emprego na indústria mantém estabilidade, jacareí é...

16
Vale do Paraíba, Setembro de 2011 Ano II - nº 35 4 PÁGINA 16 PÁGINA 07 Novelis colabora com novo espaço de cultura e lazer em Pinda Administradora do Center Vale Shopping é eleita referência para trabalhar NovaDutra faz conscientização sobre segurança na rodovia PÁGINA 05 Exemplo administrativo, Santa Casa comemorou 148 anos em grande estilo A Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba realizou recentemente a soleni- dade comemorativa dos seus 148 anos de funda- ção em grande estilo com inauguração do novo Centro Cirúrgico e lançamento do Carimbo Come- morativo com apresentação dos Selos Personaliza- dos alusivos aos 148 anos. Considerada uma das melhores do Brasil, em qualidade de serviço e boa saúde financeira, a San- ta Casa de Pinda é referência nacional e orgulho para o município como uma “grande empresa gera- dora de empregos e bem administrada financeira- mente” . Página 07 Engenheiro Luiz Carlos Loberto atual provedor da entidade Divulgação Caixa implantará 13 novas lotérica na região A Caixa Econômica Federal está com licitação aberta para a implantação de 13 novas casas lotéricas no Vale do Paraíba. Elas serão abertas em nove cidades, sendo cinco em São José dos Campos e uma unidade em Aparecida, Caraguá, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhan- gaba, Taubaté e São Sebastião. Página 10 Shopping Pátio Pinda prepara-se para início oficial das obras Anunciando a adesão de novas lojas, o Shopping Pátio Pinda iniciará as obras ainda no mês de se- tembro. Com a aprovação do projeto e Alvará de Construção emitido pela Prefeitura Municipal de Pinda, a construção do empreendimento está libe- rada e terá início até o final do mês. Página 09 O CIESP (Centro Integrado das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgou o índice de geração de emprego na indústria paulista. Confirmando a tendência estável nos postos de traba- lho, o Vale do Paraíba também acompanhou a tendência. En- tretanto a região de Jacareí destacou-se com índice posi- tivo na geração de emprego. ValeEmpresarial traz nesta edição o desempenho das três regiões definidas pelo CIESP. Página 11 Indústria de veículos e autopeças foram destaques na região Lucas Lacaz Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é destaque positivo

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Vale do Paraíba, Setembro de 2011 Ano II - nº 35

4

PÁGINA 16PÁGINA 07

Novelis colabora comnovo espaço de cultura

e lazer em Pinda

Administradora do CenterVale Shopping é eleita

referência para trabalhar

NovaDutra fazconscientização sobresegurança na rodovia

PÁGINA 05

Exemplo administrativo, Santa Casacomemorou 148 anos em grande estilo

A Santa Casa de Misericórdia dePindamonhangaba realizou recentemente a soleni-dade comemorativa dos seus 148 anos de funda-ção em grande estilo com inauguração do novoCentro Cirúrgico e lançamento do Carimbo Come-morativo com apresentação dos Selos Personaliza-dos alusivos aos 148 anos.

Considerada uma das melhores do Brasil, emqualidade de serviço e boa saúde financeira, a San-ta Casa de Pinda é referência nacional e orgulhopara o município como uma “grande empresa gera-dora de empregos e bem administrada financeira-mente” .

Página 07

Engenheiro Luiz Carlos Lobertoatual provedor da entidade

Divulgação

Caixa implantará 13novas lotérica na região

A Caixa Econômica Federal está com licitaçãoaberta para a implantação de 13 novas casaslotéricas no Vale do Paraíba. Elas serão abertasem nove cidades, sendo cinco em São José dosCampos e uma unidade em Aparecida, Caraguá,Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhan-gaba, Taubaté e São Sebastião.

Página 10

Shopping Pátio Pindaprepara-se para início

oficial das obrasAnunciando a adesão de novas lojas, o Shopping

Pátio Pinda iniciará as obras ainda no mês de se-tembro. Com a aprovação do projeto e Alvará deConstrução emitido pela Prefeitura Municipal dePinda, a construção do empreendimento está libe-rada e terá início até o final do mês. Página 09

O CIESP (Centro Integradodas Indústrias do Estado deSão Paulo) divulgou o índicede geração de emprego naindústria paulista.

Confirmando a tendênciaestável nos postos de traba-lho, o Vale do Paraíba tambémacompanhou a tendência. En-tretanto a região de Jacareídestacou-se com índice posi-tivo na geração de emprego.

ValeEmpresarial traz nestaedição o desempenho das trêsregiões definidas pelo CIESP.

Página 11

Indústria de veículos e autopeçasforam destaques na região

Lucas Lacaz

Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareíé destaque positivo

Page 2: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 02 Vale Empresarial

Editorial Debate & Ideias○

Expediente ValeEmpresarialRua Pinheiro da Silva, 359 – Boa Vista

Pindamonhangaba/SP - CEP: 12401-020

Telefone: (12) 3645-2300 / 9771-2148

JORNALISTAS RESPONSÁVEISAlexandre Pereira Costa – MTb 28.364

Francisco Gonçalves César

DEPARTAMENTO COMERCIALFelipe César / Carlos Marcelo César

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA:Rildo Costa Nogueira

GRÁFICA E IMPRESSÃO - 5 mil exemplaresGráfica dt Diário de Taubaté

Envie sua carta, artigo, opinião, crítica ou

sugestão para nossa redação através do e-mail:

[email protected].

As colunas e artigos assinados não refletem

necessariamente a opinião do jornal e seus autores

não mantêm vínculo empregatício com esta empresa.

(*) Tom Coelho

Viva 2014! Viva 2016!Programados para acontecer no Brasil em 2014

– Copa do Mundo de Futebol e 2016 – Olimpíadas,esses grandes eventos esportivos além de gerarmilhões de investimentos e muitos empregos emsuas construções, modernizações de aeroportos eoutras ações, eles também já movimentam e preo-cupam a economia como um todo.

Na própria região do Vale do Paraíba os eventosesportivos de 2014 e 2016 geram expectativas ne-gócios. Hotéis, restaurauntes e outros estabeleci-mentos do gênero se preparam para receber os tu-ristas que passarem pela região nessas ocasioões.

Seja através de um curso de línguas ou um trei-namento específico para atender as necessidadesdos prestadores de serviço, a verdade é que a quan-tidade de hospedes estrangeiros irá aumentar sen-sivelmente com os eventos esportivos.

Por esse motivo, os nossos estabelecimentos de-vem se preparar e adequar nos próximos dois anospara atender bem seus clientes. Diversas escolas deidiomas da região já têm cursos especializados paralojistas, taxistas, garçons e outros profissionais que te-rão contato com o público estrangeiro.

Recentemente, presenciamos o Congresso Se-gurança Brasil 2011, realziado pela Fiesp, com oobjetivo de envolver toda a sociedade na realiza-ção dos grandes eventos, pois todos os brasileirosserão anfitriões na Copa [2014] e nas Olimpíadas[2016], e a indústria deve integrar os grandes pro-blemas que envolvem o País.

Essa opinião do presidente da Fiesp, Paulo Skaf,traduz dois grandes desafios: garantir a infraestruturanecessária e formatar uma estratégia de segurançaeficiente.

Essa postura do líder empresarial brasileiro émuito pertinente, pois não se trata apenas de pen-sar na obediência do cronograma de infraestrutura –garantindo a construção de estádios, aeroportos,hotéis e centros de convenções e na expansão dostransportes coletivos –, mas também na suadestinação pós-eventos.

Aliás, foi necessário o Brasil sediar eventos desseporte, para nossas autoridades começar a se preocu-par com essas obras tão importantes e que há tempojá deveriam estar prontas para o uso da sociedade.

No Congresso Segurança Brasil 2011 foi debatido aestratégia de segurança, que será adotada para garan-tir o sucesso dos grandes eventos, em torno de quatroeixos: gestão, tecnologia, legislação e integração.

Portanto, aproveitemos as oportunidades e Viva2014. Viva 2016!

Como Vencer a ConcorrênciaNão sejamos hipócritas. Esta história de que con-

corrência é saudável porque estimula o desenvol-vimento e combate o imobilismo é filosoficamente bela,mas não retrata a realidade. Frédéric Bastiat, econo-mista francês do século XIX e grande defensor do livrecomércio, dizia: “Destruir a concorrência é matar a inte-ligência”. Pois então que morra, neste caso, a inteli-gência! Qualquer empresário ou gestor há de concor-dar que concorrência boa, é concorrência morta.

É por isso que o mundo corporativo tem sidomarcado por fusões e aquisições, com a formaçãode grandes grupos econômicos. Tome-se comoexemplo o setor bancário. Chama menos atenção aredução do número de instituições financeiras, o quenão seria uma medida estatisticamente adequada, masa concentração do patrimônio líquido, dos depósitos edo crédito entre os 15 maiores bancos do país.

As grandes companhias buscam o caminho dosganhos de escala e da redução de custosoperacionais, princípios econômicos legados da EraIndustrial. É uma forma de debelar a concorrênciaabsorvendo-a (aquisição) ou aliando-se a ela (fusão).Mas fica a pergunta: e quanto às pequenas empre-sas? Firmas de pequeno e médio porte têm umanatural vocação autofágica. Em outras palavras,digladiam-se por um pedaço de osso como se fos-se carne de primeira. Chegam até mesmo a praticardumping (vender abaixo do preço de custo) paraevitar que o vizinho ganhe o pedido. Cooperativismoe associativismo são palavras ausentes do vocabu-lário – e do dicionário – da maioria dos empresári-os. É uma questão cultural alicerçada num modelomental ultrapassado: cada um que cuide de seu ter-reiro. Houve uma época em que bastava produzir oque fosse para surgir um comprador. Outro econo-mista francês, este no final do século XVIII, Jean-BaptisteSay, cunhou uma lei de mercado que dizia: “Toda ofer-ta cria sua própria demanda”. Sua assertiva teve vidalonga, a ponto de Henry Ford declarar no auge da pro-dução de seu veículo Modelo T: “Você pode ter o car-ro da cor que quiser, contanto que ele seja preto”.

Mas os tempos áureos sucumbiram em 1929 coma Grande Depressão. O impacto econômico foi ta-manho que, nos Estados Unidos, a taxa de desem-prego saltou de 9% para 25% em apenas três anos.Hoje vivemos um período de comoditização ampla,geral e irrestrita. Os produtos são todos muito pare-cidos em funcionalidade. E os consumidores dãoas cartas, reinando no trono da infidelidade e comelevado poder de barganha. O sofrimento é aindamaior no comércio que na indústria. Basta caminharem São Paulo, por exemplo, pela Teodoro Sampaiodos instrumentos musicais, a Consolação dos lus-tres, a Santa Ifigênia dos eletrônicos ou simplesmen-te as praças de alimentação de qualquer shoppingpara sentir na pele e na veia a ferocidade da con-corrência. O que fazer?

