edital permanente de seleÇÃo de empresas de base … · 2020. 4. 6. · o laboratÓrio nacional...

26
1 EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA PARA INGRESSO NA INCUBADORA DO LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA - LNCC Edital de Convocação e Seleção

Upload: others

Post on 13-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

1

EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA PARA INGRESSO NA INCUBADORA DO LABORATÓRIO NACIONAL DE

COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA - LNCC

Edital de Convocação e Seleção

Page 2: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

2

EDITAL INCUBADORA LNCC N

O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de

Pesquisa integrante da estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação- MCT, nos

termos do seu Regimento Interno, aprovado pela Portaria MCT 733 de 14/11/2002 (D.O.U.

20/11/2002), do Regulamento da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e conforme

Lei nº 10.973, de 02 de dezembro de 2004 (Lei de Inovação), torna público que estão abertas

as inscrições para seleção contínua de novos empreendimentos para provimento de vagas

existentes na Incubadora LNCC e convida a todos os interessados em participar do certame

que apresentem suas propostas nas condições estipulados neste Edital.

1 – DA INCUBADORA

1.1. A Incubadora de Empresas, de Base Tecnológica, do LNCC é um mecanismo que estimula a criação e desenvolvimento de novos empreendimentos baseados em tecnologias inovadoras, que abriga empreendimentos e empresas cujos produtos, processos ou serviços resultam de pesquisa científica e tecnológica, para os quais a tecnologia representa alto valor agregado. Os empreendimentos selecionados poderão utilizar as instalações e facilidades da Incubadora, em regime comum, por um prazo médio de 04 (quatro) anos, mediante condições e custos especificados no Acordo de Admissão e no Regimento Interno da Incubadora.

1.2. Para fins deste edital, seguimos as terminologias e conceitos associados aos principais mecanismos de indução e apoio ao empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico estabelecidos no Glossário editado pelo SEBRAE e pela ANPROTEC.

2 – DO OBJETO

2.1. O objeto do presente Edital é a seleção de Projetos Inovadores aptos a ingressarem no

sistema de incubação oferecido pela Incubadora LNCC, visando dar apoio ao desenvolvimento tecnológico de projetos.

3 – DAS ÁREAS DE INTERESSE E VAGAS

Page 3: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

3

3.1. Serão avaliadas propostas de empreendimentos, preferencialmente, nas áreas de Automação, Bioinformática, Computação, Eletroeletrônica, Engenharias, Meio Ambiente, Meteorologia, Telecomunicações, Tecnologia da Informação, entre outras.

3.2. As propostas de empreendimentos devem se basear em tecnologias que tenham afinidade com as linhas de atuação do LNCC (www.lncc.br), nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e serviço, a saber: Bioinformática, Gestão de Infraestrutura, Computação Científica aplicada aos diversos campos da Engenharia, Meio Ambiente, Meteorologia, Telecomunicações, Óleo e Gás, Saúde, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Computação de Alto Desempenho, Visualização Avançada.

3.3. O presente edital é de fluxo contínuo não possuindo número de vagas predefinido, restringindo-se à capacidade física da Incubadora LNCC.

a) acesso à internet - sujeito à política de informática do LNCC; b) secretaria; c) manutenção e limpeza das áreas comuns; d) linha telefônica habilitada; e) segurança. § 1° Os custos destes serviços estarão inclusos na taxa mensal que as empresas desembolsarão para manutenção da Incubadora, a ser firmada em contrato de permissão de uso e infraestrutura. § 2° Os danos causados às áreas comuns serão de responsabilidade da empresa incubada.

3.4. A empresa incubada só poderá utilizar equipamentos que exijam consumo de energia elétrica em níveis determinados pelo LNCC.

3.5. É expressamente proibido às empresas ceder ou alugar, seja a que título for, no todo ou em parte, a área que lhe for designada na incubadora.

4 – DO RECEBIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO

4.1. A Incubadora LNCC receberá a documentação por meio eletrônico no endereço http://sgi.macropus.com.br/lncc/edital/

4.2. Os projetos que não cumprirem o envio de TODA a documentação serão automaticamente desclassificados.

5 – DOS CANDIDATOS ELEGÍVEIS

5.1 – Os candidatos interessados em concorrer deverão preencher o plano de negócios conforme orientação contida no formulário eletrônico http://sgi.macropus.com.br/lncc/edital/

5.2 – O Plano de Negócios terá que, preferencialmente, ser de criação, desenvolvimento ou melhoria de produtos, processos ou serviços de tecnologia inovadora. Também poderá ter como objetivo o desenvolvimento de uma nova linha de produtos ou serviços por uma empresa associada;

Page 4: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

4

5.3 – Os projetos apresentados devem, necessariamente, envolver tecnologias que tenham afinidade com as linhas de atuação do LNCC.

6 – DO PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PROJETOS

6.1. O processo de seleção será apreciado, valorado e julgado em duas etapas.

6.2. 1º ETAPA ELIMINATÓRIA: análise realizada por uma Comissão de Avaliação de Projetos de P&D&I nomeada pelo Diretor do LNCC.

6.2.1. A Comissão de Avaliação analisará a documentação e a apresentação escrita dos projetos, emitindo parecer preliminar quanto a aptidão ou não à fase de defesa oral do projeto. Preliminarmente serão levados em consideração: o preenchimento correto dos formulários eletrônicos de identificação dos candidatos; a clareza e qualidade das informações do Plano de Negócios e a consistência das informações técnicas fornecidas, sem definição de pontuação.

6.2.2. Será informado o resultado da 1º Etapa Eliminatória por meio de chamada pública no site da Incubadora LNCC.

6.2.3. Ficará a disposição dos interessados durante 30 (trinta) dias, a justificativa emitida pela Comissão de Avaliação.

6.2.4. As decisões da Comissão de Avaliação são soberanas.

6.3. 2º Etapa Classificatória: defesa oral do projeto candidato perante a Comissão de Avaliação de Projetos de P&D&I do LNCC que deverá ocorrer até 30 (trinta) dias após divulgação da 1º etapa eliminatória, obedecendo a um calendário de horários a ser divulgado por meio de chamada pública no site da Incubadora LNCC.

6.3.1. Os candidatos deverão comparecer no local determinado para apresentação do Projeto Candidato no horário pré-agendado. O não comparecimento na data e horário estabelecidos desclassifica o candidato.

