eixo temÁtico – educaÇÃo infantil - sbsti.com · metas 1. assegurar a construção,...

34
EIXO TEMÁTICO – EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES 1. Assegurar a oferta de educação às crianças de 0 a 5 anos e o cuidado com elas, no município, sendo de responsabilidade do sistema educacional, cabendo às redes de ensino a ampliação da estrutura física e dos recursos humanos, para o aumento progressivo do atendimento em período integral. 2. Garantir o cumprimento do dever do Estado, direito da criança de 0 a 5 anos e opção da família, o atendimento gratuito às crianças em instituições públicas de Educação Infantil, a qual tem função diferenciada e complementar à ação da família, o que implica uma profunda, permanente e articulada comunicação entre elas. 3. Assegurar a implementação de uma Política de Educação Infantil no município, articulada às políticas de Saúde, Assistência Social, Justiça, Direitos Humanos, Cultura e Diversidade, bem como aos fóruns de Educação Infantil, às organizações da sociedade civil, viabilizando uma Educação Infantil pública de qualidade socialmente referenciada. 4. Garantir e assegurar que, no processo de seleção e admissão de professores e demais profissionais que atuam diretamente com crianças nas redes públicas e privadas, a formação específica na área e mínima exigida por lei. 5. Assegurar a qualidade na Educação Infantil, por meio do estabelecimento de parâmetros de qualidade, que ofereçam subsídios para sistemas de acompanhamento, supervisão e autorização de funcionamento da Educação Infantil. 6. Assegurar que, no processo pedagógico da Educação Infantil, as crianças sejam consideradas em sua totalidade, observando suas especificidades e garantindo-lhes o direito à brincadeira; à atenção individual; a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante; ao contato com a natureza; à higiene e à saúde; a uma alimentação saudável; a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão; ao movimento em espaços amplos; à proteção, ao afeto e à amizade; a expressar seus sentimentos, a uma especial atenção durante o período de adaptação/inserção à Educação Infantil; a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa. 7. Assegurar que as propostas pedagógicas na Educação Infantil respeitem os princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; os princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática, e, também, os princípios estéticos da Sensibilidade, Criatividade, Ludicidade e Diversidade de Manifestações Artísticas Culturais. 8. Assegurar que a Política de Educação Infantil seja articulada com os demais níveis e modalidades de ensino, garantindo a integração entre eles. 1

Upload: doanbao

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

EIXO TEMÁTICO – EDUCAÇÃO INFANTIL

DIRETRIZES

1. Assegurar a oferta de educação às crianças de 0 a 5 anos e o cuidado com elas, no município, sendo de responsabilidade do sistema educacional, cabendo às redes de ensino a ampliação da estrutura física e dos recursos humanos, para o aumento progressivo do atendimento em período integral.

2. Garantir o cumprimento do dever do Estado, direito da criança de 0 a 5 anos e opção da família, o atendimento gratuito às crianças em instituições públicas de Educação Infantil, a qual tem função diferenciada e complementar à ação da família, o que implica uma profunda, permanente e articulada comunicação entre elas.

3. Assegurar a implementação de uma Política de Educação Infantil no município, articulada às políticas de Saúde, Assistência Social, Justiça, Direitos Humanos, Cultura e Diversidade, bem como aos fóruns de Educação Infantil, às organizações da sociedade civil, viabilizando uma Educação Infantil pública de qualidade socialmente referenciada.

4. Garantir e assegurar que, no processo de seleção e admissão de professores e demais profissionais que atuam diretamente com crianças nas redes públicas e privadas, a formação específica na área e mínima exigida por lei.

5. Assegurar a qualidade na Educação Infantil, por meio do estabelecimento de parâmetros de qualidade, que ofereçam subsídios para sistemas de acompanhamento, supervisão e autorização de funcionamento da Educação Infantil.

6. Assegurar que, no processo pedagógico da Educação Infantil, as crianças sejam consideradas em sua totalidade, observando suas especificidades e garantindo-lhes o direito à brincadeira; à atenção individual; a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante; ao contato com a natureza; à higiene e à saúde; a uma alimentação saudável; a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão; ao movimento em espaços amplos; à proteção, ao afeto e à amizade; a expressar seus sentimentos, a uma especial atenção durante o período de adaptação/inserção à Educação Infantil; a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa.

7. Assegurar que as propostas pedagógicas na Educação Infantil respeitem os princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; os princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática, e, também, os princípios estéticos da Sensibilidade, Criatividade, Ludicidade e Diversidade de Manifestações Artísticas Culturais.

8. Assegurar que a Política de Educação Infantil seja articulada com os demais níveis e modalidades de ensino, garantindo a integração entre eles.

1

METAS

1. Assegurar a construção, ampliação e reformas dos prédios de Educação Infantil, adequando-os às necessidades das crianças e respeitando os padrões de qualidade e infraestrutura, definidos na legislação vigente.

2. Assegurar a autorização e o funcionamento das instituições de Educação Infantil, públicas e privadas, com base nos parâmetros estabelecidos pelo município e na legislação vigente.

3. Garantir uma Política Municipal Intersetorial articulada com as áreas da Saúde, Assistência Social, Justiça, Cultura e Direitos Humanos, priorizando uma Educação Infantil Pública e Privada de qualidade.

4. Garantir a aquisição e manutenção de brinquedos, utensílios para alimentação, equipamentos, materiais pedagógicos, administrativos e de segurança; devendo estes estar em consonância com a legislação vigente e atender à demanda de todas as instituições educativas do Sistema Municipal de Ensino.

5. Assegurar e ampliar a qualidade dos espaços físicos e brinquedos de parques, prevendo espaços externos arborizados, de acordo com os padrões estabelecidos na legislação vigente, nas instituições de Educação Infantil.

6. Assegurar o apoio da Secretaria Municipal de Educação, no que se refere a estratégias de articulação com as famílias, ao mútuo conhecimento de processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e a escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes.

7. Garantir que a avaliação na Educação Infantil seja feita por meio de acompanhamento e registro do desenvolvimento integral da criança, sem o caráter de promoção, não se constituindo pré-requisito para o acesso ao Ensino Fundamental.

8. Assegurar, como formação docente para o exercício na Educação Infantil, a Licenciatura Plena em Pedagogia com ênfase em Educação Infantil, admitindo como formação mínima o que prevê a legislação vigente.

9. Garantir, conforme a legislação vigente, o número de alunos por professor e espaço físico, possibilitando assim o atendimento e educação de qualidade.

10. Garantir a ampliação da oferta de vagas na Educação Infantil do município de São Bento do Sul, com base em critérios definidos pelo Sistema Municipal de Ensino.

11. Garantir a acessibilidade aos deficientes, possibilitando a estes um atendimento adequado e de qualidade.

12. Assegurar às crianças o atendimento com equipes multidisciplinares e especialistas (fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, nutricionistas, enfermeiros), oferecendo apoio aos professores.

