editaln.01/2007-almg analista legislativo consultor … · 2018-12-27 · concurso pÚblico...

32
~ ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ~ DO ESTADO DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO Edital n. 01/2007- ALMG ANALISTA LEGISLATIVO CONSULTOR LEGISLATIVO , # Area IV - MEIO AMBIENTE e AGROPECUARIA Código 217 SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Este caderno contém a Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos. Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final deste caderno. Ao receber a Folha de Respostas: • confiraseunome,númerodeinscriçãoecargodeopção; • assine, A TINTA, no espaço próprio indicado. AB CD 01.000 020~00 03 oo lIIl o 04 ooo lIIl Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: • use apenas caneta esferográfica azulou preta; • preencha, sem forçar o papel, toda a área reservada à letra correspondente à respostasolicitada em cada questão; • assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta não será computada se houver marcação de mais de uma alternativa, questões não assinaladas ou questões rasuradas. NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas não deve ser dobrada, amassada ou rasurada. CUIDE BEM DELA, ELA É A SUA PROVA. No período estabelecido para a realização da prova, está incluído o tempo necessário à transcrição das respostas do rascunho para a Folha de Respostas. ATENÇÃO: Nos termos do Edital n. 01/2007-ALMG, "Será eliminado do concurso o candidato que [...] portar arma no local de realização das provas [...] portar ou fizer uso de quaisquer equipamentos eletrônicos e/ou instrumentos de comunicação [...] celular [...] ou outros similares [...]." (subitem 8.2, alíneas "f' e"g"). DURAÇÃO TOTAL DA PROVA: QUATRO HORAS ••~.JIl Fundação de FUNCEP Desenvolvimento ••• ~.... d. Pesquisa

Upload: others

Post on 28-May-2020

50 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

~ ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA~ DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CONCURSO PÚBLICOEdital n. 01/2007 - ALMG

ANALISTA LEGISLATIVOCONSULTOR LEGISLATIVO

, #

Area IV - MEIO AMBIENTE e AGROPECUARIACódigo 217

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.Este caderno contém a Prova Objetiva de ConhecimentosEspecíficos.

Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final destecaderno.

Ao receber a Folha de Respostas:• confira seu nome, número de inscrição e cargo de opção;• assine, A TINTA, no espaço próprio indicado.

A B C D

01.000

020~00

03 o o lIIl o04 o o o lIIl

Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas:• use apenas caneta esferográfica azulou preta;• preencha, sem forçar o papel, toda a área reservada à letracorrespondente à resposta solicitada em cada questão;

• assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua respostanão será computada se houver marcação de mais de umaalternativa, questões não assinaladas ou questões rasuradas.

NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO SEM RESPOSTA.A Folha de Respostas não deve ser dobrada, amassada ou rasurada.CUIDE BEM DELA, ELA É A SUA PROVA.

No período estabelecido para a realização da prova, está incluído otempo necessário à transcrição das respostas do rascunho para a Folhade Respostas.ATENÇÃO: Nos termos do Edital n. 01/2007-ALMG, "Será eliminado doconcurso o candidato que [...] portar arma no local de realização dasprovas [...] portar ou fizer uso de quaisquer equipamentos eletrônicose/ou instrumentos de comunicação [...] celular [...] ou outros similares[...]." (subitem 8.2, alíneas "f' e "g").

DURAÇÃO TOTAL DA PROVA: QUATRO HORAS••~.JIl Fundação deFUNCEP Desenvolvimento••• ~.... d. Pesquisa

-ATENÇAO

Senhor(a) Candidato(a),

Antes de começar a fazer a prova, confira se este caderno

contém, ao todo, 60 (sessenta) questões de múltipla

escolha de Conhecimentos Específicos -, cada uma

constituída de 4 (quatro) alternativas, das quais apenas

uma responde corretamente ao que é solicitado em cada

questão.

Havendo algum problema, informe-o imediatamente ao

Aplicador de Provas, para que ele tome as providências

necessárias.

Caso V.Sa. não observe essa recomendação, não lhe

caberá qualquer reclamação ou recurso posteriores.

2

> Conhecimentos Específicos

Questão 01

A variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, entre outros,os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexosecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a variedade dentro de espécies,entre espécies e de ecossistemas, significa

A) Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

B) Biodiversidade.

C) Unidades de Conservação Ambiental.

D) Mercado Voluntário de Crédito de Carbono.

Questão 02

A toda e qualquer alteração de natureza física, química e biológica que venha adesequilibrar o meio ambiente considera-se

A) biossegurança.

B) mudança climática.

C) poluição ambiental.

D) crédito de carbono.

Questão 03O Protocolo de Quioto trata de um dos maiores desafios ambientais da atualidade econsiste em um plano concreto de metas, definido em conjunto pela maioria dos países[...].Em relação ao Protocolo de Quioto, é CORRETO afirmar que ele é um tratado comcompromissos mais rígidos para

A) a preservação de espécies animais em extinção.

B) o racionamento do consumo e preservação da água potável no planeta.

C) a manutenção de santuários ecológicos em vários países.

D) a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa.

3

Questão 04As empresas que, de forma voluntária, se comprometem com a prevenção da poluição ecom melhorias ambientais contínuas, com a conscientização de seus funcionários eclientes, como parte do ciclo normal de gestão empresarial, podem obter o Certificado deQualidade Ambiental ou de Gestão Ambiental em conformidade com a norma

A) NBR 10004.

B) NBR 7500.

C) ISO 14001.

O) ISO 9001.

Questão 05Os órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e asfundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria daqualidade ambiental, constituem o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

O Órgão Consultivo e Deliberativo do SISNAMA é o

A) Conselho Superior do Meio Ambiente (CSMA).

B) Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

C) Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Questão 06

Para regularização ambiental em Minas Gerais, os empreendimentos e atividadesmodificadoras do meio ambiente são enquadrados em seis classes segundo o porte epotencial poluidor.

A Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF) é obrigatória para

A) os empreendimentos classe 1 e classe 2, considerados de impacto ambiental nãosignificativo.

B) os empreendimentos classe 3 e classe 4.

C) os empreendimentos classe 5.

O) os empreendimentos classe 6.

4

Questão 07o licenciamento das seguintes atividades modificadoras do meio ambiente dependerá deelaboração de Estudo de Impacto Ambiental (ElA) e respectivo Relatório de ImpactoAmbiental (RIMA), EXCETO

A) projetos urbanísticos acima de 100 hectares.

