e.m. pref. joÃo matheus telles menezes bassitt, de de …

37
Pág. 1 E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BADY BASSITT,_____DE __________________ DE 2021. NOME _______________________________________ Nº____ SÉRIE: 7º ANO _______ Semana de 10 a 14/05 Leia com atenção o texto. Responda às questões abaixo. Bugio-marrom Com a importante função de dispersar sementes em seu habitat por ser alimentar de frutas e folhas, o bugio-marrom (Alouatta guariba) é o terceiro primata que vive no Brasil na lista dos 25 mais ameaçados de extinção. Endêmica da Mata Atlântica brasileira e argentina, essa espécie vem perdendo o espaço na natureza desde a chegada dos europeus na América do Sul. A exploração de recursos naturais, como a madeira, a pecuária e o cultivo extensivo de café e açúcar contribuem para a redução de habitat do animal e, consequentemente, para a sua locomoção para espaços urbanos, onde sofrem outros riscos. Embora existam alguns dados locais sobre a população do animal no Brasil, estudiosos e pesquisadores não chegaram a um consenso sobre o número total em todo o território nacional. O estudo estima que a situação seja ainda pior na Argentina, onde alguns grupos da espécie têm apenas de 20 a 50 indivíduos. Além disso, assim como o sagui-da-serra-escuro, são altamente vulneráveis à febre amarela. Os dois últimos surtos, em 2009 e 2017, afetaram fortemente as populações de bugio-marrom. Somado a isso, a desinformação levou pessoas a matarem ou ferirem o primata com a falsa crença de que poderiam ser contaminados em contato com o animal. Não é a primeira aparição do bugio-marrom na lista dos primatas mais ameaçados. A espécie também integrou a lista válida entre 2012 e 2014. Marcos Furtado 2020. Questões 1 Segundo o autor do texto, o bugio-marrom é uma espécie “endêmica da Mata Atlântica brasileira e argentina”. O que isso quer dizer? R:__________________________________________________________________________ 2 Sublinhe a expressão que retoma “bugio-marrom” neste segmento do texto: “[…] essa espécie vem perdendo o espaço na natureza desde a chegada dos europeus […] 3 Identifique os fatores que, de acordo com o texto, levam à locomoção do bugio-marrom para áreas urbanas. R:__________________________________________________________________________ 4 Releia este período do texto: “Embora existam alguns dados locais sobre a população do animal no Brasil, estudiosos e pesquisadores não chegaram a um consenso sobre o número total em todo o território nacional.”

Upload: others

Post on 31-Oct-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 1

E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES

BADY BASSITT,_____DE __________________ DE 2021. NOME _______________________________________ Nº____ SÉRIE: 7º ANO _______

Semana de 10 a 14/05

Leia com atenção o texto. Responda às questões abaixo.

Bugio-marrom

Com a importante função de dispersar sementes em seu habitat por ser alimentar de frutas e folhas, o bugio-marrom (Alouatta guariba) é o terceiro primata que vive no Brasil na lista dos 25 mais ameaçados de extinção. Endêmica da Mata Atlântica brasileira e argentina, essa espécie vem perdendo o espaço na natureza desde a chegada dos europeus na América do Sul. A exploração de recursos naturais, como a madeira, a pecuária e o cultivo extensivo de café e açúcar contribuem para a redução de habitat do animal e, consequentemente, para a sua locomoção para espaços urbanos, onde sofrem outros riscos.

Embora existam alguns dados locais sobre a população do animal no Brasil, estudiosos e pesquisadores não chegaram a um consenso sobre o número total em todo o território nacional. O estudo estima que a situação seja ainda pior na Argentina, onde alguns grupos da espécie têm apenas de 20 a 50 indivíduos.

Além disso, assim como o sagui-da-serra-escuro, são altamente vulneráveis à febre amarela. Os dois últimos surtos, em 2009 e 2017, afetaram fortemente as populações de bugio-marrom. Somado a isso, a desinformação levou pessoas a matarem ou ferirem o primata com a falsa crença de que poderiam ser contaminados em contato com o animal. Não é a primeira aparição do bugio-marrom na lista dos primatas mais ameaçados. A espécie também integrou a lista válida entre 2012 e 2014.

Marcos Furtado 2020.

Questões

1 – Segundo o autor do texto, o bugio-marrom é uma espécie “endêmica da Mata Atlântica brasileira e argentina”. O que isso quer dizer? R:__________________________________________________________________________

2 – Sublinhe a expressão que retoma “bugio-marrom” neste segmento do texto:

“[…] essa espécie vem perdendo o espaço na natureza desde a chegada dos europeus […]

3 – Identifique os fatores que, de acordo com o texto, levam à locomoção do bugio-marrom para áreas urbanas. R:__________________________________________________________________________

4 – Releia este período do texto: “Embora existam alguns dados locais sobre a população do animal no Brasil, estudiosos e

pesquisadores não chegaram a um consenso sobre o número total em todo o território nacional.”

Page 2: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 2

O vocábulo “Embora” introduz um fato: ( ) que é a causa de outro ( ) que se contrasta com outro ( ) que se admite em oposição a outro.

5 – O autor do texto informa que alguns grupos da espécie do bugio-marrom apresentam poucos indivíduos: ( ) no Brasil ( ) na Argentina ( ) na América do Sul.

6 – Na passagem “Além disso, assim como o sagui-da-serra-escuro, são altamente vulneráveis à febre amarela.”, o autor do texto: ( ) dá um exemplo ( ) faz uma comparação ( ) expressa uma conclusão.

7 – Em “Os dois últimos surtos, em 2009 e 2017, afetaram fortemente as populações de bugio-marrom.”, o termo destacado desempenha a função de: ( ) explicar ( ) intensificar ( ) complementar.

8 – O texto sobre o bugio-marrom é de natureza: ( ) ficcional ( ) científica ( ) jornalística.

Atividade 2 - Língua Portuguesa – 11/05/21.

INTERJEIÇÃO

Conceito: É a palavra que procura expressar, de modo vivo, um sentimento. Como surpresa, alegria, aplauso, emoções. Ex.: Puxa! Isso é que foi jogo! (Satisfação) Caramba! É verdade que isto é para mim? (Surpresa). Classificação da interjeição: As interjeições classificam-se segundo as emoções ou sentimentos que exprimem: Aclamação: Viva!

Advertência: Alerta! Atenção! Calma! Cuidado! Devagar! Fogo! Olha!

Agradecimento: Grato! obrigado!

Afugentamento: Fora! Passa! Rua! Sai!

Alegria: Ah! Eh! Oh! Oba! Eta! Aleluia! Viva!

Alivio: Ah! Arre! Uf! Ufa!

Animação: Avante! Coragem! Força! Vamos! Eita!

Apelo, chamamento, pedido: Alô! Hei! Psiu! Socorro! Ô! Ô!

Aplauso: Apoiado! Bravo! Bis! Parabéns! Isso! Ótimo!

Aversão: Xi! Ih! Credo!

Cessação: Basta! Chega!

Page 3: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 3

Concordância: Claro! Ótimo! Sim!

Desapontamento: Uai! UÉ! Ah!

Desejo: Oxalá! Pudera! Tomara!

Dor: Ah! Oh! Ai! Ui!

Espanto: Puxa! Nossa!

Impaciência: Hum! Puxa!

Pena: Oh! Coitado!

Reprovação: Francamente! Ora!

Satisfação: Boa! Oba! Opa!

Saudação: Ave! Olá! Oi! Salve! Adeus! Viva!

Silêncio: Psiu, Pst! Silêncio!

Terror, medo: Uh! Ui! Credo! Cruzes!

Atividades: 1 – Identifique as interjeições e as locuções interjetivas das frases. a) Xi! meu dinheiro acabou... b) Bom dia, rapazes! c) Cuidado! Você pode se machucar! d) Adeus, crianças! e) Ai! é meu pé que está embaixo! f) Meu Deus! Que miséria! g) Ai de mim, se não fizer a lição!

2 – Elabore cinco frases utilizando interjeições ou locuções interjetivas. ____________________________________________________________________________ 3 – Identifique as interjeições e classifique-as conforme os sentimentos ou emoções que exprimem. (Aversão, Alívio, Agradecimento, Reprovação, Advertência, Espanto ou Admiração, Impaciência) a) Obrigada, é muita gentileza de sua parte. _____________________________ b) Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho! ____________________________ c) Ah! Você aqui a esta hora! _________________________________________ d) Puxa! Pensei que não viesse mais. __________________________________ e) Calma, que tudo acabará bem. _____________________________________ f) Ora! Não foi assim que eu expliquei a questão. _________________________ g) Ih, que bagunça está aqui! ________________________________________ 4 – Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo e classifique-as:

Alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração.

