em bonito - o botão de emergência que salva vidas! · cados por boas novidades na área de...

8

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EM BONITO - O botão de emergência que salva vidas! · cados por boas novidades na área de co-municação, como a campanha que apre-sentou nossos clientes em suas próprias residências,
Page 2: EM BONITO - O botão de emergência que salva vidas! · cados por boas novidades na área de co-municação, como a campanha que apre-sentou nossos clientes em suas próprias residências,

EDITORIAL

EXPEDIENTE

Os últimos meses na Telehelp foram mar-cados por boas novidades na área de co-municação, como a campanha que apre-sentou nossos clientes em suas próprias residências, dedicando-se aos seus afaze-res prediletos. Além das peças para a mídia impressa, a campanha envolveu também a produção de vídeos nos quais os clien-tes contaram, de maneira informal e ins-piradora, um pouco sobre suas rotinas de vida, que mantêm sem abrir mão da inde-pendência. Para os que quiserem ouvir as histórias, os vídeos já estão disponíveis no canal da Telehelp na plataforma Youtube (informações na pág. 8).

Outra ação prazerosa que concluímos re-centemente foi a elaboração do guia Morar Sozinho, uma iniciativa inédita que tem por objetivo auxiliar com informações úteis os idosos que optam por continuar vivendo sozinhos em suas residências, um contin-gente que já representa 16% do público acima de 60 anos no Brasil. Espero que este guia ajude todos na tomada de deci-são sobre como e onde viver com a chega-da da velhice.

Com todas essas iniciativas na área de co-municação, que ainda inclui o jornal Ati-vidade, nosso blog e página no facebook, desejamos ampliar a interação com nossos clientes, e também fomentar debates am-plos em prol de uma terceira idade com mais independência, qualidade de vida e segurança.

Boa Leitura!

José Carlos Adri de Vasconcellos, presidente.

LANÇAMENTO

ATIVIDADE I SET/OUT I 2014

COMUNICAÇÃO

TelehelpTels.: (11) 3585-2000 / 0800 142002

www.telehelp.com.br

[email protected]

Blog: www.blogatividade.com.br

Jornal Atividade Publicação bimestral da TelehelpDireção de Arte RG Designers www.rgdesigners.com.brJornalista responsável Sheila Train (MTB 46.219)Fotos: acervo TelehelpImpressão: IndusplanTiragem: 8.000 exemplares

Entrevistados para a matéria de capa (páginas 4 a 6): Malu Damasceno - [email protected] Tel (11) 97558-8778Tiemi Yamashiro - kenzenpilates.com.br Tel (11) 2843 4969 Profissional citado na matéria da página 7:Caren Lissa Harayama - [email protected] Tel (11) 98194-9778Foto de capa: Gustavo Lopez

/TelehelpOficial

No dia 6 de agosto, a Telehelp lançou em São Paulo o guia Morar Sozinho em um evento na Congregação Israelita Paulista, que contou com a palestra de Marília Berzins – especilista em Ge-rontologia e organizadora do guia, e ainda com a participação da atriz Etty Fraser contando sua história de vida.

O guia traz dicas para ajudar aqueles que já chegaram à terceira idade a continuarem vivendo com segurança e independência den-tro de suas próprias casas. As próximas edições do jornal Ativida-de trarão algumas das sugestões que constam no guia, elaboradas por especialistas, abrangendo diferentes aspectos relacionados a vida independente na velhice. O guia Morar Sozinho está disponível gratuitamente no formato de e-book nas principais livrarias virtu-ais do país (Google Play, Ibooks, Kindle, Livraria Cultura e Iba) ou para download diretamente do site da Telehelp – (telehelp.com.br/morar-sozinho). Caso não possa fazer o download, os clientes po-derão solicitar uma cópia impressa à central de atendimento pelo telefone (11) 3585-2000, enquanto durar o estoque.

