edital de concorrência fipt nº 001/ 16 processo sc fipt 086

47
1 EDITAL DE CONCORRÊNCIA FIPT Nº 001/ 16 PROCESSO SC FIPT 086/ 16 CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA PARA PRESTAÇÃO DE ENGENHARIA PARA REPARAÇÃO E ADEQUAÇÃO DOS LABORATÓRIOS TÉCNICOS DO IPT. DATA DE ENTREGA DOS ENVELOPES Nºs “02” E “03” 27/ 06/ 2016 ATÉ ÀS 16:00 H. DATA DE ABERTURA DOS ENVELOPES 28/ 06/ 2016 ÀS 10:00 H. FIPT - ADMINISTRAÇÃO

Upload: vutu

Post on 07-Jan-2017

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

EDITAL DE CONCORRÊNCIA FIPT Nº 001/ 16

PROCESSO SC FIPT 086/ 16

CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA PARA PRESTAÇÃO DE ENGENHARIA

PARA REPARAÇÃO E ADEQUAÇÃO DOS LABORATÓRIOS TÉCNICOS DO IPT.

DATA DE ENTREGA DOS ENVELOPES Nºs “02” E “03”

27/ 06/ 2016 ATÉ ÀS 16:00 H.

DATA DE ABERTURA DOS ENVELOPES 28/ 06/ 2016 ÀS 10:00 H.

FIPT - ADMINISTRAÇÃO

2

A FUNDAÇÃO DE APOIO AO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS – FIPT, EMPRESA PRIVADA, SEM FINS LUCRATIVOS, INFORMA:

EDITAL DE CONCORRÊNCIA FIPT Nº 001/16

NORMAS GERAIS Ref. PROCESSO SC. FIPT 086/ 16 Modalidade: Concorrência Tipo: Menor preço global Legislação Aplicável: Redação em vigor do Regulamento de Contratações de Compras, serviços, obra, alienações e locações da FIPT. Data Final para entrega das propostas: 27/08/ 2016 até às 16:00 horas Data da Abertura das propostas : 28/06/ 2016 às 10:00 horas

1 - DO OBJETO

1.1 - A presente licitação tem por objeto a contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços de engenharia para reparação e adequação dos laboratórios técnicos do IPT, pelo período de 10 (dez) meses, compreendendo o desenvolvimento das atividades especificadas no Memorial Descritivo e Planilha Quantitativa e Orçamentária anexo, que passa a fazer parte integrante desta licitação.

1.2 – LOCAL DE EXECUÇÃO DO SERVIÇOS

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – IPT

Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Laboratórios do IPT – Butantã – São Paulo - SP

1.3 - Fazem parte integrante destas Normas Gerais os seguintes anexos:

1.3.1 - ANEXO I – Relação de documentos necessários à emissão de declaração de aptidão específica.

1.3.2 – ANEXO II – Modelos de declarações de:

- Situação regular perante o Ministério do Trabalho.

- Declaração de desimpedimentos.

1.3.3 - ANEXO III - Minuta Contratual.

2 - DOS IMPEDIMENTOS

2.1 - Será vedada a participação neste processo de contratação da proponente que se encontrar em uma das seguintes condições:

2.1.1 - Declarada inidônea por ato do Poder Público. 2.1.2 - Sob processo de concordata, falência ou recuperação judicial.

3

2.1.3 - Impedida de licitar, contratar ou transacionar com a FIPT.

2.2 - Não será admitida a participação de empresas consorciadas.

3 - DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA E DOS DOCUMENTOS PARA

HABILITAÇÃO

3.1 - A proposta e os documentos exigidos para habilitação e a proposta comercial deverão ser apresentados, separadamente, em 03 (três) envelopes opacos e fechados, contendo, obrigatoriamente, em suas partes externas, além da razão social da proponente as seguintes informações:

ENVELOPE nº 1 – Concorrência FIPT nº 001/ 16 - Documentação

ENVELOPE nº 2 - Concorrência FIPT nº 001/ 16 - Habilitação.

ENVELOPE nº 3 - Concorrência FIPT nº 001/ 16 - Proposta Comercial.

3.2 - O envelope nº 1 (um) deverá conter os documentos necessários para esse fim, relacionados no ANEXO I, deste Edital, para emissão da Declaração Específica, e deve ser apresentado até o 3º (terceiro) dia útil anterior à entrega dos envelopes de nº 2 e 3.

3.3 – O envelope nº 2 (dois) deverá conter sob pena de inabilitação, a DECLARAÇÃO ESPECÍFICA para a presente contratação, fornecida pela FIPT, conforme item 3.2, além dos seguintes documentos:

3.3.1 - Prova de situação regular perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, por meio do Certificado de Regularidade do FGTS - CRF, dentro do seu prazo de validade, certificado este que, na hipótese de ter sido obtido pela Internet, terá sua autenticidade/veracidade verificada nos termos do subitem 3.3.1, supra.

3.3.2 - Prova de situação regular perante o Ministério do Trabalho, mediante a apresentação de declaração escrita, que poderá ser formalizada nos termos do modelo constante do ANEXO II, deste Edital.

3.3.3 - Declaração expressa de que a proponente não está enquadrada em nenhum dos impedimentos elencados no item 2.1 e subitens, deste Edital, que poderá ser formalizada nos termos do modelo constante do ANEXO II, deste Edital.

3.3.4 – Atestado de visita, a ser fornecido pela Administração da FIPT, que comprove o comparecimento da proponente aos locais onde serão prestados os serviços, visando conhecer a infraestrutura existente no local.

3.3.4.1 – A visita acima mencionada deverá ser previamente agendada, com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas, pelo telefone (11) 3767-4174, com a Sr. Marcelo da Silva Leitão.

4

3.3.4.2 – A proponente deverá indicar sua razão social e o número de seu CNPJ devidamente consignados no atestado de que trata este item.

3.3.5 – 01 (um) atestado, no mínimo, de desempenho anterior em atividades pertinentes e compatíveis em características, quantidades e prazos com o objeto desta contratação, indicando os números de CNPJ da Contratada e Contratante, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, discriminando os serviços realizados e o período de execução, com identificação do nome e cargo da pessoa signatária, indicação do endereço para correspondência e telefone para contato, devidamente assinado(s) e registrado(s) no CREA.

3.3.6 - Indicação do(s) responsável(is) técnico pelos serviços, em nome dos quais deverão ser emitidas as A.R.T.- Anotações de Responsabilidades Técnicas.

3.3.7 - Prova de Inscrição do responsável(is) técnico da proponente perante o CREA, mediante a apresentação de certidão de registro vigente.

3.3.8 – Prova de inscrição da proponente perante o CREA, mediante a apresentação de certidão de registro vigente.

3.3.9 - A proponente deverá comprovar que possui em seu quadro permanente, profissional de nível superior graduado em Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica ou Engenharia Elétrica, devidamente reconhecidos pela entidade competente, detentor de atestado de responsabilidade técnica por execução de serviços de características semelhantes aos solicitados, cuja aferição far-se-á através de Certidão de Acervo Técnico expedida pelo CREA da jurisdição onde foram executados os serviços.

3.4 - Os documentos necessários à habilitação deverão declarar a regularidade de situação da pessoa jurídica responsável pela futura execução do contrato, cujo CNPJ deverá ser indicado pela proponente na ocasião da apresentação dos mesmos e deverão ser apresentados em cópia autenticada.

3.4.1 - Na hipótese dos recolhimentos tributários serem centralizados na matriz da proponente, a habilitação da filial dependerá da comprovação da referida centralização pela proponente.

3.4.2 - Na hipótese da autenticidade/ veracidade dos documentos descritos nos subitens 3.3.1 e 3.3.2 ter sido objeto de verificação na Internet, será dispensada a prova de autenticação aludida no item 3.4, deste Edital.

3.5 - Para fins de habilitação, será considerada habilitada a proponente que comprovar, na data de entrega dos envelopes, o cumprimento de todas as exigências habilitatórias constantes do presente Edital.

3.6 - O envelope nº 3 (três) deverá conter a proposta comercial, relativa ao objeto desta contratação, datilografada ou editada com clareza, sem emendas ou rasuras não ressalvadas, nem condições escritas à margem ou entrelinhas que permitam ou mencionem a possibilidade de abatimento de preços ou a concessão de outras vantagens a dano das demais proponentes. A proposta comercial deverá estar em moeda nacional (R$), assinada por quem de direito e com todas as folhas rubricadas, devendo mencionar as seguintes informações:

5

3.6.1 – Preço total para a execução dos serviços objeto deste Edital, para o período de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado de comum acordo entre as partes, atendendo às disposições regulamentares da FIPT.

3.6.1.1 - Eventual prorrogação será formalizada por meio de Termo Aditamento Contratual, respeitadas as condições prescritas no Regulamento de Compras e Contratações da FIPT.

3.6.2 –Tributos e demais encargos, bem como despesas com mão-de-obra, alimentação, transporte, seguros, impostos, encargos trabalhistas, sociais e previdenciários, deverão estar inclusos no preço ofertado.

3.6.3 - As propostas deverão ser orçadas em valores vigentes à data do último dissídio, acordo ou convenção coletivos da categoria profissional predominante na execução do objeto contratual ou, caso inexistentes, à data base de reajuste salarial dessa categoria.

3.6.3.1 - Na impossibilidade justificada de aferição da data base ou da categoria predominante, as propostas deverão ser orçadas na data de suas apresentações.

3.6.4 - As condições de pagamento serão aquelas constantes da cláusula sétima, da minuta contratual, ANEXO III, deste Edital.

3.6.5 - O prazo de validade da proposta não poderá ser inferior a 60 (sessenta) dias corridos, contados a partir da data final para entrega dos envelopes.

4 - DO PRAZO PARA A ENTREGA DOS ENVELOPES

4.1 - Os envelopes nº 2 - Habilitação e nº 3 - Proposta Comercial deverão ser entregues, impreterivelmente, até às 16:00 horas do dia 27/06/2016, na Administração da Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas - FIPT, Prédio 11, 1º andar, localizado na Av. Prof. Almeida Prado, 532 - Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira" - Bairro Butantã – CEP: 05508-901 - São Paulo – SP.

4.1.1 - Nenhum envelope será recebido em local diverso ou após o prazo estabelecido no item 4.1.

4.2 - A abertura dos envelopes ocorrerá em sessão pública no dia 28/06/2016 às 10:00 horas, no Prédio 11 – 1º andar.

4.3 - Os representantes das proponentes que comparecerem ao ato da abertura dos envelopes deverão apresentar credencial que lhes dê poderes para participar, em nome da respectiva proponente, dos atos ligados à esta contratação, inclusive desistir, se de acordo, manifestando-se de qualquer forma durante a sessão em nome da proponente. O representante deverá estar munido de carteira de identidade – RG ou documento equivalente.

6

4.3.1 - Se presente o representante legal da proponente na forma prevista em seu estatuto ou contrato social, cuja cópia deverá ser apresentada no ato de abertura, não será exigida a autorização objeto do item 4.3.

