ementÁrio curso superior de tecnologia em gestÃo de

83
1 EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Upload: others

Post on 28-Oct-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

1

EMENTÁRIO

CURSO SUPERIOR DE

TECNOLOGIA EM GESTÃO

DE RECURSOS HUMANOS

Page 2: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

2

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Sistemas Organizacionais Código: SORG1 Ano/ Semestre: 1º Nº aulas semanais: 4 Total de aulas: 76 Total de horas: 57 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

57 - - - -

2- EMENTA: Contextualização e evolução das escolas de administração de empresas e apresentação de uma visão sistêmica das organizações modernas. 3-OBJETIVOS: Propiciar o entendimento da visão integrada do processo administrativo. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Teorias da administração. Conceito de organização. Caracterização das diversas áreas funcionais existentes nas organizações. Visão integrada do processo gerencial. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, estudos de casos e projeções de filmes com debates e trabalhos em grupo, visando estimular a compreensão dos conteúdos abordados e tornar as aulas mais dinâmicas e participativas.

6- RECURSOS DIDÁTICOS: Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, retroprojetor, espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 3: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

3

As avaliações serão conduzidas de forma a estimular o senso crítico e a capacidade de análise dos alunos quanto aos diversos modelos apresentados pelas escolas da administração e sistemas organizacionais. Os instrumentos de avaliação serão provas, atividades em sala e apresentação de seminários. A média final será calculada através da média aritmética das notas obtidas. Processo final de avaliação: prova escrita contemplando toda a matéria vista ao longo da disciplina. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CHIAVENATO, I. Administração: Teoria, Processo e Prática. 4ª ed. São Paulo: Elsevier, 2006. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier, Rio de Janeiro, 2004. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: KWASNICKA, E. L. Introdução à administração. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. MOTTA, F. C. P. Teoria das Organizações: Evolução e Crítica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2ª Ed, 2003. OLIVEIRA, D. P. R. Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2008. TEIXEIRA, H. J.; SALOMÃO, S. M.; TEIXEIRA, C. J. Fundamentos de Administração: a busca do essencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Amanda Ribeiro Vieira Data

Assinatura Data Assinatura

Page 4: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

4

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Economia e Mercado Código: ECOG1 Ano/ Semestre: 1º Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Entender as implicações do contexto econômico nas empresas. 3-OBJETIVOS: Propiciar o entendimento dos conceitos básicos de macroeconomia e de mercados de capitais. 4-CONTEUDO PROGRAMATICO: Princípios de economia. Dados macroeconômicos: PIB; Poupança, Investimento e Sistema Financeiro; Sistema Monetário; Inflação. Introdução ao mercado de capitais. Títulos dos mercados de capitais. Funcionamento do mercado de capitais. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, projeções de filmes com debates, visitas a instituições financeiras e trabalhos em grupo, visando estimular a compreensão dos conteúdos abordados e tornar as aulas mais dinâmicas e participativas.

6- RECURSOS DIDÁTICOS: Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, retroprojetor, espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO: As avaliações serão conduzidas para estimular o senso crítico e a capacidade de análise dos alunos quanto às implicações da macroeconomia nas empresas. Os instrumentos de avaliação serão provas, atividades em sala e apresentação de seminários. A média final será calculada através da média aritmética das

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 5: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

5

notas obtidas. Processo final de avaliação: prova escrita contemplando toda a matéria vista ao longo da disciplina. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CAVALCANTE, F.; MISUMI, J. Y.; RUDGE, L. F. Mercado de Capitais. O que é, como funciona. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. GREMAUD, A. P.; DIAZ, M. D. M.; AZEVEDO, P. F.; TONETO JÚNIOR, R. Introdução à Economia. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007. MANKIW, N. G. Introdução à Economia: Princípios de micro e macroeconomia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FORTUNA, E. Mercado Financeiro: produtos e serviços. Rio de Janeiro: Qualitymark, 19ª Ed., 2013. LAGIOIA, U. C. T. Fundamentos do mercado de capitais. São Paulo: Atlas, 3ª Ed.,2011. MONTELLA, M. Economia: passo a passo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2ª Ed, 2007. PINHEIRO, J. L. Mercado de Capitais: fundamentos e técnicas. São Paulo: Atlas, 6ª Ed., 2012. VASCONCELLOS, M. A. S. Economia: Micro e Macro. São Paulo: Atlas, 5ª Ed., 2011.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Rosycler Cristina Santos Simão

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 6: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

6

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Recrutamento e Seleção Código: RSEG1 Ano/ Semestre: 1º. Nº aulas semanais: 6 Total de aulas: 114 Total de horas: 85,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

85,5 - - - -

2- EMENTA: A importância do suprimento de pessoal para os resultados organizacionais. Avaliação e aplicação crítica dos métodos e técnicas para captação de recursos humanos. 3-OBJETIVOS: Apresentar os diferentes processos de suprimento de pessoal utilizados pelas empresas. Demonstrar a importância dos processos de recrutamento e seleção de pessoal para os resultados organizacionais. 4-CONTEUDO PROGRAMATICO: O recrutamento e seleção de pessoal no contexto da Administração de Recursos Humanos. O mercado de trabalho e de Recursos Humanos. A rotatividade de pessoal. O recrutamento de pessoal. A seleção de pessoal. A seleção de estagiários e trainnes. A entrevista de desligamento. Aspectos éticos e legais. As relações da área de Recrutamento e Seleção com as demais áreas da GRH. Avaliação das atividades de Recrutamento e Seleção. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, atividades individuais, em dupla, em grupos e coletivas, de diversas modalidades como leituras, dinâmicas, jogos, resolução de exercícios, questões dissertativas e testes.

6- RECURSOS DIDÁTICOS: Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, retroprojetor, espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 7: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

7

7- AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados através da participação efetiva em sala de aula nas atividades propostas, realização de tarefas durante as aulas e/ou em casa, testes, trabalhos e provas. Tais métodos de avaliação podem ser aplicados aos alunos individualmente ou em grupo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BANOV, M. R. Recrutamento, seleção e competências. São Paulo: Atlas, 2010. CHIAVENATO, I. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: Como agregar talentos à Empresa. 7.ed. Barueri: Manole, 2008. LEME, R. Seleção e entrevistas por competências. Rio de Janeiro. Qualitymark. 2007. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CARVALHO, I. V.; PASSOS, A. E. V. M.; SARAIVA, S. B. C. Recrutamento e seleção por competências. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. CARVALHO, A.V. Seleção: princípios e métodos. São Paulo: Pioneira, 2000. HACKET, P. Como fazer entrevistas de seleção. São Paulo: Nobel, 2000. ORLICKAS, E. Seleção como estratégia competitiva. São Paulo: Futura, 2003. PONTES, B. R. Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal. 4.ed. São Paulo: LTr, 2004.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Fabiana Alexandre Ferreira Data

Assinatura Data Assinatura

Page 8: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

8

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: História da ciência e da tecnologia

Código: HISG1

Ano/ Semestre: 1º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 2- EMENTA: Aos conceitos científicos e suas aplicações tecnológicas na história, analisadas sobre o enfoque da Educação, da Ciência e da Tecnologia e suas relações com o desenvolvimento econômico-social. 3-OBJETIVOS: a) OBJETIVO GERAL: Esta disciplina pretende levar o estudante a conhecer e considerar os processos históricos vinculados ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia com vistas a se apropriar de um saber articulado que facilite a reflexão-ação autônoma, crítica e criativa comprometida com uma sociedade mais justa, em consonância com os avanços da tecnologia em todas as suas dimensões. b) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Refletir sobre os impactos da ciência e da tecnologia em várias etapas da história;

- Analisar a Ciência e a Tecnologia no âmbito do desenvolvimento econômico-social atual. - Analisar as diferentes estratégias possíveis para a inserção da História da Ciência e da Tecnologia na profissionalização e sua relevância social; - Conhecer os processos de produção da existência humana e suas relações com o trabalho, a ciência e a tecnologia. 4-CONTEUDO PROGRAMATICO: Relações entre ciência e tecnologia. Os papéis das revoluções científicas. Um breve histórico da História da Ciência. Perspectivas para o futuro da Ciência e da Tecnologia. O senso comum e o saber sistematizado. A transformação do conceito de ciência ao longo da história. As relações entre ciência, tecnologia e desenvolvimento social. O debate sobre a neutralidade da ciência. A produção imaterial e o desenvolvimento das novas tecnologias. 5-METODOLOGIAS: As diferentes estratégias de ensino utilizadas serão: aulas expositivas e dialogais; exercícios teórico-práticos realizado em grupo; pesquisas realizadas individualmente ou em grupos; análise de situações-problema. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 9: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

9

Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, retroprojetor, espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO: O processo de avaliação envolverá diferentes instrumentos, dentre os quais: uma avaliação diagnóstica inicial individual e em grupo; provas individuais; trabalhos práticos realizados em grupo; pesquisas históricas e conceituais; relatórios de atividades; seminários. A recuperação paralela deverá ocorrer por meio de propostas de atividades complementares para a fixação de conteúdo e para a posterior discussão de possíveis dúvidas. Deverão ocorrer avaliações contínuas ao longo do semestre quando do encerramento dos tópicos apresentados. O instrumento final de avaliação e de recuperação final envolverá uma avaliação individual contendo questões sobre os conteúdos estudados. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. CHASSOT, Attico. A Ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2006. BRAICK, Patricia Ramos e MOTA, Myriam Becho. História - Das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2002. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DAGNINO, Renato. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008. WRIGHT, Ronald. Uma Breve História do Progresso. Editora Record, 2004. SHOZO, Motoyama. Prelúdio para uma história: ciência e tecnologia no Brasil. São Paulo: Editora Edusp, 2004. REZENDE, Sérgio Machado. Momentos da ciência e tecnologia no Brasil. Editora Vieira e Lent, 2010. DIAS, Rafael de Brito. Sessenta anos de política científica e tecnológica no Brasil. Campinas: Editora Unicamp, 2012.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Elaine Gumieiro

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 10: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

10

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Comunicação e Linguagem Empresarial 1

Código: CLEG1

Ano/ Semestre: 1º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Capacitação para o uso formal e adequado da língua portuguesa na comunicação empresarial. Refletir sistematicamente sobre a língua e a linguagem, com vistas à sua identidade social, econômica, política, cultural e profissional. Fornecer conceitos e estrutura para aplicações práticas em laboratório de informática (disciplina “Informática – Documentos empresariais INFG1”). 3-OBJETIVOS: Identificar as formas dos documentos e das cartas comerciais e reconhecer suas funções. Produzir documentos empresariais e cartas comerciais com forma e linguagem adequadas. Conscientizar-se das variações da língua portuguesa e saber usá-las de acordo com as condições de produção e recepção. Reconhecer a norma culta da língua portuguesa como a mais adequada para a produção de documentos. Reconhecer e usar a norma culta especializada (linguagem técnica) na leitura e na produção de textos específicos de sua área de atuação. Refletir sobre o uso da língua portuguesa para seu aperfeiçoamento cultural e profissional. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Teoria da comunicação. Comunicação estratégica. Documentos de estrutura fechada. Documentos de estrutura aberta. Documentos de comunicação. Relatórios. Estética dos documentos. Técnicas de redação. Linguagem empresarial. Foco na “forma” da produção de documentos empresarial. 5-METODOLOGIAS:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 11: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

11

Aulas expositivas, estudo dirigido, práticas de aulas em grupo, seminários, debates e apresentações orais. Atividades em laboratório de informática serão realizadas na disciplina “Informática – Documentos Empresariais INFD”.

