edital de concorrÊncia pÚblica -...

38
PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING INSTITUCIONAL

Upload: dangthuan

Post on 11-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING INSTITUCIONAL

2

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

EDITAL DE LICITAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO N.º 230/2015 MODALIDADE: Concorrência Pública EDITAL N.º 016/2015 A Prefeitura Municipal de Diamantina, por intermédio de sua Comissão Permanente de Licitação – CPL, designada pela Portaria n.º 030/2015, torna público que, no dia 12 de janeiro de 2016, às 13:00 horas, na sala de licitação da CPL, situada no Centro Administrativo Municipal, localizado na Rua da Glória, 394, Centro, Diamantina, Minas Gerais, realizará o recebimento de envelopes e abertura da Concorrência Pública, do tipo Melhor técnica e preço, sob regime de execução indireta, na forma de empreitada global, objetivando a contratação de empresa especializada em Comunicação e Marketing Institucional. Os serviços serão executados em conformidade com as especificações previstas no Termo de Referência – Anexo I e de acordo com as cláusulas do Contrato – Anexo III. A presente licitação será regida pela Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas alterações posteriores e, ainda, pelas condições contidas neste Edital. O Edital Completo poderá ser obtido pelos interessados na CPL, em meio magnético, mediante entrega de mídia gravável, de segunda a sexta-feira, no horário de 13:00h às 17:30h no endereço acima indicado ou pelo endereço eletrônico http://www.diamantina.mg.gov.br . É necessário que ao fazer download do Edital, seja informado à Comissão Permanente de Licitação, exclusivamente via fax n.º (38)3531-7032, a retirada do mesmo, através do preenchimento do modelo constante do Anexo IX, para que possamos comunicar possíveis alterações que se fizerem necessárias. A Comissão Permanente de Licitação não se responsabilizará pela falta de informações relativas ao procedimento àqueles interessados que não confirmarem, pelos meios expostos, a retirada do Edital. Em caso de dúvidas, o interessado deverá entrar em contato pelo telefone (38) 3531-7032 de segunda-feira à sexta-feira, no horário de 13:00h às 17:30h.

1. OBJETO 1.1 Este procedimento licitatório objetiva a contratação de empresa especializada em

Comunicação e Marketing Institucional, em conformidade com as especificações técnicas constantes do Termo de Referência (Anexo I).

1.2 Os serviços, objeto da presente licitação deverão ser executados em rigorosa observância ao Termo de Referência, obedecendo às condições deste Edital e da proposta apresentada.

1.3 Integram este edital, independente de transcrição: a) ANEXO I – Termo de Referência. b) ANEXO II – Modelo de Procuração. c) ANEXO III – Minuta Contratual. d) ANEXO IV – Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do artigo 7.º da Constituição da República. e) ANEXO V – Modelo de Declaração de Superveniência de Fatos Impeditivos. f) ANEXO VI – Modelo de Declaração de micro empresa ou empresa de pequeno porte apta a usufruir dos benefícios da Lei Complementar nº. 123/2006. g) ANEXO VII – Modelo do barema para avaliação de proposta técnica; h) ANEXO VIII – Modelo de proposta de preços; i) ANEXO IX – Modelo do recibo de retirado do edital

3

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

2. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO 2.1.1 Poderão participar da presente licitação os interessados com cadastro em vigor, relacionado com o objeto desta licitação, ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data de recebimento das propostas. 2.1.2 O licitante poderá acompanhar os atos públicos da licitação, neles manifestar-se, solicitar esclarecimentos, consignar em ata o que lhe convier, bem como apresentar as impugnações e interpor os recursos previstos em lei: • Através de seu representante legal, no caso de pessoa jurídica, o qual deverá apresentar o contrato social, estatuto ou eventual alteração que comprove a sua representação; ou, • Através de procurador, que deverá apresentar instrumento procuratório, que lhe confira poderes para a prática dos atos supramencionados, conforme consta no Anexo II deste Edital. 2.1.3 Em todos os casos, o licitante, representante ou procurador deverá apresentar documento de identidade de fé pública; 2.1.4 A procuração, por instrumento particular outorgada por pessoa jurídica, deverá ser acompanhada do respectivo contrato social, estatuto ou eventual alteração, que comprove a representação legal do seu signatário. 2.1.5 Os interessados que não atenderam às exigências deste item não poderão se manifestar, resguardado apenas o direito de acompanhar a licitação como ouvintes. 2.1.6 No presente processo é garantido às microempresas e empresas de pequeno porte, que participarem do certame, tratamento diferenciado e simplificado, nos termos do artigo 49 da Lei Complementar 123/2006, desde que preenchido o modelo constante do anexo V deste edital (Declaração de enquadramento em regime de tributação de micro empresa ou empresa de pequeno porte).

3. IMPEDIMENTOS 3.1 Estarão impedidos de participar os licitantes que: a) estiverem sob decretação de falência, em processo de recuperação judicial ou extrajudicial, concordata, dissolução ou liquidação. b) tenham sido declarados inidôneos para licitar ou contratar com a Administração Pública ou estejam cumprindo pena de suspensão de licitar ou contratar com a Administração Pública Federal, inclusive com o Prefeitura Municipal de Diamantina , nos termos dos incisos III e IV do artigo 87 da Lei nº 8.666/1993; c) contiver no seu Contrato Social finalidade ou objetivo incompatível com o objeto desta

Concorrência; ou d) estejam constituídos sob a forma de consórcio.

4. ENTREGA E ABERTURA DA DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO E DAS PROPOSTAS TÉCNICA E DE PREÇO

4.1 Na data, horário e local indicados no preâmbulo deste edital, cada licitante entregará à Comissão Permanente de Licitação – CPL, na sessão pública, os documentos relativos ao credenciamento e os envelopes não transparentes, fechados e inviolados, contendo a documentação de Habilitação (Envelope Nº 1), a Proposta Técnica (Envelope Nº 2), e a Proposta de Preços (Envelope Nº 3).

4.2 Será admitido o encaminhamento de documentação de Habilitação, Propostas Técnica e de Preço por meio postal, desde que em envelopes distintos e lacrados, desde que entregues na CPL antes da data e horário estipulados no preâmbulo deste Edital.

4.3 Após o início da abertura dos Envelopes de Habilitação, não serão aceitas juntada ou

4

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

substituição de quaisquer documentos, nem retificação de preços ou condições.

4.4 A entrega dos Envelopes não conferirá aos licitantes qualquer direito em face da Prefeitura Municipal de Diamantina, observadas as prescrições da legislação específica.

4.5 Os envelopes listados no subitem 4.1. deverão conter, obrigatoriamente, o disposto nos itens 6, 7 e 8 deste Edital.

5. DOCUMENTAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO E DE CREDENCIAMENTO 5.1 Os representantes legais deverão fazer seu credenciamento e entregá-lo na abertura da sessão pública desta Concorrência, devendo, no ato de entrega dos envelopes, identificar-se, exibindo Cédula de Identidade ou documento equivalente, conforme subitens abaixo:

5.1.2 Sócio, proprietário, dirigente ou assemelhado - deverá apresentar o Estatuto ou Contrato Social juntamente com a(s) alteração(ões), devidamente registrados, que comprove(m) sua capacidade de representação legal, com expressa previsão dos poderes para se manifestar pelo licitante, para fins de formular propostas, dar declarações, receber intimação, interpor e renunciar à interposição de recurso, assim como praticar todos os demais atos pertinentes ao certame.

5.1.2.1 Em caso de administrador eleito em ato apartado, deverá ser apresentada cópia da ata de reunião ou assembleia em que se deu a eleição, revestida de todas as formalidades legais.

5.2 Procurador - o credenciamento deverá ser feito por meio de Instrumento Público ou Particular de Mandato (procuração), com firma reconhecida em cartório, outorgando expressamente poderes para se manifestar pelo licitante, para fins de formular propostas, dar declarações, receber intimação, interpor e renunciar à interposição de recurso, assim como praticar todos os demais atos pertinentes ao certame e apresentar cópia ou original da Carteira de Identidade do procurador.

5.2.1 A procuração por instrumento particular deverá ser entregue juntamente com o Contrato Social e suas alterações, ou com o Estatuto Social e a Ata de nomeação da Diretoria em exercício.

5.3 A não apresentação ou incorreção nos documentos de credenciamento a que se refere este item 5 não excluirá o licitante do certame, mas impedirá o seu representante de se manifestar e de responder pelo licitante e de praticar qualquer outro ato inerente a este certame.

5.4 O representante do licitante poderá, a qualquer tempo, ser substituído por outro, desde que devidamente credenciado, devendo ser observada a restrição constante do subitem 5.5.

5.5 Não será admitida a participação de um mesmo representante legal e/ou procurador para mais de um licitante, assim como de dois representantes do mesmo licitante, na mesma sessão.

5.6 O representante legal e/ou procurador do licitante deverá indicar o respectivo endereço de e-mail e número de fax, para eventuais comunicações dos atos referentes ao certame.

6. DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO 6.1 Os documentos de Habilitação deverão ser entregues, em envelope não transparente, fechado, contendo em sua parte externa a seguinte inscrição:

5

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ENVELOPE Nº 1 – DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO Processo Licitatório nº 230/2015 - Concorrência Pública nº 016/2015 Nome Completo do Licitante

6.2 Os licitantes deverão apresentar no Envelope Nº 1 – Documentação de Habilitação, os documentos

abaixo, em via única, rubricados pelo representante legal do licitante, os documentos descritos nos subitens seguintes.

6.2.1 Habilitação Jurídica 6.2.1.1. Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores; registro comercial, no caso de empresa individual;

6.2.1.2. Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

6.2.1.3. Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

6.3.2. Regularidade Fiscal 6.3.2.1 Inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

6.3.2.2 Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual, municipal ou distrital, relativo ao domicílio ou sede do licitante, segundo seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual, quando houver.

