em destak número de suicídios e de pessoas por identificar ... · contrariando a teoria de que...

24
Terça-feira 31 Janeiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1745 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa Especialistas defendem pedido de resgate... já GRANDE LISBOA PÁGINA 04 Cascais inaugura até Maio cinco novas escolas que beneficiam 850 alunos ACTUALIDADE PÁGINA 06 Privados esperam meses para que Estado pague por cirurgias contratadas FAMA & TV PÁGINA 23 Sarah Jessica aceita papel de Demi Moore em filme biográfico de Lovelace ACTUALIDADE PÁGINA 06 Portugal testa programa para emprego jovem ACTUALIDADE PÁGINA 07 Tenha uma vida mais saudável Alimentação e exercício anti-stress a baixo custo. SUPLEMENTO Djaló livre? DESPORTO PÁGINA 08 O Benfica quer Yannick Djaló, o jogador diz que é livre, mas o Sporting garante que tem «direitos económicos» sobre o avançado. ANDRE KOSTERS/LUSA Actriz foi raptada por extraterrestres FAMA & TV PÁGINA 23 Tindersticks em Março no São Jorge ARTE & LAZER PÁGINA 22 Número de suicídios e de pessoas por identificar tem aumentado Problemas familiares e a crise económica são as principais justificações para esta subida, revela ao Destak Ramos Caniço, responsável da PJ. Mas nem tudo são más notícias, apenas 3% dos casos de desaparecimento têm origem num crime. EM DESTAK PÁGINAS 02 E 03 Fatboy Slim é «melhor DJ do que baixista» ARTE & LAZER PÁGINA 22

Upload: doancong

Post on 18-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Terça-feira 31 Janeiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1745 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

Especialistas defendem pedido de resgate... já

GRANDE LISBOA PÁGINA 04

Cascais inaugura até Maio cinco novas escolas que beneficiam 850 alunos ACTUALIDADE PÁGINA 06

Privados esperam meses para que Estado pague por cirurgias contratadas

FAMA & TV PÁGINA 23

Sarah Jessica aceita papel de Demi Moore em filme biográfico de Lovelace

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Portugal testa programa para emprego jovem

ACTUALIDADE PÁGINA 07

Tenha uma vida mais saudávelAlimentação e exercício anti-stress a baixo custo.

SUPLEMENTO

Djaló livre?DESPORTO PÁGINA 08

O Benfica quer Yannick Djaló, o jogador diz que é livre, mas o Sporting garante que tem «direitos económicos» sobre o avançado.

ANDRE KOSTERS/LUSA

Actriz foi raptada por extraterrestres

FAMA & TV PÁGINA 23

Tindersticks em Março no São Jorge

ARTE & LAZER PÁGINA 22

Número de suicídios e de pessoas por identificar tem aumentadoProblemas familiares e a crise económica são as principais justificações para esta subida, revela ao Destak Ramos Caniço, responsável da PJ. Mas nem tudo são más notícias, apenas 3% dos casos de desaparecimento têm origem num crime.

EM DESTAK PÁGINAS 02 E 03

Fatboy Slim é «melhor DJ do que baixista»

ARTE & LAZER PÁGINA 22

3ª Feira · 31 de Janeiro de 201202 ·

Em Destak

DESAPARECIDOS Polícia Judiciária adianta ao Destak que suicídios e cadáveres por identificar têm vindo a ser mais frequentes

Suicídios têm vindo a aumeanos anteriores com pouco mais de mil participações, que não equivalem ao mesmo nú-mero de desaparecidos, pois cada pessoa, sobretudo os jo-vens, podem constar desta lis-ta mais do que uma vez.

«Se desapareceram 500 ou 600 pessoas é muito, os restan-tes são casos de desapareci-mentos múltiplos. Há jovens que desaparecem 15 vezes num ano.» Além disso, nestas estatísticas «também estão in-cluídos os raptos parentais», que o responsável apelida de «falsos desaparecimentos» porque a criança ou jovem não desapareceram realmente. Ou estão com um progenitor a quem não foi cedida a respon-sabilidade parental e que en-tretanto a subtraiu ao ex-com-panheiro ou estão com os pais a quem este foi retirado e ins-titucionalizado, e isso já é «um sequestro».

O responsável acrescenta que na maioria dos raptos pa-rentais, as crianças e jovens são levados para fora do País, mas que também é comum haver menores estrangeiros localizados em Portugal na mesma situação.

Para Ramos Caniço, os de-saparecimentos não são neste momento problemáticos, pois 500 desaparecidos num uni-verso superior a um milhão de pessoas, e em que se estão a encontrar todas as vítimas, é um balanço positivo.

Apesar de não existirem dados concretos dos úl-

timos meses sobre o número de suicídios e de cadáveres por identificar, o director da Uni-dade de Informação e Investi-gação Criminal da Polícia Ju-diciária, Ramos Caniço, reve-la ao Destak que a tendência é de aumento. A crise pode ser uma das justificações, mas o responsável destaca os pro-blemas familiares como prin-cipal motivo.

Já no que respeita a desa-parecimentos voluntários, ou seja, pessoas que fogem para recomeçar de novo em outro lugar, regista-se uma manu-tenção dos números. «Dá a sensação que a crise, ao con-trário do que se podia pensar, uniu as famílias.» Além disso, a conjuntura económica fez com que «não seja tão fácil mudar» e recomeçar do zero.

Mil desaparecidos em 2011 Em relação aos desaparecidos na região da Grande Lisboa, 2011 fechou as contas com um balanço semelhante ao dos

Em 2011, a Polícia Judiciária de Lisboa registou mais de mil participações de desaparecimentos.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

Como fazer a participação Se estiver perante um caso de desaparecimento, há a saber que «não deve ir a correr para a polícia se a pessoa está desa-parecida há duas horas. A ex-plicação dessa ausência pode ser um acidente de carro, por exemplo, ou um problema do telemóvel. Agora se a pessoa tem uma rotina, está sempre contactável, com o telemóvel ligado e às 20h costuma estar em casa e são 22h30 e não se sabe do seu paradeiro, «aí jus-tifica-se que as pessoas come-cem a fazer algumas coisas que são intuitivas e que qual-quer cidadão pode fazer».

Contactar os hospitais; fazer o caminho/trajecto que a pessoa costuma fazer, por exemplo, o regresso do traba-lho para casa; e ligar para os amigos mais chegados pa-ra saber se a pessoa avisou que ia a algum local ou quando foi a última vez que falaram, são alguns exemplos. «Se tudo isto resultar negativo, deve imediatamente dirigir-se à au-toridade mais próxima», seja ela GNR, PSP ou PJ.

Contrariando a teoria de que não se devem fazer parti-cipações 48 horas antes da pessoa ter desaparecido, o res-ponsável da Judiciária lembra que «um desaparecimento não tem horas, mas sim factos». Na prática, cada caso é um caso e as autoridades devem tratá-lo como tal.

«Se desapareceram 500 ou 600 pessoas [em Lisboa, em 2011] é muito, os restantes são desaparecimentos múltiplos»

«Dá a sensação que a crise, ao contrário do que se podia pensar, uniu as famílias e fez com que não fosse tão fácil mudar de vida»

«Um desaparecimen-to não tem horas, mas sim factos»

Director da Unidade de Informação e Investigação Criminal da PJ, Ramos

Existem 15 mil idosos a viver sozinhos ou isolados em Portugal

123RF

Há quase um ano, Por-tugal foi abalado por

uma descoberta macabra. Uma idosa que vivia sozinha na Rinchoa, linha de Sintra, foi encontra mumificada no chão da cozinha, local onde estava há mais de oito anos, sem que ninguém o detectasse.

Doze meses depois, a ocor-rência deste tipo de casos con-tinua. Só em Janeiro foram en-

Quinze idosos encontrados mortos em casa

contrados 13 idosos mortos em casa em Lisboa e dois no Nor-te. Para o vereador da Protec-ção Civil de Lisboa, este é um valor «preocupante» e que tem vindo a aumentar. Recor-de-se que em 2011 foram des-cobertos 79 cadáveres em re-sidências, mais 19 do que em 2010, segundo dados disponi-bilizados por Manuel Brito.

Na prática, a questão que se coloca remete-nos para as autoridades e para a sua actuação neste tipo de desa-parecimentos. Ao Destak, o di-rector da Unidade de Infor-mação e Investigação Crimi-nal da PJ, Ramos Caniço, ex-

DESAPARECIMENTOS NA TERCEIRA IDADE

plica que o primeiro problema destes casos prende-se com o facto das «autoridades não po-derem entrar dentro da casa das pessoas sem autorização da autoridade judiciária». Ou seja, têm de existir «indícios ou provas que mostrem que a pessoa não terá desaparecido de livre vontade e que há o ris-co de ter sido vítima de um aci-dente de saúde e estar fecha-da em risco de vida». Nessa situação, a porta pode ser arrombada por ser um caso «semelhante ao estatuto da legítima defesa alheia».