B) estradas de rodagem com uma faixa de rolamento.

C) linhas de transmissão de energia elétrica acima de 230 KV.

D) retificação de cursos d'água.

Questão 08Em Minas Gerais, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)Ecológico é um instrumento para beneficiar os municípios que priorizam SaneamentoAmbiental e Unidades de Conservação.

Considerando as condições necessárias para que o município receba a parcela do ICMSEcológico de Saneamento Ambiental, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Os sistemas de tratamento ou disposição devem ter operação licenciada pelo órgãoambiental competente.

B) O sistema de tratamento de esgoto sanitário deve atender, no mínimo,50% (cinqüenta por cento) da população.

C) O sistema de tratamento ou disposição final do lixo deve atender, no mínimo,60% (sessenta por cento) da população.

D) O valor máximo a ser atribuído a cada município não deve exceder o seu investimentoestimado conforme legislação.

Questão 09As Unidades de Conservação, agrupadas em Proteção Integral e Uso Sustentável, são osespaços territoriais e os seus recursos ambientais, legalmente instituídos pelo PoderPúblico, com objetivos de pesquisas científicas e de preservação.

Compõe a Unidade de Proteção Integral, EXCETO

A) a Estação Ecológica.

B) a Reserva Biológica.

C) o Parque Nacional.

D) a Floresta Nacional.

5

Questão 10

A outorga é o instrumento por meio do qual o Poder Público autoriza o usuário a utilizar aságuas de seu domínio, por tempo determinado e com condições preestabelecidas,assegurando aos estados, ao Distrito Federal ou à União o controle qualitativo equantitativo desse uso.

Estão sujeitos à outorga pelo Poder Público os direitos dos seguintes usos de recursoshídricos, EXCETO

A) o uso de recursos hídricos com fins de aproveitamento dos potenciais hidrelétricos.

B) a derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo d'água ou emaqüífero subterrâneo para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumode processo produtivo.

C) o uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleospopulacionais, distribuídos no meio rural.

D) o lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos,tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final.

Questão 11

As águas doces são classificadas segundo a qualidade requerida para os seus usospreponderantes em cinco classes.

As classes são destinadas ao abastecimento para o consumo humano, após desinfecção,tratamento simplificado ou convencional ou avançado, EXCETO

A) a Classe 1 e a Classe 2.

B) a Classe 3.

C) a Classe 4.

D) a Classe Especial.

6

Questão 12

Para assegurar os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos, foram instituídosos Comitês de Bacias Hidrográficas com participação do Poder Público, dos usuários daságuas e das entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia.

Considerando as competências desses comitês, no âmbito de sua área de atuação,assinale a alternativa INCORRETA.

A) Analisar e aprovar estudos e relatórios de impacto ambiental de atividade efetiva oupotencialmente poluidora.

B) Promover o debate das questões relacionadas a recursos hídricos e articular aatuação das entidades intervenientes.

C) Aprovar e acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos da bacia e sugeriras providências necessárias ao cumprimento de suas metas.

O) Estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir osvalores a serem cobrados.

Questão 13

Nos termos do Código Florestal Brasileiro, são consideradas áreas de preservaçãopermanente as florestas e demais formas de vegetação situadas ao longo dos rios ou dequalquer curso d'água desde o seu nível mais alto, em faixa marginal, cuja largura mínimaesteja entre as abaixo relacionadas, EXCETO

A) 50 (cinqüenta) metros para os cursos d'água com largura igualou superior a 10 (dez)metros e inferior a 50 (cinqüenta) metros.

B) 100 (cem) metros para os cursos d'água com largura igualou superior a50 (cinqüenta) metros e inferior a 200 (duzentos) metros.

C) 200 (duzentos) metros para os cursos d'água com largura igualou superior a 200(duzentos) metros e inferior a 600 (seiscentos) metros.

O) 300 (trezentos) metros para os cursos d'água que tenham largura igualou superior a600 (seiscentos) metros.

Questão 14

A um infrator que pratique condutas ou atividades lesivas ao meio ambiente, consideradascrime culposo, poderão ser aplicadas as seguintes penas restritivas de direito, EXCETO

A) prestação de serviços à comunidade.

B) interdição temporária de direitos.

C) reclusão por período superior a 04 (quatro) anos.

O) prestação pecuniária.

7

Questão 15

Terão legitimidade para interpor os recursos sobre decisão relativa ao requerimento delicenciamento ambiental ou concessão de autorização ambiental de funcionamento,EXCETO

A) o titular de direito atingido pela decisão que for parte no processo.

B) o terceiro, cujos direitos e interesses forem afetados pela decisão.

C) o membro titular representante de organização ou associação na Unidade RegionalColegiada.

D) o cidadão, a organização ou associação que represente os direitos e interessescoletivos ou difusos.

Questão 16

São obrigadas a realizar auditorias ambientais periódicas, com intervalo máximo de doisanos, as seguintes empresas ou atividades de elevado potencial poluidor, EXCETO

A) as unidades de geração de energia elétrica a partir de fontes térmicas e radioativas.

B) as instalações destinadas ao recebimento e gestão de resíduos da construção civil.

C) as instalações de tratamento e os sistemas de disposição final de esgotos domésticos.

D) as instalações de processamento e de disposição final de resíduos tóxicos ouperigosos.

Questão 17

Considerando os requisitos essenCiaiS para que os projetos de Mecanismo deDesenvolvimento Limpo (MDL) resultem na obtenção de Certificado de Redução deEmissão de Carbono, negociáveis no Mercado de Carbono, assinale a afirmativaINCORRETA.

A) Participação voluntária no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo aprovada por todasas partes envolvidas.

B) Benefícios reais, mensuráveis e de longo prazo relacionados com a mitigação damudança do clima.

C) Reduções de emissões que sejam adicionais às que ocorreriam na ausência daatividade certificada de projeto.

D) Manutenção do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo sob a autoridade e orientaçãodas municipalidades.

8

Questão 18

Analise a seguinte Informação.

As atividades e projetos que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGM) eseus derivados, relacionados ao ensino com manipulação de organismos vivos, àpesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial ficam restritosao âmbito de

I. entidades de direito público;

li. entidades de direito privado;

111.pessoas físicas em atuação autônoma e independente;

IV. pessoas físicas que mantenham vínculo empregatício com pessoas jurídicas.

A análise permite concluir que completam corretamente o enunciado apenas os itens

A) I e IV.B) li e 111.

