emkont@cto magazine - 01

24
Edição Nº 01 Outubro - Novembro - Dezembro 2012 | Lançamento Janeiro 2013 | [email protected]

Upload: emkontcto-magazine

Post on 09-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Outubro, Novembro, Dezembro 2012 A Magazine da Juventude!

TRANSCRIPT

Page 1: EmKont@cto Magazine - 01

Ed

ição

01 O

utub

ro -

Nov

emb

ro -

Dez

emb

ro 2

012

| Lan

çam

ento

Jan

eiro

201

3 | e

mko

ntac

tom

agaz

ine@

gmai

l.com

Page 2: EmKont@cto Magazine - 01

Ficha TécnicaPropriedadeJSD Odivelas

EditorialDiretor: Rodolfo CardosoDiretor Adjunto: Hugo Alves

Planeamento EstratégicoBruno DuarteRodolfo Cardoso

RedaçãoCarla MarcelinoDaniela ChavesHelga AfonsoLiliana BatistaPedro RobertoRodrigo Pereira

FotografiaDiogo Godinho

Comunicação ExternaHelga Afonso

DesignHugo AlvesMaria Inês de AlmeidaRodolfo Cardoso

PeriodicidadeTrimestral

Sede de RedaçãoRua Alfredo Roque Gameiro11 CV Dta. 2675-279 Odivelas

[email protected]

Editorial

A palavra Magazine tem origem na língua árabe, na qual significa armazém. A magazine emKont@cto é uma compilação de diversos conteúdos – artigos, colunas de opinião, atividades desenvolvidas, agendas culturais, entrevistas, notícias e imagens - unidos por um traço comum, a JSD Odivelas. Sendo o nosso compromisso para com os Jovens em concreto, os Odivelenses em particular e os Portugueses em geral, comprometemo-nos com todos os nossos leitores a darmos o melhor de nós próprios, a cada edição da Magazine!A Magazine emKont@cto posiciona-se como uma revista que pretende mostrar o que de bom se faz em Odivelas, pela Juventude Social Democrata e não só, tentando sempre dar uma visão imparcial, verdadeira, realista e atual dos acontecimentos que para nós são mais relevantes, que vão acontecendo no nosso Concelho e País. Visto termos voz e ideias próprias, aliadas a uma enorme vontade de contribuir para um bem maior (Odivelas e Portugal), surgem naturalmente as colunas de opinião acerca dos mais variados temas. Sem falsos moralismos e sem pretensões, emitimos com a maior das humildades e sem receios as nossas convicções, respeitando sempre as opiniões alheias, sejam elas em concordância ou em divergência para com os ideais por nós defendidos. Pretendemos que rapidamente a magazine, pela sua ambição e irreverência naturais, vinque a sua imagem e identidade próprias, cativando a leitura dos jovens e menos jovens. O mais importante para nós é levar os leitores a inspirarem-se e a descobrirem também eles quais as suas convicções!Amigos, deixo uma citação a todos os que estão desinteressados e descrentes com a política: “O castigo para aqueles que não se envolvem em política é serem governados por seus inferiores.” - Platão Boas leituras…

Texto: Rodolfo Cardoso

3

6 EntrevistaB r u n o D u a r t e

C o l u n aEspektro10

B l o g

15 C o l u n aISSUE

4em

fo

co

16ColunaOdivelas comX i r i p i t i

Notícias

20A g e n d aC u l t u r a l 22contactos

Adota um amigo17

Page 3: EmKont@cto Magazine - 01

3

Geração JovemO que à partida seria algo fácil: um jovem escrever para jovens, revela-se um tarefa árdua. Decidir o que escrever é algo difícil, principalmente quando se tenta cativar uma geração, por vezes, desligada da leitura. Entre estudar, o tempo dedicado a outras atividades e o tempo para amigos e família, escasseiam oportunidades para produzir algo mais substancial do que meras “notas soltas”. O que escrever e como tornar apelativa uma coluna de opinião? Creio que a resposta será encontrada com a experiência do decorrer deste trabalho, agradecendo, desde já, a oportunidade de poder partilhar as minhas ideias e opiniões. Para introduzir a coluna, uma reflexão mais ampla: A juventude é um período fascinante da vida, caracterizado pela constante evolução e mutação, a diversos níveis. As gerações mudam ao longo da história: objetivos, métodos e interesses são exemplos de questões que são profundamente alteradas pelos diferentes contextos, mas se há coisa que está sempre presente, são as inquietações, as dúvidas e as incertezas. A preocupação face ao futuro é, regra geral, algo que é comum a todos, independentemente da fase da sua vida, no entanto, na juventude torna-se algo ainda mais presente. Não saber o que nos espera continua e continuará a ser a maior inquietação do Homem.Os tempos que vivemos, com as condicionantes bem conhecidas, colocam este ponto em xeque. A juventude é, cada vez mais, vista de uma forma desconfiada, descrente e crítica pelos “menos jovens”. Pessoalmente, sou tentado a olhar para a juventude e concordar com algumas críticas, numa primeira abordagem: marginalidade, os comportamentos desviantes, o desconhecimento e desvalorização de valores morais, o desinteresse pela formação académica e profissional e a inexistência de objetivos próprios, muitas vezes apresentando as condicionantes externas como desculpa para a preguiça e passividade. O facto é que a juventude mudou muito e podia enumerar várias causas: a globalização e inovação tecnológica, a sociedade de consumo, uma passagem entre extremos (de uma sociedade conservadora a uma excessivamente liberal), o conflito e mudança de paradigma ético e o choque de culturas.“Hoje em dia os jovens querem é festas e bebida”. Quantos de nós já não ouvimos estes comentários? Podemos dizer, certamente, que se trata de uma minoria que apresenta este tipo de comportamentos ou que são momentos próprios da idade - fases. O que é certo, pelo menos, na minha ótica, é que o que fica marcado, de forma mais vincada na opinião pública, são os aspetos negativos.

Quem fala em comportamentos socialmente reprováveis, fala também no desinteresse face à participação cívica, associativa, solidária e ideológica, que a juventude apresenta: é desinteressante, é uma seca, prefiro sair com os amigos e “viver a vida”. Será que uma coisa impede a outra? A sociedade é uma construção de todos e apenas acordamos para isso quando o que tomávamos como certo se começa a desmoronar. Consequentemente, a necessidade de reação, muitas vezes instrumentalizada e com objetivos puramente subversivos, descamba para uma anarquia, não só política e social, mas moral, bastando ver alguns comportamentos em diferentes manifestações coletivas que mancham a imagem dos jovens.Nós, jovens, somos os “construtores do amanhã”. A responsabilidade não é apenas relativa a cada um, mas de cada um para com todos. Ser jovem, com toda a irreverência, curiosidade, boa-disposição e coragem, bem como uma tendência para uma atitude mais pró-ativa, dever ser algo que funcione como um fator positivo na melhoria da sociedade: nas condições de vida, nos comportamentos, na solidariedade, no trabalho e no esforço. E são muitos e sobejamente conhecidos os casos de jovens que dão cartas em diversas áreas, mostrando que afinal nem tudo esta perdido na juventude, como muitos afirmam.Saibamos ser jovens, sem necessidade de modelos impostos, dando o nosso contributo para melhorar a imagem de uma geração! Defendamos o nosso valor, vivamos a vida “ao máximo”, sem excessos, com responsabilidade e com os olhos postos, não só no presente, mas também no futuro.

Texto: Rodrigo Pereira

ESPEKTRO

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Page 4: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

4

KONT@KTO - Paulo Colaço, sabemos que lançaste a proposta para a elaboração da obra Histórias da JSD ao Pedro Rodrigues, ao António Leitão Amaro e ao Duarte Marques em Fevereiro de 2009. Conta-nos como te surgiu esta ideia?Paulo Colaço - Eu trabalhei com o Carlos Coelho numa investigação sobre a história da Jota, o Carlos Coelho é a pessoa que nós acreditamos que, se tiver algum tempo na sua vida muito agitada, escreverá a história da JSD. Mas enquanto o Carlos tem e não tem esse tempo, é preciso haver um livro sobre as histórias da JSD, porque os nosso curtos anos de história já o merecem e também porque as livrarias e bibliotecas do nosso país precisam de um livro sobre as histórias da JSD. E é daí que surge esta vontade que já era de à muito tempo e, eu entretanto tenho esta ideia, que foi agarrada com unhas e dentes pelo Pedro Rodrigues, que já tinha contado com a minha ajuda para um trabalho sobre a história dos mandatos da JSD, pelo Duarte Marques, pelo Leitão Amaro e por toda a comissão política da JSD, a quem eu muito agradeço!

K - Diz-nos, para ti qual a importância desta obra?PC - “As histórias da JSD” servem sobretudo como exemplos de dedicação e exemplos de trabalho em torno da juventude Portuguesa. São histórias da verdade, histórias difíceis, que abarcam todo o período quer do nascimento, quer do fortalecimento, quer agora dos novos tempos da política portuguesa e são histórias que motivam e dão energia, sendo essa a principal importância. Como é óbvio nós sabemos a nossa história, somos motivados por ela todos os dias à medida que nos vamos lembrando dessas histórias, e é isso que eu acho mais significativo nesta obra.