6.3.2. O tempo máximo para apresentação do projeto é de 10 (dez) minutos e mais 10 (dez) minutos para esclarecimentos de eventuais dúvidas dos membros da Comissão de Avaliação

6.4. A seleção dos projetos tomará como base os seguintes itens:

6.4.1. Preenchimento correto dos formulários eletrônicos do edital;

6.4.2. Clareza e qualidade das informações dos formulários eletrônicos do edital;

6.4.3. Grau de inovação dos produtos ou serviços a serem ofertados;

6.4.4. Estágio de desenvolvimento do produto, processo ou serviço;

Page 5: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

5

6.4.5. Atitude e capacidades empreendedora, gerencial e técnica dos candidatos;

6.4.6. Viabilidade técnica e conteúdo tecnológico;

6.4.7. Viabilidade econômica do projeto;

6.4.8. Potencial de interação do empreendimento com as atividades de P&D do LNCC

6.4.9. Impacto do projeto no processo de desenvolvimento socioeconômico do município de Petrópolis;

6.5. A avaliação final será realizada pela Comissão de Avaliação de Projetos de P&D&I que determinará quais projetos serão aprovados e classificados e será lavrada uma ata de Reunião de Avaliação de Defesa Oral dos projetos. O resultado final será homologado pelo Diretor do LNCC.

6.6. Serão considerados aprovados e classificados no ingresso do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica do LNCC, os projetos de empreendimentos que obtiverem no mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento nas notas atribuídas aos critérios de avaliação.

6.7. Para a classificação final dos projetos será divulgado apenas a nota final do projeto candidato, que corresponde a média aritmética das notas atribuídas aos critérios de avaliação, conforme anexo 1.

6.8. Ficará a disposição dos responsáveis pelos Projetos Candidatos não aprovados a justificativa emitida na Ata de Avaliação de Projetos de P&D&I durante um período de 30 (trinta) dias.

6.9 Eventuais recursos administrativos deverão ser interpostos mediante petição fundamentada, dirigida ao Gerente da Incubadora LNCC, mediante registro no Protocolo Geral da Instituição.

7 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1. O resultado do processo de seleção será afixado na Incubadora de Empresas, de Base Tecnológica, do LNCC e publicado no site da Incubadora LNCC.

8 – DA INSTALAÇÃO DAS EMPRESAS NA INCUBADORA LNCC

8.1. Com a aprovação do plano de negócio definitivo, as empresas serão notificadas para

assinatura do contrato de permissão de uso e infraestrutura, após esse momento será permitido a sua instalação na Incubadora LNCC.

Page 6: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

6

Parágrafo único: As empresas terão 30 dias para o início de suas atividades, sob pena de perderem o espaço conquistado.

8.2. A ausência da apresentação do responsável pelo projeto classificado, configura a desistência da vaga. Dessa forma, será chamado o responsável pelo Projeto Candidato aprovado, obedecida a ordem de classificação.

8.3. Após o início das atividades, a permanência na Incubadora é iniciada por um período probatório de seis meses.

8.4. O Prazo de permanência da empresa na Incubadora LNCC é de 4 (quatro) anos, contados a partir da assinatura do contrato de permissão de uso e infraestrutura, podendo ser prorrogado, à vista das especificações do projeto, mediante solicitação da empresa incubada e parecer do gerente da Incubadora LNCC, por mais 02 (dois)anos.

9 – CRONOGRAMA

Os prazo estabelecidos neste cronograma serão computados em dias corridos e poderão ser modificados em função da quantidade de propostas e possibilidade de atendimento da Incubadora LNCC. Havendo necessidade, os novos prazos serão amplamente divulgados por meio do site da Incubadora LNCC.

EVENTOS PERÍODO Observação

Divulgação do edital Fluxo contínuo, de acordo com a disponibilidade de vaga,

conforme as chamadas públicas

-

Divulgação da 1º seleção, Até 15 dias após a divulgação da Chamada Pública

Caráter eliminatório

Page 7: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

7

Cronograma apresentações

Até 30 dias após a divulgação da 1º seleção

-

Avaliação presencial Até 05 dias após a divulgação do Cronograma de apresentações

Caráter eliminatório e classificatório

Resultado final Até 05 dias após a realização da última banca

-

Prazo para recurso Até 01 dia após a divulgação do resultado da seleção

-

Assinatura do Acordo de Admissão

Até 30 dias após a homologação do resultado final do processo

seletivo

-

10. – DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. As informações fornecidas pelos candidatos serão tratadas como confidenciais pela Comissão de Avaliação e pela equipe da Incubadora de Empresas;

10.2. A critério da Comissão de Avaliação poderão ser selecionados candidatos cuja admissão fique condicionada ao cumprimento de alguma exigência ou ao surgimento de uma nova vaga;

10.3. Em qualquer fase do processo de seleção, a Direção do LNCC poderá se fazer representar por um de seus membros;

10.4. Após a assinatura do Acordo de Admissão com o LNCC, a empresa residente terá um prazo máximo de 30 (trinta) dias para se instalar na Incubadora;

10.5. As decisões da Comissão de Avaliação e da Direção do LNCC são soberanas e irrecorríveis;

10.6. No caso de não serem preenchidas todas as vagas disponíveis neste processo de seleção, os planos de negócios não selecionados poderão ser reanalisados e eventualmente acolhidos numa próxima oportunidade;

10.7. Maiores informações sobre o edital podem ser obtidas pelo tel. 24 2233-6232 ou e-mail [email protected];

10.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Direção do LNCC.

11 – ANEXOS

Anexo I: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

Anexo II: IDONEIDADE CADASTRAL DO EMPREENDIMENTO

Page 8: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

8

Anexo III: MINUTA DO ACORDO DE ADMISSÃO DE EMPRESAS EMERGENTES AO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DO LNCC DE BASE TECNOLÓGICA

Anexo IV: REGIMENTO INTERNO

Petrópolis, 02 de janeiro de 2020.

Flavio Barbosa Toledo

Gerente da Incubadora de Empresas do LNCC

Page 9: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

9

EDITAL INCUBADORA LNCC

ANEXO I

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

1º Etapa: análise preliminar para efetivação da candidatura do projeto à etapa classificatória – Defesa oral do projeto:

- Preenchimento correto dos formulários de identificação dos candidatos;

- Clareza e qualidade das informações do Plano de Negócios;

Consistência das informações técnicas fornecidas.

Obs.: etapa eliminatória que qualifica o projeto candidato com apto ou não à defesa oral.

2º Etapa classificatória: avaliação e análise tecnológica do projeto e da apresentação oral pelo candidato responsável.

Os avaliadores darão notas de 0 (zero) a 10 (dez) para cada critério.