6.3.2.3 Certidão(ões) Negativa(s), ou Certidão(ões) Positiva(s) com Efeitos de Negativa, comprovando a regularidade perante a Receita Federal e a Dívida Ativa da União.

6.3.2.4 Certidão Negativa, ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa, emitida pelo Município, relativa ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual, comprovando a regularidade perante a Fazenda Municipal.

6.3.2.5 Certificado de Regularidade de Situação do FGTS – CRF, emitido pela Caixa Econômica Federal – CEF, comprovando a regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.

6.3.2.6 Certidão Negativa de Débito – CND, ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa, comprovando a regularidade perante o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.

6.3.2.7. Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa (CNDT), nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943.

6.3.3 Qualificação Econômico-Financeira 6.3.3.1 Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da Lei, vedada a sua substituição por Balancetes ou Balanços Provisórios,

6

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

que comprovem a Liquidez Geral (LG), e Liquidez Corrente (LC), resultantes da aplicação das fórmulas:

a) ILG (Índice de Liquidez Geral), maior ou igual a 1,0, aplicando a seguinte fórmula: ILG = AC + RLP/PC + ELP.

b) ILC (Índice de Liquidez Corrente), maior ou igual a 1,0, aplicando a seguinte fórmula: AC/PC, onde, AC = Ativo Circulante PC = Passivo Circulante

6.3.3.1.1 No caso de Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte, o balanço patrimonial poderá ser substituído pela última declaração de imposto de renda da pessoa jurídica. 6.3.3.1.2 O Balanço Patrimonial deverá estar assinado pelo representante legal do licitante e por Contabilista legalmente habilitado, devendo acompanhar o Termo de Abertura e de Encerramento do Livro Diário do Livro Diário do qual foi transcrito, devidamente registrados na Junta Comercial ou entidade em que o Balanço foi arquivado.

6.3.3.1.3 Na hipótese de alteração do capital social, após a realização do Balanço Patrimonial, o licitante deverá apresentar documentação de alteração do capital social, devidamente registrada na Junta Comercial ou entidade em que o Balanço foi arquivado.

6.3.3.2 Certidão Negativa de Falência ou Concordata (Recuperação Judicial ou Extrajudicial), expedida pelo distribuidor da sede do licitante, com data não excedente a 180 (cento e oitenta) dias de antecedência da data de apresentação da Proposta de Preço.

6.3.4 Qualificação Técnica 6.3.4.1 Registro da empresa na Associação Brasileira das Agências de Comunicação – ABRACOM ou no Sindicato da Classe no Estado ou cidade sede da Licitante, quando houver;

6.3.4.2 Comprovação de aptidão para desempenho das atividades pertinentes e compatíveis em características qualitativas e quantitativas com o objeto da licitação, mediante apresentação de atestados expedidos por pessoa jurídica de direito público ou privado que tenham sido ou estejam sendo atendidos pela Licitante;

6.3.5 Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do artigo 7° da Constituição Federal, conforme modelo do Anexo IV.

6.3.6 Declaração de inexistência de fato superveniente e impeditivo da habilitação, na forma do § 2º do artigo 32 da Lei nº 8.666/1993, conforme modelo do Anexo V.

6.4 Os documentos para Habilitação deverão ser legíveis e apresentados no original ou em qualquer processo de cópia previamente autenticada por Cartório competente, ou em cópias simples, desde que acompanhada dos originais para que, após a conferência, sejam autenticadas pela Comissão, com exceção dos subitens 6.3.4.2, 6.3.5 e 6.3.6, que deverão ser os originais, ou, ainda, por publicação em órgão de imprensa oficial, vedada a apresentação via fax, facultada a emissão via intenet, nos casos possíveis e na forma original.

6.4.1 É facultada a autenticação nas cópias de documentos e certidões, cuja autenticidade possa

7

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ser verificada pela Internet.

6.5 As certidões apresentadas cujo prazo de validade esteja expirado acarretarão a inabilitação do licitante. As certidões que não possuírem prazo de validade expresso, somente serão aceitas se as datas de emissão não excederem a 90 (noventa) dias de antecedência da data prevista para a Sessão Pública de entrega dos Envelopes.

6.6 Na hipótese da licitante pretender executar o objeto do certame de forma fracionada por mais de um estabelecimento, matriz/sede e/ou filial(is), deverá comprovar o atendimento, no Envelope Nº 1 Documentação de Habilitação, dos requisitos de regularidade fiscal relativamente a todos os estabelecimentos responsáveis pela execução do objeto.

6.7 Sob pena de inabilitação, todos os documentos apresentados, por licitantes cadastrados ou não no SICAF, deverão ser emitidos em nome da licitante, atendendo-se às seguintes orientações: a) Se o licitante for a matriz/sede, todos os documentos deverão estar em seu nome.

b) Se a licitante for filial, apenas poderão ser emitidos em nome da matriz/sede aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz/sede, notadamente aqueles indicados nos subitens 6.3.1 Habilitação Jurídica e 6.3.3 Qualificação Econômico-Financeiro deste Edital.

7. PROPOSTA TÉCNICA 7.1 A Proposta Técnica e os respectivos documentos numerados deverão ser entregues em Envelope não transparente, fechado, contendo em sua parte externa a seguinte inscrição:

ENVELOPE Nº 2 – PROPOSTA TÉCNICA Processo Processo Licitatório nº 230/2015 - Concorrência Pública nº 016/2015 Nome Completo do Licitante

7.2 A Proposta Técnica deverá ser apresentada em língua portuguesa, datilografada ou impressa por qualquer meio eletrônico em 1 (uma) via, em papel timbrado do Licitante, sem emendas, rasuras ou entrelinhas, contendo as especificações do objeto a que se refere este certame, devendo, ainda, ser datada e assinada na última folha e rubricada nas demais, por seu Representante Legal.

7.3 As Propostas Técnicas deverão observar as disposições do Edital e dos seu Anexo I e somente serão considerados os pontos indicados pela licitante em suas Planilhas de Pontuação Técnica, se os respectivos documentos comprobatórios forem juntamente apresentados no Envelope Nº 2 (Proposta Técnica).

7.4 Serão considerados, para a fase de julgamento da Proposta Técnica, os documentos regularmente apresentados para a fase de Habilitação que constituam provas para a Proposta Técnica.

8. PROPOSTA DE PREÇOS 8.1 A Proposta de Preços e respectivos documentos preferencialmente numerados deverão ser entregues em Envelope não transparente, fechado, contendo em sua parte externa a seguinte inscrição:

8

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ENVELOPE Nº 3 – PROPOSTA DE PREÇO Processo Licitatório nº 230/2015 - Concorrência Pública nº 016/2015 Nome Completo do Licitante

8.2 A Proposta de Preço deverá ser grafada em R$ (reais) e apresentada em língua portuguesa, datilografada ou impressa por qualquer meio eletrônico em 1 (uma) via, em papel timbrado do licitante, sem emendas, rasuras ou entrelinhas, contendo o número do processo e o número desta Concorrência, as especificações do objeto a que se refere este certame, devendo, ainda, ser datada, assinada na última folha e rubricada nas demais por seu Representante Legal ou Procurador, com poderes específicos para esse fim.

8.3 A licitante indicará na Proposta de Preço, preferencialmente, nome e endereço completos, números de telefone e de fax, bem como endereço eletrônico (e-mail), se houver, para fins de eventuais contatos, assim como dados e qualificação completa do representante legal que será responsável pela celebração do Contrato (nacionalidade, estado civil, profissão, número da cédula de identidade, com a identificação do respectivo órgão emissor, número do CPF, endereço completo de seu domicílio e o cargo por ele ocupado na sociedade licitante).

8.4 O Envelope de Proposta de Preço (Envelope Nº 3) deverá conter a Proposta de Preço, em 1 (uma) via, em estrita conformidade com o modelo apresentado no Anexo VIII (Modelo de Proposta de Preço) deste Edital.

8.5 A Proposta de Preço deverá conter oferta firme e precisa, sem alternativas de preços ou quaisquer condições ou vantagens que induzam o julgamento.

8.6 Ocorrendo discordância entre o valor numérico e por extenso, contidos na Proposta de Preço, prevalecerá o valor por extenso.

8.7 O prazo de validade da Proposta de Preço será de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua apresentação. Caso não conste o prazo na proposta, esta será considerada válida pelo referido período. 8.7.1 Nas hipóteses de interposição de recursos ou de suspensão da licitação, os prazos de validade das propostas ficam automaticamente prorrogados por igual número de dias em que o referido processo estiver suspenso.

8.8 Não será aceita proposta que apresente preço superior ao valor estimado estipulado no item 24 deste Edital.

8.8.1 Também não serão aceitas as Propostas que apresentem valor simbólico, excessivo, irrisório ou de valor zero, ou, ainda, manifestadamente inexequível.

8.9 Uma vez aberta a proposta, não será admitido pedido de retificação de preços ou quaisquer outras condições oferecidas, incluindo-se alegações de erro de datilografia, digitação ou inversão de preços atribuídos ao serviço cotado.

9. CREDENCIAMENTO 9.1 No dia, hora e local previstos no preâmbulo deste Edital, reunir-se-á a Comissão Permanente

9

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

de Licitação – CPL da Prefeitura Municipal de Diamantina, para o credenciamento, recebimento do Envelope N° 1 (Documentação de Habilitação), do Envelope N° 2 (Proposta Técnica) e do Envelope N° 3 (Proposta de Preços).

9.2 Após análise dos credenciamentos, será lançado em Ata o nome dos licitantes que entregaram os envelopes.

9.3 Nenhum outro documento será recebido, nem serão permitidos quaisquer acréscimos à documentação de Habilitação e às Propostas, ao iniciar-se a abertura dos Envelopes de Habilitação pela Comissão.

