editorial - soluções e benefícios para você e sua empresa! · conheça a inspiradora história...

24

Upload: others

Post on 20-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

E

DITO

RIAL

Olá, leitores,

Chega às suas mãos um exemplar da nossa Re-vista comemorativa de 18 anos da BigCard. Ao refle-tir sobre esses 18 anos, fatos marcantes me vêm à mente, afinal, são 18 anos ajudando a tornar a vida de nossos clientes mais fácil, com nossas soluções em benefícios e acesso ao crédito, sempre primando pela simplicidade e total flexibilidade no atendimen-to, ajustando nossos produtos e até mesmo nossos processos internos para viabilizar o melhor serviço que pudermos oferecer.

Entretanto, pensando nisso tudo, é impossível não falar de pessoas. Todo o propósito da BigCard só tem sentido se pudermos nos conectar com elas de forma verdadeira e transparente, compreendendo suas necessidades para melhor atendê-las.

E isso só é possível porque são pessoas verda-deiramente humanas que estão por trás de toda a estrutura da BigCard. Muita gente passou pela nossa empresa ao longo desses anos, algumas permanece-ram, outras se foram, mas a nossa marca sempre foi incentivar nossos colaboradores a dar o seu melhor, e dando o seu melhor, poderem crescer tanto profissio-nalmente como também como pessoas.

Quem me conhece sabe que não sigo um es-tilo de gestão excessivamente técnica ou rígida. Eu gosto de estar no meio de gente, gosto de conhecer quem está comigo na empresa, saber quem são, en-tender porque estão conosco, onde querem chegar, seus sonhos e sua visão pessoal sobre o nosso Cartão. Nem sempre faço isso de forma direta ou expressa; sou psicóloga por formação e isso me ajuda a ler nas entrelinhas da humanidade de cada um que está ao meu lado.

Acreditar nas pessoas é algo fundamental para mim. Também é esta uma marca impressa no Cartão BigCard. Algo intangível, mas perceptível por quem se relaciona conosco, sejam eles clientes, colaborado-res ou prestadores de serviços.

E se hoje chegamos à nossa maioridade é sinal de que eles também acreditaram em nós e conse-guiram enxergar algum diferencial naquilo que faze-mos. Por isso, celebrar 18 anos é celebrar as pessoas que participaram dessa história e reafirmar que conti-nuaremos a buscar um legado que inspire os outros a sonhar e fazer sempre mais e melhor.

Espero que gostem da seleção de notícias que preparamos para esta Revista comemorativa.

Boa leitura!

JULLYANA ALVESDiretora Executiva

SUMÁRIO

EXPEDIENTE Diretor PresidenteHélio Gomes Diretora ExecutivaJullyana AlvesDiretorFernando Gomes

Jornalista responsável:Jaqueline RochaMG 13.799 JP

Projeto Gráfico e diagramaçãoRoberto César Ribeiro Chaves

Anúncios Agência Ápice 360º

RevisãoIlvece Cunha

Imagens: arquivo BigCard, freepik.com, Lílian Andrade

Colaboradores desta edição: Igor César Valadares; Clara Braga (anúncio contracapa de 18 anos)

Tiragem: 5 mil exemplaresImpressão: Gráfica Formato

Não é permitida a reprodução parcial ou total de qualquer matéria, sem prévia autorização por escrito pela BigCard, e com a devida citação da fonte.

PÁGINA 5Uma Loja Online que realiza sonhos

PÁGINA 6 E 7O valor de uma marca sob o olhar do usuário

PÁGINA 8 PAT estimula a alimentação saudável do colaborador e concede incentivos fiscais aos empresários

PÁGINA 9Soluções que simplificam a vida do usuário

PÁGINA 10Cartão Convênio: economia para a empresa e benefício para o trabalhador

PÁGINA 11Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada!

PERFILHG: DE BALCONISTA DE FARMÁCIA A EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Conheça a inspiradora história de vida do empresário Hélio Gomes, que iniciou sua trajetória aos 12 anos como balconista na farmácia do tio e hoje gera mais de 1.700 empregos diretos e 5 mil indiretos, em um total de 70 empresas.

PÁGINA 12 E 13

ENTREVISTA CA

PA

PÁGINA 18Lojistas destacam a importância de fazer parte da rede credenciada BigCard

PÁGINA 19Representantes são “braços” na evolução da empresa

PÁGINA 20Gestão de Pessoas

PÁGINA 21“BigCard Capacita” leva conhecimento para além dos muros da empresa

BigCard chega às redes sociais

PÁGINA 22 Conheça o Grupo Gestor da BigCard

PÁGINA 23 Equipe BigCard

ENDEREÇOEd. Fabíola Rodrigues • Andar MRua Bárbara Heliodora, 399, CentroCEP 35010-040Governador Valadares/MG

CENTRAL DE ATENDIMENTO COMERCIAL (33) 2101-1000

AUTORIZAÇÃO DE VENDAS(33) 2101-1010(Governador Valadares)0800 024 4227(Demais Localidades)

CONSULTA DE SALDO(33) 2101-1090

SUPORTE TÉCNICO(33) 2101-1000

BIBI – ATENDENTE VIRTUAL(33) 98433- 4050

[email protected]

FACEBOOK: cartaobigcardINSTAGRAM: @cartaobigcardLINKEDIN: @cartaobigcard

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO segunda a sábado, das 8h às 21h

O diferencial do Grupo HG

Entrevista realizada com o diretor do Grupo, Fernando Gomes, aborda as políticas e as estratégias desse Gru-

po em plena ascensão. 14

Com olhar no futuro, a BigCard chega à sua maioridade

Empresa valadarense - que cresceu gradualmente e se

estruturou para estar hoje em mais de 12 estados brasileiros

- tem motivos de sobra para comemorar, um deles, sem

dúvidas, a maturidade.15 a 17

SUMÁRIO

A busca por mais praticida-de e facilidades de compra tem mudado os hábitos de consumo, tornando os consumidores mais exigentes e ansiosos por soluções rápidas para suas demandas. É o famoso consumidor 4.0, que tem pressa e que busca em apenas um clique comparar produtos, preços e qualificações antes de decidir a compra.

Apesar da retomada ainda lenta da economia, as vendas online vêm crescendo vertigino-samente. Segundo dados recen-tes da Compre&Confie, empresa de segurança digital criada pela ClearSale, o Brasil lidera as vendas online entre os países da América Latina e ocupa a 10ª posição no ranking mundial. Somente nos primeiros três meses do ano, as compras pela internet cresceram 23% e somaram R$ 17 bilhões.

Focada nas necessidades dos clientes, este cenário vem inspirando a BigCard a dar um salto na oferta de serviços aos usuários do Cartão. A empresa - que traz na sua trajetória a mar-ca de uma contribuição social significativa àqueles, que por ve-zes, têm este como única opção de compra - lançou em abril de 2017 a Loja Online.

O serviço começou de for-ma intimista e já ultrapassou a marca de 1.700 compras, totali-zando mais de R$ 1 milhão e 300 mil reais em produtos. Um projeto que iniciou focado nos produtos do Magazine Luiza e hoje já con-templa as maiores redes de vare-jo do Brasil, a exemplo das Lojas Americanas, Carrefour, Submari-no, Decolar, entre outras.

Para a colaboradora Nazaré Chaves, responsável por operar o serviço, o diferencial da Loja Onli-ne é a realização de sonhos. “Pelo tempo que estou neste setor, ar-risco dizer que 90% dos usuários que compram através deste ser-viço são para realizar sonhos. Mui-tos atendimentos me marcaram, mas me recordo de uma jovem que esteve na recepção, pois queria comprar uma máquina de lavar. Ajudamos a encontrar um produto cujo saldo era compatí-vel com o dela e a compra con-seguiu ser finalizada. Na hora, eu pude ver no seu olhar como tinha ficado emocionada. Ela nos agra-deceu muito, porque lavava rou-pa na mão. Então, naquele mo-mento eu senti que eu não tinha feito uma simples venda, mas que nós, BigCard, tínhamos realizado um sonho e suprido a necessida-de da cliente”, relembra.