Page 4: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 4

a) Caramba! Como ela samba! ____________________________________________________________________________ b) Cuidado! Trecho sem acostamento! ____________________________________________________________________________ c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo. ____________________________________________________________________________ d) Olá! Como passou a noite? ____________________________________________________________________________ e) Oba, as férias estão aí. ____________________________________________________________________________ f) Xi! Esse cara aqui de novo. ____________________________________________________________________________

5 – Reescreva os trechos substituindo o que estiver em destaque por interjeições. Veja o exemplo:

Já são oito horas – disse a mãe admirada. Puxa, já são oito horas – disse a mãe.

a) Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.

___________________________________________________________________________ b) Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito entusiasmo. ____________________________________________________________________________ c) Agora vamos ter a nossa casa- falou o pai, com alívio. ____________________________________________________________________________ d) Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um ar de advertência. ____________________________________________________________________________ e) O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito amedrontada. ____________________________________________________________________________ 6 – Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:

“______ que nada tenha acontecido com Maurício.”

“________! Com quem eu estou falando?”

“_______, você fala demais!”

a) ( ) Oxalá, Hum, irra.

b) ( ) Tchau, que pena, claro.

c) ( ) Hum, Claro, ué.

d) ( ) Queira Deus, Alô, Bico calado.

Page 5: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 5

7 – “Nossa Senhora! Como você pode fazer isso! ” A locução interjetiva destacada expressa:

a) ( ) Espanto. b) ( ) Saudação. c) ( ) Satisfação d) ( ) Desejo.

8 – Assinale a oração que expressa pena. a) ( ) Chega! Não aguento mais! b) ( ) Quem me dera ganhar uma herança! c) ( ) Pobre coitado! Nem casa tem. d) ( ) Bravo! Cante mais uma vez.

Atividade 3 - Língua Portuguesa – 12/05/21.

Numeral é a palavra que quantifica os seres ou indica a posição que ocupam numa

determinada ordem.

Quando apenas nomeia o número de seres, o numeral é chamado de cardinal:

- um, dois, três, cinquenta, cem, cem mil.

Quando indica a ordem que o ser ocupa numa série, o numeral é denominado ordinal:

- primeiro, segundo, terceiro, quinquagésimo, centésimo, milésimo.

Os numerais multiplicativos exprimem aumentos proporcionais de quantidade, indicando

números que são múltiplos de outros:

- dobro, triplo, quádruplo.

Os numerais fracionários indicam a diminuição proporcional da quantidade, o seu

fracionamento:

- metade, um terço, um décimo.

Os numerais coletivos designam conjuntos de seres e indicam o número exato de indivíduos

que compõem o conjunto:

- dezena, quinzena, dúzia, cento, milhar, milheiro.

1- Indique o item em que os numerais estão corretamente empregados:

a) ( ) Ao Papa Paulo seis sucedeu João Paulo primeiro.

b) ( ) Após o parágrafo nono, virá o parágrafo décimo.

Page 6: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 6

c) ( ) Depois do capítulo sexto, li o capítulo décimo primeiro.

d) ( ) Antes do artigo dez vem o artigo nono.

e) ( ) O artigo vigésimo segundo foi revogado.

2- Marque o emprego incorreto do numeral:

a) ( ) Terceiro aluno da fila.

b) ( ) Página 102 (cento e dois)

c) ( ) 80º (octogésimo)

d) ( ) 23º (vigésima terceira)

e) ( ) 20 (vinte partes de meu salário)

3- Assinale o item em que NÃO é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses:

a) ( ) Depois de tantas compras fiquei com 1/3 (o triplo) do dinheiro.

b) ( ) Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em

Aparecida.

c) ( ) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).

d) ( ) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.

e) ( ) Daremos às meninas 6 (seis) pontos na média bimestral.

4- Os ordinais referentes aos números 80, 300, 700 e 90 são respectivamente:

a) ( ) octagésimo trecentésimo septingentésimo nongentésimo.

b) ( ) octogésimo, trecentésimo septingentésimo, nonagésimo.

c) ( ) octingentésimo, tricentésimo septuagésimo nonagésimo.

d) ( ) octogésimo, tricentésimo, septuagésimo, nongentésimo.

e) ( ) n.d.a.

5- Assinale a alternativa incorreta.

a) ( ) 136° – centésimo trigésimo sexto

b) ( ) 1008° – milésimo oitavo

c) ( ) 486° – quadringentésimo octogésimo sexto

d) ( ) n.d.a.

6- Ele obteve o … (123°) lugar.

a) ( ) centésimo vigésimo terceiro

b) ( ) centésimo trigésimo terceiro

Page 7: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 7

c) ( ) cento e vinte trigésimo

d) ( ) cento e vigésimo terceiro

7- Assinale a frase em que NÃO tenha numeral cardinal:

a) ( ) Os três meninos chegaram juntos na escola.

b) ( ) José chegou ao aeroporto duas horas depois do avião ter decolado.

c) ( ) Recebi doze avos do meu salário.

d) ( ) Comprei seiscentos e sessenta gramas de mortadela.

8-Triplo e quádruplo são numerais:

a) ( ) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.

b) ( ) ambos ordinais.

c) ( ) ambos cardinais.

d) ( ) ambos multiplicativos.

e) ( ) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo

9- Nas frases abaixo, coloque (x) na alternativa em que apareça o numeral fracionário:

a) ( ) Fernanda comeu um terço da torta.

b) ( ) Esse filme é de segunda categoria.

c) ( ) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola.

d) ( ) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa.

e) ( ) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita.

10- Em todas as frases abaixo os numerais foram corretamente empregadas, exceto em:

a) ( ) O artigo vinte e cinco deste código foi revogado.

b) ( ) Seu depoimento foi transcrito na página duzentos e vinte e dois.

c) ( ) Ainda não li o capítulo sétimo desta obra.

d) ( ) Este terremoto ocorreu no século dez antes de Cristo.

e) ( ) n.d.a

Atividade 4 - Língua Portuguesa – 13/05/21.

O que é um texto instrucional?

Você já ouviu falar em texto instrucional? Aposto que sim, mesmo que não esteja lembrando deste nome. O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal

Page 8: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 8

característica a informação. Ou seja, este texto nada mais é, que um texto que passa informações de modo que instrua o leitor a fazer algo.

Desse modo, o texto instrucional é responsável por auxiliar na realização de ações, tanto como uma maneira certa de fazer algo, quanto para montar um móvel, por exemplo.

Outro exemplo são as receitas que dão o passo a passo e a quantidade certa para fazer um bolo, ou uma torta, etc. Assim, necessita-se dos textos instrucionais para realizar algumas tarefas.

Quanto a linguagem, nesse gênero textual, é sempre utilizada a função apelativa, sendo totalmente objetivo e claro. Além disso, os verbos são empregados no imperativo, pois é importante a maneira de induzir o leitor a fazer algo e o uso da persuasão.

Alguns exemplos mais comuns desse tipo de texto são as receitas culinárias, manual de instrução, guias de cidades, regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de remédio, como manusear um eletrodoméstico, folhetos explicativos, etc.

Exemplo de texto instrucional

Fazendo pipa em casa

Materiais

2 varetas de bambu ou de palha de coqueiro; Fita adesiva colorida; Tesoura sem ponta; Papel de seda; Papel crepom ou seda (para a rabiola); Linha nº10.

Como Fazer:

Recorte o papel de seda em forma de quadrado, com aproximadamente 30cm; Cole um dos palitos na diagonal; Faça um arco com o outro palito e cole -o cruzando por cima do palito que já está colado; Faça dois furinhos no lugar onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada lado); Passe a linha pelos buracos e, sem cortá-la, dê um nó. Amarre a linha para puxar a pipa

a partir do nó;

Por último, faça uma rabiola bem colorida, com o papel crepom (é só cortar umas tiras de papel crepom colorido) ou papel seda (corte uns pedaços do papel e cole num fio de linha) e depois é só amarrar na pipa (na parte de baixo da vareta reta). Sua pipa está pronta para você brincar!

