em lusitânia - jornal cidades · o professor bigode é mestre em ensino de ciências exatas,...

16
2º QUINZENA DE AGOSTO DE 2014 EDIÇÃO Nº 512 DIRETOR : ROGÉRIO CONSTANTINO Email - [email protected] Ibitiúva recebe posto de atendimento do Acessa São Paulo Acessa Rural é inaugurado em Lusitânia CANDIDO RODRIGUES RECEBE MOTONIVELADORA Formatura do SENAC em Candido Rodrigues Promotora Pública Dra. Ethel JUSTIÇA ABRE PROCESSO CRIMINAL CONTRA EX PREFEITO HORI E EX SECRETÁRIO DE JABOTICABAL

Upload: dangdien

Post on 09-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

2º QUINZENADE AGOSTO DE 2014

EDIÇÃO Nº 512DIRETOR :

ROGÉRIO CONSTANTINOEmail - [email protected]

Ibitiúva recebe posto deatendimento do Acessa São Paulo

Acessa Ruralé inauguradoem Lusitânia

CANDIDO RODRIGUESRECEBE MOTONIVELADORA

Formatura do SENAC em Candido Rodrigues

PromotoraPública

Dra. Ethel

JUSTIÇA ABRE PROCESSO CRIMINALCONTRA EX PREFEITO HORI E

EX SECRETÁRIO DE JABOTICABAL

Page 2: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

Um Ano depois daRevitalização, e sofrer com

atos de VandalismoKatiá se emociona ao

conseguir Fazer e Refazer oCentro Odontológico

Embora o Centro Odontológico tenha se deparado com atosde vandalismo em 2013, um ano depois da sua revitalização,o prefeito Katiá, avalia que, mesmo com todas as dificuldades,foi possível promover grandes avanços nos serviçosfornecidos à população em geral. Segundo númerosfornecidos pela Cirurgiã dentista responsável pelo setor, DraLudmila Spagnul, nesse período (12 meses), foram realizados17 mil atendimentos, cerca de 17 mil procedimentosodontológicos. Número recorde, segundo a doutora.

Uma das medidas emergenciais adotada pelo prefeito Katiáfoi o investimento na recuperação do prédio, inclusive commelhorias também relativas ao atendimento, exemplo disso,é o tratamento de canal que hoje é realizado na Unidade.

Prefeitura realizanova etapa de

pavimentação doDistrito Industrial

Terraplanagem já foi iniciadaA Prefeitura realiza a terraplanagem para liberaçãode uma nova etapa de pavimentação do distrito in-dustrial. Serão investidos R$ 500 mil, do FundoMunicipal de Desenvolvimento Integrado.“Todo o projeto foi desenvolvido por funcionáriosda Secretaria de Obras e Serviços Públicos,garantindo rapidez e economia na realização. Em 10dias a pavimentação será iniciada”, afirma o Prefeito,Raul Girio.Além da pavimentação do distrito industrial, aPrefeitura iniciou o recapeamento das ruas AvelinoGeraldo Martins Filho, Sara Vetoraze e OnofreFrascá.

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 02

Page 3: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

Pitangueiras realiza uma dos mais importantes eventosda região para discutir a educação

A 5ª Edição do Fórum da Educação dePitangueiras foi um dos mais importanteseventos do setor realizados na região. Emtrês dias de encontro, palestrantesdesfilaram conhecimento sobre váriostemas que estão no dia a dia das escolasde todo o país. Os temas foram damedicina à filosofia, de contadores dehistória a gestão escolar.

A organização do Fórum foi da Prefeiturade Pitangueiras, Secretaria da Educação edo Senac. Abriram o evento: a secretáriada Educação Maria Aparecida Cávoli, odiretor do Senac Luis Antônio Lima, osecretário de Governo RodovaldoPassariol e o vice-prefeito Elysio Franciscodos Reis, representando o prefeito JoãoBatista de Andrade.

O Fórum começou com a peça “Olhar além do que se pode ver”. De maneira lúdica,os atores estimularam a enxergar além do que está em nossas retinas. Ver mais,entender mais. O professor e diretor da Instituição Moura Lacerda, Oscar Luiz deMoura Lacerda falou sobre “Ética e Gestão Escolar na Atualidade”. Ele fez umaalerta: “os professores não deveriam entrar em uma sala de aula sem saber os seusdireitos”. Ele é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, licenciado em pedagogia,especialista em Educação e Administração Escolar e mestre e doutor em Educação.

Na seqüência o fonoaudiólogo Jaime Luiz Zorzi falou sobre “Quem são esses alunosque não aprendem? Compreendendo os verdadeiros problemas de aprendizagem”.Ele mostrou caminhos para os professores conhecerem as dificuldades de aprendizadoe a importância de linguagem falada e escrita nessa identificação. “Ao lado de problemasde aprendizagem em níveis individuais, que levam a pensar em intervenção clínicasem distúrbio de aprendizado, temos o predomínio de problemas decorrentes da faltade oportunidades para aprender, o que configura a necessidade de novos enfoquesnas propostas escolares. Temos, acima de tudo, um problema social e não clínicopropriamente dito”, afirmou. Zorzi é doutor em Educação, especialista em linguagemoral, escrita e aprendizagem, diretor do Centro de Saúde e Educação, coordenadorde cursos em Fonoaudiologia, Educação e escritor.

O neurologista Marco Antônio Arruda conversou com a platéia sobre “O que éneurociência da educação? A necessidade de mudança de paradigmas”. Para ele, “Onotável progresso ocorrido nas duas últimas décadas na compreensão de como acriança se desenvolve e como o cérebro aprende, comprova com evidências científicasrobustas, o obsoletismo do modelo” atual. “É preciso mudar esse sistema e aneurociência da educação pode ajudar”, afirma. Arruda é doutor em neurologia, diretorda Sociedade Brasileira de Cefaléia, membro titular da Academia Brasileira deNeurologia, da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e daAssociação Brasileira de Déficit de Atenção.

Em seguida, a contadora de histórias Kiara Terra deu um show e levou muitosprofessores ao choro com a palestra “Como dar uma aula surpreendente –Conhecimento colaborativa”. Provocando a participação da platéia, Kiara mostrou aimportância de contar história principalmente, “a sua história”. Na palestra, ela convidaprofessores, pais e filhos para uma história de tirar o fôlego! Uma narrativa daquelassimples em que as personagens se parecem com a gente e, no fim, ninguém sabe se ri

ou chora deles ou de nossas históriasvividas partilhadas. Kiara estudouTeatro, fez Comunicação e Artes, naPUC-SP, estudou improvisação comMárcio Balas. Ela é criadora dométodo de narração de históriaschamado “história aberta”.