UMA LOJA ONLINE que realiza sonhos

Usuário do Cartão BigCard há 11 anos, Edilson Junior de Oli-veira Pinto avalia a experiência com a Loja Online, desde a esco-lha do produto até a entrega de forma positiva. “Certa vez, precisei urgentemente comprar um ce-lular. Desde o momento que eu escolhi o modelo, o pagamento foi feito na hora e a entrega muito tranquila. Pra mim, foi de grande valia, pois como faço uso do car-tão convênio, consigo ter certeza de que vou pagar pela compra que eu fiz, sem ter a necessidade de me comprometer, por exem-plo, com um cartão de crédito. Então, isso ajuda muito”, avalia Edilson.

Tranquilidade que para o funcionário público do Serviço Au-tônomo de Água e Esgoto (SAAE), Marcos Passos de Oliveira, é o que torna a BigCard um diferencial. “Se eu precisar fazer uma compra de ultima hora, por exemplo, eu não preciso me preocupar quan-to a uma possível restrição no nome, então isso descomplica a vida do cliente”, destaca Marcos.

EXPERIÊNCIA dos clientes

Você já parou para pensar na infinidade de possibilidades de serviços que o mercado hoje ofe-rece? Há opções para vários bol-sos e gostos. Mas o que de fato o leva a escolher essa ou outra marca para fechar negócio ou fazer uso de um serviço?

Uma pesquisa recente da “Global Consumer Pulse” da Ac-centure Strategy, empresa global da área de negócio e tecnolo-gia, mostrou que 83% dos consu-midores brasileiros preferem com-prar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida. O estudo ouviu 30 mil consumidores ao redor do mundo, sendo 1.564 brasileiros.

Na história da BigCard, essa linha de pensamento está incor-porada nas diretrizes da empresa. Tornar-se reconhecida no merca-do de cartões convênios e bene-fícios através da fidelização de clientes a qualquer custo não é o

propósito. Valores como a como-didade dos clientes, credibilida-de, transparência e a valorização humana são importantes e leva-dos em consideração na condu-ção dos processos.

Uma empresa que transpa-rece simplicidade, flexibilidade e oferece um atendimento diferen-ciado ganha de aniversário de 18 anos nesta Revista comemorativa - nada mais do que - a retribuição daquela pessoa na ponta, cujo fato de ter um Cartão BigCard faz toda diferença: o usuário.

Histórias como a do Horto Severiano de Paula Sobrinho, 54 anos, motorista da empresa Dis-tribuidora Araújo, revenda Am-bev, que comemora em outubro deste ano 23 anos de empresa. Horto recebeu nossa equipe às 7h da manhã, coincidentemen-te, no Dia do Motorista. Em meio à comemoração preparada pela empresa, Horto compartilhou co-

nosco que utiliza o Cartão Alimen-tação da BigCard desde 2011 e se diz satisfeito com esse benefí-cio, pois faz a diferença na renda da família; mas o que fez o olho dele realmente brilhar foi relem-brar o Cartão Premiação. “Aqui na Distribuidora, a gestão estabelece várias metas pra gente, e quase sempre, apareço na lista dos pre-miados. Fico muito feliz, porque nos motiva a sempre cumprir com excelência o nosso trabalho. Além disso, com o Cartão Premia-ção você pode usar em qualquer loja credenciada BigCard, o valor já me ajudou de várias formas, até para abastecer durante uma viagem em família”, declara.

Elida Néri Reis, servidora públi-ca da Prefeitura de Açailândia, no estado do Maranhão, possui o Car-tão Convênio desde 2013 e consi-dera a experiência excelente. “Na minha cidade, temos uma ótima aceitação do Cartão BigCard. Pra-

O VALOR DE UMA MARCAsob o olhar do usuário

O Cartão Premiação nos motiva a sempre cumprir com excelência o nosso

trabalhoHORTO SEVERIANO

6

ticamente todo o comércio aceita e eu vejo que aos poucos, quem não passa BigCard está perdendo venda. Avalio o serviço de forma positiva em virtude da facilidade e comodidade que o Cartão me proporciona”, ressalta.

A servidora da Prefeitura de Valadares, Beatriz Bispo Oliveira, cliente há 10 anos da BigCard, tem o Cartão como única opção de compra e isso é o que faz a diferença na vida dela. “Por vários fatores, a minha experiência com a empresa é muito boa e satisfa-tória”, declara Beatriz.

Já Marcos Antonio Pereira, servidor público lotado na mes-ma Prefeitura, é cliente desde 2017 e apesar de possuir outras formas de realizar suas compras, prefere usar o Cartão BigCard. “O produto tem me atendido perfei-tamente. A avaliação que faço é positiva”.

PROFISSIONAL DE RH ESCLARECE A IMPORTÂNCIADO PACOTE DE BENEFÍCIOS NAS EMPRESAS

Para a assistente de RH da WAV Solução em Energia, Ka-milly Vasconcelos Oliveira Be-lechiano, não é novidade que o salário não é mais o grande atrativo dos colaboradores que estão em busca de coloca-ção. Portanto, o pacote de be-nefícios colabora para atrair e reter talentos nas empresas, já que contribui com a qualidade de vida do colaborador. “Neste sentido, acredito que o Cartão Benefício pode facilitar neste gerenciamento das pessoas de forma estratégica, pois otimiza a vida dos colaboradores, fa-cilitando suas questões cotidia-nas”, esclarece.

Das soluções oferecidas pela BigCard às empresas conve-niadas, há uma vasta gama de Cartões Convênio e Benefícios. Idealizados e geridos de acordo com a necessidade do cliente, a exemplo, dos Cartões Alimenta-ção, Refeição, Combustível, Pre-sente, Natal e Premiação.

Benefícios que nem sempre integram o salário (o que significa menos encargos para o empre-sário, dependendo do Acordo ou Convenção Coletiva), mas que proporcionam um reconheci-mento extraordinário para o cola-borador. O resultado disso? Cola-boradores estimulados a crescer junto com a empresa.

Cartão Benefício otimiza a vida dos colaboradores

KAMILLY VASCONCELOS

7

Você já ouviu a expressão: “Você é o que você come?”. Estu-diosos afirmam que uma alimen-tação saudável e balanceada, aliada à prática de atividade físi-ca, reduz a chance de desenvol-ver uma série de doenças, como é o caso da diabetes. De acordo com um estudo realizado com 7.758 pessoas pela Universidade de Ohio (EUA) e publicado na re-vista especializada Diabetology, controlar o colesterol, a pressão sanguínea e glicose, além de não fumar, reduzem em 70% a

De acordo com dados do MTE, a parcela do valor dos benefícios concedidos aos trabalhadores paga pelo empregador que se inscreve no Progra-ma é isenta de encargos sociais (contribuição para o Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço – FGTS e contribuição previdenciária). Além disso, o empregador optante pela tributação com base no lucro real pode deduzir parte das despesas com o PAT do imposto sobre a renda.

O PAT não tem natureza salarial e não se incor-pora à remuneração para quaisquer efeitos, não constitui base de incidência de contribuição pre-videnciária ou do FGTS, nem configura rendimento tributável dos trabalhadores.

Para aderir, a pessoa jurídica opta pela me-lhor maneira de conceder o benefício. A BigCard é uma das empresas cadastradas no Programa na condição de prestadora de alimentação co-letiva, que vem sendo uma opção segura e fácil para muitas empresas, não somente às que ne-cessitam se adequar aos Acordos ou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), mas aquelas que es-pontaneamente utilizam esse benefício para valo-rizar o colaborador.

PAT ESTIMULA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO COLABORADOR

e concede incentivos fiscais aos empresárioschance de desenvolver diabetes em 10 anos e o risco de morte por problemas como infarto e acidente vascular.

Visando estimular o empre-gador a fornecer uma alimen-tação adequada aos trabalha-dores, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), integrado hoje ao Ministério da Economia, insti-tuiu no ano de 1976 o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

O PAT permanece ativo até hoje, e segundo dados coletados

no portal do Ministério do Traba-lho, no mês de julho de 2019, o Programa beneficiou mais de 21 milhões de trabalhadores no Bra-sil, vinculados a mais de 250 mil empresas. Desse total, cerca de 85% recebem até 5 salários míni-mos. Apenas 15% recebem mais de 5 salários mínimos. Em entre-vista concedida à nossa equipe, a Secretaria Especial de Previdên-cia e Trabalho informou que 262 mil empresas estão inscritas no PAT no país.