C) I e li.D) 111e IV.

Questão 19

Analise a seguinte informação.

Nos municípios de Minas Gerais é adotada a prática da disposição de resíduos sólidosurbanos em aterros, sanitários ou controlados, e em lixões.

Nesses locais, há geração de biogás que tem em sua composição, em maioresquantidades, os seguintes gases de efeito estufa:

I. Dióxido de Carbono (COz);

11. Hidrofluorcarbonetos (HFCs);

111.Metano (CH4);

IV. Óxido nitroso (NzO).

A análise permite concluir que completam corretamente o enunciado apenas os itens

A) I e 111.

B) I e IV.

C) li e IV.D) II e 111.

9

Questão 20Analise a seguinte informação.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) deMinas Gerais atua como órgão seccional coordenador do Sistema Nacional do MeioAmbiente (SISNAMA) e integra o Sistema Nacional de Gerenciamento dos RecursosHídricos, tendo como Órgãos Colegiados:

I. A Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM)

11. O Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM)

111.O Instituto Estadual de Florestas (IEF)

IV. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH)

V. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM)

A análise permite concluir que completam corretamente o enunciado apenas os itens

A) I, 11e V.B) I eV.

C) 11e IV.

O) 11, 111e IV

Questão 21

Analise a seguinte informação.

A Agenda 21, aprovada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente eDesenvolvimento em 1992, subsidiou a construção da Agenda 21 Brasileira que pode serconsiderada como

I. um processo de planejamento participativo para orientar o futuro do país de formasustentável;

11. um plano de governo com metas e recursos definidos para aplicação emdesenvolvimento urbano;

111.uma nova parceria que induz a sociedade a compartilhar responsabilidades edecisões junto com os governos;

IV. um plano de governo com metas e recursos definidos para aplicação emdesenvolvimento rural.

A análise permite concluir que completam corretamente o enunciado apenas os itens

A) I e 111.

B) 11e IV.

C) I e IV.

O) 11e 111.

10

Questão 22

Analise a seguinte informação.

Em Minas Gerais, a responsabilidade por infração ambiental decorrente da instalação ouoperação de empreendimento ou atividade sem as licenças ambientais competentes ousem a autorização ambiental de funcionamento será excluída pela denúncia espontânea,quando

I. o infrator, concomitantemente com a denúncia, formalizar pedido de Licença deInstalação (LI) ou Licença de Operação (LO).

11. o infrator, concomitantemente com a denúncia, formalizar pedido de AutorizaçãoAmbiental de Funcionamento.

111.o infrator, após o início de qualquer medida de fiscalização relacionada com oempreendimento, formalizar a denúncia espontânea.

IV. o infrator, após o início de qualquer procedimento administrativo relacionado com oempreendimento, formalizar a denúncia espontânea.

V. o infrator demonstrar a viabilidade ambiental do empreendimento, obtendo a licençanos prazos previstos na legislação.

A análise permite concluir que completam corretamente o enunciado apenas os itens

A) I, 111e IV.B) 11e IV.C) I, 11e V.D) 111e IV.

11

Questão 23

Analise a seguinte informação.

O Brasil, pela sua localização geográfica e seu tamanho continental, abriga grandesbiomas terrestres. Minas Gerais abriga os seguintes biomas terrestres

I. cerrado;

11. pampa;

111.caatinga;

IV. pantanal;

V. mata atlântica.

A análise permite concluir que completam corretamente o enunciado apenas os itens

A) 1,IVeV.

B) I, 11e IV.

C) 11,111e IVD) I, 111e V.

Questão 24

As Conferências Ambientais da ONU estabeleceram alguns princípios universais.

Numere a COLUNA I de acordo com a COLUNA 11, relacionando os princípios aosrespectivos conceitos.

COLUNA I

1 . Princípio doDesenvolvimentoSustentável

2. Princípio daPrecaução

3. Princípio doPoluidor-pagador

4. Princípio daParticipação

COLUNA 11

( ) é o que assegura o acesso adequado a informaçõesrelativas ao meio ambiente, disponíveis pelo poderpúblico, e a oportunidade de opinar nos processosdecisórios.

( ) é o que prevê a utilização dos recursos naturais para asatisfação das necessidades atuais, sem comprometeras necessidades das gerações futuras.

( ) é o que requer a redução da extensão, da freqüência ouda incerteza do dano.

( ) é o que impõe a obrigação de recuperar e/ou indenizaros danos causados.

Assinale a alternativa que representa a seqüência de números CORRETA.

A) (1) (3) (2) (4)

B) (4) (1) (2) (3)

C) (3) (2) (4) (1)

D) (4) (1) (3) (2)

12

COLUNA I

1 . Grupo A

2. Grupo B

3. Grupo C

4. Grupo O

5. Grupo E

Questão 25

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) classifica os resíduos de serviços desaúde em grupos, considerando os riscos que apresentam à saúde ou ao meio ambiente.

Numere a COLUNA I de acordo com a COLUNA 11,relacionando o grupo de resíduoscom as respectivas características.

COLUNA 11

( ) Resíduos que não apresentem risco biológico, qUlmlco ouradiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo serequiparados aos resíduos domiciliares.

( ) Materiais perfurocortantes ou escarificantes.

( ) Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, porsuas características, podem apresentar risco de infecção.

( ) Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas quecontenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limitesde isenção especificados nas normas do CNEN e para os quais areutilização é imprópria ou não prevista.

( ) Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentarrisco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suascaracterísticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade etoxicidade.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

A) (1) (3) (5) (2) (4)B) (2) (4) (3) (5) (1)

C) (3) (5) (4) (1) (2)O) (4) (5) (1) (3) (2)

Questão 26São fatores que implicaram baixo crescimento do ritmo de esmagamento de soja no Brasile o crescimento das exportações do grão nos últimos anos, EXCETO

A) a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobrea exportação, em setembro de 1996 (Lei Kandir).

B) a elevada eficiência das processadoras nacionais, com baixa capacidade ociosa elogística favorável para exportação.

C) as políticas protecionistas em países importadores, privilegiando a importação de sojaem grão em detrimento dos produtos processados (óleo e farelo).

O) o alto custo de carregamento de estoques de soja no Brasil, em função das altastaxas de juros.

