educacao 03 11 2013

8

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 14-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Educacao 03 11 2013
Page 2: Educacao 03 11 2013

2 Educação MACAÉ, DOMINGO, 3 E SEGUNDA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO DE 2013

EXPEDIENTE - JORNAL EDUCAÇÃO É UMA PUBLICAÇÃO SEMANAL • Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Editor: Márcio Siqueira

([email protected]) • Jornalista: Juliane Reis ([email protected]) • Publicidade - Juana Lima ([email protected]), Ulisses Machado ([email protected]), Ricardo Xavier ([email protected]) • Edição Gráfica: Weberth Freitas ([email protected])• Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza estudantes Atividades foram realizadas em quatro pontos específicos no municípioJuliane Reis [email protected]

Uma semana com foco na popularização e divulga-ção da ciência para os es-

tudantes e público geral. Assim é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de Macaé com o tema: “Ciência, Saúde e Esporte”. A programação foi re-alizada no final do mês passado no auditório do Colégio Estadual Matias Neto e na Praça Veríssimo de com diversas atividades a se-rem realizadas também na Praia do Pecado e no Laboratório de Pesquisa e Inovação em Ciências do Esporte / UFRJ no Instituto Macaense de Metrologia.

A previsão da equipe organiza-dora é de que ao decorrer dos três dias aproximadamente 2.500 estu-dantes participem das atividades.

A programação registrou a apresentação de atividades inte-rativas de ciência e tecnologia no Colégio Matias, Praça Veríssimo de Mello, Laboratório da UFRJ no Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia e na Praia do Pecado.

No Colégio Estadual Matias Neto, a programação contou com oficinas científicas, educativas e culturais promovidas pela Univer-sidade Federal do Rio de Janeiro, exposição de projetos de pesquisa e extensão sob a temática “Pro-moção da Alimentação Saudável” - PET Saúde Nutrição. Além ain-da de abordagem sobre os temas “Quais as medidas do seu corpo? Alimentação e atividade física para um crescimento saudável”, “Desenvolvendo o pensamento lógico através da ciência e arte no jogo de xadrez”, “Reações do Corpo Humano às Práticas de Ati-vidade Física”, “Ações integradas do Espaço Ciência para a promo-ção do desenvolvimento socio-ambiental no Norte Fluminense”, “Mergulhar é praticar um esporte saudável e se encantar pela vida bentônica”, “Pegadas do Passado - Geologia e Paleontologia sem mistério”, “Acidentes de lazer:

KANÁ MANHÃES

prevenção e primeiros socorros”, “Suporte básico: a vida em suas mãos”, “Promoção da saúde e doenças sexualmente transmis-síveis/hiv/aids/hepatites virais: conhecimento como mediador na prevenção”, “Consegue me ouvir?”, “Amamente e alimente: incentive essa ideia!”, “Educação ambiental e sustentabilidade atra-vés do gerenciamento de resídu-os químicos”, “Experimentando a experimentação”, “Brinca que Melhora: interfaces entre o lúdi-co e o artístico na promoção da saúde”, “Tudo vira arte: o ritmo da reciclagem”, “Canta Ciência”, “Tabela Periódica: a descoberta!”, “A ciência no esporte”, “Neuroci-ências para Todos”, “Você sabe se é 12 por 8?”, “Plantas Medi-cinais”, “Promoção da Saúde de Adolescentes em Macaé-RJ: A Integralidade e a Qualidade de Vida”, “Gerando Energia Reno-vável”. Houve ainda Oficina de Capoeira Angola e exposição de projetos de extensão na área de Nutrição inseridos no Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde - PIPS/PROEXT 2013.

E além das atividades de cunho cientifico, a programação contou também com a apresentação do grupo de capoeira da UFRJ Ma-caé. O grupo coordenado pelo pro-fessor Gustavo Camargo é forma-do por alunos da universidade. É considerado o primeiro trabalho de extensão voltado para o esporte.

“Por meio desse evento a UFRJ está promovendo a divulgação cientifica de pesquisas que são fei-tas na universidade. Além ainda de promover a interação entre os on-ze cursos oferecidos pela institui-ção e os alunos que hoje estão ma-triculados no ensino fundamental e médio, e que em alguns anos estarão na educação superior”, ressaltou a professora e coordena-dora de extensão Christine Ruta.