TELEHELP LANÇA GUIAMORAR SOZINHO

A TODO VAPOR

Page 3: EM BONITO - O botão de emergência que salva vidas! · cados por boas novidades na área de co-municação, como a campanha que apre-sentou nossos clientes em suas próprias residências,

3

VIAGEM

Em outubro celebra-se os 37 anos da criação de Mato Grosso do Sul, elevado à categoria de Estado em 1979. Associado turisticamente ao Pantanal, o MS, como é localmente chamado, abrange uma região onde a na-tureza se apresenta em seu esplendor. Um dos locais mais visitados é o município de Bonito, cerca de 250 km da capital Campo Grande, porta de entrada dos vi-sitantes que querem descobrir as belezas deste Estado da região centro-oeste. Bonito também comemora seu aniversário de 65 anos em outubro, no dia 2. Apesar de jovem e pequena, tem apenas 20 mil habitantes, a cidade já é reconhecida como polo turístico de nível mundial e, anualmente, recebe cerca de 250 mil tu-ristas.

Localizada na Serra da Bodoquena, Bonito é bastante conectada com o turismo de aventura, contudo, na ci-dade há uma estrutura receptiva muito eficiente para receber visitantes da terceira idade. Com agências pre-paradas para atender este público e guias no geral bem treinados e atenciosos, desbravar as belezas da região pode ser surpreendentemente um passeio seguro e fá-cil de encarar e, claro, inesquecível. Entre as principais atrações lista-se balneários, rios, lagos, grutas, cacho-eiras, trilhas, contemplação de pássaros e animais, enfim, muita natureza, convidativa e em seu melhor estado. Os meses de setembro, outubro e novembro costumam ser os melhores para a viagem.

3

AVENTURE-SE EM BONITO

Principais atrações:

Nascentes de águas cristalinas – Fazer flutuações em uma das nascentes, como as do Rio Sucuri e Rio da Prata, esta última na cidade vizinha de Jardim, é um dos passeios mais procurados, no entanto, o visitante não precisa necessariamente entrar na água, as bele-zas podem ser observadas de dentro de um pequeno barco ou às margens.

Balneários – Além das praias de água doce, os balne-ários contam com cachoeiras e trilhas para caminha-das leves em meio à natureza, com infraestrutura de restaurantes, banheiros e até redários. Os mais visita-dos são os balneários do Sol, Ilha Bonita e Municipal.

Buraco das Araras – Uma cratera na qual habitam as belas araras vermelhas e que oferece a oportunidade de contemplar, a partir dos mirantes, o lindo espetá-culo das aves.

Gruta Azul - Transformada em monumento natural, a gruta tem este nome pela incrível cor da água e as visi-tas costumam ser realizadas pela manhã para aprovei-tar melhor a incidência do sol. Este passeio não é reco-mendado para idosos com dificuldades de locomoção

Para saber mais sobre as atrações turísticas da cidade e acessar as informações das hotéis e agências veja o site www.turismo.bonito.ms.gov.br.

Apesar do estreito contato com a natureza mais selvagem e o foco no turismo de aventura, a encantadora cidade do centro-oeste brasileiro tem uma excelente infraestrutura para receber visitantes de qualquer idade.

Page 4: EM BONITO - O botão de emergência que salva vidas! · cados por boas novidades na área de co-municação, como a campanha que apre-sentou nossos clientes em suas próprias residências,

CAPA

ATIVIDADE I SET/OUT I 2014

SOLTE SEUS

Existem diversos métodos que conseguem aliar com harmonia a prática de atividade fí-sica com o bem-estar emocional, em busca de uma maior consciência corporal. Conheça alguns deles e comece a se movimentar.

MOVIMENTOS

Page 5: EM BONITO - O botão de emergência que salva vidas! · cados por boas novidades na área de co-municação, como a campanha que apre-sentou nossos clientes em suas próprias residências,

5

A maioria, para não dizer totalidade, das chamadas terapias alternativas voltadas ao bem-estar físico e emocional propagadas hoje em dia envolve o trabalho de desenvolvimento da consciência corporal, definida por especialistas como um processo relacionado ao autoconhecimento e de despertar para as possibili-dades do próprio corpo. Descobre-se, por exemplo, como prestar atenção nos movimentos de músculos e articulações, diminuindo bloqueios que podem ser tanto motores como psicológicos.