13

Questão 27Todas as afirmativas abaixo sobre o Sistema Agroindustrial (SAG) da soja no Brasil e suaevolução estão corretas, EXCETO

A) a expansão do plantio da soja nas regiões de fronteira agrícola foi impulsionada pelodomínio das tecnologias de produção no Cerrado e pela abundância de crédito para acompra de máquinas e equipamentos.

B) as fragilidades do País em termos de infra-estrutura de armazenamento, transporte eportuárias elevam substancialmente os custos de comercialização da soja, secomparados com os dois principais concorrentes: Argentina e Estados Unidos.

C) mantendo-se as políticas internas atuais, o Brasil deverá se consolidar comofornecedor de soja em grão para indústrias instaladas em outras regiões do mundo,em especial, na Ásia, em detrimento das indústrias de processamento no País.

D) somente para o óleo de soja, o Brasil tem se mostrado mais competitivo para ampliar,de forma consistente, sua participação nas exportações mundiais, devido à altacapacidade de esmagamento e escala de produção internas.

Questão 28Analise as seguintes afirmativas sobre a produção de soja no Brasil e assinale com V asverdadeiras e com F as falsas.

( ) A biotecnologia, mediante o desenvolvimento de soja geneticamente modificada,ainda não se aplica à produção no Brasil e é tratada como ferramenta apenas parao futuro.

( ) As principais vantagens competitivas do Brasil na produção de soja são apossibilidade de ganhos de escala, alta produtividade, oferta hídrica abundante etecnologia de ponta.

O Brasil apresenta como desvantagens na produção de soja os elevados juros,infra-estrutura deficiente, escassez de crédito e a má gestão pelos produtoresrurais.

( ) Os aspectos tributários internos não afetam a cadeia produtiva da soja quedepende exclusivamente de ganhos de escala para seu crescimento.

( ) Os custos totais de produção da soja são menores no Brasil, mas essa vantagemvem se reduzindo devido ao aumento contínuo dos custos diretos de produção, asdeficiências na logística e a fatores recentes, como a ferrugem da soja.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

A) (F) (V) (V) (F) (V)

B) (F) (F) (V) (V) (F)

C) (V) (F) (V) (F) (F)

D) (V) (V) (F) (V) (V)

14

J

Questão 29Sobre a dinâmica do mercado de milho no Brasil, é CORRETO afirmar que

A) a cadeia produtiva do milho é dependente das políticas públicas de apoio àcomercialização, como os Empréstimos do Governo Federal (EGF).

B) o aumento da produção de milho-safrinha nos últimos anos não alterou a dinâmica depreços do grão entre os primeiros e segundos semestres no País.

C) o milho sempre foi um produto cujos preços internos respondem às condições domercado internacional.

O) a produção brasileira é afetada diretamente pelas condições econômicas mundiaispelo fato de o Brasil ser um exportador tradicional de milho.

Questão 30Todos os fatores abaixo constituem iniciativas de desenvolvimento da cadeia produtiva deetanol no Brasil, EXCETO

A) a automação do processamento industrial buscando maior produtividade dacapacidade instalada.

B) a legislação nacional que obriga a mistura de etanol ao diesel em 2%, a partir de2008, e 5%, a partir de 2013.

C) a mecanização da atividade agrícola buscando maior produtividade e redução decustos.

O) as pesquisas agronômicas para desenvolver variedades de cana-de-açúcar maisprodutivas.

Questão 31

"Produção incipiente, tecnologia de processamento imatura e elevados custos" são osprincipais problemas que afetam atualmente a produção nacional de

A) biodiesel.

B) etanol.

C) milho.

O) soja.

15

Questão 32

Sobre as cadeias agroindustriais de carnes (frango, suíno e bovino) e leite em MinasGerais, numere a COLUNA 11de acordo com a COLUNA I, relacionando a cadeiaagroindustrial a suas características.

COLUNA I

1 . Cadeia Agroindustrial deCarne Bovina

2. Cadeia Agroindustrial deCarne de Frango

3. Cadeia Agroindustrial deCarne Suína

4. Cadeia Agroindustrial deLeite

COLUNA 11

( ) a Bolsa, gerenciada pela Associação deProdutores, dá transparência e sinaliza ospreços ao mercado nessa cadeia.

( ) a criação apresenta alto padrão tecnológico einvestimentos em genética reduziram custos ea idade de abate dos animais.

( ) a maioria dos produtores mineiros participamdo sistema de integração nesta cadeia, pormeio de contratos com a agroindústria.

( ) embora exista pagamento diferenciado porvolume e esteja começando o pagamento porqualidade, a relação entre produtores eindústrias é frágil.

( ) na comercialização do produto final, contratosentre os frigoríficos e os varejistas são raros,prevalecendo a informalidade e fidelidade deentrega.

( ) no período entre 1995 e 2000, o número deprodutores reduziu a uma taxa média de 1,7%ao ano, enquanto a produção cresceu 5% aoano.

( ) o abate é realizado, atualmente, com animaisem idade média de pouco mais de três anos,demonstrando maior eficiência na produção emelhoria da qualidade da carne.

( ) o sistema de integração entre produtor eindústria é pouco avançado nessa cadeia noestado.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

A) (2) (3) (4) (3) (1) (2) (1) (4)

B) (3) (1) (2) (3) (2) (4) (1) (4)C) (3) (2) (2) (4) (1) (4) (1) (3)

O) (4) (4) (3) (1) (2) (3) (2) (1)

16

Questão 33

De acordo com o Plano Nacional de Agroenergia, são fontes agroenergéticas, EXCETO

A) florestas e seus produtos.

B) fontes lipídicas animais e vegetais.

C) gás natural.

D) resíduos ou dejetos da agropecuária e agroindústria.

Questão 34Sobre a inserção dos biocombustíveis brasileiros (etanol e biodiesel) no mercado mundial,assinale a afirmativa INCORRETA.

A) A redução ou eliminação do imposto de importação, principalmente nos EstadosUnidos e na União Européia, favoreceria a ampliação das exportações de etanol.

B) A viabilidade das exportações de álcool combustível depende, dentre outros fatores,de investimentos em infra-estrutura logística para escoamento do produto.

C) O biodiesel, devido à baixa escala de produção e à demanda interna obrigatória, nãodeverá ser exportado inicialmente.