No entanto, «não é frequen-te sequer fazer-se esse pedido

à autoridade judicial, porque em regra a casa dos desapa-recidos está aberta [porque está lá a sua família] e quando as pessoas vivem sozinhas o seu desaparecimento não é notado no imediato».

Petição apela à protecção Na sequência dos recentes ca-sos de idosos mortos em casa, está a circular na Internet uma petição pública a apelar para a protecção dos idosos. Os organizadores querem que a Assembleia crie uma co-missão nacional. Recorde-se que existem 15 mil idosos que vivem sozinhos ou isolados.

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

3ª Feira · 31 de Janeiro de 2012 · 03

e ntar no País LUÍS PÓ

Caniço, revela ao Destak que menos de 3% desaparecimentos têm origem criminosa

Menos ferramentas para investigar desaparecidos

A investigação de um de-saparecimento rege-se

pelo Código de Processo Pe-nal, mas como não é, à partida, um inquérito-crime, há ferra-mentas que não estão ao seu alcance. Na prática, este tipo de casos são administrativos e não têm criminosos, mas apenas vítimas, o que impede o recurso a escutas telefónicas e algumas buscas em residên-cias têm de ser autorizadas pelo sistema judicial.

TRABALHAR NO TERRENO

No entanto, a investiga-ção destes processos deixa as autoridades «mais à von-tade no que respeita a pra-zos porque um desapareci-mento não prescreve». Isso permite que a PJ tenha «nas bases de dados indiví-duos que estão desapareci-dos há mais de 20 anos, em que o processo pode ser reaberto em qualquer altu-ra porque na verdade não há nada que tenha prescri-to». Tal situação não é pos-sível, por exemplo, no caso Maddie, porque «o seu de-saparecimento foi regista-do como sendo um rapto e esse crime já prescreveu».

Investigar desaparecimentos não contempla uso de escutas

LUÍS ANICETO

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

PUB

NÚMEROS DE DESAPARECIDOS

3% dos desaparecimentos têm origem num crime. A maio-ria deve-se a acidentes, nomeadamente o desapare-cimento de idosos e doentes psiquiátricos, e em fugas voluntárias de jovens institucionalizados.

500 participações de pessoas desaparecidas (aproximada-mente metade do total) dizem respeito a desapare-cimentos múltiplos, sobre-tudo de jovens que fogem das instituições. Há meno-res que chegam a desapare-cer 15 vezes num só ano.

10 idosos encontrados mortos em apenas 6 dias. Os mais recentes são um homem e uma mulher encontrados em Lisboa, domingo; um idoso de 80 anos em Espinho, no mesmo dia; e ontem um indivíduo de 66 anos na Azambuja.

96 pessoas fazem parte da lista de desaparecidos do site da Polícia Judiciária. Madeleine McCann, Rui Pe-dro, Rita Slof Monteiro e Rui Pereira são os nomes mais mediáticos. No entanto, o caso mais antigo remete- -nos para Hélder Cavaco, desaparecido há 22 anos.

57 cadáveres foram encontra-dos nos últimos 10 anos no País, sem que exista a sua identificação. Suicídios por enforcamento, homicídios por armas de fogo e atrope-lamentos são algumas das situações.

3ª Feira · 31 de Janeiro de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

Trabalhadores da Soflusa fizeram greve

Os trabalhadores da empresa Soflusa,

responsável pelas ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, cumpriram ontem um dia de greve nas horas de ponta, em protesto con-tra o Plano Estratégico dos Transportes anuncia-do pelo Governo. Devido à greve convocada pelos sin-dicatos representativos dos trabalhadores, as li-gações entre as duas mar-gens foram interrompidas entre as 2h e as 10h40 no período da manhã, e as 6h e as 19h45 no da tarde. A empresa não disponibili-zou transportes alternati-vos nesta ligação.

TRANSPORTES

Greve aconteceu nos períodos de hora de ponta

LUÍS ANICETO

Num investimento mu-nicipal total de quase

oito milhões de euros, o con-celho de Cascais prevê inau-gurar até Maio três novas es-colas e ainda avançar com a construção de outra escola e a requalificação de um recreio.

Com capacidade para 275 alunos, a Escola Básica do Monte Estoril será o primeiro estabelecimento a ser inaugu-rado, já em Março. Terá oito Os equipamentos acolherão crianças do 1.º ciclo e jardim-de-infância

EDUCAÇÃO Câmara de Cascais investe quase 8 milhões de euros na construção e requalificação de cinco estabelecimentos de ensino

Escolas novas acolhem 850 alunosAté Maio inauguram três escolas e uma outra começa a ser construída. Um recreio será requalificado.

LUÍS ANICETO

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

salas de 1º ciclo, duas de jar-dim-de-infância e uma ‘sala de multi-eficiência’, além de refeitório, sala de actividade física, biblioteca, salas para actividades polivalentes e campo de jogos.

Com conclusão em Maio, a Escola Básica de São Pedro do Estoril albergará 150 alu-nos. Também a Escola Básica Mato Cheirinhos (freguesia de São Domingos de Rana) deve-rá estar pronta a acolher 275 alunos em Maio. Quanto à Es-cola Básica Monte real, em Ti-res, as obras previstas visam a requalificação do recreio. Em Abril arrancam as obras da Escola Básica de Rana 2 que terá quatro salas do 1º ci-clo e duas de jardim de infân-cia, ideais para 150 alunos. A construção levará um ano.

PUB

O investimento para estas cinco obras é de 7,7 milhões de euros e servirá 850 alunos.

«Todas estas obras visam tor-nar o ensino/escola pública

mais atractivo no que concerne à competência dos municípios. O nosso parque escolar fica assim com condições ímpares para o ensino de qualidade, com melhores refeitórios, bibliotecas e espaços exterio-res», frisa a vereadora da Edu-cação, Ana Clara Justino.

Condições ímpares para melhor ensino

Nova cria de macaco-aranha da Colômbia

O Jardim Zoológico entrou em 2012 de

forma especial, com o nas-cimento de uma cria de macaco-aranha da Colôm-bia, com cerca de 500gr. O parque alargou a sua fa-mília de macacos-aranha da Colômbia, contando já com 6 elementos. Filha de Celso, de 10 anos, e de Zahara, de 13 anos, a no-va cria ainda está bastan-te apegada à mãe, dificul-tando a identificação do seu sexo. Este é o primei-ro nascimento da espécie a ocorrer no Zoo desde 2007, ano em que nasceu um macho, irmão da ac-tual cria.

ZOO DE LISBOA

Ano novo, vida nova no Jardim Zoológico

DR

Descobrir o cas-tigo certo para uma turma de crianças insu-bordinadas não

é fácil, mas tirar da manga o “Hoje não há recreio” devia ser proibido. Talvez ache que isso é coisa do passado, mas infelizmente não é. Quem vá muitas vezes a escolas, sabe que ainda encontra trinta miúdos enfiados dentro da aula, a comer o “lanche” em cima das mesas, porque se portaram tão mal que fica-ram privados de ir à rua. Depois há os outros, aqueles que não têm espaço de recreio, ou apenas uma pequena amostra dele, uma varanda comprida onde se acumulam as diferentes classes, ou um pátio com uns escassos metros quadrados, e uma vedação alta a que nem sequer é permitido subir (sempre exercitavam os músculos na escalada). Para não falar na falta de recreios cobertos, o que significa que aos primeiros pingos de chuva, são todos obrigados a vir para dentro de casa. A que se soma, por vezes, a ausência de aulas de edu-cação física ou de qualquer coisa que se assemelhe, tendência que vai crescer com os cortes nos custos e nos professores. E, no entanto, sabe-se que as crianças precisam de brincar para aprender, que o exercí-cio físico estimula a concen-tração, que é preciso gastar energias para suportar os tempos de aula, para não falar de que é no recreio que ensaia as regras do jogo da sociabilidade e do trabalho em equipa. Crianças que vivem em casas pequenas, e não podem brincam na rua, ainda precisam mais desta dose de liberdade. Por isso, sim, os recreios são uma prioridade, que exige mais imaginação do que dinheiro. Para depois não virem dizer que são obesos, indisciplina-dos e hiperactivos.

Por favor não lhes roubem o recreio...