2

13. Assegurar encontros pedagógicos entre os profissionais da Educação Infantil do município de São Bento do Sul.

14. Garantir o cumprimento da legislação vigente, no que se refere à idade da criança, quanto à data limite – 31 de março – para matrícula na Educação Infantil.

15. Assegurar a realização dos conselhos de classe e paradas pedagógicas por unidade de Educação Infantil do município, sem interrupção ao atendimento à criança.

3

EIXO TEMÁTICO – ENSINO FUNDAMENTAL

DIRETRIZES

1. Garantir o acesso, permanência e sucesso dos alunos do Ensino Fundamental das redes públicas e privadas.

2. Assegurar a superação da ruptura na transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

3. Assegurar a ampliação do atendimento de escolas em período integral, com condições adequadas para o desenvolvimento pleno do aluno.

4. Assegurar a organização do tempo e espaços escolares que privilegiem a construção de conhecimentos crítico, autônomo e solidário.

5. Garantir padrões necessários de infraestrutura para o Ensino Fundamental.

6. Assegurar formação mínima na área de atuação como pré-requisito para a docência no Ensino Fundamental.

7. Assegurar indicadores de qualidade que ofereçam subsídios para avaliação do Ensino Fundamental das redes públicas e privadas.

8. Garantir o cumprimento do dever do Estado, direito da criança e dos adolescentes de 6 a 14 anos e obrigatoriedade da família, o atendimento gratuito às crianças e adolescentes em instituições públicas de Ensino Fundamental, as quais têm função diferenciada e complementar à ação da família, o que implica uma profunda, permanente e articulada comunicação entre elas.

9. Assegurar, na proposta pedagógica, a garantia da qualidade do Ensino Fundamental.

METAS

1. Garantir que se cumpra a legislação vigente quanto ao número de alunos em sala de aula.

2. Assegurar o apoio dos Sistemas de Ensino, no que se refere às estratégias de articulação com as famílias, ao mútuo conhecimento de processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e a escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes.

3. Garantir a ampliação de ações que contemplem os temas transversais previstos nas Diretrizes Curriculares Nacional, Estadual e Municipal.

4. Garantir apoio à formação de leitores proficientes, no Ensino

4

Fundamental, como sistemática a ser implementada e desenvolvida pelos Sistemas de Ensino.

5. Assegurar recursos pedagógicos e financeiros por meio das iniciativas públicas e privadas para atividades educacionais.

6. Assegurar manutenção do padrão de qualidade na seleção e adoção de livros e demais materiais didáticos por meio dos docentes.

7. Assegurar a implantação e manutenção de laboratórios de ciências, idiomas e artes com equipamentos adequados e a devida qualificação do professor.

8. Assegurar atualização e avaliação permanente do Projeto Político Pedagógico das unidades escolares do município.

9. Assegurar no mínimo duas aulas semanais de língua estrangeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

10. Assegurar o atendimento de reforço escolar aos alunos do Ensino Fundamental, no contra turno do ensino regular.

11. Assegurar uma equipe multiprofissional (saúde, assistência social e educacional), para atender a toda rede de ensino.

12. Assegurar a contratação de psicopedagogo para atuar nas unidades escolares da rede municipal de ensino, conforme a demanda.

13. Garantir a manutenção e a atualização anual das Diretrizes Curriculares Municipais.

14. Garantir o cumprimento da legislação vigente, no que se refere à idade da criança, 6 anos quanto à data limite – 31 de março – para matrícula no Ensino Fundamental.

15. Garantir proposta de ensino que eleve o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

16. Garantir a institucionalização de programa de correção de fluxo distorção idade/ano-série.

5

EIXO TEMÁTICO – ENSINO MÉDIO

DIRETRIZES

1. Garantir o acesso, permanência e sucesso do aluno no Ensino Médio.

2. Assegurar ações educacionais que promovam o convívio humano e interativo dos alunos com a comunidade, que permitam aos alunos do Ensino Médio o desenvolvimento do senso de responsabilidade.

3. Assegurar a promoção de ações que garantam maior aproximação da comunidade com a escola, que mobilizem os pais e a sociedade a comprometerem-se com a aprendizagem, melhorando a qualidade do Ensino Médio.

4. Assegurar o desenvolvimento de ações com objetivo de aproximar o Ensino Médio e a Educação Superior, fomentando maior diversificação de oferecimento de cursos superiores por meio das Universidades Estaduais, Federal, Privada e Comunitária.

5. Assegurar o desenvolvimento de ações com o objetivo de aproximar o Ensino Médio da Educação Profissional, possibilitando a profissionalização do aluno do Ensino Médio.

6. Garantir a articulação, promovendo paradas pedagógicas e formação continuada entre os docentes dos anos finais do Ensino Fundamental com o Ensino Médio para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem.

7. Assegurar ações exequíveis para a valorização do estudo, que permitam aos alunos a visualização da necessidade e da possibilidade de ascensão pessoal, profissional e social, por meio da educação.

METAS

1. Assegurar a revisão da excessiva burocratização na contratação de profissionais, facilitando o acesso dos professores, minimizando o prazo em que os alunos ficam sem professores.

2. Assegurar projetos com os setores da indústria e comércio que disponibilizem campo de trabalho e estágio supervisionado aos alunos do Ensino Médio, para ação conjunta com a educação no sentido de maximizar o desempenho dos alunos, minimizando a evasão dos bancos escolares e aumentando, assim, o índice de escolaridade dos cidadãos trabalhadores do município.

3. Assegurar a contratação e a permanência de professores habilitados para trabalhar disciplinas específicas à habilitação.

4. Assegurar o resgate e a implementação do Programa de Formação

6

de Professores nas áreas deficitárias – nos moldes do antigo Programa Magister –, destinado para professores e alunos das escolas do município, conforme desempenho escolar.

5. Garantir concurso público para o Ensino Médio, visando atender à demanda.

6. Garantir a ampliação de vagas em instituições de Ensino Médio no município.

7. Garantir a disponibilização e manutenção de laboratórios específicos ao Ensino Médio e a contratação de laboratoristas.

8. Assegurar a contratação de um profissional formado em biblioteconomia.

9. Assegurar atendimento de apoio especializado nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e assistência social.

10. Assegurar a revisão da matriz e diretriz curricular do Ensino Médio com vistas ao atendimento das necessidades reais dos alunos, por meio de docentes e dirigentes.

11. Assegurar, na matriz curricular “parte diversificada”, a disciplina de Metodologia Científica.

12. Garantir uma política educacional de formação continuada de no mínimo 40 horas/ano.

13. Assegurar, em calendário escolar, encontro dos profissionais por área, para planejamento e avaliação da ação docente.

14. Assegurar projetos e programas que contemplem os temas transversais previstos para o Ensino Médio.

15. Garantir ações objetivando a aproximação da família com a escola.

7

EIXO TEMÁTICO – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DIRETRIZES

1. Assegurar ações em todos os níveis da organização educacional que visem sensibilizar e conscientizar a população quanto à necessidade de qualificação profissional no município de São Bento do Sul.

2. Assegurar parcerias com o poder público, iniciativa privada, meios de comunicação, instituições de ensino e de educação profissional para divulgar a necessidade de mão de obra qualificada.