K - Como caracterizas o espírito da JSD?PC - É um espírito de entrega permanente, de conhecer a realidade das pessoas que vivem ao nosso lado, a realidade do nosso País e tentar perceber como é que nós a podemos melhorar. Esse é o espírito da JSD, de como é que com o nosso esforço, com o nosso pensamento e com a nossa ação juntamente com a dos nossos companheiros, podemos ajudar as pessoas a viverem melhor.

K - Por motivos de idade já não pertences à JSD, mas na nossa opinião, JSD uma vez, JSD para sempre, partilhas desta opinião?PC - Partilho, claro que sim! Quando me refiro à JSD tenho muita dificuldade em dizer vocês JSD, digo sempre nós JSD e muitas vezes esqueço-me que já não estou na Jota. Mas atenção, esqueço-me que já não estou na Jota mas desde que saí tentei sempre respeitar a independência da JSD. Há quem tenha a dificuldade em respeitar a independência da JSD, mas eu desde que saí passei a ser um observador do que se passa na Jota, nunca interferindo.

“...“As histórias da JSD” servem sobretudo como exemplos de dedicação

e exemplos de trabalho em torno da juventude Portuguesa.”

EM

No Passado dia 11 de Novembro, a JSD Odivelas festejou o dia de São Martinho com um magusto, que contou com a presença do autor do livro “Histórias da JSD” Paulo Colaço.

- EM FOCO! ! ! -

Paulo Colaço na secção da JSD Odivelas

Page 5: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

5

K - Existem vários nomes incontornáveis na história da JSD, e sem dúvidas um deles é Paulo Colaço. Na tua opinião que contributos deste à JSD?PC - Dúvidas tenho algumas, mas respeito… (risos) Eu dei alguns contributos, mas quero dizer antes de mais o seguinte: eu dei muito à JSD, dei muito de mim, do meu tempo, das minhas ideias, do meu esforço, etc… mas tudo aquilo que eu dei à JSD não se compara com aquilo que a JSD me deu a mim. A Jota deu-me amigos, a possibilidade de conhecer a Europa, pois fui a muitas reuniões em que a JSD estava presente e eu fui um dos seus representantes, tive também a oportunidade de trabalhar na minha terra, no meu país com as minhas ideias e tudo isto por causa da JSD. Também me deu emprego, pois fui assessor na Assembleia da República e este foi um dos melhores empregos que tive na vida, por toda a experiência que ganhei e pelo contributo que pude dar,e tudo isto eu devo à JSD. Sim, eu dei muito à Jota, mas aquilo que a Jota me deu a mim, ainda hoje eu estou a pagar e não sei se morro sem ter tudo pago. Mesmo que este livro das Histórias da JSD (cujas receitas revertem para a JSD) venda como água no deserto, como se fosse a bíblia ou que venda desmesuradamente, nunca pagará aquilo que eu devo à Jota.Acredito que o mais importante dos meus contributos teve a ver com a comunicação interna. Eu fui diretor de comunicação da JSD e uma das coisas que fiz foi pôr todas as pessoas a comunicar, recebendo e dando a conhecer todas as notícias do que se passava nas secções e distritais e também nos núcleos, cuja importância eu reconheci. Creio que ajudei a reavivar as formas da JSD, pois tanto o livro das Histórias da JSD, como a brochura do Tempo dos Líderes (que analisa os mandatos de cada Presidente), na minha opinião foram uma boa contribuição, e sendo imparcial eu acho que eram muito importantes para a JSD!

K - Define a JSD Odivelas em 3 palavras.PC - Essa é uma pergunta difícil, mas a primeira palavra que me surge é Dificuldade, pois vocês vivem numa terra onde não é fácil fazer política. A segunda é Vivacidade, quando venho à vossa secção ela está sempre cheia de gente animada com quem é muito divertido comunicar, a outra é Dinamismo, pois vocês estão sempre a fazer atividades.

- EM FOCO! ! ! -

Capa do Livro “Histórias da JSD“

Entrevista realizada por: Daniela Duarte

Page 6: EmKont@cto Magazine - 01

6

K - De forma a partilhares com os jovens um pouco das tuas vivências, descreve-nos o teu trajeto a nível académico e, qual o impacto que sentiste na altura de trocar o mundo académico pelo mundo do trabalho?Bruno Duarte - Antes de mais, aproveito para desejar um bom dia aos Jotas que irão ler esta entrevista e a todos os jovens munícipes. De facto, eu vivo na Pontinha à 29 anos, mas sou natural da freguesia de Alvalade.Respondendo diretamente à pergunta, aquilo que senti quando saí do mundo académico para o mundo do trabalho, foi “acabou-se a brincadeira!”. Quer se queira quer não, ninguém tem a real noção do que é o mundo profissional logo após a saída do ensino superior… Eu até fiz alguns estágios antes de começar a trabalhar e também enquanto estudante, por exemplo no banco espírito santo da Pontinha, mas ainda assim não consegui ter a real noção do mundo do trabalho, pois a responsabilidade e aquilo que é esperado de nós enquanto estagiários é muito diferente daquilo que nos é exigido enquanto profissionais de determinada empresa. Realmente sinto que no início tive um choque, experiênciei coisas boas e outras menos boas, mas foi uma boa aprendizagem e é algo que faz parte da vida de um jovem.

K - Sabemos que já se passaram alguns anos, mas relembra-nos, como e quando tiveste o teu primeiro contato com a JSD?BD - O primeiro contacto que tive com a JSD foi aqui na Pontinha, em 2001 durante a campanha para as autárquicas. Eu tinha acabado de fazer 18 anos e começava a interessar-me pela política, sabia que já podia votar e queria fazer um voto informado, não queria votar só pelas caras dos candidatos, mas sim pelas suas ideias. Na altura o candidato a Presidente da Junta de Freguesia da Pontinha pelo PSD, uma pessoa amiga da minha família, desafiou-me a participar na campanha

autárquica fazendo parte do seu projeto. Eu juntei-me e comecei a ir a algumas iniciativas só aqui na Pontinha, conheci alguns militantes da JSD daquela altura e comecei a pensar que me devia informar acerca do que era a JSD e quais as diferenças entre os partidos políticos... Foi este o meu 1º contacto com a JSD e, lembro-me bem que, comparando com os dias de hoje, na altura não eram muitos os militantes da JSD Odivelas!

K - O que te levou a juntar a uma Juventude partidária?BD - Em coerência com o que eu disse há pouco, obviamente que o facto de eu ter tido contacto com uma campanha autárquica pelo PSD ajudou. Mas na altura não tinha uma decisão tomada, então o que eu fiz foi pesquisar na internet e também na televisão a informação que havia disponível sobre a ideologia que mais cabia na minha maneira de ver as coisas… E foi por isso que eu escolhi o PSD/JSD, porque na minha perspectiva do mundo, na minha maneira de ver a sociedade e o seu desenvolvimento, o PSD era o partido que mais me realizava, que mais se encaixava naquilo em que eu acreditava, e foi por isso que aderi. Depois em 2002, como já conhecia algumas pessoas que tinham estado comigo anteriormente na campanha na Pontinha, filiei-me na JSD e a partir daí comecei a fazer parte de todas as iniciativas, não só na Pontinha mas também no concelho e depois até a nível nacional.

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

EM KONT@CTO - No dia 1 de Dezembro de 2012 estivemos à conversa com Bruno Duarte, na freguesia da Pontinha, onde reside. O atual presidente da JSD Odivelas, tem 29 anos e é Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE. Foi eleito no passado dia 6 de Julho de 2012, pelos militantes da JSD Odivelas, para os 2 próximos anos. Contudo, ainda nos restam algumas questões, as quais iremos colocar no decorrer desta entrevista.

Junta de Freguesia da Pontinha

“...tenho uma equipa muito competente, com muita capacidade e isso deve ser orgulho de todos os odivelenses...”

Page 7: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

7

K - Ainda te lembras da tua primeira reunião ou atividade como Jotinha? Conta-nos do que te lembras…BD - Não tenho bem presente a minha primeira atividade, mas penso que foi uma reunião na qual estavam presentes alguns militantes e a atual Presidente do PSD de Odivelas, na altura Presidente da JSD de Odivelas, e portanto, foi esse o primeiro contacto que tive… Tenho uma vaga ideia, mas não me recordo bem do que se passou ou o que é que se discutiu… Lembro-me de algumas caras… Fui levado assim um bocadinho ao desconhecido, nem sei se me vieram aqui buscar ou não, mas pronto, sei que foi desde aí que comecei a participar ativamente, e após algum tempo passei a ser eu a levar pessoas da minha freguesia e a fazer alguns deles militantes da JSD. Motivou-me muito aquilo que a JSD fazia, se calhar é por isso que eu hoje sou Presidente, pois o primeiro contacto que tive foi muito importante. Bastou pouco tempo para eu perceber que a JSD tinha capacidade e pessoas de qualidade, e isso é obviamente muito importante para as pessoas se manterem junto das juventudes partidárias.