10. PRIMEIRA FASE (HABILITAÇÃO) 10.1 Ocorrerá em sessão pública e consistirá na abertura dos Envelopes Nº 1, contendo a documentação de habilitação, a qual será conferida e rubricada pela Comissão e pelos licitantes presentes, sendo que os demais envelopes permanecerão fechados, sob a guarda da Comissão, devidamente rubricados pelos representantes legais dos licitantes presentes.

10.2 A Comissão, caso julgue necessário, poderá suspender a sessão para diligências e consultas, fixando, com pleno conhecimento de todos os licitantes presentes, data e horário para prosseguimento dos trabalhos.

10.2.1 No julgamento da Documentação de Habilitação, a Comissão poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância dos documentos, mediante justificativa fundamentada, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de classificação.

10.2.2 Constatada declaração ou documentação falsa, após inspeção pela Comissão, o licitante será inabilitado sem prejuízo de outras penalidades, além do obrigatório encaminhamento do material ao Ministério Público Federal.

10.3 Na hipótese de ser divulgado o resultado da Primeira Fase na reunião de abertura dos Envelopes Nº 1, e havendo renúncia expressa de todos os licitantes em interpor recurso, será iniciada a Segunda Fase, com a abertura das Propostas Técnicas. Caso contrário, a Comissão suspenderá os trabalhos pelo prazo de 5 (cinco) dias úteis, para eventual interposição de recursos.

10.3.1 A Comissão, após divulgar sua decisão acerca da habilitação e/ou inabilitação das empresas licitantes, lavrará ata circunstanciada a respeito, motivando todas as decisões adotadas, quer sejam de habilitação, quer sejam de inabilitação, a qual será, por todos, assinada.

10.4 Após o transcurso do prazo regulamentar sem que tenha havido interposição de recurso, ou após o julgamento do(s) recurso(s) interposto(s), os licitantes habilitados serão notificados, por escrito, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, sobre a data, hora e local da abertura dos envelopes contendo as Propostas Técnicas.

10.5 Aos licitantes inabilitados serão devolvidos os envelopes fechados das Propostas Técnicas e de Preço, desde que não tenha havido recurso ou, em caso afirmativo, após seu julgamento, quando for o caso.

10.6 Os envelopes Nº 2 e 3 (Propostas Técnica e de Preço) dos licitantes inabilitados, não

10

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

reclamados no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de adjudicação do objeto desta Licitação ao vencedor do certame, serão destruídos pela Comissão, independentemente de notificação ao interessado.

10.7 Após a fase de habilitação, não cabe desistência da proposta, salvo motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.

11. SEGUNDA FASE (ABERTURA DAS PROPOSTAS TÉCNICAS) 11.1 Ocorrerá em sessão pública na qual serão devolvidos, fechados, os Envelopes de Propostas Técnicas e de Preços aos licitantes inabilitados, caso tenha havido a interposição de recursos, passando-se, a seguir, à abertura das Propostas Técnicas dos licitantes habilitados, sendo estas, então, rubricadas pelos membros da Comissão e pelos licitantes presentes.

11.2 A licitação será suspensa, para análise das propostas, sendo que, após conclusão, serão convocados os licitantes, para que, no prazo de 48 (quarenta e oito horas), compareçam, em sessão pública, para divulgação do resultado.

11.3 Após o transcurso do prazo regulamentar sem que tenha havido interposição de recurso ou após o julgamento do(s) recurso(s) interposto(s), os licitantes serão cientificados da ordem de classificação das Propostas Técnicas e notificados, por escrito, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, sobre a data, hora e local de abertura dos envelopes contendo as Propostas de Preço (Nº 3).

12. TERCEIRA FASE (ABERTURA DAS PROPOSTAS DE PREÇO E PONDERAÇÃO DA PONTUAÇÃO OBTIDA NA PROPOSTA TÉCNICA E NA PROPOSTA DE PREÇO) 12.1 Ocorrerá em sessão pública, na qual serão abertas as Propostas de Preço, que serão lidas em voz alta, pelo Presidente da Comissão, e cujas folhas serão conferidas e rubricadas pelos membros da Comissão e pelos licitantes presentes.

12.2 A critério da Comissão, o julgamento das Propostas de Preço será realizado nesta ocasião ou em reunião privada, com o resultado e a respectiva ordem de classificação divulgados neste momento ou posteriormente, sendo todos os licitantes comunicados, por escrito, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, sobre a data, hora e local da continuidade da sessão pública.

12.3 Analisadas e julgadas as Propostas de Preço, a Comissão procederá à classificação dos licitantes, mediante a ponderação entre a pontuação obtida na Proposta Técnica (Índice Técnico) e a obtida na Proposta de Preço (Índice de Preço), conforme determina o item 13 do presente Edital, devendo, posteriormente, ser divulgado este resultado no Diário Oficial da União.

12.4 Na hipótese de ser divulgado o resultado da Terceira Fase na própria reunião de abertura dos Envelopes Nº 3 e, havendo renúncia expressa de todos os licitantes em interpor recurso, será declarado, pelo Presidente da Comissão, o licitante vencedor. Caso contrário, a Comissão interromperá os trabalhos pelo prazo de 5 (cinco) dias úteis, para eventual interposição de recursos.

13. JULGAMENTO 13.1 O julgamento da presente Concorrência obedecerá aos seguintes critérios:

11

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

a) Verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do Edital e com os preços correntes no mercado, nos termos inciso IV do artigo 43 da Lei nº 8.666/1993.

b) Desclassificação, nos termos do inciso II do artigo 48 da Lei nº 8.666/1993, das propostas com preços excessivos ou manifestamente inexequíveis, bem como daquelas que apresentarem preços baseados em outras propostas, inclusive com oferecimento de redução sobre a de menor valor global.

13.2 A Comissão apresentará relatório sucinto e fundamentado de seu trabalho devidamente assinado por seus integrantes, atribuindo e justificando notas a todas as Propostas Técnicas, considerando os quesitos e pontuação relacionados no Anexo I –A, B e C.

13.3 As propostas que não obtiverem a nota mínima de 25 (vinte e cinco) pontos serão desclassificadas. As que obtiverem nota igual ou superior serão classificadas em ordem decrescente, a partir da que acumular maior pontuação.

13.4 A pontuação final de cada licitante, pelo julgamento da proposta técnica, será obtido pela seguinte fórmula:

NT = (Pt) / (MPt)

13.5 A classificação das propostas de preço de cada licitante, após o julgamento da proposta

técnica, será obtido pela seguinte fórmula:

NP = (mP) / (P)

13.6 A Comissão Permanente de Licitação definirá como vencedor da licitação a proponente que

obtiver a maior pontuação na Nota Final (NF), calculada através da média ponderada das Notas

Técnicas e de Preço, conforme a seguinte expressão:

NF = (0,70 x NT) + (0,30 x NP)

13.7 Para cálculo da média ponderada serão considerados os seguintes pesos: 70% (setenta por

cento) para a Nota Técnica e 30% (trinta por cento) para a Nota de Preço. Os resultados serão

limitados a 2 (duas) casas decimais após a vírgula, desprezando-se a 3ª (terceira) casa decimal

NP = Classificação final para a Proposta de Preço de cada licitante.

mP = menor Proposta de Preço dentre os Licitantes

P = Proposta de Preço da Licitante

NT = classificação final para a Proposta Técnica de cada licitante.

Pt = Pontuação da Proposta Técnica da Licitante

MPt = Maior pontuação dentre as Propostas Técnicas dos Licitantes

NF = Nota Final

NT = Nota Técnica Final da Licitante

NP = Nota de Preço Final da Licitante

12

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

em diante. Não serão feitos ou considerados arredondamentos.

13.8 Será considerado vencedora a licitante que, atendendo às condições estabelecidas no julgamento das Propostas Técnica e Comercial, obtiver a maior Nota Final.

13.9 Os valores numéricos relativos a cada cálculo serão expressos com 2 (duas) casas decimais, sem arredondamentos, desprezando-se a fração remanescente.

13.10 Havendo duas ou mais propostas com a mesma pontuação na forma deste item, será considerada vencedora a proposta que obtiver a maior Nota Técnica da Proposta - NT. 13.10.1 No caso de empate em todos os quesitos (nota técnica e preço), o desempate será por meio de sorteio a ser realizado em ato público, marcado pela Comissão, cuja data será comunicada, por escrito e com antecedência de 48 (quarenta e oito horas), a todos os licitantes.

13.11 O sorteio será realizado em ato público, para o qual todas as licitantes com empate na classificação serão convocados, mediante comunicação formal do dia, hora e local do sorteio. Decorridos 30 (trinta) minutos da hora marcada sem que compareçam todos os convocados, o sorteio será realizado a despeito das ausências.

13.12 O não comparecimento da empresa licitante no ato da abertura das propostas, ou a inexistência de sua assinatura na respectiva ata, implicará aceitação das decisões da Comissão.

14. RECURSOS 14.1. Eventuais recursos contra decisão da Comissão, na fase de Habilitação ou de Classificação e Julgamento das Propostas deverão ser interpostos no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da divulgação da decisão recorrida, dirigidos à Comissão Permanente de Licitação – CPL da Prefeitura Municipal de Dimantina e, necessariamente, entregues e protocolizados junto à mesma, sob pena de preclusão.

14.1.1. Os recursos devem ser apresentados por escrito, de forma legível e assinados pelos representantes legais, ou procuradores com poderes específicos, devidamente constituídos na forma do item 5 deste Edital.

14.1.2. Não serão considerados os recursos entregues por fax, ou fora do local, data e hora estabelecidos neste Edital.

14.2. Após o prazo acima mencionado, no caso de interposição de recursos, a Comissão comunicará às licitantes, por escrito, que as razões recursais encontram-se à disposição na Rua da Glória, 394, Centro, Diamantina (MG), para contrarrazões, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da comunicação, sob pena de preclusão.

14.3. Realizada a análise das razões e contrarrazões de recurso, a Comissão poderá reconsiderar sua decisão, ou, no caso de manutenção da decisão, encaminhar o recurso ao Prefeito Municipal, devidamente informado, para decisão.