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

PUB

3ª Feira · 31 de Janeiro de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

sem mais ajuda. A começar pelos juros da dívida.

Ontem, os juros exigidos para compra de dívida nacio-nal atingiram novos máximos históricos nos prazos a cinco (chegou a 24%...) e dez anos, segundo os dados da agência Bloomberg. E nem mesmo a intervenção do Banco Central Europeu, que avançou ontem com a compra de dívida por-tuguesa no mercado secundá-rio, serviu para aliviar a tensão. Isto no dia em que ar-rancou o primeiro encontro de líderes da UE deste ano.

Finanças em dia Na agenda do encontro, que decorre em Bruxelas, esteve a proposta alemã, já recusada

Os polacos não estão satisfei-tos com o pacto de disciplina

orçamental apresentado para a União Europeia e deixaram o aviso: só o vão assinar se depois de firmado tiverem voto na matéria. Ou seja, se puderem participar no processo de decisão.

O primeiro-ministro não quer, para já, ouvir falar

no assunto, mas não é isso que impede que, lá fora, se multi-pliquem os conselhos: o me-lhor mesmo é Portugal pedir já um segundo pacote de aju-da. Até porque, segundo os es-pecialistas do jornal Financial Times, tudo indica que Portu-gal não vai conseguir passar

São cada vez mais os idosos, o que justifica pedido do grupo

FINANÇAS Diz quem sabe que se Portugal vai pedir, o melhor é que o faça já

Especialistas defendem novo pedido de resgate

Polacos querem poder de decisão

Juros da dívida nacional bateram novos recordes que nem a compra pelo BCE ajudou a aliviar.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

OLIVIER HOSLET/EPA

pelos gregos, que visa colocar as finanças gregas sob a alça-da europeia. Aumentar a criação de emprego e pôr em dia as contas dos países mem-bros são outros temas em ci-ma da mesa.

LUÍS ANICETO

Passos Coelho esteve ontem em Bruxelas, no arranque da cimeira que tem as finanças na agenda

Médicos querem geriatria como competência médica

Um conjunto de clíni-cos nacionais decidiu

avançar, junto da Ordem dos Médicos, com a proposta de criação da competência mé-dica em geriatria, disse à agência Lusa um dos espe-cialistas do grupo. «Não é uma especialidade nem uma sub-especialidade, é uma competência a atribuir a quem tem formação e conhe-cimentos na área», explicou Manuel Teixeira Veríssimo, professor da cadeira de geriatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, adiantando que esta realidade já está consa-grada em mais de 60 países. Tendo em conta os reflexos

MEDICINA

que o aumento do número de idosos terá sobre a área da saú-de, «não só porque as doenças são mais frequentes», mas tam-bém porque os idosos requerem cuidados particulares, faz todo o sentido uma aposta na geria-tria, defende.

Privados sem pagamento por cirurgias em lista de espera

Os hospitais privados que aderiram ao pro-

grama de combate às listas de espera estão sem rece-ber há pelo menos meio ano e as dívidas também são sig-nificativas na prestação dos cuidados continuados pagos pelo Estado, confirmou à agência Lusa fonte da Asso-ciação Portuguesa dos Hos-pitais Privados (APHP).

Ainda de acordo com a mesma fonte, os atrasos dos pagamentos situam-se, em média, entre os oito a

SAÚDE

nove meses e estão a colocar muitos entraves de tesouraria em alguns grupos privados de saúde. A situação é ainda mais grave nos cuidados continua-dos, segundo a mesma fonte, que adianta que os atrasos no pagamento estão a levar as unidades de saúde a não ade-rirem à rede.

Apesar de terem existido vários contactos com a tutela, bem como a promessa de pa-gamentos por parte do Esta-do, estas ainda não foram con-cretizadas.

Sindicatos pedem suspensão de novos horários da PSP

Está prevista para amanhã a entrada em

vigor dos novos horários de trabalho na Polícia de Segu-rança Pública (PSP), mas os sindicatos exigem a sua «suspensão imediata». A maior contestação é no Co-mando Metropolitano de Lisboa devido à rotativida-de das escalas de serviço, avança a agência Lusa, ci-tando a Associação Sindical dos Profissionais de Polí- cia (ASPP-PSP). Segundo

SEGURANÇA

Paulo Rodrigues, presidente da ASPP-PSP, a matriz decidida por Lisboa está a gerar contes-tação entre o efectivo, uma vez que impede os agentes de te-rem folgas seguidas e de esta-rem livres um fim-de-semana completo. Mas como a maior parte do efectivo reside fora da capital e aproveita as folgas pa-ra estar com a família, isso ge-rou contestação. Uma situação para o novo director nacional, Valente Gomes, que toma pos-se amanhã, enfrentar.

Confiança do consumidor com mínimo histórico

Os consumidores nacio-nais estão pouco optimis-

tas e a prová-lo está o Indicador de Confiança dos Consumido-res, que voltou a atingir um no-vo mínimo histórico em Janei-ro. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), citados pela agência Lusa, este resultado advém do «contribu-to negativo das componentes de perspectivas sobre a evo-lução da situação financeira do agregado familiar e do desem-

ECONOMIA

prego». Em sentido contrário, segundo o INE, as expectativas sobre a evolução da situação económica do País recupera-ram este mês, após terem registado o valor mais baixo da série no mês anterior.

Dados que vão de encontro aos avançados pelo Eurostat que, para Portugal, registou em Janeiro, e pelo segundo mês seguido, uma ligeira me-lhoria, embora permanecen-do a níveis abaixo da média europeia. Segundo os dados do gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), esta é uma tendência geral: o indi-cador subiu 1,2 pontos na UE e 0,6 pontos na Zona Euro.

Portugueses estão pessimistas em relação à economia nacional

DR

Não consigo perceber o fenómeno do Facebook. Há pessoas que

me dizem ser uma forma de encontrar amigos de quem há muito tempo não sabem o paradeiro. Outros por razões profissionais utilizam-no para promover eventos, acções de todos os géneros. Aqui estão dois exemplos que com-preendo, mas quem utiliza o Facebook faz muito mais do que isto. As pessoas pura e simplesmente desti-lam todos os detalhes da sua vida, dos assuntos mais íntimos aos mais tri-viais. Só os amigos podem ler, explicam-me. Mas quem é que tem três mil amigos? Estão a brincar? O que leva então à necessi-dade desta exposição total? O Facebook é um local de voyeurismo, de exibicionismo e principal-mente de um nível de cos-cuvilhice que passou não só a ser aceite, como nor-mal. Outro dia um jovem de 40 anos dizia-me: não estás no Facebook, então é como se não existisses. E apercebo-me que não são só os muito jovens que devoram esta corrente de diz que diz. Mas a minha surpresa não termina aqui. Fui jantar a casa de ami-gos. Gente boa, inteligente, com vidas preenchidas. A dado momento um dos membros do casal levan-tou-se da mesa dizendo que estava na hora de dar de comer ao gado. Estando nós no quinto piso de um prédio em Lisboa, pensei que era uma piada, mas não. É outra doença que se chama FarmVille e que permite a qualquer ser humano fingir que vive no campo, cultiva e ordenha as vacas. Dizem-me que o número de pessoas envolvidas neste jogo é assombroso. Eu já conheço vários e faço o possível por não telefonar na hora da ordenha. Valha-nos Deus!

INSTANTES

Facebook

*HTTP://LUISACASTELBRANCO. BLOGS.SAPO.PT/ CONSULTORIOLUISACASTEL BRANCO.BLOGS.SAPO.PT

LUÍSA CASTEL- -BRANCO*

Actualidade · www.Destak.pt · 073ª Feira · 31 de Janeiro de 2012

PUB

De um lado está o progra-ma Leonardo, que apoia

80 mil jovens no início de carrei-ra; do outro, o Erasmus, que to-dos os anos ajuda mais de 200 mil a conseguirem ir estudar fo-ra. Os dois formam incentivos da União Europeia aos mais jovens. Mas não chegam. Durão Barroso sabe disso e, ontem, no arranque da cimeira de líderes, perante os números do desem-prego jovem, apresentou o pac-to Juventude em Movimento, que visa o seu combate.

O presidente da Comissão Europeia propôs um plano de acção

UNIÃO EUROPEIA Plano da Comissão Europeia visa combater o desemprego

Portugal será piloto para Juventude em Movimento

JULIEN WARNAND/EPA

São oito os Estados-mem-bros que vão beneficiar do pla-no, numa primeira fase, por terem médias de desemprego superiores à europeia e entre eles está Portugal. Para estes, a Comissão Europeia propõe um plano de acção, sem nunca

esquecer as iniciativas nacio-nais. A ideia é criar «equipas de acção», compostas por elemen-tos nacionais, parceiros sociais e a Comissão Europeia que, até Abril, vão desenvolver planos que, se resultarem, serão apli-cados noutros países.