BENEFÍCIOS FISCAIS ADESÃO

De acordo com a Contadora Karina Soccol, a empresa tem uma despesa com alimentação atra-vés do PAT, onde terá o benefício fiscal de dedução de 15% sobre o valor dessa despesa. Tendo como teto máximo 4% sobre valor devido do IR. “Nesse exemplo acima, a empresa poderá deduzir o valor to-tal do PAT R$3.630,00, pois ele não ultrapassa o limite”, esclarece.

Em Governador Valadares, a empresa Apiki, especializada em wordpress, aderiu ao PAT em de-zembro de 2016 em cumprimento à CCT e, des-de então, utiliza o Cartão Alimentação da BigCard como empresa fornecedora do benefício. Atual-mente, 29 colaboradores são beneficiados. Para o CEO da empresa, Leandro Vieira, o PAT proporciona mais saúde e bem-estar para os colaboradores, melhorando a produtividade e reduzindo o absen-teísmo, além de contribuir com a isenção de en-cargos sociais sobre o valor do benefício concedi-do. “Avalio como positiva a participação da minha empresa no Programa”, ressalta.

8

Ansiedade, correria, falta de tem-po para coisas simples. A vida moderna do século XXI vem impondo um ritmo frenético, que para acompanhar não é nada fácil. Quem nunca se deparou pensando: “Meu dia deveria ter mais de 24 horas”. Felizmente, existem solu-ções que facilitam o dia a dia e ainda contribuem para uma melhor gestão do tempo.

Na BigCard, o desejo de propor-cionar mais comodidade na execução de tarefas do cotidiano tem-na inspi-rado a ampliar os serviços que propor-cionam uma organização do tempo (concentrando despesas distintas em um único cartão), das finanças (por meio de condições especiais de em-préstimos) e que ainda garantam mais tranquilidade em caso de imprevistos (a exemplo, do seguro de vida).

Em parceria com uma segurado-ra com abrangência nacional, a Big-Card oferece um seguro que ampara o usuário em caso de morte acidental e que ainda concede outros benefí-cios para quem faz a adesão: assistên-cia funeral, indenização por demissão involuntária, assistência nutricional e um sorteio mensal no valor de mil reais.

De Governador Valadares, um dos ganhadores foi o usuário José Mendes de Oliveira, servidor público do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Para ele, o custo x benefício do servi-ço compensa. “Pago um valor peque-no por mês; fico mais tranquilo quanto ao futuro da minha família em caso de alguma fatalidade e ainda tive a sorte de ganhar uma dessas premiações. Foi um dinheiro que, literalmente, represen-tou um presente de Deus, pois eu não tinha um centavo em casa. Ajudou bastante”, lembra.

ANTECIPAÇÃO DE CICLOAntecipação da abertura do ciclo de compras em até 15 dias, podendo utilizar o saldo antes da data prevista.

EMPRÉSTIMOEm parceria com uma financeira, através do saldo disponível no cartão do usuário, o sistema calcula o valor que o colaborador pode receber em dinheiro via depósito bancário.

PAGAMENTO DE CONTASUma maneira prática e fácil de quitar as contas, a exemplo de IPVA, IPTU, luz e telefone. O pagamento pode ser programado para o dia de vencimento e o usuário só paga na fatura do cartão.

RECARGASO serviço abrange recargas de celular pré- pago de qualquer operadora; jogos online disponíveis nas redes sociais e aplicativos e ainda prevê recargas dos pacotes da Sky pré-pagos.

SMSO serviço SMS envia mensagens para o celular cadastrado, possibilitando controle das transações realizadas. A cada compra com o cartão, o usuário recebe um SMS informando o estabelecimento e o valor da compra.

SOLUÇÕES QUE SIMPLIFICAMa vida do usuário

COMO CONTRATAR?

Aplicativo BigCard Usuário

Central de Atendimento:(33) 2101-1000 | (33) 98433-4050

CONFIRA OUTRAS SOLUÇÕES QUE AUXILIAMA VIDA DO CLIENTE BIGCARD

9

Se a sua empresa tem alguma necessidade específica, apresentepara a BigCard e confira as soluções que há para o seu negócio.

Que os pequenos negócios são os que sustentam a gera-ção de emprego no país, não é novidade. Para se ter uma ideia, atualmente, analisando a natu-reza jurídica das empresas ativas no país, cerca de 62,22% são Empresário (individual). Empresas que anseiam por medidas gover-namentais que destravem a eco-nomia, e permitam a retomada dos investimentos e a geração de emprego e renda.

Bom, interferir no cenário macroeconômico é papel dos atores políticos, mas e no seu negócio, o que é possível fazer para se manter firme diante de uma economia que se recupe-ra lentamente?

Um dos gargalos de mui-tos negócios está no controle do fluxo do caixa e no controle do nível de turnover (rotatividade). Cada vez que um colaborador é dispensado representa um custo alto para as empresas, que nem sempre dão atenção necessá-ria à questão. Tornar o processo operacional e administrativo mais otimizado é uma forma de a em-presa se manter firme para cum-prir com as obrigações e se nesse

pacote houver medidas que fa-cilitem a vida do trabalhador, por que não?

Nesse sentido, a “menina dos olhos” de muitas empresas tem sido a oferta dos cartões convênios e benefícios.

Das vantagens do Cartão Convênio BigCard, a empresa tem acesso a produtos e serviços sem recorrer ao adiantamento salarial, reduzindo os custos com

CARTÃO CONVÊNIO:economia para a empresa e benefício

para o trabalhador

o processamento da folha de pa-gamento, eliminando de uma vez os tradicionais vales que compro-metem o fluxo de caixa.

O Cartão tem a opção de oferecer um crédito com des-conto no salário do colaborador e ainda pode conter outros bene-fícios agregados: Cartão Alimen-tação, Cartão Refeição, Cartão Combustível, entre outros.

Fonte: Empresômetro/CNC

Na MCV Chevrolet do município de Caratinga, segundo o as-sistente jurídico, Philipe Coelho Sabino, o Cartão BigCard é utilizado pelos colaboradores nos postos de gasolina, supermercado e no co-mercio em geral. “Temos 22 funcionários que fazem uso, e tem sido de muito ajuda na vida deles, pois através desse benefício, facilita-mos a vida de todos, para que tenham praticidade nas compras do dia a dia”, esclarece.

Na Unimed de Governador Valadares, a opção escolhida foi o Cartão Crachá e o coordenador de RH, Leonardo Farias Fernandes, esclarece as vantagens: “Já era um histórico da empresa trabalhar com esse tipo de cartão, quando migramos para a BigCard opta-mos por manter. De certa forma, é uma comodidade a mais para o funcionário: usar um simples crachá como cartão para fazer suas compras”, reforça Leonardo, reiterando que a empresa oferece ain-da o Cartão Alimentação e o Premiação.

SERVIÇO

10

Foto

: Mo

isés

Silv

a

Se a sua empresa tem alguma necessidade específica, apresentepara a BigCard e confira as soluções que há para o seu negócio.

João Marques Pereira Neto, Presidente da Cooperativa Agro-pecuária Vale do Rio Doce, diz que utiliza o Cartão BigCard na frota da Cooperativa e na frota dos terceirizados há mais de 5 anos. “Com o Cartão Combustí-vel, enxergamos uma forma de economizar, pois além de fazer o abastecimento e fornecer o insu-mo combustível de uma maneira geral, o Cartão te possibilita gerar controles internos mais eficientes em relação aos nossos veículos, pois você tem controle de tudo:

INOVAÇÃO NO ASSOCIATIVISMO

abastecimento, quilometragem rodada, quilômetro por litro consu-mido, te dando condições de ao final do mês ter toda a pauta de consumo do veículo”.

João Marques chama ainda atenção para o fato de que a au-tomatização e centralização do pagamento em um único meio geram ganhos nos quesitos tem-po e segurança. “É um cartão que atende o nosso usuário e nos aju-da a traçar diretrizes estratégicas do que deve ser feito com relação às despesas daquele veículo”.

