educa nilópolis · web viewgeografia6º ano (ef06ge01.rj). reconhecer características...

5
GEOGRAFIA 6º ANO (EF06GE01.RJ). Reconhecer características geográficas. Relacionar aspectos que revelam a identidade do aluno com o seu lugar de vivência. ATIVIDADES Leia o texto abaixo. A cidade de Nilópolis foi parte integrante da capitania hereditária de São Vicente, que pertenceu a Martin Afonso de Souza, em 1531. A região foi dividida em sesmarias, lembrando que já era habitada pelos índios jacutingas, em 1568. Nesta sesmaria incluía-se Nilópolis, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Caxias, até as fraldas do Gericinó que depois foram se transformando em novas sesmarias e grandes fazendas. Em 1621 está área passa a ser denominada Fazenda de São Mateus, veio a pertencer a João Álvares Pereira, com os limites até a cachoeira dos engenhos de Francisco Dutra e André São Mateus, entre a cachoeira (Rio Pioim) até a parte da Serra de Maxambomba (atual Nova Iguaçu). A Capela de São Matheus foi construída a mando do então proprietário da região João Álvares Pereira, em 1637, com uma mistura de barro batido, óleo de baleia e mariscos, chamada de adobe, e as telhas usadas na construção eram moldadas nas coxas dos escravos e índios. Com a inauguração a 29 de março de 1858 da linha de trem da Estrada de Ferro D. Pedro II, cortando a fazenda com destino a Queimados, a população nativa foi abandonando as terras em busca de novas opções de mão de obra devido ao progresso e outras atividades. As terras da Fazenda São Matheus, a partir de 1866 tinha como proprietários os capitalistas do Rio de Janeiro, o conde e o Barão de Bonfim, e por fim, Jerônimo José de Mesquita, que negociou com o criador de cavalos e mulas João Alves Mirandela. Poucos anos após a compra, a fazenda foi dividida, e no ano de 1914, teve início a venda dos lotes. Para isso João Alves Mirandela, chamou o então engenheiro da Central do Brasil, Theodomiro Gonçalves Ferreira, para executar a planta da futura cidade que iria surgir das matas da fazenda. Nilópolis é elevado à categoria de município, por Ato das Disposições Constitucionais Transitórias do estado do Rio de Janeiro é promulgado em 20 de junho de 1947, desmembrado de Nova Iguaçu. A cidade de Nilópolis se emancipa em 21 de agosto de 1947. Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/nilopolis/historico O lugar, da mesma forma que o espaço geográfico, possui uma história, ou seja, é construído e usado no decorrer do tempo pelas gerações que nele viveram ou vivem. Agora, conhecendo a história do município de Nilópolis fica mais fácil de entender como o espaço geográfico e o lugar foram construídos. Aliás, ele está em construção/ transformação a todo tempo. E nos dias de hoje, como está Nilópolis? 1- Descreva o lugar onde você mora e o seu sentimento em relação a ele.

Upload: others

Post on 25-Jan-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GEOGRAFIA6º ANO

(EF06GE01.RJ). Reconhecer características geográficas. Relacionar aspectos que revelam a identidade do aluno com o seu lugar de vivência.

ATIVIDADES

Leia o texto abaixo.

A cidade de Nilópolis foi parte integrante da capitania hereditária de São Vicente, que pertenceu a Martin Afonso de Souza, em 1531. A região foi dividida em sesmarias, lembrando que já era habitada pelos índios jacutingas, em 1568. Nesta sesmaria incluía-se Nilópolis, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Caxias, até as fraldas do Gericinó que depois foram se transformando em novas sesmarias e grandes fazendas. Em 1621 está área passa a ser denominada Fazenda de São Mateus, veio a pertencer a João Álvares Pereira, com os limites até a cachoeira dos engenhos de Francisco Dutra e André São Mateus, entre a cachoeira (Rio Pioim) até a parte da Serra de Maxambomba (atual Nova Iguaçu). A Capela de São Matheus foi construída a mando do então proprietário da região João Álvares Pereira, em 1637, com uma mistura de barro batido, óleo de baleia e mariscos, chamada de adobe, e as telhas usadas na construção eram moldadas nas coxas dos escravos e índios.

Com a inauguração a 29 de março de 1858 da linha de trem da Estrada de Ferro D. Pedro II, cortando a fazenda com destino a Queimados, a população nativa foi abandonando as terras em busca de novas opções de mão de obra devido ao progresso e outras atividades. As terras da Fazenda São Matheus, a partir de 1866 tinha como proprietários os capitalistas do Rio de Janeiro, o conde e o Barão de Bonfim, e por fim, Jerônimo José de Mesquita, que negociou com o criador de cavalos e mulas João Alves Mirandela. Poucos anos após a compra, a fazenda foi dividida, e no ano de 1914, teve início a venda dos lotes. Para isso João Alves Mirandela, chamou o então engenheiro da Central do Brasil, Theodomiro Gonçalves Ferreira, para executar a planta da futura cidade que iria surgir das matas da fazenda. Nilópolis é elevado à categoria de município, por Ato das Disposições Constitucionais Transitórias do estado do Rio de Janeiro é promulgado em 20 de junho de 1947, desmembrado de Nova Iguaçu. A cidade de Nilópolis se emancipa em 21 de agosto de 1947.

Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/nilopolis/historico

O lugar, da mesma forma que o espaço geográfico, possui uma história, ou seja, é construído e usado no decorrer do tempo pelas gerações que nele viveram ou vivem. Agora, conhecendo a história do município de Nilópolis fica mais fácil de entender como o espaço geográfico e o lugar foram construídos. Aliás, ele está em construção/ transformação a todo tempo. E nos dias de hoje, como está Nilópolis?

1- Descreva o lugar onde você mora e o seu sentimento em relação a ele.

R.: ________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

2- Assinale a alternativa que apresenta a definição de lugar geográfico.

a) É uma construção humana sem a presença de elementos naturais.

b) É a maior porção do espaço geográfico estudada, ou seja, toda a superfície terrestre.

c) É tudo o que conseguimos observar a partir de um ponto de vista.

d) É uma porção do espaço geográfico vivenciada por nós, da qual fazemos parte.

3- O espaço geográfico apresenta várias dimensões ou escalas. Com base no município de Nilópolis, observe os mapas abaixo.

Mapa 1

Mapa 2

Um mapa pode mostrar até mesmo o seu lugar de vivência.

Assinale a alternativa que representa e explica uma menor dimensão.

a) Mapa 2, pois lugar representado em menor dimensão pode ser relacionado ao espaço de vivência, o qual exista uma relação ou identidade.

b) Mapa 2, porque o local apresentado em menor dimensão reúne diversos comércios.

c) Mapa 1, porque o lugar representado em menor dimensão possui pontos de referência.

d) Mapa 1, pois representa uma menor dimensão e menor relação.

4- Observando o mapa 2 da questão 3, assinale a alternativa correta sobre as paisagens que fazem limite entre Nilópolis e outros municípios.

a) Rio Sarapuí, limite entre Belford Roxo e Nilópolis. Parque de Gericinó, paisagem natural e intocável.

b) Rio Sarapuí, limite entre Nilópolis e Mesquita. Parque de Gericinó, sem acesso a população.

c) Rio Sarapuí, limite entre Mesquita e São João de Meriti. Parque do Mendanha, com acesso a população.

d) Rio Sarapuí, limite entre Mesquita e Nilópolis. Parque de Gericinó, área de mata com acesso a população.

5- Trecho da música “Meu Lugar”.

Meu Lugar

Arlindo Cruz

(Ai, meu lugarA saudade me faz relembrarOs amores que eu tive por láÉ difícil esquecerDoce lugarQue é eterno no meu coraçãoE aos poetas traz inspiraçãoPra cantar e escrever) (O meu lugarTem seus mitos e Seres de LuzÉ bem perto de Osvaldo CruzCascadura, Vaz Lobo e IrajáO meu lugarÉ sorriso, é paz e prazerO seu nome é doce dizerMadureira, iá laiáMadureira, iá laiá)

A música “Meu lugar”, de Arlindo Cruz se popularizou por fazer parte da trilha sonora de uma novela. A composição apresentada no ritmo de samba, tem como foco central a descrição de:

a) um dos municípios do subúrbio carioca, Cascadura: o lugar que pertence a uma paisagem degradada.

b) um dos municípios mais conhecidos, Madureira: o lugar que ele não gosta.

c) um dos bairros mais conhecidos do subúrbio carioca, Madureira: o lugar que ele pertence e que se sente pertencido.

d) um dos bairros menos conhecidos, Madureira: local de passagem de grande parte da população.

Gabarito

1- Espera-se que o aluno descreva a sua casa e sua rua, podendo falar também das relações com vizinhos, amigos, colegas, comerciantes, etc. Deve mostrar sua afeição pelo lugar que vive.

2- Letra D: O lugar assume um grande significado por ser nosso espaço de vivência e de relações do dia a dia.

3- Letra A: O lugar de menor dimensão é o espaço, podendo ser de vivência, como rua, praça, bairro, etc. – o qual exista uma relação ou identidade.

4- Letra D: Rio Sarapuí, limite entre Mesquita e Nilópolis. Parque Municipal de Gericinó, Mata Atlântica, com acesso da população.

5- Letra C: Bairro de Madureira, lugar que o compositor tem identidade e relação, no qual ele pertence e se sente pertencido.