ITEM CRITÉRIOS

1 Grau de aderência do empreendimento com as atividades de pesquisa desenvolvidas no LNCC

2 Viabilidade econômica e financeira do empreendimento

3 Capacidade técnica da equipe

4 Capacidade gerencial da equipe

5 Capacidade empreendedora da equipe

6 Viabilidade técnica e comercial

7 Conteúdo tecnológico e inovador dos produtos, processos ou serviços a serem ofertados

8 Potencial de impacto no desenvolvimento socioeconômico

Projeto classificado = média ≥ 6,0 (seis)

Page 10: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

10

EDITAL INCUBADORA LNCC

ANEXO II

IDONEIDADE CADASTRAL DO EMPREENDIMENTO

Os candidatos classificados no processo seletivo deverão apresentar no ato de ingresso no Programa de Incubação LNCC os seguintes documentos:

Pessoa física:

Curriculum vitae;

Cópia do RG;

Cópia do CPF;

Cópia do comprovante de residência;

Certidões negativas de títulos e protesto retiradas em cartório;

Declaração de nada consta do SPC

Pessoa jurídica:

Cópia do CNPJ da EMPRESA

Cópia do CPF e Identidade do Sócios;

Certidões negativas de títulos e protesto retiradas em cartório;

Declaração de nada consta do SPC dos sócios e da empresa;

Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da união emitida pela Receita Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN);

Certidão Negativa de Débitos relativos às Contribuições Previdenciárias e às de terceiros (CND) emitida pela Receita Federal.

Page 11: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

11

EDITAL INCUBADORA LNCC

ANEXO III

REGIMENTO INTERNO

CAPITULO I DEFINIÇÃO E FINALIDADE

Artigo 1º - A Incubadora de Empresas do LNCC, doravante denominada simplesmente Incubadora, nos termos da Portaria LNCC nº 001, de 15 de março de 2001, é uma unidade subordinada à Direção do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC.

Artigo 2º - A Incubadora funcionará nas dependências da sede do Laboratório Nacional de Computação Científica, na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, à Avenida Getúlio Vargas nº 333, Quitandinha.

Artigo 3º - A Incubadora tem por finalidade abrigar e fomentar a criação de empresas que transformem conhecimentos em produtos comerciais competitivos, a partir de pesquisas realizadas pelo LNCC ou outras entidades.

Artigo 4º - Os termos e condições estabelecidos no presente Regimento Interno visam orientar as pessoas físicas e jurídicas que façam uso das instalações da Incubadora ou que nelas permaneçam, particularmente os sócios das empresas incubadas (doravante denominadas simplesmente Empresas), seus funcionários, estagiários, fornecedores e clientes, aos quais estas deverão dar ciência integral do seu conteúdo.

Parágrafo único. As disposições constantes deste Regimento são complementares às obrigações estabelecidas no Convênio de Desenvolvimento Técnico Empresarial e/ou nos contratos serem celebrados entre a Incubadora e as Empresas.

CAPÍTULO II ADMINISTRAÇÃO DA

INCUBADORA Artigo 5º - A Incubadora será administrada por um Gerente, indicado pelo Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, em ato próprio.

Parágrafo Único – Ao Gerente compete praticar os atos necessários à operacionalização da Incubadora, zelando pelo desempenho das

Page 12: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

12

tarefas necessárias ao cumprimento dos objetivos da Unidade, em conformidade com as normas e diretrizes estabelecidas pelo Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC.

Artigo 6º - A Incubadora terá uma Secretaria a quem competirá a execução das atividades administrativas e de apoio à Gerência da Unidade, acatando e fazendo cumprir as diretrizes estabelecidas neste Regimento e aquelas emanadas da Direção do LNCC, bem como as emitidas pelo Gerente como complementares a estas.

Parágrafo Único – As atividades de administração e apoio a Gerencia da Incubadora, a critério do Diretor do LNCC e com vistas à agilização na consecução de seus objetivos, poderão ser delegadas a terceiros, entidade comprometida com os objetivos institucionais do LNCC, ficando suprimida a Secretaria a que se refere este artigo.

CAPÍTULO

III UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS

ADMINISTRATIVOS Artigo 7º - A Incubadora, para atingir seus objetivos, colocará à disposição das Empresas os serviços de:

a) acesso e suporte de rede (Internet); b) recepção; c) manutenção e limpeza das áreas comuns internas e externas; d) sala de reunião e de seus equipamentos; e) telefonia; f) mensageiro; g) segurança 24 horas; h) outros serviços básicos e inerentes às atividades administrativas.

Parágrafo Primeiro - Os custos destes serviços, conforme disciplinado no Acordo de Desenvolvimento Técnico Empresarial, deverão estar inclusos na taxa mensal que as Empresas desembolsarão para manutenção da Incubadora.

Parágrafo Segundo – Os possíveis danos causados pelas Empresas às áreas comuns serão de sua inteira responsabilidade, devendo suportar os prejuízos causados.

Page 13: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

13

Artigo 8º - Os serviços a seguir discriminados poderão ser utilizados pelas Empresas, conforme suas necessidades, e serão taxados individualmente conforme procedimentos estabelecidos pela Gerência da Incubadora e o LNCC:

a) impressão; b) reprografia; c) utilização de equipamento de fax; d) serviços extras de secretaria; e) máquina de café; f) utilização do auditório do LNCC; g) utilização de micro computadores adicionais.

Artigo 9º - O consumo de energia elétrica de cada uma das Empresasserá cobrado por medição individualizada ou rateio, conforme procedimento a ser adotado pela Gerência da Incubadora em conjunto com a Coordenação de Administração do LNCC.

Artigo 10 - Os serviços a seguir discriminados poderão ser utilizados pelas Empresas, conforme suas necessidades, e serão taxados individualmente pela Gerência da Incubadora em conjunto com o LNCC:

a) Assessoria técnica do LNCC; b) Consultoria técnica e científica do LNCC; c) Assessoria de Comunicação; d) Assessoria de Administração; e) Assessoria Jurídica; f) Assessoria de Marketing; g) Assessoria de Negócios; h) Apoio na realização e participação em eventos; i) Apoio no registro de marcas e patentes.

Artigo 11 - A utilização dos serviços descritos neste Capítulo estará sujeita a normas e procedimentos complementares a serem expedidos pela Gerência da Incubadora e o LNCC.

Parágrafo primeiro - O atraso superior a 30 (trinta) dias no pagamento de qualquer das taxas fixadas pela utilização dos serviços previstos neste capítulo sujeitará as Empresas à suspensão do serviço correspondente até a quitação do débito.

Parágrafo segundo. A falta injustificada da quitação do débito nos dez dias subsequente à suspensão do serviço poderá acarretar o cancelamento da licença de operação das Empresas nas dependências da Incubadora.

Page 14: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

14

CAPÍTULO IV

NORMAS DE FUNCIONAMENTO

Artigo 12 - O horário de funcionamento da Incubadora serão aqueles vigentes no LNCC. Os sócios, funcionários e estagiários das Empresas devidamente cadastrados junto à Gerência da Incubadora poderão ter acesso às instalações individuais fora do horário de funcionamento, observadas as normas do LNCC e, ainda, os procedimentos estabelecidos para tanto.