Você, empreendedor, sabe o que o torna um diferencial com-petitivo no mercado? Pensar fora da caixa! Oferecer atributos que tornem a sua empresa única aos olhos e mente do seu cliente. De acordo com o Sebrae Nacional, a verdadeira inovação acontece quando além da concepção, o empreendedor sabe transformá--las em diferencial competitivo e passa a vender mais ou colher melhores resultados com isso.

O que isso tem a ver no mer-cado de Cartões Convênio e Be-nefício? Tudo. Nesta reportagem, você vai conferir duas histórias dis-tintas que são exemplos de inova-ção e criatividade através da oferta do Cartão Premiação e do Cartão Combustível. Visionários que enxer-garam nesses produtos maneiras de oferecer algo a mais a quem se relaciona com a marca.

Na MD Tintas, uma cam-panha de vendas envolvendo bonificação revolucionou o ne-gócio. De acordo com Marce-lo Sales Barbosa, diretor, eles já premiavam a equipe de vendas quando batiam as metas, mas

tiveram o feeling (a ideia) de am-pliar o benefício para o público externo: os pintores, aproveitan-do de uma característica que é comum nesse mercado de construção civil: a indicação do prestador de serviço.

Marcelo explica que tudo começou com um clube de pre-miação. “A gente dava prêmios como televisão e celulares, foi quando percebemos que seria melhor oferecer um Cartão Pre-miação e o profissional escolher onde comprar. Para fazer parte do Clube, o pintor precisa parti-cipar das atividades promovidas

pela MD Tintas, como treinamen-tos e campanhas de uso dos produtos. Ao final transformamos a pontuação neste Cartão”, es-clarece.

De acordo com Marcelo, a premiação junto aos pintores traz uma série de benefícios: tan-to contábeis (lançamento desse tipo de despesa no movimento de caixa); quanto financeiros. “Ti-vemos um crescimento na em-presa. Não é um crescimento expressivo, mas estamos acima da média nacional, acima do esperado”, reforça.

Optamos pela BigCard por ser uma empresa que oferece um

serviço de qualidade e que a gente torce para que continue

crescendo e apoiando o trabalho do empresário, do transportador e

de cada um de nós”

11

Somos clientes daBigCard desde 2003,

uma parceria de muitos anos. É bom trabalhar

com uma empresa que pensa no futuro e pensa

em dar continuidade ao seu trabalho”

SE A VIDA LHE DER UM LIMÃO,faça uma limonada!

1. Inovação deve ser uma priorida-de nos procedimentos estratégicos da sua empresa: amplie as possibi-lidades de crescimento da participa-ção de seus negócios nos mercados onde atuam;2. A inovação precisa de um am-biente favorável: decisão da diretoria + orçamento suficiente para investir + gestor responsável por traçar os objetivos e metas de inovação = cul-tura de inovação;3. A equipe precisa estar engajada para inovação: sem o elemento hu-mano, inovar não passará de uma proposição sem sentido;4. Esteja pronto para parcerias: sua empresa pode até inovar sozinha, mas quando se atua em parceria, os resultados são bem melhores;5. Aja sempre com profissionalismo: recursos tecnológicos como softwa-res de gestão de projetos para pla-nejamento, controle, distribuição e acompanhamento de todas as ativi-dades relacionadas à inovação são fundamentais.

Fonte: Portal Sebrae

DICAS PARA INOVAR no seu negócio!

HG: DE BALCONISTADE FARMÁCIA

a empreendedorde sucesso

Este é o Hélio Gomes, em-presário de sucesso do ramo de postos de combustível, que com um perfil visionário, expandiu seus negócios para os ramos de hote-laria; segurança e medicina do trabalho; transportadora; veículos e administração de cartões con-vênio e benefício, que juntos, for-mam o Grupo HG. Pessoa simples e de bom humor, que em poucos minutos de prosa, demonstra ser proativo, de opinião forte e com uma extraordinária visão holística sobre as coisas, capaz de anali-sar a vida de forma global, não de maneira fragmentada.

Um perfil assim, somado a muito trabalho e dedicação, tornou o garotinho - nascido em Itamuri, distrito de Muriaé, que sonhava um dia comprar uma kombi, - num empreendedor de sucesso, conhecido nos Estados de Minas Gerais e Bahia. Para um grupo, que rotula sua voca-ção como: “Empreender e gerar oportunidades”, os números co-laboram para isso: 70 empresas, 1.700 empregos diretos e 5 mil indiretos.

Pai de duas filhas: Jullyana e a caçula, Sabrina, é avô de cin-co netos. Hélio Gomes viveu boa parte da sua infância em São Pe-dro do Glória, hoje, Carangola, onde teve sua primeira experiên-cia com o mercado de trabalho, aos 12 anos na farmácia de um tio como balconista.

Pouco meses depois, ao

mudar para Governador Vala-dares, permaneceu atuando no ramo farmacêutico. Aos 16 anos, antes de servir no Tiro de Guerra, teve a chance de trabalhar pela primeira vez em um posto de ga-solina. Em razão de servir ao TG, Hélio Gomes precisou ficar “sem trabalhar” e aproveitou esse pe-ríodo para ajudar no restaurante do seu pai, Sebastião, que fun-cionava no posto São Luiz.

Aos 20 anos, já casado, Hé-lio Gomes iniciou uma experiên-cia nova e desafiadora: trabalhar no banco, onde atuou por cinco anos, mas acabou sendo demiti-do, fruto de uma ideia dada por ele ao gerente e que trouxe uma solução brilhante para uma pen-dência do setor, mas que não foi alertado, de que sua criatividade não seria vista com bons olhos pela inspetoria.

Azar ou sorte? Sem empre-go, a veia empreendedora co-meçou a pulsar mais forte na vida dele. Foi quando resolveu trabalhar por conta própria. Pri-meiro vendendo quiabos em um fusquinha para Carangola e Muriaé; depois numa fabriqueta de produtos farmacêuticos em sociedade com um amigo, mas que em pouco espaço de tem-po, se viu obrigado a recomeçar novamente. Certa vez, o cami-nhão que trazia os vidrinhos que armazenavam os remédios da cidade de São Paulo capotou e perderam todas as embalagens:

sem seguro e sem dinheiro, o ne-gócio foi encerrado.

Mais uma vez, o destino co-laborava para que Hélio Gomes se dedicasse ao posto de com-bustível. Um tio, hoje já faleci-do, o convidou a trabalhar num posto de gasolina no bairro Vila Isa, onde hoje é o Posto do Jai-ro. Depois de um tempo, o posto foi vendido, e ele veio a trabalhar em mais dois Postos: Asteca e Água Mineral, sempre, atuando na área administrativa.

Foi quando, uma propos-ta de sociedade para alugar o Posto Planalto prometia mudar o rumo dessa história. A socie-dade deu certo, e inicialmente, já rendia financeiramente muito mais do que Hélio Gomes esta-va acostumado a receber. Mas ao invés de cruzar os braços, ele percebeu que era possível fazer mais e melhor para o cliente: com o produto tabelado, era preciso se destacar no mercado de outra forma. Foi quando teve a ideia de presentear aquele que abastecesse com uma camisa.

Isso rendeu um retorno im-pressionante, vindo a chamar a atenção de uma Companhia de petróleo americana, que propôs a ele a construir um Posto, onde é hoje o Planalto II, investindo 500 mil dólares. Pense na valorização desse dinheiro há 30 anos? Com esse recurso, foi construída a parte do abastecimento, um restauran-te provisório e uma borracharia.

12

Esse posto vendeu cerca de um milhão de litros por mês, dan-do ao Hélio Gomes, um concei-to de capacidade extraordinária junto à Companhia. Foi quando apareceu um posto no esta-do da Bahia à venda. A própria Companhia descobriu e propôs a ele o empréstimo do que se assemelha hoje a um milhão de dólares, dando ao Hélio um ano pra pagar sem juros.

E assim ele foi comprando cada vez mais postos de gasoli-na, em parceria com o sócio Mel-quides. Hélio ficava em Minas e ele, na Bahia. Quando o negócio chegou a oito postos, Melquides resolveu desfazer a sociedade, e o Hélio prosseguiu sozinho adqui-rindo outros postos em virtude de um bom relacionamento com a Petrobrás, Ipiranga, Atlantic, Shell até chegar à marca expressiva de hoje: 40 postos de gasolina.

