empresa do diÁrio do minho · empresa do diÁrio do minho 06 portugal print 32 publito 14...

25
Newsletter EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO No dobrar dos 100 anos PUBLITO Crescer com as exigências dos clientes TIPOGRAFIA LESSA Terceira geração familiar Abril/2017 Impressão automatizada pág. 6 a 13

Upload: others

Post on 20-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Newsletter

EMPRESA DO

DIÁRIO DO MINHONo dobrar dos 100 anos

PUBLITOCrescer com as exigências dos clientes

TIPOGRAFIA LESSATerceira geração familiar

Abril/2017

Impressão automatizada

pág. 6 a 13

Page 2: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Newsletter

EMPRESA DO

DIÁRIO DO MINHONo dobrar dos 100 anos

PUBLITOCrescer com as exigências dos clientes

TIPOGRAFIA LESSATerceira geração familiar

Abril/2017

Impressão automatizada

pág. 6 a 13

Capa

SUMÁRIO

04 EDITORIAL

Aindústriagráficavivederesultados

16 VERSAFIRE

…eimprimiramfelizesparasempre.

20 GALLUS LABELFIRE 340

Impressão digital inicia-se com êxito no crescente mercado do rótulo

22 HEIDELBERG

Lança centro de desenvolvimento

23 GRAFOPEL

PME Excelência 2016

24 SAPHIRA

Qualidadetestadaecertificada

26 SERVIÇOS TÉCNICOS

Transformar a nossa cultura actual

40 OBRA DA RUA

Cruzada pelo progresso social

41 A LUSITÂNIA

Qualidade e produtividade ao serviço do cliente

42 NOTÍCIAS BREVES

FICHA TÉCNICA:

Fotos:HeidelbergerDruckmaschinenAG, Grafopel–EquipamentosGráficos,S.A.Pré-impressão:HeidelbergSuprasetterS105Impressão:HeidelbergSppedmasterXL106-5+LXAcabamento:GuilhotinaPolar115EM-M, StahlfolderTH82,StitchmasterST100Consumíveis:SaphiraPapel:CreatorStar135Data de Impressão:04/2017

Mudança de paradigma!Push to Stop é o novo enfoque de futuro da Heidelberg para a produção gráficainteligente.Equipamentos modernos e proces-sos inteligentes interligados em rede organizam e executam todos os tra-balhos de impressão, de maneira completamente autónoma. Esta é atecnologia inteligente que as impres-soras Heidelberg de última geração encarnam o futuro do offset indus-trial, abrindo portas a uma dimensão inéditadaproduçãográfica:aimpres-sãoautónoma.A nova tecnologia baseada em flu-xos de impressão Prinect workflow,que a Heidelberg enriqueceu com Push to Stop, converte-se num sis-tema global ainda mais inteligente, que organiza, executa e visualiza autonomamente os passos da pro-dução,libertandooimpressor.

Ver páginas de 6 a 13

28 EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO

06 PORTUGAL PRINT

32 PUBLITO

14 MULTICOLOR

36 TIPOGRAFIA LESSA

18 POLAR MOHR

2 | | 3

Page 3: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Sãomuitososdesafiosqueasempresasenfrentamquandotêmquelidarcomoslimitesindefinidosdatecnologianoquetocaaofuturoeàsopçõesqueseapresentam.

A indústria gráfica vive de resultados

em competitividadeo offset, queremcustosdeproduçãoqueremqua-lidadeeprodutividade.

Nestecontexto, temespecial signi-ficado as alianças estratégicas quemotivaram as empresas a coopera-rementresicomvistaàpartilhadecustosdedesenvolvimentodenovosprodutos digitais, a captar conhe-cimentos tácitos e tecnologia dosparceiros, acesso a recursos finan-ceiros,etc.Daí,ocrescentenúmerodeprodutoseprojectosparadeter-minados segmentos, apresentadosnaúltimaDrupa.Quetantopodemfazer prever um eventual sucesso,como uma simples afirmação futu-rista de resultados efémeros. Umcenário de incertezas a que só otempodaráounãocobertura.

Umfacto realverificadonodecursodestas duas últimas décadas, foi aexpansãoderecursosdooffsetcoma introduçãode tecnologiasdigitaisnoprocesso,permitindoumamulti-plicidadedenovasincríveissoluçõesobedecendoàlógicadeexigênciaeexpansão do mercado, garantindoque a combinação óptima dos fac-tores qualidade, produtividade eeconómicosejamassegurados.Tudoisto,naminhaperspectiva,amarcarasuaposiçãodominanteparaaspró-ximasdécadas.

Nãoédehojequeosprocessosgráfi-cospassampormudanças.Mudançasem todos os sectores relacionadascom tecnologias e processos estãosempreaacontecer.Quaisquerdesa-fios nesse sentido têm sempre umlado positivo, dependendo até quepontopodemrevolucionararentabi-lidadedeumaempresa.

Ampliaroportfóliodesoluçõesgrá-ficasvoltadasaatenderummercadomais atento à qualidade e que nãoabremãodopreçocompetitivo, tor-nou-se inevitável e prioritário numcontextodecompetitividade.Asomaraisto,fazerjusàeficiênciaeproduti-vidade deve ser tambémmotivaçãoprioritária a marcar a receita-chaveparaconduzir anegóciosbemsuce-didoserentáveis.Noentanto,produ-çãoeficienteemelhoriacontínuasão,paraalguns,apenasconceitosabstra-tosque, todavia, escondempor trástécnicas e processos que ajudam asempresasnoquediz respeitoapro-dutividadeelucro.

Em boa verdade, quantas gráficasnacionais podemos citar com umsoftware de gestão que permitaoptimizar a produção em todas assuasfases–pré-impressão,impres-sãoeacabamento– tornandopos-sível que todo o fluxo de trabalhofuncione conjuntamente, evitandoerroseaumentandoaprodução?

Augusto MonteiroPresidente do Conselho de Administração

EDITORIAL

Ditoisto,valeapenarefle-tir e questionar sobreque tecnologias digi-tais, dadas a conhecer

durante a Drupa, representampossibilidades reais e imediatasou que tirando partido delas,terminem exercendo impactosconsistentesnodesenvolvimentodaeconomiadasempresas,mar-cando o caminho do futuro daindústriagráfica.

No rasto do que tem acontecidonasúltimasDrupas,emtermosdenovidadesvoltadasparaaimpres-são digital, em minha modestaopiniãotem-seexageradoquantosaosefeitospositivosdosistema.

O mercado concorrencial não étudo. Estou falando, obviamente,das consequências perversas deimpulsionarvendasdetecnologiasnãocompletamentetrabalhadasetestadas, algumas ainda em fasede protótipos virtuais, sem mos-trarem ao vivo a sua verdadeiravalia. Sem qualquer surpresa,grandepartedaeuforiaverificadana última Drupa será arrefecidapeloslimitesdaprópriatecnologiaedasuaineficiênciaeconómica.

Ao fim e ao cabo, a finalidademáxima de qualquer indústria éestar em condições de produzir

com êxito e de forma rentável,ouseja,optimizararelaçãoentremeiosutilizadoseresultadosobti-dos.Umapremissanoquecons-titui o principal fundamento donegócio.

Visões futuristas? Possivelmente.Mas primeiro que passem dointangívelparaotangível.

Foi nos anos noventa que teveinícioumacampanhanatentativadevalidaroprocessodigitalcomoalternativa ao offset. Essa tenta-tivaoufalhououfoiimpedidadeobtersucesso.Eporquê?Porqueocaminhoadoptadodesdeentãopelos fabricantes de equipamen-tosdeoffset,comnovassoluçõessimplificando e agilizando todosos passos do processo, assegu-rouàindústriagráficaumsentidode direcção e de segurança emrelação ao presente e ao futuro,contrariamenteaosistemadigital,que nestes últimos quase trintaanos tem andado à procura dasuaprópriaidentidade.Ahistóriaainda relativamente curta da suadifusão convida à prudência naavaliação do seu desempenho enasconclusõesatirarquantoàsuarendibilidade.

Dequalquerforma,qualquerquesejaoprocessodigitalnaáreada

impressão a conquistar sucesso,ele virá para somar ao leque depossibilidadesexistentes,na ten-tativa de abichar uma fatia domercadoenãoparadesbancarooffsetdoseubastião.

A indústria gráfica vive de resul-tados. Por isso, não há porqueesconder o jogo. Propaganda é,semdúvida,umadasferramentasdomarketingutilizadaoferecendoaomercadográficosoluçõesmila-grosas,quenemsempreatendemàsnecessidadesreaisdosclientese do mercado. Os empresários,semprenabuscadesoluçõesquecontribuamparagerarmaiorpro-dutividadeecompetitividadenosseus negócios, seduzidos pelaacção de marketing de muitasempresas – namaioriados casosapenaspropaganda–convencidosdequeaqueleéocaminhoparaosucesso,porvezesdãopassosemfalso investindoemtecnologiasesoluçõesquenãogeramlucros.

É verdade que a gradual aceita-ção da tecnologia digital afec-touoráciodetrabalhoemoffsetde pequeno formato e tiragensreduzidas,tendofeitoprogressosnessesegmentodeformato,semcontudo se verificar uma acele-ração do processo para tiragenssuperiores,capazdedesbancar

“A indústria gráfica vive de resultados. Por isso,

não há porque esconder o jogo. Propaganda é, sem dúvida, uma das ferramentas do marketing utilizada

oferecendo ao mercado gráfico soluções

milagrosas, que nem sempre atendem às

necessidades reais dos clientes e do mercado.”

4 | | 5

Page 4: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Paraquemtrabalhacomprodutosqueesta-vam exactamente no foco do evento, a Portugal Print nos três dias que durou oevento,mostrou a evolução e a tendência

do segmentodigital, com inumeráveis possibilida-desaseremexploradas.