6- RECURSOS DIDÁTICOS: Sala de aula, quadro e pincel, projetor de mídia, livros, jornais, revistas e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO: Os alunos farão avaliações ao longo do semestre em datas marcadas pelo professor e de acordo com o progresso da disciplina. Ao término do período letivo a nota será a média das avaliações. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ANDRADE, M. M.; HENRIQUES, A. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010. CUNHA, C. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. EMEDIATO, W. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. 4. ed. São Paulo: Geração Editorial, 2008. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: NADÓLSKIS, Hêndricas. Normas de comunicação em língua portuguesa. 4. ed. São Paulo:Saraiva, 2006. MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. RODRIGUEZ, Manuela M. Manual de modelos de cartas comerciais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000. VANOYE, F. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. 13. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. TOMASI, C.; MEDEIROS, J. B. Ortografia: Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. São Paulo: Atlas, 2011.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Andréia Dias Ianuskiewtz Data

Assinatura Data Assinatura

Page 12: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

12

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Informática - Documentos Empresariais

Código: INFG1

Ano/ Semestre: 1º. Nº aulas semanais: 4 Total de aulas: 76 Total de horas: 57 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

- - - 57 -

2- EMENTA: Conhecimento de recursos de software para processamento de textos. Treinamento para a composição dos diversos formatos de documentos empresarias. Praticar os conceitos de comunicação empresarial. 3-OBJETIVOS: Utilizar processador de textos e navegadores de Internet para produzir documentos e comunicações empresariais. Reproduzir documentos empresariais e cartas comerciais. Aplicar ferramentas computacionais para preparo de documentos empresariais. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Noções de Informática básica. Sistema Operacional Windows – ferramentas e acessórios. Processador de Textos. Recursos do processador de texto para a produção de documentos empresariais (cartas, formulários, manuais, tabelas, mala direta, entre outros). Navegadores de Internet e ferramentas e recursos de correio eletrônico. 5-METODOLOGIAS: Aulas práticas em laboratório de informática. Exercícios, trabalhos e apresentações individuais ou em equipe. 6- RECURSOS DIDÁTICOS: Computador, quadro e pincel, projetor multimídia, Internet e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO: Avaliação através de exercícios em laboratório e trabalhos/apresentações.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 13: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

13

8 – BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANDRADE, F. Word para quem conhece WORD. São Paulo: Nobel, 2003. MANZANO, A L ; MANZANO, M I Estudo Dirigido de Microsoft Office Word 2007. São Paulo: Érica, 2006. SILVA, M G. Informática – Terminologia Básica, Windows, e Office Word. São Paulo: Érica, 2003. 9 – BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANDRADE, F. E-mail que funciona. São Paulo: Nobel, 2003. SCHECHTER, Renato; Br Office.org 2.0 - Calc e Writer - Trabalhe com Planilhas e Textos em Software Livre. Editora Campus, I.S.B.N. 8535221867, 2006. BOWDEN, John. Escrevendo excelentes relatórios. Trad.: Roger Maioli dos Santos. São Paulo:Market Books, 2001. BOAVENTURA, J.M.G., Rede de Negócios – Tópicos em Estratégia. Saint Paul, I.S.B.N. 8598838330, 2006. GUN, Murilo; QUEIROZ, Bruno. Estratégias de E-mail Marketing. Brasport, 2008.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Marília Guimarães Pinheiro

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 14: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

14

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Comunicação e Linguagem Empresarial 2

Código: CLEG2

Ano/ Semestre: 2º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Capacitação para o uso formal e adequado da língua portuguesa na comunicação empresarial. Refletir sistematicamente sobre a língua e a linguagem, com vistas à sua identidade social, econômica, política, cultural e profissional. 3-OBJETIVOS: Identificar as formas dos documentos e das cartas comerciais e reconhecer suas funções. Produzir documentos empresariais e cartas comerciais com forma e linguagem adequadas. Conscientizar-se das variações da língua portuguesa e saber usá-las de acordo com as condições de produção e recepção. Reconhecer a norma culta da língua portuguesa como a mais adequada para a produção de documentos. Reconhecer e usar a norma culta especializada (linguagem técnica) na leitura e na produção de textos específicos de sua área de atuação. Refletir sobre o uso da língua portuguesa para seu aperfeiçoamento cultural e profissional. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Teoria da comunicação. Comunicação estratégica. Documentos de estrutura fechada. Documentos de estrutura aberta. Documentos de comunicação. Relatórios. Estética dos documentos. Técnicas de redação. Linguagem empresarial. Foco no “conteúdo” da redação empresarial. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, estudo dirigido, práticas de aulas em grupo, seminários, debates e apresentações orais.

6- RECURSOS DIDÁTICOS:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 15: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

15

Sala de aula, quadro e pincel, projetor de mídia, livros, jornais, revistas e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO: Os alunos farão avaliações ao longo do semestre em datas marcadas pelo professor e de acordo com o progresso da disciplina. Ao término do período letivo a nota será a média das avaliações. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CUNHA, C. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. MARTINS, D. S.; ZILBERKNOP, L. S. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ANDRADE, M. M. Guia de redação em língua portuguesa. 2.ed. São Paulo: Jubela Livros Ltda, 2007. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: NADÓLSKIS, Hêndricas. Normas de comunicação em língua portuguesa. 4. ed. São Paulo:Saraiva, 2006. MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. RODRIGUEZ, Manuela M. Manual de modelos de cartas comerciais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000. VANOYE, F. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. 13. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. TOMASI, C.; MEDEIROS, J. B. Ortografia: Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. São Paulo: Atlas, 2011.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Andréia Dias Ianuskiewtz Data

Assinatura Data Assinatura

Page 16: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

16

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Comportamento Organizacional

Código: CORG2

Ano/ Semestre: 2º. Nº aulas semanais: 4 Total de aulas: 76 Total de horas: 57 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

57 - - - -

2- EMENTA: Reflexão sobre o comportamento humano nas organizações. Estudo e teorias relacionadas a variáveis típicas de comportamento organizacional. Análise da complexidade das organizações, instituições e sociedade e seu impacto na produção da subjetividade de diferentes atores sociais. 3-OBJETIVOS: Conhecer conceitos e métodos de análise do comportamento humano em seu entrelaçamento na dinâmica organizacional, institucional e da sociedade. Compreender a formação da subjetividade contemporânea como elemento de disposição à tomada de decisões que norteia o grau de compromisso social na gestão de pessoas.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Definição de comportamento organizacional. Teorias relacionadas a variáveis típicas de comportamento organizacional. Motivação no Trabalho. Liderança. Análise da constituição do sujeito como efeito dos modos de se trabalhar e das práticas de gestão do trabalho. Equipes e grupos de trabalho. 5-METODOLOGIAS: Aula expositiva, atividades individuais, em dupla, em grupos e coletivas, de diversas modalidades como leituras, dinâmicas, jogos, resolução de testes e exercícios e questões dissertativas. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 17: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

17

Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, material impresso como textos, livros, revistas, jornais, manuais, cartazes, anfiteatro e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados através da participação efetiva em sala de aula nas atividades propostas, realização de tarefas durante as aulas e/ou em casa, testes, trabalhos e provas. Tais métodos de avaliação podem ser aplicados aos alunos individualmente ou em grupo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: COHEN, A. R.; FINK, S. L. Comportamento Organizacional: Conceitos e Estudos de Casos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. DUBRIN, A. J. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2003. ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 11ª ed. São Paulo: Pearson, 2005. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BERGAMINI, C. W. Motivação nas Organizações. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008. CALDAS, M. P.; WOOD JR., T. Comportamento organizacional: uma Perspectiva Brasileira. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007. HELOANI, R. Gestão e organização no capitalismo globalizado: história da manipulação psicológica no mundo do trabalho. São Paulo: Atlas, 2003. MINICUCCI, A. Psicologia Aplicada à Administração. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 1995. SIQUEIRA, M. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas e diagnóstico de gestão. 1ª Ed. São Paulo: Artmed, 2008.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Amanda Ribeiro Vieira Data

Assinatura Data Assinatura

Page 18: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

18

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Gestão da Remuneração Código: GREG2 Ano/ Semestre: 2º. Nº aulas semanais: 6 Total de aulas: 114 Total de horas: 85,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

85,5 - - - -

2- EMENTA: Contextualização, conhecimento e reflexão sobre sistemas de remuneração de recursos humanos nas empresas. Conhecimento das teorias e principais práticas dos sistemas de cargos e remuneração de recursos humanos. 3-OBJETIVOS: Apresentar as tendências da gestão de cargos e remuneração, bem como os métodos e técnicas de administração de programas de cargos e remuneração nas organizações, abordando as principais questões relacionadas à área. Proporcionar aos alunos uma visão crítica frente às tendências organizacionais.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Principais elementos teóricos relacionados às bases e sistemas de cargos e remuneração de recursos humanos. Tendências da Gestão de cargos e remuneração. Principais técnicas para elaboração, desenvolvimento e implantação dos programas e sistemas de cargos e remuneração. 5-METODOLOGIAS: Aula expositiva, atividades individuais, em dupla, em grupos e coletivas, de diversas modalidades como leituras, dinâmicas, jogos, resolução de testes e exercícios e questões dissertativas. Estudos de casos e simulações. 6- RECURSOS DIDÁTICOS: Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, material impresso como textos, livros, revistas, jornais, manuais, cartazes, anfiteatro e acervo da biblioteca.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 19: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

19

7- AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados através da participação efetiva em sala de aula nas atividades propostas, realização de tarefas durante as aulas e/ou em casa, testes, trabalhos e provas. Tais métodos de avaliação podem ser aplicados aos alunos individualmente ou em grupo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de cargos e salários. São Paulo: LTr, 2005. WOOD Jr, Thomaz; PICARELLI, Vicente. Remuneração Estratégica: a nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2004. CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, benefícios e relações de trabalho: como reter talentos na Organização. São Paulo: Manole, 2008. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALVARES, A. C. T. Participação nos lucros definida pelos resultados. RAE- Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.39, n.4, Out./Dez., p.70-77, 1999. HIPÓLITO, J. A. M. Administração Salarial. A remuneração por competências como diferencial competitivo. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2001. MARRAS, Jean Pierre. Administração da remuneração. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, 2002. PONTES, Benedito Rodrigues. A competitividade e a remuneração flexível. Rio de Janeiro: Campus, 1999. RESENDE, Enio J. Cargos, salários e carreira: novos paradigmas conceituais e práticos. São Paulo: Summus, 2002.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Fabiana Alexandre Ferreira

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 20: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

20

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Contabilidade Gerencial Código: CONG2 Ano/ Semestre: 2º. Nº aulas semanais: 4 Total de aulas: 76 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

57 - - - -

2- EMENTA: Entendimento das funções e reconhecimento das demonstrações contábeis. Refletir sobre a contabilidade como sistema de informações de controle da empresa. 3-OBJETIVOS: Compreender as demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado), bem como analisá-las e utilizá-las para tomadas de decisão gerencial. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Noções preliminares de contabilidade: objeto, campo de aplicação, finalidade e técnicas Contábeis. O patrimônio e suas variações. Estática Patrimonial. Fatos Contábeis. Escrituração. Princípios Contábeis Geralmente Aceitos. A contabilidade como sistema de controle e de informações. O método das partidas dobradas. Apuração do resultado e sua demonstração. Noções de regime de competência. 5-METODOLOGIAS: Os temas serão desenvolvidos mediante aulas expositivas, exercícios, estudos de casos e trabalhos em grupo, visando estimular a compreensão dos conteúdos abordados e tornar as aulas mais dinâmicas e participativas. 6- RECURSOS DIDÁTICOS: Os recursos utilizados serão: sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, retroprojetor; espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 21: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

21

7- AVALIAÇÃO: Os instrumentos de avaliação utilizados serão provas bimestrais e demais atividades (exercícios, estudos de caso e trabalhos em grupo). Instrumento Final de Avaliação na forma de prova escrita contemplando toda a matéria vista ao longo da disciplina. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MARION, J. C.; IUDICIBUS, S. Curso de contabilidade para não contadores: para as áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia. (Livro-texto). 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011. MARION, J. C. Contabilidade Empresarial (Livro Texto). 16ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012. SILVA, C. A. T.; TRISTÃO, G. Contabilidade básica. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CREPALDI, S. A. Contabilidade Gerencial: Teoria e Prática. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012. FERREIRA, R. J. Contabilidade Básica. 9ª Ed. Rio de Janeiro: Ferreira, 2012. HOSS, O.; CASAGRANDE, L. F.; VESCO, D. G.; METZBER, C. M. Introdução à Contabilidade: ensino e decisão. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012. MARION, J. C. Contabilidade Empresarial (Livro de Exercícios). 10ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011. SANTOS, J. L.; GOMES, J. M. M.; FERNANDES, L. A. L.; SCHMIDT, P. Introdução à contabilidade: atualizada pela Lei nº 11.941/09 e pelas Normas do CPC. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Rosycler Cristina Santos Simão

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 22: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

22

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Sociologia do Trabalho Código: SOCG2 Ano/ Semestre: 2º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Abordagem histórica da sociologia do trabalho desde o século XIX até a sociedade contemporânea. Contextualização histórica, social, política e filosófica do trabalho numa perspectiva crítica com base nas concepções sociológicas de diferentes autores e matrizes discursivas, particularmente Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. O cenário do final do século XX com o advento da terceira revolução industrial, da revolução tecnológica e informacional e das recentes transformações ocorridas no mundo do trabalho. Questões étnico-raciais e o mundo do trabalho. O papel, a importância e os limites da educação superior na formação profissional do homem contemporâneo, particularmente na sociedade brasileira. 3-OBJETIVOS: Possibilitar aos alunos, futuros profissionais, condições teóricas para que possam compreender a sociedade na qual vivem valendo-se, sobretudo, do instrumental teórico da sociologia. Com base nos instrumentos teóricos e metodológicos da ciência sociológica permitir que os alunos possam: compreender as permanências e transformações que ocorrem nas sociedades humanas, bem como os caminhos apontados pela sociologia visando à transformação social; compreender de que forma o trabalho estrutura os diferentes tipos de sociedade, particularmente a sociedade moderna e contemporânea; discutir o significado ético, político, econômico e social do trabalho na sociedade contemporânea, no momento em que presenciamos a passagem de uma economia de mercado para uma sociedade de mercado; discutir e analisar a questão do trabalho na sociedade pós-industrial ou pós-moderna, compreendendo os novos desafios apresentados para a geração contemporânea. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 23: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

23

O estudo da sociedade e da vida social - os fundamentos da sociologia: objeto de estudo e aplicação; a questão social no contexto do século XIX – A Revolução Industrial e as transformações na sociedade, particularmente no mundo do trabalho; a consolidação do capitalismo industrial e as novas formas de organização societária e de exploração econômica e social; o desenvolvimento da sociologia: a questão do positivismo, as bases de constituição da sociologia moderna e a sociologia no Brasil. A sociologia e a questão do método - pensamento científico e não científico: o senso crítico e o senso comum; a sociologia como ciência. A sociedade e os indivíduos: o indivíduo, sua história e sociedade; o processo de socialização; indivíduo e sociedade: uma análise à luz do pensamento de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber; a sociedade dos indivíduos – um estudo com base nas reflexões de Pierre Bourdieu e Nobert Elias. Trabalho e sociedade - a questão do trabalho numa perspectiva histórica - o trabalho nas diferentes sociedades com ênfase no contexto social, político e econômico do século XIX aos nossos dias; as bases do trabalho na sociedade moderna - Karl Marx e a divisão social e técnica do trabalho; Émile Durkheim e a questão da coesão social; fordismo-taylorismo - uma nova forma de organização do trabalho; as transformações recentes no mundo do trabalho e seus impactos na vida do trabalhador; as questões étnico-raciais e o mundo do trabalho; a questão do trabalho no Brasil contemporâneo - a situação do trabalhador brasileiro nas últimas décadas; a questão do desemprego e os limites e desafios do ensino superior com relação aos problemas postos pelo mundo do trabalho. 5-METODOLOGIAS: Aula expositiva dialogada, seminários, grupos de discussão e de reflexão, trabalhos de pesquisa, resumo, fichamento de textos e leitura compartilhada. 6- RECURSOS DIDÁTICOS: Lousa, retro projetor, projetor multimídia, material didático disponível na biblioteca, dicionário, filmes, palestras e dinâmicas de grupo. 7- AVALIAÇÃO: A avaliação da disciplina será feita por meio de provas das quais devem constar questões objetivas e/ou discursivas e trabalhos/seminários de pesquisa bibliográfica desenvolvidos em sala de aula. A nota bimestral será a média das notas das atividades propostas. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas, 2008. DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. KEITH, G. Sociologia do Trabalho. Instituto Piaget, 2002. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ADORNO, T.W., MAAR, W.L. Introdução a Sociologia. UNESP, 2008. ANTUNES, Ricardo; SILVA, Maria A. M. (org.). O avesso do trabalho. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010. SANT'ANA, Raquel S. (org.) et al. Avesso do trabalho II: trabalho, precarização e saúde do trabalhador. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

Page 24: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

24

ANTUNES, Ricardo (org.). A dialética do trabalho. Escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004. ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2009. (Mundo do trabalho).