Além de tudo que viveu, sua capacidade para enxergar novas oportunidades o fez ex-pandir seus negócios, criando:

a BigCard, a HG Hotelaria (hotel e motel), e a KIA HG. As demais empresas vieram a partir de de-mandas geradas pelos próprios postos de gasolina, a exemplo da Dinâmica Engenharia e Segu-rança no Trabalho e da Transpor-tadora Turbo.

Revista BigCard – Hélio, após tantos anos como empre-endedor, como o senhor busca aperfeiçoar os seus negócios?

HG – Olhar para os defeitos do concorrente e enxergar se há também no meu negócio. Sem-pre acreditei em pesquisas como uma forma de errar menos com o cliente e com o colaborador.

Revista BigCard – Empreen-der hoje não é fácil. O senhor tem alguma dica para o empresário que está começando?

HG – Por uma série de fato-res, inclusive, dificuldades criadas pelos órgãos públicos, boa parte das empresas fecham com um ano; com cinco anos, 90% não

resistem e também fecham. Para não entrar nessa estatística, é pre-ciso que o empresário seja persis-tente, determinado, acredite no seu negócio, dedique 100% do seu tempo e vá à luta.

Revista BigCard – O que move o Hélio Gomes de hoje?

HG – O mesmo espírito que eu tinha quando comecei. Ob-servo as minhas empresas como se estivessem começando hoje, buscando sempre servir melhor e vender mais. Não existe o limite! O que existe é uma vontade de estar sempre crescendo.

A história do emblemático Hélio Gomes pode ser traduzida em uma única frase da jornalista americana Ann Landers: “Normal-mente as oportunidades estão disfarçadas de trabalho duro, é por isso que a maioria das pes-soas não as reconhece”. Hélio Gomes não apenas reconheceu, como foi à luta!

Nossa vocação é empreender e gerar

oportunidades”

13

Com mais de 30 anos, o Gru-po Hélio Gomes está em constan-te evolução. Para fazer sua Visão estabelecida no planejamento estratégico tornar-se realidade, que é - ser referência e destaque em nível nacional como um gran-de grupo de negócios que atua com excelência em vários seg-mentos de mercado e que pre-za pela qualidade em serviços e produtos -, há muito que fazer, mas, se depender do entusiasta Fernando Gomes, diretor do Gru-po, não vai demorar.

Sob a premissa de que o “o que não é medido não é geren-ciado”, o empresário Fernando Gomes recebeu a nossa equipe no Posto Planalto II numa manhã de terça-feira e, em poucos mi-nutos de conversa, deu uma aula de como a definição de metas e estratégia colabora para o alcan-ce dos objetivos estabelecidos pelo Grupo com mais assertivida-de! Confira!

Revista BigCard – Fernando, qual é a política que vocês ado-tam no Grupo?

Fernando – Sem dúvidas, a nossa política sempre foi a de crescimento e diversificação, sempre voltada para a inovação.

Revista BigCard – Olhando de fora, o Grupo HG tem uma força muito grande. Como essa força é traduzida para vocês?

Fernando – Observo que o perfil da Jullyana, do Hélio e o meu são de olhar as empresas sob a ótica de que nunca esta-rão perfeitas. É preciso acompa-nhar a evolução do mercado e proporcionar sempre outros tipos de experiência para o cliente. Eu olho para o concorrente, e nunca o menosprezo. Pelo ao contrário, reflito em que ele está na frente, e tento fazer ainda melhor.

Revista BigCard – Estamos diante da era 4.0, em que o con-sumidor está mais exigente e já chega ao seu estabelecimento com muitas informações bus-cadas na internet. Como você observa que sejam os principais desafios para atender esse novo consumidor?

Fernando – O cliente está em busca de mais praticidade, o que não significa menos relacio-namentos pessoais. A nossa ideia é investir em tecnologia e nas boas experiências no ponto de venda. No ramo que lido mais de perto, que é posto de combustí-vel, por exemplo, estamos desen-volvendo um aplicativo para que o cliente gerencie o próprio pro-grama de fidelidade e resgate a pontuação.

Revista BigCard – O Grupo HG investe em sustentabilidade por meio de três pilares: foco nas pessoas; valores e princípios e a

busca de resultados. Como vocês relacionam essas três questões?

Fernando – O nosso maior patrimônio são as pessoas, por-que são elas que fazem a empre-sa. Focamos muito no crescimen-to profissional no próprio Grupo, valorizando quem começou lá na ponta. Então hoje, por exem-plo, o meu chefe de compras co-meçou como estagiário, passou pelo escritório, foi chefe de escri-tório e hoje é chefe de compras. Na Rede HG, estamos investindo em uma consultoria que vai nos ajudar a treinar desde o faxineiro, o gerente, até o diretor para que possamos aprimorar nossos pro-cessos internos. Cada um fazen-do o seu melhor, sempre focado na outra ponta da sustentabilida-de, que é o resultado e, claro, o cliente. Você nunca chega ao resultado sem passar pelo clien-te. Não tem como. No mercado de combustível, por exemplo, os postos sérios concorrem com o mesmo insumo: combustível. Só é possível agregar valor ao produto, através do serviço.

Revista BigCard – Quais são as perspectivas futuras com rela-ção ao Grupo HG? O que vocês vislumbram?

Fernando – Sou muito otimis-ta e o Brasil está caminhando para um crescimento sustentável, com mais política de incentivo ao em-presariado. A Rede HG tem previs-ta a construção de seis postos nos próximos três anos. Já temos o terreno comprado e estamos na fase de projetos. Eu acredito que o país irá crescer e deslanchar, e será neste momento que vamos diferenciar os homens dos meni-nos pra ver quem está preparado para crescer. Acreditamos no ho-rizonte e a perspectiva do Grupo HG é essa: continuar crescendo, com o “pé no acelerador”.

O DIFERENCIALdo Grupo HG

14

Eu olho para o concorrente e nunca o menosprezo. Reflito

em que ele está na frente e tento fazer

ainda melhor”

Agosto de 2019 chegou e é o mês dos 18 anos da BigCard. Nos corredores da empresa, o que se vê é comemoração. Não só no rosto de cada um dos seus 70 colaboradores, que se veem parte dessa história, mas tam-bém no olhar dos sócios-proprie-tários Hélio Gomes, Jullyana Alves e Fernando Gomes, que relem-bram os desafios vencidos no passado, com projeções futuras positivas dignas do que a maiori-dade proporciona: maturidade e o desejo de superação.

Empresa fundada no interior de Minas Gerais, na cidade de Governador Valadares, pelos em-presários Hélio Gomes, Ali Alimei-din e Daniel Ramos, a BigCard cresceu e se estruturou para es-tar hoje presente em mais de 12 estados brasileiros, atendendo aos clientes (usuários, empresas conveniadas e estabelecimen-tos credenciados) com a quali-dade padrão BigCard por meio da gestão de uma equipe seleta de Representantes Comerciais.

Mas chegar ao patamar de hoje não foi fácil. Hélio Gomes re-lembra que os primeiros três anos foram de muita dificuldade, com dívidas que chegavam a 30 mil reais. “Alguns investimentos fo-ram decisivos, como a aquisição do Cartão Boa Compra (Juiz de Fora) e o New Card (Nova Serra-na), que como já tinham sua car-teira de clientes, deu um boom no crescimento da empresa”, destaca.

Sobre os motivos a come-morar, o diretor Fernando Gomes destaca a maturidade. “A Big-Card hoje é uma empresa madu-ra e a Jullyana é muito responsá-vel por isso, pois ela se preparou para esse crescimento, que vai desde o operacional, através de uma equipe de qualidade, a evolução no sistema e processos utilizados”, destaca Fernando.