1. Cuide do visual. O jogo começa na aparênciaque conduz à sedução. É o marketing de percep-ção. Você precisa captar a atenção do cliente paraque ele escolha, entre as inúmeras alternativas, oseu ponto. Isso envolve a fachada, o letreiro e atémesmo o nome do estabelecimento. Os trajes dosatendentes, a pintura das paredes, a limpeza do piso,o índice de luminosidade, a organização dos pro-dutos expostos e a facilidade de acesso a eles.Perceba que as mesmas regras aplicam-se a uma

loja virtual. Neste caso, falamos de um site de fácilnavegação, com diagramação e cores agradáveis,ágil na transição de páginas, amigável na busca porprodutos.

2. Treine seu pessoal. Considerando-se que osprodutos são similares e, portanto, facilmente com-paráveis, o único canal possível de diferenciação éo da prestação de serviços. A palavra de ordemagora é “atendimento”. Não apenas um atendimentobom, mas sim um excepcional, prestado por umaforça de vendas que antes de tudo conhece em pro-fundidade o que está ofertando. É a chamada “ven-da consultiva” que compreende necessidades, ori-enta sobre tipos e modelos, instrui com foco na ade-quação e assiste através do pós-venda promoven-do a fidelização.

3. Tenha o produto disponível. Parece óbvio,mas esta é uma das grandes falhas de gerenciamentono ponto de venda. Imagine ter atraído o consumi-dor para sua loja e tê-lo presenteado com um aten-dimento exemplar. Após analisar todas as possibili-dades ele escolhe um produto que está esgotado.Era o modelo perfeito de calçado, mas não na cordesejada. Era o prato ideal para o almoço, mas semo molho preferido. Você terá o desprazer de verseu cliente, igualmente frustrado, sair pela porta afo-ra de mãos vazias –mas agora seguro do que pre-tende comprar, evidentemente em seu concorrente.Portanto, mantenha um estoque de segurança. E sevocê não dispõe de espaço ou capital para tê-lo, épreferível reduzir a gama de produtos oferecidos ouespecializar-se em um grupo específico. Se vocênão é o primeiro e nem o maior, seja o melhor noque se propõe a fazer.

4. Crie diferenciais. Além do excelente atendi-mento, seja criativo nos detalhes e tenha a inovaçãocomo lema. Promova campanhas e concursos, criebônus por fidelidade, escute e surpreenda seus cli-entes com novas soluções integradas. Propicie con-dições variadas de pagamento estabelecendo, porexemplo, parceria com instituições financeiras. Vi-vemos uma onda de crédito abundante e facilitado,ainda que caro, mas que permite adquirir bens parapagamento em longo prazo mediante suaves presta-ções mensais. Você não precisa assumir o ônus dosriscos do financiamento. Não é este o seu negócio.Mas uma financeira fará este papel com todo prazer.

5. Diga não à guerra de preços. Venda benefíci-os associados aos produtos, desviando o foco dopreço. A regra é vender valor e não preço. Por issoa importância do atendimento, inclusive no pós-ven-da, além da oferta de acessórios, de assistênciatécnica permanente e de condições diferenciadasde pagamento, conforme já mencionado.

6. Em guerra deflagrada, lute para ganhar. Ja-mais se esqueça de que você está em guerra per-manente com seus concorrentes. Esteja, pois, pre-parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes. Visite-os ou coloque alguém para visitá-los. Te-lefone para monitorar a qualidade do atendimento.Pesquise preços. Descubra seus pontos fortes eos copie. Descubra seus pontos fracos e guarde ascartas na manga. Contrate seus melhores funcionári-os. E, fundamentalmente, inove. Torne-se único aponto de tornar a concorrência irrelevante. Mas lem-bre-se: eles podem estar fazendo exatamente omesmo em relação a você.

(*) Tom Coelho - educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 países. É autor de“Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, e

coautor de outros quatro livros.

Page 3: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 03Vale Empresarial

Política na região

Divulgação

NovaDutra leva crianças do Vale a falaremde segurança com motoristas na rodovia

NovaDutra trouxe espetáculosdos Parlapatões em São José

Os motoristas que passaram pela Via Dutra naregião de Roseira (SP) receberam recentementemensagens de conscientização, segurança e res-peito às leis de trânsito, transmitidas pessoalmentepor crianças das cidades de Aparecida,Guaratinguetá, Pindamonhanbaga, Roseira e Taubaté

A campanha Crianças Amigas da Estrada é pro-movida pela CCR NovaDutra em parceria com a Po-lícia RodoviáriaFederal e asPrefeituras daregião. Ela inte-gra o ProgramaEstrada para aCidadania, quevisa levar infor-mações sobresegurança detrânsito, cidada-nia e meio am-biente aos alu-nos do 4º anodo ensino fun-damental dasredes públicasmunicipais das cidades servidas pela rodovia.

A ação aconteceu no Posto da Polícia Rodoviá-ria Federal (PRF) de Roseira, localizado no km 78da Via Dutra, e participam da blitz 28 alunos de es-colas municipais das cidades participantes.

Criada como atividade complementar do Progra-ma Estrada para a Cidadania, promovido pela CCRNovaDutra, a ação visa proporcionar uma vivênciareal do espaço trânsito da rodovia para as criançasque estão recebendo informações sobre meio am-biente, trânsito e cidadania em suas salas de aula.

Durante a blitz educativa, uma equipe da área

de socorro médico e resgate do SOS Usuário daCCR NovaDutra ofereceu aos motoristas exames deglicemia e colesterol, medição da pressão arterial eavaliação de risco cardíaco.

Na Via Dutra, o Programa Estrada para a Cidada-nia, é realizado desde 2005 e já abrangeu 13.500educadores, envolvendo 353 mil crianças com ida-des entre 08 e 10 anos. A CCR NovaDutra estima

que o Programaatenda este ano,a 4.400 educa-dores e 128.000alunos dos 36municípios servi-dos pela ViaDutra.

Em 2011, oPrograma incluitambém Educa-ção Ambientalpara os alunosdo 5º ano do en-sino fundamen-tal. A Educaçãopara o Trânsito

continua incorporada à grade curricular dos estudan-tes do 4º ano.

Sobre a CCR NovaDutraA CCR NovaDutra é responsável pela administra-

ção da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 qui-lômetros de extensão e que liga as duas regiõesmetropolitanas mais importantes do País: Rio deJaneiro e São Paulo. A rodovia abrange uma re-gião altamente desenvolvida, que responde porcerca de 50% do PIB brasileiro. A concessionáriatem 15 anos de existência e foi a segunda a inte-grar o Grupo CCR.

Conscientização e segurança no trânsito: preocupação da NovaDutra

Divulgação

Depois do Circo Roda, a população joseense assistiu noinício do mês a dois espetáculos do premiado grupo paulistanoParlapatões, considerado pela crítica e pelo público um dosmais importantes grupos brasileiros de comédia. As apresen-tações aconteceram no Teatro Municipal com apoio da CCRNovaDutra.

Surgido em 1991, o grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhõestem sua pesquisa pautada no humor e na comédia, utilizandotécnicas circenses e de teatro de rua. Em 20 anos, produziumais de 37 espetáculos, além de realizar apresentações emeventos, cursos, oficinas, workshops e palestras, e organizarfestivais, mostras e encontros de teatro e circo.

Grupo paulistanoParlapatões apresentou-seem São José com apoio da

NovaDutra

NovaDutra

A Prefeitura de Pindamonhangaba e CCRNovadutra realizaram neste mês as instalações dasvigas para base do viaduto que será construídopara melhorar o acesso ao bairro das Campinas.Estiveram presentes no local autoridades e mo-radores da cidade. Foram preparados dois des-vios para que os motoristas que trafegam pelarodovia Presidente Dutra não sejam prejudicados.O prefeito João Ribeiro expressou a sua satisfa-ção com a obra e disse que as expectativas es-tão sendo superadas. “Hoje mais uma reivindica-ção dos munícipes está sendo atendida. Traba-lhamos para que Pinda hoje seja uma cidademelhor para todos”, ressaltou.

Estado e SenaiO presidente da Federação das Indústrias do

Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e o se-cretário de Administração Penitenciária do Esta-do de São Paulo, Lourival Gomes, assinaram ter-mo de cooperação para o convênio de trabalhoentre o Estado e o Senai para capacitação profis-sional para ex-detentos. “Temos que fazer issoaqui na Fiesp porque é o lugar que reúne as in-dústrias de São Paulo e o melhor lugar para ofe-recer oportunidades de emprego a presos queestão em fase final de cumprimento da pena ou jácumpriram sua pena”, disse Lourival Gomes. Aparceria entre a Fiesp/Senai e a Secretaria deAdministração Penitenciária prevê a capacitaçãoprofissional de 1.500 detentos no Estado de SãoPaulo.

Ubatuba capacita jovemO FORMA - Programa de Formação para o Em-

prego e Renda de Ubatuba é uma iniciativa da As-sociação Comercial de Ubatuba- ACIU em capacitarpessoas maiores de 17 anos. O programa oferececursos gratuitos de vendas, atendimento, garçom,camareira, cozinha, matemática básica e financeira.A primeira edição ocorre na última semana de se-tembro e as aulas serão ministradas sempre de 2ª à5ª feira, das 19h às 22h, na sede da entidade.

Menos energia nos semáforosO Serviço Municipal de Trânsito da Prefeitura

de Guaratinguetá iniciou a implantação do Projetode Eficiência Energética na Sinal izaçãoSemafórica da cidade – o Projeto LED. O objeti-vo é substituir as lâmpadas incandescentes dosfocos semafóricos nos 13 cruzamentos viários dacidade por LED (sigla formada pelas iniciais deLight Emitting Diode – o Diodo Emissor de Luz).Com essa substituição, Guaratinguetá passa a con-tar com todos os seus semáforos uti l izandotecnologia LED e com uma sinalização das maismodernas e eficientes em termos de iluminaçãoe economia de energia.

Akim/AV

Page 4: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 04 Vale Empresarial

Sabesp e Prefeitura promovemreciclagem de óleo de cozinha em Pinda

A Prefeitura de Pindamonhangaba e a Sabesppromovem o lançamento da campanha a favor dareciclagem do óleo de cozinha. Visando a melhoriade vida dos moradores o projeto inicia-se atra-vés da conscient ização da importância dareciclagem doóleo de cozinha.

No dia 17 desetembro, o pro-grama teve iniciocom panfletagemreal izada pelaspart icipantes daCooperativa deReci-clagem deMoreira César edia 24 de setem-bro, na PraçaMonsenhor Mar-condes com a par-t ic ipação da Cooperat iva Recicla-vida, dePindamonhangaba.

O objetivo da campanha é gerar renda paraquem precisa e cuidar do meio ambiente. Paraparticipar, basta guardar o óleo de fritura de suacasa em garrafas pet e colocar para o caminhãode reciclagem.