K - Sabemos que a JSD Odivelas neste momentos tem vários projetos, como é o exemplo da JSD Solidádia e das Odivelíadas. Tens alguma lembrança do primeiro projeto em que participaste?BD - A JSD à dez anos atrás era muito diferente do que é hoje, até em dimensão, há que ser justo, a JSD hoje tem uma dimensão que antes não tinha. Apesar de na altura, quando me juntei, estarmos no fim de um governo Socialista (António Guterres) e a começar um governo do PSD, curiosamente a JSD começou a crescer. Não tinha esta cadência de atividades que tem hoje e eu não me consigo recordar de uma atividade em concreto. Mas enfim, lembro-me que em 2002 começou-se a fazer alguma descentralização… Por exemplo, eu cheguei a ser abordado para ser presidente de um núcleo da JSD da Pontinha, que nunca chegou a ser criado mas que tinha todas as condições e militantes suficientes para isso. O que me lembro melhor é de uma atividade de formação política que fizemos, que foi a única infelizmente, fora da freguesia de Odivelas, da nossa secção normal, e que foi aqui na Pontinha, na existente Secção de Núcleo. Para dizer a verdade, nem sei se foi em 2002 ou em 2003, já não tenho a certeza, mas é a primeira atividade que me lembro. Tenho que ser justo, a JSD tinha pessoas de qualidade, fazia muitas propostas na Assembleia Municipal mas não tinha esta atividade de rua e com a sociedade civil que hoje tem.

K - Como Presidente de uma juventude partidária, de vez em quando deves ouvir algumas pessoas que fazem críticas do género: “falar é fácil” e também ”nas juventudes partidárias só estão os tachistas”. O que pensas dessas opiniões?BD - Antes de mais, é triste ouvir isso, mas é verdade que muita gente diz isso, se calhar pelos maus exemplos que já tivemos. Há até quem diga que “as juventudes partidárias são as escolas do crime”, pior do que isso é de facto “os tachistas”. Não vou dizer que não há pessoas que estão na JSD ou que entram com essa intenção; até vos posso confessar que já tive uma pessoa em Odivelas que me abordou nesse sentido e que me

perguntou qual era o emprego que ia ter e eu disse “a JSD não dá empregos”. Essa pessoa, curiosamente, não se filiou… A JSD não defende isso, nem sequer existe para isso! Agora não vou esconder, evidentemente que há dessas pessoas, mas não são a maioria. A maior parte das pessoas da JSD, sabe perfeitamente que não podem e nem vão conseguir ter nenhum emprego, porque esta juventude partidária tem cerca de 20 a 30 mil militantes. Já viram o que é arranjar emprego para esta gente toda?! Evidentemente que isso é impossível. Mas também vou chamar a atenção para uma entrevista que foi feita na televisão há pouco tempo, onde se tentou fazer essa colagem e se viu perfeitamente que isso não fazia sentido nenhum. Mas há essa imagem, e o que temos a fazer é contrariar e tentar mostrar com o nosso trabalho que as coisas não funcionam assim. Contudo, existem esses preconceitos na sociedade e eu espero que um dia sejam ultrapassados.

K - Como Presidente da JSD Odivelas, o que te motiva?BD - Motiva-me, por exemplo, estar aqui a dar esta entrevista convosco e ver que há pessoas que ainda vêem a política de outra maneira, como algo útil para a sociedade e aquilo que devia a ser a causa mais nobre e que serve para defender os interesses de toda a gente. E é por isso que sou Presidente e estou na JSD, porque sinto que faço todos os dias e, sempre que possível, alguma coisa pelos outros, pelas pessoas, pelos jovens essencialmente, mais que não seja pelos jovens que sejam da JSD. Não tenho pejo nenhum em dizer que tenho uma equipa muito competente, com muita capacidade e isso deve ser orgulho de todos os odivelenses até, mesmo que não sejam do PSD nem da JSD, e isso motiva-me muito todos os dias e só por isso vale a pena. Nós temos muitos projetos, como tu falaste à pouco, quem quiser saber e acompanhar é fácil, na internet podem seguir tudo o que nós fazemos, e as pessoas têm essa motivação para fazer… E a maior parte do que fazemos, não é para nós, é para os outros, para as pessoas, para os jovens de Odivelas, seja na Juventude Solidária, em torneios ou em Feiras de Emprego, e por isso, acho que isto tudo é motivação suficiente, por muito tempo que isso nos tire, pelo dinheiro que temos que muitas vezes disponibilizar do nosso próprio bolso e por tudo o que muita gente se possa queixar, no fundo isto não nos dá, mas sim, tira-nos! Mesmo assim sendo é com muita motivação e orgulho que o fazemos diariamente, e isso é o mais importante!

K - Em relação à reforma autárquica, achas que é uma oportunidade para o País? E para Odivelas? BD - Isso é um tema sensível... a questão da reforma administrativa. Até ao dia desta entrevista, não há totais esclarecimentos. Por exemplo, no caso de Odivelas já se antecipa que a redução seja de sete para quatro freguesias. Mais uma vez, a JSD Odivelas teve uma palavra a dizer e fê-lo junto do partido em Odivelas, que é a entidade que tem a responsabilidade politica, seja de defender esta situação ou de dar uma opinião. O partido entendeu que não devia dar uma opinião sobre a redução e preferiu dizer que eventualmente seria melhor manter-se tudo como está! Nós defendemos que se devia aproveitar, portanto respondendo, era uma oportunidade

Junta de Freguesia da Pontinha

- ENTREVISTA -

Page 8: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

para nós, porque se calhar em Odivelas já não vai voltar a haver esse poder de decisão pois vai ser o governo a decidir, pela redefinição de fronteiras, eventualmente com essa redefinição, passarão alguns bairros de algumas freguesias para outras, que nós odivelenses sabemos que não fazem sentido, mas é isso que provavelmente irá ser feito, com desconhecimento pelo governo. De qualquer forma, não me parece que seja tudo negativo. Queria só aqui recordar que aquilo que se antecipa que se passará na redução de sete para quatro freguesias é exatamente aquilo que aconteceu em 1989, não havia ainda o concelho de Odivelas, mas o território onde hoje é o concelho tinha só quatro freguesias que pertenciam a Loures. Portanto, podemos dizer que é um regresso a 89, mas não é o fim do mundo… Acho que se podem criar muitas sinergias, há freguesias em Odivelas completamente subdimensionadas e, portanto, penso que nem tudo é mau, agora se calhar está-se a perder uma oportunidade para se reformar a sério, e aí a culpa não é só de quem avançou com esta iniciativa, mas também de quem tinha oportunidade para falar e não falou! Enfim, tenho pena dessa situação mas em termos de JSD nós fizemos o que podíamos, tomámos posições onde podíamos e lamento se de facto se vai perder uma oportunidade para se reformar. Embora além do que muita

gente diga, eu não sou jurista e não sou muito entendido, até admito que a lei não tivesse muito bem feita, mas podia ser aproveitada para se fazer alguma coisa e acho que houve uma postura por parte de muitas pessoas de “bota-abaixismo”, de dificultar e isso também não é bom porque as pessoas têm que ter a noção que esta reforma administrativa estava acordada com os nossos credores internacionais, mal ou bem, tem que ser feita e as pessoas têm que perceber isso. Há concelhos onde vai ser feita a redução de freguesias, e bem, portanto em Odivelas também podia ter sido feita, os responsáveis é que não quiseram e terão que assumir essa responsabilidade.

8

Escola Primária Melo FalcãoPontinha

“...Não deixem cair as vossas ideias, não deixem cair os vossos projetos, defendam a juventude, defendam Portugal e certamente teremos um futuro melhor do que o presente!”