Durão Barroso apresentou a ideia. Equipas vão começar já a trabalhar e a criar planos até Abril.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

BÉLGICA

Greve geral contra a austeridade no país

A Bélgica esteve ontem parcialmente parali-

sada na sequência de uma greve geral, em protesto contra as políticas de austeri-dade. Um dos sinais mais visíveis da greve foi a para-gem dos comboios, que deixaram de circular.

PAQUISTÃO

Médico que denunciou Bin Laden acusado

A comissão paquista-nesa que se encontra

a investigar a morte de Bin Laden pediu o julgamento por alta traição do médico que colaborou com a CIA na localização do líder da Al-Qaeda. Shakil Afridi vai ser alvo de um processo judicial por trabalhar para a CIA.

ITÁLIA

Dez meses para retirar o Costa Concordia

Podem demorar entre sete a dez meses os

trabalhos de remoção do Costa Concordia, que naufra-gou ao largo da ilha italiana de Giglio. Segundo a Defesa Civil italiana, só para avaliar o que fazer com o navio vão ser necessários dois meses.

SÍRIA

Afastamento de líder pedido pela Liga Árabe

A Liga Árabe, cujos representantes estive-

ram na Síria a avaliar a situação, vão propor ao Conselho de Segurança da ONU o afastamento do presidente sírio e a trans-ferência de poderes para o vice-presidente, para suspen-der a escala de violência.

Chávez ameaça a banca privada O presidente venezuelano voltou

a ameaçar nacionalizar a banca privada que se nega a financiar os projectos

agrícolas que o seu governo promove.

NO

GLOBO Nove incidentes com implantes PIP em Portugal

A autoridade que re-gula o sector do me-

dicamento (Infarmed) re-gistou até ao momento in-cidentes com nove próte-ses PIP em seis mulheres, três dos quais já este ano. De acordo com o Infarmed, os incidentes, e respectiva remoção das próteses (ex-plantações), registaram-se em 2004 (um), 2006 (um), 2011 (quatro) e 2012 (três). Este organismo do Minis-tério da Saúde diz que con-tinua «a seguir os casos re-portados e os procedimen-tos adotados a nível nacio-nal e internacional». O SNS garante a remoção dos im-plantes com complicações, embora a sua substituição nos serviços de saúde pú-blicos só aconteça em duas situações: quando coloca-dos no SNS e sempre que a razão do implante seja uma doença.

SAÚDE

3ª Feira · 31 de Janeiro de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

PUB

O mercado de Inverno fecha hoje um pouco por

toda a Europa e o FC Porto lidera nas contratações de última hora em Portugal. Os portistas garantiram um velho conhecido para reforçar o meio-campo: Lucho Gonzá-lez, 31 anos, volta ao Dragão vindo do Marselha a título definitivo, garantiu o clube francês, que deve receber dois milhões de euros. Para o ata- Janko não poderá jogar na Liga Europa, onde já actuou pelo Twente

MERCADO Tudo indica que o FC Porto vai contratar no fecho do mercado o gigante austríaco e o velho conhecido argentino

Janko e Lucho para ‘atacar’ BenficaDjaló no Benfica abre conflito legal com leões. Amorim no Sp. Braga e Guarín e Belluschi em Itália.

DR

JOÃO TOMÉ [email protected]

cando que o contrato com o Nice foi rescindido com justa causa. Djaló garantiu que não assinou e tem três hipóteses, lamentando a atitude leonina.

De saída do Benfica está Ruben Amorim, emprestado ao Sp. Braga, diz a Renas-cença. Já Capdevila, lateral de 33 anos, deve ir para o Es-panhol, mas as águias querem dois milhões de euros.

Ainda sem confirmação as saídas no FC Porto: Belluschi já está em Itália para assinar pelo Génova e o Inter terá acordo para o empréstimo de Guarín. Já Bojinov, búlgaro do Sporting, deve regressar ao Lecce, diz a imprensa transal-pina. Quem fica é Javi García. O empresário garantiu à An-tena 1 que não há nenhuma proposta do Man. United.

que, o reforço é austríaco, ex-periente (28 anos) e imponen-te (1m96) e chega do Twen- te – ontem já terá feito exames médicos no Porto. Janko, que brilhou mais no Salzburgo em 2008/09 (marcou 41 golos), não poderá actuar na Liga Eu-ropa pelo FC Porto porque já jogou pelo Twente na prova.

Ainda nas entradas, o Ben-fica está próximo de contra-tar Yannick Djaló, mas o Spor-ting disse ontem que detém «parte dos direitos económi-cos do jogador» e quer «acau-telar e proteger esses mesmos direitos». O Sindicato de Jo-gadores reagiu ontem, com Joaquim Evangelista a garan-tir que o Sporting «revogou em Outubro o contrato com o Yannick» e «sem contrato não há direitos económicos», indi-

Roberto Carlos anuncia fim da carreira em Dezembro Roberto Carlos e o seu remate “bomba” terminam

a carreira, que começou há mais de 20 anos, no final de 2012. O lateral brasileiro de 38 anos (24 títulos) passou

pelo Real Madrid e Inter e está nos russos do Anzhi.

ESPANHA

Mourinho desvaloriza van-tagem e arrasa imprensa desportiva ligada ao Real Madrid (jornal Marca). «Sete pontos? Podem dizer muito à imprensa, mas a mim não me dizem muito. Os que tenta-ram provocar divisões e cria-ram conflitos são os mesmos que agora escrevem que o Real Madrid vai ser campeão», disse à agência Lusa o portu-guês, à margem da homena-gem, em Madrid, a Eunice Muñoz. A imprensa inglesa continua a noticiar que Liverpool, Chelsea, Arsenal e Federação inglesa disputam o português, mas o United é opção se Ferguson quiser sair. O adjunto de Mourinho, Rui Faria, disse ontem num Fórum de Treinadores que não se sente obcecado para ser treinador principal.

ÁFRICA

Angola fora da CAN após perder 2-0 com a Costa do Marfim, no último jogo da fase de grupos. A selecção angolana só precisava do empate e os marfinenses já estavam apurados, mas a derrota acaba por não servir.

160 mil euros foi o que os indianos do Howrah pagaram por Fer-nando Couto como treinador, no leilão da 1.ª Liga indiana.

1.ª do ranking WTA pela 1.ª vez, é o registo da bielorrussa Victoria Azarenka, nova líder mundial do ténis feminino.

10 SEGUNDOS

LIGA

O Sp- Braga venceu (2-1) ao Marítimo no Estádio dos Barreiros, depois de ter estado a perder por 1-0. Nuno Gomes marcou o golo da vitória, num jogo que deixa os bracarenses consolidados na terceira posição, colocando-se a três pontos do FC Porto (2.º).

SELECÇÃO

Paulo Bento elogia Domin-gos e fala no Euro2012 para admitir que a lista de possíveis convocados para o Euro2012 é extensa. O seleccionador pro-meteu muitas observações: «temos uma longa lista de jogadores para escolher, e não os 18 ou 23 que habitualmente são falados». Sem falar em Liedson ou Ruben Amorim, a prioridade agora é o particular contra a Polónia. À margem do Fórum Treinador de Fute-bol, no Porto, Bento saiu ainda em defesa do treinador do Sporting, Domingos Paciência, rejeitando as críticas que lhe têm sido apontadas nos últi-mos tempos: «É um treinador de grande qualidade». Ontem, Vicente del Bosque colocou Portugal nos favoritos a ven-cer o Euro-2012.

Equipa de Braga fica a três pontos do FC Porto

LUSA

OUTRAS TRANSFERÊNCIAS

Miguel Veloso Inter e Juve disputam o luso do Génova que ainda pode render euros aos leões. Kevin De Bruyne Chelsea contratou De Bruyne (20 anos), do Genk, sem o aval de Villas-Boas. Pitbull Jogador do V. Setú-bal está na Turquia para assinar por clu-be local da 1.ª Liga.

Tévez O Liverpool quer pagar o salário de Tévez e garantir o empréstimo do City.

Cissé Francês volta a Ingla-terra. QPR pagou cinco milhões à Lazio pelo avançado.

Parece difícil, mas não é preciso gastar muito para comer bem.

Nem de ginásios para fazer exercício. Saiba tudo sobre como manter

a saúde em tempo de crise.

