edital de pregÃo - prefeitura municipal de santa maria · 2012-05-25 · deverá ser apresentado,...

34
Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Santa Maria Secretaria de Município de Finanças Diretoria de Licitações EDITAL DE LICITAÇÃO MODALIDADE: PREGÃO Nº 58/2009 FORMA: PRESENCIAL TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO AQUISIÇÃO: GLOBAL DATA: 26/10/2009 HORÁRIO: 10H LOCAL: Sala da Comissão de Licitações da Prefeitura Municipal de Santa Maria, sito à Rua Venâncio Aires, 2277, centro, CEP 97010-005. PREÂMBULO O Município de Santa Maria, por meio de seu Pregoeiro, nomeado através da Portaria nº 13 de 09/03/2009, torna público para conhecimento dos interessados, que na data, horário e local acima indicados fará realizar licitação na modalidade de PREGÃO – forma PRESENCIAL, do tipo de MENOR PREÇO, aquisição GLOBAL, conforme descrito neste edital e seus Anexos. O procedimento licitatório que dele resultar obedecerá integralmente, a Lei Federal 10.520 de 17 de julho de 2002, e Decreto Municipal n°097 de 30 de maio de 2003, que institui a modalidade Pregão no Município de Santa Maria, bem como as normas federais pertinentes ao assunto, no que couber, em especial a Lei Federal n °8666/93. 1 - DAS PARTES INTEGRANTES DESTE EDITAL ANEXO I - DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATO IMPEDITIVO e DE CUMPRIMENTO DO ART 27, V, LEI 8666/93; ANEXO II – DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO (Esta declaração deverá ser apresentada, em separado, antes da abertura dos envelopes); ANEXO III - PROPOSTA FINANCEIRA COM ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO; ANEXO IV – MINUTA DE CONTRATO. ANEXO V – TERMO DE REFERÊNCIA – Planilha De Quantitativos e Estimativa De Preços. ANEXO VI – TERMO DE REFERÊNCIA – Especificações do Objeto. ANEXO VII – TERMO DE REFERÊNCIA – Planilha de Custos e Formação de Preços. 2-DO OBJETO 2.1 - O presente pregão tem por objeto a CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE LOGRADOUROS PÚBLICOS, de acordo com o item constante no anexo III - “Proposta Financeira” e VI – “Termos de Referência”. 3- DA PARTICIPAÇÃO 3.1 Poderão participar deste Pregão os interessados que atenderem todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constantes deste Edital e seus Anexos. 3.2 Os licitantes arcarão com todos os custos decorrentes da elaboração e apresentação de suas propostas. 3.3 Não será admitida nesta licitação a participação de empresas: 3.3.1. Concordatárias ou em processo de falência, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação;

Upload: trinhnhi

Post on 18-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

EDITAL DE LICITAÇÃO

MODALIDADE: PREGÃO Nº 58/2009

FORMA: PRESENCIALTIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO

AQUISIÇÃO: GLOBALDATA: 26/10/2009 HORÁRIO: 10H

LOCAL: Sala da Comissão de Licitações da Prefeitura Municipal de Santa Maria, sito à Rua Venâncio Aires, 2277, centro, CEP 97010-005.

PREÂMBULOO Município de Santa Maria, por meio de seu Pregoeiro, nomeado através da Portaria nº 13 de 09/03/2009, torna público para conhecimento dos interessados, que na data, horário e local acima indicados fará realizar licitação na modalidade de PREGÃO – forma PRESENCIAL, do tipo de MENOR PREÇO, aquisição GLOBAL, conforme descrito neste edital e seus Anexos. O procedimento licitatório que dele resultar obedecerá integralmente, a Lei Federal 10.520 de 17 de julho de 2002, e Decreto Municipal n°097 de 30 de maio de 2003, que institui a modalidade Pregão no Município de Santa Maria, bem como as normas federais pertinentes ao assunto, no que couber, em especial a Lei Federal n°8666/93.

1 - DAS PARTES INTEGRANTES DESTE EDITALANEXO I - DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATO IMPEDITIVO e DE CUMPRIMENTO DO ART 27, V, LEI 8666/93;ANEXO II – DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO (Esta declaração deverá ser apresentada, em separado, antes da abertura dos envelopes);ANEXO III - PROPOSTA FINANCEIRA COM ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO;ANEXO IV – MINUTA DE CONTRATO.ANEXO V – TERMO DE REFERÊNCIA – Planilha De Quantitativos e Estimativa De Preços.ANEXO VI – TERMO DE REFERÊNCIA – Especificações do Objeto.ANEXO VII – TERMO DE REFERÊNCIA – Planilha de Custos e Formação de Preços.

2-DO OBJETO2.1 - O presente pregão tem por objeto a CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE LOGRADOUROS PÚBLICOS, de acordo com o item constante no anexo III - “Proposta Financeira” e VI – “Termos de Referência”.

3- DA PARTICIPAÇÃO 3.1 Poderão participar deste Pregão os interessados que atenderem todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constantes deste Edital e seus Anexos.

3.2 Os licitantes arcarão com todos os custos decorrentes da elaboração e apresentação de suas propostas.

3.3 Não será admitida nesta licitação a participação de empresas:

3.3.1. Concordatárias ou em processo de falência, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação;

3.3.2. Que estejam com o direito de licitar e contratar com a Administração Pública suspensa, ou que por esta tenham sido declaradas inidôneas;

3.3.3 Que estejam reunidas em consórcio e sejam controladas, coligadas ou subsidiárias entre si, ou ainda, qualquer que seja sua forma de constituição, estejam participando concomitantemente no processo licitatório.

3.3.4. Demais pessoas físicas ou jurídicas que a lei proíba.

4 - DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO 4.1 O Proponente deverá se apresentar para credenciamento junto ao Pregoeiro por um representante que, devidamente munido de documento que o credencie a participar deste procedimento licitatório, venha a responder por sua representada, devendo, ainda, no ato de entrega dos envelopes, identificar-se exibindo a Carteira de Identidade ou outro documento equivalente.

4.2 O credenciamento far-se-á por meio de instrumento público de procuração ou instrumento particular com firma reconhecida, com poderes para formular ofertas e lances de preços e praticar todos os demais atos pertinentes ao certame, em nome do proponente. Em sendo sócio, proprietário, dirigente ou assemelhado da empresa proponente, seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em nome da empresa, deverá estar expressamente disposto no Estatuto ou Contrato Social.

4.3. Apresentar cópia do Estatuto ou Contrato Social.

4.4. Apresentar declaração dando ciência de que cumprem plenamente requisitos habilitatórios (ANEXO II).

4.5. Os documentos referentes ao credenciamento e representação (item 4) deverão constar FORA dos envelopes da proposta e da documentação, sendo entregues ao Pregoeiro que fará o credenciamento dos participantes.

4.6. É facultado ao licitante o direito de não estar presente na sessão pública de licitação, devendo nesse caso, enviar a declaração dando ciência de que cumpre plenamente os requisitos habilitatórios (Anexo II), item 4.4, em envelope separado da Proposta de Preços e dos Documentos de Habilitação.

4.7. As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, para assegurar o estabelecido na Lei Complementar nº. 123, de 14 de dezembro de 2006, a qual institui o Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, deverá apresentar para a Comissão Permanente de Licitações, no ato da sessão de abertura do procedimento licitatório ou apensado ao envelope de documentação, declaração de enquadramento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, devidamente assinado pelo seu representante contábil ou ainda Certidão Simplificada emitida pela Junta Comercial ou documento oficial equivalente.

4.8. Para efeitos da Lei Complementar nº. 123, consideram-se Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte a Sociedade Empresária, a Sociedade Simples e o Empresário a que se refere o art. 966 da Lei nº. 10.406, de 10 de janeiro de 2002, devidamente registrados no Registro de empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme legislação vigente.

4.9. A participação da empresa na qualidade de EPP ou ME ficará condicionada à verificação das informações junto aos órgãos oficiais, através de consultas realizadas através da internet ou qualquer outro meio que a comissão julgue necessário.

5 - DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA FINANCEIRA5.1 A Proposta de Preços e os documentos que a instruírem, deverão ser apresentados no local, dia e hora determinados, em 2 (dois) envelopes (da proposta e de habilitação), ou três, nos casos previstos no item 4.6, devidamente fechados e rubricados no fecho, e atender aos seguintes requisitos:

Envelope A: Proposta de PreçoEnvelope B: Documentos de Habilitação, composto pelos Documentos de Habilitação exigidos no item 8 deste Edital.Envelope B: Declaração que cumpre os requisitos habilitatórios, somente nos casos previstos no item 4.6 deste edital

5.1.1 Os envelopes deverão conter, ainda, em sua parte externa, os dizeres:

ENVELOPE A – PROPOSTA DE PREÇOPREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DIRETORIA DE LICITAÇÕESEDITAL DO PREGÃO N° 58/2009RAZÃO SOCIAL DO PROPONENTECNPJ / EMAIL E FONE/FAX

ENVELOPE B – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIADIRETORIA DE LICITAÇÕESEDITAL DO PREGÃO N° 58/2009RAZÃO SOCIAL DO PROPONENTECNPJ / EMAIL E FONE/FAX

ENVELOPE C – DECLARAÇÃO QUE CUMPRE OS REQUISITOS HABILITATÓRIOSPREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIADIRETORIA DE LICITAÇÕESEDITAL DO PREGÃO N° 58/2009RAZÃO SOCIAL DO PROPONENTECNPJ / EMAIL E FONE/FAX

5.2. Na Proposta de Preços deverá:

5.2.1 Constar 01(uma) via, impressa em papel, em língua portuguesa, salvo quanto às expressões técnicas de uso corrente, redigida com clareza, sem emendas, rasuras, acréscimos ou entrelinhas, devidamente datada, assinada e rubricadas todas as folhas pelo representante legal do licitante proponente.