No último dia de evento, subiram aopalco o professor de matemáticaAntônio José Lopes, conhecido comoprofessor Bigode, para mostrar“Vamos trazer e mostrar a matemáticado dia a dia na sala de aula, para osalunos pensarem matematicamente nodia a dia fora da sala de aula”. Paraele, a escola precisa mudar. “Não soucontra o ensino tradicional a priori.Mas é fato: esse ensino que estamos

querendo deixar de lado ou transformar provocou a exclusão. Uma exclusão queacaba sendo legitimada. Se o aluno é reprovado em Geografia, a mãe protesta,reivindica. Quando é em Matemática, ela pode achar que o filho não tem aptidão,não nasceu para isso. Toda pessoa sã pode aprender matemática”. O professor Bigodeé mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciaturaem Matemática, doutorado na UNESP e revisor do INEP e SAEB.

O 5ª Fórum de Educação terminou com a palestra do filósofo e escritor Clóvis deBarros Filho com a palestra “Alegria e tesão pela vida”. “Nos ensinaram tantas coisasdurante a vida e, paradoxalmente, não nos ensinaram aquilo que realmente é essencial:a alegria e o sentido da vida. Somos seres movidos por impulsos, desejos, vagandopelo universo na busca por encontros felizes com o mundo. Precisamos entender osmecanismos que movem nosso corpo e o objetivo final de nossa felicidade: ficaralegre, com tesão pela vida”, explicou. Barros Filho é bacharel em Direito e Jornalismo.Mestre pela Universidade de Paris, livre-docente da USP, professor de filosofia, naUSP, pesquisador da UNESCO, escritor e diretor do site Espaço Ética.

O evento contou com debates entre profissionais de várias áreas convidadas para oencontro. “Foi excelente. Foi um momento de aprendizado, de troca de experiênciae reflexão de todos nós. O nível das palestras foi altíssimo”, afirmou a secretaria daEducação Maria Aparecida Cávoli. O diretor do Senac, Luis Antonio Lima disse“que foi um grande evento e que o Senac estava feliz por ajudar a construir Fórum daEducação”.

Para o secretário de Governo Rodovaldo Passariol, além do alto nível do encontro,“é o momento de resgatar o respeito para com o professor. No meu tempohavia respeito, havia admiração pelo professor e hoje não existe. Precisamosresgatar e mostrar a importância que um professor tem em nossas vidas”.

O encontro deste ano teve a participação do vice-prefeito Elysio Francisco dos Reis,que representou o prefeito João Batista de Andrade. Professor aposentado, Elysiodisse em seu discurso sobre a importância do professor.

“Os professores são os educadores dos homens e mulheres do futuro que vãoadministrar o país. Para mim foi uma honra participar desse encontro e sentirque estamos todos buscando um caminho para melhorar a educação”,finalizou.

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 03

Page 4: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

CURSO DE GESTANTESNa última quarta-feira (13) foi iniciada mais uma edição do Curso de Preparação paraGestantes no Centro de Recreação "Edson Martini" (Clube da 3ª Idade).Durante oito semanas, sempre às quartas-feiras a partir das 14 horas, as gestantes inscritasassistirão aos temas abordados por vários profissionais, como: ginecologista, psicólogo,médica-veterinária, fisioterapeuta, enfermeira, bombeiro, nutricionista e cirurgiã-dentista.Ao final do curso, terão incorporado ao seu patrimônio intelectual um bem inalienável: osaber, o conhecimento, e consequentemente uma gravidez muito mais segura e tranquila.O mesmo ocorrerá com o parto (normal ou cesáreo), com o puerpério (período de re-torno do organismo ao estado não gravídico) e, finalmente, com todos os cuidados comseus recém-nascidos.

O curso que já está em sua 28ª edição, conta com maisde 120 gestantes inscritas, e é coordenado pelo VereadorDr. Edu Fenerich, que atua na rede municipal de saúde.O Vereador Dr. Edu Fenerich agradece ao Prefeito RaulGirio e Secretários da Saúde, Educação e AssistênciaSocial bem como à presidente do Fundo Social deSolidariedade, Cidinha Girio, pelo apoio essa relevanteiniciativa. Agradece também a sua equipe de trabalho e atodas as demais pessoas que direta ou indiretamentecontribuem para o êxito do evento, e principalmente àsgestantes que confiam nesse importante curso,participando de forma assídua e mostrando suaresponsabilidade com a gravidez consciente.

Acessa Rural é inaugurado em LusitâniaPosto de atendimento fica ao lado da EMEB Florassu Fernandesdos Santos

Com mais de 30 serviços, opções de cursos e lazer, foi inauguradona segunda-feira (11), o Acessa Rural em Lusitânia. O projeto contacom computadores de última geração e disponibiliza sinal de internetgratuito aos moradores do distrito.Navegar pelas redes sociais, sites de notícias, acessar email e outrasferramentas será autorizado e, nos casos necessários, os monitoresdarão o suporte necessário ao usuário.“Conseguimos um grande benefício para o distrito de Lusitânia. OAcessa Rural oferece 30 serviços gratuitamente, inclusive a emissãode documentos. Os moradores podem participar de cursos online,inclusive de idiomas, e após a conclusão, imprimir o certificado naimpressora disponibilizada gratuitamente”, afirma o Prefeito, RaulGirio.O Superintendente do Super Acessa, Emílio Bizon, lembra queforam investidos R$ 150 mil no projeto. “A montagem do AcessaRural em Lusitânia foi um grande desafio. Técnicos trabalham parainstalar uma torre que garante o sinal e melhora inclusive a qualidadeda telefonia celular. Em breve, os moradores vão poder contarcom outros serviços que serão disponibilizados em parceria com oDETRAN.

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 04

Page 5: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

O prefeito de Cândido Rodrigues,juntamente com seu procurador jurídico,consegue, na justiça, suspender a eficácia da lei 1440 que concedia 6faltas abonadas por ano a cada servidor. Hoje a Prefeitura possui 237funcionários, se multiplicarmos por 6 daria 1422 dias de folga por ano,ou seja, teríamos folga de 4 funcionários por dia.

A lei é inconstitucional devido sua origem, uma vez que qualquer lei quediz respeito aos servidores tem que se originar do executivo.

A lei não traz nenhum beneficio à população, pelo contrario, traria muitoprejuízo podendo comprometer o atendimento na saúde, na educação,em obras e demais setores da Administração.

- Nós somos pagos para trabalhar pelo Município, os servidores játem seus benefícios assegurados como: Licença premio de 90 dias acada 5 anos, não trabalha dia do aniversário, férias de 30 dias porano. Não teria cabimento gerar mais esse benefício. Nossa populaçãoprecisa ser cada vez melhor atendida, nossos recursos tem que sercada dia melhor aplicado. Diz o Prefeito.

