado verde, captação de água pluvial (da chuva), reaproveitamento e tratamento de água. Segundo Luis, o custo para construção de uma casa como essa chega a ser 20% mais barato do que uma tradicional, além da obra ser muito mais rápida - cerca de três meses. “Isso sem contar a redução de gastos com manutenção, energia elétrica, água e até de problemas de saúde, como respiratórios, por exemplo. Dependendo do estado, edificações com benefícios ao meio ambiente também têm isenção de IPTU”. A construção é feita com materiais ecológicos certificados, de comprovada sustentabilidade, como bambus de diversas espécies, eucalipto tratado e reflorestado. Segundo um dos sócios-proprietários, Luis Eduardo Sartori, dessa forma a construção fica mais rápida e ecologicamente correta. “A estrutura também se adapta a qualquer solo, sem necessidade de terraplenagem. Por ser suspensa do chão, também é resistente a enchentes. A arquitetura inteligente permite ótima iluminação e ventilação, reduzindo gastos com energia elétrica”.

Upload: truongxuyen

Post on 08-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

CONSTRUÇÃO CIVIL

SETEMBRO/2016CASO DE SUCESSO

EMPRESA SEGUE TENDÊNCIA MUNDIALE DESENVOLVE CASA SUSTENTÁVEL COM BAIXO CUSTO

Idealizada em 2014 e fundada em 2016, a Plantar Casas, empresa sediada em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, nasceu com uma visão estratégica bem fundamentada em projetos sustentáveis e ecologicamente corretos. Entre eles uma casa modular inovadora, com uma série de recursos: eficiência energética por meio da captação de energia solar, telhado verde, captação de água pluvial (da chuva), reaproveitamento e tratamento de água.

Segundo Luis, o custo para construção de uma casa como essa chega a ser 20% mais barato do que uma tradicional, além da obra ser muito mais rápida - cerca de três meses. “Isso sem contar a redução de gastos

com manutenção, energia elétrica, água e até de problemas de saúde, como respiratórios, por exemplo. Dependendo do estado, edificações com benefícios ao meio ambiente também têm isenção de IPTU”.

A construção é feita com materiais ecológicos certificados, de comprovada sustentabilidade, como bambus de diversas espécies, eucalipto tratado e reflorestado. Segundo um dos sócios-proprietários, Luis Eduardo Sartori, dessa forma a construção fica mais rápida e ecologicamente correta. “A estrutura também se adapta a qualquer solo, sem necessidade de terraplenagem. Por ser suspensa do chão, também é resistente a enchentes. A arquitetura inteligente permite ótima iluminação e ventilação, reduzindo gastos com energia elétrica”.

2

Na busca por tendências do setor de construção civil e meio ambiente que pudessem ajudar a fundamentar o negócio, os gestores da empresa passaram a usar os conteúdos do programa Sebrae Inteligência Setorial como fonte de informações estratégicas.

Segundo o sócio Guilherme Maciel, entre os conteúdos que já teve acesso, o Boletim de Tendências Minicasas - Tendência na Construção Civil, que apresenta as principais características e vantagens das minicasas e de soluções diferenciadas, foi o que mais contribuiu para o desenvolvimento do projeto da Plantar Casas.

INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS

O conteúdo apresentado pelo boletim se encaixa exatamente

no conceito de construção autossustentável que estamos

propondo. Nos ajudou a confirmar que estamos no caminho certo.

O protótipo já está em fase de acabamento e as perspectivas de venda são muito

boas. Já estamos recebendo muitas pessoas físicas e até hotéis interessados. Acreditamos que, quando a instabilidade

econômica passar, os investimentos serão retomados e faremos bons negócios.

Guilherme conta que foram necessários anos de pesquisa até que o produto fosse definido, e a empresa está em constante busca por inovações. “Essa é uma tendência mundial. O projeto que desenvolvemos é baseado em inovações usadas em vários países. O Brasil está um pouco atrasado nessa área. Temos muito a avançar, mas já começamos muito bem”.

A empresa já se prepara para iniciar a comercialização do produto: tanto o projeto padrão ou customizado como a execução da obra. Uma casa modelo está sendo construída e será apresentada ao público em um show-room, na sede da empresa.

CONSTRUÇÃO CIVIL

SETEMBRO/2016CASO DE SUCESSO

Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei nº 9.610). Fotos: Banco de imagens.

www.sebrae.rj.com.brwww.sebraeinteligenciasetorial.com.br

Gerência de Conhecimento e CompetitividadeGerente: Cezar KirszenblattGestor do Programa Sebrae Inteligência Setorial: Marcelo AguiarAnalista de Inteligência Setorial: Mara Godoy

Entre em contato com o Sebrae: 0800 570 0800

A Plantar Casas nasceu da soma de duas experiências: o projeto de bioarquitetura desenvolvido por Luis Eduardo e a expertise de Plínio e seus filhos. Ao conhecerem o trabalho do bioarquiteto, eles proporam tirar os projetos do papel.

SOBRE A EMPRESA

Guilherme e Plínio Maciel, pai e filho, vêm de uma experiência de mais de 10 anos no ramo de madeireira em Itapecerica da Serra, São Paulo. Há quatro anos se mudaram para o Rio de Janeiro e fundaram, em Volta Redonda, a MM Madeiras e Artefatos.

O sócio, Luis Eduardo, que também é especialista no uso de bambu na construção civil e outras aplicações, vive há seis anos em uma casa projetada por ele com o mesmo conceito sustentável. A casa que construiu em Angra dos Reis é reconhecida como bioarquitetura de alto padrão e o projeto corre o mundo dos bioarquitetos e bambuseiros. No entanto, o projeto desenvolvido pela Plantar Casas conta com tecnologia em processos construtivos mais avançados.

“A parceria com a MM Madeiras só veio acrescentar e modernizar o projeto, pois Plinio e seus filhos são muito competentes, com grande know-how. A parceria foi fundamental para a criação do Plantar Casas”, afirma Luis Eduardo, que no meio da bioarquitetura é conhecido como Puka Sartori.