Parágrafo único - A realização de eventos com público externo fora do horário de expediente do LNCC somente poderá ocorrer em casos especiais, estando sujeitas às normas do LNCC e deverão ser previamente autorizadas pela Gerência da Incubadora. A Empresa responsável pelo evento deverá enviar para a Gerência da Incubadora os nomes e números dos documentos de identidade dos participantes.

Artigo 13 - A utilização sala de reuniões da Incubadora será feita mediante reserva e disciplinada pela Secretaria da Incubadora. A utilização do auditório do LNCC estará sujeita à agenda e autorização do LNCC.

Parágrafo único - Caso os espaços acima mencionados não sejam utilizados e as Empresas não cancelem a reserva com antecedência mínima de um dia, será cobrada multa a ser estabelecida em normas complementares da Gerência da Incubadora.

Artigo 14 - O acesso e utilização da Biblioteca serão disciplinados pelo LNCC que definirá as normas de empréstimo dos livros, revistas e periódicos.

Artigo 15 - É permitida a instalação de linhas telefônicas diretas e aparelhos de fax, desde que haja disponibilidade na caixa telefônica que serve à Incubadora. As contas telefônicas oriundas dessas instalações serão de responsabilidade exclusiva das Empresas.

Artigo 16 - Toda correspondência encaminhada às Empresas será entregue, no estado em que for recebida, nas salas individuais de cada uma delas. A retirada de correspondência na Gerência da Incubadora somente poderá ser feita por pessoas autorizadas pelas Empresas. A Secretaria efetuará o serviço de postagem das correspondência das Empresas nos horários estabelecidos pelo LNNC.

Artigo 17 - As Empresas receberão, quando de sua instalação na Incubadora, uma chave de seu respectivo módulo, ficando sob sua responsabilidade a produção de cópias e distribuição das mesmas. Ficarão em poder da Gerência da Incubadora as chaves das áreas de

Page 15: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

15

uso comum e uma cópia da chave de cada módulo, sendo que esta somente será utilizada com a autorização ou em caso de emergência.

Artigo 18 – Fica vedado às Empresas a utilização e/ou a realização de atividades que possam interferir nos trabalhos da Gerência da Incubadora ou de outras Empresas, nos finais de semana ou após de 19 horas:

Artigo 19 - Qualquer mudança interna nas divisórias ou nas instalações existentes em cada módulo deverá ser previamente aprovada pela Gerência da Incubadora.

Artigo 20 - As Empresas deverão adquirir o software próprio e legalizado para acesso à rede interna da Incubadora.

Artigo 21 – O desligamento das Empresas da rede interna de computadores somente poderá ser feito mediante pedido formal, sujeito à aprovação da Gerência da Incubadora.

Artigo 22 - É expressamente proibido às Empresas ceder ou alugar, seja a que título for, no todo ou em parte, a área que lhe for designada na Incubadora.

Artigo 23 - A identificação das Empresas, no âmbito do LNCC, deverá seguir o projeto de sinalização definido pela Gerência da Incubadora,ficando vedada a utilização de placas, letreiros ou luminosos que estejam em desacordo com o padrão estabelecido. A utilização de persianas, cortinas ou qualquer outro tipo de fechamento nas janelas também deverá obedecer os padrões definidos pela Gerência da Incubadora.

Artigo 24 - O recolhimento do lixo será feito pelo serviço de limpeza do LNCC e seguindo seus horários de coleta, devendo estar o mesmo acondicionado em sacos plásticos próprios para este fim. A limpeza das áreas comuns internas e externas e dos módulos das Empresas será efetuada no horário estabelecido pela Gerência da Incubadora.

Parágrafo único - A remoção de entulho proveniente de mudanças internas dos módulos, será de inteira responsabilidade das Empresas que o estiver ocupando.

Artigo 25 - É proibido o depósito de qualquer objeto nas áreas comuns. Os serviços e/ou equipamentos da Incubadora serão utilizados somente para fins ligados a seu trabalho e não poderão ser removidos de suas instalações sem prévia e expressa autorização da Gerência da Incubadora.

Artigo 26 - Os serviços de carga e descarga de material e equipamentos deverão ser realizados no horário de funcionamento da

Page 16: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

16

Incubadora, e com a observância de todas as normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelo LNCC. Casos de serviços especiais, que precisem ser realizados em outro horário, deverão ser previamente autorizados pela Gerência da Incubadora.

Artigo 27 - As Empresas, seus funcionários, clientes e fornecedores deverão seguir os procedimentos adotados pelo LNCC, para a identificação de público na Incubadora.

Parágrafo Primeiro - As Empresas deverão encaminhar para a Gerência da Incubadora o nome de uma pessoa de seu quadro que ficará responsável pelos contatos com esta.

Parágrafo Segundo - As Empresas devem manter a Gerência da Incubadora informada sobre possíveis alterações no seu quadro de funcionários.

Parágrafo Terceiro - As Empresas devem manter permanentemente em suas dependências um representante, sócio ou funcionário, com poderes para representá-la perante a Incubadora.

Artigo 28 - É obrigação e responsabilidade das Empresas obedecer individualmente e às suas próprias expensas todas as normas e posturas federais, estaduais e municipais de segurança e higiene determinadas pelas autoridades competentes.

Parágrafo único. As Empresas devem seguir as referidas normas e possuir os equipamentos de segurança do trabalho pertinentes às suas atividades.

Artigo 29 - A contratação de funcionários de uma das Empresas ou da própria Incubadora por outra deverá ser previamente avaliada pelas Empresas envolvidas em conjunto com a Gerência da Incubadora.

Artigo 30 - Qualquer dano causado pelas Empresas, seus funcionários, clientes, fornecedores ou contratados, ao patrimônio da União ou de outra das Empresas é de responsabilidade exclusiva daquela que o causou.

Page 17: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

17

CAPÍTULO V DISPOSIÇÕES

GERAIS Artigo 31 - A Gerência da Incubadora se compromete a zelar pelo sigilo dos documentos que lhes forem entregues pelas Empresas para manuseio com esta recomendação, comprometendo, ainda, a tratar como confidenciais as informações internas recebidas pelas Empresas.

Artigo 32 - As Empresas ou qualquer pessoa por elas credenciada, ficará responsável pelos equipamentos de uso comum que estejam utilizando por cessão ou qualquer forma de empréstimo. Qualquer dano decorrente de mau uso, roubo ou extravio ocorrido durante o período em que o equipamento estiver em seu poder deverá ser ressarcido, na forma que vier a ser estabelecida pela Incubadora.

Artigo 33 - As Empresas deverão emitir relatórios semestrais de suas atividades, para efeito de análise da Gerência da Incubadora e do LNCC, conforme modelo a ser distribuído. Deverão ser permitidas pelas Empresas, sempre que solicitadas com antecedência mínima de 48 horas, visitas às suas instalações.