- ENTREVISTA -

Page 9: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

9

K - Na tua opinião, qual o relevo que terá a JSD na campanha para as eleições autárquicas em Odivelas?BD - Esta também é uma pergunta difícil e matreira. A JSD Odivelas, desde que eu me lembro, é crucial nas campanhas autárquicas, e eu já disse isso até na tomada de posse. Toda a gente sabe que o PSD não faz campanha sem a JSD, a nível nacional e a nível autárquico também, nós somos a alma das campanhas, nós somos a parte do partido que não tem medo, que puxa pelo PSD e, portanto, nós somos importantes. Mas os últimos anos têm revelado outra coisa, a JSD é o berço de ideias, até da Câmara Municipal de Odivelas, é assim o “ninho” de ideias e de empreendorismo do partido, caso o PSD queira aproveitar. Obviamente que sem a JSD nas campanhas autárquicas e sem as pessoas desta juventude partidária em lugares de destaque, o partido perde muito e perde o concelho. A JSD é uma estrutura que pertence ao PSD, não é independente do partido, mas é autónoma e fundamental pois marcamos o ritmo em Odivelas, sendo isto uma grande responsabilidade para nós, e por isso devemos também marcar o ritmo nas eleições, nas responsabilidades e nos órgãos autárquicos. K - Enquanto jovem munícipe, que futuro esperas para Odivelas?BD - Ainda bem que estamos em frente ao Regimento de Engenharia Nº1 da Pontinha, pois o que eu espero da Pontinha é que um espaço como este, tão utilizado pelo exército, pudesse ser, por exemplo, uma universidade, faz sentido visto que tem aqui o metro ao pé e que está perto de Lisboa. Podia-se preservar toda a parte histórica, mas o espaço ainda é grande e podia ser, por exemplo, um pólo universitário, o que para mim fazia todo o sentido.De Odivelas espero que deixe de ser o dormitório, a “selva de pedra” que ainda é, e que passe a ser uma cidade mais equilibrada, com mais jardins… Sei que tem sido feito algum esforço, é verdade, aliás o vereador do ambiente é do PSD e tem feito algum esforço neste sentido. Espero que seja uma cidade mais sustentável e que tenha um motivo, ou seja, que seja uma cidade do desporto, dos jovens, universitária e não a “selva de pedra” que é hoje. K - O que pode a JSD fazer por Odivelas?BD - A JSD Odivelas está a fazer! Tem feito propostas na assembleia municipal. No mandato que começou em 2009, até ao Verão, fizemos recomendações em quase todas as assembleias. A JSD pode dar o exemplo, como tem feito, por exemplo, no fórum estudantes, em que se substitui ao conselho municipal de juventude, mostrando à câmara municipal e a todos os munícipes que é importante os jovens discutirem; nas odivelíadas, mostrando que Odivelas deve ter o espirito olímpico e desportivo, que deve ser uma cidade que devia tentar ter essa bandeira. Portanto, é dando os exemplos e propondo, é isso que a JSD pode fazer! Recordo que o PSD não ganhou as eleições e, portanto, nós só podemos propor que se faça.

K - A equipa editorial da magazine EM KONT@CTO acredita na liberdade de expressão e na sinceridade das opiniões de cada um. Por isso, conta-nos como surgiu e porque surgiu este projeto da Magazine?BD - Eu já tinha na ideia criar uma newsletter e após sugestão de um membro da minha comissão política , o Rodolfo Cardoso, surgiu a ideia final da Magazine EmKont@cto, que serve para, de uma forma muito sucinta, prestar informação periódica aos militantes da JSD, do PSD e aos jovens do concelho sobre as atividades que temos feito, e foi assim que a Magazine surgiu. Este projeto ganhou forma e neste momento é muito importante para a JSD Odivelas. Até foi uma ideia mais da equipa e não tanto minha, e isso também me orgulha, evidentemente, e espero que tenha muito sucesso.

K - Uma última questão, que mensagem gostarias de deixar para os militantes da JSD e para os restantes Jovens do Concelho? BD - Os tempos são difíceis, especialmente para os jovens social-democratas, mas é nesta altura que se vê quem é que tem a força, quem é que pode mudar e quem é que tem a fibra que o país e o concelho precisam. Não se deixem abater! Sabemos que o governo é do PSD e que está a tomar medidas muito difíceis, mas nós somos a linha da frente e, como tal, temos que manter-nos unidos. Não deixem cair as vossas ideias, não deixem cair os vossos projetos, defendam a juventude, defendam Portugal e certamente teremos um futuro melhor do que o presente! É isso que o presente nos dá, força! Vamos lá, pois todos juntos nós conseguimos!

Entrevista realizada por: Daniela Chaves

Regimento de Engenharia nº1Pontinha

- ENTREVISTA -

Page 10: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

10

- BLOG -O U T U B R O

Dia 4 - “Back 2 Skool Party”Em parceria com a associação de estudantes da escola secundária de Odivelas, a JSD Odivelas organizou a 1ª festa de regresso às aulas 2012, no pavilhão polivalente, com cerca de meio milhar de estudantes. Esta iniciativa vem ao encontro da proximidade que a JSD Odivelas quer ter junto dos estudantes do concelho e do incentivo à sua participação no associativismo, através de iniciativas de confraternização e lazer, mas também do foro lúdico, cívico, pedagógico e desportivo.

Dia 9 - Plenário de militantesA assembleia concelhia de militantes é o órgão composto por todos os militantes filiados na secção concelhia, e o local onde estes podem ser ouvidos, onde podem questionar, fiscalizar e interpelar a comissão política sobre a sua actividade e sobre as opções políticas que toma. Neste plenário discutiu-se principalmente a reforma da administração local e foi apresentada pela comissão política uma proposta de reorganização do território para o concelho, que foi aprovada por unanimidade.

Dias 13 e 14 - III encontro nacional de secções Realizou-se em Quarteira o III encontro nacional de secções, no qual participaram cerca de uma centena de militantes das secções e distritais de norte a sul do país. Este encontro tinha como objetivos principais o anúncio da criação da secretaria geral virtual e a troca de experiências e boas práticas entre secções a nível nacional.A JSD Odivelas esteve representada pelo presidente da comissão política, Bruno Duarte, que foi dos poucos a ter oportunidade de falar para a plateia no painel relativo à partilha de boas práticas.

Page 11: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

11

Dia - 20 Visita a associações juvenis na RamadaNo âmbito do projecto “Roteiro do Associativismo” a JSD Odivelas visitou na freguesia da Ramada o “Grupo de Escuteiros da Ramada”, a “Associação Sócio-cultural da Ramada”, o “Movimento Missionário” e o “Club Desportivo do Jardim da Amoreira”. Estas instituições, de cariz social, cultural e desportivo, desempenham um importante papel na comunidade e incentivam os jovens à participação cívica e às actividades desportivas e culturais, com intenso dinamismo e com um crescimento notável.

Dia 26 - Jantar solidário Na sequência da visita ao “Famões Clube Atlético” no passado mês de setembro, a JSD Odivelas organizou um jantar convívio com os seus militantes, no restaurante “Tons e Sabores”, por forma a angariar fundos para apoiar financeiramente esta jovem associação do concelho, apoiando assim o desporto em Odivelas. Neste jantar foi ainda apresentado o novo canal online “JSD Odivelas TV”, que transmitirá todas as novidades e iniciativas da JSD, em formato de vídeo.

N O V E M B R O

Cave Dtª, das 19h00 às 23h00, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto único: Eleição dos Delegados ao XXII Congresso Nacional da JSD

Nota: As listas candidatas deverão ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia, ou a quem o substitua, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao ato eleitoral no seguinte local: Sede do Psd Odivelas, Rua Alfredo Roque Gameiro nº11, Cave Dtª

Dia 9 - Eleição dos delegados ao XXII congresso nacional da JSDDecorreram na secção as eleições para os delegados ao próximo congresso nacional da JSD, que se realizará em dezembro, tendo concorrido duas listas: a lista A, encabeçada pelo presidente da comissão política Bruno Duarte e a lista J, encabeçada pelo militante David Castro. Foram eleitos os seguintes delegados ao congresso: Bruno Duarte, David Castro, João Correia, Carla Nazareth e Carla Marcelino. A JSD Odivelas aproveitou o momento eleitoral para recolher juntos dos seus militantes roupa, brinquedos e livros para doar a instituições.

Page 12: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

12

Dia 11 - Magusto e quiz sobre a história da JSDEste ano, a comemoração do magusto, para além de um momento de descontração e degustação das castanhas assadas, teve também uma componente pedagógica. Paulo Colaço dinamizou um quiz pedagógico sobre a história da JSD, no qual as equipas mostraram os seus conhecimentos e tiveram oportunidade de ouvir do convidado a explicação sobre cada tema. A JSD tem, desde a sua origem, um historial de lutas, conquistas e contributos cruciais para o partido, para a juventude e para Portugal, daí a importância para a militância do conhecimento do passado.

Dia 18 - Participação no torneio de futsal da JSD LouresA JSD Odivelas marcou presença no II torneio de futsal da JSD Loures, que se realizou no pavilhão José Gouveia, em São João da Talha. Participaram 6 equipas (Odivelas, Amadora, Regional de Lisboa, Oeiras, Loures A e Loures B), numa saudável competição que Odivelas acabou por levar de vencida! As atividades de convívio com outras secções são fundamentais para a união e partilha de experiências, pelo que a JSD Odivelas, sempre que possível, faz questão em estar presente.

D E Z E M B R O

Dia 1 - Visita a centros infantis na Póvoa de Santo Adrião e Odivelas O “ Centro Infantil Ni Nó Ni” da Cruz Vermelha portuguesa, situado na freguesia da Póvoa de Santo Adrião e o “Centro Infantil da Arroja”, em Odivelas, foram mais duas instituições a quem a JSD doou brinquedos e livros, que haviam sido recolhidos. A “JSD – Juventude Solidária” continuou, assim, a marcar o primeiro trimestre do mandato, com especial ênfase na aproximação ao natal. A JSD foi muito bem recebida em ambos os centros, que fazem um extraordinário trabalho em prol das crianças mais desprotegidas.