3. Assegurar estrutura física, corpo técnico capacitado e cumprimento da legislação vigente para uma Educação Profissional de qualidade.

4. Assegurar parcerias com o poder público, cadastrando as instituições de Educação Profissional autorizadas no órgão regulador.

5. Assegurar a articulação do Ensino Profissionalizante com a Educação Básica.

6. Assegurar parcerias por meio de ações entre o poder público, iniciativa privada, instituições de ensino e de Educação Profissional.

7. Assegurar projetos de formação continuada aliando teoria e prática com docentes da Educação Básica e Educação Profissional.

METAS

1. Assegurar parcerias com o poder público, iniciativa privada, meios de comunicação, instituições de ensino, divulgando diagnóstico das empresas da necessidade de mão de obra qualificada para suprir a demanda do setor.

2. Garantir o acesso, a permanência, o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, por meio de uma Política de Educação Profissional.

3. Assegurar o estabelecimento de convênios com o poder público e/ou iniciativa privada para viabilização de bolsas de estudos e projetos, visando aumentar o ingresso e diminuir a evasão nos cursos de Educação Profissional.

4. Assegurar parcerias na contratação de instituições de Educação Profissional reconhecidas pelo trabalho realizado no município de São Bento do Sul e comprometidas com a qualidade do ensino profissionalizante.

5. Assegurar a realização de parcerias com (SINE), empresas de recursos humanos, entre outras, para banco de dados de possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

6. Assegurar a elaboração ou reestruturação de cursos para atendimento das demandas do mercado de trabalho no município.

8

7. Assegurar ações que possibilitem orientar os alunos sobre as possibilidades de inserção na Educação Profissional.

8. Assegurar a articulação dos docentes do Ensino Médio com entidades da Educação Profissional.

9. Assegurar o estabelecimento de parcerias em nível gerencial e operacional com Associação Comercial e Industrial, Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) e Sindicatos, visando atender à necessidade da qualificação profissional nas empresas e comércio.

9

EIXO TEMÁTICO – EDUCAÇÃO SUPERIOR

DIRETRIZES

1. Assegurar a continuidade dos processos de avaliação de acordo com os parâmetros do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e sua efetividade.

2. Garantir a proposição de uma política de mobilidade estudantil na Educação Superior.

3. Assegurar a proposição de uma política de formação continuada para os profissionais da Educação Superior.

4. Garantir a proposição de uma política para captação e fomento para a pesquisa científica e acadêmica.

5. Assegurar a articulação de órgãos de classe com a sociedade, considerando a demanda da mesorregião de maior diversidade de cursos de formação superior para o município de São Bento do Sul.

METAS

1. Assegurar a implantação de uma base de dados socioeconômico/cultural e discutir possíveis estratégias para interagir efetivamente com a comunidade rural da região, para uma análise de tendências e deliberações.

2. Garantir a criação de uma comissão para estudar a viabilidade da ampliação de vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas para cursos de licenciatura.

3. Incentivar a oferta/ampliação de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu nas Instituições de Ensino Superior - IESs públicas e privadas.

4. Assegurar a criação de um fórum para discussão do acesso e permanência dos estudantes da Educação Superior nas Instituições de Ensino Superior (IESs públicas e privadas.

5. Propor políticas de formação inicial e continuada para professores da Educação Básica e Educação Superior nas faculdades, institutos e centros de educação das instituições públicas e privadas.

6. Assegurar a criação de programas de incentivo aos estudantes dos cursos de licenciatura, para melhoria da educação do município.

7. Incentivar a promoção de encontros das Instituições de Ensino Superior (IES) para potencializar a atuação das competências instaladas por meio do associativismo.

8. Assegurar a criação de comissão com representantes de todas as

10

Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do município, para discussão da flexibilização curricular.

11

EIXO TEMÁTICO – EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

DIRETRIZES

1. Garantir o direito de todos à educação, de acordo com o artigo 205, da Constituição Brasileira.

2. Garantir o acesso, a permanência e a continuidade nos estudos na educação básica, na educação superior e nas demais modalidades de ensino aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades – superdotação.

3. Assegurar a Educação Especial como uma modalidade de ensino não substitutiva ao ensino regular, perpassando todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino.

4. Garantir a Educação Especial destinada aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

5. Garantir o atendimento educacional especializado, como uma ação da Educação Especial, cuja função é identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização.

6. Assegurar o atendimento educacional especializado oferecido no período inverso ao da sala de aula comum que o estudante frequenta.

7. Assegurar o atendimento educacional especializado realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais, da Língua Portuguesa na modalidade escrita, do sistema Braille, do Soroban, da orientação e mobilidade, das atividades de vida autônoma, da comunicação aumentativa e alternativa, do desenvolvimento dos processos mentais superiores; na adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos; na utilização de recursos ópticos e não ópticos e de outros recursos, serviços e estratégias da Tecnologia Assistiva (TA).

8. Assegurar o atendimento educacional especializado desenvolvido unicamente por professor especializado.

9. Garantir o professor com formação inicial e continuada, com conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área, para atuar na Educação Especial.

10. Garantir acessibilidade assegurada mediante a eliminação de

12

barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação, nas instalações, nos equipamentos, nos mobiliários, nos transportes escolares e nas comunicações e informações.

METAS

1. Garantir o direito à educação em escolas regulares de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

2. Garantir os padrões mínimos de infraestrutura das escolas para o recebimento de estudantes com deficiência, conforme legislação vigente.

3. Assegurar a construção de novos prédios escolares, públicos ou privados, somente se os projetos estiverem de acordo com as normas e técnicas de acessibilidade estabelecidas na legislação para tal fim, a partir da vigência deste plano.

4. Assegurar a reforma dos prédios escolares, públicos ou privados, que não atendam às normas e técnicas de acessibilidade.

5. Garantir a disponibilização de livros didáticos em Braille, em formato digital, em áudio livro, em caracteres ampliados para os estudantes com cegueira e para os estudantes com baixa visão.

6. Assegurar acessibilidade nos mobiliários escolares, nos materiais pedagógicos e na comunicação para os estudantes com deficiência.

7. Assegurar a instituição, na educação superior, de serviços de educação especial com o objetivo de promover o acesso, a permanência e a participação dos estudantes no ensino superior.

8. Garantir a realização de concursos públicos para a efetivação e permanência de professores para o exercício da docência em atendimento educacional especializado que tenham formação inicial na área de educação especial e/ou formação específica em atendimento educacional especializado.

9. Garantir a contratação de professor para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) a cada ano letivo, conforme a demanda.

10. Assegurar a contratação de auxiliar/cuidador/monitor a cada ano letivo, conforme a demanda, para as escolas do ensino regular com estudantes com deficiência que necessitam desses profissionais, estabelecendo critérios para a contratação. Os referidos profissionais poderão ser contratados para um grupo de alunos que apresentam necessidades específicas afins.