4.4 – Os interessados serão solicitados a rubricar todos os documentos acolhidos, folha por folha, e a assinar a ata a ser lavrada na ocasião, juntamente com a Comissão desta contratação.

5 - DA ABERTURA DOS ENVELOPES 5.1 - No local indicado no item 4.1 e na data e hora indicadas no item 4.2, das Normas

Gerais deste Edital, na presença dos interessados, os membros da Comissão Especial de Licitação procederão à abertura dos envelopes nº 2 - Habilitação, e em seguida os de nº 3 - Proposta Comercial, observado o disposto nos subitens 5.1.1 a 5.1.4, sendo que os documentos apresentados, após verificados e rubricados, serão juntados ao respectivo processo, devendo na ocasião, ser lavrada ata circunstanciada.

5.1.1 - Diante do manifesto desinteresse na interposição de recurso em face da decisão relativa à fase habilitatória, os envelopes nº 3 - Proposta Comercial poderão ser abertos na mesma sessão, a critério exclusivo da Comissão desta Contratação.

5.1.2 - Não subsistindo renúncia expressa ao direito de interpor o recurso previsto, os envelopes nº 3, originalmente fechados e rubricados, permanecerão em poder da Comissão de Contratação para abertura em data a ser notificada aos interessados.

5.1.3 - Decorrido o prazo para interposição de recurso, ou após seu regular julgamento, a Comissão de Contratação procederá à devolução do(s) envelope(s) nº 3, originalmente fechado(s), à(s) proponente(s) não habilitada(s).

5.1.4 - Decorrida a fase de habilitação, a Comissão de Contratação procederá à abertura dos envelopes nº 3 - Proposta Comercial, em ato público, presentes os interessados, cujos documentos serão juntados ao processo para posterior análise e julgamento.

5.2 - Para fins de habilitação, será considerada habilitada a proponente que comprovar, na data da entrega dos envelopes, o cumprimento de todas as exigências habilitatórias constantes do presente Edital.

6 - DA ANÁLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS COMERCIAIS

6.1 - Para efeito de julgamento, será considerada vencedora a proposta que for julgada mais vantajosa à FIPT, ou seja apresentar o menor preço global, desta Concorrência.

6.1.1 - No caso de igualdade de condições entre duas ou mais propostas, far-se-á sorteio para decidir-se, aleatoriamente, o vencedor.

7

6.1.2 - Para julgamento das propostas a Comissão poderá utilizar-se de assessoramento técnico especifico da área requisitante, através de parecer que integrará o processo.

6.2 - Será desclassificada a proposta que:

6.2.1 - Apresentar condições flagrantemente inviáveis ou insuficientes técnica ou economicamente.

6.2.2 - Apresentar preço baseado em proposta de outra proponente ou oferecer redução sobre aquela de menor preço.

6.2.3 - Apresentar preços excessivos ou manifestamente inexeqüíveis para os serviços solicitados.

6.2.4 - Omitir qualquer elemento solicitado.

6.2.5 - Deixar de atender às exigências contidas no item 3.6 e seus subitens, deste Edital.

6.3 - Nenhuma proposta será considerada vencedora sem que a FIPT expeça notificação por escrito.

7 - DAS MULTAS E PENALIDADES

7.1 - Na hipótese da empresa vencedora dar causa à não assinatura do termo contratual no prazo estabelecido pela FIPT, resultará a caracterização do descumprimento total da obrigação assumida, fato que poderá ensejar a aplicação de multa de 5% (cinco por cento) do valor total do contrato que seria assinado, sem prejuízo das demais cominações legais cabíveis.

7.1.1 - A cobrança da multa estipulada no item 7.1, far-se-á por meio de emissão de nota de débito com vencimento à vista, que a proponente desde já assume a obrigação de aceitar.

7.1.2 - Tal descumprimento poderá ainda, a critério da FIPT, determinar a suspensão temporária da empresa proponente das contratações promovidas pela FIPT.

8 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 – O contrato a ser firmado vigerá pelo período de 10 (dez) meses, contados a partir da data de sua assinatura.

8.2 – A proponente vencedora do presente certame deverá assinar o termo contratual até 10 (dez) dias, contados a partir da data da comunicação da decisão de adjudicação do objeto contratado.

8.3 - A apresentação de proposta implica no pleno conhecimento, pela proponente, das condições expressas neste Edital e em seus anexos, sendo certo que a proponente vencedora deverá manter, durante a vigência da contratação, todas as condições que ensejaram a sua habilitação neste certame.

8

8.4 - A FIPT reserva-se o direito de, a qualquer tempo, solicitar maiores esclarecimentos ou a comprovação da veracidade de documentos apresentados, bem como de realizar diligências nas instalações das proponentes participantes.

8.5 - A proponente vencedora não poderá ceder ou transferir a terceiros, no todo ou em parte, o seu direito de contratar com a FIPT, nem tampouco subcontratar, ceder ou transferir, parcial ou totalmente, os serviços quando já contratados, nos termos da cláusula 11ª, da minuta contratual, ANEXO III, do presente Edital.

9 - DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

9.1 - Esta contratação reger-se-á pela redação em vigor do Regulamento de Contratações de Compras e Serviços da FIPT e pelas regras do Direito das Obrigações do Código Civil Brasileiro.

10 - DOS RECURSOS

10.1 - Os recursos, no âmbito do presente processo de contratação, reger-se-ão pela redação em vigor do Regulamento de Contratações de Compras e Serviços da FIPT.

11 - DOS ESCLARECIMENTOS

11.1 - Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo telefone (11) 3768-7770 ou pessoalmente no endereço mencionado no item 4.1, das 08:00 às 16h00 horas, com José Carlos Nishida.

São Paulo,10 de junho de 2016

José Carlos Nishida Fundação de Apoio ao Instituto

de Pesquisas Tecnológicas - FIPT

9

EDITAL DE CONCORRÊNCIA FIPT Nº001/ 16

PROCESSO SC. FIPT 086/ 16

ANEXO I

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DE

DECLARAÇÃO DE APTIDÃO ESPECÍFICA

10

EDITAL DE CONCORRÊNCIA FIPT Nº 001/ 16

PROCESSO SC. FIPT 086/ 16

ANEXO I

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DE DECLARAÇÃO DE APTIDÃO ESPECÍFICA

1 - PROVA DE PERSONALIDADE JURÍDICA

1.1 - Prova de registro na Junta Comercial ou repartição correspondente, em se tratando de empresa individual.

1.2 - Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades empresárias e, no caso de sociedades por ações, acompanhado da ata regularmente arquivada da assembléia geral que elegeu a diretoria em exercício.

1.3 - Ato constitutivo devidamente registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, tratando-se de sociedades simples, acompanhada de prova da diretoria em exercício.

1.4 - Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro da autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

2 - IDONEIDADE FINANCEIRA

2.1 - Certidão negativa de pedido de falência ou concordata, expedida pelo distribuidor da sede da proponente, nos últimos 90 (noventa) dias.

2.2 - Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de Certidão Negativa ou Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Trabalhistas, nos termos 642-A, do Título VII-A, da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovado pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

3 - REGULARIDADE FISCAL

3.1 - Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ).

3.2 - Prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver, relativo à sede da proponente, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto do certame.

3.3 Certidões de quitação de tributos federais administrados pela Secretaria da Receita Federal e de Dívida Ativa da União e Previdenciários (dentro dos seus prazos de validade), cujas autenticidades/veracidades serão verificadas por meio de consulta na Internet.

3.4 Certidão de regularidade com a Fazenda Estadual, fornecida pela Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda do local em que estiver sediada a proponente (dentro do seu prazo de validade).

3.5 Certidões de Tributos Mobiliários e Imobiliários fornecidas pela Prefeitura do Município onde está sediada a proponente (dentro dos seus prazos de validade), certidões estas que, se obtidas pela internet, terão suas autenticidades verificadas mediante consulta na internet.

11

4 - INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 - Os documentos necessários à emissão da declaração de aptidão específica deverão declarar a regularidade de situação da pessoa jurídica responsável pela futura execução do contrato, cujo CNPJ deverá ser indicado pela proponente, por ocasião da apresentação dos mesmos, os quais poderão ser apresentados em sua versão original, os quais ficarão retidos no processo, ou por qualquer processo de cópia autenticada, por tabelião de notas.

4.1.1 - Na hipótese dos recolhimentos tributários da proponente serem centralizados em sua matriz, a emissão da declaração específica da filial dependerá da comprovação da referida centralização pela proponente.

4.1.2 – Não será emitida a DECLARAÇÃO ESPECIFICA, caso a proponente deixe

de apresentar um ou mais documentos exigidos neste anexo.

12

EDITAL DE CONCORRÊNCIA FIPT Nº 001/ 16

PROCESSO SC. FIPT 086/ 16

ANEXO II

MODELOS DE DECLARAÇÕES:

1- Situação regular perante o Ministério do Trabalho; 2 – Declaração de desimpedimentos.

13

1 - DECLARAÇÃO Eu/Nós (nome completo), representante(s) legal(ais) da empresa (nome da pessoa

jurídica), interessada em participar no processo de contratação, Concorrência FIPT nº 001/16, da Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas – FIPT,

declaro(mos) sob as penas da lei, que, nos termos do artigo 27, inciso V, da Lei nº 8666,

de 21 de junho de 1993, a (nome da pessoa jurídica) encontra-se em situação regular

perante o Ministério do Trabalho, no que se refere à observância do disposto no inciso

XXXIII, do artigo 7º, da Constituição Federal.

São Paulo, ... de ........................ de 2016

Assinatura do(s) representante(s) legal(ais) da proponente (editada em papel timbrado ou com carimbo desta)

14

2 - DECLARAÇÃO

Eu/Nós (nome completo), representante(s) legal(is) da empresa (nome da pessoa jurídica),

interessada em participar no processo contratação, Concorrência FIPT nº 001/ 16, da

Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas – FIPT, declaro(amos) sob as

penas da lei, que a (nome da pessoa jurídica), não está impedida de licitar, contratar ou

transacionar com a FIPT, não está cumprindo penalidade por declaração de inidoneidade

para contratar com o poder público, nem tampouco está sob processo de falência,

concordata, recuperação judicial ou extrajudicial.

São Paulo, .... de .........................de 2.016

Assinatura do(s) representante(s) legal(is) da proponente

(editada em papel timbrado ou com carimbo desta)

15

EDITAL DE CONCORRÊNCIA FIPT Nº 001/ 16

PROCESSO SC FIPT 086/ 16

ANEXO III

MINUTA CONTRATUAL

16

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM A FUNDAÇÃO DE APOIO AO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS E .........................................