5.2.2 Indicar nome ou razão social do proponente, endereço completo, telefone, fax e endereço eletrônico (e-mail), este último se houver, para contato, bem como: nome, estado civil, profissão, CPF, Carteira de Identidade, domicílio e cargo do representante da empresa que firmará contrato com a administração.

5.2.3. Ter validade não inferior a 60 (sessenta) dias corridos, a contar da data de sua apresentação.

5.2.4 Constar na proposta os preços unitário e total, em moeda corrente nacional com até duas casas decimais (R$ 0,00), do item cotado, conforme item identificado no objeto e no ANEXO III. Em caso de divergência entre os valores unitários e totais, serão considerados os primeiros.

5.2.5. A simples apresentação da proposta, por si só implicará a plena aceitação por parte do licitante de todas as condições deste edital, independentemente de transcrição.

5.2.6.Deverá constar o nome do representante da empresa que firmará contrato com a administração, bem como o número de RG, CPF e cargo ocupado.

5.2.7. Atender as seguintes exigências, bem como o Edital e seus Anexos:

5.2.7.1. Conter as especificações do produto de forma clara, descrevendo detalhadamente as características técnicas do item ofertado.

5.2.7.2. A omissão da resposta de qualquer dos quesitos de avaliação, tais como, informações técnicas ou outra documentação que comprove a veracidade da informação, poderá implicar na sumária desclassificação da proposta. 5.2.7.3. Apresentar quaisquer outras informações afins que julgar necessárias ou convenientes.

5.2.8. O pregoeiro poderá efetuar diligências, durante a sessão, para verificar a veracidade dos dados apresentados, podendo desconsiderar formalidades que não comprometam o interesse da Administração, a finalidade e a segurança da contratação.

5.2.9. Deverá ser apresentado, junto à proposta de preços, o ANEXO VII – Planilha de Formação de Preços – para verificação.

5.2.9.1. A empresa vencedora do certame fica condicionada a apresentar a Planilha referida no item anterior, devidamente atualizada com base no valor final do certame após a fase de lances e negociação, no momento da assinatura do contrato.

6-DO RECEBIMENTO E DA ABERTURA DOS ENVELOPES 6.1 A reunião para recebimento e para abertura dos envelopes contendo a Proposta de Preços de interesse do proponente e os documentos que a instruírem, será pública, dirigida por um Pregoeiro e realizada de acordo com a Lei Federal 10.520/02, Lei Federal 8666/93, Decreto Municipal n° 097 de 30 de maio de 2003, em conformidade com este Edital e seus Anexos, no local e horário constantes no preâmbulo deste edital.

6.2 Declarada a finalização da fase de credenciamento pelo Pregoeiro, não mais serão admitidos novos proponentes, dando-se início ao recebimento dos envelopes da proposta de preços e de habilitação.

6.3 Serão abertos os envelopes contendo a PROPOSTA DE PREÇO, sendo feita a sua conferência e posterior rubrica.

7-DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS7.1. As Propostas serão julgadas e adjudicadas pelo menor valor GLOBAL MENSAL, conforme definidos neste Edital e seus Anexos.

7.2. Serão proclamados pelo Pregoeiro, os proponentes que apresentarem a proposta de menor preço, definido no objeto deste Edital e seus Anexos e, as propostas com preços até 10% superiores àquele ou, as propostas das 03 (três) melhores ofertas, conforme disposto nos incisos VI e VII, do artigo n° 9°, do Decreto Municipal n° 097 de 30 de maio de 2003.

7.3. Aos proponentes proclamados conforme item 7.2 será dada oportunidade para nova disputa, por meio de lances verbais e sucessivos, de valores distintos e decrescentes, começando pelo proponente que ofertou o maior valor e os demais em ordem decrescente de valor.

7.4. Não poderá haver desistência dos lances ofertados, sujeitando-se o proponente desistente às penalidades constantes no item 12 deste Edital.

7.5. Após este ato, será encerrada a etapa competitiva e ordenadas às ofertas, exclusivamente pelo critério do menor preço.

7.6. O Pregoeiro examinará a aceitabilidade, quanto ao objeto e valor apresentados pela primeira classificada, conforme definido neste Edital e seus Anexos, decidindo motivadamente a respeito.

7.7. Sendo aceitável a oferta, será verificado o atendimento das condições habilitatórias pelo licitante que a tiver formulado, podendo ser com base nos dados cadastrais, assegurando o direito de atualizar seus dados no ato, ou, conforme documentação apresentada na própria sessão, quando for o caso.

7.8. Constatado o atendimento pleno às exigências editalícias, será declarado o licitante vencedor, sendo-lhe adjudicado o objeto deste Edital e seus Anexos, pelo Pregoeiro.

7.9. Se a oferta não for aceitável ou se o licitante não atender às exigências editalícias, o Pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda a todas as exigências, sendo o respectivo licitante declarado vencedor e a ele adjudicando os produtos, definidos no objeto deste Edital e seus Anexos.

7.10. Da reunião lavrar-se-á ata circunstanciada na qual serão registradas as ocorrências relevantes e que, ao final deverá obrigatoriamente ser assinada pelo Pregoeiro e licitantes presentes, ressaltando-se que poderá constar a assinatura da equipe de apoio, sendo-lhes facultado este direito.

7.11. Verificando-se, no curso da análise, descumprimento de requisitos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, a Proposta será desclassificada.

7.12. Em caso de divergência entre informações contidas em documentação impressa em Sessão e na proposta específica, prevalecerá a da proposta.

7.13. Não será considerada qualquer oferta de vantagem não prevista no objeto deste Edital e seus Anexos.

7.14 .Quando se tratar de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, estas terão assegurado, como critério de desempate, preferência na contratação conforme determina o artigo 44 e seus parágrafos, da Lei Complementar nº. 123, de 14 de dezembro de 2006.

7.15. As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte somente terão assegurado o critério de desempate, preferência concedida conforme artigos 42 a 49 da Lei Complementar nº. 123, de 14 de dezembro de 2006, a qual institui o Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, caso cumpra o estabelecido no item 4.7 deste edital.

7.16. Para efeitos da Lei Complementar nº. 123, consideram-se Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte a Sociedade Empresária, a Sociedade Simples e o Empresário a que se refere o art. 966 da Lei nº. 10.406, de 10 de janeiro de 2002, devidamente registrados no Registro de empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme legislação vigente.

7.17. Para fim de julgamento e classificação, o valor total proposto por Cooperativa de trabalho será acrescido de 15% (quinze por cento), face ao disposto no artigo 22, inciso IV, da lei 9876, de 26 de novembro de 1999, que dispõe sobre contribuição previdenciária. Em sendo vencedora do certame a Cooperativa de trabalho, a contratação será pelo valor da proposta apresentada por esta, tendo em vista que o percentual de 15% sobre o valor bruto da nota fiscal deverá ser recolhido pela contratante, a título de contribuição à seguridade social.

8- DA HABILITAÇÃO8.1. Somente poderão participar desta licitação empresas brasileiras ou empresas estrangeiras em funcionamento no Brasil, pertencentes ao ramo do objeto licitado.

8.1.1. A habilitação a presente licitação será realizada mediante comprovação através de documentos em original ou fotocópia autenticada, com prazo de validade em vigência:

8.2. Para fins de Habilitação Jurídica deverá ser apresentado:

8.2.1. Cópia da Cédula de Identidade (do proprietário, diretor da empresa ou equivalente).

8.2.2. Conforme o caso:

a) registro comercial, no caso de empresa individual; ou

b) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades empresariais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhados de documentos de eleição de seus administradores; ou

c) Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades simples, com indicação dos sócios responsáveis pela administração; ou

d) Decreto de autorização, quando se tratar de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

e) Para as Cooperativas, deverá ser apresentado o Registro na Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS ou Registro no órgão de Registro, Certificação e deRepresentação das Cooperativas nos estados, vinculados ao Sistema Cooperativista Nacional -OCB, abrangendo todos os Ramos das atividades cooperativistas.

8.2.3. O licitante deve declarar, sob as penalidades cabíveis, a inexistência de fato que possa impedir sua habilitação neste certame, inclusive na vigência contratual caso venha a ser contratado pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, conforme modelo de declaração, constante no ANEXO I deste edital.

8.2.4. O licitante deve declarar, sob as penalidades cabíveis, o cumprimento do disposto no art. 27, V da Lei n° 8.666/93, conforme modelo de declaração, constante no ANEXO I deste edital.

8.3. Para verificação da Regularidade Fiscal deverá ser apresentada:

8.3.1 Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ.

8.3.2 Prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes do Município através de alvará (de localização ou de funcionamento) relativo ao domicílio ou sede do cadastro, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual.

8.3.3 Prova de regularidade para com a Fazenda Federal relativamente a débitos de tributos e contribuições federais e dívida ativa da União.

8.3.4 Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual – certidão negativa de débito ou positiva com efeitos de negativa – do domicílio ou sede da empresa ou outra equivalente na forma da lei.