Observe no texto acima que os verbos (grifados) estão no modo imperativo.

Page 9: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 9

Exercícios

Leia a receita abaixo:

Relógio de Sol

Materiais

– 1 vaso

– 1 lápis

– massa de modelar

– cartolina

– cola

Como fazer:

1. Passe o lápis pelo furo do vaso e prenda-o com a massa de modelar.

2. Risque um círculo na cartolina, maior que o fundo do vaso.

3. Recorte-a e faça um furo no centro.

4. Cole o círculo no pote, passando o lápis pelo.

5. Numa manhã, ponha o relógio no Sol. De hora em hora, marque a sombra do lápis no papel. Escreva as horas dentro de cada marca.

Obs.: Nos dias seguintes, coloque o relógio no mesmo lugar e na mesma posição. Daí, veja as horas pela sombra do lápis na cartolina.

Atenção! Nunca mude o relógio de lugar ou posição.

1- Este texto serve para:

a) ( ) dar informações sobre relógio de Sol.

b) ( ) ensinar a fazer um relógio de Sol.

c) ( ) vender o relógio de Sol.

Page 10: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 10

Leia o texto instrutivo abaixo:

Pão de queijo

Ingredientes

2 ½ xícaras de polvilho doce

½ xícara de polvilho azedo

1 xícara de leite

¾ xícara de óleo

1 xícara de queijo parmesão ou minas

3 ovos inteiros

1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, menos o queijo;

Despeje tudo em uma vasilha e misture com o queijo já ralado;

Leve ao forno em forminhas de empada untada por 20 minutos.

2- Quais são as partes em que nossa receita está dividida. Marque a resposta correta:

a) ( ) Início, meio e fim.

b) ( ) título, ingredientes e modo de preparo.

c) ( ) título, conteúdo e autor.

3- Textos instrucionais são muito presentes nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos, etc. Esta afirmação é:

a) ( ) Falsa

b) ( ) Verdadeira

4- Associe os significados:

(1) Acompanha os remédios. ( ) Receita

(2) Gênero textual que objetiva instruir alguém sobre alguma coisa. ( ) Texto Instrucional

Page 11: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 11

(3) Vem acompanhado de aparelhos eletrônicos. ( ) Bula de Remédios

(4) Em seu texto é explicado o Modo de Preparo. ( ) Manual

Leia o texto abaixo.

RECEITA DE BRIGADEIRO

Ingredientes:

2 latas de leite condensado

4 colheres (de sopa) de chocolate em pó

2 colheres (de sopa) de manteiga sem sal

Chocolate granulado

Forminha de papel

Modo De Fazer:

Misture todos os ingredientes (menos o chocolate granulado) em uma panela.

Mexa sempre para não queimar no fundo. Quando puder enxergar o fundo da panela, mexa por mais cinco minutos e estará pronto.

Deixe esfriar antes de enrolar.

Para que a massa não grude nas mãos, unte-as com manteiga.

Depois é só fazer as bolinhas, passar no chocolate granulado e colocá-las em forminhas de papel.

5- A que gênero textual pertence este texto? Marque a resposta correta:

a) ( ) poético

b) ( ) literário

c) ( ) instrucional

Atividade 5 - Língua Portuguesa – 14/05/21.

01 – Leia o texto abaixo:

Page 12: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 12

Diálogos dos quadrinhos da tirinha acima: 1º Quadrinho: “Ah, Magali! Não sei como você consegue comer tanto e não engordar!” “É mesmo?” 2º Quadrinho: “Aliás... Tem tanta coisa que a gente não consegue entender...”

3º Quadrinho: “Ué! Cadê o meu pedaço de pizza?!

No último quadrinho, o que a Mônica não entendeu? a) ( ) Onde foi que seu pedaço de pizza caiu. b) ( ) O que aconteceu com seu pedaço de pizza. c) ( ) Como a Magali consegue ser tão magrinha. d) ( ) Por que a Magali come muito e não engorda.

02 – Leia o texto abaixo. A integração de imagens e palavras contribui para a formação de novos sentidos do texto. Observe:

Diálogos dos quadrinhos da tirinha acima: 1º Quadrinho: “Que olhar é esse, Dalila? ” 2º Quadrinho: “Olhar de tristeza, de mágoa, desilusão... Olhar de apatia, tédio, solidão...” 3º Quadrinho: “Sorte! Pensei que fosse conjuntivite! ”

A atitude de Romeu em relação a Dalila revela: a) ( ) Compaixão. b) ( ) Companheirismo. c) ( ) Insensibilidade. d) ( ) Revolta.

03 – De acordo com os poemas abaixo:

Page 13: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 13

QUADRAS POPULARES Você me mandou cantar Pensando que eu não sabia Pois eu sou que nem cigarra Canto sempre todo dia. Já fui galo, já cantei Já fui dono do terreiro Não me importo que outras cantem Onde eu já cantei primeiro.

Azevedo, Ricardo. Bazar do Folclore. São Paulo: Ed. Ática, 2002. As duas estrofes falam: a) ( ) Da arte de cantar. b) ( ) De quem canta desolado. c) ( ) De quem não sabia cantar. d) ( ) Do galo cantor dono do terreiro.

Leia o texto abaixo e responda as questões 04, 05 e 06.

O SOCORRO Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que, sozinho, não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouvia um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que lá vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: - “O que é que há? ” O coveiro então gritou desesperado: -- “Tire-me daqui, por favor. Estou com um fio terrível! – Mas, coitado! ” Condoeu-se o bêbado – “Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho! ” E pegando a pá, encheu-a de terra e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente. Moral: Nos momentos graves é preciso verificar muito bem a quem se apela.

Fernandes, Millôr. Disponível em: http://citador.weblog.com.pt/arquivo/109176.html

Page 14: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 14

04 – O que faz esse texto ficar engraçado? a) ( ) O bêbado ter imaginado que o coveiro era um morto e jogar terra para cobri-lo. b) ( ) O coveiro ficar cavando e sentir frio durante a madrugada. c) ( ) O homem ficar sentado no fundo enrouquecido de tanto gritar. d) ( ) O homem ter cavado demais e ficar preso no buraco.

05 – O coveiro ficou desesperado por que: a) ( ) Ficou preso no buraco e já era noite. b) ( ) Ouviu uns passos chegando perto do buraco. c) ( ) Sentiu medo de ficar sozinho no cemitério. d) ( ) Viu que um bêbado tinha chegado para ajudá-lo.

06 – “O que é que há?” Quem fez essa pergunta foi: a) ( ) O mortinho. b) ( ) A cabeça ébria. c) ( ) O coveiro. d) ( ) O narrador.

Matemática (Aula1)

Divisão de Números Inteiros

https://www.youtube.com/watch?v=aynOH4uO1_Y (assista ao vídeo a partir 5min e 9s)

Na divisão com números inteiros também é necessário fazer a "regra de sinais" para colocar o sinal no resultado da operação, como fizemos para a multiplicação.

Mais exemplos: a-) (+64) : (-4) = - 16 b-) (-250) : (+10) = - 25 c-) (-75) : (-3) = + 25 d-) (+130) : (+2) = + 65 e-) (-365) : (-5) = + 73 f-) (+36) : (-18) = -2

Se o dividendo e o divisor têm sinais diferentes, o quociente é um número inteiro negativo.

Se o dividendo e o divisor têm sinais iguais, o quociente é um número inteiro positivo.