PROCESSO SC. FIPT 086/ 16 - CONCORRÊNCIA FIPT Nº 001/ 16

Pelo presente instrumento particular de contrato de prestação de serviços e na melhor forma de direito, de um lado a FUNDAÇÃO DE APOIO AO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS - FIPT, sociedade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Rua Prof. José Maria Alckimin, 661 – Sala 03 – Jd. Esmeralda – CEP 05366-000, nesta Capital do Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ sob nº 05.505.390/0001-75 e isenta de Inscrição Estadual, neste ato representada de acordo com seu Estatuto Social, doravante denominada simplesmente FIPT e de outro lado, ............................................, regularmente inscrita no CNPJ sob nº .............................................. e com Inscrição Estadual nº ................................................, neste ato representada de acordo com seu .................................. Social, doravante denominada simplesmente CONTRATADA, têm entre si, certo e ajustado o presente contrato, o qual reger-se-á pelas cláusulas e condições que a seguir se aduzem com inteira submissão às disposições legais e regulamentares atinentes à espécie:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

1.1 O presente instrumento tem por objeto a prestação de serviços de engenharia para reparação e, adequação dos laboratório técnicos do IPT, pelo período de 10 (dez) meses, compreendendo o desenvolvimento das atividades especificadas, conforme Edital de Concorrência FIPT nº....../ 16, parte integrante deste instrumento. A proposta comercial emitida pela CONTRATADA em ....../ ......../ 2016, farão partes integrante deste instrumento em tudo que com o mesmo não conflitarem.

1.2 LOCAL DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

INSTITUTO DE PESQ. TECNOLÓGICAS DO EST. DE SÃO PAULO – IPT

Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Laboratórios do IPT – Butantã – São Paulo – SP

1.3 A presente contratação foi precedida de processo de contratação de Concorrência, prevista no Regulamento de Contratações de Compras e Serviços da FIPT, processo SC. FIPT 086/16.

2 CLÁUSULA SEGUNDA - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

Caberá à CONTRATADA, além das obrigações constantes do memorial descritivo, ANEXO I, deste ajuste, as que segue:

17

2.1 Cumprir integralmente com o disposto na legislação regente da prestação de serviços ora contratada, notadamente, mas não se limitando às disposições contidas nas legislações previstas nas cláusulas 6ª e 7ª, deste contrato, estas últimas sob pena de suspensão dos pagamentos devidos até a satisfação do inadimplemento.

2.2 Cumprir o objeto do presente contrato, em estrita conformidade com o disposto em seus itens e subitens, bem como com o disposto em sua proposta.

2.3 Executar os serviços contratados de acordo com a melhor técnica aplicável a trabalhos idênticos ou análogos, com zelo, diligência e estrita observância à legislação pertinente, inclusive a relativa ao exercício de profissões técnicas.

2.4 Providenciar, até 2 (dois) dias antes do início dos trabalhos, relação do(s) profissional(is) responsável(is) pela realização dos serviços contratados contendo nome completo e RG, de maneira que a FIPT possa emitir credencial(is) de identificação, possibilitando o acesso às dependências do Instituto.

2.4.1 A(s) credencial(is) de identificação de que trata o item 2.4 deverá(ão) ser imediatamente devolvida(s) à FIPT, em razão do término da vigência contratual.

2.5 Providenciar, imediatamente após a solicitação da FIPT, o início da prestação dos serviços ora contratados.

2.6 Exigir dos profissionais responsáveis pela execução dos serviços nas dependências da FIPT, ou IPT, ou outro local, o atendimento às normas disciplinares e de segurança deste(s), fornecendo os EPI’s necessários ao desempenho das atividades.

2.7 Manter como responsável técnico, durante a vigência contratual, o profissional: .....................(indicar o nome, CREA e/ou CAU) ........................., ..........................

2.7.1 No caso de substituição do responsável técnico indicado, a CONTRATADA deverá apresentar seu substituto, devidamente habilitado pelo CREA e/ou CAU, averbando-se a referida alteração, para efeitos de responsabilidade técnica perante o CREA e/ou CAU/ SP.

2.8 Promover medidas de proteção individual e coletiva de prevenção de acidentes de trabalho, fornecendo a seus profissionais os equipamentos de proteção, tanto individual (EPI) como coletivos, em quantidade e qualidade compatíveis com as necessidades da prestação de serviço, cujo uso será obrigatório, obrigando-se a substituir, de imediato, todo material considerado inadequado ou inseguro pelo FIPT.

2.9 Designar para a prestação dos serviços ora contratados, profissionais e legalmente habilitados, bem como substituir, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, o profissional cuja presença seja julgada inconveniente pela FIPT, sendo que o substituto deverá atender os requisitos de capacitação técnica e comprovação de experiência do substituído, sem que seja necessário à FIPT dar razão da solicitação de substituição.

2.10 Responsabilizar-se por quaisquer danos, perdas ou prejuízos que, por dolo ou culpa no cumprimento das obrigações assumidas neste contrato, venha, direta ou indiretamente, provocar à FIPT ou a terceiros.

18

2.11 Efetuar o pagamento de todas as despesas referentes a refeições, transportes, mão-de-obra, encargos sociais e securitários, bem como de qualquer tributo devido em função do presente ajuste, ressalvado o disposto no item 3.4, da cláusula 3ª, deste contrato.

2.12 Fornecer transporte e refeição aos seus profissionais sem nenhum ônus para a FIPT.

2.12.1 A CONTRATADA deverá utilizar o restaurante do IPT para refeições de seus profissionais, alocados no “campus” da sede do IPT e da filial Jaguaré, bem como poderá utilizar o ônibus fretado que servem aos empregados do Instituto, ao custo da tabela vigente para não empregados na época da aquisição.

2.12.1.1 Os vales utilizados para refeições poderão ser adquiridos junto à Tesouraria do IPT.

2.12.1.2 Para utilização dos ônibus, de maneira contínua, deverá ser feito cadastramento, por usuário, junto ao Departamento de Benefícios a Empregados e recolhido pela CONTRATADA, mensalmente, na Tesouraria do IPT, o valor correspondente aos dias que serão utilizados.

2.13 Apresentar comprovação de vínculo empregatício/ funcional dos profissionais que serão utilizados no âmbito do processo contratação.

2.14 Assumir integralmente o eventual vínculo empregatício estabelecido com os profissionais que utilizar na prestação dos serviços contratados, respondendo como única empregadora na hipótese de propositura de reclamações trabalhistas ou outras ações por parte desses, com total isenção da FIPT.

2.15 Pagar os valores referentes a: (a) condenação imposta por sentença judicial; (b) depósito em garantia para recursos;(c) multas da fiscalização; ou (d) quaisquer despesas relacionadas às obrigações legais que lhe são atribuídas, bem como ressarcir a FIPT aludidos valores na hipótese de esse ser compelido a efetuar seu pagamento.

2.16 Responder por suas obrigações nos âmbitos civil, trabalhista, previdenciário e fiscal, para assegurar a solução dos fatos pelos quais a FIPT possa ser responsabilizada, até a prescrição ou decadência dos respectivos direitos e obrigações.

2.17 Em face de eventual reivindicação judicial ou extrajudicial apresentada à FIPT em razão dos serviços prestados com base neste contrato(inclusive relativa à violação de direitos de propriedade intelectual e de personalidade), adotar, às suas expensas, todas as providências necessárias para assegurar a FIPT o exercício de seus direitos.

2.18 Promover, por sua conta, o seguro de seu pessoal contra riscos de acidente de trabalho.

2.19 Responsabilizar-se por acidentes que venham a ocorrer com seu(s) profissional(is) na execução dos serviços contratados.

19

2.20 Responsabilizar-se pela emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) de seu pessoal, conforme a NR-7 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

2.21 Promover os treinamentos que se fizerem necessários à garantia da execução dos serviços dentro dos níveis de qualidade desejáveis.

2.22 Preservar, durante toda vigência contratual, todas as condições que ensejaram a sua habilitação no âmbito do Edital de Concorrência FIPT nº 001/16.

2.23 Informar à FIPT a respeito do desligamento e/ou realocação de seus profissionais/prepostos diretamente envolvidos na prestação dos serviços ora contratados.

2.24 Comunicar à FIPT, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, qualquer ocorrência anormal ou acidente que verifique durante a realização dos serviços.

2.25 Apresentar, mensalmente, à FIPT, as guias de recolhimento das contribuições devidas ao INSS, acompanhadas de relação dos profissionais pela presente prestação de serviços, sem prejuízo da apresentação de outras documentações que, previstas na Instrução Normativa n° 03, da Secretaria de Receita Previdenciária, constituam obrigação da CONTRATADA fornecer, sob pena de suspensão dos pagamentos devidos até a satisfação desta exigência.

2.25 Na hipótese de alteração legislativa ou na situação jurídica da CONTRATADA, com repercussão direta nos custos dos serviços ora contratados, obriga-se esta a comunicar tal fato de imediato à FIPT, de modo a viabilizar a revisão dos valores contratados, sob pena de lhe serem aplicadas as penalidades previstas neste contrato, sem prejuízo da possibilidade de cobrança dos valores porventura indevidamente pagos pela FIPT, consoante apurados por sua Auditoria Interna.

2.26 Responder pela guarda e conservação dos bens ou documentos eventualmente cedidos pelo IPT para o cumprimento do objeto deste contrato.

CLÁUSULA TERCEIRA - DAS OBRIGAÇÕES DA FIPT

3.1 Cumprir integralmente com o disposto na legislação regente da prestação de serviços ora contratada, notadamente, mas não se limitando às disposições contidas nas legislações previstas nas cláusulas 6ª e 7ª, deste instrumento.

3.2- Permitir à CONTRATADA, na pessoa de seu(s) profissional(is) credenciado(s) ou preposto(s), o livre acesso às suas dependências, visando a perfeita execução dos serviços.

3.3 Comunicar à CONTRATADA a ocorrência de todo acidente cuja vítima seja um profissional posto à disposição da FIPT, considerando-se local de trabalho, para efeito da legislação específica, aquele onde se efetua a prestação do serviço.

3.4 Efetuar os pagamentos devidos à CONTRATADA nos termos deste contrato, desde que cumpridas, regular e integralmente, as obrigações assumidas pela mesma nos prazos estabelecidos.

3.5 A FIPT poderá, a qualquer tempo, solicitar a documentação referente ao(s) profissional(is) alocado(s) para prestação dos serviços ora contratados, que o(s) vincule(m) à CONTRATADA, bem como a comprovação de sua regularidade e legalidade, inclusive quanto aos aspectos fiscais e previdenciários.

20

3.6 Emitir à CONTRATADA, desde que regular e integralmente cumprido o contrato, atestado de execução de serviços contendo a razão social da CONTRATADA, número de inscrição desta perante o CNPJ, descrição dos serviços prestados, período de vigência e valor contratuais.

CLÁUSULA QUARTA - DO ACOMPANHAMENTO DOS SERVIÇOS

4.1 A FIPT, representada pelo Sr. Marcelo da Silva Leitão, Gerente do Projeto, reserva-se o direito de acompanhar a execução dos serviços ora contratados, bem como de gerenciar os resultados obtidos com a sua prestação, quando e da forma que julgar conveniente, por meio de preposto ou terceiro, especialmente destacado e designado gerente, cabendo à CONTRATADA designar, de sua parte, um gestor contratual.