Page 13: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

13

Dia 1 - Visita ao “Centro de Dia do Olival de Basto”É fundamental conhecer as forças vivas do concelho e, nesse sentido, mais uma vez no âmbito do projecto “Roteiro do Associativismo”, a JSD visitou o “Centro de Dia” na freguesia do Olival Basto, que promove actividades de tempos livres para os mais idosos e presta alguns serviços de enfermagem. Tivemos oportunidade de conhecer as principais dificuldades que atravessam e os responsáveis que dinamizam o centro.

Dia 7 - Entrega de bens à PROSÁLIS na PontinhaFace ao actual período de elevadas carências económicas, só um contacto tão próximo permite entender a verdadeira realidade das crianças mais desfavorecidas. Após saber as suas valências, a JSD Odivelas reuniu diversos bens como produtos alimentares, sapatos, material escolar e brinquedos e entregou-os à associação “Crianças de São José do Projecto de Saúde em Lisboa – PROSÁLIS”, numa visita às suas instalações, onde teve ainda oportunidade de interagir com as crianças do centro.

Dia 8 - Solidariedade em Famões, Ramada e CaneçasNo seguimento do projecto “JSD – Juventude Solidária” que foi desenvolvido durante o presente mês de dezembro e que consistiu em ajudar uma IPSS de cada freguesia do concelho, a JSD terminou as visitas, doando bens às IPSS’s: “Centro Comunitário e Paroquial de Famões”, “Centro Comunitário e Paroquial da Ramada” e “Casa de Repouso da Enfermagem Portuguesa e Profissões Auxiliares de Saúde de Caneças”. Foi cumprido o ciclo de solidariedade deste ano, que é uma das principais bandeiras da JSD.

Page 14: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

14

Dia 11 - Plenário de militantes Neste plenário de militantes, a comissão política da JSD Odivelas deu conhecimento a todos os militantes presentes da realização do próximo congresso nacional, sendo que até à data, apenas uma candidatura à comissão política nacional se havia apresentado, encabeçada pelo companheiro Hugo Soares. Os militantes em plenário decidiram remeter a decisão de apoio para a comissão política. Outros assuntos de especial interesse nacional e local foram também debatidos.

Dia 12 - Formação Sub-18 em Odivelas Teve lugar na biblioteca da escola secundária de Odivelas a formação sobre política e intervenção cívica intitulada “Sub-18”, a primeira a ocorrer em Odivelas. Esta formação é uma marca da JSD, que tem como objectivo alertar os jovens para a importância da atividade cívica e, sobretudo, política, enquanto condição indispensável para a vida em sociedade, numa perspetiva apartidária e sem tendências ideológicas. Tem sido levada a todo o país e desta vez, em Odivelas, foi realizada pela última vez pelo presidente Duarte Marques.

Dia 14, 15 e 16 - XXII congresso nacional da JSDDecorreu em Fátima o congresso nacional da JSD, no qual foram apresentadas e debatidas as candidaturas aos órgãos nacionais e analisada a situação política do país. Foram discutidas várias moções, em 3 áreas temáticas: estado social, educação e emprego. A JSD Odivelas contribuiu para a discussão com uma moção sectorial para cada área e participou nos trabalhos de forma activa, não só através dos delegados eleitos, como dos observadores. O presidente de mesa da JSD Odivelas, Paulo Pinheiro, foi eleito o novo coordenador do gabinete de estudos da JSD, facto de prestígio para a secção. Hugo Soares é agora o novo líder nacional da JSD.

Page 15: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

15

Dia 21- Jantar de natalComo já vem sendo tradição, a comissão política da JSD Odivelas organizou mais um jantar de natal, desta vez na freguesia da Ramada, no restaurante “Jardim da Radial”. Esta atividade de descontração e convívio contou ainda com a clássica troca de prendas e com outras surpresas.

- BLOG -

Quando os Maias previram o fim do Mundo em 2012, calcularam certamente uma invasão intergaláctica, ou uma implosão destruidora, emergente do castigo divino a que os humanos por natureza estão sujeitos. Os povos tendiam então a teatralizar os acontecimentos mais banais e a ser espirituais em todas as suas ações, a prever o futuro com base em metáforas e simbolismo. Se formos literais, o Mundo não acabou. Nenhuns seres interplanetários invadiram a Terra, nem há reporte de qualquer tsunami devastador. Ainda cá estamos, é um facto. Mas talvez o fim do Mundo, como o conhecemos, esteja para lá da sua realidade temporal, e ameace hoje recomeçar necessariamente sob outras formas. Talvez o Mundo tenha então acabado. A Europa colonizadora estagna e estrangula-se pelas colónias que agora descobriram o valor dos seus recursos e a forma de com eles criar poder. Os europeus, esses, compram iPhone’s e com isso, tornam os americanos estrelas galácticas, ao mesmo tempo que compram a miséria dos direitos laborais chineses. E como europeus que somos, agimos conscientes do nosso protagonismo, disfarçamos mal

as amarguras internas e dizemos ao Mundo, de todas as formas, que já não sabemos que somos. Não temos já a identidade crítica e a vivacidade da conquista e, pior, estamos a demorar demasiado tempo a decidir se queremos ser europeus, ou se preferimos ser uma soma frágil de pedaços tão dispares, mal alinhavados pelo elo franco-alemão e que, por isso mesmo, sem força suficiente para as potências que crescem em redor. A Europa encontra-se nesse limbo de sobrevivência económica, mas que tal como um comboio, as carruagens dianteiras carregam pesadamente as outras, e as distâncias entre si não se encurtam, pelo contrário. Portugal está longe da dianteira, mas os esforços que fazemos são o início do recomeço e uma nova batalha, uma prova de esforço para nos mantermos nesse comboio. A Europa também somos nós e os tempos que se avizinham dirão que todos encontraremos de novo uma profecia de sobrevivência, de paz, de justiça. E que o Mundo que acaba, sempre recomeça.

Texto: Carla Marcelino

ISSUEUMA PASSAGEM DE ANO

Page 16: EmKont@cto Magazine - 01

16

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Odivelas quer alternativa para SMAS de Loures

É do conhecimento público que o contrato com os SMAS de Loures para abastecimento ao município de Odivelas, para além de implicar custos elevados aos cidadãos, padece de várias insuficiências e de ineficiência, quer na recolha de lixo, quer no abastecimento de água. Como tal, foi anunciado pela câmara municipal de Odivelas, no início de outubro de 2012, que esta questão se encontra em cima da mesa e que é pretensão do executivo procurar uma solução alternativa, nomeadamente, denunciando o contrato existente e abrindo concurso público para novas entidades.

Marmelada de Odivelas premiada

Decorreu a 4 de Dezembro de 2012 o primeiro concurso nacional de doces tradicionais portugueses, promovido pelo centro nacional de exposições, no qual Odivelas teve um papel de destaque, vencendo o primeiro prémio com a sua tradicional marmelada. No concurso, realizado com o objectivo de promover e premiar os doces tradicionais portugueses, Odivelas fez-se representar pela Confraria da Marmelada de Odivelas, através da sua confreira Paula Ínsua. O doce tradicional de Odivelas foi apreciado por todos os presentes.

Homenagem emotiva a José Guerreiro

O presidente da junta de freguesia da Pontinha, José Guerreiro, falecido no passado mês de agosto, foi homenageado nas comemorações do 28º aniversário da freguesia da Pontinha. A homenagem contou com a exibição de um filme dedicado ao antigo presidente da junta e com a intervenção de todas as forças políticas presentes. Os seus netos, João Pedro Guerreiro e Tiago Guerreiro, receberam a medalha de honra a título póstumo atribuída pelo executivo da junta de freguesia da Pontinha.