Page 15: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 15

(Aula 2)

Exercícios

1-) Determine o quociente em cada uma das divisões: a-) (-42) : (-7) = ________________ b-) ( +72) : (-8) = _______________ c-) (-120) : (+5) = _______________ d-) (+26) : (+13) = _______________ e-) (+15) : (+5) = ________________ f-) (+20) : (-4) = _________________ g-) (-90) : (-1) = _________________ h-) (-180) : (-20) = ________________ i-) (+81) : (-27) = _________________ j-) (+64) : (-16)= __________________ 2-) Qual o sinal do quociente: a-) O dividendo e o divisor têm sinais iguais. R:________________________________________ b-) O dividendo e o divisor têm sinais contrários. R:________________________________________ 3-) Resolva : a-) A metade de 60; R: ____________________________________________________________________ b-) A metade de – 100; R: ____________________________________________________________________ c-) A terça parte de – 60; R: ____________________________________________________________________ d-) A quarta parte - 100. R: ____________________________________________________________________ (Aula3)

Exercícios sobre as quatro operações com números inteiros 1-) Qual das expressões tem como valor -10? (Marque com um X a alternativa correta) a-) 80 + 20 – 60 - 10 b-) 30 – 10 – 10 + 20 c-) 10 – 10 + 10 – 20 d-) -10 – 30 + 20 + 50 2-) Um submarino está 40m abaixo do nível do mar (nível zero). Se descer mais o triplo da profundidade a que se encontra, a sua posição será: (Marque com X a alternativa correta) a-) 120m b-) 160m c-) -120m d-) -160m

Page 16: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 16

3-) Um termômetro marcava + 4oC pela manhã. À tarde, a temperatura chegou a – 2oC. A temperatura baixou quantos graus Celsius nesse período? (Marque com X a alternativa correta) a-) 4o C b-) 6o C c-) 8o C d-) 5o C 4-) (SEE –RJ) As variações de temperatura, no Rio de Janeiro, são pequenas. Domingo a mínima foi de 17oC e a máxima 25oC. Em certas regiões a variação é muito grande: no deserto do Saara a temperatura pode alcançar 51oC durante o dia e à noite pode chegar a – 4oC.N Nesse caso, a queda de temperatura seria de: (Marque com um X a Alternativa correta) a-) 47 graus b-) 49 graus c-) 53 graus d-) 55 graus (Aula 4) 5-) No começo do mês, Sandra estava com saldo bancário negativo de R$ 500,00. Ela trabalhou três dias e recebeu R$ 160,00 por dia. Todos os valores recebidos foram depositados no banco. a-) Qual foi o valor recebido por ela? b-) Depois que ela depositou esse dinheiro, como ficou seu saldo: credor (saldo positivo) ou devedor (saldo negativo), em quanto? 6-) Determine os produtos a seguir: a-) (-10) . (+60) = __________________________ b-) (+5) . (-200) = __________________________ c-) (+400). (-1) = __________________________ d-) (+70) . (-70) = __________________________ e-) (-6) . (-25) = ___________________________ f-) (-17) . (-10) = ___________________________ 7-) Determine os quocientes: a-) (-40) : (-40) =___________________________ b-) (+80) : (-8) = ___________________________ c-) (-120) : (+12) = _________________________ d-) (+39) : (+3) = __________________________ e-) (+50) : (-25) = __________________________ f-) (-600) : (-200) = _________________________ 8-) Determine o resultado de cada situação: a-) A metade de – 28. b-) A terça parte do oposto de 75. c-) A quarta parte de – 128. d-) A quinta parte do oposto de – 60.

Page 17: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 17

(Aula 5) 9-) Em um jogo, cada participante deve responder a 20 perguntas. Cada resposta correta vale 2 pontos e, para cada resposta incorreta, perde-se 1 ponto. a-) Quantos pontos fez um jogador que acertou 15 perguntas? b-) E um jogador que acertou apenas 5 perguntas? 10-) No final de semana, Armando e Bia foram na casa de amigos jogar cartas. Com mais dois amigos formaram duas duplas: a do Armando (A) e a da Bia (B). Após 4 rodadas os amigos pararam para lanchar. Veja os resultados das primeiras rodadas:

Rodada Dupla A Dupla B

1a - 150 230

2a 300 - 60

3a - 120 280

4a 220 - 70

a-) Quantos pontos fez a dupla de Armando? b-) Quantos pontos fez de dupla Bia? c-) Qual foi a dupla vencedora? De quantos pontos foi a diferença? 11-) O senhor João é vendedor de balões de gás no parque da cidade. No sábado desse fim de semana, por causa da chuva, ele teve um prejuízo de 75 reais. No domingo fez sol, e ele teve um lucro de 125 reais. Esse fim de semana deu lucro ou prejuízo ao Sr. João? De quanto? 12-) Caio tirou o extrato bancário de sua conta corrente e verificou que havia R$ 1900,00. Ele pagou contas com três: R$ 400,00 para o supermercado, R$ 600,00 para a prestação do carro e R$ 1300,00 para o aluguel. Depois de pagar todas as contas, o saldo de Caio ficou positivo ou negativo, em quanto? (Aula 6) De acordo com o conteúdo visto essa semana, responda o formulário do Google Forms, atreves do link abaixo:

Page 18: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 18

História (Aula 01)

Martinho Lutero e a Reforma Protestante

Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante.

Era corriqueiro pregar recados na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha do início do

século 16. Membros da universidade local usavam-na como quadro de avisos: ligeiros recados convocavam alunos para arguições orais ou anunciavam cancelamentos de aula. [...] Em outubro de 1517, o então frade e teólogo Martinho Lutero afixou uma folha impressa contendo 95 teses que dariam início à Reforma Protestante. O aniversário de 500 anos do episódio tem impulsionado eventos e exposições ao redor do mundo. Estima-se que, hoje, 12% da população mundial seja protestante. Trata-se de um grupo plural, composto por diversas denominações. As mais antigas preferem ser chamadas de protestantes. Outras se identificam com o termo “evangélico”, que vem do grego e significa “boas novas”. Entretanto, não é errado considerar os dois termos sinônimos, conta o pastor Walter Brunelli [...]. Corrupção do clero, luxo excessivo em Roma e negligência eclesiástica são causas comumente associados à reforma, diz o historiador Ronaldo Vainfas, professor de história moderna da Universidade Federal Fluminense (UFF). Explicações de natureza socioeconômica.

Ele, contudo, chama atenção para a face teológica do movimento ao citar o historiador francês Lucien Febvre: “Há que buscar causas religiosas para uma revolução religiosa”. Algo que afligia os cristãos da época era o problema da “salvação espiritual”: como alcançar o reino dos céus? Lutero, estudioso da religião, havia chegado à conclusão de que as pessoas não poderiam se tornar mais aceitáveis aos olhos de Deus por meio do apego a “coisas religiosas”, como imagens de santos, água benta, missas para mortos ou compra de indulgências – todos estes, produtos e serviços oferecidos exclusivamente pela Igreja Católica, [...]. A Reforma “representou para a população da Europa sua primeira experiência de mobilização em massa em favor de uma causa ideológica”. Sola Scriptura, Solo Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria. O leitor não deve se sentir ignorante caso não consiga traduzir as frases acima. [...] Não era muito diferente na época de Lutero: praticamente só membros do clero dominavam o idioma. O problema é que, em 1517, as Bíblias e as missas eram em latim. As frases, que se tornaram símbolo do movimento, significam: “Somente a escritura, somente Cristo, somente a graça, somente a fé, glória somente a de Deus”. A partir desse quinteto, toda a fé cristã ocidental foi transformada, inclusive a católica. Houve maior empenho das igrejas (das novas e da velha) em fazer com que suas doutrinas fossem melhor compreendidas pelos fiéis. MOURA, Eduardo. Embrião dos evangélicos, Reforma Protestante completa 500 anos. Folha de S.Paulo, 3/10/17. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/poder/2017/10/1923892-embriao-dos-evangelicos-reforma-protestantecompleta-500-anos.shtml>. Acesso em: 8 maio 2018. a) Segundo o texto, os protestantes formam um grupo religioso unificado? Justifique sua resposta com exemplos.

Page 19: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 19

R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Quais são as causas comuns associadas à Reforma protestante? De acordo com o autor, existe também uma causa religiosa relacionada a ela? R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ c) Identifique as transformações que ocorrem na fé cristã a partir da reforma religiosa. R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ (Aula 02)

Reformas Religiosas: a cristandade fragmentada

Crise na Cristandade

No início do século XVI, em várias partes da Europa, eram comuns procissões de fiéis penitentes que, entre açoites e gemidos, suplicavam a Deus o perdão de seus pecados. Essas procissões lembravam as do século XIV, um tempo de peste e de morte. Essa atmosfera mórbida contrastava com o brilho do Renascimento, com a busca de uma nova compreensão do mundo cristão. Assim, muitos europeus iniciaram o século XVI mergulhados em profunda desesperança. A cristandade ocidental estava em crise. Entre o campesinato e as populações urbanas, o estrago causado pela peste negra ainda era marcante. Isso inquietou o meio eclesiástico. Religiosos devotados à pureza da espiritualidade cristã defendiam uma religiosidade mais sincera e intimista.