8.3.5 Prova de regularidade para com a Fazenda Municipal – certidão negativa de débito ou positiva com efeitos de negativa – do domicílio ou sede da empresa ou outra equivalente na forma da lei.

8.3.6 Certificado de regularidade para com o FGTS.

8.3.7 Prova de regularidade para com o INSS - certidão negativa de débito ou positiva com efeitos de negativa.

8.3.8. Para as COOPERATIVAS, deverá ser apresentada a Ata de Reunião da Diretoria, comprovando o interesse na participação do certame licitatório, a relação de todos os associados, com Certidão de Regularidade Previdenciária dos mesmos, (atualizada, ou seja, referente ao último mês de competência). O objeto da licitação será prestado, no caso de Cooperativa vencedora, somente pelos coperativados integrantes da relação apresentada, conforme instrução Normativa INSS/DC nº 100, de 18/12/2003.

8.4. Para verificação da Qualificação Econômico-Financeira deverá ser apresentada:

8.4.1 Certidão negativa de falência, concordata ou recuperação, expedida pelo distribuidor do foro da comarca da sede da pessoa jurídica, ou, no caso de empresa individual, certidão negativa de execução patrimonial expedida no domicílio da pessoa física.

8.4.2. Comprovação de boa situação financeira: Declaração evidenciando o patrimônio líquido mínimo de 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, assinada por representante contábil habilitado. A comprovação deverá ser feita relativamente à data da apresentação da proposta, na forma da lei, admitida a atualização para esta data através de índices oficiais.

8.5. Para verificação da Qualificação Técnica deverão ser apresentados:

8.5.1. Pelo menos um atestado de capacidade técnica, expedido por pessoa jurídica de direito público ou privado comprovando a capacitação para realização de seu objeto de forma satisfatória de prestação de serviços, conforme especificações do objeto da presente licitação.

8.5.2. Certidão atualizada de registro da empresa (PESSOA JURÍDICA) no CRA- Conselho Regionalde Administração

8.5.3. Certidão atualizada de registro da empresa (PESSOA JURÍDICA) no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

8.5.4. Certidão atualizada de registro do profissional Responsável Técnico pela empresa (PESSOA FÍSICA) no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, para as atividades que exigirem responsável técnico, conforme Termo de Referência.

8.5.5 Apresentação de atestado de vistoria e comparecimento, fornecido pela Secretaria de Infra-estrutura, habitação e Serviços, com o agendamento das visitas até o terceiro dia útil a data prevista para a abertura das propostas. As vistorias deverão ser agendadas, através dos telefones (055) 3217 6832 e (055) 3222 0733, serão acompanhadas de Representante da Administração Municipal e deverão ser feitas obrigatoriamente pelos responsáveis técnicos da licitante junto ao CRA e CREA.

8.5.6. Declaração da empresa licitante, assinada por seu representante legal, de que visitou e tem pleno conhecimento dos locais, metragens e serviços a serem prestados, e que se sujeita a todas as condições estabelecidas neste edital

8.6. Disposições Gerais da Habilitação

8.6.1. Serão aceitos protocolos de entrega ou solicitação de documento em substituição aos documentos requeridos no presente Edital e seus Anexos, desde que seja anexado documento hábil que confirme o pagamento da taxa, quando houver.

8.6.2. Se a documentação da habilitação não estiver completa e correta ou contrariar qualquer dispositivo deste Edital e seus Anexos o Pregoeiro poderá considerar o proponente inabilitado.

8.6.3. Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por meio de cartório competente, ou publicação em órgão da imprensa oficial ou por cópias, desde que acompanhadas dos originais, dentro dos respectivos envelopes, para conferência pelo Pregoeiro.

8.6.4. Os Licitantes poderão também apresentar Certificado de Registro Cadastral (CRC), atualizado e expedido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria em substituição aos documentos relacionados no item 8 deste edital e que constam no Cadastro de Fornecedores do Município, assegurado ao já cadastrado o direito de apresentar a documentação atualizada e regularizada na própria sessão.

8.6.5. Caso a empresa licitante não apresente algum documento ou este esteja com a data de validade vencida, poderá o pregoeiro, a seu critério, proceder consulta na Base de Dados do Órgão emissor, através da internet para verificação de sua regularidade. O documento será impresso e anexado à ata da sessão.

9- DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO9.1 Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para recebimento das propostas, qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório do Pregão.

9.1.1 Não serão reconhecidas as impugnações depois de vencidos os respectivos prazos legais.

9.1.2 Em regra, a impugnação deverá ser entregue na Diretoria de Licitações, por via postal ou pessoalmente, devendo respeitar, obrigatoriamente, o prazo definido no item 9.1 deste edital.

9.1.3 Quando as impugnações forem enviadas via fax, os originais deverão ser entregues na Diretoria de Licitações deste Município, necessariamente, até cinco dias contínuos da data do término do prazo estabelecido no item 9.1 deste edital.

9.1.3.1 O licitante ou pessoa que se utilizar dessa forma de transmissão, torna-se responsável pela qualidade e fidelidade do material transmitido, e por sua entrega neste Órgão.

9.1.4 Caberá ao Pregoeiro decidir sobre a petição no prazo de quarenta e oito (48) horas.

10- DOS RECURSOS 10.1. Declarado o vencedor, qualquer Licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias para a apresentação das razões de recurso, ficando os demais Licitantes desde logo intimados para apresentar as contra-razões, em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

10.2. A falta de manifestação imediata e motivada do Licitante importará a decadência do direito de recurso e adjudicação do objeto pelo Pregoeiro ao vencedor.

10.3. Qualquer recurso e impugnação contra a decisão de Pregoeiro, não terão efeito suspensivo.

10.4. O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

10.5. A petição poderá ser feita na própria sessão de recebimento, e, se oral, será reduzida a termo em ata.

10.6. Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interesses na Prefeitura Municipal de Santa Maria, situada na Rua Venâncio Aires, 2277, centro, Santa Maria, RS, Setor de Licitações, nos dias úteis no horário de expediente externo. Não serão reconhecidos os recursos interpostos, enviados por fax e vencidos os respectivos prazos legais.

11 - DO PAGAMENTO11.1. O pagamento será efetuado mensalmente, em até 30 dias do protocolo de entrega da nota fiscal na Secretaria de Finanças. Esta deverá ser atestada quando da efetiva execução dos serviços. Para tanto a referida fatura deverá estar devidamente visada pelo responsável da Secretaria interessada. Somente serão atestadas as notas apresentadas ao responsável pela fiscalização do contrato, designado pela Secretaria de Município solicitante dos serviços.

11.2. O pagamento será creditado em conta corrente da empresa, através de Ordem Bancária contra qualquer instituição bancária indicada na proposta, devendo para isto ficar explicitado o nome do banco, agência, localidade e número da conta corrente em que deverá ser efetivado o crédito.

11.3. O pagamento somente será liberado após o recolhimento de eventuais multas que lhe tenham sido impostas em decorrência de inadimplência contratual.

11.4. Qualquer erro ou omissão havidos na documentação fiscal ou na fatura será objeto de correção pela empresa e haverá, em decorrência, suspensão do prazo de pagamento até que o problema seja definitivamente regularizado.

11.5. O Município reserva-se o direito de suspender o pagamento se o produto for entregue em desacordo com as especificações constantes deste instrumento.

11.6. Na hipótese de atraso no pagamento da Nota Fiscal devidamente atestada, ao valor devido serão acrescentados juros calculados pro rata die, de acordo com a variação da taxa IPCA.

11.7 As faturas não deverão portar vícios ou incorreções que impossibilitem o pagamento, e deverãoestar acompanhadas de:e) Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais;f) Certidão quanto a Divida Ativa da União , do domicílio ou sede da Contratada;g) Prova de regularidade para com a fazenda Estadual do domicilio ou sede do licitante, abrangendo todos os tributos administrados pelo Estado, mediante apresentação de Certidões;h) Prova de regularidade para com a Fazenda Municipal do domicílio ou sede do licitante, abrangendo todos os tributos administrados pelo Município, mediante apresentação de Certidões;i) Prova de regularidade Social (CDN) mediante certidão expedida pelo INSS;j) Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço(FGTS);k) Prova de regularidade Salarial, através de Certidão Negativa de débitos, expedida pela Delegacia Regional do Trabalho, l) Relação dos empregados que trabalham na prestação de serviços;m) Cópia da folha de pagamento dos empregados que trabalham na prestação de serviços;n) GFIP da empresa do mês anterior a emissão da Nota Fiscal.OBS: a documentação, se a licitante vencedora for Cooperativa, será diferenciada e estipulada em contrato.

12 - DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS12.1. Se o licitante vencedor recusar-se a entregar o produto, injustificadamente, serão convocados os demais licitantes, na ordem de classificação, para fazê-lo, sujeitando-se o licitante desistente às penalidades, sem prejuízo da aplicação de outras cabíveis.