A agregação das freguesias… Tenho uma novidade de última hora para vocês, não vão acreditar no que vos falo… Mas a reforma administrativa proposta pelo governo, no que concerne à agregação das freguesias, foi aprovada na assembleia da república! Alguém acredita? Bem… dir-me-ão os estimados leitores: “Mas isso não era uma evidência?” Dir-vos-ei eu: “ Até para uma criança de 10 anos! Mas para muitos autarcas deste concelho… creio que ainda será uma novidade fresquíssima! Nem sei se eles acreditam ainda... Bom, e depois de se ter confirmado aquilo que já era expectável desde que o atual governo assumiu funções, resta-me tirar, juntamente convosco, algumas ilações a respeito do assunto em epígrafe. Em suma, a freguesia de Famões, Olival Basto e Ramada são agregadas (elas não desaparecem, tenham calma). Mas agora junto as pecinhas do puzzle e percebo porque é que na freguesia da Ramada há tarjas (colocadas pela própria JFR ou CDU como quiserem..) dizendo-se contra a agregação da mesma. Mais: “A população não deixa que se acabe com a freguesia!” – A população? Mas foi feito algum referendo? Perguntaram ao eleitorado da Ramada o que acha sobre esta reforma? Ou esta pergunta vinha nos censos 2011 e eu não reparei? E no Olival Basto idem aspas. (Faço ideia quem terá pago tanta tarja e tanta propaganda política). Digam-me uma coisa, também receberam a SMS da câmara municipal de Odivelas a convocar-vos para a grandíssima

manifestação cultural na defesa das 7 freguesias do concelho? Não? Oh, certamente é porque vocês trocaram de número recentemente e os senhores daquela autarquia não têm o vosso contato... Não vejo outra explicação aparente. Foi uma festa valente! Havia pessoas no recinto a perguntar de que tratava a manif… mas deviam ser atores de certeza. Falando mais seriamente, em Odivelas perdeu-se uma oportunidade de ouro para reformar mais e melhor o nosso concelho. Sabendo nós autarcas que este projeto se confirmaria a breve trecho, caber-nos-ia também contribuir com ideias e soluções para que Odivelas fosse outra nos próximos 100 anos. A JSD Odivelas orgulha-se de ter apresentado uma proposta para reformar o concelho administrativamente. Era um direito que nos assistia, mas também um dever enquanto dirigentes políticos e autarcas em Odivelas. Mas pergunto-me: Onde está a assembleia municipal? E as assembleias de freguesia? Onde estão as contribuições dos partidos políticos para o concelho? Alguém se lembrou (ou sabe sequer) o que é redefinir fronteiras das freguesias? O concelho bem precisava de uma atualização desta índole. Eu já nem falo em reformulação da lei eleitoral autárquica, finanças locais, autarquias locais, etc. Mas como já é do conhecimento público, as diretrizes vindas “de cima” limitaram por completo o discernimento e o bom senso do Partido Socialista (PS)… e esquecer o verdadeiro interesse público é feio…

Texto: Pedro Roberto

- Noticias -

ODIVELAS XIRIPITI ! ! !com

d o c o n c e l h o

Page 17: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

A Baguera é uma cadela muito mansa,

meiga, lindíssima, porte médio, com cerca

de 8 anos. Deu entrada com 4 filhotes, entretanto

adotados, e ainda foi mãe de leite de

outros 4 reguilas. Agora é ela que precisa de muito carinho e de bons donos.

Excelente cadela de guarda.

A Bali foi devolvida porque os donos mudaram de casa e não a puderam levar.

Nasceu a 22 de Abril de 2012 e é de

porte médio/grande. Gosta muito de brincar e saltar. É uma cadela meiga e

obediente. Já deita, senta e dá a pata

quando se pede. É uma boa cadela de companhia e principalmente de guarda.

BAGUERA BALI

17

PARQUE DOS BICHOSEstrada da paiã – PontinhaTel.: 219 320 835/40 | Tlm.: 966 795 323 | e-mail: [email protected]ário: 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30, e aos Sábados, das 9H00 às 13H00.

- Noticias -

Participação jovemA autarquia lançou, no final do ano de 2012, um desafio aos alunos do 11º ano das escolas secundárias e de ensino profissional do concelho de Odivelas, para apresentação de propostas no âmbito do projecto “Eu, Cidadão”, nas áreas da juventude, cultura, desporto, mobilidade, ambiente, entre outras. O objectivo consiste em suscitar a consciência cívica dos jovens para o meio que os rodeia e para a intervenção nas escolas e conta com uma verba orçamental de € 250.000

Orçamento participativo para 2013Com o intuito de chamar à participação de todos os munícipes na elaboração do orçamento municipal para 2013, foi adoptado pela câmara municipal, pela terceira vez, o projecto “Orçamento Participativo 2013 – Onde Todos Contam”, que este ano conta com uma verba no valor de € 750.000,00. No dia 9 de novembro de 2012 realizou-se, nos paços do concelho em Odivelas, a sessão de encerramento deste projeto, na qual foram apresentados pela presidente da câmara municipal, Dr.ª Susana Amador, os resultados da consulta pública realizada durante o mês de outubro, mediante 776 questionários, que resultaram em 1384 propostas selecionadas. Das várias propostas apresentadas, destacam-se a construção de jardins e parques públicos, repavimentação de ruas, construção de parques infantis e circuitos bio-saudáveis, a limpeza da ribeira de Odivelas, a requalificação de espaços e os arranjos às instalações escolares.

d o c o n c e l h o

Page 18: EmKont@cto Magazine - 01

O Jota andava perdido e refugiou-se numa

escola. Tem cerca de 3 anos, porte pequeno/médio, ideal para estar num apartamento.

É simpático, obediente, gosta muito de mimo, é alegre e dá saltos como um

canguru. :)

É uma princesa linda que entrou em 2010.

Foi adotada e posteriormente devolvida

devido aos donos terem mudado de residência e não a puderem levar. A Luna é uma cadela amorosa, muito

querida e meiga, adora passear, habituada a estar em casa. Tem cerca de

4 anos, porte médio.

JOTA LUNA

18

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Mais um cão que foi amarrado a um poste

e deixado à sua sorte. O Botas é um cão extremamente simpático e afável. Tem cerca de 4 anos, porte médio e é

lindíssimo. Excelente amigo para a vida..

O Boy é muito novo, tem cerca de 1 ano.

É de porte médio, muito simpático e bonito.

Tem cauda em forma de caracol. Andava sozinho na rua.

BOTAS BOY

O Buba foi recolhido na rua. É um cão novo, com cerca de 2 anos. É calmo, brincalhão, meigo e adora crianças. Muito sossegado. Porte médio.

Cadela de porte médio/grande, com

força, mas meiga e querida. É cruzada de Pit Bull e tem cerca de 3

anos.

BUBA DAISY

Page 19: EmKont@cto Magazine - 01

A Lura foi recolhida com 2 filhotes lindos

como ela. Como sempre acontece, os bebés foram

adotados e a mãe ficou para trás. Tem cerca de 3 anos, porte médio/grande, extremamente meiga, mas muito

medrosa pois vivia na rua há muito tempo.

É uma cadela muito querida, super simpática, adora mimos, calma e boa amiga.

Mais uma cadela que vivia na rua. É de porte grande, muito rechonchuda e

engraçada. Tem cerca de 4 anos, muito simpática e

adoraria ir para casa..

O Rufus tem cerca de 1 ano e é de porte

médio. Adora passear, mimos, correr, brincar e é

muito simpático. Excelente companheiro. Vivia na rua.

Cão sénior que vivia na rua. É meigo e calmo. Porte grande. Ideal para cão de companhia. Merece uns últimos anos cheios de mimos.

LURA

NOBITA RUFUS

NICO

Mais uma mãe que ficou no Parque dos

Bichos. A Salu vivia na rua, onde teve 7

filhotes. Todos foram adotados menos ela,

que tanto precisa de um lar. É uma cadela

pequena, com cerca de 3 anos, muito

meiga, simpática, gosta de atenção, mimos,

muito meiguinha e calma. Uma boa cadela de companhia..

O Spike foi amarrado a um poste pelos

donos, que deixaram um bilhete a informar

que não podiam mais ficar com ele. É um cão de porte grande, muito simpático, brincalhão, meigo, com cerca de

6 anos. Tem muita força..

SALU SPIKE

19

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Page 20: EmKont@cto Magazine - 01

20

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Atelier de Ponto de Arraiolos (Inscrições Abertas)Data: 9 de janeiro a 27 de marçoHora: 18h00 às 20h00 – Qua.Local: Centro de Exposições de OdivelasPreço: €25/mêsInscrições/Informações: Tel.: 219 320 800

Workshop de Dança Oriental: Dança com EspadaData: 26 de janeiroHora: 16h00 às 18h00 – Sáb.Local: Black Box – Centro Cultural MalapostaBilhetes: €20 (preço único)Informações: Maiores12 anos. Tel.: 219 383 100e-mail: [email protected]

Reiki Nível I (Inscrições Abertas)Data: 2 de fevereiroHora: 10h00 às 18h00 – Sáb.Local: Centro de Exposições de OdivelasPreço: €70Inscrições/Informações: Tel.: 219 320 800e-mail: [email protected]

Curso de Desenho (Inscrições Abertas)Data: 5 de fevereiro a 30 de abrilHora: 19h00 às 21h00 – Ter.Local: Centro de Exposições de OdivelasPreço: €25/mêsInscrições/Informações: Tel.: 219 320 800e-mail: [email protected]

Sombras Dançantes (Inscrições Abertas)Data: 9 de fevereiroHora: 10h00 às 12h00 – Sáb.Local: Centro de Exposições de OdivelasPreço: €7Inscrições/Informações: P/ crianças 2 aos 8 anos. Tel.: 219 320 800e-mail: [email protected]

Odissi yoga (Inscrições Abertas)Data: 10 de fevereiroHora: 15h00 às 17h00 – Dom.Local: Centro de Exposições de OdivelasPreço: €20Inscrições/Informações: Tel.: 219 320 800e-mail: [email protected]