Parabéns ao prefeito, pois isso com certeza trariaprejuízos no atendimento da população de

Candido Rodrigues

Publicação no Diário Oficial

Justiça barra lei anticonstitucional aprovadapela Câmara de Candido Rodrigues

Campeão Paulista de KarateO Secretario Munici-pal de CândidoRodrigues PauloRoberto Fonseca Jun-ior acaba de conquistaro titulo de CampeãoPaulista de Karate noultimo dia 02 de Agostona cidade dePresidente Prudente,além desse titulo eleestará junto do SenseiMasataka Muramatsuque vira do Japão paravisitar o Brasil emSetembro.O Secretario convidatodos para

participarem das aulas de Karate que o município oferece. Faça já a sua inscrição, asaulas são realizadas de terças e quintas- feiras das 19 as 21 horas no clube municipal.

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 05

Projeto de aulas de circo movimenta acriançada de Cândido Rodrigues.A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, juntamente com o Prefeito, trouxepara a cidade de Cândido Rodrigues o Projeto que ensina a arte Circense.As crianças estão aprendendo varias técnicas usadas em espetáculos, o eventoestá acontecendo nos dias de sábado no Club da Piscina.

Page 6: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

PREFEITURA MUNICIPAL DEDUMONT

AVISO DE LICITAÇÃOTOMADA DE PREÇOS Nº. 007/2014.

PROCESSO Nº. 051/2014.A Prefeitura Municipal de Dumont, Estado de São Paulo, torna público para o conhecimentode quem possa interessar, que encontra-se aberta licitação na modalidade Tomada de Preçossob o nº. 007/2014, objetivando a contratação de empresa especializada para a execução dos

serviços de adequação elétrica nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Dumont/SP,compreendendo o fornecimento de materiais e mão-de-obra, conforme especificações contidasno edital regulador do certame. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 14 de agosto

de 2014, às 14:00 horas, na Sala de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal, situada naPraça Josefina Negri, nº. 21, Dumont/SP. O edital em seu inteiro teor poderá ser retirado ou

consultado na Sala de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal no endereço acimaindicado, de segunda às sextas feiras das 9h às 12h e das 13h às 16h. Informações poderão ser

obtidas por meio do telefone (0XX16) 3944-9100.

Dumont/SP, 1º de agosto de 2014THAIS HELENA TAVEIRA FACCHINI

- Presidente da COPEL -

PROCESSO Nº. 052/2014A Prefeitura Municipal de Dumont, Estado de São Paulo, por intermédio de seupregoeiro oficial, torna público para o conhecimento de quem possa interessar, queno dia 26 de agosto de 2014, às 14:00 horas, na Sala de Compras e Licitações daPrefeitura Municipal, situada na Praça Josefina Negri, nº. 21, Dumont/SP, fará realizarlicitação na modalidade Pregão Presencial TIPO MENOR PREÇO, tendo comoobjeto a aquisição de 01 (um) veículo tipo VAN, 0 KM, para o transporte depassageiros, e atender ao Departamento de Saúde do Município de Dumont-SP,conforme especificações constantes no Termo de Referência (Anexo I), que integra oedital regulador do certame. O instrumento convocatório e seus anexos poderão serretirados ou consultados na Sala de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal noendereço acima indicado, de segunda às sextas feiras das 9h às 12h e das 13h às 16h.Informações poderão ser obtidas através do telefone (0XX16) 3944-9100. Dumont/SP, aos 13 de agosto de 2014. PAULO ENRIQUE FERREIRA - Pregoeiro Oficial.

PREFEITURA MUNICIPALDE BARRINHA

CARTA POR ABANDONO DE EMPREGOSr.(a) VIVIANE BENTO DE SOUZA

O Departamento de Recursos Humanos do Município deBarrinha – SP, estabelecida na Praça Antônio Prado, 70, Barrinha, Estado deSão Paulo, vem por meio deste comunicar a Sr (a) VIVIANE BENTO DE

SOUZA, matricula 3778-8, CTPS 05235 Série 000270/SP efetivo no cargode Aux. De Serviços Gerais, a comparecer ao imediatamente no prazo de 02

(dois) dias, em face de sua ausência injustificada e continuada que vemocorrendo deste o dia 01/07/2014, sob pena de caracterização de Abando deEmprego, ensejando a justa causa do seu contrato de trabalho conforme dispõe

o artigo 482, letra “i” da CLT, conforme art 178 do Estatuto dos ServidoresMunicipal de Barrinha Lei Municipal nº 1545, de 19 de Dezembro de 1997.

Viemos através deste NOTIFICÁ-LO. Esperando sua pronta providência, subscrevo-me.

Barrinha,06 de Agosto 2014.LUIS FABIANO DE OLIVEIRA

DEPARTAMENTO DE RECURSO HUMANOS

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 06

Page 7: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

Inscrições para CasamentoComunitário vão até 08 de

outubroInteressados devem procurar o Fundo Social de Solidariedade ou oCartório de Registro Civil

Os casais interessados em participar da quarta edição do CasamentoComunitário tem até 8 de outubro para garantir a participação. Essa é aoportunidade de regularizar a sua situação perante a lei gratuitamente.

Para isso, basta procurar o Cartório de Registro Civil (Rua São João,673, Aparecida) ou no Fundo Social de Solidariedade (Avenida Gen-eral Glicério, 341, Centro). Os interessados serão informados no atoda inscrição sobre os documentos necessários.

A Primeira Dama do Município, Cidinha Girio, convida os casais. “Éuma grande oportunidade de regularizar a situação dos casais, eparticipar de uma cerimônia linda que certamente vai marcar a vida detodos. Estamos a disposição para atender todos os interessados”.

Para mais informações, o telefone do Fundo Social de Solidariedade é3202-8994

Projeto “Floresta Urbana” realizaplantio de mudas em Jaboticabal

Primeira etapa beneficiou uma dasentradas principais da cidade

No início da semana, a Prefeitura,por meio da Secretaria deAgricultura, Abastecimento e MeioAmbiente, começou o projeto“Floresta Urbana”.

Nesta primeira etapa, foramplantadas mudas de árvores nativasnos canteiros da Via de AcessoMajor Hilário Tavares Pinheiro.

“Vamos promover o plantio demudas em áreas diferentes dacidade, melhorando a qualidade devida em nosso município, seguindoas diretivas do Município Verde/Azul”, afirma o Secretário deAgricultura, Abastecimento e MeioAmbiente, Sérgio Nakagi.

Jan Nicolau – Altos e baixosNuma única sessão da câmara Jan Nicolau fez atos que mostram para oque o vereador veio. Na fala de Edvaldo Raimundo o vereador sesensibilizou e fez a doação de um computador ao departamento de trânsito,que segundo Edvaldo estaria em falta.

Um ato digno de elogio, de quem se preocupa com a cidade.

Logo após numa explanação do vereador Junior De Vitto (PTC), , Jan Nicolau(PP) pediu um à parte e disse: “Uma das maiores mágoas como vereador naépoca é de dá o nome para do Distrito Industrial de Aparecido Tomé, euqueria saber que empresário, que industrial, o que é que foi e o que fazia.Aparecido Tomé, eu queria só entender, não tenho nada contra a pessoaque respeito por demais, mas começamos muito mal, Jaboticabalinfelizmente desse jeito, não sei onde vamos parar, você pega uma históriade que, a história de uma loja, vendendo CD pirata, e não recupera osimpostos, e os que pagam devidamente têm que pagar pelos inadimplentes.Desculpa é a maior mágoa que tenho como vereador”.