Sau

dáve

l S

audá

vel

Dest

ak

123RF

Dest

ak

Destak Saudável

Um emprego muito intenso, ou a falta dele, questões finan-ceiras, uma doença ou morte na família, os estudos, um divórcio/separação, as vitórias do nosso clube ou uma mu-dança de casa, monotonia no trabalho, um colega/chefe irri-tante, a exposição a ruído de intensidade elevada ou o tra-balho nocturno ou por turnos, tudo isto pode ser uma fonte de stress, normalmente entendido como a reacção humana à sensação de falta de controlo daquilo que nos acontece. Além dos problemas físicos acima descritos, é certo que o stress pode desregular o apetite e os níveis hormonais, provocar depressão ou esgotamento e diminuir as nossas

Se se sente desgastado; Se a presença dos que o rodeiam, e das respectivas exigências, lhe desperta raiva; Se se sente atulhado em trabalho; Se explode com frequência, inclusive por questões trivais; Se sofre de dores de cabeça, desconforto gastrointestinal ou insónias; Se assume riscos físicos desnecessários; Se se sente constantemente pressionado por questões financeiras.

Vera Valadas Ferreira [email protected]

StressO mal que corrói

O primeiro passo para combater o stress é... diagnosticá-lo.

(quase) tudo somado, então é sinal de que pode sofrer de stress

123RF

PUB

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

3ª Feira · 31 de Janeiro de 2012 · 03TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

capacidades imunitárias. O risco de ter um ataque cardíaco é seis vezes maior. «As questões de dinheiro constituem mais de 40% do stress sentido pelas pessoas», lê-se no manual You – A Sua Beleza. E em tempos de crise, como os actuais, nada poderia ser mais verdade. Mas mesmo em tempos de contenção de custos ha-verá alternativas de baixo orçamento para combater a ansie-dade e derivados. E qual o segredo básico? Tirar tempo para si próprio. Sim, neste caso, uma certa dose de egoísmo é posi-tiva e recomenda-se. Não pense no patrão, nos filhos, nos ido-sos a seu cargo, no IRS... mime-se, esteja a sós com os seus botões, nem que seja meia hora por dia. E faça aquilo que mais gosta. Ou aquilo para o qual nunca teve tempo ou coragem para apostar. Só a sensação de fazer algo por si, de investir no seu EU, irá serenar os ânimos.

As questões de dinheiro constituem mais de 40% do stress sentido pelas pessoas. Atenção: o risco de ter um ataque cardíaco é seis vezes maior.

Não prolongue mais o suplício e invista no seu bem-estar. Vai ver que o seu coração e as suas amizades agradecem. Aprecie a vida ao ar livre, faça exercício, use a arte e a cozinha como terapias, faça da história de um bom livro um escape à dura realidade. Em suma, ocupe o corpo e a mente com aquilo que realmente interessa: Você!

Armas de combate

Exercício físico vs. Um bom livro Aproveite para passear, fazer ioga, tai-chi, pilates, nadar, andar de bicicleta ou de patins, enfim, des-frutar da vida ao ar livre. Em nome do bom conví-vio, sugerimos também desportos de equipa. Mas atenção, nada muito competitivo, não vá a tensão arterial traí-lo! Se não é grande adepto da actividade física, fique no aconchego do lar, a ler um bom livro, capaz de transportá-lo para outras dimensões e assim esconder os dilemas do seu quotidiano.

A felicidade do voluntariado Está provado que o acto de ajudar os outros é fonte de prazer. De repente, sentimo-nos bem, sentimo-nos úteis, fazemos a diferença. «A felicidade é dar e receber», lá diz o lugar-comum estampado em almofadas e canecas por esse mundo fora. Além disso, a concentração nos problemas alheios, em vez do nosso próprio umbigo, é um eficaz remédio anti-stress. Vai-se a ver a nossa vida, afinal, até é simples, por comparação.

Cozinhar com amor Está cada vez mais na moda a paixão pela culinária. Na cozinha, entre tachos e sertãs, e sem contra-relógio, é fácil descontrair-mos e atiçarmos a imaginação, antecipando o prazer de darmos

a outrem as iguarias preparadas pelas nossas próprias mãos. Se não tem verba para investir em workshops, peça dicas à avó, à mãe ou à sogra. Vai ver que a sua dieta e relações familiares irão sair beneficiadas. E já agora aposte nos chamados “ali-mentos anti-stress”, ricos em vitamina B6, B3 e magnésio.

A arte como terapia A pintura e os trabalhos manuais em geral, seja a costura ou a olaria, quando feitas a título amador, não requerem grande investimento financeiro, tendo ainda o condão de poderem ser experimentadas pelas mais variadas faixas etárias.

A concentração e minúcia exigidas nesses ofícios artesanais/artísticos distraem-nos das preocupações do dia-a-dia. A expressão artística tem ainda a vantagem de poder espelhar a fúria interior do indivíduo que, no objecto criado, poderá libertar as suas frustrações ou até descobrir, qual catarse, a fonte da sua ansiedade.

Comer bem é mais barato. Não acredita? Então fique a saber que pode fazer refeições equilibradas nutricionalmente, sem perder de vista o sabor. E não, não estamos a falar do recurso às cadeias de fast-food. Se ainda continua céptico, então é por-que não deve ter ouvido falar da campanha lançada pela Asso-ciação Portuguesa de Nutricionistas, que prova, passando das palavras à acção, que é possível comer bem sem gastar muito.

Parece difícil, mas diz quem sabe que não é preciso gastar muito para comer bem. E nem é preciso sacrificar o sabor. Saiba como gastar pouco, mantendo a saúde à sua mesa.

Carla Marina Mendes [email protected]

A Saúde no seu prato

sem castigar a carteira

Senão veja-se: uma refeição composta por uma sopa de toma-te e ervilhas, uma açorda de pescada com couve portuguesa e, para sobremesa, uma maçã, pode custar, por pessoa, nada mais nada menos que um euro. E este não é o único exemplo. Ainda assim, fica o alerta: é preciso ter cuidado, uma vez que o preço dos alimentos, que tende a ser mais elevado – o IVA já subiu e, embora o Governo afaste, para já, mais medidas de austeridade, nada garante que não volte a aumentar – pode ser decisivo na hora de comprar. «É evidente que a subida do preço pode condicionar as escolhas alimentares» disse, citada pela agência Lusa, a presidente da Associação Portuguesa de Nu-tricionistas. Para Alexandra Bento, a insegurança alimentar será uma realidade, podendo mesmo as escolhas incorrectas ter reflexos «no estado de saúde». Embora seja preciso fazer alguma ginástica económica, dar uso à máquina de calcular e, sobretudo, ser disciplinado na ho-

Destak Saudável

ra de ir às compras, a associação defende que se pode gastar entre três e cinco euros por pessoa em todas as refeições diá-rias, incluindo pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e me-rendas a meio da manhã e da tarde. Ou seja, no total pode gas-tar-se, todas as semanas, menos de 25 euros por pessoa, com a vantagem de continuar a fazer-se uma «alimentação saudá-vel e equilibrada». Para isso, é necessário planear com ante-cedência. E tudo começa na hora de ir às compras. Um dos principais conselhos é evitar entrar nos supermercados com a barriga vazia. A fome não é boa conselheira. Pelo contrário, po-de levá-lo a fazer as escolhas menos acertadas, com reflexos não só na saúde, mas sobretudo na carteira. Prefira a fruta e legumes da estação, aqueles que estão disponí-veis em maior quantidade e que, por isso, costumam ter um preço mais apelativo. E acessível. À lista de conselhos pode juntar ain-da a preferência pelas marcas brancas, tendencialmente mais baratas e que, nos dias de hoje, apresentam produtos com qua-

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão. O ambiente agradece.

PUB

lidade muito semelhante àquela que as marcas colocam no mer-cado, com preços mais elevados. Porque de manhã é que se começa o dia, e este deve ser inicia-do de forma saudável, acabe com o hábito de comer fora. Se optar por fazer a primeira refeição do dia em casa, a poupança é garantida. É que, diz quem sabe e já fez as contas, uma chá-vena de café com leite e um pão com queijo pode custar meta-de se for consumido em casa. Aproveite as promoções. Os descontos são os melhores ami-gos em tempo de crise e mesmo que não pretenda consumir de imediato o que compra, tem sempre a possibilidade de con-gelar e preparar para mais tarde. No que diz respeito às so-bras, pode sempre aproveitá-las para outros pratos. Basta uma pesquisa rápida na Internet para encontrar um sem número de receitas que aproveitam os chamados restos. E os devol-vem, em grande estilo, ao prato.