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Reinaldo Tronto

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 25: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

25

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Informática – Planilhas Eletrônicas na Administração

Código: INFG2

Ano/ Semestre: 2º. Nº aulas semanais: 4 Total de aulas: 76 Total de horas: 57 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

- - - 57 -

2- EMENTA: Desenvolvimento de habilidades para uso de ferramentas de planilhas eletrônicas para a gestão das empresas. Desenvolver a percepção das possibilidades de aplicação para apoio às atividades do profissional da administração de empresas. 3-OBJETIVOS: Apresentar os recursos para construção e uso das planilhas eletrônicas. Utilizar planilhas eletrônicas em aplicações de administração de empresas, especialmente na área de gestão empresarial.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Planilhas eletrônicas, conceitos e principais recursos. Criar planilhas eletrônicas, especialmente para aplicações na gestão das empresas. Funções matemáticas e financeiras. Apresentação de dados com uso de gráficos. Formulários e controles administrativos com planilhas eletrônicas. Funções de procura, organização e manipulação de dados. Cadastros e associação com processador de textos. Programação com planilhas eletrônicas. 5-METODOLOGIAS: Aulas práticas em laboratório de informática. Exercícios e estudos de caso. 6- RECURSOS DIDÁTICOS: Computadores, quadro e pincel, projetor multimídia. 7- AVALIAÇÃO:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 26: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

26

Exercícios práticos desenvolvidos em laboratório individuais ou em dupla. Apresentação de trabalhos sobre estudos de caso. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BRUNI, A. L.; PAIXÃO, R. B. Excel Aplicado à Gestão Empresarial. Atlas, 2008. CINTO, Antônio F. Excel Avançado. Novatec, 2005. MANZANO, André L.N.G. Estudo Dirigido de Excel. Érica, 2007. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MANZANO, André Luiz N.g. Microsoft Office Excel 2003 - Práticas Gerenciais. São Paulo: ERICA, 2002. SMAILES, J. Estatística Aplicada a Administração com Excel. São Paulo: Atlas, 2002. SCHECHTER, Renato; Br Office.org 2.0 - Calc e Writer - Trabalhe com Planilhas e Textos em Software Livre. Editora Campus, I.S.B.N. 8535221867, 2006. GONÇALVES, C.; BROFFICE.ORG CALC Avançado com introdução às Macros. Ciência Moderna, 2009. SAMPAIO, C., Criando MACROS no BROFFICE CALC; Brasport, ISBN 8574524484, 2010.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Marília Guimarães Pinheiro

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 27: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

27

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Língua Espanhola I Código: ESPG3 Ano/ Semestre: 3º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Conceitos básicos de Língua Espanhola, leitura e compreensão de textos em espanhol, reconhecimento das estruturas básicas da língua em questão, produção de diálogos por meio de atividades de interação. A importância da Língua Espanhola no mundo atual. Habilidades desenvolvidas: compreensão leitora e auditiva, produção oral e escrita. 3-OBJETIVOS: Capacitar o aluno a reconhecer sons e estruturas básicas da Língua Espanhola. Capacitar o aluno a ler e interpretar textos em espanhol. Capacitar o aluno a produzir pequenos textos em ELE. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Saudações, artigos, tempo e datas, habitações, direções, verbos, substantivos, situações do cotidiano. Leitura e interpretação de textos. Cultura espanhola e hispanoamericana. Enfoque na comunicação, tipos de cartas, elementos de coesão e coerência. Na segunda parte da disciplina haverá ampliação das estruturas lingüísticas trabalhadas na nível I. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, estudo dirigido, práticas de aulas em grupo, seminários, debates e apresentações orais. 6- RECURSOS DIDÁTICOS: Lousa, pincel atômico, projetor de mídia, livros, jornais, revistas. 7- AVALIAÇÃO:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 28: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

28

Será realizada uma avaliação por bimestre na forma de prova presencial e será dado um trabalho que será somatório com a prova bimestral. Da média dos dois instrumentos de avaliação o aluno tem de atingir no mínimo o conceito mínimo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FANJUL, A. (org.) Gramática y práctica de español para brasileños. São Paulo: Santillana/Moderna, 2005. HERMOSO, Alfredo González. DUEÑAS, Carlos Romero. ECO. Curso Modular de Español Lengua Extranjera. Libro 1. Madrid: Edelsa, 2004. CASTRO, F. Uso de la gramática española. Madri: Edelsa, 2000. (Elemental, Intermedio, Avanzado). 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MATTE BOM, Francisco. Gramática Comunicativa del español. V.1 e V.2. Madrid: Edelsa, 1995. FERNÁNDEZ, G.; FLAVIÁN, E. Mini-dicionário espanhol - português / português - espanhol. São Paulo: Ática,1999. MARIA MILANI, E. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 1999. GONZÁLEZ HERMOSO, A. Gramática de Español Lengua Extranjera. Curso Práctico. Madrid: Edelsa, 1997. SILVA, CECILIA FONSECA Interferencias léxicas: los falsos amigos en español y portugués. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2008.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Gentil Candido

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 29: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

29

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Processos de Departamento Pessoal

Código: PDPG3

Ano/ Semestre: 3º. Nº aulas semanais: 6 Total de aulas: 114 Total de horas: 85,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

85,5 - - - -

2- EMENTA: Habilitação para compreensão e tratamento dos processos de departamento de pessoal das empresas, apoio à gestão na área. Conhecer e praticar as atividades deste departamento. 3-OBJETIVOS: Propiciar conhecimentos que permitam executar as principais tarefas envolvidas na rotina de um departamento de pessoal; trabalhar de acordo com o Direito do Trabalho. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Funções e atividades do Departamento de Pessoal. Processo de admissão. Documentos e registros que fazem parte da burocracia legal. Salário contratado e a remuneração durante o tempo destinado ao trabalho. A duração do trabalho e as características do apontamento de freqüência. Elaborar contratos de trabalho das mais diversas categorias Fazer rescisões trabalhistas. Realizar corretamente os pagamentos cumprindo com as obrigações trabalhistas. A folha de pagamento e suas obrigações. Remuneração adicional, benefícios, horas extras, férias, dispensas legais e ausências. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, estudo dirigido, exercícios, práticas em grupo, seminários e estudos de casos. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 30: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

30

Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, material impresso como textos, livros, revistas, jornais, manuais, cartazes, anfiteatro e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados através da participação efetiva em sala de aula nas atividades propostas, realização de tarefas durante as aulas e/ou em casa, testes, trabalhos e provas. Tais métodos de avaliação podem ser aplicados aos alunos individualmente ou em grupo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FUHER, Maximilianus C. A. Resumo de Direito do Trabalho. 15 ed. São Paulo: Malheiros, 2005. SARAIVA. Vade Mecum Compacto. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. ORIO, C. S. Manual de administração de pessoal. 12ª Ed. São Paulo: Senac, 2007. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: COSTA, Rosana de Lima. Rotinas trabalhistas Depto Pessoal: modelo de A a Z. 5 ed. São Paulo: Cenofisco, 2013. BRONDI, B.; BERMUDÉZ, R. R. Z. Departamento pessoal modelo. 6 ed. São Paulo: Érica, 2009. MACHADO, Maria A. O.; SANTOS, Milena Sanches Tayano. Departamento pessoal modelo. 2 ed. São Paulo: IOB, 2013. ISBN: 978-85-379-1628-5 SANCHES, M.; SANTOS, T.; MACHADO, M.; Departamento Pessoal Modelo: assuntos polêmicos na área trabalhista e previdenciária. 1ª Ed. São Paulo: IOB, 2011. SILVA, M. L. Administração de departamento pessoal. São Paulo: Érica, 2007. 7ª. Ed.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Alexandre Montagna Rossini

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 31: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

31

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Contabilidade de Custos Código: CUSG3 Ano/ Semestre: 3º. Nº aulas semanais: 4 Total de aulas: 76 Total de horas: 57 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

57 - - - -

2- EMENTA: Introdução dos conceitos da contabilidade de custos, especialmente os relacionados aos recursos humanos. Entendimento da gestão dos custos de pessoal. 3-OBJETIVOS: Propiciar aos alunos o aprendizado básico, relativo à utilização de informações de custos como instrumento de apoio gerencial ao processo decisório das organizações.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Terminologia contábil e implantação de sistemas de custos. Classificação e nomenclatura de custos. Principais custos para avaliação de estoques. Departamentalização. Critérios de rateio dos custos indiretos. Materiais diretos. Mão-de-obra. 5-METODOLOGIAS: Os temas serão desenvolvidos mediante aulas expositivas, exercícios, estudos de casos e trabalhos em grupo, visando estimular a compreensão dos conteúdos abordados e tornar as aulas mais dinâmicas e participativas. 6- RECURSOS DIDÁTICOS: Os recursos utilizados serão: sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, retroprojetor; espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 32: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

32

Os instrumentos de avaliação utilizados serão provas bimestrais e demais atividades (exercícios, estudos de caso e trabalhos em grupo). Instrumento Final de Avaliação na forma de prova escrita contemplando toda a matéria vista ao longo da disciplina. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BORNIA, A. C. Análise Gerencial de Custos: aplicação em empresas modernas. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. FAMÁ, R; BRUNI, A. L. Gestão de Custos e Formação de Preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012. MARTINS, E. Contabilidade de Custos (Livro-texto). 10ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CREPALDI, S. A. Curso básico de Contabilidade de Custos. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. BERTÓ, D. J.; BEULKE, R. Gestão de Custos. São Paulo: Saraiva, 2ª Ed., 2012. OLIVEIRA, L. M. Contabilidade de Custos para Não Contadores. São Paulo: Atlas, 4ª Ed., 2009. RIBEIRO, O. M. Contabilidade de Custos: fácil. São Paulo: Saraiva, 7ª Ed., 2009. WERNKE, R. Gestão de Custos: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2ª Ed., 2004.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Rosycler Cristina Santos Simão

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 33: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

33

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Legislação Trabalhista e Previdenciária

Código: LTPG3

Ano/ Semestre: 3º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Estudo da legislação trabalhista e previdenciária para apoio às atividades realizadas pelo departamento de pessoal das empresas. 3-OBJETIVOS: Introduzir os alunos no mundo jurídico do direito do trabalho e do direito previdenciário, ensinar as normas e lógicas jurídicas fundamentais destes sub-ramos do direito, bem como as principais legislações com que poderão ter contato em sua atividade profissional no setor de recursos humanos, sobretudo os direitos trabalhistas contidos na CLT. Proporcionar uma compreensão geral do direito previdenciário, principalmente o conhecimento dos conceitos e rotinas burocráticas mais importantes para o profissional de recursos humanos. Desenvolver o raciocínio analítico e crítico. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Direito do Trabalho: introdução ao direito e às normas jurídicas; relação com os demais sub-ramos do direito; princípios gerais do direito do trabalho; contrato individual de trabalho: caracterização do vínculo empregatício; tipos de contrato quanto ao prazo; salário e remuneração (todas as verbas trabalhistas); término do vínculo (todas as formas); justa causa e despedida indireta; estabilidade; FGTS; férias; aviso prévio; duração do trabalho; intervalos; alteração do contrato de trabalho. Direito coletivo do trabalho: acordos e convenções coletivas. Direito previdenciário: princípios constitucionais de seguridade social; regime geral de previdência social: conceitos gerais; segurados obrigatórios; dependentes; aquisição, manutenção e perda da qualidade de segurado; contribuições do segurado e da empresa; arrecadação e recolhimento das contribuições e obrigações acessórias; acidente do trabalho.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 34: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