D) Os preços internacionais do petróleo não afetam o potencial de exportação debiocombustíveis do Brasil.

Questão 35A soma de todas as operações que abrange a produção de insumos e máquinas(fertilizantes, corretivos, agrotóxicos, rações, medicamentos, tratores e implementos), aprodução agropecuária, o beneficiamento e industrialização de produtos agropecuários, adistribuição (atacado e varejo), o setor de embalagem, serviços de logística e demaisserviços (assistência técnica, pesquisa, financiamento e informação) é denominada

A) agroindústria.

B) complexo agroindustrial.

C) produção primária.

D) setor rural.

17

Questão 36NÃO é característica de eficiência e competitividade da cadeia produtiva do café emMinas Gerais,

A) a cultura intensiva em capital de giro e em mão-de-obra, principalmente na fase decolheita.

B) a introdução de novos processos de produção visando qualidade, produtividade eredução de custos.

C) a organização de produtores em cooperativas.

O) voltar-se exclusivamente para exportação e depender do dinamismo do mercadointernacional.

Questão 37As transformações estruturais por que vem passando o país nas últimas décadas têm

como conseqüência três fenômenos determinantes para a .: a

oligopolização crescente, a exclusão tecnológica e a mobilidade geográfica da base

produtiva.

Assinale a alternativa que contém a palavra ou expressão que completa corretamente otrecho acima.

A) agropecuária nacional.

B) cadeia produtiva.

C) economia.

O) produção de máquinas agrícolas.

Questão 38São impactos da grande deficiência logística do Brasil para as cadeias produtivas emgeral, EXCETO

A) menores preços recebidos pelos produtores rurais por causa do alto custo detransporte entre as regiões.

B) aumento da competitividade das exportações.

C) aumento dos gastos públicos com subsídios à comercialização entre as regiõessuperavitárias na produção e as regiões deficitárias.

O) desestímulo à produção nas regiões de fronteira agrícola.

18

1------------- --

Questão 39

Produção realizada predominantemente em pequenas propriedades de agriculturafamiliar, baixo nível de uso de tecnologias e baixa densidade de processamento sãocaracterísticas comuns às cadeias agrícolas mineiras de

A) arroz e feijão.

B) batata e soja.

C) cana-de-açúcar e frutas.

D) milho e trigo.

Questão 40Constituem o Sistema Operacional da Agricultura (SOAPA), estrutura institucional dogoverno estadual de Minas Gerais para o setor agropecuário, coordenado pela Secretariade Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os seguintes órgãos, EXCETO

A) Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/MG)

B) Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)

C) Fundação Ruralmineira de Colonização e Desenvolvimento Agrário (RURALMINAS)

D) Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (ITER)

Questão 41

As seguintes afirmativas referem-se ao panorama da mineração conforme Cadernos doBDMG n. 15, setembro de 2007.

Analise-as e assinale a alternativa INCORRETA.

A) As maiores reservas mundiais de minério de ferro estão localizadas na Austrália, noBrasil, na China, na Rússia e na Ucrânia.

B) A bauxita é a principal matéria-prima na indústria de alumínio e, no Brasil, as reservasmais abundantes estão localizadas no estado do Pará, as quais têm, como principalconcessionária, a empresa Mineração Rio do Norte.

C) O nióbio é encontrado nos minerais columbita-tantalita e pirocloro, e as reservasbrasileiras desse metal estão concentradas nos estados do Amazonas e Goiás. AMineração Catalão de Goiás é responsável pela maior parte da produção brasileira.

D) A mineração de zinco é fortemente vinculada à produção de aços de maior valoragregado, sendo o principal uso desse metal na galvanização, seja na produção dechapas galvanizadas na siderurgia, seja em galvanoplastia para acabamento eproteção anticorrosiva de peças metálicas.

19

Questão 42

a Decreto n. 44.309/2006, de 05 de junho de 2006, estabelece normas para olicenciamento ambiental e a autorização ambiental de funcionamento, tipifica e classificaas infrações às normas de proteção ao meio ambiente e aos recursos hídricos eestabelece o procedimento administrativo de fiscalização e aplicação das penalidades.

Assinale a alternativa abaixo que está em desacordo com esse decreto.

A) Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA),mediante justificativa técnica, poderá convocar ao licenciamento ambiental qualquerempreendimento ou atividade, ainda que, por sua classificação em função do porte epotencial poluidor ou degradador, não esteja sujeito ao licenciamento ambiental.

B) a caPAM poderá estabelecer prazos diferenciados para a análise do requerimentode cada modalidade de licença ou autorização ambiental de funcionamento, emfunção das peculiaridades da atividade ou do empreendimento, bem como aformulação de exigências complementares, respeitados os prazos máximosestabelecidos no Decreto n. 44.309/2006, de 05 de junho de 2006.

C) Compete ao CaPAM estabelecer os critérios de porte e potencial poluidor oudegradador para os empreendimentos e atividades modificadoras do meio ambientepassíveis de autorização ambiental de funcionamento ou de licenciamento ambientalno nível estadual.

D) a prazo para concessão das licenças referidas ao licenciamento ambiental e daautorização ambiental de funcionamento será de seis meses, ressalvados os casosem que houver a necessidade de apresentação de Estudo de Impacto Ambiental (ElA)e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), ou realização de audiênciapública, quando o prazo será de até 12 (doze) meses, contados, em qualquerhipótese, da data de formalização do processo.

20

Questão 43

Considerando o que dispõe a legislação brasileira, assinale a alternativa que apresenta ainformação CORRETA.

A) A Resolução COPAM n. 237 revisa procedimentos e critérios utilizados nolicenciamento ambiental, de forma a incorporar ao sistema de licenciamento osinstrumentos de gestão ambiental e a integrar a atuação dos órgãos do SistemaNacional de Meio Ambiente (SISNAMA) na execução da Política Nacional do MeioAmbiente.

B) A Resolução CONAMA n. 001, de 23 de janeiro de 1986, é definida pelo ConselhoEstadual de Política Ambiental (COPAM) e trata das responsabilidades, dos critériosbásicos e das diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de ImpactoAmbiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.

C) A Deliberação Normativa n. 74, de 09 de setembro de 2004, de autoria do COPAM,estabelece critérios para classificação, segundo o porte e potencial poluidor deempreendimentos e atividades modificadoras do meio ambiente passíveis deautorização ou licenciamento no nível estadual, determina normas para indenizaçãodos custos de análises de pedidos de autorização e de licenciamento ambiental e dáoutras providências.