4.2 Ao gerente da FIPT, responsável pelo acompanhamento dos serviços e seus resultados, competirá gerenciar o contrato, informando ao gestor contratual da CONTRATADA sobre eventuais falhas e/ou correções, avaliando os resultados alcançados com a prestação dos serviços, bem como podendo solicitar à CONTRATADA, a qualquer tempo, a documentação referente à vinculação jurídica existente entre ela e o(s) profissional(is) responsável(is) pela execução dos serviços ora ajustados.

4.3 A ação ou omissão do gerente da FIPT responsável pelo acompanhamento dos serviços contratados não exime, em hipótese alguma, a CONTRATADA, da integral responsabilidade pelos serviços objeto deste ajuste.

CLÁUSULA QUINTA - DA REPRESENTAÇÃO DAS PARTES

5.1 Toda comunicação que envolva direitos e obrigações das partes, deverá ser feita sempre por escrito de uma à outra, da forma a seguir indicada, sob pena de não ser levada em consideração:

FUNDAÇÃO DE APOIO AO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS – FIPT

Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Prédio 11 – 1º andar - Sala de Gestão do Termo de Cooperação FIPT / IPT - Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” CEP: 05508-901 - Butantã - São Paulo-SP ADMINISTRAÇÃO Fone: (11) 3768-7770

CLÁUSULA SEXTA - DA REMUNERAÇÃO 6.1 A FIPT pagará à CONTRATADA pela perfeita e integral execução dos serviços

objeto deste ajuste, os valores estabelecidos na planilha de preços e quantidades constante do ANEXO II, deste ajuste, considerando os serviços efetivamente executados.

21

6.2 Os valores constantes da planilha de preços e quantidades constantes no ANEXO II, deste ajuste, remunerarão todos os elementos requeridos para a execução dos serviços, estando neste valor inclusos despesas com mão-de-obra, transportes, alimentação, seguros, impostos, encargos trabalhistas, sociais e previdenciários e quaisquer outros que sejam devidos em decorrência deste contrato, constituindo-se, assim, na única remuneração a ser paga pela FIPT à CONTRATADA em função do presente ajuste.

6.3 Em atendimento à legislação em vigor, a remuneração prevista nesta cláusula será reajustada consoante a mínima periodicidade autorizada pela Lei Federal 10.192/01.

6.3.1 Dita periodicidade será contada a partir da data limite para apresentação das propostas, consoante consignada no edital da Concorrência FIPT nº 001/ 16.

CLÁUSULA SÉTIMA - DA FORMA DE PAGAMENTO

7.1 Os pagamentos se realizarão mediante a apresentação e após a aprovação do relatório dos serviços executados no período, conforme detalhamento no “subitem 6.1” e respectivas Notas Fiscais de Serviços, conforme segue:

7.1.1 – O valor a ser pago deverá ser rateado em 04 (Quatro) Notas Fiscais, cujos valores serão informados pela CONTRATANTE, uma vez que o mesmos serão apropriados em diferentes convênios/ contratos firmados.

7.2 O relatório será analisado e, se estiver adequado, deverá ser aprovado pela FIPT, no prazo máximo de 03 (três) dias, contados da data de sua apresentação, quando então será emitida a Nota Fiscal correspondente, que deverá ser apresentada na Gerência Financeira da FIPT, Prédio 11, 1º andar, acompanhada da prova dos recolhimentos trabalhistas/previdenciários dos seus profissionais alocados no âmbito deste contrato.

7.2.1 - O pagamento deverá ocorrer em 30 (trinta) dias da apresentação da Nota Fiscal

7.2.2 – A Contratada deverá consignar no corpo da Nota Fiscal, o código de serviço, conforme consta no anexo I deste instrumento, para fins de

recolhimento ou retenção do ISSQN, bem como, informar a parcela a que se refere a nota.

7.3 A Nota Fiscal deverá ser emitida do dia no dia 25 (vinte e cinco) de cada mês.

7.4 - A FIPT aplicará sobre as Notas Fiscais emitidas, salvo se comprovadas, pela CONTRATADA, suas inaplicabilidades parciais ou integrais, as determinações contidas:

7.4.1 - Na Instrução Normativa RFB 971 de 13/11/2009, da Secretaria de Receita Previdenciária;

7.4.2 - Na Lei Municipal nº 13.476/02, com redação alterada pela Lei Municipal nº 13.701/03, regulamentada pelo Decreto Municipal nº 44.540/04;

22

7.4.3 - Na Lei Federal nº 10.833/03, regulamentada pela Instrução Normativa 381, de 30/12/2003, de lavra da Secretaria da Receita Federal, com redação alterada pela Lei Federal nº 10.865/04.

7.5 - A comprovação da inaplicabilidade das disposições previstas no item 7.4 e em seus subitens, desta cláusula, dependerá de pleito amplamente motivado da CONTRATADA, a ser apresentado à FIPT previamente ao primeiro faturamento emitido, bem como, conforme o enquadramento atribuído à matéria, da juntada da documentação comprobatória da inaplicabilidade (que poderá ser enviada em original, cópia autenticada ou cópia simples, mediante a apresentação dos originais para conferência), sob pena de retenção, conforme o caso, do ISSQN – Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza, das contribuições previdenciárias previstas nos artigos 140, 169 e 172, da IN 03, da Secretaria de Receita Previdenciária, da COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, da CSLL – Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido e da contribuição para o PIS-PASEP.

7.5.1 – Na hipótese de contratação de cooperativas, não será realizada retenção de CSSL, nos termos do artigo 32, inciso I, da Lei Federal nº 10.833/03.

7.5.2 - Na hipótese de contratação de pessoa jurídica optante pelo SIMPLES, não será realizada retenção de CSLL, COFINS e da contribuição para o PIS/PASEP, nos termos do artigo 32, inciso III, da Lei Federal nº 10.833/03.

7.6 - Na hipótese de comprovada inaplicabilidade das determinações relativas à retenção contida na Instrução Normativa nº 03, de 14/07/05, da Secretaria de Receita Previdenciária, deverá a CONTRATADA apresentar, mensalmente, à FIPT, as guias de recolhimento das contribuições devidas ao INSS, acompanhadas de relação dos profissionais responsáveis pela presente prestação de serviços, sem prejuízo da apresentação de outras documentações que, previstas na citada IN 03, constituam obrigação da CONTRATADA fornecer, sob pena de suspensão dos pagamentos devidos até a satisfação desta exigência.

7.7 - Para fins de recolhimento do ISSQN devido, deverá ser adotada a alíquota vigente no momento do recolhimento para os serviços objeto deste ajuste.

CLÁUSULA OITAVA - DO PRAZO DE VIGÊNCIA

8.1- O presente instrumento vigerá por um período de 10 (dez) meses, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado, de comum acordo entre as partes, atendendo às disposições regulamentares da FIPT, desde que as partes se manifestem com antecedência de 30 (trinta) dias do término do contrato.

8.2 – Eventual prorrogação será formalizada por meio de Termo de Aditamento Contratual, respeitadas as condições prescritas no Regulamento de Compras, Serviços, Obras, Alienações e Locações da FIPT.

23

CLAUSULA NONA – DO INICIO DOS TRABALHOS

9.1 - O inicio dos trabalhos está condicionado ao envio da Ordem de Serviços a ser emitida pela FIPT, sendo que o prazo de execução, iniciar-se-á na data da emissão

da mesma.

CLÁUSULA DÉCIMA - DO VALOR CONTRATUAL

10.1 - Dá-se ao presente instrumento, para os efeitos legais, o valor total estimado de R$ .............................. (.........................................).

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DA CONFIDENCIALIDADE

11.1 - Quaisquer dados, desenhos ou informações, seja qual for a espécie ou natureza, a que a CONTRATADA, por meio de seus profissionais ou prepostos tenha acesso, em decorrência deste contrato, deverão ser tratados pela mesma como estritamente confidenciais, no sentido de que seu conteúdo, total ou parcial, não seja, em hipótese alguma, revelado a terceiros.

11.2 - A CONTRATADA zelará para que seus profissionais, prepostos e representantes também se submetam às obrigações de confidencialidade de que trata a presente Cláusula.

11.3 - As disposições da presente Cláusula não se extinguem com o término ou rescisão deste contrato, por quaisquer motivos, permanecendo em vigor, a qualquer tempo, as restrições dela decorrentes.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - CESSÃO DOS DIREITOS

12.1 - A CONTRATADA não poderá ceder ou transferir a terceiros, no todo ou em parte, nem tampouco subcontratar, parcial ou totalmente, os serviços objeto deste contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DAS MULTAS E PENALIDADES

13.1 - O não cumprimento, pela CONTRATADA, de qualquer das obrigações assumidas neste contrato, sem justo motivo, permitirá que a FIPT, a seu critério aplique as seguintes sanções, sem prejuízo das demais previstas neste contrato ou na lei civil em vigor:

13.1.1 - Multa de 5% (cinco por cento) do valor total deste contrato.

13.2 - A cobrança de multa deverá ser feita mediante emissão de nota de débito com vencimento à vista ou deduzida do primeiro pagamento que a CONTRATADA tenha direito a receber.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - DA RESCISÃO CONTRATUAL

14.1 - O presente contrato poderá, a qualquer tempo, ser rescindido amigavelmente pelas partes, nos termos do Regulamento de Contratações de Compras e Serviços da FIPT, mediante simples comunicação escrita da parte interessada, feita com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, não gerando a rescisão efetuada nos termos deste item, para qualquer das partes, obrigação ou direito de indenização, reparação ou compensação, seja a que título for, devendo ser saldado apenas o valor relativo aos serviços efetivamente prestados e ainda não pagos.

24

14.2 - O presente instrumento poderá, a qualquer tempo, ser rescindido a critério exclusivo da FIPT, no caso da CONTRATADA incidir em quaisquer das hipóteses elencadas no Regulamento de Contratações de Compras e Serviços da FIPT.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

15.1 - O presente contrato reger-se-á pela redação em vigor do Regulamento de Contratações de Compras, Serviços, Obras, Alienações e Locações da FIPT.

15.2 - As dúvidas e os casos omissos serão resolvidos, administrativamente, à luz dos dispositivos legais mencionados no subitem anterior.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1 – Para fins do disposto no Regulamento de Contratações de Compras, Serviços, Obras, Alienações e Locações da FIPT, fica ajustado entre as partes que a CONTRATADA não realizará qualquer investimento a título de mobilização no âmbito da presente contratação.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA – DO FORO DE ELEIÇÃO

17.1 - Fica eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo para dirimir qualquer questão ou interpretação de dúvidas ou itens do presente ajuste que, administrativamente, as partes não puderem resolver, em prejuízo de qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha ser.

E, por estarem assim, justas e contratadas, assinam as partes o presente contrato, em 02 (duas) vias de igual teor, forma e idêntico valor jurídico, para um só efeito, na presença das testemunhas abaixo assinadas, obrigando-se por si e sucessores, dando tudo por bom, firme e valioso.