34

5-METODOLOGIAS: Os conceitos e teorias serão abordados em aulas expositivo-dialógicas, priorizando a participação ativa do aluno com questionamentos e discussões. Serão realizados trabalhos em grupo em sala de aula, permitindo ao aluno discutir com os colegas os assuntos lecionados, questionar o professor e solicitar seu auxílio, e buscar a solução de problemas e situações relacionadas com a matéria. 6- RECURSOS DIDÁTICOS: Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, vídeo, computador, projetor multimídia, material impresso como textos, livros, revistas, jornais e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades propostas, realização de tarefas durante as aulas e/ou em casa, testes, trabalhos e provas. As avaliações podem ser aplicadas individualmente ou em grupo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: SARAIVA. Vade Mecum Compacto. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. FUHER, Maximilianus C. A. Resumo de Direito do Trabalho. 15 ed. São Paulo: Malheiros, 2005. DOWER, Nelson G. B.. Instituições de Direito Público e Privado. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das Leis Trabalhistas: Legislação Complementar e Jurisprudência. 37 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. FUHER, Maximilianus C. A. Resumo de Direito Previdenciário. 23 ed. São Paulo: Malheiros, 2013. ISBN: 85-02-050903-2 MARTINS, Sérgio P. Instituições de Direito Público e Privado. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2013. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação ao Direito do Trabalho. 38 ed. São Paulo: LTr, 2013. REBELLO, Ruy P. e NASCIMENTO, Amauri M.. Instituições de Direito Público e Privado. 24ª ed.. São Paulo: Atlas, 2006. ISBN: 85-224-3784-X

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Alexandre Montagna Rossini

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 35: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

35

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Segurança do Trabalho Código: SETG3 Ano/ Semestre: 3º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Preparação do profissional de recursos humanos para compreensão dos riscos, consequências, ações e medidas de prevenção de acidentes de trabalho. Promover olhar crítico em relação à adequação do ambiente de trabalhos dos empregados da empresa. 3-OBJETIVOS: Familiarizar o educando com avaliações dos riscos inerentes as atividades, especialmente às industriais, suas causas, conseqüências, custos e elaborar técnicas eficazes na prevenção de acidentes. Compreender as interfaces do trabalho com a saúde do trabalhador. Interpretar e atender a legislação e as normas técnicas referentes à manutenção, saúde e segurança do trabalho. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Introdução à Segurança e Medicina do Trabalho; Legislação e Entidades; Saúde do Trabalhador; Riscos Operacionais; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Mapa de Risco; Sinalização de Segurança; Segurança em Eletricidade; Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações; Caldeiras a Vapor: Instalações e Serviços em Eletricidade; Equipamento de Proteção Coletiva; Equipamento de Proteção Individual; Prevenção, Brigada e Combate a Incêndios; Primeiros Socorros. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, priorizando a participação ativa do aluno com questionamentos e discussões. Discussão de estudos de casos e trabalhos em grupo em sala de aula. Estimular a busca de solução dos problemas e situações relacionadas com a matéria. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 36: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

36

Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, vídeo, computador, projetor multimídia, material impresso como textos, livros, revistas, jornais e acervo da biblioteca. Visitas, entrevistas e depoimentos de técnicos da área. 7- AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades propostas, realização de tarefas durante as aulas e/ou em casa, testes, trabalhos e provas. As avaliações podem ser aplicadas individualmente ou em grupo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MANUAIS DE LEGISLAÇÃO ATLAS. Segurança e medicina do trabalho. 56ed. ISBN: 85-224- 4011-5. São Paulo: Ed. Atlas, 2005. GONÇALVES, Edwar Abreu. Manual de segurança e saúde no trabalho. 2ed. ISBN: 85-361- 0444-9. São Paulo: Ed. LTR, 2003. SALIBA, Tuffi Messias; SALIBA, Sofia C. Reis. Legislação de segurança, acidente do trabalho e saúde do trabalhador. 2ed. ISBN 85-361-0278-0. São Paulo: Ed. LTR, 2003. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: VILELA R. A. G. Acidentes do trabalho com máquinas – identificação de riscos e prevenção. Coleção Cadernos de Saúde do Trabalhador. Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – Central Única dos Trabalhadores, São Paulo, v. 5, 2000. SALIBA T. M. Curso Básico de Segurança e Higiene Ocupacional. 2ª ed., LTR, São Paulo, 2008. ATLAS. SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. 63ª ed., LTR, São Paulo, 2009. GONÇALVES E. A. Manual de segurança e saúde no trabalho. 2ª ed. Ed. LTR, São Paulo, 2003. SECAD - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Segurança e saúde no trabalho. SECAD, Brasília, 2007.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Lucas Daniel Mora Data

Assinatura Data Assinatura

Page 37: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

37

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Recursos Multimeios na Empresa I

Código: RMEG3

Ano/ Semestre: 3º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

- - - 28,5 -

2- EMENTA: Apresentação e operação de recursos tecnológicos para explorá-los na formulação de treinamentos corporativos e produção de material de divulgação institucional. Apoio para as disciplinas de Treinamento e Desenvolvimento em RH e Introdução ao Marketing. 3-OBJETIVOS:

Motivar o educando a preparar apresentações utilizando as novas tecnologias em eventos culturais, empresariais e de treinamento.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Utilização de multimeios no processo ensino-aprendizagem voltados ao treinamento empresarial. Os recursos técnicos de audiovisuais. Técnicas de apresentação em PowerPoint, oratória aplicadas às apresentações com o uso de projetor de multimídias. Construção de ferramenta para blogs em preparação de projetos educacionais com base em educação à distância EAD. 5-METODOLOGIAS: Privilegiar a aprendizagem coletiva e posturas democráticas. Estimular o trabalho em equipe com criatividade, idéias e planejamento; experimentar formas diferentes de emprego da comunicação midiática; vivenciar individualmente criações e apresentações. Aulas em laboratório de informática. 6- RECURSOS DIDÁTICOS: Laboratório de informática com acesso a Internet, projetor, quadro e pincel. 7- AVALIAÇÃO:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 38: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

38

Participação nas atividades propostas em aula; avaliação individual, da equipe e auto-avaliação; formulação de textos, apresentação de seminários e projetos; apresentações; projetos em Internet. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

POLITO, Reinaldo. Recursos Audiovisuais nas apresentações de sucesso. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. GALVÃO, Joni e ADAS, Eduardo. Super Apresentações como vender ideias e conquistas audiências. São Paulo: Panda Books, 2011 KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. Ed 11ª.São Paulo : Perspectiva, 2011 .

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANG, Tom. Vídeo Digital uma introdução. São Paulo: SENAC, 2007. BARREOS, Tiago. Vende-se em 30 segundos – Manual do roteiro para filmes publicitários. São Paulo: SENAC, 2010. CONSANI, Marciel. Como Usar o Rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010. SYD, Field. Manual do Roteiro. São Paulo: Objetiva. 2001. WATTS, Harris, On Camera. O curso de produção de filme e video da BBC. São Paulo: Summus,1990.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Ricardo Stefanelli

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 39: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

39

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Informática – Sistemas de Banco de Dados

Código: SBDG3

Ano/ Semestre: 3º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

- - - 28,5 -

2- EMENTA: Estudo e utilização de ferramentas computacionais aplicadas à gestão dos dados das empresas.

3-OBJETIVOS: Introduzir conceitos de banco de dados computacionais e suas aplicações na gestão de recursos humanos. Entender a estrutura e emprego dos sistemas de banco de dados.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Banco de Dados, conceitos e aplicações. Conceitos de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados. Noções de estrutura e consultas em banco de dados. Ferramentas de consultas em banco de dados, importação e exportação de dados, apresentação de dados em planilhas eletrônicas. Divulgação de dados em Intranet. 5-METODOLOGIAS: Aulas práticas em laboratório de informática com software específico: sistema gerenciador de banco de dados. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

Os recursos utilizados serão: sala de aula, quadro e pincel, computadores, projetor multimídia e softwares específicos.

7- AVALIAÇÃO:

Provas teóricas individuais e projeto prático em equipe. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 40: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

40

GUIMARAES, C C. Fundamentos De Banco De Dados Modelagem, Projeto E Linguagem Sql. UNICAMP, 2008. ALVES, W P. Estudo Dirigido de Microsoft Office Access 2003. Erica, 2006. ELMASRI, NAVATHE. Sistemas de Banco de Dados. 4ª. Ed. São Paulo: Pearson, 2005.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: HEUSER, C A. Projeto de Banco de Dados Vol. 4, 2008. KORTH H.F., SUDARSHAN S., SILBERSCHATZ A., Sistema de Banco de Dados. Campus, 6ª. Edição, 2012. RAMAKRISHNAN R., Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados. MacgrowHill, 3ª. Edição, 2008. DATE, C.J., Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. Campus, 8ª. Edição, 2004. SILVA, Flávio Soares Corrêa; SETZER, Valdemar W. Banco de Dados - Aprenda o que São Banco de Dados, Melhore seu Conhecimento, Construa os seus. Editora: Edgard Blucher, 2005.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Marília Guimarães Pinheiro

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 41: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

41

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Recursos Multimeios na Empresa II

Código: RMEG4

Ano/ Semestre: 4º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

- - - 28,5 -

2- EMENTA: Apresentação e operação de recursos tecnológicos para explorá-los na formulação de treinamentos corporativos e produção de material de divulgação institucional. Apoio para as disciplinas de Treinamento e Desenvolvimento em RH e Introdução ao Marketing. 3-OBJETIVOS:

Motivar o educando a preparar apresentações utilizando as novas tecnologias em eventos culturais, empresariais e de treinamento.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Conceitos relacionados com a montagem de programações de comunicação de mídias: leitura e pesquisa de roteiros; analise estrutural; planejamento de projetos de mídias; propriedade de edição som e imagem: efeitos, ângulos de imagem, cortes, mixagem, letreiros e sonoplastia; técnicas para gravação de áudio; aspectos básicos do funcionamento de edição audiovisual; cuidados para o uso de equipamentos: câmeras, computadores e gravadores; montagem de vinhetas, comerciais, edição e mixagens sonoras; leituras e complementos teóricos das mídias e suas realizações; vídeos institucionais. 5-METODOLOGIAS: Privilegiar a aprendizagem coletiva e posturas democráticas. Estimular o trabalho em equipe com criatividade, idéias e planejamento; experimentar formas diferentes de conhecimentos na comunicação das mídias; vivenciar individualmente criações e produções audiovisuais; apresentar o resultado de produções em DVD e CD. Aulas em laboratório específico para produção de mídias e em laboratório de informática.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 42: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

42

6- RECURSOS DIDÁTICOS: Laboratório com equipamento de som e imagem. Laboratório de informática com softwares específicos para produção de vídeo e acesso à internet. 7- AVALIAÇÃO: Participação nas atividades propostas em aula; avaliação individual, da equipe e auto-avaliação; formulação de textos, apresentação de seminários e projetos; produção audiovisual e em Internet. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

HOWARD, DAVID; MABLEY, EDWARD. Teoria e prática do roteiro. Rio de Janeiro: Globo, 2008. DANCYGER, Ken. Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo. Rio de Janeiro: Campus, 2007. KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. Ed 11ª.São Paulo : Perspectiva, 2011.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANG, Tom. Vídeo Digital uma introdução. São Paulo: SENAC, 2007. BARREOS, Tiago. Vende-se em 30 segundos – Manual do roteiro para filmes publicitários. São Paulo: SENAC, 2010. CONSANI, Marciel. Como Usar o Rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010. SYD, Field. Manual do Roteiro. São Paulo: Objetiva. 2001. WATTS, Harris, On Camera. O curso de produção de filme e video da BBC. São Paulo: Summus,1990.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Ricardo Stefanelli

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 43: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

43

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Gestão Financeira Código: GFIG4 Ano/ Semestre: 4º. Nº aulas semanais: 4 Total de aulas: 57 Total de horas: 57 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

57 - - - -

2- EMENTA: Visão geral da administração financeira no contexto organizacional e suas implicações na gestão dos recursos humanos. 3-OBJETIVOS:

Alcançar a compreensão do contexto da gestão financeira viabilizando a aplicação dos conceitos e teorias de finanças na resolução de problemas reais no contexto das empresas.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Origens e aplicações de recursos, objetivos, funções e problemas da administração financeira. Estudo da alavancagem, funções e planejamento financeiro. Decisões de investimento e financiamento. Administração do Capital de Giro. Funções e planejamento financeiro. 5-METODOLOGIAS: Aula expositiva, trabalhos em grupo e exercícios. 6- RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro Branco e Marcador, retro-projetor, transparências, projetor multimídia/Datashow, textos, material para estudo – transparências utilizadas em sala de aula. 7- AVALIAÇÃO: Avaliação teórica com prova escrita. Trabalhos em grupo. Recuperação final com prova escrita. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 44: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

44

SILVA, José Pereira da, Análise Financeira das Empresas, 10ª ed São Paulo, Ed Atlas, 2010. HOJI, Masakazu Administração Financeira na Prática, São Paulo, Ed. Atlas, 2009. MORANTE, Antonio Salvador, JORGE, Fauzi Timaco, Administração Financeira: Decisões de Curto Prazo, Decisões de longo Prazo, Indicadores de Desempenho. 1ª ed, São Paulo, Ed. Atlas, 2007.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