Acima de três litros, as cooperativas recolhem

as garrafas em domicílio, basta entrar em contatopelos telefones 3543-2355 (Prefeitura, FundaçãoDr. João Romeiro) e 3641-1116 (Subprefeitura) ouna Sabesp (3644-4238).

Se jogado pelo ralo da pia, o óleo que utiliza-mos no dia a diapara preparo dosnossos alimentospode causar o en-tupimento das tu-bulações nas re-des de esgoto,aumentando ematé 45% os custosde tratamento.

Além disso, oóleo de cozinha éaltamente prejudici-al ao meio ambien-te, se não houver

um sistema de tratamento de esgoto, acaba se es-palhando na superfície dos rios e das represas, cau-sando danos à fauna aquática, fica no solo, imper-meabilizando-o e contribuindo com enchentes, ouentra em recomposição, soltando gás metano du-rante esse processo, causando mau cheiro, alémde agravar o efeito estufa. O óleo arrecadado seráreciclado e reutilizado para a fabricação de biodiesel.

Coleta de òleo de cozinha para reciclagem beneficiará o meio ambiente

Divulgação

Depósito São Caetano: mais de 8 anosconstruindo o crescimento de Pinda

Dia da Árvore

Taubaté Shopping promoveação para incentivar plantio

de árvores em setembro

Com a p re fe rênc ia do consumidor dePindamonhangaba para a compra de materialde construção, o Depósito São Caetano come-morou recentemente oito anos de atendimentoe ded icação no co-mércio da cidade, atu-ando com 23 funcioná-rios e uma frota de 5caminhões.

Dirigido pelo propri-e tá r io Evera ldoMartinho Roman, o es-tabelecimento atendeem duas un idades :Rua Fortunato Moreira,657, ba i r ro Santana(próximo a rotatória de acesso ao cemitério) eno bairro Residencial Andrade, em sua fábricade blocos e concreto, que trabalha com blo-cos de 10, 15 e 20 (comum e estrutural) ecanaletas de 10, 15 e 20.

O Depósito São Caetano Mater iais paraConstrução oferece a mais versátil linha de pro-

dutos do mercado para construção civil e in-dustrial. Do piso ao teto, a loja oferece de tudoo que sua construção precisa e na quantidadecerta. A casa ainda oferece a seus clientes uma

enorme variedade depisos e revestimentosdas melhores marcasdo mercado.

Outro ponto positi-vo da empresa é oramo de madeiramen-to que apresenta óti-mos p reços e umaqual idade excelente.A fabr icação própr iade artefatos de cimen-

to e uma completa linha para churrasqueirastambém é vantajoso ao cliente, face a garantiae qualidade de fabricação.

O estabelecimento realiza entrega em todoVale do Paraíba e região. Outras informaçõespelo telefone: 3645-3088 ou 3642-3203/fax3648-6171 ou pe lo s i [email protected].

Divulgação

Fábrica de blocos localizada no bairro do Andrade

Divulgação

Com o intuito de externar suas ações sustentá-veis e contribuir com a preservação do meio ambi-ente, sobretudo na região do Vale do Paraíba, oTaubaté Shopping comemora o Dia da Árvore, em21 de setembro, abrindo espaço para a doação demais de 2.500 mudas de árvores aos clientes.

Entre os dias 17 e 18, no estande do CCAA,montado em frente à C&A, serão distribuídos cercade 300 mudas, próprias para serem cultivadas emvasos e espaços pequenos. No local, que funcio-nará das 10h às 22h no sábado e até às 20h, nodomingo, a criançada também vai contar comações ligadas a reciclagem e a lições de preser-vação ambiental.

Já entre os dias 21 e 25, será montado umaespécie de viveiro, próximo a Renner, para distri-buir mais de 2.500 mudas de Ipês, Azaléias, Mar-garidas, Rosas e Florofitos para jardim, cedidospela FARO - Faculdade de Roseira. A instituiçãotambém levará estudantes de engenhariaambiental para dar instruções sobre as melhoresformas de plantio e cultivo.

A iniciativa, que já fez sucesso em edições an-teriores, faz parte de um projeto da FARO para oreflorestamento e conservação de Reservas daMata At lânt ica na região, e que visa àconscientização da comunidade para a importân-cia de preservar a natureza, a fim de garantir osrecursos naturais e a qualidade de vida de todosno futuro. Esse viveiro ficará a disposição do pú-blico das 10h às 22h e, no domingo até às 20h.

Taubaté Shopping incentiva plantio de árvore

Divulgação

Page 5: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 05Vale Empresarial

Empresas & Empresários○

Novelis colabora com novoespaço de cultura e lazer em Pinda

Gerdau realiza doação de livros paraFaculdade de Tecnologia de Pinda

A Nove l i s e a Pre fe i tu ra dePindamonhangaba firmaram parceria para tra-zer à cidade uma opção de cultura e lazer paraa população. No iní-cio do mês foi inau-gurado na Esco laJosé Aylton Falcão -CAIC do bairro Jar-d im Arare tama, oCineco, onde serãoexib idos f i lmes ded iversos es t i los enacionalidades. Noespaço , as ex ib i -ções serão gratuitasa toda a populaçãoe funcionarão comoum instrumento auxi-l ia r em processoseducacionais e cul-turais. O primeiro fil-me ex ib ido fo i oRio.

“Esta é mais umaação em parcer iaentre a Prefeitura ea Novel is, esta in-dústria que tem pa-pel fundamental nodesenvolvimento dePindamonhangaba.Esperamos que apopulação do Araretama aproveite o Cineco,que é gratuito, e se divirta com mais esta açãode entretenimento, lazer e cultura à população”,afirmou o prefeito João Ribeiro.

Com o Cineco, a população da cidade teráacesso a um acervo de mais de 75 DVDs com

longas e médias metragens e animações daatualidade, além de contar com uma bibliotecacom acervo de 25 livros sobre o cinema, com

vo lumes sobre ah is tór ia da sét imaarte e biografias dediretores e atores.“O Cineco deve di-vertir e ensinar o pú-blico ao mesmo tem-po, por isso, algunsf i lmes te rãot e m á t i c a sambientais e históri-cas, ajudando a de-senvolver o sensocrítico e analítico nostelespectadores”, ex-plica Eunice L ima,d i re to ra de Re la -ções Inst i tucionaisda Novelis.

R e s p o n s á v e lpela implantação doprojeto, Jonar Brasi-leiro, da ONG RedeEducare, afirma que“toda a estrutu ra fí-s i ca e os equ ipa-mentos adequadospara a exibição defilmes digitais serão

fornecidos”.Além de Pindamonhangaba, a Novelis também

está apoiando a criação do Cineco em Ponte Nova,Diogo de Vasconcelos e Guaraciaba, cidades deMinas Gerais próximas a Ouro Preto, onde funci-ona uma das unidades da companhia.

No último dia 24, representantes da usinade Pindamonhangaba, da Gerdau, repassaramaproximadamento 800 livros relacionados à for-mação técnica para a Faculdade de Tecnologiade Pinda, a FATEC.

Os representantes da Gerdau na entregados exemplares, foram o Gerente Administrati-vo, Luiz Pedro L. Johnson, e o Gerente Cilin-dros, Jorge A. Ferreira. Quem recebeu os li-

vros pela FATEC, foram os professores Bene-dito Sérgio Tavares de Alvarenga e José Ale-xandre Araújo Muassab, além da Dra. Cristinade Carvalho Ares Elisei e Sueli Camargo deSouza. A doação foi realizada com o intuito deampliar o conhecimento dos alunos, contribu-indo para o aprendizado específico dos mes-mos. Os exemplares faziam parte de um acer-vo local da planta.

Byofórmula completa 30 anosA empresa joseense Byofórmula completou 30

anos de atuação junto à área médica. A cerimôniacomemorativa aconteceu durante o lançamento da4ª. edição do Formulário Médico Farmacêutico, naCuraclin - uma clínica inaugurada recentemente emSão José dos Campos para tratar pacientes comferidas complexas e de difícil cicatrização. O eventocontou com a presença de Yukiko Eto, diretora daByofórmula, e de André Modesto, diretor da Curaclin.Demonstrações de produtos, vídeos, entrevistas comconvidados e apresentações musicais marcaram oevento.

Proloja ValePensando em oferecer a seus clientes ferramen-

tas inovadoras a empresa Proloja Vale informa queagora seus softwares contábeis conseguem impor-tar dados da Nota Fiscal Eletrônica através da leiturado código de barras. Para a diretora da Proloja Vale,Rosana Freire de Araújo, “esta opção é muito inte-ressante para os contadores, pois reduz o tempode digitação das notas fiscais eletrônicas, agiliza oprocesso de apuração e reduz os erros. Também épossível importar os itens vendidos por um estabe-lecimento comercial”. A Proloja Vale fica localizadaà Avenida Albuquerque Lins, 138, sala 10, no Centrode Pindamonhangaba. Para conhecer os produtosou solicitar uma visita, ligue: (12) 3648 5466.

SENAI e AmancoA Escola Senai de Pindamonhangaba, em par-

ceria com a empresa Amanco, está oferecendo gra-tuitamente vagas para o curso de InstaladorHidráulico. O curso acontece durante esse mês comturmas nos três períodos. As aulas serão ministra-das diariamente na escola, e todos alunos recebe-rão material e certificado de conclusão. O curso temduração de 160h.

ImpostômetroO Impostômetro da Associação Comercial de São

Paulo (ACSP) já marcou no dia 13 de setembro, R$1 trilhão de impostos pagos pelos brasileiros des-de 1º de janeiro deste ano. Em 2010 esta marca foialcançada 43 dias mais tarde, em 26 de outubro. OImpostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005.Sua gestão técnica é resultado de uma parceria como Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Casa das Chaves

O empresário João Batista da Costa (Casa dasChaves) atende a todos clientes e empresas comqualidade e já prepara seu filho, jovem MateusLazario da Costa no comando da empresa. O esta-belecimento atende a todos, bem no pé do viadutoda Av. Jorge Tibiriçá, próximo a Lojas Cem.

Divulgação

Anuncie no [email protected]

Ângelo Argueres (Novelis) ao centro e autoridades municipais

Projeto foi lançado no CAIC do Araretama

Akim/AV

Page 6: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 06 Vale Empresarial

Crescimento Profissional○

Shopping Colinas Run reúne 1.500atletas em São José dos Campos

Jovens Empreendedores do CIESPrealizaram Feirão do Imposto na região

O Shopping Colinas promoveu neste mês a 1ª“Shopping Colinas Run”, em São José dosCampos. Esta foi a primeira edição da prova quepassa a fazer parte do ‘Circuito Joseense de Corri-das de Rua’ promovido pela Prefeitura Municipal deSão José dos Campos, desde o ano passado.

O evento reuniu cerca de 1.500 atletas que cor-reram os 5 ou 10 quilômetros do percurso, que in-cluiu passagens pelas avenidas Dr. Eduardo Cury eJorge Zarur.