Palestra | Desenvolvimento Sustentável – O Herói está dentro de mim!Data: 19 de janeiroHora: 16h00Local: Centro de Exposições de OdivelasInformações: Entrada Livre. Tel.: 219 320 800e-mail: [email protected]

- A g e n d a C u l t u r a l -ATELIERS / ENCONTROS / FORMAÇÃO CINEMA / TEATRO

Teatro Infantil | “A Cinderela” Data: até 20 de janeiroHora: 10h30 e 14h30 - Ter. a Sex. [Para Escolas, Por Marcação] | 16h00 - Sab. | 11h00 - Dom.Local: Auditório - Centro Cultural MalapostaBilhetes: €6 (preço único)Informações: Maiores 4 anos. Tel.: 219 383 100 - [email protected]

Teatro | “Rouxinol”Data: até 24 de janeiroHora: 10h30 e 14h30 - Ter. a Sex. [Para Escolas, Por Marcação] | 16h15 - Sab. | 16h15 - Dom.Local: Sala Experimental – Centro Cultural MalapostaBilhetes: €6 (preço único)Informações: Maiores 4 anos. Tel.: 219 383 100 - [email protected]

Teatro | “Do céu caiu um anjinho”Data: 11 de janeiro a 10 de fevereiroHora: 21h30 - Qui. a Sáb. | 16h15 - Sáb. | 16h00 - Dom.Local: Centro Cultural MalapostaBilhetes: €12 (preço sujeito a descontos)Informações: Maiores 12 anos. Tel.: 219 383 100 - [email protected]

Teatro Juvenil | “Os Maias”Data: 25 de janeiro a 24 de fevereiroHora: 21h30 - Sex. a Sáb. | 16h00 - Dom.Local: Black Box - Centro Cultural MalapostaBilhetes: €3 (preço único)Informações: Maiores 12 anos. Tel.: 219 383 100 - [email protected]

Cinema | “Ó Marquês, Anda Cá Abaixo Outra Vez!”Data: 25 de janeiroHora: 21h30 - Sex.Local: Sala de Cinema - Centro Cultural MalapostaBilhetes: €3 (preço único)Informações: Maiores 6 anos. Tel.: 219 383 [email protected]

Cinema | “Filminhos Infantis”Data: 26 de janeiroHora: 16h15 - Sáb.Local: Sala de Cinema - Centro Cultural MalapostaBilhetes: €3 (preço único)Informações: Maiores 3 anos. Tel.: 219 383 100 - [email protected]

Page 21: EmKont@cto Magazine - 01

- A g e n d a C u l t u r a l -

21

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Música | The AmplectorsData: 25 de janeiroHora: 21h45 – Sex.Local: Café-Teatro – Centro Cultural MalapostaBilhetes: €6 (preço único)Informações: Maiores 6 anos. Tel.: 219 383 100e-mail: [email protected]

Música | António GanhãoData: 26 de janeiro de 2013Hora: 21h45 – Sáb.Local: Café-Teatro – Centro Cultural MalapostaBilhetes: €5 (preço único) Centro Cultural Malapostae-mail: [email protected]

Música | Atuações da Escola de Fado da JFOData: 30 de janeiro, 27 de fevereiro e 27 de março (últimas 4ª feira do mês)Hora: 20h00 às 23h00Local: Restaurante Forno da Cidade

DANÇA / MÚSICA

EXPOSIÇÕES / FEIRAS

Exposição | Pintura de Marco Ayres «357»Data: até 14 de abrilHora: 10h00 às 23h00 (encerra à 2ª feira)Local: Centro de Exposições de OdivelasInformações: Tel.: 219 320 800e-mail: [email protected]

Exposição | Semana Cultural da Guiné-BissauData: 21 de janeiro a 27 de janeiroHora: 11h00 às 21h00 - Seg. a Sáb. | 14h00 às 19h00 - Dom.Local: Foyer – Centro Cultural MalapostaInformações: Entrada Livre. Maiores 3 anos. Tel.: 219 383 100 e-mail: [email protected]

Exposição | Manuel Campos – Individual de pintura NaifData: 31 de janeiro a 10 de fevereiroHora: 11h00 às 21h00 - Seg. a Sáb. | 14h00 às 19h00 - Dom.Local: Foyer – Centro Cultural MalapostaInformações: Entrada Livre. Maiores 3 anos. Tel.: 219 383 100e-mail: [email protected]

Exposição | Pintura “Senhora das Águas” de Lena GalData: 31 de janeiro a 14 de abrilHora: 10h00 às 23h00 (encerra à 2ª feira)Local: Centro de Exposições de OdivelasInformações: Entrada Livre. Tel.: 219 320 800 - Divisão de Cultura, Turismo, PatrimónioCultural e Bibliotecas - [email protected]

Feira | Feira de Antiguidades e ArtesanatoData: 13 de janeiro, 10 de fevereiro, 10 de março (2º domingo do mês)Hora: 09h00 às 15h00Local: Rua Comandante Augusto Alexandre Jorge (junto ao Rio da Costa)Informações: Entrada Livre

Comemoração | Dia Internacional da MulherData: 8 de marçoHora: não definidaLocal: não definido

OUTROS EVENTOS

EVENTOS JSD

Janeiro

Roteiro associativismo: Póvoa de Santo Adrião

Formação Autárquica: «O que faz uma Junta de Freguesia?» Formador: Presidente JFO - Vitor Machado

Fevereiro

Roteiro associativismo: Caneças

Jantar 8.º aniversário blog Kont@cto

Formação Saber +Local: Secção JSD Odivelas

Março

Workshop sobre Comunicação Política

Roteiro associativismo: Odivelas

JSD Odivelas: Espírito Olímpico: Odivelíadas (voleibol feminino, futsal masculino; em conjunto com a Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes Motores)

POR MOTIVOS IMPREVISTOS A PROGRAMAÇÃO DESTA AGENDA PODE SER ALTERADA

Page 22: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

22

CÂMARA MUNICIPAL DE ODIVELASPaços do Concelho – Qta da MemóriaR.Guilherme Gomes Fernandes2675-372 OdivelasTel.: 219 320 000 | Fax: 219 344 393E-mail: [email protected] | Site: www.cm-odivelas.pt

SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVILR. Laura Aires nº6, Arroja - 707 200 782 (24h/dia)CONSULTÓRIO VETERINÁRIO MUNICIPALR. Vasco Santana, 19 A/B - 219 320 835/40Horário de Funcionamento:2ª, 4ª e 6ªfeira, das 9h30 às 12h30PARQUE DOS BICHOSEstrada da Paiã – Pontinha219 320 835/40 | 966 795 323Horário de Funcionamento:2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30, Sábados, das 9h00 às 13h00BANCO DE VOLUNTARIADOAv. Amália Rodrigues Lote 7Urbanização da Ribeirada, Odivelas - 219 320 960CASA DA JUVENTUDELargo da Memória – Odivelas - 219 320 480CENTRO CULTURAL MALAPOSTARua Angola – 2620-492 Olival Basto - 219 383 100

JUNTA DE FREGUESIA DE CANEÇASRua da República, 1311685-595 CaneçasTel.: 219 800 880 | Fax: 219 805 374E-mail: [email protected] | Site: www.jf-canecas.pt

Bombeiro Voluntários Caneças - 219 817 400PSP (75ª Esquada Caneças) - 219 817 050 Biblioteca D. Dinis (Núcleo Caneças) - 924 458 984Centro de Saúde de Caneças - 219 809 570Centro de Dia 3ª Idade (CURPIC) - 219 815 364Obra Imaculada Conceição e Sto. António (Obra do Padre Abel) - 219 800 128Farmácia do Casal Novo - 219 801 493Farmácia Universo - 219 800 040Mercado - 219 813 608CTT Caneças – 219 801 389Táxis Caneças - 219 804 343

COLETIVIDADESAss. Moradores Casal Novo - 219 804 446S.R. Unidos Botafogo - 219 803 009Soc. Musical e Desportiva de Caneças - 219 800 214APER - 969 179 291Associação Amigos de Caneças - 914 858 677

ESCOLASEscola Secundária de Caneças - 219 809 630Escola EB 2,3 dos Castanheiros - 219 818 150Escola EB 1, Francisco Caldas - 219 804 531Escola EB1 / JI, nº1 Alves Cardoso - 219 803 853Escola EB 1 / JI, Cesário Verde - 219 806 254

JUNTA DE FREGUESIA DE FAMÕESPcta. 25 de agosto n.º 8B, Quinta das Pretas1675-923 FamõesTel.: 21 934 78 80 | Fax: 21 934 78 89E-mail: [email protected] |Site: www.juntafreguesiafamoes.pt

Farmácia de Famões, Lda. - 219 344 161Centro Comunitário Paroquial Famões - 219 333 330Centro Saúde Pontinha (Ext. de Famões) - 219 809 620

COLETIVIDADESAssociação Desportiva e Cultural Quinta das DáliasE-mail: [email protected] Desportivo e Recreativo “Os Silveirenses”E-mail: [email protected]: www.omeuclube.org/silveirenses