HOJI, M. Administração Financeira e Orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 10ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2012. FERNANDES, R. M. Orçamento Empresarial – Uma abordagem conceitual e metodológica com prática através de simulador, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. MORANTE, A. S., JORGE, F. T., Administração Financeira: Decisões de Curto Prazo, Decisões de longo Prazo, Indicadores de Desempenho. São Paulo: Editora Atlas, 2007. ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Curso de Administração Financeira. 2ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2011. SANTOS, E. O. Administração Financeira da Pequena e Média Empresa. 2ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Rosycler Cristina Santos Simão

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 45: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

45

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Língua Espanhola II Código: ESPG4 Ano/ Semestre: 4º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Conceitos básicos de Língua Espanhola, leitura e compreensão de textos em espanhol, reconhecimento das estruturas básicas da língua em questão, produção de diálogos por meio de atividades de interação. A importância da Língua Espanhola no mundo atual. Habilidades desenvolvidas: compreensão leitora e auditiva, produção oral e escrita. 3-OBJETIVOS: Capacitar o aluno a reconhecer sons e estruturas básicas da Língua Espanhola. Capacitar o aluno a ler e interpretar textos em espanhol. Capacitar o aluno a produzir pequenos textos em ELE. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Aprofundamento das estruturas gramaticais da Língua Espanhola, como tempos verbais, pronomes e construções com verbos de cambio. Desenvolver estratégias de compreensão intercultural de ELE com a Língua Portuguesa. Trabalho orientado para a prática das seguintes habilidades: compreensão leitora e auditiva, produção oral e escrita. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, estudo dirigido, práticas de aulas em grupo, seminários, debates e apresentações orais. 6- RECURSOS DIDÁTICOS: Lousa, pincel atômico, projetor de mídia, livros, jornais, revistas. 7- AVALIAÇÃO:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 46: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

46

Será realizada uma avaliação por bimestre na forma de prova presencial e será dado um trabalho que será somatório com a prova bimestral. Da média dos dois instrumentos de avaliação o aluno tem de atingir no mínimo o conceito mínimo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FANJUL, A. (org.) Gramática y práctica de español para brasileños. São Paulo: Santillana/Moderna, 2005. HERMOSO, Alfredo González. DUEÑAS, Carlos Romero. ECO. Curso Modular de Español Lengua Extranjera. Libro 1. Madrid: Edelsa, 2004. CASTRO, F. Uso de la gramática española. Madri: Edelsa, 2000. (Elemental, Intermedio, Avanzado). 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARIAS, SANDRA DI LULLO, Aprenda A Conjugar Verbos Em Espanhol. Rio de Janeiro:Campus, 2007. GONZALEZ HERMOSO. A.. Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1997. MARIA MILANI, E. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 1999. SILVA, Cecilia Fonseca Interferencias léxicas: los falsos amigos en español y portugués. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2008. COSTA, Wesley David. Expresiones Idiomáticas en Español: refranes y jergas. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2006.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Gentil Candido

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 47: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

47

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Treinamento e Desenvolvimento em Recursos Humanos

Código: TREG4

Ano/ Semestre: 4º. Nº aulas semanais: 6 Total de aulas: 114 Total de horas: 85,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

85,5 - - - -

2- EMENTA: Entendimento do processo de desenvolvimento dos recursos humanos frente às necessidades da empresa. Contextualizar e apresentar técnicas e recursos para a gestão do capital intelectual da empresa. 3-OBJETIVOS:

Possibilitar ao aluno experiências de aprendizado sobre os processos de desenvolvimento de recursos humanos na organização. Introduzir o aluno no tema gestão de capital intelectual e demonstrar a relação entre desenvolvimento de recursos humanos e desenvolvimento do capital intelectual. Apresentar os modelos, técnicas e instrumentos para o desenvolvimento de programas de treinamento.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Treinamento e desenvolvimento: principais conceitos, objetivos, importância, estrutura e aplicabilidade no contexto da organização e da administração de recursos humanos. A relação entre treinamento e desenvolvimento de recursos humanos e o conceito da organização que aprende. O T e D como base para o desenvolvimento do capital humano e o capital intelectual da organização. As etapas do T e D. As Fontes e os Métodos de Identificação das necessidades de treinamento e desenvolvimento. Projetos de T e D. 5-METODOLOGIAS: Aula expositiva, atividades individuais, em dupla, em grupos e coletivas, de diversas modalidades como leituras, dinâmicas, jogos, resolução de exercícios, questões dissertativas e testes.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 48: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

48

6- RECURSOS DIDÁTICOS: Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, projetor multimídia, projetor de transparências, material impresso como textos, livros, revistas, jornais, manuais, cartazes, anfiteatro e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados através da participação efetiva em sala de aula nas atividades propostas, realização de tarefas durante as aulas e/ou em casa, testes, trabalhos e provas. Tais métodos de avaliação podem ser aplicados aos alunos individualmente ou em grupo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MOURÃO, L.. (Orgs.). Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de Recursos Humanos: como incrementar talentos na empresa. 7.ed. Barueri: Manole, 2008. BOOG, G. (Coord.). Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um guia de operações. São Paulo: Pearson Education do Brasil., 2001.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BELASCO, J. A.; STAYER, R. C. Vôo do búfalo: decolando para a excelência, aprendendo a deixar os empregados assumirem a direção. Rio de Janeiro: Campus, 2000. DRUCKER, P. F. Fator Humano e Desempenho: o melhor de Peter F. Drucker sobre administração. São Paulo: Pioneira, 1997. KANAANE, R.; ORTIGOSO, S. Manual do Treinamento e Desenvolvimento do potencial humano. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2010. MOURÃO, L.. (Orgs.). Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. RABELO, I. S. Treinamento e Desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Fabiana Alexandre Ferreira

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 49: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

49

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Legislação Empresarial e Tributária

Código: LETG4

Ano/ Semestre: 4º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Estudo da legislação empresarial e tributária como contexto da gestão dos recursos humanos das empresas. Compreensão das implicações da legislação na gestão empresarial. 3-OBJETIVOS:

Proporcionar aos alunos uma compreensão geral da legislação empresarial, sobretudo da estrutura jurídica das sociedades empresárias em suas diversas formas, os pontos essenciais de um contrato social, e a funcionalidade dos títulos de crédito. Proporcionar uma visão técnica da legislação tributária, especialmente relacionada aos tipos de tributos e aos aspectos particulares de seus fatos geradores, bem como as obrigações tributárias principais e acessórias mais importantes para o profissional da área de recursos humanos. Desenvolver o raciocínio analítico e crítico.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Legislação Empresarial: evolução histórica do comércio e do direito comercial; introdução a legislação empresarial; relação com os demais sub-ramos do direito; direito societário: início da personalidade jurídica; contratos sociais; representação da pessoa jurídica; todos os tipos de sociedade empresária: classificação quanto à responsabilidade dos sócios; denominação, ração social e firma; funcionalidade – principais normas jurídicas específicas; títulos de crédito. Legislação tributária: introdução e história dos tributos; os princípios tributários; legislação tributária; conceituação e classificação dos tributos; obrigação tributária e fato gerador; crédito tributário e lançamento; extinção do crédito tributário; principais impostos federais, estaduais e municipais; administração

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 50: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

50

tributária – fiscalização, dívida ativa e certidão negativa; processo administrativo e processo judicial. 5-METODOLOGIAS: Os conceitos e teorias serão abordados em aulas expositivo-dialógicas, priorizando a participação ativa do aluno com questionamentos e discussões. Serão realizados trabalhos em grupo em sala de aula, permitindo ao aluno discutir com os colegas os assuntos lecionados, questionar o professor e solicitar seu auxílio, e buscar a solução de problemas e situações relacionadas com a matéria. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

Sala de aula, quadro e pincel, projetor multimídia, projetor de transparências, material impresso como textos, livros, revistas, jornais e manuais.

7- AVALIAÇÃO:

Trabalhos e provas aplicados aos alunos individualmente ou em grupo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

SARAIVA. Vade Mecum Compacto. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. COELHO, Fábio U. Manual de Direito Comercial. 17 ed. São Paulo: Saraiva, 2006. DOWER, Nelson G. B. Instituições de Direito Público e Privado. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FUHER, Maximilianus C. A. Resumo de Direito Tributário. 23 ed. São Paulo: Malheiros, 2012. FUHER, Maximilianus C. A. Resumo de Direito Comercial - Empresarial. 42 ed. São Paulo: Malheiros, 2012. REBELLO, Ruy P. e NASCIMENTO, Amauri M. Instituições de Direito Público e Privado. 24ª ed.. São Paulo: Atlas, 2006. ISBN: 85-224-3784-X ICHIHARA, Yoshiaki. Direito Tributário. 18 ed.. São Paulo: Atlas, 2012. ISBN: 85-224-4424-4 MARTINS, Sérgio P. Instituições de Direito Público e Privado. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Alexandre Montagna Rossini

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 51: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

51

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Gestão do Conhecimento Código: GCOG4 Ano/ Semestre: 4º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Estudo e análise da importância da gestão do conhecimento. A gestão do conhecimento como apoio ao treinamento e desenvolvimento dos recursos humanos. 3-OBJETIVOS:

Compreender a importância do conhecimento para a organização, conhecer as características das organizações do conhecimento, identificar indicadores de mensuração do conhecimento.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Gestão do conhecimento e o ambiente competitivo atual. Conceituação. Complexidade do conhecimento. Formatos e fontes de conhecimento. Informação e conhecimento no contexto organizacional. Conhecimento tácito e explícito. Teorias e princípios da gestão de conhecimento. Etapas do processo de gestão do conhecimento. Sistemas de gestão do conhecimento. Ferramentas de gestão do conhecimento. 5-METODOLOGIAS: Para atingir os objetivos propostos, os temas serão desenvolvidos mediante aulas expositivas, estudos de casos e projeções de filmes com debates e trabalhos em grupo, visando estimular a compreensão dos conteúdos abordados e tornar as aulas mais dinâmicas e participativas. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

Os recursos utilizados serão: sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, retroprojetor, espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca.

7- AVALIAÇÃO:

As avaliações serão conduzidas de forma a estimular o senso crítico e a capacidade de análise dos alunos. Assim, os instrumentos de avaliação serão representados por provas, atividades em sala e apresentação de seminário. Desta forma, a média final dos alunos será calculada através da média aritmética das notas obtidas nas três provas, nas atividades em sala e na apresentação do seminário. Processo Final de Avaliação na Forma de Prova Escrita contemplando toda a matéria vista ao longo da disciplina.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 52: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

52

8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: STEWART, T. A. Capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 2009. KROGHT, G. V.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001. NONAKA, I. ; TAKEUCHI, H. Criação de Conhecimento na Empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 22.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do Conhecimento em Organizações - Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008. TERRA, C. J. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Negócio, 2000. FLEURY, M. T. Gestão Estratégica do Conhecimento. Atlas, 1ª Edição, 2001. CARBONE, PEDRO PAULO. Gestão Por Competências e Gestão do Conhecimento - Col. Gestão de Pessoas Editora: Fgv , 2009. SORDI, JOSÉ OSVALDO. Administração da Informação: Fundamentos e Práticas para uma Nova Gestão do Conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Luis Ricardo de Figueiredo Data

Assinatura Data Assinatura

Page 53: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

53

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Sistemas de Gestão de Dados em Recursos Humanos

Código: SGDG4

Ano/ Semestre: 4º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

14,5 - - 14 -

2- EMENTA: Estudo e utilização de ferramentas computacionais aplicadas à gestão dos dados das empresas.

3-OBJETIVOS: Entender a estrutura e aplicações da extração de conhecimento de bases de dados na empresa.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Conceitos, estrutura e visão geral da construção armazém de dados. Exemplos de aplicações em RH. Projeto e consultas. Importação e exportação de dados, apresentação de dados em planilhas eletrônicas. Divulgação de dados em Intranet. 5-METODOLOGIAS: Aulas teóricas para conceituação de sistemas de banco de dados. Aulas práticas em laboratório de informática com software específico: sistema gerenciador de banco de dados e ferramentas para criação e gestão de armazéns de dados. Projeto aplicado. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

Os recursos utilizados serão: sala de aula, quadro e pincel, computadores, projetor multimídia e softwares específicos.

7- AVALIAÇÃO:

Provas teóricas individuais e projeto prático em equipe. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 54: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

54

DAVENPORT, T H; MORISON, R; HARRIS, J. Inteligencia Analitica Nos Negocios. CAMPUS, 2010. ELMASRI, NAVATHE. Sistemas de Banco de Dados. 4ª. Ed. São Paulo: Pearson, 2005. SILVA, Flávio Soares Corrêa; SETZER, Valdemar W. Banco de Dados - Aprenda o que São Banco de Dados, Melhore seu Conhecimento, Construa os seus. Editora: Edgard Blucher, 2005.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MACHADO, F. N. R. Tecnologia e Projeto de Data Warehouse. São Paulo: Érica, 2004. INMON, W. H., TERDEMAN, R. H., IMHOFF, C. Data Warehousing – Como Transformar Informações em Oportunidades de Negócios. São Paulo: Berkeley, 2001. KUMAR V., STEINBACH M., TAN P., Introdução ao Data-Mining - MINERAÇÃO DE DADOS. Ciência Moderna, 2009. KORTH H. F., SUDARSHAN S., SILBERSCHATZ A., Sistema de Banco de Dados. Campus, 6ª. Edição, 2012. TURBAN, E.; WETHERBE, J. C.; MCLEAN, E.; LEIDNER, D. Tecnologia Da Informação Para Gestão, 6ª. Ed. Bookman, 2010.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Marília Guimarães Pinheiro

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 55: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

55

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Inglês Instrumental I Código: INGG5 Ano/ Semestre: 5º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Ler e interpretar textos em inglês de diferentes origens, sobretudo os derivados da área. Reconhecer os recursos expressivos da linguagem, de modo a facilitar a compreensão dos textos em inglês. Adquirir vocabulário específico para a compreensão e interpretação dos textos da área empresarial.