Em realidade,nosúltimosanosaevolução tecno-lógicadigital foimuito significativa: soluçõesmaisrápidas, confiáveis e produtivas, comqualidade edefinição superiores, gerando novos negócios emnichosdemercadodiferenciados.

Neste segmento, Heidelberg Versafire CV, quesedestacapeladiversidadedesoluçõesqueofe-rece, atraiu a atenção dos profissionais gráficos.A extrema facilidade operacional, flexibilidade ealtaresoluçãodeimagemdeixouumavisãoclara

da impressão digital no pequeno formato, tor-nando possível executar trabalhos de impressãourgentes com qualidade offset, utilizando umavastagamadesuportes.

Numaconfiguraçãodecincocores,acorimpressoraadicionalpodeserparaaplicaçãodebrancoopacoouvernizbrilhanteemtodaasuperfíciedafolhaouemdeterminadaszonas.Podendo,também,impri-mir branco ou verniz numa só passagem sobre opapelsiliconado,lâminasplásticasoumateriaisdesuperfícies estruturadas, sejapor separadoouemcombinaçãocomastintasCMYK.

Alémdisso,ofereceaindaumanovacoradicional:amarelonéon.EstetonerbrilhasobaluzUV,oquepermite atrair ainda mais a atenção e adicionartoquesinesperadosaaplicaçõesimpressas.

PORTUGAL PRINT 2017Um olhar digital pela impressão de pequeno formato, têxtil e banda larga.

Podedizer-sequea4.ªediçãodaPortugalPrinttevedensidadeeprofundidade.Movimentoucercade10.000pessoaseatecnologiadigitalesteveemtodososcantosdafeira,dandorespostaaosváriosnichosdemercado:impressãodepequenastiragens,têxtilegrandeformatooubandalarga.

6 | | 7

Page 5: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

O sresultadossãoimpressionantes.Umaumentoexponencial de 20% nos níveis de produti-vidade foi relatado durante testes feitos emambienterealcomanovageraçãoHeidelberg

SpeedmasterXL106,ondeanovafilosofiaPush to Stopjáfoi implementada. Para as empresas de escala industrial,quelutamporcadasegundodetempodepreparaçãoquereduzem,eporcadafolhaboaamaisqueconseguempro-duzir,istosignificaumaumentodeproduçãoenormíssimo.DeacordocomRainerWolf,GestordeProdutosSheetfeddaHeidelberg, istoéapenasocomeço.“OPush to Stop anunciaumanovaeranaproduçãoimpressa:atransforma-çãodastradicionaisempresasgráficasemempresasgráfi-casinteligentes,comprocessosdeproduçãodigitais,inte-gradosemredeeautomatizados”,dizWolf.“Comopionei-rosdadigitalizaçãodanossa indústria,estamossistemati-camentea impulsionarestedesenvolvimentoe,portanto,daremosaosnossosclientesaoportunidadededuplicarasuaprodutividadelíquidanospróximosanos”.

Novo paradigma para dobrar produtividade100porcentodeprodutividade–comoéqueistofunciona?Hojeemdiajáédifícilasgráficasmanteremoníveldepro-dutividadeexistente,umavezqueastiragenssãocadavezmaiscurtaseasmudançasdetrabalhomaisfrequentes.O Push to Stopfoiprojetadoespecialmenteparaestassitua-ções.Eficácianaproduçãoéumaquestãosensívelemmui-tasempresas.EstefactofoireveladonumarecentepesquisademercadorealizadapelaHeidelberg.Apesquisamostrouque muitas empresas estão ainda longe de explorar a

A NOVA ERA DA IMPRESSÃO AUTOMATIZADA

Processos de produção que se controlameexecutamautomaticamente,operadoresquesóprecisamintervirquandonecessáriooununca:afilosofiaPush to StopdaHeidelbergrepensaosfluxosdetrabalhonasgráficasetemopotencialdeaumentaraprodutividadelíquidaparaumnívelanteriormentedesconhecido.

#SmartPrintShop#SmartPrintShop#SmartPrintShop

Push to Stop é o nosso enfoque de futuro para a produção gráfica inteligente. Máquinas e processos inteligentes interligados em rede que organizam e executam todos os trabalhos de impressão, de maneira completamente autónoma. O operador só deve intervir em caso necessário. Assim ganhatempo para concentrar-se nas coisas verdadeiramente importantes. Simply Smart.

#SmartPrintShop

8 | | 9

Page 6: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

OconceitoPush to Stopéúnico,porissoéoprincipalcondutordaHeidelbergem

termosdeestratégiadenegócio.Emtermosdetecnolo-gia,oHycolorMultidriveéumdosmeusfavoritos,porquepermite executar múltiplos processos simultaneamente,tornando-osmuitomais rápidos,especialmentequandose trata de processos complexos de preparação. Porexemplo,oHycolorMultidrivereduziuparaapenasdoisminutos emeio o tempo necessário para lavar cauchú,cilindrodeimpressãoeosrolosdetinta.

Mas o maior destaque é, sem sombra de dúvidas, oIntellistart2,o softwarequepermiteoPush to Stop na

máquina de impressão. Pela primeira vez, vários traba-lhospodemserpreparadosenquantoaproduçãoaindaestáemandamento.Alémdisso,osprocessosiniciam-seautomaticamentenasmudançasde trabalho–edepoisarrancamporcontaprópria.OIntellistart2organizatudoistoautomaticamenteenquantoamáquinadeimpressãomostranoWallscreenXLumalinhadotempocomospro-cessosqueestãoexactamenteemandamento,informaasacçõesquedevemserrealizadasmanualmenteequantotempo levaaproduçãoacomeçar.Vistodesta forma,oIntellistart2éoprodutocertonomomentocerto,opri-meiropassoparaaeraPush to Stop.

capacidademáximadassuasmáquinaseamédiadasqueconseguemeficiênciageraldosseusequipamentosédeapenas25%!

Este resultado ilustra o dilema que mui-tas gráficas encontram. Embora asmáqui-nasde impressão se tenham tornadomaise mais rápidas graças à automatização, avelocidadedeproduçãoaindadependedodesempenhodosoperadores,poissãoelesque têm de accionar activamente os pas-sos individuais da produção. Ao processardez trabalhos por hora numa máquina deimpressão,osoperadoresestãoatrabalharjá no seu limite em termos de sobrecargae velocidade de trabalho. “Repensamostodo o processo de produção fazendo apergunta: como é que podemos reduzir otrabalho físicodos operadoresdemodo aqueestespossamtertempoparacertificar- -sedequeamáquina trabalhaem todooseu potencial?”, explica Wolf. A respostaéutilizarastecnologiasdigitaisdemodoatornaraoperacionalidademaisinteligenteesimplificaroprocesso.Nofuturo,amáquinaorganizará e iniciará os processos sozinhae completará os trabalhos de impressãoautomaticamente.Ooperador terá, então,menos tarefas manuais a desempenhar epoderá concentrar-se completamente namonitorizaçãodoprocesso.

Contudo,aautomatizaçãodemáquinasindi-viduais ou em etapas de produção não ésuficiente para aumentar significativamentea produtividade de todos os processos deumagráfica.Ouseja,ofocoestánaautoma-tizaçãointeligenteenainterligaçãodetodososprocessos,incluindoaáreaadministrativa.Istoaplica-senãoapenasaoscomponentesde automatização e software,mas tambéma todoo ambiente.Começa coma análisee avaliação dos processos, depois a selec-ção de consumíveis individualmente coor-denados e conceitos de disponibilidade,estendendo-seàcomunicaçãocomclientesefornecedores,bemcomocomalogística–procurandosemprepontosfulcraisefazendoapergunta“Sãonecessários?”.

Impressão controlada e automatizadaO elemento básico dos processos inte-ligentes e organizados numa gráfica é ofluxodetrabalhoPrinect.OworkflowqueaHeidelbergenriqueceucomPush to Stop.Ele garante que todos os componentesenvolvidosnacadeiadeproduçãocomuni-camentresi,atravésdaredecriadaparaoefeito.OPrinectworkflowtambémforneceinformaçõesparaquetodososcomponen-tessaibamoqueprecisamfazer,tornandoofluxodetrabalhodaproduçãoomaisefi-cientepossível.

Por exemplo, os sistemas de assistêncialeemosdadosdofluxode trabalho,orga-nizam e concluem os trabalhos, de formaindependente,minimizando as funções dooperador. Isto aplica-se, em particular, aoIntellistart2.Osoftwarepatenteadodanovaestaçãodecontrolodamáquina,oPrinectPress Center XL2, identifica a sequênciaideal para fazer asmudanças de trabalho.Damesmaformaqueumsistemadenave-gaçãodeumcarro,estesoftwaremostraaooperadorocaminhomaisrápidoparaobterumafolhaOKatéàpróxima.OIntellistart2 inicia todas as operações de preparaçãoe informa o operador quais e quando sãonecessárias atividades manuais. Com tra-balhos standardizados, a impressão total-mente autónomaé,mesmo,possível.Nãosó todos os processos de preparação sãocompletamenteautomáticoscomotambéma produção é iniciada automaticamente. Osoftware“QualityAssist”comparaovalorda cor real como valorda corpretendidaparadeterminarquandoosparâmetrosdequalidade definidos são alcançados, ini-ciando a produção de folhas boas – semqualquerintervençãodooperador.

OPressCenterXL2,equipadocominúme-rasfunçõesoperacionaisinovadoras,facilitaaltamente a cooperação produtiva entre ooperadoreamáquina.Porexemplo,graçasaonovoWallscreenXL,ooperadormantémocontrolototaldofluxodetrabalhodapro-dução,mesmocommudançasdetrabalho

RAINER WOLF// RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DE PRODUTOS SHEETFED NA HEIDELBERG

10 | | 11

Page 7: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

frequentes.Osistemadeassistência“Intelliguide”utiliza barras de status para fornecer ao operadorinformaçõesemtemporeal, sobrequaisosproces-sosdepreparaçãoqueestãoaserrealizados,quantotempodemoramequandoéqueeleprecisaintervir,porexemplo,paramudara tinta.Na listadetraba-lhos,elepodealterarasequênciadetrabalhosarras-tandoesoltando−10,20ou30trabalhospodemserpreparadoseconcluídosdeformaautónoma.