São Paulo, ......... de ....................................... de 2016

Mario Boccalini Junior Diretor Presidente CONTRATADA

Testemunhas:

1) Marcelo da Silva Leitão 2) José Carlos Nishida Gerente do Projeto FIPT

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 1 de 22

IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas do

Estado de São Paulo – S/A

CIM Coordenadoria de Infraestrutura e

Manutenção

MEMORIAL DESCRITIVO

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REPARAÇÃO E ADEQUAÇÃO DOS LABORATÓRIOS

TÉCNICOS DO IPT.

Junho - 2016

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 2 de 22

1. INTRODUÇÃO

Este documento reúne orientações, informações, prazos e procedimentos a serem observados nos serviços de engenharia para reparos e adequação dos laboratórios técnicos do IPT.

2. OBJETIVO

O presente documento tem como objetivo principal fornecer subsídios mínimos necessários para viabilização e contração de empresa de engenharia para prestação de serviços de engenharia para reparos e adequação dos laboratórios técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A - IPT, sito a Av. Professor Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo - SP. O IPT é um Instituto de Pesquisas Tecnológicas, voltado para pesquisas, desenvolvimento e prestação de serviços com atuação nas áreas de engenharia civil, metalurgia, madeiras, mecânica e eletricidade industrial, engenharia naval e oceânica, transportes, química, geologia, têxtil, couros e calçados, biotecnologia, tecnologia ambiental, normalização e qualidade industrial, informação tecnológica, informática, educação de nível superior e treinamento. 3. ABRANGÊNCIA DOS SERVIÇOS

a) ADEQUAÇÕES

Realização de serviços rotineiros, passíveis de serem executados e realizados durante os horários definidos no item 5, abaixo, sem comprometimento das normas de segurança, operacional e de ocupação das dependências dos Laboratórios.

b) REPAROS

Os procedimentos de reparos devem estar alinhados com o perfil dos usuários, horários programados e permitidos e com as características dos equipamentos, instalações e sistemas envolvidos.

b.1) REPAROS CORRETIVOS

É a atuação para correção da falha ou do desempenho menor do que o esperado.

É efetuada depois que a falha ocorreu. Pode provocar a paralisação da operação.

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 3 de 22

b.2) REPAROS PREVENTIVOS

É a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo.

4. PROCEDIMENTOS PARA PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

Para execução dos serviços de engenharia para reparação e adequação dos laboratórios técnicos será emitida uma Solicitação Interna de Serviços - SIS, pelo Departamento Técnico responsável pelo Laboratório, para a Coordenadoria de Infraestrutura e Manutenção - CIM, que encaminhará a Contatada para a execução dos serviços solicitados. A Contratada deverá listar os materiais necessários para a realização dos serviços e, após a conclusão, apresentar o relatório dos serviços realizados, bem como, dos materiais utilizados.

Os serviços de maior complexidade, características e porte, os quais não são possíveis de serem executados de imediato e que demandem um planejamento e/ou projetos, deverão ser programados.

5. HORÁRIO DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

Os serviços deverão ser executados das 5h às 22h, em jornada de trabalho de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, com intervalos para descanso e almoço, de acordo com leis trabalhistas e acordos coletivos, cujo intervalo será definido pelo CIM.

Para atender única e exclusivamente às necessidades dos laboratórios, e por motivos de segurança, ordem e operacional dos usuários das instalações dos laboratórios, poderá ocorrer a execução de serviços aos sábados, domingos e feriados, bem como no intervalo das 22h às 5h.

6. EQUIPE PARA REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

Para a realização dos serviços a Contratada deverá alocar equipe residente nos laboratórios, durante toda a execução do contrato, bem como, alocação de horas adicionais, em função das necessidades dos laboratórios.

Deverá, também, fornecer todos os equipamentos de proteção, EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamento de Proteção Coletiva), de acordo com os riscos envolvidos nas atividades profissionais.

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 4 de 22

a) QUADRO DE PROFISSIONAIS RESIDENTES

EQUIPE RESIDENTE Jornada de Trabalho de 40 horas semanais, segunda a sexta-feira.

Item Função Quantidade

1 Oficial Eletricista 3

2 Oficial Mecânico de Ar Condicionado e Refrigeração 1

3 Oficial Mecânico 1

4 Oficial Serralheiro 1

5 Oficial Pedreiro 1

6 Oficial Pintor 1

7 Ajudante Geral 2

TOTAL 10

O quadro corresponde ao efetivo necessário para atendimento ao plano de engenharia para reparação e adequação dos Laboratórios técnicos do IPT.

b) DAS ATRIBUIÇÕES E QUALIFICAÇÕES DOS PROFISSIONAIS

A qualificação dos profissionais abaixo indicados deverá ser comprovada pela Contratada antes do início dos serviços, através de relação contendo os dados pessoais e registro do empregado, sua qualificação, grau de instrução e a comprovação através de registro em carteira da experiência mínima exigida.

Para qualquer substituição e/ou alteração durante o tempo de contrato caberá à Contratada, a comunicação e comprovação da habilitação, inclusive quando da solicitação, pelo IPT, de substituição de profissional por outro da mesma especialidade, conforme disposições da CBO/TEM (Classificação Brasileira de Ocupação/Ministério do Trabalho e Emprego).

A Contratada deverá se responsabilizar por substituir os funcionários nos casos de afastamento, por qualquer motivo, e assumir o compromisso de trocar os profissionais solicitados pelo IPT quando for necessário um serviço de similar qualificação técnica, conforme dito anteriormente.

Para o exercício profissional, nas dependências dos Laboratórios, deverão ser seguidas as seguintes atribuições de acordo com os cargos, como seguem:

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 5 de 22

b.1) OFICIAL ELETRICISTA

Deve estar e comprovar a regularidade profissional para o exercício profissional.

Instalar e reparar sistemas elétricos em instalações laboratoriais e industriais de baixa tensão, como circuito de iluminação, sinalização, fornecimento de energia, aterramento, controle, e automação, efetuando as ligações e testando seu funcionamento.

Ajustar, montar e regular motores elétricos e dínamos, utilizando-se de desenhos, esquemas e especificações técnicas.

Realizar reparos de motores, conjuntos elétricos de ventilação, de refrigeração, de aquecimento e outros.

Realizar serviços em componentes das instalações elétricas, utilizando aparelhos de precisão, como amperímetro e multi-teste.

Testar máquinas elétricas reparadas, verificando o funcionamento das mesmas.

Zelar pelos aparelhos, ferramentas e limpeza de local de trabalho.

Responsabilizar-se pelo controle de máquinas, equipamentos e utensílios colocados a sua disposição.

Fazer a instalação, reparo ou substituição de lâmpadas, tomadas, fios, painéis e interruptores; reparar a rede elétrica interna ou externa consertando ou substituindo peças e conjuntos.

Executar quaisquer outras atividades correlatas à sua função, determinadas pelo superior imediato.

Formação e experiência: escolaridade mínima de ensino fundamental, acrescida de qualificação profissional; 3 (três) anos de experiência mínima comprovada em carteira; comprovação de treinamento em NR – 10 (Básico), reconhecido pelo MTE e CREA, e ministrado por Instituição reconhecida em todo o território nacional.

b.2) OFICIAL MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO

Profissional especializado em reparação de instalações de ar condicionado e refrigeração.

Executar serviços de reparação e instalação de condicionadores de ar (central, de janela, cassete e split) e comandos elétricos de câmaras frigoríficas e centrais de ar condicionado.

Instalar e/ou reparar compressores, válvulas, tanques de líquidos, filtro de fluídos refrigerante, pressostatos, termostatos, umidostatos, resistências de

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 6 de 22

aquecimentos, dispositivos de umidificação, temporizadores, relés, disjuntores, fusíveis, chaves contatoras, unidades evaporadoras e condensadoras, linhas de líquido e sucção, evacuação e desidratação de sistema frigorífico, carga de fluído refrigerante, etc.

Estudar o trabalho a ser executado analisando desenhos, esquemas, especificações e outras informações, para programar o roteiro de operações.

Executar quaisquer outras atividades correlatas à sua função, determinadas pelo superior imediato.

Formação e experiência: escolaridade mínima de ensino fundamental, acrescida de qualificação profissional; 3 (três) anos de experiência mínima comprovada em carteira; comprovação de treinamento em Sistema de refrigeração e ar condicionado e NR – 10 (Básico), reconhecidos pelo MTE e CREA, e ministrados por Instituição reconhecida em todo o território nacional.

b.3) OFICIAL MECÂNICO

Executar serviços de reparação mecânica, montando e desmontando máquinas e equipamentos, reparando ou substituindo partes e peças, visando o seu perfeito funcionamento e prolongamento da sua vida útil.

Efetuar inspeções de rotina para diagnosticar o estado e funcionamento dos equipamentos mecânicos.

Executar serviços de reparação mecânica preventiva e corretiva em todos os equipamentos e respectivos acessórios, assegurando o seu adequado funcionamento.

Confeccionar conjuntos mecânicos, máquinas ou equipamentos, seguindo desenho, de acordo com as necessidades do setor solicitante.

Executar a reparação de motores elétricos, moto-bombas, etc., efetuando a troca de selos mecânicos, rolamentos e buchas.

Executar a lubrificação, regulagens e calibragens de todos os equipamentos mecânicos e pneumáticos, conforme especificações de cada máquina, utilizando os instrumentos apropriados.

Acompanhar os testes de operação, verificando o adequado funcionamento das máquinas.

Verificar a necessidades de reparos nas ferramentas utilizadas nos processos de ensaio.

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 7 de 22

Verificar o estado de rolamentos, trocando-os se necessário, de acordo com padrões estabelecidos.

Manter dados e referências dos equipamentos e peças de reposição.

Desmontar e montar motores, corrigindo os defeitos encontrados.

Traçar, furar, abrir roscas, cortar peças, manual ou mecanicamente, para confecção de peças e máquinas, conforme solicitado.

Confeccionar rasgos de chavetas em polias, embreagens, engrenagens, etc., utilizando plaina, furadeira ou fresadora.

Executar pequenos serviços de solda, corte com maçarico, quando necessário.

Executar a troca de óleo, limpeza e reparo dos compressores.

Executar quaisquer outras atividades correlatas à sua função, determinadas pelo superior imediato.

Formação e experiência: escolaridade mínima de ensino fundamental, acrescida de qualificação profissional; 3 (três) anos de experiência mínima comprovada em carteira; comprovação de treinamento em Mecânica e Pneumática básica reconhecidos pelo MTE e CREA, e ministrados por Instituição reconhecida em todo o território nacional.

b.4) OFICIAL SERRALHEIRO

Confeccionar, reparar e instalar peças e elementos diversos, inclusive dispositivos de ensaios, em chapas de metal como aço, aço galvanizado, cobre, estanho, latão, alumínio, zinco, etc.

Reparar tanques, reservatórios e outros recipientes de chapas de metálicas.

Recortar, modelar, calandrar e dobrar chapas metálicas para fabricação de dispositivos e componentes de equipamentos.

Executar serviços de solda em geral.