11. Assegurar a contratação de intérprete/tradutor da Libras a cada ano letivo, conforme a demanda.

12. Assegurar a contratação de guia-intérprete a cada ano letivo, conforme a demanda.

13. Assegurar a criação e manutenção de salas de recursos multifuncionais para a realização do atendimento educacional especializado, em escolas, de forma a atender 100% da demanda de estudantes das redes pública e privada da educação especial.

13

14. Assegurar o aprimoramento das salas de recursos multifuncionais com mobiliários acessíveis, materiais didáticos e pedagógicos e de acessibilidade, equipamentos específicos atualizados para que atendam às necessidades dos estudantes das redes pública e privada da educação especial.

15. Garantir a formação continuada, a cada ano letivo, para os professores que atuam no atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.

16. Garantir a formação continuada, a cada ano letivo, para os professores de Libras, intérprete/tradutor de Libras, guia-intérprete e auxiliares/monitores/cuidadores.

17. Assegurar a instituição de uma rede de apoio aos sistemas educacionais, por meio de parcerias com a saúde, serviço social e direitos humanos, para atender aos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

18. Assegurar o transporte escolar acessível para os estudantes com deficiência, de forma a promover o deslocamento da casa-escola-casa com conforto e segurança.

19. Garantir a enturmação na série/ano correspondente à idade para inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

20. Assegurar a promoção de parcerias com instituições públicas e privadas, com a finalidade de realizar estudos, pesquisas e produção de materiais na área de Tecnologia Assistiva.

21. Assegurar o atendimento educacional especializado com o Projeto Político Pedagógico em escolas, de forma a institucionalizar a educação especial na escola regular.

22. Assegurar a viabilização de recursos físicos, materiais e humanos para as escolas de acordo com a demanda apresentada no Projeto Político Pedagógico das escolas.

23. Assegurar a organização, em parceria com as áreas de saúde e assistência, de programas destinados a ampliar a oferta da estimulação precoce para as crianças com deficiência.

24. Assegurar um número adequado de alunos por turma, definido na legislação vigente, que garanta a qualidade do ensino e da aprendizagem, independentemente de ter ou não alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.

14

EIXO TEMÁTICO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DIRETRIZES

1. Assegurar a elaboração de projetos interdisciplinares de Educação Ambiental em parceria entre escola, comunidade, órgãos públicos e privados, ONGs, que contemplem a execução de palestras, visitas a campo, experiências práticas, atividades lúdicas, apresentações artísticas que envolvam a comunidade, visando ampliar a conscientização dos alunos, dos pais e da comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente.

2. Garantir a promoção de uma Educação Ambiental crítica e emancipatória, tendo em vista a construção da sustentabilidade ambiental com o objetivo de repensar as relações e o modo de vida humana no meio ambiente.

3. Assegurar uma maior divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo departamento do Meio Ambiente, bem como por empresas e instituições do município que têm ações de proteção ao meio ambiente.

4. Garantir a execução da Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9795/1999).

5. Garantir a expansão e incentivo à separação seletiva do lixo no município.

6. Assegurar e fortalecer a discussão sobre Educação Ambiental no âmbito escolar, estimulando a participação de pais e da comunidade nos projetos pedagógicos.

7. Assegurar e estimular a participação da comunidade escolar nos projetos pedagógicos e nos planos de desenvolvimento institucionais, contemplando as Diretrizes da Educação Ambiental.

8. Assegurar, nas escolas públicas e privadas, a discussão e a elaboração de projetos interdisciplinares em Educação Ambiental, para a conscientização dos educandos e a sensibilização da comunidade.

9. Garantir a capacitação e o aperfeiçoamento dos educadores na área de Educação Ambiental para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

10. Assegurar a construção e adaptações das Unidades Escolares de forma que se possam utilizar melhor os recursos naturais, como iluminação, água e localização das escolas de forma que se evitem, ao máximo, os impactos ambientais.

METAS

1. Assegurar nos Projetos Políticos Pedagógicos – PPPs atividades

15

interdisciplinares e projetos de sensibilização da comunidade escolar quanto à problemática ambiental, visando evitar o desperdício dos recursos naturais, como água, energia, alimentos, etc.

2. Assegurar nos PPPs a elaboração de projetos de Educação Ambiental, especificando o trabalho para cada disciplina, nos quais um coordenador organizará e dividirá o tema entre todas as disciplinas e comunidade escolar.

3. Assegurar a divulgação das leis ambientais nas escolas do município de São Bento do Sul.

4. Assegurar nos PPPs projetos que ampliem a sensibilização ambiental, com atividades como visita a aterro sanitário, a áreas de preservação ambiental, etc.

5. Assegurar o estabelecimento de parcerias com as associações de moradores, para realização de palestras sobre Educação Ambiental.

6. Promover campanhas por meio de parcerias, na rede escolar, para a coleta e destino correto de pilhas, baterias, lâmpadas e outros lixos eletrônicos.

7. Estabelecer parcerias via empresas privadas e instituições públicas, para a aquisição de lixeiras seletivas para as escolas do município, bem como na captação de recursos para execução de projetos.

8. Garantir atividades que proporcionem maior conhecimento aos familiares dos educandos, sobre a importância das atitudes tomadas no cotidiano, visando à preservação ambiental e à sustentabilidade.

9. Assegurar a ampliação da participação da comunidade nas ações ambientais implementadas pela escola.

10. Assegurar a implementação de projetos que envolvam a família no trabalho de horta escolar.

11. Garantir a continuidade dos projetos que já vêm sendo desenvolvidos pelo município, como o Econsciência, por meio de ações contínuas, sistemáticas e conjuntas.

12. Assegurar a implantação de programas de formação continuada que contemplem oficinas de educação ambiental nas escolas do município.

13. Assegurar a implantação, em parceria com o poder público e privado, de hortas comunitárias e escolares, por meio da conscientização das associações de moradores e instituições escolares, estimulando a alimentação saudável.

14. Garantir, por meio de parcerias, captação de recursos financeiros que tenham como finalidade a pesquisa de campo para conhecimento das diversas situações ambientais.

15. Garantir que os projetos ambientais – como a elaboração da Agenda 21 – sejam idealizados e executados por todos os segmentos escolares e pela sociedade.

16. Garantir aos educadores conhecimento teórico-prático sobre a Educação Ambiental, por meio de formação continuada.

17. Garantir a continuidade do fornecimento da alimentação escolar produzida pelos produtores locais.

18. Assegurar a implementação e a manutenção da horta escolar para

16

complementar a alimentação escolar. 19. Garantir o plantio de árvores nativas, bem como das demais

vegetações, nas unidades de ensino do município de São Bento do Sul.20. Realizar a compostagem do lixo orgânico nas escolas e aumentar a

plantação de verduras e hortaliças. 21. Assegurar parcerias com o comércio, incentivando o uso de sacolas

e outros recipientes retornáveis e ecológicos.

17

EIXO TEMÁTICO – EDUCAÇÃO HOSPITALAR

DIRETRIZES

1. Assegurar projetos que estabeleçam parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, objetivando atendimento com profissionais de oftalmologia, odontologia, psicologia, neurologista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo para o município.