A família do comerciante, que tem lojas na cidade há mais de 40anosficou revoltada da maneira como o falecido pai foi tratado, e tem todarazão. Aparecido Tomé foi comerciante próspero na cidade por muitos emuitos anos e nada fez que o desabone, e a familai ainda hoje permaneceno comércio, com 4 lojas e ainda seu filho está na direção da Radio VidaNova, a mais tradicional da cidade.

A acusação leviana e sem fundamento, já que na epóca emque o comerciante atuava sequer existiam cds, quanto maiscd piratas. Foi um ato de extremo mal gosto e se no inicioda sessão o vereador se mostrou brilhante, no final acaboucometendo um erro deste.

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 07

INVESTIMENTOS EM RODOVIASUsuário bem atendido, por meio da excelência na prestação de serviço, na segurança econforto das vias. É com esse objetivo que a Triângulo do Sol administra seus 442quilômetros de rodovias. E é também a certeza do alcance desta meta que faz aconcessionária realizar investimentos constantes, oferecendo melhoria contínua nainfraestrutura rodoviária aliada à tecnologia.Os trabalhos de revitalização das rodovias concedidas representam a maior fatia doinvestimento aplicado no primeiro semestre deste ano. Foram R$ 19,1 milhões empavimento, sinalização e outros serviços de engenharia por toda a malha viária.As áreas de tecnologia, estrutura e recursos operacionais também receberam aportes dejaneiro a junho de 2014. O sistema de CFTV (circuito fechado de televisão) passou porampliações com o aumento dos pontos de visualização das rodovias, melhorando omonitoramento das condições de tráfego. Outro investimento importante foi a aquisiçãode um novo painel de mensagem variável móvel, que fornece informações para os usuáriosem situações específicas de obras, eventos, interdições, dentre outras. Além disso,houve também a modernização do sistema de iluminação com lâmpadas de LED em todasas praças de pedágio. A concretização de todas as melhorias nas áreas de tecnologia,estrutura e recursos operacionais representou investimentos de R$ 3,4 milhões.

DuplicaçãoAinda este ano, a partir de setembro, a Triângulo do Sol começará a duplicação de 17quilômetros da rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), uma das principais rotas deescoamento de parte da safra do centro-oeste brasileiro com destino ao Porto de Santos.Após a conclusão das obras, que demandarão investimentos da ordem de R$ 52 milhões,a rodovia estará totalmente duplicada no trecho sob concessão, entre Matão e Bebedouro,reforçando o compromisso da concessionária em oferecer mais segurança e confortoaos usuários. A obra ainda incluirá a construção de três novos dispositivos de acessonas cidades de Santa Ernestina e Guariba e no acesso à Usina Raízen, além de acostamento.Com isto, a concessionária concluirá 130 quilômetros de duplicação previstos no contratode concessão.

Page 8: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

FORMATURA DO CURSO DO SENACEM CANDIDO RODRIGUES

A prefeitura de Cândido Rodrigues junto como Senac de Bebeouro realizaram a formaturado curso oferecido pela Senac em umaparceria com a Prefeitura:- Oferecer capacitação e conhecimentoé o principal objetivo deste curso. Foram25 participantes que estiveram pegandoseu certificado e com certeza elasganharam um aprimoramento a mais emsua vida profissional. Esse é o principalobjetivo deste curso, afirmou orepresentante do SENAC.

Além do prefeito Claudio Falchi a cerimôniafoi acompanhada por vereadores, secretáriose familiares dos formandos.

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 08

Page 9: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

Nesta sexta feira dia 01 de agosto chegou a tão esperadahora que toda população de Cândido Rodrigues eprincipalmente os produtores rurais esperavam.Finalmente, a partir de hoje, o Município pode contar comuma MOTO NIVELADORA.A tão esperada e tão importante máquina, foi conseguidapelo Prefeito, junto ao Governo federal através do ProgramaPAC 2. - É um momento histórico para o município, osbenefícios para nossa população serão muitos, é ummomento de festa para todos aqueles que querem edesejam o bem para nosso município, trata-se de umamaquina de quase 500 mil reais, é uma grandeconquista, disse o Prefeito Falchi.

Candido Rodrigues recebe motoniveladora

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 09

Page 10: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

SAMU de Pitangueiras,modelo de trabalho

O Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) é o principalcomponente da Política Nacional de Atenção às Urgências, sendo acionado pelonúmero gratuito 192 e tem como finalidade atender as pessoas em situações deagravo à saúde, proteger a vida e permitir atendimento no Sistema Único de Saúde- SUS.

“O SAMU realiza atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: nasresidências, nos locais de trabalho e vias públicas, contando com a Central deRegulação Médica, com profissionais qualificados pela equipe do SAMU Regionalde Ribeirão Preto e ambulâncias equipadas”, explicou a secretária da Saúde FrancineOliveira Toledo.

O médico regulador da Central de Regulação tem um papel indispensável nesseserviço, pois ele faz a análise da gravidade do pedido de socorro, disponibiliza omelhor recurso no momento, acompanha o atendimento via telemedicina e encaminhao paciente aos hospitais e unidades de saúde, para continuidade da assistência.

“Todo o pedido de ajuda ao 192, cai na Central de Regulação Médica que está emRibeirão Preto. Neste momento a pessoa deve informar para a telefonista: o nomee a idade do paciente, qual o motivo da sua ligação, ou seja, o que o paciente estásentindo naquele momento, a cidade, o bairro de onde está falando, o nome da ruacom o número correto, e se tiver, um ponto de referência. Tais informações aceleramo atendimento e o encaminhamento da ambulância”, explica a enfermeira do SAMUde Pitangueiras, Eliese Buzati.

Os profissionais desta ambulância (auxiliar ou técnico de enfermagem e o condutor)realizam no local, do chamado, os procedimentos necessários e estabelecidos emprotocolos do SAMU Regional de Ribeirão Preto. Depois de iniciado o atendimentoo paciente é encaminhado para a Santa Casa local ou Pronto Atendimento Municipalpara a continuidade da assistência.

A comunicação entre os profissionais é realizada por rádio comunicação, orientadaspelo médico regulador e todos os chamados são gravados, tendo seus horários deatendimento registrados automaticamente na Central de Regulação. O SAMU 192está em quase todos os municípios brasileiros, prestando um atendimento pré-hospitalar móvel de qualidade representando um grande avanço na assistência ásaúde das pessoas.

Curtas & importantesPitangueiras e Ibitiúva

Patrulha ruralO secretário da Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, DanielJoaquim Rodrigues continua a todo vapor. Além de uma motoniveladora,uma retroescavadora e um caminhão recebidos do Ministério doDesenvolvimento Agrário, o secretário também articulou a Patrulha Ruralque vai receber um trator no valor de R$ 85 mil e uma roçadeira hidráulicade R$ 14 mil.