Trabalhar com barras perfiladas de materiais ferrosos e não ferrosos para fabricar esquadrias, portas, grades, vitrais e peças similares.

Formação e experiência: escolaridade mínima de ensino fundamental; 3 (três) anos de experiência mínima comprovada em carteira.

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 8 de 22

b.5) OFICAL PEDREIRO

Para reparos e serviços em alvenaria, chapisco, emboço, reboco, bem como, outros correlatos com a qualificação do profissional.

Trabalhar em reparos de revestimentos, recomposição de alvenarias e outros fechamentos, reparo ou execução de peças em concreto armado, enchimentos, bases de equipamentos, execução de jardineiras, guias, requadros, assentamentos em geral e excetuar qualquer atividade correlata com suas atribuições.

Conferir medidas, alinhamento, níveis e outras características definidas em projeto, ou em decorrência do existente, para adequação, reparação, demolição, reposição e execução dos serviços necessários.

Aplicar revestimentos cerâmicos. Estabelecer os pontos de referência dos revestimentos a executar em paredes, pavimentos, muros, fachadas e outras partes de edificações com ladrilhos, pastilhas, mármores, granitos, ardósia ou material similar, tacos e tábuas de madeira.

Formação e experiência: escolaridade mínima de ensino fundamental; 3 (três) anos de experiência mínima comprovada em carteira.

b.6) OFICIAL PINTOR

Pintar as superfícies externas e internas dos Laboratórios e outras obras civis.

Raspar, aplicar massa e quantas demãos de tinta for necessária para devido recobrimento das paredes.

Revestir tetos, paredes e outras partes dos Laboratórios com papel e materiais plásticos e para tanto, entre outras atividades, preparar as superfícies a revestir.

Trabalhar em pintura de interiores, aparelhos móveis, peças metálicas e de madeiras.

Organizar especificações para o preparo de tintas, vernizes e outros materiais condizentes a sua atividade.

Executar pinturas orientadas por instruções, desenhos ou croquis.

Executar pinturas de sinalização, decorativas e outras peças de instrumentos diversos.

Executar quaisquer outras atividades correlatas à sua função.

Formação e experiência: escolaridade mínima de ensino fundamental; 3 (três) anos de experiência mínima comprovada em carteira.

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 9 de 22

b.7) AJUDANTE GERAL

Auxiliar nas tarefas de serviço de engenharia para reparação e adequação dos laboratórios, procedendo toda e qualquer forma de auxílio aos profissionais dessas especialidades que sejam necessárias à conclusão dos serviços.

Demolir peças ou elementos de concreto, de alvenaria e outras estruturas; preparar isolamento das áreas das intervenções, limpando a área e mantendo a organização. Efetuar reparações de primeiro nível, limpando máquinas e ferramentas, verificando condições dos equipamentos. Realizar escavações e preparar massa de concreto e outros materiais auxiliares às tarefas dos profissionais da Contratada, excetuando-se o eletricista.

Remanejamento de mobiliários entre os prédios dos laboratórios e carga e descarga de mercadorias e produtos.

Formação e experiência: para o exercício dessa ocupação requer-se escolaridade mínima do quinto anos do ensino fundamental. Exige-se: comprovação de conclusão do quinto ano do ensino fundamental ou supletivo equivalente, por Instituição reconhecida nacionalmente; 1 (um) ano de experiência mínima comprovada em carteira.

7. FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS

Para execução de todos os serviços acima referidos, a Contratada deverá dispor das ferramentas de uso individual e coletivo abaixo descrito.

Cada profissional deverá dispor das ferramentas necessárias à execução dos seus serviços, todas acondicionadas em maleta ou caixa apropriada, portando-as, obrigatoriamente, para a prestação dos serviços listados acima.

Todos os funcionários deverão estar servidos dos Equipamentos de Proteção Individual-EPI e Equipamentos de Proteção Coletiva-EPC necessários à execução dos serviços pertinentes à sua especialidade, de acordo com as Normas Regulamentares (NR) e demais Normas que possam ser aplicáveis a cada caso em particular.

A Contratada deverá, à época do início dos serviços, verificar a disponibilidade local para guarda dos EPI e ferramental dos funcionários.

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 10 de 22

DE USO INDIVIDUAL a) OFICIAL ELETRICISTA:

• 1 jogo de brocas de aço rápido Ø 1/16” a Ø 3/8”, • 1 jogo de brocas de vídea de Ø 1/16” a Ø 3/8”; • 1 jogo de chaves de fenda com, no mínimo, 05 (cinco) peças; • 1 jogo de chaves philips com, no mínimo, 05 (cinco) peças; • 1 jogo de chave torx; • 1 jogo de chave allen; • 1 jogo de chave boca; • 1 Chave Tipo Inglesa; • 1 trena – 05 (cinco) metros; • 1 multímetro digital de 750 VCA/1.000 VCC; • 1 fasímetro; • 1 alicate descascador de fio – isolado; • 1 alicate de corte diagonal – isolado; • 1 alicate meia cana – isolado; • 1 alicate de bico chato – isolado; • 1 alicate universal – isolado; • 1 alicate amperímetro; • 1 furadeira elétrica portátil de Ø 3/8”; • 1 ferro de solda elétrico – 220V/50W; • 1 extensão elétrica cabo PP 2x 2,5mm²– 20m; • 1 alicate de pressão; • 1 indicador de tensão com gás neon; • 1 pasta para solda de estanho; • 1 bobina de solda – estanho fino; • 1 arco de serra ajustável; • 1 estilete lâmina larga; • 1 Martelo unha 29mm.

b) MECÂNICO

• Alargador de Tubo; • Alicate bomba d’água; • Alicate de bico reto 6”; • Alicate de Corte 6”; • Alicate de pressão bico chato – Vise Grip; • Alicate Universal 8”; • Arco de serra; • Cadeado – 30 mm;

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 11 de 22

• Caixa de ferramentas sanfona 5 gavetas 50cm 500x200x210; • Chave Ajustável – Inglesa (Polegada) - MEDIDAS : 8”; • Jogo de Chaves Allen (Milímetro); • Jogo de Chaves Allen (Polegada); • Jogo de Chaves Canhão (Milímetro); • Jogo de Chaves Canhão (Polegadas); • Jogo de Chaves Combinadas (Polegada); • Jogo de Chaves Combinadas; • Jogo de Chaves cotoco Phillips - MEDIDAS : ¼” x 11/2” ; • Jogo de Chaves de fenda cotoco - MEDIDAS : ¼” x 11/2”; • Chave de Fenda - MEDIDAS : ¼” x 4” – ¼” x 5” - ¼ x 1 ½ - 3/8” x 8”; • Chave de Phillips - MEDIDAS : ¼” x 6" – ¼” x 4" – ¼” x 5" - 3/8"x 8"; • Chave Fixa (Milímetros) - MEDIDAS : 8 x 9; • Chave Philips - MEDIDAS : ¼” x 4” (n° 02) – 1/8” x 6” – ¼” x 5” – n° 01; • Cortador de tubos de cobre 1/8” à 1 1/8”; • Extrator de Parafusos n° 05; • Flangeador para tubos de cobre 3/16" a 5/8"; • Grossa meia cana 8”; • Jogo de chave Allen Longa - MEDIDAS : 3 a 10 mm; • Lima Chata 8”; • Lima meia cana 6”; • Martelo de bola 200 e 300 gr; • Martelo de pena 300 gr ; • Pinça Metálica Corneta; • Punção para marcação de centro; • Talhadeira Mecânica 12 x 100; • Talhadeira Mecânica 19 x 200; • Trena 3m X ½; • Aspirador de pó /água 65 litros 2750 W 220V ; • Brocas Aço Rápido (Polegada) - Jogo Aço Rápido 1/16 a ½; • Brocas Aço Rápido (Milímetros) - Brocas de 2,5 à 12 mm, intervalo de

0,5 mm entre cada diâmetro; • Brocas de Vídia (Milímetros) - MEDIDAS : 4 – 5 – 6 – 8 – 10 (mm); • Compressor com pistola para Pintura; • Engraxadeira MAC 35; • Esmerilhadeira manual angular 4 1/2" ( ref. Makita 9524NBK), 220 V; • Esmerilhadeira manual angular 7" (ref. Makita 9047) 220 V, 2100 W; • Furadeira - Bosch impacto 220V // Makita HP 1510 220V; • Grifos 8", 14", 18", 24"(2 unidades de cada); • Lavadora Alta Pressão 2175LBS600L/H 220V; • Maçarico portátil (Turbo torch)+Carrinho; • Máquina de solda de 400 A; • Morça nº 4 (2);

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 12 de 22

• Moto esmeril de bancada; • Saca polia nº 5 e 10; • Saca rolamentos (Haste garra fina); • Serra Copo (Milímetros) (2) - MEDIDAS : 19 – 22 – 29 – 35 – 38 – 44 –

51 - 57 - 64 mm) // c/ 3 suportes; • Tarracha manual BSP 1/2 a 2"; • Termômetro infravermelho com mira laser ST2; • Vira macho tipo "T"; • Tesoura para chapa reta (2);

c) MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO

• Alargador de Tubo; • Alicate bomba d’água; • Alicate de bico reto 6”; • Alicate de Corte 6”; • Alicate de pressão bico chato – Vise Grip; • Alicate de pressão para refrigeração 7”; • Alicate lacrador de tubos 5 ½”– Vise Grip; • Alicate Universal 8”; • Arco de serra; • Cadeado – 30 mm; • Caixa de ferramentas sanfona 5 gavetas 50cm 500x200x210; • Chave Ajustável – Inglesa (Polegada) - MEDIDAS : 8”; • Jogo de Chave Allen (Milímetro); • Jogo de Chave Allen (Polegada); • Jogo de Chave Canhão (Milímetro); • Jogo de Chave Canhão (Polegadas); • Jogo de Chave Catraca para Refrigeração; • Jogo de Chave Combinada (Polegada); • Jogo de Chave Combinada (Milímetro); • Jogo de Chave cotoco Phillips; • Jogo de Chave de fenda cotoco; • Jogo de Chave de Fenda - MEDIDAS : ¼” x 4” – ¼” x 5” - ¼ x 1 ½ - 3/8”

x 8”; • Jogo de Chave Phillips - MEDIDAS : ¼” x 6" – ¼” x 4" – ¼” x 5" - 3/8"x

8"; • Chave de Grifo 8”,14” e 18” • Jogo de Chave Fixa (Milímetros); • Chave Philips - MEDIDAS : ¼” x 4” (n° 02) – 1/8” x 6” – ¼” x 5” – n° 01; • Conjunto de manômetros com Manifold; • Cortador de tubos de cobre 1/8” à 1 1/8”; • Extrator de Parafusos n° 05;