Inscrição é solidáriaO Shopping implantou um sistema solidário de

inscrições. Os atletas se cadastraram gratuitamenteno site e, no dia do evento esportivo, realizaram adoação de um pacote de fralda descartável, que foiencaminhado ao Fundo Social de Solidariedade deSão José dos Campos.

O CircuitoO II Circuito Joseense de Corridas de Rua é for-

mado por 17 provas, três delas organizadas pelaprópria Prefeitura de São José dos Campos - Corri-

da Pedestre de Aniversário da Cidade, Corrida deAniversário de Eugênio de Mello e Corrida de SãoFrancisco - e outras 14 por empresas parceiras comapoio da Prefeitura. Todas as provas seguem asnormas da Federação Paulista de Atletismo (FPA).

O objetivo do Circuito Joseense é promover amodalidade e incentivar a prática de atividade es-portiva, além de trazer grandes nomes do esportepara as competições na cidade. O evento tem aindao caráter beneficente com a arrecadação dedonativos para o Fundo Social de Solidariedade emtodas as etapas.

Sobre o Shopping ColinasO Shopping Colinas completou 14 anos em maio

de 2011, confirmando sua vocação em ser um cen-tro de compras diferenciado, com um mix de lojasque contempla algumas das principais grifes de modado país. Com cerca de 140 lojas e uma praça dealimentação contendo marcas conceituadas dagastronomia nacional, o Shopping Colinas recebemensalmente cerca de 860 mil pessoas.

O Núcleo de Jo-vens Empreende-dores (NJE) doCiesp realizou, nodia 17 de setembro,mais um “Feirão doImposto”. A iniciativaenvolveu 15 municí-pios paulistas com26 pontos dem o b i l i z a ç ã oconcomitantemente,entre eles São Josédos CamposTaubaté e Jacareí.

Entre os trabalhos realizados foram distribuídosà população panfletos com tabelas que mostram opeso dos impostos em diversos itens de consumo.O cidadão pode verificar, por exemplo, quanto ogoverno arrecada em impostos num pacote de açú-car e saber qual a parcela recolhida aos cofres pú-blicos na compra de um medicamento ou de umeletrodoméstico, ou mesmo uma casa popular.

“Chegamos a uma arrecadação de 1 trilhão dereais, ou seja, mais de cinco mil reais por habitanteem apenas 9 meses, antecipando a marca do anopassado em cerca de 35 dias”, observa o diretor-titular do NJE, Carlos Frederico Faé.

Energia a Preço JustoNeste ano, o Feirão do Imposto vai apoiar a cam-

panha “Energia a Preço Justo”, liderada pela Fiesp

com o objetivo demobilizar a popula-ção na luta contra arenovação sem lici-tação das conces-sões das empresasde energia elétricavencidas. A campa-nha quer fazer cum-prir a Constituição,exigindo que sejamrealizados os lei-lões para a renova-ção dos contratos,

medida que, além de ser uma exigência constituci-onal, permitirá uma significativa redução das tarifasde energia elétrica no País.

Estudo da entidade aponta que, com a realiza-ção de novos leilões para os contratos que vence-rão a partir de 2015, a economia para os consumido-res poderá chegar a R$ 918 bilhões em 30 anos, ou R$30 bilhões por ano. Com esse dinheiro, seria possívela manutenção de mais dois programas sociais do ta-manho do Bolsa Família. “Reduzir o preço da energiapermitirá que as famílias economizem na conta de luz,que os produtos fiquem mais baratos, que as pessoascomprem mais. Isso movimenta toda a economia egera empregos”, afirma Paulo Skaf, presidente da Fiesp/Ciesp. Em poucos dias, a campanha Energia a PreçoJusto já obteve adesão de 100 mil pessoas. Veja nosite: http://www.energiaaprecojusto.com.br.

A base de tudo é o bome velho relacionamento...

Uma pesquisa realizada com dois mil empresári-os pedia para que eles lembrassem o motivo queos levou a demitir os três últimos funcionários. Apesquisa mostrou que, em dois dos três casos, osfuncionários perderam o emprego porque não con-seguiam conviver com os colegas de trabalho. Issovem acontecendo todos os dias em muitas organi-zações que eu conheço. Por isso, fiquei pensandoem alguma estratégia para ajudar a melhorar essarealidade. Um dia quando li estas frases pensei: “Éisso!” Essas dicas podem ser afixadas nos muraisdas empresas ou serem trabalhadas exaustivamen-te pelo pessoal de treinamento como um “manual”de boas-maneiras. São elas:

1. Se você tiver um problema comigo, procure-me (em particular).

2. Se eu tiver um problema com você, o procura-rei (em particular).

3. Se alguém tem um problema comigo, mas pro-cura você, mande-o conversar comigo (farei a mes-ma coisa, se for preciso).

4. Se a pessoa se recusa a me procurar, diga aela: “vamos juntos procurá-lo. Tenho certeza de quenos atenderá e resolveremos o problema” (farei amesma coisa, se for precisa).

5. Tome cuidado como me interpreta, é assimque prefiro fazer também. Em assuntos não esclare-cidos, não se sinta induzido a interpretar meus sen-timentos ou pensamentos. O risco de cometer umerro na hora de interpretar as intenções é grande.

6. Também tomarei cuidado com a maneira comointerpreto você.

7. Se alguma coisa é confidencial, não conte. Sevocê ou qualquer outra pessoa me procura em par-ticular, confiando em mim, não contarei a ninguém anão ser que: a) A pessoa corra risco de se ferir; b)Corra risco de ferir outras pessoas. Espero o mes-mo de você.

8. Não leio cartas ou bilhetes sem assinatura.9. Não manipulo nin-

guém, nem serei manipu-lado, não permita que omanipulem, nem que ten-tem manipular-me atravésde você.

10. Estando em dúvidasobre alguma coisa, ma-nifeste-se. Se eu puderdar a resposta sem detur-par nenhum fato e quebrara confiança de alguém, euo farei.

Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motiva-ção e Liderança. Entre seus produtos estão: o Livro“Desperte seu Potencial Emocional”, CD Motivacional“Marcado para Vencer”, DVD “Campeão de Vendas”. Acada palestra, o Prof. Menegatti vem conquistandoplatéias de norte a sul do país. Contatos:www.menegatti.srv.br - [email protected]

Divulgação

Divulgação

Rua Gustavo de Godoy, 576, Centro

Page 7: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 07Vale Empresarial

Equipe Feminina Futsal SENAI Pinda é campeãregional da Copa Regional 2011 disputada em TaubatéA equipe de Futsal Feminino Sub 18 da escola

SENAI de Pindamonhangaba foi campeã da CopaSENAI 2011. A final aconteceu no ginásio do SESITaubaté.

Em uma partida muita disputada, o time de Pindaderrotou a equipe de Taubaté nos pênaltis. Os lan-ces foram emocionantes, Taubaté iniciou o placar,mas depois as meninas de Pinda conseguiram em-patar nos últimos três minutos de jogo, em gol mar-cado pela artilheira Marcele, finalizando a partida em1 x 1. Na disputa de pênaltis, a equipe de Pinda fezbonito e a goleira Ana Carla defendeu uma penalida-de máxima. As jogadoras Alessandra, Paloma eMarcele não desperdiçaram suas cobranças, mar-cando pontos para a equipe pindense.

A vitória ficou para a equipe feminina doSENAI Pinda que conquistou de forma inéditao campeonato, e trouxe a medalha de ouro paraa cidade e para a escola, encerrando a fasecom o título regional da categoria. “É uma ale-gria ver a equipe conquistar este título, essamedalha mostra todo o esforço, a dedicação,e a união que sempre foi evidenciado duranteos treinos, e a nossa escola se orgulha comos alunos”, ressaltou Paulo Sergio Torino, dire-tor do SENAI Pinda e um grande incentivadordo esporte.

A próxima etapa é a competição estadual,no qual disputará com equipes fortes do Esta-do de São Paulo. Atletas de futsal exibem medalha na Copa Senai Pinda

Divulgação

Exemplo Administrativo

Santa Casa comemorou 148 anos comlançamento de selo e novo centro cirúrgico

A Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba realizou recentemente a solenidade comemorativa dos seus 148 anos de fundação em grande estilocom inauguração do novo Centro Cirúrgico e lançamento do Carimbo Comemorativo com apresentação dos Selos Personalizados alusivos aos 148 anos.

Considerada uma das melhores do Brasil, emqualidade de serviço e boa saúde financeira, a San-ta Casa de Pinda é referência nacional e orgulhopara o município como uma “grande empresa gera-dora de empregos e bem administrada financeira-mente”

Como ocorre todo ano, aconteceu inauguraçãode mais uma importante obra. Desta vez foi o novoCentro Cirúrgico contendo cinco salas para cirurgiase demais área de apoio como sala de recuperaçãopós-anestésica, sala de acondicionamento deinstrumentação cirúrgica, repouso médico, posto deenfermagem e vestiários masculino e feminino.

O lançamento do carimbo postal e apresenta-ção do selo personalizado, alusivos aos 148 anosda Santa Casa aconteceu no auditório da entida-de. O gerente da agência local dos Correios,Fernando Yajimo, abriu a solenidade. Em segui-da o provador da Santa Casa, Luiz Carlos Loberto“Cacaio” falou do lançamento. Euri Mendes de

Oliveira, gerente regional dos Correios, explicousobre o lançamento. Em seguida houve aobliteração (carimbo) de envelopes com o seloespecial para diversos diretores da entidade. Oselo será usado até o dia 18 de setembro peloCorreio local.

Para o provedor eng. Luiz Carlos Loberto‘Cacaio’, “carimbos e selos postais são marcasque registram e documentam a história através daFilatelia, fixando acontecimentos relevantes atra-vés do tempo.”

Vale esclarecer que o carimbo Comemorativoé utilizado pela Agência Central do Correio, queestampará a marca desejada nas correspondên-cias da unidade. Já o Selo será voltado para pes-soas interessadas na personalização de suas cor-respondências.

Após a Inauguração do Centro Cirúrgico acon-teceu a abertura da sessão solene que comemo-rou a data e homenageou, com a entrega de Di-

ploma de Honra ao Mérito aos médicos AlbericoPereira Filho (1), Antonio José Bettoni Moreira (2)e Miguel Xavier Immediato (3), por mais de 30 anosde serviços à entidade. Também receberam o tí-tulo de Irmão Benemérito, o diretor AuribertoFerreira Neves (4) e o ex-diretor Engº. NelsonCembranelli Schmidt (in memoriam), representa-do pelo filho Henrique (5) pelos relevantes servi-ços prestados à Santa Casa durante 20 anos.

1

2 3

4

5

Fotos: Akim/AV

Provedor Luis Carlos Loberto descerra placa do novo Centro Cirúrgico (esq.) e comanda a oblituração do selo comemorativo

Page 8: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 08 Vale Empresarial

Construvale consolida crescimento de 20% emsua 7ª edição com expectativa de bons negócios

A 7 ª Construvale, um dos maiores eventos da construção civil na região vai contar com um total de 253 estandes,um número 20% maior do que o comercializado em 2010. Com todos os preparativos em dias para acontecer de 22 e 25 de setembro,

no Pavilhão de Exposições do Vale Sul Shopping, o evento é uma realização da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba).