Centro OdontológicoNa contra mão de muitas prefeituras a de Pitangueiras continua investindo.Desta vez é a reforma do Centro Odontológico. Isso significa mais confortoe qualidade no atendimento aos pacientes.Mais investimentoA pavimentação das ruas e avenidas tem sido uma das prioridades do Governo.Foi aberta licitação para a compra de massa para o asfalto. Além disso,foram comprados três semáforos e o atual será restaurado. Ruas boas etrânsito organizado significam menos acidentes.

ConcorrênciaA prefeitura abriu concorrência para exploração comercial no quiosquelocalizado à Praça São Sebastião, salão comercial no Terminal Rodoviário“José Marchesi”, e banca de jornal no Terminal Rodoviário “José Marchesi”,estes dois últimos localizados na Avenida das Pitangueiras s/nº. Orecebimento dos envelopes “HABILITAÇÃO” e “PROPOSTA” será até odia 18 de agosto de 2014, às 09:00 horas.

CorridaVocê está bem preparado? Agüenta corrida? Então não perca tempo e seinscreva na 6ª corrida da Emancipação, que acontece dia 25/08. A largada éna Praça São Sebastião, onde será entregue o chip para o corredor oucorredora. Para o percurso de 4 km de caminhada será cobrada umainscrição de R$ 20,00 e para o percurso de 7 km de corrida o valor da taxaé de R$ 40,00.

A empresa LOTEAMENTO JARDIM COLORADO – BARRINHASPE LTDA., considerando que o Sr. O.C.L., Sr. M.L.R e a Sra.

M.S.S.R. assinou, em 02/02/2013, o INSTRUMENTO PARTICU-LAR DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE LOTE(S) DOLOTEAMENTO “JARDIM COLORADO I” para aquisição do Lote17 da Quadra 02, empreendimento nesta cidade de BARRINHA/SP,

encontrando-se, atualmente, em situação de inadimplência, as empresasutilizam-se da presente para, nos termos dos artigos 867 e seguintes doCódigo de Processo Civil, bem ainda dos artigos 32 e seguintes da Lei6.766/1979, NOTIFICÁ-LO(A), formalmente, para que, NO PRAZODE 30 (TRINTA) DIAS, entre em contato com as NOTIFICANTESpara regularizar sua situação, realizando o pagamento do débito, sendo

que, após a data mencionada, em não havendo a regularização, OCONTRATO SERÁ CONSIDERADO RESCINDIDO.

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 10

Page 11: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

Escolas públicas de Pitangueiras e Ibitiúva(SP) recebem escritora Isabel Vieira por

meio da 7ª Mostra de Teatro TPC Autora do livro “E Agora, Mãe?”, obra que está sendo encenada pelo projeto, Isabel iráconversar com os adolescentes sobre o tema gravidez

Com o intuito de conscientizar os jovens sobre a gravidez na adolescência de uma maneiramais leve, porém realista, a 7ª Mostra de Teatro TPC vem percorrendo o interior paulista comapresentações teatrais da peça “E agora, mãe?”. Adaptada de um livro de mesmo nome, escritopor Isabel Vieira, a obra conta a história de uma jovem de 14 anos que vê seus sonhos sedesfazendo e suas responsabilidades serem totalmente modificadas depois de engravidar,interrompendo a tranquilidade da juventude.

Este mês, nos dia 19, 21 e 22, escolas públicas de Pitangueiras e Ibitiúva irão receber o Grupode Teatro TPC, de Ribeirão Preto, para a encenação da peça. Entretanto, o grupo chega comuma novidade: a presença da própria escritora Isabel Vieira para um bate-papo com os alunos,que poderão debater o assunto e tirar suas dúvidas.“A conversa com a escritora será enriquecedora para todos os envolvidos, pois haverá a chancede aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre a história e suas consequências. Aapresentação teatral acrescentada do debate tornará a programação ainda mais rica de culturae conhecimento”, afirma Noir Evangelista, coordenador do Grupo de Teatro TPC.A argumentação apresentada na peça a respeito das mudanças que a gravidez impõe no convíviosocial e nos estudos dos jovens busca provocar a identificação e a sensibilização do espectador,tornando a história da personagem Jana próxima da realidade dos que assistem. Jana sonhavaem ser bailarina, mas teve a vida completamente mudada quando descobriu que estava grávidae viu o pai de sua filha fugir do país, deixando-a sozinha para conviver com o preconceito daspessoas ao seu redor.Por meio do Proac, a 7ª Mostra de Teatro TPC possui patrocínio da Viralcool, apoio dasprefeituras municipais das cidades beneficiadas e gestão da Origem Produções. Programação:

Bate-papo com Isabel Vieira Cidade: IbitiúvaLocal: E.E. Domingos ParoData: terça-feira, 19 de agostoHorários: às 9h30 e 14h

Cidade: PitangueirasLocal: E.M. Dr. Clóvis Guimarães SpínolaData: quinta-feira, 21 de agostoHorários: às 14h Local: E.E. Maria Falconi de FelícioData: sexta-feira, 22 de agostoHorários: às 9h30 e 14h

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 11

Page 12: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 12

Parceria Candido Rodrigues e Cruzeiro FCNesta terça feira dia 19 de agosto, a prefeitura de Cândido Rodrigues, através dosecretário de Esporte, Cultura e lazer Sr Paulo Fonseca Junior, recebeu a visita doRepresentante do Cruzeiro Esporte Club, para estudar uma parceria entre a prefeitura eo Club Mineiro.O Olheiro, Sr Luiz Antonio, foi goleiro do Cruzeiro na década de 80 inclusive compassagem pela Seleção e hoje é funcionário do Club com a finalidade de buscar talentos.Quando ficou sabendo que a prefeitura deu início a um trabalho mais profissional evoltado para os fundamentos do futebol foi despertado o interesse.Os atletas que mostrarem mais talento será observado pelo profissional e poderá ingressarna base do Cruzeiro e terá a oportunidade de treinar na toca da raposa.

A OAB JABOTICABAL também inaugurou a galeria dos expresidentes,resgatando os 82 anos de história da entidade emJaboticabal.

