e.e. dr. antônio ablas filho - parceiros da educação · •a sociedade capitalista se define por...

35
Realização: Professor(es) Apresentador(es): Maria Angélica Rodrigues de Sousa E.E. Dr. Antônio Ablas Filho Sala 11 –Sessão 1 Intervenções performáticas: Grupos Jovens, processos de formação de identidade e a cultura do consumo.

Upload: dotruc

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Realização:

Professor(es) Apresentador(es):

Maria Angélica Rodrigues de Sousa

E.E. Dr. Antônio Ablas FilhoSala 11 –Sessão 1

Intervenções performáticas: Grupos Jovens, processos de formação de identidade e a cultura do consumo.

Foco

Projeto elaborado dentro da disciplina de Sociologia,dirigido à melhoria do processo de ensino aprendizageme à busca de uma maior conscientização do Jovem comrelação aos valores da a sociedade a sua volta.

Contexto de Aplicação

• A Escola Estadual Dr. Antônio Ablas Filho situa-se no bairroAparecida, em Santos, na orla da praia;• Atende uma comunidade diversificada pois os alunos da escolatem origens distintas: deslocam-se de lugares como PraiaGrande, Guarujá e São Vicente ou mesmo do próprio entorno.Os alunos da escola são, no geral, de classe média;• O bairro do entorno abriga diversos estabelecimentoscomerciais, um shopping e muitos moradores de classe média;• O público alvo do projeto foram alunos do 2º. Ano de EnsinoMédio;• O Projeto desenvolveu-se de Maio a Agosto de 2015.

Justificativa

• A sociedade capitalista se define por uma relação muitoestreita entre o mundo do consumo e os processos deconstrução da identidade. Com a industrialização, veio odesenvolvimento econômico nos moldes do liberalismo e oconsumismo alienado; não é à toa que o universocontemporâneo no qual habitamos é conhecido como“sociedade de consumo”. Os alunos do ensino médio,sobretudo nos anos iniciais, tem ainda grande dificuldade nosprocessos de conceituação e contextualização destesprocessos típicos da sociedade que os rodeia, sobretudo noque se refere ao raciocínio crítico sobre estes processos.

Justificativa

• Por isso, é importante oferecer aos alunos múltiplaspossibilidades para que estes se situem dentro desteuniverso e reflitam de maneira crítica sobre os produtos daindústria cultural, sua relação coma publicidade e o impulsoao consumismo, situando então seu processo deconstrução identitária de modo que se apropriemconscientemente dos elementos oferecidos pelo mundo doconsumo, evitando o consumismo. Para isso, abordaram nadimensão da experiência vivida (intervenções performáticas)a relação dos grupos jovens com o mundo do consumo.

Objetivo• Desenvolver o espírito crítico dos alunos e sua capacidade deobservação da sociedade;

Objetivo Geral: Levar o jovem a refletir criticamente sobre acultura de massa e fazê-lo compreender a relação do Jovemcom a sociedade de consumo e os processos de construção daidentidade.

• Objetivo Específico: Desenvolver subsídios teóricos para que,ao final do Bimestre, os alunos em questão estejam aptos aperformar diferentes identidades jovens compreendendo-asdentro de um processo social mais amplo.

Desenvolvimento/ Metodologia

• O projeto trabalhou inicialmente com atividades em sala de aula e tevecomo objetivo final a realização de uma Intervenção performática• 1ª. Etapa: discussões teóricas sobre a cultura do consumo: produção emmassa e a influência da publicidade nos padrões de consumo. Foramproduzidos cartazes sobre o tema.•2ª. Etapa: Os alunos apresentaram seminários nos quais analisaram,através dos teóricos da escola de Frankfurt, os produtos da IndústriaCultural , sua relação com a ideologia capitalista e com a sociedade deconsumo.•3ª. Etapa: A sala foi dividida em grupos que pesquisaram na biblioteca daescola, através do uso de netbooks oferecidos pela Parceiros, as ideologias epráticas de diferentes grupos jovens, com ênfase na relação destes com omundo do consumo. A partir de tais dados, produziram intervençõesperformáticas – passaram todo o dia experimentando a vida sob um outroponto de vista, a de diferentes grupos jovens. Por fim, socializaram aexperiência com os demais colegas.

• Habilidades/conteúdos:

Ideologia e CulturaCultura de MassaIndústria CulturalEscola de FrankfurtConsumo e consumismoGrupos Jovens: Tribos urbanas.

• Organização dos dados : O produto final de todo este processo,momento no qual os dados foram sistematizados, foi a própriaIntervenção Performática realizada pelos jovens na orla da praia. Aperformance contou com uma pesquisa por escrito entregue porcada grupo.

Desenvolvimento/ Metodologia

Recursos Utilizados

• Recursos audiovisuais: Netbooks, Lousa Digital, blog desociologia.• Livro: Didático de Sociologia: SILVA, Afrânio et al.Sociologia em movimento. São Paulo: Editora Moderna,2013.• Jornais e Revistas Diversos para recorte.• Outros materiais: Roupas e acessórios providenciadospelos alunos.

Registros

1ª. Etapa

Registros

Registros

Registros

2ª. Etapa - Seminários...

3ª. Etapa

Resultados

O resultado do trabalho foi bastante satisfatório no sentido depromover um grande envolvimento dos alunos nas diferentesatividades do processo de ensino-aprendizagem. Englobar adimensão da experiência, ou seja, proporcionar os alunos umcontato com as teorias estudadas dentro do plano do sensível, osfez perceber elementos que não haviam apreendido na leitura,como por exemplo o impacto da ideologia reproduzida pelosprodutos da indústria cultural nas hábitos de consumo dosdiferentes grupos jovens: dos que se apropriam do consumismoaos que a ele se opõem. O envolvimento dos alunos foi de fatonotável. Ouvi relatos como: “nem dormi direito pois estavaansiosa para fazer este trabalho” ou ainda “este é o primeirotrabalho que me empolgo para fazer!”.

Resultados

As ações envolvidas nas diferentes etapas do trabalhoforam – todas elas – tidas como experiências significativaspara os alunos, que demonstraram bom domínio doconteúdos tanto na oralidade quanto na avaliação escrita.Algumas dificuldades permanecem: há ainda resistênciados alunos à formalização dos conceitos aprendidos; aoralidade e a dimensão estética são mais prazerosas aoalunado, que por isso ainda demonstra dificuldade naformalização de tais experiências em registros escritos ouconceituais, porém, com uma melhora em relação aatividades puramente formais.

ConclusõesA realização do projeto deu-se de maneira prazerosa edemonstrou resultados satisfatórios. Foi possível concluir queagregar outras dimensões do ser, na busca de uma educaçãointerdimensional, de fato motiva o alunado e os faz perceberconceitos e contextos de forma mais abrangente. A dedicação dosalunos foi o destaque positivo do projeto, assim como o potencialargumentativo dos mesmos ao abordar os conteúdos trabalhados.A dificuldade da formalização por escrito foi o destaque negativo,porém com notável melhora quando comparada as atividadesque não envolvem a dimensão corpórea no processo de ensino-aprendizagem.