Jullyana Alves, hoje diretora executiva, relembra que iniciou sua atuação na BigCard no ano de 2004, ainda estudante de Psicologia, para atender o convite do pai, para realizar um estágio de psicologia organiza-cional no setor de Call Center. Nesse período a empresa ainda dava os primeiros passos. Ao ser questionada sobre o que mais chamou sua atenção nesse pe-ríodo, é exatamente a evolução do setor onde tudo começou: o atendimento. “De todos os

setores, o Call Center me cha-mou muita a atenção. Quan-do entrei, havia apenas quatro funcionários, e hoje, vendo a quantidade de empregos que são gerados ali e a quantidade de pessoas atendidas, é um ter-mômetro pra mim de que evo-luímos muito, mas tem deman-da para crescer ainda mais. Crescemos profissionalmente, de forma gradativa, criamos a nossa própria identidade e ad-quirimos respeito no mercado”, avalia Jullyana.

COM OLHAR NO FUTURO,BigCard chega à sua maioridade

15

LINHA DO TEMPO BC

PRIMEIROS FUNCIONÁRIOS

Sob a ótica dos colabora-dores, Fernando Braga e Clever-son Duarte são funcionários que viveram de perto essa história e comemoram 18 anos de em-presa. Em uma entrevista com-partilhada com os dois, alguns momentos foram marcantes: lançamento do Cartão na Expo-leste; compra do Cartão Credi-tar, primeiro boom da BigCard; a chegada dos cartões na Pre-feitura de Valadares; o creden-ciamento do Supermercado Coelho Diniz; a dificuldade na logística de entrega dos 12 mil cartões dos funcionários da em-presa Camargo Correa em Ron-dônia. Era preciso percorrer cer-ca de 40 km no rio, obrigando a equipe a ter que dormir em alojamento.

Apesar de atuações distin-tas, Cleverson, Diretor de Tec-nologia, e Fernando, Diretor Co-

mercial e de Expansão, ambos carregam algo em comum: o amor de fazer parte da BigCard. “Sou muito grato a tudo que vivi e vivo aqui. Todas as conquistas que eu tenho na vida pesso-al são todas graças à BigCard, principalmente, financeiras. Uma empresa que se preocupa com o funcionário, que ajuda, facilita, dá condições até mais que uma empresa normal faria”, relata Cleverson.

“A BigCard é a nossa segun-da pele, é um laço forte, porque geralmente falamos segunda casa, mas para mim é uma se-gunda pele mesmo. Não tem como separar o profissional, emo-cional e o familiar. Tenho a honra de fazer parte de uma empresa a que tenho uma admiração enor-me, e isso re-presenta muito para mim”, des-taca Fernando.

EMPRESA INSPIRA NOVAS GERAÇÕES

A história da colaboradora Carina Gabrielle Batista teve início há alguns anos e ainda é exem-plo de persistência e determina-ção. Carina participou de todos os cursos oferecidos na época no Instituto Multiplica Ação, uma as-sociação sem fins lucrativos ide-alizada pela Jullyana Alves, des-tinada à promoção da inclusão social de crianças, jovens e adul-tos, que contava com o apoio do Grupo HG. Lá, ela conheceu pes-soas que trabalham na BigCard e frequentavam o Instituto como professores e começou a desper-tar nela o desejo de fazer parte da empresa.

“Aos 16 anos, participei de um processo seletivo pra vaga de operador de telemarketing, mas como não tinha vaga para menor aprendiz, fiquei na lista de espera; depois, tentei vaga para outro cargo, fui até a última etapa do processo seletivo, mas também não era o momento. Mesmo assim, fiquei confiante de que um dia eu conseguiria. Em março do ano seguinte, eles me ligaram dizendo que havia uma vaga para menor aprendiz e que-riam conversar comigo. Só acre-ditei que tinha realizado parte do meu sonho quando recebi o uniforme e registrei no ponto ele-trônico. Onze meses depois, antes de o contrato de menor aprendiz

2002

e 2

003

Aquisição dos Cartões Creditar e Boa Compra. Mudança de sede do Ed. Work Center para a Galeria Wilson Vaz.

2004

e 2

005

Sociedade é desfeita, e Hélio Gomes passa a conduzir a empresa sozinho; impressão de cartões já era feita na própria empresa.

2006

Mudança da sede para o edifício Fabíola Rodrigues, aumentando o número de salas e de colaboradores; chegada nos estados do Espírito Santo e Bahia.

2007

e 2

008

Aquisição dos Cartões NewCard (Nova Serrana e região) e do Wcard (Valença no Rio de Janeiro).

2009

Convênio com a Camargo Correa de Porto Velho movimenta mais de 2 milhões/mês em recarga de cartão alimentação; criação do BigCard Gold, o cartão de crédito voltado para pessoa física.

16

Acredito que no atendimento ao público um sorriso, um “oi”

diferente pode mudar o dia da pessoa”

acabar, recebi o convite para ser efetivada. Aceitei na hora. Agora sim, o meu sonho estava com-pleto, e no dia 1º/3/2017 tive a alegria de ser efetivada. Já passei por vários setores, mas me identi-fiquei muito com o caixa, porque ajudo no crescimento da empre-sa, o que me faz pensar que sou importante aqui e ainda consigo oferecer um atendimento dife-renciado aos clientes. Acredito que um sorriso, um “oi” diferente podem mudar o dia da pessoa”, declara Carina, com a expressão de felicidade e alegria de quem batalhou muito para estar onde desejava.

CERTIFICAÇÃO ISO 9001

O ano de 2017 foi o marco nos processos da empresa. Mesmo sem ser obrigada por lei, a BigCard entendeu que ser certificada com a ISO 9001 traria mais qualidade e credibilidade para a empresa. Sá-tia Garajau, Gerente Administrativa e avaliadora interna da ISO, lembra que as primeiras movimentações iniciaram em 2016 com uma série de adaptações internas e informa em que processo atualmente a empresa se encontra. “Em 2017, fomos certificados com 100% de aprovação, o que para a gente foi um sucesso. Hoje, estamos em fase de manutenção e nos organizan-do para receber a próxima audito-ria externa, prevista para setembro. Antes disso, faremos a nossa audi-toria interna, que de forma positiva nos obriga cumprir as exigências da Norma ISO 9001, através da melhoria contínua nos processos. Dos indicadores que medimos, um me chamou atenção, que é o ín-dice de reclamação. Antes, a gen-te não tinha o hábito de registrar e tratar a reclamação. Para nossa surpresa, o índice de reclamação hoje é de apenas 0,04%”.

motivo de muita satisfação para mim”, comenta.

PROJEÇÕES FUTURAS

A empresa BigCard chega aos 18 anos com a certeza de dever cumprido. Mas, e daqui pra frente? O que a gestão espera?

Para a diretora executiva Jullyana, o objetivo é permanecer crescendo de forma sustentável, equilibrada e sempre dando sua contribuição na área de respon-sabilidade social, para que a vi-são que hoje estampa os murais da empresa, definidos no plane-jamento estratégico, um dia se torne realidade: ser a referência na área de Cartão de Convênios e Benefícios em âmbito nacional.

Hélio Gomes acredita que para isso o primordial é continu-ar acompanhando as mudanças do mercado. “Estamos num seg-mento que evolui muito e rápido. É preciso acompanhar as exigên-cias do consumidor e estamos preparados para isso”, declara.

2010

e 2

011

Hélio Gomes é eleito Deputado Estadual e a filha, Jullyana Alves assume a frente da empresa no cargo de Diretora Executiva.

EVOLUÇÃO DA MARCAao longo do tempo:

2012

e 2

013

Parceria com a Getnet traz soluções na capturas de venda; criação do Instituto Multiplica Ação.

2014

e 2

015

Investimento em marketing através da contratação de uma agência; parceria com a Redecompras que intermedeia a conexão com a Cielo.

2016

e 2

017

Oferta de crédito através de uma parceria com a Senff Financeira; melhoria nos processos e Certificação ISO 9001.

2018

2019

Lançamento da Loja Online BigCard; renovação do certificado da ISO.

Criação da personagemBibi,atendentevirtual.

BIBI – ATENDENTE VIRTUAL

No início deste ano, a Big-Card criou uma ferramenta de atendimento eletrônico via what-sapp e enxergou a necessidade de associar a imagem de uma pessoa para representar esse atendente virtual. Foi quando a diretora executiva Jullyana teve a ideia de homenagear sua irmã caçula, Sabrina Alves, que tinha um apelido carinhoso de infância “Bibi” e ainda combinada com a inicial da BigCard.