12.2. Na hipótese de descumprimento parcial ou total da CONTRATADA das obrigações contratuais assumidas, ou a infringência de preceitos legais pertinentes, o CONTRATANTE poderá, garantida a prévia e ampla defesa, aplicar, segundo a gravidade da falta cometida, as seguintes sanções:

a)advertência, por escrito, sempre que verificadas pequenas irregularidades, para as quais haja concorrido, tais como:

-atraso na entrega dos bens;-o não atendimento de formalidades, neste contrato avençadas.

b)Multas sobre o valor total atualizado no contrato:-de 2% (dois por cento) do valor total do contrato pelo descumprimento de clausula contratual ou norma da legislação pertinente;-de 0,5% (meio por cento) nos casos de entrega em desacordo com as especificações dos bens.

c)suspensão do direito de contratar com o Município, de acordo com a seguinte graduação:-após advertência formal e cobrança de multa, ser reincidente, sem justificativa, nas penalidades avençadas neste contrato – 01 ano;-não entregar o bem no prazo estabelecido, desobedecendo a solicitação por escrito do CONTRATANTE – 02 anos.

d)declaração de inidoneidade para contratar com a Administração Pública Municipal, feita pelo Secretário de Município da Secretaria Solicitante, nos casos de falta grave, devendo ser publicado no Diário Oficial do Estado.

e)outras penalidades: em função da natureza da infração, o CONTRATANTE aplicará as demais penalidades previstas na Lei Federal n° 8.666/93.

13 – DA EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO13.1 – Os serviços deverão ser executados conforme o prazo estabelecido nos respectivos termos de referência, Anexo VI.

13.2. As despesas decorrentes de tributos ou qualquer outro encargo referente aos serviços de consultoria competem, exclusivamente, ao licitante vencedor.

13.3. A solicitação dos serviços será realizada conforme necessidade da administração pública, mediante solicitação emitida pela Secretaria de Município requisitante dos serviços.

13.4. Estando prestação dos serviços de acordo com o previsto no edital de licitação, na proposta, nas cláusulas do contrato e, ainda, observada a legislação em vigor, será atestada pela Administração a correta prestação de serviços, mediante termo circunstanciado, especificando as condições quanto a qualidade e as perfeitas condições do objeto.

13.5 O Município designará servidor(es) através das Secretarias requisitante, devidamente habilitado(s) à tanto, para exercer ampla,cotidiana e rotineira fiscalização dos serviços.

13.6 A Fiscalização ora referida, considerando que terá o exclusivo objetivo de averiguar o adequado cumprimento das condições contratuais impostas, não eximirá a Contratada de qualquer responsabilidade, seja relativamente aos serviços, bens e equipamentos do Município sob sua guarda, seja relativamente a danos sofridos por integrantes da Administração e/ou terceiros.

14 - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Secretaria de Município de Infra-estrutura, Habitação e ServiçosSolicitações de Compra nº. 190/2009Projeto/Atividade: 2013Sub-elemento da Despesa: 3.3.90.39.00Recurso: 0001

15- ASSINATURA DO CONTRATO15.1 - Esgotados todos os prazos recursais, a Administração convocará o representante legal da empresa licitante vencedora para, no prazo de 10(dez) dias após o recebimento do empenho, assinar o contrato, aceitar o instrumento equivalente, sob pena de decair o direito à contratação, nos termos do art. 64, da Lei Federal nº 8.666/93 e sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da mesma Lei.

15.2 - Se dentro do prazo a empresa convocada não assinar o Contrato, a Administração convocará as licitantes remanescentes na ordem de classificação das propostas, para a assinatura do mesmo, em igual prazo e nas mesmas condições propostas pela primeira classificada, inclusive quanto aos preços, ou então revogará a licitação, sem prejuízo da aplicação de penalidade.

15.3 - No Contrato a ser assinado com o vencedor da licitação constará as cláusulas necessárias previstas no art. 55 e a possibilidade de rescisão do mesmo, na forma determinada nos art. 77, 78 e 79 da Lei Federal nº. 8.666/93. 15.4 - A assinatura aposta no instrumento contratual pelo representante legal da empresa deverá ser reconhecida como AUTÊNTICA por ofício notarial, nas quatro vias do contrato. A despesa decorrente desse ato correrá por conta da contratada.

16-DAS DISPOSIÇÕES GERAIS16.1. É Facultada ao Pregoeiro ou à Autoridade Superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documentos ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

16.2. As Empresas Estrangeiras ficam obrigadas a apresentarem todos os documentos do presente procedimento licitatório, em Língua portuguesa.

16.3. Fica assegurado ao ordenador da despesa o direito de no interesse da Administração, anular ou revogar, a qualquer tempo, no todo ou em parte, a presente licitação, dando ciência aos participantes, na forma da legislação vigente.

16.4. Os proponentes assumem todos os custos de preparação e apresentação de suas propostas e o Município não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

16.5. Os proponentes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

16.6. Após apresentação da proposta, não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

16.7. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização de certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subseqüente, no mesmo horário e local anteriormente estabelecidos, desde que não haja comunicação do Pregoeiro em contrário.

16.8. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente.

16.9. O desatendimento de exigências formais não essenciais, não importará no afastamento do licitante, desde que sejam possíveis as aferições das suas qualificações e as exatas compreensões da sua proposta, durante a realização da sessão pública de pregão.

16.10. As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, sem comprometimento da segurança do futuro contrato.

16.11. Aos casos omissos aplicar-se-ão as demais disposições constantes do Decreto Municipal n° 097/03.

16.12. O foro para dirimir questões relativas ao presente Edital, será o de Santa Maria, Rio Grande do Sul, com exclusão de qualquer outro.

16.13. Qualquer pedido de esclarecimento em relação a eventuais dúvidas na interpretação do presente Edital e seus Anexos, deverá ser encaminhado, por escrito, a Pregoeira, na Prefeitura Municipal de Santa Maria, situada à rua Venâncio Aires, 2277 , setor de Licitações ou por meio de fax : ( 0XX55) 3921 7062.

16.13.1. As dúvidas a serem dirimidas por telefone serão somente aquelas de ordem estritamente informal.

Santa Maria, 08 de Outubro de 2009.

LUCIANO ANCHIETA BENITEZPREGOEIRO

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO I

PREGÃO Nº 58/2009

D E C L A R A Ç Ã O

_________________________________________________________________________________________ ,(razão social da empresa)

inscrita no CNPJ nº __________________________, por intermédio de seu representante legal o(a) Sr.

(a) __________________________________________________________, portador da Carteira de

Identidade nº ___________________, CPF nº __________________ , DECLARA que:

a) inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no presente Processo Licitatório, bem como ter ciência

da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores, e

b) para fins do disposto no inciso V do art. 27 da Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993, acrescido pela

Lei nº 9.854, de 27 de outubro de 1999, não emprega menores de dezoito anos em trabalho noturno,

perigoso ou insalubre, e não emprega menor de dezesseis anos.

Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz ( ).

_________________, de _______________ de 2009.

(representante legal)

(Observação: em caso afirmativo, assinalar a ressalva acima)

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO II

PREGÃO Nº 58/2009

DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO

_________________________________________________________________________________________,(razão social da empresa)

CNPJ n°______________________, por intermédio de seu representante legal o(a) Sr.

(a)_________________________________portador(a) da Carteira de Identidade n°____________________, CPF n

°____________________,sediada _________________________________________________________, (Endereço Completo)

declara, sob as penas da lei, para fins do disposto no inciso VII da 10.520 de 17 de julho de 2002, que cumpre com os requisitos de habilitação previstos no item 8 do edital do Pregão nº 58/2009.

Local e Data

(a):__________________________________Nome e Número da Identidade do declarante

(ESTA DECLARAÇÃO DEVERÁ SER APRESENTADA ANTES DA ABERTURA DOS ENVELOPES CONTENDO PROPOSTAS FINANCEIRAS).

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO III

Proposta de Preços - Pregão nº 58/2009

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE LOGRADOUROS PÚBLICOS

Tipo: Menor Preço Aquisição: GLOBAL

Abertura: 26/10/2009 Horário: 10 hEmpresa:

Endereço:

CNPJ:

Fone/e-mail:

lote item Unidade Descrição Quant Valor Unitário Valor Total

ÚNICO

1 SV/MESPRESTAÇAO DE SERVIÇO DE ROÇADA EM RUAS, AVENIDAS E PRAÇAS, COM ESTIMATIVA DE 75.480 M²/MES

12

2 SV/MESPRESTAÇAO DE SERVIÇO DE RASPAGEM E PINTURA DE MEIO FIO DE RUAS E AVENIDAS, COM ESTIMATIVA DE 81.900 METROS LINEARES/MES

12

3 SV/MESPRESTAÇAO DE SERVIÇO DE PAISAGISMO E MANUTENÇÃO DE AREAS VERDES, COM ESTIMATIVA DE 75.480 M²/MÊS

12

VALOR GLOBAL DA PROPOSTA

Local / Data:_______________________________________

Assinatura responsável legal: _________________________________CPF:RG:

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO IV

MINUTA DO CONTRATOCONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE __________QUE CELEBRAM ENTRE SI O MUNICÍPIO DE SANTA MARIA E A EMPRESA ______________, CONFORME LICITAÇÃO, MODALIDADE PREGÃO Nº 58/2009.