O futuro industrial da impressão offsetAempresade impressão industrialAumüllerDruck,emRegensburg,jáutilizaumaSpeedmasterXL106,de última geração, a oito cores com retroverso nasuaprodução.Comoresultadodasmelhoriasdepro-dutividadealcançadas,estaempresaencomendoujá

maisduasmáquinas,queserãoinstaladasem2017.“Devidoaosprocessos simultâneosdepreparaçãoe lavagem,estamosprontospara iniciarum traba-lhoquatroporquatroemmenosdetrêsminutos”,confirmaramosdoisproprietários,ChristianeStefanAumüller. “Amáquina é tão fácil de operar e tãoauto-elucidativacomoumsmartphone.Masoqueéparticularmenteengenhosoéqueamáquinasugerequalamelhormaneira–ooperadorsótemquecon-firmareseguiropilotoautomático.Esóprecisarádeintervirnovamentequandotodosostrabalhosesti-veremconcluídos“,explicaVolkerDollinger,GestordeOperaçõesdaAumüllerDruck.Osoperadoressótêmqueverificar,monitorizare forneceraschapasdeimpressãoparaotrabalhoseguinte,permitindo- -lhesmanterumolhonoPrinectPressCenterXL2.“Amáquinadefineociclodetrabalhoaoprocessar,

quaseautomaticamente,ostrabalhosprontosparaprodução“,concluiVolkerDollinger.O exemplo da Aumüller mostra a intensidade com que a HeidelbergestáatraçaronovocaminhoparaimpressãooffsetcomatecnologiaPush to Stop.Oobjectivoéaescalaindustrialeaproduçãoautónoma,tendoporbaseprocessosaltamenteautomatizadoseemrede,suportadosporconsultoriaeserviçodealtaqualidade,demodoaoptimizarprocessosedisponibili-dadedemáquina,assimcomoautilizaçãodeconsumíveiscon-cebidosparamaximizartodooprocessoprodutivo.“Éaintera-çãodetodososcomponentesquecriaopotencialnecessárioparamelhorarodesempenhogeral. Sóassimconseguiremoster aoportunidadedeum futuro rentável”,dizWolf. “ComatecnologiaPush to Stop,aHeidelbergestáademonstrarcomoesseobjetivopodeseralcançado:adigitalizaçãoeautomatiza-çãoextensivadetodooprocessoprodutivo–ainterfaceami-gávelentrehomememáquina”.

ChristianeStefanAumüller,osdois

proprietáriosdaempresaAumüllerDruckem

Regensburg-Alemanha. Aspectosdaáreadaimpressão,comaSpeedmasterXL106emprimeiroplano.

12 | | 13

Page 8: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

O mundo da corMulticolor

A tecnologia Multicolor da Heidelbergpermiteatingiraté95%doespectrodecoresPantone®,comautilizaçãodecoresdeprocessoCMYKMulticolor,maisolaranja,overdeeovioleta.CoresPantone,complexasecarasquesãoimpressasseparadamentesão,portanto,coisadopassado.

Ascores spot sãocaras.Estevelhoditadonãoseaplicaapenasaclientes,masantesdetudoàsgráfi-cas.Apóscadatrabalho,primeiroatintatemdeserremovidacomumaespátula,emseguida,asunida-desdetintagemprecisamdeserlavadaserecarre-gadas.MasporqueéqueosgráficosdevemperdertempocomcoresespeciaisseascoresdoprocessoMulticolor também produzem o resultado dese-jado?EstaquestãoéaindamaisrelevantequandoseutilizamsistemasdeimpressãodigitaleAnicolor.

A tecnologiaMulticolordaHeidelberg cobre95%do espectro de cores Pantone® com as cores deprocessoconvencionaisCMYKeas trêscoresadi-cionais laranja, verdeevioleta–e fá-lonaperfei-ção.Adistribuiçãode cores spot impressas sepa-radamente e amistura, efectuada através de sof-tware,dostonsdecordesejadosabreumenormepotencialdeeconomia,particularmentenaimpres-sãodeembalagens.Alémdisso,osoftwarePrinectMulticolor também pode ser combinado com flu-xosdetrabalhoHeidelbergefluxosdetrabalhodeembalagensdeoutrosfabricantes.

Este software converte todos os tons de cor spotdeumafolhadeimpressãoqueestãocontidosnoPDFemcoresdoprocessoMulticolor.Outilizadorconsegue, então, obter uma visualização, fazendoumacomparaçãovisualdascoresoriginaiscomascoresdoprocessoMulticolor, assimcomoosdes-vios de cor esperados emDelta E. Com o toquede um botão, o software converte todas as coresespeciais do PDF para o processo de cores defi-nidopeloMulticolor.Nofluxode trabalhoPrinectPrepress,istotambémpodeserrealizadodeformatotalmenteautomáticaesemintervençãomanual.

A tecnologia Multicolor da Heidelberg oferecemáximopotencialdepoupançaequalidadeexcep-cional.

As principais características em 15 segundos•Soluçãotudo-em-umquecobreaté95%doespectrodecoresPantone®comassetecoresdeprocessoMulticolor:CMYK,laranja,verdeevioleta

•FerramentadesoftwarequeincorporaaexclusivaexperiênciaemcordaHeidelberg

•AdequadoparaimpressãooffsetedigitaletecnologiaAnicolor

•Menosdesperdício,produçãomaiscurtaetemposdeentregamaisrápidos

•ServiçoPCM(PrintColorManagement)–transferênciadeknow-howefiabilidadedoprocessonaseparaçãoMulticolor,garantindoumaqualidadedeimpressãoidealquepodeserreproduzidaaqualquermomento.

14 | | 15

Page 9: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

... e imprimiram felizes para sempre.Será que o digital só consegue imprimir folhasplanas?Seráqueooffsetéamelhoropçãoparatiragensgrandes?Muitosmitoscresceramemtornodaimpressãodigital.Noentanto,aVersafiredaHeidelbergémuitorealedeixainú-meroscontosdefadasparecerhistóriasverdadeiras.

Muitoscontosdefadascomeçamcomaspalavras:“Eraumavez.”Masnãoéapenasderãsegrandeslobosmausquefalamosreinosdaimaginação–a impressãodigitaltam-bémabundaemhistóriasaquenemsempresedevedar

crédito.Umdosmitosdizqueotamanhodastiragenséoúnicofactordecisorparaescolherentreimpressãooffsetoudigital.

Noentanto,aquestão-chavedeveser:oqueéqueoclientequer?Cadavezmais,arespostaéflexibilidade,eissoéoferecido,emmuitoscasos,pela impressãodigital.Noentanto,combinardigitalcomoffset tam-bémpodeserumaalternativagratificante.AHeidelbergVersafireé

Versafire CP/CV/CMidealparaaproveitaromelhordosdoismundos,umavezquegaranteumaentradanomundodigitalsimplesericaempotencial.

Umacaracterísticaespecialdosistemade impressãodigitalVersafireCVéaflexibilidadeemtermosdecoreformato.Aconfiguraçãodeseiscores,únicanestaclassedemáquinasde impressão,éumexcelenteexemplodisto.Obrancoopaco,vernizbrilhoouamarelonéonpodemseraplicadosnatotalidadedaáreadeimpressãooulocalizado.Asalte-raçõespodem,mesmo,serfeitasdentrodeumtrabalhodeimpressão,dandoassimaosutilizadoresliberdadecriativa,assimcomo,novaspos-sibilidades.Porexemplo,papelsiliconizado,plastificadooumateriaistexturizadospodemserimpressoscombranco,apenascomvernizouvernizemcombinaçãocomCMYK,numaúnicapassagem.

AVersafireCPtambémpossuiumavelocidadedeimpressãoimpres-sionante,imprimeaté130páginasA4porminutoemlinha,tornandopossível executar, rapidamente, trabalhos de impressão urgentesassimcomoprodutospersonalizados.Dependendodaconfiguração,aVersafireempilha,perfura,dobralivrosinteirosoufolhetoscomaté200páginas,numaúnicapassagem,tudoatéaoprodutofinalizado.

Noentanto,oheróisecretodestahistóriaéoPrinectDigitalFrontEnd.OPrinect–interfacedoutilizadorpadronizado–podeserutilizadoparapreparartrabalhosparaimpressãooffsete,emapenasalgunssegun-dos,paraimpressãodigital.Mesmoformuláriosmisturadospodemserfacilmenteproduzidos.Este interface simples,permiteumavisualiza-ção,aovivo, inigualável.Eseosseussonhosaindanãosetornaramrealidade,talvez,afinal,precisedeencontrarumaboafada.

a r t e s g r á f i c a s

DILAZOartes graficas, sa

16 | | 17

Page 10: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

C riada há 111 anos, aPOLAR soube acom-panharaevoluçãotec-nológica que os mer-

cados impunhame,deum for-necedor regional, transformou- -senomaior fornecedorglobalnosectordocortelinearecorte de punção. Diversas soluçõesinovadorastêmcontribuídoparao sucesso deste negócio fami-liar. Hoje, a POLAR tornou-sesinónimo mundial de máqui-nas de corte duráveis, precisasemodernas.A sua vastagamade produtos abrange desdemáquinas de corte ultra-rápi-das até componentes e siste-masquepermitemoptimizarosprocessos do corte linear e depunção.Inclui,ainda,osistemaPACE – um software de redeque interliga os equipamentose o sistema de transporte do

papel por pinças, optimizandoos processos. Recentemente,a POLAR incluiu na sua gamade produtos o “CorteDigital”,que,atravésdatecnologialaser,possibilita inúmeras opções decorteeacabamento.Para a Grafopel constitui umahonra e um privilégio ser suarepresentante exclusiva paraPortugal, Angola, Cabo Verdee Guiné Bissau, numa rela-ção de décadas com a famíliaMohr,levadacomsatisfaçãoporambasaspartes.