Artigo 34 – Para fins de promoção e divulgação, a Assessoria de Comunicação do LNCC poderá promover encontros com as Empresas, representada por seus sócios ou funcionários credenciados, a fim de obter as informações sobre os assuntos que desejam divulgar.

Parágrafo Único – Este e outros serviços oferecidos pela Assessoria de Comunicação do LNCC poderão ser objeto de avaliação, com a utilização de questionários, caixas de sugestão, quadro de avisos, etc.

Artigo 35 - As Empresas deverão escolher e indicar um representante para tratar dos assuntos de interesse comum junto à Gerência da Incubadora e para participar da Reunião de Empreendedores.

Artigo 36 - Qualquer comunicação das Empresas quanto ao mau desempenho de serviços ou funcionários da Incubadora deve ser feitadiretamente a esta, através de sua Secretaria.

Artigo 37 - Após a conclusão do processo de seleção, as Empresas terão 30 dias para se instalar na Incubadora. Qualquer atraso no cronograma de implantação deve ser avisado à Secretaria para avaliação da situação.

Artigo 38 - O convênio ou contrato assinado entre a Incubadora e as Empresas somente poderá ser rescindido após a quitação de todos os débitos que, por ventura, existam entre as partes.

Page 18: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

18

Artigo 39 - Toda a alteração no contrato social das Empresas devem ser encaminhada à Incubadora para uma avaliação das modificações feitas.

Artigo 40 - As inobservância aos termos deste Regimento, de acordo com a sua gravidade, serão penalizadas com:

I - advertência verbal; II - advertência escrita; III - multa (a ser definida pela Gerência da Incubadora); IV - exclusão.

Artigo 41 - É proibida a entrada de animais nas dependências da Incubadora.

Artigo 42 - Não é permitido comer ou preparar refeições nas dependências das Empresas, devendo tais procedimento serem realizados na copa.

Artigo 43 – Fumar só é permitido nas áreas externas à Incubadora.

Artigo 44 – Com referência ao vestuário, aplicam-se as regras do LNCC.

Artigo 45 - A sala de reuniões deverá ser arrumada após a utilização,

sob pena de pagamento de multa.

Artigo 46 - Os serviços de mensageiro deverão ser entregues na Secretaria da Incubadora até às 10 horas, no período da manhã, e até às 14 horas, a tarde.

Parágrafo único. Os pagamentos ou depósitos a serem feitos pelo mensageiro deverão ser em cheques nominais.

Artigo 47 – Os casos omissos e as dúvidas surgidas na aplicação deste Regimento Interno serão solucionadas pelo Diretor do LNCC, em conjunto com a Gerência da Incubadora, que opinará também sobre normas complementares ou alteração das já existentes, visando sempre proporcionar melhores condições de funcionamento da Incubadora.

Page 19: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

19

EDITAL INCUBADORA LNCC

ANEXO IV

MINUTA DO ACORDO DE ADMISSÃO

ACORDO DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-EMPRESARIAL QUE ENTRE SI CELEBRAM ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA - LNCC E

O MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (MCTIC), inscrito no CNPJ sob o no 01.263.896/0001-64, com sede na Esplanada dos Ministérios, Bloco E – Brasília, Distrito Federal - DF, por intermédio de sua Unidade de Pesquisa, o LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA (LNCC), inscrito no CNPJ sob o número 04.079.233/0001-82, com sede na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, na Avenida Getúlio Vargas nº 333, Quitandinha, doravante denominada simplesmente LNCC, neste ato representado por seu Diretor, XXXXXXXXXXXX, , nomeado pela Portaria da Casa Civil da Presidência da República nº XXXXXX, de XXXXXXXX e no uso da competência que lhe foi outorgada pela Portaria MCT nº 407, de 29/06/2006; e a XXXXXXXXXXX., inscrita no CNPJ sob o número XXXXXXXXXXX, com sede à XXXXXXXXXXXXXXXXneste ato representada por XXXXXXXXXXXX que, para efeito deste instrumento passam a ser denominados simplesmente EMPRESA; Considerando que:

1. o LNCC tem por finalidade coordenar e integrar as políticas, planos e ações da INCUBADORA, com funcionamento em suas dependências, em Petrópolis - RJ;

2. a INCUBADORA tem por finalidade principal o apoio ao desenvolvimento de produtos que façam uso dos conhecimentos e da capacidade de processamento do LNCC, bem como a promoção do desenvolvimento econômico regional e o fortalecimento da cultura empreendedora dentro e fora da instituição;

3. no exercício dessa finalidade, a INCUBADORA presta aos novos empreendimentos de base tecnológica um elenco de serviços típicos de incubação de empresas e, ainda, serviços que permitam a esses empreendimentos ganhar acesso à diversidade de recursos institucionais do LNCC que favorecem o desenvolvimento de inovações e o próprio desenvolvimento empresarial;

4. a EMPRESA, ao candidatar-se à INCUBADORA, torna explícito seu reconhecimento quanto ao valor singular desses recursos institucionais do LNCC na efetivação dos seus planos empresariais;

resolvem celebrar o presente ACORDO DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-EMPRESARIAL, doravante denominado simplesmente ACORDO, que reger-se-á pelas normas de Direito Público e pelas cláusulas e condições que se seguem: CLÁUSULA I - DEFINIÇÕES

1. EMPRESA: Empresa emergente de base tecnológica, habilitada a receber o apoio da INCUBADORA, nos termos do seu REGIMENTO INTERNO e deste ACORDO.

Page 20: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

20

2. PLANO DE NEGÓCIO APROVADO: plano de negócios apresentado pela EMPRESA, em conformidade com os termos do processo de seleção da INCUBADORA, e que mereceu parecer favorável por parte do LNCC, contendo eventuais alterações recomendadas ou exigidas como requisito de admissão da EMPRESA.

3. MARCOS DE ACOMPANHAMENTO: conjunto de indicadores de desempenho esperado da EMPRESA, baseado no Plano de Negócios Aprovado e estabelecido de comum acordo entre o EMPREENDEDOR e o GERENTE por ocasião da admissão da EMPRESA na INCUBADORA.

4. EMPREENDEDOR: pessoa física responsável pela EMPRESA e pela aderência das atividades da EMPRESA ao PLANO DE NEGÓCIOS APROVADO.

5. INCUBADORA: infraestrutura física, tecnológica e de serviços especialmente constituída pelo LNCC para promover a criação e o desenvolvimento de empresas emergentes, através do qual será executado o presente ACORDO.

6. MÓDULO: área física individualizada da INCUBADORA, destinada a abrigar a sede da EMPRESA, com instalações de energia elétrica, um ponto de Internet, um ramal de telefone e com direito de acesso às dependências comuns da INCUBADORA, conforme normas contidas no seu REGIMENTO INTERNO. Os módulos podem ter metragem quadrada não uniforme.