15. SANÇÕES ADMINISTRATIVAS 15.1 A licitante que causar o retardamento do andamento do certame, prestar informações inverídicas em sua documentação para habilitação ou propostas, não mantiver a proposta, fraudar

13

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

de qualquer forma o procedimento desta Licitação; ou o vencedor que, convocado dentro do prazo de validade da proposta, deixar de entregar documentação exigida no Edital, deixar de cumprir as condições para a contratação, previstas no item 17, apresentar documentação falsa, não assinar o Contrato, não mantiver a proposta, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa, cometer fraude fiscal, ficará sujeito às seguintes penalidades: a) advertência;

b) multa de até 10% (dez por cento) do valor global estimado do Contrato; e

c) suspensão do direito de licitar e contratar com o Município de Diamantina pelo prazo de até 2 (anos) anos, sem prejuízo das demais sanções administrativas.

15.2 As penalidades só deixarão de ser aplicadas se ocorrer fato superveniente, justificável, aceito pela Comissão e submetido à aprovação do Prefeito Municipal, observando-se que somente serão aplicadas mediante procedimento administrativo, no qual serão assegurados o contraditório e a ampla defesa.

16. ADJUDICAÇÃO DO OBJETO E HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO 16.1 O objeto da presente Licitação será adjudicado, pelo Prefeito Municipal, à licitante cuja proposta houver sido classificada em primeiro lugar, juntamente com a homologação do seu resultado, sendo divulgado o mesmo através de publicação no Diário Oficial da União.

17. CONDIÇÕES DA CONTRATAÇÃO 17.1 Homologado e publicado o resultado da Licitação, a Prefeitura Municipal de Diamantina convocará a vencedora do certame, por carta, fax, telegrama ou mensagem eletrônica para, sob pena de decair do direito à contratação e incorrer nas penalidades previstas neste Edital, em até 05 (cinco) dias úteis, apresentar: a) a relação dos profissionais integrantes da sua Equipe Técnica; b) documentos comprobatórios do perfil de tais profissionais (formação e experiência); c) currículo destes profissionais;

17.2 O Contrato, cuja minuta encontra-se no Anexo III (Minuta de Contrato) deste Edital, deverá ser assinado pela licitante vencedora no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, após a aprovação dos documentos prévios à contratação, mediante convocação da Prefeitura Municipal de Diamantina por carta, fax, telegrama ou mensagem eletrônica, sob pena de decair do direito à contratação e incorrer nas penalidades previstas neste Edital.

17.3 Os prazos previstos para a apresentação dos documentos prévios à contratação e para a assinatura do Contrato poderão ser prorrogados uma única vez, por igual período, quando solicitado pelo licitante vencedor durante os respectivos transcursos, e desde que ocorra motivo justificado e aceito pela Prefeitura Municipal de Diamantina.

17.4 No momento previsto no subitem 17.1, a licitante vencedora deverá atualizar as certidões apresentadas na fase de habilitação, se o prazo de validade expirar durante o curso do procedimento.

17.5 Na hipótese de recusa da licitante vencedora em apresentar os documentos prévios à contratação ou em assinar o Contrato nos prazos fixados, o processo retornará à Comissão, que, nos termos do §2º do artigo 64 da Lei nº 8.666/1993, poderá convocar as licitantes remanescentes, na

14

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ordem de classificação, para fazê-lo nas condições da primeira classificada, sem prejuízo da cominação das penalidades previstas no item 15 deste Edital, submetendo o processo para adjudicação e homologação pela Prefeitura Municipal de Diamantina, quando haverá convocação da adjudicatária para assinar o Contrato.

18. VIGÊNCIA CONTRATUAL 18.1 O prazo de vigência do Contrato é de 06 (seis) meses, prorrogável por igual período, até o limite máximo de 60 (sessenta) meses, contados a partir da data de sua assinatura.

19. EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO 19.1 O Contrato deverá ser executado fielmente, conforme declarado na proposta vencedora, com presteza e pontualidade, qualidade, ética profissional, de acordo com as cláusulas avençadas neste edital e a legislação vigente, respondendo a Contratada pelas consequências da inexecução total ou parcial, na forma do item 15 deste Edital.

19.1.1 A execução do Contrato será acompanhada e fiscalizada por fiscais a serem indicados pela PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA.

19.2 Os responsáveis pela fiscalização verificarão se o andamento do serviço executado pela Contratada está de acordo com o especificado e contratado, determinando o que for necessário à regularização das falhas observadas. No que exceder à sua competência, comunicarão o fato à autoridade superior, no prazo máximo de cinco dias, para adoção das medidas cabíveis.

20. RESPONSABILIDADES 20.1 A Contratada é responsável por danos causados à Administração ou a terceiros, decorrentes de culpa ou dolo na execução do Contrato, não excluída ou reduzida essa responsabilidade pela presença de fiscalização ou pelo acompanhamento da execução por órgão da Administração.

20.2 A Contratada é responsável por encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, decorrentes da execução do Contrato, podendo a Administração, a qualquer tempo, exigir a comprovação do cumprimento de tais encargos, como condição do pagamento dos créditos da contratada.

20.3 A Contratada deverá manter todas as condições de habilitação jurídica, fiscal, trabalhista e qualificação técnica, que ensejaram a sua contratação, durante toda a vigência do Contrato, sob pena de retenção dos valores, até sua regularização, sem ônus para a Prefeitura Municipal de Diamantina, bem como a aplicação das demais penalidades.

21. INFORMAÇÕES ADICIONAIS 21.1 Pedidos de Esclarecimentos - até 4 (quatro) dias úteis anteriores à data fixada para realização da sessão pública, os pedidos de esclarecimentos referentes a esta Concorrência poderão ser enviados à Prefeitura Municipal de Diamantina, através do endereço [email protected], até às 17h30.

21.2 Os questionamentos respondidos serão cientificados a todos os interessados.

21.3 Impugnações - até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada para realização da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar o instrumento convocatório desta Concorrência.

15

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

21.4 As impugnações deverão ser encaminhadas por escrito, mencionando o número desta

Concorrência e endereçadas à Comissão Permanente de Licitação - CPL, na Rua da Glória, nº 394 – Centro – Diamantina - MG, CEP: 39100-000, ou por meio eletrônico, através do endereço [email protected] até às 17h30.

21.5 A análise da documentação relativa à Qualificação Econômico-Financeira, prevista no item 6.3.3.1, será procedida pela Coordenação de Contabilidade da Prefeitura Municipal de Diamantina.

21.6 Para a análise das Propostas Técnicas, será constituída Comissão Técnica Especial, composta por funcionários do Prefeitura Municipal de Diamantina.

21.7 É facultada à Comissão ou à Autoridade Superior, em qualquer fase da Licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da Sessão Pública.

21.8 Será facultada aos interessados consulta ao processo desta Licitação, por fase (Habilitação e Propostas), a partir da divulgação do resultado da respectiva fase até o dia anterior ao da Sessão de Abertura dos Envelopes da fase seguinte. A totalidade do processo poderá ser consultada após divulgação do resultado da última fase da Licitação.

21.9 Nos termos do artigo 63 da Lei nº 8.666/1993, a extração de cópias de documentos, deverá ser solicitada por escrito, à Comissão Permanente de Licitação - CPL, na Rua da Glória, nº 394 – Centro – Diamantina - MG, CEP: 39100-000, ou por meio eletrônico, através do endereço [email protected] até às 17h30. As cópias serão entregues ao licitante mediante a cobrança do valor da reprodução.

21.10 Compete à Prefeitura Municipal de Diamantina:

a) Revogar a presente Licitação, no todo ou em parte, sempre que forem verificadas razões de interesse público decorrente de fato superveniente, ou anular o procedimento, quando constatada ilegalidade.

b) Alterar as condições deste Edital, reabrindo o prazo para apresentação dos Envelopes de Habilitação e de Propostas, na forma da legislação, salvo quando a alteração não afetar a formulação das Propostas.

c) Adiar o recebimento das Propostas, divulgando, mediante aviso público, a nova data de realização da sessão pública.

21.10.1 Na hipótese de revogação ou anulação deste certame, não caberá indenização às licitantes.

21.11 Encerrados os trabalhos, em cada fase do procedimento licitatório, lavrar-se-á Ata circunstanciada, que será assinada pelos membros da Comissão e pelas licitantes presentes. 21.12 Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e em seus anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente no Prefeitura Municipal de Diamantina .

16

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

21.13 Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão pública será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e local anteriormente fixado, desde que não haja comunicação da Prefeitura Municipal de Diamantina em contrário.

21.14 Todas as referências de tempo/horário contidas neste edital, no aviso e durante a sessão pública observarão, obrigatoriamente, o horário de Brasília/DF.

21.15 Na hipótese de ocorrência de caso fortuito ou força maior, os prazos, datas e vencimentos previstos neste Edital serão suspensos, reabrindo-se a contagem a partir do primeiro dia útil imediatamente subsequente à sua normalização.

21.16 A participação da licitante implica a aceitação integral e irretratável dos termos do presente Edital, não se admitindo alegações futuras de desconhecimento de fatos que impossibilitem ou dificultem a execução do objeto desta Licitação. 22. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 22.1 As despesas decorrentes desta licitação correrão por conta da seguinte dotação

orçamentária: - 01.2001.04.0131.1501.2281.3.3.90.39.00.00 – Gabinete do Prefeito.

23. VALOR ESTIMADO 23.1 O valor estimado para a execução dos serviços objeto deste Edital é de R$ 193.266,66 (cento e noventa e três mil duzentos e sessenta e seis reais e sessenta centavos), sendo que, no caso de prorrogação do prazo contratual, o valor vigente sofrerá a incidência de atualização financeira pela variação do INPC da FGV/RJ, no período. 24. FORO 24.1 O foro da Comarca de Diamantina (MG) é eleito como o competente para dirimir quaisquer controvérsias relativas a este procedimento e à adjudicação, contratação e execução decorrente.