3-OBJETIVOS: Possibilitar ao aluno desenvolver mecanismos de compreensão da língua inglesa e proporcionar o conhecimento gramatical da mesma, além de possibilitar a compreensão das estratégias de leitura.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Estratégias de leitura em língua estrangeira (língua inglesa): predição sobre o texto; compreensão geral; compreensão de pontos principais; compreensão detalhada; skimming; cognatos; dicas tipográficas; palavras de referência; formação de palavras (prefixos e sufixos); marcadores de substantivos; grupos nominais; palavras-chave; estrutura de parágrafos (topic and supporting sentences); tempos verbais; resumo do texto na língua materna. Textos versando sobre diferentes aspectos do tópico e vocabulário relacionado aos diferentes pontos trabalhados, além de textos específicos da área de gestão de recursos humanos. Tópicos gramaticais: Adjetivos e advérbios nos modos comparativo e superlativo, Past Continuous e Past Perfect, Modal auxilairy verbs, Present Perfect em contraste com Simple Presen, Voz Passiva Discurso direto e indireto. 5-METODOLOGIAS: Aula expositiva, atividades individuais, em dupla, em grupos e coletivas, de diversas modalidades como: leituras, dinâmicas, jogos, resolução de exercícios, questões dissertativas, testes, composição de textos curtos (resumos), letras de músicas, trechos de filmes, trechos de livros e ilustrações.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 56: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

56

6- RECURSOS DIDÁTICOS:

Quadro branco, material impresso como textos, livros, revistas, jornais, manuais, cartazes; retro projetor – transparências; dicionários bilíngues, monolíngues (gerais e técnicos); DVDs; CDs. 7- AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados: (1) participação efetiva em sala de aula nas atividades propostas de leitura e compreensão de textos; realização de tarefas durante as aulas e/ou em casa, (2) provas bimestrais. Tais métodos de avaliação podem ser aplicados aos alunos individualmente ou em grupo. Instrumento final de avaliação para soma e totalização da média exigida. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GUANDALINI, E. O. Técnicas de leitura em inglês: ESP - English for Specific Purposes: estágio 1. São Paulo: Textonovo, 2002. IBBOTSON, M.; STEPHENS, B. Business Start-up 1 - Student’s Book. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. SOUZA, A. G. F; ABSY, C. A.; COSTA, G. C.; MELLO, L. F. Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. 2. ed. São Paulo: Disal, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BIAGGI, E. T. K; STAVALE, E. B. Easy Way: glossário de negócios Ing/Port-Port/Ingl. São Paulo: Disal, 2005. LONGMAN. Longman dicionário escolar Ing/Port-Port/Ingl para estudantes brasileiros. 2.ed. Pearson, 2009. MASCULL, B. Business Vocabulary in Use (Elementary). Cambridge: Cambridge University Press, 2006. MURPHY, R. Essential Grammar in Use: gramática básica da língua inglesa (com respostas). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. NASH, M. G. Real English: vocabulário, gramática e funções a partir de textos em inglês. São Paulo: Disal, 2012.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Andréia Dias Ianuskiewtz Data

Assinatura Data Assinatura

Page 57: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

57

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Avaliação de Desempenho e Competências

Código: AVDG5

Ano/ Semestre: 5º. Nº aulas semanais: 6 Total de aulas: 76 Total de horas: 85,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

85,5 - - - -

2- EMENTA: Entender e refletir sobre o comportamento humano nas organizações e os aspectos que influenciam seu desempenho. Conhecer os principais sistemas de gestão e avaliação de desempenho.

3-OBJETIVOS: Esta disciplina visa fornecer aos alunos conhecimentos técnicos e práticos sobre a gestão e a avaliação de desempenho. Pretende-se oferecer uma visão da evolução dos conceitos e suas utilidades, dos métodos de avaliação e estratégicas de implantação de sistemas de gestão/avaliação de desempenho.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Gestão e Avaliação de Desempenho: evolução, conceitos e usos, Métodos tradicionais de Avaliação de Desempenho. Elaboração de sistemas de Gestão/Avaliação de Desempenho. Estratégicas de implantação de sistemas de Gestão/Avaliação de Desempenho. Métodos atuais: Avaliação de desempenho baseada em resultados e Avaliação de desempenho baseada em Competências. Gestão de Desempenho. 5-METODOLOGIAS: Para atingir os objetivos propostos, os temas serão desenvolvidos mediante aulas expositivas, estudos de casos e projeções de filmes com debates e trabalhos em grupo, visando estimular a compreensão dos conteúdos abordados e tornar as aulas mais dinâmicas e participativas. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 58: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

58

Os recursos utilizados serão: sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, retroprojetor, espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca.

7- AVALIAÇÃO:

As avaliações serão conduzidas de forma a estimular o senso crítico e a capacidade de análise dos alunos. Assim, os instrumentos de avaliação serão representados por provas, atividades em sala e apresentação de seminário. A média final dos alunos será calculada através da média aritmética das notas obtidas nas provas, nas atividades em sala e na apresentação de seminário. Processo Final de Avaliação na Forma de Prova Escrita contemplando toda a matéria vista ao longo da disciplina. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: LEME, R. Avaliação De Desempenho Com Foco Em Competencia: A Base Para Remuneração Por Competência, Editora QUALITYMARK, 2008. CHIAVENATO, I. Desempenho Humano nas Empresas: Como Desenhar Cargos e Avaliar o Desempenho. 6. ed. Barueri: Manole, 2008. DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas S.A., 2004. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: LEANDRO, A. M. Avaliação de desempenho. Rio de Janeiro: Wak, 2009. BERGAMINI, C.W.; BERALDO, D.R. Avaliação de Desempenho Humano na Empresa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992. LOPES, N. V. Gestão estratégica de desempenho. Qualitymark, 2009. SILVERSTEIN, B. Avaliação de desempenho. São Paulo: SENAC, 2011. SOUZA, V. L. Gestão de Desempenho: Julgamento ou Diálogo? Rio de Janeiro: FGV, 2002.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Fabiana Alexandre Ferreira

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 59: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

59

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Gestão de Carreiras Código: GCAG5 Ano/ Semestre: 5º. Nº aulas semanais: 4 Total de aulas: 76 Total de horas: 57 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

57 - - - -

2- EMENTA: Esta disciplina visa oferecer subsídios para que o gestor de RH possa aplicar os conceitos de gestão de carreira como um instrumento de diferenciação na busca pela satisfação, motivação e retenção de talentos na organização.

3-OBJETIVOS: Apresentar as principais estruturas de carreiras, tendências e desafios do mercado de trabalho. Aplicar técnicas para diagnósticos e planejamento de carreira. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Conceito de carreira. Responsabilidade das empresas e pessoas na gestão da carreira. Tendências na gestão de carreira. Mercado de trabalho e perfil profissional. Desemprego, empregabilidade e orientação profissional. Expectativas. Diagnóstico e autodiagnóstico. Competências como diferencial. Planejamento e direcionamento da carreira. 5-METODOLOGIAS: Para atingir os objetivos propostos, os temas serão desenvolvidos mediante aulas expositivas, estudos de casos e projeções de filmes com debates e trabalhos em grupo, visando estimular a compreensão dos conteúdos abordados e tornar as aulas mais dinâmicas e participativas. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

Os recursos utilizados serão: sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, retroprojetor, espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca.

7- AVALIAÇÃO:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 60: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

60

As avaliações serão conduzidas de forma a estimular o senso crítico e a capacidade de análise dos alunos. Provas, atividades em sala e apresentação de seminário. A média final dos alunos será calculada através da média aritmética das notas obtidas nas provas, nas atividades em sala e na apresentação de seminário. Processo Final de Avaliação na Forma de Prova Escrita contemplando toda a matéria vista ao longo da disciplina. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BALASSIANO, M.; COSTA, I. S. A. (Org.). Gestão de Carreiras: Dilemas e Perspectivas. SP: Atlas, 2006. DUTRA, J. S. Administração de Carreira. São Paulo: Atlas, 2007. PONTES, BENEDITO RODRIGUES. Administração de Cargos e Salários - Carreira e Remuneração, Editora: LTR, 2010.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DUTRA, JOEL SOUZA. Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea, Editora ATLAS, 2010. VELOSO, E.; TREVISAN, L. Produtividade e Ambiente de Trabalho - Gestão de Pessoas e Carreiras. Senac São Paulo, 2005. ROSA, JOSÉ ANTÔNIO. Carreira - Planejamento e Gestão, Ed. Cengage Learning, 2011 DIAS, MARIA SARA DE LIMA; SOARES, DULCE HELENA PENNA. Planejamento de Carreira: Uma Orientação para Estudantes Universitários. ED. VETOR, 2009. FARIA, VIVIAN MAERKER, Manual de Carreira, ED. SARAIVA 2009.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Luis Ricardo de Figueiredo Data

Assinatura Data Assinatura

Page 61: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

61

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Introdução ao Marketing Código: MKTG5 Ano/ Semestre: 5º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Propiciar ao aluno condições de conhecer e refletir sobre os termos conceituais e práticos do Marketing. 3-OBJETIVOS:

Possibilitar ao aluno o atendimento do sistema de Marketing para formular questionamentos relacionados com o meio ambiente, comportamento do consumidor e avaliar sua importância sobre os negócios da empresa. Propiciar condições para a elaboração de um plano de Marketing, perceber sua utilidade para o alcance dos objetivos organizacionais.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Definições e conceitos de marketing. Análise e pesquisa de marketing. Administração do produto e da promoção. A concorrência e o preço sob enfoque de marketing. Canais de distribuição. Administração de vendas, controle de informações no marketing. Aspectos legais. O marketing em empresas sem fins lucrativos. Plano de marketing. 5-METODOLOGIAS: Para atingir os objetivos propostos, os temas serão desenvolvidos mediante aulas expositivas, estudos de casos e projeções de filmes com debates e trabalhos em grupo, visando estimular a compreensão dos conteúdos abordados e tornar as aulas mais dinâmicas e participativas. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

Os recursos utilizados serão: sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, retroprojetor, espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 62: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

62

7- AVALIAÇÃO:

As avaliações serão conduzidas de forma a estimular o senso crítico e a capacidade de análise dos alunos. Provas, atividades em sala e apresentação de seminário. A média final dos alunos será calculada através da média aritmética das notas obtidas nas provas, nas atividades em sala e na apresentação de seminário. Processo Final de Avaliação na Forma de Prova Escrita contemplando toda a matéria vista ao longo da disciplina. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

COBRA, M. Marketing Básico: uma perspectiva brasileira. 4ª Ed. São Paulo, Atlas,1997. KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2006. URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Gestão do composto de marketing: Visão Integrada de Produto, Preço, Distribuição e Comunicação. Táticas para Empresas Brasileiras. Casos e Aplicações. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: AMBRÓSIO, V. Plano de Marketing: um roteiro para a ação. 2ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2012. KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2008. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P.; ENGEL, J. F. Comportamento do Consumidor. 9ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. WESTWOOD, J. O Plano de Marketing. 3ª Ed. São Paulo: M. Books, 2007.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Amanda Ribeiro Vieira Data

Assinatura Data Assinatura

Page 63: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

63

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Tecnologia da Informação na Gestão

Código: TIGG5

Ano/ Semestre: 5º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

14 - - 14,5 -

2- EMENTA: Conhecimento e uso dos principais modelos e sistemas de tecnologia da informação nas empresas. Reconhecer as entradas e saídas destes sistemas e sua importância na gestão empresarial. 3-OBJETIVOS:

Apresentar e avaliar recursos tecnológicos para renovação do perfil de liderança nas organizações, inteligência competitiva sob a ótica da gestão empresarial. Apresentar os principais recursos de tecnologia da informação aplicados à gestão de negócios.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Tecnologia da Informação nas empresas. Importância das ferramentas de inteligência nos negócios, para análise rápida e estruturada na tomada de decisão. Conceitos de inteligência competitiva, novos modelos para sistema de liderança das organizações. A gestão da tecnologia nas empresas. Benefícios e complicadores da implantação e manutenção dos sistemas de informação gerenciais. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, estudos de casos e projeções de filmes com debates e trabalhos em grupo. Aulas práticas em laboratório de informática com software específico para inteligência em negócios. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 64: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

64

Sala de aula, quadro e pincel, vídeo, computadores, projetor multimídia e softwares específicos para a área.