PREÂMBULOContrato celebrado entre o Município de Santa Maria, inscrito no CNPJ sob o número 88.488.366/0001-00, estabelecido à Rua Venâncio Aires, n° 2277, nesta cidade, representado neste ato pelo seu Prefeito Municipal, Sr. CEZAR AUGUSTO SCHIRMER, doravante denominada CONTRATANTE, e de outro lado a ........, inscrita no CNPJ/MF sob o nº ........, doravante denominada CONTRATADA, neste ato representada pelo Sr. ......., portador da Cédula de Identidade nº ........... e CPF nº ......, resolvem celebrar o presente contrato, que será regido pela Lei nº 10.520 de 17 de julho de 2002, Decreto Municipal n°097 de 30 de maio de 2003, que institui a modalidade Pregão no Município de Santa Maria, Lei nº 8.666, de 21/06/93, bem como as normas federais pertinentes ao assunto, no que couber, e pelo constante do Processo licitatório Pregão nº 58/2009. Passando o Edital e a proposta da CONTRATADA, independentemente de sua transcrição, a fazer parte integrante e complementar deste instrumento, que se regerá pelas cláusulas e condições seguintes:

CLAUSULA I – DO OBJETOO presente contrato tem por objeto a contratação de serviços de empresa especializada em serviços de manutenção e conservação de logradouros públicos, de acordo com o item constante no anexo III - “Proposta Financeira” e VI – “Termos de Referência”.

PARÁGRAFO UNICOO objeto aqui referido deve estar de acordo com as condições e características contidas Pregão nº 58/2009, com as cláusulas deste Instrumento Contratual, empenhos n°s ______________, em conformidade com a Lei nº 10.520 de 17 de julho de 2002, Decreto Municipal n°097 de 30 de maio de 2003, Lei Federal nº 8.666/93, com suas posteriores alterações, e demais legislação pertinente.

CLAUSULA II - DA EXECUÇÃOOs serviços deverão ser executados conforme o prazo estabelecido nos respectivos termos de referência.

PARÁGRAFO ÚNICOAs despesas decorrentes de tributos ou qualquer outro encargo referente aos serviços de consultoria competem, exclusivamente, ao licitante vencedor.

CLAUSULA III – DO PREÇOO preço para a contratação dos serviços, objeto deste contrato, é de __________________ entendido este preço como justo e suficiente para a total execução do objeto deste contrato, conforme a cláusula primeira deste Instrumento.

CLÁUSULA IV - DO RECURSO FINANCEIROAs despesas decorrentes do presente Contrato correrão por conta do seguinte recurso financeiro:

Secretaria de Município de Infra-Estrutura, Habitação e ServiçosSolicitações de Compra nº. 190/2009Projeto/Atividade: 2013Sub-elemento da Despesa: 3.3.90.39.00Recurso: 0001

CLAUSULA V – DO PAGAMENTO

PARÁGRAFO PRIMEIROO pagamento será efetuado mensalmente, em até 30 dias do protocolo de entrega da nota fiscal na Secretaria de Finanças. Esta deverá ser atestada quando da efetiva execução dos serviços. Para tanto a referida fatura deverá estar devidamente visada pelo responsável da Secretaria interessada. Somente serão atestadas as notas apresentadas ao responsável pela fiscalização do contrato, designado pela Secretaria de Município solicitante.

PARÁGRAFO SEGUNDOO pagamento será creditado em conta corrente da empresa, através de Ordem Bancária contra qualquer instituição bancária indicada na proposta, devendo para isto ficar explicitado o nome do banco, agência, localidade e número da conta corrente em que deverá ser efetivado o crédito.

PARÁGRAFO TERCEIROO pagamento somente será liberado após o recolhimento de eventuais multas que lhe tenham sido impostas em decorrência de inadimplência contratual.

PARÁGRAFO QUARTOQualquer erro ou omissão havidos na documentação fiscal ou na fatura será objeto de correção pela empresa e haverá, em decorrência, suspensão do prazo de pagamento até que o problema seja definitivamente regularizado.

PARÁGRAFO QUINTOO Município reserva-se o direito de suspender o pagamento se o produto for entregue em desacordo com as especificações constantes deste instrumento.

PARÁGRAFO SEXTONa hipótese de atraso no pagamento da Nota Fiscal devidamente atestada, ao valor devido serão acrescentados juros calculados pro rata die, de acordo com a variação da taxa IPCA.

CLAUSULA VI – DO REAJUSTAMENTOOs preços do presente Contrato não sofrerão reajustes, conforme § 1° do art. 2º da Lei Federal n° 10.192, de 14 de Fevereiro de 2001, porém poderão ser recompostos, tendo em vista o reequilíbrio contratual. Essa recomposição será feita em consonância com o art. 65, inciso II, alínea “d” da Lei Federal n° 8.666/93.

CLAUSULA VII – DA GARANTIAOs serviços deverão ser prestados em conformidade com todas as exigências contidas no edital licitatório e seus anexos.

.CLAUSULA VIII – DOS DIREITOS E DAS OBRIGAÇÕES

I - DOS DIREITOSConstituem direitos de o CONTRATANTE receber o objeto deste contrato nas condições avençadas e da CONTRATADA perceber o valor ajustado na forma e prazo convencionado.II – DAS OBRIGAÇÕESConstituem obrigações do Contratante:a) efetuar o pagamento ajustado;

b) dar à Contratada as condições necessárias à regular execução do contrato.Constituem obrigações da CONTRATADA:a) executar os serviços na forma ajustada;b) assumir inteira responsabilidade pelas garantias solicitadas neste pregão;c).responder, direta ou indiretamente, por quaisquer danos causados ao CONTRATANTE;d).cumprir as determinações do CONTRATANTE;e) o contrato deverá ser assinado e entregue em até 15 (quinze) dias do seu recebimento, sob pena de sofrer as penalidades constantes no edital convocatório.

CLÁUSULA lX – DA INEXECUÇÃO DO CONTRATOA Contratada reconhece os direitos do CONTRATANTE em caso de rescisão administrativa, previstos no art. 77 da Lei Federal 8.666/93 e suas alterações.

CLAUSULA X – DA RESCISÃOEste contrato poderá ser rescindido:Por ato unilateral do CONTRATANTE, nos casos dos incisos I a XII e XVII do art. 78 da Lei 8.666/93, de 21 de junho de 1993; amigavelmente, por acordo entre as partes, reduzindo a termo no processo de licitação, desde que haja conveniência para o CONTRATANTE; judicialmente, nos termos da legislação.

PARÁGRAFO ÚNICOA rescisão deste contrato implicará retenção de créditos decorrentes da contratação, até o limite dos prejuízos causados ao CONTRATANTE, bem como na assunção dos serviços pelo CONTRATANTE na forma que o mesmo determinar.

CLAUSULA XI – DAS PENALIDADES E DAS MULTASSe o licitante vencedor recusar-se a realizar o serviço, injustificadamente, serão convocados os demais licitantes, na ordem de classificação, para fazê-lo, sujeitando-se o licitante desistente às penalidades, sem prejuízo da aplicação de outras cabíveis.

§1º -Na hipótese de descumprimento parcial ou total da CONTRATADA das obrigações contratuais assumidas, ou a infringência de preceitos legais pertinentes, o CONTRATANTE poderá, garantida a prévia e ampla defesa, aplicar, segundo a gravidade da falta cometida, as seguintes sanções:

§2º -A CONTRATADA sujeita-se às seguintes penalidades:

a)advertência, por escrito, sempre que verificadas pequenas irregularidades, para as quais haja concorrido, tais como:

-atraso na prestação dos serviços;-o não atendimento de formalidades, neste contrato avençadas.

b)multas sobre o valor total atualizado no contrato:-de 2% (dois por cento) do valor total do contrato pelo descumprimento de clausula contratual ou norma da legislação pertinente;-de 0,5% (meio por cento) nos casos da prestação dos serviços em desacordo com as especificações dos serviços.

c)suspensão do direito de contratar com o Município, de acordo com a seguinte graduação:-após advertência formal e cobrança de multa, ser reincidente, sem justificativa, nas penalidades avençadas neste contrato – 01 ano;-não entregar o bem no prazo estabelecido, desobedecendo a solicitação por escrito do CONTRATANTE – 02 anos.

d)declaração de inidoneidade para contratar com a Administração Pública Municipal, feita pelo Secretário de Município da Secretaria requisitante, nos casos de falta grave, devendo ser publicado no Diário Oficial do Estado.

e)outras penalidades: em função da natureza da infração, o CONTRATANTE aplicará as demais penalidades previstas na Lei Federal n° 8.666/93.

CLAUSULA Xll – DA EFICÁCIAO presente Contrato somente terá eficácia após a publicação da respectiva súmula no Diário

Oficial do Estado.

CLÁUSULA XllI – DO FOROFica eleito o Foro da Comarca de Santa Maria para dirimir dúvidas ou questões oriundas do presente contrato.E, por estarem justos e contratados, firmam o presente em 05(cinco) vias de igual teor e forma, na presença de duas testemunhas.

Gabinete do Prefeito Municipal de Santa Maria, aos __dias do mês de ___ de 2009.

PREFEITO MUNICIPALCONTRATADA

TESTEMUNHAS:

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO V

PREGÃO Nº 58/2009

TERMO DE REFERÊNCIA

PLANILHA DE QUANTITATIVOS E ESTIMATIVA DE PREÇO

PLANILHA A – VALORES UNITÁRIOS POR METRO

Lote Item D E S C R I Ç Ã O Quant.