É possível gastar entre três a cinco euros por pessoa em todas as refeições diárias, incluindo pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e ainda as merendas

Porque os medicamentos estão caros, o melhor mesmo é, se puder, evitar tomá-los. E nada melhor para o conseguir do que a prevenção. É que são muitos os problemas que se podem evitar de uma forma simples: levando uma vida mais saudável. E tudo começa pelo prato.

Alimentos em vez de medicamentos

Salmão, amigo do coração

Os chamados ácidos gordos do tipo ómega 3, presentes em peixes como o salmão, são importantes aliados para a saúde cardiovascu-

lar. Além de aumentarem os níveis do bom colesterol, evitam a formação de coágulos e reduzem a pressão sanguínea.

A leveza das fibras Não é segredo que as fibras ajudam a regular a função dos intestinos, melhorando mesmo a sua flora. E esta encontra-se presente em algumas frutas e vegetais, mas sobretudo em legumes como o feijão ou as lentilhas.

Um copo por dia...

Está presente quase todo o ano e ainda bem, já que as laranjas, além de serem ricas em vitamina C, ainda possuem antioxidantes

que ajudam à manutenção do tecido muscular e a prolongar a juventude da pele.

Adeus dores musculares É uma excelente fonte de potássio – uma banana fornece, sozinha, cerca de 400 gramas de potássio –, capaz de afastar as cãibras, mas a banana tem ainda outros encantos: previne as dores musculares.

Os olhos agradecem

Há muito que a sabedoria popular defende que faz bem aos olhos. Mas o que talvez muitos não saibam é que as cenouras ajudam

a combater a subida da pressão sanguínea, devendo ser consumidas todos os dias.

3ª Feira · 31 de Janeiro de 2012 · 05TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

Destak Saudável

As temperaturas agradáveis e o sol que se têm feito sentir nas últimas semanas criam as condições ideias para a prática de exercício físico ao ar livre e para a partilha de momentos em família ou com um grupo de amigos. Sentir-se saudável e al-cançar um equilíbrio entre corpo e mente não requer o cumpri-mento de horários fixos nem sequer o gasto de dinheiro em gi-násios ou máquinas. Na verdade basta caminhar e desfrutar do elevado número de parques e jardins que estão perto da sua ca-sa, ir buscar aquela bicicleta que está arrumada na arrecadação há tantos anos ou dar um pulo à praia no final de semana. Enquanto caminhar na areia durante uma hora é sinónimo de gastar 400 calorias, andar na calçada implica um gasto de 550

Fazer uma caminhada durante uma hora ajuda-o a perder 550 calorias, já uma corrida pode implicar menos 740 calorias. Aproveitar o sol e escolher uma boa companhia é essencial.

Patrícia Susano Ferreira [email protected]

Sinta-se saudável

calorias e correr pode mesmo chegar à perda de 740 calorias, revela o livro Emagrecer com Sucesso de Fernando Póvoas. De salientar que a actividade física permite melhorar o condi-cionamento cardiovascular, prevenir doenças crónicas como a obesidade, a hipertensão e a diabetes, ajuda a fortalecer os músculos e a dormir melhor e ainda combate o stress e a an-siedade. Além dos exercícios mais simples, não se esqueça que pode optar pelos desportos de equipa. Jogar futebol permite- -lhe gastar até 1250 calorias por hora e voleibol até 425. Fazer surf ou mergulho, jogar ténis ou dedicar-se à escalada ou a ou-tro desporto radical são outras das ideias originais para melhorar a sua forma física. Apesar de alguns dos equipamen-tos para estes desportos serem dispendiosos, pode sempre optar pelas aulas de grupo. Já se é fã de ioga ou Tai Chi, saiba que pode aproveitar a praia e o consequente contacto directo com a natureza para a prática desta actividade ou informar-se sobre a existência de aulas gratuitas ao ar livre. Saiba ainda que é importante mudar pequenos gestos do seu dia-a-dia. Preferir as escadas em vez do elevador, sair do auto-carro na paragem anterior ao destino, ir às compras com calça-do confortável para poder caminhar à vontade sem prejudicar as costas e optar por deixar o carro estacionado quando tiver de fazer pequenos trajectos são algumas ideias saudáveis.

sem ir ao ginásio

Adolescentes dinâmicos: Menor probabilidade de fumar, melhor desempenho académico e maior facilidade de integração são algumas das vantagens do exercício físico para os jovens.

Socialização dos idosos: Caminhadas e sessões organizadas de exercício físico, adequadas a cada idoso, permitem o convívio social, reduzindo sentimentos de solidão ou exclusão social.

Riscos do sedentarismo Ter uma vida sedentária causa todos os anos quase dois milhões de mortes e está na origem de 10 a 16% dos cancros da mama, cólon e recto e de diabetes.

123RF

PUB

3ª Feira · 31 de Janeiro de 2012 · 07TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

PULSAZIONE

Tratamentos estéticos ao alcance de todos

I LOVE ME

Marca de cosméticos a preços ‘low cost’

A nova Farmácia Porto, pro-jecto dedicado à saúde, bele-za e bem-estar, abriu ao públi-co recentemente e oferece um conceito inovador de “saúde global”: saúde para todos, dis-ponibilidade permanente e um leque diversificado de valên-

Após o nascimento, o ambiente do be-bé modifica-se e a pele, ainda imatura, passa a ter contacto com o mundo ex-terior. Naturalmente fina e frágil, a pe-le de bebé é mais vulnerável e necessita

de cuidados formulados para respeitar esta imaturidade cutânea. Enquanto a linha Dermo-Pediatria possui soluções para as peles secas com tendência atópica, reactivas e intolerantes; a gama Solares protege as peles delicadas e frágeis; e a linha Mustela® Bebé propõe produ-tos especialmente formulados para a pele sã do bebé.

MUSTELA

SALUTEM

Sabia que 36% dos portugueses só visi-tam um profissional de saúde oral quando têm dores de den-tes e que 42% não mudam de escova de três em três meses como é reco-mendado? Estas são algumas das conclusões de um estudo da Oral-B, marca que lançou as escovas eléctri-cas Recarregá-veis Vitality que, assentes em tec-nologia 2D, osci-lante rotacional, produzem 7 600 movimentos de oscilação por minuto, revelan-do-se significati-vamente mais eficazes na eli-minação da pla-ca bacteriana.

ORAL-B

Tenha um sorriso de fazer inveja

Shopping Saudável

cias. Situada numa zona privilegiada da cidade, na Estrada Interior da Circun-valação, com parque de estacionamento próprio e gratuito, a Farmácia Por-to funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.

FARMÁCIA

Saúde, beleza e bem-estar no mesmo espaço

Chegou a Portugal a primeira marca low cost de cosmética que promete revolucionar o mercado, a I Love Me. Nas-cida pelas mãos da Worklaxia SL, a marca tem como pila-res o baixo custo, a garantia de qualidade por laboratórios certificados independentes e o facto de ser unissexo, o que justifica a escolha do slogan “Skin has no sex”. A marca arranca com três gamas de produtos: a Joyas que inclui o creme facial Pearl com efeito 5 em 1; a Oceanus com o creme facial de Caviar; e Beauty Purify de efeito 3 em 1.

Mimos para a pele dos mais pequenos

O maior comprimido do mundo para emagrecer

Aceder a tratamentos estéti-cos não deveria ser uma opção limitada a algumas pessoas sobretudo porque os actuais níveis de evolução tecnológi-ca e a especialização profissio-nal permitem a aplicação de técnicas seguras, fáceis e mais eficazes com preços realmen-te acessíveis. O novo centro Pulsazione Torres de Lisboa é uma boa opção e está espe-cializado em tratamentos de fotodepilação e estética cor-poral através de equipamen-tos com tecnologia de última geração que asseguram trata-mentos não invasivos, indolo-res e eficazes.

Porque controlar as porções à refeição é das formas mais eficazes de perder peso, as Ga-letes Salutem Pré-refeição são um aliado que não exige sacrifí-cio. Duas ou três bolachas, uma hora antes da refeição, ajudam--no a comer menos porque se vai sentir com menos fome.

PUB

3ª Feira · 31 de Janeiro de 2012 17

3ª Feira · 31 de Janeiro de 201218

3ª Feira · 31 de Janeiro de 2012 19

3ª Feira · 31 de Janeiro de 201220

3ª Feira · 31 de Janeiro de 2012 · 21

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau,

N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Cavaco Portugal está perante uma gra-víssima crise, que obriga a maio-ria a sacrifícios sem paralelo até à miséria extrema e, entre as várias razões que motivam o descrédito da política e o afasta-mento dos cidadãos em relação ao poder, destacam-se as faltas de verdade, ética e transparên-cia do discurso político.