D) A Lei n. 7.772, de 8 de dezembro de 1980, é uma lei federal que dispõe sobre aconservação, melhoria e proteção do meio ambiente e critérios utilizados nolicenciamento ambiental de forma a integrar a atuação dos órgãos do SistemaNacional de Meio Ambiente (SISNAMA).

Questão 44Analise as seguintes afirmativas e assinale a informação INCORRETA.

A) Entre os metálicos não-ferrosos e de acordo com o índice Geral de Preços de London- Metal Exchange - LME (2000-2007), os problemas das relações dos governos daChina e Indonésia com o setor produtivo têm comprometido as ofertas de estanho eníquel, implicando tendências de esgotamento dos estoques da LME e conseqüenteescalada de preços destes metais.

B) Levando em consideração a valorização das ações das empresas na Bolsa deValores de São Paulo (BOVESPA) 1º semestre/2007, a rentabilidade da Mineração eMetálicos S.A. (MMX) superou acentuadamente as ações da Vale (Companhia Valedo Rio Doce).

C) A exportação anual de rochas ornamentais cresceu significativamente nos últimoscinco anos, com destaque para ardósia, pedra sabão e pedra São Tomé.

D) As exportações brasileiras de minério de ferro têm atingido recordes históricosultimamente: US$ 4,7 bilhões em 2004, US$ 7,2 bilhões em 2005 e US$ 10,3 bilhõesem 2006, representando, respectivamente, 4,9%, 6,2% e 7,5% das exportaçõesbrasileiras.

21

Questão 45Baseado no ranking mundial 2005/2006 relatado no Informe Mineral - DepartamentoNacional da Produção Mineral, volume 5, 1º semestre de 2007, e com enfoqueexclusivamente no estado de Minas Gerais, analise as seguintes informações e assinale aMAIS CORRETA.

A) Plantas indústriais de processamento de minérios de cromo, níquel e tântalo estãoinstaladas nos municípios de Brumadinho, Itabira, Mariana, Nova Lima e Ouro Preto.

B) Araxá e Tapira são municípios produtores de nióbio e rocha fosfática. O nióbio estáassociado ao mineral pirocloro, e a rocha fosfática é portadora do mineral-minérioapatita.

C) Jazidas de apatita, argila, caulim e magnesita estão em atividades nas localidades deBarão de Cocais, Fortaleza de Minas, Paraopeba, São Gonçalo e Santa Bárbara.

D) Bauxita, calcário, estanho, ouro e zinco são extraídos nos municípios de Juiz de Fora,Lavras, Porteirinha e Sete Lagoas.

Questão 46

Com relação ao controle ambiental da mineração no Brasil, podemos afirmar que

A) o Governo Federal, por meio do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA),estabelece e define normas gerais, permitindo aos estados e municípiosdeterminarem procedimentos de seu interesse, assim como licenciar, controlar efiscalizar.

B) os recursos minerais são bens da União, conseqüentemente, a União, os estados emunicípios legislam e atuam nas questões ambientais.

C) as concessões ambientais, bem como o gerenciamento ambiental no Brasil, seguemmodelos do Canadá e dos Estados Unidos.

D) a coordenação e formulação de Política Nacional de Meio Ambiente é deresponsabilidade do Ministério do Meio Ambiente, que estabelece critérios, normas epadrões para licenciamento ambiental a ser concedido e controlado tão-somentepelos órgãos ambientais estaduais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente(SISNAMA).

22

Questão 47A Lei n. 9.605, de fevereiro de 1998, dispõe sobre as sanções penais e administrativasderivadas de consultas e atividades lesivas ao meio ambiente e dá outras providências.

Assinale a alternativa que trata exclusivamente do agravamento da pena do infrator deacordo com essa lei.

A) Baixo grau de instrução ou de escolaridade e remorso do infrator manifestado pelaespontânea reparação do dano ou limitação significativa da degradação ambientalcausada.

B) Comunicação prévia do perigo iminente de degradação ambiental e colaboração doinfrator com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental.

C) Infrator analfabeto, reincidente nos crimes de natureza ambiental comete infraçãofacilitada por funcionário público no exercício de suas funções.

D) Infração cometida afetando ou expondo a perigo, de maneira grave, a saúde públicaou o meio ambiente, coagir terceiros para a execução material da infração, comotambém concorrer para danos à propriedade alheia.

Questão 48Baseado no mapa da bacia do rio das Velhas e de acordo com Cadernos Manuelzão,volume I, n. 1, junho de 2006, Belo Horizonte: Projeto Manuelzão, analise as seguintesinformações e assinale a alternativa CORRETA.

A) A bacia do rio das Velhas inclui os municípios de Belo Horizonte, Belo Vale, Corinto,Curvelo, Pirapora, Sabará, Santana do Pirapama e Santana do Riacho.

B) Os rios Bicudo, Cipó, Curimataí, Pardo Grande e Riacho de Santana, bem como osribeirões Arruda e da Onça, fazem parte dos afluentes do rio das Velhas.

C) A nascente do rio das Velhas está localizada no município de Ouro Preto nalocalidade denominada Cachoeira das Andorinhas.

D) O rio Cipó recebe as águas do ribeirão Maquiné antes de desaguar no rio das Velhas.

23

Questão 49

São conhecidos diversos problemas ambientais provocados pela mineração no Brasil. Ostrechos abaixo citam determinadas atividades minerais e alguns de seus principaisimpactos ambientais.

Assinale a alternativa em que se desconsidera um fato ambiental importante.

A) A produção de areia para construção civil pode provocar assoreamento de rios,contaminação do lençol freático e destruição da mata ciliar.

B) Um dos principais danos causados aos recursos hídricos pelas minerações de carvãono sul do Brasil está relacionado aos rejeitos piritosos expostos à água e ao ar, queoxidam e produzem águas ácidas.

C) As minerações de ouro afetam o meio ambiente exclusivamente com a produção derejeitos ricos em metais pesados e com a utilização de mercúrio na separação dominério de forma inadequada. Entretanto, a presença do arsênio é um problemacomumente irrelevante.

O) Os efeitos que podem ser denominados externalidades provocados pelas mineraçõesestão associados às alterações ambientais, conflitos de uso do solo, depreciação deimóveis vizinhos, geração de áreas degradadas dentre outros.