A estudante do 8º período do curso de Biologia da universidade e atuante do laboratório de inver-tebrados da instituição, Roberta de Freitas destaca a importância

da interação entre a universida-de e as escolas participantes. “A gente percebe o interesse dos alunos em conhecer nosso traba-lho e com essas iniciativas muitos acabam despertando o interesse pela ciência e isso é muito legal. É uma oportunidade que eles têm para vivenciarem algo dife-rente do que é mostrado em sa-la de aula. Aqui, por exemplo, a gente trouxe várias espécies de animais marinhos e estamos fa-lando sobre cada um deles”, disse.

“Essa é a primeira vez que estou participando do evento e gostei. A gente tem a oportunidade de aprender muita coisa, várias temá-ticas estão sendo abordadas”, lem-brou a estudante do segundo ano do ensino médio Marcela Valéria.

Já Rafaela Abreu, do 9º ano, ressaltou que uma das atividades que mais despertou sua atenção foi a “espaço ciência”. “São ati-vidades interessantes e que des-pertam nosso interesse”, disse.

A programação completa das atividades está disponí-vel em www.macae.rj.gov.br.

As atividades foram organi-zadas pela Prefeitura de Macaé através das secretarias de C&T, secretaria de Educação e a Uni-versidade Federal do Rio de Janei-ro- UFRJ/Campus Macaé tendo a participação efetiva do Instituto Nossa Senhora da Glória-INSG e Instituto Federal Fluminense (IFF) com apoio da Casa da Ci-

ência da UFRJ e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na Praça Veríssimo de Mello a programação contou com oficinas científicas, educativas e culturais promovidas pelo Instituto Nossa Senhora da Glória -INSG /Cas-telo. Além ainda da realização de oficinas interativas e lúdicas, difundindo conceitos da ciência relacionados ao meio ambiente, computação gráfica, robótica, domótica, empreendedorismo, alguns processos químicos rela-cionados à indústria de oil & gás.

Já na Praia do Pecado houve a prática de slackline promovida pelo Instituto Federal Flumi-nense (IFF). Foram apresenta-dos à população os conceitos da Física utilizados para manter o corpo em equilíbrio na fita.

E no Instituto Macaense de Me-trologia houve atividades no labo-ratório de inovação em Ciências do Esporte promovida pela UFRJ/Macaé. Na oportunidade foram desenvolvidas atividades com os participantes a fim de aplicar ações de monitoramento da condi-ção física e nutricional com avalia-ções nutricionais, antropométri-cas, habilidades motoras, bioquí-micas e posturais (entre outros).

Feira de Ciências foi atração no Matias Neto

Evento foi uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de

Janeiro (UFRJ) campus Macaé Professor Aloísio Teixeira. Na oportunidade houve apresen-tação de trabalhos de alunos das redes municipais, estadu-ais e particulares. Os autores dos cinco melhores trabalhos vão receber uma bolsa “Jovem Talentos” do Conselho Nacio-nal de Desenvolvimento Cien-tífico e Tecnológico (CNPq). “Este ano os participantes também vão concorrer à par-ticipação na FECTI - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro e à FEBRACE - Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia, on-de terão a oportunidade de expor seus trabalhos e princi-palmente trocar experiências com outros participantes”, ex-plicou o coordenador da feira, o professor Leonardo Moreira.

O evento, cujos preparativos vêm sendo realizado desde o início do ano letivo, tem como objetivo promover a encultu-ração científica da população macaense e de seu entorno, como também contribuir pa-ra mudanças significativas da educação básica, visando sua efetiva melhoria e terá como tema Ciência, Saúde e Espor-te. Além ainda de acentuar o estímulo à investigação, à cria-tividade, ao raciocínio lógico e à capacidade de pesquisa, vi-sando à autonomia intelectual.

Evento tem como principal objetivo promover a divulgação cientifica para os estudantes

Page 3: Educacao 03 11 2013

MACAÉ, DOMINGO, 3 E SEGUNDA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO DE 2013 Educação 3

UFRJ e Nupem contam com novos espaços para realização de pesquisasTrata-se do Laboratório Integrado de Ciências Morfofuncionais e dos Biotérios de Experimentação de Roedores (BER) e de Produção de Roedores (BPR) Juliane Reis [email protected]

O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento So-cioambiental de Macaé

(Nupem) e a Universidade Fe-deral do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Macaé Professor Aloí-sio Teixeira passaram a contar com mais três espaços próprios para experimentos científicos: o Laboratório Integrado de Ciên-cias Morfofuncionais, o Biotério de Experimentação de Roedores (BER) e o Biotério de Produção de Roedores (BPR).