7. RECURSOS INSTITUCIONAIS: Todo e qualquer recurso material, humano, organizacional, tecnológico, cultural, tangível ou intangível do LNCC, incluindo mas não se limitando a propriedade intelectual e industrial, laboratórios e oficinas, cargas horárias contratuais de dedicação à Instituição, excluídos os recursos proporcionados pelas bibliotecas e aqueles ofertados mediante pagamento direto pelo usuário. Estes recursos podem ser utilizados ou apropriados de forma específica ou difusa, cada qual ensejando um relacionamento distinto entre a EMPRESA usuária e o LNCC: relação contratual específica ou genérica (“guarda-chuva”), respectivamente. Tal distinção impõe-se por razões econômicas, administrativas e legais, de modo que as partes só incorram custos de transação de uma relação contratual específica quando efetivamente convier, sob ponto de vista custo/benefício. Por exemplo, a utilização de um direito de propriedade do LNCC pode ensejar um contrato específico; o mesmo pode se dar quando da participação intensa ou prolongada de pesquisador do LNCC em trabalho de criação para a EMPRESA. Sempre que não convier ao LNCC lançar mão de instrumentos contratuais específicos, incluindo as ordens de serviço, a utilização do recurso será regida pelo presente instrumento, na forma como disposto na Clausula V adiante.

8. RECURSO EXTERNO: recurso financeiro ou material disponibilizado por patrocinador público ou privado da INCUBADORA, para uso direto ou indireto pela EMPRESA.

9. GERENTE: pessoa designada pelo LNCC para gerir a Incubadora, e responsável pela supervisão direta do presente ACORDO e pelo cumprimento do REGIMENTO INTERNO da INCUBADORA.

10. REGIMENTO INTERNO: Regimento Interno da Incubadora, devidamente aprovado pela Direção do LNCC, contendo as normas e procedimentos a serem seguidos pelo GERENTE e pela EMPRESA.

CLÁUSULA II - OBJETO O presente ACORDO tem por objeto estabelecer os procedimentos para admissão e permanência, em caráter temporário, da EMPRESA na INCUBADORA, com vistas a usufruir dos recursos próprios da INCUBADORA e dos RECURSOS INSTITUCIONAIS do LNCC, no atendimento dos objetivos institucionais da EMPRESA e do LNCC. § 1º. Os recursos a serem disponibilizados incluem:

Page 21: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

21

1. cessão de Módulo, a título precário, de porte necessário e suficiente à instalação da sede da EMPRESA.

2. prestação de serviços básicos de incubação de empresas, conforme relacionados no artigo 7º do

Regimento Interno da Incubadora. 3. prestação de serviços de intermediação no acesso da EMPRESA aos RECURSOS

INSTITUCIONAIS do LNCC, mormente os de natureza específica. § 2º. A cessão de módulo e a prestação de serviços especificados nesta Cláusula são vinculados e indissociáveis. § 3º. Os serviços básicos, a que se referem o item 2 do § 1º, desta Cláusula, não se confundem com os serviços e tarefas da própria EMPRESA e, a critério do GERENTE, poderão ter sua prestação delegada a terceiros. § 4º. As partes expressamente reconhecem que o objeto deste ACORDO não constitui, no todo ou em parte, locação. CLÁUSULA III - OBRIGAÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREENDEDOR Além das demais obrigações previstas neste ACORDO, constituem obrigações da EMPRESA E DO EMPREENDEDOR: III.1. Utilizar o módulo cedido única e exclusivamente para fins de desenvolvimento, produção e venda de produtos ou serviços previstos em seu Plano de Negócios Aprovado, com horário de atendimento ao público das 8 às 18 horas, sendo vedado o seu uso para qualquer outra finalidade, não podendo cedê-lo ou transferi-lo, no todo ou em parte, a terceiros, seja a que título for. III.2. Zelar pela guarda e conservação do módulo, divisórias e infra-estrutura, terão que devolvê-los à INCUBADORA nas mesmas condições em que ora lhe foi entregue, e abster-se de realizar quaisquer atividades que empreguem materiais, equipamentos, insumos e/ou processos considerados agressivos ou predatórios ao meio ambiente e risco à pessoa e ao patrimônio. III.3. Não alterar, sem prévio consentimento por escrito do GERENTE, as instalações do módulo ou a carga de uso das facilidades nele previstas. As benfeitorias que resultarem da atividade da EMPRESA deverão respeitar as condições e finalidades deste ACORDO, obedecidas as normas técnicas e regulamentos estabelecidos pelos Poderes Públicos. III.4. Desenvolver suas atividades respeitando o disposto neste ACORDO e o REGIMENTO INTERNO. III.5. Divulgar a marca do LNCC e da INCUBADORA DE EMPRESA DO LNCC sempre precedidas da expressão “apoio do.... e da …”, em seus produtos e em todo o material promocional da EMPRESA. III.6. Abster-se de praticar quaisquer atos, ilícitos ou não, que possam comprometer a imagem institucional do LNCC, a idoneidade da INCUBADORA, ou que possam violar ou ameaçar direitos, sob pena de rescisão deste ACORDO e de ressarcimento dos danos eventualmente decorrentes, além das sanções previstas em Lei. III.7. Apresentar, após a conclusão de cada um dos MARCOS DE ACOMPANHAMENTO estipulados no Plano de Negócios Aprovado, ou quando solicitado pelo GERENTE:

Page 22: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

22

a) relatórios gerenciais relativos às atividades da EMPRESA, segundo formato estabelecido pelo GERENTE;

b) relatório referente ao uso dos RECURSOS INSTITUCIONAIS do LNCC, conforme formato estabelecido pelo GERENTE;

c) relatórios relativos ao uso de qualquer RECURSO EXTERNO eventualmente colocado à disposição da EMPRESA pela INCUBADORA, conforme exigências do agente provedor desse recurso;