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 13 de 22

• Flangeador para tubos de cobre 3/16" a 5/8"; • Jogo de chave Allen Longa - MEDIDAS : 3 a 6 mm; • Jogo de Chave Allen Phillips de 1/16 à ½; • Lima Chata 8”; • Lima meia cana 6”; • Martelo de bola 200 e 300 gr; • Martelo de pena 300 gr ; • Pente de Aletas (Ferro); • Pente de Aletas (Plástico); • Pinça Metálica Corneta; • Punção para marcação de centro; • Trena 3m X ½; • Válvula Perfuradora - Valve CH 341; • Anemômetro digital; • Aspirador de pó /água 65 litros 2750 W 220V • Balança para pesagem de cilindro de gás; • Bomba de Vácuo (7 CFM); • Bomba para recolhimento de gás Freon; • Brocas Aço Rápido (Polegada) - Jogo Aço Rápido 1/16 a ½; • Brocas Aço Rápido (Milímetros) - Brocas de 2,5 à 12 mm, intervalo de

0,5 mm entre cada diâmetro; • Brocas de Vídia (Milímetros) - MEDIDAS : 4 – 5 – 6 – 8 – 10 (mm); • Detector de Vazamentos de gás (Alta sensibilidade); • Engraxadeira MAC 35; • Esmerilhadeira manual angular 4 1/2" ( ref. Makita 9524NBK), 220 V; • Furadeira - Bosch impacto 220V // Makita HP 1510 220V; • Lavadora Alta Pressão 2175LBS600L/H 220V; • Maçarico portátil (Turbo torch)+Carrinho; • Manômetro diferencial (analógico ou digital – escala: 0-50 mm C.A); • Morça nº 4; • Moto esmeril de bancada; • Psicrômetro; • Pulverizador de Pressão 5 litros (3); • Regulador de pressão (Nitrogênio); • Saca polia nº 5 e 10; • Saca rolamentos (Haste garra fina); • Serra Copo (Milímetros) (2) - MEDIDAS : 19 – 22 – 29 – 35 – 38 – 44 –

51 - 57 - 64 mm) // c/ 3 suportes; • Termohigrômetro; • Termômetro infravermelho com mira laser ST2; • Vira macho tipo "T"; • Jogo de serra copos p/ metal com 18 pçs; • Tesoura para chapa reta (2);

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 14 de 22

• PPU - garrafa oxi-acetileno portátil; • Termômetro digital de contato 05 Pontas para Ar condicionado.

d) OFICIAL SERRALHEIRO:

• 1 martelo de bola; • 1 martelo de pena; • 1 martelo de borracha; • 1 martelo unha de 29mm; • 1 marreta de 1500g – com cabo; • 1 jogo de punção; • 1 espátula de vidraceiro; • 1 lima meia cana; • 1 lima chata; • 1 lima redonda; • 1 jogo de limas triangulares (murças e bastardas); • 1 jogo de macho Ø 3/16” a Ø 3/8”; • 1 jogo de vira-macho; • 1 porta machos; • 1 porta cossinetes; • 1 arco de serra pesado Bachert; • 1 jogo de serra copo Ø ½” a Ø 2”; • 1 alicate para rebites tipo “POP” 4 bicos profissional; • 1 alicate universal; • 1 alicate de pressão reto 6”; • 1 furadeira elétrica portátil de Ø 3/8”; • Esmerilhadeira manual angular 4 1/2" ( ref. Makita 9524NBK), 220 V; • Esmerilhadeira manual angular 7" (ref. Makita 9047) 220 V, 2100 W; • Moto esmeril de bancada; • 1 jogo de brocas de aço rápido Ø 1/16” a Ø 3/8”; • 1 jogo de brocas de vídea Ø 1/16” a 3/8”; • 1 jogo de chaves de fenda com, no mínimo, 05 (cinco) peças; • 1 jogo de chaves philips com, no mínimo, 05 (cinco) peças; • 1 trena – 05 (cinco) metros; • 1 esquadro de alumínio 12”; • 1 lixadeira orbital; • 1 aplicador de silicone para cartucho de 300g; • 1 arco de serra ajustável; • 1 escova de aço – cabo de madeira curvo; • 1 estilete lâmina larga; • 1 jogo de chave combinada de 6 a 22mm; • 1 nível de alumínio 35mm;

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 15 de 22

• 1 paquímetro de ferro; • 1 compasso de aço. • Tesoura para chapa reta (2);

e) OFICIAL PEDREIRO

• 1 alicate universal – isolado; • 1 arco de serra ajustável; • 1 desempenadeira de aço; • 1 desempenadeira de madeira; • 1 desempenadeira de plástico com espuma; • 1 colher; • 1 nível de alumínio 35mm; • 1 esquadro; • 1 ponteiro 5/8 x 12”; • 1 marreta 5 kg; • 1 mangueira de nível; • 1 talhadeira; • 1 riscador de vídea; • 1 linha de pedreiro 100m; • 1 trena – 5 (cinco) metros; • 1 metro – madeira; • 1 Estilete lâmina larga; • 1 martelo unha de 29mm; • 1 metro de madeira duplo; • 1 prumo de face n. 4; • 1 prumo de centro 200g; • 1 régua de alumínio de 2 metros; • 1 serrote de 24”.

f) OFICIAL PINTOR

• 1 espátula; • 1 jogo de pincéis (todos os tipos e tamanhos) 1ª linha; • 1 jogo de rolos de pintura pequeno, médio e grande (lã de carneiro) -

antirespingo; • 1 jogo de rolos de pintura pequeno, médio e grande (espuma de alta

densidade); • Jogo de trinchas (todos os tipos e tamanhos) 1ª linha; • 1 alicate universal isolado de 8”; • 1 caixa de ferramentas; • 1 chave de fenda 3/16” x 6”;

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 16 de 22

• 1 chave Phllips 3/16” x 6”; • 1 desempenadeira de aço lisa; • 1 martelo de unha – 29 mm; • 1 estilete de lâmina larga; • 1 espátula de aço de 4”.

Outros equipamentos e ferramentas de uso individual, não descritos na lista anterior, porém correlatos as atividades, que podem ser necessários à execução dos serviços, deverão também ser fornecidos, ficando à cargo da Contratada, e de seus funcionários, o diagnóstico das necessidades e as medidas para a programação da disponibilidade dos mesmos, ou solicitação da administração. Caso as ferramentas sejam de qualidade inferior que provoque deficiência na execução dos serviços deverão ser substituídas imediatamente sem ônus ao IPT.

DE USO COLETIVO

As ferramentas abaixo descritas deverão estar disponíveis no local de trabalho, indicado pelo IPT, para que os profissionais da Contratada, das diversas categorias, tenham acesso, sempre que necessário:

• Mínimo de quatro lanternas grandes com bateria 6V; • Mínimo de 4 chaves saca-fusível NH; • Mínimo de 2 escadas com 7 degraus – alumínio; • Mínimo de 2 furadeira de impacto de ½ “ – 220V; • Mínimo 2 parafusadeiras profissional; • Mínimo uma lixadeira manual de cinta 220v; • Mínimo uma lixadeira elétrica orbital – 220v; • Mínimo uma máquina de solda elétrica de 250 A; • Mínimo uma máquina de solda de TIG portátil; • Mínimo um martelete perfurador 15 kg 220v; • Mínimo uma plaina elétrica de 3 ¼ “ 220V; • Mínimo duas serra circulares manual de 220v; • Mínimo 1 máquina tico-tico manual; • Mínimo um motoesmeril ½ Cv bivolt; • Mínimo uma tarraxa manual de ½ “ a 4”; • Mínimo uma maçarico com caneta e botijão; • Mínimo de 08 (oito) metros de andaime tubular de 1,50m, completo,

com travas, rodas, madeiras, etc.; • Mínimo de 2 (duas) escadas com extensão de 06 (seis) metros;

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 17 de 22

• Mínimo 2 (duas) escadas de alumínio tipo domestica de 3 degraus; • Mínimo 4 (quatro) escadas de madeira tipo americana de 7 degraus; • Mínimo 1 (uma) escada de madeira tipo pintor de 16 degraus; • Mínimo de 2 (dois) serrotes grandes; • Mínimo de 1 (um) serrote pequeno; • Mínimo de 2 (dois) martelos de unha; • Mínimo de 3 (três) jogos de marretas de 1Kg a 5Kg; • Mínimo de 4 (quatro) enxadões; • Mínimo de 4 (quatro) enxadas; • Mínimo de 4 (quatro) picaretas; • Mínimo de 4 (quatro) pás; • Mínimo de 3 (três) jogos de pincéis (todos os tipos e tamanhos); • Mínimo de 3 (três) jogos de rolo de pintura pequeno, médio e grande (lã

de carneiro e espuma) anti respingo; • Mínimo de 3 (três) jogos de trinchas (todos os tipos e tamanhos) 1ª

linha; • Mínimo de 2 (dois) jogos de chaves fenda/philips magnéticas; • Mínimo de 2 (duas) réguas de alumínio – 2 metros; • Mínimo de 2 (dois) pés de cabra; • Mínimo de 1(um) terrômetro; • Mínimo 1 (um) luximetro digital; • Mínimo 1 (um) Megômetro digital; • Mínimo de 1 (um) carrinho para armazém, roda 9”; • Mínimo de 2 (dois) carrinhos para pedreiro ; • Mínimo de 1 (um) carrinho plataforma; • Mínimo alicate travador de serrote; • Mínimo 1 (um) aspirador de pó profissional; • Mínimo 1 (uma) chave de corrente, estilo catraca n. 36; • Mínimo 1 (um) cortador de vidro profissional; • Mínimo 1 (um) jogo de saca polia pequena, média e grande; • Mínimo 1 (uma) esmerilhadeira elétrica de 4 ½ “ – 220v; • Mínimo 1 (uma) esmerilhadeira de 7” – 220v; • Mínimo 6 (seis) extensões em cabo PP de 2x2,5mm² de 20m; • Mínimo 1 (uma) extensão em cabo PP de 2x2,5mm² de 100m; • Mínimo de 1 (um) facão de 16”; • Mínimo 2 (dois) ferros de soldar de 30w- bivolt; • Mínimo 1 (um) jogo de chaves de fenda com, no mínimo, 05 (cinco)

peças; • Mínimo 1 (um) jogo de chaves Philips com, no mínimo, 05 (cinco)

peças; • Mínimo 2 (dois) jogos de chaves allen com, no mínimo, 10 (cinco)

peças; • Mínimo 2 (dois) jogos de chaves combinadas de 6 a 22 mm;

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 18 de 22

• Mínimo 3 (três) trenas – 05 (cinco) metros; • Mínimo 1 (uma) trena de 30 metros; • Mínimo 1 (uma) mangueira de jardim com esguicho e engate –

30metros; • Mínimo 1 (uma) mangueira de nível cristal de 20 m; • Mínimo 2 (duas) peneiras de areia média.

Outros equipamentos e ferramentas, não descritos na lista anterior, porém correlatos as atividades, que podem ser necessários à execução dos serviços, deverão também ser fornecidos, ficando a cargo da Contratada, e de seus funcionários, o diagnóstico das necessidades e as medidas para a programação da disponibilidade dos mesmos, ou solicitação da administração. Caso as ferramentas sejam de qualidade inferior que provoque deficiência na execução dos serviços deverão ser substituídas imediatamente sem ônus à contratante.