Ambos são frutos de projetos e pesquisas realizados pelos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais e Con-servação e Produtos Bioativos e Biociências aprovados pela Fun-dação Estadual Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FA-PERJ) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Minis-tério da Ciência e Tecnologia.

A solenidade de inauguração contou com a presença do rei-tor da universidade, o professor Carlos Antônio Levi da Concei-ção, o vice-reitor da UFRJ, pro-fessor Antônio José Ledo Alves da Cunha, a Decana do CCS, professora Maria Fernanda Quintela, o diretor do NUPEM, professor Francisco de Assis Esteves, o diretor do Campus

UFRJ-Macaé, professor Gil-berto Dolejal Zanetti, a diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, profes-sora Sandra Maria Feliciano de Oliveira e Azevedo, o diretor do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Mário Alberto Cardoso da Silva Neto, além da professora Elizabeth Accioly que representou a su-perintendente de assuntos fora da sede, professora Maria Anto-nieta Rubio Tyrrell.

De acordo com o setor de imprensa do campus Macaé, a cerimônia foi aberta com a en-trega dos certificados aos me-lhores trabalhos da 5ª Jornada de Pesquisa e Extensão (JPE) da UFRJ-Macaé. E em seguida, os professores Rodrigo Nunes da Fonseca e Jackson de Souza Menezes fizeram apresentações sobre os novos espaços de pes-quisa do NUPEM. Na oportuni-dade, o professor Rodrigo Nunes relembrou a história do Labo-ratório Integrado de Ciências Morfofuncionais e destacou que a interdisciplinaridade é um dos pontos de atração do NUPEM.

Já o professor Jackson de Souza Menezes ressaltou que os novos biotérios represen-tam um salto em qualidade na experimentação animal em Macaé, pois representam uma produção de conhecimentos voltada à melhoria da qualida-

de de vida da população. O professor Carlos Levi falou

sobre o trabalho que precisa ser feito para que a UFRJ-Macaé sirva como modelo para to-da universidade: “O papel da UFRJ-Macaé é de grande res-ponsabilidade porque pode demonstrar que a nova forma interativa de se estruturar uma universidade é capaz de trazer os resultados sociais, econômi-cos e ambientais esperados”, pontuou. Ele lembrou ainda que a palavra-chave é “integração” e que a qualidade desse modelo não deve recuar: “Não podemos permitir que haja recuo naquilo que começou há tempos com a participação efetiva do profes-sor Francisco Esteves e no que isso pode representar em ter-mos de futuro”, finalizou

O professor Francisco Este-ves, grande responsável pela criação do Nupem e implan-tação da UFRJ na cidade lem-brou da força coletiva e agra-deceu a todos os docentes, técnicos e alunos da UFRJ-Macaé pela oportunidade de aprender a cada dia.

O pioneirismo do professor Francisco Esteves foi destaque na fala do professor Mário Al-berto Cardoso e a professora Sandra Maria Feliciano. Já a professora Elizabeth Accioly enfatizou que as novas unidades inauguradas no NUPEM vão auxiliar nas pesquisas em todo campus da UFRJ-macaé: “A es-trutura embrionária do NUPEM representa o início do sonho da UFRJ em Macaé.”

O diretor do campus Macaé,

professor Gilberto Dolejal Za-netti, frisou a importância do professor Francisco Esteves e dos demais diretores pre-sentes no processo de funda-ção e crescimento do campus da UFRJ-Macaé. Já o perfil pesquisador e empreendedor dos pioneiros do NUPEM foi apontado pela professora Ma-ria Fernanda Quintela.

Para o professor Antônio Le-do a cerimônia representou um momento de grande sentimen-to para a UFRJ”. Ele lembrou de uma frase do professor Aloísio Teixeira, que diz: “é preciso cul-tivar as utopias e os sonhos”.

Após os pronunciamentos foi realizado o descerramen-to de placa, seguida por uma confraternização no Espaço Fábio Scarano.

KANÁ MANHÃES

Solenidade de inauguração contou com a presença de vários professores da universidade entre eles o reitor Carlos Levi e o diretor do Nupem, Francisco Esteves

Page 4: Educacao 03 11 2013
Page 5: Educacao 03 11 2013
Page 6: Educacao 03 11 2013
Page 7: Educacao 03 11 2013
Page 8: Educacao 03 11 2013

8 Educação MACAÉ, DOMINGO, 3 E SEGUNDA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO DE 2013