7- AVALIAÇÃO:

Provas, exercícios práticos em laboratório. A média final dos alunos será calculada através da média aritmética das notas obtidas nas provas e atividades em sala. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

TURBAN, E.; WETHERBE, J. C.; MCLEAN, E.; LEIDNER, D. Tecnologia Da Informação Para Gestão, 6ª. Ed. Bookman, 2010. CARVALHO, T. C. M. B. Tecnologia Da Informaçao - Tempo De Inovaçao. MACKRON, 2009. CLÁUDIO, Silveira. Inteligência nos Negócios. São Paulo: Qualytmark, 2005.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: LAUDON K., LAUDON J. , Sistemas de Informação Gerenciais. Pearson Brasil, 9ª. Edição, 2011. TURBAN, E.; ARONSON, J. E.; KING, D.; SHARDA, R. Business Intelligence - Um Enfoque Gerencial para a Inteligência do Negócio, Artmed, 2009. SORDI, J. O. Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios.Atlas, 2003. DAVENPORT, T H; MORISON, R; HARRIS, J. Inteligencia Analitica Nos Negocios. Campus, 2010. INMON, W.H., TERDEMAN, R.H., IMHOFF, C. Data Warehousing – Como Transformar Informações em Oportunidades de Negócios. São Paulo: Berkeley, 2001.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Marília Guimarães Pinheiro

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 65: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

65

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Metodologia e Redação Científica

Código: REDG5

Ano/ Semestre: 5º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Apresentação da natureza e prática da pesquisa. Desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Desenvolvimento dos recursos necessários para a produção de textos adequados à divulgação de pesquisas científicas e tecnológicas. Discutir os aspectos da estrutura e da forma adequadas à produção acadêmica.

3-OBJETIVOS: Preparar o aluno para a elaboração e execução do Projeto de Pesquisa em Recursos Humanos. Oferecer subsídios para a elaboração, divulgação e apresentação de textos e artigos acadêmicos no que se refere a sua estrutura e forma.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: A natureza da pesquisa científica. A prática da pesquisa: sistema de produção científica, dimensões da pesquisa, etapas do trabalho científico, partes de um trabalho científico, o discurso científico, variáveis e níveis de mensuração, delineamento da pesquisa, amostragem, coleta e tabulação de dados quantitativos, introdução à análise quantitativa e qualitativa dos dados. O projeto de pesquisa. Estrutura do projeto de pesquisa. Exemplo prático de pesquisa. Exemplo de projeto de pesquisa. Principais índices de busca científica na Internet. Padrão ABNT: aspectos convencionais, citações, referências bibliográficas etc. A redação do texto e/ou artigo científico – estrutura, título, resumo, palavras-chaves, introdução, métodos, revisão bibliográfica, resultados, discussão, considerações finais, bibliografia, agradecimentos, apêndices, aspectos gráficos, notas, figuras, tabelas.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 66: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

66

Espaços e tipos de publicações acadêmicas. O processo para a publicação – escolha do meio para a publicação, o compartilhamento de autoria, linhas editoriais, revisores, ações em relação ao aceite ou recusa de artigos, divulgação em congressos e afins. Ferramentas Computacionais para apoio a estrutura, redação e tradução. A apresentação de trabalhos.

5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, leitura, análise, exposição e discussão crítica e metodológica de conteúdos de diferentes mídias (livros, periódicos, bases científicas, anais, etc ).

6- RECURSOS DIDÁTICOS:

Quadro branco e marcador, data show, conteúdos de páginas da Internet, periódicos e anais, palestras.

7- AVALIAÇÃO:

Projeto de pesquisa desenvolvido em grupo (avaliação 1: nota de 0,0-5,0) e apresentação oral individual do projeto de pesquisa (avaliação 2: nota de 0,0-5,0). A nota final será o resultado da somatória das notas das avaliações 1 e 2. Recuperação final, se necessária, por meio de reapresentação das avaliações 1 e 2.

8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FIGUEIREDO, A. M.; Souza, S. R. G. Projetos, Monografias, Dissertações e Teses - Da Redação Científica À Apresentação do Texto Final. Lumen Juris, 2005. OLIVEIRA, J. L. Texto Acadêmico - Técnicas de Redação e de Pesquisa Científica. Vozes, 2005. ABRAHAMSOHN, P. A.; Redação Científica. Editora Guanabara-Koogan, 2004. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: RUDIO, F. V. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Vozes, 2003. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Solza. 21. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. (Estudos; 85). SALOMON, Décio V. Como fazer uma monografia. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Ferramentas). ARNAVAT, Antonia R.; DUEÑAS, Gabriel G. Como elaborar e apresentar teses e trabalhos de pesquisa. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006. LÜDORF, Sílvia M. A. Metodologia da pesquisa: do projeto à monografia. Rio de Janeiro: Shape, 2004.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Reinaldo Tronto

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 67: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

67

Page 68: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

68

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Ética Empresarial Código: ETIG5 Ano/ Semestre: 5º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Reflexão sobre os fundamentos, abrangência e especificidade da Ética e da Conduta Humana na sociedade, na profissão e nos negócios. Discussão sobre importância da ética no trabalho.

3-OBJETIVOS: Apresentar e refletir sobre os conceitos de Ética Empresarial, Profissional, Direitos Humanos e do Consumidor e Desenvolvimento Sustentável.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Fundamentos, abrangência e especificidade da Ética: origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes. Conduta humana. Responsabilidade, determinismo e liberdade. Ética profissional: dimensão pessoal e social. Valores éticos e modernidade. Ética nas empresas e nos negócios. Código de Ética. Desenvolvimento sustentável. Direitos humanos. O código de defesa do consumidor. O código de ética profissional. Responsabilidade técnica. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, leitura, análise, exposição e discussão crítica e metodológica de conteúdos de diferentes mídias (material didático, jornais, revistas, livros, filmes, etc.). 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

Quadro branco e marcador, data show, jornais, revistas, conteúdos de sites da internet e, principalmente, textos que serão disponibilizados ao longo do ano e que constituirão a apostila do curso. 7- AVALIAÇÃO:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 69: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

69

Três avaliações escritas com questões objetivas e/ou dissertativas. As avaliações poderão, eventualmente, ser substituídas por trabalhos individuais ou em grupo, ficando a critério do professor decidir pela melhor e mais adequada forma de avaliação. A nota final será feita pela média das notas das avaliações. Para o aluno com rendimento insuficiente, será oferecida recuperação final na forma de instrumento final de avaliação, ou por meio de prova escrita com questões objetivas e/ou dissertativas ou por meio de trabalho individual, na qual deve ser avaliado todo o conteúdo desenvolvido na disciplina. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ARAÚJO JÚNIOR, Marco Antônio. Elementos do Direito: Ética Profissional. São Paulo: Editora Premier Máxima, 2009. MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2007. SÁ, Antonio Lopes. Ética Profissional. São Paulo: Atlas, 2001.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARRUDA, M. C. et al. Fundamentos da ética empresarial e econômica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009. ASHLEY, Patrícia. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Saraiva, 2001. MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2007. NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. 9 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012. PONCHIROLLI, Osmar. Ética e Responsabilidade Social Empresarial. São Paulo: Juruá Editora, 2007. ISBN: 978853621728-4

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Carlos Alexandre Terra Data

Assinatura Data Assinatura

Page 70: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

70

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Clima e Cultura Organizacional

Código: CCOG6

Ano/ Semestre: 6º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: A disciplina tem por objetivo proporcionar uma compreensão ampla dos temas Clima e Cultura Organizacional e suas implicações para a gestão dos recursos humanos nas empresas. 3-OBJETIVOS:

Serão discutidas as semelhanças e diferenças entre Clima e Cultura Organizacional, bem como o caráter evolutivo dos conceitos. Também fornecer aos alunos subsídios que permitam o diagnóstico de traços culturais da organização e as variáveis formadoras de seu clima como instrumento facilitador do exercício do papel gerencial de gestão de pessoas. Além da compreensão de como a cultura nacional pode influenciar a cultura organizacional.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: A Cultura Nacional (Cultura Afro-Brasileira e Indígena) e sua influência na Cultura Organizacional. Conceito e diagnóstico de Clima e Cultura Organizacional. Gerenciamento do Clima e da Cultura Organizacional. Relações de poder. Poder como forma de expressão cultural. Processo de mudança: fases; impacto na cultura da organização. 5-METODOLOGIAS: Aula expositiva, atividades individuais, em dupla, em grupos e coletivas, de diversas modalidades como leituras, dinâmicas, jogos, resolução de exercícios, questões dissertativas e testes. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 71: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

71

Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, projetor de transparências, material impresso como textos, livros, revistas, jornais, manuais, cartazes, anfiteatro e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados através da participação efetiva em sala de aula nas atividades propostas, realização de tarefas durante as aulas e/ou em casa, testes, trabalhos e provas. Tais métodos de avaliação podem ser aplicados aos alunos individualmente ou em grupo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

PASCHINI, S. Estrhategia: alinhando cultura organizacional e estratégia de RH a estratégia de negócio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. DIAS, R. Cultura organizacional. Campinas: Editora Alínea, 2003. LUZ, R. Gestão do clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: SCHEIN, E. H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009. RUSSO, G. M. Diagnóstico da cultura organizacional. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2010. FLEURY, M. T.; FISCHER, R.M. (coords.). Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1996. MOL, A. L. R.; FERNANES, A. S. A.; TINOCO, D. S; BORGES, D. F.; ALLOUFA, J. M.; ARAUJO, M. A. D. Clima Organizacional na Administração Pública. FGV Editora, 2010. ISBN: 9788522508327. LUCK, H. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. 2ª Ed. Vozes, 2011.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Amanda Ribeiro Vieira Data

Assinatura Data Assinatura

Page 72: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

72

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Inglês Instrumental II Código: INGG6 Ano/ Semestre: 6º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Reconhecer o hábito de ler como a técnica de leitura mais eficaz na compreensão de textos e como a forma mais eficiente de apreensão de informações. Tornar-se leitor ativo, capaz de conscientemente escolher textos e de interagir com eles de forma crítica e seletiva por meio de técnicas dinâmicas de leitura. Ser capaz de produzir enunciados corretos e apropriados ao contexto das rotinas empresariais, a partir da leitura e da interpretação de textos em inglês.

3-OBJETIVOS: Possibilitar ao aluno desenvolver mecanismos de compreensão da língua inglesa e aprofundar o conhecimento gramatical da mesma, além de possibilitar a compreensão das estratégias de leitura. Conhecer e usar a língua inglesa como instrumento de acesso a informações relevantes. Treinar as principais estruturas gramaticais; formas expressivas mais usuais nas redações técnicas; análise de terminologias específicas das áreas técnicas de: administração, informática e automação industrial.

4-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Aprofundamento dos tópicos da primeira parte da disciplina. Aperfeiçoar processos de descobrir significados de palavras e expressões pelo contexto (sem uso do dicionário); fazer inferências; fazer predição do assunto do texto antes da leitura em si; reconhecer público alvo do texto (leitor); entender detalhes do texto; entender idéia principal do texto; reconhecer ponto de vista do autor do texto; resumir o texto usando a língua materna (português); reconhecer fonte do texto; entender palavras de referência (pronomes); entender seqüência de eventos do texto; reconhecer similaridade nos significados das palavras do texto; entender organização do texto.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 73: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

73

5-METODOLOGIAS: Aula expositiva, atividades individuais, em dupla, em grupos e coletivas, de diversas modalidades como: leituras, dinâmicas, jogos, resolução de exercícios, questões dissertativas, testes, composição de textos curtos (resumos), letras de músicas, trechos de filmes, trechos de livros e ilustrações. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

Quadro branco, material impresso como textos, livros, revistas, jornais, manuais, cartazes; retro projetor – transparências; dicionários bilíngues, monolíngues (gerais e técnicos); DVDs; CDs. 7- AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados: (1) participação efetiva em sala de aula nas atividades propostas de leitura e compreensão de textos; realização de tarefas durante as aulas e/ou em casa, (2) provas bimestrais. Tais métodos de avaliação podem ser aplicados aos alunos individualmente ou em grupo. Instrumento final de avaliação para soma e totalização da média exigida. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GUANDALINI, E. O. Técnicas de leitura em inglês: ESP - English for Specific Purposes: estágio 1. São Paulo: Textonovo, 2002. IBBOTSON, M.; STEPHENS, B. Business Start-up 1 - Student’s Book. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. SOUZA, A. G. F; ABSY, C. A.; COSTA, G. C.; MELLO, L. F. Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. 2. ed. São Paulo: Disal, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BIAGGI, E. T. K; STAVALE, E. B. Easy Way: glossário de negócios Ing/Port-Port/Ingl. São Paulo: Disal, 2005. LONGMAN. Longman dicionário escolar Ing/Port-Port/Ingl para estudantes brasileiros. 2.ed. Pearson, 2009. MASCULL, B. Business Vocabulary in Use (Elementary). Cambridge: Cambridge University Press, 2006. MURPHY, R. Essential Grammar in Use: gramática básica da língua inglesa (com respostas). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. NASH, M. G. Real English: vocabulário, gramática e funções a partir de textos em inglês. São Paulo: Disal, 2012.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Andréia Dias Ianuskiewtz Data

Assinatura Data Assinatura

Page 74: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

74

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Gestão da Qualidade Código: GQDG6 Ano/ Semestre: 6º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Desenvolver uma visão estratégica da Qualidade demonstrando a relação entre os fatores: qualidade e custo. Compreender a importância da atuação dos profissionais para melhoria das organizações. 3-OBJETIVOS:

Orientar a atuação dos participantes como agentes de mudanças em suas organizações, através das técnicas e metodologias para a melhoria dos processos produtivos e de prestação de serviços.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Conceito, Histórico, Importância e Evolução da Qualidade; Gestão e Princípios da Qualidade Total, Aspectos Humanos da Qualidade; Visão Sistêmica; Custos da Qualidade; Sistemas de Gestão da Qualidade e as Normas ISO; Programa 5S; O Ciclo P.D.C.A.; As Ferramentas da Qualidade; Métodos para Análise e Solução de Problemas; A metodologia seis sigma. 5-METODOLOGIAS: • Aula expositiva • Trabalhos em grupo • Exercícios 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

• Quadro Branco e Marcador • Retro-projetor • Transparências • Projetor Multimídia

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 75: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

75

• Material para estudo – transparências utilizadas em sala de aula.