24

Questão 50No Brasil, a mineração, de um modo geral, está submetida a um conjunto deregulamentações, em que os três níveis de poder estatal têm atribuições com relação àmineração e ao meio ambiente. Abaixo destacamos cinco desses órgãos e suasresponsabilidades na definição das diretrizes e regulamentações, bem como suas formasde atuar na concessão, fiscalização e cumprimento da legislação mineral e ambiental parao aproveitamento dos recursos minerais.

Numere a COLUNA 11de acordo com a COLUNA I, identificando esses órgãos.

COLUNA I1 . Agência Nacional de Águas

(ANA)

2. Conselho Nacional do MeioAmbiente (CONAMA)

3. Conselho Nacional de RecursosHídricos (CNRH)

4. Departamento Nacional deProdução Mineral (DNPM)

5. Instituto Brasileiro de MeioAmbiente e dos RecursosNaturais Renováveis (IBAMA)

6. Ministério do Meio Ambiente(MMA)

7 . Ministério de Minas e Energia(MME)

8. Secretaria de Minas e Metalurgia(SMM/MME)

9. Serviço Geológico do Brasil(CPRM) (Companhia de Pesquisade Recursos Minerais)

COLUNA 11( ) Órgão responsável por formular e

coordenar a implementação das políticasdo setor mineral.

( ) Órgão responsável por gerar e difundirconhecimento geológico e hidrológico,além de disponibilizar informações econhecimento sobre o meio físico para agestão territorial.

( ) Órgão responsável por formular aspolíticas de recursos hídricos: promover aarticulação do planejamento de recursoshídricos; estabelecer critérios gerais para aoutorga do direito de uso dos recursoshídricos; estabelecer critérios gerais para aoutorga de direito de uso dos recursoshídricos e para a cobrança pelo seu uso.

( ) Órgão responsável, em nível federal, pelolicenciamento e fiscalização ambiental.

( ) Órgão responsável por formular ecoordenar as políticas ambientais, assimcomo acompanhar e superintender suaexecução.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

A) (8) (4) (3) (5) (2)

B) (7) (9) (1) (2) (6)C) (4) (3) (1) (6) (7)

D) (8) (9) (3) (5) (6)

25

Questão 51Conforme previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, éINCORRETO afirmar que, entre os Princípios Gerais da Atividade Econômica ,se incluem

A) defesa do consumidor e redução das desigualdades regionais e sociais.

B) fixação da taxa de juros reais pelo Conselho Monetário Nacional e exploração daatividade econômica estratégica por empresas públicas e sociedades de economiamista.

C) função social da propriedade e busca do pleno emprego.

D) livre concorrência e defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamentodiferenciado, conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seusprocessos de elaboração e prestação.

Questão 52

Analise as seguintes afirmativas sobre a Ordem Econômica e Financeira prevista naConstituição da República Federativa do Brasil de 1988 e assinale com V as verdadeirase com F as falsas.

( ) As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energiahidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ouaproveitamento, e pertencem à União, garantida ao concessionário a propriedadedo produto da lavra.

( ) Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, naforma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo estedeterminante para o setor público e indicativo para o setor privado.

( ) É vedada a outorga de autorização ou concessão pela União para pesquisa e lavrade recursos minerais e para aproveitamento dos potenciais de energia hidráulicalocalizados em terras indígenas.

( ) O Estado poderá contratar exclusivamente com empresas estatais a realização deatividades que constituem monopólio da União, observadas as condiçõesestabelecidas em lei.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

A) (F) (V) (V) (V)

B) (V) (F) (V) (V)

C) (V) (V) (F) (F)

D) (F) (F) (V) (F)

26

Questão 53Sobre as disposições relativas ao Desenvolvimento Econômico na Constituição do Estadode Minas Gerais de 1989, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) As entidades de administração indireta no exercício de atividade econômica, quandomotivadas por relevante interesse coletivo, poderão gozar de privilégio fiscal nãoextensivo ao setor privado.

B) O Estado adotará instrumentos para apoio ao associativismo e estímulo à organizaçãoda atividade econômica em cooperativas, mediante tratamento jurídico diferenciado.

C) O Estado dispensará tratamento jurídico diferenciado à microempresa e à empresa depequeno porte, assim definidas em lei, com a simplificação de suas obrigaçõesadministrativas, tributárias e creditícias, ou com a eliminação ou a redução destas pormeio de lei.

D) O Estado, para fomentar o desenvolvimento econômico, observados os princípios daConstituição da República e os desta Constituição, estabelecerá e executará o PlanoMineiro de Desenvolvimento Integrado, que será proposto pelo Conselho deDesenvolvimento Econômico e Social e aprovado em lei.

Questão 54Analise as seguintes afirmativas sobre o Fundo de Fomento e DesenvolvimentoSocioeconômico do Estado de Minas Gerais (FUNDESE), criado pela Lei n. 11.396/1994do Governo de Minas Gerais e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) É vedado ao FUNDESE destinar recursos para despesas com pessoal, pararemuneração por serviços pessoais e realização de despesas de manutenção ecusteio dos agentes previstos em sua Lei de criação.

( No caso de financiamento para investimento fixo em Município situado na área deabrangência do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais(IDENE), o valor da operação poderá atingir 100% do investimento fixo previsto noprojeto aprovado pelo FUNDESE.

( ) O FUNDESE terá como gestor e agente financeiro o Banco de Desenvolvimentode Minas Gerais S.A. (BDMG) que atuará também como mandatário do Estadopara os fins previstos em sua Lei de criação.

( ) Poderão ser beneficiárias de operações de financiamento com recursos doFUNDESE as pequenas e microempresas, conforme definidas em lei estadual, eas médias empresas e cooperativas, conforme definidas em regulamento.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

A) (F) (V) (F) (V)

B) (V) (F) (V) (F)

C) (V) (F) (V) (V)

D) (F) (F) (V) (F)

27

Questão 55Conforme discussão sobre a construção econômica recente contida no Volume I "Pontode Partida" do Estudo do BDMG "Minas Gerais do Século XXI", é INCORRETO afirmarque, nas últimas quatro décadas,

A) Minas continua a demonstrar certa assimetria entre a sua base produtiva agropecuáriae sua capacidade de processamento industrial, inserindo-se nacionalmente comoimportante fornecedora de produtos in natura para o resto do Brasil.