III.8. Desenvolver ações e projetos de acordo com o Plano de Negócios Aprovado pela INCUBADORA. Eventuais alterações deverão ter a anuência, prévia e por escrito, do GERENTE. III.9. Assegurar o livre acesso do pessoal credenciado pelo GERENTE, preservadas as necessárias condições de sigilo. III.10. Efetuar o ressarcimento dos custos básicos de incubação previstos na Cláusula VII deste ACORDO. III.11. Utilizar os RECURSOS INSTITUCIONAIS do LNCC única e exclusivamente para efeito de implementação do Plano de Negócios Aprovado e sempre em conformidade com as normas aplicáveis ou as que vierem a ser estabelecidas.Utilizar os RECURSOS EXTERNOS de acordo com as condições especificadas em instrumentos jurídicos firmados entre o agente provedor desses recursos e a INCUBADORA. III.12. Não deixar de operar por mais de 60 (sessenta) dias consecutivos sem permissão do GERENTE. III.13. Fornecer à Prefeitura do Campus do LNCC a relação nominal de seus empregados e prepostos, mantendo-a informada sobre eventuais alterações. III.14. Comunicar ao GERENTE toda e qualquer alteração que, durante a vigência deste ACORDO, ocorrer em seu Contrato Social, inclusive as modificações de sua gerência e dos detentores de seu capital social. CLÁUSULA IV - OBRIGAÇÕES DA INCUBADORA Além das demais obrigações previstas neste ACORDO, constituem obrigações da INCUBADORA: IV.1. Colocar à disposição da EMPRESA a área para uso individualizado, mencionada na Cláusula II deste ACORDO, e os serviços básicos de fornecimento de energia elétrica, redes de comunicação de dados (Internet), recepção, telefonia, secretaria e limpeza. IV.2. Facilitar, segundo suas efetivas possibilidades, o acesso da EMPRESA aos RECURSOS INSTITUCIONAIS do LNCC e a ampliação dos RECURSOS EXTERNOS destinados à INCUBADORA. IV.3. Estimular, através de instrumentos jurídicos específicos, a cooperação entre a EMPRESA e as instituições consorciadas à INCUBADORA. IV.4. Estimular relacionamentos e cooperação da EMPRESA com outras empresas da INCUBADORA, com o meio empresarial, com potenciais investidores de risco, com organismos internacionais, associações de classe e entidades públicas e privadas de fomento e financiamento.

Page 23: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

23

IV.5. Acompanhar, assessorar, incentivar e auditar o desenvolvimento da EMPRESA, sem prejuízo da integral responsabilidade desta pelas suas atividades, levando em conta, dentre outros, os seguintes critérios:

a) a aderência e a consecução do Plano de Negócios Aprovado;

b) a preservação de um ambiente favorável, seguro e cooperativo de trabalho na INCUBADORA;

c) a perseguição dos objetivos institucionais do LNCC;

d) a preservação do patrimônio e da vitalidade econômica e financeira da INCUBADORA. IV.6. Auxiliar, quando possível, a EMPRESA para que esta tenha possibilidade de saldar seus compromissos com a INCUBADORA, pelo uso dos seus serviços, e com o LNCC, pelo uso dos RECURSOS INSTITUCIONAIS. CLÁUSULA V – DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL V.1 – Fica estabelecido, para os fins deste Instrumento, que os direitos relativos a toda e qualquer criação intelectual (patentes, desenhos industriais, marcas, nomes de domínio, direito do autor, programas de computador e demais direitos análogos), desenvolvida pela EMPRESA em decorrência da execução do presente ACORDO, com a utilização de RECURSOS INSTITUCIONAIS do LNCC, serão regidos pela Lei Nº 10.973/04, nos seus artigos 4º e 5º, e normas complementares editadas pelo MCT. §1o – A EMPRESA deverá manter escrituração contábil apta a demonstrar, com transparência, a destinação de recursos, bem como as entradas de capital decorrentes do desempenho de atividades mercantis. §2o – A cada três meses, deverá ser levantado balancete contábil que, acompanhado do respectivo relatório trimestral de atividades, será encaminhado à Administração Central do LNCC através do GERENTE. V.2 – Fica ajustado que, na hipótese da EMPRESA aportar tecnologia anteriormente desenvolvida no LNCC, identificada no plano de negócios respectivo, ou empreender desenvolvimento de qualquer bem industrial do LNCC, a titularidade sobre esse direito de Propriedade Intelectual será exercida com exclusividade pelo LNCC, que poderá inclusive promover em seu próprio nome o registro desse direito, se necessário. §1o – Na qualidade de detentor dos direitos sobre tais bens, o LNCC fará jus a um percentual, definido de acordo com a legislação, sobre a Receita Bruta auferida pela EMPRESA, decorrente, diretamente, da exploração comercial de Direitos de Propriedade Intelectual. As partes estabelecerão no acordo que exigirá a aplicação deste dispositivo a forma de evitar a cumulatividade indevida de compensações do percentual aqui referido com aquele estabelecido no item V.1, caso isso venha a ocorrer. §2o – As normas relativas à escrituração contábil, pagamento e compensação aplicáveis neste caso são as mesmas que as previstas nos §§ 1.º e 2.º do item V.1. V.3 – No âmbito do presente ACORDO, a exploração econômica pelas EMPRESAS de criações intelectuais do LNCC dependerá sempre de autorização da Administração Central do LNCC. V.4 – Todo e qualquer registro feito junto ao INPI, Junta Comercial ou qualquer outro órgão do gênero relativo à criação intelectual desenvolvida sobre os auspícios do LNCC e em conformidade com o presente ACORDO, deverá obrigatoriamente fazer a citação ao LNCC e ao seu Programa de Incubadora de Empresas, ambos na qualidade de co-proprietários. §1o – Desde já acordam os signatários em que qualquer registro feito em desacordo com o disposto neste inciso deverá ser retificado à custa do responsável pelo registro irregular.

Page 24: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

24

§2o – Qualquer ganho econômico advindo da exploração comercial de criação intelectual registrada em desacordo com o disposto neste inciso, estará sujeito à incidência do inciso V.1, supra. §3o – O registro irregular de criação intelectual, dos temos deste inciso, podem ensejar rescisão unilateral deste ACORDO pelo LNCC, a seu exclusivo critério. §4o – Na hipótese de rescisão deste ACORDO pelo motivo indicado no §3o, o LNCC fará jus a perdas e danos. V.5 – Regularmente registradas as criações intelectuais desenvolvidas sob os auspícios do LNCC, toda e qualquer exploração econômica não autorizada, pela EMPRESA ou terceiros, dará ensejo à imediata tomada, pelo LNCC, das medidas judiciais cabíveis, inclusive de natureza criminal. Parágrafo Único - Os casos omissos nesta cláusula serão dirimidos pela Assessoria Jurídica do LNCC.