7- AVALIAÇÃO:

Avaliação teórica / Prova Escrita e Trabalhos em Grupo. Recuperação Final com prova escrita. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

PALADINI, E. P. Gestão Estratégica da Qualidade, Princípios, Métodos e Processos. 2ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2009. CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia 8ª edição, Nova Lima: INDG – Tecnologia e Serviços Ltda., 2004. CARVALHO, P. C. Programa 5S e a Qualidade Total. 4ª edição, Campinas: Editora Alínea e Átomo, 2006.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CARPINETTI, L.C.R., MIGUEL, P. A. C., GEROLANO, M. C. Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 – Princípios e requisitos. 4ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2011. CAMPOS, V. F. Gerenciamento pelas Diretrizes. 4ª edição, Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004. CAMPOS, V. F. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 8ª edição, Nova Lima: INDG – Tecnologia e Serviços Ltda., 2004. CARVALHO, M. M., PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. 2ª edição, Rio de Janeiro, Editora: Campus / Elsevier, 2012 VIEIRA, S. Estatística para a Qualidade. 2ª edição, Rio de Janeiro: Editora Campus / Elsevier, 2011.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Antônio Luiz Zorzetto Data

Assinatura Data Assinatura

Page 76: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

76

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Projeto Aplicado a Recursos Humanos

Código: PRJG6

Ano/ Semestre: 6º. Nº aulas semanais: 4 Total de aulas: 76 Total de horas: 57 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

14,25 - 42,75 - -

2- EMENTA: Reflexão sobre o tratamento interdisciplinar na construção de um projeto de recursos humanos. Proporcionar ao aluno a oportunidade de exercer trabalho de consultoria na área de recursos humanos em empresa real ou em estudo de caso. Emprego, na prática, dos conhecimentos adquiridos no curso.

3-OBJETIVOS: Desenvolver um projeto de intervenção na área de recursos humanos de uma empresa existente, com base no diagnóstico organizacional.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Desenvolvimento do projeto de pesquisa. Diagnóstico organizacional. Elaboração do Projeto de Consultoria. Proposta de Intervenção. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas para orientação geral e apresentação de trabalhos. Orientação de trabalho prático individual ou em grupo. Atendimento aos alunos presencial ou a distância.

6- RECURSOS DIDÁTICOS:

Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, vídeo, computador, projetor multimídia, espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca.

7- AVALIAÇÃO:

Avaliação do projeto final do grupo (nota de 0,0 a 5,0) e avaliação da apresentação oral individual do projeto final (nota de 0,0 a 5,0). A nota final será o resultado da somatória das notas das avaliações. Recuperação final, se necessária, por meio de reapresentação das avaliações.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 77: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

77

8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos: guia prático par elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2003. CARVALHO, Iëda M. V. , LEITE, L. A. M. C. et al. Consultoria em gestão de pessoas. 2. ed. FGV, 2009. BLOCK, P. Consultoria – o desafio da liberdade: um guia para colocar em prática todo o seu conhecimento. São Paulo: Makron Books, 2001.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BASTOS, M. I. P. L. O Direito e o avesso da consultoria – como proceder mudanças organizacionais através de um processo de consultoria profissional seguro e eficaz. São Paulo: Makron books, 1999. ORLICKAS, E. Consultoria interna de recursos humanos: pesquisa e benchmarking em empresas de ponta. São Paulo: Futura, 2001. FIGUEIREDO, A. M.; Souza, S. R. G. Projetos, Monografias, Dissertações e Teses - Da Redação Científica À Apresentação do Texto Final. Lumen Juris, 2005. OLIVEIRA, J. L. Texto Acadêmico - Técnicas de Redação e de Pesquisa Científica. Vozes, 2005. ABRAHAMSOHN, P. A.; Redação Científica. Editora Guanabara-Koogan, 2004.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Reinaldo Tronto

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 78: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

78

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Código: RSSG6

Ano/ Semestre: 6º. Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Refletir sobre a importância da responsabilidade social empresarial para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ações e políticas empresariais nesse contexto. 3-OBJETIVOS: Estimular uma postura crítica e analítica em relação ao papel do profissional na incorporação da responsabilidade social e da sustentabilidade na gestão da empresa. Aplicar abordagens e ferramentas de gestão para analisar e decidir como diagnosticar; planejar; implementar e avaliar a atividade de responsabilidade social nas empresas. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade. Importância da incorporação da responsabilidade social empresarial para o desenvolvimento sustentável. Fornecer base metodológica para o planejamento estratégico empresarial embasado nos conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade. Discutir ferramentas de gestão para diagnóstico, planejamento, implementação e comunicação com os públicos de interesse. 5-METODOLOGIAS: Aula expositiva, atividades individuais, em dupla, em grupos e coletivas, de diversas modalidades como leituras, dinâmicas, jogos, resolução de exercícios, questões dissertativas e testes. 6- RECURSOS DIDÁTICOS:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 79: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

79

Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, projetor multimídia, projetor de transparências, material impresso como textos, livros, revistas, jornais, manuais, cartazes, anfiteatro e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados através da participação efetiva em sala de aula nas atividades propostas, realização de tarefas durante as aulas e/ou em casa, testes, trabalhos e provas. Tais métodos de avaliação podem ser aplicados aos alunos individualmente ou em grupo. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALMEIDA, F. O Bom Negócio da Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002 ANDRADE, R. O. B., CARVALHO, A.B., TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental: Enfoque Estratégico Aplicado ao Desenvolvimento Sustentável. 2ed. São Paulo: Makron Books, 2002. ESTEVES, S. A.P. O Dragão e a Borboleta: Sustentabilidade e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Axis Mundi, 2000.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ASHOKA-MCKINSEY. Empreendimentos Sociais Sustentáveis. São Paulo: Peirópolis, 2001. FONTES, M. Marketing Social Revisitado. São Paulo: Cidade Futura, 2003. GOMES, A.; MORETTI, S. A responsabilidade e o social: uma discussão sobre o papel das empresas. São Paulo: Saraiva, 2007 KINLAW, D.C. Empresa Competitiva ecológica: Estratégia e ferramentas para uma administração consciente, responsável e lucrativa. São Paulo: Makron, 1997. MELO NETO, F. P.; FROES, C. Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2002.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Fabiana Alexandre Ferreira

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 80: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

80

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Sistemas Informatizados de Gestão de Recursos Humanos

Código: SIGG6

Ano/ Semestre: 6º. Nº aulas semanais: 4 Total de aulas: 76 Total de horas: 57 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

20 - - 27 -

2- EMENTA: Entendimento da gestão como sistema integrado de informações. Apresentação dos conceitos, estruturas e ferramentas para a gestão integrada das empresas. Entender as complexidades e benefícios da implantação de sistemas de gestão integrada na empresa. 3-OBJETIVOS:

Apresentar, configurar e operar os módulos de recursos humanos em sistemas integrados de gestão. Discutir e avaliar as dificuldades e benefícios de sua utilização na empresa. Capacitar o aluno a acompanhar ou participar, direta ou indiretamente, de um projeto de informatização com sistemas integrados de gestão em RH.

4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: Sistemas Integrados de Gestão. Módulo de Gestão de Recursos Humanos no contexto dos Sistemas Integrados de Gestão. Emprego e customização de sistemas integrados de gestão em recursos humanos. Objetivos do projeto; levantamento dos processos da empresa; avaliação de fornecedores de sistemas; acompanhamento do projeto; treinamento e implementação. Estudos de casos. 5-METODOLOGIAS: Aulas expositivas, estudos de casos, debates e trabalhos em grupo. Aulas práticas em laboratório de informática com software específico de gestão integrada.

6- RECURSOS DIDÁTICOS:

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 81: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

81

Sala de aula, quadro e pincel, vídeo, laboratório de informática, projetor multimídia e softwares específicos para a área.

7- AVALIAÇÃO:

Provas, exercícios práticos em laboratório. A média final dos alunos será calculada através da média aritmética das notas obtidas nas provas e atividades em sala. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

HABERKORN, ERNESTO. Gestao Empresarial Com ERP. 4ª. Ed. Totvs, 2008. GIUZIO JR, Roberto; CANUTO, S. Implementando ERP. LCTE, 2009. SOUZA, C. ALEXANDRE; SACCOL, A. ZANELA. Sistemas ERP No Brasil - Teoria E Casos. São Paulo: Atlas, 2003.

9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: KAPP K.M., Integrated Learning for ERP Sucess. St. Lucie Press/ APICS series on resource management, 2001. LAUDON K., LAUDON J. , Sistemas de Informação Gerenciais. Pearson Brasil, 9ª. Edição, 2011. KROENKE D. M., Sistemas de Informação Gerenciais. Saraiva, 2012. CAIÇARA JUNIOR, CICERO, Sistemas Integrados De Gestão ERP - Uma Abordagem Gerencial.IPBEX, 2008. COLANGELO FILHO, L. Implantação De Sistemas ERP. Atlas, 2001.

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso Marília Guimarães Pinheiro

Data

Assinatura Data Assinatura

Page 82: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

82

PLANO DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO Curso: Gestão de Recursos Humanos Componente curricular: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Código: LIBG6

Ano/ Semestre: 6º Nº aulas semanais: 2 Total de aulas: 38 Total de horas: 28,5 Conteúdos curriculares:

Pratica de ensino:

Estudos: Laboratório: Orientação de estágio:

28,5 - - - -

2- EMENTA: Marcos históricos da educação dos surdos. Atuais políticas linguísticas, educacionais e da saúde voltadas aos sujeitos surdos. Libras como língua: aspectos gramaticais e discursivos. Prática dos conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais. 3-OBJETIVOS: Discutir a influência da Língua Brasileira de Sinais no ensino-aprendizagem e na constituição das subjetividades do sujeito surdo. Apresentar políticas públicas atuais e legislação relativa à educação de surdos. Trabalhar fundamentos gramaticais, discursivos e a prática da Libras. 4-CONTEUDO PROGRAMÁTICO: História da educação dos surdos e as atuais políticas linguísticas, educacionais e de saúde voltadas ao sujeito surdo; Implementação da educação bilíngue para surdos: a função do intérprete, do instrutor/professor surdo e do professor bilíngue; o uso da Língua Brasileira de Sinais na educação de sujeitos surdos; A Língua Portuguesa como segunda língua para sujeitos surdos; Língua Brasileira de Sinais: aspectos gramaticais e discursivos; Ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. 5-METODOLOGIAS: Os conceitos e teorias serão abordados em aulas expositivo-dialógicas, baseadas em textos de autores reconhecidos da área da surdez e da educação de surdos no Brasil, bem como na legislação educacional, priorizando a participação ativa do aluno com questionamentos e discussões. Serão realizados trabalhos e atividades em grupo, além da apresentação de práticas discursivas em Libras, para o aprofundamento e aprendizagem da Libras.

CAMPUS

SERTÃOZINHO

Page 83: EMENTÁRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

83

6- RECURSOS DIDÁTICOS: Sala de aula, quadro e pincel, correio eletrônico, TV, vídeo, computador, projetor multimídia, retroprojetor, espaço do anfiteatro e acervo da biblioteca. 7- AVALIAÇÃO: A nota semestral N será composta por: A1 e A2 - Atividades de EAD: resposta a questionamentos e discussão sobre filmes com conteúdos educacionais, valendo de 0,0 a 2,5 pontos cada uma, num total de 0,0 a 5,0 pontos. S – Seminário: Apresentação seminário, em grupo, sobre educação de surdos no ambiente familiar e educacional, valendo de 0,0 a 5,0 pontos. N = (A1+A2+S) Para ser aprovado o aluno deve obter um mínimo de 75% de freqüência às aulas e nota semestral igual ou superior a 6,0 pontos. Caso fique com média anual entre 4,0 e 6,0 pontos o aluno terá direito ao exame final, que constará de uma prova valendo até 10,0 pontos. Para aprovação após o instrumento final de avaliação o aluno deve obter nota igual ou superior a 6,0 no exame final. 8-BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CAPOVILLA, F. C. e RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue: Língua de Sinais Brasileira. São Paulo, Co-Editora(s): Imprensa Oficial, 2001. FELIPE, T. Libras em contexto. Editora Universidade de Pernambuco, 2002. PEREIRA, M. C. C. Língua de Sinais e Educação do Surdo. Série de Neuropsicologia, vol.3. São Paulo: Tec Art, 1993. p.19-40. 9-BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Brasília, 25 de abril de 2002. BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 23 de dezembro de 2005. CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W. D.; MAURICIO, A. C. L. Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado trilíngüe da Língua Brasileira de Sinais (Libras) baseado em Lingüística e Neurociências Cognitivas. São Paulo: Edusp, 2010. EMMOREY, K.; BELLUGI, U.; KLIMA, E. Organização neural da língua de sinais. In: MOURA, M. C; LODI, A. C. B.; LACERDA, C. B. F.; GÓES, M. C. R. (org) Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Ed. Lovise, 2000. THOMA, A. S.; LOPES, M. C. (Orgs). A invenção da Surdez II. Santa Cruz do Sul: EDUNISC,

Professor (a) Coordenador (a) Área/ Curso

Data

Assinatura Data Assinatura