Um pouco de históriaFundadaem1906,aPolaréumaempresa familiar que começoufornecendo máquinas para aindústria madeireira. Em 1945,a empresa passou a desenvol-vereproduzirguilhotinasparaaindústria gráfica e, quatro anos

maistarde,deuinícioaumapar-ceriamundialcomaHeidelberg,queperduraatéhoje.Considerada percursora nodesenvolvimento de tecnolo-gias de corte e líder no mer-cadomundial,aPolartemmaisde200.000equipamentosven-didosemmaisde170países.Lançada na Drupa de 2016, alinha de guilhotinas modelo Nrepresenta a 11.ª geração deguilhotinas desenvolvidas pelaPolar.Todososmodelosdesta linhapodem ser integrados no sis-tema de gestão Prinect da Heidelberg,quepossibilitafazerum controlo online da produ-ção,compré-programaçãoforada máquina, interligando osequipamentos desde a pré-im-pressãoatéaoacabamento.

POLAR MOHR celebra 111 anos

Em 2017, a POLAR celebra um aniversáriomuitoespecial:111anos. Éumahistóriadesucesso,queaPolarMohr,commuitoorgulho,desejaagradeceraosseusclientes,apreferênciaqueestestêmtidoaquandodaaquisiçãodenovosequipamentosparaassuasempresas.

18 | | 19

Page 11: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Impressão digital inicia-se com êxito no crescente mercado do rótulo

A Heidelberginiciouaproduçãodamáquinade impressão digital, a jacto de tinta,Labelfire,emWiesloch-Walldorf.Nofuturo,todo o portfólio de impressão digital da

Gallustambémseráfabricadoali.Aunidadebasedanovamáquinade impressãoéproduzidapelasub-sidiáriasuíçaGallusnasuafábricaalemãlocalizadaemLanggöns.Osistemaestáprojectadoparaaten-dera crescenteprocurano segmentodemercadodeproduçãode rótulos, comeficiênciade custos,paratiragensmédiasapequenas.“Osrequisitosrelacionadoscomaqualidade,flexibi-lidadee velocidadeestão a ficar cada vezmais exi-gentes na produção de rótulos”, diz Stephan Plenz,membrodoConselhodeAdministração responsávelpelos equipamentos da Heidelberg. “Com o GallusLabelfire,estamosaconduzir,nocrescentemercadodos rótulos, os nossos clientes para o futurodigital. Ointeressequetemhavidoporpartedosclientescon-firmaqueadoptamosaabordagemcerta“,acrescenta.

As unidades de impressão digital mudam segmento em crescimentoOnovosistemadeimpressãodigitalGallusLabelfire340foiconcebidoparaomercadodosrótulosauto-

adesivos.Ovolumedeimpressãoglobaldessesrótu-losestáacrescercercade4%aoano.Emboracercade5%dessevolumesejaimpressodigitalmente,estenúmeroestáasubirrapidamente,comtaxasdecres-cimentoatédoisdígitos.Defacto,aimpressãodigi-talestáaimpulsionarmudançasnestesegmentodemercado,altamentepromissor.Prevê-seque,amédioprazo,metadedasmáquinasdeimpressãovendidasnestesectorsejadigital.Aolançarestanovatecno-logia, aHeidelberg e aGallus estão activamente aproporcionar umamudança nosmodelos de negó-ciosusadosnestesegmento,oferecendoaosgráficosumasoluçãoversátileeconómica.Todooportfóliode impressãodigital, incluindoossistemas offset da Heidelberg, pode ser integradono fluxo de trabalho geral de uma gráfica atravésdo Prinect Digital Frontend (DFE). Aplicativos deWeb-to-Print emodelosdenegóciodepublicaçãomulticanal tambémsãosuportados.Desta forma,aHeidelbergestáatornarrealidadeasgráficasinteli-gentes,aopermitirqueosutilizadoresautomatizememgrandemedidaosprocessodeimpressãooffsete digital, controlando-os de forma padronizada etransparente.O objectivo amédio prazo é que asgráficasdigitaisrepresentemcercade10%dasven-dasdoGrupoHeidelberg.

Labelfire 340Aumente a sua produtividade através da integração optimizada

O mercado do rótulo é um dos segmentos com maior crescimento naindústriagráfica.Ocrescimentodinâmicodeprocuraderótulosautocolantesimpressosdigitalmentecontinuainabalável.

20 | | 21

Page 12: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

A Grafopel foi distinguida com este prémio pela segunda vez (a primeira foi em 2014).Distinçãoaacrescentaramuitasoutrasconcedidasemanostransactos:TOPEXPORT,EmpresaAplauso,PMELíder,PMEExcelência,AwardExcellence,etc..

Grafopel PME Excelência 2016

Esteprémiochegaà22.ªediçãocomo instru-mentomotivadoredeestimuloàspequenase médias empresas nacionais, cumprindo oobjectivopeloqualfoicriado,em1994,pela

revistaExame.

Aolongodassuassucessivasedições,oprémiotemcontribuído como um elemento catalisador, quedemonstraacadaediçãoqueaExcelêncianãoéumavirtudeisoladanocontextodasempresas.

Adespeitodosdesafiosqueestastêmdevencernodia-a-dia,énecessáriocontinuaradesenvolverumaculturadequalidadeparaquesepossamafirmarnonossouniversoempresarial.

A revista EXAME distingue há 22 anos a excelên-cia entre as pequenas e médias empresas (PME). O‘ranking’anualcontacomasparceriasdaInforma

D&B, que procede à compilação das contas das1.000empresas,edaDeloitte,queauditaevalidaainserçãodosdadoseoscálculosdasMelhoresPME.

A cerimónia de entrega dos prémios atribuídostevelugarnoSalãoNobredaCGD,comapresençadospremiadosnosdiversos setoresdeatividade.A Grafopel foi distinguida com este prémio pelasegundavez(aprimeirajáfoiem2014).Distinçãoaacrescentaramuitasoutrasconcedidasemanostransactos: TOP EXPORT, Empresa Aplauso, PMELíder,PMEExcelência,AwardExcellence,etc..

Écomgrandesatisfaçãoquegostaríamosdedividirestes prémios com os nossos clientes e colabora-dores, agradecer esta parceria de sucesso, pois foia soma de confiança dos nossos clientes e a com-petênciade todosos nossos colaboradores no seuconjunto,quetornoupossívelmaisestadistinção.

Heidelberg lança centro de desenvolvimentoCompromisso com o futuro.Em2018,Heidelbergiráabrirumnovocentrodedesenvolvimento,quepermitirácriarcercade1.000postosdetrabalho,ondeexistiráamaisavançadaunidadedepesquisadomundoparaaindústriagráfica.

Esteinvestimento,avaliadoem50milhõesdeeuros,seráomaiorcentrodecompetênciadaindústria gráfica, com um volume de negó-ciosanualglobaldecerca€400biliões,um

númeroqueestáaaumentar.

“Esteinvestimentorepresentaumnovofarolnodesen-volvimentodeBaden-Württemberg.Construirumcen-tro de desenvolvimento deste tamanho e qualidadeprovaqueaHeidelbergbaseiaassuasdecisõesnumaestratégiadelongoprazoefazcomqueofuturovalhaapena“,dizBauer,ministradaCiência,InvestigaçãoeArtesdoEstadoalemãodeBaden-Württemberg.

“OptámosdeliberadamenteporBaden-Württemberg porque combina excelente ambiente com espe-cialistas altamente qualificados”, ressalta RainerHundsdörfer,CEOdaHeidelberg.UmambientedetrabalhoaltamentemodernoeorientadoparaofuturoserácriadoemWiesloch-Walldorf,paraapoiarproces-sosdedesenvolvimento interdisciplinaresemultifun-cionais.Apesardadifícilsituaçãoeconómicamundialdosúltimosanos,aHeidelberg,emmomentoalgum,cortouoseuorçamentodeinvestigação,concentrou-sesemprenodesenvolvimentodenovoseinovadoresprodutoseserviços.

A indústria da impressão exige, agora, novas apli-caçõese tecnologiasde controlo. Juntamente com

a impressão offset tradicional, a impressão digitaltambém fará parte do futuro, o que fará com queo sector beneficiede um crescimento contínuo, aoatender,emparticular,àtendênciadastiragenscadavez mais flexíveis, personalizadas e extremamentecurtas.Aimpressãodigital4D–impressãoemobjec-tostridimensionaisfeitosdetodootipodemateriais– tambémdemonstra esta tendência, aopermitir aimpressão personalizada em vidro, madeira, plás-tico e outros materiais. A Heidelberg é a primeiraempresaadesenvolverumvastolequedemáquinasdeimpressãodigital,parausoindustrial.

Hojeemdia,asmáquinasdeimpressãodosclientespodemestarem redecomaHeidelberg,o lhedáacessoaumnovoconjuntodeserviços:manutençãoeconsumíveispodemserprontamente fornecidos.O software Industry 4.0 é, agora, parte integrantedaHeidelberg,poisavelocidadeévitaltantoparaomundooffsetcomoparaodigital.

Umoutrosintomadetransformaçãodaempresaéofactodeactualmenteexistiremmaisde250especia-listas de software a trabalhar lá. Alémdas tradicio-nais áreasdeespecialização, aHeidelberg tambémcomeçou a incorporar nos seus quadros químicos,porexemplo,comoobjectivodedesenvolverepro-duzirtintasecológicasparainúmerasaplicações.

PauloMonteirorecebeemnomedaGrafopeloprémioPMEExcelência

2016.