É uma obscenidade da mais baixa demagogia as palavras do Presidente da República, quan-do diz: «que não sabia se as suas pensões eram suficientes para [pagar] as despesas», explicando a sua “atormentada situação financeira”. Actualmente recebe mais de 10 000€ brutos, tem 650 mil euros em depósitos ban-cários e, enquanto estiver em Belém, tem grande parte das suas despesas pagas, recebendo mais um abono de representa-ção de 2 600€. O Presidente da República desfruta de privilégios que mais nenhum português tem: transporte e viagens de graça, uso gratuito dos serviços do Palácio de Belém desde: se-cretária particular, alimentação e médico permanente. Quanto vale tudo isto Sr. Presidente? Muito, muitíssimo!

Com um milhão de desem-pregados reais em Portugal, sendo que a maioria dos traba-lhadores no activo ganham o

salário minimíssimo nacional e a grande parte dos pensionistas ainda menos, estes sim, têm extremas dificuldades para con-seguir pagar as suas despesas. O Dr. Cavaco é um político que não compreende o sofrimento que o povo está a sentir. Auto- -intitula-se «Provedor do Povo» mas para este cargo pede-se muito, muito mais. Os reforma-dos na verdadeira penúria agradeceriam – no mínimo – um pe-dido de desculpas por parte do medíocre Presidente da República.

Vítor Santos S. JOÃO DAS LAMPAS

Contra a supressão do feriado do Primeiro de Dezembro Fala-se agora da supressão de uma série de feriados, incluindo o Primeiro de Dezembro. Esta data representa a Restauração da Independência, conquistada pelo povo português em 1640, à custa de muitos sacrifícios, depois de 60 anos de ocupação estrangeira, que arruinaram o País. Hoje, passados mais de três séculos, voltamos a encontrar- -nos numa situação semelhante.

De facto, quem nos oprime hoje não é a coroa espanhola, mas sim uma organização que dá pelo nome de Troika e que não é mais que a testa de ferro

dos banqueiros e do capitalismo internacional. Tal como os reis espanhóis fizeram em 1580- -1640, a Troika e os interesses que ela representa puseram Portugal sob a sua tutela e estão arruinando a nossa economia, asfixiando-nos com impostos, reduzindo os trabalhadores à miséria e destruindo todas as forças produtivas do nosso País.

Quem é que os nossos gover-nantes julgam que enganam quando dizem que vão resolver os problemas económicos do País suprimindo alguns feria-dos? O que eles têm é medo que o Povo Português, como fez em 1640, se decida a pôr fim à ocu-pação estrangeira, o que impli-caria derrubar os traidores na-cionais que com ela colaboram. Há por aí muitos “Migueis de Vasconcelos” a precisar de ser atirados pela janela. Por mais que tarde, estou convicto de que o Povo Português terá um dia a coragem de o fazer.

Pedro Lima CORROIOS

O papão

Por causa do medo do papão do socialismo, as pessoas estão a deixar-se devorar pelo papão ganancioso e desumano do capi-talismo.

Manuel Coimbra PORTO

BRAGA

AMANHÃ 2º MÍNIMA

14º MÁXIMA

HOJE 1º MÍNIMA

13º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 2º MÍNIMA

13º MÁXIMA

AMANHÃ 3º MÍNIMA

12º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 2º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 3º MÍNIMA

14º MÁXIMA

FARO

HOJE 4º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

16º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 5º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

15º MÁXIMA

PORTO

HOJE 5º MÍNIMA

12º MÁXIMA

AMANHÃ 5º MÍNIMA

14º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE**

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Confinante. Uma mais uma. 2. Cólera. Deformi-dade. 3. Contr. da prep. de com o art. def. a. Relativo à velhice. Fluido gasoso, transparente e invisível que constitui a atmosfera. 4. Medicamento sedativo do grupo dos barbitúri-cos. 5. Um par. Raspar. 6. Distância que se percorre entre dois lugares de paragem. Inflexibilidade. 7. Abertura feita, de inter-valo a intervalo, no cimo dos muros, torre ou fortificação. Contr. da prep. de com o adv. ali. 8. Fazer rugas em. 9. Aqueles. Doa-dor. A minha pessoa. 10. Mastigaram e engoliram. Acrónimo de Imposto sobre o Valor Acrescentado. 11. Inclinação da alma e do coração. Estorninho Verticais: 1. Povoação de primeira categoria, de maior importância e grandeza. Chinela com sola de pau. 2. Além disso. Base aérea portuguesa. Emissão de voz. 3. Contr. da prep. em com o art. def. a. Atadura. Molibdénio (s.q.). 4. Inte-rromper temporariamente. 5. O mesmo. Encolerizar. 6. Monu-mento megalítico constituído por uma grande pedra erguida ao alto e fixada no chão. Audacioso. 7. Findar. Rebento ou botão de planta. 8. Malbaratar. 9. Designa dor, admiração, repugnân-cia (interj.). Casa com aparelhagem própria para fazer vinho ou azeite. Caminhar. 10. Fruto da ateira. Relação. Primeira mulher, mãe da humanidade (Bíbl.). 11. Montão. Referente a ritos

CRUZADAS Horizontais: 1. Confim, Duas. 2. Ira, Defeito. 3. Da, Senil, Ar. 4. Luminal.

5. Dois, Rapar. 6. Etapa, Rigor. 7. Ameia, Dali. 8. Enrugar. 9. Os, Dador, Eu.

10. Comeram, IVA. 11. Amor, Zorral Verticais: 1. Cidade, Soca. 2. Ora, Ota, Som. 3. Na, Liame, Mo. 4. Suspender.

5. Idem, Airar. 6. Menir, Audaz. 7. Finar, Gomo. 8. Delapidar. 9. Ui, Lagar, Ir.

10. Ata, Rol, Eva. 11. Soro, Ritual

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

MTV abre casting. A MTV Portugal inicia a 13 de Fevereiro, em Guimarães, o casting que procura o novo VJ do canal. A estação fará audições em dez cidades de Norte a Sul do País, incluindo a ilha da Madeira. O/a vencedor/a fará dupla com Diogo Dias, o primeiro VJ da MTV Portugal. Saiba mais em destak.pt

3ª Feira · 31 de Janeiro de 201222 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Mais informações sobre este projecto em lojadecomedia.net

DR

‘Loja de Comédia’ é um novo conceito de humor

A Loja de Comédia é um novo conceito

de espectáculo, montado à vontade do freguês. Es-colha o elenco, e consulte a produção para encontra-rem a solução que melhor se adequa ao seu espaço, evento ou sala de espectá-culos. Herman José é o apresentador multimédia, e está presente em vídeo em todos os espectáculos, mas também pode ser par-te do elenco ao vivo. Há uma lista de 20 nomes, que

ESPECTÁCULO

inclui humoristas consagra-dos e novas apostas, desde Herman José a Pedro Soares, passando por António Ra-minhos, Eduardo Madeira ou Luís Filipe Borges.

Tochas dá palestra

Esta é uma boa opor-tunidade para conhe-

cer a faceta de orador de Pedro Tochas. Palestra em Construção é um trabalho habitualmente direcciona-do para as empresas, mas que está em cena no Tea-tro Bar do Teatro da Trin-dade até 11 de Fevereiro, para o público em geral. De quarta a sábado, às 22h, Pedro Tochas põe a nu a construção da sua nova palestra.

TEATRO DA TRINDADE

Incubus ao vivo em Portugal? A banda americana de rock alternativo anunciou no Facebook que passa por Portugal, apesar de não lançar data nem local. Recordamos que actuam no Rock in Rio Madrid, a 7 de Julho.

‘Viagens na Minha Terra’

O Salão Nobre do Teatro Nacional de

São Carlos recebe até fim de Maio o ciclo Viagens na Minha Terra I. Este ciclo, que vai buscar o nome à obra de Fernando Lopes Graça propõe uma viagem por algumas páginas im-portantes da história da música clássica, com 11 con-certos. Para ver nos dias 1 de Fevereiro, 4 e 18 de Abril, e 5 e 30 de Maio, às 18h. Preço 10 euros.

CICLO

CLICKDR

grandes temas, mas no Inver-no, gosto de ir para os clubes experimentar sons. Por isso, espero estar a experimentar os hinos do próximo Verão! Qual é o ingrediente principal para que a sua música seja diferente da dos outros DJ? É o que gosto de fazer. E gos-to de fazer à minha maneira. Há DJ que levam tudo dema-siado a sério, há outros que são demasiado comerciais. Eu estou no meio, acessível. Nunca pensou voltar às bandas? Nem por isso. É um trabalho diferente. Soa a trabalho. Já

Vai inaugurar o estádio em Brighton, em Junho.