B) o complexo metal-mecânico não somente manteve uma elevada capacidade dearraste sobre a economia mineira, mas também forneceu as bases para maiorintegração à jusante na cadeia produtiva no interior do Estado e para maior resistênciaàs transformações recentes no modelo de desenvolvimento econômico nacional.

C) o fato de grande parte da produção mineira estar nas mãos de capitais forâneos(nacionais ou internacionais) desloca o centro de tomada de decisões para outrasesferas que não a estadual, significando que o Estado tem se tornado crescentementeincapaz de influenciar o destino da economia mineira.

D) uma das maiores vantagens competitivas da economia mineira atualmente reside noalto nível da produtividade do trabalho, significativamente superior quando comparadoà média dos 5 (cinco) estados brasileiros mais bem situados no ranking nacional.

Questão 56Conforme discutido no Capítulo 1 "Desenvolvimento: Missão de Todos" do Volume IX doEstudo do BDMG "Minas Gerais do Século XXI", é CORRETO afirmar que o modeloneoclássico de crescimento de Solow

A) considera o crescimento da riqueza per capita do País como o principal indicador emeta para alcançar o desenvolvimento.

B) enfatiza o capital social, além do físico e do humano, como geradores dodesenvolvimento.

C) prediz que o País crescerá, no equilíbrio estacionário, a uma taxa igual à taxa demudança tecnológica, dada uma taxa de poupança.

D) reconhece a existência de falhas institucionais como gargalos para o desenvolvi-mento, definindo indicadores e metas associadas a este último.

28

Questão 57Conforme explicitado na estratégia Integração Territorial Competitiva do Plano Mineiro deDesenvolvimento Integrado (PMDI) 2007/2023, a economia mineira está inserida em trêsespaços geoeconômicos distintos, cada um deles dotado de uma lógica particular dedesenvolvimento.

o espaço geoeconômico que se desenvolve a partir de uma lógica intrinsecamenterelacionada à cadeia do agronegócio, incluindo a agregação de valor, a prestação deserviços e o escoamento da produção, por intermédio de um sistema logístico de altacapacidade, tem forte influência sobre

A) a porção oeste do estado.

B) a parte leste do estado.

C) a porção centro-sul do estado.

D) a parte norte e nordeste do estado.

Questão 58Analise as seguintes afirmativas sobre o "velho" e o novo desenvolvimento apresentadosno Volume IX "Transformando o Poder Público: a Busca da Eficácia" do Estudo do BDMG"Minas Gerais do Século XXI" e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O financiamento do desenvolvimento que no período do milagre brasileiro (velhodesenvolvimento) era composto por poupança do Estado, poupança privadacompulsória e capital externo abundantes, passa a ser no novo desenvolvimentocomposto por poupança pública limitada e investimentos privados.

( ) O papel do Estado no período do Milagre Brasileiro (velho desenvolvimento) erahegemônico, passando a assumir no novo desenvolvimento características deregulador, garantidor da estabilidade, articulador e mobilizador da sociedadeorganizada.

( O planejamento do desenvolvimento no período Kubitscheck (velhodesenvolvimento) era horizontal e participativo, enquanto no novo desenvolvimentopassa a ser realizado de cima para baixo, com mobilização política a posferiori.

( ) Os eixos da ação desenvolvimentista no velho desenvolvimento, tanto no períodoKubitscheck quanto no período do milagre brasileiro, baseavam-se na estabilidade,no capital humano e no capital social.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

A) (F) (V) (F) (V)

B) (V) (V) (F) (F)

C) (V) (F) (V) (V)

D) (F) (F) (F) (F)

29

Questão 59

Sobre o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) do Governo de Minas Geraispara o período 2008-2011, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) O PPAG apresenta as diretrizes, objetivos, indicadores, programas, ações e metas daAdministração Pública Estadual para as despesas de capital e outras delasdecorrentes e para as relativas a programas de duração continuada.

B) O PPAG fixa as metas fiscais e prevê as dotações orçamentárias anuais detalhadaspara os projetos e atividades, sendo revisto a cada dois anos, mediante o envio deprojeto de lei à Assembléia Legislativa do Estado.

C) O PPAG observa as áreas de resultados criadas no PMDI e define os programasestruturadores, programas associados e programas especiais, indicando as metasfísicas e os valores orçados dessas intervenções no horizonte de quatro anos.

D) Um dos objetivos do PPAG é coordenar as ações da Sociedade e do Governo deforma a assegurar que Minas Gerais se transforme no melhor Estado para se viver,conforme a visão de futuro para 2023 contida no PMDI 2007-2023.

Questão 60

Analise as seguintes afirmativas sobre cooperativismo, baseadas na Constituição daRepública Federativa do Brasil de 1988 e na Lei n. 5.764/1971, e assinale com V asverdadeiras e com F as falsas.

( A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem deautorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.

( ) As cooperativas de qualquer tipo igualam-se às demais empresas em relação aosseus associados para os fins da legislação trabalhista e previdenciária.

) Celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente seobrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividadeeconômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.

( ) Os atos cooperativos praticados entre as cooperativas e seus associados implicamoperações de mercado baseadas em contratos de compra e venda de produtos oumercadorias.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

A) (F) (V) (F) (V)

B) (F) (V) (V) (F)

C) (V) (V) (V) (V)

D) (V) (F) (V) (F)

30

FOLHA DE RESPOSTAS(RASCUNHO)

A B C D01 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D02 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D03 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D04 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D05 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D06 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D07 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D08 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D09 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D10 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D11 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D12 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D13 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D14 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D15 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D16 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D17 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D18 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D19 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D20 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D21 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D22 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D23 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D24 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D25 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D26 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D27 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D28 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D29 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D30 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D31 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D32 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D33 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D34 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D35 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D36 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D37 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D38 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D39 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D40 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D41 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D42 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D43 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D44 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D45 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D46 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D47 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D48 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D49 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D50 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D51 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D52 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D53 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D54 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D55 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D56 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D57 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D58 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D59 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

A B C D60 r:::::J r:::::J r:::::J r:::::J

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAÇÕES PARA A FOLHA DERESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUÇÕES ESPECíFICASDADAS NA CAPA DA PROVA.

USE CANETA ESFEROGRÁFICA AZUL OU PRETA.

31

32