22 | | 23

Page 13: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Processos eficientes e excelência em qualidade de impressão dependem, entre outros factores, do uso de consumíveis adequados. Sob a marca Saphira, a Heidelberg oferece uma extensa linha de consumíveis para todo o processo de produção.

Todos os produtos Saphira são cuidadosamente selecionados e minuciosamente testados, além é claro, de apresentarem total compatibilidade com os equipamentos Heidelberg.Os produtos Saphira também podem ser utilizados em todos os restantes equipamentos do mercado. Isto possibilita obter os melhores resultados e máxima produtividade.

Use a razão! Use Saphira!

SaphiraQualidade testada e certificada

Você pode contar com o nosso know-how e produtos para obter resultados impressionantes.Oferecemos-lhe vários pacotes para todas as etapas do processo produtivo – pré-impressão,impressãoeacabamento–permitindo-lheconcentrar-setotaleinteiramentenamarchadosseusequipamentos.Comosnossosprodutoseapoiotécnicoproduzirácomonunca!

Ampla gama de consumíveis para pré- -impressão, cuja qualidade é garantia de resultados fiáveis.Inclui: chapas de impressão digitais para CtP´s, chapas analógicas, filmes, produtos químicos para a produção de chapas e materiais de prova.

Tudo para a sua sala de impressão• Tintas • Vernizes • Produtos de lavagem • Aditivos da molha • Produtos auxiliares • Panos de lavagem • Lâminas do tinteiro

Optimize a sua produção até ao final da cadeia produtiva. Destaque:

Saphira Special Cleaner – produto de limpeza universal versátil para todas as máquinas de acabamento.

24 | | 25

Page 14: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Serviços Técnicos

Transformar a nossa cultura actual.Éumapechanossasóchamaroempreiteiroquandocomeçaapingardentrodecasa;sóiraomédicoquandosentimosumapontada;levarocarroàoficinaparamanutençãoquandojáexcedemosumacertaquilometragem,etc.Ouseja,sónoslembramosdeSantaBárbaraquandotroveja.

A previsão de um acontecimento é sempredifícil. Basta olhar para qualquer previ-sãometeorológicaparaperceber isso.Noentanto,aprevisãodiáriadameteorologia

adverteeinfluênciapositivamentemuitasdasnossasdecisões,como,porexemplo,desdeoquevestimosatéaosplanosparaofimdesemana;sedevemosounãolevarguarda-chuva,etc.,etc..Eseumaprevisãonosalertasseparaosnossospro-blemasfuturosemtempoútil?Por exemplo, preste atenção: se hoje não levar umcasaco,dentrodediasestaráconstipado.Aviso:ocabodealimentaçãodorefrigeradorestágastoevai rom-perdentrodeduassemanas.Cuidado:amáquinatalvaipararporavariaaquiouali,porfaltadedetecçãoourevisão.Soar-nos-iabem?Éóbvioquesim.Acabar-se-iaaligeirezacomodesprezamos(ounosabstraímos)do que é essencial para que não nos constipemos,paraqueocabodealimentaçãodorefrigeradornãoserompaouparaqueaavariadamáquinanãoaconteça.Épor issoqueamonitorizaçãopreventivaéparte

essencialdosnossosserviçostécnicos,quecoloca-mosàsuadisposição.Os serviços técnicos da Grafopel concentram-se namáximadisponibilidade e eficiência para atender assuasmáquinasdeformaaqueconsigaassegurarcon-sistentementeumaproduçãocontínuasemparagens.Oferecemserviçosrápidosedealtaqualidade,peçasoriginais, suporte técnico, desenvolvimento de solu-ções e aconselhamento especializado. VamosmuitoparaalémdeapenasoStatus Quo.Éporissoqueleva-mosascoisasumpassoàfrentedaconcorrênciaparaqueassuasmáquinasestejamsempreemcondiçõesdedesempenharasuamissão,semconstrangimentos.Umprotocolodemanutençãojuntodecadamáquina,bemvisível,éuma formade lembretecontínuodequando devem ser executados trabalhos regularesdemanutenção. Desta forma, você provavelmentenãoeliminarátodasaspreocupaçõesdetermáqui-nasparadas,mas,deacordocomaexperiência,con-seguiráreduzi-lasbastanteealcançarpatamaresdeprodutividademuitomaiselevados.

Anossagrandevantagemresideprincipalmentenosnos-sos serviçosdeassistência técnica.Adicione-sea istoagrandecapacidadedepodermossatisfazerquasenahoraasnecessidadesprementesdosnossosclientes,comfia-bilidade,emqualquerpontodopaís.

Os nossos clientes sabem que podem confiar e contarconnosco e com uma equipa experiente e motivada.Quandochegaaocasião,umespecialistaestarásemprepreparadoparaumatendimentoeficiente.

Semumaassistênciatécnicaeficaz,tudopodeacontecer.Maspodeficartranquilo,pelomenosquandooproblemaforcomesteseuparceirodeconfiança,queseprezapelarapidezeeficiênciadosseusserviçostécnicos.

Anossaproximidadeconstanteeosclientessãosempreomotivocentraldasnossaspreocupaçõeseactuação.

Naassistênciatécnicaaflexibilidadeévital!Temosimpres-sores, mecânicos, electricistas e técnicos de electrónicacumprindo um objectivo muito claro: solucionar proble-mas, levarconfiançae,principalmente, tranquilidadeaosnossosclientes,ondequerqueseencontrem.

Osnossosserviçosnãoacabamcomamontagem.Onossodesejoéestabelecerumacolaboraçãoalongoprazo,quepressuponha para os clientes uma segurança no investi-mentoenofuturo.

Vocêarriscaria......voarnumaviãocujamanutençãofossefeitaporpes-soassempreparaçãoecompeçasdeorigemdesconhe-cida?Certamentequenão!

Entãonãoarrisquequandooassuntoforamanutençãodosequipamentosquesãoogarantedavidadasuaem-presa,dasuafamíliaedosseuscolaboradores.Paraman-teraaltafiabilidadedetodasassuasmáquinas,useape-nasserviçosepeçasquetêmagarantiadosfabricantesedosagentesoficiaisqueosrepresentam.

26 | | 27

Page 15: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO

Esta centenária empresa fundada em 1919,nacidadeberçodocristianismodaPenínsulaIbérica–avetustaBraga–,aolongodosanosfoievolucionandoatéconverter-senumadasmaioresempresasdeserviçosnoâmbitodaelaboraçãodeprodutosgráficos,desdeaconcepçãoatéaoprodutoimpressoeacabado.

A sua filosofia parte de uma con-cepçãocomumdeempresacomocentro mediático e fornecedoruniversaldeserviçoscentradosna

comunicaçãoempresarial,sejanaproduçãode livros, jornais, revistas, catálogos, folhe-tos,todootipodetrabalhocomercial,ounorestaurodepublicaçõesantigas,etc..Desde 2016 a ocupar amplas,modernas efuncionaisinstalaçõescom6.000m2deáreacoberta e excelentes acessibilidades, pen-sadas especialmente de forma a ajustar oespaçofísicoàsnecessidadesdaempresa,ecomopropósitodeaumentarasuacapaci-dadeprodutiva.

“Crescercomaexigênciadosclienteséumdos critérios por que se rege a empresa.Mas, há também outro factor igualmenteimportante: a satisfação dos nossos cola-boradores. Queremos que eles tenham asegurançadoseupostodetrabalhoeeste-jam orgulhosos de trabalhar connosco,”refereoCónegoFernandoMonteiro.Apósuma breve pausa, acrescenta: “A nossagentetemdetermuitoclaroquetrabalhanumagrandeempresa,comclientesmuitoexigentes,equecadaumdeleséresponsá-velpelonossoêxito.”“Paranós”,dizodirectorcomercial/produção,Dr.LuísFonseca,“achavedoêxito,além

Braga

28 | | 29

Page 16: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

deboascondiçõesde trabalhoeutilizarmos tecnologiasmodernas,consisteeminculcaraosfuncionáriosovalordotrabalhoquerealizam.”Apesardasuaprovectaidade,aempresaestámaispujantedevitalidadedoquenunca,intensificandoasuapresençanomercado e assumindo um papel percursor no âmbitotecnológico.Bastalançarumolharparaaáreadaimpres-sãoparavercomosegueàalturadaconcorrêncianacionaldetopo,apedirmeçasdeavaliaçãocommuitasdealémfronteiras.Dispondodeequipamentosdeúltimastecnologiasnaseta-pasdapré-impressão, impressãoeacabamento,comqueproduztodaagamadeprodutosatrásreferidos,aportafir-mesargumentosdevendaseclarasvantagensemmatériadequalidade,flexibilidadeepreçoscompetitivos.A valorizar o seu dotado parque de máquinas com notaalta,aaquisiçãorecentedeumaHeidelbergSpeedmasterCD 102-6+L, formato 72x102 cm, (seis cores mais corpodeverniz)equipadacomCP2000,Autoplate,marginadore saída Preset Plus, Alcolor, controlo de temperatura detintagem, lavagens automáticas, non-stop, armários refri-gerados a ar,máquina elevada e unidade de verniz comroloanilox.Tecnologiasperfeitamenteajustadasàsneces-sidadesdaempresa,dotando-ade imensas reservasparaampliarasuaáreadenegóciosàescalaindustrial.“Como enobrecimento do verniz em linha, ampliamos anossacadeiadevaloreconomizandoganhosde tempoeproporcionandoaosnossosclientesprodutosacabadosdequalidadesuperior.”,refereodirectorcomercial/produção.

Principais equipamentos:• Duas rotativas para jornais. Uma com capacidadepara48páginascom24acoreseoutracomumacapacidadepara48páginascom16acores.

• 19corposdeimpressãooffsetfolhadepequeno,médioegrandeformato.Máquinasaquatroeseiscoresequipa-dascomcorpodeverniz.

• Quatromáquinasdeimpressãodigitalparatrabalhosdepequenastiragens.

