efeito de antioxidantes na viabilidade de cÉlulas de melanoma sob estÍmulo da melanogÊnese

1
Métodos Métodos Foi realizado o cultivo e o tratamento de células B16-F10 (modelo de melanoma murino) para o estímulo da melanogênese na presença do antioxidante N-acetil-L- cisteína, nas concentrações de 1mM, 5mM e 10mM, com avaliação da viabilidade celular por análise de imagens em microscópio óptico e pelos métodos MTT (brometo de 3-metil [4,5-dimetiltiazol- 2il]-2,5 difeniltetrazólio) e Cristal Violeta. Resultados e Discussão Resultados e Discussão Os ensaios de estímulo da melanogênese, com NH₄Cl e L-tirosina, mostraram diminuição na viabilidade das células (Figuras 1 e 2). Os ensaios de MTT e Cristal Violeta apresentaram os mesmos resultados, indicando que o antioxidante N-acetil-L-cisteína (NAC) inibe a melanogênese e recupera a viabilidade celular. Conclusões Conclusões O antioxidante N-acetil-L-cisteína tem ação inibitória sobre a melanogênese e promove a recuperação da viabilidade celular nas concentrações testadas. Devem ser realizados testes com outros antioxidantes, como a catalase, para a confirmação dos resultados. Referências Referências CUNHA. Estímulo da melanogênese e tratamento com oxigênio molecular singlete: efeitos em células melan-A e B16-F10. Tese (Doutorado em Bioquímica), UFPR, Curitiba, 2012. PAN. Reactive oxygen species: a double- edged sword in oncogenesis. World J Gabriele Luise Neves Alves Iniciação Científica (Voluntária) Orientadora: Glaucia Regina Martinez Coorientadora: Tassiele Andréa Heinrich Introdução e Objetivos Introdução e Objetivos Um tratamento mais eficaz para melanomas exige um melhor entendimento bioquímico da resposta celular decorrente da melanogênese (processo celular de produção de melanina) e da produção de espécies reativas de oxigênio. Este estudo teve como objetivo avaliar se a presença do antioxidante N-acetil-L-cisteína recupera a viabilidade de células de melanoma sob estímulo da melanogênese. FIGURA 2 - MELANOGÊNESE FIGURA 1- CONTROLE *

Upload: cameron-boyer

Post on 02-Jan-2016

36 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

EFEITO DE ANTIOXIDANTES NA VIABILIDADE DE CÉLULAS DE MELANOMA SOB ESTÍMULO DA MELANOGÊNESE. Gabriele Luise Neves Alves Iniciação Científica (Voluntária) Orientadora: Glaucia Regina Martinez Coorientadora: Tassiele Andréa Heinrich. Introdução e Objetivos - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: EFEITO DE ANTIOXIDANTES NA VIABILIDADE DE CÉLULAS DE MELANOMA SOB ESTÍMULO DA MELANOGÊNESE

MétodosMétodosFoi realizado o cultivo e o tratamento de células B16-F10 (modelo de melanoma murino) para o estímulo da melanogênese na presença do antioxidante N-acetil-L-cisteína, nas concentrações de 1mM, 5mM e 10mM, com avaliação da viabilidade celular por análise de imagens em microscópio óptico e pelos métodos MTT (brometo de 3-metil [4,5-dimetiltiazol-2il]-2,5 difeniltetrazólio) e Cristal Violeta.

Resultados e DiscussãoResultados e DiscussãoOs ensaios de estímulo da melanogênese, com NH₄Cl e L-tirosina, mostraram diminuição na viabilidade das células (Figuras 1 e 2). Os ensaios de MTT e Cristal Violeta apresentaram os mesmos resultados, indicando que o antioxidante N-acetil-L-cisteína (NAC) inibe a melanogênese e recupera a viabilidade celular.

ConclusõesConclusõesO antioxidante N-acetil-L-cisteína tem ação inibitória sobre a melanogênese e promove a recuperação da viabilidade celular nas concentrações testadas. Devem ser realizados testes com outros antioxidantes, como a catalase, para a confirmação dos resultados.

ReferênciasReferênciasCUNHA. Estímulo da melanogênese e tratamento com oxigênio molecular singlete: efeitos em células melan-A e B16-F10. Tese (Doutorado em Bioquímica), UFPR, Curitiba, 2012. PAN. Reactive oxygen species: a double-edged sword in oncogenesis. World J Gastroenterol, Apr 14, 2009.

Gabriele Luise Neves AlvesIniciação Científica (Voluntária)Orientadora: Glaucia Regina MartinezCoorientadora: Tassiele Andréa HeinrichIntrodução e ObjetivosIntrodução e ObjetivosUm tratamento mais eficaz para melanomas exige um melhor entendimento bioquímico da resposta celular decorrente da melanogênese (processo celular de produção de melanina) e da produção de espécies reativas de oxigênio. Este estudo teve como objetivo avaliar se a presença do antioxidante N-acetil-L-cisteína recupera a viabilidade de células de melanoma sob estímulo da melanogênese.

FIGURA 2 - MELANOGÊNESE

FIGURA 1- CONTROLE

*