Com o aumento de 20% no número de estandeseste ano, cresce também a expectativa em rela-ção ao volume de negócios durante a feira. Se-gundo o presidente da Aconvap, engenheiroCléber Córdoba, o crescimento dos negóciosdeve ser em torno de 10%. Em 2010, foram gera-dos negócios na ordem de R$ 78 milhões duran-te a feira. “Mais do que nunca, o investimento emimóveis tem se mostrado um porto seguro emcomparação a outras opções do mercado”,enfatiza Córdoba.

Para o Coordenador da Construvale e vice-pre-sidente da Aconvap, Paulo Pinto Cunha, a procu-ra este ano foi maior do que nos anos anteriores,o que motivou a organização do evento a aumen-tar o número de estandes e expositores. “Comisso, nós também esperamos um aumento no nú-mero de visitantes durante os quatro dias da fei-ra”, afirma Cunha. A expectativa é que o númerode visitantes chegue a 20 mil pessoas este ano,contra 16 mil em 2010.

Com a evolução do evento e o crescimentoconstante dos números, a Construvale já se con-

solidou com um dos maiores eventos do gênerono país. Somente nas grandes capitais existemfeiras do mesmo porte da Construvale. “Issodemostra a pujança da nossa região e a maturida-de do nosso mercado imobiliário e da constru-ção civil”, conclui Cunha.

Diferencial Além do crescimento dos números em 2011,

a 7ª Construvale apresenta outros diferenciais parao público visitante. Quem for à feira, entre os dias22 e 25 de setembro, encontrará os principais lan-çamentos imobiliários de São José dos Campos,além de várias opções em materiais de acaba-mento.

A fim de fornecer ainda mais opções aos visi-tantes, a Construvale apresenta este ano empre-sas dos ramos de movelar ia, marmoria,esquadrias, eletricidade, entre outras. Para tanto,a feira vai ocupar um espaço de 2,5 mil metrosquadrados no Pavilhão de Exposições.

A 7ª Construvale é uma realização da Aconvap,com apoio da Caixa Econômica Federal, doSebrae, do Governo de São Paulo e da Prefeitu-

ra de São José dos Campos.Expo Móvel Show

Realizada também em setembro a I Expo Imó-vel Show atingiu as expectativas no estacionamen-to do Taubaté Shopping, onde foram ofertadoscerca de dois mil imóveis, entre casas, terrenos,salas comerciais e apartamentos localizados emdiversos bairros de Taubaté.

Cerca de 50 estandes participaram da ImóvelShow com a presença das maiores construtorase imobiliárias em atuação no Vale, como TeixeiraPinto, Ergplan, WTL-Ecovilla, MRV, DHF Quality,Rossi, Rímoli, Franco Imóveis, Mundo Imobi liário,Venter, Ladeira Miranda e Daniel Pioli, Personal,Scopel, entre outros.

“A facilidade para quem foi à Expo foi encon-trar em um só lugar as mais variadas ofertas deimóveis, com preços e condições especiais; e,para as construtoras e imobiliárias, foi uma ma-neira de ofertar e comercializar seus produtos eganhar ainda mais visibilidade”, afirmou GioneFrança, da Revista Imóvel Show, organizadora doevento.

Empresa do Vale participou de uma dasmaiores feiras de construção civil do país

A Artplas, empresa do Grupo Fabinject, sediadaem Taubaté, participou no início deste mês da FeiraInternacional da Construção - Construir Minas, umadas maiores do gênero no país e que movimentoumilhões em negócios, em Belo Horizonte.

A empresa participou com um estande, ondeapresentou novidades da linha de ventiladores edispensers, além da linha Móbile, que oferece di-versas opções de suporte para TVs, elencado, in-clusive, entre os produtos mais procurados depoisda popularização das TVs de Plasma, LCD e LED.

Considerada a maior e mais completa marca dekits acessórios de banheiro do Brasil, a Artplas é aúnica marca do país a incluir ventiladores em seucatálogo e oferecer produtos funcionais e sustentá-veis como a máquina de lavar Twin Tub, que possuidois compartimentos para lavar e centrifugar sepa-

radamente. Também possui uma gama variada deprodutos como armários, gabinetes, duchas, tornei-ras, válvulas, toldos, carrinhos de mão e caçamba.

A empresa já participou de três edições da FeiraConstruir, no Rio de Janeiro, mas estreia no merca-do mineiro com grande expectativa: “Essa oportuni-dade representa a crescente que temos no merca-do mineiro, que tem tudo a ver com nossa linha deproduto e tem uma importância estratégica imensa”,conta Maria Cerchiaro, gerente de marketing daArtplas.

A expectativa da empresa é fechar 2011 com umcrescimento acima de 30% no faturamento, a fim desuperar os números alcançados nos últimos cincoanos, e “a exposição da marca em grandes eventos como este, que concentraos principais nomes dosetor, é uma estratégia certeira”, finaliza Cerchiaro.

Em vez de transtorno, resíduos da construção civilpodem gerar renda para empresas e municípios

Os resíduos gerados pela construção civil po-dem gerar renda, por meio do seureaproveitamento, além de promover a educaçãoambiental e a mobilização da sociedade. No en-tanto, grande parte desses resíduos é descarta-da em locais impróprios, comprometendo a pai-sagem local, e podendo degradar o meio ambi-ente, assoreando os rios e contribuindo com oagravamento do problema da drenagem e dasinundações, por consequência.

Relatório do Instituto de Pesquisa Econômica

Aplicada (Ipea) divulgado recentemente revela queo País perde R$ 8 bilhões por ano quando deixade reciclar todo resíduo reciclável que é encami-nhado para aterros e lixões nas cidades brasilei-ras. Segundo a Secretaria de Recursos Hídricose Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambi-ente, apenas 12% dos resíduos sólidos urbanose industriais são reciclados e somente 14% dapopulação brasileira são atendidas pela coletaseletiva.

O assunto vai estar no centro dos debates do

workshop “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”,que acontece no próximo dia 20 de outubro, nasede da Sociedade dos Engenheiros e arquite-tos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ), noRio de Janeiro. O evento tem como tema centralas soluções e tecnologias para as empresas eadministrações municipais que terão de se adap-tar às mudanças introduzidas pela nova PolíticaNacional de Resíduos Sólidos até 2014. Potenci-al de lucro

Os resíduos da construção civil e demoliçãorepresentam 61% dos resíduos sólidos geradosnas cidades brasileiras, segundo dados da Se-cretaria Nacional de Saneamento do Ministério dasCidades. Este percentual corresponde a 90 mi-lhões de toneladas de lixo/ano, que geram séri-os impactos ambientais. Somente na Cidade deSão Paulo, são geradas cerca de 20 mil tonela-das por dia de resíduos da construção civil e de-molição (RCD).

O volume de entulho gerado nas atividades deconstrução e demolição na maioria das grandescidades é duas vezes maior que o volume delixo sólido urbano (lixo residencial, de saúde, res-tos de feiras, podas de árvores, entulho etc.). Sãodiversos materiais que podem ser reciclados ereaproveitados durante o processo construtivocomo plástico, papel e ferro, mas acabam dis-postos de forma inadequada, exigindo a implan-tação urgente de mecanismos de reciclagem.Para participar do workshop “Gestão Integrada deResíduos Sólidos 2011”, basta solicitar o formulá-r io de inscrição pelo e-mai [email protected] ou ligar para oAtendimento ao Participante nos telefones (21)2262-9401/ 2244-6211. As vagas são limitadas.

Page 9: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 09Vale Empresarial

Shopping Pátio Pinda prepara-se para início das obras

O Shopping Pátio Pinda iniciará as obras aindano mês de setembro. Com a aprovação do projetoe Alvará de Construção emitido pela Prefeitura Muni-cipal de Pindamonhangaba, a construção do empre-endimento está liberada e terá início até o final domês.

O complexo ocupará uma área total de 120.000m2, atingindo 34.000 m2 de de área de construção e23.000 m2 de ABL (Área Bruta Locável). O shoppingserá composto por 7 âncoras, entre elas 1Hipermercado e 1 Home Center, 2 megalojas, 111lojas satélites, 12 operações de fast food, 2 restau-rantes, quatro salas de cinema, um parque de diver-sões, boliche, mais de 1.500 vagas de estaciona-mento, em um complexo multiuso com torres co-merciais, residenciais e outros empreendimentos.

Com investimento de R$ 50 milhões, o centro decompras atenderá milhares de consumidores do Valedo Paraíba, movimentando cerca de R$ 100 milhõesanuais. Em operação, o shopping deverá gerar 1.500empregos diretos e aproximadamente 3.000 indire-tos. Entre as âncoras e megalojas já confirmadas

estão as Lojas Americanas, Renner, C&A, Marisa,Magazine Luiza, Ri Happy, Centauro e Dicico.

Com inauguração prevista para outubro de 2012,o novo empreendimento foi planejado pela Dfa Ar-quitetura e está sendo comercializado pela ADShopping, que estará encarregada, ainda, de tododesenvolvimento e da futura administração.

O centro de compras conta com uma localizaçãoprivilegiada, numa área de grande crescimentoresidencial e facilidade de acesso pela RodoviaAmador Bueno da Veiga (ligação Pindamonhangaba/Taubaté), Avenida Nossa Senhora do Bom Suces-so, pelo anel viário e pelas principais vias da cida-de, além da proximidade com a Rodovia Presiden-te Dutra e o polo de desenvolvimento de serviços(OAB, Câmara Municipal e Novo Fórum).

“É com grande satisfação que a Alshop acompa-nha mais um shopping chegando ao estado de SãoPaulo, e o Shopping Pátio Pinda certamente trará

muito progresso para o varejo do Vale do Paraíba ecidades vizinhas. E para o consumidor, a oportuni-dade de contar com marcas de peso do setor, comoLojas Americanas, Renner, Ri Happy, Magazine Luíza,entre outras, é a garantia de boas opções de com-pras, sem contar as áreas de lazer que tornarão aida ao empreendimento ainda mais prazerosa. Pa-rabéns à todos os envolvidos”, comemora o presi-dente da Alshop (Associação de lojistas deshopping), Nabil Sahyoun.

Sobre a AD ShoppingA AD Shopping é a maior administradora inde-

pendente de Shopping Centers do País e está pre-sente em todas as regiões - Sul, Sudeste, Nordes-te, Norte e Centro Oeste. Com 20 anos de experiên-cia, tem como foco estratégico, planejamento ecomercialização na gestão de shopping centers,viabilizando empreendimentos de maneira a torná-los rentáveis e bem conceituados perante o merca-do. Para tanto a administradora utiliza o know-howde uma equipe totalmente afinada com o varejo, semqualquer vínculo com grupos empresariais ou deincorporadores. Com o foco em resultados positi-vos, em ações estruturadas a partir de pesquisasaprofundadas, na obediência aos critérios éticos,mercadológicos, jurídicos e de segurança paratodos os envolvidos. É nisto que a AD Shoppingse baseia: na satisfação plena de empreendedo-res e lojistas a partir de passos conscientes eresultados otimizados.