• Linha de revista com uma produção até 8.000 revistas/horaeumaflexibilidadedoformatoA6atéaoA3.

• Linhadeencadernaçãodecapamolecomproduçãodeaté4.000livros/hora.

• Linhadeembalamentocomumaproduçãode8.000pro-dutos/hora,permitindoinserirautomaticamenteencartes.

Cónego Fernando MonteiroEcónomo da Arquidiocese de Braga e Administrador da Empresa do Diário do Minho

Causou grande impacto a inau-guração das novas instalaçõesdo jornal do Diário do Minho,que decorreu num ambientede grande solenidade e contoucomapresençadoArcebispodeBraga,D.JorgeOrtiga,eoutrosilustres convidados. Apesar dostempos desfavoráveis para aimprensaescrita,ojornaldoDiá-riodoMinho,órgãodecomuni-cação social da arquidiocese,que se norteia pelos sagradosvalores cristãos, na sua persis-tente actividade pela eficáciasocial da sua intervenção, viu oseu amanhã acontecer ontem,quandoinaugurounovasinstala-çõessobumclimadeoptimismoquantoaoseufuturo.

Retratar quase a sua centenáriaactividade, constitui principio erazão de ser de uma exemplarinstituição,cujavida já longaseimpôs ao respeito e reconheci-mento de todos, pelas creden-ciais que ostenta. Bem pode,pois, orgulhar-se e congratular-sepelosentimentodecomunhãoà sua volta, que jubilosamenteseassocioucomumbemhajampelo trabalho feito, e votos demuitosêxitosnosdesafiosqueopresenteeofuturocolocam.

Equipamentostecnologicamenteevoluídosaportamfirmesargumentosdevendaseclarasvantagensemmatériadequalidade,flexibilidadeepreçoscompetitivos.

CerimóniainauguraldasnovasinstalaçõesdaEmpresadoDiáriodoMinho,aquandodo 98.ªaniversáriodoseuJornalDiário.

LuísFonseca, director comercial/produção

30 | | 31

Page 17: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Nesta antiga cidade, onde ospalácios se erguem ao lado dericasigrejascercadasdeamplaspraçasejardins,queatraemnão

sóturistas,mastambémhomensdenegó-ciosdaindústria,comércioeserviços;estu-dantes,professoresegentetrabalhadora,nasceu em 1996 uma pequena gráfica,que os seus fundadores baptizaram dePublito–EstúdiodeArtesGráficas,Lda.,comoobjectivodeproduzirtrabalhosdegráficosparaasáreasdapublicidade,deediçãodelivrosedaembalagem.

Mudanças e investimentosAseguiraoânimoeufóricodosprimeirosanos,asuatrajectóriafoidecrescimentoconstanteesustentávelaolongodosanos,adaptando-se às novas necessidades eexigênciasdeummercadocadavezmaiscompetitivo.Asprimeirasgrandesmudan-çasforamaevoluçãodecasadepré-im-pressãoparagráficae,posteriormente,amudança de instalações, em 2006, paraoParque IndustrialdePitancinhos.Aqui,têm tudo o que necessitam: suficienteespaçoeboasviasdecomunicação.Com

amudança de domicílio melhorara tam-bémoplaneamento,oserviço,aestruturadaempresaepassaramadaraosclientesummelhorassessoramento.

Em2007entrouumnovosócio,AdrianoMachado,umhomemcomautênticavoca-çãoempresarial,queassentounaempresacomoumanelnodedo.Estenovosócioencontrou uma equipa de profissionaiscomexperiência,profundoconhecimentotécnicoeprofissionalismo,sendoumdospilaresparaocrescimentodaempresanosanosseguintes.Curiosamente,éactualmenteoúnicodossóciosquesegueàfrentedaPublitodeformaactiva,agoranaqualidadedeseuúnicoproprietário.Dossóciosfundadoresjánenhum fazparteda sociedade.Gra-dualmente,cadaumporsifoicedendoasuaposição.Com o objetivo de dar resposta àsnecessidadesdos clientes ede acres-centarcompetênciasdentrodacadeiadevalordaindústriagráfica,em2011,ocorre a anexação demais dois pavi-lhõesaoprimeiro,perfazendoumtotalde 3.000 m2 e, simultaneamente, a

A mais bela cidade da fabulosaepitorescaprovínciaminhotaéincontestavelmenteBraga.AduplamentemilenarcapitaldoMinho,umapalpitantemetrópolecomcercade110000habitantes,guardadentrodosseusmurosumdosmaisvaliososacervosdanossaarquitectura.

ConceiçãoFernandes,directoradeprodução;LilianaCunha,directorafinanceira;ElisabeteSilva,orçamentação,

32 | | 33

Page 18: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

aosclientesumaqualidadevisívelesensivelmentesuperior.Mas,nãoésónaáreadaimpressãoquesefaznotarapresençadaHei-delberg.Tambémnaáreadoaca-bamento a marca está presente,com as imprescindíveis e acredi-táveis máquinas de dobrar Stahl-folder,bemcomonocortecomasconhecidasguilhotinasPolar.“Os factores diários da indústriagráficanãosãosomenteospreçosfavoráveis;tambémserequerumatecnologiadeimpressãoedeaca-bamentomodernas,umaltonívelde competência técnica e rigo-rosos standards de qualidade”,refereconvictoohábilempresário.Numa alusão às certificações, NPISO9001:2008eFSCcomenta:“Sãoosselosqueaempresaostentaexigindoa simesmaumaltoníveldequalidade.”Podedizer-sequeaPublitoéhojeumaempresabemdistinta,tendoàfrenteumempresáriomaisinte-ressado no aspecto prático dascoisasdoquenateoria.

aquisiçãodeduasoutrasempre-sasdosector–TilgráficaeLiminho–, tendo por objectivomelhorar osníveis alcançados e desenvolveroutraspotencialidades, como,p.ex.,aumentaramassacríticaemtermos de espaço, de equipa-mentos e de carteira de clientes– uma estratégia comercial comenfoqueorientadoparaofuturo.

Crescer com as exigências dos clientes

Os investimentos mais recentesprendem-se com a compra deuma Heidelberg Speedmaster SM102-2-P (formato72x102 cm)com frente-e-verso, e de umaSpeedmasterCD102-5+L(comomesmoformato,cincocoresmaiscorpodeverniz)acabadadeins-

talareequipadacomAutoplate,CP2000,lavagensautomáticasePreset.Esta última aquisição é a jóia dacorôadovaliosoparquedemáqui-nas da Publito e um elementoimportantíssimo na estratégia dedesenvolvimento da empresa.Vários factores influenciaram nasuacompra,masoprincipal foioaumento do volume de trabalho.Asuacontribuiçãoparaoaumentodaprodutividadedaempresajásefaznotar.Avantagemdoenobreci-mentodovernizemlinhatambémpermiteampliaraofertaeoferecer

“Os factores diários da indústria gráfica não são somenteos preços favoráveis; também se requer uma tecnologia de impressão e de acabamento modernas…”Adriano MachadoProprietário da Publito

EXCELENTEBomMedianoFraco

34 | | 35

Page 19: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Joaquim Lessa tem ideias clarassobreofuturoquedesejaparaagráfica.Aempresa,fundadaem1951peloseupai,FlorentinoLessa,foiaprimeiraaestabelecer-senoconcelhodaMaia,éamaisantigaemlaboraçãoevaijánaterceirageraçãofamiliar.

É paidedoisfilhos,PauloeJuca(diminutivode Joaquim, como o pai), que tambémtrabalham na gráfica e que serão os futu-rossucessoresdonegócio.JoaquimLessa

entrega-sedecorpoealmaàempresa,paraaqualvivecomgrandeentusiasmoeéumhomemfelizpor ver os seus filhos,motivadospor um frémitoafectivo, abraçarem a actividade paterna comozelosos continuadoresda sua consciência empre-sarialexigente.

“Saídaescolaprimáriaaos10anosefuilogoini-ciadonoofícioaoladodomeupai.Comeceiporfazeralimpezanaoficinaeoutrastarefasmenores”,comenta Joaquim Lessa. Puxando pelamemória,recorda:“Erafilhodopatrão,mastinhadecumprirastarefasqueeramimpostasaosaprendizes.”

Sempreatentoaomercado, refereanecessidadedeapostarcontinuamentenaqualidadedosequi-pamentosenainovação.“Ideiashámuitasepro-jectos também”,dizempai e filhos emuníssono,emboraopai reconheçahaverumpoucode tra-vãodasuaparte,comasensatezcaracterísticadequemsubiunavidaapulsoeque,antesdesaltar,querverondevaicair!

Poraquelaaltura,aviladaMaia,semgrandetradiçãocomercialeindustrial,sóporsi,nãoalimentavacomtrabalhoumagráfica.Istoimpôsaofundador,desdelogo,estenderasuaactividadeporterrasvizinhas,comoMatosinhos,LeçadoBalioePorto,florescen-tesdevitalidade,firmenopropósitodeirganhando

JoaquimLessapodeconsiderar-seumhomemafortunado,poiscontacomdoisherdeirosperfeitos.Alémdeirmãossãoamigos,olhamofuturocomentusiasmoerespondem,cadaumnoseupelouro,àsexigênciasdosclientesedopróprionegócio.

Florentino LessaFundador da empresa

36 | | 37

Page 20: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

O futuroJoaquimLessasoubetirarpartidoda lição aprendida de seu pai. O conhecimento, adquirido aolongode60anosque levaa tra-balhar nas artes gráficas e trans-mitido aos filhos, que cooperamperfeitamentecompenetradosdaresponsabilidade que lhes pesasobreosombrosquanto à conti-nuidadeesucessosfuturosdagrá-fica, vem conduzindo a empresapela senda dos êxitos alcança-dos. “Estou muito orgulhoso deterchegadoatéaquiedepodertransferir um dia aosmeus filhoso legadoqueomeupaimedei-xou,nacertezadeodepositaremboasmãos,”dizcomorgulho.