Promete ser um mega evento? Como a nossa equipa de fute-bol vai ter um novo estádio, pe-diu-me para fazer a abertura. São duas noites, com 46 mil pessoas. Basicamente, são os meus amigos pessoais! É a sua pequena festa privada! É uma festa, sim! É uma cele-bração da minha relação com Brighton e a dance music. Estes concertos em Portugal são ligeiramente mais intimistas? Tanto para o público como para mim, é importante haver espectáculos íntimos. Há mais comunicação, e menos show off da minha parte! Em termos de música, o que podemos esperar? Durante o Verão, faço imensos festivais e tenho de tocar os

FILIPA ESTRELA [email protected]

me apercebi que sou muito melhor DJ do que baixista. O público parece concordar! Vêm muito mais pessoas ver--me quando sou DJ, claro! É importante que se divirta quando está a passar música? A principal razão para ser DJ é porque adoro procurar no-va música. Quando encontro, só quero é tocar para os ou-tros. O processo é compensa-dor. Adoro procurar melodias e ver as pessoas a divertir-se. Tenho o mesmo entusiasmo de quando tinha 16 anos! A sério? A sério!! À medida que fico mais velho, contagio-me quan-do vejo os jovens a dançar. É o meu elixir da vida! Está a pensar num novo álbum? Divirto-me tanto nos espectá-culos ao vivo, que não me pa-rece ser o tempo certo para fazer o disco.

Fatboy Slim prepara-se para um mega espectáculo na sua terra natal, em Brighton, em Junho

Fatboy Slim Começou como baixista na banda The Housemartins, mas percebeu que gostava é de dar música como DJ. Em Portugal, actua dia 9 de Fevereiro, no Lux (já esgotado) e dia 10, no Pacha Ofir.

«Sou muito melhor DJ do que baixista»

DR

«Adoro procurar melodias e ver as pessoas a divertir-se. Tenho o mesmo entusiasmo de quando tinha 16 anos!»

LANÇAMENTO

‘Museu Nacional dos Coches’ em DVD As duas produtoras multi-média Mercado da Cul-tura e Set Produções de Vídeo uniram-se para lançar o DVD Museu Nacional dos Coches. Filmado no cenário de época do antigo Picadeiro de Belém, onde está ins-talado o Museu Nacional dos Coches, o DVD apre-senta a maior colecção de coches de todo o mundo, como nunca foi vista, distribuídas por um docu-mentário e por extras.

PRÉMIO

Design urbano em Espanha e Portugal Depois do êxito da pri-meira edição, o Prémio Larus/Jornal Arquitectu-ras Equipamento Urbano Ibérico surge novamente para reconhecer os melhores projectos, peças e linhas, criadas nos últi-mos cinco anos em Portu-gal e Espanha. As candi-daturas estão abertas até 12 de Março e os vencedo-res são conhecidos na 8.ª Urbaverde – Feira das Cidades Sustentáveis.

CONFIRMAÇÃO

Tindersticks actuam ao vivo no São Jorge Está agendado para 26 de Março, às 21h, o espectá-culo ao vivo dos britâni-cos Tindersticks. O grupo sobe ao palco do São Jorge, em Lisboa, para apresentar o novo álbum The Something Rain, com edição marcada para 20 de Fevereiro. Os bilhetes estão à venda a partir de hoje, às 10h, por 25, 28 e 30 euros.

TOME

NOTA

DR

3ª Feira · 31 de Janeiro de 2012 · 23

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

mo-nos e percebemos que ti-vemos a mesma experiência», lembra a artista. «Acho que, de alguma forma, fomos pro-gramados para nos conhecer-mos», comenta.

A actriz garante até que tem uma cicatriz que prova o encontro alienígena, ainda que o ex-marido já tenha dito que a marca resultou de uma

O seu timbre simulta-neamente esganiça-

do e nasalado acabaria por ser uma das imagens de marca da personagem da sua vida, a ama modernaça da popular sitcom The Na-nny. Mas hoje, Fran Dres-cher dá que falar por ou-tros motivos, para alguns de certo igualmente hila-riantes. É que a actriz acre-dita ter sido abduzida por extraterrestres.

Ao site do jornal norte--americano The Huffington Post, Drescher explica que tal experiência remonta à sua adolescência e que o ex-marido, com quem es-tranhamente continua a di-vidir casa e cuja homosse-xualidade ela viria a acei-tar, também terá vivido um episódio semelhante com criaturas de outro planeta.

«Eu e o Peter [Jacobson, produtor da série] avis-támos aliens antes de nos conhecermos, enquan-to conduzíamos na estrada com os nossos pais. Alguns anos mais tarde, conhece-

REVELAÇÃO Actriz da série cómica ‘The Nanny’ garante ter sido abduzida por aliens na adolescência

Foi raptada por extraterrestresTem uma cicatriz onde colocaram o chip. O ex-marido viveu experiência semelhante.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DR

DR

Actores dão queda de cinco metros Os actores brasileiros Danielle Winits e Thia-

go Fragoso sofreram um aci-dente na noite de sábado, no musical Xanadu no teatro Oi Casa Grande, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. De acordo com o director do es-

PEÇA MUSICAL NO RIO DE JANEIRO

petáculo, Miguel Falabella, o cabo de aço que segurava os actores no ar, durante um voo, partiu-se e a dupla caiu de uma altura de cinco metros em cima da plateia. «O Thia-go amorteceu a queda da Da-ni, pois ficou em baixo dela.

Aparentemente, eles não tive-ram ferimentos graves», dis-se Falabella. A actriz já teve alta, mas o jovem actor conti-nua internado com cinco cos-telas partidas. Na novela A Vi-da da Gente será substituído por Eriberto Leão.

«De alguma forma fomos

programados para nos conhecermos»,

diz sobre o ex-marido

Danielle Winits teve alta, mas Thiago Fragoso ainda não

BIO DE LOVELACE

Jessica Parker aceita papel de Demi Moore O filme biográfico sobre Linda Lovelace tem uma nova Gloria Steinem: Sarah Jessica Parker – protagonista da saga O Sexo e a Cidade – substituirá Demi Moore no papel da escritora e activista feminista. Moore desistiu do projecto protagonizado por Amanda Seyfried e retra-tando a célebre actriz porno dos anos 70, na semana pas-sada, ao ser hospitalizada alegadamente por exaustão, anunciava o seu agente. Mas a gravação da chamada para o 112 sugere que a actriz de 49 anos entrou em convulsões «depois de ter fumado algo». A filha Runner terá feito o telefonema.

REINO UNIDO

Kardashians são o clã mais pesquisado na Net

O clã Kardashian, estrela de vários reality shows exibidos no canal E! Entertainment, é a família mais pesquisada na Internet pelos britânicos. A família real britânica ficou em terceiro lugar na lista, seguida dos Middle-tons, a família de Catherine, Duquesa de Cambridge, que

ficou em quarto lugar. A família de Michael Jackson e do actor Johnny Depp (da qual raramente há ima-gens) ficaram em sétimo e em nono lugar, respecti-vamente.

INSULTOS A POLÍCIAS

Rita Lee detida após show de despedida

No Twitter, Rita Lee contou que foi detida na madru-gada de domingo, após o seu concerto de despedida, no Festival de Verão de Sergipe. O que a cantora de 67 anos se esqueceu de contar é que, desgostosa com a forma como a polícia estava a tratar o público, chamou «cachorros» e «filhos da p...» aos agentes que decidiram detê-la. Mais tarde desculpou as suas palavras insultuosas com a emoção inerente ao seu último show.

CANTORA

Romana quer adoptar menina estrangeira

Quando a sua participação no programa A Tua Cara Não Me É Estranha (TVI) findar, Romana já sabe qual será o seu próximo desafio. A intérprete de 30 anos, já mãe de Ísis, quer adoptar mais uma menina, de preferência no estrangeiro.

NAS

ESTRELASFim de namoro

A apresentadora Ana Rita Clara e o manequim Kevin

Sampaio terminaram o namoro de ano e meio.

«Antes, a música

estava em primeiro lugar»

MARIZA (fadista fala

sobre o filho)

queimadura de água quen-te. «Isso é o que os aliens te programam para pensar. Mas, na verdade, foi onde me colocaram o chip», ale-ga Fran, de 54 anos.

Nos anos 90, a comédia também exibida em Portu-gal teve franco sucesso. Nela, Fran era Fran Fine, a divertida ama.

Nos anos 90 a série, também exibida em Portugal, teve imenso sucesso graças à sua excentricidade

DR

PUB