em estado laico

8
EM ESTADO LAICO PERFORMANCE/// 201 4

Upload: brasa

Post on 04-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

P.E.R.F.O.R.M

TRANSCRIPT

Page 1: Em estado laico

E ME S T A D OL A I C O

P E R F O R M A N C E / / /

2 0 1 4

Page 2: Em estado laico

“Estado

laico

significa

um

país

ou

nação

com

uma

posição

neutra

no

campo

religioso.

Também

conhecido

como

Estado

secular,

Estado

laico

tem

como

princípio

a

impar-

cialidade

em

assun-

tos

religiosos,

não

apoiando

ou

discrimi-

nando

nenhuma

religião.”

“estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. também conhecido como estado secular, o estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.”

O Brasil por definição se intitula um país laico, onde as diferentes religiões podem coexistir e o direito ao livre culto é atestado pela nossa constituição. Mas na prática, o que se sabe é bem diferente. A exemplo temos o forte apelo que a igreja católica ainda exerce sobre a politica brasileira, vide a recente vinda do papa ao país que mobilizou uma receita que poderia facilmente resolver boa parte dos problemas sociais de uma região do Brasil. Ou ainda a constante “intromissão da instituição” evangélica ocupando uma boa parte do congres-so, fazendo reivindicações e criando uma série de projetos de lei que tem por base a bíblia e não as necessidades reais do povo brasileiro. Esse tema poderia ser abordado por horas sem chegar-se a uma dissolução, e por isso tornou-se o mote da criação do meu trabalho.

Na performance, a proposta era ser “enjaulado” como um animal, preso dentro de um espaço cercado, cerrado por cadeados, dentro deste espaço estavamos eu, e uma imagem de “nossa senhora de aparecida” a escolha dessa imagem não se trata de uma crítica direta a religião católica, mas sim por se tratar da “padroeira do Brasil” para os católicos, acho que nesse caso ela serve como símbolo máximo do quão dominados pela religião ainda somos, num modo geral, que vem desde a formação dos nossos valores primeiros.

A posição de reverência a imagem adotada, até pelo pequeno formato da caixa, o desconforto se fez presente Um molho de chaves vai estar próximo da caixa, possibilitando os traseuntes de me livrar ou não daquela situação.

Igor Brasa

Page 3: Em estado laico

E S B O Ç O S D A P R O P O S T A

Page 4: Em estado laico

“Em estado laico” perfomance realizada pelo artista Igor Brasa no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo no ano de 2013.

Page 5: Em estado laico

Aos exatos 21 minutos, três estudantes da Instituição, que não eram do curso de Artes Visuais, pegou o molho de chaves e o destran-cou, restando então, apenas a parte física-ma-terial do trabalho, que se tornou uma instalação a ser indagada, que a meu ver, podia ser entendida como armadilha para outras pessoas.

A presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma pessoa orando repetitiva-mente dentro de uma jaula, faz com que a leitura seja óbvia. Trata-se de uma crítica a Religião. A influência que ela tem na sociedade e no Estado nos dias de hoje, já que mitos servem como alicerce para justificar comportamentos e as religiões usam desse mecanismo para se manter. A ideia de que a religião pode ser a salvação é muito presente na sociedade brasileira, fazendo com que se submetam e que gire um grande capital em torno disso.

POR: Fernanda HeitzmanA performance “Em Estado Laico” de Igor Brasa, teve início às 9h00 do dia 26 de novembro de 2013. Em frente ao espaço Di Grado, unidade 2 do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, posicionou uma espécie de jaula de madeira, e na frente da mesma, a poucos metros de distância, havia um molho de chaves. Permaneceu dentro dessa jaula por volta de 20 minutos, cerrado por cadeados, trajado com roupas pretas, entoando orações incessantemente, e em suas mãos segurava a imagem de Nossa Senhora Aparecida.A ação causou estranhamento nos arredores da Universidade e levaram muitos a se questionarem sobre o que estava acontecendo. O conjunto da obra parecia ter um aviso para manter distância: as pessoas não se aproxima-vam e não observavam por muito tempo. A passagem das catracas até o elevador da instituição era o suficiente para que isso fosse entendido. Comentários do tipo “Que porra é essa?” ou “Deve ser do povo de artes” eram os mais ouvidos no momento da ação. Dos poucos que presenciaram.

“Se a religião oferece num além a salvação dos males deste mundo, significa que reconhece a existência real destes males, isto é, a existência de uma limitação ao pleno desenvolvimento do homem e, neste sentido, é “a expressão da miséria real”. Por outro lado, prometendo este de desenvolvimento na vida, significa que, também nesta forma, a religião não se resigna com males deste mundo e lhes dá uma solução, ainda que num mundo ultra terreno, colocado além do mundo real”.(VÁZQUEZ,PG 89)

Page 6: Em estado laico

Além da conceituação de seu trabalho, tem como referência visual o trabalho de Nelson Leirner, “Porco Empalhado” de 1967, onde visualmente falando, substitui apenas o animal por si mesmo, dando a ideia que não é um ser racional.Igor Brasa vem trabalhando sob um viés político em suas criações mais recentes, como a “Bailarina”, 2013, onde bailarinas de gelo derretem tratando da discussão do tempo e o vídeo-performance “As barrigas que sentem fome”, 2013: “As barrigas que sentem fome não têm partido, odeiam da mesma forma, esquerda e direita.”

Page 7: Em estado laico

Artista: Igor BrasaCrítica: Fernanda HeitzmanFotos: Luisa Mantoani

E X P E D I E N T E

Page 8: Em estado laico

E ME S T A D OL A I C O

P E R F O R M A N C E / / /