2. Assegurar condições técnicas e humanas para garantir a qualidade do atendimento pedagógico no ambiente hospitalar.

3. Assegurar, com os órgãos competentes, construção e melhorias do espaço físico no hospital para atendimento aos educandos hospitalizados.

4. Assegurar a criação do Programa de Atendimento Voluntário na Educação Hospitalar, bem como desenvolver os critérios de participação.

5. Assegurar a promoção de atividades que aproximem as famílias da escola, no sentido de estimular a corresponsabilidade familiar no processo de ensino-aprendizagem do educando hospitalizado.

6. Garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem aos educandos em fase de internação hospitalar e convalescença.

7. Assegurar a criação do Programa de Acompanhamento Domiciliar na Educação Hospitalar aos educandos em estado de convalescença.

8. Garantir maior divulgação e visibilidade ao trabalho que já vem sendo realizado sobre Educação Hospitalar no município.

METAS

1. Garantir formação continuada, por meio de oficinas e cursos de aperfeiçoamento, para os professores do município, sobre primeiros socorros.

2. Assegurar programa de formação continuada focado em ações educativas nas temáticas transversais: sexualidade, drogas lícitas e ilícitas, alimentação saudável.

3. Assegurar a disponibilização de kits de primeiros socorros para as escolas do município, com protocolo específico.

4. Garantir a formação de comissão multiprofissional para criação de protocolo de cuidador nas escolas do município.

5. Assegurar o cumprimento de atividades de lazer e entretenimento para os educandos hospitalizados e convalescentes.

6. Garantir avaliação física aos educandos convalescentes, para as práticas de atividades físicas na escola.

7. Garantir a contratação de um profissional com formação em

18

educação, para realizar acompanhamento pedagógico ao educando em convalescença domiciliar.

8. Garantir a contratação de um profissional com formação em pedagogia para o quadro efetivo, destinado à Educação Hospitalar.

19

EIXO TEMÁTICO – EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E TERCEIRA IDADE

DIRETRIZES

1. Assegurar a promoção de educação para que os cidadãos possam partilhar das riquezas e dos conhecimentos socialmente produzidos, exercendo plenamente sua cidadania e inserindo-se no mundo do trabalho.

2. Garantir a descentralização do sistema de ensino e conceder autonomia aos centros educativos para que formulem projetos pedagógicos pertinentes às necessidades educativas das comunidades em que estão inseridos, convertendo-se estes no locus privilegiado de desenvolvimento curricular.

3. Assegurar múltiplas ofertas de meios de ensino-aprendizagem, presenciais ou a distância, escolares e extraescolares, facultando a circulação e o aproveitamento de estudos nas diferentes modalidades e meios.

4. Incentivar a integração e articulação de políticas públicas de diferentes setores que tenham interface com a promoção da educação profissional, do respeito à diversidade, da geração de emprego e renda.

5. Incentivar o fortalecimento e a participação solidária de toda a comunidade com o envolvimento das organizações da sociedade civil.

6. Assegurar o aperfeiçoamento dos mecanismos de avaliação, facultar a creditação de aprendizagens adquiridas na experiência pessoal e/ou profissional ou por meio de ensinos não formais, diversificando e flexibilizando os meios de acesso a níveis de escolaridade mais elevados.

7. Garantir a educação continuada durante a vida, acompanhada de medidas que asseguram as condições necessárias para o exercício desse direito.

8. Garantir a flexibilização e a organização curricular, e assegurar certificação equivalente para percursos formativos diversos, facultando aos indivíduos que auto determinem suas biografias educativas, optando pela trajetória mais adequada às suas necessidades e características.

9. Assegurar recursos humanos, financeiros e materiais para atender à Educação de Jovens, Adultos e da Terceira Idade, competência do Poder Público, com políticas e programas que contribuam para o acesso, a permanência e o sucesso dos estudantes, inclusive a formação continuada dos profissionais da educação que atuam nessa modalidade de ensino.

10. Garantir a oferta de Educação de Jovens e Adultos aos estudantes deficientes, multideficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação.

20

METAS

1. Assegurar programa de Educação de Jovens e Adultos no âmbito do Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, dos Planos de Trabalho Anuais e dos orçamentos do Poder Público, oportunizando recursos específicos ao oferecimento e custeio dessa modalidade de ensino.

2. Aumentar a taxa de alfabetização da população com mais de 15 anos do município para 94% até 2020.

3. Assegurar a normatização no âmbito municipal, por meio do Conselho Municipal de Educação de diretrizes operacionais para o oferecimento de cursos de Educação de Jovens e Adultos, nas modalidades, presencial e a distância, integradas ou não à educação profissional, buscando a adequação de espaços, tempos, números de estudantes e profissionais da educação, visando garantir a observância de sua especificidade e identidade.

4. Garantir o oferecimento de cursos de Educação de Jovens e Adultos nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas modalidades presencial, preferencialmente, próximo à residência dos estudantes, ou a distância, a todos os indivíduos que não tiveram acesso à educação escolar na idade própria.

5. Assegurar a chamada pública, por parte do Poder Público, das matrículas para ingresso ou regresso dos jovens e adultos na Educação de Jovens e Adultos.

6. Assegurar a ampliação da oferta de novos núcleos de Educação de Jovens e Adultos nos períodos diurno e noturno, conforme demandas.

7. Garantir a expansão das matrículas da Educação de Jovens e Adultos de forma a articular a formação inicial e continuada de trabalhadores e a educação profissional, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador.

8. Incentivar a integração da Educação de Jovens e Adultos com a educação profissional, em cursos planejados de acordo com as características e especificidades do público da educação de jovens e adultos, inclusive na modalidade a distância.

9. Assegurar a produção e/ou a aquisição de material didático, o desenvolvimento de currículos e metodologias específicas para a avaliação e a formação continuada de docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos.

10. Assegurar a diversificação curricular no Ensino Médio para jovens e adultos, integrando a formação integral à preparação para o mundo do trabalho e promovendo a inter-relação entre teoria e prática nos eixos da ciência, tecnologia, cultura e cidadania, esporte e ambiente de forma a organizar os tempos e os espaços pedagógicos adequados às características de jovens e adultos por meio de equipamentos e laboratórios de aprendizagem, produção e aquisição de materiais específicos.

21

11. Incentivar a institucionalização de programas de assistência ao estudante, compreendendo ações de assistência social, financeira e saúde que contribuam para garantir o acesso, a permanência e o sucesso a aprendizagem e a conclusão com êxito da Educação de Jovens e Adultos integrada, sempre que possível e necessário, à educação profissional.

12. Incentivar parcerias com empresas e indústrias do município para a inclusão de estudantes da Educação de Jovens e Adultos em programas de emprego e renda, para a inserção no mercado de trabalho e/ou para estágios.

13. Incentivar parcerias com órgãos e entidades Governamentais e Não Governamentais para o oferecimento de cursos profissionalizantes gratuitos na forma de educação continuada e qualificação para o trabalho.