Diamantina, 20 de novembro de 2015.

Carlos Augusto Meira

Presidente da Comissão Permanente de Licitação

17

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA Escopo dos Serviços

1. APRESENTAÇÃO:

O presente Termo de Referência é resultado do trabalho conjunto entre a Diretoria de Turismo e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Diamantina e se baseia no Guia de Serviços e Boas Práticas em Contratação de Comunicação Corporativa, editado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM).

Através da contratação de Empresa Especializada em Comunicação e Marketing Institucional busca-se melhorar a eficácia das ferramentas de comunicação institucional, bem como aumentar a percepção da importância dessa área dentro da Prefeitura de Diamantina, que deve passar a considerar a atividade da comunicação como estratégica e fundamental para que a instituição possa ajustar-se às transformações que estão ocorrendo atualmente no município.

Sob o aspecto jurídico-legal, este Termo de Referência, bem como o processo licitatório dele resultante, seguem processos diferentes dos exigidos para a contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda (Lei 12.232/2010), uma vez que no paragrafo 2º da referida lei está expresso que:

§ 2o Os contratos de serviços de publicidade terão por objeto somente as atividades previstas no caput e no § 1o deste artigo, vedada a inclusão de quaisquer outras atividades, em especial as de assessoria de imprensa, comunicação e relações públicas ou as que tenham por finalidade a realização de eventos festivos de qualquer natureza, as quais serão contratadas por meio de procedimentos licitatórios próprios, respeitado o disposto na legislação em vigor.

Esperamos que a empresa de comunicação atue como um "agente transformador" em cada

uma das ações de sua competência, colocando à frente as questões de interesse da Prefeitura de Diamantina, auxiliando-a a aprimorar suas práticas no dia a dia.

A seguir apresentamos as orientações sobre cada uma das etapas do processo de contratação de Empresa Especializada em Comunicação e Marketing Institucional.

2. OBJETO:

A Prefeitura Municipal de Diamantina apresenta o Termo de Referência que norteará a abertura de processo licitatório para contratação do objeto:

Empresa Especializada em Comunicação e Marketing Institucional 3. JUSTIFICATIVA:

A Lei Orgânica do Município de Diamantina prevê no Art. 13, Paragrafo 1º que “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades, de servidores públicos e de agente ou partidos políticos”; (Redação dada pela Emenda n.º 13, de 30/12/1998).

Abarcamos neste Termo de Referência a contratação de Empresa Especializada em Comunicação e Marketing Institucional com a finalidade de instrumentalizar a administração municipal

18

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

para que possa cumprir as diretrizes de dar comunicabilidade aos atos, programas, obras, serviços e campanhas promovidos pelas unidades administrativas que a compõe.

As ações comunicativas aqui cotadas constituem-se para a administração municipal como meios para promoção da educação, da informação, da orientação social e também de fortalecimento institucional, de forma a auxilia-la no cumprimento da sua missão e no desenvolvimento de seu importante papel junto aos munícipes.

4. CONCEITOS:

A comunicação de uma instituição pode ser entendida também como equivalente às

expressões comunicação institucional ou relações públicas. A ideia da comunicação aqui é a de que seja a representação de um conjunto de mensagens que juntas formam um só corpo: cada mensagem isolada influenciará na percepção final da mensagem da instituição, da geração e manutenção de identidade, imagem e reputação.

Cada departamento, cada área da instituição, cada mensagem formal ou informal podem gerar percepções dos públicos com os quais se relacione essa dada instituição e, por isso, é fundamental a importância de se agir de forma planejada e orquestrada para a criação e manutenção de relacionamentos.

A atividade de Comunicação e Marketing Institucional é complexa, estratégica e multidisciplinar. Por esta razão, seus serviços se interligam e, numa certa medida, são difíceis de definir isoladamente. A seguir, procuramos conceituar os serviços a serem prestados pela Empresa Especializada em Comunicação Institucional, os quais estão especificados no item 5. SERVIÇOS e seus subitens constantes no presente Termo de Referência:

4.1. Planejamento e Consultoria em Comunicação

Conjunto de esforços baseados em pesquisa de dados secundários e primários, levantamento de dados acerca da instituição e estudo de seu mercado, análise de concorrência, cruzamento de variáveis e outras metodologias de planejamento e avaliação que levarão ao diagnóstico e proposição de plano de comunicação, trabalhando com inteligência empresarial. O planejamento e consultoria de comunicação são atividades desenvolvidas de modo personalizado, sob demanda, e com permanente revisão, a fim de se chegar a um sistema de comunicação passível de avaliação e mensuração de resultados.

4.2. Assessoria de Imprensa

Termo internacionalmente reconhecido (em inglês publicity ou media relations), a Assessoria de Imprensa é uma ferramenta que exige conhecimentos específicos, envolve um público altamente influenciador e faz parte das ações que levam a concretizar os objetivos estratégicos da comunicação das instituições.

A Assessoria de Imprensa trata da criação e da gestão de relacionamentos entre instituições ou pessoas e os veículos de comunicação por meio do gerenciamento do fluxo de informações, fornecendo aos profissionais da imprensa informações oriundas de seus representados ou atendendo à imprensa em suas demandas por informações novas ou esclarecimentos relacionados a temas presentes na agenda. Nesse processo intermediam-se entrevistas, trabalham-se temas de relevância para divulgação, avaliam-se notícias sobre organização assessorada que sejam veiculadas nos meios de comunicação.

19

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

4.3. Prevenção e Gerenciamento de Crise

O termo Crise de Imagem pode ser entendido como a ruptura das condições de relacionamento efetivo ou simbólico entre uma instituição e seus públicos; podem ter diferentes origens (acidentes, expressões publicadas em mídias analógicas ou digitais, catástrofes etc.) e apresentam o potencial de levar pessoas e instituições a significativas perdas, de diferentes tipos - desde questões simbólicas até materiais. A crise de imagem pode levar a empresa a lucro cessante, perda de clientes e de fornecedores, de acionistas, de licenças para funcionamento etc. A gestão de crises de imagem pode ser necessária em qualquer ramo de negócios, mas em alguns se destaca de forma mais significativa por conta do potencial de envolvimento em situações de risco.

4.4. Comunicação Interna

O termo Comunicação Interna é definido como o processo baseado em planejamento e ação intencional de uma instituição com fins à criação, gestão e fortalecimento do relacionamento com o público interno (empregados/ funcionários/ colaboradores). As ações destinadas a esse fim devem partir da clareza de objetivos delineada no planejamento da Comunicação Institucional e de Gestão de Pessoas (melhoria nas relações, integração, desenvolvimento de time, compartilhamento da cultura institucional, Missão, Visão e Valores, além da disseminação da estratégia) e ter como base o profundo conhecimento das características (geográficas, demográficas e comportamentais) que compõe o perfil do público interno.

Expressões como Endomarketing e Endocomunicação muitas vezes são utilizadas com o mesmo sentido de comunicação interna, ainda que tenham significados próprios.

4.5. Relações Públicas/ Relacionamento com Públicos/ Relações Institucionais

O conceito de relações públicas encampa a atividade profissional regulamentada (Lei 5.377), o profissional atuante na área e o campo em que organizações e públicos interagem. Suas funções são analisar cenários institucionais (interna e externamente), desenvolver pesquisas secundárias e primárias (quantitativas e qualitativas) com os públicos e diagnosticar tendências, apresentando planos, programas e ações de comunicação com vistas à efetivação de relacionamentos com os públicos. É por meio das relações públicas que as organizações se aproximam e consolidam relacionamento com públicos (internos e externos, vinculados à organização pelos diversos objetivos e motivações), efetivando as relações institucionais.

4.6. Pesquisas / Diagnósticos / Auditoria de Imagem

Pesquisas podem ter abordagens quantitativas ou qualitativas, definindo-se o escopo a partir do problema a ser trabalhado e dos objetivos (além de condições técnicas gerais) e podem ser suporte a tomadas de decisão em relação a produtos, serviços e às mais diversas ações. Podem ainda ser caracterizadas por estudos com dados primários (cujas informações são coletadas diretamente na fonte) ou estudos com dados secundários (em que já há dados disponíveis sobre o assunto) e são pontos essenciais para a realização de diagnósticos institucionais relativos a comunicação com públicos internos ou externos. Uma metodologia largamente utilizada é a chamada auditoria de imagem, que esmiúça informações prévias acerca da organização em fontes secundárias e em seguida realiza entrevistas em profundidade (metodologia qualitativa), chegando-se de forma eficiente ao diagnóstico.

4.7. Treinamento em Comunicação

20

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

O termo treinamento em comunicação refere-se à qualificação técnica e teórica de equipes, envolvendo determinados produtos oferecidos com nomenclaturas diferenciadas, mas sempre voltados à preparação do corpo de colaboradores para o exercício da comunicação, seja no contato com a mídia (analógica ou digital; convencional ou alternativa), seja na formação de multiplicadores de comunicação, seja na capacitação para a continuidade de atividades inicialmente projetadas em sistema de planejamento/ consultoria e depois mantidas pela equipe interna.