ESCOLASEscola EB-1 Quinta das Dálias - 219 340 397Escola EB-1/JI Veiga Ferreira - 219 806 531Escola EB-1/JI de Famões - 219 344 208Escola EB-1 Sophia de Mello Breyner - 219 340 399 JUNTA DE FREGUESIA DE ODIVELASAlameda do Poder Local, 42675-427 OdivelasTel.: 219 319 000 | Fax: 219 326 055 E-mail: [email protected] | Site: www.jf-odivelas.pt

Bombeiros Voluntários Odivelas - 219 348 290PSP (71ª Esquadra Odivelas) - 219 347 951Biblioteca Municipal D. Dinis - 219 320 770Centro de Saúde de Odivelas - 219 337 135Centro Saúde Odivelas/CATUS - 219 347 470Lar de Idosos (Seg. Social) - 219 344 670Farmácia Almeida - 219 324 242Farmácia Catela & Tavares - 219 315 446Farmácia Central Odivelas - 219 318 997Farmácia Codivel - 219 370 246Farmácia do Vale - 219 336 487Farmácia Gonçalves - 219 315 662 Farmácia Joleni - 219 310 812Farmácia Leitão - 219 310 051Farmácia Monserrate - 219 311 139Farmácia Nabais Vicente - 219 345 959Farmácia Nova Odivelas - 219 343 288Farmácia Sena Belo - 219 325 455Farmácia Torres - 219 311 159CTT Odivelas - 219 347 290Táxis Odivelas - 211 532 555

COLETIVIDADESCESDIS-Centros Estudos D. Dinis - 962 667 771AAAIO-Ass. Ant. Alunas Inst. Odivelas - 219 316 512Soc. Columbófila Odivelas - 219 311 299CulturFaceis - Ass. Cult. Desenvolvimento - 963 435 380Rotary Clube de Odivelas - 219 342 447Soc. Musical Odivelense - 219 310 231Clube Recreativo Espirito Santo (AJAX) - 219 326 745Ass. Ecuteiros de Portugal (Grupo 11) - 966 705 227Ass. Guias de Portugal (1ª C) - [email protected]

- Contactos -

Page 23: EmKont@cto Magazine - 01

odivelas

m a g a z i n e

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcor-per euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imper-diet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellentesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullam-corper euismod. Proin posuere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris ultrices interdum urna ac varius. Quisque rutrum pellen-tesque pharetra. Ut porttitor tortor id nulla ullamcorper euismod. Proin posu-ere, ligula vitae tincidunt vestibulum, mi lorem ornare sem, vel sagittis leo erat vitae ante. Nullam imperdiet erat a ante suscipit accumsan. Sed egestas lectus a nisi rutrum fringilla. Nunc quis enim eget velit congue hendrerit. In hac habitasse platea dictumst.

23

ESCOLASCentro Infantil de Odivelas - 219 349 290 Centro Infantil da Arroja - 219 327 950Escola EB-1 António Maria Bravo - 219 331 238Escola EB-1/JI de D. Dinis - 219 314 583Escola EB-1/JI Maria Lamas - 219 328 761Escola EB-1 Maria Máxima Vaz - 219 329 393Escola EB-1 Nº 5 Bernardim Ribeiro - 219 386 263Escola EB-1 Nº 7 - 219 346 010Escola EB-1 Rainha Santa - 219 327 954 Escola EB 2,3 António Gedeão - 219 341 031/4Escola EB 2,3 Avelar Brotero - 219 348 860Escola EB 2,3 Moinhos da Arroja - 219 348 850Escola EB 2,3 Pombais - 219 345 300 Escola Secundária de Odivelas - 219 348 280 Instituto de Odivelas - 219 349 030

JUNTA DE FREGUESIA DO OLIVAL BASTORua Diu, Lt. 52620-066 Olival BastoTel.: 219 389 566 | Fax: 219 382 065 E-mail: [email protected]: www.jf-olivalbasto.pt

Centro de Dia Olival Basto - 219 388 363Fed. Port. de Desporto para Deficientes - 219 379 950Mercado - 219 387 489Farmácia - 219 370 305Táxis Olival Basto - 219 804 343

COLETIVIDADESG.R.O.B. - 219 371 631U.D.O.B - 219 385 684

ESCOLASEscola EB 1/J.I. de Olival Basto - 219 378 168

JUNTA DE FREGUESIA DA PONTINHAAv. 25 de abril, 22 A1675-183 PontinhaTel.: 214 787 280 | Fax: 214 787 289E-mail: [email protected] | Site: www.jf-pontinha.pt

Bombeiros Voluntários da Pontinha - 214 787 210PSP (73ª Esquadra Pontinha) - 214 787 220Biblioteca D. Dinis (Núcleo Pontinha) - 214 787 440Centro Saúde da Pontinha - 214 789 850Centro Saúde da Pontinha (Ext. Urmeira) - 214 787 810Farmácia Leitão Ribeiro - 214 784 094Farmácia da Pontinha - 214 790 220Farmácia Cruz Correira - 214 792 453Farmácia do Altinho - 214 791 359Farmácia Serra da Luz - 214 795 714Farmácia Santa Rita - 214 785 162Loja Jovem da Pontinha - 214 787 440Regimento de Engenharia nº1 - 217 103 400CTT Pontinha - 214 788 420Táxis Pontinha - 219 803 427

COLETIVIDADESClube Atlético Cultural Pontinha (CAC) - 214 793 430Grupo Cultural da Paiã - 214 794 562Ass. Ecuteiros de Portugal (Grupo 19) - 219 880 682

ESCOLASCFPSA - 214 789 500EB 2,3 da Pontinha - 214 793 642Escola EB-1 Dr. Mário Madeira - 214 785 029Escola EB-1/JI Casal da Serra - 214 784 281Escola EB-1/JI Quinta da Paiã - 214 780 011Escola EB-1/JI Quinta da Condessa - 214 785 245Escola EB-1 Mello Falcão - 214 793 372Escola EB-1 Vale Grande - 219 814 735Escola EB-1 Serra da Luz - 214 785 303Escola Profissional Agrícola D. Dinis - 214 788 840

JUNTA DE FREGUESIA DA PÓVOA STO ADRIÃOLg. Agostinho Marques de Pinho, Lt. A, R/c2620-081 Póvoa de St. AdriãoTel.: 219 379 990 | Fax: 219 379 999E-mail: [email protected] | Site: www.jf-psadriao.pt

Centro Saúde Póvoa de Santo Adrião - 219 379 420 Centro das Taipas (Ext. da Póvoa) - 219 386 760/68Farmácia Cipriano - 219 372 803Farmácia Santo Adrião - 219 374 595Farmácia Serra - 219 374 299PSP (Trânsito / SAC) - 219 380 200 / 219 896 830 CTT Póvoa Santo Adrião - 219 387 353

COLETIVIDADESPóvoa Sto. Adrião Atlético Clube - 214 076 568Ténis Clube Póvoa Sto. Adrião - 219 386 708

ESCOLASConservatório de Música D. Dinis - 21 937 57 74Escola EB-1 Barbosa du Bocage - 21 938 07 10Escola EB-1 Quinta de S. José - 219 386 337Escola EB-2,3 Carlos Paredes - 219 375 820Escola Secundária Pedro Alexandrino - 219 379 410Instituto Português de Pedagogia Infantil - 219 371 527

JUNTA DE FREGUESIA DA RAMADARua Vasco Santana, 1-C2620-364 RamadaTel.: 219 348 270 | Fax: 219 326 300E-mail: [email protected] | Site: www.jf-ramada.pt

Unidade de Saúde Familiar da Ramada - 21 934 60 90Farmácia Azevedo Irmão e Veiga 21 934 58 80Farmácia Aniceto Ferronha 21 932 74 80Farmácia Jardim da Amoreira 21 849 03 31

COLETIVIDADESGrupo Desportivo Bons Dias - 219 315 820Centro Cultural Recreativo Bairro Girassol - 219 804 904

ESCOLASEscola EB-1 Amoreira - 219 331 253Escola EB-1 Azenha - 219 342 451Escola EB-1 Eça de Queiroz - 219 811 461Escola EB-1 Professora Maria Costa - 219 334 959Escola EB-1/JI João Villaret - 219 337 607Escola EB-2, 3 Vasco Santana - 219 347 670Escola Secundária da Ramada - 219 340 245Instituto de Ciências Educativas - 219 347 130Instituto Superior de Ciências Educativas - 219 347 135Universidade Sénior Odivelas - 219 347 138

Page 24: EmKont@cto Magazine - 01

JSD OdivelasRua Alfredo Roque Gameiro, 11 CV Dta

2675-279 OdivelasCoordenadas GPS:

38° 47’ 38 N 9° 10’ 33 W

Email: [email protected]: www.odivelas.jsd.pt

Blog: www.kontacto.blogspot.ptYoutube: www.youtube.com/user/JSDOdivelas

Facebook: www.facebook.com/jsd.odivelas