Fotos - João Teixeira

Page 13: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

Ibitiúva recebe posto de atendimento do Acessa São PauloO Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pelaSecretaria de Gestão Pública, inaugurou nessa segunda-feira, dia 11 de Agosto, o posto de atendimentoem Ibitiúva. Essa unidade conta com seis computadores, sistema operacional Acessa Livre 4.0 - softwareque permite o uso dos computadores por deficientes visuais e conexão de internet de 2 Mb.O Acessa SP em Ibitiúva tem capacidade para realizar 960 atendimentos por mês. “Está é a unidade denúmero 802 em funcionamento. Mais 178 em implantação. No Estado, já foram entregues 30 unidadesrurais e outras 64 encontram-se em implantação”, explicou o superintendente do Acessa SP Emilio BizonNeto.No Acessa SP, por exemplo, a população terá mais de 30 serviços disponíveis, como possibilidade deefetuar pagamentos online na Secretaria da Fazenda do Estado, consultar o IPVA, a situação da NotaFiscal Paulista, ter informações do Detran, elaborar Boletins de Ocorrência Eletrônico, imprimir a segundavia de contas de energia, água e telefone e fazer agendamento para confecção de CNH e RG nos postosdo Poupatempo.Para os adeptos do facebook o Acessa SP é uma opção. “Além disso, num raio de 200 metros de ondeestá instalado o Acessa SP, os moradores do entorno terão internet livre e de alta velocidade”, explicouBizon Neto. De acordo com ele “o governo está trazendo vários cursos e internet de alta qualidade àpopulação”, declarou.Para o prefeito João Batista de Andrade “no futuro próximo, o analfabeto não será mais aquele que nãosabe ler, mas aquele que não souber navegar pela internet. Por isto, insisti para que tivéssemos um postoem Pitangueiras e outro em Ibitiúva. Promessa feita, promessa cumprida. E não é só para o jovem, oAcessa SP. Duas monitoras estão prontas para ensinar quem não teve oportunidade de conhecer essemundo da internet. Venha para cá e aprenda”, afirmou o prefeito.A primeira unidade do Acessa SP, em Pitangueiras, já realizou mais de 55 mil atendimentos e possui cercade 1.800 usuários cadastrados. Em Ibitiúva, o posto fica no Largo da Matriz, 111 (ao lado da igreja e doPosto de Saúde) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 13

Page 14: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

PREFEITURA DE TAQUARALDecreto n° 876 de 11 de Agosto de 2014.

“Dá Abertura de Crédito Adicional Especial eSuplementar. E dá outras providências” .

LAERCIO VICENTE SCARAMAL, Prefeito do Município deTaquaral, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, Decreta:

ARTIGO 1º - Com fundamentação legal no artigo 1.º da Lei Municipal n.º 628, de 11 de agostode 2014, Crédito Adicional Especial no valor total de R$12.425,52 (doze mil, quatrocentos evinte e cinco reais e cinqüenta e dois centavos, para atender a necessidade de incluir recursosorçamentários referentes a saldo de exercício anterior, no orçamento do corrente exercício,nas seguintes dotações orçamentária:

Orgao...............: 02 PODER EXECUTIVO

Unidade Orcamentaria: 02.03 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ECONOMIA EFINANÇAS

04.123.0003.2.026.000 Manutencao da Economia e Finanças Municipais

3.3.90.93.00.00. 00 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES Seguridade 112.425,52

FR 05 CA 100

ARTIGO 2º - Fica o Poder Executivo, autorizado a abrir na Contabilidade da PrefeituraMunicipal, Crédito Adicional Suplementar e Especial no valor total de R$ 1.124,37 (Hum mil,cento e vinte e quatro reais e trinta e sete centavos), conforme artigo 2.° da Lei Municipal n.°628 de 11 de agosto de 2014, para atender a necessidade de incluir recursos orçamentáriosreferentes a excesso de arrecadação, no orçamento do corrente exercício, nas seguintesdotações orçamentária:

Orgao...............: 02 PODER EXECUTIVO

Unidade Orcamentaria: 02.03 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ECONOMIA EFINANÇAS

04.123.0003.2.026.000 Manutencao da Economia e Finanças Municipais

3.3.90.93.00.00.00 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES Seguridade 1826,09

FR 02 CA 100

3.3.90.93.00.00. 00 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES Seguridade 1298,28

FR 05 CA 100Artigo 3.º - As despesas decorrentes com a execução do presente Decreto correrão porconta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente,suplementada se necessário.

Artigo 4.º - Este Decreto entrará em vigor a partir da data de sua publicação, revogadas asdisposições em contrário.

Registre-se, Publique-se e Cumpre-se,

Prefeitura do Município de Taquaral/SP, 11 de Agosto de 2014.

LAÉRCIO VICENTE SCARAMALPrefeito Municipal

Registrado em livro próprio e publicado por afixação, no local de costume, na sede daPrefeitura, na mesma data, nos termos do artigo 86 da Lei Orgânica do Município.

VALDIRENE DOS SANTOSEscriturária

PREFEITURA DE TAQUARALLei nº 628 de 11 de agosto de 2014.

Autoriza o Poder Executivo a abrir CréditoAdicional Especial e Suplementar na LeiOrçamentária Anual do Exercício de 2014, para osfins que especifica.

LAÉRCIO VICENTE SCARAMAL, Prefeito do Município de Taquaral, Comarcade Pitangueiras, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, FAZ SABER que aCâmara Municipal APROVOU e ele SANCIONA e PROMULGA a seguinte lei:ARTIGO 1º - Fica o Poder Executivo, autorizado a abrir na Contabilidade da PrefeituraMunicipal, Crédito Adicional Especial no valor total de R$12.425,52 (doze mil, quatrocentos evinte e cinco reais e cinqüenta e dois centavos), conforme artigo 41 inc. II da Lei Federal nº.4.320/64. Para atender a necessidade de incluir recursos orçamentários referentes a saldo deexercício anterior, no orçamento do corrente exercício, nas seguintes dotações orçamentária:

Orgao...............: 02 PODER EXECUTIVO

Unidade Orcamentaria: 02.03 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ECONOMIA EFINANÇAS

04.123.0003.2.026.000 Manutencao da Economia e Finanças Municipais

3.3.90.93.00.00. 00 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES Seguridade 112.425,52

FR 05 CA 100

PARAGRÁFO ÚNICO - O recurso para atendimento do presente crédito Adicional Especialcorrerá por conta de superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício de2012, vinculado à fonte de recursos do Estado e União, conforme art. 43, parágrafo 1º, inc. I daLei Federal nº. 4.320/64.ARTIGO 2º - Fica o Poder Executivo, autorizado a abrir na Contabilidade da PrefeituraMunicipal, Crédito Adicional Suplementar e Especial no valor total de R$ 1.124,37 (Hum mil,cento e vinte e quatro reais e trinta e sete centavos), conforme artigo 41 inc. I e II da LeiFederal nº. 4.320/64. Para atender a necessidade de incluir recursos orçamentários referentesa excesso de arrecadação, no orçamento do corrente exercício, nas seguintes dotaçõesorçamentária: Orgao...............: 02 PODER EXECUTIVO

Unidade Orcamentaria: 02.03 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ECONOMIA EFINANÇAS

04.123.0003.2.026.000 Manutencao da Economia e Finanças Municipais

3.3.90.93.00.00.00 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES Seguridade 1826,09

FR 02 CA 100 3.3.90.93.00.00. 00 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES Seguridade 1298,28 FR 05 CA 100

ARTIGO 3º - Fica modificado o Plano Plurianual – PPA 2014/2017 e a Lei de DiretrizesOrçamentárias – LDO do exercício de 2014 nos mesmos moldes e naquilo que for pertinente,conforme descrito nos arts. 1º e 2º desta Lei.