EMPRESA A EMPRESA B EMPRESA CValor

unitário (metro)

1

1 PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE ROÇADA EM RUAS, AVENIDAS E PRAÇAS, COM ESTIMATIVA DE 75.480 M²/MES 75.480 0,27 0,38 0,31 0,32

2PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE RASPAGEM E PINTURA DE MEIO FIO DE RUAS E AVENIDAS, COM ESTIMATIVA

DE 81.900 METRO LINEAR/MES81.900 0,30 0,41 0,34 0,35

2PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE PAISAGISMO E MANUTENÇÃO DE AREAS VERDES, COM ESTIMATIVA DE

75.480 M²/MES75.480 0,39 0,46 0,44 0,43

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO V

PREGÃO Nº 58/2009

TERMO DE REFERÊNCIA

PLANILHA DE QUANTITATIVOS E ESTIMATIVA DE PREÇO

PLANILHA B - VALORES UNITÁRIOS MENSAIS

Lote Item D E S C R I Ç Ã OQuant. (MÊS) EMPRESA A EMPRESA B EMPRESA C

11 PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE ROÇADA EM RUAS, AVENIDAS E PRAÇAS, COM ESTIMATIVA DE 75.480 M²/MES 1 20.379,60 28.682,40 23.398,80

2PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE RASPAGEM E PINTURA DE MEIO FIO DE RUAS E AVENIDAS, COM ESTIMATIVA DE 81.900 METRO

LINEAR/MES1 24.570,00 33.579,00 27.846,00

2 PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE PAISAGISMO E MANUTENÇÃO DE AREAS VERDES, COM ESTIMATIVA DE 75.480 M²/MES 1 29.437,20 34.720,80 33.211,20

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO V

PREGÃO Nº 58/2009

TERMO DE REFERÊNCIA

PLANILHA DE QUANTITATIVOS E ESTIMATIVA DE PREÇO

PLANILHA C - VALORES GLOBAIS MENSAIS

Lote Item D E S C R I Ç Ã OQuant. (MÊS) EMPRESA A EMPRESA B EMPRESA C

11 PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE ROÇADA EM RUAS, AVENIDAS E PRAÇAS, COM ESTIMATIVA DE 75.480 M²/MES 12

PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE RASPAGEM E PINTURA DE MEIO FIO DE RUAS E AVENIDAS, COM ESTIMATIVA DE 81.900 METRO

LINEAR/MES1

2 PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE PAISAGISMO E MANUTENÇÃO DE AREAS VERDES, COM ESTIMATIVA DE 75.480 M²/MES 174.386,80 96.982.20 84.456,00

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO V

PREGÃO Nº 58/2009

TERMO DE REFERÊNCIA

PLANILHA DE QUANTITATIVOS E ESTIMATIVA DE PREÇO

PLANILHA D - VALORES GLOBAIS PARA TODO O CONTRATO (DOZE MESES)

Lote Item D E S C R I Ç Ã OQuant. (MÊS) EMPRESA A EMPRESA B EMPRESA C

11 PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE ROÇADA EM RUAS, AVENIDAS E PRAÇAS, COM ESTIMATIVA DE 75.480 M²/MES 122

PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE RASPAGEM E PINTURA DE MEIO FIO DE RUAS E AVENIDAS, COM ESTIMATIVA DE 81.900 METRO

LINEAR/MES12

2 PRESTAÇAO DE SERVIÇO DE PAISAGISMO E MANUTENÇÃO DE AREAS VERDES, COM ESTIMATIVA DE 75.480 M²/MES 12892.641,60 1.163.786,40 1.013.472,00

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO VI

PREGÃO Nº 58/2009

TERMO DE REFERÊNCIA E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE LOGRADOUROS PÚBLICOS: ROÇADA, RASPAGEM E PINTURA DE MEIO FIO, CONTROLE DE PRAGAS, PAISAGISMO E MANUTENÇÃO DE ÁREAS VERDES.

1 - OBJETO

Contratação de uma empresa especializada para prestação de serviços de roçada, raspagem e pintura de meio-fio, controle de pragas e paisagismo e manutenção de áreas verdes, consistindo na conservação e limpeza de canteiros centrais, rótulas e praças públicas localizadas no perímetro urbano do município.

2 - JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a não existência de servidores no quadro da Secretaria Municipal de Infra-estrutura, Habitação e Serviços da Prefeitura Municipal de Santa Maria e sendo necessária a manutenção desses locais faz-se indispensável a contratação de serviços terceirizados desta natureza.

A contratação destes serviços traz vantagens para a Administração Pública, já que a SMIHS não dispõe de recursos humanos, equipamentos e máquinas para o desenvolvimento desses serviços.

Além disso, os serviços de controle de pragas, roçada, raspagem e pintura de meio-fio das ruas, avenidas e praças do Município contribuem para uma redução da proliferação de insetos e animais, principalmente mosquitos, pernilongos, formigas, pulgas, piolhos, carrapatos, roedores, pombos e morcegos que ameaçam a saúde da população, propiciando também um bem estar e condições satisfatórias ao público em geral.

O controle de pragas em praças públicas torna-se essencial para o correto equilíbrio na prevenção de doenças e a manutenção da saúde pública.

Os serviços de paisagismo e manutenção de áreas verdes com plantação de flores, ajardinamento, folhagens e arbustos ornamentais nos canteiros centrais e praças, propiciam ao município um aspecto harmônico e de cuidados com o patrimônio público, ensejando a população e aos turistas uma cidade limpa e organizada.

3 – MÃO-DE-OBRA

Será disponibilizada pela contratada mão-de-obra devidamente treinada e qualificada para o desempenho satisfatório das atividades, em quantidade suficiente para o bom andamento dos serviços. A contratada deverá registrar seus empregados, obedecendo à legislação trabalhista e previdenciária, bem como todos os requisitos previstos em legislação. A contratada deverá se responsabilizar pelo transporte dos empregados até os locais da prestação dos serviços e pela alimentação dos mesmos.A CONTRATADA deverá apresentar planilha de custos e formação de preços para comprovar os custos inerentes aos serviços.

4 – UNIFORMES E EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Atendendo a legislação trabalhista, a contratada deverá fornecer os seguintes uniformes e E.P.I.’s:

- Boné ou chapéu de palha- Camiseta- Calça comprida- Jaqueta- Botina de couro- Luva de couro de vaqueta- Protetor auricular- Protetor facial- Óculos de proteção

- Telas de proteção- Perneira de couro- Máscara semi-facial com filtro- Luva de PVC

5 – HORÁRIO DE TRABALHO

Os serviços deverão ser executados no horário das 07:30 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:30 horas, de segunda a sexta feira e aos sábados das 07:30 às 11:30 horas, exceto em dias feriados e pontos facultativos. A contratada não poderá exceder a carga horária semanal prevista na legislação.

6 – MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS

A contratada se obriga a fornecer as seguintes máquinas e equipamentos nas quantidades necessárias para a execução dos serviços:

- Roçadeiras tipo Costal, da marca Stihl FS 220 a gasolina ou similar- Máquina de cortar grama a gasolina- Pulverizador costal- Enxadas- Enxadões- Ancinho (rastel)- Tesouras de poda- Carrinhos de mão- Pá de corte- Pá de concha- Facão- Carrinhos coletores- Kit de jardinagem- Mangueira plástica

7 – MATERIAL DE CONSUMO

O fornecimento de materiais e insumos é de responsabilidade da contratada nas quantidades suficientes para a execução dos serviços. Os insumos e materiais são os seguintes:

- Combustível para as máquinas;- Fio de nylon;- Cal para pintura de meio-fio.- Inseticida e raticida- Formicida- Mudas de flores (aproximadamente 150 mudas por mês)

8 – TRANSPORTE DE PESSOAL E EQUIPAMENTOS

A CONTRATADA se responsabiliza pelo transporte dos seus empregados até o local da prestação dos serviços, bem como pelo transporte de máquinas, equipamentos e ferramentas. Para isso deverá dispor de um veículo apropriado para o transporte de pessoal, sendo de sua responsabilidade os custos com a manutenção do veículo e também o abastecimento de combustível.A CONTRATANTE disponibilizará por sua conta e expensas um veículo tipo caminhão, com caçamba, para a retirada dos detritos e resíduos oriundos da execução dos serviços. 9 – OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

- Utilizar pessoal devidamente qualificado e treinado para a perfeita realização dos serviços;- Assumir inteira responsabilidade e vinculação direta pelo pessoal que irá utilizar na prestação dos serviços, ficando como única responsável por todos os atos e ocorrências danosas eventualmente causadas à CONTRATANTE durante a execução do objeto contratual;- Responsabilizar-se por todos os encargos trabalhistas e previdenciários que incidam ou venham a incidir na espécie, não tendo seu pessoal qualquer vínculo empregatício com a CONTRATANTE;- Manter máquinas, ferramentas e equipamentos necessários à execução dos serviços, em perfeitas condições de uso, devendo substituir os danificados em até 24 (vinte e quatro) horas;- Identificar todas as suas máquinas e equipamentos;

- Treinar seus empregados no uso de máquinas e equipamentos;- Manter seus empregados uniformizados e identificados;- Exigir de seus empregados o uso de equipamentos de proteção individual, bem como comprovar a sua entrega sempre que for solicitado;- Responsabilizar-se pelo transporte do pessoal até os locais de realização dos serviços, bem como pelas despesas decorrentes de alimentação dos mesmos;- Responsabilizar-se pelo transporte e pela guarda de máquinas e equipamentos;- Responsabilizar-se pelas despesas decorrentes com alimentação;- Manter responsável técnico registrado na entidade competente para atestar a prestação dos serviços;

10 – OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE - Acompanhar, orientar e fiscalizar os serviços a serem prestados pela CONTRATADA, objetivando a verificação do cumprimento das disposições contratuais; - Disponibilizar veículo de carga com respectivo motorista, para remoção dos resíduos oriundo da roçada e da raspagem e capina até o destino final;- Fornecer pontos de captação de água para rega dos canteiros.