Dentista e sócia-proprietária de um salão de beleza, Sabrina se sentiu muito honrada com a homenagem e acredita que sua imagem passa uma mensagem positiva para os clientes. “Uma mulher de meia-idade, responsá-vel, que concilia diversas funções: mãe, esposa, profissional, certa-mente gera uma identificação com os clientes BigCard. Além disso, como sempre trabalhei na área da saúde, essa é a primei-ra vez que estou tendo a opor-tunidade de participar de algum empreendimento do meu pai,

17

Sabrina Alves, a inspiração real da personagem Bibi

Além da GetNet e Cielo, a BigCard oferece diversas formas de captura de vendas: telefone; maquininha; autorizador de vendas (programa instalado na área de tra-balho dos computadores das lojas credenciadas) e a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), sistema que permite transações financeiras de forma eletrônica.

MEIO DE CAPTURA

Para quem vive do comér-cio, acompanhar o perfil do con-sumidor e suas exigências de compra é algo que faz a diferen-ça. Afinal, é preciso estar, onde o cliente está. Seja na oferta de um mix de produtos diversificado, seja na seleção dos meios de pa-gamento, que quanto mais varia-do, melhor.

Você já passou pela ex-periência de o cliente colocar o pé na porta da sua loja per-guntando se aceita aquele ou outro cartão, e mediante uma resposta negativa, de lá mesmo dá meia volta? Se no passado o cheque era o queridinho dos consumidores, hoje, o cartão é o carro-chefe. Engana-se quem acredita que sejam apenas os cartões de crédito. A procura por Cartão Convênio no estabele-cimento só aumenta. O motivo é simples! Crédito automático com desconto em folha garante mais tranquilidade para o usuário e menos preocupações para ele honrar seus compromissos.

O número é expressivo e gera fidelidade. Somente na rede de supermercados da empresa Coelho Diniz, localizada no Leste de Minas, em torno de 15 mil clientes por mês utilizam o Cartão BigCard. “A BigCard é uma gran-de parceira há quase 18 anos. Fomos o primeiro supermercado

credenciado. Com essa parceria, conseguimos atingir um público fiel que cresce a cada dia e se tornou fundamental para nosso negócio”, esclarece Fábio Coe-lho Diniz, Diretor Financeiro, ressal-tando que todo esse crescimento da BigCard se deve à transparên-cia e seriedade de todos os pro-cessos desenvolvidos pela em-presa desde o início até hoje.

No ramo farmacêutico, Eli-diany Alves Martins, Coordenado-ra de Contas a Receber da rede de Farmácias Indiana, avalia a parceria com a BigCard de forma positiva, pois segundo ela, é pos-sível atender com excelência o cliente que utiliza os cartões entre mais de 100 lojas que possuem, espalhadas nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, seja no atendimento interno ou em entregas. “Sem dúvidas, mante-

Se você deseja aumentar suas vendas e ter mais visibilidade na gestão do seu negócio, faça parte da rede credenciada BigCard. Ligue (33) 2101-1000 ou envie um whatsapp para (33) 98433-4050. Para saber mais, acesse bigcard.com.br.

remos a parceria nas filiais que se-rão inauguradas. A BigCard e os Representantes Comerciais nos proporcionam um atendimento ágil e personalizado”, destaca.

Já na Minas Brasil, empresa com 38 lojas físicas no Estado de Minas Gerais e duas lojas virtuais, o gerente administrativo, Alex San-dro Alves Pereira informa que o Cartão BigCard possui dupla finali-dade: atender o cliente como loja credenciada e valorizar o colabo-rador através do Cartão Premia-ção. “O Cartão é um diferencial e tem uma vantagem: muito bem aceito no mercado e em vários segmentos, o que facilita a vida do colaborador”, comenta Alex Sandro, destacando que essa parceria com Minas Brasil, trouxe para a empresa: organização, fa-cilidade e pontualidade no repas-se dos prêmios, com boa aceita-ção dos nossos colaboradores, que hoje são em torno de 760.

LOJISTAS DESTACAM A IMPORTÂNCIAde fazer parte da rede credenciada BigCard

Fábio afirma que 15 mil pessoas/mês utilizam o Cartão BigCard no Coelho Diniz

Para Alex, a BigCard facilita a vida do colaborador e do cliente Minas Brasil

18

Além da GetNet e Cielo, a BigCard oferece diversas formas de captura de vendas: telefone; maquininha; autorizador de vendas (programa instalado na área de tra-balho dos computadores das lojas credenciadas) e a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), sistema que permite transações financeiras de forma eletrônica.

REPRESENTANTES SÃO “BRAÇOS”na evolução da empresa

A BigCard atinge sua maioridade em constante expansão, presente atualmente em 11 Estados (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catari-na, Sergipe e São Paulo) e no Distrito Federal. O reflexo desse trabalho é fruto do time de profissionais considerados “braços” da evolução da empresa: os Representantes Comerciais. Pessoas compro-metidas que, na ponta, representam a empresa não somente comercialmente, mas zelando pela manutenção do padrão BigCard. Como uma forma de homenageá-los, foi escolhida a história de três gestores, que se destacaram no ano de 2018, fruto de uma pesquisa realizada internamente com os colaboradores. Confira!

Patrick Magno R. MacedoMelhor resultado como Gestor

MONTES CLAROS-MG

“Minha trajetória profissional na Bi-gCard iniciou-se em 2009, como Promotor de Vendas. Acabara de vir de uma instituição financeira. Pude aplicar todo meu aprendiza-do e conhecimento para desen-volver um bom trabalho e acabei me tornando Gerente Regional. A BigCard passava por mudanças no âmbito comercial e foi nesse momento que a diretora Jullyana Alves me convidou a ser Repre-sentante Comercial. Bom com-petidor que sou, aceitei o desafio. Durante todos esses anos, sem-pre há conquistas para destacar. Ressalto o fato de fazer a gestão de outros representantes e de ter assumido uma praça com ca-racterísticas diferentes (no caso, a Bahia), me fazendo buscar muito conhecimento através de pesqui-sas de mercado e planejamento. No aniversário da BigCard, quero agradecer primeiramente a Deus e a toda equipe BigCard. Fazer 18 anos num mercado de oscila-ções não é nada fácil. Todo su-cesso que alcançamos é fruto de muito trabalho árduo”.

Ricardo Pereira Melhor resultado como Representante

AÇAILÂNDIA-MA

“Minha trajetória na empresa co-meçou em 2014, de forma tími-da, porém confiante. Sou natural de Almenara (MG) e lá conheci a empresa BigCard. Quando mudei para Açailândia, no es-tado do Maranhão, vi na região a necessidade da implantação de um cartão com as caracte-rísticas do Cartão BigCard. Não foi fácil, mas com muita persis-tência, consegui mostrar minha determinação e meu trabalho. É um conjunto de dedicação e credibilidade, tanto pesso-al, quanto da empresa, porque conto com a colaboração de uma equipe comprometida, que veste a camisa e sonha junto comigo esse projeto de cresci-mento. Sou muito grato, pois tem contribuído para o meu cresci-mento profissional e me ajuda-do a descobrir meus potenciais como empreendedor. No aniver-sário da BigCard, quero parabe-nizar a empresa pelo aniversário de 18 anos e dizer que é um pra-zer fazer parte dessa empresa tão conceituada”.

André de Souza Melhor Representante avaliado

JUIZ DE FORA-MG

“Minha trajetória na BigCard é de inspiração e começou no dia 10 de abril de 2008, quando fui contratado para o cargo de Pro-motor de Vendas. Ao longo dos anos, fui me aperfeiçoando e tive a oportunidade de virar Gerente de Negócios e depois, Supervi-sor de Vendas. A empresa sem-pre nos deu a oportunidade de desenvolvimento. Então, sempre tive a certeza de que em algum momento teria uma chance de crescer e, o momento oportuno, surgiu: me tornei Gerente Regio-nal da filial de Juiz de Fora em julho de 2013. A empresa passou a ser reconhecida nesta e em outras cidades da região. Tive a oportunidade de contribuir com a implantação do Cartão tam-bém no Distrito Federal, época em que fui informado de que passaria a ser Representante. Foi uma felicidade muito grande. Eu deixaria de ser funcionário em regime CLT e teria meu próprio negócio: um desafio e tanto. Ao comemorarmos hoje os 18 anos da BigCard, só tenho a agrade-cer por tantas realizações”.