Um exemplo foi Martinho Lutero (1483 – 1546), jovem monge alemão que se tornou líder da Reforma protestante. Lutero foi porta-voz de críticas antigas contra os abusos do clero, como o nicolaísmo e a prática da simonia. A Igreja parecia indiferente a essas críticas, mergulhada na riqueza de Roma. Os papas pareciam contentar-se em fazer valer os sacramentos, a autoridade dos bispos nas dioceses e a dos padres nas paróquias. Esperava-se de cada fiel que: batizasse os seus filhos, contraísse matrimônio com a bênção do pároco, fizesse a confissão obrigatória na Quaresma, bem como pagasse à Igreja o dízimo e as missas pelas almas no purgatório. Tanto a simonia como o nicolaísmo tinham sido condenados na Idade Média pelo II Concílio de Latrão, em 1139. Mas essa condenação nada mudou.

No início do século XVI, a Igreja dedicou-se também à venda de indulgências. Os vendedores asseguravam que quem pagasse por elas teria seus pecados mortais abolidos, garantindo seu lugar ao lado de Deus. Martinho Lutero, monge agostiniano, foi o primeiro a se insurgir contra a venda de indulgências, embora sua crítica fosse mais profunda — expressava uma expectativa de reforma geral da Igreja de Roma.

Definições de conceitos

Cristandade: a comunidade cristã no mundo inteiro, ou seja, composta de todos os povos e países tidos como cristãos. No contexto em questão, refere-se aos cristãos da Europa ocidental. Nicolaísmo: O nicolaísmo deriva da doutrina de um pregador chamado Nicolau de Alexandria (Egito), dos primeiros tempos do cristianismo. Defendia que as relações sexuais não ofendiam a Deus. Assim, desde os primórdios da Igreja, muitos padres viviam casados e foram chamados de “seguidores de Nicolau”.

Page 20: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 20

Simonia: A simonia deriva de Simão, que teria vivido na Palestina. Segundo o relato bíblico, depois de convertido ao cristianismo, ele ofereceu dinheiro ao apóstolo Pedro para ter o poder de controlar o Espírito Santo. O termo simonia acabou associado a todo tipo de negociata ou tráfico envolvendo assuntos e objetos sagrados.

O desafio luterano Em 1517, o papa Leão X autorizou uma venda de indulgências. O principal objetivo era

financiar a construção da nova basílica de São Pedro, em Roma. Quando chegou a Wittenberg, na atual Alemanha, o emissário do papa se viu em apuros, pois Lutero teve a coragem de desafiar abertamente a Igreja, afixando suas 95 teses na catedral da cidade. Em suas teses, ele criticava não só as indulgências, mas diversos abusos do clero que afastavam os fiéis da Igreja e, portanto, da salvação eterna. Foi o estopim para o início do movimento que acabaria conhecido como Reforma luterana.

Lutero não desejava chegar ao extremo de romper com a Igreja. Contentava-se com uma reforma interna, que fosse capaz de aproximar os fiéis da Igreja e doutriná-los em proveito da salvação espiritual. Mas o alto clero reagiu, exigindo uma retratação de Lutero, que não apenas desobedeceu à ordem como confirmou suas posições críticas em relação à Igreja. A intolerância da Igreja fez Lutero radicalizar suas posições. Em 1520, escreveu textos decisivos, como O Papado de Roma (contra o papa) e o Cativeiro babilônico da Igreja (contra a hierarquia eclesiástica), e abriu caminho para a ruptura.

O papado respondeu no mesmo ano com a bula Exsurge Domine, ameaçando Lutero de excomunhão. Este queimou a bula, precipitando a ruptura. Em 1521, Lutero foi excomungado pelo papa Leão X. Logo o imperador Carlos V convocou a Dieta de Worms, assembleia encarregada de ouvir Lutero na expectativa de que ele se retratasse. Mas Lutero afirmou que manteria suas convicções, a menos que alguém provasse, com base nas Escrituras, que estava errado.

Esta gravura do século XX representa Lutero fixando as 95 teses na catedral de Wittemberg, na Alemanha. Coleção particular.

(Aula 03)

A doutrina luterana O pensamento reformista de Lutero pode ser resumido em três doutrinas: a justificação

ou salvação pela fé, o sacerdócio universal e a infalibilidade da Bíblia. A primeira doutrina estabelecia que o bom cristão deveria, antes de tudo, ter fé em Deus. Pouco importavam as boas obras que ele pudesse fazer na vida terrena para salvar sua alma após a morte. Segundo Lutero, a graça provinha da fé interior, não de gestos exteriores ou da compra de indulgências que enriqueciam clérigos corruptos. A segunda doutrina estabelecia que todo bom cristão poderia ser pastor de seu rebanho, desde que estudasse as Escrituras. Não deveria haver separação radical entre o clero e a massa de cristãos.

A terceira doutrina contrariava frontalmente o poder de Roma, porque, no lugar da infalibilidade do papa, Lutero pregava a infalibilidade da Bíblia. Daí a necessidade de traduzi-la do latim para as línguas faladas pelos povos. A doutrina luterana punha em xeque os sacramentos, exceto o batismo e a eucaristia celebrada na missa, pois os demais não constavam

Page 21: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 21

da Bíblia. Ela desafiava a hierarquia eclesiástica ao defender o sacerdócio universal, incluindo a possibilidade dos pastores se casarem, pois Lutero considerava o celibato clerical uma hipocrisia. Contestava ainda o poder do papa, em favor da difusão da Bíblia. Lutero foi o primeiro a traduzir a Bíblia para uma língua vulgar (falada pelo povo) - no caso, o alemão.

A primeira tradução da Bíblia foi para a língua alemã, o que possibilitou a difusão da doutrina cristã na sociedade, rompendo o monopólio da Bíblia em latim. Após a Bíblia de Lutero, vieram outras em diversas línguas, favorecendo a alfabetização na Europa protestante.

A paz de Augsburgo Em 1529, os nobres alemães que haviam abraçado a Reforma luterana confirmaram sua

opção na Dieta de Spira, convocada pelo imperador no intuito de convencê-los a recuar, submetendo-se à autoridade apostólica do papa. Por se negarem a atender a esse apelo, foram chamados de “protestantes” por seus adversarios católicos — sendo essa a origem do termo para se referir aos movimentos de Reforma religiosa do século XVI.

A radicalização das posições levou à guerra entre os nobres fiéis a Roma e os seguidores de Lutero, que, em 1531, fundaram a Liga de Smalkalde e desafiaram os rivais em campo aberto. O jovem Carlos V de Habsburgo, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, apoiou a causa de Roma e preferiu deixar de lado a tradicional rivalidade do Império com o papado, para evitar a ruptura provocada pela Reforma.

Lutero morreu em 1546, aos 62 anos, sem ver o final dessa guerra. Ela terminou somente em 1555, com a Paz de Augsburgo, e consagrou o princípio de Cujus regio, ejus religio, isto é, a religião do povo deveria ser a mesma seguida pelo príncipe do lugar, fosse ele católico ou protestante. Philipp Schwartzerdt foi quem redigiu, em 1530, a Confissão de Augsburgo, documento que deu origem à primeira Igreja protestante: a Igreja Reformada da Confissão de Augsburgo — nome oficial da Igreja luterana. (Aula 04)

ATIVIDADES

1) A Igreja Católica vinha recebendo duras críticas por parte de alguns de seus próprios membros, a exemplo do religioso alemão Martinho Lutero. Cite duas daquelas acusações feitas contra o clero. R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2) Marque a alternativa que aponta as principais doutrinas de Martinho Lutero: a) Fé na Igreja, dissolução do papado e fim da servidão b) Questionamento da Bíblia, sacerdócio universal, eliminação da fé c) Sacerdócio seletivo, infalibilidade da Bíblia, salvação pela fé d) Infalibilidade da Bíblia, salvação pela fé, sacerdócio universal 3) Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, fato que demarca o início da Reforma Protestante. Logo abaixo, apresentamos as teses de números 05, 27 e 28. 05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones. 27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. 28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.