11 – ATESTADOS E DECLARAÇÕES A SEREM APRESENTADOS

Apresentação de atestado de vistoria e comparecimento, fornecido pela Secretaria de Infra-estrutura, habitação e Serviços, com o agendamento das visitas até o terceiro dia útil a data prevista para a abertura das propostas. As vistorias deverão ser agendadas, através dos telefones (055) 3217 6832 e (055) 3222 0733, serão acompanhadas de Representante da Administração Municipal e deverão ser feitas obrigatoriamente pelos responsáveis técnicos da licitante junto ao CRA e CREA.

Declaração da empresa licitante, assinada por seu representante legal, de que visitou e tem pleno conhecimento dos locais, metragens e serviços a serem prestados, e que se sujeita a todas as condições estabelecidas neste edital

DISCRIMINAÇÃO, FREQUÊNCIA E PROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS.

Item 1 - SERVIÇOS DE ROÇADA

A contratada deverá obedecer à programação de serviços estabelecida pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços.

Na referida programação deverá constar a periodicidade, os locais e a frequência dos serviços.Nos meses de Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março e Abril a roçada deverá ser realizada

quinzenalmente.Nos meses de Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro a roçada deverá ser realizada mensalmente.Após o corte a contratada deverá juntar e amontoar os resíduos para que a Contratante possa recolher e

dar destino final a esses resíduos.A contratada deverá utilizar máquinas para a execução das atividades;Havendo necessidade, e com autorização da CONTRATANTE, deverá ser elaborado projeto de paisagismo

nos canteiros e praças do perímetro urbano do Município devendo, no respectivo projeto, constar o tipo de vegetação, flores, adubação, correção do solo, inclusive placas educativas e informativas, insumos esses, fornecidos pela CONTRATANTE. A existência desta necessidade não desobriga a contratada a manter o fornecimento de 150 mudas ao mês.

A CONTRATADA deverá dispor, para os serviços de roçada poda e paisagismo, de responsável técnico – Engenheiro Agrônomo, com registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia para acompanhamento dos serviços de roçada.

A CONTRATADA deverá realizar irrigação dos canteiros centrais, sendo que os recursos hídricos serão de responsabilidade da CONTRATANTE, inclusive os pontos de abastecimento de água.

a) Os serviços de controle de pragas devem priorizar o combate à infestação de formigas, pulgas, piolhos, carrapatos e roedores.

b) Os serviços devem abranger:

1. Medidas corretivas com aplicação de saneantes químicos (raticidas e inseticidas);2. Ações preventivas com assessoria para verificação, monitoramento e adequação ambiental, com soluções

relacionadas ao lixo, limpeza geral, corte de grama e aberturas de canalizações de esgotos.

c) condições para execução dos serviços:

1. A empresa deverá atender todas as recomendações e normas dispostas na resolução RDC n° 18, de 19 de fevereiro de 2000, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que dispõe sobre as Normas Gerais para funcionamento de Empresas Especializadas na prestação de serviços de controle de vetores e pragas urbanas;

2. Todos os produtos químicos utilizados deverão ser registrados no Ministério da Saúde, com apresentação prévia de suas FT’s (Fichas Técnicas) e FISPQ’s (Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos);

3. Registro da empresa junto a Vigilância Sanitária do Município.

4. O Responsável Técnico deve acompanhar, pessoalmente, toda a operacionalização dos serviços.

d) A CONTRATADA deverá dispor de responsável técnico, com registro no respectivo órgão fiscalizador, para acompanhar o andamento das atividades de controle de pragas.

Para fins de cálculo deverá ser considerada uma produtividade mínima de 5.000 m² (cinco mil metros quadrados) diários para cada funcionário com carga horária diária de 8 horas e 44 horas semanais.

Quantidade: 75.480 m² (metros quadrados)

Item 2 – SERVIÇOS DE RASPAGEM E PINTURA DE MEIO FIO

A contratada deverá obedecer à programação de serviços estabelecida pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços.Na referida programação deverá constar os locais, a periodicidade e a frequência dos serviços.

A contratada deverá raspar os resíduos existentes no meio fio até o limite de 1m (um metro) do respectivo meio fio. Posteriormente deverá juntar e amontoar os resíduos para que a Contratante possa recolher e dar destino final a esses resíduos.

Nos serviços de pintura de meio fio a contratada deverá preencher as faces expostas do meio fio com pigmento de tinta a base de cal com fixador, utilizando para isso equipamentos apropriados. Esse serviço deverá ser executado mensalmente obedecendo à programação estabelecida em cronograma de serviços.

Em qualquer dos serviços previstos acima a contratada deverá disponibilizar uniformes e equipamentos e proteção individual aos seus empregados, cumprindo o estabelecido em legislação.

Para fins de cálculo, deverá ser considerada uma produtividade mínima de 6.000ml (seis mil metros lineares) para cada funcionário com carga horária diária de 8 horas e 44 horas semanais.

Quantidade: 81.900ml (metros lineares)

Item 3 – SERVIÇOS DE PAISAGISMO E MANUTENÇÃO DE ÁREAS VERDES

A contratada deverá executar nos canteiros centrais de ruas, avenidas, rótulas e praças os seguintes serviços:

- Revolver os canteiros para descompactação do solo;- Plantar e replantar mudas de flores;- Efetuar o coroamento ao redor das mudas num raio de 30 cm;- Evitar que a grama avance sobre as raízes;- Eliminar ervas daninhas; - Realizar a recomposição do solo com adubação, mantendo o Ph entre 6.0 e 7.0;- Controlar a infestação de pragas (formigas, etc);- Efetuar a rega para manter o nível de umidade;

A CONTRATADA deverá apresentar uma planilha com cronograma de execução das atividades para aprovação da fiscalização.

A CONTRATANTE fornecerá os pontos de captação de água para efetuar a rega dos canteiros.

Os locais para realização dos serviços são aqueles relacionados no QUADRO – Relação de Ruas, Avenidas, Praças, Parques e Rótulas abaixo.

A CONTRATADA deverá dispor de responsável técnico (Engenheiro Agrônomo), com registro no respectivo órgão fiscalizador, para acompanhar o andamento das atividades de paisagismo.

Para fins de cálculo, deverá ser considerada uma produtividade mínima de 1.200 m² (mil e duzentos metros quadrados) diários para cada funcionário com carga horária diária de 8 horas e 44 horas semanais.

Quantidade: 75.480m² (metros quadrados)

RELAÇÃO DE RUAS, AVENIDAS, PRAÇAS, PARQUES E RÓTULAS

ROÇADA, PAISAGISMO E MANUTENÇÃO DE ÁREAS VERDES - ÁREAS

Local Metro QuadradoParque Itaimbé 40.000,00 Praça Saldanha Marinho 1.500,00 Viaduto Evandro Behr 1.800,00 Praça dos Bombeiros 4.200,00 Praça Bairro Nonoai 5.800,00 Praça Corsan 3.800,00 Praça Rosário 550,00 Praça Hospital Caridade 1.200,00 Avenida Medianeira 2.200,00 Avenida Fernando Ferrari 1.400,00 Avenida Rio Branco 2.800,00 Avenida Angelo Bolson 680,00 Avenida Presidente Vargas 1.680,00 Avenida Paulo Lauda 1.240,00 Avenida Liberdade 1.000,00 Avenida Nossa Senhora Dores 1.200,00 Avenida Diácono Pozzobom 1.200,00 Avenida Walter Jobim 1.200,00 Avenida Osvaldo Cruz 680,00 Rótula Silva Jardim 150,00 Avenida Borges de Medeiros 1.200,00 TOTAL 75.480,00