5. SERVIÇOS:

5.1. Planejamento e Consultoria em Comunicação

5.1.1. Planejamento estratégico e operacional das atividades de Consultoria em Comunicação;

5.1.2. Estudo de públicos;

5.1.3. Análise de concorrência;

5.1.4. Pesquisas para realização de benchmark;

5.1.5. Utilização de técnicas de planejamento a partir de métricas de estudo de mercados e análise setorial;

5.1.6. Desenvolvimento de políticas de comunicação;

5.1.7. Estabelecimento de estratégias, de planos e de programas de comunicação;

5.1.8. Criação de temas de campanhas institucionais.

5.2. Planejamento de Assessoria de Imprensa

5.2.1. Planejamento estratégico e operacional das atividades de assessoria de imprensa, de modo a atender os objetivos da instituição;

5.2.2. Integração com as áreas responsáveis da instituição para adequada informação sobre mercado do cliente, suas características, objetivos e prioridades;

5.2.3. Aconselhamento sobre como responder aos questionamentos dos jornalistas.

5.3. Planejamento de Prevenção e Gerenciamento de Crise

5.3.1. Planejamento estratégico e operacional da comunicação com os públicos (mídia, colaboradores, familiares, entidades, autoridades etc.);

5.3.2. Integração com as áreas responsáveis da instituição para sintonizar discurso e atitudes;

5.3.3. Elaboração de manual de crise.

21

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

5.4. Consultoria, Planejamento e Execução de Comunicação Interna

5.4.1. Criação de canais e campanhas/ peças de comunicação para o público interno;

5.4.2. Campanhas em parceria com Recursos Humanos;

5.4.3. Follow up com áreas da empresa para definição de conteúdos;

5.4.4. Desenvolvimento de pesquisas voltadas ao público interno;

5.4.5. Sensibilização de lideranças e gestores para o papel de multiplicador dentro do processo de comunicação.

5.5. Planejamento e Execução de Estratégias e Projetos de Relações Públicas e

Institucionais

5.5.1. Análises de cenários institucionais internos e externos;

5.5.2. Pesquisas de clima;

5.5.3. Criação de campanhas de motivação;

5.5.4. Planejamento e gestão de relacionamento da instituição com todos os públicos com quem interage, sejam eles entidades empresariais e sindicais, autoridades, influenciadores, clientes, mídia tradicional e social, colaboradores, universidades, comunidades, ONGs, e opinião pública.

5.6. Consultoria de Risco à Imagem

5.6.1. Auditoria de imagem com lideranças de opinião;

5.6.2. Pesquisas de clima com público interno;

5.6.3. Análises de tendências;

5.6.4. Diagnósticos institucionais.

5.7. Treinamento em Comunicação

5.7.1. Levantamento de necessidades de formação para as equipes;

5.7.2. Contratação e acompanhamento de fornecedores/especialistas;

5.7.3. Preparação de eventos de treinamento;

5.7.4. Desenvolvimento e aplicação de dinâmicas de grupo;

5.7.5. Criação de manuais de treinamento e de conduta;

5.7.6. Formação de multiplicadores;

5.7.7. Orientação de gestores para reuniões com órgãos públicos, imprensa e lideranças;

22

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

5.7.8. Relatório de Desempenho para cada um dos treinados.

6. ABRANGÊNCIA:

A prestação dos serviços da Empresa Especializada em Comunicação e Marketing

Institucional deverá levar em consideração a abrangência municipal, utilizando-se de uma estratégia de comunicação ampla o suficiente para dar comunicabilidade às obras, serviços, programas sociais, ações e investimentos prioritários da Prefeitura, nas diversas áreas de trabalho da Administração.

7. HABILITAÇÃO:

7.1. Apresentação dos Documentos de Habilitação

7.1.1. Os Documentos de Habilitação e sua forma de apresentação serão especificados pela Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura Municipal de Diamantina no Edital que regerá o processo licitatório do objeto deste Termo de Referência.

8. PROPOSTA TÉCNICA:

8.1. Apresentação da Proposta Técnica

8.1.1. A Proposta Técnica e sua forma de apresentação serão especificadas pela Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura Municipal de Diamantina no Edital que regerá o processo licitatório do objeto deste Termo de Referência.

8.1.2. Proposta Técnica deverá observar as disposições do presente Termo de Referencia, principalmente quanto ao QUADRO I - Critérios Para a Avaliação da Proposta Técnica, contido no item 10. AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA do presente Termo de Referência.

8.1.3. A Proposta Técnica deve ser acompanhada pelos respectivos documentos de comprovação.

8.1.4. A Proposta Técnica deverá ser comprovada em único volume, encadernado e com todas as páginas numeradas sequencialmente, se possível.

8.1.5. Os comprovantes deverão ser organizados de acordo com a sequência apresentada no ANEXO I - BAREMA PARA AVALIAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA deste Termo de Referencia.

8.1.6. O Barema para Avaliação de Proposta Técnica deverá ser preenchido, conforme as seguintes instruções:

O proponente, fará o preenchimento dos campos hachurados do Anexo I. No campo “Quantidade de Meios de Comprovação” o proponente preencherá com a quantidade relativa ao item, enquanto que no campo “Páginas”, o proponente preencherá com os números das páginas que contém os comprovantes relativos àquele item (exemplo: páginas 1-4). O correto preenchimento do barema é de inteira responsabilidade do proponente.

23

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

9. PROPOSTA DE PREÇO:

9.1. Apresentação da Proposta de Preço

9.1.1. A Proposta de Preço em deverá ser apresentada em 1 (uma) via, em estrita conformidade com o modelo apresentado no ANEXO II - MODELO DE PROPOSTA DE PREÇO deste Termo de Referência.

9.1.2. A proponente indicará na Proposta de Preço, preferencialmente, nome e endereço completos, números de telefone e de fax, bem como endereço eletrônico (e-mail), se houver, para fins de eventuais contatos, assim como dados e qualificação completa do representante legal que será responsável pela celebração do Contrato (nacionalidade, estado civil, profissão, número da cédula de identidade, com a identificação do respectivo órgão emissor, número do CPF, endereço completo de seu domicílio e o cargo por ele ocupado na sociedade proponente).

9.1.3. A Proposta de Preço deverá conter oferta firme e precisa, sem alternativas de preços ou quaisquer condições ou vantagens que induzam o julgamento.

9.1.4. Ocorrendo discordância entre o valor numérico e por extenso, contidos na Proposta de Preço, prevalecerá o valor por extenso.

9.1.5. O prazo de validade da Proposta de Preço será de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua apresentação. Caso não conste o prazo na proposta, esta será considerada válida pelo referido período.

9.1.6. Nas hipóteses de interposição de recursos ou de suspensão da licitação, os prazos de validade das propostas ficam automaticamente prorrogados por igual número de dias em que o referido processo estiver suspenso.

9.1.7. Não serão aceitas as Propostas que apresentem valor simbólico, excessivo, irrisório ou de valor zero, ou, ainda, manifestadamente inexequível.

10. AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA:

QUADRO I - Critérios Para a Avaliação da Proposta Técnica

24

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ITEM AVALIADO PONTOS POR ITEM

MÁXIMO DE PONTOS

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

MEIOS DE COMPROVAÇÃO

Experiência Comprovada

5 20 5 pontos por cada meio de comprovação apresentado

Apresentação de contratos em comunicação institucional firmados com instituições públicas e/ou privadas

Referências 3 15 3 pontos por cada meio de comprovação apresentado

Apresentação de declarações e atestados de opinião de instituições públicas e/ou privadas atendidas

Perfil da Equipe 2 10 2 pontos por cada meio de comprovação apresentado

Documentos que comprovem o vínculo empregatício ou a disponibilidade para prestação de serviços junto à empresa

Tamanho de Equipe Sugerida

2 10 2 pontos por cada meio de comprovação apresentado

Apresentar currículo com o perfil e a formação dos profissionais que estarão disponíveis para atender as demandas de comunicação da instituição

Atendimento 3 15 3 pontos por cada item abordado na Política de Atendimento

Apresentar Política de Atendimento abordando: Como vai ser o atendimento; O nível de entrega dos serviços ofertados correspondente às necessidades de comunicação da instituição em número de pessoas e senioridade; Tratamento de questões que fogem à normalidade, como jornadas de trabalho fora do horário comercial ou em períodos de crise da instituição; Sistemas de informação e comunicação eficazes para troca diária com a instituição, Local do atendimento.

11. JULGAMENTO:

11.1. Proposta Técnicas

11.1.1. A Avaliação da proposta técnica será realizada por uma subcomissão a ser constituída paritariamente por 2 (dois) técnicos da Prefeitura de Diamantina e 2 (dois) técnicos de outras instituições, com formação superior na área de Comunicação Social com uma das seguintes habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas.

25

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

11.1.2. A Comissão apresentará relatório sucinto e fundamentado de seu trabalho devidamente assinado por seus integrantes, atribuindo e justificando notas a todas as Propostas Técnicas, considerando os Critérios Para a Avaliação da Proposta Técnica apresentados no Quadro I do item 10.

11.1.3. As propostas que não obtiverem a nota mínima de 30 (trinta) pontos serão desclassificadas. As que obtiverem nota igual ou superior serão classificadas em ordem decrescente, a partir da que acumular maior pontuação.

11.1.4. A pontuação final de cada proponente, pelo julgamento da proposta técnica, será obtida pela seguinte fórmula:

NT = (Pt) / (MPt) NT = classificação final para a Proposta Técnica de cada proponente. Pt = Pontuação da Proposta Técnica da Proponente MPt = Maior pontuação dentre as Propostas Técnicas dos Proponentes

11.2. Propostas de Preços

11.2.1. A classificação das propostas de preço de cada proponente, após o julgamento da proposta técnica, será obtida pela seguinte fórmula:

NP = (mP) / (P) NP = Classificação final para a Proposta de Preço de cada proponente. mP = menor Proposta de Preço dentre os Proponentes P = Proposta de Preço da Proponente

11.3. Resultado

11.3.1. A Comissão Permanente de Licitação definirá como vencedor da licitação a proponente que obtiver a maior pontuação na Nota Final (NF), calculada através da média ponderada das Notas Técnicas e de Preço, conforme a seguinte expressão:

NF = (0,70 x NT) + (0,30 x NP) NF = Nota Final NT = Nota Técnica Final da Proponente NP = Nota de Preço Final da Proponente

11.3.2. Para cálculo da média ponderada serão considerados os seguintes pesos: 70%

(setenta por cento) para a Nota Técnica e 30% (trinta por cento) para a Nota de Preço. Os resultados serão limitados a 2 (duas) casas decimais após a vírgula, desprezando-se a 3ª (terceira) casa decimal em diante. Não serão feitos ou considerados arredondamentos.