Page 22: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 22

Ao relacionar os textos apresentados na aula desta semana com as teses de Lutero, pode-se afirmar que a crítica que aquele religioso faz à Igreja Católica está diretamente direcionada à: a) Expansão comercial pela Cristandade. b) intervenção do papa nos assuntos do Sacro Império. c) proibição da tradução da Bíblia para o alemão. d) adoção pelo papa do nicolaísmo. e) venda de indulgências. 4) Qual grupo social deu apoio a Reforma Luterana? Por qual razão eles fizeram isso? R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GEOGRAFIA

Aula 1

Águas Subterrâneas O aproveitamento das águas subterrâneas é uma prática realizada por muitas sociedades. Calcula-se que as águas subterrâneas são usadas para atender às necessidades de aproximadamente metade da população mundial. Em alguns lugares do mundo o uso intensivo e sem controle das águas subterrâneas está promovendo o afundamento dos solos. O problema do afundamento é mais grave em cidades litorâneas. Além de estarem mais sujeitas às inundações em razão do aumento do nível do mar, apresentam solos argilosos ou arenosos cuja estabilidade depende da umidade. Parte da água da chuva se infiltra no solo formando reservatórios. Esses reservatórios subterrâneos de água doce podem ser de dois tipos, de acordo com a profundidade:

Lençóis freáticos: encontram-se em pequena profundidade e fornecem água principalmente para poços caseiros. Como estão mais próximos da superfície, estão mais sujeitos a contaminação.

Aquífero: estão localizados em profundidades maiores, sendo necessário o uso de equipamentos de extração das águas. São utilizados pelas indústrias ou para o abastecimento de cidades.

Além do uso pelos seres humanos, as águas subterrâneas têm grande importância no ciclo da água pois alimentam rios e lagos. Considerando que os aquíferos ultrapassam os limites dos territórios dos países, são necessários acordos internacionais para a exploração deles.

No mundo existem oito grandes aquíferos, e dois deles estão no território brasileiro: o Sistema Aquífero Guarani (SAG) – figura entre os mais volumosos do planeta. No Brasil, ocupa as áreas dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA) – aquífero cujas mais recentes estimativas indicam como o maior reservatório de água do planeta. O reservatório ocupa uma área aproximada de 1,3 milhões de km², entre Amapá, Pará, Amazonas e Acre.

ATIVIDADES 1) Defina lençol freático e aquífero.

R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 23: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 23

2) “Aquífero cujas mais recentes estimativas indicam como o maior reservatório de água do planeta”. A frase se refere, a qual reservatório de água subterrânea encontrada no Brasil:

a) ( ) Lençol freático b) ( ) Aquífero Grande Amazônia c) ( ) Aquífero Guarani d) ( ) ao SAG

Aula 2

Rios: fonte de energia e meio de transporte Desde a década de 1950, a opção pelas rodovias como principal meio de transporte deixou macas sobre a economia brasileira, como a dependência energética em relação ao petróleo. Considerando as questões energéticas, conclui-se que não basta construir usinas hidrelétricas. Se os rios brasileiros fossem utilizados também para hidrovias, seria possível economizar energia e, ao mesmo tempo, reduzir a poluição ambiental. De qualquer forma, é importante lembrar que as usinas hidrelétricas, ao contrário das termelétricas, não queimam combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, para gerar energia.

A eletricidade produzida no Brasil No Brasil, 85% da energia elétrica produzida provém das usinas hidrelétricas, obras caras cuja construção, muitas vezes, não conseguem acompanhar o crescimento da economia. Vamos imaginar um exemplo. Uma cidade como São José do Rio Preto consome determinada quantidade de energia. Caso a cidade cresça, novos hospitais, fábricas, casas, edifícios e condomínios vão surgir. Consequentemente, o consumo de energia aumentará. Se não houve um planejamento sistemático, de décadas, prevendo reservas substanciais, uma eventual redução das chuvas durante poucos meses pode diminuir o volume das represas das hidrelétricas e, assim, comprometer o abastecimento da energia. No entanto, além de hidrelétricas, há outras fontes de eletricidade difundidas no país, como as termelétricas e a energia eólica. Dada a importância de sustentabilidade ambiental, foi dada ênfase a matriz energética com maior participação de fontes renováveis. Para evitar novos racionamentos de energia e, ao mesmo tempo sustentar o crescimento econômico do país, de modo, a diminuir os impactos socioambientais causados pelas hidrelétricas. Esse fato levou o governo brasileiro a investir em novas fontes de energia. Entre essas fontes alternativas, destacam-se os biocombustíveis – o álcool e o biodiesel – obtidos da cana-de-açúcar e de diversas oleaginosas.

ATIVIDADES 1) Apesar do enorme potencial hidrográfico do Brasil, e ao alto custo para implantação da hidrovia,

o nosso país mantêm o foco no transporte: a) ( ) Aéreo b) ( ) Marítimo c) ( ) Rodoviário d) ( ) Ferroviário

2) “Um mês do apagão no Amapá: o que ainda precisa para a segurança energética?”.

“Amapá enfrentou 3 semanas de crise energética após incêndio na principal subestação do estado.” “Especialista em eficiência energética, fontes alternativas e renováveis de energia, Caneppele cita como contraponto o Estado de São Paulo que, por ser o mais rico e o maior consumidor de

Page 24: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 24

energia do País, tem um sistema de transformadores reserva que pode atender às regiões do Estado com maior rapidez em caso de apagão”. As seguintes notícias foram destaques em várias mídias e jornais pelo Brasil e mundo. Como consequência dessa falta de energia podemos citar:

a) ( ) o aumento do consumo de energia gerou o apagão e causou o incêndio. b) ( ) a falta de água das chuvas, diminuiu os reservatórios que entraram em colapso. c) ( ) o aumento no custo da energia, tornou inviável a distribuição pela concessionária. d) ( ) a falta de um planejamento sistemático para garantir energia reserva.

Ciências Aula 1

SISTEMA NERVOSO – SENSAÇÕES E MOVIMENTO Sistema nervoso, o sistema responsável pelas nossas sensações.

Todos nós sentimos fome, sede, cheiros, sons, dores. Todas essas sensações são produzidas a partir de estímulos de um sistema muito importante no nosso corpo, o sistema nervoso. Para ouvir o som de um pássaro cantando, é preciso que o ouvido capte as vibrações desse som e envie um estímulo nervoso até o cérebro. Lá ele é decodificado e interpretado. Assim, ouve-se o som. Mas isso ocorre em milésimos de segundos, vamos descobrir como?

Nosso sistema nervoso é formado por células nervosas chamadas de neurônios, que são compostos por: • Dendritos: pequenos filamentos que recebem os impulsos de outros neurônios; • Axônio: filamento alongado e fino da célula. Transmite os impulsos nervosos; • Corpo celular: onde fica o núcleo celular; • Bainha de mielina: a mielina é uma substância isolante produzida pelo axônio que tem função de aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos. Entre os neurônios há um pequeno espaço chamado de sinapse. Quando o impulso nervoso chega até o axônio, há liberação de substâncias (os neurotransmissores) nas sinapses. Essas substâncias causam alterações nas extremidades das outras células, provocando um novo impulso nervoso, passando rapidamente de uma célula para outra. Existem três tipos de neurônios: os neurônios sensoriais, neurônios motores e neurônios de associação. Os neurônios sensoriais recebem os estímulos dos órgãos dos sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) e os levam até o sistema nervoso central para serem decodificados e interpretados. Os neurônios motores levam as respostas do sistema nervoso central até os músculos ou outros órgãos para serem executadas. Para a ação dos músculos e o movimento dos membros. Como exemplo : Andar, correr , pegar e todos os movimentos do corpo. Os neurônios de associação fazem as ligações entre todos os neurônios.

Page 25: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 25

Sistema nervoso central e periférico

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo se encontra no crânio e é constituído pelo cerebelo, cérebro e bulbo. A medula espinhal é um prolongamento do encéfalo. O sistema nervoso periférico é composto pelos nervos que se originam nos encéfalo e na medula espinhal. Esse sistema conecta o sistema nervoso central ao restante do corpo.