14. Garantir a instituição de programas que assegurem atendimento educacional especializado aos deficientes incluídos na Educação de Jovens e Adultos, inclusive com transporte escolar acessível.

15. Assegurar a criação de programa de Formação Continuada aos profissionais da educação que atuam na Educação de Jovens e Adultos, nas modalidades presencial, duo-presencial ou a distância, com convergência de estudo, pesquisa, planejamento e avaliação para essa especificidade da educação.

16. Garantir a promoção de acessibilidade arquitetônica (remoção de barreiras espaciais) e pedagógica (materiais adaptados e equipamentos específicos) para assegurar a efetiva inclusão dos deficientes na Educação de Jovens e Adultos.

17. Assegurar estratégias de combate aos preconceitos racial, de gênero, de orientação sexual, de religiosidade, de classe, dentre outros, por meio de programa de formação continuada em serviço aos profissionais da educação, da produção e aquisição de materiais didático-pedagógicos afirmativos e de constante monitoramento e reflexão do trabalho educativo no âmbito da Educação de Jovens e Adultos.

18. Garantir, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, o acesso dos estudantes à rede mundial de computadores, a bibliotecas e laboratórios de aprendizagem equipados visando ao desenvolvimento de projetos de trabalho interdisciplinares e à observância da pesquisa como um princípio educativo.

19. Assegurar alimentação escolar de qualidade, com o acompanhamento de nutricionista, aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

20. Incentivar, nas empresas públicas e privadas, programas e projetos de Educação de Jovens e Adultos para os trabalhadores.

21. Fortalecer o diálogo e as parcerias entre as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, com os Fóruns de Educação de Jovens e Adultos.

22

EIXO TEMÁTICO – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD E AS NOVAS TECNOLOGIAS

DIRETRIZES

1. Assegurar ações que promovam discussões envolvendo os aspectos pedagógicos do uso das mídias no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a importância de o educador conhecer e se apropriar dos recursos tecnológicos, a fim de fazer a mediação pedagógica adequada das linguagens midiáticas, com base na realidade social, político e cultural, propiciando novas possibilidades de ensino e de aprendizagem.

2. Garantir o oferecimento de programas que têm como objetivo a inclusão digital tanto dos estudantes, como dos professores e de toda a comunidade.

3. Garantir a adesão do Governo Federal aos programas oferecidos e relacionados na área de Educação a Distância (EAD) e as TICs

4. Garantir a democratização do acesso e o uso da informação e comunicação.

5. Assegurar um amplo sistema interativo de educação a distância, utilizando-o para ampliar as possibilidades de atendimento nos cursos presenciais, regulares, de educação continuada e formação dos professores

6. Assegurar a divulgação de instituições de Educação a Distância reconhecidas pelo trabalho realizado e comprometidas com a qualidade do ensino a distância, desmistificando os preconceitos com a EAD.

METAS

1. Assegurar a atualização tecnológica contínua aos trabalhadores da educação.

2. Garantir a manutenção periódica dos laboratórios e demais tecnologias digitais nas unidades escolares.

3. Assegurar salas equipadas com recursos multimídias, com vistas à melhoria da qualidade do ensino no município.

4. Assegurar a utilização de diários eletrônicos nas escolas públicas.5. Garantir a contratação de laboratoristas em período integral.6. Assegurar formação continuada em metodologias de ensino

baseadas em tecnologia digital.7. Assegurar parcerias com sistemas de ensino e portais educacionais.8. Assegurar internet em todas as escolas do município.9. Garantir a informatização e integração das bibliotecas escolares do

município.

23

10. Assegurar ao aluno o direito de acesso às ferramentas multimídias.11. Assegurar a manutenção e ampliação das salas informatizadas de

acordo com o número de alunos de cada unidade escolar. 12. Assegurar atualização de materiais e equipamentos multimídia. 13. Assegurar a continuidade do Projeto Oficinas Pedagógicas – oficina

de informática como uma forma de inclusão digital. 14. Assegurar ações que visem orientar os pais sobre o uso consciente

das tecnologias.15. Assegurar o uso adequado e monitoramento das redes sociais nas

salas informatizadas.16. Assegurar parcerias entre os poderes, público e privado, visando à

inclusão de projetos que utilizam tecnologias nas escolas do município.17. Assegurar estrutura física, corpo técnico capacitado e cumprimento

da legislação vigente para uma Educação a Distância de qualidade.18. Assegurar parcerias com o poder público, cadastrando as

instituições de Educação a Distância autorizadas no órgão regulador.19. Assegurar a divulgação dos cursos em EAD ofertados pelo governo

federal.

24

EIXO TEMÁTICO – DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL E INDÍGENA

DIRETRIZES

1. Assegurar que a diversidade cultural, considerando as dimensões de gênero, cultura e etnia, é um valioso elemento para o avanço e bem-estar da sociedade brasileira e deve ser valorizada, desfrutada, genuinamente aceita e adotada, como característica permanente de seu enriquecimento.

2. Assegurar o reconhecimento da liberdade de consciência e expressão cultural e religiosa e respeito às culturas e às religiões de todas as matrizes étnicorraciais nas práticas educativas e escolares.

3. Reconhecer as políticas de ações afirmativas, de reparação e de valorização da história, cultura e identidade das populações historicamente discriminadas, como as populações afro-descendentes, os povos indígenas e demais etnias.

4. Garantir o desenvolvimento de programas direcionados às populações afro-descendentes, indígenas e demais etnias, por meio de ações afirmativas e positivas, alocando investimentos e combinando as políticas educacionais com diferentes áreas como a Saúde, Moradia e Saneamento, Meio Ambiente, Cultura, Trabalho e Emprego.

5. Assegurar a interlocução entre os sistemas de ensino, instituições de ensino superior, agências de fomento e pesquisa e os movimentos sociais, com vistas ao aprofundamento das bases teóricas para o fortalecimento de uma educação antirracista e multirracial.

6. Assegurar que todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos tenham acesso à oferta de educação de qualidade social e permanência e sucesso nela, sem serem submetidos a qualquer forma de discriminação.

7. Garantir que as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos negros e indígenas tenham condições de realizar seu percurso escolar sem os históricos impedimentos, armadilhas e sobressaltos, característicos de um sistema de ensino excludente.

8. Assegurar a implementação e/ou a criação de espaços para discussões que abriguem organismos governamentais, da sociedade civil e instituições de ensino público e privado como mecanismos de controle social, proposição e acompanhamento das políticas de educação das relações etnicorraciais.

9. Assegurar a ampliação de indicadores, estudos e pesquisas no âmbito da educação das relações etnicorraciais com a finalidade de buscar subsídios e trocas de experiências para o planejamento, execução e avaliação das políticas educacionais, planos institucionais e pedagógicos e projetos de

25

ensino.

METAS

1. Garantir a divulgação nas unidades educativas e órgãos ligados à educação das Leis 10.639/04 e 11.645/08, da Resolução CNE/CP n. 01/2004 e do Parecer CNE/CP n. 003/2004, mediante material impresso, áudio-visual e/ou de outras linguagens, incluindo estratégias de divulgação na mídia local.