8. ENCARGOS E OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

A contratada deverá designar, de seu quadro permanente, 1 (um) profissional de nível superior graduado em engenharia civil ou eng. Mecânica ou eng. elétrica ou arquitetura, que responderá, pela coordenação da mão-de-obra por ela destacada para a execução dos serviços objeto do contrato.

Possuir em quadro funcional Engenheiro e/ou técnico de segurança do trabalho visando regularidades trabalhistas.

Manter diariamente a disposição e nas dependências do IPT, o quadro de profissionais residentes indicados no item 6.

Apresentar Relatório Mensal Informatizado das atividades, incluindo as fichas de execução de serviços, visando o acompanhamento do planejamento, a programação e o controle dos serviços, possibilitando a elaboração de estudos estatísticos acerca da incidência de ocorrências e tipos de serviço.

Emitir Planilhas de Horas Aplicadas nos serviços executados para aprovação do CIM.

A Contratada assumirá a responsabilidade pela boa execução e eficiência dos serviços que efetuar, de acordo com o estabelecido no Código de Defesa do Consumidor, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA e Código Civil.

Fornecer e conservar equipamentos mecânicos e ferramental necessário, disponibilizar mão-de-obra idônea, comprovadamente qualificada e experiente, solicitar os materiais em prazo e quantidade suficiente para assegurar o pronto atendimento dos serviços, bem como, das rotinas programadas.

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 19 de 22

Cumprir fielmente todas as disposições e acordos relativos à legislação fiscal, social e trabalhista em vigor, particularmente no que se refere ao pessoal alocado nos serviços objeto do contrato, assumindo a responsabilidade e o ônus pelo recolhimento de todos os impostos, taxas, tarifas, contribuições ou emolumentos federais, estaduais e municipais, seguro de acidente do trabalho, que incidam ou venham a incidir sobre os serviços objeto deste Contrato.

Deverá, também, atender ao estabelecido no Art. 71 e respectivos parágrafos da Lei 8.666/93, no que tange aos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato.

A fusão, cisão, incorporação ou qualquer outra alteração comercial, fiscal ou social da Contratada só serão admitidas com o consentimento prévio e por escrito do IPT e desde que não afetem a boa execução do Contrato.

Caberá exclusivamente à Contratada a responsabilidade por quaisquer acidentes no trabalho relacionados à execução dos serviços contratados, bem como, responder por todos os danos materiais e pessoais causados ao IPT ou a terceiros decorrentes de culpa ou dolo na execução dos serviços, na forma do Art. 70 da Lei 8.666/93.

Substituir imediatamente qualquer empregado ou subordinado que, a critério da fiscalização, venha a demonstrar conduta inadequada ou incapacidade técnica.

Cobrir imediatamente a eventual falta ou ausência de qualquer um dos profissionais das equipes com outro igualmente qualificado, de forma a não prejudicar o desenvolvimento dos serviços, mantendo a equipe com a mesma formação determinada na época. As faltas não cobertas serão descontadas na fatura mensal.

Manter um Controle de Freqüência e Horário de todos os seus funcionários, em um formato padrão e digitalizado, permanentemente à disposição da Fiscalização do IPT, a ser entregue com a medição dos serviços.

Facilitar a fiscalização procedida por órgãos federais, estaduais e municipais, entidades de classe, sindicatos, CREA, entre outros, no cumprimento de normas, leis e demais dispositivos pertinentes, cientificando o IPT do resultado das inspeções e tomando de imediato todas as providências para corrigir eventuais falhas ou irregularidades encontradas. Serão de responsabilidade da Contratada quaisquer sanções aplicadas.

Providenciar junto ao CREA as Anotações de Responsabilidade Técnica – ART’s referentes ao objeto do contrato e especialidades pertinentes, nos termos da Lei n º 6.496/77 e apresentá-las o IPT, antes do faturamento da primeira parcela, sob pena de não o fazendo deixar de receber o correspondente valor.

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 20 de 22

Providenciar para que todos os seus empregados cumpram as normas internas de segurança, nas dependências dos laboratórios técnicos do IPT. Adotar os critérios de segurança para todos os empregados quanto para a execução dos serviços em si.

Fornecer aos seus funcionários uniformes, equipamentos de segurança e de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC), de acordo com a função de cada um, zelando para que os mesmos sejam correta e continuamente utilizados. Os funcionários deverão estar sempre limpos, asseados e identificados mediante o uso permanente de crachá.

Compatibilizar os horários de realização dos serviços de engenharia para reparação e adequação dos Laboratórios para não atrapalhar o funcionamento dos mesmos. Caso necessário, executar serviços em horário noturno ou finais de semana.

Isolar e sinalizar adequadamente as áreas afetadas pelos serviços, de modo a garantir a segurança de funcionários, usuários e terceiros, bem como a limpeza pesada e fina da área em execução.

Manter permanentemente limpa e bem conservada as áreas de oficinas e almoxarifado de material de reposição.

Não será permitido o uso de aquecedores elétricos, tipo banho Maria, para o aquecimento das possíveis refeições, “marmitas”, dos funcionários. A Contratada deverá fazer uso do restaurante do IPT.

9. OBRIGAÇÕES DO IPT

Fornecer local para vestiário e guarda de material e equipamentos da Contratada.

Permitir o livre acesso dos empregados da CONTRATADA para execução dos serviços.

Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pela Contratada.

Fornecimento de materiais, peças, materiais de limpeza e consumo, óleo lubrificante, óleo combustível, dentre outros necessários à reparação das instalações.

Remunerar a Contratada, mensalmente, pelos serviços efetivamente executados.

Atestar os serviços que forem efetivamente executados e aprovados.

A falta de fiscalização do IPT em hipótese alguma eximirá a Contratada de suas responsabilidades decorrentes do Contrato.

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 21 de 22

10. SEGURANÇA NO TRABALHO

No ambiente da instalação durante o expediente, os trabalhadores estarão obrigados ao uso de uniforme e a portar, em local visível, uma identificação funcional com foto. Durante a realização das atividades os trabalhadores estarão obrigados ao uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual apropriados de acordo com a função e EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva apropriado de acordo com a necessidade. Estes equipamentos deverão ser vistoriados e liberados para uso pelo Setor de Engenharia, Segurança e Medicina no Trabalho do IPT (SESMT). Antes do início dos trabalhos deverão ser apresentados / agendados os seguintes itens:

- Fornecer lista de funcionários contendo nome, RG e CPF para emissão de crachá, bem como dos veículos envolvidos, placa e modelo; - Reunião de integração com o Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho e a CIPA com todos profissionais envolvidos devendo ser apresentados no ato os seguintes documentos:

• Documentos comprobatórios de relação de trabalho, demonstrando claramente a regularidade de recolhimento de seguridade social (Guia de recolhimento do INSS, Carteira de Trabalho-CTPS);

• Atestado de Saúde Ocupacional, dentro do prazo de validade de todos os profissionais operacionais envolvidos;

• NR-10 – Para eletricista, dentro do prazo de validade; • NR-35 – Para trabalho em altura, para todos os funcionários; • Ficha de EPI devidamente assinada

11. PRAZO DE EXECUÇÃO

Prazo de execução de 10 (dez) meses contados da data de emissão da Ordem de Serviços.

CIM – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO Página 22 de 22

12. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

01 (um) atestado, no mínimo, de desempenho anterior, ou em execução, em atividades pertinentes e compatíveis com o objeto desta licitação, que comprove a prestação de serviços de reparação predial e industrial, emitido (s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, indicando os números de CNPJ da Contratada e da Contratante, o valor do contrato, o período de execução, identificação do nome e cargo da pessoa signatária, indicação do endereço para correspondência e telefone para contato, devidamente assinado(s) e registrado(s) no CREA. Indicação do(s) responsável(is) técnico pelos serviços, em nome dos quais deverão ser emitidas as A.R.T. – Anotações de Responsabilidades Técnicas. Prova de Inscrição do responsável(is) técnico da proponente perante o CREA, mediante apresentação de certidão de registro vigente.

Prova de Inscrição da proponente perante o CREA, mediante apresentação de certidão de registro vigente.

A licitante deverá comprovar que possui em seu quadro permanente, profissionais de nível superior graduados em engenharia civil ou engª mecânica ou engª elétrica, devidamente reconhecidos pela entidade competente, detentor de atestado de responsabilidade técnica por execução de serviços de características semelhantes aos solicitados, cuja aferição far-se-á através de Certidão de Acervo Técnico expedida pelo CREA da jurisdição onde foram executados os serviços.

13. PLANILHA QUANTITATIVA E ORÇAMENTÁRIA

• Anexo.

CONTRATADO:

Descrição dos Custos Eletricista Serralheiro Pedreiro Pintor Mec. Manut. Mec. Ar. Refrig Ajudante TOTAL

Quantidade de Postos Mensais 3 1 1 1 1 1 2 10

Salário Mensal (1)

Encargos Sociais (2) (XX,XX%) x salário base

Subtotal (1) -R$ -R$ -R$ -R$ -R$ -R$ -R$

Vale Transporte (3)

Vale Refeição (4)

Seguro de Vida em Grupo - Morte/Invalidez

Outros Itens (especificar)

Subtotal (2) -R$ -R$ -R$ -R$ -R$ -R$ -R$

Uniforme e EPI

Ferramentas e equipamentos de uso individual

Ferramentas e equipamentos de uso geral

Subtotal (3) -R$ -R$ -R$ -R$ -R$ -R$ -R$

Subtotal (1) + subtotal (2) + subtotal (3) -R$ -R$ -R$ -R$ -R$ -R$ -R$

BDI (5) (XX,XX%)

Subtotal (4) -R$ -R$ -R$ -R$ -R$ -R$ -R$

(1) Salario previsto no acordo coletivo/convencao, no mínimo(2) Colocar percentual e informar separadamente as Taxas de leis sociais e riscos do trabalho(3) Considerar no mínimo (2 viagens/dia x R$/viagens x 22 dias) - 6% sobre salário (parcela do empregado). Considerar crédito de PIS/COFINS, se houver

(4) Considerar a utilização do restaurante do IPT = R$ 11,36/refeição x 22 refeições. O valor do café da manhã é de R$1,50/dia.(5) Transportar percentual obtido através do preenchimento da planilha específica(6) Transportar valores unitários, para os respectivos campos da planilha

obs. Considerar jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais de segunda a sexta-feira no horario entre as 05:00 (cinco) e 22:00 (vinte e duas)

O horario a ser observado para a prestação dos servicos será definido pelo IPT, em funcão das suas necessidades, e devidamente comunicado a contratada.

-R$

4

XXXXXXX

-R$ -R$

2 - PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

EQUIPE FIXA - QUADRO DE PROFISSIONAIS MENSAIS

Item

2(6)

3(6)

-R$ -R$

1

TOTAL = Subtotal (4) x Qtde de postos

TOTAL GERAL

MENSAL

-R$ -R$ -R$