ARTIGO 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições emcontrário.

Registre-se, Publique-se e Cumpre-se,

Prefeitura do Município de Taquaral/SP, 11 de Agosto de 2014.

LAÉRCIO VICENTE SCARAMAL

Prefeito Municipal Registrado em livro próprio e publicado por afixação, no local de costume, na sede daPrefeitura, na mesma data, nos termos do artigo 86 da Lei Orgânica do Município.

VALDIRENE DOS SANTOS

Escriturária

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 14

Page 15: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

Decreto n° 875 de 11 de Agosto de 2014.“Dá Abertura de Crédito Adicional” .

LAERCIO VICENTE SCARAMAL, Prefeito do Município deTaquaral, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, Decreta:

Artigo 1º - Com fundamentação legal no artigo 1.º da Lei Municipaln.º 627, de 11 de agosto de 2014, fica aberto um crédito adicional suplementar e especial porSuperávit Financeiro, no valor de R$ 115.138,69 (cento e quinze mil, cento e trinta e oito reaise sessenta e nove centavos), para atendimento das dotações que são especificadas a seguir:

Órgão: Poder ExecutivoUnidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.073: Manutenção das Atividades do Programa Sorria São Paulo3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 45.402,03Fonte Recurso: 02 – EstadualÓrgão: Poder ExecutivoUnidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.074:

Manutenção das Atividades do Programa Glicemia3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 5.154,27Fonte Recurso: 02 – EstadualÓrgão: Poder ExecutivoUnidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.075:

manutenção das Atividades do Piso de Atenção Básica Estadual3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 6.135,75Fonte Recurso: 02 – EstadualÓrgão: Poder ExecutivoUnidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.053:

Manutenção das Programa Qualis Mais3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 29.067,98Fonte Recurso: 02 – EstadualFicha 713.3.90.39: Outros Serviços de Terceiros – Pessoa JurídicaValor: R$ 29.378,66Fonte Recurso: 02 – EstadualFicha 72

Artigo 2º - Com fundamentação legal no artigo 2.° da Lei Municipal n.º 627,de 11 de agosto de 2014, fica aberto um crédito adicional suplementar por Excesso de Arrecadação ,no valorde R$ 10.068,77 (dez mil, sessenta e oito reais e setenta e sete centavos), para atendimento das dotações quesão especificadas a seguir: Órgão: Poder Executivo

Unidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.073:

Manutenção das Atividades do Programa Sorria São Paulo3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 765,32Fonte Recurso: 02 – EstadualÓrgão: Poder ExecutivoUnidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.074:

Manutenção das Atividades do Programa Glicemia3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 5.147,70Fonte Recurso: 02 – EstadualÓrgão: Poder ExecutivoUnidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.075:

Manutenção das Atividades do Piso de Atenção Básica Estadual3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 4.155,75Fonte Recurso: 02 – Estadual

Artigo 3.º - As despesas decorrentes com a execução do presente Decreto correrão por conta de dotaçõesorçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente, suplementada se necessário.

Artigo 4.º - Este Decreto entrará em vigor a partir da data de sua publicação, revogadas as disposições emcontrário.Registre-se, Publique-se e Cumpre-se,

Prefeitura do Município de Taquaral/SP, 11 de Agosto de 2014.

LAÉRCIO VICENTE SCARAMALPrefeito Municipal

Registrado em livro próprio e publicado por afixação, no local de costume, na sede daPrefeitura, na mesma data, nos termos do artigo 86 da Lei Orgânica do Município.

VALDIRENE DOS SANTOS

Escriturária

Lei n° 627 de 11 de Agosto de 2014.Autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito AdicionalEspecial e Suplementar na Lei Orçamentária Anualno exercício de 2014, para os fins que especifica.

LAERCIO VICENTE SCARAMAL, Prefeito do Município de Taquaral,Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e elesanciona e promulga a seguinte Lei;

Artigo 1º - Com fundamentação legal no artigo 4.º da Lei Municipal n.º 598,de 12 de novembro de 2013, que dá cumprimento ao que determina o artigo 167, V da Constituição Federale observando – se aos artigos 40 e 41, I e II da Lei 4.320 de 17 de março de 1964, fica aberto um créditoadicional suplementar e especial por Superávit Financeiro, no valor de R$ 115.138,69 (cento e quinze mil,cento e trinta e oito reais e sessenta e nove centavos), para atendimento das dotações que são especificadasa seguir: Órgão: Poder Executivo

Unidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.073: Manutenção das Atividades do Programa Sorria São Paulo3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 45.402,03Fonte Recurso: 02 – EstadualÓrgão: Poder ExecutivoUnidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.074:

Manutenção das Atividades do Programa Glicemia3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 5.154,27Fonte Recurso: 02 – Estadual

Órgão: Poder Executivo

Unidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.075:

Manutenção das Atividades do Piso de Atenção Básica Estadual3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 6.135,75Fonte Recurso: 02 – Estadual Órgão:Poder ExecutivoUnidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.053:

Manutenção das Programa Qualis Mais3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 29.067,98Fonte Recurso: 02 – EstadualFicha 713.3.90.39: Outros Serviços de Terceiros – Pessoa JurídicaValor: R$ 29.378,66Fonte Recurso: 02 – EstadualFicha 72

Paragrafo Único: O recurso para atendimento do presente crédito adicional suplementare especial correrá por conta de superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício de 2013,vinculado à fonte de recursos estadual, conforme art. 43, parágrafo 1º, inc. I da Lei Federal nº. 4.320/64.

Artigo 2º - Com fundamentação legal no artigo 4.º da Lei Municipal n.º 598,de 12 de novembro de 2013, que dá cumprimento ao que determina o artigo 167, V da Constituição Federale observando – se aos artigos 40 e 41, I e II da Lei 4.320 de 17 de março de 1964, fica aberto um créditoadicional suplementar por Excesso de Arrecadação ,no valor de R$ 10.068,77 (dez mil, sessenta e oitoreais e setenta e sete centavos), para atendimento das dotações que são especificadas a seguir:

Órgão: Poder Executivo

Unidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.073:

Manutenção das Atividades do Programa Sorria São Paulo3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 765,32Fonte Recurso: 02 – EstadualÓrgão: Poder ExecutivoUnidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.074:

Manutenção das Atividades do Programa Glicemia3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 5.147,70Fonte Recurso: 02 – EstadualÓrgão: Poder ExecutivoUnidade Orçamentária: Fundo Municipal de Saúde10.301.0009.2.075:

Manutenção das Atividades do Piso de Atenção Básica Estadual3.3.90.30: Material de ConsumoValor: R$ 4.155,75Fonte Recurso: 02 – Estadual

Paragrafo Único: O recurso para atendimento do presente crédito suplementar correrápor conta de excesso de arrecadação apurado no exercício de 2014, vinculado à fonte de recursos estadual, conforme art. 43, parágrafo 1º, inc. II da Lei Federal nº. 4.320/64.Artigo 4º Fica modificado o Plano Plurianual – PPA 2014/2017, nos mesmos moldes e naquilo que forpertinente, conforme descrito nos artigo 1º e 2º desta Lei.Artigo 5º Ficam alteradas as Diretrizes Orçamentárias – LDO do exercício de 2014, nos mesmos moldese naquilo que for pertinente, conforme descrito nos artigo 1º e 2º desta Lei.Artigo 6º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Registre-se, Publique-se e Cumpre-se,Prefeitura do Município de Taquaral/SP, 11 de Agosto de 2014.