Quandojánãoháespaçoeotra-balhoseatascanaáreadaimpres-sãoedoacabamento,échegadaa hora de empreender medidasde reestruturação que permitamarranjar sítio onde instalar novasmáquinas, de forma a incremen-taracapacidadeprodutivaeagi-lizarosfluxosdetrabalho.

Superadaestadificuldadecomumanova nave anexa à primeira, sus-pirando de alívio, Joaquim Lessacomenta: “Com a ampliação dasinstalações utilizamos melhor osnossos recursoseabrimosespaçoparafuturosdesenvolvimentos.”

QuemconheçaminimamenteesteSenhordasartesgráficas,nãopodeimaginar-se vê-lo, algumdia, sen-tadosemfazernada.Éali,nasuagráficaenoseupostodecomandoondeseencontranoseuelemento,porgostoecompaixão.

“A nossa opção pela Heidelberg traduz-se na confiança, que não deixa qualquer dúvida...”Joaquim LessaProprietário da Tipografia Lessa

etapas e pronto a ser reconhe-cido como actor de primeira noexercíciodaprofissãoquesempreoapaixonou,revelando-seigualouquiçámelhorquemuitosoutros.

Efoipelosseuspésepeloesforçoincansável de ânimo e superação,diariamente renovados, demuitose muitos quilómetros percorridosdebicicletaparaangariar trabalhoe entregar o que produzia, que aTipografia Lessa foi ascendendolentamentenoconceitodeclientese concorrentes, comoumagráficaquefaziaouvirasuavoz.

Vila da Maia – dos anos 50 aos nossos diasNãohámuitos anos, tantos comoà data da fundação da TipografiaLessa,agenteacudiaàMaia,então

uma pequena vila essencialmente agrícola,atraídapelasdiversasfes-tividadesepelatradicionalfeiradascebolas, que ocorriam no períododoverão,mastambémpelabelezadaarquitectura simplesmas impo-nentedassuasigrejasecasassola-rengas, pelas características casasde lavoura da região, de camposabundanteseférteis,ondeomilhoerarei,regadopelaáguadeenge-nhosaccionadospelaforçadejun-tas de bois – o meio de tracçãousadoigualmenteemoutrasactivi-dadesagrícolas.

Comoalargardaáreaurbana,quefoisacrificandoterrasférteisealte-randoafisionomiadoslugares,cres-ceu a construção de imponentesedifíciosemtornodaagoracidadedaMaia, que acolhe com orgulhomuitas e importantes empresasindustriaisecomerciais,nacionaiseestrangeiras,quetêmaliasuasede.

Marca de referênciaHeidelberg sempre foi a marcadereferêncianaTipografiaLessa.Desde as minervas e cilíndri-cas tipográficas até à primeiraGTO de impressão offset, a queseguiram as GTOZ, MO, SORMZeSpeedmasterSM74-5+L (cincocores com corpo de verniz), Heidelberg sempre marcou apauta pela sua alta tecnologia,rendimentoequalidade.“Anossaopção pela Heidelberg traduz-sena confiançaquenãodeixaqual-quer dúvida, quer quanto à qua-lidade dos equipamentos, querquantoàeficiênciadoserviçopós-venda, refereJoaquimLessa,quesem perder o fôlego acrescenta:“Temosvividoépocasmuitoboas,etambémmenosboas,massem-pretemosseguidoemfrentepor-quepodemosconfiarplenamenteunsnosoutros,etambémnosnos-sosequipamentos.”

38 | | 39

Page 21: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Comumadevoçãohumanitáriasemlimites,tentandoamenizaroscenáriosdepobrezadosZé-Ninguénsdestemundo,osaudosoPadreAmérico(PaiAméricocomoeravul-

garmenteconhecido)tomousobreosombrosares-ponsabilidademoraldelhesmeteropãonaboca,daragasalhoeofício.

Oseuapostoladofoidepregaçãodeamoraopró-ximo,nãosóporpalavras,maspelaobraquereali-zou.PrimeiroemCoimbra,comasopadospobres,depoisaFundaçãodaCasadoGaiatoemMirandado Corvo; o Património dos Pobres, que teve aver com o seu problema habitacional; o Calvário,paradoentesincuráveiseabandonados;aCasadoGaiatodePaçosdeSousa,Penafiel;sededaObrada Rua, onde se publica o jornal O Gaiato, umapublicação quinzenal com uma tiragemmédia de50.000exemplares.

OqueficouporfazernavidadesteSantoHomem,que as artimanhas do destino ceifou prematura-mentedonossoconvívio,sóDeussabe.

Aterrajálheterácomidoosossos,masasuaObradaRuacontinuacomoumafortaleza,tendoaguar-dá-laedefendê-laquemtestemunhagratidãoeres-peitopelasuagrandeliçãodevida.

AinstalaçãorecentedeumaHeidelbergSpeedmasterSM74-2-P(frente-e-verso)naescolagráficadaCasadoGaiato,emPaçosdeSousa,éprovaevidentedequeainstituiçãohonraamemóriadoseufundador,mantendovivaachamaqueomotivou.

OBRA DA RUA Obra do Padre Américo

A LUSITÂNIABorrego, Santos & Santos, Lda.

Umarealidade composta por duas diferen-tes tipologias,procedimentosdetrabalhoeprodutos,masque se conjugamperfei-tamenteajustadasàsdiversas solicitações

dosseusclientes.

AaquisiçãodeumaHeidelbergSpeedmasterSM74-2 relevaoquantoestaempresaseguealinhainiciadana apostadosmelhores equipamentos tecnológi-cos,quealiadoàqualidadeeserviço,contribuírampara se situar entre as melhores gráficas da suaregião.

ASpeedmasterSM74,fácilnoseumanuseamento,cumpreasexpectativasdequalidadeeprodutivi-dadeque sãoexigíveis,dando resposta a todootipodetrabalhos.

NãoéporacasoqueaGráficaLusitâniasepropôscontinuar a suahistória adquirindoequipamentosHeidelberg.Estarelaçãocomeçouem1953comaaquisiçãodeumaMinervaHeidelberg.

Desdeoseulançamentomundialem1994,alinhaHeidelbergSpeedmasterSM74causousensação.O seu êxito foi impressionante. Isto demonstraque a Heidelberg sabe responder no momentopróprioàssolicitaçõesdomercadoedesejosdosclientes. É uma linha de máquinas interessante,tanto para os gráficos de trabalhos comerciaisde âmbito industrial, como para impressores depequenas gráficas que desejam expandir a suaproduçãoparaoutrosníveisdequalidadeepro-dutividade.

Empresa fundada em 1949nalindacidadedeAveiro–aVenezaportuguesa–,comtipografiaepapelaria,rapidamentesetornounumareferência,quercomoindústriafornecedoradeprodutosgráficos,quernoramodocomérciocomopapelaria.

A tipografia escola da Casa do Gaiato,emPaçosdeSousa,éumtestemunhodoapostoladodoseusaudosoPadreAmérico,nasuacruzadapeloprogressosocial.

40 | | 41

Page 22: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Uniarte Gráfica, S.A.Porto

CtP Heidelberg Suprasetter A 106

Optimização do processo gráfico

FranciscoCerqueira,oveteranofundadordaempresa,dispensa adjectivos.Gráfico de carreira, conhece ossegredos da profissão como poucos. Por isso, con-cede especial importância à precisão dos processosprodutivosdasuaempresa.

Nosseusesforçosparalograrumaeficiênciacadavezmaior,confereumaimportânciacapitalàoptimizaçãode todo o processo de trabalho gráfico. Ao fim aocabo, se não dispusesse dosmais avançadosmeiosdeprodução,comopoderiadespacharoptimamenteosváriospedidosemexecuçãocadadiaparaosseusclientes.

Coma instalaçãodonovoCtPA106daHeidelberg,prossegueatradiçãodestamodernaempresafamiliar,fixadaemobjectivosdequalidadeerentabilidade.

Tipografia Priscos, Lda.Braga

Guilhotina Polar 115 ED

Polar - Elemento vital no corte

Háque reconhecerque na indústria gráficao nomePolar se associa imediatamente a sistemas de corteautomatizados.Algosimilaracontecequandosefalaemsistemasdecortederótulosporpunção,voltea-doresdepilhas,ou,ainda,emguilhotinasdecortealaserparaaproduçãodeacabamentoscriativos,querparapequenastiragensqueremescalaindustrial.Asexperiênciaspráticasacumuladasdemonstramecon-firmamaconfiabilidadedosprodutosPolar.Exemplodisso,osmilharesdeutilizadoresemtodoomundo,quetêmnaPolar,oseuparceirodeconfiança.

Depois da recente instalação de uma HeidelbergSpeedmasterCD102-4+LeumCtPSuprasetterA106,maisumaguilhotinaPolar115ED ( a segunda) vemagilizaraáreadocorte.

Notícias breves

Empresa Gráfica Feirense, Lda.SantaMariadaFeira

Vibrador Polar RA-4Elevador Polar LW-1000-4

Agilizar processo de corte

Como líder mundial em tecnologia de corte, PolarMohrimplementademaneiracompetenteaautoma-tização dos processos mediante sistemas, lograndoumavantagemdecisivaemdesenvolvimentotécnicodesoluçõesfrenteàconcorrência.

Os sistemas vibradores, por exemplo, aumentam aeficiênciaantesdocorte, reduzindodrasticamenteotempodeoperaçãomanualparaoefeito.

Ossistemasdeelevadoresparaolevantamentoauto-máticodomaterialacortar,aumaalturadetrabalhoergonómico,eliminaoesforçodooperador.Portudoisto,clientescomoaEmpresaGráficaFeirenseman-têm-sefiéisàtecnologiadecortedaPolarMohr.