11.3.3. Será considerada vencedora a proponente que, atendendo às condições estabelecidas no julgamento das Propostas Técnica e Comercial, obtiver a maior Nota Final.

11.3.4. Os valores numéricos relativos a cada cálculo serão expressos com 2 (duas) casas decimais, sem arredondamentos, desprezando-se a fração remanescente.

26

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

11.4. Desempate

11.4.1. Havendo duas ou mais propostas com a mesma pontuação na forma deste item, será considerada vencedora a proposta que obtiver a maior Nota Técnica da Proposta - NT.

12. VIGÊNCIA CONTRATUAL:

12.1. Prazo e Prorrogação

12.1.1. O prazo de vigência do Contrato é de 6 (seis) meses prorrogável por igual período, até o limite máximo de 60 (sessenta) meses, contados a partir da data de sua assinatura.

Diamantina, 16 de outubro de 2015.

DANIELA CAMPOS Assessora de Comunicação da Prefeitura de

Diamantina

ALBERIS MAFRA Turismólogo da Prefeitura de Diamantina

27

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ANEXO II MODELO DE PROCURAÇÃO

OUTORGANTE: (qualificação da empresa e do representante legal que assinará a procuração em seu nome – nome, endereço, razão social, etc.). OUTORGADO: (representante devidamente qualificado) OBJETO: Representar a Outorgante na Concorrência Pública n.º ......., promovida pela Prefeitura Municipal de Diamantina, através de sua Comissão Permanente de Licitação. PODERES: Apresentar documentação e propostas, participar de sessões públicas de abertura de documentação de habilitação e de propostas, assinar as respectivas atas, registrar ocorrências, formular impugnações, interpor recursos, renunciar ao direito de recurso e assinar todos os atos e quaisquer documentos indispensáveis ao bom e fiel cumprimento do presente mandato. Local e data. Nome/Cargo

28

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ANEXO III

MINUTA DO CONTRATO

CONTRATO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE DIAMANTINA E XXX, NOS TERMOS ABAIXO.

O MUNICÍPIO DE DIAMANTINA , autarquia federal, instituída pela Lei Federal nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 34.260.596/0001-80, com sede na Rua Buenos Aires, nº 40, Centro, Rio de Janeiro - RJ, doravante denominado Contratante, neste ato representado por seu Prefeito Municipal, Paulo Célio de Almeida Hugo, portador da carteira de identidade nº XXX, emitida por XXX , e inscrito no CPF/MF sob o nº XXX, e XXX, inscrito no CNPJ/MF nº XXX, situado na XXX, nº XXX – sala XXX – Bairro – Município - UF, doravante denominada Contratado, neste ato representada por seu sócio, XXX, nacionalidade, estado civil, XXX, portador da identidade nº XXX, expedida XXXX, e inscrito no CPF/MF sob o nº XXX, resolvem celebrar o presente Contrato, com fundamento no processo processo licitatório nº 230/2015, que se regerá pela Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, alterada pela Lei nº 8.883, de 08 de junho de 1994, pela Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, e pelas obrigações constantes no Edital de Processo Licitatório nº 230/2015 – modalidade Concorrência nº 013/2012 do tipo Técnica e Preço, cujas disposições se aplicam a este Contrato irrestrita e incondicionalmente.

CLÁUSULA PRIMEIRA - OBJETO

O presente Contrato tem por objeto a prestação de serviço de Comunicação e Marketing Institucional, conforme especificações constantes no Anexo I do Edital e propostas técnica e de preço, que se constituem em anexos, e desde já fazem parte integrante deste Contrato.

CLÁUSULA SEGUNDA - PRAZO

O prazo de duração do presente contrato será de 06 (seis) meses, contados a partir da sua assinatura, podendo ser renovado por iguais e sucessivos períodos, até o limite legal de 60 (sessenta) meses, nos termos do inciso II do artigo 57 da Lei n.º 8.666/1993, mediante termo aditivo.

CLÁUSULA TERCEIRA - OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE

O Contratante obrigar-se-á:

I - Efetuar os pagamentos devidos à Contratada, nas condições estabelecidas neste Contrato;

II - Fornecer à Contratada documentos, informações e demais elementos que possuir, ligados ao presente Contrato;

III- Exercer a fiscalização do Contrato, na forma da Cláusula Oitava;

IV - Receber provisória e definitivamente o objeto do Contrato, nas formas definidas;

29

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

CLÁUSULA QUARTA - OBRIGAÇÕES DO CONTRATADA

A Contratada obrigar-se-á a dispor e a assegurar a prestação do serviço, nos termos da sua especificações (Anexo I) do Edital) e de suas propostas técnica e de preço.

CLÁUSULA QUINTA - DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas decorrentes desta licitação correrão por conta da seguinte dotação orçamentária:

- 01.2001.04.0131.1501.2281.3.3.90.39.00.00 – Gabinete do Prefeito .

CLÁUSULA SEXTA - VALOR DO CONTRATO

Dá-se a este Contrato o valor total de R$ ........................... ( ..................................................).

CLÁUSULA SETIMA - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Os pagamentos da contratação objeto deste Contrato serão valores fixos e irreajustáveis, efetuados mensalmente, em 06 (seis) vezes, até a totalização do valor contratado, na conta corrente n.º , agência , de titularidade da Contratada, junto ao banco ( ), obedecendo às seguintes condições:

I - O prazo para pagamento é de 30 (trinta) dias corridos, contados da data da entrada do documento de crédito, após a aceitação do objeto adjudicado, isento de erros, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Diamantina, previamente atestado por dois servidores que não o Ordenador de Despesas, designados para a fiscalização do Contrato.

II - Caso se faça necessária a reapresentação de qualquer fatura por culpa da Contratada, o prazo de 30 (trinta) dias reiniciar-se-à a contar da data da respectiva reapresentação.

III - Os pagamentos eventualmente realizados com atraso, bem como eventuais antecipações de pagamentos, sofrerão a incidência da variação do INPC da FGV/RJ, e taxa de 0,5% ao mês, calculado pró rata dia.

IV - Além do documento de cobrança hábil, deverá ser apresentada cópia autenticada da Guia de Previdência Social (GPS) e comprovante de FGTS, devidamente quitadas, relativas aos meses precedentes, até o da última competência vencida, nos termos da Lei nº 8.212 de 24/ 07/1991, com as alterações introduzidas pela Lei n° 9.032, de 28/08/1995 e da Lei n° 8.036/1990 com suas alterações.

CLÁUSULA OITAVA - EXECUÇÃO E DA FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO

O Contrato deverá ser executado fielmente, de acordo com as Cláusulas avençadas e observados os termos deste edital e a legislação vigente, respondendo o inadimplente pelas conseqüências da inexecução total ou parcial, sendo que a execução do Contrato será acompanhada e fiscalizada por profissionais lotados na Assessoria de Comunicação do Contratante.

Parágrafo Único - Os responsáveis pela fiscalização, sob pena de serem responsabilizados administrativamente, verificarão se os serviços fornecidos pela Contratada conferem com o especificado, em quantidade e qualidade, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou falhas observados. No que exceder à sua competência, comunicarão o fato à autoridade superior, em 10 (dez) dias, para adoção das medidas cabíveis.

CLÁUSULA NONA - RESPONSABILIDADE TRABALHISTA Fica estabelecido que a Contratada é considerado, para todos os fins e efeitos jurídicos, como único e exclusivo empregador, afastado o Contratante, em qualquer hipótese, da responsabilidade

30

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

trabalhista e previdenciária.

Parágrafo Único A Contratada se obriga a reembolsar o Contratante de todas as despesas que este tiver, decorrentes de: I. Reconhecimento judicial ou administrativo de solidariedade ou subsidiariedade, no cumprimento das suas obrigações trabalhistas e/ou previdenciárias;

II. Indenização, inclusive a terceiros, em consequência de eventuais danos, materiais ou institucionais, causados pelo mesmo ou seus prepostos, na execução dos serviços objeto deste Contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA – ÔNUS FISCAIS

Constitui, também, obrigação da Contratada o pagamento de todos os tributos, inclusive contribuições previdenciárias que incidam ou venham incidir, direta ou indiretamente, sobre este Contrato ou seu objeto, podendo o Contratante, a qualquer momento, exigir a comprovação de sua regularidade.

Parágrafo Único Fica, desde logo, convencionado que o Contratante poderá descontar, de qualquer crédito do Contratado a importância correspondente a eventuais pagamentos desta natureza, que venha a efetuar por imposição legal.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – ALTERAÇÃO DO CONTRATO

O presente Contrato poderá ser alterado, com as devidas justificativas, nas hipóteses previstas no art. 65 da Lei nº 8.666/93, mediante Termo Aditivo.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - RESCISÃO

O presente Contrato poderá ser rescindido por ato unilateral do Contratante, pela inexecução total ou parcial de suas cláusulas e condições, sem que caiba à Contratada direito a indenizações de qualquer espécie, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento, nos termos do artigo 77 da Lei nº 8.666/93, bem como pelos motivos relacionados nos artigos 78 e 79 do mesmo diploma legal.

Parágrafo Único - Os casos de rescisão contratual serão formalmente motivados nos autos do processo administrativo, assegurado à Contratada o direito ao contraditório e a ampla defesa, consoante disposto no parágrafo único do art. 78 da Lei n° 8666/1993.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - PENALIDADES

Em caso de descumprimento das exigências expressamente formuladas pelo Contratante ou inobservância de quaisquer das demais obrigações contratuais e/ou legais, sem motivo justificado, a Contratada ficará sujeito às seguintes penalidades: I. Advertência;

II. Multa de até 10% (dez por cento) sobre o valor do Contrato;

III. Suspensão, pelo prazo de até 2 (dois) anos, do direito de participar de licitações e de

contratações com o Contratante, sem prejuízo das demais sanções administrativas.

