editorial 11ºd

2
‘’Gostas’’ disto? Minuto a minuto, torna-se evidente que as redes sociais apresentam cada vez mais um papel preponderante na vida de cada um de nós. Constantemente, somos “apanhados” a atualizar o nosso perfil, a tecer comentários sobre a vida de cada um dos nossos amigos cibernautas entre outras formas de socializar através de um ecrã. Estes simples cliques quotidianos, dão aso ao sedentarismo e ao vício de tal forma que passamos a ser controlados pelo computador, enclausurados no nosso pequeno mundo virtual. A ingénua e descuidada mentalidade das pessoas leva a que estas partilhem demasiada informação pessoal com desconhecidos. Este erro crasso leva à propagação de boatos infundados e comentários falaciosos, através de manipulação de informação. Não obstante, esta abertura traz um novo problema social/atual: o cyberbullying. Esta nova questão levanta sérios entraves: como se dá online, é muito mais difícil tomar conhecimento das fontes dos comentários e ainda mais complicado eliminar informação alojada na internet. Embora apresente comportamentos de risco, há certos benefícios a considerar: estas novas tecnologias são um novo meio de acesso a informação permitindo-nos manter-nos informados sobre assuntos atuais. Ainda que haja bom senso na cabeça de alguns, o conteúdo apresentado pelas redes sociais não é filtrado estando disponível a qualquer um produto de cariz obsceno, falso ou ainda chocante. Mesmo que através desta tecnologia seja possível interagir com pessoas de outras raças e de outras culturas expandindo o nosso conhecimento a diversos níveis, é perigoso estar em constante contacto com pessoas com as quais não nos relacionamos pessoalmente. Hoje em dia, os relacionamentos começam com um simples “olá” virtual e acabam com uma mera atualização de perfil para “solteiro”. Todavia, a responsabilidade recai sobre cada um de nós. Estaremos dispostos a uma vida banal e infrutífera? Ou deletaremos esta página da nossa vida?

Upload: esccb

Post on 27-Dec-2014

122 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Editorial 11ºd

‘’Gostas’’ disto?

Minuto a minuto, torna-se evidente que as redes sociais apresentam cada vez mais um papel preponderante na vida de cada um de nós. Constantemente, somos “apanhados” a atualizar o nosso perfil, a tecer comentários sobre a vida de cada um dos nossos amigos cibernautas entre outras formas de socializar através de um ecrã.

Estes simples cliques quotidianos, dão aso ao sedentarismo e ao vício de tal forma que passamos a ser controlados pelo computador, enclausurados no nosso pequeno mundo virtual.

A ingénua e descuidada mentalidade das pessoas leva a que estas partilhem demasiada informação pessoal com desconhecidos. Este erro crasso leva à propagação de boatos infundados e comentários falaciosos, através de manipulação de informação. Não obstante, esta abertura traz um novo problema social/atual: o cyberbullying. Esta nova questão levanta sérios entraves: como se dá online, é muito mais difícil tomar conhecimento das fontes dos comentários e ainda mais complicado eliminar informação alojada na internet.

Embora apresente comportamentos de risco, há certos benefícios a considerar: estas novas tecnologias são um novo meio de acesso a informação permitindo-nos manter-nos informados sobre assuntos atuais.

Ainda que haja bom senso na cabeça de alguns, o conteúdo apresentado pelas redes sociais não é filtrado estando disponível a qualquer um produto de cariz obsceno, falso ou ainda chocante. Mesmo que através desta tecnologia seja possível interagir com pessoas de outras raças e de outras culturas expandindo o nosso conhecimento a diversos níveis, é perigoso estar em constante contacto com pessoas com as quais não nos relacionamos pessoalmente.

Hoje em dia, os relacionamentos começam com um simples “olá” virtual e acabam com uma mera atualização de perfil para “solteiro”. Todavia, a responsabilidade recai sobre cada um de nós. Estaremos dispostos a uma vida banal e infrutífera? Ou deletaremos esta página da nossa vida?

Editorial realizado por:

Catarina Silva nº1 11ºD

Ana Íris Gomes nº2 11ºD

Ana Sofia Martins nº4 11ºD

Filipe Martins nº6 11ºD