2. Assegurar a aquisição, produção e distribuição de materiais didático-pedagógicos que promovam a educação das relações etnicorracias e contemplem as especificidades culturais da região.

3. Garantir a regulamentação, no âmbito do município, por meio do Conselho Municipal de Educação, o processo de implementação das Leis 10.639/04 e 11.645/08, da Resolução CNE/CP n. 01/2004 e do Parecer CNE/CP n. 003/2004, instituindo diretrizes curriculares municipais.

4. Garantir a inclusão, no Projeto Político Pedagógico, das unidades educativas do município, dos princípios e das diretrizes norteadoras da educação das relações etnicorraciais que orientam as práticas pedagógicas.

5. Garantir, no âmbito dos conteúdos curriculares, a inclusão e a abordagem pedagógica interdisciplinar, da história e cultura africana, afro-brasileira, indígena e demais etnias.

6. Assegurar recursos para o oferecimento de cursos de formação continuada em serviço aos profissionais da educação, sobre a diversidade, com foco na educação das relações etnicorracias e no ensino da história e cultura africana, afro-brasileira, indígena e demais etnias.

7. Estabelecer parcerias com as instituições de ensino superior e Núcleos de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEABs) para o oferecimento de cursos de pós-graduação aos profissionais da educação com foco na Diversidade Etnicorracial.

8. Assegurar um Programa de Bolsa de Estudos para os profissionais da educação interessados em estudar e pesquisar questões relacionadas à educação das relações etnicorraciais e o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira, indígena e demais etnias.

9. Garantir mecanismos de estudo, pesquisa, discussão, proposição e monitoramento de ações voltadas à educação das relações etnicorraciais e ensino da história e cultura africana, afro-brasileira, indígena e demais etnias em parceria e diálogo permanente com as instituições de ensino superior, NEABs e movimentos sociais.

10. Garantir campanhas educativas e momentos de discussão sobre a diversidade etnicorracial com as comunidades, por meio de palestras, oficinas, festivais e outros eventos, como estratégia de superação dos preconceitos e discriminações no âmbito da sociedade, potencializando a ação pedagógica das instituições educativas.

11. Assegurar a organização e divulgação de um banco de dados (site

26

ou catálogo) que subsidie a ação pedagógica dos profissionais da educação, mapeando obras, filmes, imagens e outros recursos, com base em temáticas voltadas à educação das relações etnicorraciais e o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira, indígena e demais etnias.

12. Garantir a formação de uma comissão técnica no âmbito do município que analise criticamente os materiais didático-pedagógicos produzidos ou adquiridos (livros didáticos, livros paradidáticos, CDs, filmes, imagens, mapas, brinquedos, jogos e outros), que serão distribuídos às instituições educativas, evitando abordagens discriminatórias, excludentes e estereotipadas.

13. Assegurar oficinas pedagógicas para os estudantes, que contemplem a música, as artes plásticas, a dança, o teatro, o movimento e outras manifestações artístico-culturais com foco na cultura africana, afro-brasileira, indígena e demais etnias.

14. Garantir a produção de materiais didático-pedagógicos voltados à educação das relações e ao ensino da história e cultura africana, afro-brasileira, indígena e demais etnias no âmbito das instituições educativas, assegurando consultorias e assessoramento técnico.

15. Assegurar, no âmbito do município, o Programa de Diversidade Etnicorracial com ações e financiamento específicos à implementação da educação das relações etnicorraciais e o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira, indígena e demais etnias.

16. Assegurar um espaço cultural e educativo no âmbito da municipalidade no qual o material ou acervo disponível contemple a diversidade etnicorracial e cultural da cidade, do estado e da nação brasileira para pesquisa e visitação pública.

17. Garantir a realização de eventos que envolvam os profissionais da educação, as instituições de ensino superior, os NEABs e os movimentos sociais que possibilitem a análise, o estudo, a discussão, os encaminhamentos e o monitoramento do processo de implementação da educação das relações etnicorraciais no âmbito da municipalidade.

18. Garantir a participação dos profissionais da educação nos fóruns regionais, estaduais e nacional que tratem das políticas voltadas à promoção da igualdade racial, a fim de fortalecer uma rede de trabalho que possibilite a permanente qualificação do processo de implementação da educação das relações etnicorraciais.

19. Garantir a inclusão, nos planos de trabalho dos profissionais da educação, a abordagem da questão da diversidade etnicorracial, nos diferentes níveis e modalidades.

20. Assegurar, nos dispositivos legais e nas orientações pedagógicas, que a educação das relações etnicorracias e o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira, indígena e demais etnias, é compromisso e responsabilidade de todos os profissionais da educação nos diferentes níveis e modalidades de ensino no âmbito do município.

21. Garantir que todas as peças publicitárias educacionais, destinadas à veiculação nas emissoras de rádio, televisão, jornal e nas unidades educativas,

27

promovam o reconhecimento e respeito à diversidade etnicorracial.22. Assegurar, no calendário do município, congregando a rede pública

e privada, a Semana da Consciência Negra, para a realização de atividades artístico-culturais e debates sobre a história e cultura africana e afro-brasileira.

EIXO TEMÁTICO – FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

DIRETRIZES

1. Assegurar a implementação de políticas públicas de formação continuada aos profissionais da educação, uma vez que a produção do conhecimento e a criação de novas tecnologias dependem do nível e da qualidade da formação desses profissionais.

2. Assegurar a formação continuada aos profissionais da educação pública, que deverá ser garantida pelas secretarias estaduais e municipais de educação, cuja atuação incluirá a coordenação, o financiamento, a manutenção dos programas existentes.

3. Garantir a implantação de novos programas de pós-graduação, em parceria com as organizações capacitadas e credenciadas, devendo ser contemplados no Plano de Carreira e Remuneração dos Trabalhadores em Educação do município.

4. Assegurar a implantação e/ou a revisão do programa de avaliação de desempenho do trabalhador em educação, de forma sistemática e contínua, como condição de melhoria da qualidade de ensino e como aperfeiçoamento profissional.

METAS

1. Assegurar a revisão do plano de carreira do magistério, contemplando valorização, reenquadramento e remuneração.

2. Assegurar a revisão e a ampliação dos critérios para concessão da regência de classe.

3. Garantir a revisão e a ampliação de benefícios, tais como vale-refeição, plano de saúde e vale-transporte local, aos trabalhadores em educação do município.

4. Garantir a manutenção de percentuais ao salário em função do tempo de magistério e relativamente à qualificação (Especialização, Mestrado e

28

Doutorado). 5. Assegurar critérios como formação em educação, pós-graduação

e/ou capacitação em gestão educacional, experiência de no mínimo três anos de efetivo exercício no nível de atuação, plano de ação e eleição, para atuar na direção de unidades escolares da rede pública de ensino.

6. Assegurar o estabelecimento de políticas de atenção da saúde dos trabalhadores em educação, nas questões de doenças ocupacionais (problemas vocais, postura/ergonomia, LER, DORT, Saúde Mental).