Atividades 1) Para que ocorra a propagação de um impulso nervoso, é de extrema importância que haja conexões entre os neurônios. Esses locais denominados de _____________, apesar de não serem áreas de contato direto, permitem a passagem do impulso em virtude da liberação de neurotransmissores. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que completa corretamente o espaço acima. a)( ) Dendritos. b)( ) Bainha de mielina. c)( ) Sinapse. d)( ) Axônio. . 2) Que nome recebe a célula especializada na propagação do impulso nervoso? Marque a alternativa que responde a essa pergunta: a)( ) Mitocôndria b)( ) Clorofila c) ( ) Hemácias d) ( ) Neurônios

SISTEMA LOCOMOTOR AULA 2 CIÊNCIAS 7º ANO O sistema locomotor é o responsável pela nossa locomoção, sendo constituído pelo esqueleto e pelos músculos esqueléticos. Esse sistema é, portanto, formado por dois sistemas: o sistema

Page 26: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 26

esquelético e o sistema muscular. Problemas que os afetam causam impacto negativo na nossa vida, desencadeando, por exemplo, dores e dificuldade para realizarmos nossas atividades diárias. Sistema locomotor O sistema locomotor é formado por dois componentes: o sistema esquelético e o sistema muscular. Esses dois sistemas atuam juntos, uma vez que os ossos servem de local de fixação para a musculatura esquelética do nosso corpo. A seguir, conheceremos um pouco mais a respeito deles:

O sistema locomotor é formado pelos sistemas esquelético e muscular.

Sistema esquelético O sistema esquelético é formado pelo esqueleto humano, o qual é composto por 206 ossos. Na extremidade dos ossos chamados de longos, podemos observar a presença também de cartilagem. O esqueleto humano pode ser dividido em duas regiões: esqueleto axial e esqueleto apendicular. O esqueleto axial é formado por 80 ossos e é composto pelos ossos que formam a cabeça, a caixa torácica e a coluna vertebral. O esqueleto apendicular, por sua vez, é formado pelos 126 ossos que compõem os membros superiores e inferiores e as cinturas escapular e pélvica. A chamada cintura escapular garante que os membros superiores conectem-se ao esqueleto axial, enquanto a pélvica garante a conexão dos membros inferiores a esse esqueleto.

Atividades

1) O esqueleto humano é dividido em axial e apendicular. De todos os ossos descritos abaixo,

Marque com um X o que não faz parte do esqueleto Axial : a)( ) Crânio b)( ) Vértebras c)( ) Osso hioide d)( ) Esterno e)( ) Úmero 2) O esqueleto humano é formado por uma grande quantidade de ossos, que garantem, entre outras funções, nossa movimentação, além de protegerem órgãos internos. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não apresenta outra função do esqueleto: a)( ) O esqueleto funciona como local de inserção dos músculos. b)( ) O esqueleto garante a produção de células sanguíneas. c)( ) O esqueleto garante a realização das trocas gasosas. d)( ) O esqueleto funciona como depósito de sais minerais.

Page 27: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 27

e)( ) O esqueleto proporciona a sustentação do nosso corpo.

Classificação dos ossos

Aula 3 7º ano Os ossos que compõem o esqueleto humano podem ser classificados de acordo com a relação existente entre seu comprimento, espessura e largura. Os ossos chamados de longos são aqueles que apresentam um grande comprimento: um exemplo é o fêmur, o maior osso do nosso corpo. Temos também os ossos chamados de curtos, aqueles que apresentam pouco comprimento, sendo similares seu comprimento, largura e espessura: um exemplo são os ossos do carpo, que formam o nosso punho. Por fim temos os ossos chatos, que apresentam pouca espessura: podem ser encontrados formando a nossa caixa craniana.

Observe no desenho, alguns dos ossos que formam o esqueleto humano.

Observe no desenho alguns dos ossos que formam o esqueleto humano.

Articulações

Page 28: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 28

Os ossos que compõem o nosso corpo estão unidos por meio das articulações. De acordo com o grau de movimento permitido pelas articulações, podemos classificá-las em móveis, semimóveis e imóveis. As articulações móveis permitem grande movimentação e podem ser encontradas, por exemplo, no ombro e no joelho. As imóveis não permitem movimentação e podem ser encontradas formando o crânio. Temos ainda as semimóveis, que apresentam uma movimentação, porém ela é limitada; são observadas nas vértebras da coluna.

Sistema muscular O sistema muscular é formado pelos músculos que compõem o nosso corpo. Eles constituem de 40% a 50% do peso do nosso organismo e atuam em diferentes funções, garantindo, por exemplo, a nossa movimentação bem como a passagem dos alimentos pelo nosso sistema digestório, a passagem da urina pelo sistema urinário e a nossa respiração. Tecido muscular, responsável por formar nossos músculos Classificação dos músculos Os músculos podem ser classificados em três tipos: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo não estriado. Os músculos não estriados são encontrados nos nossos órgãos internos, como vasos sanguíneos, esôfago e bexiga. Eles apresentam uma contração involuntária, ou seja, sua contração ocorre independentemente da nossa vontade. O músculo estriado cardíaco está presente em nosso coração e também apresenta contração involuntária. Os músculos estriados esqueléticos estão conectados aos nossos ossos. São eles que permitem, portanto, nosso deslocamento. A contração desses músculos é voluntária, ou seja, acontece por meio do nosso comando. Os músculos estriados esqueléticos estão conectados aos ossos por tendões, que são formados por tecido conjuntivo. A maioria desses músculos está ligada a dois ossos e sua contração garante a movimentação dessas estruturas. Geralmente eles não trabalham sozinhos e sim em conjunto para garantir-se a movimentação. No nosso braço, por exemplo, para que ocorra a sua flexão, é necessário que o bíceps contraia-se e o tríceps relaxe. Para a extensão do braço, observamos o contrário, sendo fundamental que o bíceps relaxe e o tríceps contraia-se. Dizemos, nesses casos, que os músculos apresentam movimentos antagônicos.

Observe na figura o movimento antagônico realizado pelos bíceps e tríceps. Importância do sistema locomotor O sistema locomotor é responsável pela movimentação e deslocamento do nosso corpo. Além disso, ele garante sustentação de partes moles do corpo e proteção de órgãos internos. Nosso esqueleto funciona ainda garantindo a produção das células sanguíneas e servindo de local para armazenamento de sais.

Page 29: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 29

Atividades

1) Uma pessoa que faz academia fica “inchada” porque a atividade física estimula as células já

existentes a aumentarem o seu volume e, consequentemente, vemos o crescimento do bíceps, gastrocnêmio e outros. (S. Lopes, Bio, volume único. Adaptado)

O trecho citado refere-se ao tecido: a)( ) muscular liso. b)( ) muscular estriado esquelético. c)( ) conjuntivo propriamente dito. d)( ) conjuntivo cartilaginoso. e)( ) conjuntivo denso. Atividades – Tecido Nervoso – Ósseo e Muscular Aula 4 7º ano Ciências

Atividades 1) O neurônio é uma célula responsável principalmente pela transmissão de informações. A

estrutura de um neurônio está esquematizada a seguir:

Observe a parte do neurônio indicada pelo número 1

Marque a alternativa que indica o nome da estrutura indicada pelo número 1. a)( ) Corpo celular. b)( ) Dendrito.

c)( ) Axônio. d)( ) Núcleo

2) A conexão estabelecida entre os neurônios se chama:

a)( ) articulação. b)( ) sinapse.

c)( ) sinóvia. d)( ) fenda 3) O trajeto que, em geral, um impulso nervoso segue ao longo de um neurônio é: A)( ) dendrito ----> corpo celular -----> axônio. B)( ) corpo celular ----> axônio ----> dendrito.

Page 30: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 30

C)( ) axônio ----> dendrito -----> corpo celular. D)( ) dendrito ----> axônio ----> corpo celular.

4) A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios.

Os neurônios apresentam formas variadas, mas todos eles têm algo em comum: A) ( ) São células do tecido epitelial. B) ( ) São células do tecido muscular. C) ( ) São células do tecido nervoso. D) ( ) São células do tecido conjuntivo. 5) O esqueleto humano é a estrutura óssea dividida basicamente em esqueleto axial e esqueleto apendicular. Sobre o esqueleto; Qual é a alternativa incorreta : a) ( ) Protege órgãos vitais, como cérebro e coração. b) ( ) Auxilia no equilíbrio ácido-base do corpo. c) ( ) A ação conjunta com músculos e articulações permite a locomoção. d) ( )O esqueleto axial apresenta 126 ossos, enquanto o esqueleto apendicular é constituído de 80 ossos. 6) O corpo de um adulto é formado por 206 ossos, que podem ser classificados de acordo com o formato em 6 tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares, entre outros . O fêmur é um osso que possui como principal característica a resistência e o fato de ser um osso

a) ( ) irregular b) ( ) pequeno c) ( ) longo d) ( ) plano

Page 31: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 31

7) Os ossos são órgãos do corpo humano responsáveis por diversas funções, Entre as afirmativas abaixo uma é incorreta ,Qual ? a)( ) Sustentação do corpo b)( ) Proteção de órgãos internos c)( ) Apoio para realização dos movimentos d)( ) Reserva de vitaminas.