Expansão Comercial

Divulgação

Divulgação

Empreendedores responsável pelo investimento

AdrianoCapobiancoresponsável pelaAD Shopping

Gold Finger recebeu centenas de clientes na Promoção Loucura de AniversárioA equipe do ValeEmpresarial conferiu a movi-

mentação recente realizada nas lojas Gold Finger,em Pindamonhangaba, quando receberam umgrande público que comemorou o aniversário darede e presenteou seus clientes com uma vanta-josa promoção de descontos e facilidade na for-ma de pagamento. Setembro é o mês de aniver-sário da loja, que vem oferecendo relógios, ócu-los, brincos e anéis com preços imbatíveis eparcelamento em até 10 vezes ou com 10% des-conto a vista.

Em Pindamonhangaba, a loja atende em trêsendereços: Avenida Doutor Jorge Tibiriçá, 162 -Telefone (12) 3643-4284, Rua Deputado ClaroCésar, 180 - Telefone (12) 3642-8306 e Rua DoutorGustavo de Godoy, 41 - Telefone (12) 3645-5407.

A rede ainda conta com um grande atendimen-to em toda a região com outras 26 unidades, sen-do: Guaratinguetá (4 unidades), Jacareí (3 unida-des), São José dos Campos (7) e Taubaté (6) euma filial em Campos do Jordão, Caraguatatuba,Cruzeiro, Caçapava, Resende (RJ) e Indaiatuba.

Com 29 unidades na região, Gold Finger comemorou mais um aniversário com promoções aos clientes

Fotos: Divulgação

Page 10: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 10 Vale Empresarial

Caixa abre licitação para novas lotéricas em SãoJosé dos Campos, Jacareí, Taubaté e Pindamonhangaba

A Caixa Econômica Federal está com licitação abertapara a implantação de 13 novas casas lotéricas no Valedo Paraíba. Elas serão abertas em nove cidades.

Em São José dos Campos, as lotéricas serãoabertas nos bairros Jardim Santa Inês, na zona les-te; Jardim Aquarius, na zona oeste; Bosque dosEucaliptos e Bosque dos Ipês, ambos na zona sul,e Vila Adyanna, na região central da cidade. Outrascidades que receberão novas lotéricas sãoAparecida (no Shopping do Romeiro, na BasílicaNacional), Caraguá (Pontal Santa Marina), Cruzeiro(no centro), Guará (no bairro Pedreira), Jacareí (noNova Esperança), Pinda (no Cidade Nova), Taubaté(na praça Santa Terezinha) e São Sebastião (emMaresias, na costa sul do município).

A previsão é que as lotéricas comecem a funcio-nar em novembro deste ano.

Segundo a regional da Caixa Econômica Federal,para a escolha das cidades e dos bairros foram base-ados em critérios técnicos, entre eles a pesquisa dademanda para produtos lotéricos e serviços financei-ros em cada localidade. Atualmente há 150 casaslotéricas no Vale do Paraíba e 10.900 em todo o país.

De acordo com o superintendente regional da Cai-xa Econômica Federal do Vale do Paraíba, Julio CesarVolpp Sierra, com a abertura das novas lotéricas, apopulação terá mais facilidade de realizar os serviçosque são oferecidos nas ag ências bancárias.

ProcessoPoderão participar do processo licitatório pes-

soas físicas ou jurídicas que tenham situaçãocadastral totalmente regular.

O valor mínimo para participar do processo é deR$ 10 mil. As licitações serão por maior oferta, entreos candidatos que atenderem aos requisitos apre-sentados no edital. Os interessados poderão se ins-crever até o dia 23 deste mês, no site da Caixa Eco-nômica Federal www.caixa.gov.br.

ServiçosAs lotéricas realizam os serviços de saque,

depósito, consulta de saldo, saque de FGTS (Fun-do de Garantia do Tempo de Serviço), pagamentose benefícios sociais, recebimento de contas, em-préstimos, financiamentos e jogos, como por exem-plo, MegaSena, LotoFácil, raspadinha, entre outros.

Certificação e Qualidade

Gestão Smart comenta importância das normas de sistema de gestão ISO

O cenário econômico e a expansão industrial atualno Vale do Paraíba são favoráveis e com boaperspectiva com a vinda de grandes empresasmultinacionais, principalmente no eixo entre Jacareí ePindamonhangaba. Isto sem contar os projetos do Pré-sal, Copa do Mundo 2014, Olimpíadas 2016 e instala-ção do Trem-bala que também irão trazer boas oportu-nidades de negócios para as empresas da região.

Esta perspectiva abrirá muitas oportunidades denegócio para muitas empresas de prestação deserviços e de fabricação de peças, porém isto nãosignifica que as portas se abrirão para todos porqueo mercado está cada vez mais competitivo, comexigências cada vez maior com relação a qualidadedos produtos e serviços, além de exigir preços com-petitivos, prazos curtos e cuidados com meio ambi-ente e saúde e segurança.

As normas da série ISO servem para demonstrarque as empresas possuem seus processos sobcontrole e são padrões de referências globais e atémandatórios para entrar em diversos seguimentosde mercado no Brasil e no mundo.

Especializada nessa área, a Gestão Smart fazimportantes ponderações sobre o assunto.

A norma de Sistema de Gestão da Qualidade ISO9001 na versão 2008 é referência para demonstrar quea empresa possui um sistema de gestão que garante

que os requisitos do cliente sejam atendidos na suaplenitude tanto em qualidade, preço e prazo.

A obtenção da norma ISO 9001 é um requisitomínimo para obter negócios no ramo de autopeças,indústrias aeronáuticas, petrolíferas e demais seg-mentos industriais. A título de informação a China ti-nha 224.616 certificados da ISO 9001 em 2008 e istomostra que eles estão buscando melhorar o seu sis-tema produtivo alinhado com a sua política agressi-va de exportação e para melhorar a imagem e repu-tação que os produtos chineses têm no mundo. OBrasil tinha no mesmo período 14.539 certificadosda ISO 9001, mostrando que existe uma lacuna mui-to grande entre o nosso país e a China e demaispaíses de ponta. Temos que evoluir muito.

Podemos também citar com relação à norma ISO14001 referente à Gestão de Meio Ambiente. A Chi-na tinha 39.195 certificados da ISO 14001em 2008 eo Brasil tinha apenas 1.669 certificados no mesmoperíodo, onde podemos perceber que nosso país temum campo enorme para evoluir neste seguimento.

A Gestão Smart, empresa de consultoria e detreinamento, presente no mercado a cerca de umano, tem profissionais qualificados com experiênci-as em implantação de sistema de gestão em em-presas, para atender esta demanda de mercado nasprincipais normas da ISO.

Segundo Magno Leonardo Cunha da Silva, umdos sócios proprietários, a Gestão Smart avalia asreais condições e a necessidade de implantação

dos clientes paraelaborar um planoconsistente paraobter a certificaçãodas normas de ges-tão.

Bons exemplosUm dos clientes

recentemente certifi-cada na ISO 9001,DRG Refratáriossediada em SãoRoque (SP), atua noramos de produtosrefratários para empresas siderúrgicas e de fundi-ção em geral e torna-se um importante fornecedorpotencial e parceiro de negócio para as empresassiderúrgicas da região que estão expandindo suascapacidades produtivas, além de uma multinacionalque também está instalando no Vale do Paraíba.

Podemos também citar a empresa SPT, empre-sa de sondagem de solo, com expectativa de obtercertificação ISO 9001 inédita no seu segmento aindaeste ano, visando atender ao mercado de constru-ção civil em franca expansão na região.

Para outras informações sobre o assunto junto àGestão Smart é necessário entrar em contato com3632-0304 (região Taubaté), 3923-6376 (região SãoJosé) e 3014-8754 (região Jacareí) ou acesse o sitewww.gestaosmart.com.br.

Equipe da Gestão Smart na região

DivulgaçãoDivulgação

Paulo Surita

Page 11: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 11Vale Empresarial

TIM conquista vice-liderança do mercado detelefonia móvel do Vale do Paraíba

A retomadaO desafio da atual gestão da TIM consistia no

desenvolvimento e na execução de uma estraté-gia agressiva focada, primeiramente, no segmentode voz. Indicadores como a média de uso dosbrasileiros mostravam grandes oportunidades, porisso mesmo a TIM criou planos inovadores paracapturar esse potencial de crescimento. Foi areadequação do seu portfólio, levando em consi-

No momento em que a TIM reconquistou a vice-liderança do mercado de telefonia móvel no Brasil,com 25,78%de participação de mercado, a opera-dora comemora, também, a conquista da vice-lide-rança na Região do Vale do Paraíba - DDD12.

Atualmente, a operadora tem cerca de 832milacessos na Região do Vale, o que corresponde a27,21% de participação de mercado, um crescimentode 0,99 p.p em relação ao mês anterior. Isso signifi-ca dizer que, em apenas um mês, a operadora adi-cionou cerca de 46 mil acessos à sua base. De acor-do com dados divulgados pela ANATEL (AgênciaNacional de Telecomunicações), a TIM fechou o mêscom 31mil linhas à frente da concorrente e está comuma diferença de cerca de 60mil acessos da pri-meira colocada, operadora Claro. A volta ao segun-do lugar do ranking marca a consolidação de umaestratégia iniciada em janeiro de 2009 e que trouxeinovações significativas ao mercado brasileiro detelecomunicações.

”A conquista da vice-liderança na Regiãodo Vale é um reconhecimento dos nossos cli-entes de que a TIM soube entender os seusanseios e, de forma inovadora, passou a ofe-recer planos como o Infinity e Liberty, que pos-sibilitam falar mais, por menos. Atualmente, aTIM é vice-líder em quatro, dos nove DDD´sdo estado de São Paulo. Esse resultado é fru-to de uma estratégia assertiva, que reúne v oze dados, aliada à investimentos em rede. Emjulho, adquirimos a AES Atimus, que acrescen-

tará à nossa malha uma rede de fibra ótica com maisde 5,5 mil km nos estados de São Paulo e Rio deJaneiro”, revela Érika Cascão, Diretora de VendasConsumer da TIM São Paulo.

Análise da participação demercado das Operadoras no Vale

OPERADORA JUL/07 JUL/10 JUL/11Vivo 37,82% 28,3% 26,18%TIM 24,49% 24,8% 27,21%Claro 37,69% 31,0% 29,19%

Clientes da operadora TIM aumentam na região

Divulgação

deração a simplificação do modelo de tarifação ea demanda reprimida dos brasileiros por voz, quedeterminou a revolução da TIM no mercado detelefonia móvel.