Não é somente a má postura ou problemas físicos que podem afetar movimentos, causando dores e por ve-zes impossibilitando atividades. Aspectos emocionais, como baixa autoestima, podem ter efeito direito na retração de movimentos do corpo, levando com o pas-sar do tempo a problemas mais sérios.

“Quando temos consciência corporal temos a possi-bilidade de evitar várias dores musculares, articula-res, tendinites, bursites e ate hérnia de disco, pro-blemas causados pela má postura. Quando temos boa consciência corporal logo notamos que estamos sentados, em pé, lavando louça, ou simplesmente realizando atividades do dia a dia com uma postura ruim, corrigindo-a”, afirma Tiemi Yamashiro, fisiote-rapeuta com especialização em terapias que atuam na melhora da consciência corporal, como Pilates e RPG Souchard.

Existem diversas atividades físicas que focam na consciência corporal e auxiliam neste desenvolvimen-to, algumas já estabelecidas há várias décadas, como as citadas acima, e outras novas. Um exemplo deste último caso é o Método Movare, criado pela psicó-loga e terapeuta corporal Malu Damasceno, em São Paulo. Trata-se de uma atividade terapêutica voltada para trabalhar articulações e cadeias musculares de todo o corpo, a fim de prevenir o surgimento de sinto-mas comuns resultantes de tensões, como alguns ti-pos de dor de cabeça, bursites, tendinites e problemas ocasionados por problemas repetitivos (LER e Dort).

A terapeuta explica que o Método Movare é bastante recomendado para pessoas da terceira idade, por ser personalizado e respeitar as limitações e condições físicas de cada um, propiciando a liberdade de mo-vimento e estimulando a percepção corporal perdida ao longo dos anos. “O trabalho começa com a cons-cientização do corpo por meio de pranchas de movi-mento desenvolvidas especialmente para facilitar que qualquer pessoa possa compreender e fazer os movi-

Antes de qualquer atividade

física - esportes, danças e

terapias corporais - devemos

ter consciência do nosso

corpo e das possibilidades de

nossas articulações, já que

são elas as responsáveis por

nossos movimentos físicos e

liberdade de expressão.

Malu Damasceno

Foto

: Gus

tavo

Lop

ez

Page 6: EM BONITO - O botão de emergência que salva vidas! · cados por boas novidades na área de co-municação, como a campanha que apre-sentou nossos clientes em suas próprias residências,

Watsu: Com o nome originário do inglês Water Shiatsu – Shiatsu na água, o mé-todo foi desenvolvido em 1980 e consiste na realização de alongamentos dentro de uma piscina com água morna, com a aju-da de um instrutor, por meio dos princí-pios da técnica do Zen Shiatsu.

Yoga: Apesar da existência de diferen-tes linhas ou “escolas”, a maioria propõe o caminho da consciência física e mental, por meio de exercícios que envolvem a abertura e controle do corpo e da mente.

Pilates: Método bastante popularizado para fortalecimento dos músculos, prin-cipalmente da região abdominal, que dão sustentação ao corpo, além da correção postural e respiratória.

Dança na terceira idade: Além de di-vertida, as aulas trabalham os movimen-tos do corpo e a capacidade respiratória e ainda ajudam na sociabilização.

OuTROS MéTODOS PARA AJuDAR A SOLTAR OS MOVIMENTOS

CAPA

ATIVIDADE I SET/OUT I 2014

mentos corporais, independente de sua experiência e facilidade de movimentar-se”.