8) Para verificar o que você aprendeu sobre o Sistema locomotor, preparamos uma cruzadinha que você deverá responder utilizando-se dos conhecimentos adquiridos neste texto.

Page 32: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 32

Língua Inglesa

Aula 1

1) Faça o comparativo das figuras:

Exemplo; thin= thinner

Handsome= More handsome

Attractive= more attractive

Short = shorter

Comparatives.

Linda Mark Helen Sam 1) Linda is than Helen. (thin)

Mark is than Sam. (tall)

Helen is than Mark. (plump) Sam is than Linda. (short) Linda is than Helen. (attractive) Mark is than Sam. (handsome) Linda’s hair is ____than Helen’s hair. (long)

2) Fill in the gaps with a bit or much. Preencha as lacunas com (a bit ou much) A bit significa, um pouco Much significa, muito Sam is shorter than Mark. Linda is shorter than Mark.

Page 33: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 33

Mark is thinner than Linda. Helen is plumper than Mark.

Aula 2

1) Você tem que encontrar o comparativo dos seguintes adjetivos abaixo no caça palavra:

Find the comparative form of the following adjectives.

OLD

BIG

B I G G E R Q E W L C C

Y O U N G E R A R Ñ O H

C R E T R O H S D F L E

R I C H Z F H I T J D A

H O T T E R S E H K E P

M O D E R N X R I L R E

L A Z I E R G T N R Ñ R

A S X S Z N D C N E R T

Z W R S W V Q W E T E W

Y O H A P P I E R T D O

W N A U G H T Y V E L Z

S M A L L E R C X B O O

GOOD

YOUNG

CHEAP

SMALL EASY

THIN

BAD

COLD HOT

Page 34: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 34

Arte

(semana de 10 a 14/05)

Aula 01 e Aula 02

Arte Afro-brasileira - Máscaras.

Explicação do professor

A máscara africana é considerada uma escultura nas artes visuais. Seja de madeira ou

de materiais mais resistentes, como pedra, osso ou marfim, a escultura é um dos destaques da

cultura africana, ao mesmo tempo é uma vertente artística muito divulgada internacionalmente.

São usadas em cerimônias diversas. Tem ligação com o sagrado e expressam

ancestralidade.

Exemplo de máscaras africanas:

Confecção de máscaras africanas:

https://youtu.be/U3O4eUU3Hng

Renato da Silveira falando sobre Máscaras Afro-Brasileiras:

https://youtu.be/UyQIcKRYzXc

Page 35: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 35

Atividades

1. O que são máscaras africanas? Quais materiais utilizados? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 2. Crie uma máscara africana com diferentes materiais que tenha em casa (papel, papelão, sucata...). Tire foto ou faça um vídeo e nos envie no particular. A influência da arte Tribal Africana na Arte Ocidental

No início do século XX a arte africana chamou atenção dos artistas europeus que buscavam novas técnicas de expressão, diferente do Realismo e da perspectiva. Foi então que alguns se inspiravam em outras culturas para criar suas artes.

A arte africana foi fundamental para o desenvolvimento dos estilos de arte: modernista, expressionista e cubista. Quem se destacou nesse período foi o artista Pablo Picasso.

Na obra abaixo, uma das mais famosas de Pablo Picasso podemos ver a influência da arte africana no desenvolvimento das cabeças na pintura.

Pablo Picasso (1881-1973) foi um artista plástico espanhol e um dos maiores mestres da

arte do século XX. Picasso foi muito reconhecido em vida e demonstrou versatilidade técnica e uma

produtividade artística dificilmente igualada. Produziu milhares de trabalhos, entre pinturas, esculturas, cerâmicas e obras em outros

suportes, nos quais empregava diversos materiais. Também foi um dos fundadores do Cubismo, movimento que buscou desconstruir

geometricamente a imagem e, com isso, adicionar ao real novas possibilidades além da mera reprodução.

Sofreu grande influência das artes grega, ibérica e africana, as quais são facilmente visíveis em suas obras.

Les Demoiselles D'avignon, sua obra cubista – Pablo Picasso

Page 36: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 36

Como vimos na atividade da semana 09 - Les Demoiselles d’Avignon (As Senhoritas de Avignon) é com certeza, uma das mais famosas pinturas de Pablo Picasso, considerado um quadro pré-cubista, ou o marco do início do cubismo, porém evidenciando também o impacto da arte africana sobre a obra do artista.

Na época em que Picasso a pintou, ele tinha completa noção de que este era o quadro mais importante que havia pintado até então. Dizem que o artista estava inseguro em apresentar essa obra, revelou isso a seu marchand depois de meses de revisão a pintura monumental que estava escondida em seu estúdio em Paris.

Les Demoiselles d’Avignon marca uma ruptura radical da composição tradicional e perspectiva na pintura. Representa cinco mulheres nuas com figuras compostas por planos e faces desfiguradas, inspirados pela escultura ibérica e máscaras africanas. O espaço comprimido que as figuras se apresentam, parecem se projetar para frente em fragmentos irregulares. As frutas em primeiro plano representam uma natureza morta que se encontra na parte inferior da composição, oscila sobre uma mesa impossivelmente virada para cima.

3. Qual foi o movimento artístico que Pablo Picasso se destacou e participou como um dos fundadores? Assinale a alternativa correta: A ( ) Cubismo; B ( ) Modernismo; C ( ) Expressionismo; D ( ) Realismo; E ( ) Nenhuma das alternativas sugeridas. 4. Quando as máscaras africanas são usadas? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5. Crie e pinte nos rostos abaixo máscaras afro-brasileiras:

Page 37: E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES BASSITT, DE DE …

Pág. 37

6. Assinale a alternativa correta sobre a obra de Pablo Picasso. Qual obra de Pablo

Picasso nos trás referências a Arte Africana?

A ( ) Girassóis;

B ( ) Noite Estrelada ;

C ( ) Les Demoiselles D'avignon ;

D ( ) Ponte sobre o rio ;

E ( ) As princesas de Pablo.

Educação Física

Aula 1 Basquete

O basquetebol, ou simplesmente basquete, é um esporte coletivo praticado entre duas equipes. Ele é jogado com uma bola, onde o objetivo é inseri-la no cesto fixo que está localizado nas extremidades da quadra. Atualmente, o basquetebol é um dos jogos olímpicos mais populares no mundo. Nas escolas, é um dos esportes mais praticados nas aulas de educação física.

Regras do Basquetebol O basquetebol tem como objetivo inserir a bola no cesto correspondente à sua equipe. Portanto, há dois cestos em cada extremidade de quadra a 3,05 metros do chão. O local onde está o cesto é chamado de tabela. Ganha a equipe que fizer o maior número de pontos. Note que os pontos variam segundo

o local de arremesso. Ou seja, para lance livre é somado um ponto, do contrário, dois pontos são somados ao placar.

Há ainda, os pontos feitos quando os jogadores estão próximos da linha de três. Como o próprio nome indica, nesse caso, três pontos são contados.

O jogo está dividido em 4 tempos, sendo 10 minutos para cada. Ele está baseado em batidas, passes de bola e posições de defesa e ataque.

VARIAÇÕES DO BASQUETE Basquete de Rua

O Basquete de Rua não tem origem apenas no jogo conhecido como Street Basketball, mas também tem uma associação especial com a cultura da juventude. O esporte é conectado à imagem do gueto, que este tem ligação com a música (rap e hip hop). Esta associação deve-se provavelmente às raízes do Street Basketball, encontradas nos quintais de cidades grandes americanas, onde muitos jovens de comunidades mais pobres dos Estados Unidos vêem no esporte e no Streetball uma possibilidade maior e especial para um futuro melhor.

O basquete de rua dá ao jogador a liberdade de criar e improvisar jogadas. O streetball é a continuação do basquete de quadra, onde são valorizadas, principalmente, a habilidade e criatividade de cada atleta, ou seja, a altura não é fator indispensável, e sim a habilidade técnica e de improvisação de cada atleta.

Com regras menos rígidas do que o basquete de quadra, o basquete de rua pode ser jogado com qualquer tipo de formação; desde o um contra um até o 5 contra 5. No entanto, entre as disputas mais comuns está o 3 contra 3 (3X3), que é o torneio mais conhecido no Brasil.