RASPAGEM E PINTURA MEIO FIO - METROS LINEARES

Local Início Fim Metros LinearesParque Itaimbé Avenida Nossa Sra. Dores Trilhos RFFSA 1.920,00 Praça Saldanha Marinho Avenida Borges de Medeiros Rua Benjamin Constant 1.600,00 Viaduto Evandro Behr Rua Venâncio Aires Rua do Acampamento 300,00 Praça dos Bombeiros 400,00 Praça Bairro Nonoai 400,00 Praça Corsan 400,00 Praça Rosário 200,00 Avenida Medianeira Rua General Neto Av. Angelo Bolsom 3.200,00 Avenida Fernando Ferrari Avenida Medianeira Trevo acesso BR 158 2.400,00 Avenida Rio Branco Rua Venancio Aires GARE RFFSA 2.815,00 Avenida Rio Branco GARE RFFSA Rua Venâncio Aires 2.815,00 Avenida Angelo Bolson Avenida Medianeira Avenida Presidente Vargas 1.200,00 Avenida Presidente Vargas Avenida Borges de Medeiros Rua Marechal Floriano Peixoto 1.680,00 Avenida Paulo Lauda Rotula Acesso T. Neves Trevo BR 158 2.480,00 Avenida Liberdade Rua Venancio Aires Rua Aristides Lobo 1.660,00 Avenida Nossa Senhora Dores Avenida Fernando Ferrari Avenida Osvaldo Cruz 2.400,00 Avenida Diacono Pozzobom Avenida Osvaldo Cruz Rotula BR 158 2.400,00 Avenida Valter Jobim Avenida Mauricio Sirotski Rotula BR 158 2.100,00 Avenida Borges de Medeiros Rua Venancio Aires Avenida Pres Vargas 2.600,00 Rua do Acampamento Viaduto Evandro Behr Avenida Medianeira 1.920,00 Rua Venancio Aires Avenida Borges de Medeiros Rua Benjamin Constant 2.440,00 Rua Marechal Floriano Peixoto Rua dos Andradas Avenida Presidente Vargas 2.520,00 Rua Dr. Astrogildo de Azevedo Rua Marechal Floriano Peixoto Rua Riachuelo 1.560,00 Rua Alberto Pasqualine Rua Marechal Floriano Peixoto Rua do Acampamento 2.440,00 Rua Roque Callage Rua Angelo Uglione Rua Dr. Astrogildo de Azevedo 2.440,00 Rua dos Andradas Avenida Borges de Medeiros Rua André Marques 2.440,00 Rua Dautd Rua Otavio Binato Rua Dr, Valtiher 850,00 Rua Treze de maio Avenida Rio branco Rua Jose do Patrocinio 850,00 Rua Vale Machado Rua Serafin Valandro Rua André marques 1.560,00 Rua Silva Jardim Rua Barão do Triunfo Rua Dr. Pantaleão 2.350,00 Rua Dr. Bozano Avenida Borges de Medeiros Calçadão Salvador Isaia 1.680,00 Rua Coronel Niederauer Avenida Borges de Medeiros Rua Alberto Pasqualine 1.680,00 Rua Pinheiro Machado Rua Marechal Floriano Peixoto Rua Riachuelo 920,00 Rua Jose Bonifácio Rua Marechal Floriano Peixoto Rua Riachuelo 920,00 Rua Professor Braga Rua Jose Bonifacio Rua Dr. Astrogildo de Azevedo 920,00 Rua Tuiuti Avenida Itaimbe Avenida Borges de Medeiros 3.440,00 Rua Riachuelo Rua General Neto Rua Angelo Uglione 920,00 Rua Dr. Turi Avenida Medianeira Rua do Acampamento 820,00 Rua Andre Marques Rua Angelo Uglione Rua Treze de maio 1.440,00 Rua Dr. Pantaleão Parque Itaimbe Rua Silva Jardim 1.440,00 Rua Serafim Valandro Avenida Medianeira Rua Vale Machado 3.550,00 Rua Duque de Caxias Rua Silva Jardim Trevo da BR 158 3.700,00 Rua Benjamim Constant Avenida Nossa Sra. Dores Rua Silva Jardim 1.600,00 Avenida Itaimbe Av Nossa Senhora Dores Rua Ernesto Beck 4.530,00

TOTAL 81.900,00

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO VIIPREGÃO Nº 58/2009

TERMO DE REFERÊNCIA E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICASPLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS.

Planilha de Custos e Formação de PreçosITEM 01: Contratação de uma empresa especializada para prestação de serviços de roçada, consistindo na conservação

e limpeza de canteiros centrais, rótulas e praças públicas localizadas no perímetro urbano do município.

MONTANTE A

REMUNERAÇÃO % Valor R$

Salários

Adicional de Insalubridade

Total da Remuneração

Reserva Técnica Total (Remuneração + Reserva Técnica)

VALOR TOTAL DA REMUNERAÇÃO

ENCARGOS SOCIAIS % Valor R$

INSS 20,00%

SESI ou SESC 1,50%

SENAI ou SENAC 1,00%

INCRA 0,20%

Salário Educação 2,50%

FGTS 8,00% Seguro Acidente do Trabalho/SAT/RAT 3,00%

SEBRAE

Férias com abono

13o. Salário

Auxílio Doença

Faltas Legais

Acidente de Trabalho

Aviso Prévio

Aviso Prévio Indenizado

Indenização Adicional

Indenização rescisão sem justa causa VALOR TOTAL DE ENCARGOS SOCIAIS

VALOR TOTAL DO MONTANTE A (Remuneração + Encargos

Sociais)

MONTANTE B

Item % Valor R$

Uniformes e EPIs

Materiais e insumos

Vale Alimentação

Vale transporte

Ferramentas e equipamentos

Depreciação de Maquinas

Manutenção de Máquinas

Treinamento e/ou reciclagem

Controle de pragas

Medicina do Trabalho

VALOR TOTAL DO MONTANTE B

DEMAIS COMPONENTES

Item % Valor R$

Despesas Administrativas

Lucro

VALOR TOTAL DOS DEMAIS COMPONENTES

TRIBUTOS % Valor R$

ISSQN

COFINS

PIS

CSLL

IRPJ

CPMF

VALOR TOTAL DOS TRIBUTOS

PREÇO HOMEM-MÊS (8 horas de segunda-feira a sexta-feira e 04 horas aos sábados - R$

PRODUTIVIDADE MÍNIMA PARA 8 HORAS DE TRABALHO E 44 HORAS SEMANAIS POR M2 5.000,00

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO VIIPREGÃO Nº 58/2009

TERMO DE REFERÊNCIA E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICASPLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS.

Planilha de Custos e Formação de PreçosITEM 02: Contratação de uma empresa especializada para prestação de serviços de raspagem e pintura de meio-fio,

consistindo na conservação e limpeza de canteiros centrais, rótulas e praças públicas localizadas no perímetro urbano do município.

MONTANTE A

REMUNERAÇÃO % Valor R$

Salários

Adicional de Insalubridade

Total da Remuneração

Reserva Técnica Total (Remuneração + Reserva Técnica)

VALOR TOTAL DA REMUNERAÇÃO

ENCARGOS SOCIAIS % Valor R$

INSS 20,00%

SESI ou SESC 1,50%

SENAI ou SENAC 1,00%

INCRA 0,20%

Salário Educação 2,50%

FGTS 8,00% Seguro Acidente do Trabalho/SAT/RAT 3,00%

SEBRAE

Férias com abono

13o. Salário

Auxílio Doença

Faltas Legais

Acidente de Trabalho

Aviso Prévio

Aviso Prévio Indenizado

Indenização Adicional

Indenização rescisão sem justa causa VALOR TOTAL DE ENCARGOS SOCIAIS

VALOR TOTAL DO MONTANTE A (Remuneração + Encargos

Sociais)

MONTANTE B

Item % Valor R$

Uniformes e EPIs

Materiais e insumos

Vale Alimentação

Vale transporte

Ferramentas e equipamentos

Depreciação de Maquinas

Manutenção de Máquinas

Treinamento e/ou reciclagem

Medicina do Trabalho

VALOR TOTAL DO MONTANTE B

DEMAIS COMPONENTES

Item % Valor R$

Despesas Administrativas

Lucro

VALOR TOTAL DOS DEMAIS COMPONENTES

TRIBUTOS % Valor R$

ISSQN

COFINS

PIS

CSLL

IRPJ

CPMF

VALOR TOTAL DOS TRIBUTOS

PREÇO POSTO/MÊS (8 horas de segunda-feira a sexta-feira e 04 horas aos sábados - R$

PRODUTIVIDADE MÍNIMA PARA 8 HORAS DE TRABALHO E 44 HORAS SEMANAIS POR METRO LINEAR 6.000,00

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município de FinançasDiretoria de Licitações

ANEXO VIIPREGÃO Nº 58/2009

TERMO DE REFERÊNCIA E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICASPLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS.

Planilha de Custos e Formação de PreçosITEM 03: Contratação de uma empresa especializada para prestação de serviços de paisagismo e manutenção de áreas

verdes, com plantação de flores e ajardinamento nos canteiros centrais, rótulas e praças públicas localizadas no perímetro urbano do município.

MONTANTE A

REMUNERAÇÃO % Valor R$

Salários

Adicional de Insalubridade

Total da Remuneração

Reserva Técnica Total (Remuneração + Reserva Técnica)

VALOR TOTAL DA REMUNERAÇÃO

ENCARGOS SOCIAIS % Valor R$

INSS 20,00%

SESI ou SESC 1,50%

SENAI ou SENAC 1,00%

INCRA 0,20%

Salário Educação 2,50%

FGTS 8,00% Seguro Acidente do Trabalho/SAT/RAT 3,00%

SEBRAE

Férias com abono

13o. Salário

Auxílio Doença

Faltas Legais

Acidente de Trabalho

Aviso Prévio

Aviso Prévio Indenizado

Indenização Adicional

Indenização rescisão sem justa causa VALOR TOTAL DE ENCARGOS SOCIAIS

VALOR TOTAL DO MONTANTE A (Remuneração + Encargos

Sociais)

MONTANTE B

Item % Valor R$

Uniformes e EPIs

Materiais e insumos

Vale Alimentação

Vale transporte

Ferramentas e equipamentos

Depreciação de Maquinas

Manutenção de Máquinas

Treinamento e/ou reciclagem

Mudas de flores

Medicina do Trabalho

VALOR TOTAL DO MONTANTE B

DEMAIS COMPONENTES

Item % Valor R$

Despesas Administrativas

Lucro

VALOR TOTAL DOS DEMAIS COMPONENTES

TRIBUTOS % Valor R$

ISSQN

COFINS

PIS

CSLL

IRPJ

CPMF

VALOR TOTAL DOS TRIBUTOS

PREÇO HOMEM-MÊS (8 horas de segunda-feira a sexta-feira e 04 horas aos sábados - R$

PRODUTIVIDADE MÍNIMA PARA 8 HORAS DE TRABALHO E 44 HORAS SEMANAIS POR M2 1.200,00