Tecnigráfica – Sebastião Pereira Silva, Lda.Braga

Heidelberg Stahlfolder Ti 52

Solução de dobra profissional

Com mais de 25 anos de existência, a Tecnigráficasempreintuiuquepararespondercomflexibilidadeerapideza todasas solicitaçõesdomercado, teriadeassumir-se comumaestruturabem implantada, comcapacidadetécnicaehumanacapazdegarantiredarrespostaàsexigênciasdosseusclientes.

Neste pressuposto, foram adaptando progressiva-menteosequipamentos ao andamentodonegócio,deformaarespondereficazmente,cumprindotodososstandardsdequalidadeexigíveis.Clientetradicio-naldaHeidelberg,juntou,agora,aoseuvastoparquedemáquinasmaisumequipamentodoseu fornece-dor de eleição: umaHeidelberg Stahlfolder Ti 52, asoluçãodedobraprofissionalparaaclassedeformato50x70cm(19,69x27,56cm).Sejamfolhetos,brochu-raspublicitárias,dobrasforadocomumcomodobrasde janela,aStahlfolderTi52garanteversatilidadeeprodutividade.

| 4342 |

Page 23: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Gráfica Abreu, Lda.SãoDomingosdeRana

Stahlfolder Ti 52Stahlfolder Ti 36

Investe em Heidelberg Stahfolder

Estaempresa,especializadanaproduçãodefolhetosinformativosparaaindústriafarmacêutica,incorporourecentementenosectordedobra,duasunidadesHei-delbergStahlfolder–umaTi36,destinadaaformatospequenosemínimos,comoosquerequeremospro-dutosfarmacêuticosoudecosmética,asinstruçõesdeusoeoutrosprodutospublicitários;eumaTi52,paramanipularformatosdeimpressosaté50x70cm.

Com a integração de opcionais, este equipamentopodedobrarecolarprodutoscomoporexemplomai-lings. Os equipamentos Heidelberg Stahlfolder sãoflexíveiseajustadosàsnecessidadesdecadacliente.

Nassuasconfiguraçõesbásicasambasasdobradorasoferecemtodasas funçõesnecessáriasparaelaborarosprodutosmaiscomuns.Asconfiguraçõesconcretasdefinem-seemfunçãodomodelodenegóciodecadacliente.

S.P. – Artes Gráficas, Lda.RioMaior

Heidelberg Stahlfolder BH 66

Superior qualidade na dobra

Grandepartedoêxitodasempresasgráficasdeve-seàqualidadefinaldosseusprodutos.Podeumdeter-minado trabalho estar até optimamente impresso,masseoacabamentofinalnãoforesmeradoepecarpor imperfeições, todooesforçodesenvolvidoparaconseguir um trabalho de superior qualidade podeserdesperdiçado,sehouvernafasefinaldoprocessoineficiência,sejaporefeitodosequipamentosoupordescuidodosoperadores.

Desdeoseuinícioem1991,odesafiodestaempresatem sido a qualidade e o serviço, mantendo umritmodeinvestimentoemtecnologiadetopo,comodemonstra a sua última aquisição: uma HeidelbergStahlfolderBH66paraaáreadadobra.

AsmáquinasdedobrarStahlfolderoferecemumclarobenefício em termos de produtividade e alta quali-dadedoprodutodobrado.

Ligação Visual, Unipessoal, Lda.VendadoPinheiro

Heidelberg Stahlfolder KH 78Polar N115 PRO, com elevadores

Tecnologia de topo

Realmente,umadasformasdenosligamosaomundoé muitas vezes através da visão. Esta ligação visualé que nos permite gostar ou não de alguma coisa,fazendocomque sintamosvontadedevoltar.É istoqueosclientessentemcomestaempresa,umaliga-çãovisualqueosfidelizaaoobteremumprodutofinalqueévisualmenteagradávelcomumaltopadrãoquealiaqualidade,rentabilidadeerapidez.

Aaquisiçãodeduasmáquinastopodegamaparaasáreasdadobraedocorte,obedecemaumobjectivobásico: a optimização dos processos, a redução decustosoperacionais, aumentodaeficáciaemelhoriasubstancialdaprodutividade.Trabalhosdiferenciados,exclusivosedesafioscriativosdeclientesganhamdes-taquequandoproduzidosemmáquinascomtecnolo-giadeúltimageração.

Cromoimpre, Lda.RiodeMouro

Máquina de corte-e-vinco PDF 76E

Produção flexível de embalagens

Fundada em 1984, e sediada na zona de Talaíde, aCromoimpre é uma empresa especializada na pro-duçãodeembalagensparaa indústria farmacêutica,onde não há nenhuma tolerância de erros. Máximaeficiênciae segurançaéapalavradeordem.Desdeaexecuçãodaencomendaatéàchegadaaocliente,asembalagensnãopodemsuscitardúvidas.Qualquererropoderiaterconsequênciasfatais.

A nossa representada Petratto desenvolve sistemasparaaproduçãoflexíveldeembalagens,criandosolu-çõesparasatisfazeroaltoníveldeexigênciadosseusclientes,incluindoosquesededicamexclusivamenteaquelesectorindustrial.

Com um alto nível de inovação, os equipamentosPetrattoabremnovoscaminhoscomnovas soluçõesdeacabamento,protegidase cobertasporpatentesitalianaseinternacionais.

Notícias breves

44 | | 45

Page 24: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

Lidergraf – Artes Gráficas, S.A.Viladoconde

Heidelberg Stahlfolder KH 78

Grandes volumes de dobra rentáveis

Para este cliente a qualidade é decisiva. Impressãosustentáveléumacrençaeumamanifestaçãodevon-tadedeumadasempresasmaismodernasdopaís.Oseusucessoradicaemgrandemedidanacriatividadeempresarial,boacomercializaçãoenaaltaqualidadedosprodutosproduzidos.Areceitadoêxitocompleta-se com ingredientes como uma gestão equilibradae sustentada, umaboa comunicação entre todos oscolaboradores da empresa e a sua capacidade paratrabalharememequipa,nopropósitodeencontraremjuntosasmelhoressoluçõesparaosclientes.

AaquisiçãodemaisumamáquinadedobrarHeidelbergStahlfolder KH 78 de nova geração, confirma a suaqualidadeeasquemelhorseadaptamàssuasneces-sidadesemtermosdeprodutividade,permitindopro-cessarimpecavelmentegrandesvolumesdedobradeformarentável.

Guarda Nacional RepublicanaLisboa

Polar N92 Plus

Fiabilidade e perfeição no corte

Esta prestimosa instituição adquiriu recentementeparaasuagráficaumaguilhotinaPolarN92Plus.

Estemodelodeguilhotinacumpretodasasexpecta-tivas:fiabilidadeeperfeiçãonocorte,rapidezefacili-dadenomanejo,oqualédirectamenteproporcionalaomenortempodetrabalho.

AsériedeguilhotinasPolarN92Plusestabelecearela-çãoidealentreumamecânicaperfeitaeumavançadosistema electrónico, cumprindo as expectativas dequalidadeeprodutividadeque são exigíveis, dandorespostaatodootipodesolicitações.

NPluséomodelouniversalcomdisplayde18,5”efuncionamentoatravésdeecrãtáctil,comprograma-ção gráfica automática para todos os trabalhos decortestandard.

Notícias breves

Rodrigo Castro Moça – Imp. Etiq., Lda.PóvoadeVarzim

CtP Heidelberg Suprasetter A52

Agilizando o processo produtivo

Hámaisde30anosqueaRCMéumaempresavocacio-nada,fundamentalmente,paraaproduçãoderótulosauto-adesivoseetiquetasdealtaqualidadenosmaisvariadossuportes,procurandoresponderàsexigênciasdomercadoeàsnecessidadesdosseusclientes.

Comacolaboraçãode52funcionáriose24unidadesde impressão,queabrangemosmais variados tiposde impressão desde offset, flexografia, tipografia eserigrafia,entreoutroscomoohot-stamping,relevossecos,etc.,ofereceumavastagamadesoluçõesparaosmaisdiversossectoresouáreasdenegócio.

Recentemente,incorporounoseuextensoparquedemáquinas um segundo CtP Heidelberg SuprasetterA52,que irápermitiragilizaraindamais todoopro-cessoprodutivo,optimizaraimpressão,reduzircustoseaumentarvalor.

Soartes – Artes Gráficas, Lda. Carregado

Heidelberg CtP Suprasetter A75

Tradição e qualidade obriga

Aescolhadeumfornecedorpodeserdastarefasmaisimportantesqueumaempresapodeter.Clientesinsa-tisfeitos dificilmente repetem a experiência de com-pramalsucedida.Noesforçocontínuoparaoferecerqualidadeeserviçosaindamelhores,aSoartessegueapostandonaHeidelberg:paraaáreadapré-impres-sãoadquiriuagoraumnovoCtPSuprasetterA75,deformaagilizaraindamaisaproduçãodechapas.

Masnãosãoapenasosbenefíciosdosequipamentosdequalidadequecontam.São,também,oknow-howeoassessoramentopertinentedorepresentante.

Depois da recente incorporação de uma guilhotinaPolarN115Plus,equipadacomelevadorLW1000-4edamáquinadeimpressãodigitalLinoprintCV(agoradesignadaVersafireCV),segue-se,agora,aaquisiçãoeinstalaçãodoCtPHeidelbergSuprasetterA75.

46 | | 47

Page 25: EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO · EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO 06 PORTUGAL PRINT 32 PUBLITO 14 MULTICOLOR 36 TIPOGRAFIA LESSA 18 POLAR MOHR 2 | 3. São muitos os desafios que as empresas

PORTO | Av. Mário Brito, n.º 4644, Apartado 5023 | 4456-901 Perafita | Tel.: +351 229 990 100 | Fax: +351 229 990 169

LISBOA | Rua Fontes Pereira de Melo, n.º 19, Abrunheira | 2710-089 Sintra | Tel: +351 219 257 800 | Fax: +351 219 257 839

www.grafopel.pt | [email protected]