LAÉRCIO VICENTE SCARAMALPrefeito Municipal

Registrado em livro próprio e publicado por afixação, no local de costume, na sede daPrefeitura, na mesma data, nos termos do artigo 86 da Lei Orgânica do Município.

VALDIRENE DOS SANTOSEscriturária

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 15

Page 16: em Lusitânia - Jornal Cidades · O professor Bigode é mestre em ensino de Ciências Exatas, graduado em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, doutorado na UNESP e revisor

O processo que investiga irregularidades nacontratação do cantor Edson ja tramitava naesfera civel e agora foi apresentado denúnciana esfera criminal, apos investigação feita pelaDelegacia Seccional de Sertãozinho. Parasaber mais detalhes do processo o jornalCidades foi ouvir a Promotora Pública Dra.Ethel Cipele: Jornal Cidades - Dra, foi feita umainvestigação e foi apresentado uma denúnciacrime contra o ex prefeito é isso? Dra. Ethel Cipele- “Na verdade houve umarepresentação de um munícipe acerca dosgastos efetuados com o show do cantorEdson, que estavam num valor muito su-perior ao que estava sendo cobrado emoutras cidades da região, conforme pesquisas e Documentos trazidos atépor parte de produtores de shows e publicações oficiais. O inquérito foirequisitado, teve seu trâmite perante a Delegacia Seccional de Sertãozinho,e foi concluído recentemente, e após a análise o Ministério Público promoveua competente ação penal”.

Jornal Cidades - Esse processo já esta em andamento? Dra. Ethel Cipele - “A ação penal foi recebida pelo Juiz e o ato processualseguinte será a citação dos denunciados. Na denúncia pede-se oreconhecimento da ocorrência de crime de responsabilidade, prevista noDecreto Lei 201/67 bem como infração à Lei de Licitações Públicas.”

Jornal Cidades - Quais são as os réus e as penas que podem ocorrer? Dra. Ethel Cipele- “Na ação penal constam do polo passivo, como réus,o então Prefeito Municipal da época José Carlos Hori, o Secretário deCultura, Esporte e Lazer Claudio Almeida, bem como os sócios daempresa organizadora do evento. Na ação penal a sanção consiste empena privativa de liberdade, que podem vir a ser convertidas em restritivasde direito, mas a condenação definitiva por crime de responsabiliadeacarreta a perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos,para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação,sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio públicoou particular. Na Ação Civil Pública as penas são de suspensão dedireitos políticos, ressarcimento ao erário, aplicação de multa civil e proibiçãode contratar com o Poder Público.”

Jornal Cidades - A justiça então pede a devolução do dinheiro?Dra. Ethel Cipele-Sim, com certeza, inclusive uma das sanções na esfera cívelé o ressarcimento ao erário. A contratação em si do cantor poderia ter sidofeita com dispensa de licitação. A questão é que foram pagos também porserviços que sequer há existência de nota fiscal, outros cujos valores sãoquestionados. Há uma diferença de cerca de quatorze mil reais pagos a títulode impostos cujo ecolhimento não foi devidamente comprovado. Aliás, háprstadores de serviços que sequer expediram nota fiscal, somente o fizerammeses após solicitação da Promotoria de Justiça, o que é inconcebível em setratando de dinheiro público a ser pago por uma Prefeitura Municipal.

Jornal Cidades - Este processo podedemorar?Dra. Ethel Cipelle - “Sim, infelizmenteossa sistema judiciário é moroso, e nocaso da ação penal, são quatrodenunciados, alguns não são residentesem Jaboticabal, o que demandaexpedição de Carta precatória, ou seja,aspectos que realmente acabam pordeixar o processo mais moroso, masaguardamos que tenha um desfechopositivo para a sociedade.

ENTENDA OCASO

Durante o show do trabalhador no ano de 2011 o cantor Edson foi contratado pelaprefeitura de Jaboticabal onde foram pagos R$ 97.000,00.

O jornal Cidades fez um levantamento do valor pago por outras prefeitura das regiãoe verificou que em outras cidades foram pagos valores em torno de R$ 60 a R$ 75mil pelo mesmo show. A denúncia foi feita pelo jornal ao Ministério público que abriuuma investigação sobre o assunto.

A Ação foi ajuizada em 15 de agosto, após vários meses de investigação, onde oMP coletou provas com solicitações de notas fiscais dos serviços prestados, e foiconstatado que houve uma diferença muito grande no valor pago pelos serviços.

- Para a Prefeitura foi emitida a nota fiscal eela pagou o valor global de R$ 97.692,20 mil,mas as notas fiscais de cada serviço nóspedimos, e constatamos que elas não foramemitidas a época do show. Somente após arequisição da promotoria, percebemos quealguns prestadores de serviços efetuaram aemissão da nota fiscal, e há serviços que nãoforam comprovados - afirmou a promotora.

OUTROS PROCESSOSO ex prefeito de Jaboticabal, José Carlos Hori, já foi condenado também em outroprocesso e perdeu os direitos políticos por três anos. Hori foi punido por contratar

uma empresa de engenharia sem licitação. A sentença foi dada em primeira instânciapela juíza Carmen Silva Alves, da 1ª Vara Cível. . Depois o processo foi levado ao

Tribunal de justiça que manteve a condenação e ainda impôs multa de R$ 75.000,00a Hori. A contratação aconteceu em 2006, para obras de recapeamento da estrada

vicinal que liga Jaboticabal a Pitangueiras – a JBT-010. Na época, a Câmara deVereadores instaurou uma Comissão Processante para apurar as obras e entregouum relatório ao Ministério Público, que decidiu denunciar a Prefeitura e a empresa.

O ex prefeito ainda responde a mais 3 ações na justiça.

JUSTIÇA ABRE PROCESSO CRIMINAL CONTRA EX PREFEITOHORI E EX SECRETÁRIO DE JABOTICABAL

IRREGULARIDADES NO SHOW DO CANTOR EDSON LEVAM A JUSTIÇA A ABRIR INQUÉRITO

Na ação penal a sançãoconsiste em pena

privativa de liberdade,que podem vir a ser

convertidas emrestritivas de direito

JORNAL CIDADES Edição nº 512- 2º quinzena de de agosto de 2014 PÁGINA 16