Malu conta que observou como as pessoas são enri-jecidas em consequência da limitação de movimentos corporais do dia a dia, como a utilização de carros, mobiliários e sanitários confortantes, meios de trans-portes e comunicação, chão pavimentado, entre ou-tros. “Estas condições não devem ser negadas, fazem parte da nossa evolução. Mas, acredito que o homem deve ser consciente também de suas possibilidades e utilizar o mesmo cérebro evoluído para proporcionar seu bem estar e liberdade em qualquer lugar e em qualquer atividade. Notei que antes de qualquer ati-vidade física - esportes, danças e terapias corporais - devemos ter consciência do nosso corpo e das pos-sibilidades de nossas articulações, já que são elas as responsáveis por nossos movimentos físicos e liberda-de de expressão”.

Um dos métodos mais conhecidos e procurados para aqueles que querem corrigir problemas posturais é o RPG Souchard, ou simplesmente reeducação postural global, uma técnica utilizada por fisioterapeutas espe-cialistas na metodologia para reorganizar segmentos do corpo por meio de posturas. “Com este tratamen-to é possível identificar, reorganizar e reequilibrar a musculatura responsável pelas alterações posturais”, explica Tiemi Yamashiro. Para aqueles que já sentem a perda da elasticidade do corpo pelo passar dos anos o RPG pode trazer benefícios como ajudar a diminuir o índice de quedas.

A escolha entre uma ou outra atividade física pode ser pessoal ou também por indicação médica, dependendo de cada caso, ou mesmo relacionada a fatores como a proximidade e disponibilidade de profissionais para conduzir as terapias. O consenso é que a realização da atividade seja prazerosa.

Page 7: EM BONITO - O botão de emergência que salva vidas! · cados por boas novidades na área de co-municação, como a campanha que apre-sentou nossos clientes em suas próprias residências,

BEM-ESTAR

Ligada profissionalmente ao universo da terra, plantas e flores há 15 anos, a paisagista Caren Lissa teve na sua estreita relação com a avó os grandes ensinamentos que precisava para trabalhar com jardins e, nos últimos três anos, a inspiração principal para o trabalho que começou a desenvolver de “jardinoterapia”. Neste projeto, o papel de Caren é o de ajudar a pessoa a entender melhor os ciclos da natureza e aprender a cuidar do próprio jardim ou horta doméstica. “É o resgate e a reconciliação com nossa própria natureza através do processo de criação de nossos jardins”, diz.

Caren afirma que percebe rapidamente mudanças no comportamento das pessoas que passam a lidar com suas plantas e flores. “Em visitas às residências eu per-cebia quando a pessoa não tinha interação com o jardim, pois a energia do jardim é outra, existe uma troca, é uma relação de bem-estar para ambos os lados. Para fazer a jardinoterapia basta estar disposto a mexer com a terra e querer estabelecer e desfrutar de uma relação harmônica consigo mesma e a vida a sua volta”, explica.

Para começar a jardinoterapia, Caren dá algumas dicas: após avaliar o espaço para a criação desse jardim, que pode ser uma floreira na varanda ou área no quintal, é importante ver o que já se tem em casa ou ir à lojas de jardinagens para a pessoa entrar nesse universo da na-tureza. A etapa final é começar a montar o jardim e pro-

7

COM A JARDINOTERAPIARELAXE E CONECTE-SE

curar informações de como cuidá-lo, de forma natu-ral, sempre pensando também na sustentabilidade.

Caren Lissa listou também alguns benefícios da jar-dinoterapira:

nPaisagens, cheiros e sons que existem no am-biente natural podem promover tranquilidade, bem-estar e felicidade.

nMelhoria da circulação do sangue e produção de vitamina D (por conta do contato com o sol e do ar filtrado por meio das plantas).

nPode proporcionar refeições mais saudáveis atra-vés da produção de alimentos frescos e orgânicos de seu próprio jardim.

nAtividade física através do movimento dinâmico da natureza.