A premissa para a receita do sucesso se deucom a concentração dos seus planos em duasofertas básicas: Infinity (plano pré-pago) e Liberty(plano pós-pago), ambos com chamadas e aces-so à internet de forma ilimitada, a um custo fixo. Acompanhia ousou ao lançar ofertas transparentes,de simples entendimento, estimulando o uso devoz e dados e atendendo às necessidades dosconsumidores.

A boa aceitação do Infinity e Liberty contribuí-ram ainda para o incremento do MOU (minuto porusuário), que atingiu 127 minutos no segundo tri-mestre de 2011, consagrando o conceito inova-dor de “comunidade” TIM. Em janeiro de 2009, oíndice era de apenas 70 minutos. A companhiaquer chegar a 250 minutos em 2013.

A conquista da liderança no mercado de Lon-ga Distância foi outro marco importante. A opera-dora saltou de 36 para mais de 54,5 milhões declientes no Brasil, de março de 2009 a maio de2011, crescimento de mais de 40% no período.Os números mostram que a TIM possui quase 50%dos minutos trafegados. Há cerca de um ano, aoperadora respondia apenas por 5%. Hoje, 44milhões de clientes da sua base desfrutam dobenefício de pagar por chamada nas ligações paraqualquer lugar do país, utilizando o código 41.

Desenvolvimento Regional

Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é destaque positivoO CIESP (Centro Integrado das Indústrias do Es-

tado de São Paulo) divulgou o índice de geraçãode emprego na indústria paulista. Confirmando a ten-dência estável nos postos de trabalho, o Vale doParaíba também acompanhou a tendência. Entretan-to a região de Jacareí destacou-se com índice posi-tivo na geração de emprego. Confira o desempe-nho através das 3 regiões:

JacareíO nível de emprego industrial na Regional de

Jacareí (região composta por 03 municípios) foi des-taque na região e apresentou resultado positivo nomês de agosto/2011. A variação ficou em 1,41%, oque significou um acréscimo de aproximadamente200 postos de trabalho.

Em 2011, Jacareí é o maior destaque na geraçãode emprego no setor industrial acumulando 5,76%,representando um acréscimo de aproximadamente700 postos de trabalho. Em 12 meses, temos umacumulado de 8,11%, representando um acréscimode aproximadamente 1.000 postos de trabalho.

O índice do nível de emprego industrial de Jacareífoi influenciado pelas variações positivas dos seto-res de Produtos de Metal, exceto Maquinas e Equi-pamentos (6,00%) e Produtos de Borracha e Plásti-co (1,31%) e só não foi melhor devido a variaçãonegativa do setor de Produtos Têxteis (-4,81%).

São JoséO nível de emprego industrial na região de São

José dos Campos (região composta por 08 municí-pios) apresentou pequena variação negativa no mêsde agosto. A variação ficou em -0,22%, o que signi-ficou uma redução de aproximadamente 100 postos

de trabalho. No ano, temos um acumulado de 4,01%,representando um acréscimo de aproximadamente2.150 postos de trabalho. Em 12 me-ses, temos um acumulado de 5,32%,representando um acréscimo de apro-ximadamente 2.800 postos de trabalho.

O índice do nível de emprego in-dustrial na região de São José foi influ-enciado pelas variações negativas dossetores de Outros Equipamentos deTransporte (-0,39%) e só não foi pior de-vido as variações positivas dos setoresde Equipamentos de Informática e Pro-dutos Eletrônicos e Ópticos (1,58%).

TaubatéO nível de emprego industrial na

região de Taubaté (composta por 28municípios) apresentou resultado prati-

camente estável no mês de agosto. A variação ficouem -0,06%, o que significou uma pequena reduçãode aproximadamente 50 postos de trabalho. No ano,temos um acumulado de 2,91%, representando umacréscimo de aproximadamente 1.600 postos de tra-balho. Em 12 meses, temos um acumulado de 3,28%,representando um acréscimo de aproximadamente1.800 postos de trabalho.

O índice do nível de emprego industrial na re-gião foi influenciado pelas variações negativas dossetores de Equipamentos de Informática, ProdutosEletrônicos e Ópticos (-1,26%) e Metalurgia (-0,33%),e só não foi pior devido as variações positivas dossetores de Produtos de Metal, exceto Máquinas eEquipamentos (3,80%) e Veículos Automotores eAutopeças (0,14%), que também influenciam o cál-culo do índice.

Estabilidade na geração de empregos no setor industrial

Lucas Lacaz

Região do Vale do Paraíba mantém emprego na indústria

Divulgação

Page 12: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 12 Vale Empresarial

14 cursos da UNITAU são estrelados pelo Guia do EstudanteA qualidade de ensino da Universidade de

Taubaté (UNITAU) foi reconhecida na avaliaçãodo Guia do Estudante (GE), da editora Abril.Quatorze cursos de graduação foram estrela-dos para a revista GE Profissões Vestibular2012, voltada para vestibulandos e com o ob-jetivo de valorizar a excelência das Instituiçõesde Ensino Superior brasileiras.

Os cursos de Pedagogia e de Serviço So-cial da instituição ostentarão o selo de quatroestrelas (muito bom) na edição de 2012. Os deAgronomia, de Ciências Biológicas, de Educa-ção Física, de Enfermagem, de Engenharia Ci-

vil, de Engenharia Mecânica com ênfa-se em Mecatrônica (Engenharia de Con-trole e Automação), de Engenharia daProdução, de Geografia, de Jornalismo,de Odontologia, de Publicidade e Pro-paganda e de Relações Públicas rece-berão o selo de três estrelas (bom).

O Guia do Estudante avalia somentecursos de bacharelado. Os exemplaresda revista entrarão em circulação emtodo o país a partir do dia 6 de outubro.

Com vestibular 2012 aberto,Unitau tem cursos em destaque

Divulgação Site Unitau

Page 13: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 13Vale Empresarial

Colégio Progressão Pinda comemora destaque no ENEMO resultado do ENEM (Exame Nacional do Ensi-

no Médio) divulgado neste mês pelo INEP (institutoresponsável pelo exame, ligado do Ministério daEducação) aponta o Colégio Progressão – UnidadePindamonhangaba como 1º lugar entre todas as es-colas públicas e privadas da cidade, com 692,3pontos. Pelo segundo ano consecutivo, o Progres-são comprova sua qualidade de ensino.

A pontuação coloca o Progressão como a 12ªescola melhor colocada em todo o interior do Esta-do de São Paulo. Na classificação entre todas asescolas do país, a Unidade Pindamonhangaba figu-ra entre as 100 melhores do país, conquistando a88ª colocação, no grupo com participação de 75% a100% dos alunos no exame.

Na avaliação do diretor do Progressão, LícioLins Barradas Júnior, o resultado é a “consolida-ção de uma filosofia de trabalho pautada na serie-dade dos nossos professores, na garra dos alu-nos e principalmente no envolvimento da equipede coordenação”.

O diretor pondera ao comentar a classificaçãodo exame. “Estar bem classificado no ENEM é

importante, mas não é o principal. Ospais devem atentar para outros índi-ces de aprovação que, junto com anota do ENEM e a proposta pedagó-gica da escola, podem revelar a me-lhor escolha para o seus filhos”, co-menta.

Também pelo segundo ano con-secutivo o Colégio Progressão – Uni-dade Taubaté conquista a terceira po-sição entre as escolas melhores clas-sificadas no ENEM na cidade.

“Eu diria que estar entre os 3 pri-meiros colocados no ENEM é umbom começo, mas o pai deve ir até aescola, conversar com seu coorde-nador e investigar outros resultadose trabalhos desenvolvidos para ter mais certezada sua escolha”, finaliza.

Sobre o Colégio ProgressãoCom unidades em Taubaté e

Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, o Colé-gio Progressão mantém em suas três unidades

todos os segmentos de ensino, desde a educa-ção infantil ao pré-vestibular, que juntas atendem1.500 alunos. No Vale do Paraíba, o Colégio Pro-gressão está entre os colégios que mais apro-vam. No último vestibular foram mais de 400 apro-vações em universidades de todo o país.

Alunos do Progressão em atividade de sala de aula em Pinda

Divulgação

Em comemoração ao Dia dasCrianças, Spani realiza cursode culinária com chocolateAtendendo aos pedidos de seus clientes,

as lojas da Rede Spani Atacadista de SãoJosé dos Campos e Guaratinguetá realizamno mês de setembro um curso de culinária comreceitas diferenciadas a base de chocolate.

A iniciativa, que conta com o apoio da em-presa de chocolates Garoto, irá oferecer aosclientes novas receitas para tornar os encontrosem família e, especialmente, as refeições do Diadas Crianças ainda mais saborosas e divertidas.Além de contribuir com clientes que utilizam a ven-da de doces caseiros para aumentar a renda nestaépoca do ano.

Os cursos serão ministrados pela culinarista AnaAparecida Pavin, sempre às 15h e entre as recei-tas ensinadas estarão as favoritas dos clientes, comoo Mini Pão de Mel, o Brownie Americano, Bolo deMel e Alfajor.

Todos os pratos são fáceis de preparar epoderão ser degustados no final da aula. Osalunos ain da levarão para casa um cadernocom as receitas apresentadas, para poderprepará-las com o apoio das crianças.

As inscrições já podem ser feitas no Bal-cão de Atendimento das lojas, mediante adoação de um quilo de alimento não-perecí-vel ou br inquedo, que serão doados paraentidades assistenciais dos municípios. Parafechamento das turmas, é necessário um nú-mero mínimo de 30 participantes.

Expansão Comercial

Villarreal Supermercados anuncia investimentospara ampliação e modernização na loja de Cruzeiro

A Rede Vil larreal Supermercados iniciouneste mês a ampliação e reforma da loja loca-lizada em Cruzeiro que será reinaugurada emoutubro.

O projeto inovador inclui uma estrutura mo-derna de setoresvar iados e umdesign diferencia-do, característicasque marcam onome da bandei-ra va re j i s ta doGrupo Zaragoza.O ob je t i vo daRede é oferecerainda mais confor-to e pra t ic idadeaos seus clientes,tornando as com-pras um momentoagradável . A lémdisso , dezenasde empregos di-retos são gerados no município.

Faz parte das mudanças positivas, a aquisi-ção e ampliação do número de caixas com oaumento dos check-outs que passaram de 12para 16, bem como a revitalização da fachadacom novos materiais de acabamento, mas semperder as características arquitetônicas do pré-dio.

Os setores que serão reformulados na uni-dade de Cruzeiro são Açougue, Rotisseria, HortFrutti e Padaria Artesanal, bem como uma se-ção chamada de “Empór io ” , com acomercialização de produtos como frutas se-cas, embutidos, azeites e bacalhaus, entreoutros itens. Ao todo, são mais 15.000 itens àvenda e um estacionamento com 200 vagaspara os carros.