LOJISTAS DESTACAM A IMPORTÂNCIAde fazer parte da rede credenciada BigCard

19

AR

TIG

OGE

STÃO

DE

PESS

OAS

Venho assistindo nos quaren-ta anos de psicologia organiza-cional, que as pessoas fazem o sucesso das empresas.

Criada pelos homens, esse organismo vivo, terá no decor-rer de sua existência de manter a interação dinâmica de pesso-as, uns com os outros: clientes, competidores, fornecedores, par-ceiros, governos e funcionários. Gente com competências e ha-bilidades diversas para alcançar objetivos e resultados contínuos.

Contando 18 anos, a BigCard faz na sua história, colaboradores motivados e reconhecidamente dispostos a seguir em frente, bus-cando o aprimoramento e com-petência inovadora.

Implantando o Projeto “De-senvolvendo Competências e Habilidades Empreendedoras” por diligência da Diretora Executi-va Jullyana Alves, é estratégia da Empresa investir na capacitação atualizada de sua equipe de eli-te na maioria “prata da casa”. Na definição mais simples, ca-racteriza alguém que é “criado”, preparado no próprio local onde está atuando profissionalmente. Essa expressão, valoriza a for-mação recebida, desde a mais básica até a mais complexa e culmina em proporcionar ao indi-viduo meios de aprendizado po-sitivo, levando-o a uma posição de destaque e ainda valorizando essa formação.

Procuramos atualizar o meio corporativo, ajudando os cola-boradores a descobrir a força do propósito, sentido de ser e de vi-ver, caminho da produção cria-tiva alinhados aos propósitos da Empresa.

O economista indiano Su-bramanian Rangan, professor de estratégia de negócios na Fran-ça, nos Emirados Árabes e na Fundação Dom Cabral no Brasil, em entrevista à EXAME, maio de 2019, diz do papel fundamental das Empresas na integração de desempenho econômico e pro-gresso social. Isso porque a socie-dade tem clamado em todo o mundo por mais valores morais e as empresas devem seguir esse rumo. “As pessoas parecem ter mais e, ao mesmo tempo, ser

menos. Muitos têm smartphones, mas estão dormindo menos, vão atrás de uma nova tendência que viram nas redes sociais, mas no fim do dia não sentem que essa é, na prática, uma realidade muito feliz”.

A psicologia Positiva consi-dera que as pessoas carregam para seu trabalho angustias, pre-ocupações, alienações e insatis-fações que refletem o mal-estar e afetam o desempenho das tare-fas e as relações com os colegas. O estudo propõe uma gestão de pessoas com reorganização e extensão de atividades para que possam conhecer o signi-ficado daquilo que fazem e ter uma ideia da contribuição de seu trabalho pessoal para as opera-ções da organização como um todo. A maneira mais prática é redimensionar o cargo, estudar os objetivos, as responsabilidades e os desafios das tarefas através de equipes, fornecer apoio emo-cional e desenvolver habilidades conceituais que ampliem a visão sistêmica das pessoas.

Observo que a BigCard vem buscando o aprimoramento es-tratégico, permitindo maior in-teração entre as pessoas e seus superiores, investindo nas consul-torias e implantando novas tec-nologias, incluindo a qualidade total e o modelo humanista de administração com a visão de maior eficiência graças à satisfa-ção das pessoas.

Pensamos numa receita sim-ples para longos anos de prospe-ridade da Empresa: confiança e credibilidade no mercado, inves-timento no seu capital humano. E para seus colaboradores: bom--senso, experiência, estudar e fa-zer o que amam sempre. Todos ganham “saber, saber fazer bem feito e fazer acontecer”.

Psicóloga Clínica/OrganizacionalCRP 3021/04

MARIA MARGARETH ALVES SANTOS

20

Com 18 anos de atuação no mercado de Cartões Convê-nio e Benefício, a BigCard lançou este ano um projeto inovador e audacioso: BigCard Capacita. O objetivo é compartilhar a atua-ção empresarial através de um modelo diferenciado de cursos, workshops e palestras com forte enfoque prático. O primeiro curso aconteceu no mês de maio e dis-cutiu o tema: “Descomplicando Licitações”, em que o responsável pela organização foi o Diretor Ju-rídico da empresa, Vitor Amorim.

O próximo curso já possui data e será focado em um tema em total evidência: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em uma parceria com as empresas Allman Consultoria e B.H Consul-toria e Treinamento, a proposta é abordar conceitos da nova lei que entra em vigor em agosto de 2020, de maneira mais práti-

ca e focada nos profissionais de Recursos Humanos e de Departa-mento Pessoal.

De acordo com o advoga-do que aplicará o curso, a LGPD resultará em impactos diretos na forma como as empresas tratam dados pessoais, inclusive de seus colaboradores. “Observo que muitas empresas não têm a real dimensão do volume de dados pessoais que é tratado desde o processo de seleção até o des-ligamento. A nova lei tratará to-das as situações em torno disso. “Como a BigCard tem um rela-cionamento muito próximo com os profissionais de RH e de De-partamento Pessoal, decidimos preparar algo que pudesse lhes dar subsídio para conhecer e buscar a adoção de práticas ali-nhadas com as diretrizes de pro-teção de dados que a lei traz”, esclarece, Vitor.

O dia 1º de agosto marcou oficialmente a chegada da

BigCard às redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. Fique

ligado! Neste mês de aniversário, muitas ações promocionais vão

movimentar esses perfis.

Disponível para celular Android e usuários

do cartão

“BIGCARD CAPACITA” LEVA CONHECIMENTOpara além dos muros da empresa

BIGCARD CHEGA ÀS REDES SOCIAIS

CURSO GESTÃO DE DADOS PESSOAIS NO RH E DEPARTAMENTO PESSOALAdotando práticas conforme aLei Geral de Proteção de Dados

10 a 12/9. das 19 às 22hAllman Consultoria

(Av. Jequitinhonha, 106, Ilha)

Carga horária: 9 horas/aula

Informações:

[email protected]

(33) 3021-5886

CONHEÇA O GRUPO GESTORDA BigCard

Bruna RamosGerente de Telemarketing e Atendimento

Formada em Psicologia e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

“Feliz por fazer parte dessa equipe e participar das suas conquistas!”

Cleverson Duarte RosaDiretor de TecnologiaFormado em Análise e Desenvolvimento de Sistema, e pós- graduando em Gestão de Projetos“Uma felicidade imensurável por fazer parte da construção dessa história de sucesso!”.

Fernando da Silva BragaDiretor Comercial e de Expansão

“Sinto orgulho de fazer parte, desde o início da história de uma empresa que alcança a maioridade e se desenvolve

a cada dia na vanguarda do mercado”.

Karina SoccolGerente Administrativo (setor contábil)Formada em Administração e Ciências Contábeis; MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria; pós-graduanda em Direito Tributário “Orgulho e gratidão em fazer parte da família BigCard”.

Sátia Garajau da SilvaGerente Administrativo (setor financeiro)

Formada em Administração, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas

“Fazer parte dessa história representa comprometimento. Há alguns anos, iniciei minha carreira aqui com base nesse compromisso.Ao olhar

para trás, vejo que toda a dedicação valeu a pena; ao olharpara a frente não vejo fronteiras”.

Vitor Lourenço de AmorimDiretor JurídicoMBA em Direito Tributário; Pós-Graduando em Direito Digital e Compliance. “Fico honrado em fazer parte da história de uma empresa que incentiva uma atuação profissional inovadora e disruptiva, ao mesmo tempo em que, de forma íntegra e coerente, valoriza o “ser humano” antes do “ser profissional”.

A empresa reuniu seu time de craques e quis saber o que este momento comemorativo representa para eles. Confira!

22

Todo sucesso é fruto de um grande trabalho em equipe!

| ATACADO |REVISTA SINDICOMÉRCIO 12ª EDIÇÃO | Governador Valadares | JUL/AGO/SET/17

23

Foto

: Lilia

n An

dra

de

Estudante universitária, 18 anos