A jardinagem pode ser um campo fértil para vários mitos e Caren desmistifica dois deles:

Cuidar de plantas é para pessoas calmas – “Acredito que não seja verdade, o que é preciso é ter persistên-cia e paciência para o cultivo e o processo de cuidado no crescimento da planta, aprender com a sabedoria do tempo natural delas e depois ser recompensado em con-templar a flor e o fruto. A jardinagem é para todas as pessoas, nossos ancestrais sabiam os segredos do plan-tio e colhiam para a sua alimentação, e a gente aprende muito sobre nossa própria vida lidando com a Natureza”.

Não tenho “mão” para plantas – “Creio que seja um mito, uma crença limitante. Se você acredita que não tem boas mãos, então, é dessa forma que você estará agindo, o que vale é a intenção que se coloca ao cuidar das flores, plantas e da natureza”.

MITOS E VERDADES NA JARDINAGEM

Page 8: EM BONITO - O botão de emergência que salva vidas! · cados por boas novidades na área de co-municação, como a campanha que apre-sentou nossos clientes em suas próprias residências,

8

Para muitas pessoas sagu é um doce que remete à infância. É difícil ficar indiferente a esta sobremesa de sabor marcan-te, feita à base de fécula de mandioca granulada, encorpada com um bom vinho. O preparo é muito fácil, como mostra a receita abaixo, que rende quatro porções.

ATIVIDADE I SET/OUT I 2014

SOBREMESA QUE REMETE À INFÂNCIA

MAIS DESCONTOS PARA CLIENTES TELEHELP NAS FARMÁCIAS DA REDE DROGA RAIA

O canal da Telehelp na platafor-ma Youtube (www.youtube.com/ TeleHelpBrasil) já traz os inspiradores vídeos feitos para a nova campanha publicitária, nos quais os próprios clientes da empresa contam suas his-tórias e compartilham suas dicas de como viver bem. Vale conferir os belos vídeos que estão disponíveis no You-tube. Caso queira participar de nossas campanhas, envie um email com sua foto para [email protected]

VÍDEOSTELEHELP

RECEITA

Preparo:

Deixe o sagu de molho numa vasilha com água por cerca de 45 minutos. Em uma panela, fora do fogo, coloque a água e o açúcar e misture até dis-solver, acrescente o vinho, a canela e o cravo e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e acrescente o sagu (depois de retirá-lo da água e enxaguá-lo levemente). Mexa de vez

A atual parceria com a rede Droga Raia, maior empresa de varejo farmacêutico do Brasil, está ampliando seus benefícios* e descontos em medicamentos para os clien-tes da Telehelp nas unida-

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

As celebrações do dia 1º de outubro, instituído como o Dia Internacional do Idoso, rendem repercussão mun-dial na imprensa, e é uma forma de marcar as conquistas e também pro-mover debates em prol de melhorias na qualidade de vida na terceira idade. A Telehelp presta sua homenagem a todos que estão engajados nesta luta.

CELEBRAÇÃO

Ingredientes:

1 xícara de sagu3 xícaras de água3 xícaras de vinho (de preferência seco)½ ou 1 xícara de açúcar (conforme preferência por mais doce)1 canela em rama3 cravos-da-índia (a gosto)

em quando para não grudar. O tem-po de cozimento é de 30 minutos, ou até que as bolinhas do sagu estejam macias e com a cor do vinho. Caso fique seco pode-se acrescentar um pouco de água fervente na hora do cozimento. Deixe esfriar um pouco em temperatura ambiente e depois leve à geladeira. Sirva gelado.

des espalhadas por diversas cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, entre outras.

Para os clientes da Telehelp, os novos descontos serão de 20% em to-dos os medicamentos de marca e de 30% para os genéricos. Entre os benefícios também está o desconto de 5% nos itens de higiene pesso-al, perfumaria e beleza, além de uma oferta diferente para cada clien-te, diariamente, em produtos desta última categoria. Para ter acesso aos novos descontos basta apresentar, na hora da compra em uma das farmácias da rede, o cartão benefício farmácia da Droga Raia que você recebeu da Telehelp. Caso não tenha recebido seu cartão, entre em contato com a central de atendimento.

* Estes benefícios são válidos até fev/2015.