Além das seções diferenciadas, o VillarrealSupermercados de Cruzeiro também inauguraem breve um novo conceito em atendimento

personalizado que segue os padrões da Rede.Todos os funcionários são treinados para ori-entar e tirar dúvidas dos consumidores duran-te as compras. No setor de vinhos, um especi-alista na área poderá indicar qual o melhor pro-

du to , de acordocom a ocasião ouo cardápio.

Sobre oGrupo Zaragoza

O GrupoZaragoza surg iuem 2003. É deten-tor das bandeirasSpani Atacadista eVi l larreal Super-mercados e contacom onze lo jas ,sendo c inco dabandeira varejista,instaladas nas ci-dades do interiorpaulista, em São

José dos Campos com duas lojas, Jacareí,Taubaté e Cruzeiro.

A bandeira Spani Atacadista está presentenas c idades de São José dos Campos ,Guaratinguetá, Mogi das Cruzes e Atibaia, to-das no interior d o Estado de São Paulo. Opúblico sul fluminense também conta com duasunidades nas cidades de Resende e Volta Re-donda.

Desde 2009, o Grupo conta com um Moder-no Centro de Distribuição, (42.000m²) localiza-do, na rodovia Pres. DUTRA, em Taubaté, paradar o suporte logístico e administrativo a todasas lojas da rede, bem como aos clientes vare-jistas atendidos pelo sistema Express, de ven-das externas diretas.

O Grupo iniciou o Ano com 2.500 funcionári-os, beneficiados com políticas internas de Re-cursos Humanos, que refletem na capacitaçãoe especialização de cada profissional.

Fachada Villarreal em Cruzeiro

Divulgação

Page 14: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 14 Vale Empresarial

Anuncie no ValeEmpresarial

SESC São José comemora Dia Mundial doTurismo com programação especial sobre o café

Comemorado em 27 de setembro,o Dia Mundial do Turismo terá progra-mação especial no SESC São José.A partir do tema “Virado à Paulista”, aprogramação em todas as unidadesdo SESC SP, convida o público a co-nhecer mais sobre essa riqueza bra-sileira: o café.

Confira a programação do SescSão José dos Campos:

DançaNo dia 24 de setembro, sábado,

às 17h, o Teatro Popular Solano Trin-dade faz a apresentação de dança“Cafezal Paulista” na Praça do Sesc.O Cafezal Paulista é uma dança detrabalho praticada nos cafezais do in-terior de São Paulo no final do sécu-lo XVIII e XIX, pesquisada por MariaMargarida da Trindade, para o TeatroPopular Brasileiro na década de 50.

LiteraturaDia 22, quinta, às 19h30, acontece o sarau

“Café com história, música e poesia” no espa-ço de Convivência do Sesc, com a participa-ção do historiador Cadu de Castro, da atriz RosaFreitas e do músico Marcos Munrimbau.

No sábado, 24, às 15h, bate papo com de-gustação “Delícias do Café” com Sônia Outubo,

culinarista e técnica em nutrição. O Bate papoabordará a história e importância do café nodesenvolvimento do Estado de São Paulo edegustação de receitas à base de café e acon-tece no Corpo e Arte do Sesc com 40 vagasdisponíveis. Os preços dos ingressos variamentre R$ 2 e R$ 8. Recomendação etária 14 anos.

No domingo, dia 25, às 16h30, a Cia D. Con-ceição apresenta “Café com biscoitos e histó-

rias do tempo”, no espaço de Convi-vência do Sesc. Entrada franca e re-comendação etária livre. E àss 18h,acontece a exibição do documentário“Dia dos Pais”, de Júlia Murat e LéoBittencourt, no Auditório do Sesc.

Cultura DigitalDe 17 de setembro a 02 de outu-

bro acontece “K-feh – Café em bytes”,de terça a sexta, das 13h30

às 21h30, sábados, domingos eferiados das 10h30 às 18h30, na Salade Internet Livre do Sesc. A fina

mistura de cultura e tecnologia emuma exposição virtual sobre o Café.

ExcursãoDe 23 a 25 de setembro, sexta a

domingo, acontece a excursão “Ocafé no centro-oeste paulista” em SãoCarlos – SP.

O rico solo de terra roxa do interior de SãoPaulo foi o lugar ideal para a continuidade daprodução de café, quando o solo do Vale doParaíba já estava esgotado.

Informações e inscrições na Central de Aten-dimento do SESC. O SESC São José dos Cam-pos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd.São Dimas. Mais informações pelo telefone12.3904.2000.

Dança Cafezal Paulista será uma das atrações no SESC São José

Divulgação

Page 15: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Fotos:

Portal

AgoraVale

Lucas Lacaz Ruiz

A pequena Maria Claracomemorourecentemente seuprimeiro aninho. Ela éfilha do casal João LuizProlungati (JL Recicla) eda profª Elaine de AbreuProlungati (gestora daEscola Ângelo Paz daSilva), emPindamonhangaba.

Jaqueline, gerente da Gold Finger da Deputado Claro César é só alegria com oresultado da promoção Loucuras de Aniversário, quando a rede ofereceu descontos

e benefícios na compra realizada por seus clientes.

Durante as comemorações do aniversário da Santa Casa marcaram presença aProfessora Angélica Moura Vieira e o casal Lili e Dr. José Bettoni.

O empresário João(Casa das Chaves

Pinda) comemora maisum aniversário nopróximo dia 1 de

outubro e recebe oscumprimentos de sua

esposa Gilsa(proprietária da

Manoela Baby, loja deenxoval para bebê)

Artistas emodelos

brilharam naspassarelas de

mais uma ediçãodo Oscar

Fashion Day,realizado emSão José dos

Campos

Secretário AlvaroStaut Neto ediretor FelipeCésar Filho(DesenvolvimentoEconômico) emlançamento doselo da Santa Casade Pinda

Comandante doBatalhão BorbaGato ten.cel.Alípio BrancoValença prestigiouo aniversário daSanta Casa, aolado do provedorLuiz CarlosLoberto (esq.)

SandraTutihashi(diretora

regional daSaúde) e o

médico JoséRenato

Schmidt emevento da

Santa Casa

Page 16: Emprego na indústria mantém estabilidade, Jacareí é ...valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao35.pdf · parado. Conheça bem, e de perto, seus concorren-tes

Página 16 Vale Empresarial

Administradora do Center Vale Shoppingé eleita empresa referência para trabalhar

A Ancar Ivanhoe proprietária eadministradora do CenterValeShopping, que também é uma dasempresas líderes da indústria deshopping centers no país, acabade ser eleita, pela primeira vez emsua história, uma das “100 melho-res empresas para trabalhar noBrasil”, pelo Great Place to Work(GPTW). Trata-se da única empre-sa do segmento a fazer parte dalista exclusiva. Atualmente, a AncarIvanhoe tem 16 empreendimentosem seu portfólio, distribuídos denorte a sul do país. Há mais de umadécada, o Great Place to Work ela-bora a lista das melhores empre-sas para trabalhar em países daAmérica Latina, do Norte, Europae Ásia.

Nas pesquisas realizadas pelo instituto GreatPlace to Work com os 3.000 colaboradores da em-presa, um dos maiores índices de valorização daAncar Ivanhoe é o orgulho de trabalhar em umaempresa que se preocupa com o bem estar e odesenvolvimento das pessoas, ou seja, apoio emo-cional, social, profissional e financeiro. A valoriza-ção da prata da casa, compromisso com a melhoriada qualidade de vida, e transformação das comuni-dades são a principal chancela do grupo.

“A cada ano melhoramos e, esta premiação é aprova disso. Mais do que ganhar um prêmio, a pes-quisa é uma forma de conhecer ainda mais as ne-cessidades dos funcionários, suas expectativas e

anseios”, comenta João Marcos Mesquita, o supe-rintendente do CenterVale Shopping.

Todo ano, cada líder faz uma avaliação de de-sempenho individual para uma troca direta entreambos. O processo é realizado pelo time de Recur-sos Humanos.

Atualmente, a Ancar Ivanhoe é uma das poucasempresas do setor que conta com a área de Recur-sos Humanos em nível gerencial, com reporte dire-to ao diretor-superintendente da empresa. Entre aspolíticas de RH estão ações como day off no dia doaniversário, treinamentos, implantação de modelo degestão descentralizada, e metodologia exclusiva deseleção/promoção interna.

“De norte ao sul do país, o time Ancar Ivanhoe é

motivo de orgulho para todos nós.Com a seriedade e competênciaque nos trouxeram até aqui”, co-memora Cicero Andrade, gerentede Recursos Humanos da empre-sa.

Com a novidade, a AncarIvanhoe reforça a sintonia com acanadense Ivanhoe Cambridge,sua sócia desde 2006. Considera-da uma das líderes mundiais doramo de shopping centers e imo-biliário, a Ivanhoe Cambridge, pelooitavo ano consecutivo, tambémfaz parte da lista das “50 melhoresempresas para trabalhar no Cana-dá”, de acordo com a HewittAssociates.

Sobre a Ancar IvanhoeCom sede no Rio de Janeiro, a Ancar Ivanhoe é

uma empresa pioneira no mercado de shoppingcenters, com mais de 35 anos de existência e umtotal de 16 empreendimentos em sua carteira, sen-do dez deles de sua propriedade - Nova América,Botafogo Praia Shopping e Downtown (três prédioscentrais) no Rio de Janeiro; Shopping Interlagos eCenterVale Shopping em São Paulo; Conjunto Naci-onal Brasília, Iguatemi Porto Alegre/RS, NatalShopping/RN, Pantanal Shopping/MT, Porto VelhoShopping (RO) e Shopping Parque das Bandeiras,em construção em Campina/SP, além dos seguin-tes shoppings sob sua gestão: Rio Design Barra,Rio Design Leblon, São Gonçalo Shopping (RJ),Shopping Metrô Itaquera e Shopping Eldorado (SP).

Funcionários do CenterVale São José brindaram a premiação, em evento realizado em São Paulo

Divulgação

Presidente da Facesp visita o Vale do ParaíbaO presidente da ACI, A Associação Comer-

cial e Industr ial de São José dos Campos,Felipe Cury, recebe no dia 22 de setembroRogério Amato, presidente da Federação dasAssociações Comerciais do Estado de SãoPaulo (Facesp) para a reunião regional do Valedo Paraíba. O evento será realizado no ParqueTecnológico e terá como participantes todas as As-sociações Comerciais da região valeparaibana.

O intuito do encontro é conhecer os traba-lhos que as associações têm desenvolvido eassim, estreitar as relações para o maior de-senvolvimento das regiões. Na data tambémserá apresentado um plano de trabalho paraas Assoc iaçõesComerciais.”Vamos ado-ta r uma ges tão ma ispro f i ss iona l i zada , em

defesa dos interesses em comum e principal-mente na valorização da classe. Estarei na re-gião para ouvir e fazer o possível para ajudarno fortalecimento das associações e das nos-sas conquistas”, disse Rogério Amato.