7. Garantir a criação de um programa de meritocracia para os trabalhadores da educação do município.

8. Assegurar, nos PPPs das unidades escolares, critérios e metas internas para gozo de licença-prêmio aos trabalhadores da educação do município.

9. Garantir formações continuadas com qualidade.10. Garantir bolsas de estudo para os trabalhadores em educação para

cursos de Especialização.11. Assegurar a concessão de licença remunerada para fins de estudo,

Mestrado e Doutorado, desde que concluído o estágio probatório. 12. Garantir que o ano letivo inicie com o quadro de profissionais que

atendem às unidades escolares completo.

29

EIXO TEMÁTICO – FINANCIAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS PARA EDUCAÇÃO

DIRETRIZES

1. Incentivar o compartilhamento de responsabilidades entre cada sistema educacional (municipal, estadual e federal), visando alcançar as metas estabelecidas neste plano.

2. Garantir a reestruturação do Plano de Ações Articuladas (PAR) visando, em primeiro lugar, à realização do diagnóstico da realidade da educação e, em segundo, à elaboração do plano de metas na esfera do município.

3. Garantir o repasse de recursos direto às Unidades Executoras (APPs), por meio de Programas e Projetos voltados à Educação, cumprindo critérios preestabelecidos.

4. Assegurar a utilização dos indicadores do IDEB como parâmetro para avaliar a qualidade do ensino no município, como forma de organizar e direcionar a aplicação dos recursos da educação na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino.

METAS

1. Assegurar o aumento gradativo do repasse mínimo dos impostos arrecadados pelo município de 25% para 30% no que diz respeito à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. Sugestão: 0,5% ao ano.

2. Assegurar o aperfeiçoamento do regime de colaboração entre os sistemas de ensino.

3. Assegurar a autonomia administrativa e pedagógica das Unidades Educativas e ampliar a autonomia financeira, por meio de repasse de recursos, diretamente às Unidades Escolares para despesas de manutenção e cumprimento de seus projetos políticos pedagógicos.

4. Assegurar a implementação da distribuição de recursos às Unidades Executoras (APPs), incluindo valores específicos para a educação especial.

5. Garantir a criação e implementação em cada Sistema de Ensino, no Município, de normas de gestão democrática, com a participação da comunidade, por meio das APPs, Conselhos Escolares, Diretórios Acadêmicos e Grêmios Estudantis, fortalecendo os Conselhos de Controle Social, assegurando a gestão participativa na aplicação dos recursos destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino.

6. Garantir o cumprimento das orientações estabelecidas pelo Plano de

30

Desenvolvimento da Educação (PDE), na destinação dos recursos da Rede Pública de Ensino.

7. Assegurar a criação e implementação de mecanismos, para garantir a transparência e a responsabilidade com a aplicação dos recursos destinados à Educação.

8. Garantir a criação de mecanismos para a construção da Administração Pública Escolar em bases modernas e atuais.

9. Assegurar políticas e critérios de investimentos dos recursos Federal, Estadual e Municipal, de forma a reduzir as desigualdades dos Sistemas de Ensino existentes no município.

10. Incentivar a integração de ações e recursos técnicos, administrativos e financeiros, entre as diversas Secretarias que compõem a estrutura da Administração Municipal e atuam em áreas comuns, para otimizar os recursos e investimentos na área educacional.

31

EIXO TEMÁTICO – GESTÃO DEMOCRÁTICA, AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PME

DIRETRIZES

1. Assegurar a qualidade da educação por meio da Gestão Democrática pautada nos princípios da descentralização, participação e transparência.

2. Assegurar a implantação e implementação do processo de escolha democrática de gestores escolares da rede pública, obedecendo a critérios preestabelecidos.

3. Garantir o cumprimento da legislação vigente no que diz respeito às leis que regem a educação brasileira.

4. Garantir a reestruturação da Lei do Sistema de Ensino do município de São Bento do Sul.

5. Assegurar a criação de instrumentos de Gestão. 6. Garantir a elaboração de um Plano de Ação Anual e Projeto de

Gestão de forma participativa.7. Assegurar a avaliação do Plano de Ação Anual das unidades

escolares e Projeto de Gestão, por meio de uma comissão representativa dos sistemas públicos de ensino.

METAS

1. Assegurar a implantação e implementação da avaliação institucional nas unidades escolares, visando garantir as metas e objetivos estabelecidos no Projeto Político Pedagógico.

2. Assegurar a participação dos gestores, representantes da Associação de Pais e Professores (APPs) e dos Conselhos Escolares na deliberação de decisões pedagógico-administrativas das unidades escolares públicas do município de São Bento do Sul.

3. Garantir a criação e implementação do Grêmio Estudantil nas unidades escolares do município.

4. Assegurar programa de formação continuada dos membros do Conselho Escolar, APPs e Grêmio Estudantil visando qualificá-los para atuação no âmbito da unidade escolar.

5. Assegurar programa de formação continuada para os gestores das escolas da rede pública de ensino para implementação do Plano de Ação Anual e Projeto de Gestão.

6. Garantir a implantação, implementação, acompanhamento e

32

avaliação anual do Plano Municipal de Educação de São Bento do Sul.7. Garantir parceria entre Secretaria de Educação, Gerência de

Educação e outras Instituições Educacionais públicas e privadas, para a implementação do Plano Municipal de Educação de São Bento do Sul.

8. Assegurar a criação de projetos em parceria com a saúde e instituições que promovam assistência ao aluno.

9. Assegurar a reestruturação do Projeto Político Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

10. Garantir a atualização dos Estatutos das APPs, dos Conselhos Escolares, Diretórios Acadêmicos e Grêmios Estudantis.

11. Assegurar a atualização do Regimento Escolar das unidades escolares do município.

12. Assegurar a participação da comunidade escolar na elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico das unidades escolares do município.

13. Assegurar definição de critérios para escolha dos gestores das unidades escolares públicas da Educação Básica.

33

REFERÊNCIAS

A Constituição Federal de 1988 garante o direito de todos à educação em seu artigo 205;LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL N.9394/96Plano Nacional de EducaçãoDiretrizes Curriculares Nacionais do Ensino FundamentalDiretrizes Curriculares Nacional para a Educação ProfissionalDiretrizes Curriculares Nacional para Educação InfantilDiretrizes Curriculares Nacional para o Ensino MédioDiretrizes Curriculares Nacional para Educação a DistânciaResolução CNE/CEB nº 04/2009, Decreto nº 6571/2008 Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9.795/99Política Nacional do Meio Ambiente – Lei nº 6.938/81 Lei nº 8.080 Lei Orgânica de SaúdeDecreto n° 6.286, de 5 de dezembro de 2007 Resolução CNE/CEB nº 3/2010 Resolução CNE/CEB nº 4/2010Leis nº 10.639/04 e nº 11.645/08Resolução CNE/CP nº 01/2004 Parecer CNE/CP nº 003/2004Lei nº 11.494/2009Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990) Lei nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2007Documento final da CONAE – Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação, 2010

34