CLÁUSULA VI - VIGÊNCIA

VI.1 - O presente ACORDO terá a vigência de 4 anos, contados a partir da data de sua assinatura. Parágrafo Único. A partir da assinatura deste ACORDO, a EMPRESA terá um prazo de 30 (trinta) dias para providenciar sua instalação no módulo a ela reservado, sob pena de rescisão do ACORDO. VI.2 - O prazo de ocupação do módulo pela EMPRESA poderá ser dividido em dois períodos de 2 anos, o primeiro correspondente ao Período de Incubação e o segundo referente ao Período de Consolidação do empreendimento, em caso de sucesso. VI.3 - O prazo acima poderá ser prorrogado, no máximo por mais dois períodos de 1 (um) ano cada, se necessário, mediante ajuste entre as partes, e condicionado a aprovação de exposição de motivos apresentada pela EMPRESA, que será devidamente avaliada pelo GERENTE e pelo LNCC. Parágrafo Único. Encerrado o prazo de vigência do ACORDO a EMPRESA terá o prazo de 30 (trinta) dias para desocupação do módulo por ela ocupado, salvo acordo específico de prorrogação. CLÁUSULA VII - RESSARCIMENTO DOS CUSTOS DE INCUBAÇÃO VII.1. Caberá a EMPRESA efetuar o ressarcimento à INCUBADORA relativo aos custos fixos incorridos com a prestação dos serviços básicos de incubação, referidos na Cláusula II deste instrumento, através de pagamento mensal no valor de R$ 742,00 (Setecentos e quarenta e dois reais), até o 5º (quinto) dia útil do mês posterior ao da competência, mediante a apresentação de fatura emitida pela administração da Incubadora LNCC. VII.2. Após o seu desligamento junto a Incubadora LNCC, deverá a EMPRESA recolher, até o 10º (décimo) dia útil de cada mês, 1% sobre o valor de seu faturamento líquido mensal referente à unidade de produto ou serviço comercializado, oriundo do seu Plano de Negócio, aprovado pela Incubadora LNCC, por período igual ao de incubação. O pagamento será feito mediante apresentação de fatura emitida pela administração da Incubadora LNCC e apurado através de cópia das notas fiscais emitidas e a subseqüente em branco, entregue até o 2º (segundo) dia útil de cada mês. VII.3. Considera-se faturamento líquido, o valor total faturado no período, deduzido de despesas de frete e comissões de vendas efetivamente pagos e impostos pagos calculados como alíquotas incidentes sobre as vendas.

Page 25: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

25

VII.4. Os valores estipulados nos itens VII.1 e VII.2 serão corrigidos anualmente, de acordo com a variação IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) da Fundação Getúlio Vargas. VII.5. A empresa será responsável por entregar em até 5 (cinco) dias após a data de vencimento do boleto mensal o comprovante de pagamento do mesmo na gerência da Incubadora. CLÁUSULA VIII - INADIMPLÊNCIA, RESCISÃO E DESOCUPAÇÃO VIII.1. O inadiplemento dos valores mencionados na Cláusula VII deste instrumento na data prevista, implicará em multa de 10% independentemente da correção monetária e juros, além das despesas acessórias para cobrança do débito, que tiverem que ser feitas pela Incubadora LNCC. VIII.2. O atraso superior a 3 (três) meses dos pagamentos estabelecidos nas Cláusulas VI e VII caracterizará a inadimplência da EMPRESA e implicará na rescisão automática deste ACORDO, correndo por conta exclusiva da EMPRESA e do EMPREENDEDOR todas as despesas, judiciais ou extrajudiciais, que tal inadimplência causar, inclusive custas e honorários de advogado. VIII.3. No caso de inadimplência, fica a EMPRESA obrigada a desocupar o módulo no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de vencimento da terceira nota de débito, ficando a INCUBADORA habilitada a imitir-se diretamente na posse do módulo, sem necessidade de qualquer aviso ou notificação. VIII.4. Quando da desocupação do módulo, findo o prazo contratual, por vencimento normal ou antecipado ou, ainda, por rescisão, nas hipóteses contratuais e legais, o módulo deve ser restituído livre e desimpedido de coisas e pessoas e nas mesmas condições em que foi recebido (conforme descrito no Termo de Recebimento), sem que o LNCC efetue qualquer pagamento ou indenização, seja a que título for, inclusive por benfeitorias nele realizadas. Caso sejam necessárias reformas para o módulo voltar à situação original, as providências serão tomadas pela INCUBADORA, ficando as despesas daí decorrentes a cargo da EMPRESA. VIII.5. Findo o prazo contratual, por vencimento normal, ou antecipado, ou por rescisão, nas hipóteses contratuais e legais, a não restituição do módulo sujeitará a EMPRESA a multa de R$ 50,00 (cinqüenta reais) por dia de ocupação ilegítima, até sua efetiva desocupação. VIII.6. O presente ACORDO poderá ser rescindido, por iniciativa da EMPRESA, mediante comunicação formal, acompanhada de relatório de desempenho, remetido à INCUBADORA com antecedência mínima de 60 (sessenta dias). VIII.7. O LNCC poderá, igualmente, dar o presente ACORDO como rescindido de pleno direito, sem depender de qualquer aviso ou notificação prévia, nos seguintes casos: a) O descumprimento, pela EMPRESA ou pelo EMPREENDEDOR, de qualquer obrigação

estabelecida neste ACORDO; b) O não desenvolvimento do empreendimento em conformidade com a proposta aprovada durante o

processo de seleção realizado pela INCUBADORA. VIII.8. A eventual tolerância da INCUBADORA ou do LNCC com inadimplência ou com a infração de qualquer cláusula ou condição deste ACORDO, não importará em novação, nem poderá ser invocada pela EMPRESA para obrigar a INCUBADORA a conceder igual tolerância em outras situações.

Page 26: EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE … · 2020. 4. 6. · O LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura

26

CLÁUSULA IX - BENFEITORIAS IX.1. As benfeitorias que resultarem da atividade da EMPRESA deverão respeitar as condições e finalidades deste ACORDO, obedecidas as normas técnicas, as posturas municipais e o REGIMENTO INTERNO, dependendo, para sua realização, de consentimento prévio e expresso do GERENTE. IX.2. As benfeitorias necessárias, bem como as úteis, introduzidas pela EMPRESA, excluídas as máquinas, o mobiliário e o uso da marca, aderirão automaticamente ao imóvel, não gerando direito de retenção ou indenização em favor da EMPRESA. Em benefício ou por necessidade operacional do módulo, todavia, poderá o LNCC solicitar que a EMPRESA, às suas expensas, retire as benfeitorias que tiver realizado, antes da desocupação do citado módulo. CLÁUSULA X - MODIFICAÇÕES Este ACORDO poderá, por iniciativa do LNCC ou da EMPRESA, ser modificado através da celebração de Termos Aditivos entre as partes. CLÁUSULA XI - TRANSFERÊNCIA A TERCEIROS O LNCC se reserva ao direito de, a seu único e exclusivo critério, transferir a terceiros, no todo ou em parte, os direitos e obrigações decorrentes deste ACORDO, assim como nomear uma entidade gestora dos recursos financeiros, conforme disposto no parágrafo único do artigo 6º do Regimento Interno da Incubadora. CLÁUSULA XII - FORO As partes elegem o Foro da Justiça Federal de Petrópolis, Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro, para dirimir possíveis controvérsias oriundas da execução deste ACORDO que não puderem ser solucionadas mediante entendimento entre as partes. E, por estarem assim justas e pactuadas, as partes assinam o presente ACORDO em três vias de igual teor e para os mesmos fins e efeitos, na presença de duas testemunhas abaixo identificadas. Petrópolis, de de 2020.