31

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

Parágrafo Primeiro As penalidades acima elencadas não são excludentes e somente poderão ser aplicadas mediante procedimento administrativo prévio, assegurados o contraditório e a ampla defesa.

Parágrafo Segundo A multa aplicada à Contratada e os prejuízos por ela causados ao Contratante serão deduzidos de quaisquer créditos a ela devidos, ressalvada a possibilidade de cobrança judicial da diferença eventualmente não acobertada pelos mencionados créditos.

Parágrafo Terceiro A imposição das sanções previstas nesta Cláusula não impede a rescisão unilateral do Contrato pelo Contratante, nos casos previstos nos incisos I a XII e XVIII, do artigo 78, da Lei nº 8.666/1993.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - RECURSO AO JUDICIÁRIO

Caso o Contratante tenha de recorrer ou comparecer a juízo para haver o que lhe for devido, a parte demandada ficará sujeita ao pagamento, além do principal do débito, da pena convencional de 10% (dez por cento) sobre o valor do litígio, dos juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e ônus de sucumbência.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - CESSÃO OU TRANSFERÊNCIA

O presente Contrato não poderá ser objeto de cessão ou transferência no todo ou em parte, a não ser com prévio e expresso consentimento do Contratante, sob pena de imediata rescisão.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – CONDIÇÕES DE HABILITAÇÃO

A CONTRATADA se obriga a manter, durante toda a execução do Contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, nos termos da sua proposta de preço e correspondente detalhamento dos serviços, que se confirmam como parte integrante do presente Contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - PUBLICAÇÃO DO CONTRATO

Após a assinatura, deverá o presente Contrato ser publicado, em extrato, no Diário Oficial, correndo os encargos por conta do Contratante.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Aplicam-se também ao Contrato as seguintes disposições:

I - Se qualquer das partes permitir, em benefício da outra, mesmo por omissão, a inobservância, no todo ou em parte, de quaisquer das Cláusulas e condições estabelecidas no presente Contrato, tal fato não poderá liberar, desonerar e, de qualquer modo, afetar ou prejudicar as mesmas Cláusulas e condições, as quais permanecerão inalteradas, como se nenhuma tolerância houvesse ocorrido.

II - Os casos omissos no presente Contrato, ou dúvidas decorrentes de sua aplicação, serão resolvidos de comum acordo entre as partes, mediante troca de correspondência específica, que passará a fazer parte integrante do presente Contrato para todos os efeitos legais.

III - Todos os avisos e comunicações previstas neste instrumento deverão ser feitos por escrito (com exceção dos chamados telefônicos para esclarecimento de dúvidas) e enviados aos endereços das partes constantes no preâmbulo deste instrumento.

32

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - DO FORO DE ELEIÇÃO As partes elegem o foro da Comarca de Diamantina para dirimir quaisquer dúvidas ou litígios decorrentes deste Contrato. E por estarem ajustadas, firmam este instrumento em 02 (duas) vias, de igual teor, juntamente com as testemunhas que também o assinam. Diamantina (MG), de de . CONTRATANTE: CONTRATADA: TESTEMUNHAS:

33

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ANEXO IV MODELO DE DECLARAÇÃO SOBRE EMPREGADOS MENORES REF: CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º ...... ____________________________________________________, inscrito no CNPJ nº. ________________________, por intermédio de seu representante legal o(a) Sr. (a) _____________________________________, portador(a) da Carteira de Identidade nº.________________________ e do CPF nº. __________________________, DECLARA, para fins do disposto no inciso V do art. 27 da Lei nº8.666, de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei nº9.854, de 27 de outubro de 1999, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos. Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz ( ). ___________________________________________ (data) ___________________________________________ (representante legal)

(Observação: em caso afirmativo, assinalar a ressalva acima) ATENÇÃO: Este MODELO deverá ser preenchido em papel timbrado da empresa e assinado pelo responsável legal.

34

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ANEXO V CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º ...../2015

DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATOS IMPEDITIVOS

(NOME DA EMPRESA) ......................................................., CNPJ ou CIC n.º ........................................, sediada ........................................ (endereço completo) .........................................., declara, sob as penas da lei, que até a presente data inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no presente processo licitatório, ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

Declara, mais, que:

Não foi declarada inidônea por ato do Poder Público;

Não se encontra sob processo de falência ou concordata;

Não está impedida de transacionar com a administração pública ou com qualquer das suas entidades de administração indireta;

Não foi apenada com rescisão de contrato quer por deficiência dos serviços prestados, quer por outro motivo igualmente grave, no transcorrer dos últimos 5 (cinco) anos.

Por ser verdade, firmamos a presente, nos termos e sob as penas da lei.

Local/data

________________________ assinatura

(carimbo do representante legal da empresa)

35

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ANEXO VI

MODELO DE DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO EM REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE MICRO EMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE (NA HIPÓTESE DE SER UMA ME OU EPP)

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 188/2013 PREGÃO PRESENCIAL Nº 112/2013

DECLARAÇÃO (NOME DA EMPRESA), CNPJ............, ENDEREÇO.............., DECLARO PARA TODOS OS FINS DE DIREITO, ESPECIFICAMENTE PARA PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO E EPÍGRAFE, QUE ESTA EMPRESA ESTÁ SOB O REGIME DE MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE, PARA EFEITO DO DISPOSTO NA LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006.

LOCAL E DATA

____________________________________ ASSINATURA DO CONTADOR DA EMPRESA E CARIMBO

____________________________________ ASSINATURA DO REPRESENTANTE

36

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ANEXO VII (EM PAPEL TIMBRADO DA LICITANTE)

EDITAL DE LICITAÇÃO Nº XX/2015 - CONCORRÊNCIA Nº XX/2015 OBJETO: EMPRESA ESPECIALIZADA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL.

BAREMA PARA AVALIAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA

ITEM AVALIADO CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

QUANTIDADE DE MEIOS DE COMPROVAÇÃO

PÁGINAS SUBCOMISSÃO OBSERVAÇÕES

Experiência Comprovada

5 pontos por cada meio de comprovação apresentado

Referências 3 pontos por cada meio de comprovação apresentado

Perfil da Equipe 2 pontos por cada meio de comprovação apresentado

Tamanho de Equipe Sugerida

2 pontos por cada meio de comprovação apresentado

Atendimento 3 pontos por cada item abordado na Política de Atendimento

Razão social da pessoa jurídica licitante: CNPJ/MF: Endereço: Telefone: Fax: E-mail:

Representante legal: Nacionalidade: Estado Civil: Profissão: Função na sociedade: Carteira de Identidade: CPF/MF:

______________, ______ de ______________ de 20______.

__________________________________________

(assinatura do representante legal)

37

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ANEXO VIII (EM PAPEL TIMBRADO DA LICITANTE)

EDITAL DE LICITAÇÃO Nº XX/2015 - CONCORRÊNCIA Nº XX/2015 OBJETO: EMPRESA ESPECIALIZADA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL.

MODELO DE PROPOSTA DE PREÇO VALOR TOTAL R$ XXX,XX (_______) 1. Pela presente, declaramos inteira submissão aos preceitos em vigor, especialmente aos da Lei nº 8.666/1993. 2. Declaramos que, após a emissão dos documentos relativos à habilitação preliminar, não ocorreu fato que nos impeça de participar da mencionada Licitação. 3. Propomos prestar a Prefeitura Municipal de Diamantina os serviços objeto desta licitação, especificados no item 5 do Termo de Referência, pelo preço acima indicado, obedecendo às estipulações do correspondente edital e asseverando que: a) observaremos, integralmente, as normas existentes e aplicáveis quanto à prestação do serviço objeto desta licitação. b) em caso de divergência dos preços apresentados em algarismos e por extenso, prevalecerá este último. c) responsabilizamo-nos pela substituição ou indenização pecuniária dos serviços que venham a apresentar qualquer deficiência. d) no preço proposto, estão incluídas todas as despesas com salários e/ou honorários, administração, encargos sociais e trabalhistas, taxas, impostos, transportes diversos, emolumentos, provisões de remuneração e demais encargos inerentes ao objeto deste edital. 4. O prazo de validade desta proposta é de 60 (sessenta) dias. 5. Informamos que a pessoa jurídica licitante possui a conta corrente nº XXX, da agência XXX do Banco XXX.

Razão social da pessoa jurídica licitante: CNPJ/MF: Endereço: Telefone: Fax: E-mail:

Representante legal: Nacionalidade: Estado Civil: Profissão: Função na sociedade: Carteira de Identidade: CPF/MF:

______________, ______ de ______________ de 20______.

__________________________________________

(assinatura do representante legal)

38

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ANEXO VI

RECIBO DE RETIRADA DO EDITAL – MODELO PROCESSO LICITATÓRIO N.º ____/2015 MODALIDADE: Concorrência Pública EDITAL N.º ____/2015 A empresa __________________________________________________, situada à _____________________________________________________, CEP_______________, telefone (___) _______, Fax (___)___________, inscrita no CNPJ sob o nº. _________________________________, comunica à Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Diamantina que retirou o edital mencionado à epígrafe e deseja ser informada de eventuais alterações através dos telefones indicados. _____________________, de ____________ de __________. Nome legível e Assinatura Cargo/Departamento ATENÇÃO: - Este MODELO deverá ser preenchido em papel timbrado da empresa, observadas as informações

solicitadas, e remetido à Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Diamantina (MG) pelo Fax (38) 3531-7032, para eventuais comunicações aos interessados, quando necessário.

- A Prefeitura Municipal de Diamantina não se responsabiliza por comunicação às empresas que

não encaminharem este recibo ou prestarem informações incorretas no mesmo. Prefeitura Municipal de Diamantina Centro Administrativo Municipal Comissão Permanente de Licitação Rua da Glória, 394 Centro 39100-000- Diamantina –MG Fone: (38) 3531-7032 Fax: (38) 3531-7032 e-mail: [email protected]